o jornalzinho - janeiro 2011

48
Edição finalizada dia 09/01 - previsão de distribuição entre dias 12 a 15 de Janeiro. === Designer: Rafael Polississo /// Foto: Mauro Boaro /// Maquiagem: O Boticário /// Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas /// Produção: Naiara II /// Ambientação: Chácara Lima e Lima

Upload: mauro-boaro

Post on 10-Mar-2016

285 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Jornal Mensal de Variedades de São José do Rio Pardo, SP e região.

TRANSCRIPT

Ediçã

o fina

lizad

a dia

09/0

1 - p

revis

ão de

distr

ibuiçã

o entr

e dias

12

a 15

de

Jane

iro. =

== D

esig

ner:

Rafae

l Poli

ssiss

o /// F

oto:

Mau

ro B

oaro

/// M

aqui

agem

: O B

oticá

rio ///

Ves

te: L

a No L

u /// A

cess

ório

s: E

lvis B

olsas

/// P

rodu

ção:

Naia

ra II

/// A

mbi

enta

ção:

Chá

cara

Lima

e Lim

a

2 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

O Jornal não se responsabiliza por artigosassinados e conteúdo de propagandas,

são de responsabilidade de seus autores.

CNPJ: 03.015.123/0001-94Registrado no Orgão Competente

Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745

Redator: Gilmar IshikawaDep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo

Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802)Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan /

Rafael Polississo / Mauro BoaroTiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares

Distribuição: GRATuITA e AleatóriaPeriodicidade: Mensal

Site Internet: www.ojornalzinho.com.brE-Mail: [email protected]

O JornalZinho éuma publicação de:

MASTER PuBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

R e c o m e ç a n d oAmigos de sempre, aqui estamos

com o nosso primeiro trabalho do ano, mostrando a alegria de todos no perío-do das festas que encerraram 2010.

Recomeçar é o lema, afinal de con-tas, o calendário muda, mas a vida se-gue, com suas atividades cotidianas e nada adianta renovarmos esperanças e sonhos, se não fizermos nossa par-te, plantando para colher, construindo para ter, e acreditando para realizar.

Que em 2011, de sonhos e es-peranças renovados, possamos cami-nhar mais adiante na passagem terre-na, construindo, colhendo, realizando, tendo, mas também dividindo. Que possamos rir mais e chorar menos; que possamos agradecer mais, e pedir menos. Que sejamos felizes.

Esperamos sinceramente que to-dos, neste ano, possam alcançar seus objetivos, contudo, respeitando ao pró-ximo. É nosso desejo que as alegrias terminem sempre mais alegres, e não em tragédias, como algumas ocorridas no passado. Esperamos que a res-ponsabilidade seja sempre o caminho a ser trilhado, para que a chegada ao destino seja plena de felicidades.

Passadas as festas, tudo se reini-cia. É tempo de preparar corpo, alma e mente para o trabalho, e também para as muitas atividades que movimentam nosso foco de cobertura, ou seja, os eventos de entretenimento.

Como o Carnaval só ocorre em mar-ço, não se pode utilizar aquela descul-pa de que o ano começa depois da fo-lia. Ele começou, o trabalho começou, e seguimos nesta caminhada. Chega-mos à maioridade – agora são 21 anos - mostrando a alegria e a diversão em São José do Rio Pardo e na região. Esperamos, mais uma vez, contar com a participação dos leitores e internau-tas, encaminhando suas colaborações para o site e jornal impresso, bem como suas críticas e sugestões, a fim de que possamos sempre melhorar o nosso trabalho.

Aproveitamos para informar e cum-primentar aos nossos patrocinadores, a quem já destinamos a sétima edição do nosso calendário 2011, mostrando todas as gatas que estamparam nos-sas edições no ano passado. Que seja um ano de muito trabalho, mas também de grandes realizações e conquistas.

A edição de janeiro chega com um resumo especial sobre os aconteci-mentos festivos do período natalino, além do período de férias escolares, ou mesmo de trabalho para alguns. Portanto, festas e confraternizações, tradicionalmente, marcam a primeira edição do ano, e nós estivemos aten-tos aos mais diversos eventos que movimentam a cidade e a região. Onde não pudemos marcar presença, con-tamos com o apoio de nossos amigos leitores e internautas, que prestigiam O JornalZinho® nos dando o privi-légio de veicular aqui as atividades de

que participam, seus momentos festivos. Como se sabe, infelizmente nem sempre é possível pu-blicar no impresso tudo aquilo que recebemos e que é postado no site, portanto, mais uma vez esperamos pela compreensão de todos.

Este 2011 é designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Florestas. Em tempos de enchentes ou se-cas severas, chuvas irregulares – quase sempre temporais - temperaturas cada vez mais insupor-táveis, é bom que tenhamos, mais uma vez, um ano inteiro para refletir sobre como temos tratado o meio ambiente. Aqui em O JornalZinho®, falar de vida, de responsabilidade ambiental, é uma ação constante. Estejam certos de que continuaremos fazendo a nossa parte a fim de despertar a todos para que entrem nesta corrente de preservação do planeta, enquanto algo ainda pode ser feito.

Fica o convite para que nos acompanhem em mais esta jornada que está começando.

Boa sorte a todos!

Boa leitura e até a próxima!

A linda Táfnis da Sil-veira, filha de Mário Rui Viero da Silveira e Sônia dos Santos, é a estrela da nossa primeira edição do ano. Do signo de touro, tem 18 anos, é sincera e, mesmo com esta expres-são serena, ela é ansiosa. Seu nome é variante de Dafne, a deusa grega que encantou o deus Apolo. A Táfnis também encan-ta, gosta de sair e ouvir músicas, de preferência Firework, de Katy Perry. Na canção, uma das men-sagens é: “Talvez a razão pela qual todas as portas estejam fechadas/ É que você possa abrir uma que te leve para a estrada perfeita”. E assim, cheia de personalidade, miste-riosa e encantadora, Táfnis é a nossa gata da capa de janeiro. Obrigado por estar aqui, boa sorte!

3O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

Talita Ferraiolo - Psicóloga Clínica e Hospitalar (Sta. Casa de Vinhedo/ H.São Luiz-SP), extensão em Psicol. Obstétrica (Unifesp) e Aprimor.

Psicoterapia de casal e família(PUC-SP).

Estamos iniciando um novo ano, muitos estão curtindo as férias, porém outros ainda não se desligaram das correrias que a vida impõe, para esses vai uma dica: Não se esqueça de Respirar!

Os quadros de estresse, depressão, síndrome do pânico e transtorno de ansiedade têm crescido muito e pesquisas estão apontando o valor de técnicas de relaxamento para combatê-los.

Entre as várias técnicas (ioga, meditação) os exercícios respiratórios exercem influência sobre o humor, devido à relação das emoções com a respiração. A regulação respiratória é coordenada por

processos involuntários, mas através de técnicas respiratórias é possível alterar de forma voluntária sua freqüência, ritmo e profundidade.

As técnicas exercem influência em mecanismos involuntários que regulam a respiração e o sistema cardiovascular. Com a prática dos exercícios propostos pela ioga, a pessoa consegue expirar de forma mais prolongada, reduzindo a freqüência cardíaca e retendo mais o ar. Essa prática muda muito nosso padrão respiratório involuntário e este permanece modificado mesmo quando não estamos praticando.

A combinação de medicamento e a psicoterapia favorecem as chances de recuperação em quadros de ansiedade. A meditação surge com uma ótima opção complementar.

Essas técnicas ajudam a “reestruturar o conteúdo dos pensamentos para alcançar uma relação entre pensamento, estado emocional e ação mais adaptativa. O relaxamento associado à psicoterapia tem objetivo de aguçar a percepção de si e do ambiente ajudando a clarear o raciocínio e as emoções.

Clínica Criare - 3608-8299e-mail: [email protected]

(Fonte: Revista Mente e Cérebro)

A importânciada Respiração!

4 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

aniversariantes de JaneIRo

Rodrigo A. Soares Lopes5 anos dia 09/01,

parabéns da mãe Suélen

Maria Eduarda Soares1 ano dia 09/01, parabénsdos pais Gisele e Eduardo

Kaylane Ap. S. Rodrigues7 anos dia 02/12,

parabéns da mãe Gisele

Foto arquivo pessoal Foto arquivo pessoal Foto arquivo pessoal Foto arquivo pessoal

Pedro Pereira Barbosa1 ano 04/01, parabénsdos pais Mirela e Ivan

Família Assis dis-tribui brinquedos

O combinado poderoso espanta qualquer energia ruim. Arruda, comigo-ninguém-pode, pimenta, alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, abre-caminho e guiné são as plantas que compõem o vaso.

Espada-de–São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

A planta é famosa por espantar mau-olhado e pode ser usada em áreas internas e externas. Sua versão em miniatura, a espadinha-de-são-jorge, é ideal para espaços menores.

Árvore da felicidade (Polyscias fruticosa e Polyscias guilfoylei)

Catalisadora de energias positivas, a planta é mais indicada para ambientes externos, pois pode atingir até 3m de altura. Diz a tradição que ela deve ser recebida de presente.

Bandeira branca (Spathiphyllum wallisi)

É responsável por trazer harmonia ao ambiente. Pode ficar em ambientes externos ou acomodada em vasos, mas sempre na sombra. Quando expostas ao sol, as folhas ficam muito queimadas.

Pimenteira (Capsicum sp.)

O seu poder é repelir os maus fluidos. Conta-se que quando a energia do ambiente está ruim, a pimenteira fica completamente seca. Além de servir de amuleto, os tons amarelos e vermelhos da planta dão um colorido à decoração.

Arruda (Ruta graveolens)

Apesar de ter aplicação na medicina natural e até na preparação de bebidas, a arruda ficou famosa mesmo pelos seus “poderes” contra o mau-olhado e outras vibrações negativas. Não é fácil determinar quando surgiu a fama da arruda como erva protetora. O que se sabe é que em culturas muito antigas já são encontradas referências sobre seus poderes contra as “más vibrações” e seu uso na magia e religião.

Comigo-ninguém-podeÈ uma planta muito poderosa,

que absorve as energias negativas das pessoas mal-intencionadas, e protege de inveja e mau-olhado.

AlecrimAfasta olho gordo, erva da

juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver.

(01) - José Cláudio Furlan(02) - Rosângela Dias de Lima Leão(03) - Marco Antônio Cassucci(03) - Luana Ap. de Andrade Zanitti(04) - Fátima de Lourdes Prevital Corrêa(05) - João Hideyuka Miyazawa(06) - Carlos Renê Nogueira Na-vega(06) - Débora Gusmão Olivieri(06) - Luís Paulo de Moraes da Silva(07) - Cristiano Boaro Corrêa(07) - Ruy Edgard Mandoni(08) - Ligia Lopes Rueda(08) - Lucas Milan Zanetti(09) - José Francisco Dessimoni(09) - Daniela Tartaroti(09) - Betania Yong Braga(09) - Patrícia Jarreta Fernandes Corrêa(10) - Patrícia Mantovani Risso(11) - Érica Ferreira Silva(11) - Fabiano Luís Capecci(11) - Adriana Ferraresi Raddi(11) - Isaias Silva(12) - Silvia Helena Bariani(12) - Juliana Sciliano(13) - Francisco Gecier Soares(13) - Marlene de Assis(13) - Virginia de Souza(13) - Letícia Kindermann Gervásio(13) - Aparecida de Faria Rodri-gues(14) - Hernani Schiavon Lopes Gil(15) - Ricardo Carlesso Nasser(15) - Aparecida Gomes de Araújo Moraes(15) - Nilza Lucio dos Santos(15) - Airton Mancuso Jr.

(16) - Jair de Lima(16) - Marina Bertho Zanetti(16) - Maria Zélia Bertho Zanetti(18) - Matilde Catarina Della Torre Gonçalves(20) - Dirceu Chiconello(20) - Ana Paula Gervásio Cons-tâncio(21) - Mariane Zani Minucci(22) - Claudia Meireles(22) - Marcelo Rodrigues de Mello(23) - Osvaldo Pascoal de Souza(23) - Michel Prevital Correa(24) - Paulo Ricardo Boaro(24) - Alvino Vianna Filho(24) - Pamela Stefani de Mello(25) - Benedita Aparecida Cremas-co Sciliano(25) - Rocheli Lofrano Rodrigues(25) - Cleber Luis Kindermann Ger-vásio(26) - Regina Aparecida Agassi Corrêa(27) - Alexandre Ricardo dos San-tos(27) - Ieda Giovaneli(27) - João Batista Zanitti Júnior(28) - Gabriela dos Santos(28) - Rute Mendes da Silva(28) - Fernanda Sciliano(28) - Fernanda de Sousa Luvizaro(28) - Rita Cássia Milan Zanetti(29) - Donizete Pereira de Araújo(29) - Inês Prevital de Moraes(30) - Elizabete Zani Minucci(30) - Ivair Breda(30) - Anderson Juventino da Fon-seca(30) - Juliana Ferreira da Silva(31) - Maria Sueli Zanetti de Car-valho

Igor de Mello Correa4 anos dia 06/01, parabénsdos pais Mª Lúcia e Marcio

Sofia Ribeiro da Costa1 ano dia 11/02, parabénsdos pais Camila e Edvaldo

Bruno Simprini Silva17 anos dia 28/01, parabéns

dos pais Rosiani e José

Foto baixada da net Foto arquivo pessoal Foto arquivo pessoal

No dia 25 de dezem-bro, a Família Assis con-tribuiu para espalhar o espírito de Natal, levando sonhos e solidariedade para crianças e famílias por alguns bairros da cidade, com a distribuição de presentes. Parabéns pela iniciativa!

ALERTA MÉDICOCerveja e Viagra

são incompatíveis!!!

5O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

Rosa M. Padula Camilo

Diz a lenda que devemos começar o ano limpando armários, onde tudo que é velho, quebrado, rasgado, deve-se jogar fora ou o que for usável, doar.

Com a lingerie é a mesma coisa, é hora de repensar, mudar alguns costumes, rever o que realmente gostamos de usar não porque esse ou aquele modelo está na moda, mas porque é confortável, não marca a roupa, e antes de tudo é saudável.

A variedade de modelos nos da condição de escolher o que melhor se adapta ao nosso jeito de ser. Por isso repensem, se vocês estão usando

um soutien apertado demais, se seus seios estão flácidos, temos o bojo para disfarçar, enfim tem uma infinidade de opções que vai deixar vocês lindas, renovadas

e ai sim poderemos sentir que as peças intimas não são mais uma peça que precisamos usar, mas sim um prazer.

Retirem de seus armários as peças rasgadas, com elástico solto, alças retorcidas, ou mesmo aquelas peças que estão na gaveta e você nunca usou. Coloque apenas peças que são confortáveis, e que realmente você vai usá-las, pois gaveta cheia não

significa muita lingerie, pois sempre acabamos colocando as mesmas. Claro que devemos ter aquelas para momentos especiais, mas elas também têm que ser renovadas e colocadas em lugares onde não estão as de uso diário.

Um bom 2011, cheio de energia e paz e porque não” cheio de lingeries lindas”.

RENOVANDODesejo aos leitores

do O JornalZinho®que 2011 seja repleto

de mudanças,interior e exterior.

Prêmios para o Marcelo Poli

Prêmio deEconomia

Em 2010, pelo terceiro ano consecutivo, o rio-parden-se Marcelo Poli Figueiredo recebeu o prêmio Top of mind pelo seu trabalho à frente de ações de marketing da em-presa Industria e Comércio Leal, de São Paulo. A em-presa atua no ramo de acessórios e equipamentos de proteção para trabalhadores. Além do Top of mind, a equipe de Marcelo recebeu outros 7 prêmios impor-tantes do setor de marketing, em 2010. Para quem não se lembra, Marcelo Poli Figueiredo também é co-nhecido por aqui como “Tatu”! Parabéns e sucesso!

A rio-pardense Juliana Carolina Frigo Baptis-tella, colunista de O JornalZinho®, foi a Brasília, acompa-nhada do namorado Guto, para receber, em 9 de dezem-bro, a premiação pela terceira colocação no Concurso de Monografias em Finanças Públicas, do XV Prê-mio Tesouro Nacional – 2010, promovido pela Escola de Administração Fazendária (ESAF). Em 2010, o concur-so homenageou o estadista brasileiro Joaquim Nabuco. Como se vê, a Ju-liana é campeã em faturar prêmios em concursos da área de economia.

Parabéns, Juliana!

Aniversário do Botafogo FC No dia 28 de dezembro, uma missa em ação de graças mercou as comemorações pelos 43 anos de fundação do Botafogo FC, no Jardim São Roque. Esportistas e tradicionais freqüentadores do clube marcaram presença e terminaram a noite com um coquetel oferecido pela diretoria do clube, ao som de Murilo & Claudinha. Parabéns a todos!!!!

ConheçaAlexandre & Juliano

Chega às lojas em 20 de janeiro o primeiro CD da dupla Alexandre e Ju-liano, que se lança na onda sertaneja. Em 2010, a dupla já emplacou uma música no CD oficial da Festa do Peão de Bar-retos. O Juliano é natural de São José do Rio Pardo, foi bancário e ago-ra se aventura nos palcos. O companheiro Alexandre é da cidade de Fernandópolis. Dese-jamos sucesso. Quem quiser saber mais sobre a dupla pode visitar o site www.alexan-dreejuliano.com.br.

6 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Réveillon emfamília

Confraterniza-ção da Jupter Embalagens

Professor de Biologia e CiênciasFormado pela Faculdade

Euclides da Cunha - FEUC

Caco Gumieri

Percebemos que a primeira palavra que vem a mente quando se fala em ecologia provavelmente é reciclagem. No entanto, é necessário lembrar as pessoas que a reciclagem é um processo que também consome muita energia, além de originar resíduos. Portanto, antes de realizarmos este processo é necessário trabalhar pela redução da produção de lixo, aliviando desta forma o impacto na natureza da extração, produção e distribuição do produto a ser comercializado. Podemos dizer que a reciclagem,

apesar de toda a sua importância, é paliativa, é um remédio “para baixar a febre” e a redução do lixo é trabalhar na origem, curar, prevenir. Nada melhor do que trabalhar estas idéias com os nossos alunos ou filhos, pois sabemos que crianças e adolescentes são ótimos exemplos para os mais velhos e os adultos ficam envergonhados se elas têm uma atitude ecologicamente correta e eles não. Então mãos a obra! Podemos iniciar este projeto focado na redução, trabalhando com os alunos sobre a importância de diminuirmos a utilização do uso de sacolas plásticas descartáveis, que são distribuídas principalmente nos supermercados. O Brasil fabrica aproximadamente 18 bilhões de unidades de sacolas plásticas e grande parte delas vão para o lixo, ajudando a aumentar os níveis de poluição nos rios, córregos e nos mares. Além disso, existem inúmeros registros de animais mortos por ingestão deste material (peixes, tartarugas e golfinhos) ou por se

enrolarem em restos de sacolas plásticas.

REDUZIR PARA DEPOIS

RECICLAR

(Continua na pág. 07)

Confraternização da Transer

Na noite de 31 de dezembro, Carlinhos da Bras-química reuniu seus familiares e amigos para festejar a chegada de 2011, no bairro Vila Ver-de, em clima de muita alegria.

No dia 8 de d e z e m b r o , os funcionários, colaboradores e proprietários da Jupter Em-balagens se encontraram para a tradicional con-fraternização de fim de ano, refor-çando os laços de amizade e os compromissos de muito trabalho em 2011.

A empresa Transer, dos proprietários Ézio e Adriano Raddi, reuniu seus funcionários, colaboradores e amigos para uma confraternização para encerrar o ano de 2010 em grande estilo. O evento foi no dia 18 de de-zembro, nas dependências da empresa.

7O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

Caco GumieriProfessor de Biologia e Ciências

Formado pela Faculdade Euclides da Cunha - FEUCREDUZIR

PARA DEPOIS RECICLAR

É importante também, neste início, incentivar os alunos a realizarem uma pesquisa completa sobre este tema, oferecendo para eles alguns sites para serem consultados, como o da empresa Menos Lixo (www.menoslixo.com.br) ou do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente (www.akatu.org.br).

Após esta pesquisa e apresentação para a turma, podemos partir para a segunda etapa: construir a própria sacola reutilizável. Para isto, sugerimos que seja consultado o blog http://www.dforceblog.com/pt/como-fazer-sua-propria-sacola-reutilizavel-feito-de-denim-reciclado/. Após a “construção”, pode-se realizar um desfile na escola para apresentarmos os modelos de sacolas e divulgarmos a idéia para outras classes. Posteriormente,

devemos monitorar a utilização das sacolas pelos alunos e incentivar o relato desses exemplos para o restante da turma. É salutar que no desenvolvimento deste projeto que contemos com a participação de professores de outras disciplinas, como o de Geografia para analisarmos o caminho da sacola descartável até uma tartaruga no oceano, por exemplo, e o de artes no desenvolvimento da sacola reutilizável e sua utilização no desfile de modas.

Um ótimo ano a todose até a próxima!

(Continuação da pág. 06)

8 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

9O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

[email protected] de Gestão de Marketing

Markenting em Foco

Geração de Jovens nascidos depois de 1980, uma geração cibernética, rápida e questionadora.

Esta geração, aos poucos está provocando uma revolução silenciosa. Acreditam que as normas do passado não funcionam, e precisa de normas que dêem sentido a vida, acreditam no rápido e fazem outras dez coisas ao mesmo tempo.

Essa “garotada” busca o que fazer, faz o que gosta e sempre busca o melhor para si, é uma geração que busca o significado do sentido das coisas.

Uma pesquisa (FIA/USP) realizada com cerca de 200 jovens, revelou que 99% dos nascidos entre 1980 e 1993 só se mantêm envolvidos em atividades que gostam, e 96% acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoal.

As crianças e a geração YEssa “meninada” está acostumada

a pedir e ter o que quer, por um lado isso não é negativo, pois se tornam aptos a mais realizações pessoais.

Olhando mais de perto descobrimos que eles não são revoltados e têm valores éticos fortes, priorizam o aprendizado e as relações. São crianças e jovens ligados a novos conceitos, muito bem

informados, capazes de procurar informações detalhadas sobre tudo.

São crianças plugadas no mundo, criadas junto com o celular, e-mail, MSN, Twiter, etc. Estas crianças serão indivíduos multi tarefas, pois, são capazes de metabolizar várias coisas ao mesmo tempo, checar Orkut, ouvir música e ver televisão.

Geração Y e o MercadoEsta geração cria e consome

produto/serviço inovador e inteligente, um exemplo é o jovem de apenas 26 anos Mark Zuckerberg, criador da Rede Social Facebook, que foi eleito pela revista Time, como a personalidade do ano de 2010, e que segundo a revista americana Forbes é mais rico do que o chefão da Apple.

Geração Y

Melina B Feliciano

Confraternização na AntaresConfraternização Hidrata pharma

Confraternização da Líder Homenagem da LFG

Funcionários da Hidrata pharma e seus familiares estiveram reunidos no dia 12 de dezem-bro para a confraternização anual, promovida pela direção da empresa. O festivo encontro foi na Chácara de Luizinho Barbosa, no bairro Beira Rio, em clima de muiat descontração.

Proprietários, funcionários e familiares, mais convidados, da Antares Despachante e Auto Escola, se reuniram no dia 16 de dezembro para a confraternização de fim de ano. Uma pizza-da marcou o encontro festivo, e bem nutrido!

Proprietários e funcionários da Auto Escola Líder comemoraram a passagem de mais um ano de atividades, no dia 30 de dezembro, promovendo uma confraternização.

A escola prepa-ratória para con-cursos LFG Rio Pardo prestou home-nagem às alu-nas Francis, Maria Cláu-dia, Paula e Priscila que concluíram pós g r a d u a ç ã o em Direito Público. Uma confraternização marcou o acon-tecimento, no dia 4 de dezembro, nas dependências da unidade, na Praça das Bandeiras, servindo também para comemorar o encerramento das atividades de 2010.

10 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Ambiente: Dentro de casa, a Serissa deve permanecer em lugar bastante iluminado, porém, não excessivamente quente. Gosta muito de sol, mas no Verão devemos protegê-las das horas mais quentes do dia (o sol de meio-dia é um dos piores). Pode permanecer tanto no interior quanto no exterior.

Características: É uma planta de folhas perenes, sempre verdes, mas pode perder as folhas com temperaturas baixas ou com mudanças repentinas de temperatura, porém volta a brotar rapidamente. É um arbusto e pode ser tornar um lindo bonsai de interior, pois apresenta floração bastante intensa, com suas flores brancas, que vão desde o início da Primavera até o final do Verão (mesmo assim, ela pode florescer em outras épocas do ano também). As folhas são bem pequenas e sua tonalidade vai de verde-claro a verde-escuro, sendo que em algumas variedades apresentam uma borda branca em torno das folhas. Suas raízes têm um desenvolvimento interessante, dando a impressão da árvore ser mais velha do que ela realmente é. A casca e as raízes têm um odor fétido quando cortadas (por isso se chama Serissa foetida). Suas flores possuem um formato estrelado, fazendo com que ela seja comumente conhecida como “Árvore das Mil Estrelas“.

Adubação: Da Primavera ao Verão, a cada duas semanas, com adubos líquidos para bonsai e para flores. No Inverno, só se o ambiente for quente, e neste caso, apenas uma vez por mês. O uso de Osmocote, desde que em pequenas quantidades, também é aconselhado, porém, novamente, devemos evitar seu uso enquanto ela estiver florescendo. Muito cuidado com o excesso de adubo, a Serissa (como qualquer outra planta) pode sofrer com isso.

Rega: Necessita de muita água, devendo ser mantida uma umidade uniforme, tanto no Verão quanto no Inverno. Pulverizar suas folhas com água, ajuda bastante também, porém, devemos evitar isso quando ela estiver florescendo.

Transplante: A cada um ou dois anos, antes da brotação (que ocorre na Primavera). Corte a metade das raízes e transplante antes do aparecimento de novas flores.

Aviso: Quando podar as raízes, prepare-se para o desagradável cheiro que as mesmas exalam quando cortadas.

(Fonte: www.plantasonya.com.br)

mInha oRaçãopaRa você

(Enviado por Rinaldo Farah Ortega)Senhor Deus,

dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o pas-sado e o futuro.

Neste momento quero te dizer obrigado por tudo aquilo que recebi de ti.

Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela ale-gria e pela dor, pelo o que foi possível e pelo o que não foi.

Ofereço-te tudo o que fiz, o trabalho que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos e o que com elas pude construir.

Apresento-te as pessoas que ao longo destes meses amei, as amizades novas e os antigos amo-res.

Os que estão perto de mim e aqueles que pude ajudar, as com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria.

Mas também Senhor, hoje quero te pedir perdão. Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil e o amor desperdiçado.

Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, perdão por viver sem entusiasmo.

Também pela oração que aos poucos fui adiando e que agora venho apresentar-te, por todos meus ouvidos, descuidos e silêncios, novamente te peço perdão.

E diante de novos momentos, eu te apresento estes dias, que somente Tu sabes como chegarei a vivê-los.

Hoje, te peço para mim, meus parentes e amigos, a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.

Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando a toda parte um coração cheio de compreensão e paz.

Fecha meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios a pa-lavras mentirosas, egoístas ou que magoem.

Abre sim, meu ser a tudo o que é bom.

Que meu espírito seja reple-to somente de bênçãos para que as derrame por onde passar.

Senhor, a todos que lêem esta mensagem enche-os de Sabedo-ria, Paz e Amor.

Enche-me também de bondade e alegria para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho possam descobrir em mim um pouquinho de Ti.

Ensina-nos a repartir felicidade.

AMÉM!!!

11O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

FELZ

2011

12

Alfazema - Jardim AromáticoNome científico: Lavandula

angustifoliaCaracterísticas: A lavanda é

facilmente identificada pelo seu aroma fresco e limpo, extremamente agradável. É originária das regiões montanhosas dos países mediterrâneos. Era muito conhecida pelos gregos e romanos, que utilizavam esta erva em seus banhos. O nome do seu gênero (Lavandula) é originado do latim “Lavare”, que significa lavar. Muito utilizada em banhos de purificação e como perfume. Pelo seu poder anti-séptico, foi amplamente utilizada na Europa durante a primeira e segunda guerra mundial para limpar ferimentos de soldados.

A lavanda é um arbusto de pequeno porte, que mede entre 20 e 60 cm de altura. As folhas são estreitas e alongadas e suas flores são de cor azul ou violeta.

Propagação: pode ser feita por sementes ou estacas de aproximadamente 15 cm de comprimento, retiradas de galhos novos, porém não muito frágeis.

Cultivo: esta planta prefere os ambientes ensolarados, mas protegidos do vento. O solo deve ser bem drenado, arenoso, poroso e rico em húmus. Por isso recomenda-se afofar a terra se esta ficar compactada no decorrer do cultivo.

O espaçamento ideal entre as plantas é de 50 cm por 1m. É uma planta de fácil cultivo, pois resiste bem tanto ao frio quanto ao calor. Apesar de facilmente cultivável, às vezes é difícil obter a sua floração. A estimulação da florada ocorre quando a planta passa por um período de clima frio. As flores normalmente estão prontas para a colheita na primavera.

Não necessita de regas constantes. A irrigação deve ser feita preferencialmente nas horas mais frescas do dia. Após a floração, deve ser podada para estimular o desenvolvimento de nova brotação. Para obter o máximo do perfume que a lavanda pode oferecer, devem-se colher as flores logo que a planta começa a florescer.

Faça pequenos raminhos e coloque para secar em ambiente fresco e ventilado. Podem-se usar os ramos secos para perfumar gavetas e armários, bem como ambientes, quando usados em maior quantidade.

Se você escolher cultivar a lavanda em vaso, não deve misturá-la com outra planta.

(Fonte: www.astral.oxigenio.com)

06

09

15 01

03

08

13

(((01))) Marcinho D’Avila com sua girl friend Aline no réveillon da AAR -- (((02))) Rose e Edson dançando muito na AAR para comemorar a chegada de 2011. -- (((03))) Bil, Danda e uma amiga curtindo a nigth de 31 de dezembro na AAR. -- (((04))) Essa galera animada estava em São Sebastião da Grama na Skol Fest 10 anos. -- (((05))) Eles!!! Estavam lá em Grama curtindo a festa Impulse. -- (((06))) Laís, Bárbara, Carol, Andréia, Kaka e amiga na Chácara Modelo festejando o Natal. -- (((07))) Lucas e Marquinho festejando o Natal na Festa do Barão. -- (((08))) Alexandre e Juliano lançando o novo CD. Nós do Zinho desejamos muito sucesso. -- (((09))) Funcionários da Rioplastic fizeram felizes algumas pessoas distribuindo presentes no Natal. -- (((10))) Parabéns Edinho, o Barbeiro, por mais um ano de vida. -- (((11))) Ana Raquel e Ana Clara Carvalho Lofrano reuniram amiguinhos de A a Z para festejar o aniversário. -- (((12))) Artur e Cintia no Reiveillon dus Queroso. -- (((13))) Carla com duas amigas brindando a chegada de 2011 no Rio Pardo. -- (((14))) Bazega’s e sua esposa festejando o reveillon no Buffet Trivial. -- (((15))) Na VIII Noite do Hawaii em Divinolândia só mulher bonitaaaa!!!

13O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

A produção de carne de frango no Brasil bateu recorde e cresceu 10% em 2010 na comparação com 2009, alcançando 2 milhões de toneladas, segundo dados

da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O crescimento ocorreu para atender a expansão do consumo interno da carne e das exportações. Do total que o Brasil produz, um pouco mais de dois terços é direcionado ao mercado interno, e o restante, cerca de 3,8 milhões de toneladas é exportado, o que faz do país o maior exportador mundial desse tipo de carne.

O consumo interno de carne de frango em 2010 foi de 44 kg por habitante/ano, ante 40 kg em 2009. A carne de frango, atualmente, é o tipo de carne mais consumido no Brasil, dado que o cardápio do brasileiro se alterou na última década. Em 2000, o consumo médio anual era de 32 kg

por habitante/ano de carne de frango e 41,6 kg de carne bovina. Essa estatística se inverteu e em 2010 o consumo brasileiro de carne de frango aumentou enquanto o de carne bovina caiu, chegando a 35,4 kg por habitante/ano.

Ao mesmo tempo o consumo de carne suína se elevou. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) em 2002 o consumo brasileiro era de 10,9 kg por habitante/ano e em 2010 atingiu 14,8 kg por habitante/ano.

Além do crescimento da renda da população brasileira, o aumento do consumo das carnes de frango e suína pode ser atribuído à expressiva elevação no preço da carne bovina que vem ocorrendo nos últimos anos.

CONSUMO DECARNES NO

BRASIL

02

05

07

10

11

14

04

12

14 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Confraternização de funcionáriosda Padaria Riopardense

O lucky bamboo é uma planta ornamental

Decore sua casa ou escritório com o Lucky Bamboo (Bambu da Sorte). Além de serem totalmente do bem, as plantas trazem energia e vida aos ambientes.

Levando a sorte no nome, a planta ornamental é originária de Taiwan (China) e mundialmente conhecida por sua beleza exótica, simplicidade e praticidade. Cultivado artesanalmente há mais de um século, o Lucky Bamboo faz parte da tradição oriental, simbolizando Sorte e Prosperidade. Também é recomendado por especialistas em Feng Shui por simbolizar paz, prosperidade e harmonia.

Apesar de introduzido recentemente no Brasil, o Lucky Bamboo já está bastante difundido na Europa e Estados Unidos como a plantinha da sorte dos chineses.

Durabilidade e Praticidade - Perfeita para ambientes internos, o Lucky Bamboo pode durar anos com manutenção mínima: apenas uma troca de água por semana e não expor a luz direta do sol.

CuidadosO Lucky Bamboo pode ficar em um

vaso com terra desde que a mesma seja mantida em terra úmida, sem encharcar.

Também pode ser colocada em vasos ou potes com água e com cristais, pedras etc desde que suas raízes estejam com água ao nível de cobrir todas as raízes e aprox. 5 cm do caule.

Não expor à luz direta do sol.Manter o vaso com água limpa

(água filtrada ou água corrente sem cloro); não trocar a água, apenas complementar seu nível.

Ao cortar a haste do Lucky Bamboo ele provavelmente irá morrer.

É possível retirar as folhas secas e amareladas, quando achar necessário, sem risco para a planta.

A haste do Lucky Bamboo não irá mudar em sua largura ao longo da vida, exceto sua tonalidade (o verde irá tornar-se mais escuro com o tempo).

As plantas Lucky Bamboo não são venenosas ou tóxicas.

(Fonte: www.plantasonya.com.br)

Confraternização do Escritório VisãoA equipe feminina do Escritório Visão celebrou as realizações de 2010, no dia 17 de de-

zembro, durante confraternização que reuniu Vanilda, Marcela, Eloisa, Michele, Luene e Gleice.

No dia 13 de dezembro, o gru-po de funcioná-rios da Padaria Riopardense, formado por Lucas, Julio, Suzana, Kari-na, Fernando, Silvia, Franciele, Dan, Neu-za, Paula, Elizandra, Marlene, Samara e Gláucia, se reuniu no Ranchão para uma confraternização de fim de ano, em clima de muita alegria e descontração.

15O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

“Dificuldades de Aprendizagem” começou a despertar interesse à medida que o ingresso às escolas se desligou das elites e se democratizou.

O professor desempenha um papel importante na identificação da dificuldade do aluno.

Acredito que a concepção e a intervenção do professor sobre dificuldades de aprendizagem são resultados de como ele aprendeu a ensinar e de sua vivencia no ambiente escolar no qual está inserido.

O TDAH é a dificuldade de aprendizagem comum entre crianças e adolescentes, Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitados ou inquietos. Freqüentemente têm apelido de “bicho carpinteiro” ou coisa parecida. Na idade pré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se sem parar pelo ambiente, mexendo em vários objetos como se estivessem “ligadas” por um motor. Mexem pés e mãos, não param quietas na cadeira, falam muito e constantemente pedem para sair de sala ou da mesa de jantar. Estão sempre em movimento, falam muito, rápido demais, e em momentos inoportunos. Elas também tendem a ser impulsivas (não esperam a vez, não lêem a pergunta até o final e já respondem, interrompem os outros, agem antes de pensar). Freqüentemente também apresentam dificuldades em se organizar e planejar

Aquilo que querem ou precisam fazer.

Seu desempenho sempre parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual. O TDAH não se associa necessariamente a dificuldades na vida escolar, embora esta seja uma queixa freqüente de pais e professores. É mais comum que os problemas na escola sejam de comportamento que de rendimento (notas).

Um especialista em comportamento infantil pode ajudá-lo a distinguir entre criança normalmente ativa e a criança hiperativa. Um aspecto importante: as meninas têm menos sintomas de hiperatividade-impulsividade que os meninos (embora sejam igualmente desatentas), o que fez com que se acreditasse que o TDAH só ocorresse no sexo masculino.

O diagnóstico de uma criança só pode ser feito por um Psiquiatra, Neurologista ou Psicólogo.

Pâmella Tássia Padula CamilloCurso PEDAGOGIA e

pós em PSICOPEDAGOGIATDAH

que bicho é esse?

Continua na próxima edição

16 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Todas as fotos são de arquivo pessoal

Em Angra

01 - Dia da Confraternização Universal01 - Dia Mundial da Paz04 - Dia da Abreugrafia06 - Dia da Gratidão06 - Dia de Reis

07 - Dia do Leitor07 - 1º Voto Popular (1789)07 - Dia da Liberdade de Cultos08 - Dia da Fotografia08 - Dia do Fotógrafo09 - Dia do Astronauta09 - Dia do Fico12 - Dia do Contador14 - Dia do Enfermo15 - Dia dos Adultos17 - Dia dos Tribunais de Contas19 - Dia do Terapeuta Ocupacional

20 - Dia do Farmacêutico20 - Dia de Oxalá21 - Dia Mundial da Religião24 - Promulgação da Constituição

de 196724 - Dia da Previdência Social25 - Dia do carteiro25 - Aniversário da Cidade de São

Paulo

27 - Dia do Orador29 - Dia do Jornalista30 - Dia da Saudade30 - Dia do Portuário31 - Dia da Solidariedade31 - Dia Mundial do Mágico

Em ItanhaémNos dias 3, 4 e 5 de dezembro, Gui-

lherme Cassucci de Campos aprovei-tou bem a convenção oferecida pela empresa onde trabalha, em Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro. Por lá, curtiu apresen-tação da bateria da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense e teve um inusitado encontro com Joe Jackson, o pai de Michael Jackson e o mentor do grupo Jackson Five, grupo que foi um dos grandes fenômenos da música mundial.

Aproveitando as férias de fim de ano, Luis Henrique Pestana e Taciliane Libanio deram uma esticada

até o litoral sul de São Paulo, para curtir as praias de Itanhaém, de 17 a 19 de dezembro, re-carregando bate-rias para encarar as festas de fim de ano. Entre os dias 22 e 27

de dezembro, Tatiane Ramos (da Rami Cal-çados) mais o esposo Igor

e as filhas Jhade e Anna curtiram um cruzeiro pelo litoral paulista e carioca, entre as cidades de San-tos e Búzios. E por lá encontraram também um grupo de rio-pardense no cruzeiro! De-pois dizem que rio-pardense é “igual mosqui-to”...

Em Porto SeguroEntre 27 de no-

vembro e 5 de de-zembro, Matarazzo, João Duva, Filipe e Marcelo fizeram um tour pela cidade de Por-to Seguro (BA), para curtir a vida, aproveitar as praias e cair nas baladas.

Cruzeiro

17O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

GAMESÉric Trinca Nogueira

Dizer que 2010 foi um grande ano para o mundo dos games é pouco. Tivemos lançamentos excelentes, melhores do que esperávamos. F1 2010, Assassins Creed Brotherhood, PES 2010, COF Black Ops. Inúmeros lançamentos, inúmeras experiências fantásticas com os títulos. Porém, segundo a E3, a maior feira de games do mundo, 2011 tem tudo para ser ainda melhor!

Os games previstos:1. BRINK2. METAL GEAR SOLID: RISING3. BULLETSTORM4. CRYSIS 25. BATMAN: ARKHAM CITY

6. DEUS EX: HUMAN REVOLUTION7. THE WITCHER 2: ASSASSINS

OF KINGS8. STAR WARS: THE OLD

REPUBLIC9. DUKE NUKEM FOREVER10. DRAGON AGE II11. TEST DRIVE UNLIMITED 212. DIABLO III

13. GTA 514. HITMAN 5

15. MASS EFFECT 316. MAX PAYNE 317. RAGE18. PORTAL 219. MORTAL KOMBAT 920. DRIVER: SAN FRANCISCO

Citamos somente 20, existem muito mais títulos vindo por ai, teremos muito que comentar em 2011 sobre games!

Até a próxima!

Games 2011

18 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Prezado Papai Noel:Este ano estou escrevendo

com antecedência, pois percebi que organização não é seu forte e quero que o senhor tenha tempo de preparar tudo certinho.

Este ano não tenho a menor intenção de ser humilde, pensar no próximo, ser caridosa, etc. Vou pedir sem miséria, estou de saco cheio de ser delicada em meus pedidos e receber migalhas.

Segue minha lista, posso assegurar que muitas outras mulheres irão gostar, de modo que o senhor pode produzir tudo no atacado para baratear os custos.

Desejo que não haja limite nos cartões de crédito, e que exista um código especial para fazer compras, de maneira que a fatura seja automaticamente zerada.

Quero um homem de verdade, mas, fala sério, Papai Noel, não me traga imitações! Diga NÃO à pirataria! Chega de genéricos!

Quero um dispositivo instalado no umbigo que jogue fora toda a gordura consumida, desinflando os pneuzinhos automaticamente.

Quero também um aspirador gigante, com detector de canalhas, de modo que se algum deles se aproximar, seja imediatamente sugado, triturado e reduzido a pó.

NÃO QUERO ME DEPILAR NUNCA MAIS!!! Ou o senhor faz a

moda pedir pernas, axilas, buço e virilha cabeludas, ou suma de vez com todos os pelos indesejados de meu corpo.

Um chocolate que elimine a celulite e hidrate a pele ao ser ingerido.

Quero também um aspirador gigante, com detector de canalhas, de modo que se algum deles se aproximar, seja imediatamente sugado, triturado e reduzido a pó.

Quero uma manicure e pedicure definitiva, que dure para sempre como se tivesse acabado de fazer.

Cartaao Papai Noel

(Continua na pág. 19

19O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

Cartaao Papai Noel

Meu marido, noivo, namorado, ou rolo, deve adivinhar todos os meus desejos, e toda vez que se aproximar de mim deve dizer o quanto sou linda, inteligente e especial. Que me traga presentes e trate bem minha família, e também adivinhe quando for hora de sumir, quando eu estiver sensível ou com TPM.

Um presente ideal seria uma gravidez que durasse apenas dois dias e um parto indolor.

Para o ciclo menstrual, vou ser camarada, pedir que dure 2 horas. Também gostaria de um botãozinho que eu apertasse se e quando quiser estar fértil.

Quero roupas que sofram uma metamorfose de acordo com as tendências e as estações, com tecidos auto-limpantes e auto-passantes.

Se um homem se atrever a me trair, ou estiver mentindo, que uma luz vermelha se acenda em seu nariz, como aquela sua rena, e que logo em seguida ele confesse tudo o que fez.

Quero uns comprimidos que alterem automaticamente cor, comprimento e textura do cabelo, permitindo os mais variados penteados, que voltarão ao normal no momento em que eu assim desejar.

Vou pedir novamente um suprimento infinito de sapatos, bolsas, cosméticos e jóias, visto que minha solicitação anterior foi esquecida. E quero também um espaço auto-organizante que acomode tudo.

Também vou pedir DE NOVO: me mande um robozinho que limpe, lave, passe, cozinhe e toque música, que não falte, não peça aumento e não acabe com o sabão em pó em uma semana.

Bumbum, peitos e coxas, tudo com botõezinhos que inflem e desinflem segundo a ocasião, situação e minhas intenções.

Que abdominais sejam coisas que possamos comprar prontas, no supermercado.

Quero 150 de QI e 50 de cintura, NÃO O CONTRÁRIO!!

PAPAI NOEL, MEU FOFO!!!

Espero que não seja muito complicado atender minha listinha.

Nos vemos em dezembro, mas se conseguir terminar tudo antes, ficarei imensamente grata.

Com carinho, uma mulher como todas...

(Enviado por Renata Evangelista)

(Continuação da pág. 18)

20 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Idade novaPara não engordarnem passar mal.

O calor é um grande inimigo dos alimentos. É que as altas temperaturas fazem com que eles estraguem com mais facilidade. Portanto, nas idas à praia, nada melhor do que ter muita força de vontade e evitar deliciosas guloseimas que possam trazer problemas à saúde ou resultar em quilos a mais.

Espeto de camarão: alimento altamente calórico e com muito colesterol, além de apresentar alto risco de contaminação

Sanduíche natural: precisa estar bem embalado e o armazenamento deve manter a temperatura ideal, já que contém maionese e produtos industrializados como patês, que se deterioram rapidamente no calor

Acarajé: as condições de preparo são duvidosas e as chances de proliferação de bactérias, grandes. Se o óleo em que foi feito estiver escuro, o produto apresenta toxinas prejudiciais à saúde. Outro alerta é em relação à qualidade do azeite de dendê. O óleo exposto a altas temperaturas forma uma substância chamada acroleína que, em excesso, está relacionada ao surgimento de alguns tipos de câncer, em especial o gástrico e o de intestino

Açaí: é rico em gorduras e altamente calórico. Incrementá-lo com banana, granola e xarope faz com que fique ainda mais calórico. Tome cuidado com o suco artesanal da iguaria, que deve ser bem higienizada e armazenada em local limpo

Pastel: produto gorduroso e, se for feito em óleo reaproveitado, está repleto de acroleína. Caso não seja armazenado em local com temperatura adequada e não haja higiene no seu preparo, há risco de contaminação pela bactéria salmonella

Queijo coalho: seu consumo deve ser evitado, porque a procedência e o armazenamento são desconhecidos, podendo causar contaminação

Empada: além de muitas calorias, oferece risco de contaminação devido ao preparo e à temperatura em que está armazenada, principalmente a tradicional empadinha de camarão. O vendedor também precisa usar luvas para manusear o alimento.

Evite 7 delíciasna praia

(Fonte: http://saude.terra.com.br)

Idade nova Aniversáriosdos gêmeos

No dia 11 de janeiro, Fabiano Luís Capec-ci, o Bem te vi, festeja idade nova. As comemo-rações já começaram nos primeiros dias do ano. Ali-

ás, para “esse moço” festança é o lema! Parabéns Bem Te vi!!!

Seeee-guuuraaaa

“pião”!

No dia 4 de janeiro, quem comemorou idade nova foi a gatíssima Bethania Minussi. Breve teremos um making-of dela para vocês curtirem no site, aguardem!

Foto

s “r

ouba

das”

do

Ork

ut -

surp

resa

par

a os

doi

s am

igos

!

O gêmeos José Ricardo e Maria Amélia, filhos de Re-nata Graçadio Feltran e José Ricardo Feltran, receberam os mi-mos dos familiares e amigos, durante a comemoração do aniver-sário de 6 anos de idade, ocorrido em 3 de dezembro.

Fotos: Foto Líder

21O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

Com Nelson

Leandro Capiteli

e-mail: [email protected] Fluminense foi campeão

brasileiro de 2010 “concategoria”...

Os 100 anos do Corinthians em 2010 foram comemorados “centernada” de títulos... Mesmo com a saída de Elias, foi mantida a base do time titular para 2011. Tomara que vença a Libertadores e enfim liberte-se deste trauma que o incomoda...

Fora da Libertadores, o São Paulo jogará a Copa do Brasil e Sulamericana. O tricolor ainda não ganhou nenhuma dessas competições. Mas o treinador Carpegiani não deve ter muitos reforços para o início da temporada...

Sei que ainda é cedo. Mas, ao que tudo indica, o Santos com o retorno de Elano (foto), a volta de Ganso e a permanência de Neymar poderá ser o time a ser

batido no início de 2011...

Quando não há dinheiro para grandes contratações, não adianta contratar “promessas” só para encher o vestiário. Se mantidos Marcos, Danilo, Marcos Assunção, Valdívia e Kleber, basta ao Palmeiras mesclar estes experientes com jogadores da base para formar um time competitivo.

O Paulistão 2011 vai começar. Na primeira rodada, às 19h30 deste 15/01 jogarão Linense x Santos e Palmeiras x Botafogo. Às 17h00 do dia seguinte: Corinthians x Portuguesa e Mogi Mirim x São Paulo.

acessem:www.boletimesportivo.com

Feliz 2011 !!!

22 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Muitas pessoas dizem “saúde” quando alguém espirra, mas ninguém diz nada parecido a alguém que tosse ou assoa o nariz. O que este tipo de expressão quer dizer, na verdade?

Desejar o bem da pessoa que espirrou é algo que, provavelmente, originou-se há milhares de anos. Os romanos diriam “que Júpiter cuide de você” ou “Salve”, que significava “boa saúde para você”. Enquanto isto, os gregos desejariam uns aos outros “vida longa”. A frase “Deus te abençoe” é atribuída ao Papa Gregorio, o Grande, que a pronunciou no século 6 durante a epidemia de peste bulbônica (espirrar era um sintoma evidente de um tipo de peste).

O termo equivalente “gesundheit” vem da Alemanha e significa literalmente “saúde”.

Quase todos os países no mundo têm seu próprio jeito de desejar o bem de quem espirra. Pessoas de países árabes dizem “Alhamdulillah”, que quer dizer “louvado seja Deus”. Os hindus dizem “Viva!” ou “Viva bem!”. Alguns países possuem respostas especiais para espirros de crianças. Na Rússia, depois que uma criança ouve a resposta tradicional, “bud zdorov” (“seja saudável”), também costuma ouvir “rosti bolshoi” (“cresça forte”). Quando uma criança espirra na China, ouvirá “bai sui”, que significa “que você viva 100 anos”.

Para a grande maioria, as variadas respostas aos espirros se originaram a partir de superstições ancestrais. Algumas pessoas acreditavam que o espirro fazia com que a alma escapasse do corpo através do nariz. Dizer “saúde” evitaria que o demônio clamasse pela alma da pessoa. Outros acreditavam no oposto: que o espírito demoníaco usava o espirro como oportunidade para entrar no corpo da pessoa. Também havia a concepção equivocada de que o coração parava momentaneamente durante o espirro e que dizer “saúde” era uma forma de dar as boas-vindas à pessoa de volta à vida.

Sabemos que espirrar é um reflexo e é normalmente um sinal de algo relativamente benigno, como uma gripe ou uma alergia. Um espirro também pode ser causado pela exposição à luz solar ou pela inalação de um odor forte. Mesmo assim, mantivemos o costume de dizer “saúde”, decorrente basicamente de um hábito ou cortesia comum.

(Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br)

por Stephanie WatsonTraduzido por HowStuffWorks Brasil

Por que dizemos‘saúde’

quando alguém espirra?

23O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

CLUB DJ

Dj Evandro S!

Como falamos aqui há alguns meses atrás, agora temos o resultado sobre o tal tema que gerou varias discussões... “diploma para dj”.

“A Constituição Federal, em seu art. 5o, inciso XIII, assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo a imposição de restrições apenas quando houver a possibilidade de ocorrer algum dano à sociedade”. Com essa justificativa, o presidente Lula puxou a tomada no projeto, já aprovado, que regulamentaria a profissão de DJ. O veto do presidente foi integral e apoiado pelos ministérios do Trabalho, da Justiça e da Cultura. A proposta foi apresentada em 2007 pelo ex-senador Romeu Tuma (que morreu este ano), representando a entidade paulista Sindecs (Sindicato dos DJs e Profissionais da Cabine de Som). A regulamentação da profissão era um assunto altamente polêmico no meio dos DJs. Havia uma séria falta de comunicação entre os autores da iniciativa e a cena como um todo. E, como boa parte dos DJs (e agentes, empresários, donos de casa noturna etc) sabia pouco sobre o projeto, pairava grande desconfiança das consequências dessa regulamentação. Muitos, temiam o

engessamento e a burocratização de um mercado que há anos funciona bem na base do auto-gerenciamento. Não parecia haver necessidade de órgãos reguladores e controladores. E outra: quem controlaria os controladores? Os responsáveis pelo projeto sempre insistiram que sua intenção principal era fornecer segurança social a milhares de DJs que trabalham como empregados de casas noturnas. O que é perfeitamente justo e louvável. Mas não é o bastante para compensar a falta de clareza com relação a muitos pontos, a baixa representatividade do Sindecs no meio e os riscos da concentração de poder nas mãos de auto-nomeados “reguladores”. Com tantas dúvidas, o melhor lugar para essa lei, por enquanto, é na gaveta.

No próximo mês, estarei postando algumas dicas e tendências sobre a E-Music... Novos produtores no pedaço fazendo as pistas tremer!!

Um abraço a todos!Dj Evandro Schiavon!

(twitter.com/evandrodeejay)

Derrubadoa regulamentação

da profissão de DJ!!!

Confraternização naCreche São Paulo

Chegada Papai Noel

Primeiro aniversário Aniversários nas famílias Boaro e LofranoMembros das famílias Boaros

e Lofranos se encontraram dia 17 de dezembro para comemorar o aniversário de Edson Boaro Lo-frano, o Edinho (o Barbeiro), essa figura gente boa que faz a ca-beça de muita gente, há vários anos, em São José do Rio Pardo, onde é mais conhecido do que nota de 1 real. Parabéns, Edinho, pelos seus 31 anos de vida, dedicação, caris-ma e tesouradas! Já no dia 20 de dezembro, os mesmos Boaros e Lofranos se encontraram para festejar os 6 anos de idade das gêmeas Ana Raquel e Ana Clara Carvalho Lofrano, filhas de Elaine e Fernando. Que Deus ilumine e proteja essas lindas!

No dia 19 de de-z e m b r o , M a n u e l l a Felicio No-gueira, filha do casal Daniel e Amanda, foi o centro das aten-ções, quando completou seu p r i m e i r o ano de vida. A família se reuniu em festa para celebrar a data.

Dezembro passou, mas a gente registra que o Papai Noel pas-sou por aqui, para encher de imaginação e de sonhos, crianças e adul-tos. A chegada triunfal à Praça da Matriz de São José do Rio Pardo foi na noite de 6 de dezembro, e uma multidão marcou presença

para recepcioná-lo. Revele as fotos

Ligue:(19) 3681-5529

M u i t a d e s c o n t r a -ção, alegria e mesa farta. Foi assim, no dia 16 de dezembro, a confraterni-zação entre professores e demais fun-cionários da C r e c h e São Paulo, em São José do Rio Pardo. A criança-da, claro, aprovou!

24 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Exercite-seXadrez - É um ótimo exercício para

a memória, pois exige bastante dela. Já reparou que um bom jogador de xadrez nunca esquece suas jogadas?

AtençãoA memória para determinado

fato está relacionada à importância que lhe atribuímos e isso pode ser chamado de atenção. A atenção aos detalhes facilita a memorização e é um fator fundamental para aquisição de novas informações.

AlimentaçãoAlgumas vitaminas são essenciais

para o bom funcionamento da memória como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, que podem ser encontradas em pães, cereais, legumes e frutas. A água também é indispensável, pois a desidratação pode levar à confusão e outros problemas de pensamento.

SonoUma boa noite de sono ajuda a

armazenar o que foi aprendido no dia, na memória de longo prazo.

DesintoxicaçãoProcurar um tratamento

ortobiomolecular para uma desintoxicação do organismo pode ajudar, além de fornecer uma reeducação alimentar. Isso porque a boa memória está relacionada também ao bom funcionamento do metabolismo ou a problemas bioquímicos (excesso de chumbo ou mercúrio no organismo, por exemplo).

Análise IndividualRelacionar assuntos novos com

o que já aprendeu e analisar o que está sendo estudado e chegar a conclusões sozinho ajuda a memorizar o conceito.

RevisãoRevisar uma matéria aumenta

exponencialmente a chance de se lembrar dela posteriormente. E mais, relendo um conteúdo há também a repetição do estímulo nervoso de arquivamento da informação e, com isso, a memorização é mais certa.

MecanismosCertos mecanismos, como os

Mnemônicos, ajudam a desenvolver a memória por meio de princípios artificiais de organização, como as rimas para o ensino de crianças: “um - dois, feijão com arroz...”. As palavras-chave também são mecanismos mnemônicos que auxiliam na memorização de conceitos. Outro mecanismo é o sistema visual-simbólico, um modo de memorização através da associação de idéias ou palavras com objetos. Por meio da comparação sucessiva relacionam-se duas idéias, lembramos de uma e conseqüentemente da outra.

InteresseQuanto maior o interesse, mais

facilmente se aprende e se arquiva o conhecimento na memória.

EscritaEscrever é uma forma de ampliar

seu banco de dados e exercitar a memória.

Dicas valiosas para melhorar sua memória

(Fonte: www.saudecominteligencia.com.br)

As promessas da natação Confraternização da StufaO ano de 2010 ficou para trás e consoli-

dou alguns nomes do esporte local. Especial-mente na natação, revelou promessas como Mariene Tiezzi, Cassandra Blaski, Leonardo Baptistão e Mateus Sa-loti, que brilharam em várias competições regionais e estaduais, tendo ao lado outros competidores das equipes rio-pardenses, que também se destacaram. Em dezembro passado essa galera encerrou a temporada, disputando a última etapa do Troféu Amigos da Natação, em Santa Rita do Passa Quatro, em 12 de dezembro. Na oportunidade, os na-dadores rio-pardenses conquistaram várias medalhas. Ainda no final do ano, Mariane Tiezzi recebeu o troféu “Fera do Esporte”, instituído pelo programa Boletim Esportivo, da Rádio Difusora AM, em reconhecimento às 176 medalhas que ela conquistou, em 2010. Nossos sinceros votos de que em 2011, os nadadores continuem a escrever o nome da natação local na história do esporte.

O pessoal da Stufa Pizza Bar se reuniu no dia 6 de de-zembro para a confraternização de final de ano, na chácara do Muradi, com direito a troca de presentes de amigo secreto e mui-ta descontração.

25O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

Troféu“Aos Melhores do Esporte”

Torneio na Escolhinha de Futebol

Na noite de 10 de dezembro, a Associação Paulista de Esportes e Eventos (APEE), entidade dirigida por Rinaldo Farah Ortega, promoveu a 15ª edição da sole-nidade de entrega do troféu “Aos Melhores do Esporte”. Participaram do evento, no Rio Pardo FC, atletas de diversas modalidades esportivas, além de autoridades e familiares dos homenageados. Fotos arquivo pessoal.

A Escolinha de Futebol Flamengo/Rondinelli encerrou a temporada de 2010, com o torneio “Champions Lague”, que reuniu 28 equipes nas categorias sub 08, sub 11, sub 13 e sub 16. Na ocasião, as equipes receberem os nomes de grandes times mundiais como Shaktar Donesk, Twent, Basel, Tottehan, Manchester United, Roma, Real Madrid, Chelsea, Barce-lona, Arsenal, dentre outros. Mais fotos no site! Fotos arquivo pessoal.

26 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Sinfônica no Rio Pardo

Muitos peixes estão constantemente viajando. Como no caso das aves, a migração dos peixes também é um mistério.

Os peixes do oceano são guiados por temperaturas, correntes e concentrações de organismos nutritivos. Mas algumas migrações se fazem segundo roteiros tão peculiares que nos desafiam a explicar como e porque acontecem.

Muitos peixes buscam melhores locais para desova e abastecimento. Algumas espécies como o bacalhau e merluza, costumam ocupar diferentes áreas em diferentes períodos de sua vida, estimuladas pela quantidade de alimento disponível e possivelmente também pelo desejo instintivo de reduzir o canibalismo. Entre os peixes é onde verificamos com maior crueza a “lei do mais forte come o mais fraco”.

A fecundidade dos peixes é enorme, assim como sua voracidade em alimentar-se dos semelhantes desprevenidos ou mais fracos.

O bacalhau adulto, depois de muito viajar, sempre volta ao local onde nasceu para desovar (normalmente a primeira desova acontece aos cinco anos de idade), fazem isto por toda a vida.

Alguns peixes de água salgada, desovam em rios (água doce), como por exemplo o Salmão, ele se expõe a inúmeros predadores, enfraquece, mas enfrenta a jornada rio acima para muitas vezes morrer logo após a desova.

Alguns especialistas supõem que eles estão regressando a zonas ancestrais de desova, que sua morada primeira foi na água doce e que sua migração para o mar é um costume imposto pela necessidade de procurar alimento.

Dizem que o salmão avança rio acima a uma velocidade de 10 a 12 km por hora, e é muito conhecido de habitantes das regiões onde eles são abundantes, o hábito peculiar que eles e as trutas têm de galgar as cataratas aos saltos. Pulam alturas de 2.5 a 3.5 metros de cada vez e se não conseguem no primeiro salto, tentam seguidamente até que conseguem ou caem exaustos.

Como se orientam? Porque aparecem cardumes em certas águas, em épocas certas, com pontualidade?

(Fonte: www.vocesabia.net)

Por que ospeixes migram?

Réveillon no Trivial Eventos A Banda Oficina do Som, com seu repertório afinado e eclético, animou o Réveillon no Trivial Eventos. A festa concorrida teve a presença de centenas de pessoas, num agradável ambiente familiar, onde todos puderam aproveitar o cardápio especial da noite, e se confraternizar embalados pelos melhores votos de um ano novo repleto de muitas e ple-nas realizações, alegrias e felicidades em todos os dias de 2011. Para quem perdeu esta grande festa, algumas fotos resumem o acontecimento! Parabéns João, parabéns Jarreta pela bela festa!!!

Pérola Negrana Fábrica de Expressão

A companhia de dança Pérola Negra encerrou sua temporada de 2010 com uma apre-sentação na Fábrica de Expressão, no dia 21 de dezembro, mostrando um belo espetá-culo de dança contemporânea.

A Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas foi a atração da noite de 12 de dezembro, na progra-mação de fim de ano, em São José do Rio Pardo, com uma apresentação no ginásio do Rio Pardo FC. O evento, de caráter beneficente, foi uma promoção do clu-be com apoio das rádios 88 Mais FM e Difusora AM, e do jornal Gazeta do Rio Pardo.

27O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

[email protected]

SEMENTES

MissionárioRodrigo Dias

No nosso cotidiano, na distração das tarefas e situações do dia a dia, sempre nos esquecemos de algumas coisas básicas, até depararmos com o inesperado. Muitas vezes, nos perdemos no ativismo e com isso acabamos nos esquecendo de Deus, dos irmãos e de que nossa vida aqui é finita. Talvez muitos utilizam propositalmente de desculpas, como a falta de tempo ou o cansaço para evitar o encontro consigo mesmo! Somos anestesiados pelo consumismo e pelo relativismo, e falsamente vivemos como se o nosso tempo aqui fosse infinito; e assim, perdemos tempo. Deixamos de amar aqueles que nos cercam. Até que num determinado ou provocado momento descobrimos que o mal, a tragédia, a enfermidade, a morte... Bate na porta de todos! Nestes momentos sentimos na pele nossa verdadeira condição: seres finitos na terra, com possibilidade de eternidade no céu.

Assim a finitude do nosso tempo faz com que nos esforcemos para aproveitar o tempo de vida de que dispomos e não deixemos passar em vão ocasiões e momentos irrepetíveis. Cada minuto de nossa vida, ao lado das pessoas que conhecemos e amamos, é único e precisa ser aproveitado com toda a intensidade. Cada encontro com o outro é uma oportunidade que não volta a se repetir. Neste novo ano que se inicia vamos frisar nossos relacionamentos com aspectos de eternidade, vamos ir ao encontro do outro sem tecer julgamentos ancorados apenas na aparência e, assim, destituídos de inteireza. Nos libertar da esquizofrênica tendência a, muitas vezes, definir e conceituar a realidade a partir daquilo que nos sinalizam as aparências, estacionando, dessa forma, na exterioridade e não conhecendo as pessoas em seu íntimo e intenções profundas.

Se queremos desejar Ano Novo, então que de fato tudo seja novo, a começar pela nossa concepção de vida. Colocando sempre a nossa frente à consciência de nossa finitude. E assim concentraremos a atenção no essencial. Perderemos menos tempo com o inútil, o mesquinho, com aquilo que não acrescenta. Seremos menos egoístas e orgulhosos, porque o fim virá para todos!

Dessa forma, conseguimos viver o tempo presente como ele deve ser vivido: colocando nossas preocupações em Deus e nos concentrando na essência da vida: Amar e Servir.

Feliz ano novo a todos, sem esquecer da brevidade da vida!

Que Deus nos abençoe!Paz e Unidade!

Quando a finitudebater à nossa porta...

Auto de Natal no Santa InêsUma das atrações mais esperadas do mês de dezembro, em São José do Rio Pardo, é o Auto de Natal do Colégio Santa Inês.

O evento ocorreu na noite de 7 de dezembro, abordando como tema “Símbolos do Natal”, por meio de encenações, danças e men-sagens, que têm a dedicação de alunos, professores e coordenadores da comunidade escolar. O evento desperta a emoção do público, que marca presença para prestigiar, a estrela do evento: o ‘Menino Jesus’. Parabéns aos organizadores pelo belo espetáculo!

Tem 513 fotos no site que podem ser revela-das em alta qualidadee sem as marcas.Ligue: (19) 3681-5529

28 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

C A S A M E N T O SEm dezembro passado, alguns casais disseram sim à vida em comum,para começar 2011 em total felicidade. E que seja assim para sempre!

Leandro eLisandra

Rafael eLuciane

Mateus e Maria Angélica

Fernando ePaula Carolina

Luciano eVanessa

Edson eDaniela

Foto Líder

Foto Líder Foto Mansano

Quais as causas da celulite?Herança genética, sedentarismo,

problemas circulatórios, alimentação inadequada, cigarro, álcool, estresse e desequilíbrio hormonal.

Como prevenir a celulite?Antes que a celulite se instale,

você pode entrar na briga contra esta inimiga. Alguns hábitos, incorporados ao dia-a-dia, podem ser bastante úteis:

- diariamente, após o banho, massageie as pernas e coxas com creme anticelulite. Os movimentos devem ser leves, circulares e ascendentes, desde o tornozelo até o quadril. O mesmo pode ser feito nos braços, indo até o ombro. O processo serve para mobilizar os líquidos acumulados;

- prefira saltos baixos: o uso de salto alto dificulta a circulação;

- respire corretamente, para ajudar a liberar toxinas, relaxar as tensões e auxiliar o sangue na sua função oxigenadora;

- a natação e a hidroginástica são as atividades especialmente aconselhadas no combate à celulite, porque trabalham toda a musculatura de forma harmoniosa, além de massagear os tecidos;

- caso prefira algum outro exercício, escolha um de menor impacto, mais moderado e sem movimentos bruscos, para não agredir os tecidos. Substitua, por exemplo, a corrida pela caminhada;

- sempre que puder, coloque as pernas para o alto, flexione e estenda os dedos dos pés, faça rotação externa, interna, flexão e extensão dos tornozelos, para facilitar o retorno venoso;

- prefira as peças folgadas e confortáveis. Não use cintas redutoras, que dificultam a circulação venosa e linfática. As roupas justas também prejudicam a circulação;

- aumente a ingestão de frutas e vegetais crus e cozidos;

- troque frituras por assados ou cozidos;

- evite consumir açúcar refinado;- evite sal em excesso: ele

favorece o edema, fator importante no processo da celulite;

- evite refrigerantes e bebidas alcoólicas em geral;

- evite cigarro: a nicotina e o alcatrão aumentam a espessura dos vasos sangüíneos, dificultando a circulação;

- beba bastante água, para ajudar a eliminar as toxinas;

- coma alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas, verduras), a fim de melhorar seu hábito intestinal.

(Fonte: www.saudecominteligencia.com.br)

Casaram-se no dia 18 de dezem-bro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de José Rodri-gues e Isa-bel Cristina V. Rodri-gues. Ela, é filha de Luís Cam-piotto e de Maria Regina da Silva Cam-piotto.

Casaram-se no dia 18 de dezem-bro, na Igreja Matriz de São Sebastião da Grama. Ele é filho de José Luís Molina e Ana Paula Vivarelli Molina. Ela é fi-lha de J o s é L u í s Naldoni e Maria J o s é Vascon-c e l o s Naldoni.

Casaram-se na noite de 11 de de-zembro, na Igreja de São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele, filho de Edson Artese (i.m.) e Vita Aparecida More i ra Artese. E ela, filha de Santo A g a s s i e Apa-r e c i d a Rossetto Agassi.

Casaram-se no dia 11 de dezem-bro, em cerimônia na Fazenda Bura-cão, em Mococa. Ele é filho de Rubens

R o b e r t o Lago e Sônia Ma-ria Faraco Lago. E ela, filha de Pau-lo Rubens de Pauli e Rosângela Ribeiro de Pauli.

Casaram-se no dia 10 de dezem-bro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo, sob as bênçãos de Luís

Mira, pai da noiva, e de Osval-do Gaiar-do e Luiza de Fática Dergárbio A l m e i d a G a i a r d o , pais do noivo.

Casaram-se no dia 4 de dezem-bro, na Igreja de São Judas Tadeu, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Edson, filho de Antoninho Gonçal-

ves de Oliveira (i.m.) e Maria Terezinha Ro-que de Oliveira. E ela, filha de Sérgio Apare-cido Humberto e Maria Apare-cida da Silva Humberto.

Foto LíderFoto Líder

Foto Líder

Aniversário de Lara

Nasceu Lavínia

No dia 5 de dezembro, o casal Patricia Lopes Gimenes Guardabaxo e Pau-lo Rodrigo Guardabaxo reuniu os amigos e familiares, no Buffet Trivial Kid´s, para a festa de aniversário da filha Lara, que completou 2 anos de vida.

Foto Líder

O ano começou com gente nova che-gando na casa de Jorge Luís e Daniela Cassucci da Silva. No dia 2 de janei-ro, nasceu a Laví-nia, que já chegou marcando seu nome na história, como pri-meiro bebê de São José do Rio Pardo em 2011. Parabéns e vida longa!!!

29O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

Aprenda a mantê-los com boa aparência, brilho e saúde.

Manter bonitos os cabelos oleosos é realmente difícil

Esse tipo de cabelo chega ao final do dia com aspecto ruim, com aquele jeito grudado na cabeça. Quem tem cabelo oleoso sabe bem como é!

Os cabelos oleosos são gordurosos, pesados e sem volume

O excesso de oleosidade acontece quando as glândulas produzem uma quantidade de óleo maior do que a necessária. Esse problema surge devido a alterações hormonais e também ao estresse do dia-a-dia.

O primeiro passo para tratar os cabelos oleosos é escolher um bom shampoo

Tem que ser uma shampoo específico, para equilibrar a produção de gordura. A limpeza deve ser diária, com cuidados especiais para não estimular ainda mais a oleosidade do

couro cabeludo. A excessiva remoção de lipídeos e protetores naturais dos fios pode ativar a produção sebácea e tornar o cabelo ainda mais oleoso! A formulação dos shampoos deve proporcionar limpeza sem agredir a estrutura dos fios.

Após a escolha de um bom produto, é preciso aplicá-lo corretamente

Os cabelos oleosos não devem ser massageados com frequência para não ativar ainda mais a produção de óleo. Durante a lavagem, os movimentos devem ser breves e feitos de maneira rotativa, com as pontas dos dedos. Enxágue muito bem para não deixar resíduos.

Cuidado com o uso de condicionadores

Aplique apenas no comprimento dos fios, jamais próximo ao couro cabeludo. Se as pontas estiverem muito ressecadas use uma pequena quantidade de produtos leave-in a base de silicone. O uso de ceras e pomadas fica proibido para não pesar no visual.

DicasLave o cabelo com shampoos a

base de substâncias adstringentes e use condicionador só nas pontas. Evite produtos 2 em 1.

Para regularizar a produção sebácea procure tomar bastante água diariamente.

Evite passar as mãos ou escovar muito os cabelos. Esse hábito estimula a produção de óleo.

Mantenha o secador a 15 cm de distância na temperatura fria ou morna.

Acabecom a oleosidadedos seus cabelos

(Fonte: lindasmulheres)

30 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

A origem do nome: o termo ‘cactos’ foi usado há cerca de 300 anos antes de Cristo pelo grego Teofrastus. Em seu trabalho chamado Historia Plantarum, ele associa o nome cacto à plantas com fortes espinhos. Embora os cactos possam ter formas diversas, ainda hoje associamos a idéia de que são plantas com muitos espinhos.

Nem todas as plantas que mantêm água dentro da sua estrutura são cactos. Essa característica também é comum às plantas suculentas. A diferença é que os cactos têm apenas caule e espinhos e as suculentos também têm folhas e nem sempre espinhos.

Todos os cactos florescem, porém algumas espécies só dão flores após os 80 anos de idade ou atingir altura superior a dois metros. Depois da primeira floração, todo ano, na mesma época, as flores voltam a aparecer.

Algumas espécies dão frutos comestíveis. É o caso do cacto mexicano Opuntia Ficus-indica, que produz o conhecido figo-da-índia.

Cactos podem viver até 200 anos e alcançar 20 metros de altura (como o Cornegia gigantea, originário dos EUA e México). Mas também existem espécies minúsculas. A menor conhecida é o Blosfeldia liliputana, dos Andes bolivianos, com apenas 0,5 centímetros de diâmetro.

Cornegia giganteaBlosfeldia liliputanaApesar de 92% de sua estrutura ser

composta por água, a presença do cacto indica sempre um solo pobre e seco.

No mundo, existem mais de duas mil espécies de cactos catalogadas. Só no Brasil, são mais de 300 tipos.

Os cactos reproduzem-se tanto por sementes quanto por estacas.

Os cactos precisam de sol, ventilação e pouquíssima umidade. A exceção fica por conta dos mini-cactos (aqueles que encontramos até em supermercados em pequenos vasinhos) que, em geral tem menos de três anos. Como são bem jovens, os mini-cactos apresentam uma resistência menor a exposição ao sol. Assim sendo, é melhor colocá-los em áreas arejadas e devem tomar luz indireta (como pelos vitrais das janelas.

Segundo o Feng Shui os cactos são considerados Guardiões, por serem purificadores de ambientes e, de acordo com os especialistas desta técnica milenar, os cactos agem como uma barreira para os raios gama emitidos por computadores e aparelhos de TV.

(Fonte: www.plantasonya.com.br)

Réveillon do MarquinhosSeminárioAcompanhados pelo professor Marcelo Callegari Zanetti, estudantes do curso

de Educação Física da Unip de São José do Rio Pardo participaram, nos dias 27 e 28 de novembro passado, de um seminário nacional que abordou a Psicologia do Esporte e Motricidade Humana, promovido pela Unesp de Rio Claro. Na ocasião, Marcelo foi um dos pa-lestrantes da mesa redonda que debateu “Efeitos perversos e efeitos confortantes da mídia esportiva”.

O Restaurante Marquinhos, no bairro Fartura, também recebeu convidados na noite de réveillon, para brindar a chegada de 2011. Por lá, a música ficou por conta da dupla Alessan-dra e Isenil, fazendo a galera dançar a noite toda.

31O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

Mundo Gospel

Maria Elisa Carriero

-Seja ético. A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos.-Estude sempre e muito.-Acredite no amor.-Seja grato a quem participa das

suas conquistas.-Eleve suas expectativas.-Curta muito a sua companhia.-Tenha metas claras.-Cuide bem do seu corpo.-Declare o seu amor.-Amplie os relacionamentos

profissionais.-Seja simples.-Respeite o seu jeito de ser.-Tenha um orientador.-Jogue fora o vício da preocupação.-O amor é um jogo cooperativo.-Tenha amigos vencedores.-Diga adeus a quem não o merece.-Resolva os problemas e saiba tomar

decisões.

-Aceite o ritmo do amor.-Celebre as vitórias.-Perdoe.-Tenha ídolos. Uma pessoa que você

admira é uma fonte de inspiração.-Arrisque. O amor não é para

covardes.-Tenha uma vida espiritual. Conversar

com Deus é o máximo, especialmente para agradecer.-Planeje bem uma mudança.-Mantenha seu ritmo apesar das

mudanças.-Namore muito antes de casar.-Pare de procurar a pessoa perfeita.-Mantenha o romantismo.-Pague o preço do seu sonho.-Seja feliz todos os dias.-Trabalhe com campeões.-Continue a ter vida própria depois

do casamento.-Seja generoso com você.-Saiba administrar seu dinheiro.-Participe de uma atividade

beneficente.-Poupe-se para a velhice.-Mantenha o alto-astral.-O sucesso é feito hoje.-Invista em você todos os dias.-Tenha tempo para as pessoas

importantes.-Valorize mais a sabedoria que a

genialidade.-Conheça o que é diferente.-Tenha um hobby.-Procure saber se virar sozinho.-Crie pessoas independentes.-Aprenda a trabalhar em velocidade.-Converse francamente em situações

nebulosas.-Tenha vida própria.

Roberto Shinyashiki

Toques Para SerMais Feliz No Ano Novo

Fonte: www.bethynha.com.br

Skol Fest em Grama

Divino Fest Folia

Na noite de 11 de dezembro, a balada boa foi no Clube Literário e Recreativo de São Sebastião da Grama, onde rolou a Skol Fest, completando sua décima edição. Ao som da Banda Nova (Edu Cunha, Renato e Chi-cão) e da dupla João Carlos & Bruno. A galera, sempre bela e animada, marcou presença!

Na noite de 8 de janeiro, no primeiro sábado do ano, o Divi-nolândia Clube recebeu os baladeiros da região para a segun-da edição da Divino Fest Folia, animada por bandas e DJs, que comandaram o som, até altas horas.

Formatura do ObjetivoUma solenidade festiva marcou o encerramento do ano da tur-

ma de Educação Infantil III, do Colégio Objetivo. No dia 10 de dezembro eles receberam seus certificados por con-cluírem mais uma etapa, aptos agora a cursar o ensino fundamen-tal. A formatura da turminha da professora Lu foi no Buffet Trivial Kids com a presença de pais, diretores, e demais funcio-nários da escola.

32 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Essências Aromáticas e Óleos Essenciais

Muitas pessoas confundem essência aromática com óleo essencial.

As verdadeiras essências aromáticas são desenvolvidas a partir de óleos essenciais das melhores procedências. E isto, apenas isto, é o que as torna legítimas, com alto padrão de qualidade e garantia de excelentes resultados.

Muitos produtos apresentados como essências aromáticas são meras formulações artificiais, sintetizadas em laboratórios, que visam imitar a fragrância registrada no rótulo.

Essências aromáticas verdadeiras são aquelas elaboradas a partir de óleos essenciais, ou seja, chegam a possuir até 60% de óleo essencial em sua composição. Só assim é possível obter-se a fragrância exata do elemento original, preservando suas características e com custo acessível.

Vale a pena reafirmar: essências aromáticas são compostos químicos que trazem em si os benefícios próprios do óleo essencial que as compõem.

O óleo essencial também é

um composto químico, só que sintetizado pela natureza, portanto, é 100% natural. É a seiva da planta, é a sua energia, é como se fosse o seu espírito. Para extraí-lo, vários meios são empregados, os mais comuns são: destilação, compressão e enfloramento.

O óleo essencial pode ser extraído das sementes, das flores, dos frutos, das folhas, da casca, da madeira, dos espinhos e das raízes. Seu preço de venda está sujeito a inúmeras variáveis, entre elas, períodos de safras e entre-safras, escassez ou abundância, rendimento entre cultivo e colheita, demanda de mercado e cotações de dólar, pois trata-se de um produto de exportação e importação, cobiçado e comercializado em todo mundo.

Tanto os óleos essenciais como as essências aromáticas são matérias-primas fundamentais na composição de cosméticos, produtos de higiene e saúde, produtos de limpeza, o d o r i z a n t e s de ambientes, medicamentos, enfim, estão muito presentes em nosso dia-a-dia.

Podem ser utilizadas em aromatizadores de diversos tipos para aromoterapia ou simplesmente para perfumar o ambiente.

EssênciasFormatura do 9º ano no Santa Inês

Impulse em Grama

A atração de 18 de dezembro, no Divinolândia Clu-be, foi a VIII Noite do Hawaii, evento de grande sucesso na região. A Banda Treme Terra mais os DJ’s Platinum e Dudu comandaram o som por lá, animando os dois ambien-tes da festa. Casa cheia, gente bonita e muita alegria!

No dia 25 de dezembro, depois do peru de Natal, a ga-lera foi queimar as calorias na balada Impulse, em São Sebastião da Grama. A festa rolou no Clube Literário e Recreativo Gramense ao som dos DJ’s Evandro S, Lucas Sá e Léo Buosi, além da banda Usmen.

Noite do Hawaiiem DivinolândiaNa noite de 11 de dezembro, a galerinha do 9º ano do Colégio Santa Inês recebeu

o certificado de conclusão de curso, encerrando o primeiro ciclo da vida estudantil. A solenidade de entrega dos certificados foi na sede do Rio Pardo FC, com a presença de pais, professores, diretores da escola e, claro, com muita festa, animada pelo DJ Júnior Pisani. Agora, e, 2011, a galera entra com tudo no ensino médio. A todos, desejamos boa sorte!

33O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

Adeus ano velho!Sites e aplicativos ajudam você

a cumprir promessas para 2011

aminezia.com

Você se cadastra, adiciona seu objetivo ou tarefa, seleciona a data limite e o status – ainda não come-cei, trabalhando, alcancei e desisti. É possível ordenar as metas por data ou prioridade. Você pode op-tar por ser lembrado diariamente, semanalmente ou a cada duas semanas.

elefante.com.br

O Elefante não deixa você se esquecer dos compromissos diá-rios, o que pode ser uma mão na roda para você cumprir suas pro-messas. Por meio da sincroniza-ção de dados, você pode atualizar seus compromissos e contatos a partir do celular, mobile, palm ou qualquer outro aparelho com cone-xão à internet. Também é possível consultar a sua agenda e receber seus lembretes através do seu aplicativo de mensagens instantâ-neas, WAP ou RSS

google.com/calendar

A Agenda do Google permite programar, gratuitamente, o envio de lembretes via SMS. Quer saber como estará o tempo? Basta optar pela previsão meteorológica. E dá, ainda, para compartilhar sua agen-da com outros. Tudo de graça

43things.comO

site 43 Th ings ( e m ing lês )

convida a se juntar a três milhões de pessoas para listar os objetivos para 2011. O desejo de escrever um livro, por exemplo, é comparti-lhado por mais de 29 mil pessoas. Já perder peso, por quase 40 mil.

Fonte: uol.com.br

34 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Show do Restart Festa do BarãoNa noite de Natal, depois da ceia, a galera de São José do Rio Pardo foi comemorar na Fes-

ta do Barão, na Chácara Modelo. A balada, organizada pelo Bloco do Camelo, teve o som comandado por João Paulo Molin e pelos DJ’s Junior Pisani e Fábio Husky.

Na noite de 17 de dezembro, a banda Restart, um fenômeno da música teen, deu as caras por aqui para uma apresentação no Grêmio Nestlé Rio Pardo, em show beneficen-te promovido pelo grupo “Amigos da Solidarie-dade”. A casa ficou lotada, as meninas foram ao delírio e os meninos também (sim, tem muitos rapazes que são fanáticos pelo Res-tart, cantam as músicas, usam roupas e cabelos iguais, colam pôsteres no guarda-roupa... é uma loucura!), enfim, a galerinha curtiu muito! Tem 5 vídeos no site, acesse e confira!!!!

ojor

nalz

inho

.com

.br

ojor

nalz

inho

.com

.br

ojor

nalz

inho

.com

.br

ojor

nalz

inho

.com

.br

35O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

Festa de 15 anos de Ana Laura

No dia 3 de dezembro, Liliane Canali de Lima e Luís Roberto de Lima, recepcionaram familiares, ami-gos de demais convidados na festa de 15 anos da filha Ana Laura, co-memorado em grande estilo na Chá-cara Modelo, ao som de Murilo & Marciano.

Os 15 anos de Maria FernandaUma grande festa, na sede da

Associação Atlética Riopar-dense (AAR), na noite de 4 de dezembro, marcou o aniversário de 15 anos de Maria Fernan-da, filha de Luís Fernando e Luciana Odindes de Andrade da Silva. A mú-sica ficou por conta de Júnior Pi-zani, e a alegria, por conta de todos, especialmente da aniversariante.

Foto Líder

Foto Líder

36 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

A chegada de 2011 - primeiro ano da segunda década do ano 2000 - foi aguardada com expectativa, descontração, música e alegria, por toda a cidade. Na Chácara São José, próximo ao Vale do Redentor, a galera curtiu a Banda Nova (Edu Cunha, Renato e Chicão), no “Réveillon dus Queroso”. Já no Rio Pardo FC, o grupo de pagode Aderê, mais a dupla Murilo & Marciano, comandou o Réveillon Off-Cial”. Já na AAR, o réveillon foi animado pela Banda Opus, mais DJ’s. Que em 2011, todos sejam sempre felizes!

Aromaterapia ciência arte da terapêutica com a utilização de substâncias aromáticas naturais - óleos essenciais.

Indicações para aromatização:Alfazema - Calmante estimulante

para o cérebro levanta o astral e proporciona relaxamento.

Anis - Afrodisíaco e estimulante digestivo.

Arruda - Purificação e limpeza de ambientes.

Baunilha - Boa sorte e harmonização.

Bergamota - Fresca e relaxante, orienta as metas pessoais.

Calêndula - Conforta o coração trazendo equilíbrio entre corpo e alma.

Camomila - Sua fragrância combate a insônia e o estresse. Melhora as finanças.

Canela - Atrai prosperidade e ganhos financeiros; gera coragem e entusiasmo.

Capim Limão - Proporciona a sensação de tranqüilidade, frescor e clareia a mente.

Citronela - Repelente de insetos e desodorizante.

Chá Verde - É revigorante, representa força, coragem e entusiasmo.

Cravo - Estimula o sono e a memória.

Erva Doce - Fornece a sensação de amparo, e auxilia no processo de relaxamento.

Erva-Cidreira - Auto-controle e serenidade.

Flor de Laranjeira - Traz alegria, felicidade e alívio em casos de tensão e preocupação.

Floral Blue - Contribui para o equilíbrio emocional e atrai boas energias.

Gerânio - Relaxante e reflexivo.Green Mint - Estimula o prazer

de sentir a vida e ajuda na concentração.

Guaraná - Aroma único, produz a sensação de bem-estar estimulando os sentidos.

Laranja - Aquece, dá ânimo, suavizante e contra insônia.

Lavanda - Significa pureza, longevidade e felicidade. Traz equilíbrio no amor.

Lima-Limão - Cítrica e doce. Diminui a ansiedade, trazendo calma e autocontrole.

Limão - Purificante e refrescante.Maçã-Verde - Estimula a

autoconfiança, a alegria, o humor e a jovialidade.

Maracujá - Suas principais propriedades são calmantes e relaxantes. Atrai novas amizades.

Mirra - Excelente para meditação.Rosas - Estimula o afeto, a amizade

e favorece a capacidade de amar.

Y l a n g - Y l a n g - Afrodisíaco e tensão nervosa.

AromaterapiaRéveillon 2011

37O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

LetíciaMaejima

internacionalA gatíssima Leticia Maejima,

única representante da região no concurso Menina Fantástica 2010, se deu bem. No dia 7 de janeiro ela - que mora em Tapi-ratiba - partiu para a Europa. Em Milão, na Itália, participa de um show room da Calvin Klein, e em seguida vai para Portugal. A gata permanece por pelo menos três me-ses na Europa, a trabalho. A Letícia é mais uma das descobertas do rio-pardense Murilo Andrade, da agência Mega Model, que con-tinua revelando os talentos da região para a moda do Brasil e do mundo.

Foto

s: A

ndré

Sch

iliró

Fim de ano na “Ada Parisi”O fim do ano letivo de 2010 foi comemorado com atividade especial na escola municipal “Professora Ada Parisi”, na Vila Maschietto, em São José. No dia 9 de dezembro, os alunos

participaram de encenações sobre o Natal, em evento preparado pelos professores, coordenadores e com a presença dos pais. A criançada “fofa” deu um show!

38 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Happy Hour na AARImpressão da língua

Não saia mostrando a língua por aí se quiser esconder sua identidade. Similar à impressão digital, todo mundo tem uma impressão da língua única e exclusiva.

Perda de pele e pelosSeu animal de estimação não é

o único na casa com problema de queda de pelos. Os humanos perdem 600 mil partículas de pele por hora. Isso resulta em cerca de 680 g por ano, por isso uma pessoa comum terá perdido cerca de 47 kg de pele até os 70 anos de idade

Contagem de ossosUm adulto tem menos ossos que

um bebê. Começamos a vida com 350 ossos, mas como eles se fundem durante o crescimento, terminamos com apenas 206 quando adultos.

Novo estômagoVocê sabia que seu estômago

ganha um revestimento novo a cada três ou quatro dias? Do contrário, os ácidos fortes que seu estômago usa para digerir a comida também o fariam digerir-se.

Memória de cheiroSeu nariz pode não ser tão

sensível quanto o de um cachorro, mas ele é capaz de lembrar-se de 50 mil cheiros diferentes.

Intestinos longosO intestino delgado é cerca de

quatro vezes maior que a altura de um adulto médio. Se ele não desse voltas e mais voltas, seu comprimento de 5,5 m a 7 m não caberia dentro da cavidade abdominal, tornando as coisas meio bagunçadas para nós.

BactériasIsso realmente vai fazer sua

pele arrepiar: cada 6,4 cm2 de pele no corpo humano tem cerca de 32 milhões de bactérias, mas felizmente, a grande maioria delas não oferece risco algum.

Fonte do odor do corpoA fonte de pés com chulé, como

a do cecê, é o suor. E as pessoas transpiram muito em seus pés. Um par de pés tem 500 mil glândulas sudoríparas e pode produzir mais de 470 ml de suor por dia.

Velocidade do espirroO ar do espirro humano pode

viajar a uma velocidade de 160 km/h ou mais - outra boa razão para você cobrir seu nariz e boca quando espirrar, ou desviar a cabeça quando ouvir um vindo em sua direção.

Distância do sangueO sangue tem uma longa estrada

para percorrer: estendidos de ponta a ponta, há cerca de 96,5 mil km de vasos sanguíneos no corpo humano. E o trabalhador árduo que é o coração bombeia cerca de 7.500 litros de sangue através dessas veias todos os dias.

por Editores da Publications International Ltd

Traduzido por HowStuffWorks Brasil(Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br)

Marcelo Rocha assumiu o comando da diretoria da Associação Atlética Riopardense e promete movimentar as férias do clube tricolor. Na noite de 7 de janeiro, deu início às ativi-dades com a Happy hour, ao som de André Giovanelli e Júnior, nas piscinas do clube. A programação de eventos vai até o carnaval, todas as sextas-feiras.

39O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

Quantidade de salivaVocê pode não querer nadar em

sua saliva, mas se você guardasse toda ela, poderia. Durante sua vida, uma pessoa média produz cerca de 23.650 litros de saliva - o suficiente para encher duas piscinas.

Altura do roncoAos 60 anos de idade, 60% dos

homens e 40% das mulheres vão roncar. Mas o som de um ronco pode parecer ensurdecedor. Embora o ronco beire os 60 decibéis (o nível de ruído de uma fala normal), ele pode atingir mais de 80 decibéis. Oitenta decibéis é tão alto quanto o som de uma britadeira quebrando o concreto. Os níveis de ruído acima de 85 decibéis são considerados perigosos ao ouvido humano.Cor e quantidade de cabelo

Louras podem ou não se divertir mais, mas elas definitivamente têm mais cabelo. A cor dos cabelos ajuda a determinar quão denso o cabelo da cabeça é, e as louras (apenas as naturais, claro), lideram a lista. A cabeça humana média tem 100 mil folículos capilares, cada um dos quais é capaz de produzir 20 fios de cabelos durante a vida de uma pessoa. As louras têm cerca de 146 mil folículos. As morenas tendem a ter cerca de 110 mil folículos, enquanto aquelas com cabelos castanhos têm exatos 100 mil folículos. As ruivas têm a cabeleira menos densa, com cerca de 86 mil folículos.

Crescimento das unhasSe você corta as unhas das mãos

com mais frequência que a dos pés, isso é natural. As unhas que ficam mais expostas e são mais usadas geralmente crescem mais rápido. As unhas dos dedos das mãos crescem mais rápido na mão que você escreve e nos dedos mais longos. Em média, unhas crescem cerca de 2,5 mm por mês.

Peso da cabeçaNão é de se espantar que os

bebês têm dificuldade para sustentar suas cabeças: a cabeça humana tem 1/4 do nosso comprimento total ao nascimento, mas apenas 1/8 quando chegamos à fase adulta.

Necessidade de sonoSe você disser que está morrendo

por uma boa noite de sono, pode estar sendo literal. Dá até para ficar sem comer por semanas sem sucumbir, mas 11 dias é o máximo que se chega sem dormir. Depois de 11 dias, você dormirá - para sempre!

(Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br)

por Editores da Publications International Ltd

Traduzido por HowStuffWorks Brasil

40 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

AzaleiaOnde colocar: No banheiro. O

que ela faz: Camufla o odor forte do amoníaco. Como cuidar: É necessário regar uma vez por semana e deixá-la exposta ao sol pelo menos duas horas por dia.

BroméliaOnde colocar: Na cozinha. O

que ela faz: Absorve a fumaça das panelas no fogão. Como cuidar: Basta molhar o vaso a cada três dias ou sempre que perceber que a terra está seca.

CactoOnde colocar: Perto de aparelhos

de TV e micro-ondas. O que ele faz: Barra as ondas eletromagnéticas. Como cuidar: Aguar uma vez por semana - para não apodrecer a raiz - está ótimo

CrisântemoOnde colocar: Próximo a janelas,

porque necessita de luz solar e ventilação. O que ele faz: Reduz a concentração de benzeno (presente em solventes e desengordurantes), que causa problemas respiratórios. Como cuidar: Regar com frequência.

GérberaOnde colocar: Na sala e quartos.

O que ela faz: Acaba com o cheiro desagradável de cigarro - enquanto você não consegue se livrar do vício. Como cuidar: Molhe uma vez por semana e arrume um lugarzinho onde bata sol para colocar o vaso durante três horas por dia.

Lírio AmareloOnde colocar: No jardim, sacada

ou varanda. O que ele faz: Absorve o monóxido de carbono, gás tóxico que pode provocar alteração na pressão sanguínea e sensação de sufocamento. Como cuidar: Precisa ser aguado com frequência. Mas cuidado para não encharcar!

Lírio da pazOnde colocar: Em ambientes com

pouca ventilação. O que ele faz: Absorve os poluentes do ar. Como cuidar: Evite o sol nos momentos mais quentes do dia, de preferência entre 11 e 15h. E nada de deixar a terra do vaso secar completamente, hein?!

SamambaiaQuer sua casa livre de poluentes?

Compre uma samambai. A planta é um exelente filtro antipoluição e é ideal para ser colocada em varandas abertas

Plantaspurificadoras

41O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

Acabe com isso!Se você quer ter um corpo saudável,

livre das dores, principalmente aquelas na coluna, que a maioria das pessoas tem, os exercícios físicos e a manutenção de uma postura correta são essenciais.

Simples gestos como andar, sentar, dirigir o carro e dormir podem desenvolver uma coluna saudável ou não. Por isso, é muito importante ter a consciência de estar com a postura correta em todas as situações do dia-a-dia.

Além disso, quem realiza exercícios regularmente, adquire músculos fortes, resistentes e flexíveis e está menos propenso a lesões, a má postura e pode até corrigir ou amenizar problemas já existentes.

Por exemplo: um bumbum arrebitado demais pode significar um maior tônus dos músculos que tracionam a coluna lombar para frente e a flacidez dos músculos antagonistas (contrários), causando

um desequilíbrio e posteriormente problemas na coluna e na postura. Neste caso, é primordial fazer alongamentos e trabalhos de fortalecimento muscular para aliviar e até sanar o problema.

Este e outros desequilíbrios nos grupos musculares que agem e que sustentam a coluna, acarretam desvios e, se forem mantidos, podem provocar patologias crônicas.

Dicas•Fique ligada na sua postura. Evite

tensões;•Não deixe as costas curvadas

quando está andando ou sentada;•Quando estiver andando, olhe

para frente e não para o chão;•Mantenha sempre o abdome

contraído;•Procure alinhar a coluna,

colocando os ombros ligeiramente para trás;

•Ao levantar um peso que está no chão, flexione as pernas e pegue o peso, levantando com a coluna ereta;

•Durma de lado, usando um travesseiro que permita que a cabeça esteja no prolongamento da coluna. Mantenha os joelhos flexionados e com um travesseiro entre eles;

•Sente-se em cadeiras apoiando sempre os pés no chão e com a coluna apoiada, no encosto;

•Trabalhe no computador também com a coluna e os braços apoiados

Cuidado com as bolsas ou qualquer peso que você carrega. Distribua sempre o peso nos dois lados;

Quando for passar roupa ou fizer outra atividade em pé, arranje um apoio para uma das pernas como um degrau ou algo parecido e apóie a perna. Troque de vez em quando a perna.Por: Valéria Alvin Igayara de Souza

(Fonte: cyberdiet.terra.com.br)

Postura errada...Costas doloridas?

@ Denise - Um ano se inicia!!! E graças a Deus com muita vontade e trabalhar e continuar um bom trabalho sempre!!! Sabe que você é essencial para o nosso sucesso, né!? Beijos Te adoroo!!! (Ass.: Mauro)

@ Dú fiel - Oie amor to passando pra dizer que te amo muito... A cada dia + não vivo sem vc, beijos. (Ass.: Vanessa sua namorada)

@ Bruna Borges - Amiga, você é muito especial pra mim, sempre vou estar ao seu lado, sempre mesmo ♥. (Ass.: Béeta Orfeei)

@ Francini Peluchi de Oliveira Petucco - Fi-lha eu e seu pai, desejamos a você neste dia de mais um aniversário muita saúde, paz e amor, e que vc continue sendo esta filha linda e maravilhosa. Parabéns pelos seus 5 aninhos. Eu e papai te amamos, mil bjoooss!!! (Ass.: Maristela e Tadeu)

@ Rique - O ano de 2010 foi um ano de mtas perdas, espero que 2011 seja um ano de conquistas para nós. Um ano novo cheio de realizações. (Ass.: Lidiane)

@ Familia Maejima e Moreira* - Toh morrendo de saudades de vcs... Papai, Mamãe, Pepê, Vando, Pri e Paty, amo tds vcs... Minha vidaa minha familia liindaa. (Ass.: Leticia Maejima)

@ Paulinho - Eu estou morrendo de saudade. Ape-sar de estar longe de vc, carnaval to ai manda um salve para o estalone tô com saudade da minha cidade, beijos. (Ass.: Pequena (Maryane Guaxupe))

@ Ana, Natal e André - Amo muito vocês, e de-sejo muita paz, amor e saúde... Feliz ano novol!!! (Ass.: Nathy)

@ Santo Zamai e a Familia Zamai! - Quero te dizer vô Santo que vc é muito especial pra mim! E que a família Zamai faz a diferença! Amo você! Bjos! (Ass.: Maria Eleonora Zamai de Souza!)

@ Alexandre - Amore te amo muito... Só passei pra d izer o quanto vc é importante na minha

vida... Te amo. (Ass.: Tami-ris)

@ Mãe (Eliane) - Mãe queria te falar que apesar das nossas bri-gas eu te amo... E que

nada do que eu faço é pra te prejudicar... Sei que sou di-

fícil... Mas de boa... Que vc tenha um ano novo com muita alegria... Te amo. (Ass.: Sua filha Diane)

@ Tufão - Cada dia que passa mais me apaixono por você. Sabia que te amo muito, e esses 11 meses ao seu lado foi os melhores da minha vida! (Ass.: Sua namo-rada Grazi)

@ Helena, Samuel, Elias e Michele - Desejo a

vocês um Feliz Ano Novo, com muita paz, amor e saúde. (Ass.: Nathy)

@ Gilmar (PM) - Amar... É uma ocasião sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo em si mesmo, tornar-se um mundo para si, por causa de um outro ser; é uma grande e ilimitada exigência que se faz, uma escolha para longe. Obrigado por me fazer tão feliz nesses 4 anos. Beijos. (Ass.: Sua noiva Mariana)

@ Line - Mor meu amu vx, hehe te quero a cada dia mais... Vx éh tudo pra mim Feliz Natal! (Ass.: Fher...)

@ Anderson - Eu ti amo, e sempre vou te amar meu Bebê mais Lindo, ♥ Feeliz Ano Novo. (Ass.: Maah)

@ PETO - Te amo muito, não vivo sem você... (Ass.: Sua Li)

@ Educandário São José - Desejo a vcs um Feliz 2011. (Ass.: Amigos)

42 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Os encantamentos e a complexa simplicidade de Clarice Lispector

Têm livros, escritores, filmes, frases e pessoas que são referências em alguns assuntos durante a nossa vida. São exemplos que sempre consultamos, relemos como forma de inspiração, indagação, ou até mesmo como meio de autoaceitação.

Na minha vida, umas destas referências são as obras de Clarice Lispector¸ que ora possuem um tom selvagem, ora questionam, emocionam. Digo isso porque os textos de Clarice funcionam como um ponto de interrogação permanente. A cada página é como se o leitor mais atento abrisse uma janela e passasse a enxergar o mundo com mais intensidade.

Lispector nasceu na Ucrânia, chegou ao Brasil com apenas dois meses, aos 16 anos trabalhou na Agência Nacional, fez advocacia, trabalhou como jornalista, escreveu livros infantis e faleceu no dia 09 de dezembro de 1977.

O meu primeiro contato mais direto com um livro de Lispector foi quando realizei minha pesquisa de conclusão de curso de Jornalismo, que falava sobre a visita dos filósofos existencialistas franceses Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir a Araraquara. Alguns téoricos sobre filosofia existencialista relacionavam diretamente Lispector ao pensamento sartreano.

No Ensino Médio não dei muita atenção para os livros de Clarice, nem cheguei a ler um livro de sua autoria. Após a conclusão da pesquisa, li “A Hora da Estrela”, romance sobre a saga da nordestina Macabéa.

Após essa leitura fiquei apaixonado por Clarice e sua forma genial e sofisticada com que tratava as palavras, a construção das cenas, cheias de complexas abstrações interiores, parágrafos que são densos, recheados de passagens filosóficas, psicológicas e sociais.

Clarice não segue uma lógica para contar suas histórias. Lispector subverte radicalmente a sequência começo, meio e fim e constrói magistralmente o enredo da seguinte maneira: fim, começo e meio; ou meio, fim, começo ou vice-versa. Temas como o amor, as relações humanas, a condição social da mulher, as relações familiares (presentes em “Laços de Família” e outros contos), o cotidiano são constante e abundantes na obra de da escritora.

Alguns personagens criados por Lispector são aparentemente frágeis, num primeiro momento, mas carregam dentro de si uma pergunta, que por meio de situações cotidianas/conflitos/desejos irrompem num processo epifânico, termo religioso, que significa revelação. Essa revelação altera totalmente o estado existencial...

Poderia escrever mais sobre as maravilhas e outras questões que podem ser reveladas por Clarice, mas nada melhor do que conferir algumas dessas questões citadas anteriormente nos livros, biografias e/ou entrevistas.

Felínio Freitas é jornalista e atualmente trabalha na

Casa de Cultura e Cidadania

@ Andrea; japao e toda familia - Desejo um feliz ano novo e que tudo de bom aconteça com todos, um abraço de sua filha. (Ass.: Fernanda)

@ Jeh (Interativa Lan House) - Oieee... Florzi-nha... Sentirei muito a sua falta depois que vc for embora jamais eskeça das amigas hein... Beijokaz... Te adoro conte sempre cmg. (Ass.: Miih* (Interativa Lan House))

@ Moh Boaro - E aí amiga tudo bem estou com muitas saudades de vc até, bjs. (Ass.: Leticia)

@ Rafinha (JCP) - Meu gato, obrigada por td, por me

fazer feliz, por fazer parte da minha vida... Qro passar o resto da minha vida ao seu lado, bjão. (Ass.: De sua namo-rada Vanessa)

@ Raquel - Amorzão estou passando aqui para te dese-jar um feliz aniversário 06/01 que seus sonhos sejam realiza-dos, que Deus te ilumine e de bastaste força, paz, amor, cari-nho, alegria você merece muito, continue sendo essa pessoa perfeita que você é. Eu te amoooooo muito meu amorzão, bjossss. (Ass.: Anderson)

@ Rô, Gi, Beia, Sú, Nilza, Silvia, Eltinho, Car-la, Camila e Paulinha - Amo mais e mais vcs a cada dia que passa, obrigado pelo apoio que vcs me dão sempre!

Amo vcs! (Ass.: Bruno Russo)@ Leandro - Olá morr... Só passando pra te dizer que

te amooo mto e que to torcendo para que esse novo ano seja mto especial pra gente... Afinal é o ano do nosso casamen-to... Te amo mais do que tudduuu....♥. (Ass.: Sua futura esposa...Daiane)

@ Thavinny, Gaby, Camila, Nathy, Nina, Va-nessa, Jeh - Adoro muito vcs, conte sempre cmg florzinha-as, Beijokaz. (Ass.: Miih* (Interativa Lan House))

@ Raquel - Amorzão a cada dia que passa eu amo mais você, vou te amar para sempre, te amo amorzão. (Ass.:

Anderson)@ Juninho - Juju parabéns 02/01 pelo seu aniversário

continua sendo esse garotinho arteiro que vc é Juninho você é uma pessoa muito especial pra mim gosto muito de você, feliz aniversário. (Ass.: Anderson)

@ Cia de dança Pérola Negra - Gostaria de ex-ternar meus sinceros agradecimentos à todos alunos pela brilhante trabalho apresentado na Fábrica no dia 21/12. Espero que possamos continuar fazendo essa trajetória de muitos sucessos e vitorias. Pérola negra 10 anos... Fazendo arte pela educação... Trabalhando para um mundo melhor!

(Ass.: Diretor da Cia)@ Dona Neide (sogrinha) - Ohhh minha sogra

do coração, saiba que te considero mto... Vc tem um lugar guardado no meu coração, e logo a gente vai fazer parte da mesma família... Tenho vc como um exemplo de vida que consegue superar tudo sem a ajuda de ninguém... Te adoro. (Ass.: Sua Nora... Daiane)

@ Laercio e Conceição - Mãe e pai eu amo muito

vcs 2 agora eu sei o quanto o amor de pai e mãe é importante e ainda por cima vcs vã completar mais um ano de casados desejo tudo de bom para vcs pois vcs são os melhores pais do mundo. Te amo, te amo, te amo, te amo. (Ass.: Juliana e Neon)

@ Jheni s.t.a - Oiii amiga estou com muitas saudades de vc, me liga em. (Ass.: Leticia)

@ Shalom 2010 (Manhã) - Oie? Gente tô aqui para dizer que aprendi mto com vcs... E que sinto mta falta de tudo... Das bagunças e etc... Olha vcs estarão sempre no meu coração... Onde quer que eu for... Pois “amigos de ver-dade não se separam, apenas seguem caminhos diferentes, Bjos. (Ass.: Bya (turma A manhã))

43O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

GatasCalendário 2011

Capa Janeiro / 2010 Daiele Fonseca

Capa - Fevereiro / 2010 Gabriela Bagodi

Capa Março / 2010Aline Pinto

Capa - Abril / 2010Verena Gargitter

Todas as Capas 2010nas páginas 43 / 45 / 47

@ O JornalZinho® - Estou eu aki postando nova-mente pq eu sou fã do agitador, sua coluna era maravilhosa, lida por todos... Estou aki pra falar pelo nome de todos os fãs que keremos o agitador de novo, para alegrar ainda + o jornal... Agitador volta. (Ass.: Fã do JornalZinho®)

@ Gorete Alves - Mãe, parabéns!!!! Muitas felici-

dades te amamos muito. (Ass.: Adriana, Fabiano, Ariadna, Ariane e Arine)

@ Galerinha do Vale do Redentor - Saudades em breve estarei ai fazendo uma vizitinha amo muitoo vcs. (Ass.: Tamiris Bahia)

@ Nany , Duda e Diguim - Parabéns pra vocês, que Deus ilumine cada dia de suas vidas, e que continuem sempre nos dando tanta felicidade, muita saúde e paz em seus corações, amamos vocês!!! (Ass.: Papai e ma-mãe (tia Gisele e tio Dudu))

@ Gessé (índio) - Pai feliz aniversário, que você seja muito feliz em todos os dias de sua vida, que Deus te prote-ja sempre!! Te amo. (Ass.: sua filha Gisele)

@ Lukinha - E aí Luka, tô preparado para sua festa de casamento e aniversário, não precisa mandar azeitoni-

nha já convidei a turma e os turmeiros que presenciaram nossos dias de trabalho na lavoura. (Ass.: turma do Zé Picão)

@ Mary A. - Mary a barriga já ta aparecendo né? E ai é menino ou menina ?. (Ass.: Mi)

@ Eduardo Geremias - Amor te amo muito, você e

as meninas são a razão da minha vida, sem vocês eu não seria nada, Te amo eternamente, beijos. (Ass.: Gisele Boaro)

@ Willian - Meu amor o que estamos vivendo tempo nenhum vai apagar te amo. (Ass.: fabi)

@ Taisa e Sônia - Adoro vcs, obrigado por serem minha familia. Bjs. (Ass.: Mariane)

@ Sofia Ribeiro da Costa - Parabéns pelo seu 1º aninho de vida que Deus a abençoe neste dia tão especial. Te desejamos muitas felicidades, pois você é a riqueza de nossas vidas. Um abraço!!! (Ass.: Mamãe Camila, papai Edvaldo de seus avós, da tia Rafaela e de todos familiares)

@ Gata Branca - Que saudades de vc... Tb to ga-mado em ti! (Ass.: Gato Preto)

@ Cristiano Boaro Corrêa (07/01), Osval-do Pascoal de Souza (23/01) e Paulo Ricar-do Boaro (24/01) - Nesta data tão significativa, venho desejar que cada segundo da tua vida signifique um ano

e que cada ano signifique uma eternidade de felicidades, saúde e paz. Muitas felicidades e um Feliz Aniversário! (Ass.: Família Boaro)

@ Amanda Coaglio Campeoto - Feliz aniversá-rio. Que cumpras cada dia melhor promessa de felicidade, amor e paz. (Ass.: Família Campeoto)

@ NOSSA MENSAGEM - Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um to-masse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. (Mahatma Gan-dhi) +++ O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de dominarem a si mesmos. (Albert Schweitzer) VAMOS TODOS AJUDAR O PLANETA – VAMOS PENSAR NOS FILHOS, NETOS, ENFIM VAMOS PENSAR NO MELHOR PRA TO-DOS!!! PRESEEERVEEE!! (Ass.: Equipe/Famí-lia O JORNALZINHO®)

O JORNALZINHO® - São 7 mil exemplares distribuídos gratuitamente em 6 cidades!

AQUI O SEU PRODUTO VENDE MUITO MAIS!!!

44 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

vamoS TomaR Uma .. ? PRODUTO REVOLUCIONÁRIOPARA A BELEZA

dIcaS JU-daIcaS deeconomIa!

O uso do incenso para espantar más energias e atrair bons fluídas é milenar. O incenso tem a função de levar a prece ao céu e seu uso é universal, sendo encontrado inclusive na bíblia. O uso do incenso é associado à purificação. Sua fumaça gera bem-estar e proteção. Quando acendemos um incenso, nosso estado de espírito passa por uma modificação juntamente com as vibrações do ambiente.

O incenso é uma mistura de carvão e sal grosso aromatizados. O carvão capta as baixas vibrações do ambiente para que seja neutralizada pelo sal grosso e incinerados com a queima. O sal grosso atua como esterilizador de emissões danosas do sentimento humano.

Existem diferentes aromas, alguns aromas agem como estimulantes, despertando a força interna, outros ajudam no estudo ou desperta a inspiração; e muitos, auxiliam na meditação.

Confira: Os diferentes aromas dos incensos

AlecrimO alecrim ajuda a clarear a mente

e o incenso é bom para aumentar a concentração, a memória e ativar a criatividade.

CamomilaO aroma de alecrim combate o

estresse, acalma e ajuda a controlar o nervosismo.

Capim-cidreiraO incenso de capim-cidreira é

excelente para exaustão mental e é indicado para usar na hora em que for necessário tomar uma decisão importante.

CanelaSe você anda sem energia, o

incenso de canela é a opção certa para você. O incenso dá uma revigorada e fará você se sentir mais forte.

LaranjaEste aroma é perfeito para controlar

a ansiedade e afastar a tristeza. Ele também acalma os ânimos quando existe algum foco de tensão.

HortelãPara ganhar auto-confiança em

casos de timidez e insegurança, nada melhor que o aroma de hortelã. Essa essência dará a você mais coragem para expor seus sentimentos.

LavandaA lavanda equilibra as emoções

e é indicado para quem sofre com insônia.

RosaO incenso de rosa é a escolha

correta para quem está enfrentado dificuldades na vida pessoal ou no trabalho. Ele também colabora para diminuir o medo e pânico.

SândaloO sândalo desperta a espiritualidade e é aconselhado para quem quer aguçar a intuição.

Ylang-YlangAroma afrodisíaco, ideal para

reforçar a autoestima e estimular a sensualidade.

Incenso

O pai judeu falou:- Isaac já fez?- Sim, babai.

- Jacob já fez?- Sim, babai.

- Sarah já fez?- Sim, babai.

- Raquel já fez?- Sim, babai.

- Então bode dar a

descarga...

a SogRa em caSaA sogra fala para o genro:- Eu vou ficar aqui nessa sua casa até

você enjoar de mim.O genro responde: - Ah! Então não vai

ficar nem para o cafezinho?

o JUdeU conveRTIdo vaI Se confeSSaR:

O judeu convertido vai se confessar:- Padre, há 20 anos, eu abrigou uma refugiado da guerra. Qual

o meu pecado?- Meu filho, nisso não há pecado, você fez uma caridade!- Mas, padre, eu cobrar aluguel dele.- Tem razão, meu filho, isso é pecado! Reze 3 Ave-Marias e um

Pai-Nosso...- Só mais um pergunta, padre! Devo falar pro ela que o

guerra acabou?

coRTando o cabelo

(Enviado por Rafael Polississo)

Depois de ir ao cabeleireiro lá vinha Joaquim com a orelha machucada:

- Como isso aconteceu? Perguntou sua mulher.

Ai Joaquim:- Isso aconteceu enquanto o Ma-

nuel cortava meu o cabelo!- Mas ele te cortou com a navalha?- Não, foi com e tesoura quando

eu pedi para que ele cortasse um pouco atrás da orelha!

Produto que age instantaneamente em sua pele! Melhora na textura da pele, no clareamento, tira to-dos os tipos de imperfeições, contornos corporais mais definidos e etc, etc, etc, etc...

consulte sua revendedora.

Não aceite imitações

TODOS esses benefícios e mui-to mais, só com o super creme da Adobe!

Comprove!!!

45O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

GatasCalendário 2011

Capa Maio / 2010Débora Olivieri

Capa Junho / 2010Fernanda Trinca

Capa Julho / 2010Lidiane Furlan

Capa Agosto / 2010Rafela GewehrTodas as Capas 2010

nas páginas 43 / 45 / 47

46 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

Conheça o tipo de tinta mais adequado para pintar paredes, azulejos, pisos e madeira

Confira abaixo qual a tinta mais adequada para:

Paredes internas: tinta látex PVA, tinta látex acrílica (mais resistente e fácil de limpar), texturas (use com muito critério)

Banheiros: epóxi (alternativa para azulejos), tinta antimofo (se o seu banheiro não tem boa ventilação, recomendo no teto aonde o vapor se concentra mais antes de se dispersar), tinta acrílica (lavável)

Paredes externas: tinta látex acrílica, texturas (apropriadas para áreas externas), tinta antimaresia (litoral), tinta antipichação

Paredes de gesso: tinta para gesso (dispensa fundo e é aplicada diretamente no gesso), tinta látex PVA ou tinta látex acrílica (necessário fundo preparador de paredes)

Metais: esmalte sintético, tinta a óleo e epóxi

Madeiras: esmalte sintético, tinta a óleo, verniz (prefira os que têm filtro solar), Stain, epóxi (em madeiras não resinosas) e tingidores (exclusivo para uso interno: laca e poliuretano)

Pisos: epóxi (cimentado), tinta para piso (cimentada e cerâmica fosca). Cada tipo de piso tem uma preparação específica

Pedra e tijolo aparente: esmalte sintético e resina acrílica (impermeabilizantes incolores)

Concreto aparente e fibrocimento: verniz acrílico (impermeabilizantes incolores)

PVC: esmalte sintético (no caso de calhas prontas ou encanamento aparente)

Piscinas e caixas d’água (superfície de concreto ou fibra): esmaltes epóxi ou poliuretano que tenham composição química que permitam contados com água potável. produtos da linha industrial

Telhas cerâmicas: esmalte sintético e resina acrílica (impermeabilizantes incolores)

(Fonte: delas.ig.com.br)

A Tinta certapara cada superfície

47O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!

apRenda a daR pReSenTeS(Enviado por Renato Thadeu Farah Ortega)

Capa Dezembro / 2010Michella Aurilietti

Todas as Capas 2010nas páginas 43 / 45 / 47

GatasCalendário 2011

Capa Setembro / 2010Alessandra Maida

Capa Outubro / 2010Simone de Jesus

Capa Novembro / 2010Roberta da Silva

Argentina declara guerra a China!!!Após uma consulta popular feita na “Plaza de Mayo”, a Argentina

enviou uma mensagem à República Popular da China:“Chinos de mierda, maricones: les declaramos “Guerra”: - tenemos

105 tanques, 47 aviones sanos, 4 barcos que navegan y 5.221 soldados”.

O Estado chinês respondeu-lhes:

“Aceitamos a declaração, temos 38.000 tanques, 16.000 aviões, 790 navios e 300 milhões de soldados.”

Ao que respondem os argentinos:“Retiramos la declaración de guerra.... No tenemos como

alojar tantos prisioneros”.

nada como a hUmIldade aRgenTIna...

(Enviado por Renato Thadeu Farah Ortega)

Até os animais estão sentindo as mudanças ...

VAMOS CUIDAR DA NATUREZA ... senãooo.....

PROBLEMAS CAUSADOS PELO DESMATAMENTOTrês filhos saíram de casa conseguiram bons empregos e prospera-

ram.Anos depois, eles se encontraram e estavam discutindo sobre os

presentes que eles conseguiram comprar para a mãe, que já era bem idosa.

O primeiro disse: “Eu consegui comprar uma casa enorme para nossa mãe.”

O segundo disse: “Eu mandei para ela uma Mercedes zerinho com motorista.”

O terceiro sorriu e disse: “Certamente meu presente foi melhor. Vocês sabem como a mamãe gosta da Bíblia, mas ela está praticamente cega e não consegue mais ler. Então mandei pra ela um papagaio marrom raro que consegue recitar a Bíblia todinha. Foram 12 anos de treinamento num mosteiro, por 20 monges diferentes. Eu tive de doar US$ 100,000,00 para o mosteiro, mas valeu a pena. “Nossa mãe precisa apenas dizer o capitulo e versículo, que o papagaio recita sem um único erro”

Tempos depois, os filhos receberam da mãe uma carta agradecimento pelos presentes.

Primeiro: “João, a casa que você comprou é muito grande. Eu moro apenas em um quarto, mas tenho de limpar a casa todinha...”

Segundo: José, eu estou muito velha pra sair de casa e viajar. Eu fico em casa o tempo todo e nunca uso o Mercedes que você me deu. E

o motorista também é muito mal educado.Terceiro: “Querido Marvin, você foi o único

filho que teve bom senso para saber que o que a sua mãe realmente gosta é de coisa simples... Aquele franguinho estava deliciosa,

muito obrigada.

48 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2011 PARA TODOS! MUITA PAZ e UNIDADE!O JORNALZINHO - JANEIRO / 2011

ÁRIES: No setor profissional terá crescimento e fará importantes aprendizagens. Deve organizar-se desde cedo e mantenha sempre uma atitude otimista e confiante, o que construir agora trará benefícios e sucessos no futuro. Economicamente terá bons ren-dimentos que permitirão fazer gastos pessoais. Na

saúde vai sentir-se muito cansado e terá de aumentar os seus períodos de descanso.

TOURO: No setor profissional prepare-se para enfrentar alguns obstáculos criados especialmente por terceiros, poderá ter de esforçar-se mais do que é normal, mas dai ganhará mais responsabilidade e con-fiança da parte dos seus superiores. Economicamente

terá mais despesas do que é normal. Na saúde a sua coluna poderá trazer problemas.

GêMEOS: No setor profissional deve fazer es-tudos e novas aprendizagens, se tiver a oportunidade de fazer um curso de formação não hesite. Ainda que sinta algumas dificuldades na primeira quinzena, a partir de dia 24 tudo se dissipará e ficará mais claro. Economicamente tudo tende a correr bem. Na saúde

poderá ter algumas enxaquecas.

CâNCER: No setor profissional não faça negó-cios sem certezas, esteja sempre atento a todos os pormenores. Terá muitos olhos postos em você e na sua maneira de atuar. Economicamente terá algumas melhorias. Na saúde tente mexer-se mais, uma vida sedentária não será nada saudável. Câncer vai sentir-

se com algumas limitações que serão criadas apenas pela sua cabeça, já que é um mês em que terá progresso.

LEãO: No setor profissional terá de improvisar em algumas situações já que estará sujeito a alterações de última hora, tende a sentir-se nervoso nestas ho-ras, mas mostre segurança nas suas atitudes já que tudo vai decorrer sem problemas. Controle os gastos.

Podem surgir oportunidades quase irrecusáveis no que diz respeito ao setor profissional, liberte a sua energia, deixe-se de medos e não recue perante expectativas de mudança.

AQUÁRIO: No setor profissional convém ter muita atenção ao longo deste período já que pode obter cresci-mento considerável se estiver concentrado e tenha tudo organizado. Não confie demasiado, por vezes as aparên-cias iludem. Economicamente não dê crédito a propostas de negócios muito vantajosas. Na saúde dê atenção a

pequenos sinais, é hora de começar a preocupar-se mais consigo.

PEiXES: No setor profissional vai surgir a possibili-dade de fazer uma sociedade e iniciar uma nova ativida-de que trará muito entusiasmo e otimismo. Dedique-se a uma nova etapa da sua vida profissional. Economica-mente o melhor será evitar grandes gastos porque não são de prever entradas de dinheiro substanciais. Na saú-de tente descansar mais e não se auto-medique.

VIRGEM: No setor profissional tudo tende a correr bem, vão surgir oportunidades de mudança, pode ser dentro da mesma área em que trabalha, aproveite e seja otimista, mesmo que surjam alguns conflitos iniciais com colegas tudo se resolverá. Economicamente não deixe atrasar os pagamentos mensais. Na saúde vai sentir

algum cansaço. Virgem terá um mês muito positivo em que tudo vai se conjugar bem.

LIBRA: No setor profissional tem forte tendência a deixar para trás um projeto ou um trabalho para iniciar outro novo e estará muito empenhado em alcançar o êxi-to, terá bons apoios financeiros, por vezes terá de insistir, mas o resultado final será positivo. Economicamente es-tude todas as possibilidades de fazer um investimento. Na

saúde não abuse do café já que terá algumas dificuldades em dormir.

ESCORPIãO: No setor profissional durante este período terá oportunidade de encontrar um novo signi-ficado para a sua carreira ou negócio, aproveite novas oportunidades e batalhe pelo seu futuro. No setor finan-ceiro apesar das preocupações constantes vai conseguir aumentar os seus rendimentos devido ao seu esforço. Na

saúde faça um passeio pelo campo para recuperar energias.

SAGITÁRIO: No setor profissional pode contar com o apoio dos seus superiores, por isso não se iniba de dar respostas, apresentar soluções e até mesmo fazer pro-postas para modificar algo. Economicamente não poderá fazer gastos muito avultados, as despesas tendem a sur-gir de diversas frentes e convém estar preparado para tal.

Na saúde deve tomar um complemento vitamínico já que andará cansado e desconcentrado.

CAPRICÓRNIO: No setor profissional vai con-seguir reforçar a sua posição podendo até mesmo ser promovido, isto não invalida que não venha a passar por momentos confusos e delicados que apenas servirão para que você dê mostras dos seus talentos e capacida-des. Economicamente poderá fazer alguns gastos para si

próprios, cuide da sua imagem. Na saúde pratique natação.

FONTE: Sites esotéricos

Lobão já cantou a “vida, louca vida”, a “vida bandida” e que “a vida é doce”. Agora, nas quase 600 páginas de sua autobiografia “Lobão: 50 anos a mil” (Nova Fronteira), o músico

reafirma seus versos, e narra não só suas quase quatro décadas de vida profissional, iniciada aos 17 anos ao lado de Lulu Santos e Ritchie, na banda Vímana, mas também os anos que forjaram sua personalidade, quando aprendeu a rir de si mesmo.

Os fãs que buscam conhecer a formação musical do artista - que vai das marchinhas que tocava em sua bateria nas festas de fim de ano ao rock progressivo, passando por Jovem Guarda, punk, choro e música clássica - e os desejos que moveram cada disco, seus bastidores, ficarão satisfeitos.

O jornalista Claudio Tognolli coassina a capa, estampada por um Lobão mais grisalho e magro do que a imagem fixada no imaginário brasileiro. A primeira pessoa, no entanto, é do roqueiro.

Compositor de sucessos cantados há quase 30 anos, dos hinos “Me Chama” e “Rádio Blá” às criações mais recentes, baterista desde criança, toca guitarra e violão. É um sobrevivente, e está (bem) disposto para mais 50 anos. Artista de apelo jovem, cultuado talvez igualmente pelo talento e loucura, viveu os excessos das drogas dos anos 80, só que conseguiu colocar a cabeça para fora. Acabou padecendo da dor de se tornar órfão dos grandes amigos, que morreram em plena atividade criativa, como Júlio Barroso e Cazuza.

A ‘vida louca, bandida’ o jogou na prisão e na bancarrota, por conta dos gastos com advogados. A relação visceral com a música, a religiosidade (carola na infância, depois espírita), as brigas pela distribuição independente de seu trabalho, as desavenças no meio artístico, as vaias do Rock in Rio - tudo é contado no livro de forma quase sempre jocosa.

Tire as crianças de perto e viaje com esse narrador-personagem, um ícone do rock nacional, que revela dramas, exageros e controvérsias com eloquência e ritmo. E sem arrependimentos.

Lobão