pódio - 23 de novembro de 2014

8
MANAUS, DOMINGO, 23 DE NOVEMBRO DE 2014 [email protected] O domingo promete fortes emoções. Pela manhã, Hamilton e Rosbe rg definem o campeão do Mundial de Fórmula 1. À tarde, o Cruzeiro pode garantir o bicampeonato brasileiro se vencer o Goi ás . Pódio E 3 e E 7 FOTOS: DIVULGAÇÃO Domingo decisivo

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 06-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Pódio - Caderno de esportes do jornal Amazonas EM TEMPO http://www.emtempo.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Pódio - 23 de novembro de 2014

MANAUS, DOMINGO, 23 DE NOVEMBRO DE 2014 [email protected]

Pódio E2 e E3DIEGO JANATÃ

@[email protected]@[email protected]@[email protected]

O domingo promete fortes emoções. Pela manhã, Hamilton e Rosberg definem o campeão do Mundial de Fórmula 1. À tarde, o Cruzeiro pode garantir o bicampeonato brasileiro se vencer o Goiás. Pódio E3 e E7

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

Domingo decisivo

O domingo promete fortes O domingo promete fortes emoções. Pela manhã, Hamilton emoções. Pela manhã, Hamilton e Rosbee Rosberg definem o campeão rg definem o campeão do Mundial de Fórmula 1. À do Mundial de Fórmula 1. À

rg definem o campeão do Mundial de Fórmula 1. À

rg definem o campeão rg definem o campeão do Mundial de Fórmula 1. À

rg definem o campeão do Mundial de Fórmula 1. À tarde, o Cruzeiro pode garantir tarde, o Cruzeiro pode garantir o bicampeonato brasileiroo bicampeonato brasileirovencer o Goivencer o Goiásás

decisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivodecisivo

E01 - PÓDIO.indd 8 21/11/2014 23:01:47

Page 2: Pódio - 23 de novembro de 2014

E2 MANAUS, DOMINGO, 23 DE NOVEMBRO DE 2014

Aos poucos, os clubes amazonenses come-çam a formar seus times para a disputa

do Campeonato Amazonense de 2015. O Penarol já deu o primeiro passo. Contratou o atual vice-campeão amazo-nense, Marcos Piter, para co-mandar a equipe de Itacoatiara na próxima temporada.

A presidente do clube, Pa-trícia Serudo, concedeu en-trevista ao PÓDIO e revelou como foi feita a negociação com a revelação do futebol amazonense, Júnior Neymar, o trabalho feito nas categorias de base do clube, além de explicar em que se baseará a montagem do elenco para a disputa do Estadual de 2015.

PÓDIO - Por que a esco-lha do Marcos Piter para comandar o Penarol na pró-xima temporada?

Patrícia Serudo - Eu estava conversando com três treina-dores. Dois de fora do Amazo-nas, que ainda não trabalha-ram aqui, e o Marquinhos Piter. Todos os três eu considerava aptos a comandar o Penarol na próxima temporada. Cada um com suas características e até algumas em comum com aquelas que a gente procura-va num treinador, porque eu sempre falo que a escolha do treinador é muito difícil; se escolhermos um treinador que não esteja compatível com a nossa metodologia de traba-lho, nossa fi losofi a e nossos objetivos, o planejamento vai todo por água a baixo. Quando eu conversei com o Marquinhos Piter pessoalmente, ele me passou uma motivação muito grande para o Campeonato Amazonense. Ele não queria só um time para trabalhar em 2015, ele queria ser cam-peão estadual. Então, isso fez muita diferença na hora da escolha. Enquanto eu estava conversando com ele, pensei de imediato: é esse o treina-dor do Penarol em 2015. E foi logo depois dessa conversa que fechamos.

PÓDIO – Além dessa gana

demonstrada pelo Marqui-nhos na conversa com você, algum outro fator pesou na escolha dele?

Patrícia Serudo - O conhe-cimento do futebol amazonen-se, do estilo do campeonato, ele já foi jogador, foi campeão, já foi treinador pelo Operário, pelo Princesa. Ele conhece o Penarol, conhece Itacoatiara, conhece o nosso estádio, en-tão ele é um conhecedor do futebol, já trilhou por bons caminhos e chegou ao topo. Isso pesou bastante.

PÓDIO – Como foi a con-versa com o Igor? Ele par-ticipou dessa escolha?

Patrícia Serudo - O Igor está fazendo um belíssimo tra-balho nas categorias de base. Isso é inegável. Acredito que ele seja o único treinador na base que está treinando duas categorias ao mesmo tempo. Ele está treinando o infantil e o juvenil. Ambos os times são lideres do campeonato. Estão aí os números que apontam o sucesso dele. Ele é um cara que vem evoluindo bastante na parte tática e na técnica. Em 2014, ele foi auxiliar do treinador Eduardo Clara e em 2015 ele foi cogitado. Tan-to pela torcida que falava o nome dele, quanto pelo clube. Antes de entrar em contato com os três técnicos, conver-sei em particular com o Igor e fi z uma pergunta: É há tua hora? Conversamos bastante e expomos os prós e os contras. Ele disse que a missão na base ainda não estava cumprida. A partir dessa conversa que fui atrás dos treinadores.

Pódio – A partir do mo-mento em que o Igor as-sumiu a categoria de base, afi rmou que trataria a base com mais carinho. Como o clube está trabalhando com isso?

Patrícia Serudo - Como torcedora do clube, assumi a presidência e sempre desejei que a diretoria trabalhasse a base. A base é um investimento a médio e longo prazo. Nor-malmente, os nossos dirigen-tes são imediatistas. Então, o garoto que é investido na base, não vai entrar no time nesse ano e nem do que vem. Talvez só entre daqui a três anos e, mesmo assim, não vai render tudo que pode. Esse investimento era necessário ser realizado. Implementamos isso no Penarol e daqui a dez anos, podem passar outros presidentes, mas meu legado estará ai: a base.

Pódio – Como foi a costura desse acordo para atrair o garoto Júnior Nermar para jogar no Penarol?

Patrícia Serudo - Acompa-nho o Júnior desde os Juniores com o Darlan no Tarumã. Sem-pre acompanho o futebol de base e observo os jogadores. Então, já o conhecia e ele fez gol contra o Penarol. Fiquei na dúvida se o chamava ou não, antes de ter a confusão toda dessa semana. Decidi chamar. Quando entrei em contato, já tinha outros clubes interessa-dos. Liguei em um dia e no se-guinte veio a informação pelos meios de comunicação dizendo que cinco clubes estaduais e mais dois estrangeiros esta-vam interessados no Júnior. Nesse mesmo dia, tinha uma

reunião com o Piter. Decidi levar o Júnior para conhecer o Piter e para falar a proposta pessoalmente. Levei, reunimos e levei o contrato na pasta; se desse certo, ele assinava. No Penarol, só anunciamos quan-do o jogador está fechado e com o contrato assinado. Conversamos com ele e deu certo. Acho que o fator que pesou foi ele ter conhecido pessoalmente o treinador e nosso trabalho de base. Ele é amigo de alguns jogadores do clube e entrou em contato para saber como era o clube. Um desses jogadores foi o Jack Chan. Ele é profi ssionalizado e teve algumas chances nesse ano, apesar de ter 17 anos. Che-gou a jogar contra o Princesa. Então, o Júnior fi cou convenci-do que o caminho dele era o Penarol. Expliquei para ele que o tratamento que damos para os meninos da base é igual ao dos profi ssionais.

Pódio – Até que ponto o Marquinhos vai se envol-ver nas contratações para 2015?

Patrícia Serudo - Quan-do chamei o Marquinhos para conversar, falei que o clube tem uma base de 2014, por-que acredito que para chegar a algum lugar, tenho que ter continuidade. Então, passei os nomes para ele e acabou aprovando os jogadores. Ele conhece todos os nomes e tinha algumas carências no elenco que ele apontou os jo-gadores. Estamos negociando com esses jogadores.

Pódio – Como é ser a única dirigente mulher do Amazonas?

Patrícia Serudo - Antes de assumir a presidência, já par-ticipava de algumas reuniões com os dirigentes do Pena-rol. Como moro em Manaus, eles pediam para que fosse às reuniões na federação re-presentando o clube. Então, os dirigentes já me conheciam. A minha empresa também é do ramo esportivo. Isso tudo ajudou para que não fosse difícil me adaptar.

Pódio – Como você lida com a gestão do clube mo-rando em Manaus?

Patrícia Serudo - Graças à diretória, consigo conciliar. Sempre faço questão de dizer que eles são incansáveis e a gente descentraliza a admi-nistração. Não gira em tor-no de mim. Tem uma pessoa para cuidar da sede, do ônibus do clube, da alimentação etc. Então, vamos administrando, mas sempre temos que ir a Itacoatiara para resolver al-guma coisa.

Pódio – Em 2010 e 2011, o Penarol foi bicampeão.

Após isso, o time caiu. O que aconteceu com o clube nesse período?

Patrícia Serudo - O Penarol, logo depois do bicampeonato, foi para a Série D do Campe-onato Brasileiro e Copa do Brasil. Teve aquele jogo épico contra o Santa Cruz. Em 2013, o Penarol investiu muito no elenco, sem disputar nenhuma competição nacional no segun-do semestre e o planejamento não deu certo. Quando assumi, o clube não tinha caixa. Para ter uma idéia, meu primeiro traba-lho como presidente foi pagar o almoço para os juniores porque não tinha dinheiro.

Pódio - Os dois anos à frente foram sufi cientes para colocar a casa em ordem ou tentará a ree-leição?

Patrícia Serudo - Dois anos no futebol é pouco, mas o que estou fazendo hoje, espero que deixem para os outros presidentes. Não pensei ain-da em reeleição. Está muito cedo para isso. Quero pensar no campeonato amazonense e depois vemos o que fazemos.

Pódio – Como vai ser o elenco para o ano que vem?

Patrícia Serudo - Vai ter os de base. Isso é tradicional na equipe. Subiremos alguns jo-gadores. Contrataremos uns regionais e teremos os de fora também. Vamos mesclar.

Pódio – O Penarol é a favor da criação da associação dos clubes do Amazonas?

Patrícia Serudo - Sou to-talmente favorável à criação da associação. Já tinha ouvido falar da associação e que esta-vam tentando criar, mas nunca dava certo. Dessa vez, saiu mesmo. Já está documentado e foi registrado. Estamos nos comunicando constantemen-te. Isso é muito importante, porque antes, defendíamos os nossos interesses na fede-ração, agora brigamos pelos direitos de todos.

Pódio – Como você avalia a gestão Dissica à frente da FAF?

Patrícia Serudo - Quanto à presidência da federação, sou a favor da alternância de poder, da renovação da presidência. Ele sabe do meu posicionamento e, inclusive, já conversei com ele sobre isso durante a organização das eleições. Queria poder ter a opção de escolher entre dois presidentes. Ouvir a proposta “x” e a “y”, mas não foi o que aconteceu. Só tinha um candi-dato e não tinha o que fazer. Vamos cobrar na federação mais transparência, acredito que isso está faltando, mo-dernidade e publicidade.

Patrícia SERUDO

‘Meu LEGADO é a base’

O Igor está fazendo um belíssimo traba-lho nas categorias de base. Isso é inegável. Ele é um cara que vem evoluindo bastante na parte tática e técnica”

Graças à di-retoria, con-sigo conci-liar. Sempre faço ques-tão de dizer que eles são incansáveis e a gente descentrali-za a admi-nistração. Não gira em torno de mim”

DIEGO JANATÃ

Vamos cobrar à federação mais trans-parência, acredito que isso está faltando”

ANDRÉ TOBIAS E THIAGO FERNANDOEquipe EM TEMPO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

E02 - PÓDIO.indd 2 21/11/2014 23:19:28

Page 3: Pódio - 23 de novembro de 2014

E3MANAUS, DOMINGO, 23 DE NOVEMBRO DE 2014

Rosberg vai para o tudo ou nada contra HamiltonCom a obrigação de vencer, o piloto alemão Nico Rosberg ainda precisa torcer para Hamilton não chegar em segundo

Marina de Yas (Abu Dhabi) - A tempora-da 2014 da Fórmula 1 terá seu capítulo

fi nal neste domingo, no circuito Marina de Yas, em Abu Dhabi. A décima nona etapa do calendário tem largada programada para as 9h, pelo horário de Manaus.

A situação do campeonato esta-ria praticamente defi nida não fos-se a criticada regra de pontuação dobrada. A Mercedes já garantiu o título de construtores e de pilotos, mas o nome do campeão será decidido neste domingo. Com 334 pontos, o inglês Lewis Hamilton lidera o companheiro Nico Ros-berg, que tem 317.

A vantagem de 17 pontos se-ria confortável em um regime normal de pontos, mas a nova regra signifi ca que nesta última etapa a pontuação para as dez primeiras posições será 50-36-30-24-20-16-12-8-4-2. Desta forma, Hamilton precisa chegar pelo menos em segundo lugar para não depender do insucesso de Rosberg para ser campeão.

A julgar pela superioridade da Mercedes nesta temporada, uma dobradinha da equipe tem tudo para se repetir mais uma vez. Só em 2014, já foram 11, recorde histórico para uma equipe na Fór-mula 1. A equipe alemã conquistou a proeza na Malásia, no Bahrein, na China, na Espanha, em Mônaco,

na Áustria, na Itália, no Japão, na Rússia, nos Estados Unidos e no Brasil. Foram oito vitórias de Hamilton e três de Rosberg.

A situação não é inédita para Hamilton. Em 2007, quando uma vitória ainda contava somente dez pontos, ele liderava o cam-peonato com 17 pontos à frente de Kimi Raikkonen restando duas etapas para o fi nal. Na penúlti-ma prova, na China, ele não completou a corrida após bater, e na última corrida, chegou em nono e viu o fi nlandês levar a taça.

“Eu chego para este fi nal de semana para tentar vencer, como faço toda vez, então nada muda em relação a isso”, disse o britânico. “E em termos de pressão, eu particularmente não sinto nenhuma. Eu acho que eu tenho experiência su-fi ciente durante minha carrei-ra para estar p r e p a r a d o hoje. Não tem recei-ta especial para isso”, c o m p l e t o u o confi an-te campeão mundial de 2008.

Lewis Hamilton e Nico Ros-berg farão de tudo para fi car com o título no GP de Abu Dhabi, o último da temporada

SERG

IO B

ARZA

GH

I/G

AZET

A PR

ESS

na Áustria, na Itália, no Japão, na Rússia, nos Estados Unidos e no Brasil. Foram oito vitórias de Hamilton e três de Rosberg.

A situação não é inédita para Hamilton. Em 2007, quando uma vitória ainda contava somente dez pontos, ele liderava o cam-peonato com 17 pontos à frente de Kimi Raikkonen restando duas etapas para o fi nal. Na penúlti-ma prova, na China, ele não completou a corrida após bater, e na última corrida, chegou em nono e viu o fi nlandês levar a taça.

“Eu chego para este fi nal de semana para tentar vencer, como faço toda vez, então nada muda em relação a isso”, disse o britânico. “E em termos de pressão, eu particularmente não sinto nenhuma. Eu acho que eu tenho experiência su-fi ciente durante minha carrei-ra para estar p r e p a r a d o

E03 - PÓDIO.indd 3 21/11/2014 23:06:16

Page 4: Pódio - 23 de novembro de 2014

E4 E5MANAUS, DOMINGO, 23 DE NOVEMBRO DE 2014

Está chegando a horaA menos de uma semana para o Rei da Selva Combat 4, o Pódio apresenta mais três lutas que farão a selva tremer no dia 29

No próximo sábado (29), Manaus vai tremer com a realização da 4ª edição do Rei da Selva Combat. Com 11 lutas no card, o evento de MMA acontecerá na quadra da

Escola de Samba da Aparecida, localizada na rua Ramos Ferreira, Centro, Zona Sul da Cidade.

Os principais combates do evento envolverão os lutadores Mario Israel, Raniere Silva, Thiago Belo, Heliton dos Santos, Jéferson Santos e Ezio Brazil.

A preparação dos competidores está chegando ao final e todos prometem fazer um belo espe-táculo para os torcedores. Para entrar no clima do evento, conheça um pouco de cada atleta envolvido, suas especialidades e as expectativas para o duelo do próximo final de semana.

THIAGO FERNANDOEquipe EM TEMPO

MARIO ISRAEL

Número 1 do Brasil no ranking do peso Galo. Esse é o lutador amazonense Mario Israel. Com nove vitórias no seu cartel, o guerreiro manauense fará a principal luta do Rei da Selva contra o goiano Raniere Silva, e promete levantar a torcida com mais uma bela apresentação.

“Procuro fazer o treinamento buscando o limite e tentando ultrapassá-lo. A cada luta, coloco em minha cabeça que o meu adversário é o melhor do mundo e que devo vencer para fi car no seu lugar. Não conheço muito do Raniere. Apenas me contaram

que ele é um atleta experiente de Goiás. Tive alguns problemas para fechar lutas. Estou parado há sete meses e assinei com o Rei da Selva para voltar ao ritmo de combate. Isso não será um problema, porque vários lutadores de grandes eventos fi cam até mais tempo sem lutar. Estou pronto para fazer um ótimo duelo”, disse Mario.

Não será o primeiro combate de Israel no evento. O lutador participou da primeira edição e saiu do octógono vitorioso. O atleta revelação de 2013 afi rmou que se sente bem lutando no Rei da Selva e que desejava voltar a lutar em Manaus. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

gociação e fechei com os organizadores. É só fazer o meu trabalho no octógono. Pretendo dar o show que o público gosta. Vou trocar em cima e se der, levar para o chão e finalizar”, conclui o lutador.

(Cardoso Team) (9-1-0) RANIERE SILVA

Buscando abrir portas nos eventos de MMA organizados no Amazonas, o lutador Ranieri Silva tem a pedreira Mario Israel pela frente no Rei da Selva Combat 4. Com 12 lutas na carreira, o atleta que é treinado pelo mestre Cílio Junior garante que está se preparando bem para o combate.

“Estou me preparando bem. O Mestre Cílio está me treinando na parte de MMA e jiu-jítsu. Já no muay thai e wrestling treino com o mestre Marcio. Faço esse treinamento três vezes por dia. Espero sair de Manaus com a vitória. Respeito o meu adversário. Ele é um atleta muito duro. Não é à toa que é considerado o melhor da categoria no país. Vou dar o meu melhor. Quero dar um show para o público e sair aplaudido do octógono”, revela o lutador.

Raniere vem de derrota, porém, a luta foi na categoria dos moscas (57 quilos). Esse combate contra Mario Israel pode significar um novo recomeço para o lutador que começou a treinar em 2009.

“Meu começo no esporte foi tardio. Em 2009, entrei no jiu-jítsu. Dois anos depois fiz minha primeira luta amadora. Um ano depois, comecei a treinar muay thai, boxe e wrestling. A partir daí, decidi entrar de vez no mundo da luta e virei profissional”, afirma Raniere.

(CT Raniere Silva) (7-5-0)

Está chegando

O co-main event do Rei da Selva promete agradar ao público presente na quadra da Aparecida. Reunindo

dois lutadores explosivos como Thiago Belo e Heliton dos Santos, a disputa do cinturão

dos Galos (61 quilos) tem tudo para ser considerada a melhor luta do evento. Querendo sair do octógono com o cinturão no quadril, Thiago Belo não bobeou em sua preparação. Treinan-do todos os dias, o lutador afi rma estar muito focado para levar o título para sua academia, a ALFA.

“Treino de quatro a seis horas por dia. Faço funcional, jiu-jítsu, submis-

sion, boxe e muay thai. Alem disso, faço treinos específi cos de defesa de

quedas e entradas. Sei que meu adversário é um cara duro e considerado um dos maiores lutadores de Manaus. Tenho que entrar focado para fazer um bom combate”, disse Belo.

O lutador, que começou no esporte apenas por curiosidade, revelou que só decidirá a sua estratégia de luta quando o combate começar. Com tudo, Belo garante estar bem preparado para a trocação e luta de solo.

“Quero essa vitória para coroar a minha carreira. Visitei uma academia e achei interessante ver pessoas de menor porte fi nalizando outras de maior”, aponta.

HELITON DOS SANTOS

Atrás de sua décima vitória no MMA, o atleta da SD System/Checkmat, Heliton dos Santos, vai

enfrentar Thiago Silva Belo no Rei da Selva Combat 4. O lutador vive sua melhor fase na carreira. Ele vem de sete vitórias seguidas e pretende ser o primeiro detentor do cinturão dos Galos do evento.

“Minha preparação está boa. Já estou na reta final. Pela parte da manhã, faço a preparação física. À tarde, treino boxe e finalizo o dia com o jiu-jítsu. Essa luta vai ser muito importante para a minha carreira e uma vitória, mais ainda. So-nho ganhar um cinturão, ainda mais de um evento grande como o Rei da Selva”, revela Heliton.

Especialista em jiu-jítsu, Heliton sabe que a luta pode ser definida por detalhes. Preparando-se para defender o forte jogo em pé de Thiago Belo, o lutador admite que

pretende levar o combate para o chão. “Sei que meu adversário gosta da trocação.

Ele gosta de porrada. Sei onde ele é bom e tam-bém seu ponto fraco. Vou aproveitar isso para sair

vitorioso do cage”, finalizou o lutador que não sabe o que é perder desde setembro de 2011, quando fracassou

diante de Dileno Lopes no Mr. Cage 6.

(SD System/Checkmat) (9-4-0)

JEFERSON SANTOS

Colecionador de cinturões. Esse é o lutador Jeferson Santos. O competidor vai representar Manaus no desafi o regional que acontecerá no Rei da Selva 4. Seu adversário será o rápido Ezio Brazil. Querendo entrar no top 10 nacional da categoria dos Leves (70 quilos), Jeferson confi rmou que vai entrar no combate mirando o nocaute.

“Minha preparação está ótima. Espero fazer um ótima luta. Vou atrás de um belo nocaute, se Deus quiser. Não conheço meu adversário pessoalmente, porém sei que é um trocador. Também vou para a trocação, mas meu chão está ótimo. Uma vitória seria muito importante, porque quero o cinturão do Rei da Selva e depois

do Mr Cage. Vou entrar na lista dos 10 melhores do Brasil”, garante Jeferson. Favorito ao duelo, Jeferson entrou no mundo das lutas aos 18 anos, quando um

amigo o convidou para treinar muay thai. Quatro anos mais tarde, o atleta foi considerado a revelação do Amazonas no esporte.

“Quando fi z minha primeira luta de MMA, tinha apenas três semanas de jiu-jítsu. Não sabia nada. Graças a Deus, deu tudo certo. Treino muito e estou tendo sucesso na minha carreira. Não importa quem seja meu adversário, vou passar por cima. Estou preparado para lutar e vencer os melhores”, fi naliza o lutador.

(SD System/Amazonas Top Team) (9-2-0) EZIO BRASILQuerendo estragar a festa da torcida manauense que lotará a quadra da Aparecida,

o lutador natural de Boa Vista (RR), Ezio Brasil, vai encarar o favorito do combate, Jeferson Santos, no próximo dia 29 no Rei da Selva Combat.

Com um bom cartel (4 vitórias e uma derrota), o lutador revelou que está preparado para fazer a melhor luta do evento e agradar o público presente no local.

“Estou me preparando não só para lutar, mas para fazer a melhor luta do evento Rei da Selva, para que as portas se abram para o meu Estado e para a minha equipe. Espero que possamos fazer uma ótima luta e levantar os torcedores”,disse Brasil.

Questionado sobre seu adversário, o lutador de Roraima admitiu não conhecer muito sobre o jogo de Jeferson, apesar de ter visto as últimas lutas pela internet.

“Sei poucas coisas dele. Sei que é um ótimo strike, mas não creio que lutará apenas em cima. Acho que ele tentará encurtar a distancia para derrubar. Estou treinando para isso. Aliás, estou treinando forte. Ele não vai me surpreender. Quero mais uma vitória para o meu cartel”, conclui Ezio Brasil, que representará a academia Gigantes de Aço Roraima.

(Gigantes de Aço) (4-1-0)

Buscando abrir portas nos eventos de MMA organizados no Amazonas, o lutador Ranieri Silva tem a pedreira Mario Israel pela frente no Rei da Selva Combat 4. Com 12 lutas na carreira, o atleta que é treinado pelo mestre Cílio Junior garante que está

“Estou me preparando bem. O Mestre Cílio está me treinando na parte de MMA e jiu-jítsu. Já no muay thai e wrestling treino com o mestre Marcio. Faço esse treinamento três vezes por dia. Espero sair de Manaus com a vitória. Respeito o meu adversário. Ele é um atleta muito duro. Não é à toa que é considerado o melhor da categoria no país. Vou dar o meu melhor. Quero dar um show para o público e sair aplaudido do

Raniere vem de derrota, porém, a luta foi na categoria dos moscas (57 quilos). Esse combate contra Mario Israel pode significar um novo recomeço para o lutador que

“Meu começo no esporte foi tardio. Em 2009, entrei no jiu-jítsu. Dois anos depois fiz minha primeira luta amadora. Um ano depois, comecei a treinar muay thai, boxe e wrestling. A partir daí, decidi entrar de vez no mundo da luta e virei profissional”,

Atrás de sua décima vitória no MMA, o atleta da SD System/Checkmat, Heliton dos Santos, vai

enfrentar Thiago Silva Belo no Rei da Selva Combat 4. O lutador vive sua melhor fase na carreira. Ele vem de sete vitórias seguidas e pretende ser o primeiro detentor do

“Minha preparação está boa. Já estou

vai ser muito importante para a minha carreira e uma vitória, mais ainda. So-nho ganhar um cinturão, ainda mais de um evento grande como o Rei da Selva”,

Especialista em jiu-jítsu, Heliton sabe que a luta pode ser definida por detalhes. Preparando-se para defender o forte jogo em pé de Thiago Belo, o lutador admite que

“Sei que meu adversário gosta da trocação. Ele gosta de porrada. Sei onde ele é bom e tam-

bém seu ponto fraco. Vou aproveitar isso para sair bém seu ponto fraco. Vou aproveitar isso para sair vitorioso do cage”, finalizou o lutador que não sabe o

que é perder desde setembro de 2011, quando fracassou

Querendo estragar a festa da torcida manauense que lotará a quadra da Aparecida, o lutador natural de Boa Vista (RR), Ezio Brasil, vai encarar o favorito do combate,

Com um bom cartel (4 vitórias e uma derrota), o lutador revelou que está preparado

“Estou me preparando não só para lutar, mas para fazer a melhor luta do evento Rei da Selva, para que as portas se abram para o meu Estado e para a minha

Questionado sobre seu adversário, o lutador de Roraima admitiu não conhecer muito

“Sei poucas coisas dele. Sei que é um ótimo strike, mas não creio que lutará apenas em cima. Acho que ele tentará encurtar a distancia para derrubar. Estou treinando para isso. Aliás, estou treinando forte. Ele não vai me surpreender. Quero mais uma vitória para o meu cartel”, conclui Ezio Brasil, que representará a academia

Atrás de sua décima vitória no MMA, o atleta da SD System/Checkmat, Heliton dos Santos, vai

enfrentar Thiago Silva Belo no Rei da Selva Combat 4. O lutador vive sua melhor fase na carreira. Ele vem de sete vitórias seguidas e pretende ser o primeiro detentor do

um evento grande como o Rei da Selva”,

Especialista em jiu-jítsu, Heliton sabe que a luta pode ser definida por detalhes. Preparando-se para defender o forte jogo em pé de Thiago Belo, o lutador admite que

“Sei que meu adversário gosta da trocação. Ele gosta de porrada. Sei onde ele é bom e tam-

bém seu ponto fraco. Vou aproveitar isso para sair

THIAGO BELO(ALFA) (6-5-0)

MARIO ISRAEL

Número 1 do Brasil no ranking do peso Galo. Esse é o lutador amazonense Mario Israel. Com nove vitórias no seu cartel, o guerreiro manauense fará a principal luta do Rei da Selva contra o goiano Raniere Silva, e promete levantar a torcida com mais uma bela apresentação.

“Procuro fazer o treinamento buscando o limite e tentando ultrapassá-lo. A cada luta, coloco em minha cabeça que o meu adversário é o melhor do mundo e que devo vencer para fi car no seu lugar. Não conheço muito do Raniere. Apenas me contaram

que ele é um atleta experiente de Goiás. Tive alguns problemas para fechar lutas. Estou parado há sete meses e assinei com o Rei da Selva para voltar ao ritmo de combate. Isso não será um problema, porque vários lutadores de grandes eventos fi cam até mais tempo sem lutar. Estou pronto para fazer um ótimo duelo”, disse Mario.

Não será o primeiro combate de Israel no evento. O lutador participou da primeira edição e saiu do octógono vitorioso. O atleta revelação de 2013 afi rmou que se sente bem lutando no Rei da Selva e que desejava voltar a lutar em Manaus. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

gociação e fechei com os organizadores. É só fazer o meu trabalho no octógono. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

gociação e fechei com os organizadores. É só fazer o meu trabalho no octógono. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

Pretendo dar o show que o público gosta. Vou trocar em cima e se der, levar para o chão e finalizar”, conclui o lutador.

MARIO ISRAEL

Número 1 do Brasil no ranking do peso Galo. Esse é o lutador amazonense Mario Israel. Com nove vitórias no seu cartel, o guerreiro manauense fará a principal luta do Rei da Selva contra o goiano Raniere Silva, e promete levantar a torcida com mais uma bela apresentação.

luta, coloco em minha cabeça que o meu adversário é o melhor do mundo e que devo vencer para fi car no seu lugar. Não conheço muito do Raniere. Apenas me contaram

que ele é um atleta experiente de Goiás. Tive alguns problemas para fechar lutas. Estou parado há sete meses e assinei com o Rei da Selva para voltar ao ritmo de combate. Isso não será um problema, porque vários lutadores de grandes eventos fi cam até mais tempo sem lutar. Estou pronto para fazer um ótimo duelo”, disse Mario.

Não será o primeiro combate de Israel no evento. O lutador participou da primeira edição e saiu do octógono vitorioso. O atleta revelação de 2013 afi rmou que se sente bem lutando no Rei da Selva e que desejava voltar a lutar em Manaus. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

gociação e fechei com os organizadores. É só fazer o meu trabalho no octógono. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

gociação e fechei com os organizadores. É só fazer o meu trabalho no octógono. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

Pretendo dar o show que o público gosta. Vou trocar em cima e se der, levar para o chão e finalizar”, conclui o lutador.

O co-main event do Rei da Selva promete agradar ao público presente na quadra da Aparecida. Reunindo

dois lutadores explosivos como Thiago Belo e Heliton dos Santos, a disputa do cinturão

dos Galos (61 quilos) tem tudo para ser considerada a melhor luta do evento. Querendo sair do octógono com o cinturão no quadril, Thiago Belo não bobeou em sua preparação. Treinan-do todos os dias, o lutador afi rma estar muito focado para levar o título para sua academia, a ALFA.

“Treino de quatro a seis horas por dia. Faço funcional, jiu-jítsu, submis-

sion, boxe e muay thai. Alem disso, faço treinos específi cos de defesa de

quedas e entradas. Sei que meu adversário é um cara duro e considerado um dos maiores lutadores de Manaus. Tenho que entrar focado para fazer um bom combate”, disse Belo.

O lutador, que começou no esporte apenas por curiosidade, revelou que só decidirá a sua estratégia de luta quando o combate começar. Com tudo, Belo garante estar bem preparado para a trocação e luta de solo.

“Quero essa vitória para coroar a minha carreira. Visitei uma academia e achei interessante ver pessoas de menor porte fi nalizando outras de maior”, aponta.

THIAGO BELO(ALFA) (6-5-0)

fi nalizando outras de maior”, aponta.

JEFERSON SANTOS

representar Manaus no desafi o regional que acontecerá no Rei da Selva 4. Seu adversário será o rápido Ezio Brazil. Querendo entrar no top 10 nacional da

vitória seria muito importante, porque quero o cinturão do Rei da Selva e depois do Mr Cage. Vou entrar na lista dos 10 melhores do Brasil”, garante Jeferson. Favorito ao duelo, Jeferson entrou no mundo das lutas aos 18 anos, quando um

amigo o convidou para treinar muay thai. Quatro anos mais tarde, o atleta foi considerado a revelação do Amazonas no esporte.

“Quando fi z minha primeira luta de MMA, tinha apenas três semanas de jiu-jítsu. Não sabia nada. Graças a Deus, deu tudo certo. Treino muito e estou tendo sucesso na minha carreira. Não importa quem seja meu adversário, vou passar por cima. Estou preparado para lutar e vencer os melhores”, fi naliza o lutador.

O co-main event do Rei da Selva promete agradar ao público presente na quadra da Aparecida. Reunindo

dois lutadores explosivos como Thiago Belo e Heliton dos Santos, a disputa do cinturão

dos Galos (61 quilos) tem tudo para ser

quedas e entradas. Sei que meu adversário é um cara duro e considerado um dos maiores lutadores de Manaus. Tenho que entrar focado para fazer um bom combate”, disse Belo.

O lutador, que começou no esporte apenas por curiosidade, revelou que só decidirá a sua estratégia de luta quando o combate começar. Com tudo, Belo garante estar bem preparado para a trocação e luta de solo.

“Quero essa vitória para coroar a minha carreira. Visitei uma academia e achei interessante ver pessoas de menor porte fi nalizando outras de maior”, aponta.

FOTO

S: D

IEG

O J

ANAT

Ã

E04 e 05 - PÓDIO.indd 4-5 21/11/2014 23:08:24

Page 5: Pódio - 23 de novembro de 2014

E4 E5MANAUS, DOMINGO, 23 DE NOVEMBRO DE 2014

Está chegando a horaA menos de uma semana para o Rei da Selva Combat 4, o Pódio apresenta mais três lutas que farão a selva tremer no dia 29

No próximo sábado (29), Manaus vai tremer com a realização da 4ª edição do Rei da Selva Combat. Com 11 lutas no card, o evento de MMA acontecerá na quadra da

Escola de Samba da Aparecida, localizada na rua Ramos Ferreira, Centro, Zona Sul da Cidade.

Os principais combates do evento envolverão os lutadores Mario Israel, Raniere Silva, Thiago Belo, Heliton dos Santos, Jéferson Santos e Ezio Brazil.

A preparação dos competidores está chegando ao final e todos prometem fazer um belo espe-táculo para os torcedores. Para entrar no clima do evento, conheça um pouco de cada atleta envolvido, suas especialidades e as expectativas para o duelo do próximo final de semana.

THIAGO FERNANDOEquipe EM TEMPO

MARIO ISRAEL

Número 1 do Brasil no ranking do peso Galo. Esse é o lutador amazonense Mario Israel. Com nove vitórias no seu cartel, o guerreiro manauense fará a principal luta do Rei da Selva contra o goiano Raniere Silva, e promete levantar a torcida com mais uma bela apresentação.

“Procuro fazer o treinamento buscando o limite e tentando ultrapassá-lo. A cada luta, coloco em minha cabeça que o meu adversário é o melhor do mundo e que devo vencer para fi car no seu lugar. Não conheço muito do Raniere. Apenas me contaram

que ele é um atleta experiente de Goiás. Tive alguns problemas para fechar lutas. Estou parado há sete meses e assinei com o Rei da Selva para voltar ao ritmo de combate. Isso não será um problema, porque vários lutadores de grandes eventos fi cam até mais tempo sem lutar. Estou pronto para fazer um ótimo duelo”, disse Mario.

Não será o primeiro combate de Israel no evento. O lutador participou da primeira edição e saiu do octógono vitorioso. O atleta revelação de 2013 afi rmou que se sente bem lutando no Rei da Selva e que desejava voltar a lutar em Manaus. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

gociação e fechei com os organizadores. É só fazer o meu trabalho no octógono. Pretendo dar o show que o público gosta. Vou trocar em cima e se der, levar para o chão e finalizar”, conclui o lutador.

(Cardoso Team) (9-1-0) RANIERE SILVA

Buscando abrir portas nos eventos de MMA organizados no Amazonas, o lutador Ranieri Silva tem a pedreira Mario Israel pela frente no Rei da Selva Combat 4. Com 12 lutas na carreira, o atleta que é treinado pelo mestre Cílio Junior garante que está se preparando bem para o combate.

“Estou me preparando bem. O Mestre Cílio está me treinando na parte de MMA e jiu-jítsu. Já no muay thai e wrestling treino com o mestre Marcio. Faço esse treinamento três vezes por dia. Espero sair de Manaus com a vitória. Respeito o meu adversário. Ele é um atleta muito duro. Não é à toa que é considerado o melhor da categoria no país. Vou dar o meu melhor. Quero dar um show para o público e sair aplaudido do octógono”, revela o lutador.

Raniere vem de derrota, porém, a luta foi na categoria dos moscas (57 quilos). Esse combate contra Mario Israel pode significar um novo recomeço para o lutador que começou a treinar em 2009.

“Meu começo no esporte foi tardio. Em 2009, entrei no jiu-jítsu. Dois anos depois fiz minha primeira luta amadora. Um ano depois, comecei a treinar muay thai, boxe e wrestling. A partir daí, decidi entrar de vez no mundo da luta e virei profissional”, afirma Raniere.

(CT Raniere Silva) (7-5-0)

Está chegando

O co-main event do Rei da Selva promete agradar ao público presente na quadra da Aparecida. Reunindo

dois lutadores explosivos como Thiago Belo e Heliton dos Santos, a disputa do cinturão

dos Galos (61 quilos) tem tudo para ser considerada a melhor luta do evento. Querendo sair do octógono com o cinturão no quadril, Thiago Belo não bobeou em sua preparação. Treinan-do todos os dias, o lutador afi rma estar muito focado para levar o título para sua academia, a ALFA.

“Treino de quatro a seis horas por dia. Faço funcional, jiu-jítsu, submis-

sion, boxe e muay thai. Alem disso, faço treinos específi cos de defesa de

quedas e entradas. Sei que meu adversário é um cara duro e considerado um dos maiores lutadores de Manaus. Tenho que entrar focado para fazer um bom combate”, disse Belo.

O lutador, que começou no esporte apenas por curiosidade, revelou que só decidirá a sua estratégia de luta quando o combate começar. Com tudo, Belo garante estar bem preparado para a trocação e luta de solo.

“Quero essa vitória para coroar a minha carreira. Visitei uma academia e achei interessante ver pessoas de menor porte fi nalizando outras de maior”, aponta.

HELITON DOS SANTOS

Atrás de sua décima vitória no MMA, o atleta da SD System/Checkmat, Heliton dos Santos, vai

enfrentar Thiago Silva Belo no Rei da Selva Combat 4. O lutador vive sua melhor fase na carreira. Ele vem de sete vitórias seguidas e pretende ser o primeiro detentor do cinturão dos Galos do evento.

“Minha preparação está boa. Já estou na reta final. Pela parte da manhã, faço a preparação física. À tarde, treino boxe e finalizo o dia com o jiu-jítsu. Essa luta vai ser muito importante para a minha carreira e uma vitória, mais ainda. So-nho ganhar um cinturão, ainda mais de um evento grande como o Rei da Selva”, revela Heliton.

Especialista em jiu-jítsu, Heliton sabe que a luta pode ser definida por detalhes. Preparando-se para defender o forte jogo em pé de Thiago Belo, o lutador admite que

pretende levar o combate para o chão. “Sei que meu adversário gosta da trocação.

Ele gosta de porrada. Sei onde ele é bom e tam-bém seu ponto fraco. Vou aproveitar isso para sair

vitorioso do cage”, finalizou o lutador que não sabe o que é perder desde setembro de 2011, quando fracassou

diante de Dileno Lopes no Mr. Cage 6.

(SD System/Checkmat) (9-4-0)

JEFERSON SANTOS

Colecionador de cinturões. Esse é o lutador Jeferson Santos. O competidor vai representar Manaus no desafi o regional que acontecerá no Rei da Selva 4. Seu adversário será o rápido Ezio Brazil. Querendo entrar no top 10 nacional da categoria dos Leves (70 quilos), Jeferson confi rmou que vai entrar no combate mirando o nocaute.

“Minha preparação está ótima. Espero fazer um ótima luta. Vou atrás de um belo nocaute, se Deus quiser. Não conheço meu adversário pessoalmente, porém sei que é um trocador. Também vou para a trocação, mas meu chão está ótimo. Uma vitória seria muito importante, porque quero o cinturão do Rei da Selva e depois

do Mr Cage. Vou entrar na lista dos 10 melhores do Brasil”, garante Jeferson. Favorito ao duelo, Jeferson entrou no mundo das lutas aos 18 anos, quando um

amigo o convidou para treinar muay thai. Quatro anos mais tarde, o atleta foi considerado a revelação do Amazonas no esporte.

“Quando fi z minha primeira luta de MMA, tinha apenas três semanas de jiu-jítsu. Não sabia nada. Graças a Deus, deu tudo certo. Treino muito e estou tendo sucesso na minha carreira. Não importa quem seja meu adversário, vou passar por cima. Estou preparado para lutar e vencer os melhores”, fi naliza o lutador.

(SD System/Amazonas Top Team) (9-2-0) EZIO BRASILQuerendo estragar a festa da torcida manauense que lotará a quadra da Aparecida,

o lutador natural de Boa Vista (RR), Ezio Brasil, vai encarar o favorito do combate, Jeferson Santos, no próximo dia 29 no Rei da Selva Combat.

Com um bom cartel (4 vitórias e uma derrota), o lutador revelou que está preparado para fazer a melhor luta do evento e agradar o público presente no local.

“Estou me preparando não só para lutar, mas para fazer a melhor luta do evento Rei da Selva, para que as portas se abram para o meu Estado e para a minha equipe. Espero que possamos fazer uma ótima luta e levantar os torcedores”,disse Brasil.

Questionado sobre seu adversário, o lutador de Roraima admitiu não conhecer muito sobre o jogo de Jeferson, apesar de ter visto as últimas lutas pela internet.

“Sei poucas coisas dele. Sei que é um ótimo strike, mas não creio que lutará apenas em cima. Acho que ele tentará encurtar a distancia para derrubar. Estou treinando para isso. Aliás, estou treinando forte. Ele não vai me surpreender. Quero mais uma vitória para o meu cartel”, conclui Ezio Brasil, que representará a academia Gigantes de Aço Roraima.

(Gigantes de Aço) (4-1-0)

Buscando abrir portas nos eventos de MMA organizados no Amazonas, o lutador Ranieri Silva tem a pedreira Mario Israel pela frente no Rei da Selva Combat 4. Com 12 lutas na carreira, o atleta que é treinado pelo mestre Cílio Junior garante que está

“Estou me preparando bem. O Mestre Cílio está me treinando na parte de MMA e jiu-jítsu. Já no muay thai e wrestling treino com o mestre Marcio. Faço esse treinamento três vezes por dia. Espero sair de Manaus com a vitória. Respeito o meu adversário. Ele é um atleta muito duro. Não é à toa que é considerado o melhor da categoria no país. Vou dar o meu melhor. Quero dar um show para o público e sair aplaudido do

Raniere vem de derrota, porém, a luta foi na categoria dos moscas (57 quilos). Esse combate contra Mario Israel pode significar um novo recomeço para o lutador que

“Meu começo no esporte foi tardio. Em 2009, entrei no jiu-jítsu. Dois anos depois fiz minha primeira luta amadora. Um ano depois, comecei a treinar muay thai, boxe e wrestling. A partir daí, decidi entrar de vez no mundo da luta e virei profissional”,

Atrás de sua décima vitória no MMA, o atleta da SD System/Checkmat, Heliton dos Santos, vai

enfrentar Thiago Silva Belo no Rei da Selva Combat 4. O lutador vive sua melhor fase na carreira. Ele vem de sete vitórias seguidas e pretende ser o primeiro detentor do

“Minha preparação está boa. Já estou

vai ser muito importante para a minha carreira e uma vitória, mais ainda. So-nho ganhar um cinturão, ainda mais de um evento grande como o Rei da Selva”,

Especialista em jiu-jítsu, Heliton sabe que a luta pode ser definida por detalhes. Preparando-se para defender o forte jogo em pé de Thiago Belo, o lutador admite que

“Sei que meu adversário gosta da trocação. Ele gosta de porrada. Sei onde ele é bom e tam-

bém seu ponto fraco. Vou aproveitar isso para sair bém seu ponto fraco. Vou aproveitar isso para sair vitorioso do cage”, finalizou o lutador que não sabe o

que é perder desde setembro de 2011, quando fracassou

Querendo estragar a festa da torcida manauense que lotará a quadra da Aparecida, o lutador natural de Boa Vista (RR), Ezio Brasil, vai encarar o favorito do combate,

Com um bom cartel (4 vitórias e uma derrota), o lutador revelou que está preparado

“Estou me preparando não só para lutar, mas para fazer a melhor luta do evento Rei da Selva, para que as portas se abram para o meu Estado e para a minha

Questionado sobre seu adversário, o lutador de Roraima admitiu não conhecer muito

“Sei poucas coisas dele. Sei que é um ótimo strike, mas não creio que lutará apenas em cima. Acho que ele tentará encurtar a distancia para derrubar. Estou treinando para isso. Aliás, estou treinando forte. Ele não vai me surpreender. Quero mais uma vitória para o meu cartel”, conclui Ezio Brasil, que representará a academia

Atrás de sua décima vitória no MMA, o atleta da SD System/Checkmat, Heliton dos Santos, vai

enfrentar Thiago Silva Belo no Rei da Selva Combat 4. O lutador vive sua melhor fase na carreira. Ele vem de sete vitórias seguidas e pretende ser o primeiro detentor do

um evento grande como o Rei da Selva”,

Especialista em jiu-jítsu, Heliton sabe que a luta pode ser definida por detalhes. Preparando-se para defender o forte jogo em pé de Thiago Belo, o lutador admite que

“Sei que meu adversário gosta da trocação. Ele gosta de porrada. Sei onde ele é bom e tam-

bém seu ponto fraco. Vou aproveitar isso para sair

THIAGO BELO(ALFA) (6-5-0)

MARIO ISRAEL

Número 1 do Brasil no ranking do peso Galo. Esse é o lutador amazonense Mario Israel. Com nove vitórias no seu cartel, o guerreiro manauense fará a principal luta do Rei da Selva contra o goiano Raniere Silva, e promete levantar a torcida com mais uma bela apresentação.

“Procuro fazer o treinamento buscando o limite e tentando ultrapassá-lo. A cada luta, coloco em minha cabeça que o meu adversário é o melhor do mundo e que devo vencer para fi car no seu lugar. Não conheço muito do Raniere. Apenas me contaram

que ele é um atleta experiente de Goiás. Tive alguns problemas para fechar lutas. Estou parado há sete meses e assinei com o Rei da Selva para voltar ao ritmo de combate. Isso não será um problema, porque vários lutadores de grandes eventos fi cam até mais tempo sem lutar. Estou pronto para fazer um ótimo duelo”, disse Mario.

Não será o primeiro combate de Israel no evento. O lutador participou da primeira edição e saiu do octógono vitorioso. O atleta revelação de 2013 afi rmou que se sente bem lutando no Rei da Selva e que desejava voltar a lutar em Manaus. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

gociação e fechei com os organizadores. É só fazer o meu trabalho no octógono. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

gociação e fechei com os organizadores. É só fazer o meu trabalho no octógono. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

Pretendo dar o show que o público gosta. Vou trocar em cima e se der, levar para o chão e finalizar”, conclui o lutador.

MARIO ISRAEL

Número 1 do Brasil no ranking do peso Galo. Esse é o lutador amazonense Mario Israel. Com nove vitórias no seu cartel, o guerreiro manauense fará a principal luta do Rei da Selva contra o goiano Raniere Silva, e promete levantar a torcida com mais uma bela apresentação.

luta, coloco em minha cabeça que o meu adversário é o melhor do mundo e que devo vencer para fi car no seu lugar. Não conheço muito do Raniere. Apenas me contaram

que ele é um atleta experiente de Goiás. Tive alguns problemas para fechar lutas. Estou parado há sete meses e assinei com o Rei da Selva para voltar ao ritmo de combate. Isso não será um problema, porque vários lutadores de grandes eventos fi cam até mais tempo sem lutar. Estou pronto para fazer um ótimo duelo”, disse Mario.

Não será o primeiro combate de Israel no evento. O lutador participou da primeira edição e saiu do octógono vitorioso. O atleta revelação de 2013 afi rmou que se sente bem lutando no Rei da Selva e que desejava voltar a lutar em Manaus. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

gociação e fechei com os organizadores. É só fazer o meu trabalho no octógono. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

gociação e fechei com os organizadores. É só fazer o meu trabalho no octógono. “Sempre quis voltar, mas acabei tomando outro rumo. Agora, deu certo a ne-

Pretendo dar o show que o público gosta. Vou trocar em cima e se der, levar para o chão e finalizar”, conclui o lutador.

O co-main event do Rei da Selva promete agradar ao público presente na quadra da Aparecida. Reunindo

dois lutadores explosivos como Thiago Belo e Heliton dos Santos, a disputa do cinturão

dos Galos (61 quilos) tem tudo para ser considerada a melhor luta do evento. Querendo sair do octógono com o cinturão no quadril, Thiago Belo não bobeou em sua preparação. Treinan-do todos os dias, o lutador afi rma estar muito focado para levar o título para sua academia, a ALFA.

“Treino de quatro a seis horas por dia. Faço funcional, jiu-jítsu, submis-

sion, boxe e muay thai. Alem disso, faço treinos específi cos de defesa de

quedas e entradas. Sei que meu adversário é um cara duro e considerado um dos maiores lutadores de Manaus. Tenho que entrar focado para fazer um bom combate”, disse Belo.

O lutador, que começou no esporte apenas por curiosidade, revelou que só decidirá a sua estratégia de luta quando o combate começar. Com tudo, Belo garante estar bem preparado para a trocação e luta de solo.

“Quero essa vitória para coroar a minha carreira. Visitei uma academia e achei interessante ver pessoas de menor porte fi nalizando outras de maior”, aponta.

THIAGO BELO(ALFA) (6-5-0)

fi nalizando outras de maior”, aponta.

JEFERSON SANTOS

representar Manaus no desafi o regional que acontecerá no Rei da Selva 4. Seu adversário será o rápido Ezio Brazil. Querendo entrar no top 10 nacional da

vitória seria muito importante, porque quero o cinturão do Rei da Selva e depois do Mr Cage. Vou entrar na lista dos 10 melhores do Brasil”, garante Jeferson. Favorito ao duelo, Jeferson entrou no mundo das lutas aos 18 anos, quando um

amigo o convidou para treinar muay thai. Quatro anos mais tarde, o atleta foi considerado a revelação do Amazonas no esporte.

“Quando fi z minha primeira luta de MMA, tinha apenas três semanas de jiu-jítsu. Não sabia nada. Graças a Deus, deu tudo certo. Treino muito e estou tendo sucesso na minha carreira. Não importa quem seja meu adversário, vou passar por cima. Estou preparado para lutar e vencer os melhores”, fi naliza o lutador.

O co-main event do Rei da Selva promete agradar ao público presente na quadra da Aparecida. Reunindo

dois lutadores explosivos como Thiago Belo e Heliton dos Santos, a disputa do cinturão

dos Galos (61 quilos) tem tudo para ser

quedas e entradas. Sei que meu adversário é um cara duro e considerado um dos maiores lutadores de Manaus. Tenho que entrar focado para fazer um bom combate”, disse Belo.

O lutador, que começou no esporte apenas por curiosidade, revelou que só decidirá a sua estratégia de luta quando o combate começar. Com tudo, Belo garante estar bem preparado para a trocação e luta de solo.

“Quero essa vitória para coroar a minha carreira. Visitei uma academia e achei interessante ver pessoas de menor porte fi nalizando outras de maior”, aponta.

FOTO

S: D

IEG

O J

AN

ATÃ

E04 e 05 - PÓDIO.indd 4-5 21/11/2014 23:08:24

Page 6: Pódio - 23 de novembro de 2014

E6 MANAUS, DOMINGO, 23 DE NOVEMBRO DE 2014

Chapecó (SC) - Mer-gulhado em uma pro-funda crise, na zona de rebaixamento com

33 pontos, na penúltima co-locação, o Botafogo visita a Chapecoense neste domingo, às 17h30 (de Manaus), na Arena Índio Condá, em Chapecó (SC), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se for derrotado, o Glorioso poderá ser rebaixado por antecipação, caso o Vitória supere o Figueirense, em Floria-nópolis (SC). Foi justamente o Figueira que complicou a vida do Alvinegro carioca com um triunfo por 1 a 0 no meio de se-mana. Também lutando contra a degola, a Chapecoense ganhou novo ânimo com a surpreen-dente goleada de 4 a 1 sobre o Fluminense, na quinta-feira (20), em pleno Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Os catarinenses somam 39 pontos.

Como o atacante Jobson teve problemas com Mancini após desperdiçar pênalti contra o Figueirense, o treinador deverá barrá-lo promovendo a entrada de Yuri Mamute. Porém essa mudança não é certa, já que ele viajou com a delegação.

A Chapecoense terá uma mu-dança em relação ao time que venceu o Fluminense. O zagueiro Danny Morais vai ocupar a vaga

de Douglas Grolli, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

No primeiro turno do Cam-peonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), e o Botafogo ganhou por 1 a 0, com um gol do peruano Cachito Ramírez.

Botafogo tenta evitar quedapara a Série BPassando por um momento conturbado, o time carioca pode ser rebaixado hoje

PAU

LO C

AMPO

S/AG

IF/G

AZET

A PR

ESS

FICHA TÉCNICACHAPECOENSEBOTAFOGO

Local:

Horário:

Árbitro:

Arena Índio Condá, em Chapecó (SC)

17h30

Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)

Chapecoense: Danilo, Fabia-no, Rafael Lima, Danny Morais e Rodrigo Biro; Wanderson, Bruno Silva, Diones e Camilo; Tiago Luis e Leandro Técnico: Celso Rodrigues

Botafogo: Jéff erson, Régis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Mario Bolatti e Murilo; Jobson (Yuri Mamute) e Bruno Corrêa Técnico: Vagner Mancini

Flamengo e Criciúma duelam

São Luís (MA) - Um duelo em clima de fi m de festa. Assim pode ser defi -nido o encontro entre Fla-mengo e Criciúma, que se enfrentam neste domin-go, às 15h (de Manaus), no estádio Castelão, em São Luís (MA), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equi-pes estiveram longe de encantar no Brasileirão, muito pelo contrário. O Rubro-Negro, hoje cum-prindo tabela com 47 pon-tos, esteve a maior parte do tempo lutando contra o rebaixamento e evitar a queda foi o grande feito. Para piorar a ira da tor-cida, no meio de semana, o time foi goleado por 4 a 0 pelo Atlético-MG em Minas Gerais.

Apesar disso, o Flamen-go, que vendeu o mando de campo para o Maranhão em busca de uma verba extra, tem muito mais do que comemorar do que o Criciúma, arrasado e em crise após a derrota de 1 a 0 para o Bahia, na quarta-feira, em casa. O resultado manteve o Tigre na lanterna com 30 pontos e nem mesmo com um triunfo neste domingo, o time deverá evitar a queda por antecipação. Não ga-nhando, os catarinenses estarão matematicamen-te na Segundona.

SÃO LUIS

Atacante botafo-guense foi criti-cado por Vagner Mancini no meio de semana

E06 - PÓDIO.indd 6 21/11/2014 23:11:17

Page 7: Pódio - 23 de novembro de 2014

E7 MANAUS, DOMINGO, 23 DE NOVEMBRO DE 2014

Coritiba e Palmeiras no Couto Pereira

Curitiba (PR) - Bicampeões da Série B do Campeonato Brasileiro, Coritiba e Palmeiras fazem confronto direto para não serem obrigados a buscar um terceiro e dispensável título na segunda divisão. Às 17h30 (de Manaus) deste domingo, no Couto Pereira, os dois times, que há dois anos e meio deci-diam a Copa do Brasil no mes-mo palco, defi nem quem chega pior aos últimos jogos desta edição da liga nacional.

A esperança para o Palmeiras é que o meia Valdivia, que fi cou em São Paulo se tratando, consi-ga diminuir as dores na coxa es-querda a tempo de jogar neste domingo. Caso contrário, Felipe Menezes deve, enfi m, sair do time, com Mazinho recebendo nova chance. Os desfalques con-fi rmados são Marcelo Oliveira, suspenso, e Tobio, machucado – Renato e Lúcio devem entrar nos seus lugares.

Em relação ao time do Co-ritiba, mais uma vez o clima é de mistério na defi nição tanto do esquema tático quanto dos titulares. A defi nição deve passar pela utilização ou não de Zé Love. Após sentir dores na coxa diante do Leão, o jogador se apresentou nor-malmente, mas virou dúvida. Se fi car de fora, existe a possibilidade do esquema 3-5-2 voltar, aproveitando que Leandro Almeida está à dispo-sição após cumprir suspensão e poderia atuar ao lado de Welinton e Luccas Claro.

Z-4

Cruzeiro quer comemorar o título contra o GoiásTime celeste só precisa vencer o time esmeraldino para garantir o bicampeonato do Brasileirão neste domingo

Belo Ho-rizonte (MG) - O grito

de bicampeão tem tudo para ecoar no Gigante da Pampulha neste domingo. Líder isolado do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro fi ca com a taça pela segunda vez conse-cutiva com uma vitória simples contra o Goiás. O jogo da taça acontece às 15h, no Mineirão, que vai receber um grande público, confi ante na conquista antecipada do Brasileirão.

O técnico Marcelo Oliveira ainda não defi niu a equipe que vai entrar em campo, mas o treinador tem pro-blemas. O lateral-esquerdo Samudio e o volante Willian Farias levaram o terceiro cartão amarelo e não po-derão enfrentar o Esmeral-dino. Egídio, que ainda se recupera de lesão, deverá atuar no Mineirão. No meio-

campo, Lucas Silva deverá fi car com a vaga.

MudançasA Raposa ainda pode ter

mais desfalques. O lateral-direito Ceará e o atacante Marquinhos deixaram o cam-po, ainda no primeiro tempo contra o Grêmio, machucados e devem fi car de fora contra o Goiás para evitar o agrava-mento das dores para a sequ-ência de jogos da equipe.

Em contrapartida, o time celeste poderá contar com os retornos de Henrique, que estava suspenso, e Marcelo Moreno, que não pode en-frentar o Grêmio por força de contrato. O treinador cru-zeirense ainda vai decidir se poupa alguns titulares devi-do ao desgaste das partidas e também em função da disputa do título da Copa do Brasil, quarta, contra o arquirrival Atlético-MG.

FICHA TÉCNICACRUZEIRO-MGGOIÁS-GO

Local:

Horário:

Árbitro:

estádio Mineirão, em Belo Horizon-te (MG)15h (de Manaus)

Paulo Godoy Bezerra (SC)

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Henrique, Nilton (Lucas Silva), Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno Técnico : Marcelo Oliveira

Goiás: Renan; Felipe Macedo, Jackson, Pedro Henrique e Felipe Saturnino; Amaral, Rodrigo, Thiago Mendes e Ramon; Esquerdinha e Erik Técnico: Ricardo Drubscky

Bde bicampeão tem

tudo para ecoar no Gigante da Pampulha neste domingo. Líder isolado do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro fi ca com a taça pela segunda vez conse-cutiva com uma vitória simples contra o Goiás. O jogo da taça acontece às 15h, no Mineirão, que vai receber um grande público, confi ante na conquista antecipada do Brasileirão.

O técnico Marcelo Oliveira ainda não defi niu a equipe que vai entrar em campo, mas o treinador tem pro-blemas. O lateral-esquerdo Samudio e o volante Willian Farias levaram o terceiro cartão amarelo e não po-derão enfrentar o Esmeral-dino. Egídio, que ainda se recupera de lesão, deverá atuar no Mineirão. No meio-

Técnico Marcelo Oliveira está con-fiante na conquista do bicampeonato cruzeirense ainda neste domingo

LUCAS PRATES/HOJE EM DIA/GAZETA PRESS

E07 - PÓDIO.indd 7 21/11/2014 23:13:49

Page 8: Pódio - 23 de novembro de 2014

E8 MANAUS, DOMINGO, 23 DE NOVEMBRO DE 2014

Corinthians recebe Grêmio por vaga na Libertadores O confronto deste domingo coloca frente a frente dois clubes que brigam diretamente por uma vaga na Libertadores

São Paulo (SP) - Três vi-tórias consecutivas – e uma rodada favorável no meio da semana

– colocaram o Corinthians perto

da Copa Libertadores. Vencer o concorrente direto Grêmio em jogo marcado para as 17h30 (de Manaus) desde domingo, em Itaquera, deixará a equipe

alvinegra com a vaga pratica-mente assegurada.

Um problema maior terá Feli-pão se Hernán Barcos não puder atuar. O centroavante argenti-

no deixou o campo sentindo o pé direito na quinta-feira (20) e virou dúvida para de hoje, com Lucas Coelho como possível substituto. Já o volante Fellipe

Bastos voltará de suspensão no lugar do paraguaio Riveros.

Do outro lado, as notícias são melhores. Depois de se virar sem o peruano Paolo Guerre-

ro e vencer duas partidas na ausência do centroavante, o Corinthians volta a contar com seu principal jogador. Petros também está de volta.

Clássico paulista em Cuiabá

Cuiabá (MT) - O úl-timo clássico de Santos e São Paulo em 2014 terá poucos atrativos. Realizado longe de São Paulo, na Arena Pan-tanal, o jogo das 15h (de Manaus) reunirá um time alvinegro já sem ambições no Campeo-nato Brasileiro e um tri-color mais preocupado com a semifi nal da Copa Sul-Americana.

Com 47 pontos ga-nhos, o Santos iniciou a rodada longe das brigas por uma vaga na próxi-ma Copa Libertadores da América e contra o rebaixamento. Já o vice-líder São Paulo totaliza 66 e, ao mesmo tempo que tem 99% de chances de confi rmar classifi ca-ção ao torneio conti-nental, só possui 1% de ser campeão. Os cálcu-los são do matemático Tristão Garcia.

Justamente por conta da situação na tabela, o técnico Muricy Ramalho mandou a Cuiabá uma equipe repleta de joga-dores considerados re-servas. A exceção será o veterano capitão Rogé-rio Ceni, que fez questão de jogar no Estado onde apareceu para o futebol com o Sinop.

SAN-SÃO

Fluminense tenta recuperação

Recife (PE) - Após ser goleado em casa no meio de semana, o Fluminense busca a recuperação neste domingo, contra o Sport, na Arena Pernambuco. Os tri-colores vão em busca dos três pontos para seguir com chance de conquistar uma vaga na Liber-tadores. Já os pernambucanos vêm embalados de duas vitórias, que afastaram de vez o risco de rebaixamento da equipe.

No Sport, o pensamento é de terminar o Campeonato Brasileiro na melhor posição possível. Os pernambucanos vão mirar uma vaga na Copa Sul-Americana. Nesta tempo-rada, a equipe se classifi cou para a competição continental, mas foi eliminado pelo Vitória logo na primeira fase.

Já no Fluminense, o clima é de pressão. A goleada sofrida para a Chapecoense, no Maracanã, dei-xou os tricolores mais distantes de uma vaga na Libertadores. Com 57 pontos, a equipe carioca está quatro atrás no Atlético-MG, quarto colocado.

EM RECIFE

E08 - PÓDIO.indd 8 21/11/2014 23:15:52