orientaÇÃo de estudos - 2º bimestre - ensino … · 5° ano b: 14/06/16 exercÍcios 1 ... retome...

30
Chegou o momento de retomarmos os conteúdos aprendidos neste bimestre para que você possa realizar ótimos estudos para as avaliações que em breve acontecerão. Pois bem, vamos começar do começo! Pela abordagem dos tipos de artes que aprendemos durante as aulas. LUZ COR E SOMBRA Em função da luz é que se torna possível a visão das cores, como por exemplo um ambiente totalmente fechado, onde não é possível entrar nenhuma réstia de luz, não se percebe nenhuma cor, não é mesmo? Portanto, as cores resultam decomposição da luz. Portanto lembre-se, em um ambiente fechado e sem luz, não percebemos as cores. Nossas aulas tiveram como objetivo demonstrar também, que existem cores claras e escuras, e com isso percebemos a importância da luz! FIGURA HUMANA Definimos a figura humana em arte figurativa e arte abstrata. A arte figurativa baseia-se no uso de imagens parecidas com o real. Como uma self que fazemos. A arte abstrata apesar de também retratar propostas que são próximas da realidade, sofreu algumas transformações que buscava mudanças e soluções que traziam novas expressões deste gesto. A figura humana na arte é um marco muito importante: o aparecimento da máquina fotográfica, que possibilitou a autorretrato! Na prancha de número 9 você realizou seu autorretrato, lembra-se? Pois é, nascia ali sua compreensão do que se tratava esse tipo de arte. TEXTURA Se pensarmos o significado da palavra textura, vamos alcançar a conclusão de que isso significa o ato de tecer. Sendo assim, se vendarmos os olhos e através do tato e tentarmos adivinhar que tipo de textura estamos tocando, conseguimos identificar rapidamente, pois é possível sentir e ver a olho nu, se a superfície em que foi realizada a textura é lisa, áspera, etc. Por isso realizamos na prancha de número 10, a continuação de um desenho que trazia diversas linhas, para dar impressão de uma textura visual. Apesar de ter sido um tanto quanto desafiadora esta atividade, conseguimos observar e produzir um tipo de textura de forma muito criativa! Agora chegou o momento de você se localizar dentro do processo estudantil, retomar, revisar, esclarecer as dúvidas, observar e relembrar sobre tudo o que falamos e aprendemos para realizar os exercícios propostos abaixo. Eles lhe ajudarão no seu estudo para que tenha foco em relação a onde deve chegar, e o que deve estudar. Seja organizado e dedicado, e realize sua O.E. consciente de que fazê-la é mais uma parte do processo escolar, que o levará a um resultado de sucesso, basta que você se empenhe. QUERIDOS E QUERIDAS ALUNAS DO 5º ANO, SEJAM BEM VINDOS AO 2º BIMESTRE! Aluno (a): ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Professor(a): Danielle e Patrícia Data: Turma: 5º anos A B C

Upload: phamhuong

Post on 06-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Chegou o momento de retomarmos os conteúdos aprendidos neste bimestre para que você possa realizar ótimos estudos para as avaliações que em breve acontecerão. Pois bem, vamos começar do começo! Pela abordagem dos tipos de artes que aprendemos durante as aulas.

• LUZ COR E SOMBRA

Em função da luz é que se torna possível a visão das cores, como por exemplo um ambiente totalmente fechado, onde não é possível entrar nenhuma réstia de luz, não se percebe nenhuma cor, não é mesmo? Portanto, as cores resultam decomposição da luz. Portanto lembre-se, em um ambiente fechado e sem luz, não percebemos as cores. Nossas aulas tiveram como objetivo demonstrar também, que existem cores claras e escuras, e com isso percebemos a importância da luz!

• FIGURA HUMANA

Definimos a figura humana em arte figurativa e arte abstrata. A arte figurativa baseia-se no uso de imagens parecidas com o real. Como uma self que fazemos. A arte abstrata apesar de também retratar propostas que são próximas da realidade, sofreu algumas transformações que buscava mudanças e soluções que traziam novas expressões deste gesto. A figura humana na arte é um marco muito importante: o aparecimento da máquina fotográfica, que possibilitou a

autorretrato!

Na prancha de número 9 você realizou seu autorretrato, lembra-se? Pois é, nascia ali sua compreensão do que se tratava esse tipo de arte.

• TEXTURA

Se pensarmos o significado da palavra textura, vamos alcançar a conclusão de que isso significa o ato de tecer. Sendo assim, se vendarmos os olhos e através do tato e tentarmos adivinhar que tipo de textura estamos tocando, conseguimos identificar rapidamente, pois é possível sentir e ver a olho nu, se a superfície em que foi realizada a textura é lisa, áspera, etc. Por isso realizamos na prancha de número 10, a continuação de um desenho que trazia diversas linhas, para dar impressão de uma textura visual. Apesar de ter sido um tanto quanto desafiadora esta atividade, conseguimos observar e produzir um tipo de textura de forma muito criativa! Agora chegou o momento de você se localizar dentro do processo estudantil, retomar, revisar, esclarecer as dúvidas, observar e relembrar sobre tudo o que falamos e aprendemos para realizar os exercícios propostos abaixo. Eles lhe ajudarão no seu estudo para que tenha foco em relação a onde deve chegar, e o que deve estudar. Seja organizado e dedicado, e realize sua O.E. consciente de que fazê-la é mais uma parte do processo escolar, que o levará a um resultado de sucesso, basta que você se empenhe.

QUERIDOS E QUERIDAS ALUNAS DO 5º ANO, SEJAM BEM VINDOS AO 2º BIMESTRE!

Aluno (a): Nº

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL

Disciplina: Arte

Professor(a): Danielle e Patrícia

Data:

Turma: 5º anos A – B – C

A professora estará à sua disposição para retomar e esclarecer suas dúvidas durante e depois da realização das suas O.E.s. Conte comigo!

Data de correção O.E.

5° Ano C: 13/06/16 5° ano A: 15/06/16 5° Ano B: 14/06/16

EXERCÍCIOS

1 - Aprendemos sobre a arte: cor, luz e sombra. Percebemos

a importância da luz, pois através dela, notamos as cores.

Reproduza um dia de sol e um dia chuvoso, considerando os

tipos de cores que melhor caberão aos tipos climáticos (vale

2,0 pontos).

Espaço para reprodução da obra�

Agora vamos para a abordagem da arte sobre uma perspectiva mais real...

As obras de figura humana nos traz à tona o autorretrato que realizamos durante a aula de

ARTES, bem como o das Tarsila de Amaral, Benedito Calixto, Flávio de carvalho e alguns outros...

LEMBRA-SE?

Muito bem, realize um autorretrato do seu melhor amigo ou amiga e escreva o nome dele (a) (vale

2, 0 pontos).

Espaço para o autorretrato

Nome do amigo (a)_____________________________________________________

Agora preencha os quadrados abaixo, cada um com um tipo de textura! Você poderá utilizar

canetinha, giz de cera, guache, etc. (vale 1,0 ponto).

Textura 1

Textura 2

ÓTIMOS ESTUDOS!

Chegou o momento de retomarmos os conteúdos aprendidos neste bimestre para que você possa realizar ótimos estudos para as avaliações que em breve acontecerão. Prepare-se para as provas. Estude. Encare as semanas de orientações de estudos e de provas de forma comprometida. O resultado positivo do processo, ou melhor, as notas dependerão de você! Agora vamos embarcar numa viagem para as estrelas, Lua, cometas, asteroides e satélites! No bimestre passado estudamos sobre a origem do universo, agora vamos falar sobre o Homem e o Universo. Antes de tudo, vamos retomar a história da astronomia. Aprendemos que o movimento dos astros e do Sol sempre intrigou os homens. O céu era usado como relógio e como calendário desde a pré-história. E os astros eram vistos como seres divinos; deuses, por isso os sacerdotes estudavam astronomia. A astronomia é a ciência mais antiga da natureza, e estuda astros, os corpos celestes e o próprio universo. Até 500 anos atrás, a maioria dos astrônomos, acreditava que a Terra era o centro do Universo e que os planetas, as estrelas, e o Sol giravam em volta da Terra. Hoje, sabemos que é ao contrário. Revemos a grande explosão chamada de Big Bang! Sem falar que os astrônomos achavam que o Universo era sereno e tudo permanecia na perfeita paz! Porém, ele é cheio de explosões, radiações, “buracos negros”, matéria invisível, gases, calores espantosos e gelos eternos. Assim como existem as estrelas agrupadas em “ilhas” que reúnem bilhões delas. São as galáxias. Além do Sol e seus planetas que também fazem parte da nossa galáxia, que chama-se “Via Láctea”. E os instrumentos de observação? Nós também fizemos os nossos, não é mesmo? Sim, conhecemos sobre os binóculos e telescópios! E até mesmo os radiotelescópios, sondas espaciais, ônibus espacial e foguetes. E finalmente chegamos à Lua! Nosso satélite natural, que fica a 382 mil quilômetros de distância da Terra, e mesmo assim, conhecemos os nomes dos primeiros homens a pisarem nela, em 20 de julho de 1969, os nortes americanos NEIL ARMSTRONG, MICHAEL COLLINS E EDWIN ALDRIN. Esse foi um dos maiores feitos da humanidade! E as estrelas que dão impressão de pontos pequenos cintilantes? Pois é, aprendemos que elas na verdade, são enormes bolas de gases incandescentes e luminosos, e que muitas delas são imensamente maiores e mais brilhantes que o nosso Sol. E o Sol que aos poucos foi sendo formado através do gás e poeira que foram se juntando no centro da nuvem, até que houve a formação de uma imensa boa maciça que esquentava. E a bola esquentou tanto que começou a brilhar, e foi assim que nasceu o SOL!

BEM VINDOS AO 2º BIMESTRE!

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL

Aluno (a): Nº

Disciplina: Ciências Data:

Professor(a): Danielle e Patrícia Turma: 5º anos A – B – C

E para fecharmos com chave de ouro, falaremos dos cometas e asteroides. Os cometas são feitos de blocos de gelo com pedregulhos e poeira. Suas caldas só aparecem quando os cometas estão perto do Sol. Já os asteroides são pedras gigantescas. Verdadeiras montanhas, que giram ao redor do Sol como minúsculos planetas, só que não redondos. Agora chegou o momento de você se localizar dentro do processo estudantil, retomar, revisar, esclarecer as dúvidas, observar e relembrar sobre tudo o que falamos e aprendemos para realizar os exercícios propostos abaixo. Eles lhe ajudarão no seu estudo para que tenha foco em relação a onde deve chegar, e o que deve estudar. A professora estará à sua disposição para retomar e esclarecer suas dúvidas durante e depois da realização das suas O.E.s. Conte comigo!

1) Retome seus estudos sobre a história da astronomia, e assinale a alternativa correta (vale 1,0 ponto):

• A) ( ) Para fazer mapas do céu, os antigos astrônomos criaram um jeito de lembrar com facilidade a posição das estrelas. Com isso, formaram figuras de bichos ou de coisas fáceis de memorizar.

• B) ( ) Os astrônomos já possuíam um sistema moderno para fazer mapas do céu.

2) Neste bimestre, aprendemos muito sobre o Universo, e nos surpreendemos com algumas informações. Pensando nisso, leia a pergunta abaixo e responda (vale 1,0 ponto). Segundo os antigos, o Universo era sereno e imutável, porém discutimos em sala que esta conclusão não estava correta. Explique com suas palavras como ele é de fato.

Data de correção da O.E. 5° Anos A e C: 14/06/16.

5° Ano B: 15/06/16.

EXERCÍCIOS

3 – Lembra do momento criação? Ele nos trouxe um desafio, criar um instrumento de observação com materiais

descartáveis. Quanta criatividade partiu da sua sala! Então, agora assinale a alternativa correta que segue abaixo,

de acordo com as informações (vale 1,0).

• A) ( ) Hoje já é possível estudar o Universo através de diversos instrumentos de observação.

• B) ( ) Os objetos de observação eram utilizados apenas na antiguidade.

4 –Nosso Sol é uma estrela de meia-idade. Tem ainda 5 bilhões de anos de brilho pela frente até

esgotar seu combustível, o hidrogênio. Mas antes que se esgote o chamado “combustível”, vamos

relembrar como ele se formou? Escreva com suas palavras como isso aconteceu. (vale 1, ponto).

5 – As estrelas parecem pequenos pontos luminosos, não é mesmo? Basta olhar para o céu que

confirmaremos esta impressão. De acordo com o que estudamos em sala, escreva com suas palavras

as reais características das estrelas. Do que são feitas? Elas possuem um tempo certo de vida? Por

quê? (vale 1, ponto).

6 – Falamos nas aulas sobre um dos maiores feitos da humanidade, que ocorreu em 20 de julho 1969.

Explique, qual foi esse feito? (vale 1,0 ponto).

7) É intrigante e ao mesmo tempo curioso saber dos astros e tudo o que ocorre no Universo, não é

mesmo? Para auxiliar a ciência e os homens a continuarem grandes e novas descobertas, existem os

instrumentos de observação. Explique com suas palavras, para que serve as SONDAS ESPACIAIS? (vale

1,0 ponto).

8) Realizamos uma pesquisa sobre o astrônomo italiano Galileu Galilei. Ele demonstrou que a Lua não

era feita de substância celeste, mas de Pedra. Além desta grande descoberta, Galileu Galilei defendeu

a tese de Copérnico. Explique com suas palavras, do que se tratava essa tese. (vale 1, ponto).

9) Aprendemos que o universo é um agito só! Há estrelas, galáxias e a expansão do Big Bang

continua! Responda. (vale 2, pontos).

A) Porque as galáxias continuam a se afastar umas das outras?

B) O Sol e os planetas fazem parte da nossa galáxia, que chama-se?

A) B)

AGORA REGISTRE OS EXERCÍCIOS QUE VOCÊ ENCONTROU MAIS

DIFICULDADE PARA REALIZAR E O QUE ENCONTROU MAIS FACILIDADE.

• Dificuldade:

• Facilidade:

Olá alunos do 5º Ano!

Ao chegarmos ao fim de mais um bimestre e de finalizarmos nossa apostila, iremos revisar este conteúdo visando um melhor aproveitamento em nossa avaliação bimestral.

É extremamente importante que você faça estes exercícios em casa. Anote possíveis dúvidas e traga para a nossa correção coletiva esta orientação de estudo completa.

Lembre-se de que podes consultar a apostila caso necessário porém, é importante tentar realizar sem consulta. Desta forma ficará mais claro para você onde estão suas dúvidas.

Durante o bimestre trabalhamos com o presente contínuo. Aprendemos que este tempo verbal se difere do presente simples no seguinte: Presente simples expressa um fato. Presente contínuo expressa uma ação que está acontecendo no momento. Por exemplo: “I play vídeo game” (eu jogo vídeo game, portanto um fato); “I am playing vídeo game” (eu estou jogando vídeo game, portanto uma ação que está acontecendo).

Vimos também vocabulário de roupas, estações do ano e países.

Por exemplo: “Gloves = luvas”, “Summer = verão” e “Egypt =Egito”.

Realize sua orientação de estudos com bastante calma e atenção!

Correção Coletiva:

5º Ano A dia 16/06

5º Ano B dia 14/06

5º Ano C dia 15/06

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS 2º BIMESTRE – ENSINO FUNDAMENTAL

Aluno(a): Nº

Disciplina: INGLÊS

Professor: Turma: 5º Anos A, B e C

Data:

1) Durante a unidade um da apostila trabalhamos os meses do ano.Vimos as posições

deles em números ordinais e aprendemos a escrevê-los na ordem correta. Neste

exercício você terá que traduzir do português para o inglês os meses do ano abaixo:

JANEIRO =

FEVEREIRO =

MARÇO=

ABRIL =

MAIO=

JUNHO=

JULHO =

AGOSTO=

SETEMBRO=

OUTUBRO=

NOVEMBRO=

DEZEMBRO=

2) No capítulo três trabalhamos vocabulário de roupas e acessórios. Neste exercício

você terá que escolher a opção correta:

a) T-shirt

( ) Shorts ( )Cinta ( )Camiseta ( ) Tecurto ( )Camisa

b) Skirt

( )Vestido ( )Saia ( )Camisa ( )Camiseta ( )Chapéu

c) Pants

( )Pentes ( )Panteras ( )Cintos ( ) Calças ( )Sapatos

d) Belt

( ) Cinto ( )Esbelto ( )Belo ( )Chapéu ( ) Meia

3) No capítulo um ainda, trabalhamos com o presente contínuo da língua inglesa. Aprendemos que o presente contínuo, expressa uma ação que está acontecendo no momento. Vimos que existe uma fórmula para deixarmos frases neste tempo verbal. De acordo com o que você aprendeu faça perguntas para as respostas no presente contínuo:

a- ________________________________________________________?

Yes, he is going to work.

b- _________________________________________________________?

No, he is playing videogame.

c- ________________________________________________________?

Yes, she is listening to music.

d- ________________________________________________________? Yes, she is wear ing dress.

e- ________________________________________________________?

No, he is wear ing jeans.

4) Vimos as estações do ano junto com os meses na unidade um da apostila. Você aprendeu a diferenciar as estações do ano de acordo com os meses nos Estados Unidos e no Brasil. Neste exercício você deverá escrever em qual estação do ano estamos de acordo com os meses que se seguem:

a. January:

b. May: _______________________________________________

c. July: _______________________________________________

d. September:

e. December:

5) Vimos também como se escreve alguns países em inglês. Vimos que Brasil em inglês, por exemplo, se escreve com “Z”. Neste exercício você deverá escrever em inglês os países abaixo:

a. Alemanha:

b. França:______________________________________________________

c. Estados Unidos:

d. Inglaterra:

e. Espanha:

Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisados os exercícios, registre

nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um que

você realizou com muita facilidade.

O tempo passa muito depressa e quem é esperto aproveita toda e qualquer

oportunidade de aprendizado, os mais velhos costumam dizer que tudo que a gente aprende é unicamente nosso, ou seja, ninguém tira. Concordo com esse pensamento e você?

Parabenizo a turma pelo trabalho feito no segundo bimestre, conseguimos aprender

muito, realizamos novas atividades e pudemos aprimorar o que havia necessidade, tendo como dilema melhorar sempre...

Durante nossas aulas de português aprendemos diferentes gêneros textuais e neste

bimestre foi um bem interessante, Publicidade e propaganda, que embora muitas pessoas achem que é sinônimo não são.

O texto publicitário tem a função de informar sobre o produto e criar no leitor o desejo

de comprá-lo. A propaganda por sua vez se refere à divulgação de ideias. O anúncio publicitário faz parte da nossa realidade cotidiana, uma vez que é um dos

gêneros textuais com o qual nos deparamos frequentemente em nosso dia a dia através da interação com veículos diversos, como jornais, revistas, televisão, rádio, outdoors, cartazes em paradas de ônibus, internet e etc. A publicidade pode voltar tanto para propósitos comerciais (compra e venda de produtos e serviços) quanto para propósitos não comerciais, como campanhas de saúde, educação, solidariedade e outros temas relativos a cidadania.

Analisamos rótulos, trabalhamos com anúncios publicitários de revista, conversamos

sobre cada tarefa e chegamos juntos a qualquer conclusão, respeitando sempre a opinião do colega, mesmo que em algum momento não concorde e precise dizer algo contrário.

Cabe ainda recordar o quanto conversamos sobre a importância de não se deixar

convencer pela mídia e sair comprando tudo o que a publicidade divulga como aprendemos com a história de Ruth Rocha “No tempo em a televisão mandava no Carlinhos”.

Em gramática aprendemos sobre dígrafo que é um grupo de letras que representam um

só fonema. Para esse conteúdo fizemos tarefa em apostila e retomamos em caderno para garantir que você fique fera em língua portuguesa, assim como em ortografia o emprego de DEZ/DES no início da palavra e S e Z no final da palavra, essas tarefas garantem que você se aproprie da forma correta de escrever e compreenda o melhor momento de empregar uma palavra num texto ou até mesmo uma letra na palavra.

Depois de tudo que aprendemos em sala, você realizará em casa sua orientação de

estudo que é mais um momento muito importante na sua aprendizagem, pois você realizará os exercícios e localizará possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção coletiva, por isso fique atento na data de entrega que será dia 13/06/16, é muito importante participar da correção, pois se preparará para o dia da avaliação.

Aluno(a): Nº

Disciplina: PORTUGUÊS

Professor: Turma: 5º Anos A, B e C

Data:

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS 2º BIMESTRE – ENSINO FUNDAMENTAL

Você levará o seu material de Português (Apostila e caderno) para consultá-los caso necessite. Lembre-se de que o material deve estar em sua mochila (inclusive o estojo com os lápis apontados), caso precisemos dele em classe.

Mãos a obra e bom estudo, Abraço carinhoso

Professoras Danielle e Patricia

1) Leia o texto com atenção:

• Relembre nossa conversa e escreva o que difere publicidade e propaganda:

2) Em nossas aulas trabalhamos com anúncios de revista, observamos características

importantes como, por exemplo, público alvo a que se refere, o que está sendo

anunciado, observe a imagem a seguir e escreva abaixo as características que você acha

que se destacam na figura abaixo: (Cite pelo menos duas delas)

• O slogan também é uma característica importante da publicidade, em nossas

aulas relembramos muitas delas. A seguir escreva o slogan da marca SUBWAY.

3) Aprendemos sobre uma característica muito importante nas imagens de publicidade

que é o logotipo de cada produto:

4) Desenhe um logotipo de um produto que costuma usar em sua casa e escreva seu

nome:

5) Aprendemos ainda sobre o jingle que é um termo inglês que se refere a uma mensagem

publicitária musicada com o refrão simples e de uma curta duração, criado para

promover uma marca ou um produto em propaganda de rádio ou televisão:

6) Escreva abaixo um jingle que gosta de ouvir e cantar:

7) Leia a tirinha abaixo:

1 2

3 4

• Por que você acha que Vitinho conseguiu vender as balas?

8) Imagine que você agora é um pregoeiro e precisa vender as balas que a criança do

farol está com dificuldade, escreva abaixo como faria:

9) Aprendemos ainda sobre dígrafos que são grupos de palavras que representam um

único som. Observe no terceiro quadro da tirinha o diálogo e retire do texto as

palavras que são dígrafos.

• Agora leia as palavras do quadro abaixo e pinte todos os dígrafos:

Pronto

Guitarra Devorado

Água

Propaganda Ferro

Questão

Colher Aguentar

10) Em uma de nossas aulas fizemos uma pesquisa no dicionário e detectamos que

apenas sete palavras em nossa língua portuguesa começam com DEZ que são

palavras derivadas de dez e que as demais palavras não derivadas de dez são

escritas com DES. Agora coloque em prática o que vimos e preencha as palavras

abaixo.

DE_____ESSETE DE_____ESTRUTURADO DE_____EMBRO

DE_____ARRUMAR

• Agora preencha as palavras com S e Z

ATRÁ_____ ARRO_____ CAPU_____ TALVE_____

Muito bem! Depois de ter revisado os exercícios, registre nas linhas a seguir os números

dos exercícios que realizou com:

Mais facilidade: Mais dificuldade:

Agora escreva se suas dúvidas (caso tenha tido) foram esclarecidas.

Abraços carinhosos

Professoras: Patricia e Danielle

Puxa! Estamos nos encontrando em mais uma O.E.e esta com um formato diferente, interdisciplinar, pois juntamos os conteúdos de história e geografia porque entendemos que ao identificarmos as características físicas de nosso país, somos levados a uma reflexão das relações das pessoas com o meio.

A geografia não é um estudo isolado, mas um aprendizado que nos permite compreender o que as pessoas fazem, por que fazem, e para que fazem, ou seja, compreender as diferentes relações na construção do espaço geográfico e ainda perceber o indivíduo como membro que constrói história.

Aqui vamos entender a ocupação do território brasileiro – da colonização portuguesa até as lutas pela independência, estabeleceremos relações entre o passado e o presente entendendo a trajetória histórica até os dias de hoje.

Em nossas aulas fizemos discussões,atividades em apostila e caderno,aprendemos analisar mapas, como foi produtivo o manuseio de diferentes mapas, trabalhar com o acetato e conseguir identificar relevos, picos, rios e etc.

Que aula gostosa! Nem percebemos o tempo passar... Identificamos no mapa do Brasil suas regiões e a paisagemque predomina em cada uma

delas, assim como, identificamos no mapa físico o relevo do estado onde moramos e estudamos os principais relevos do Brasil:

• Planalto

• Planície

• Depressão Foi interessante ainda observarnos mapas o trajeto que fizeram os grandes

navegadores como Cristóvão Colombo, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Bartolomeu Dias, com o objetivo de encontrar novas terras e especiarias.

Aprendemos não só sobre os mares vimos também sobre os diferentes rios e que são formados de lençóis subterrâneos – depósitos de água no subsolo, que são alimentados pelas chuvas ou pelo derretimento da neve e das geleiras dos polos.

A bacia hidrográfica que é o conjunto das terras banhadas por um rio principal e seus afluentes.

Discutimos também sobre um fator muito relevante que é sobre a ação do homem na natureza e de que maneira ela pode contribuir ou prejudicar lembrando que se ela acontecer de maneira positiva quem ganha somos nós ao desfrutar de uma vida mais saudável e duradoura e se for negativa o que será que acontece?

Claro que precisamos entender que muitos problemas ambientais observados hoje não são reflexos de dez ou quinze anos atrás, mais sim foram começados a muito mais tempo, desde o momento quando o Brasil começou ser colonizado, o encontro entre índios e europeus, quanta injustiça sofreram os donos da terra ao ter que abrir mão de sua cultura e crença e ainda presenciar o quando “judiavam” da mãe natureza apenas extraindo e extraindo seus frutos com o mero intuito der vender e obter lucro, nessa época não se pensava em consciência ambiental.

OLÁ ALUNOS!

Aluno (a): Nº

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - ENSINO FUNDAMENTAL

Disciplina: HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Professor(a): Danielle e Patrícia

Data:

Turma: 5º anos A – B – C

Entendemos como ocorreu a estadia europeia aqui no Brasil e porque foi necessária uma administração da colônia, lemos sobre os fracassos nas capitanias hereditárias e a divisão das terras entre Espanha e Portugal com o Tratado de Tordesilhas.

Com todos esses desencontros e por causa deles foi preciso criar o Governo Geral que nada mais era que um centralizador de poder que administrava a colônia e colocava em pratica as decisões do rei de Portugal.

Discutimos também sobre o nosso governo, quem toma as decisões, quais os direitos e deveres dos cidadãos e dos governantes, como estudantes temos direitos? E deveres? Onde incluímos os combinados da turma nessa discussão? E a postura do estudante?

Estabelecemos relações importantes entre o passado e o presente e aprendemos muito não é mesmo?

Espero que esteja se sentindo sabido e seguro agora que relembramos tudo que aprendemos em sala, realize os exercícios a seguir em casa retomando todos esses conteúdos e discussõescom a mera finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção coletiva, claro que se precisar de ajuda pode contar comigo!!!

Você levará o seu material de História e Geografia (apostila e caderno) para consultá-los caso necessite. Lembre-se de que o material estar completo, com as correções em dia e vistado pela professora em sua mochila, inclusive o estojo completo com os lápis apontados, pois precisaremos dele em classe, nesse momento não é legal atrapalhar a aula porque esqueceu seus pertences em casa. Fica a dica MATERIAL COMPLETO.

Mãos a obra e bom estudo! Abraço carinhoso,

Profª Patricia e Danielle.

Data da Correção:

5º Anos A e C dia 13/06/2016

5º Ano B dia 16/06/2016

1) Nos trabalhos com mapas aprendemos que o Brasil é dividido por regiões,

observe o mapa e responda:

• Quais são elas?

2) De acordo com o que aprendemos sobre o relevo do Brasil, conceitue os

principais relevos que vimos:

Planalto:

Planície:

Depressão:

• Fizemos atividades com o manuseio de mapas e aprendemos muitos conceitos

sobre altitude de relevo. Agora escreva qual cor indica as maiores altitudes do

relevo brasileiro? Dê pelo menos dois exemplos de altitude:

3) Vimos sobre os rios do Brasil, inclusive fizemos uma pesquisa sobre esse assunto

para nos tornarmos ainda mais sabidos. Agora escreva o que são rios? Como a

maioria deles são formados?

• O rio Tietê atravessa todo o estado de São Paulo. Nasce em Salesópolis e corre pelo

interior do estado.Quais problemas são possíveis identificar ao observar o percurso

desse rio e quais soluções são possíveis para melhorá-lo?

4) Quando aprendemos sobre os rios vimos também o que são bacias hidrográficas.

Escreva abaixo o conceito que você aprendeu sobre esse assunto e de exemplos

das principais bacias hidrográficas brasileiras que aprendemos.

5) Sabemos que a seca que estamos enfrentando é problema de longa data e tende

a piorar se não tomarmos providencia já que conhecemos os vários motivos.

Observe as imagens a seguir e de acordo com o que discutimos e aprendemos

em sala destaque alguns desses motivos:

6) Sabemos que os portugueses, ao chegarem aqui no Brasil em 1500, encontraram

nosso litoral habitado por índios tupi-guaranis.

• De acordo com o que discutimos e lemos o que aconteceu com esse encontro?

Essa imagem nos traz alguma informação? Comente-a

Havia um chefe para as cerimônias religiosas, que tinha grande influência sobre o grupo; ele era o

curandeiro da tribo, cuidando dos doentes com ervas e magia. Não havia nem escravos e nem uma camada

dominante, pois as técnicas rudimentares forçavam todos a trabalhar.

7) Lendo o trecho acima e relembrandonossa discussão sobre etnocentrismo, qual

dos dois modos de organização social você escolheria para viver: o modo

indígena ou o modo português? Por quê?

8) Observe o mapa abaixo, nele mostra a rota de alguns navegadores, siga as

orientações a seguir e crie uma legenda ao lado do mapa para melhor

entendimento.

• Com lápis verde trace o percurso que fez Vasco da Gama; • Com lápis vermelho o percurso de Bartolomeu Dias; • Com lápis amarelo o percurso de Pedro Álvares Cabral;

9) Aprendemos que a colonização do Brasil começou com a expedição de Martim

Afonso de Sousa. Com seu retorno a Portugal, o território brasileiro continuou

desprotegido e sujeito a invasões estrangeiras.

LEGENDA

• Que solução o rei de Portugal encontrou para resolver esse problema?

10) O sistema de capitanias hereditárias fracassou por causa de sérios problemas na

sua administração: Quais foram eles? Cite pelo menos três exemplos:

• O que foi feito para solucionar o problema?

• Quais eram os governadores do governo geral?

1-

2-

3-

Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisado os exercícios,

registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e

também escolha um, que você realizou com muita facilidade.

Mais facilidade: Mais dificuldade:

• Agora escreva se suas dúvidas (caso tenha tido) foram esclarecidas ou ainda se você não teve dúvidas.

Professoras:

Danielle e Patricia

Chegou o momento de retomarmos os conteúdos aprendidos neste bimestre para que você possa realizar ótimos estudos para as avaliações que em breve acontecerão. Prepare-se para as provas. Estude. Encare as semanas de orientações de estudos e de provas de forma comprometida. O resultado positivo do processo, ou melhor, as notas, dependerão de você! Começamos com um conteúdo bem desafiador, pois conhecemos duas novas regras de

sistema de numeração. Você conheceu parte da história Matemática por meio da

decodificação das escritas mesopotâmica e babilônia para compararmos com o nosso

sistema decimal.

Utilizamos também a base 60 na contagem do tempo, para que você compreendesse

quanto dura uma hora, um minuto e um segundo. E focamos o uso do segundo como

unidade padrão de referência para essa contagem. Para isso, realizamos um relógio, e

contamos o total de marcadores presentes nele, bem como, colamos seus ponteiros

para melhor compreensão deste conteúdo.

Nas situações problemas conhecemos símbolos que estavam relacionados à

Matemática, e que eram utilizados na Mesopotâmia onde está situado o Iraque.

Discutimos sobre os símbolos e seus valores e posições. Muitas perguntas surgiram: qual

será a base de contagem desses símbolos? Se estão relacionados à Matemática, esses

números equivalem a números iguais aos nossos? Quanto cada símbolo poderá valer?

Entre outras!

Mas conseguimos compreender o princípio do valor posicional utilizado pelas

civilizações da Babilônia.

Caro aluno (a), seja bem-vindo ao 2° bimestre!

Aluno(a): Nº

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL

Disciplina: MATEMÁTICA

Professor(a): DANIELLE E PATRÍCIA

Data da Entrega:

Turma: 5º anos A – B – C

E finalmente, retomaremos aqui a revisão das contas de divisão, multiplicação, adição e

situações problemas que possibilite a você verificar se realmente compreendeu os

procedimentos de cálculos de todas estas operações.

Reserve um tempo adequado para a realização de sua orientação de estudos, para que a faça com tranquilidade e atenção. Este cuidado influenciará de forma significativa no resultado dos seus estudos. Identifique suas dúvidas e retome com a professora no dia da correção coletiva ou até mesmo individualmente. A professora estará à sua disposição para retomar e esclarecer suas dúvidas durante e depois da realização das suas O.E.s. Conte comigo!

Data Da Correção Coletiva

5° Ano C: 13/06/16 5° ano A: 15/06/16 5° Ano B: 17/06/16

1 - Em nossas aulas realizamos muitos jogos e situações-problemas! O objetivo é possibilitar a

você, encarar a matemática de uma maneira mais natural, para que construa o seu próprio

conhecimento matemático, e claro, para que desenvolva o seu raciocínio lógico e estimule a

sua curiosidade.

Sendo assim, leia com atenção a situação problema abaixo e responda!

1 – A turma de Fernanda e a turma do Felipe foram entrevistadas, na Semana do Folclore para

saber qual brincadeira antiga era a preferida por eles. Chegou-se a seguinte conclusão:

Brincadeiras Meninas Meninos Roda 7 3

5 Marias 8 9

Bente altas 4 13

Maria viola 5 2

Bolinha de gude 2 15

Amarelinha 18 5

Observando a tabela cima, responda: A) Qual o número de crianças entrevistadas? R: B) A escola de Fernanda e Felipe tem 10 vezes o número de alunos entrevistados. Quantos

alunos têm a escola ao todo? R:

C) Qual a brincadeira preferida dos meninos? R: D) E das meninas? R:

2) Para comprar um certo modelo de carro, Ana visitou quatro lojas de automóveis e

encontrou esses preços:

Loja A Loja B Loja C Loja D

13 500 reais 13 330 reais 13 750 reais 13 990 reais

a) Em qual dessas lojas o preço é menor?

b) Quanto a loja D cobra a mais pelo carro que a loja A? C) Qual a diferença de preços entre a loja C e a loja B?

3) Numa escola há 1 800 alunos em 3 períodos. Sabendo-se que há 650 alunos no primeiro período e 580 alunos no segundo período, quantos alunos há no terceiro

período?

7) Para pagar seu televisor de 29 polegadas, Marcelo deu 200 reais de entrada e deverá pagar o restante em 5 prestações iguais de 150 reais.

Quanto ele deverá pagar pelo televisor?

Raciocínio lógico!

4) Numa editora foram produzidos num mês, 800 000 livros, sendo 260 000 de Português, 232 000 de Matemática e o restante de Geografia. Quantos livros de geografia foram produzidos?

5) Rosana é 15 anos mais nova do que Ronaldo. Ronaldo é 18 anos mais velho do que Lúcia. Lúcia tem 29 anos. Quantos anos tem Ronaldo e Rosana?

6) Numa cartela de ovos podem ser colocadas 2 dúzias e meia de ovos. Se um supermercado tem 150 cartelas iguais a essa na prateleira, quantos ovos esse supermercado tem para vender?

8) A soma de dois números é igual a 98 e um desses números é 39. Qual é

o outro?

9 - Você lida com a divisão no dia a dia desde

a Educação Infantil. Por exemplo: para

distribuir 6 balas para 3 colegas de maneira

que todos ganhem a mesma quantidade,

elas usam estratégias como desenhar os

doces e os amigos e traçar linhas, contar nos

dedos, montar tabelas para relacionar os

dados ou fazer somas sucessivas.

As dificuldades com a operação de divisão

começam quando aparece a conta armada

(a estrutura dela não revela de modo claro

outras operações utilizadas durante o

processo: a multiplicação e a subtração). É

preciso, então, ir além do algoritmo. É

preciso ter muita atenção a explorar a

quantidade toda da conta (envolvida) e não

somente o valor posicional dos números,

não é mesmo? Por isso, revisamos no

caderno pautado tantas contas de divisão e

multiplicação!

Agora vamos colocar em prática tudo o que

estudamos! Observe as contas abaixo e

resolva-as! Desenvolva a conta passo a

passo.

a) 250 : 5 = c) 632 : 2 =

b) 375: 3 = d) 42 : 6=

10) O número 60 como base para contar era utilizado pelos babilônicos há milhares de anos

no seus cálculos cotidianos, pelos escribas nos seus cálculos astronômicos e por todos os que

dependiam da contagem do tempo. Durante a leitura dessa base de contagem, surgiram

muitas dúvidas, porém, ao realizá-las, percebemos que não era nada impossível!

Sendo assim, agora leia com atenção os enunciados abaixo considerando a base de contagem

60.

a) A professora de inglês tem duas aulas às quartas-feiras no 6° ano C. Cada aula tem duração

de uma hora. Quantos minutos de aula o 4° C tem?

Resposta:

b) Samira costuma sair de casa às 8h30 para trabalhar, pois seu horário de entrada é às 9h55.

Porém, hoje encontrou um enorme trânsito no caminho, que lhe tomou 85 minutos. Ela

conseguiu chegar no horário? Justifique sua resposta.

Resposta:

c) Se um minuto equivale a 60 segundos, quanto equivalem 5 minutos em segundos?

Resposta:

AGORA REGISTRE OS EXERCÍCIOS QUE VOCÊ ENCONTROU MAIS

DIFICULDADE PARA REALIZAR E O QUE ENCONTROU MAIS FACILIDADE.

• Dificuldade:

• Facilidade:

pa