praxinoscopio

12
Praxisnocópio

Upload: carlos-correia

Post on 30-May-2015

1.552 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Praxinoscopio

Praxisnocópio

Page 2: Praxinoscopio

Biografia

.1876- Émile Reynaud criou o Praxinoscópio, que realizava o mesmo processo de percepção da animação obtida pelo zootrópio, mas onde a animação poderia ser visualizada de forma mais simples e sem esforço.

.1877- é lançado a “versão de brinquedo” do praxinoscópio.

.1879- cria o Teatro Praxinoscópio que permitiria a inserção de elementos de cena, dispostos em profundidade de campo; na tentativa de criar uma atmosfera e criar recursos de narrativa para as animações.

.1880- foi lançado o Praxinoscópio em Projeção, com o sistema de projeção, mais espectadores poderiam apreciar as animações criadas, e novamente este aparelho caiu no gosto popular.

1888- Émile Reynaud cria o Teatro Óptico, o primeiro dispositivo de projeção de animações complexas, animadas na frequência de 15 quadros por segundo, e com duração média de 15 minutos. As Pantomimes Lumineuses, como eram chamadas, tiveram sucesso absoluto de público, com salas de exibição lotadas e ingressos vendidos ao montes.No início do ano de 1900, o Teatro Ótico tinha alcançado um público superior a 500.000 espectadores, Reynaud vivia o auge neste momento.

1894- Fim anunciado do Praxinoscópio com o aparecimento do Cinetoscópio.(1895- Exebição do primeiro filme projectado em tela pelos irmãos Lumiére.)

Page 3: Praxinoscopio

Técnica

Aparelho que projeta na tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes.A princípio era uma máquina primitiva, composta por uma caixa de biscoitos e um único espelho, o praxinoscópio foi aperfeiçoado com um sistema complexo de espelhos que permite efeitos de relevo. A multiplicação das figuras desenhadas e a adaptação de uma lanterna de projeção possibilitam a realização de truques que dão a ilusão de movimento.

O praxinoscópio contém um tambor giratório com um aro e um pente com espelhos no centro. Na parte interior do aro é colocado uma “tira” com um conjunto de desenhos ou pinturas, 12, que, á medida que se girava o tambor, os desenhos ou pinturas transformam-se numa animação parecendo ganhar movimento próprio.

Esse mesmo pente espelhado tem o mesmo número de superfícies que o número de figuras. É aqui que as figuras do aro são projectadas permitindo um visionamento mais eficaz e limpo da animação em relação ao zootropo.

As figuras existentes no aro mudam ligeiramente, de uma para outra, de modo a que, ao girar o tambor seja possível gerar uma ilusão visual parecendo o objecto mover-se. Essas figuras criavam um movimento repetitivo ou movimento contínuo, como por exemplo, uma pessoa a andar ou a dançar.

Page 4: Praxinoscopio

Portfólio

Praxinoscópio mecanizado

Page 5: Praxinoscopio
Page 6: Praxinoscopio
Page 7: Praxinoscopio
Page 8: Praxinoscopio

Teatro Óptico

Page 9: Praxinoscopio

Teatro Óptico (Lantena Mágica)

Page 10: Praxinoscopio

Cartaz do espectáculo de animação no Teatro Ótico

Cena de uma animação de Reynaud

Page 11: Praxinoscopio

Praxinoscópio(actualidade)

Page 12: Praxinoscopio

Webgrafia

• http://www.viagemacores.com/2010/05/especial-o-inicio-do-cinema-mundial.html

• http://vieiradasilva.host22.com/?p=511

• http://www.myspace.com/hardworldbr/blog

• http://kinodinamico.wordpress.com/2010/08/24/a-influencia-de-emile-reynaud-no-cinema

Pesquisa de autor realizada por: Carlos Correia nº39463