o projecto de planeamento estratégico por miranda, gilberto

Upload: hugomir4nda

Post on 07-Jul-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    1/14

    INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO METROPOLITANO DE ANGOLA

    GILBERTO HUGO ERNESTO MIRANDA

    A IMPORTÂNCIA DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO NASORGANIZAÇÕES. ESTUDO DE CASO: X-MOTOR

    LUANDA2013

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    2/14

    GILBERTO HUGO ERNESTO MIRANDA

    A IMPORTÂNCIA DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES.ESTUDO DE CASO: X-MOTOR

    Projecto de pesquisa apresentado ao InstitutoMetropolitano de Angola, como requisito parcial para a conclusão da Licenciatura em Administraçãode Empresas, sob orientação do Professor FernandoRui.

    LUANDA2013

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    3/14

    GILBERTO HUGO ERNESTO MIRANDA

    A IMPORTÂNCIA DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES.ESTUDO DE CASO: X-MOTOR

    Projecto de pesquisa apresentado ao Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola,como requisito parcial para a conclusão da Licenciatura em Administração de Empresas, soborientação do Professor Fernando Rui.

    Aprovado aos 01/ 02/ 2014

    Coordenação do Curso de Administração de Empresas

    Considerações:_______________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    4/14

    RESUMO

    Este projecto é revestido de grande interesse por abordar sobre o planeamento estratégico deuma organização. A sinergia entre o resultado da exploração e o planeamento estratégico é tão

    grande que não se consegue ter um, sem ter o outro de forma equilibrada. O objectivo geraldeste projecto é descrever a importância do planeamento estratégico, dentro de umaorganização, tendo como objectivos específicos compreender o planeamento estratégico, suasetapas de implementação, sua execução e o controlo; identificar elementos ou factoresfundamentais de como se processa um planeamento estratégico à propor, incluindo emespecial quem deve ser o arquitecto organizacional para a sua implementação térrea; estudaras teorias existentes nas escolas de estratégia organizacional. Os métodos a utilizar serão:método de análise intensiva que implicará a observação, os questionários e a análise dedocumentos da frequência num estágio curricular académico, com a ânsia de se alcançar osdados necessários do tema que se propõe para o trabalho de fim de curso. Colocar-se-á possivelmente deste modo como resultados, uma proposta concreta indicando a intervençãoestratégica dos agentes na organização e um guião diário, com perspectivas a médio e longo prazo sob bases académicas.

    ____________________Palavras-chave: Estratégia. Organização. Planeamento estratégico.

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    5/14

    ABSTRACT

    This project is covered of great interest, because broach about strategic planning. The synergy between the exploit result and planning is enormous, that cannot manage one, without other in

    balance form. The general objective of this project is to describe the importance of thestrategic planning, inside of the organization and the specifics objectives are understand thestrategic planning, their implementation stages, their actions and the control; identify elementsor fundamental factors of how should set out the strategic planning process, including inspecial, who should be the organizational architect to ground-floor; study the existing theoriesof strategic in organization schools. The methods to use will be: intensive analysis methodwith implicate the observation, the questioners and the academic stage case study, with theanxiety of reach, the needed data of the theme, which is the proposal of assignment courseend. Positioning the results, may realize a concrete proposal, showing the strategicintervention of the organization agents and a diary guide, in media and long term perspectives, with academic bases.

    ____________________Key words: Strategic planning. Strategy. Organization.

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    6/14

    SUMÁRIO

    1. TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA...…………………………………………………..6

    1.2 OBJECTIVOS..…………………………………………………………………………….6

    1.3 HIPÓTESES..………………………………………………………………………………7

    1.4JUSTIFICATIVA......………………………………………………………………………7

    1.5 MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO..………………………………………8

    2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA....………..........................................................................8

    3. CRONOGRAMA....………..................................................................................................104. ORÇAMENTO.....................................................................................................................11

    5. PLANO DE TRABALHO PREVISIONAL.........................................................................11

    BIBLIOGRAFIA....………………………………………………………………………......12

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    7/14

    6

    1. TEMA E PROBLEMA DE PESQUISAO tema para a Monografia é‘A Importância do Planeamento Estratégico Nas

    Organizações. Estudo de Caso: X-Motor. Este tema suscita interesse porque se trata de

    planeamento estratégico, ou seja, por se relacionar com todas as áreas de uma organização,com realce aos critérios indispensáveis para a sua implementação. O administrador e outrosresponsáveis, na tomada de decisões não devem agir sem verificar, o que foi estrategicamente planificado para não errar ou submergir economicamente, por efeito dominó, durante aimplementação das suas actividades, verificando-se em muitos casos desvios acentuados.

    O problema de pesquisa, qual a importância do planeamento estratégico para a X-Motor, focando a variabilidade dum meio envolvente sob forte competitividade e estando o

    seu sector da indústria em estágio de maturidade?Perante a contínua incerteza deste meio envolvente, existem oportunidades e ameaças.

    Sendo importante no entanto, expor quais os elementos que deverão fazer parte, de uma proposta de planeamento estratégico para esta organização.

    Na resolução do problema exposto as seguintes questões de partida ajudar-nos-ão:Será o planeamento estratégico relevante na organização X-Motor? Será que se dá relevo aquem controla, ao ponto de condicionar, determinadas despesas ou custos nesta organização?

    Existem obstáculos na aplicabilidade do plano de actividades e quais são as áreas maiscríticas? Será que os administradores realizam o orçamento de actividades total ou parcial?

    1.2 OBJECTIVOSO objectivo geral deste projecto é verificar o modelo de planeamento estratégico da

    organização X-Motor.Os objectivos específicos deste projecto são os seguintes:

    Classificar os caminhos necessários para a materialização do planeamento estratégico,as etapas de implementação do planeamento, a sua execução e o controlo;

    Distinguir os factores determinantes do planeamento estratégico, indicando quemdeverá ser o arquitecto organizacional para a sua implementação térrea;

    Seleccionar as teorias existentes nas escolas, em especial o campo da gestãoorçamental.

    Exemplificar a relevância do planeamento estratégico à X-Motor, sua importância evantagens.

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    8/14

    7

    1.3 HIPÓTESESO planeamento estratégico não é relevante na organização X-Motor, não se dá relevo

    ao sistema de controlo e desempenho financeiro, a ponto de se centralizar esta tarefa, a uma

    só pessoa que administra e auto controla-se. Existem obstáculos na aplicabilidade de um plano estratégico. Os administradores realizam apenas um orçamento parcial de finanças.

    Existe a possibilidade de se administrar estrategicamente os recursos tangíveis eintangíveis da organização, mediante um planeamento estratégico desde que se cumpramtodas etapas. A função do controller, teria não só a articulação de controlar os orçamentos dasáreas, como auxiliar na condução do planeamento estratégico e apoiar a tomada de decisão,no nível estratégico da organização X-Motor.

    1.4 JUSTIFICATIVA No contexto actual, impõe-se a importância das actividades do planeamento

    estratégico, sua aplicabilidade pelos administradores, dentro da cadeia de valor daorganização e a sua contribuição para formação do lucro líquido, condição sine qua non para acontinuidade das empresas, por meio da elaboração de um plano estratégico.

    Do ponto de vista científico, a pesquisa vai contribuir para informar os elementos ou

    critérios eficazes de acções, conducentes à um planeamento estratégico com bases na práticaquotidiana, suportados nas perspectivas de autores académicos renomados e estudoexploratório, para uma compreensão mais qualitativa, envolvendo também recolha de dadosestruturados.

    Socialmente, a pesquisa deverá contribuir na compreensão da importância do planeamento estratégico, para o grupo de interesses da organização dos três patamares – direcção(1), gestão e execução.

    No âmbito pessoal, a pesquisa servirá para aprofundar conhecimentos científicos,adquiridos ao longo dos nossos estudos, confrontando a teoria e a prática.

    ____________________(1) “Nos últimos anos, apareceu nos conselhos de direcção um novo elemento na

    equipa directiva das grandes empresas industriais. Nos E. U. A designa-se porcontroller…esta função não cabe ao Director Financeiro” (MENDES, 1996, p.139).

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    9/14

    8

    1.5 MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃOTratando-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, os métodos a utilizar serão:

    “método de medida e análise extensiva” que implicará atécnica da observação, a entrevista, o

    questionário e o “método de caso e análise intensiva” que consiste num estudo social em profundidade dando liberdade ao estudante, ainda que isoladamente, na escolha das técnicas einformações mais adequadas, como por exemplo o uso de planilhas previamente estruturadas.Tais métodos adequam-se ao chamado‘método hipotético-dedutivo’, ou seja, partindo de umahipótese para uma situação específica (LAZERSFELD apud OLIVEIRA; PAIS; CABRITO,1993, pp. 62-63).

    Os referidos métodos e técnicas contribuirão para poder analisar, recolher os

    elementos indispensáveis e fazer o tratamento da informação obtida. Propõe-se também autilização de “técnicas documentais”com consulta de livros, documentos empresariais e“técnicas não documentais”com observação participante e não participante, incluindo a pesquisa aos administradores da empresa X-Motor (OLIVEIRA; PAIS; CABRITO, 1993, pp.64-72).

    Para a realização deste projecto, estruturar-se-á previamente um percursometodológico, sobre os diversos conteúdos que um administrador deve reter, identificar e

    compreender os requisitos teóricos, com os procedimentos essenciais à uma abordagemcientífica. Elaborar-se-á através de um cronograma, as diferentes actividades na X-Motor quetem uma população (N) de 27 trabalhadores, dos quais em estudo estará uma amostra (n)superior à 50 % com aproximadamente vinte trabalhadores.

    Concretizar-se-á uma experiência de campo que possibilite a ligação teórico-práticados conhecimentos adquiridos, para análise da problemática organizacional específica, tendoem vista a elaboração de uma proposta de planeamento estratégico, num delineamento de

    trabalho, inspirado no modelo estratégico de Ansoff, compreendendo a finalidade daorganização, valores, princípios, avaliação externa e interna; a missão, visão, objectivos, políticas, estratégias; a implementação e avaliação de desempenho (CHIAVENATO, 2004, p.36).

    2. REFERENCIAL TEÓRICOAs organizações devem implementar os seus planos, ajustados à medida da sua

    dimensão. Se for uma pequena organização pode elaborar anualmente. Tanto as médias egrandes organizações têm que elaborar três planos, ou seja a curto prazo com duração até umano, a médio prazo até cinco anos e longo prazo até dez anos, contendo neles as actividades

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    10/14

    9

    por etapas com o respectivo cronograma, os balanços e resultados esperados. No quadro do plano estratégico, a longo prazo, também são espelhadas as acções a se implementardetalhadamente, fazendo-se previsão dos meios a utilizar e os prazos de execução

    (COURTOIS, 1989, p. 137). Elaborando-se previsões sectoriais, o plano estratégico fica em sintonia com o

    planeamento estratégico depois da sua consolidação, onde as decisões do passado com aexperiência actual fundem-se e assim é possível antever o futuro a curto, médio e longo prazosem descurar a análise do risco. O plano estratégico comporta a previsibilidade e os desviosde trajectória mensais, mas estes podem ser corrigidos, daí uma necessidade, de seremrevistos a cada décimo dia depois de terminado o mês e não no fim do exercício económico.

    No caso do orçamento anual, realiza-se ao fim do primeiro mês do ano seguinte, implicandosempre, a participação de todos os responsáveis da organização (MENDES, 1996, p. 144).

    Se a organização tiver mais de mil trabalhadores, ou um volume de negócios doscontribuintes do grupo A, deve-se departamentalizar uma área controladora específica, para aliderança e controlo estando a cargo de um controlador de gestão com estatuto ao nívelestratégico, designado no ocidente por“controller ” conforme Mendes (1996, p. 226).

    De acordo com Silva; Matos (1990, p. 67) as organizações têm quatro fases, criam-se,

    nascem, crescem e amadurecem, porém podem morrer procedendo-se a sua liquidação. Neste prisma importa salientar as quatro primeiras fases da organização onde o planeamento incide:

    1- “Ante projecto”, onde se esboça a ideia de constituição, visionando qual o produtoou serviço que será o seu objecto social, qual o mercado dos seus consumidores, qual atecnologia necessária e outros insumos, o factor da localização das instalações e os recursoshumanos que serão necessários;

    2- “Projecto”, onde se planificam os meios e os fins que se deseja atingir. Nesta fase,

    além dos estudos minuciosos do mercado, elabora-se um plano de investimento para prever osmeios técnicos e financeiros, um plano de financiamento para se obter junto das entidadescredoras os fundos necessários e o plano de exploração para prever os custos, despesas, os proveitos e o lucro;

    3- “Implantação”, que é a instalação daorganização de acordo com o projecto,auxiliado de métodos administrativos de controlo, por exemplo o gráfico de barras de Gantt,contendo todas as tarefas, os tempos de realização e as precedências;

    4- “Funcionamento”, é a fase em que todos os recursos se congregam, para o arranquee dá-se a definição da estrutura, para cobertura das actividades de coordenação, actividades dedirecção, actividades de gestão e actividades de execução.

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    11/14

    10

    3. CRONOGRAMATABELA 1 - CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES DO PROJECTO

    ACTIVIDADES DE 2013 OUT NOV DEZ

    1. Solicitação de aprovação do tema e do ante-projecto. 1dia2. Início e apresentação à empresa. Distribuição de despesas por centros de custo;distribuição de despesas administrativas; identificação de dados sobre políticas de preços; trabalho prático com os centros de custo; conhecimento e controlo de normasadministrativas.

    10dias

    3. Orçamentos, viabilidade financeira e investimentos; operações alfandegárias;tácticas de prospecção de fornecedores; escolha de prestadores de serviço; análise dedocumentos administrativos; método da observação e questionário.

    19dias

    FONTE: Autor, adaptado de, Silva; Matos (1990, p. 83).Legenda: Janeiro – JAN, Fevereiro – FEV, Março – MAR, Abril – ABR, Maio – MAI, Junho – JUN, Julho – JUL, Agosto – AGO, Setembro – SET, Outubro – OUT, Novembro – NOV, Dezembro – DEZ.

    ACTIVIDADES DE 2014 JAN FEV MAR JUN SET OUT NOV

    4. Verificação de relatório de auditoria,acompanhamento das contas a receber e a pagar,verificação do plano de receitas e despesas comavaliação do controlo de gastos, consulta aossaldos diários do caixa e conciliação com aconta Bancos.

    17dias

    5. Conferência de extractos e movimentação deconta-corrente, cálculo de despesasadministrativas, análise das contas de balanço edemonstrações financeiras e exame de umrelatório.

    18dias

    6. Consulta às bibliotecas para recolha deinformação.

    15dias

    7. Primeiras abordagens escritas ou dissertação. 10dias8. Contacto com o orientador para delinear o

    esquema de trabalho.

    2

    dias

    7 dias 4 dias 8 dias 10

    dias

    10

    dias

    1 dia

    9. Utilização da técnica de pesquisa da internet para aprofundar sobre a temática,apetrechamento do trabalho e pesquisa emlivros.

    7 dias

    10. Análise dos dados da observação equestionário, criação de um ficheiro de recolhainformatizado e outro físico, codificação paraque haja sigilo, classificação dos dados eapontamentos.

    7 dias

    11. Análise de dados documentais. 3 dias12. Interpretação dos dados. 2 dias13. Apresentação das conclusões. 1 dia

    14. Compilação dos trabalhos finais. 22dias15. Entrega da Monografia. 2 diasACTIVIDADES DE 2015 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

    1. Defesa pública 1 dia

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    12/14

    11

    4. ORÇAMENTOPara a concretização do exposto neste projecto, prevê-se despesas orçadas em

    quatrocentos e vinte e nove mil kwanzas, conforme a tabela abaixo:TABELA 2 – PREVISÃO DE DESPESAS DO PROJECTODespesas das Actividades em Kwanzas 2013 2014 2015Deslocações 10.000,00 15.000,00 — Aquisição de livros 20.000,00 20.000,00 20.000,00Aquisição de tinteiros e papel 3.000,00 5.000,00 10.000,00Internet 9.000,00 36.000,00 36.000,00Alimentação 20.000,00 20.000,00 20.000,00Outras extraordinárias 5.000,00 5.000,00 5.000,00Pagamento da conclusão do curso — 100.000,00 — Encadernação normal 500,00 — 2.000,00Encadernação em capa dura — — 27.500,00Pagamento do certificado e diploma — — 40.000,00

    Subtotal 67.500,00 201.000,00 160.500,00Total Geral 429.000,00

    FONTE: Autor.

    5. PLANO DE TRABALHO PREVISIONALINTRODUÇÃO

    I- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA1.1- O ENFOQUE DOS CONCEITOS

    1.2- OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS1.3- A IMPORTÂNCIA DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO1.4- ABORDAGEM DA ESTRATÉGIA NO PLANEAMENTO1.5- A ORGANIZAÇÃO

    DESENVOLVIMENTO II- CASO PRÁTICO2.1- CARACTERÍSTICA DA EMPRESA2.1.2- RESULTADOS DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS2.2- ETAPAS DE EXECUÇÃO DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO2.3- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO2.4- O PLANEAMENTO ORÇAMENTAL2.5- A ESTRATÉGIA COMPETITIVA

    CONCLUSÃORECOMENDAÇÕES

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    13/14

    12

    BIBLIOGRAFIABAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de. Metodologias de Pesquisa em

    Ciências: Análises Quantitativa e Qualitativa. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos

    Editora, S. A., 2007.BARAÑANO, Ana Maria. Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições

    Sílabo, Lda., 2008.BELL, Judith. Como Realizar um Projecto de Investigação - 3ed. Viseu: Gradiva, 2004.BUSCALINK. Monografia. 2013. São Paulo. Disponível em:

    . Acesso em 01 de

    Setembro de 2013.CAMACHO, Alfredo. O nosso Dicionário - 19 ed. Lisboa: Didáctica Editora, 1996.CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos - 7 ed. São Paulo: Editora

    Manole, Ltda., 2010.COURTOIS, Guy. Compreender a Contabilidade Analítica. Lisboa: Ediprisma – Edições em

    Gestão, Lda., 1989.COUTINHO, Clara. Universidade do Minho. Estudo Qualitativo. 2013. Minho. Disponível

    em:. Acesso em 01 de Setembro de 2013.

    GALERA, Joscely M. B. 2013. Monografia. São Paulo. Disponível em:.Acesso em 01 de Setembro de 2013.

    GELLER, Gabriel. Faculdades Integradas do Tapajós. Manual Para Formatação de Trabalhos

    Académicos. 2013. Tapajós. Disponível em:. Acesso em 01 de Setembro de 2013.

    INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO METROPOLITANO DE ANGOLA. Normatização de Trabalhos Académicos no IMETRO. Luanda: 2014.

    KAPITIYA, Francisco. ABC de Metodologia Científica – 5 ed. Luanda: Aguedense Editora,2010.

    LOUSÃ, Aires. SALGUEIRINHO, Cristina. A Contabilidade e a Gestão Diária. Luanda:Plural Editores, 2012.

    MENDES, Júlio. Contabilidade Analítica e de Gestão. Lisboa: Plátano Editora, 1996.

    http://www.bing.com/search?q=significado%20de%20monografia%20de%20acordo%20com%20LAKATOS&FORM=DLRBLB&PC=MDDR&QS=nhttp://www.bing.com/search?q=significado%20de%20monografia%20de%20acordo%20com%20LAKATOS&FORM=DLRBLB&PC=MDDR&QS=nhttp://claracoutinho.wikispaces.com/+Estudo+qualitativo+defini%C3%A7%C3%A30http://claracoutinho.wikispaces.com/+Estudo+qualitativo+defini%C3%A7%C3%A30http://www.ct.utfpr.edu.br/deptos/dacex/joscely/arquivos/metodologia/monografia.pdfhttp://www.fit.br/home/link/Manual_para_Formatacao_de_Trabalhos_Academicos_FIT.pdfhttp://www.fit.br/home/link/Manual_para_Formatacao_de_Trabalhos_Academicos_FIT.pdfhttp://www.fit.br/home/link/Manual_para_Formatacao_de_Trabalhos_Academicos_FIT.pdfhttp://www.fit.br/home/link/Manual_para_Formatacao_de_Trabalhos_Academicos_FIT.pdfhttp://www.ct.utfpr.edu.br/deptos/dacex/joscely/arquivos/metodologia/monografia.pdfhttp://claracoutinho.wikispaces.com/+Estudo+qualitativo+defini%C3%A7%C3%A30http://www.bing.com/search?q=significado%20de%20monografia%20de%20acordo%20com%20LAKATOS&FORM=DLRBLB&PC=MDDR&QS=nhttp://www.bing.com/search?q=significado%20de%20monografia%20de%20acordo%20com%20LAKATOS&FORM=DLRBLB&PC=MDDR&QS=n

  • 8/18/2019 O Projecto de Planeamento Estratégico por Miranda, Gilberto

    14/14

    13

    OLIVEIRA, Maria Da Luz; PAIS, Maria João; CABRITO, Belmiro Gil. Sociologia - 8 ed.Lisboa: Texto Editora, 1993.

    SILVA, Hélder Viegas Da; MATOS, Maria Adelaide. Organização e Administração de

    Empresas – 3 ed. Lisboa: Texto Editora, 1990.