planejamento da capacidade - 3 aula

7

Click here to load reader

Upload: elyse-cipriano

Post on 08-Aug-2015

45 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Planejamento Da Capacidade - 3 Aula

1

PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE – (Daniel Augusto Moreira, Cap. 6 pag. 146)

NECESSIDADES DE EQUIPAMENTOS: Produtos Manufaturados

m = número de máquinas necessáriot = tempo de processamento para a operação - (normalmente em minutos)N = quantidade de produção ou quantidade de repetiçãoh = horas de trabalho que a máquina estará disponívele = eficiência – (fração de tempo que se espera que a máquina esteja operando)

Ex.: Uma peça deve passar por três diferentes operações O1, O2 e O3, a serem processadas em três máquinas M1, M2 e M3, com os seguintes tempos:

Operação Máquina Duração (min)O1 M1 0,48O2 M2 0,10O3 M3 0,24

As máquinas estão disponíveis para utilização durante um turno diário de 8 horas. Existe, por outro lado, a necessidade de se processar 5.000 peças por dia. Determine o número de máquinas de cada tipo que deve ser alocado às operações, assumindo que essas máquinas estarão paradas 10 % do tempo para reparos e manutenção.

PLANEJAMENTO DE PESSOAL EM POSTOS DE ATENDIMENTO

k = quantidades de atividades a serem realizadasn = número de funcionário para realizar a atividade i Ni = demanda diária para a atividade i, ou seja, o número de vezes que a atividade é cumpridati = duração média da atividade i (em minutos)e = eficiência média do pessoal, ou seja, a fração de tempo útil dedicada às atividadesT = duração do dia de trabalho (em horas)

Um posto de atendimento médico apresenta três diferentes atividades ligadas ao pré exame de mulheres grávidas: o preenchimento de uma ficha (atividade A1), que demora em média 8 min; uma entrevista (atividade A2), que toma cerca de 10 min; e por último, a pesagem e a medida de pressão arterial que juntas (atividade A3), consomem aproximadamente 5 min. O posto atende cerca de 100 mulheres por dia em 6 horas de trabalho. Supondo que 20 % do tempo de trabalho será dedicado a momentos de descanso, necessidades pessoais, determine o número de atendentes supondo que cada um deles possa desempenhar as três atividades. Haverá

Page 2: Planejamento Da Capacidade - 3 Aula

2

alguma alteração nesse número se for feita a restrição de que cada um dos atendentes deve ligar-se a apenas uma das atividades?

CURVAS DE APRENDIZAGEM

Y = a.n-b

Y = tempo para fazer a nésima unidade (ou repetição)a = tempo para fazer a primeira unidade (ou execução)b = é uma constante para uma curva de aprendizagem de 100pn-b = valor que pode ser tabelado

Usos da Curva de Aprendizagem

No planejamento das necessidades de mão de obra No planejamento de custos Em negociação

ANÁLISE ECONÔMICA – (Norman Gaither, Cap. 4 pag. 118)

Page 3: Planejamento Da Capacidade - 3 Aula

3

Conceito de Alavancagem Operacional

“È uma medida da relação entre os custos anuais de uma empresa e suas vendas anuais. Se uma porcentagem elevada dos custos de uma empresa for fixa, diz-se que ela tem um grau elevado de alavancagem operacional. Um grau elevado de alavancagem operacional, quando as outras coisas permanecem constantes, implica que uma mudança percentual relativamente pequena nas vendas resultará uma grande mudança percentual na renda operacional (a diferença entre as vendas anuais e os custos de produção anuais)”

O conceito de alavancagem operacional tem as seguintes implicações importantes para a escolha do projeto de processo:

1. Lucros de longo prazo maiores podem ser realizados a partir de processos de produção com uma alavancagem operacional maior assim que o volume de produção atinge certo nível (Ponto EP).

2. Prejuízos de longo prazo maiores podem resultar de processos de produção com alavancagem operacional maior se o volume de produção for menor do que o ponto de equilíbrio (Ponto BE2).

3. Quanto maior a alavancagem operacional de um processo de produção, maior será a incerteza de lucros futuros.

4. Quanto maior a incerteza das previsões de vendas, maior o risco de prejuízos quando são usados processos de produção com elevada alavancagem operacional.

Page 4: Planejamento Da Capacidade - 3 Aula

4

Ex.: Três processos de produção - Automatizado (A), manufatura celular (C) e job shops (J) – têm a seguinte estrutura de custo:

Processo Custo Fixo por Ano

Custo Variável por Unidade

A $ 110.000 $ 2C 80.000 4J 75.000 5

a) Qual é o processo mais econômico para um volume de produção de 10 mil unidades por anos?b) Em qual volume cada um dos processos seria preferível?

ANÁLISE ECONÔMICA – (Daniel Augusto Moreira, cap. II pag. 143)CT = custo total associado à produção de q unidades do produtoCF = custo fixo total (independente de q)CVU = custo variável (direto) unitário, ou seja, o custo para se fazer uma unidade levando em conta apenas os custos diretos sobre o produtoR = receitaPV = preço de venda unitárioL = lucro

CT = CF + q.CVU

R = q.PV

PONTO DE EQUILÍBRIO → CUSTO TOTAL = RECEITA

CT = CF +q.CVU = R = q.PV

Ou

Page 5: Planejamento Da Capacidade - 3 Aula

5

ECONOMIA EM ESCALA – (Norman Gaither, Cap. 6, pag. 172)

Os gerentes devem decidir entre duas abordagens.

1. Investir fortemente numa grande instalação: Exige um grande investimento inicial; Terá um melhor nível operacional; Atenderá as necessidades de capacidade atuais e futuras.

2. Investir num projeto de instalação inicial e expandir a capacidade de longo prazo incrementalmente quando necessário.

Page 6: Planejamento Da Capacidade - 3 Aula

6