plano de emergência funcionários 2011

38
Plano de Emergência e Plano de Emergência e de Evacuação de Evacuação EBI Mário Beirão

Upload: antgon

Post on 25-Jun-2015

417 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Plano de Emergncia e de EvacuaoEBI Mrio Beiro

y

Os Planos de Emergncia e Evacuao pretendem manter a comunidade escolar em segurana, afastada de situaes de risco, fazendo sair todos os elementos da Escola para os vrios lugares seguros - Pontos de Encontro. Para que os Planos sejam eficazes necessrio que toda a comunidade escolar tenha conhecimento dos mesmos e que todos conheam os riscos que correm, os meios de que dispem e a forma de actuao. Mas, para que se saiba agir em conformidade e com xito, fundamental o treino sistemtico e sistematizado de modo a minimizar os efeitos dos acidentes que possam ocorrer, gerindo de uma forma optimizada os recursos disponveis.

y

Introduo

y y

y

y y

Quadro geral de electricidade - piso 1 (r/c), no trio central da escola. Quadros parciais de electricidade - dois (2) do lado esquerdo (um no r/c e outro no 1 andar); dois (2) do lado direito (um no r/c e outro no 1 andar); um (1) junto ao ginsio/sala de funcionrios; um (1) na cozinha e um (1) no Pavilho Desportivo. Depsito de gs - um (1) no exterior, junto ao gradeamento de acesso ao recinto de estacionamento do Parque de Exposies e do Pavilho Desportivo. Torneiras do gs - cozinha Quatro termo-acumuladores - um (1) no Pavilho Desportivo (entrada pelo exterior); um (1) no Ginsio (entrada pelo exterior), um (1) na cozinha (entrada pelo exterior) e um (1) no bar.

IDENTIFICAO E LOCALIZAO DAS FONTES DE ENERGIA

IDENTIFICAO E LOCALIZAO DOS RECURSOS INTERNOS Extintores portteisy

Nesta instituio existem vinte e um (21) extintores portteis de p qumico ABC de 6 kg e dois (2) de CO2 (um de 2 kg e outro de 5 kg) distribudos pelos seguintes espaos:

Equipamentos de 1 Interveno

R/Cho (Edifcio Central) - Extintoresy y y y y y y y y

um (1) na Portaria um (1) no trio de entrada (junto porta da Biblioteca) dois (2) nos Servios Administrativos dois (2) na cozinha (1 junto ao quadro elctrica (CO2 de 5 kg) e outro perto ao fogo) um (1) no Refeitrio um (1) no Bar um (1) na sala de jogos um (1) junto s escadas dos professores; um (1) no corredor r/c direito (junto s salas 26 a 28)

Equipamentos de 1 Interveno

Planta de Localizao de Extintores R/Cho - edifcio central

1 Piso (Edifcio Central) - Extintoresy y y y y y y

um (1) na Reprografia dois (2) no corredor esquerdo 1 andar (junto s salas 16 a 24) dois (2) no corredor direito 1 andar (junto s salas 5 a 7) dois (2) no corredor central 1 andar (um junto sala 10 e outro junto sala 15) um (1) Sala de Informtica (sala 15)- C02 de 2 kg Um na sala de TIC Um na arrecadao das salas 5 e 6

Equipamentos de 1 Interveno

Planta de Localizao de Extintores 1 Piso - edifcio central

Pavilho Desportivo - Extintoresy

dois (2) no Pavilho Desportivo coberto (1 em frente ao wc para deficientes e outro ao fundo do corredor) dois (2) junto ao depsito de gs (dentro da vedao)

y

Equipamentos de 1 Interveno

Planta de Localizao de Extintores pavilho desportivo

Manta ignfuga y Este recurso est localizado na cozinha, junto ao fogo.

Equipamentos de 1 Interveno

y

No caso de no ter sido possvel a extino do foco de incndio por parte das equipas de interveno e revelar-se necessrio o recurso aos bombeiros, existem no exterior dos edifcios:

Equipamentos de 2 Interveno

Marcos de incndio/Bocas-de-incndioy

Dois (2) marcos de incndio exteriores, localizadas na fachada principal da escola (nas extremidades opostas do edifcio). Cinco (5) bocas-de-incndio armadas interiores, localizadas na parede, trs (3) junto s trs escadas de acesso ao piso superior, uma (1) no refeitrio e uma (1) boca-de-incndio com carretel no Pavilho Desportivo (fundo do corredor de acesso aos balnerios).

y

Equipamentos de 2 Interveno

y

A escola encontra-se dotada de um sistema de campainha para efectuar o toque de entrada e sada de aulas, em caso de emergncia, a campainha tocar trs (3) vezes, indicando aos alunos que devero efectuar ordeiramente a evacuao e deslocarem-se para os locais de reunio. Este estabelecimento de ensino tambm est equipado com um servio central de telefones com extenses colocadas em todos os pontos estratgicos.

y

Meios de Alarme e Alerta

y

Os vrios percursos de evacuao e os locais de reunio de cada um dos sectores, bem como as normas de evacuao esto afixados em todas as salas de aula, no Pavilho Desportivo e no Ginsio. Tambm pelos corredores e em locais estratgicos esto indicados os respectivos PONTOS DE ENCONTRO para onde se devem dirigir todos os elementos da comunidade escolar.

Os nmeros de telefones/moradas teis encontram-se distribudos e afixados pelos vrios espaos do edifcio:y y y y y y y

Direco Servios Administrativos Central Telefnica Pavilho Desportivo Bar Sala de Professores Gabinete do Chefe dos Funcionrios.

Nome da Escola y Descrio da ocorrncia y Localizao da Escola y Tipo de ajuda solicitada y Existncia de vtimas y Medidas j adoptadas (se for solicitado) y Meios de 1 interveno disponveis (se for solicitado)y

Nas Chamadas de Emergncia Indicar:

y

Delegado de segurana (elemento da Direco da Escola) avalia eventuais situaes de emergncia, coordena as aces a desenvolver, determina sobre a evacuao total ou parcial das instalaes. O chefe de segurana, se a situao assim o exigir, manda accionar o alarme para evacuao total da Escola e d ordem para se efectuar a ligao telefnica com as foras intervenientes. Coordenador de Piso (funcionrio responsvel pelo bloco no momento da emergncia) coordena e orienta a aco da equipa de interveno, formada por funcionrios e professores do respectivo sector.

y

Orgos de Comando

DELEGADO DE SEGURANAProf. Joo Godinho

ALARMESr. Jos Palminha D. Nazar Costa

CORTE DE ENERGIASr. Jos Palminha D. Nazar Costa

ALERTA (telef.)D. Natlia Honrio D.Sandra Galrito

COORDENADORES DE PISONuma situao de emergncia o coordenador de cada um dos pisos ser o funcionrio que est de servio no sector

SALAS DE AULA/ SALA DE PROFESSORES/SALA DE DIRECTORES DE TURMA (Evacuao)

Professores

GABINETE DE PSICOLOGIA GAAF/GABINETE APOIOS EDUCATIVOS/ GABINETE DO RGO DE GESTO (Evacuao) Psicloga/Assistente Social/Prof. Ens. Esp./ Elementos da Direco

BIBLIOTECA (Evacuao)

D. Nazar Costa Prof. de Servio

ORGANOGRAMA DA SEGURANA

SERVIOS ADMINISTRATIVOS (Evacuao do pessoal administrativo)Sr. Manuel

GINSIO/BALNERIOS

(Evacuao)Funcionrios de servio

COZINHA/REFEITRIO (Corte Parcial do Gs e evacuao)D. Alice Bravo/D. Cristina Rodrigues/ D. Carolina Alberto.

Calhau

BAR/AUDITRIO (Evacuao)Funcionrios de servio

PAPELARIA (Evacuao)Funcionrios de servio

PAVILHO DESPORTIVO/BALNERIO (Evacuao)Funcionrios de servio

Profs. Ed. Fsica

ABERTURA DO PORTO (P3)Funcionrios de servio

ABERTURA DO PORTO (acesso a Av. Salgueiro Maia)Funcionrios de servio no pavilho

ORGANOGRAMA DA SEGURANA

Equipas de Interveno Alarme

Responsveis

Funo

Sr Jos Palminha D. Nazar Costa Funcionrio de Servio no PBX Os funcionrios do Pavilho em causa Sr. Jos Palminha D. Nazar Costa Funcionrio Responsvel no Refeitrio Coordenadores de piso

Acciona o sistema de alarme acstico que denuncia a ocorrncia Avisa Bombeiros, Proteco Civil, 112 e GNR Utiliza extintores e a rede de incndio armada Procede ao corte geral de energia elctrica. Procede ao corte geral de gs. Controlam a evacuao, em cada pavilho/piso e encaminha as pessoas para a sada

Alerta

1 Interveno

Corte de Energia

Corte de Gs

Evacuao

(sinaleiros) Professores

Equipas de Interveno

Equipas de Interveno

Responsveis

Funo

Presta esclarecimentos aos socorros Informao/ Vigilncia Assessora da Direco ( Prof. Catarina David) externos sobre o local do sinistro e sinistrados e regula a circulao de pessoas e veculos Concentrao Controlo Rene nos pontos de encontro os Professores alunos evacuados e confere a presena de todos Responsvel pela Coordenao Segurana ( Prof. Joo Godinho) Assegura o desenrolar de todas as operaes

Equipas de Interveno

y

O PESSOAL NO DOCENTE vai actuar a vrios nveis, nomeadamente orientando as "filas" que saem das salas, encaminhando para o exterior os alunos dispersos pela Escola, no permitindo correrias, servindo como "sinaleiros" em zonas mais sensveis de modo a evitar grandes concentraes, habitualmente geradoras de pnico, e constituindo as equipas de interveno e de vigilncia. FUNCIONRIOS DE PISO- todo o funcionrio que se aperceba de qualquer situao potencialmente grave deve de imediato avisar o Conselho Executivo da ocorrncia. Dever atacar o sinistro com os meios ao seu alcance (extintores e mangueiras), apenas quando este estiver apenas no incio. Se no o conseguir vencer deve abandonar o local, fechando as portas e as janelas se possvel.

y

Instrues Especiais de Segurana

y

ALARME- o sistema de alarme ser accionado ou pelo chefe dos funcionrios, Sr. Jos Palminha, ou pela D Nazar Costa. CENTRAL TELEFNICA- compete auxiliar de servio, ou quem na sua vez estiver, segundo as orientaes da Direco, accionar os meios de alerta, adequados (telefonar aos Bombeiros). Se a situao assim o exigir e, aps ordem da Direco, dever-se- contactar a Proteco Civil, Nmero Nacional de Socorro e GNR. QUADRO ELCTRICO PRINCIPAL- O Coordenador do piso onde ocorre o sinistro dar a informao para se processar ao corte de energia, no quadro principal. Compete ao chefe dos funcionrios, Sr. Jos Palminha, e D. Nazar Costa desligar o quadro elctrico, que pode ser o geral ou os parciais, conforme a necessidade.

y

y

Instrues Especiais de Segurana

y

PORTARIA- compete ao auxiliar de servio, ou quem na sua vez estiver, ao sinal de alarme, abrir os portes de sada e porto de acesso para veculos, assegurando, de acordo com ordens superiores, o controlo de sada e entrada no recinto, bem como indicar aos Agentes de Proteco (BOMBEIROS) qual o acesso mais adequado ao local em causa. PESSOAL AUXILIAR DE SERVIO NOS PISOS- Ao sinal de alarme, os auxiliares a presentes, devero assegurar que os percursos de sadas esto desimpedidos e orientar os alunos para o Ponto de Encontro previamente definido. Devero, tambm, verificar a inexistncia de discentes nas instalaes sanitrias. Nos pontos crticos (cruzamentos) mandam avanaras filas, no permitindo cruzamentos nem corridas. Se o trajecto definido estiver obstrudo definem um caminho alternativo (que poder ser aquele que utilizado diariamente).

y

Instrues Especiais de Segurana

y

BAR- compete s funcionrias de servio fechar as portas, apagar as luzes e coordenar a sada de todos os elementos pela porta de sada a existente e dirigirem-se ao PONTO DE ENCONTRO 3. PAPELARIA- a D. Maria Jos Dias dever coordenar a sada de todos os elementos do espao, indicar o percurso a efectuar e fechar a porta. Deve depois dirigir-se ao Refeitrio, avisar as funcionrias da cozinha da situao de emergncia, para que estas possam proceder ao corte parcial do gs, abrir a porta de sada a existente e o porto de acesso ao PONTO DE ENCONTRO 3. COZINHA / REFEITRIO- todo o pessoal presente neste local dever interromper as suas tarefas e enquanto umas fecham as portas. A responsvel dever desligar o gs e a electricidade. Se houver alunos no refeitrio, conduzem-nos, juntamente com os professores presentes para o PONTO DE ENCONTRO 3.

y

y

Instrues Especiais de Segurana

y

REPROGRAFIA- A auxiliar presente neste local, dever interromper as tarefas, desligar as mquinas (se possvel), fechar a porta e apoiar a evacuao dos alunos que l se encontrem. Efectuada a tarefa dever dirigir-se para o PONTO DE ENCONTRO 3. PAVILHO DESPORTIVO/BALNERIOS- compete aos professores em aula e aos funcionrios presentes no local, ao ouvirem o sinal de alarme assegurar, se possvel, o corte geral de abastecimento de gs, evacuar os balnerios e assegurar-se que todos os alunos que se encontrem no espao exterior se dirijam para o PONTO DE ENCONTRO 3. BIBLIOTECA- ao sinal de alarme, a auxiliar em servio nesse local, D. Nazar, bem como os docentes que a se encontrarem, devero proceder, com calma, evacuao do espao e dirigir-se para o PONTO DE ENCONTRO 3.

y

y

Instrues Especiais de Segurana

y

GINSIO E BALNERIOS MASCULINOS/FEMININOS- compete aos funcionrios de servio a evacuao destes espaos. SERVIOS ADMINISTRATIVOS- compete ao chefe destes servios, Sr. Manuel Calhau ou a quem o substituir, assegurar-se que todos os elementos abandonam o local e, se possvel, desligar os equipamentos elctricos em funcionamento. O pessoal administrativo dever colocar em segurana os documentos existentes no servio, encerrando-os no cofre. De seguida, devero dirigir-se para o PONTO DE ENCONTRO 3 de forma ordenada e com a rapidez possvel.

y

Instrues Especiais de Segurana

y

GABINETE DO RGO DE GESTO - ao sinal de alarme, ordenado por um elemento da Direco com essa funo, devero estes abandonar o gabinete, desligando, se possvel, todos os equipamentos elctricos em funcionamento e dirigir-se para o PONTO DE ENCONTRO 3. Em caso de necessidade, prestaro auxlio na evacuao de outros elementos. Outro elemento do mesmo rgo prestar toda a informao necessria aos meios de socorro, Pais e Encarregados de Educao, bem como aos meios de Comunicao Social, caso se justifique.

Instrues Especiais de Segurana

y

PORTO DE ACESSO AVENIDA SALGUEIRO MAIAprioridades para a abertura do porto (funcionrios de servio no pavilho desportivo). PORTO DE ACESSO AO ESTACIONAMENTO DO PARQUE DE EXPOSIES- prioridades para a abertura pelo funcionrio de servio portaria. Os funcionrios do 1 piso devero estar colocados perto da escadaria, a fim de orientar os alunos e tentar impedir situaes de pnico. Os funcionrios do 1 piso, depois de terem aberto as portas de sada, colocar-se-o no fundo das escadas, a fim de orientar a sada ordenada dos alunos. Os dois portes devero ser imediatamente abertos em caso de emergncia.

y

y

y

Instrues Especiais de Segurana

Ao ouvir o sinal de alarme dever repetir a ordem de evacuao com voz calma e autoritria de forma a evitar o pnico; y Seguir as indicaes / instrues especficas que constam nos planos de emergncia e evacuao, de acordo com o lugar que ocupa no momento y Dirigir os alunos para as sadas do edifcio da escola, orientando os alunos para as vias de evacuao a utilizar (trajecto indicado nas plantas de emergncia)y

Procedimentos a adoptar em caso de incndio

No deve deixar os alunos regressarem ao edifcio da Escola sob qualquer pretexto y Deve ser o ltimo a abandonar salas e/ou corredores e dirigir-se para o local de concentrao (ver plantas de evacuao) y Devem permanecer no local de concentrao at receber instrues das entidades competentesy

Procedimentos a adoptar em caso de incndio

Manter os alunos afastados das janelas, lmpadas, mveis ou objectos grandes ou pesados y Ordenar que se protejam debaixo das mesas, nos cantos das salas ou debaixo das portas interiores y Transmitir todas as ordens com voz calma e segura de forma a evitar o pnicoy

Procedimentos a adoptar em caso de sismo

y

y

y

Aps o 1 abalo seguem-se outros de menor intensidade (rplicas), por isso no deve deixar os alunos abandonarem a sala e os locais de proteco, sem ter a certeza que estes j no correm perigo ou sem ter ouvido o sinal de alarme Se considerar seguro abandonar o local, d a ordem de evacuao e oriente os alunos no percurso de evacuao, em direco ao ponto de concentrao Verificar se todos os alunos se mantm afastados do edifcio da Escola em direco ao local de concentrao

Procedimentos a adoptar em caso de sismo

Percursos de Evacuao - edifcio central

Percursos de Evacuao R/Cho

y y

Dia 10 de Novembro 10horas e 15 minutos Exerccio de Evacuao; 15 Horas Formao de Extintores Perguntas

y y

Mais informaes

y

Obrigado pela vossa ateno.