pequisa benchmarking em gerenciamento de projetos brasil 2008

127
Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros 2008 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Brasil ESTUDO DE BENCHMARKING EM 2008 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI PMI-RJ PMI-AM PMI-BA PMI-CE PMI-DF PMI-ES PMI-GO PMI-MG PMI-PE PMI-PR PMI-RS PMI-SC PMI-SP RELATÓRIO PRINCIPAL PERSPECTIVA GERAL

Upload: felipe-guedes-pinheiro

Post on 02-Nov-2014

3.447 views

Category:

Business


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 1

ESTUDO DE BENCHMARKING EM

2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOSBrasil

Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute

PMI

PMI-RJPMI-AM

PMI-BA

PMI-CE

PMI-DF

PMI-ES

PMI-GOPMI-MG

PMI-PE

PMI-PR

PMI-RS

PMI-SC

PMI-SP

RELATÓRIOPRINCIPAL

PERSPECTIVAGERAL

Page 2: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 2

Política de Copyright

Este relatório é o resultado do trabalho voluntário de vários profissionais de todo o país,representando suas respectivas seções regionais do Project Management Institute - PMI.

A utilização deste relatório é livre e gratuita para toda a comunidade brasileira deGerenciamento de Projetos.

Solicitamos apenas que seja preservada a devida referência a fonte das informações:“Fonte: Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008, ProjectManagement Institute – Chapters Brasileiros”.

Page 3: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 3

Índice

Introdução…………………………………………………………………………………………………….. Mensagem de Abertura………………………………………………………………………………………………………Apresentação……………………………………………………………...………………………………………………….Prefácio……………………………………………………………………………………………………………………….. Realização…………………………………………………………………………………………………………………..... Homenagem à Equipe de Trabalho………………………………………………………………………………………...

O Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil……..………………………... O que é Benchmarking…………………………………………………………………………..….……………………… Objetivos do Estudo………………………………………………………………………………..……………………….. Abordagem Técnica…………………………………………………………………………………..……………………. Aspectos Abordados pelo Estudo……………………………………………………………………..………………….. Metodologia de Pesquisa………………………………………………………………………………..………………… As 373 Organizações Participantes…………………………..…………………………………………..……………… Apresentação dos Resultados……………………………………………………………………………..………………

Resultados 2008……………………………………………………………………………….…………… Perspectiva Geral……………………………………………………………………………………………..…………….

1 - Perfil das Organizações Participantes………………………………………………………………………..……….....…... 2 – Aspecto Cultura Organizacional………………………………………………………………………………..………….…. 3 – Aspecto Estrutura Organizacional………………………………………………………………………………..……….….. 4 – Aspecto Portfólio de Projetos………………………………………………………………………………………..….......... 5 – Project Management Office…………………………………………………………………………………………..……….. 6 – Processos e Metodologia……………………………………………………………………………………………..……….. 7 – Desenvolvimento Profissional…………………………………………………………………………………………..……..8 – Ferramentas……………………………………………………………………………………………………………….….... 9 – Desempenho e Resultados………………………………………………………………………………………………..….. 10 – Análises Especiais ……………………………………………………………………………………………………………

Perspectiva por Setor (Anexo 1).……………………………………………………………………………………......... Perspectiva por Porte de Projeto (Anexo 2).……………………………………………………………………....…….. Perspectiva por Região Geográfica (Anexo 3) …………………………………………………………………………..Perspectiva por Estados da Federação (Anexo 4) ………………………………………………………………………

456789

1011121314161923

2627283542475768819299

112123124125126

Page 4: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 4

INTRODUÇÃO

Page 5: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 5

Parabenizo a todos os voluntários do grupo de desenvolvimento do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil pelo excelente resultado alcançado e pela demonstração clara de integração entre os chapters Brasileiros.

Agradeço especialmente a Americo Pinto pela coordenação do estudo e a Paulo Ferreira pela coordenação da integração nacional, os quais uniram esforços em prol da comunidade brasileira de gerenciamento de projetos.

Ressalto ainda que o Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008 estará sendo utilizado no PMI Business Plan Brazil/Latin America, o que demonstra a sua grande importância a nível internacional.

Mais uma vez agradeço aos voluntários que dedicaram seu precioso tempo e expertise neste projeto e desejo uma boa leitura a todos.

Atenciosamente,

Eduardo Maximo EspínolaComponent Mentor, Região 13 (Brasil), Project Management InstituteDezembro de 2008

Mensagem de Abertura

Page 6: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 6

Prezados Membros da Comunidade Brasileira de Gerenciamento de Projetos,

Com enorme prazer e alegria apresentamos o Relatório do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008. Os resultados são significativos e, como nos estudos anteriores, serão extremamente úteis para apoiar e embasar outros estudos posteriores, fundamentados nos resultados deste trabalho, que já se tornou uma importante referência nacional para empresas, organizações, autores, professores, estudantes e profissionais de Gerenciamento de Projetos.

Estamos especialmente felizes, pois em seu sexto ano de vida, o estudo se consolidou a nível nacional e com grande incremento no número de organizações participantes: Hoje, todas as seções regionais do PMI no Brasil são realizadoras desta iniciativa, a qual o PMI-Rio de Janeiro tem imensa honra de coordenar, através do líder do Grupo Estratégico de Benchmarking, Américo Pinto e de todos os voluntários que tornam possível este sonho.

O Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos começou em 2003 como uma iniciativa local e hoje atinge empresas do Brasil inteiro, do “Oiapoque ao Chuí”, incluindo também, um maior número de segmentos da cadeia produtiva nacional, os quais a cada ano são melhor identificados e segmentados. A expansão dessas duas dimensões, geográfica e setorial, confere aos resultados do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008 uma maior abrangência, maior significado e ,conseqüentemente, maior relevância.

Nossas congratulações e agradecimentos a todos os participantes desta iniciativa em 2008: as empresas que responderam a pesquisa; os voluntários de todas as seções regionais brasileiras do PMI que participaram ativamente do trabalho; Seus respectivos Presidentes, que deram todo o apoio e tornaram esta iniciativa de fato única e nacional.

Esperamos rever todos no próximo ano e com a sua ajuda, ampliar cada vez mais a participação neste estudo, para termos a mais completa visão do gerenciamento de projetos no Brasil.

Atenciosamente,

Walther KrausePresidente , PMI - Rio de [email protected] de 2008

Apresentação

Page 7: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 7

Desde o lançamento da primeira edição do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil, em 2003,organizações e profissionais de todo o país passaram a ter acesso a informações importantes sobre práticas e tendênciasobservadas no cenário brasileiro.

Em uma evolução gradual ao longo das seis edições já realizadas, chegamos a 2008 com nada menos que 373 empresasparticipantes, 8 setores, 4 regiões e 9 estados segmentados e um nível de profundidade que contribuiu significativamente para oaumento de qualidade dos resultados apresentados.

Estima-se que milhares de estudantes, profissionais e organizações em todo o país têm hoje acesso aos resultados do estudo,através de relatórios distribuídos e acessados livre e gratuitamente, reforçando o seu propósito de servir como base para odesenvolvimento de profissionais e organizações em todo o Brasil.

Na sua edição 2008, o Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil mais uma vez apresenta o posicionamentode importantes segmentos empresariais brasileiros, servindo como importante ponto de referência para todos que tenhaminteresse em alcançar a excelência e o sucesso no Gerenciamento de Projetos.

Gostaria também de destacar algumas novidades importantes da edição 2008: As segmentações por estado, por regiãogeográfica e, principalmente, as análises especiais decorrentes do cruzamento entre perguntas do questionário e que demonstramde forma clara e consistente uma série de relações de causa e efeito entre o Gerenciamento de Projetos e o sucesso dasorganizações.

Em 2008, o Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil reforça a sua importância como o mais amplo ecompleto estudo realizado sobre o tema no Brasil, fruto do trabalho voluntário de diversos profissionais e do apoio institucionalintegrado de todas as seções brasileiras do Project Management Institute.

Bom proveito a todos e sucesso em seus projetos!

Américo PintoCoordenador Geral do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos [email protected] de 2008

Prefácio

Page 8: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 8

O Project Management Institute – PMI é umaassociação não governamental, sem fins lucrativos,que lidera o desenvolvimento da disciplina"Gerenciamento de Projetos“ no mundo, possuindoatualmente cerca de 265 mil membros filiados em170 países.

Fundado nos Estados Unidos, em 1969, o PMI érepresentado no Brasil por 13 seções regionais,também chamadas de chapters. Esta iniciativa,criada em 2003 pela seção Rio de Janeiro, é hoje oresultado do trabalho integrado de todas estasseções PMI, na condição de realizadoras doEstudo de Benchmarking em Gerenciamento deProjetos Brasil 2008.

Este relatório, tal como acontece desde a criaçãodeste estudo, é doado a toda a comunidade degerenciamento de projetos brasileira, através dasua divulgação livre, gratuita e irrestrita.

Realização

PMI

PMI-RJPMI-AM

PMI-BA

PMI-CE

PMI-DF

PMI-ES

PMI-GOPMI-MG

PMI-PE

PMI-PR

PMI-RS

PMI-SC

PMI-SP

Page 9: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 9

Este relatório é o resultado do trabalho de diversos profissionais de todo o país, que trabalharam voluntaria-mente, com toda a dedicação, para tornar realidade mais uma edição deste estudo.

Apresentamos abaixo, em ordem alfabética, o nome destes profissionais que fizeram história no Brasil em 2008, dando uma enorme contribuição para o desenvolvimento das práticas de Gerenciamento de Projetos no país.

Homenageamos ainda aos Presidentes de todas as treze seções regionais do PMI no Brasil e ao Mentor do PMI no Brasil, Eduardo Maximo Espinola. Por darem sempre todo o apoio necessário para transformar esta iniciativa em um efetivo exemplo de integração nacional.

• Alisson Selaro, Ceará • Américo Pinto, Rio de Janeiro • Arno Bollmann, Santa Catarina• Cláudia Bueno, Rio de Janeiro • Elizeu Bôto, Bahia • Flávio Costa, Distrito Federal • Flávio Marins, Paraná • Gutenberg Silveira, São Paulo • Marcelo Caixeta, Goiás • Marcelo Cota, Distrito Federal • Matheus Rodrigues, Espírito Santo

• Mauro Sotille, Rio Grande do Sul • Miriam Machado, Espírito Santo• Néstor Delisa, Espírito Santo• Nikolai Albuquerque, Santa Catarina • Patrícia Farias, Rio de Janeiro• Paula Zygielszyper, Rio de Janeiro • Paulo Ferreira, São Paulo• Paulo Rogério Silva, Amazonas• Rosana Miranda, São Paulo • Rosária Russo, São Paulo • Virgínia Ferreira, Pernambuco • Wagner Maxsen, Minas Gerais

Homenagem à Equipe de Trabalho

Page 10: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 10

O ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS BRASIL

2008

Page 11: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Apresentação

Benchmarking é um processo contínuo e sistemático para medir e comparar processosorganizacionais.As Organizações que participam deste processo têm a oportunidade de compartilharinformações e experiências que podem ajudá-las a agir para melhorar seu desempenho,respondendo a perguntas como: Estamos adotando as melhores práticas? Nossosprocessos são eficientes em relação aos das Organizações de nosso setor?

Dentre os diversos benefícios fornecidos por um estudo de benchmarking é possível citar:

• O estímulo à mudança e a busca por melhorias em processos e práticas;• A fundamentação de ações internas a partir de comparações externas;• A reflexão da organização com referência aos seus indicadores de desempenho e

suas práticas de trabalho;• O auxílio na definição de metas estratégicas e operacionais.

11

O que é Benchmarking?

Page 12: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Apresentação

O Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil tem por objetivoapresentar um perfil de importantes setores da economia, no que diz respeito àGerenciamento de Projetos, oferecendo:

•Estatísticas sobre práticas de Gerenciamento de Projetos utilizadas;

•Nível de adequação dos setores da economia às melhores práticas;

•Ferramentas e técnicas mais utilizadas;

•Perspectivas e tendências em Gerenciamento de Projetos.

12

Objetivos do Estudo

Page 13: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Apresentação

Este estudo aborda oito aspectos importantes para identificar o alinhamento dasOrganizações às melhores práticas em Gerenciamento de Projetos. A análise de cada umdestes aspectos está retratada em seções do estudo.

Os resultados obtidos foram gerados a partir de um conjunto detalhado de questões, quesob análise, foram capazes de identificar a situação de cada segmento pesquisado, bemcomo as práticas em uso e as tendências observadas.

As Organizações participantes responderam a um questionário eletrônico na Internet compouco mais de uma centena de perguntas, as quais foram utilizadas como base para odesenvolvimento do estudo.

13

Abordagem Técnica

Page 14: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 14

Aspectos Abordados pelo Estudo

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de

Projetos Brasil2008

CulturaOrganizacional

EstruturaOrganizacional

Gestão de Portfólio de

Projetos

Project Management

Office

Processos e Metodologia

DesenvolvimentoProfissional

Tecnologia de Suporte

Desempenho e Resultados

Page 15: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Apresentação

1. Cultura Organizacional - Esta seção examina o quanto a cultura das Organizações está adaptada ao ambientede projetos e quais as tendências observadas em cada setor.

2. Estrutura Organizacional - Esta seção examina como as estruturas organizacionais estão suportando odesenvolvimento do Gerenciamento de Projetos nas Organizações e quais as tendências observadas em cadasetor.

3. Gestão do Portfolio de Projetos - Esta seção examina como as Organizações estão tratando o seu portfolio deprojetos, o grau de adequação às melhores práticas e as tendências observadas.

4. Project Management Office - Esta seção examina como as Organizações estão estruturando os seusEscritórios de Projetos e quais as tendências observadas.

5. Processos e Metodologia - Esta seção examina o grau de adequação das Organizações às mais importantespráticas em Gerenciamento de Projetos, avaliando processos e metodologias existentes.

6. Desenvolvimento Profissional - Esta seção examina o grau de adequação das Organizações às maisimportantes práticas de desenvolvimento profissional e as tendências observadas.

7. Ferramentas - Esta seção examina quais as tecnologias de suporte estão sendo utilizadas pelos profissionaisem Gerenciamento de Projetos e Organizações e em que extensão estas podem colaborar para os resultados.

8. Desempenho e Resultados - Esta seção examina o desempenho e os resultados auferidos pelas Organizaçõesno que tange ao Gerenciamento de Projetos, identificando os principais problemas, necessidades e fatorescríticos de sucesso.

15

Aspectos Abordados pelo Estudo

Page 16: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Um dos fatores críticos para o sucesso deste estudo foi seu desenvolvimento e aplicaçãoestarem fundamentados por uma metodologia de pesquisa estruturada e eficaz.

Apresentamos a seguir a metodologia utilizada no desenvolvimento do estudo.

16

Metodologia de Pesquisa

Planejamento Preparação da Pesquisa Coleta de Dados Análise e

DesenvolvimentoComunicação

dos Resultados

Page 17: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Detalhamos abaixo os principais passos da metodologia utilizada no estudo:

PlanejamentoDefinir o escopo e a estratégia globalDefinir o plano de trabalhoIdentificar aspectos críticosPesquisar informações sobre o temaIdentificar participantes potenciais

Preparação da PesquisaConvidar Organizações ParticipantesDeterminar os métodos de pesquisaDeterminar áreas de interesse para pesquisaDesenvolver questões do estudoPreparar os questionários eletrônicos

Coleta de DadosConfirmar participantesDisponibilizar questionários eletrônicosEsclarecer dúvidas e suportar o preenchimentoReceber questionários eletrônicos preenchidosRevisar o material recebido e solicitar eventuais ajustes

17

Metodologia de Pesquisa

Page 18: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Análise e DesenvolvimentoCompilar informaçõesDesenvolver análise estatísticaDesenvolver painéis gráficos para demonstrar os resultadosPreparar o relatório final do estudo

Comunicação de ResultadosDisponibilizar resultados para os participantesDisponibilizar resultados para a comunidade

Este estudo foi regido com base no código de conduta de Benchmarking da International Benchmarking Clearinghouse, o que garante a total confidencialidade das informações fornecidaspelas Organizações participantes.

18

Metodologia de Pesquisa

Page 19: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

19

As 373 Organizações Participantes

3M do BrasilAbbott Laboratórios do BrasilAccenture do BrasilAccera Supply Chain SolutionsAcessoTI Tecnologia da InformaçãoAché Laboratórios FarmacêuticosAcropolisACS ‐ Algar CallCenter ServiceAD&M Consultoria EmpresarialAdd Technologies Engenharia de SistemasADN TecnologiaAdvanced SolutionAeCAgência Brasileira de Desenvolvimento IndustrialAgência XXI Meio Ambiente e Culturaakr‐projetos offshore e industriaisAlellyxAltisAlto AlegreAltus Sistemas de Informática Amanco BrasilAnglo American BrasilAP2M Eng ConsultivaApex‐BrasilAPMI de CambéAporte Gestão Empresarial e TecnologiaAracruz CeluloseArcelorMittal TubarãoArpoador ConsultoriaAtlas Copco BrasilATP Tecnologia e Produtos

ATW BrasilAvantiAverage TecnologiaBanco de Desenvolvimento do Espírito SantoBanco de Lage LandenBanco do BrasilBanco RealBBKO ConsultingBDMG ‐ Banco de Desenvolvimento de MGBdP ECO (Grupo Bolsa de Projetos)BearingPointBetha SistemasBeware Consultoria EmpresarialBimbo do BrasilBISA Tecnologia de InformaçãoBradesco SegurosBrasil TelecomBrasilprev Seguros e PrevidênciaBSF EngenhariaBusiness Indicators ‐ Gestão & TIC.E.S.A.R ‐ Centro de Estudos e SistemasCâmara dos DeputadosCamargo Corrêa Desenvolvimento ImobiliárioCAS tecnologia da informaçãoCasa Magalhães Com. e RepresentaçõesCaterpillar BrasilCDL/BH ‐ Câmara de Dirigentes Lojistas de BHCDS InformáticaCELG DistribuiçãoCemig Geração e TransmissãoCentro de Alta Tecnologia e Inovação em Software

Centro Universitário Jorge AmadoCetil SistemasCETIPCGeS Consultoria e Serviços de InformáticaChemtechChoice TechnologiesCia. Bras. de Soluções e Serv. ‐ Cartões Visa ValeCIL Comércio de Informática Ltda ‐ NAGEMCinq TechnologiesCIN‐UFPE Projeto EpsonCírculo Operário CaxienseCitibankComau do brasilComdataCompanhia de Gás de Santa CatarinaCompanhia Hidro Eletrica do Sao FranciscoCompass InternationalConfea ‐ Conselho Federal de EngenhariaConfederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)ConsCiência Soluções e TecnologiaConsistConstruções e Comércio Camargo CorrêaConstrutora Norberto OdebrechtConstrutora SuryaConstrutora TriunfoContart Tecnologia e Gestão em InformáticaConvergysCooprojetosCooter Aplicações TecnológicasCorreio BrazilienseCREA‐PE

19

Page 20: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 20

CSN ‐ Cia. Siderúrgia NacionalDataciDatainfoDatasulDatasul ECMDATASUS ‐ Departamento de Info. do SUSDHB Componentes AutomotivosDifferenciata Desenv.de EngenhariaDocumentar Tecnologia e InformaçãoDotCom SolutionsDoupler InternetDoux FrangosulDrive Consultoria e InformáticaDrogario FarmaciasDsoft SistemasECO SistemasEditora AbrilEJEP ‐ Empresa Jr. de Engenharia de ProduçãoEletrobrás TermonuclearEmbraerEmpresa Junior Mackenzie ConsultoriaEndesaEnfil Controle AmbientalEngevix EngenhariaEricsson TelecomunicacoesEsmaltecEstaleiro MauaEST‐Engenharia e Sistemas do BrasilExcellence Gestão EmpresarialFábrica Carioca de CatalisadoresFabriCO

FCAP Jr. ConsultoriaFECOMÉRCIO‐RJFishyFivecomFlowserve do BrasilFort Dodge Saúde AnimalFrigorífico CerattiFTC ‐ Faculdade de Tecnologia e CiênciasFund. Universidade do Sul de Santa CatarinaFundação CERTI ‐ Centro de Convergência DigitalFundação Desembargador Paulo Feitoza ‐ FPFFundação Dom CabralFurnas Centrais ElétricasGEGenius Instituto de TecnologiaGlaxoSmithKlineGlobal Crossing Latin AmericaGlobalNova do BrasilGlobo ComunicaçãoGrendeneGrupo GerdauGrupo ProviderGrupo RBS ‐ Rede Brasil Sul de ComunicaçãoGrupo Santander Brasil ‐ Banco RealGuimar EngenhariaHerbarium Laboratório BotânicoHOLD Consultoria e PlanejamentoHospital Alemão Oswaldo CruzHospital Santa CatarinaIAG/PUC‐RioIBM Brasil

As 373 Organizações Participantes

IEL/SC ‐Instituto Euvaldo Lodi de Santa CatarinaImagem Sistemas de InformaçõesImago IT SolutionsInfoChoiceInfoglobo ComunicaçõesInfoSERVERInfoSist Negócios de InformáticaInfotec Consultoria e PlanejamentoIniciativa Empresa JúniorInluminiInnovaInnovit Gestão de ProjetosInovaluzGestora de Iluminação UrbanaInstituto de Administração e Gerência da PUC‐RioInstituto de Energia da PUC‐RIO ‐ IEPUCInstituto de Pesquisas EldoradoInstituto de Tecnologia de PernambucoInstituto Nokia de TecnologiaInstituto Recôncavo de TecnologiaInstituto Ronald McDonaldIntelig TelecominTera TecnologiaInternational Paper do BrasilIUNI EducacionalJabil do Brasil Ind EletroeletronicaJaraguá Equipamentos IndustriaisJBR EngenhariaJP Indústria FarmacêuticaKaizenKPMG Auditores IndependentesLaboratório Itautec ‐ CIn/UFPE

Page 21: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 21

Lanlink InfomáticaLG InformáticaLight SESALiquigás DistribuidoraLogos EngenhariaLojas RennerLyon EngenhariaM7 Solucoes em ProjetosMadal PalfingerMagna SistemasMagnum Consultoria EducacionalMaiojama Empreendimentos ImobiliáriosMallett ConsultoriaMapsMarca Sistemas de Computacaomaritima segurosMartins Com Serv DistribuicaoMatec EngenhariaM‐Cash Pagamentos MóveisMcFox Software DesignrMectron Engenharia, Indústria e ComércioMeta ITMétodo EngenhariaMI Montreal InformáticaMicrocity Computadores e SistemasMídias EducativasMineração CaraíbaMMX ‐Mineração e MetálicosModular Mining SystemsMódulo Technology for GRCMongeral Seguros e Previdência

Move CRM ConsultoriaMRS LogísticaMRV Engenharia e ParticipaçõesMXM SistemasNansen S/A Instrumentos de PrecisãoNatura CosmeticosNepenNestlé BrasilNewtrend ‐ Tendencias TecnológicasNextPlan Soluções em TecnologiaNortelNotória Consultores AssociadosNúcleo de Desenv. e Difusão TecnológicaNVi Nova Visão InformáticaOgniOIOlimpus AutomotiveOpenUX Serv. e Solucoes em TIPath ITTSPentagrama Consultoria e SistemasPerkonsPetrel Consultores AssociadosPetrobrasPetrobras Transporte  ‐ TranspetroPioneiros BioenergiaPitang Consultoria e SistemasPlusoft InformáticaPM Tech Capacitação em ProjetosPMQM Gerenciamento de ProjetosPMSolutionPMStrategics

As 373 Organizações Participantes

Poliedro Informática, Consultoria e ServiçosPortal UnimedPredictaProcad SoftwaresPROCERGS ‐ Cia Proc Dados RGSProdabel ‐ Empresa de Informática de BHProdasen ‐ Senado FederalPRODEBProdesp ‐ Processamento de Dados de SPProject BuilderProjeto PortalProjExecutive ‐ Projetos ExecutivosPromonPromonLogicalisProsperi TecnologiaProsul Projetos Supervisão e PlanejamentoProvider Tecnologia de SistemasPrudential do Brasil Seguros de VidaQualidados Consultoria e SistemasQualiti Software ProcessesRamos Andrade EngenhariaRed & White IT SolutionsRedmarkReta EngenhariaREXAM Can Beverage South AmericaRobert Bosch LtdsRodobens CorporativaRQ Gestão EmpresarialRudolph UsinadosSalomão & Zoppi Medicina DiagnósticaSandoz do Brasil Industria Farmaceutica

Page 22: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 22

Sanofi‐Aventis FarmacêuticaScheme ConsultoriaSCIT Consultores AssociadosSecretaria da Fazenda do Estado da BahiaSecretaria da Fazenda do Estado de GoiásSecretaria da Fezanda do Estado de PESecretaria de plan. e gestao de ManausSecretaria de Estado de Saúde de MGSecretaria de Gestão Pública de SPSecretaria de Orçamento Federal ‐ SOFSecretaria de Saúde e Ação Social de SobralSecretaria do Planejamento e Gestão do RSSecretaria Municipal de Saúde de BHSenior SistemasSerasaSerproSescoopSetor de Informática ‐ UNISCShift Consultoria e SistemasSHV Gas BrasilSistema FIERGSSix Sigma BrasilSMQ InformáticaSocicam Admiminstração ProjetosSociedade comunitária Ouro BrancoSolucionarSonda ProcworkSoserviSotreq ‐ Unidade de Neg[ocio de EnergiaSouza CruzSpártacus Comércio e Serviços

Squadra TecnologiaSSI ConsultoriaSST it solutionsStringhini MarketingSulAmericaSuperVia Concessionária de Tansp. FerroviárioSydleSynapsis BrasilSync Consultoria e Projetos de EngenhariaSyvision InformáticaTakata‐PetriTCBR TecnologiaTech BiotecnologiaTechware SytemsTechwayTeclan Engenharia de SoftwareTEClógicaTecnologia BancáriaTecnomenTelecomunicações de São PauloTelefonicaTelefônica Serviços Empresariais  (TGestiona)Terra NetworksTetra PakTextil DalutexThomson MultimidiaThyssenkrupp CSA Siderúrgica do AtlânticoTIM CelularTIVIT Terceirização de Tecnologia e ServiçosTNL PCSTOTVS Consulting

As 373 Organizações Participantes

Trana ConstruçõesTrevisan TecnologiaTribunal Regional Eleitoral de Minas GeraisTribunal Eleitoral Regional do ParáTribunal Superior Eleitoral / STIUFMG Consultoria Jr.UNIC ‐ Universidade de CuiabáUnimed Campinas Cooperativa de Trabalho MédicoUnimed CuiabáUnimed PaulistanaUnisys Global OutsourcingUniversidade Federal de PernambucoUniversidade Federal do ParanáUniversidade Salvador ‐ UNIFACSupLexis Tecnologia S/SUsiminas ‐ CosipaV & M do BRASILValeVeros Tecnologia da InformaçãoVillares MetalsVirtual OfficeVivoVoith SiemensVolkswagen do BrasilVotorantim Cimentos BrasilVotorantim Cimentos NNEVR Self MediaVW do Brasil ltdaWBS Gerenciamento e EmpreendimentosWilson, Sons LogísticaWTorre Engenharia e ConstruçãoZF do Brasil

Page 23: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Os resultados do estudo serão apresentados neste relatório em três grandes perspectivas:

1.Perspectiva Geral – Resultados considerando as 373 Organizações que participaramdo estudo em 2008.

2.Perspectiva por Setor – Resultados considerando os agrupamentos de setores definidospara a pesquisa:

• Administração Pública• Consultoria• Educação• Engenharia & EPC

Os setores foram agrupados de acordo com a quantidade de Organizações participantes noestudo para cada setor, visto que deve haver um número mínimo de Organizações de ummesmo setor para que se torne possível manter a absoluta confidencialidade das informações.

23

Apresentação dos Resultados

• Indústria• Serviços• Tecnologia da Informação• Telecomunicações

Page 24: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

3. Perspectiva por Porte de Projeto – Resultados considerando os agrupamentos por portede projetos desenvolvidos nas organizações:

• Organizações em que o valor médio do orçamento dos projetos está abaixo de Abaixode R$ 100 mil;• Organizações em que o valor médio do orçamento dos projetos está entre R$ 100 mil e R$ 1milhão;

• Organizações em que o valor médio do orçamento dos projetos está entre R$ 1 milhão e R$ 10milhões;

• Organizações em que o valor médio do orçamento dos projetos está acima de R$ 10 milhões.

4. Região Geográfica– Resultados considerando os agrupamentos por regiões geográficas:

• Centro-Oeste• Nordeste• Sudeste• Sul

24

Apresentação dos Resultados

Page 25: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

5. Estados– Resultados considerando os agrupamentos pelos seguintes estados:

• BA• DF• MG• PE• PR

As perspectivas acima tornam possível a comparação entre Organizações de um mesmo setor, desetores próximos, que desenvolvam projetos de porte semelhante ou que atuem em regiões geográficassemelhantes.

Este relatório possui um documento principal e quatro anexos. Este é o documento principal enele poderão ser encontrados os resultados relativos a Perspectiva Geral. As demaisperspectivas podem ser encontradas nos anexos 1, 2, 3 e 4. Todos os documentos podem serencontrados no website www.pmi.org.br.

25

Apresentação dos Resultados

• RJ• RS• SP• SC

Page 26: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 26

RESULTADOS 2008

Page 27: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

A seguir apresentamos os resultados do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008, em sua Perspectiva Geral. As Perspectivas por Setor, por Porte de Projeto, por Região Geográfica e por Estados da Federação podem ser encontras nos Anexos 1, 2, 3 e 4, respectivamente, no website www.pmi.org.br.

É importante ressaltar que as informações apresentadas são resultado da compilação e análise de dados fornecidos pelas Organizações participantes, não tendo sido realizada, portanto, nenhum tipo de auditoria em relação à veracidade ou adequação dos dados.

27

Perspectiva Geral

Page 28: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

A primeira parte do estudo tem por objetivo traçar o perfil das Organizações participantes no que diz respeito a aspectos como porte da organização, porte de projetos, setores da economia,entre outros.

28

1 - Perfil das Organizações Participantes

Page 29: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 29

Distribuição por Estado

Page 30: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 30

Tipo de Organização

Page 31: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 31

Distribuição por Setor da Economia

13%

1%

1%

1%

2%

2%

2%

2%

2%

4%

5%

6%

6%

7%

9%

12%

23%

0% 5% 10% 15% 20% 25%

Outros

Mineração

Petróleo, Petroquímica e Gás

Terceiro Setor

Seguros

Alimentos e Bens de Consumo

Automobilística

Finanças

Siderurgia

Educação

Telecomunicações

Administração Pública

Engenharia e EPC

Indústria

Serviços

Consultoria

Tecnologia da Informação

Page 32: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 32

Distribuição por Faturamento

Page 33: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 33

Distribuição por Quantidade de Funcionários

Page 34: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 34

Distribuição por Orçamento Médio dos Projetos

Page 35: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Esta seção tem por objetivo apresentar informações sobre a cultura das Organizações em gerenciamento de projetos.Com isso é possível entender o quanto estas estão culturalmente preparadas para desenvolver seus profissionais e suas práticas em gerenciamento de projetos e como este ambiente é capaz de suportar estas iniciativas.

35

2 – Aspecto Cultura Organizacional

Page 36: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 36

Nível de Resistência da Organização em Relação ao Gerenciamento de Projetos

Page 37: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 37

Nível de Resistência da Alta Administração em Relação ao Gerenciamento de Projetos

Page 38: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 38

Nível de Resistência da Gerência Média em Relação ao Gerenciamento de Projetos

Page 39: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 39

Comportamento em Relação a Atividade de Planejamento

30%

52%

17,56%

0,99%

Sempre planejamos

Na maioria das vezes planejamos

Raramente planejamos

Nunca planejamos

Page 40: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 40

Comportamento em Relação a Atividade de Controle

Page 41: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 41

Grau de Dedicação dos Profissionais para o Gerenciamento de Projetos

Page 42: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Esta seção objetiva apresentar características das estruturas organizacionais existentes e analisar como as Organizações estão estruturadas para gerenciar seus projetos em busca do sucesso.

42

3 – Aspecto Estrutura Organizacional

Page 43: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 43

Distribuição quanto a Estrutura Organizacional

Page 44: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 44

Responsabilidade pelo Gerenciamento de Projetos

Page 45: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 45

Quantidade de Profissionais Responsáveis por Projetos

Page 46: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 46

Nível de Formalização do Cargo Gerente de Projetos

Page 47: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Esta seção objetiva apresentar como as Organizações fazem a gestão do seu Portfólio de Projetos, no que diz respeito a práticas, processos, definição de responsabilidades e nível de maturidade.

47

4 – Aspecto Portfólio de Projetos

Page 48: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 48

Nível de Alinhamento dos Projetos à Estratégia

Page 49: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 49

Nível de Utilização do BSC (Balanced Scorecard)

22%

20%58%

Utilizamos e os projetos da organização estão alinhados aos objetivos estratégicos do BSC

Utilizamos, mas os projetos da organização não estão necessariamente alinhados aos objetivos estratégicos do BSC

Não utilizamos

Page 50: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 50

Existência de Processo para Seleção dos Projetos Candidatos ao Portfólio

Page 51: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 51

Existência de Processo para Priorização dos Projetos do Portfólio

Page 52: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 52

Existência de Processo para Monitoramento do Portfólio

Page 53: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 53

Área Responsável pelos Processos de Gestão de Portfólio

Page 54: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 54

Práticas de Gestão de Portfólio Utilizadas

Percentual de empresas que citou o item

Page 55: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 55

Nível de Utilização do Conceito de Programas

30%

18%39%

13%

Utilizamos. Programa para nós representa um conjunto de projetos reunidos em função de um tema em comum (Ex: Programa de Qualidade, Programa de Segurança)

Utilizamos. Programa para nós representa um conjunto de projetos reunidos em função de uma estratégia em comum (Ex: Programa de Expansão para a Região Nordeste, Programa de Aumento de Receita e Volume de Vendas)Não trabalhamos com programas, mas pretendemos trabalhar.

Não trabalhamos com programas e não pretendemos trabalhar.

Page 56: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 56

Percentual de Projetos Previstos e Executados

14%

62%

24%

Foram executados 100% dos projetos previstos no portfólio

Foram executados entre 50% e 75% dos projetos previstos no portfólio

Foram executados menos de 50% dos projetos previstos no portfólio

Page 57: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Esta seção objetiva apresentar uma visão de como o Project Management Office (Escritório de Projetos) vem sendo utilizado pelas organizações no suporte ao desenvolvimento de seus projetos, destacando aspectos como estrutura, níveis de reporte, processos e papéis e responsabilidade.

57

5 - Aspecto Project Management Office

Page 58: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 58

Quantidade de PMO’s existentes na Organização

Page 59: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 59

Existência de PMO Corporativo Estratégico

Page 60: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 60

Linha de Reporte do PMO Corporativo Estratégico

Page 61: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 61

Áreas da Organização que possuem um PMO

Page 62: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 62

Tempo de Implementação dos PMO’s

Page 63: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 63

Quantidade de Profissionais que compõem o PMO

Page 64: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 64

Funções desempenhadas pelo PMO

Percentual de empresas que citou o item

Page 65: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 65

Nível de Maturidade dos PMO’s Implementados

Page 66: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 66

Intenção de Implementar novos PMO’s

Page 67: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 67

Linha de Reporte do Gerente de Projetos

Page 68: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Esta seção tem por objetivo examinar o grau de adequação das Organizações às mais importantes práticas em Gerenciamento de Projetos, avaliando processos e metodologias existentes.

68

6 – Processos e Metodologia

Page 69: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 69

Nível de Utilização de Benchmarking como Prática Corrente

Page 70: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 70

Benefícios Obtidos com o Gerenciamento de Projetos

Percentual de empresas que citou o item

Page 71: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 71

Nível de Utilização de Modelos de Maturidade em Gerenciamento de Projetos

Page 72: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 72

Modelos de Maturidade em Gerenciamento de Projetos mais utilizados

5%

12%

68%

15%

CMMI

MMPG

OPM3

Outros

Page 73: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 73

Nível de Utilização de Metodologias de Gerenciamento de Projetos

13%

38%

49%

A organização não possui metodologia formal. O gerenciamento de projetos é feito informalmente.

A organização possui metodologias, desenvolvidas em algumas áreas específicas. Nem todas as áreas utilizam a mesma metodologia.

A organização possui uma metodologia única para o gerenciamento de seus projetos, a qual pode ser adaptada em função das características do projeto.

Page 74: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 74

Áreas que utilizam Metodologia de Gerenciamento de Projetos

Page 75: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 75

Utilização Efetiva da Metodologia de Gerenciamento de Projetos

Page 76: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 76

Aspectos considerados na Metodologia de Gerenciamento de Projetos

Percentual de empresas que citou o item

Page 77: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 77

Documentos existentes nas Metodologias de Gerenciamento de Projetos

Percentual de empresas que citou o item

Page 78: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 78

Grau de Utilização de EVA (Earned Value Management)

18%

15%

51%

16%A metodologia de GP contempla EVA, e ele é amplamente utilizado

A metodologia de GP contempla EVA, mas ele não é utilizado

A metodologia de GP não contempla EVA, mas pretendemos utilizá-lo

A metodologia de GP não contempla EVA, e não pretendemos utilizá-lo

Page 79: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 79

Abordagem para Gerenciamento de Riscos

Page 80: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 80

Nível de Maturidade das Organizações

Page 81: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Esta seção tem como objetivo examinar o grau de adequação das Organizações às mais importantes práticas de desenvolvimento profissional, bem como apontar as tendências observadas nas organizações pesquisadas.

81

7 – Aspecto Desenvolvimento Profissional

Page 82: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 82

Níveis Hierárquicos que receberam treinamento formal em GP nos últimos 12 meses

Page 83: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 83

Existência de Programa formal de Capacitação em Gerenciamento de Projetos

32%

54%

14%Já possuímos um programa formal implementado

Não possuímos, mas pretendemos desenvolver um programa como esse

Nãopossuímos e não pretendemos desenvolver um programa como esse

Page 84: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 84

Existência de Programa formal de Preparação para a Certificação PMP (Project Management Professional ) do PMI

17%

44%

39%

Existe um programa desenvolvido internamente

Existe um programa desenvolvido com apoio de fornecedores

Não existe e não pretendemos desenvolver um programa como esse

Page 85: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 85

Quantidade de Profissionais com Certificação PMP (Project Management Professional) nas Organizações

Page 86: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 86

Quanto a Exigência da Certificação PMP para os Profissionais da própria Organização responsáveis por projetos

7%

19%

62%

12%

Sim, é exigido

Não é exigido, mas pretendemos implementar essa exigência

Não é exigido, e não pretendemos implementar essa exigência, porém a certificação é vista como um diferencial

Não é exigido, e não pretendemos implementar essa exigência. A certificação é indiferente para nós

Page 87: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 87

Quanto a Exigência da Certificação PMP para os Fornecedores da Organização responsáveis por projetos

6%

16%

60%

18%

Sim, é exigido

Não é exigido, mas pretendemos implementar essa exigência

Não é exigido, e não pretendemos implementar essa exigência, porém a certificação é vista como um diferencial

Não é exigido, e não pretendemos implementar essa exigência. A certificação é indiferente para nós

Page 88: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 88

Salário Médio dos Profissionais que atuam no Gerenciamento de Projetos

Page 89: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 89

Perfil dos Profissionais que atuam no Gerenciamento de Projetos

Page 90: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 90

Habilidades mais Valorizadas pelas Organizações no Gerenciamento de Projetos

Percentual de empresas que citou o item

Page 91: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 91

Habilidades que as Organizações consideram deficientes nos Profissionais de Gerenciamento de Projetos

Percentual de empresas que citou o item

Page 92: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Esta seção tem por objetivo examinar quais tecnologias de suporte estão sendo utilizadas pelos profissionais em Gerenciamento de Projetos e Organizações e em que extensão podem colaborar para os resultados.

92

8 – Aspecto Ferramentas

Page 93: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 93

Softwares de Gerenciamento de Projetos mais Utilizados

Percentual de empresas que citou o item

Page 94: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 94

Integração e Utilização de Base de Dados Única nos Softwares de Gerenciamento de Projetos

37%

45%

18%Sim, utilizamos

Não utilizamos, e isso nos causa dificuldades

Não utilizamos, e isso não nos causa dificuldades

Page 95: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 95

Grau de Utilização dos Softwares de Gerenciamento de Projetos

37%

45%

18%Utilizamos em todos os projetos realizados

Utilizamos na maioria dos projetos realizados

Utilizamos na minoria dos projetos realizados

Page 96: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 96

Quem utiliza o Software de Gerenciamento de Projetos

Page 97: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 97

Funcionalidades Fundamentais em um Software de Gerenciamento de Projetos

Percentual de empresas que citou o item

Page 98: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 98

Utilização de Ferramenta Específica para Gestão do Conhecimento Adquirido em Projetos

29%

63%

8%

Utilizamos

Não utilizamos, mas pretendemos utilizar

Não utilizamos e não pretendemos utilizar

Page 99: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 99

9 – Aspecto Desempenho e Resultados

Esta seção tem por objetivo examinar o desempenho e os resultados auferidos pelas Organizações no que tange ao Gerenciamento de Projetos, identificando os principais problemas, necessidades e fatores críticos de sucesso.

Page 100: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 100

Grau de Utilização de Bonificação Financeira para os Profissionais envolvidos com Projetos em função dos Resultados Obtidos

17%

13%

35%

35%

Há bonificação, para todos os envolvidos no projeto

Há bonificação, mas apenas para o gerente

Não há bonificação, mas pretendemos utilizar

Não há bonificação e não pretendemos utilizar

Page 101: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 101

Percepção da Organização quanto a Freqüência do Alcance dos Objetivos de Negócio através do Gerenciamento de Projetos

4%

64%

30%

2%

Sempre alcançamos

Alcançamos na maioria das vezes

Alcançamos poucas vezes

Nunca alcançamos

Page 102: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 102

A Organização costuma ter problemas no cumprimento dos Prazos estabelecidos para os projetos?

Page 103: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 103

A Organização costuma ter problemas no cumprimento dos Custos estabelecidos para os projetos?

Page 104: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 104

A Organização costuma ter problemas de Qualidade em seus projetos?

Page 105: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 105

A Organização costuma ter problemas de Satisfação do Cliente em seus projetos?

Page 106: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 106

Percentual Médio de Desvio no Orçamento dos Projetos da Organização

Page 107: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 107

Problemas que ocorrem com mais freqüência nos projetos da Organização

Percentual de empresas que citou o item

Page 108: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 108

A Organização entende que já atendeu a todos os objetivos e resultados esperados em relação ao Gerenciamento de Projetos?

Page 109: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 109

A Alta Administração percebe claramente os benefícios obtidos através do Gerenciamento de Projetos?

Page 110: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 110

A Gerência Média percebe claramente os benefícios obtidos através do Gerenciamento de Projetos?

Page 111: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 111

Iniciativas que as Organizações pretendem desenvolver nos próximos 12 meses?

Percentual de empresas que citou o item

Page 112: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 112

10 – Análises Especiais

Esta seção tem por objetivo apresentar análises especiais preparadas por meio do cruzamento entre perguntas apresentadas nas seções anteriores.

Dessa forma, esperamos aprofundar algumas discussões, esclarecendo relações de causa e efeito mais complexas, o que propiciará um melhor entendimento dos benefícios obtidos a partir do Gerenciamento de Projetos.

Page 113: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 113

Qual a relação existente entre a resistência ao Gerenciamento de Projetos e o sucesso e insucesso em projetos ?

Sucesso em

Projetos

41%Insucesso em

Projetos

59%

Sucesso em

Projetos

65%

Insucesso em

Projetos

35%

Empresas COM resistência ao Gerenciamento de Projetos

Empresas SEM resistência ao Gerenciamento de Projetos

Page 114: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 114

Qual a relação entre o grau de dedicação a projetos e o insucesso das organizações?

Mantém um

equilíbrio justo

entre o dia a dia

e projetos

23%

A operação do dia a

dia é sempre

prioridade sobre

os projetos

77%

Empresas COM dificuldades em seus projetos…

Page 115: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 115

Qual a relação entre o grau de realização do portfolio e o alinhamento estratégico dos seus projetos?

Os projetos estão alinhado

s ao Planej.

Estratégico69%

Os projetos não estão

alinhados ao

Planej. Estratég

ico31%

Empresas que realizam de75% a 100% do Portfolio

Empresas que realizammenos de 50% do Portfolio

Os projetos estão alinhado

s ao Planej.

Estratégico29%

Os projetos não estão

alinhados ao

Planej. Estratég

ico71%

Page 116: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 116

Qual o grau de relação entre a existência de um PMO e o reconhecimento dos benefícios pela Alta Administração?

A Alta Admin.

percebe os

benefícios do GP

69%

A Alta Admin. não

percebe os

benefícios do GP

31%

Empresas que não têm um PMO Empresas que têm um PMO

A Alta Admin.

percebe os

benefícios do GP

85%

A Alta Admin. não

percebe os

benefícios do GP

15%

Page 117: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 117

Qual a relação entre a utilização de uma metodologia de GP e o sucesso em projetos?

Sucesso em

Projetos

76%

Insucesso em

Projetos

24%

Empresas que não utilizam metodologia de GP

Empresas que utilizammetodologia de GP

Sucesso em

Projetos

49%

Insucesso em

Projetos

51%

Page 118: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 118

Qual a relação entre ao nível de utilização de uma metodologia de GP e os benefícios identificados pela organização?

0% 50% 100%

A metodologia é utilizada na maioria das vezes

A metodologia é utilizada apenas em

alguns poucos casos

Maior comprometimento com objetivos e resultados

Disponibilidade de informação para a tomada de decisão

Melhoria de qualidade nos resultados dos projetos

Minimização dos riscos em projetos

Maior integração entre as áreas

Aumento da satisfação do cliente (interno/externo)

Otimização na utilização de recursos humanos

Redução nos prazos de entrega

Aumento de produtividade

Redução nos custos relacionados a projetos

Melhor retorno sobre o investimento (ROI)

Não estamos obtendo benefícios claros

Percentual de empresas que citou o item

Page 119: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 119

Qual a relação entre a utilização de um software e o reconhecimento dos benefícios pela Alta Administração?

Utiliza um

software para a maioria

dos projeto

s76%

Não possui

ou pouco utiliza

um software para

projetos

24%

Alta Administração não vê os benefícios do GP

Alta Administração vê osbenefícios do GP

Utiliza um

software para a maioria

dos projeto

s62%

Não possui

ou pouco utiliza

um software para

projetos

38%

Page 120: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 120

Qual a relação entre o grau de utilização de um software de GP e a frequência de sucesso em projetos?

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

Nunca Poucas vezes Na maioria das vezes

Sempre

Em todos os projetos realizados

Na maioria dos projetos realizados

Na minoria dos projetos realizados

Não possuímos um software de gerenciamento de projetos

Frequência de Sucesso em Projetos

Page 121: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 121

Qual a relação entre o grau de exigência da certificação PMP e frequência de sucesso em projetos?

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

Poucas vezes Na maioria das vezes

Sempre

Não, e não pretendemos implementar essa exigência. A certificação é indiferente para nósNão, e não pretendemos implementar essa exigência, porém a certificação é vista como um diferencialNão, mas pretendemos implementar essa exigência

Sim

Frequência de Sucesso em Projetos

Page 122: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 122

Qual a relação entre o nível de maturidade da organização e a frequência de sucesso em projetos?

Nível de Maturidade

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4

Sempre

Na maioria das vezes

Poucas vezes

Page 123: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Para conhecer os resultados organizados por Setor da economia, faça o download do Anexo 1no website www.pmi.org.br.

123

Perspectiva por Setor - ANEXO 1

Page 124: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 124

Perspectiva por Porte de Projeto - ANEXO 2

Para conhecer os resultados organizados por Porte de Projeto, faça o download do Anexo 2no website www.pmi.org.br.

Page 125: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 125

Perspectiva por Região Geográfica- ANEXO 3

Para conhecer os resultados organizados por Região Geográfica, faça o download do Anexo 3 no website www.pmi.org.br.

Page 126: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil 126

Perspectiva por Estados da Federação – ANEXO 4

Para conhecer os resultados organizados por Estados da Federação, faça o download do Anexo 4 no website www.pmi.org.br.

Page 127: Pequisa Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2008

Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2008, Project Management Institute – Chapters Brasileiros2008GERENCIAMENTO

DE PROJETOS

Brasil

Os resultados deste estudo encontram-se disponíveis para livre acesso no website

www.pmi.org.br.

Para participar do Estudo em Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2009, envie um

e-mail para [email protected].

127