projeto social que tenha como foco a ciencia

3
Garoto de 15 anos inventa sensor que ajuda pessoas com Alzheimer Kenneth Shinozuka tem apenas 15 anos e seu avô tem Alzheimer. Ao passar do tempo foi percebendo que sua família tinha muita dificuldade de manter a segurança de seu avô durante a noite, sem contar que passavam varias noites em claro, sacrificando a própria saúde para cuidar do avô. Várias pessoas que sofrem dessa doença muitas vezes criam um habito de sair de suas camas a noite e são também incontáveis as histórias que nos dizem que uma pessoa portadora de Alzheimer saiu de casa e se perdeu na rua. Com o intuito de aliviar o fardo de sua família, principalmente sua tia que é a pessoa que mais fica com seu avô, e também manter a segurança do idoso, Kenneth desenvolveu um sistema que consiste em um sensor de pressão que ao momento em que os pacientes fiquem de pé, o sensor automaticamente envia um sinal para o celular de quem está cuidando do paciente. Ele chegou a desenvolver dois protótipos, um que é uma meia e outro que pode ser colocado dentro de meias sapatos ou até mesmo preso no pé dos pacientes. O sistema foi primeiramente testado em seu avô, num período de 6 meses e segundo ele o sistema captou 100% das vezes em que seu avô saiu da cama, um total de 437 vezes. Este sistema, além de evitar que seu avô saísse durante a noite e além de melhorar a qualidade de vida de quem cuida do paciente, também armazena a

Upload: raphael-sanches

Post on 15-Apr-2016

8 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto Social Que Tenha Como Foco a Ciencia

Garoto de 15 anos inventa sensor que ajuda

pessoas com Alzheimer

Kenneth Shinozuka tem apenas 15 anos e seu avô tem Alzheimer. Ao passar do tempo foi percebendo que sua família tinha muita dificuldade de manter a segurança de seu avô durante a noite, sem contar que passavam varias noites em claro, sacrificando a própria saúde para cuidar do avô. Várias pessoas que sofrem dessa doença muitas vezes criam um habito de sair de suas camas a noite e são também incontáveis as histórias que nos dizem que uma pessoa portadora de Alzheimer saiu de casa e se perdeu na rua.

Com o intuito de aliviar o fardo de sua família, principalmente sua tia que é a pessoa que mais fica com seu avô, e também manter a segurança do idoso, Kenneth desenvolveu um sistema que consiste em um sensor de pressão que ao momento em que os pacientes fiquem de pé, o sensor automaticamente envia um sinal para o celular de quem está cuidando do paciente.

Ele chegou a desenvolver dois protótipos, um que é uma meia e outro que pode ser colocado dentro de meias sapatos ou até mesmo preso no pé dos pacientes. O sistema foi primeiramente testado em seu avô, num período de 6 meses e segundo ele o sistema captou 100% das vezes em que seu avô saiu da cama, um total de 437 vezes. Este sistema, além de evitar que seu avô saísse durante a noite e além de melhorar a qualidade de vida de quem cuida do paciente, também armazena a frequência das tentativas ajudando as pessoas a tentarem identificar um padrão de comportamento no paciente. A invenção de Kenneth foi reconhecida pelo Google em sua Feira de Ciências, fazendo com que seu projeto ficasse entre os 15 finalistas mundiais, e caso vença, poderá ser premiado com uma viagem de 10 dias para as ilhas Galápagos, uma visita ao porto espacial Virgin Galactic e uma bolsa de estudos no valor de 50 mil dólares.

Page 2: Projeto Social Que Tenha Como Foco a Ciencia

Independentemente disso, Kenneth já está se preparando para fabricar centenas desses sensores, que ele pretende doar para asilos e casas de apoio para pacientes com Alzheimer.

Escola Pinheiro

Filosofia

Projeto social que tenha

Como foco a Ciência entre jovens

Fabricio Souza N° 13

Page 3: Projeto Social Que Tenha Como Foco a Ciencia

Raphael Sanches Nakaya N° 24

São Paulo, Outubro de 2014

Bibliografia

http://razoesparaacreditar.com/criar/garoto-de-15-anos-inventa-sensor-que-ajuda-pessoas-com-alzheimer/