questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

12
01 GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE RONDÔNIA Questão 01 O estado de Rondônia possui características geomorfológicas parecidas com as de toda região amazônica, apesar de algumas peculiaridades. Sobre o relevo do estado, pode-se afirmar que: A) o oeste é composto pelas maiores altitudes, atingindo mais de 1.000 metros. B) a região central é formada por depressões absolutas com áreas alagadas. C) na divisa com o Acre e o Amazonas, localiza-se a Chapada dos Parecis. D) a Serra dos Pacaás Novos localiza-se na região nordeste do estado. E) o norte do estado é formado por altitudes baixas e relevos planos. Questão 02 “Enquanto se processava a grande corrida para as minas, uma lenta infiltração penetra a intricada rede hidrográfica do Amazonas. Já no primeiro período da história brasileira vemos a colonização portuguesa ocupar a foz do grande rio, onde a atual cidade de Belém do Pará é fundada em 1616.” . Uma importante característica nesse processo de colonização foi: A) a relação estabelecida entre jesuítas e indígenas no avanço da cana-de-açúcar e da pecuária. B) a formação de numerosos núcleos urbanos controlados por holandeses, franceses e ingleses. C) o aproveitamento, pelos colonos, das práticas extrativistas realizadas pelas populações nativas. D) a preparação do terreno para recebimento dos fluxos de mineradores vindos do Nordeste. E) o desmatamento resultante do crescimento do setor primário, principalmente a cafeicultura. (PRADO JR, Caio. . São Paulo: Brasiliense, 1973. p. 60) História Econômica do Brasil Na década de 1980 do século XX, o então Território Federal de Rondônia foi elevado à categoria de Estado, mantendo suas dimensões territoriais. Esta transformação foi assinada no mandato do seguinte Presidente da República: A) Ernesto Geisel. B) João Baptista Figueiredo. C) José Sarney. D) Emílio Garrastazu Médici. E) Fernando Collor de Mello. Questão 04 O mapa a seguir apresenta um importante período de ocupação do estado de Rondônia. Esse período e a ocupação do estado estão atrelados com o seguinte fato: A) processo de expansão da fronteira agrícola. B) criação do primeiro Código Florestal. C) industrialização de substituição de importações. D) disseminação dos aeroportos de carga. E) descoberta de jazidas de minério de ferro. (Fonte: Extraído de www.cursoarquivox.hd1.com.br) Questão 03

Upload: weslley-barbosa

Post on 27-Dec-2015

13 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

01

GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE RONDÔNIA

Questão 01

O estado de Rondônia possui característicasgeomorfológicas parecidas com as de toda regiãoamazônica, apesar de algumas peculiaridades.Sobre o relevo do estado, pode-se afirmar que:

A) o oeste é composto pelas maiores altitudes,atingindo mais de 1.000 metros.

B) a região central é formada por depressõesabsolutas com áreas alagadas.

C) na divisa com o Acre e o Amazonas, localiza-se aChapada dos Parecis.

D) a Serra dos Pacaás Novos localiza-se na regiãonordeste do estado.

E) o norte do estado é formado por altitudes baixas erelevos planos.

Questão 02

“Enquanto se processava a grande corrida para asminas, uma lenta infiltração penetra a intricada redehidrográfica do Amazonas. Já no primeiro período dahistória brasileira vemos a colonização portuguesaocupar a foz do grande rio, onde a atual cidade deBelém do Pará é fundada em 1616.”

.

Uma importante característica nesse processo decolonização foi:

A) a relação estabelecida entre jesuítas e indígenasno avanço da cana-de-açúcar e da pecuária.

B) a formação de numerosos núcleos urbanoscontrolados por holandeses, franceses e ingleses.

C) o aproveitamento, pelos colonos, das práticasextrativistas realizadas pelas populações nativas.

D) a preparação do terreno para recebimento dosfluxos de mineradores vindos do Nordeste.

E) o desmatamento resultante do crescimento dosetor primário, principalmente a cafeicultura.

(PRADO JR, Caio.. São Paulo: Brasiliense, 1973.

p. 60)História Econômica do Brasil

Na década de 1980 do século XX, o então TerritórioFederal de Rondônia foi elevado à categoria deEstado, mantendo suas dimensões territoriais. Estatransformação foi assinada no mandato do seguintePresidente da República:

A) Ernesto Geisel.B) João Baptista Figueiredo.C) José Sarney.D) Emílio Garrastazu Médici.E) Fernando Collor de Mello.

Questão 04

O mapa a seguir apresenta um importante período deocupação do estado de Rondônia. Esse período e aocupação do estado estão atrelados com o seguintefato:

A) processo de expansão da fronteira agrícola.B) criação do primeiro Código Florestal.C) industrialização de substituição de importações.D) disseminação dos aeroportos de carga.E) descoberta de jazidas de minério de ferro.

(Fonte: Extraído de www.cursoarquivox.hd1.com.br)

Questão 03

Page 2: questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

02

Leia a manchete a seguir.

Segundo a Abrelpe – Associação Brasileira deEmpresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais,o estado de Rondônia possui a menor porcentagemde destinação final adequada do lixo, com cerca de6%. Com isso, sobre o lixo do estado de Rondônia,pode-se concluir que:

A) os aterros sanitários são construídos com materialde baixa qualidade.

B) o processo de incineração gera grandequantidade de gases poluentes.

C) a maior parte do resíduo sólido segue para lixõesque produzem chorume.

D) a coleta seletiva com reciclagem é inexistente nasregiões Norte e Nordeste.

E) a produção de lixo por habitante é a maior entre osestados da região Norte.

Questão 05

Sobe 6,8% produção de lixo no país, mas só 57%têm destino adequado

Brasil gerou 61 milhões de toneladas de lixo em2010, diz associação. Estados do Norte e Nordestesão os com maior número de lixões.(Fonte: http://g1.globo.com/brasi l /noticia/2011/04/)26/04/2011 11h02 -Atualizado em 26/04/2011 15h02

Este rio tem grande significação econômica para o estadode Rondônia, por ter sido represado para a formação daprimeira usina hidrelétrica do Estado e servir como importantevia de transporte de passageiros e cargas na regiãocompreendida entre os municípios de Porto Velho eAriquemes. Que rio é este?

A) Ji-Paraná.B) Jamari.C) Abunã.D) Aripuanã.E) Madeira.

Questão 06

07. A construção da Ferrovia Madeira-Mamoré estáfortemente vinculada a questões fronteiriças entre o Brasil e aBolívia que só foram resolvidos com a assinatura do Tratadode Petrópolis em 1903 e, neste caso, o principal objetivo destaferrovia era:

A) dar à Bolívia condições de ter uma saída para o rioAmazonas.

B) transportar missionários encarregados de catequizar osíndios.

C) promover a integração do Acre e Rondônia às demaisregiões.

D) criar uma opção de transporte alternativo para aquelaregião.

E) escoar os grãos produzidos no cerrado aos portos doPacífico.

08. Em função das condições das quais se originam, osminérios metálicos só se encontram em um tipo de estruturageológica conhecida como escudo cristalino, em rochasmagmáticas ou metamórficas. O Brasil é extremamente riconesse tipo de minérios, pois os escudos cristalinos afloram emcerca de 36% do seu território. Em Rondônia, as principaisreservas desses minerais dão ao estado o direito de explorarriquezas como:

A) ferro e manganês.B) diamante e níquel.C) chumbo e cobre.D) bário e bauxita.E) ouro e estanho.

09. A classificação do relevo brasileiro de Jurandyr Rossapresenta quatro variedades de planaltos e a chapada dosParecis aparece enquadrada como unidade de planalto emintrusão e cobertura residual de plataforma. Tal característicaé conferida também aos planaltos residuais norte-amazônicos e planaltos residuais sul-amazônicos. Adiferença entre o planalto e chapada dos Parecis e as outrasformas residuais de planaltos, está no fato de:

A) apresentar formas mamelonizadas.B) ter a sua litologia datada do Cretáceo.C) constituir-se em maciços modernos.D) seus níveis altimétricos ultrapassarem 800 m.E) ter o seu limite norte definido por frente de cuesta.

10. Durante um longo tempo, acreditava-se que os rios daBacia Amazônica eram adequados à navegação, mas semgrande utilidade para obtenção de hidroeletricidade. Esseponto de vista já é considerado superado, inclusive opotencial hidráulico dos rios dessa bacia é considerado o maiselevado do país, superior mesmo ao da Bacia do Paraná.Esses rios apresentam condições de gerar energia porqueapresentam características como:

A) chuvas permanentes que enchem os reservatórios.B) relevo plano facilitando a formação dos lagos artificiais.C) presença de inúmeras cachoeiras e quedas-d'água.D) mata de galeria que assegura o seu volume de água.E) inexistência de sinuosidade nas suas trajetórias.

11. As reservas extrativistas são espaços territoriaisdestinados à exploração autossustentável e conservação dosrecursos naturais renováveis por população extrativista.Esses espaços são considerados de interesse ecológico esocial. Assim, a criação da Reserva Estadual Extrativista doRio Cautário teve como principal objetivo:

A) permitir a sobrevivência dos jacarezeiros da região.B) deixar intocável a vegetação que existe junto ao rio.C) facilitar o manejo das madeiras que são extraídas.D) viabilizar a permanência dos seringueiros na área.E) impedir que as fossas contaminassem a água do rio.

12. Nas duas oportunidades em que visitou a cidade, ariqueza deixou Porto Velho pela porta dos fundos, à francesa.Do apogeu da borracha, só sobraram as sucatas da ferroviaMadeira-Mamoré. Da febre do ouro dos anos 1980, restouuma legião de mães solteiras. Agora, no ritmo frenético daconclusão das obras das hidrelétricas de Jirau e SantoAntônio sobram preocupações relacionadas com ocrescimento desordenado de Porto Velho, evidenciados,principalmente, por:

A) baixa oferta de imóveis à população.B) ausência de transportes de massa.C) precariedade no saneamento básico.D) interrupções sistemáticas de energia.E) falta de escolas para o público infantil.

Page 3: questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

03

13.AAssembleia Legislativa de Rondônia revogou a proteçãoestadual de quase 1 milhão de hectares de florestas, no finaldo mês de julho deste ano. As revogações são parte doprocesso de redefinição das áreas protegidas no estado e de,aproximadamente, 4,4 milhões de hectares que estavam sobproteção estadual em Rondônia; agora, são 3,1 milhões.Apósos estados de Mato Grosso e Pará, Rondônia é o estado quemais desmata suas florestas e o fator que mais contribuiu parao desmatamento foi:

A) agrovilas criadas pelo INCRA.B) obra de extensão da BR-364.C) ação de madeireiras clandestinas.D) formação de lagos para usinas.E) expansão da fronteira agropecuária.

14. O aumento populacional verificado no estado deRondônia entre 1970 e 2000 foi espetacular, quando apopulação saltou de 116 620 habitantes para 1 379 787, deacordo com os Censos do IBGE, e teve como principaljustificativa:

A) instalação de núcleos de povoamento criados pelogoverno estadual.

B) chegada de sulistas à procura de terras disponíveis para aagricultura.

C) abertura de frentes de trabalho mediante as obras darodovia BR-364.

D) nordestinos atraídos pelo garimpo de diamantes ao redordo rio Madeira.

E) necessidade de mão de obra a ser empregada naconstrução de hidrelétricas.

15. O ciclo da borracha constituiu uma parte importante dahistória econômica e social do Brasil, estando relacionadocom a extração e comercialização da borracha. Este ciclo teveo seu centro na região amazônica, proporcionando grandeexpansão na colonização, atraindo riqueza e causandotransformações culturais e sociais, além de dar grandeimpulso à cidade de Manaus. O ciclo da borracha viveu seuauge entre 1879 e 1912, tendo depois experimentado umasobrevida entre 1942 e 1945. Os fatos históricos relacionadosaos dois ciclos da borracha estão apontados corretamenteem:

A) Tratado de Petrópolis e 2ª Guerra Mundial.B) Guerra do Paraguai e formação da URSS.C) Guerra do Chaco e ascensão do nazismo.D) Tratado deAyacucho e grande depressão.E) Guerra da Cisplatina e crise econômica de 1929.

16. As políticas que orientaram a “conquista da Amazônia”geraram um conflito entre dois tipos de ocupação do espaçogeográfico. O povoamento tradicional gerado peloextrativismo, consistia numa ocupação linear e ribeirinha,assentada na circulação fluvial e na rede natural de rios eigarapés. O povoamento moderno consistiu numa ocupaçãoareolar, polarizada pelos núcleos urbanos em formação epelos projetos florestais, agropecuários e minerais.

De acordo com a situação descrita no trecho acima, aalternativa que apresenta de forma correta os elementosmotivadores do povoamento tradicional e do novop o v o a m e n t o e m R o n d ô n i a e s t ã o a p o n t a d o s ,respectivamente, em:

A) extração da madeira e avanço da pecuária.B) garimpo do ouro e expansão do cultivo da soja.C) coleta de drogas do sertão e exploração da madeira.D) exploração da borracha e extensão do eixo da BR-364.E) catequese da população indígena e plantio da cana-de-

açúcar.

18. A Chapada dos Parecis se destaca no relevo do territóriode Rondônia, sendo classificada por Jurandir Ross, como:

C) Um Cinturão Orogênico.D) Bacia Sedimentar.E) Intrusões e coberturas residuais de plataforma.

A) Núcleo CristalinoArqueado.B) Depressão relativa.

17. O conceito de está baseado na noçãode , um conjunto integrado de cidades queestabelecem relações econômicas, sociais e políticas entresi, havendo uma hierarquização devido o grau de influência(maior ou menor) que essas cidades possuem dentro destarede urbana. Tal grau de influência se deve, entre outrosfatores, aos serviços prestados e à sua capacidade industrial.Com isso, Porto Velho e Ji-Paraná, possuem,respectivamente, dentro do modelo de hierarquia baseado naindústria, a seguinte hierarquização:

C) centro regional e centro sub-regional.D) metrópole regional e cidade global.E) centro regional e metrópole global.

hierarquia urbanarede urbana

A) centro sub-regional e metrópole regional.B) metrópole regional e centro regional.

Page 4: questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

04

19. Tradicionalmente, o extrativismo sempre foi a atividadeeconômica de maior destaque em Rondônia. A procura porprodutos da floresta marcou o início da ocupação nessaregião. A extração do látex se iniciou em meados do séculoXIX, sendo a seringueira, alvo dos exploradores. A produçãodo látex serviu para:

C) obedecer às necessidades dos mercados internacionais,devido a crescente indústria de pneus e automóveisnorte-americana e europeia.

D) suprir as necessidades da produção nacional deborracha, devido ao “boom” industrial brasileiro desteperíodo, baseado na Segunda Revolução Industrial.

E) quebrar com a concorrência de países, como a Malásia,na produção de látex para toda a Ásia.

A) suprir a demanda do mercado internacional, com vistas àprodução de bens de primeira necessidade, baseados naprodução tradicional.

B) acabar com a situação de dependência nacional frente agrande importação de borracha feita pelo Brasil nesteperíodo.

20. Observe os mapas a seguir.

A dinâmica das massas de ar é um dos fatores que explica acaracterização climática de uma área. A leitura e ainterpretação dos mapas indicam que o clima do território deRondônia é influenciado pela atuação da massa:

C) Equatorial Continental durante todo o ano.D) Tropical Atlântica no verão e Polar Atlântica durante o

inverno.E) Equatorial Continental no verão e Equatorial atlântica

durante o inverno.

A) Equatorial Continental durante o verão e Polar Atlânticadurante o inverno.

B) Tropical Atlântica no verão e Equatorial Continental noinverno.

22. Considerada uma das principais estradas do centro-nortedo país, a rodovia BR-364, liga Mato Grosso ao Acre,passando por Rondônia. Antes da construção dessa estrada,só se chegava a Porto Velho pela ferrovia Estrada de FerroMadeira-Mamoré. O transporte rodoviário era inexistente. Aprincipal vocação da rodovia é o escoamento de soja. Cercade 400 caminhões com grão atravessam Rondônia rumo aoporto de Porto Velho, onde a soja é levada para Itacoatiara e,em seguida, embarcada para Europa e Ásia.Para que hoje tenhamos esse corredor de escoamento deprodução, milhares de quilômetros de estradas adentraram amata dessa região, retirando do isolamento muitos lugares.

Assinale a alternativa que apresenta as dificuldadesenfrentadas para a construção dessa malha rodoviária,principalmente em Rondônia.

C) A existência de terras indígenas demarcadas além degrandes extensões de terras cultivadas.

D) A derrubada da floresta e a dificuldade na construção denumerosas pontes sobre rios e igarapés.

E) A intransitabilidade, em determinados trechos, devido aexistência de grupos indígenas.

A) A falta de mão de obra nessa região, o que ocasionou umatraso nas obras.

B) Os solos frágeis e o clima seco, culminando na dificuldadede transporte dos trabalhadores até o canteiro de obras.

23. A Amazônia Continental por sua especificidade,apresenta uma área de interesse e importância mundial queabrange territórios como: Brasil, Guiana Francesa, Suriname,Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. NoBrasil, encontra-se em 69% de sua área, a qual é demarcadacomo Amazônia Legal, compreendendo vários estadosbrasileiros (dentre eles o Estado de Rondônia). Em relação asua importância mundial, a região tem sido alvo de interessesinternacionais.

Com relação àAmazônia, podemos afirmar que:

C) já existe uma presença militar externa na AmazôniaContinental, pelo Plano Colômbia, permitindo aos EUA ofornecimento de pessoal e material bélico para o combateao narcotráfico e à guerrilha.

D) o Brasil tem todos os direitos sobre os medicamentosproduzidos com a flora e a fauna brasileira, nãopermitindo que o conhecimento científico gerado sobre afloresta seja transferido para outros países.

E) o interesse internacional cada vez maior pela Amazônia,fez com que o governo brasileiro tomasse medidasdrásticas que resolvessem de vez os problemasambientais da região, como a exploração racional dosrecursos naturais.

A) o governo brasileiro por saber da importância estratégicados nossos minerais, estatizou na década de 80 todas asmineradoras da região, impossibilitando assim queinstituições internacionais explorassem nossos minerais.

B) o interesse internacional pela Amazônia, não está ligadoà questão da água, por que a bacia hidrográfica da regiãoé extremamente insignificante.

21. Rondônia polariza a atenção de interesses nacionais eestrangeiros. Isso se dá em virtude da(o):

C) ocorrência de gigantescas jazidas minerais que permiteminvestimentos no campo da siderurgia.

D) instalação de modernos laboratórios científicos emCacoal, com objetivo de planejar uma rápidaindustrialização para o Estado de Rondônia.

E) esforço do governo brasileiro em instalar e desenvolveruniversidades públicas, incentivando o desenvolvimentoda região.

A) grande quantidade de Cassiterita, ouro, madeira, etc,encontradas na região.

B) cultura regional, herança dos indígenas da região, quesempre foram respeitados e valorizados em suasindividualidades. 24. Os graves problemas ambientais de Rondônia resultam

em consequências sociais relevantes, como:

C) a contaminação dos rios por esgoto devido aogrande processo de urbanização em todo território,principalmente próximo ao rio São Miguel.

D) a extração de petróleo, que implica na expulsão dostrabalhadores do campo.

E) o desmatamento, que provoca a retirada de garimpeiros.

in natura

A) o extrativismo vegetal, que dispensa a agricultura familiar.B) a exploração mineral, que gera conflitos com povos

indígenas.

Page 5: questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

05

25. Por sua heterogeneidade fisionômica, a floresta tropicalsuper úmida de Rondônia costuma ser dividida em trêsgrandes estratos florestais: mata de terra firme, mata do igapóe a mata de várzea. Podemos caracterizar cada uma delas,respectivamente, como parte da floresta:

C) que se localiza em terrenos mais elevados, que não sãoatingidos pelas inundações dos rios - que se localiza emterrenos baixos, ocupando o solo permanentementeinundado ou alagado - sujeita a inundações periódicas.

D) sujeita a inundações nos períodos de cheias dos rios -inundada permanentemente - com altitudes acima donível máximo das águas dos rios em períodos de chuva.

E) que ocupa terrenos baixos, sendo permanentementeinundado - sujeita a inundações nos períodos de vazante- onde ocorrem inundações frequentes.

A) onde ocorrem inundações frequentes, onde os terrenossão muito baixos - provocando inundação permanente -onde as águas dos rios nunca alcançam.

B) permanentemente inundada - sujeita a inundaçõesperiódicas - que não são atingidas pelas inundações.

26. Observe o texto e o mapa apresentados.

Em 2006 o IBAMA recebeu o estudo de Impacto Ambiental domegaprojeto das usinas hidrelétricas do Rio Madeira [...],sendo ele um dos maiores corredores de biodiversidade daAmazônia, a exigência na época desse processo pararealização das obras, visava principalmente identificar eavaliar todos os efeitos físicos, ecológicos, socioeconômicose culturais do empreendimento.

Considerando as informações do texto e a localização dasobras, um dos impactos socioambientais que poderia ocorrerna região seria:

C) a inundação de grandes áreas de agricultura de soja elaranja, típicas de exportação.

D) o aumento do volume de cardumes no baixo curso dosrios Mamoré e Madeira.

E) a redução da fauna e da flora pela inundação de grandesáreas de florestas.

A) a modificação climática, na região, com menor grau deevaporação no limite das represas.

B) o deslocamento de milhões de pessoas que residem àsmargens dos rios Madeira e Mamoré.

27. O Real Forte Príncipe da Beira foi inaugurado em 20 de agostode 1783 e constitui hoje o mais antigo monumento históricode Rondônia. A construção do Forte obedeceu aos seguin-tes objetivos da Coroa Portuguesa:

I - defender as fronteiras portuguesas dos confrontos con-tra os espanhóis;

II - pacificar os movimentos nativistas e emancipacionistasque ocorriam na Amazônia;

III - intensificar a atividade comercial ao longo dos riosGuaporé, Mamoré e Madeira;

IV - fixar como territórios portugueses as terras ao longo dorio Amazonas.

Estão corretas as afirmativas(A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas.(C) II e III, apenas. (D) II e IV, apenas.(E) I, II, III e IV.

28. A história da ocupação luso-brasileira na Amazônia e, emespecial, no Estado de Rondônia remonta ao começo doséculo XVIII, a partir da descoberta de grandes jazidas deouro. Essas descobertas(A) levaram ao desmembramento da antiga capitania de Mato

Grosso, cuja porção ocidental passou a se denominarcapitania de Rondônia.

(B) criaram núcleos isolados de povoamento com uma po-pulação de negros escravos para o trabalho nas jazidasrecém-descobertas.

(C) deslocaram, de outras regiões da Amazônia, escravosalforriados que viam na garimpagem possibilidades dese estabelecerem em terras disponibilizadas pela CoroaPortuguesa.

(D) atraíram mineradores vindos de Cuiabá, que migrarampara a região, criando os primeiros povoados do vale doGuaporé.

(E) atraíram para a região padres missionários, únicas pes-soas autorizadas pela Coroa Portuguesa a controlar aextração dos metais preciosos.

29. A abertura do eixo viário BR-364 trouxe para Rondônia umaumento em seu crescimento populacional, colocando umfim ao isolamento rodoviário do Estado em relação às de-mais regiões do país. Entretanto, a partir de 1980,(A) os problemas provenientes do caos urbano pelo afluxo

da população desempregada de Brasília, Cuiabá eGoiânia cresceram.

(B) os garimpeiros, através da extração de cassiterita, esti-mularam a presença de grupos multinacionais que pre-servaram antigos núcleos coloniais.

(C) a estrada, ao contrário do previsto, representou para ostrabalhadores locais uma via de saída para as grandescapitais do Sudeste.

(D) a colonização foi acelerada com a vinda de migrantes nor-destinos como mão-de-obra para os seringais da Amazônia.

(E) a concentração fundiária expulsou os pequenos agricul-tores das melhores terras, situadas nas proximidadesdas vias de circulação, provocando, assim, zonas detensão.

Page 6: questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

06

30. As tentativas de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foram muitas durante o século XIX, porém somentecom a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, a obrafoi finalmente incrementada. Em 1912, concluía-se a ferroviacuja saga da construção havia se iniciado em 1872.Sobre a saga da construção, assinale a afirmativa correta.(A) Os ataques indígenas aos acampamentos e as doenças

tropicais que dizimavam os trabalhadores somaram-seà dificuldade de transpor as regiões de mata fechada erios encachoeirados.

(B) O capital utilizado foi exclusivamente nacional, o queexplica os diversos períodos de paralisação da obra peladificuldade de investimento, conseqüência de períodoscríticos da economia nacional.

(C) A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré in-terrompeu o processo de integração regional em cursona época, já que deslocou para a obra contingentes mi-litares empenhados no desbravamento da Amazônia.

(D) A Bolívia dificultou a obra criando obstáculos diversos,desde o simples não-cumprimento dos trâmites legaisaté a ocupação militar do Acre, em 1899.

(E) A maior parte da mão-de-obra utilizada na construção daferrovia constituiu-se de indígenas apresados, provocan-do extermínio da população nativa ao longo do trajeto daferrovia.

31. As discussões em torno das obras da hidrelétrica de SantoAntônio - a primeira do complexo hidroviário e hidrelétricono Rio Madeira, em Rondônia, permitem refletir sobre anecessidade de crescimento econômico e os danos queisso pode provocar ao meio ambiente.Sobre estes fatos, é correto afirmar que(A) os danos que este projeto provoca ao meio ambiente

podem levar a uma intervenção norte-americana na re-gião, sob o argumento de desrespeito ao Protocolo de Kioto.

(B) os maiores danos que o projeto causará serão relacio-nados aos monumentos que constituem o patrimôniohistórico, já que a aldeia de Santo Antonio foi a primeirado atual Estado de Rondônia.

(C) a construção de eclusas e barragens necessárias aoprojeto implicará maior dimensão dos impactosambientais, dos problemas sociais e do desmatamentona Amazônia, apesar da grande malha hidrográfica e danecessidade de modernização econômica da AmazôniaOcidental.

(D) a implantação de projetos desse porte na rede hidrográficada Amazônia ocidental facilitará o escoamento e o trans-porte de produtos agropecuários da região, contendo oavanço da fronteira agrícola e os conflitos fundiários emdireção a Rondônia.

(E) a presença de elevado potencial hidrelétrico e a recentedemanda urbano-industrial da Amazônia Ocidental influ-enciaram a alteração na matriz energética brasileira, cujaprincipal característica é o estímulo ao transporte decargas via rede fluvial.

32. Apartir de 1970, a colonização oficial em Rondônia sedesenvolve, tendo à frente o Instituto Nacional deColonização e Reforma Agrária (INCRA), o qualimplementou, pioneiramente, cinco ProjetosIntegrados de Colonização (PIC).Nesse contexto, o primeiro PIC implementado peloINCRAfoi:

A) Sidney Girão.B) Ji-Paraná.C) Ouro Preto.D) PadreA. Rohl.E) P.A. Ribeiro.

33. Uma das estratégias de conservação da vidaindígena na Amazônia é a criação de áreasdestinadas a esse segmento da sociedade brasileira.No exemplo da área indígena de Lourdes, um grupoindígena significativamente presente é o:

A) Gavião.B) Zoró.C) Cinta Larga.D) Suruí.E) Tupari.

35. Um importante tratado fixou a linha de fronteira noextremo norte e oeste do Brasil, a partir dos cursosdos rios Guaporé e Mamoré, até o médio curso doMadeira, sendo de inegável relevância para adefinição do futuro Território do Guaporé. O tratadoreferido é o de:

A) Tordesilhas,1494.B) Utrecht, 1713.C) Utrecht, 1915.D) Petrópolis, 1903.E) Madri, 1750.

34. Nos antecedentes da criação do estado de Rondônia,consta a instalação do Território Federal do Guaporé,em 1943, o qual é posteriormente transformado emTerritório Federal de Rondônia. O Território Federalde Rondônia é criado no governo do presidente:

A) Getúlio Vargas.B) Jânio Quadros.C) João Goulart.D) Juscelino Kubitschek.E) Costa e Silva.

Page 7: questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

36. Rondônia é abrangido pelo domínio amazônico, fatornatural que influencia o tipo de vegetação encontradoneste estado da federação.Nesse domínio natural, uma formação vegetalpredominante e parcialmente presente em Rondôniadenomina-se:

A) Caatinga.B) Campos de altitude.C) Mata de araucárias.D) Floresta equatorial.E) Floresta tropical de encosta.

07

37. Em Porto Velho, na região do Alto rio Madeira, a ocupação se intensificou durante o ciclo da borracha, entre os anos de 1840 e 1910, atraindo milhares de migrantes, em sua maioria (A) paranaenses e gaúchos que fugiam do desemprego

causado pela fragilidade econômica da região Sul.

(B) nordestinos, vítimas de violenta seca que assolou a região Nordeste naquele período.

(C) paulistas e mineiros desempregados que não encon-

travam trabalho nas fazendas de café.

(D) sulinos, vítimas de desastres, como enchentes e gea-das, que frequentemente destruíam suas lavouras.

(E) mato-grossenses e goianos durante a crise econô-mica provocada pela decadência dos garimpos.

38. Objetivando a colonização portuguesa na região doGuaporé, Dom Antonio Rolin de Moura Tavares tomou asseguintes medidas, exceto:

A) incentivo ao comércio através do rio Madeira;B) estímulo à entrada de escravos na capitania;C) construção de fortificações e povoados nos vales do Ma-

deira e do Guaporé;D) fundação da cidade de Vila Bela;E) libertação dos escravos.

39. Entre os fatores que levaram à anexação da região doAcre ao território brasileiro, pode ser indicado o seguinte:

A) o positivo interesse do governo boliviano em ver-se livredesta conturbada e perigosa região;

B) a predominância da população brasileira na região, queatuou de forma decisiva no sentido de integrar-se ao Brasil;

C) a atuação da diplomacia argentina que, em associaçãocom os interesses dos Estados Unidos e Japão, forçoua transferência da região;

D) a queda do preço internacional da borracha, que provocouo desinteresse da burguesia boliviana pela produção local;

E) a questão estratégica, que obrigava o contínuo envio demilitares para a área.

40. O início da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré teve a finalidade de assegurar:

A) os interesses brasileiros na integração da região aoterritório nacional, e a garantia de que não surgiriamnovos questionamentos de fronteira com a Bolívia;

B) os objetivos militares e estratégicos para a região porqueseria uma maneira eficiente de conduzir tropas para a região;

C) o escoamento da produção, de forma a se evitar as áreasencachoeiradas das vias fluviais;

D) a recompensa dos empreiteiros construtores da ferrovia,que estavam associados aos políticos locais, dando-lhes apoio nas eleições;

E) a garantia dos interesses norte-americanos na regiãoamazônica, consolidando a presença estratégica no Brasil.

41. Sobre a criação do Território Federal do Guaporé, pode-seafirmar que:

A) a demarcação de seus limites foi simples, uma vez que erauma região economicamente autônoma e bem definida;

B) com a formação da nova unidade territorial, ocorreram asprimeiras eleições para prefeito, governador e para ospoderes legislativos municipais e estadual;

C) a resistência dos prefeitos no novo Território impediu oaparecimento de um governador forte na região;

D) o poder político na região da estrada de ferro Madeira-Marmoré era informalmente dividido entre os prefeitos ea administração da ferrovia;

E) houve intensa reação da população local, contrária a essamedida.

42. Sobre as condições sócio-econômicas existentes noEstado de Rondônia, em 1982, são verdadeiras as seguintesafirmativas com exceção de uma. Assinale-a:

A) a população rural permaneceu no mesmo patamar dapopulação urbana;

B) o aumento populacional possibilitou a criação de diversosmunicípios e condições mínimas de infra-estrutura paraa administração;

C) o grande aumento demográfico devido à imigração para asatividades agropecuárias ao longo da BR-364 e aos fluxosque seguiam para o Vale do Alto Madeira, em busca do ouro;

D) o crescimento acelerado da economia tinha um elementolimitante na insuficiente produção de energia elétrica.

E) o programa polonoroeste transformou o estado numa áreade atração populacional nas décadas de l970/l980 porquepossibilitava ao trabalhador rural tornar-se proprietário.

43. No final do século XIX, a extração de látex gerou conflitosenvolvendo seringueiros brasileiros e autoridades bolivianas.Para soluciona-los, o Brasil e a Bolívia assinaram, em 1903:

A) o tratado de Madri;B) o acordo de Ayacucho;C) a convenção de La Paz;D) o tratado de Petrópolis;E) a linha de Tordesilhas.

Page 8: questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

08

44. Em 1970, o Governo Federal deu início à implantaçãodos Projetos Integrados de Colonização – PICs, ocasionandoum intenso fluxo migratório das regiões Sul e Sudeste emdireção à Amazônia. Entre as frases de efeito usadas nascampanhas publicitárias desses projetos temos, exceto:

a) “Amazônia: integrar para não entregar”;b) “Marcha para oeste”;c) “Rondônia, um novo eldorado”;d) “Ninguém segura esse país”;e) “Terras sem homens para homens sem terra”.

45. A influência da mineração em Rondônia ocorre desde oséculo XVIII, com a descoberta do ouro. Na década de 1950,surgiu a garimpagem de diamantes e cassiterita. Em 1987,foi formado o maior garimpo de cassiterita a céu aberto nomundo, denominado:

A) Oriente Velho;B) Santa Cruz;C) Bom Futuro;D) Oriente Novo;E) Guaporé.

46. “A natureza é uma totalidade em que todos dependem detodos”. As intervenções humanas provocam desastresambientais ao romper com esse princípio de totalidade. EmRondônia a retirada da cobertura florestal tem provocado osseguintes impactos ambientais, exceto:

a) aumenta o impacto direto das chuvas sobre a superfícieacelerando a erosão dos solos;

b) regula o ciclo hidrológico mantendo constante a vazão dos rios;c) elimina numerosas espécies colocando em risco a

biodiversidade;d) acelera a velocidade de escoamento da água provocando

o assoreamento dos rios;e) diminui a umidade da atmosfera provocando alterações

climáticas.

47. O sistema consiste numa corrente em que o primeiro eloé representado pelas casas exportadoras que concedemcrédito a intermediários menores, emprestando-lhes dinheiroou adiantando meios de subsistência. Os médios epequenos intermediários, por sua vez, “repassam” o créditorecebido ao último elo da cadeia, que são os homens quetrabalham na atividade extrativa.

O texto descreve as relações que se estabeleceram naeconomia da borracha na Amazônia. Esse sistema deconcessão de crédito, em que a circulação de moeda émínima, é denominado:

a) aviamento;b) regatão;c) escambo;d) barracão;e) encadeamento.

48. Bastante polêmica e criticada no Brasil, a Estrada de FerroMadeira-Mamoré tornou-se fundamental para a formaçãosociopolítico-econômica de Rondônia, mas não atingiu osobjetivos para os quais fora construída. Todas as opçõesestão associadas ao período conhecido como “erradicaçãoda Madeira-Mamoré”, EXCETO :(A) a falta de infra-estrutura viária entre Brasil e Bolívia.(B) a presença de novas frentes agrícolas.(C) a abertura de novas estradas de rodagem em território

nacional.(D) o declínio do ciclo da borracha.(E) os altos custos de operacionalização da estrada de ferro.

4 9. “A fronteira amazônica não é semelhante nem ao movimento

de produtores familiares que caracterizaram a fronteira dos

EUA no século XIX, nem às frentes pioneiras que se

desenvolveram no centro-sul brasileiro na metade do

século XX.” BECKER, Bertha. Amazônia. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1990.

Dentre os fatores que contribuíram para a indefinição das

fronteiras amazônicas no século XIX, destaca-se a(o):

(A) grande diversidade de possibilidades econômicas, o que

fez surgirem unidades de produção completamente dis-

tintas em cada um dos estados amazônicos, desde o

século XVII.

(B) ausência de recursos naturais que justificassem a es-

tratégia de ampliação das fronteiras ocidentais brasi-

leiras.

(C) presença de uma população nativa que impedia a per-

manência de colonizadores na região.

(D) desconhecimento da abrangência da bacia amazônica e

de suas vias de penetração para o interior da região.

(E) cumprimento do princípio do uti possidetis até os dias dehoje, o que garante, juridicamente, a internacionalização

da Amazônia.

50. O TERRITÓRIO FEDERAL DO GUAPORÉ, atual estado de Rondônia, foi criado em terras desmembradas dos estados de Mato Grosso (86%) e do Amazonas (14%). A criação de uma unidade administrativa na forma de Território Federal Autônomo alterou completamente a geopolítica regional na medida em que ampliou a extensão territorial da Região Norte e ordenou um novo sistema político-administrativo.

[ ] Certo [ ] Errado

Page 9: questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

TCERO-Auditor-CEI-A01 09

51. Considere o seguinte texto que apresenta o compromisso do governo brasileiro para a construção da ferrovia Madeira-Mamoré: Artigo VII

Os Estados Unidos do Brasil obrigam-se a construir em território brasileiro, por si ou por empresa particular, uma ferrovia desde o

porto de Santo Antônio, no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no Mamoré, com um ramal que, passando por Vila-Murtinho ou em outro

ponto próximo (Estado de Mato-Grosso), chegue a Villa-Bella (Bolívia), na confluência do Beni e do Mamoré. Dessa ferrovia, que o

Brasil se esforçará por concluir no prazo de quatro anos, usarão ambos os países com direito às mesmas franquezas e tarifas.

(http://www2.mre.gov.br /dai/b_boli_11_927.htm)

O artigo foi retirado do Tratado de (A) Santo Ildefonso, de 1894.

(B) Petrópolis, de 1915.

(C) Badajoz, de 1907.

(D) Petrópolis, de 1903.

(E) Santo Ildefonso, de 1905.

52. Considere as afirmações em relação ao Estado de Rondônia. I. No final dos anos de 1970 e início de 1980, cresceu a extração do ouro no rio Madeira, entre a cachoeira de Santo

Antônio até a cachoeira de Ribeirão. II. A mineração do ouro absorveu parte dos migrantes e o garimpeiro passou a ser um novo agente atuante nessa região,

com a adição de novos objetos técnicos, específicos à atividade, como as dragas, formando aglomerados no rio. III. A garimpagem favoreceu o crescimento de outras atividades como o extrativismo vegetal e a pecuária leiteira. IV. A atividade aurífera, que gerou grande riqueza, e a formação de novos povoados constituíam os principais pontos de

extração do ouro com destaque para Vilhena e Cacoal.

Está correto o que se afirma APENAS em (A) I e II.

(B) I e III.

(C) I e IV.

(D) II e III.

(E) III e IV.

53. Considere o gráfico a seguir.

Região Norte: Estados produtores de “X” (2008)

RO

PA

AM

AC

(IBGE)

O produto agrícola representado no gráfico é (A) a mandioca. (B) o milho. (C) o café. (D) a soja. (E) o feijão.

Page 10: questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

10

54. Considere as imagens de satélite da região de Ariquemes, no centro-norte de Rondônia.

1975 2008

(http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br /2009/04/13/google-earth-)

Sobre a região de Ariquemes é correto afirmar que, no período representado, (A) a ocupação econômica da região foi mais lenta do que em outras regiões de Rondônia e mesmo da Amazônia. (B) a região transformou-se em um dos principais exemplos de ocupação do solo segundo os princípios do desenvolvimento

sustentável. (C) a presença de rios intermitentes foi responsável por uma ocupação agrícola muito dispersa e predatória na região nas

últimas décadas. (D) as transformações ambientais da região ocorreram devido a fatores como a exploração de cassiterita e projetos de

assentamento. (E) a presença de recursos vegetais de grande valor econômico transformou a região em um importante polo extrativista nas

últimas décadas. 55. A chapada dos Parecis, em Rondônia,

(A) é parte do planalto das Guianas. É formada por rochas sedimentares e constitui-se num divisor de águas entre as bacias

amazônica e platina. (B) ocupa terrenos cristalinos muito erodidos, chegando a atingir 1500 metros de altitude. Apresenta a nascente do rio

Guaporé. (C) constitui parte dos planaltos residuais norte-amazônicos. É formada por rochas cristalinas e apresenta, na porção central

do Estado, o pico mais elevado da região. (D) é parte do planalto Brasileiro. Possui terrenos de média altitude, entre 200 e 500 metros, e é formada por terrenos

sedimentares de origem recente. (E) estende-se na direção sudeste-noroeste. Apresenta altitudes acima de 300 metros e nascentes de vários rios.

56. Considere o gráfico a seguir.

Evolução da população de Rondônia

1960 1970 1980 1991 2000 20090

400

800

1200

1600

mil

hab

itan

tes

(IBGE)

A análise do gráfico permite concluir que (A) o maior crescimento demográfico coincide com o período de ocupação dirigida pela colonização oficial.

(B) a descoberta da cassiterita, entre 1970 e 1980, promoveu a maior corrida migratória para o Estado.

(C) o crescimento demográfico de Rondônia a partir de 1980 começou a se estabilizar.

(D) o crescimento da população do Estado nos últimos 30 anos tem sido menor do que na década de 1960.

(E) o crescimento demográfico de Rondônia foi insignificante a partir do final do século XX.

Page 11: questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

11

Instruções: Para responder às questões de números 57 e 58, considere o mapa a seguir.

ÁREAS PROTEGIDAS DO ESTADO DE RONDÔNIA

Terras indígenas

Unidades de Conservação federais

Unidades de Conservação estaduais

Desmatamento até 2004

Área não desmatada fora de Áreas Protegidas

Bolívia

Amazonas

Acre Mato Grosso

Legenda:

(http://www.ufra.edu.br /pet_florestal/downloads/desfloestamento%20em%20UCS%20Rondonia.pdf. Acesso: julho/2010)

57. Sobre o desmatamento, mostrado no mapa, considere: I. Cerca de 1/3 do Estado já sofreu desmatamento. II. Pesquisas têm observado que as terras destinadas aos indígenas são as que mais sofrem desmatamento. III. O desmatamento foi intenso às margens da rodovia BR-364 ao longo das últimas décadas.

Em relação ao mapa e à organização do espaço do Estado de Rondônia, está correto o que se afirma APENAS em (A) I. (B) I e II. (C) I e III. (D) II. (E) III.

58. Dentre os objetivos da criação das unidades de conservação, pode-se citar

(A) a diminuição das pressões dos grupos de pequenos agricultores migrantes que exigiam terras nas décadas de 1980 e

1990. (B) a necessidade de assegurar a conservação da biodiversidade por meio da criação de áreas protegidas. (C) o atendimento aos antigos projetos que haviam sido firmados quando da instauração do Território de Guaporé, em 1943. (D) o caráter geopolítico relacionado à proteção do território, pois as áreas de conservação localizam-se junto às fronteiras. (E) a formação de núcleos destinados aos povos da floresta, os únicos que praticam o manejo sustentável dos recursos

naturais. 59. Sobre a geografia física de Rondônia, é correto afirmar que

(A) a vegetação formada por árvores de pequeno porte bem espaçadas, trepadeiras lenhosas e epífitas predomina na maior

parte do estado. (B) a estrutura geológica rondoniense é predominantemente formada por rochas cristalinas recentes que são responsáveis

pela riqueza mineral do Estado. (C) o clima equatorial apresenta altas temperaturas e é influenciado pelas massas de ar tropical continental e tropical atlântica. (D) os solos de origem sedimentar ocupam larga extensão do território rondoniense, são resistentes à erosão e apresentam

grande fertilidade. (E) a principal bacia hidrográfica do Estado é formada pelo rio Madeira, importante afluente da margem direita do Rio

Amazonas, e seus afluentes.

Caderno de Prova ’A01’, Tipo 001

Page 12: questoeshistegeoderondnia-121009103324-phpapp01

01 C 02 E 03 A 04 B 05 C 06 B 07 D 08 C 09 B 10 B 11 A 12 E 13 C 14 D 15 B 16 C 17 C 18 E 19 C 20 A 21 A 22 D 23 C 24 B 25 C

26 E 27 B 28 D 29 E 30 A 31 C 32 E 33 D 34 D 35 B 36 B 37 B 38 E 39 B 40 C 41 D 42 A 43 D 44 E 45 C 46 B 47 A 48 B 49 D 50

C

51 D52 A53 C54 D55 E56 A57 C58 B59 E