relatÓrio para auxÍlio de evento projeto agrisus no: pa ... · relatÓrio para auxÍlio de evento...

11
Av. Eliseu Maciel, s/n CEP 96050-500 Capão do Leão, RS Telefone (0xx53) 3275 7235 [email protected] RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel Interessado (Coordenador do Projeto): Filipe Selau Carlos Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Campus Universitário s/n, Capão do Leão - RS, Brasil - 96010-610. E-mail: [email protected] Telefone: 51 99509-3931 Local do Evento: Capão do Leão - Rio Grande do Sul - Brasil Valor financiado pela Fundação Agrisus: R$ 4.040,00 Vigência: 5/12/19 a 12/4/20 RESUMO: O dia de campo institucional FAEM/UFPel foi realizado com o objetivo de promover difusão de tecnologias, principalmente de estratégias de manejo essenciais na construção de lavouras mais sustentáveis na produção de grãos de arroz irrigado, soja, pastagens e estratégias de produção de frutíferas focadas na agricultura familiar. Em relação ao manejo de solos, o dia de campo mostrou estratégias de estabelecimento de plantio direto em terras baixas que é uma prática ainda incipiente nesses ambientes de produção. O evento contou com uma participação relevante de estudantes, produtores e técnicos da área, somando 581 participantes. RELATÓRIO DO EVENTO: 1) INTRODUÇÃO: A FAEM, fundada em 1883, é a Faculdade de Agronomia mais antiga do país em atividade ininterrupta. Nestes 136 anos, formou mais de 7097 Engenheiros Agrônomos, 170 Zootecnistas e cerca de 2300 especialistas, mestres ou doutores, em diversas áreas das Ciências Agrárias. A proposição da realização de um Dia De Campo Institucional, visa transferir tecnologia apropriada para os agricultores, técnicos e estudantes de Agronomia, Zootecnia e de outros cursos e instituições, através da demonstração a campo de 3 estações: estação terras baixas, estação produção animal e estação fruticultura. Dentro de cada estação há temas específicos que serão demonstrados, através das tecnologias geradas ininterruptamente pela FAEM, pelo corpo docente e discente dos cursos de Agronomia e Zootecnia.

Upload: others

Post on 02-Nov-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA ... · RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel ... Forrageiras

Av. Eliseu Maciel, s/n – CEP 96050-500

Capão do Leão, RS – Telefone (0xx53) 3275 7235 [email protected]

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel Interessado (Coordenador do Projeto): Filipe Selau Carlos Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Campus Universitário s/n, Capão do Leão - RS, Brasil - 96010-610. E-mail: [email protected] Telefone: 51 99509-3931 Local do Evento: Capão do Leão - Rio Grande do Sul - Brasil Valor financiado pela Fundação Agrisus: R$ 4.040,00 Vigência: 5/12/19 a 12/4/20

RESUMO: O dia de campo institucional FAEM/UFPel foi realizado com o objetivo de promover difusão de tecnologias, principalmente de estratégias de manejo essenciais na construção de lavouras mais sustentáveis na produção de grãos de arroz irrigado, soja, pastagens e estratégias de produção de frutíferas focadas na agricultura familiar. Em relação ao manejo de solos, o dia de campo mostrou estratégias de estabelecimento de plantio direto em terras baixas que é uma prática ainda incipiente nesses ambientes de produção. O evento contou com uma participação relevante de estudantes, produtores e técnicos da área, somando 581 participantes.

RELATÓRIO DO EVENTO:

1) INTRODUÇÃO: A FAEM, fundada em 1883, é a Faculdade de Agronomia mais antiga do país em atividade ininterrupta. Nestes 136 anos, formou mais de 7097 Engenheiros Agrônomos, 170 Zootecnistas e cerca de 2300 especialistas, mestres ou doutores, em diversas áreas das Ciências Agrárias. A proposição da realização de um Dia De Campo Institucional, visa transferir tecnologia apropriada para os agricultores, técnicos e estudantes de Agronomia, Zootecnia e de outros cursos e instituições, através da demonstração a campo de 3 estações: estação terras baixas, estação produção animal e estação fruticultura. Dentro de cada estação há temas específicos que serão demonstrados, através das tecnologias geradas ininterruptamente pela FAEM, pelo corpo docente e discente dos cursos de Agronomia e Zootecnia.

Page 2: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA ... · RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel ... Forrageiras

Av. Eliseu Maciel, s/n – CEP 96050-500

Capão do Leão, RS – Telefone (0xx53) 3275 7235 [email protected]

2) PROGRAMA DO EVENTO: O I Dia de Campo Institucional ocorreu no dia 12 de março de 2020, início às 8h e término 13h. A seguir segue o programa do evento:

Horário Local Professor Palestrante

08:00 – 08:10 Abertura do evento no Auditório da FAEM Inscrições e Coffee-break na FAEM

Dirceu Agostinetto - Diretor da FAEM

08:35 – 09:35

Estação Terras Baixas

Parada 1: Plantas daninhas Edinalvo Camargo Luis Antonio de Ávila Renan Zandoná

Parada 2: Plantas de Lavoura, Sementes e Manejo de Pragas

Tiago Pedó Tiago Zanatta Luis Panozzo Daniel Bernardi Uemerson da Cunha

Parada 3: Manejo e fertilidade de terras baixas

Flávia Fernandes Rogério Oliveira de Sousa Filipe Selau Carlos

09:50 – 10:20

Estação Produção Animal

Parada 4: Forrageiras e Ovinocultura Carlos Pedroso Carlos Rabelo Otoniel Ferreira Stefani Macari

10:35 – 11:05

Estação Fruticultura Parada 5: Fruticultura Paulo Celso Farias Marcelo Malgarin

3) RESUMOS DAS PALESTRAS (Estações do dia de campo): a) Parada 1: Plantas daninhas:

Foi abordado o cenário atual de resistências de plantas daninhas nos sistemas de produção de arroz irrigado no RS. Posteriormente foram apresentadas as principais estratégias de manejo para o controle de plantas daninhas na cultura do arroz irrigado. Foi abordado o cenário atual do sistema Clearfield® e as novas tecnologias disponíveis para o controle de plantas daninhas no sistema de produção de ambientes de terras baixas.

b) Parada 2: Plantas de Lavoura, Sementes e Manejo de Pragas

i) Plantas de lavoura

Foram discutidas sobre a viabilidade econômica da soja em terras baixas. Para tanto, necessita de 3 cuidados básicos: 1º. População de plantas por metro linear: sendo o principal componente de rendimento, é recomendado que não faltasse uma planta por metro quadrado, pois irão faltar muitas por hectare e será um espaço vazio para o desenvolvimento de plantas daninhas, reduzindo o rendimento. 2º. Boa drenagem, para que não ocorra

Page 3: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA ... · RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel ... Forrageiras

Av. Eliseu Maciel, s/n – CEP 96050-500

Capão do Leão, RS – Telefone (0xx53) 3275 7235 [email protected]

excesso hídrico e venha a estressar as plantas. 3º. Bom manejo do solo: dentre todos os manejos a fertilidade e do pH dos solos em terras baixas para soja é fundamental para termos altos tetos produtivos.

ii) Sementes Foram abordadas as principais estratégias de época de semeadura, vigor de sementes, plantabilidade e ensaio de cultivares de milho e soja. Foram ainda detalhados a importância e os benefícios decorrentes da utilização de sementes certificadas nos sistemas de produção de arroz irrigado e soja. Além disso, foi feita uma ampla discussão sobre a importância da qualidade fisiológica e sanitária de sementes e seus reflexos na produtividade de culturas como arroz irrigado e soja.

iii) Manejo de pragas

Contextualização do cenário de incidência na cultura da soja no RS. Na sequência será apresentada a tecnologia de Manejo de lagartas em soja Bt e não-Bt com a utilização de virus entomopatogênicos. Serão cultivadas soja convencional (isolinha não-Bt) e soja intacta (isolinha Bt) em parcelas experimentais. Para ambas as cultivares serão realizadas aplicações de virus entomopatogênicos, tais como, virus Chrysogen® e Cartugem®, específicos para o manejo da lagarta falsa-medideira Chrysodeixes includes e a lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda, respectivamente, após a ocorrência natural das pragas na área.

c) Parada 3: Manejo e fertilidade de terras baixas: Nas estações de manejo do solo foram abordados manejos conservacionistas em ambientes de terras baixas. No RS, especialmente no Planalto, houve uma grande evolução da adoção da semeadura direta com impactos positivos em diversos atributos do solo e redução da erosão e degradação dos solos. Em terras baixas, contudo, esse manejo ainda é incipiente o que impacta em diminuição da qualidade do solo, perda de solo e aumenta os custos de produção. Dessa forma, foram difundidas alternativas de manejo que o agricultor pode aderir, com vistas à redução do preparo de solo em ambientes de cultivo de arroz irrigado.

d) Parada 4: Forrageiras e ovinocultura: A estação Forrageiras e Ovinocultura contou com a participação de quatro professores de dois departamentos da FAEM. Professores Otoniel Ferreira e Stefani Macari, do Departamento de Zootecnia, e os professores Carlos Pedroso e Carlos Rabelo do Departamento de Fitotecnia. Os visitantes - produtores, estudantes, profissionais e ex-alunos da FAEM - foram recepcionados pelo professor Stefani. Em sequencia, o professor explanou sobre algumas boas práticas na produção de ovinos, a saber; avaliação do Escore de Condição Corporal e controle de verminose através do método Famacha©. Sobre os temas era comentado sobre sua importância, finalidade, custo e forma de execução, que podia ser visualizada, e mesmo executada, pelos visitantes em animais alojados na estação. Após, o professor Otoniel apresentou a área experimental onde estava localizada a estação, da qual faz parte um dos cultivos experimentais de amendoim forrageiro mais antigos do Rio Grande do Sul. O professor também explanou sobre os

Page 4: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA ... · RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel ... Forrageiras

Av. Eliseu Maciel, s/n – CEP 96050-500

Capão do Leão, RS – Telefone (0xx53) 3275 7235 [email protected]

experimentos onde foram determinados importantes parâmetros de manejo do amendoim forrageiro, bem como sobre os resultados de desempenho animal obtidos em pastejo horário de ovinos sobre esta espécie. A próxima apresentação foi do professor Carlos Pedroso. O mesmo comentou sobre a importância da utilização de espécies nativas bem manejadas, sobretudo quando há restrição hídrica, como ocorreu no corrente ano. O professor ainda comentou sobre o correto manejo de cultivares de azevém anual. A última apresentação da estação foi de responsabilidade do professor Carlos Rabelo. Entretanto, o mesmo não pôde se fazer presente pelo nascimento de sua filha. Os seus orientados João Pedro Falson e Tierri Pozada o representaram e dissertaram sobre a conservação de forragens, suas formas, custos e aplicações.

e) Parada 5: Fruticultura: O foco desta estação é a transferência de tecnologia para produção de espécies frutíferas para o agricultor familiar, como uma alternativa de diversificar as atividades e as fontes de renda da pequena propriedade, adaptadas para a região, principalmente para o clima e solo local.

4) CONCLUSÕES: O objetivo do I Dia de Campo Institucional foi alcançado, atingindo estudantes de Agronomia, Zootecnia, pós-graduandos, professores, da FAEM e de outras instituições de ensino superior, bem como técnicos e produtores rurais, conforme lista de inscritos. Esta iniciativa terá novas edições devido ao seu alcance local. Os participantes preencheram uma planilha virtual a qual parabenizaram a realização do evento e que se torne a repetir nos demais anos.

5) COMPENSAÇÕES OFERECIDAS À FUNDAÇÃO AGRISUS: o logo da Fundação Agrisus e

o vídeo institucional seguem demonstrados nas Figuras a seguir:

Page 5: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA ... · RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel ... Forrageiras

Av. Eliseu Maciel, s/n – CEP 96050-500

Capão do Leão, RS – Telefone (0xx53) 3275 7235 [email protected]

Figura 1. Folder de Divulgação do I Dia de Campo FAEM/UFPel.

Page 6: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA ... · RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel ... Forrageiras

Av. Eliseu Maciel, s/n – CEP 96050-500

Capão do Leão, RS – Telefone (0xx53) 3275 7235 [email protected]

Figura 2. Banner institucional na área experimental.

Page 7: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA ... · RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel ... Forrageiras

Av. Eliseu Maciel, s/n – CEP 96050-500

Capão do Leão, RS – Telefone (0xx53) 3275 7235 [email protected]

Figura 3. Vídeo Institucional no local das inscrições.

Figura 4. Banner institucional no local das inscrições na FAEM.

Page 8: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA ... · RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel ... Forrageiras

Av. Eliseu Maciel, s/n – CEP 96050-500

Capão do Leão, RS – Telefone (0xx53) 3275 7235 [email protected]

Figura 5. Camiseta utilizada pelos alunos da comissão organizadora com os patrocinadores do evento.

Page 9: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA ... · RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel ... Forrageiras

Av. Eliseu Maciel, s/n – CEP 96050-500

Capão do Leão, RS – Telefone (0xx53) 3275 7235 [email protected]

Figura 6. Explanações dos professores da FAEM/UFPel no dia de campo da Instituição.

Page 10: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA ... · RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel ... Forrageiras

Av. Eliseu Maciel, s/n – CEP 96050-500

Capão do Leão, RS – Telefone (0xx53) 3275 7235 [email protected]

6) DEMOSTRAÇÃO FINANCEIRA DOS RECURSOS DA FUNDAÇÃO AGRISUS:

PROJETO: I Dia de Campo UFPel

NÚMERO DO PROJETO*: PA 2886/19

COORDENADOR: Filipe Selau Carlos

DESPESAS R$

Material de Consumo 1.000,00

Material Permanente

Serviços de Terceiros (Pessoa Jurídica)

Despesas com Hospedagem

Despesas de Alimentação 3.000,00

Despesas de Transporte

Despesas com Passagem Aérea (Nacional)

Despesas com Passagem Aérea (Internacional)

Despesas de Manutenção

Aquisição de Publicações (Nacional)

Aquisição de Publicação (Internacional)

Locação de Equipamentos

Equipamentos (Nacional)

Equipamentos (Internacional)

Despesas com Importação

Bolsa de Estudos

Outros

TOTAL 4.000,00

MATERIAL DE CONSUMO

PRODUTO VALOR

Pulseira para organização dos participantes

115,00

Impressão de material de divulgação do evento

355,00

Camisetas para divulgação do evento

540,00

TOTAL 1.010,00

DESPESAS DE ALIMENTAÇÃO

PRODUTO VALOR

Café 450,00

Biscoito 297,60

Linguiça 1076,90

Pão 317,30

Page 11: RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA ... · RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: PA 2886/19 Nome do Evento: I Dia de Campo UFPel ... Forrageiras

Av. Eliseu Maciel, s/n – CEP 96050-500

Capão do Leão, RS – Telefone (0xx53) 3275 7235 [email protected]

Copo descartável Guardanapo de papel

42,27

Água em copo 200ml Coca-cola 2litros Guaraná 2 litros

540,00

Banana prata tipo 2 150,00

Água sem gás 500ml 30,00

TOTAL 2904,07

TOTAL GERAL 3914,07

Saldo a devolver 85,93

Pelotas-RS, 19 de março de 2020

______________________________

Filipe Selau Carlos

Professor Adjunto

Departamento de Solos / FAEM-UFPel

Coordenador do evento