o jornalzinho - outubro 2012

48
Edição finalizada dia 30/09 - previsão de distribuição entre dias 3 a 5 de Outubro == Designer: Rafael Polississo // Fotos: Mauro Boaro // Maquiagem: O Boticário // Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas // Produção e filmagem: Bruna Torres // Ambientação: Sítio São João da Fartura

Upload: mauro-boaro

Post on 28-Mar-2016

276 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Mensal de Variedades de São José do Rio Pardo, SP e região.

TRANSCRIPT

Ediçã

o fina

lizad

a dia

30/0

9 - p

revis

ão de

distr

ibuiçã

o entr

e dias

3 a

5 d

e O

utub

ro =

= D

esig

ner:

Rafae

l Poli

ssiss

o // F

otos

: Mau

ro B

oaro

// M

aqui

agem

: O B

oticá

rio //

Vest

e: La

No L

u /// A

cess

ório

s: E

lvis B

olsas

// Pr

oduç

ão e

film

agem

: Bru

na To

rres /

/ Am

bien

taçã

o: S

ítio S

ão Jo

ão da

Far

tura

2 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

O Jornal não se responsabiliza por artigosassinados e conteúdo de propagandas,

são de responsabilidade de seus autores.

CNPJ: 03.015.123/0001-94Registrado no Orgão Competente

Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745

Redator: Gilmar IshikawaDep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo

Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802)Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan /

Rafael Polississo / Mauro BoaroTiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares

Distribuição: GRATuITA e AleatóriaPeriodicidade: Mensal

Site Internet: www.ojornalzinho.com.brE-Mail: [email protected]

O JornalZinho éuma publicação de:

MASTER PuBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

Vamos à lutaAmigos leitores, apresentamos

por aqui a nossa edição de outubro, mês especialíssimo para nossas crianças, não apenas pela data comercial do Dia das Crianças mas também porque nos permite refletir um pouco mais sobre a forma como nós, sociedade, temos tratado a infância.

Vivemos o ápice do período elei-toral, com muitos compromissos dos candidatos para com diferentes áreas da administração pública. Não podemos nos esquecer que todas elas afetam, direta ou indire-tamente, o futuro de nossos filhos e netos. Portanto, quando se fala em eleição, devemos ir à luta para garantir às novas gerações um futuro digno, harmonioso e com constantes perspectivas de uma vida feliz, em todos os sentidos. Não podemos permitir que nossas crianças sejam lembradas pelas propostas eleitorais apenas a cada quatro anos, e devemos exigir que os governantes atuem diariamente em favor delas. Não podemos nos esquecer, jamais, que elas podem até ter a fantasia dos super-heróis, mas quem de fato precisa defendê--las, somos nós, a família.

Como puderam perceber, nas últimas edições, nos permitimos apresentar aos leitores, alguns candidatos (prefeito, vice, vereador) desta campanha eleitoral de São José do Rio Pardo. Assim, cremos ter dado nossa contribuição para a decisão do eleitor. Nós, enquanto veículo de comunicação, também temos compromisso de cidadania, portanto, não podemos virar os olhos para a política, pois, é ela que rege o nosso modo de vida em so-ciedade. Esperamos ter cumprido a nossa parte e desejamos, sincera-mente, que os eleitos façam cumprir suas propostas de governo, para o bem de nossas cidades, para o bem das pessoas.

A gente não promete nada mas cumpre o que não promete. A gente faz o ano todo, todo ano, um modo diferente de comunicação que adentra nos lares de pelo menos seis cidades e que alcança uma quantidade cada vez maior de pes-soas. É sempre um prazer imenso fazer parte do dia a dia de quem a gente conhece muito ou mesmo de quem a gente conhece muito pou-co, ou nem conhece. Nunca sabere-mos, com exatidão, onde estamos chegando com O Jornalzinho, certo mesmo é que continuamos caminhando muito longe, com a nossa maneira democrática de in-formação.

A gente vai à luta para mostrar tudo e todos. Sem diferença algu-ma. Sempre há um espaço, por me-nor que seja, para que as pessoas se mostrem, para que apareçam, para que se sintam integradas por

meio deste exercício diário de promover en-tretenimento, informação e cultura. Este é o nosso compromisso que se renova a cada edição. Assim, é O Jornalzinho.

Reforçamos aqui nossa mensagem de apoio às crianças, aproveitando que o mês é totalmente dedicado a elas. Sejamos mais presentes em suas vidas, assim, precisa-mos comprar menos presentes. Sejamos cada vez mais defensores de seus direitos, assim, elas não precisarão de super-heróis. Sejamos cada vez mais responsáveis, para que elas se tornem cidadãos e cidadãs com-pletos. Vamos cuidar da infância, pois são os sonhos desta fase da vida que estruturam homens e mulheres no futuro.

Amigos, esperamos que todos tenham um ótimo mês de outubro. Que aproveitem cada instante de tempo comemorando a vida, ce-lebrando as boas amizades, fazendo novos amigos e, principalmente, lutando por um mundo com mais paz e harmonia.

Boa leitura a todos e até a próxima!

Bruna Gabriele dos Santos Moraes é a gata que brilha por aqui nesta primavera. Essa gata, “da cor do pe-cado”, do signo de leão, tem 18 anos, é estudante do 3º ano do ensino mé-dio, na E.E “Euclides da Cunha”. É filha de Elias Ezequiel Dias de Mora-es e Sandra Cristina dos Santos.

Ela gosta de sorrir, curtir a vida, e também de lutar judô e jogar futebol. Para ouvir, curte a música Universo (D’Black)

É uma mulher ativa, alto astral. Com perso-nalidade que se destaca pela generosidade, bon-dade e compreensão, mas que não se deixa ficar em segundo plano. Ela diz que seu defeito é ser detalhista, quer perfeição nos mínimos detalhes.

É um arraso a nossa gata de outubro! Bruna, bem vinda à nossa sele-ção de belas gatas!

3O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

Com Nelson

Leandro Capiteli

Mano Menezes não consegue cair no gosto da torcida. Será que o treinador da Seleção Brasileira vai suportar a pressão e o “fantasma” do desempregado Felipão ?

O ex-presidente do Grêmio Nestlé Rio Pardo, João Henrique Silvestre, é o novo gerente de futebol profissional do Comercial FC de Ribeirão Preto. Irmão do consagrado técnico Dori-val Júnior, ele atuou em Araraquara durante dois anos e meio, período em que foi diretor da Ferroviária na conquista do vice do Paulistão da A-3 de 2010.

Tem emissoras de TV exagerando

na divulgação de imagens da eventu-al decisão do Mundial de Clubes en-tre Corinthians e Chelsea. E se eles perderem o jogo anterior ?

“Gazeta do Rio Pardo” divulgou que rio-pardenses estarão no Japão no Mundial da FIFA. São integrantes do “Comando Alvinegro Rioparden-se”, torcida organizada de São José do Rio Pardo fundada há cerca de 5 anos e que constantemente suas faixas são vistas em estádios brasi-leiros em jogos do Corinthians. Isto comprova a paixão que é o futebol no país. Parabéns pela iniciativa e coragem!!!

João Pedro Barbosa, de apenas 14 anos, está nas categorias de base do Santos FC. O meia-atacante é uma promessa rio-pardense, filho do veterano esportista Marcelo José Barbosa (Magiclick), ex-presidente do Grêmio Nestlé e com carreira vito-riosa no futsal e futebol amador.

Muito ousada a decisão de Gil-

son Kleina de deixar seu confortável posto na Ponte Preta para assumir o sempre conturbado Palmeiras. Está na cara que a diretoria o contratou antevendo um eventual projeto para a Série B em 2013. Tomara que consiga dar uma injeção de ânimo na equipe e livrar o Verdão do seu bi-rebaixamento. Até o fechamento desta coluna, antes da 27ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras seguia na zona de degola mas com amplas chances de evitar a queda. Depende unicamente do elenco mostrar raça...

Os armadores, os números 10, es-tão quase que em extinção no futebol mundial. O Brasil, que sempre foi o maior formador desse tipo de jogador, não tem hoje um que seja o titular da sua Seleção. Pelé, Didi, Gérson, Ri-velino e Rivaldo foram grandes cam-peões mundiais e tinham a habilidade de armar as jogadas que levavam grande perigo aos gols adversários. Outros, como Zico, não conquistaram uma Copa do Mundo mas eram ver-dadeiros craques.

4 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

Fotos arquivo pessoal

Aniversariantesde Outubro

(01) - Rodrigo César A. Ferfoglia(01) - Adriani Florêncio de Oliveira(01) - Carlos Alberto Mori(01) - Neiva Ap. Policici(01) - Matheus Zani Minucci(01) - Isadora Ortega Darin(01) - Daniel Dalbon Augusto(02) - João Luís Biondo Filho(02) - Aurora S. Mesquita(02) - Valdirene Nália Pereira(02) - Patrícia de F. da S. P. Pereira(02) - Silmara Machado Marques(03) - Matheus Dalbon Schiavon(04) - Maria de Lourdes L. F. Pinto(04) - Greizy Mari Madeira(04) - Ana Carolina de O. Belizário(04) - José Ricardo Merli(04) - Maria Marta de Souza Eduardo(06) - Marcos Roberto Boaro(06) - Márcia Ap. F. Morgante(06) - Luís Antônio Gonçalves(06) - Gabriela Ferrari Dal Bon(07) - Ana Paula Ocagna Agassi(07) - Reginaldo Capitelli(07) - Ademir Pereira da Silva(07) - Ana Laura Crivelari Carratto(08) - Carlos Henrique Cavegna(08) - Adriano Florêncio(08) - Marcela de Paiva Cremasco(08) - Marcelo Augusto S. Gonçales(09) - Tatiane Maida Salotti Tinti(10) - Silvia Helena Pinezi Rodrigues(11) - Richard Canaveze Squiavão(11) - Rodrigo Canaveze Squiavão(11) - Hélio Henrique Camilo(11) - Flavia Helena Locateli(12) - Carla Adriana Locatelli(12) - Karen Maria R. de Souza(13) - Francisco Carlos Minucci(13) - Lúcia Secco(13) - Erik Färber(13) - Patrícia Martins Xigliano(13) - Natalia Tiezzi(14) - Luís Carlos Morgan(15) - Rafaela do Nascimento Bepe(16) - Carla Benassi Mori(16) - Agnaldo Donizeti Graçadio(17) - André Parra(17) - Ana Paula Coelho Manzini(17) - Rosemeire Baptiston Calsoni(17) - Juliana E. da Silva Dias Souza(17) - Raissa Ortega Santos(18) - Monize Chiconello Braga(18) - Mainara Pereira dos Santos(18) - Rosemeli Ap. de Souza(18) - Silvia Melo(18) - Luciana Pinheiro(18) - José Octavio Zanetti(19) - Rafael Polississo(20) - José Mauro dos Reis(20) - Vilma Juventino da Fonseca(20) - Regiane Vieira(20) - Renata Bruzolato Dias(21) - Lúcia P. da Silva Gonçales(21) - Tatiane Gonçalves(22) - Patricia Cristina Rueda(22) - Danilo Raddi Darcie(24) - Silvio José dos Santos(24) - Edvaldo Veríssimo(24) - João Victor Sarchi Marcelino(25) - Marlene Machado Vianna(25) - Sonia Maria Zanetti Zanardo(26) - Walter Zenaro Junior(27) - Renata D. Pereira Safariz(28) - Aroldo Mazzotti(28) - Marli de Lourdes Felix Torres(28) - Sara Nahime Andreoli(28) - Marcelo José Quaio(28) - Caio de Mello Estevam(29) - Maurício Paias Dal Belo(29) - Humberto Amaral(29) - Renato Thadeu Farah Ortega(30) - Paulo Cesar Olivieri(31) - Júlio César Aleixo Jr.

-- 01 - Daia-ne Inácio da Silva e Jefferson Inácio

Apolinário da Silva, 05 e 06/10, pais: Renata Ap. Inácio e Jefferson Elias Apolinário

da Silva

-- 02 - Milene C. Idesti

Amoroso, 12 anos, 17/10,

pais: Viviane e Ronaldo

-- 03 - Julia Amoroso

Carvalho, 7 anos, 25/10, pais: Clau-

dia e Vanderlei

-- 04 - Maria Fernanda Ideste Amoroso, 8 anos, 29/10, pais: Viviane e

Ronaldo

02 04

01

03

Aniversário da JhadeA Jhade Khadja Ramos Lisboa, filha de Tatiana Cury Ramos Rodri-

gues Antonialle e Igor Rodrigues Antonialle, recebeu as amiguinhas, familiares e demais convidados para festejar 6 anos de idade, no dia 6 de setembro. Tudo no maior clima de fantasia, como pede a vida de criança feliz.

Foto Líder

5O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

Reuniões:Participe das reuniões

sempre às 19h30.2ª feira- Escola João

Gabriel Ribeiro (Vila Pereira)5ª feira- Escola Stella

Couvert Ribeiro (Sto Antonio)

Nasci em uma família de 12 ir-mãos, éramos muito pobres, mo-rávamos na roça. Meu pai tinha o costume de beber um cálice de pin-ga em todas as refeições para abrir o apetite e também para relaxar. Minha mãe - vencida pelo cansaço, afinal éramos muitos, e talvez para nos acalmar e sem consciência da doença do alcoolismo - nos dava pinga com açúcar e às vezes até em nosso leite colocava.

Retribuo a isto minha doença, pois aos 20 anos comecei a beber e cada dia bebia mais, me tornando um alcoólatra. Minha esposa sofreu muito, eram muitas as brigas, dí-vidas de bar, sobrando para ela a responsabilidade da educação dos nossos filhos.

Até que um dia tentei me suicidar, peguei um taxi e fui para a rodovia, pensei em simular um acidente, assim minha esposa receberia um seguro de vida que eu havia feito em nome dela. Mas o taxista per-cebendo acionou minha família e assim fui impedido com a graça de Deus de cometer a maior loucura de minha vida.

Tranquei-me em um quarto por três dias, sem comer, beber e muito menos ver alguém, daí cheguei à conclusão que era chegada a hora de pedir ajuda e parar de beber.

Mas com o tempo fui percebendo que não bastava tampar a garrafa, eu continuava o mesmo homem do-ente, orgulhoso, rude, egoísta, meu relacionamento com minha família estava cada vez pior e ainda corria o risco de recair. Foi aí que Amor Exigente entrou em minha vida através de minha esposa, que já estava freqüentando a sala e apre-sentava mudanças em seu compor-tamento, aguçando assim minha curiosidade. Fui ver o que aconte-cia de tão diferente nas reuniões.

Foi assim com a graça de Deus e ao grupo de AE que com o tem-po foi estruturando minha família, canalizando minhas qualidades e fazendo-me enxergar meus defei-tos de caráter.

Estou na sala há nove anos, hoje tenho de fato uma ótima qualidade de vida e uma família feliz. Reco-mendo a todas as pessoas que par-ticipem do grupo para entenderem a doença da drogadição e apren-derem a lidar com ela. Ela não tem cura, mas pode ser estacionada se realmente quisermos.

AniVeRSáRiO e nOiVADONo dia 8 de setembro, o professor Arioswaldo Risso de Andrade festejou seus 50 anos de

vida. Na ocasião da festa de aniversário, abriu-se espaço para outra comemoração, que foi o noivado da filha, Rita de Cássia e Filipe F. Maquiaveli. Uma celebração especial presidida pelo padre Celso Frassi marcou o evento, encerrado com um almoço de confraternização das famílias. Parabéns!

6 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

DatasComemorativas Outubro 2012

01 • Dia Internacional da Terceira Idade

01 • Dia de Santa Terezinha 01 • Dia do Vendedor 03 • Dia Mundial do Dentista03 • Dia do Petróleo Brasileiro 04 • Dia da Natureza04 • Dia do Barman 04 • Dia do Poeta 04 • Dia de São Francisco de

Assis04 • Dia Mundial dos Animais05 • Dia das Aves07 • Dia do Compositor 09. Dia do Açougueiro 11 • Dia do Deficiente Físico11 • Dia do Teatro Municipal12 • Dia de Nossa Senhora Apa-

recida

12 • Dia da Criança12 • Dia do Atletismo12 • Dia do Engenheiro Agrônomo12 • Dia do Descobrimento da

América12. Dia do Corretor de Seguros12. Dia Nacional da Leitura13. Dia do Terapeuta Ocupacional13 • Dia do Fisioterapeuta 14 • Dia Nacional da Pecuária15 • Dia do Professor16 • Dia Mundial da Alimentação16 • Dia da Ciência e Tecnologia16. Dia do Anestesiologista17 • Dia da Indústria Aeronáutica

Brasileira17 • Dia do Eletricista18 • Dia do Médico18 • Dia do Estivador18 • Dia do Securitário18 • Dia do Pintor20. Dia Internacional do Controla-

dor de Tráfego Aéreo20. Dia do Arquivista21. Dia Nacional do Economista

Doméstico23 • Dia da Força Aérea Brasileira

e do Aviador

24 • Dia das Nações Unidas – ONU

25 • Dia da Democracia25 • Dia do Dentista Brasileiro25 • Dia do Sapateiro28 • Dia de São Judas Tadeu28 • Dia do Funcionário Público29 • Dia Nacional do Livro30 • Dia do Balconista30 • Dia do Comerciário30. Dia do Fisiculturista31 • Dia das Bruxas - Halloween 31. Dia da Reforma Luterana

7O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

ReeSTRUTURAÇÃO DAS CLASSeS

SOCiAiSNa última década, 35 milhões de

pessoas passaram a integrar a clas-se média no Brasil, segundo estudo recente da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. No total, estima-se que o país tenha 104 milhões de pessoas na classe média, o que representa 53% da população brasileira – 20% estão na classe alta e 27% na baixa. Em 2002, apenas 38% da população estava na classe média.

A SAE considera classe média as famílias com renda per capita entre R$ 291 e R$ 1.019 por mês. A comis-são responsável pelos parâmetros reconhece que o valor é baixo, mas afirma que a renda familiar por pes-soa de mais da metade da população é inferior a R$ 440 por mês. Assim, essa classe foi dividida ainda em três subgrupos: a baixa classe média (ren-da per capita de R$ 291 a R$ 441), a média (de R$ R$ 441 a R$ 641 por pessoa) e a alta classe média (de R$ 641 a R$ 1.019). Famílias com renda per capita acima de R$ 1.019 estão na chamada alta renda, ou classes A e B. As com renda per capita inferior a R$ 291 estão na baixa renda, antigas classes D e E.

Os dados indicam uma redução

da classe baixa mais intensa do que a expansão da classe alta. De 2002 a 2012 21% da população brasileira mudaram da classe baixa para a mé-dia, enquanto apenas 6% passaram da classe média para a alta.

Além disso, o crescimento da ren-da da classe média tem sido maior do que o do restante da população. Enquanto na última década a renda média desse segmento cresceu 3,5% ao ano, a renda média das famílias brasileiras cresceu 2,4% ao ano.

Destaca-se ainda que quase 80% do aumento na classe média refere--se à população negra. Com esse aumento, a representatividade entre negros e brancos na classe média ficou equilibrada: 53% dessa clas-se é formada por negros e 47% por brancos. No entanto, esse equilíbrio não significa que as desigualdades raciais foram superadas, uma vez que permanecem nas demais classes sociais: na classe alta, 69% são bran-cos e 31%, negros e na classe baixa os percentuais são inversos.

2º enCOnTRO DA FAMíLiA SeCCO

No sábado, 22 de setembro, a sede da AABB rece-beu os integrantes da Família Secco, por ocasião do encontro anual que a família promoveu. Um almo-ço servido pelo Buffet Trivial selou o evento, que teve ainda anima-ção musical com o DJ Tuti. Parabéns a todos!

8 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

Cura realEnviado por Marilena Nicolau Pereira

HalloweenDia das BruxasO Halloween é uma festa come-

morativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Es-tados Unidos. Neste país, levada pe-los imigrantes irlandeses, ela chegou a meados do século XIX.História do Dia das BruxasA história desta data comemorativa

tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vi-vos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, obje-tos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi con-denada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chama-da de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perse-guidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influ-ências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e TradiçõesEsta festa, por estar relacionada

em sua origem à morte, resgata ele-mentos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantas-mas, bruxas, zumbis, caveiras, mons-tros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankenstein.

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e par-tem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou tra-vessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no BrasilNo Brasil a comemoração desta

data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de lín-gua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemo-ram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

CríticasMuitos brasileiros defendem que a

data nada tem a ver com nossa cul-tura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi cria-do pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores re-ligiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principal-mente entre crianças e jovens, idéias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.

Fonte: www.suapesquisa.com

Não trate apenas dos sintomas, tentando eliminá-los sem que a causa da enfermidade seja também extinta.

A cura real somente acontece do interior para o exterior...Sim, diga a seu médico que você tem dor no peito, mas diga tam-

bém que sua dor é dor de tristeza, é dor de angústia.Conte a seu médico que você tem azia, mas descubra o motivo

pelo qual você, com seu gênio, aumentam a produção de ácidos no estômago.

Relate que você tem diabetes.No entanto, não se esqueça de dizer também que não está en-

contrando mais doçura em sua vida e que está muito difícil suportar o peso de suas frustrações.

Muitos querem se curar, mas poucos estão dispostos a neutralizar em si o ácido da calúnia, o veneno da inveja, o bacilo do pessimis-mo e o câncer do egoísmo.

Não querem mudar de vida...Procuram a cura de um câncer, mas se recusam a abrir mão de

uma simples mágoa.

Pretendem a desobstrução das artérias coronárias, mas querem continuar com o peito fechado pelo rancor e pela agressividade.

Almejam a cura de problemas oculares, todavia não retira dos olhos a venda do criticismo e da maledicência.

Pedem a solução para a depressão, entretanto, não abrem mão

do orgulho ferido e do forte sentimento de decepção em relação a perdas experimentadas...

Suplicam auxílio para os problemas de tireóide, mas não cuidam de suas frustrações e ressentimentos, não levantam a voz para ex-pressarem suas legítimas necessidades.

Imploram a cura de um nódulo de mama, todavia, insistem em manter bloqueada a ternura e a afetividade por conta das feridas emocionais do passado.

Clamam pela intercessão divina, porém permanecem surdos aos gritos de socorro que partem de pessoas muito próximas de si mes-mos.

Deus nos fala através de mil modos; a enfermidade é um deles e por certo, o principal recado que lhe chega da sabedoria divina é que está faltando mais amor e harmonia em sua vida.

Toda cura é sempre uma autocura e o Evangelho de Jesus é a far-mácia onde encontraremos os remédios que nos curam por dentro.

Há dois mil anos esses remédios estão à nossa disposição.Quando nos decidiremos?

9O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

Rita

de

Cás

sia

M. d

e A

ndra

den

utric

ioni

sta

rita_

andr

ade8

8@ya

hoo.

com

.br

nutrição

CR

n-3

354

70/P

Leite materno:a melhor opção!

A alimentação saudável deve possibilitar adequado crescimento e desenvolvimento, otimizar o funcio-namento de órgãos, sistemas e apa-

relhos além de prevenir doenças em curto e longo prazo.

Para planejar a alimentação da criança devemos considerar as li-mitações de seu organismo. Nos primeiros meses de vida, o trato gas-trointestinal, os rins, o fígado e o sis-tema imunológico encontram-se em fase de maturação e é o leite humano que atende perfeitamente todas as necessidades dos lactentes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) o leite materno deve ser exclusivo até os 6 meses de idade e a partir desse período, está indicada a introdução de alimentos comple-mentares, devendo-se promover a manutenção da amamentação até os 2 anos.

O leite materno reúne as carac-terísticas nutricionais ideais, e é muito mais do que um conjunto de nutrientes, pois proporciona proteção contra infecções e alergia, estimula o desenvolvimento do sistema imu-nológico e a maturação do sistema digestivo e neurológico. Está sempre na temperatura adequada e sua di-gestão é fácil diminuindo as chances do bebê sofrer com enjôos e cólicas possibilitando à criança crescer forte e sadia.

A amamentação também contribui para o desen-v o l v i m e n t o emocional do bebê, promo-vendo forte ligação com a mãe, trans-m i t i n d o - l h e segurança e carinho.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria.

Fotos Luciano Carneiro

Cicloturismo No dia 23 de setembro, São José do Rio Pardo sediou a 29ª edição do Circuito Brasileiro de Cicloturismo, evento que reuniu por aqui ciclistas de várias regiões do estado e do país. No percurso de 35 km, os bikers puderam conhecer um pouco das belezas rio-pardenses. Nossos cumprimentos aos realizadores deste evento, que movimentou o domingão em São José.

Amigos da nataçãoNo dia 16 de setembro, em Pirassununga, foi dispu-

tada a 1ª etapa classificatória do Troféu Amigos da nata-ção de Verão, versão 2012. A equipe máster que representou São José do Rio Par-do na competição ficou em primeiro lugar por equipe, e em quarto lugar na classificação geral.

Fotos arquivo pessoal

10 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

O Dia das Crianças no Brasil foi “in-ventado” por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de “criar” o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Ber-nardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Jo-hnson & Johnson para lançar a “Se-mana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certa, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas de-cidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinque-dos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.

A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

em outros paísesAlguns países comemoram o dia

das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a come-moração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!

Dia Universal da CriançaMuitos países comemoram o dia

das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemo-rada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança devamos ter pro-teção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Fonte: www.portaldafamilia.org

Como surgiuo Dia da Criança

11O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

Talita Beatriz de Pauli FerraioloCRP: 06/85655

Psicóloga Clínica e Hospitalar.Clínica Criare - 3608-8299

email: [email protected]

Psicologia

A importância dos

valoresde vida!

Estamos vivendo em uma so-ciedade onde algumas coisas e situações de vida que antes eram um absurdo estão ficando naturais: filhos desrespeitando seus pais, pais mentindo para seus filhos e os repre-endendo quando estes acabam men-tindo também. A sociedade está sem princípios éticos e com um excesso de liberdade, o que nos faz pensar que valores estamos deixando para as nossas crianças?

Os Valores são princípios que nor-teiam nossa vida moral, emocional e também espiritual, e que nos dão sentido na vida e enriquecem a per-sonalidade. Esses valores vão sendo construídos desde o início de nossas vidas e dentro da nossa família. To-dos devem entender que a família é a primeira escola que vai transmitir os valores que ajudam na construção do ser.

A criança tem nos pais a referência de ser humano, é a eles que os filhos vão se espelhar, desta forma, os pais precisam se conscientizar que o am-biente familiar que eles oferecem aos filhos vão construir as suas atitudes e seu caráter. Assim, os pais devem mostrar aos seus filhos atitudes coerentes, com regras claras, sem mentiras e ajudar seus filhos a se-rem responsáveis em suas atitudes e compromissos.

As mentiras alteram a realidade e não auxiliam o filho a vivenciar as frustrações e as perdas que a vida impõe, já os valores fortalecem a res-ponsabilidade e orientam as escolhas e decisões diante do mundo.

Precisamos cultivar a verdade para que ela possa construir o cará-ter e sustentar a vida dos filhos, pre-parando-os para a vida na sociedade, essa é a maior herança que os pais podem deixar aos seus filhos.

www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 201212

Saiba por que30 de outubro é o

Dia do ComerciárioNo dia 30 de outubro comemora-

mos a data consagrada ao Comerci-ário, entretanto muitos não sabem a origem deste dia que comemoramos as nossas grandes conquista do passado e do presente e hoje per-manece a luta pela manutenção dos nossos direitos conquistados.

Em 1908, um grande número de companheiros criou a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, onde os caixeiros (como eram chamados os empregados no comércio), os escriturários, os guar-da-livros e outros se uniram contra os abusos e contra a escravidão a que eram submetidos pelos comer-ciantes.

A história diz que em 1932, no dia 29 de outubro, às 10 horas da ma-nhã, um punhado de caixeiros das ruas Carioca, Gonçalves Dias, Largo de São Francisco, Rua do Ouvidor e adjacências aglomerou-se no Largo da Carioca. O volume de gente foi aumentando até chegar o pessoal do Lloyd Brasileiro, da Costeira (que eram sócios da União dos Emprega-dos no Comércio do Rio de Janeiro), os Ferroviários da Central do Brasil, o pessoal da Light, os Bancários, os Professores e os Jornalistas, que foram juntando-se e marcharam para o Catete (palácio do Governo Federal).

Ao chegar ao Catete o grupo de Caixeiros tinha-se multiplicado em 5.000 pessoas ou mais. Getúlio Var-gas então presidente da Nação os recebeu na sacada do Palácio e, na-quele memorável dia foi assinado o Decreto Lei nº 4.042, de 29 de outu-bro de 1932, que regulamentando a jornada de trabalho, reduziu a carga horária escrava de 12 horas diárias, para 8 horas.

Os frutos dessa luta dos Comer-ciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que passa-ram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mes-mo moldes.

O decreto-lei 4.042/32 foi publi-cado no Diário Oficial da União em 30/10/1932, por isso 30 De OU-TUBRO é o “DiA COMeRCi-áRiO”.

Fonte: /www.comerciarios.com.br

(((01))) Um click da galera teen, geração kit kat, curtindo uma baladinha na The Lux. -- (((02))) Na Chácara Ouro Verde durante a Festa Bregafona a galera arrasou no look. -- (((03))) Ana Amélia Rossetto e Silva comemorou aniversário como amigos de A a Z em uma super festa hippie. -- (((04))) Arioswaldo Risso de Andrade, com a esposa Juçara em dia de missa em ação de graças pelo seu aniversário, e também pelo noivado da filha Rita de Cássia com Filipe. -- ((05))) Claudia Kelly e Benedito Dias da Costa Filho batizaram seu filhinho, Miguel Ozéias da Costa. Naiara Ozéias e João Gabriel são os padrinhos.

02

05

0401

03

ReVeLenossasfotos

ligando

3681-5529

13O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

AM

An

DA

XiG

LiA

nO

Técn

ica em

web

desig

n, es

critor

a e cr

ítica d

e mú

sica -

e-ma

il: am

anda

xiglia

no@

hotm

ail.co

m

Baião de DoisEra década de 40 e o mundo vivia

em guerra, no Brasil, uma dupla se popularizada nos confins do Nor-deste divulgando e consolidando um ritmo empolgante e envolvente, sua origem vem do Lundu (dança bra-sileira que une batuque dos bantos africanos, ritmos indígenas e portu-gueses) que a princípio se chamava baiano por descendência do verbo “baiar” referente a “bailar” e que evoluiu para o que hoje conhecemos como o Baião.

Humberto Teixeira e Luiz Gon-zaga foram autores das principais composições do gênero, “Asa Bran-ca” e “Baião” se destacam entre as mais conhecidas. A temática padrão das canções relata em maioria a realidade cotidiana do povo nor-destino, que apesar de uma história difícil, luta para manter sua cultura e tradição com otimismo e entusias-mo. O ritmo binário dessa dança popular é acompanhado por instru-mentos como sanfona, flauta doce, acordeon, triângulo e viola caipira.

A partir dos anos 50 o baião co-meça o seu declínio e sua produção artística diminui, quando nos anos 70 ressurge reascendido por João do Vale, Quinteto Violado, Zito Bor-borema, Dominguinhos entre outros. Foi inspiração de forma categórica para o tropicalismo de Gilberto Gil e o rock’n roll do maluco beleza Raul Seixas, que uniu os dois ritmos, e batizou essa ligação de “Baioque”.

A região Nordestina é uma parte esquecida dessa nação, e ao longo do tempo fomos condicionados e influenciados pelos produtos das regiões centrais, porém devemos atentar ao grande acervo cultural que o Nordeste nos oferece e como esse é extremamente importante em nossa formação social. “Eu já dancei balance, xamego, samba e xerém, mas o baião tem um quê que as outras danças não têm”.

CURSO PARA CABeLeiReiROSLilian Curi reuniu pro-

fissionais cabeleireiros para mais um curso de atua-lização das tendências, ofe-recido pela marca Sachê Professional, no dia 24 de setembro, no Maga Plaza. Estiveram presentes, profissionais de São José e da região, se integrando sobre as novidades do setor.

Foto arquivo pessoal

CARRO STOCK CAR HiDRATAA Hidrata Pharma co-

memorou 21 anos de ativi-dades oferecendo ao público rio-pardense uma rápida ex-posição para os amantes da velocidade. Um carro da Stock Car permaneceu em exibição na loja da Avenida Independência, no dia 5 de setembro, em ação pro-movida por meio de parceria com a Medley medica-mentos. A galera passou por lá para ver a atração de perto e fazer uns cliques.

Foto arquivo pessoal

14 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

Almoço beneficenteLançamento em O Boticário Fotos Priscila BoaroFrutas, Legumese Verduras

Mês de OutubroÉ o mês que começamos a contar

regressivamente o final do ano, afinal só faltam 3 meses.

Um mês cheio de festas e datas importantes: dia da criança, descobri-mento da América, dia do professor, da terceira idade (sabia que existia?), dia do cão (eles também merecem), dia do poeta, dia de Nossa Senhora Aparecida, halloween e por uma des-sas coincidências da vida no dia 16 comemoramos o dia da alimentação, dia do pão

Frutas da época: Abacaxi, Acerola, Banana da terra, Banana maçã, Caju, Caqui, Coco verde, Goiaba, Jabuticaba, Kiwi, Laranja lima, Laranja pêra, Lima da pérsia, Limão, Maçã, Mamão, Formosa, Mamão Havaí, Melancia, Melão, Mexerica Morgot, Nêspera, Pêssego, Romã, Uva Itália, Uva rubi.

Legumes da época: Abóbora seca, Abobrinha, Beterraba, Cebola, Cenoura, Chuchu, Tomate, Vagem.

Verduras da época: Agrião, Alcachofra, Alface, Almeirão, Bróco-

lis, Catalonia, Chicória, Couve, Cou-ve-Flor, Batatas, Espinafre, Palmito, Rabanete, Repolho, Rúcula, Salsão.

Conselhos úteis- Qualquer fruta para suco deve ser

comprada apenas em quantidade ne-cessária para o consumo de poucos dias, pois o seu estado de maturi-dade mantém-se com dificuldade à temperatura ambiente.

- Ao comprar batatas prefira as lisas, sem manchas pretas ou bura-cos. Estas em geral são as de melhor qualidade.

- Procure guarda as batatas em lugar seco, escuro e não muito quen-te. Assim elas durarão mais tempo. Quando expostas à luz por alguns dias, as batatas ficam com a super-fície esverdeada, o que lhes dá um gosto amargo e há três maneiras básicas para se preparar batatas: cozinhar, assar, fritar.

- Cubra as batatas depois de assa-das com manteiga derretida. Esfre-gue a casca das batatas com casca de limão, alguns minutos antes de assar. Dá um sabor especial.

- Para que as batatas fiquem bran-quinhas, acrescente algumas gotas de vinagre ou um pouco de leite à água de cozimento.

A Comunidade Deus Proverá realizou, no dia 16 de setembro, o segundo Almoço da Pri-mavera, no salão de festas da igreja de Paula Lima. A galera solidária marcou presença para contribuir com as causas da entidade.

O Boticário de São José do Rio Pardo convidou clientes e admiradores da marca para um coquetel de lançamento da sua coleção Make B. Miami Sunset, que tem as ten-dências de cores para as estações primavera/verão.

A loja tem promo-ções especiais para esta nova coleção.

Interes-sou? Faça como os convidados do coquetel: passe por lá e confira!

15O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

neu

rótic

osA

nôni

mos

endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19:30h. Centro Comunitário do Cassucci, às 3ªs feiras, às 19:30h. Mais informações:

WWW.neuroticosanonimos.org.br

Recentemente em uma reunião de N/A, escutei que uma pessoa madura não se ofende com facilidade nem se descontrola por insignificâncias. Isto me fez recordar minha vida passada, quando tudo, absolutamente tudo, me desgostava: a chuva, o calor, os olha-res das pessoas, o fato de as pessoas não agirem como eu esperava, o voo de uma mosca, o volume do rádio e até a alegria do outro.

Lembro-me daqueles diálogos sar-cásticos com meus companheiros de trabalho, depois os insultos e até a agressão violenta. Posteriormente costumava suceder um profundo mal estar e me dava conta que era presa fácil desta “parte obscura e negativa de minha natureza”. Esta era uma tor-tura de quase todos os dias. Às vezes, procurando evitá-la, me isolava dos outros e caía em um profundo estado de depressão. Dava, então, rédea solta à comiseração, me sentindo uma vítima e enchendo-me de ressentimentos para com as pessoas que me rodeavam e até com minha família.

Agora vejo que a vida de uma pessoa incapaz de controlar uma emoção pode chegar a extremos lamentáveis devido à sua enfermidade.

Há poucos dias conheci um Grupo de N/A. No começo senti um pouco de alí-vio ao encontrar pessoas que padece-ram de situações semelhantes à minha. Aprendi, também, que um indivíduo com distúrbios emocionais não age de maneira errada por ser mau moralmen-te, apenas padece de uma enfermidade que o impede de manter suas emoções controladas.

Para iniciar, devia “dar-se por venci-do” e “aceitar totalmente” a impotência para controlar as emoções. E deveria fazê-lo sem nenhuma reserva. A tarefa parecia, a princípio, muito difícil, sobre-tudo quando soube que a ira e outros sintomas da enfermidade estavam den-tro de mim e que eu teria de “ser bru-talmente honesto” se queria encontrar uma solução para meu problema.

Não me parecia nada agradável enfrentar-me e a imagem que fazia de mim. Mas era necessário fazê-lo. Neste ponto, foi muito importante e decisivo o Apadrinhamento. O Padrinho me informou que, depois de tudo, eu não era mais do que um ser humano, com instintos talvez bastantes exacerbados, e que era necessário conhecer até que grau havia deformado minha personali-dade. Não me parecia muito cômodo e prático aceitar que era eu que tinha de mudar e deixar de lado meus ressen-timentos e parar de criticar os outros.

Devia tentar, “um honesto compar-tilhamento de minha parte de culpabi-lidade, por meio de um Quinto Passo, a fim de experimentar um estado de tranquilidade”.

Depoimento de um n/A – Superando a ira

M.- um neurótico em recuperação.

16 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

Ilustre visitaChurrasco dos 100 diasCom aprovação do bispo diocesano de São João da Boa Vista, dom Da-

vid Dias Pimentel a Comunidade Deus Proverá, de evangelização católica e que mantém em São José seus projetos de assistência social, vai fundar uma filial na cidade de Madeiro, no Estado do Piauí, onde desenvolverá trabalhos de evangelização, educação, sustentabilidade, reinserção social e a prevenção ao uso de drogas. O convite foi feito pelo bispo

dom Alfredo S c h a f f l e r , que há anos presta seus serviços ao povo piauiense, durante visita ao projeto rio--pardense, nos dias 18, 17 e 18 de setembro. Nossos cum-p r i m e n t o s a todos os envo lv idos nesta grande causa!

A turma do curso de farmácia da Unip Rio Pardo está em contagem regressiva para a formatura. Faltando 100 dias para a conclusão do curso, no dia 20 de setembro a galera se reuniu para um churrasco no bar Petiskos. Só alegria!

17O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

GAMeSGAMeS

Éric Trinca nogueira

F1 2012

Um dos jogos mais esperados de 2012, lançado em Setembro pela Co-demasters, F1 2012 basicamente é uma melhora dos seus antecessores, F1 2010 e F1 2011.

Os principais problemas dos títulos antigos foram resolvidos, os gráficos sofreram pouca mudança, porém mu-dança perceptível.

A engine do jogo ficou muito boa, jogando com todas as ajudas desliga-das, se aproxima muito de simulado-res grandes, como o Factor.

Para quem acompanha a Fórmu-la 1 dos últimos anos, sabe que a grande mudança no esporte foram os pneus, que passaram a ser disponibi-lizados pela Pirelli a todas as equipes. São pneus frágeis, onde o piloto que souber melhor administrar o desgaste através de sua condução leva vanta-gem. Isso foi o que eu gostei do jogo. Ficou muito real.

Atacar a zebra demais, deixar o carro escorregar, tudo influencia no desgaste do pneu. Ter uma condução limpa e precisa virou regra para quem usa o game como simulador.

A inteligência artificial foi aprimo-rada, agora não temos mais carros loucos na pista, os adversários se de-fendem de maneira realista, e sempre da maneira que a regra da F1 impõe.

Excelente jogo, vale a pena expe-rimentar!

18 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

HistóriaSão Francisco

de AssisNo dia 4 de outubro celebramos São

Francisco de Assis, que nasceu na ci-dade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os pro-veitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios.

Tentou como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão.

Sonhou então, com as honras milita-res. Aos vinte anos alistou-se no exérci-to de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um so-nho revelador: Foi convidado a traba-lhar para “o Patrão e não para o servo”.

Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: “Francisco, restaura minha casa decadente”.

O chamado, ainda pouco claro para São Francisco, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as merca-dorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.

Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, “unindo-se à Irmã Pobreza”.

A Ordem dos Frades Menores teve início com a autorização do papa Inocêncio III e Francisco e onze com-panheiros tornaram-se pregadores iti-nerantes, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade.

O trabalho foi tão bem realizado que, por toda Itália, os irmãos chamavam o povo à fé e à penitência. A sede da Ordem, localizada na capela de Por-ciúncula de Santa Maria dos Anjos, próxima a Assis, estava superlotada de candidatos ao sacerdócio. Para suprir a necessidade do espaço, foi aberto outro convento em Bolonha.

Um fato interessante entre os prega-dores itinerantes foi que poucos, dentre eles, tomaram as ordens sacras. São Francisco de Assis, por exemplo, nun-ca foi sacerdote.

Em 1212, São Francisco fundou com sua fiel amiga Santa Clara, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Já em 1217, o movimento franciscano come-çou a se desenvolver como uma ordem religiosa. E como já havia ocorrido an-teriormente, o número de membros era tão grande que foi necessária a criação de províncias que se encaminharam por toda a Itália e para fora dela, che-gando inclusive à Inglaterra.

Sua devoção a Deus não se resu-miria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado “estigmatização”.

Os estigmas não só lhe apareceram no corpo, como foi sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Céus.

Autor do Cântico do Irmão Sol, consi-derado um poeta e amante da nature-za, São Francisco foi canonizado dois anos após sua morte.

Em 1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao “mais italiano dos santos e mais santo dos italianos”, proclamando-o padroeiro da Itália.

Fonte: www.angelfire.com

LançamentoLa no Lu

Almoço no Sítio NovoLuciano Rossetto e Mila promoveram

o lançamento da coleção primavera/verão, da loja La No Lu, no dia 8 de setembro, ocasião em que reuniu sua cliente-la para apresentar roupas e acessórios que vão completar o visual na temporada.

Uma das atividades da 73ª Quermesse em louvor à Nossa Senhora Aparecida foi o almoço à mineira, realizado no dia 16 de setembro, no Centro Rural do Sítio Novo. Muita gente passou por lá. Na ocasião, amigos e familiares cantaram os parabéns a Nadir Apa-recida Boaro, aniversariante do dia!

19O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

Cezar Roberto Teixeira P. Juniorengenheiro Químico

com ênfase em Ciências AmbientaisCREA- SP 5063433518

Meio AmbientePoluição do ar

reduz vidas humanasna Europa, mostra relatório.

A poluição do ar está encurtando a vida em quase dois anos em partes da União Européia, reforçando o ar-gumento de um aperto das restrições de emissões do bloco. A legislação tinha conseguido reduzir a quantida-de de algumas toxinas liberadas por escapamentos e chaminés em toda a Europa, afirmou um relatório da AEA (Agência Européia do Ambien-te) publicado nesta segunda-feira (24/09/2012). Mas ainda havia níveis

perigosos de partículas microscó-picas, conhecidas como material particulado e associado a doenças como câncer de pulmão e proble-mas cardiovasculares, acrescentou o relatório.

Londres tinha a pior qualidade do ar de qualquer capital da União Eu-ropéia e foi a única cidade britânica a exceder os limites diários do bloco para poluentes, acrescentou.

Falando após a divulgação do re-latório, a comissária de Meio Ambien-te da União Européia, Janez Potoc-nik, afirmou que uma revisão das leis de qualidade do ar no próximo ano precisava colocar os limites do bloco para os níveis de poluição mais per-to das recomendações mais estritas da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre níveis seguros de po-luentes. “Isso (o relatório) é um aviso muito sério sobre a importância para a nossa qualidade de vida e saúde.”

Além do impacto sobre a saúde, a diretora-executiva da agência, Jacqueline McGlade, afirmou que a poluição custava ao bloco 1 trilhão de euros por ano (cerca de R$ 2,6 trilhões) em cuidados com saúde e impactos mais amplos sobre os ecossistemas. “A política da União Européia reduziu as emissões de muitos poluentes ao longo da última década, mas podemos ir mais longe”, disse ela.

Fontes: www.noticias.uol.com.brFotos: www.google.com

20 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

expoLumen

No dia 15 de se-tembro, o Colé-gio Lumen reuniu a comunidade escolar para a expoLumen 2012, sua feira de tra-balhos estudantis, que explorou o tema “Tec-nologia e empreen-dedorismo a serviço do homem”. A galera mostrou que é fera no assunto!

Tuning Sound Car Rio PardoUso conscienteda água

(racionamento)70% do nosso planeta é

constituído por água, um elemento fundamental para a vida. Apenas 1% de todas as re-servas de água do mundo encontra-se disponível para uso humano; o restante é com-posto por água salgada ou congelada em icebergs. Mas há grande descaso do homem com a própria fonte de sobrevivência! Mas vamos mudar esse jogo juntos, que tal?

Muitas vezes a gente nem imagina que desperdiça uma grande quanti-dade de água por dia. Mas seguindo essas dicas, que não atrapalham a nossa rotina, você pode ajudar a reduzir e muito o desperdício e in-clusive diminuir a conta de água pela metade no fim do mês:

- Na hora de escovar os dentes, por exemplo, se a torneira ficar aberta durante toda a escovação por pelo menos 5 minutos, serão gastos 80 litros de água. Mas se só abrirmos a torneira duas vezes, quando neces-sário, 1 litro será suficiente;

- Quanto menos tempo debaixo do chuveiro, mais economia! Em 15 minutos de banho são utilizados 144 litros de água, mas se o banho tiver apenas 5 minutinhos esse consumo cai para 48 litros de água;

- Verifique se a descarga do vaso sanitário está regulada, ela é a gran-de vilã do desperdício dentro de casa. Quando desregulada ela pode consumir até 3 vezes mais que o ne-cessário. Hoje em dia o mercado já oferece válvulas acopladas com va-zões diferenciadas que possibilitam reduzir bastante o consumo em torno de 60 a 70%;

- Para lavar a louça o ideal é ensa-boar toda a louça suja com a torneira desligada e após terminar, enxaguá--las de uma vez;

- Deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensabo-ar, depois de descartada você poderá usá-la para lavar o seu quintal ou a calçada;

- Se você lavar o carro com a man-gueira gastará 215 litros de água. Opte pelo balde e você gastará 40 litros de água. Como solução, há também lavadoras de alta pressão, comprovadamente mais econômicas;

- Para regar o jardim, a dica é que seja feito logo pela manhã ou no final da tarde para evitar a evaporação;

- Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia. Uma lavadora com capacidade para 5 quilos, em operação completa, gasta, em média, 135 litros.

Fonte: blog.clubedolar.com.br

O pátio do ginásio municipal de esportes recebeu, nos dias 22 e 23 de setembro, mais uma edição do Tuning Sound Car Rio Pardo, com a exibição de carros tuna-dos, rebaixados e muito som. A equipe 90 Grau aproveitou para fazer seu show. Mais um sucesso promovido pela Equipe 90 Grau em parceria com o Unix Studio Designer.

21O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

CLUB DJ

Dj & Produccer Evandro Schiavon(twitter.com/evandrodeejay)

@evandrodeejayContato:

[email protected]/evandro-

schiavon

Dj Evandro S!

Alô Djs!Pioneer lança o

CDJ 2000 Nexus!Muitos djs

já devem ter ouvido falar que as con-t r o l a d o r a s estão toman-do o lugar dos CDJs, que não vale o investimento, que o mundo está mudando, etc…

Bom, a Pioneer definitivamente não pensa assim. Após alguns víde-os e boatos na internet, eis que final-mente somos apresentados à nova geração de CDJs da Pioneer, o CDJ 2000Nexus. São diversas novidades deste que deve ser novamente o pa-drão mundial em Top clubs de todo o mundo.

A cara é a mesma do modelo anterior, mas muita coisa mudou. O equipamento é o primeiro CDJ a operar com tecnologia Wi-Fi, sendo possível usar o aplicativo Rekordbox para preparar músicas e então trans-ferir o conteúdo para o CDJ 2000Ne-xus. O próprio Rekordbox também foi remodelado e traz novas funções, assim como a tela LCD, que tem até zoom para as formas de ondas.

Alguns dos principais recursos são, Conectividade Wi-Fi , Display LCD colorido, Pro DJ Link onde atra-vés do DJ Link é possível conectar até 4 CDJ 2000Nexus, que compar-tilham uma única fonte de música, além de Funções de performance que foram adicionadas as fun-ções Quantize e Slip Mode ao CDJ 2000Nexus

Mais recursos, Controle de sof-tware MIDI/HID Até 35 controles da interface de cada CDJ podem ser usados para controlar softwares DJ, como o Traktor.

Active Loops Começa um loop automaticamente quando o playback começa de um ponto específico.

Load Previous Track Faz o play-back de uma música previamente carregada pelo CDJ.

Ratings O DJ pode avaliar/marcar músicas enquanto tocam, facilitando a organização das músicas

Para mais informações, como ficha técnica do equipamento e de-mais recursos podem ser lidas no site da Pioneer. Ainda não há previ-são de chegada e preço do produto no Brasil.

Abraço a todos.

22 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

Racionalizandoo uso de energiaA utilização racional de energia

elétrica se torna cada vez mais in-dispensável. Combater o desperdí-cio de energia elétrica não significa abrir mão do conforto; é possível aproveitar todos os benefícios que a energia elétrica oferece, desde que na medida certa e pensando nas fu-turas gerações. A utilização eficiente ajuda a preservar os recursos natu-rais do país. Atitudes simples, mas inteligentes, vão resultar em redução significativa nos custos com energia. Seguindo essas dicas você irá eco-nomizar na conta e na natureza!

-Troque lâmpadas tradicionais in-candescentes por lâmpadas fluores-centes. As lâmpadas incandescentes consomem muito mais energia que as fluorescentes – por exemplo, uma lâmpada fluorescente de 25 watts ilu-mina igualmente a uma incandescen-te de 100 watts, porém é muito mais econômica e dura mais.

- O eletrodoméstico que mais con-some energia é o chuveiro elétrico. Uma dica é tentar tomar banhos de menos tempo e com as chaves de temperaturas na opção “verão”. Busque também formas alternativas, como aquecimento solar para o chu-veiro.

- Evite abrir a geladeira a todo o momento. Quando precisar pegar algo na geladeira, pegue todos os alimentos de uma vez – mesmo que a porta fique aberta por alguns ins-tantes ainda é melhor do que abri-la e fechá-la a todo o momento. As pra-teleiras não devem ser forradas com plástico ou vidro, pois isso dificulta a circulação do ar, o que também gera mais gasto de energia.

- Para passar as roupas, o ideal é juntar uma boa quantidade e passar de uma vez só. O ferro elétrico con-some muita energia para esquentar. Então se toda vez que você precisar passar uma roupa tiver de ligá-lo, com certeza vai gastar mais energia.

- O ar condicionado, tanto no am-biente de trabalho como em casa, deve estar na temperatura ideal, nem muito abaixo nem muito acima. Quando o ar condicionado está re-gulado para uma temperatura muito baixa ele gasta mais energia.

- Quando você não estiver usando o computador, mas não quer desligá--lo completamente, desligue o mo-nitor, que é um grande consumidor de energia, isso ajudará a reduzir o consumo também.

- Opte por escadas, ao invés do elevador, sempre que possível.

- Verifique periodicamente o estado das instalações elétricas e dos fios e cabos dos eletrodomésticos. A má conservação desses itens também aumenta o consumo de energia.

- Evite deixar os eletrodomésticos no modo “stand by”. Mesmo que pe-queno, existe aí um uso de energia. E muito aparelho em stand by signi-fica ainda mais energia sendo gasta.

- Quando for usar a máquina de lavar, trabalhe com a capacidade máxima do eletrodoméstico. Procure juntar grandes quantidades de roupa a lavar de uma só vez. Mantenha o filtro sempre limpo, porque o filtro sujo pode sobrecarregar a máqui-na, fazendo com que ela gaste mais energia.

Fonte: blog.clubedolar.com.br

23O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

Gestor de Recursos HumanosGraduado em RH, Riopardense, residente em Ribeirão Preto - SP

Canal de dúvidas:[email protected]

Lucas Bruni

5 coisasque os recrutadores

observam em seuperfil no Facebook

Muitos recrutadores utilizam os perfis nas redes sociais como critério de ava-liação dos candidatos. Confira o que você precisa saber para passar nesse teste e ser contratado

Cada vez mais os recrutadores uti-lizam as redes sociais como critério de avaliação de candidatos. É solicitado o perfil em sites como Twitter e Facebook para que empregadores possam ter uma visão mais concreta do profissional e como ele se comporta fora da entre-vista de emprego. Para ajudar você a passar a imagem certa para os recru-tadores em seu perfil separamos cinco dicas práticas; confira.

Confira a seguir as 5 coisas que os recrutadores observam em seu perfil no Facebook:

1. Aparência profissionalMuito daquilo que os recrutadores

irão avaliar está associado com as ima-gens que você coloca online. Procure colocar fotos de bom gosto tanto em seu perfil, quanto em álbuns e capa. Use as configurações de privacidade e lista de amigos para que fotos pessoais não sejam encontradas pelos recruta-dores.

2. Adaptação a culturado trabalho

Se o recrutador está em uma empre-sa que possui uma cultura de trabalho conhecida, procure adicionar esse tipo de características em seu perfil. Os em-pregadores procuram por alguém que irá se adaptar bem ao escritório e ao tipo de profissional que trabalha nele.

3. Boa personalidadeNão demonstre um único aspecto de

sua personalidade em seu perfil, de ma-neira limitada. Procure evidenciar as-pectos diferentes sobre você, sobre ho-bbies, capacidades e outros indicativos que podem agradar os recrutadores.4. Qualificações profissionais

Não se esqueça de incluir suas qua-lificações e experiências profissionais em seu perfil para comprovar aquilo que está no currículo.

5. informações negativasÉ mais fácil encontrar algo negativo

do que alguma coisa que se destaque positivamente aos olhos dos recru-tadores. Por isso procure limpar seu perfil de quaisquer aspectos ruins que podem prejudicá-lo durante o processo de seleção.

Fonte:http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/09/20/967694/5-coisas-os--recrutadores-observam-em-seu-perfil-

-no-facebook.html

24 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

Confira as vantagens do congelamento

de alimentosCongelar alimentos parece coisa

fácil, mas requer alguns cuidados. Esse processo iniciou-se na pré--história, quando se utilizava neve para conservar as carnes das ca-çadas, afinal o congelamento é um eficiente sistema de conservação de alimentos.

Para essa função hoje em dia te-mos o freezer, que deve ser progra-mado no mínimo a -18º C. Uma vez congelado, o alimento se torna rígido. Nessa fase, o desenvolvimento de micro-organismos e o conseqüente processo de deterioração são drasti-camente retardados.

O congelamento não muda as ca-racterísticas dos alimentos em geral, conservando seu sabor, coloração e propriedades nutritivas, desde que preparados em boas condições e sob as técnicas indicadas.

As visitas inesperadas não são mais motivos de preocupação quan-do se trata de servir um lanche ou refeição.

E quando a gente volta de uma fes-

ta, com aquela fome no meio da ma-drugada, só de saber que tem algo meio pronto, já é confortante.

Quando você cozinha quantidades maiores de alimentos, reduz o consu-mo de gás – por exemplo: cozinhar três quilos de carne praticamente leva o mesmo tempo do que cozinhar um quilo.

Com o uso do freezer a tarefa diária de cozinhar se tornará uma atividade esporádica na semana – afinal em no máximo dois dias você prepara o car-dápio de semanas.

Sem falar nas idas ao supermer-cado e outros fornecedores, que se tornam naturalmente muito menos freqüentes.

E que tal aproveitar e adquirir os alimentos de época, congelar e tê-los sempre à mão. É isso aí, é possível consumir legumes, frutas e outros alimentos fora de sua época de safra, com sabor e propriedades nutritivas inalteradas.

O desperdício é literalmente elimi-nado, pois os alimentos são conge-lados em porções e retirados do fre-ezer na quantidade certa para cada ocasião.

Para usufruir ao máximo de seu fre-ezer e com segurança, faça um curso de congelamento.

Depois de congelado, organize os alimentos para que os mais antigos sejam consumidos primeiro, assim não se perde nada e se consome sempre alimentos com seus valores nutritivos preservados.

Efetue o degelo e a limpeza do fre-ezer de acordo com as indicações do Manual de Instrução do Freezer, que acompanha o eletrodoméstico.

Abra o freezer somente quando necessário – isto evitará maior pene-tração do ar ambiente, cuja umidade condensada provoca acúmulo de gelo.

Fonte: blog.clubedolar.com.br

Comemorando 50 anos“Bregafona”A galera caprichou no estilo e no visual para marcar presença na I Bregafona, festa promovida

por Eduardo (Dubinha), Rafael Neroni e Dentinho para comemorem seus respectivos aniversários, na noite de 22 de setembro, na Chácara Ouro Verde. A música, com o DJ Junior AJ mais a banda William e Well, completou essa balada cheia de chiques e belas.

Amigos e familia-res de Ana Amélia Rossetto Silva se reuniram na noite de 7 de setem-bro, no salão de festas La no Lu, para uma festa hippie em que ela comemorou seus 50 anos de vida.

Foto arquivo pessoal

25O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

Maria Elisa Carriero Peneiras da Sabedoria

Um homem aproxima-se de seu Mestre e lhe diz:

- Mestre vou contar-lhe o que dis-seram do João... O Mestre, com sua infinita sabedoria, responde:

- Espere José. Antes de me con-tares algo que possa ter relevância, te pergunto: Já fizeste passar a in-formação pelas Três Peneiras da Sabedoria?

- Peneiras da Sabedoria? Não. Elas não me foram mostradas - argu-mentou José.

- Sim José. Só não te ensinei por-que não era chegado o momento. Po-rém, escuta-me com atenção: Tudo que te disserem de outrem, deve passar antes pelas Peneiras da Sabe-doria e, na primeira delas, a Peneira da Verdade, eu te pergunto:- Tens certeza de que o que te contaram é realmente verdadeiro? Meio sem jei-to, José replicou:

- Bem. Realmente não tenho certe-za. Sei apenas o que me contaram... O Mestre continuou:

- Então, se não tens certeza, a informação vazou pelos furos da pri-meira peneira e repousa na segunda, que é a Peneira da Bondade. Pergunto:

- Trata-se de algo que gostarias que falassem de ti?

- De maneira alguma, Mestre. Evi-dente que não!- Então se trata de algo que passou pelos furos da segunda peneira e jaz nas cruzetas da terceira e última peneira. Realizo, portanto, a derradeira pergunta:

- Achas mesmo necessário passar adiante essa estória sobre teu irmão e companheiro?

- Não Mestre. Absolutamente! Res-pondeu José.

- Então, disse o sábio, ela acaba de vazar os furos da Peneira da Necessidade, perdendo-se na imensidão da Terra. Não sobrou nada para contar.

- Entendi querido Mestre. Doravan-te somente as boas palavras terão caminho em minha boca. Finalizou o sábio:

- És agora um Mestre completo. Volta ao teu povo. Afinal, terminaste o aprendizado. Lembra-te sempre: As abelhas, construtoras do Criador, nas imundícies dos charcos, buscam ape-nas as flores para sua laboriosa ati-vidade, enquanto as nojentas moscas buscam, em corpos sadios, as chagas e feridas que as mantém vivas.

26 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

CASAMenTOSWesley eDaniela

Paulo Robertoe Denise

Juarez e Cláudia Luís Fernandoe Mariana

Reginaldoe Lívia

Foto Líder Foto LíderFoto Líder Foto Líder

Casaram-se no dia 7 de setembro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de Paulo Celso de Souza e Maria Solange Galera de Souza. Ela é filha de José Maria Pereira e Maria Aparecida Campos Pereira.

Casaram-se na noite de 14 de setembro, em cerimônia civil, em São José do Rio Pardo. Ele, filho de João Ur-sulino e Maria de Lourdes Ursulino. Ela, filha de João Claudino da Silva Filho e Nair Lidia da Silva.

Luís Fernando e Mariana também se casaram na mesma ocasião, no

dia 14 de se-tembro. Ele é filho de Dirceu Aparecido Mar-celino e Cláudia Heloisa da Sil-va, e ela, filha de Marcos An-tonio da Silva e Marisa Fernan-des da Silva.

Casaram-se na noite de 15 de setembro, em cerimônia na AAR, em São José do Rio Pardo. Ele, filho de

José Antonio dos Reis e Lindalva Bento dos Santos dos Reis. Ela,

filha de Djalma Aparecido Ferraceolli e

Arlete Rosan-

gela No-

gueira Ferra-ceolli

Tiago e SilmaraFoto Metro

Casaram-se no dia 8 de setembro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele, filho de José Osvaldo Capitelli e Rosa Maria Eduardo Capitelli; ela, filha de João Batista Morais e Apa-recida de Araujo Morais.

Pedro e MicheleFoto arquivo pessoal

Pedro Augusto Baizi Smarieri e Michele Aparecida Pinhoti Mundin, casaram-se na noite de 22 de setem-bro, em cerimônia no Rotary Club de São José do Rio Pardo.

Paulo e MarinaFoto Líder

Casaram-se em cerimônia civil, na tarde de 6 de setembro. Ele é filho de Dirceu Sossai e Joana Darc dos San-tos. Ela, filha de João Batista Nasci-mento (i.m.) e Geni Martins Asmar.

Marco Aurélioe Maila

Foto Líder

Casaram-se na noite de 15 de se-tembro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele, filho de Luís Celso Misael e Maria Antonieta Furlan Misa-el. Ela, filha de Antônio Carlos Cabral Janeiro e Elisa de Fátima da Silva.

Rodrigo eTatiana

Foto Metro

Casaram-se na noite de 6 de se-tembro, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de Onofre Paulino e Rosângela Aparecida C. Paulino. Ela, filha de João Carlos Trivelato e Maria do Carmo Zulli Tri-velato.

Henrique e CarolFoto OjornalZinho

Casaram-se na tarde de 23 de setembro, em solenidade na Chácara Vó Maria, em São José do Rio Pardo. Ele, filho de Vera Lúcia Gonçalves Torres e Silvio Torres; ela, filha de Estel Turra Moreira e Admir Bernabé Moreira.

Casaram-se no dia 8 de setembro, em Tapiratiba. Ele é filho de Daniel de Queiroz Xavier e Adélia da Costa Caetano Xavier. Ela, filha de Vladimir do Prado Cambraia e Fátima do Nas-cimento Cambraia.

27O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

email: [email protected]

COnTRATeos serviços do André!!!

Para pequenose grandes eventos!Almoços e jantares

em domicílio pratos prontosou preparados no local

Ligue - André: (19) 9263-0332

Torta sonhode pêssego

Ingredientes:

2 xicaras de água,1 xicara de mar-garina,2xicaras de farinha de trigo peneira-da,1\2 colher de chá de sal,7 ovos,1lata de pêssego em calda escorridos,creme chantilly,creme de baunilha

Modo de preparo:

Numa panela, aqueça até ferver a água, a margarina e o sal. Reduza o fogo e coloque de uma só vez a farinha e mexa bastante até soltar

do fundo da panela e formar uma bola. Retire do fogo e vá juntando os ovos,um de cada vez, batendo depois de cada adição. Consegue--se assim uma massa lisa. Coloque essa massa em um saco de confeitar de bico grande e com o movimento circular vá cobrindo o fundo de duas assadeiras redondas untadas. Leve ao forno preaquecido,em tempera-tura quente, e deixe assar por cerca de 20 minutos. Verifique se estão as-sados.Retire do forno e deixe esfriar recheie com o creme de baunilha e cubra com o chantilly e enfeite com os pêssegos.

28 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

Outubro Rosae a luta contra

o câncer de mamaNinguém gosta de falar de doença,

mas, em se tratando daquela que é a mais freqüente entre as mulheres, a gen-te tem que falar, sim!

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o de mama é o segundo mais freqüente em todo o mundo e o que mais ocorre em mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de recu-peração da paciente.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avan-çados. Na população mundial, a sobrevi-da média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Vale lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. Quando diagnosticado e tra-tado ainda em fase inicial (quando o nó-dulo é menor que 1 centímetro) as chan-ces de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamo-grafia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos. Desde 29 de abril de 2009, está em vigor em todo o território nacional a Lei Federal 11.664/2008, que garante às mulheres a partir de 40 anos a realização do exame de mamografia na rede SUS – Sistema Único de Saúde. Essa mesma lei garante a gratuidade de exame de colo uterino a todas as mulhe-res que tenham iniciado a vida sexual, independente da idade.

O AUTOEXAME:O autoexame é também uma maneira

eficaz de conhecer o seu corpo e também identificar possíveis nódulos. Muitas mu-lheres têm medo de fazer o autoexame e “encontrar” alguma coisa – a idéia não é encontrar nada, mas conhecer o seu cor-po e poder perceber qualquer alteração, por mínima que seja.

Quando fazer o autoexame? O autoe-xame deve ser realizado mensalmente. Se você tem menstruações, faça-o uma semana após acabar o fluxo. Se você não tem, escolha um dia do mês e faça o exa-me sempre nesse dia. Apesar de o câncer de mama ser mais raro em mulheres jo-vens, isso não significa que ele não possa acontecer – quanto antes você adquire o hábito de se autoexaminar, melhor.

Como fazer o autoexame? Estando em pé, coloque o braço atrás da nuca, coluna reta e com a ponta dos dedos percorra todas as áreas da mama em movimentos circulares de fora para dentro, procuran-do por espessamentos ou caroços. Use a mão direita para examinar a mama esquerda e vice-versa. Pressione suave-mente os mamilos e observe com cuidado a presença de secreções e a presença de lesões na sua pele sensível, assim como nas aréolas. As axilas também fazem par-te do tecido mamário e devem ser exami-nadas do mesmo modo que as mamas. Realize movimentos circulares da mama para axila, observando a presença de caroços na região. É importante também se olhar no espelho, ter essa checagem visual, e procurar assimetrias entre os dois seios (tanto quando você está com as mãos na cintura quanto quando está com os braços erguidos). Estando deita-da, coloque um apoio sob o ombro direito (pode ser um travesseiro ou toalha) e a mão direita atrás da cabeça. Examine sua mama direita com a mão esquerda, repe-tindo os movimentos circulares. Repita esse passo com o lado esquerdo.

(Continua na pág 29)

THTThe Hard Teen

Pool PartyRodrigo Andrade (Digão), Bruna

Acrani, Lukinha e Ká Cossulin come-moraram aniversário em grande estilo, no dia 15 de setembro, promovendo a balada Pool Party Special Birthday Open Air, na Chácara do Chico Capuano. O evento foi animado pelos DJs Deyde Eu-

genio, Junior Aj, evandro Schiavon, Léo Buosi, Felipe Becker, Luk inha e Leandro Freitas Pinto. A festa teve seu lado beneficente, arre-cadando alimentos que foram doados a uma creche da cidade.

No dia 16 de setembro, a galera teen da cidade curtiu na The Lux Night Club a festa THT The hard Teen, animada pelos DJs Otto, Kaio Charles e Fhel. A festa teve presenças especiais do obody model Olinto Motta e Felipe Nardoni, colírio da Capricho, para a alegria das meninas.

29O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

Outubro Rosae a luta contra

o câncer de mama(Continuação da pág 28)

Idade – o câncer de mama começa a ser mais comum a partir dos 35 anos de idade e muito comum a partir dos 50 (Quanto maior a idade maior a chance de ter este câncer. Mulheres com menos de 20 anos raramente têm este tipo de cân-cer, mas existem casos registrados)

Obesidade - Mulheres obesas têm mais chance de desenvolver câncer de mama, principalmente quando este aumento de peso se dá após a menopausa ou após os 60 anos. Manter-se dentro do peso ideal, principalmente após a menopausa diminui o risco deste tipo de câncer.

Consumo de bebida alcoólica - Ingerir bebida alcoólica em excesso está asso-ciado a um discreto aumento de desen-volver câncer de mama. A associação com a bebida de álcool é proporcional ao que se ingere, ou seja, quanto mais se bebe maior o risco de ter este câncer.

Genética - Mulheres cujos parentes de primeiro grau (mães, irmãs ou filhas) com câncer de mama, principalmente se elas tiverem este câncer antes da menopausa, é grupo de risco para desenvolver este câncer.

História ginecológica - Não ter filhos ou engravidar pela primeira vez tarde (após os 35 anos) é fator de risco para o câncer de mama. Menstruar muito cedo (com 11 anos, ou antes) ou parar de menstruar muito tarde são fatores que expõem a mu-lher mais tempo aos hormônios femininos e por isso aumenta o risco deste câncer.

Exposição excessiva a hormônios - Te-rapia de reposição hormonal que conte-nham os hormônios femininos estrogênio e progesterona aumenta o risco de cân-cer de mama. Anticoncepcional oral (pílu-la) tomado por muitos anos também pode aumentar este risco.

FATORES QUE DIMINUEMAS CHANCES DE

OCORRÊNCIA DA DOENÇA:- Seguir uma dieta saudável, rica em

alimentos de origem vegetal (frutas, ver-duras e legumes) e pobre em gordura animal pode diminuir o risco de ter este tipo de câncer. Apesar dos estudos não serem completamente conclusivos sobre este fator de proteção, aderir a um estilo de vida saudável diminui o risco de muitos cânceres, inclusive o de mama.

- Exercício físico normalmente diminui a quantidade de hormônio feminino circu-lante. Como este tipo de tumor está as-sociado a esse hormônio, fazer exercício regularmente diminui o risco de ter câncer de mama, principalmente em mulheres que fazem ou fizeram exercício regular quando jovens.

- Amamentar, principalmente por um período longo (um ano ou mais somado todos os períodos de amamentação) pode diminuir o risco do câncer de mama.

- Quem precisa retirar os ovários ci-rurgicamente diminui o risco de desen-volver o câncer de mama porque diminui a produção de estrogênio (menopausa cirúrgica).

Já há alguns anos, o mês de Outubro foi escolhido como o mês de conscienti-zação sobre a doença e de incentivo aos exames necessários para detectá-la. O Movimento Outubro Rosa é realizado em todo o mundo e um dos aspectos mais marcantes é a iluminação rosa que mui-tos monumentos mundiais ganham, para lembrar-se da importância de se estar atento aos sintomas da doença e também para incentivar a visita ao médico e a rea-lização dos exames específicos.

Atenção: As informações deste post pretendem informar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Fonte: blog.clubedolar.com.br

FATOReS De RiSCO:

30 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

12 de outubro -nossa Senhora da

Conceição AparecidaNo dia 12 de outubro, comemoram-

-se três datas, embora poucos se lembrem de todas elas: Nossa Se-nhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à Santa Remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980. Há duas fontes sobre o acha-do da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma. Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde havia pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletos de peixes. Esse é con-siderado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Con-ceição, de cor escura.

Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe Pedroso, um dos pescado-res, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos mi-lagres realizados pela santa se espa-lhava. A família construiu um oratório, que, logo se constatou, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam a número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fi-éis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.

Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Ba-sílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro craveja-da de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coro-ação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.

(Continua na pág 31)

Candidatos a vereador em São José do Rio Pardo

31O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

(Continuação da pág 30)A construção da atual Basílica ini-

ciou-se em 1946, com projeto assina-do pelo Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemora-ção do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem, ainda com o templo inacabado. O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Pau-lo II ao Brasil.

A data comemorativa a Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, em-bora eles marquem presença notável durante todo ano.

A imagem encontrada e até hoje re-verenciada é de terracota e mede 40 cm de altura. A cor original foi certa-mente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa. Em 1978, após o atentado que a reduziu a qua-se 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com ar-gila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.

Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as gra-ças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual. E já que a fé, assim como a internet, não conhece fronteiras, eu já acendi a minha, por uma mais paz e igualdade no mundo. Acenda a sua e que Nossa Senhora Aparecida nos ouça e ilumine o mundo, que está precisando tanto de cuidados.

12 de outubro -nossa Senhora da

Conceição Aparecida

Fonte: www.portaldafamilia.org

32 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

Sucos naturais, a melhor maneira para entrar em forma e garantir saúde

para toda família.Confira as dicas!

Nesse calor, quem resiste a um refrescante e saboroso suco? Além de ser um excelente aliado à nossa alimentação, pode ajudar a manter a forma, ficar longe dos remédios e prevenir doenças sérias.

Muitas vezes precisamos mudar antigos hábitos para que nossa família ganhe maior qualidade de vida, sei que é muito mais fácil sair e comprar uma garrafa de refrigerante do que preparar um suco fresquinho, mas se pensarmos nos benefícios que nossa família terá com isso, acha que não custa nada se esforçar um pouquinho e experimentar.

O objetivo é informar a todos a

importância que as frutas têm para nossa saúde e ajudar também aqueles que não praticam hábitos alimentares saudáveis a adquiri-los, à medida que for descobrindo a di-versão e a criatividade que existe em fazer e tomar sucos diversos. Não há necessidade de fazer uma mudança drástica em sua dieta alimentar, mas apenas tomar sucos regularmente, como suplemento para sua alimen-tação diária.

Nos sucos naturais obtemos mi-nerais, antioxidantes e nutrientes necessários para manter a saúde e a aparência. Acredito que, se você introduzir sucos em sua vida, irá contribuir para sua saúde cardiovas-cular, ampliar sua capacidade física, ajudar a baixar sua pressão arterial, dormir bem, ter mais energia e me-lhor saúde do que pode imaginar.

Os alimentos puros (sem conser-vantes, corantes, entre outras subs-tâncias industrializadas) suavizam a pele, deixam os cabelos brilhantes, a respiração livre, e todo sistema orgâ-nico fica tão regulado, que você não precisará mais se preocupar com ele. Até mesmo gripes e resfriados diminuem e se tornam muito mais espaçados e com menos intensida-de.

Todas as frutas e hortaliças têm papéis importantes a desempenhar para manter a boa saúde, porém alguns mais do que outros. Suco de cenoura e de aipo devem se tornar parte de sua dieta diária.

Pesquisas demonstraram que o beta-caroteno desempenha um pa-pel importante na prevenção de mui-tas doenças. Em ação ele funciona como um antioxidante, neutralizando moléculas nocivas conhecidas como radicais livres.

Ao fazer isto, o beta-caroteno protege a valiosa carga genética que existe em cada célula, para garantir sua saúde, diminuindo as possibilidades do envolvimento das doenças. O suco de maçã é o único suco que pode ser misturado com qualquer suco de hortaliça.

Sucos naturais

(Continua na pág 33)

Virada do RockCarnavibeAtrações como o DJ Maurício Saka Breck,

a DJ Andresa Mattos e a banda Wess Ro-cha, animaram a edição 2012 do Carnavibe, promovido pelo Clube Literário e Recreativo Gramense, nos dias 21 e 22 de setembro, em São Sebastião da Grama. A galera marcou presença para mais esta curtição.

As bandas Pumpkin head, Maverick, Soulbreaker e Dimitrex foram as atrações da noite de sábado, 29 de setembro, na sede da AAR, onde rolou a Virada do Rock, com muita sonzeira para a galera que curte este bom e sempre bom estilo musical que nunca sai das paradas. Os baladeiros do rock curtiram.

33O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

(Continuação da pág 32)Trata-se de um energético natural

(tão ou mais eficiente que o café, com a vantagem de não provocar úlceras) e pesa menos no estôma-go que sucos cítricos (como laran-ja, limão, que são mais eficientes como sobremesas, pois a vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro dos alimentos como feijão, peixes e algumas hortaliças).

Folhas verdes, tais como espi-nafre, salsa, alface e brotos, são de importância vital ao organismo. Sucos de frutas cítricas é uma ex-celente fonte de vitamina C, muito necessária para o nosso corpo, para proteção e absorção de nutrientes.

Há outra grande vantagem nos sucos: eles significam um excelente modo de perder peso de maneira natural, sem que se tenha a sensa-ção de estar sendo privado de algo. Sucos de vegetais contém baixas calorias e são praticamente sem gorduras, têm ótimo gosto e dão a sensação de saciedade.

Quando ingerimos frutas frescas e hortaliças, nossos corpos retiram das suas fibras os líquidos de que precisam; em seguida essas fibras passam para o trato digestivo infe-rior.

Tomando sucos, você elimina uma etapa do processo digestivo – ex-trair o líquido das fibras – e oferece ao seu corpo, com mais eficiência, os nutrientes de que ele necessita.

O suco feito em casa é muito dife-rente dos sucos em garrafas, latas, caixas. Primeiro é absolutamente fresco, o que é importante, porque os nutrientes perdem muito de seu valor depois de algum tempo que o suco foi feito. Segundo, não é pas-teurizado, “cozido”, e suas células vivas, recebidas de maneira direta pelo organismo, garantem a boa saúde.

Terceiro e último, o suco fresco é absolutamente puro, livre de aditi-vos e conservantes. Por isso acho que vale muito a pena se esforçar um pouco para garantir sucos natu-rais no nosso dia-a-dia.

Sei que é muito mais trabalhoso espremer a fruta, coar, adoçar e todo o processo de preparo, por isso pesquisei algumas centrífugas de alimentos dessas que preparam sucos quase que instantaneamente no site do Clube do Lar, que é o pa-trocinador do Amélias e para quem não conhece faz vendas de diversos produtos como eletrodomésticos, eletro portáteis, eletrônicos, infor-mática, acessórios, entre outros.

Sucos naturais

Fonte: blog.clubedolar.com.br

34 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

Aniversário do Pietro

Festa para o Gabriel

Parabéns, Jane!

Foto Líder

Deixe seu carrolimpo por dentro

Limpeza interna do veículo pode atenuar problemas derivados do clima seco, que agrava problemas respiratórios.

Manter um automóvel limpo e chei-roso o tempo todo não é uma tarefa das mais fáceis, entretanto, os riscos que a falta de manutenção do siste-ma de ar condicionado e o acúmulo de sujeira interna podem trazer para o carro e, principalmente, para a saúde do condutor e dos passagei-ros pode fazer os proprietários de automóveis reverem alguns concei-tos sobre a limpeza interna de seus veículos. Lembrar desse item ape-nas quando enfrentar uma enchente ou limpar apenas quando for vender o carro pode, além de custar caro – pois muitas oficinas aumentam os preços nessas ocasiões – acarretar problemas maiores à sua saúde.

Muitas pessoas só optam por fazer uma higienização em seus veículos após constatar que o banco está sujo ou algumas peças internas es-tão ficando amareladas. Isso, além de desvalorizar o automóvel ou difi-cultar a venda, pois o mesmo perde-rá valor de mercado, pode prejudicar sua saúde e a dos passageiros que você transporta quase sempre a sua própria família.

A higienização ajuda a com-bater problemas com ácaros, fun-gos, bactérias, cheiros de cigarro, possíveis manchas e outros pro-blemas, como odores derivados de algum líquido (refrigerante, cerveja, suco) que, por ventura, tenham sido derramados no estofamento. Com o clima seco, devido à falta de chuvas e poluição, não realizar uma limpeza adequada pode agravar ainda mais alguns problemas respiratórios, como rinite alérgica, asma, alergia dos olhos e tosses.

Lembrar desse importante item apenas em últimos casos, como na hora da revenda ou, então, caso tenha problemas com enchentes, irá fazer o consumidor gastar mais e esperar mais tempo para ter seu automóvel de volta, já que a deman-da aumenta – muito – nessa época.

A limpeza também varia de carro para carro, já que em alguns mo-delos é necessário retirar algumas peças para fazer o serviço completo. Mas, de modo geral, esse serviço pode demorar de um a dois dias para ser concluído.

O procedimento de higienização interna consiste na lavagem de car-petes, forros do teto e das portas, bancos e outras peças. Tudo isso, sempre supervisionado por um pro-fissional que na hora da montagem irá colocar as peças corretamente em seus devidos lugares, evitando, assim, ruídos desagradáveis causa-dos por peças mal fixadas.

(Continua na pág 35)

No dia 1º de se-tembro, Danila Cris-tina Modesto de Paiva e Reginaldo Aparecido de Paiva festejaram o primeiro ano de vida do filho, Pietro, durante confraterni-zação com amigos e familiares, no Grêmio Nestlé.

Filho de Dener José To-esca e Roberta Cassiano Rosa Toesca, Gabriel Cassiano foi o centro das atenções, no dia 9 de se-tembro, quando completou 4 anos de idade, comemo-rando junto aos amiguinhos, familiares e demais convida-dos da família, no Sítio São José, em itobi.

Registramos aqui o ani-versário de Jane Gon-çalves, que completou 36 anos de idade, no dia 8 de setembro, e comemorou com festa na Fazenda São Vicente.

Foto Líder

Foto Líder

35O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

(Continuação da pág 34)Agora se na sua cidade não tem

esse tipo de serviço ou você prefira fazê-lo em casa, ai vão algumas re-comendações.

- Tecido (bancos e assentos), utili-zar água com sabão liquido.

Para retirar pelos de animais e pequenas sujeiras, use um aspira-dor ou uma fita plástica enrolada na mão, com a cola virada para fora e pressione sobre o lugar a ser limpo, a sujeira vai colar na fita. Quando sentir que a fita não tem mais efeito, troque por um novo pedaço e con-tinue.

Plásticos (painel de bordo, guar-nições das portas e tecidos do teto) utilizar água adicionada com sabão liquido ou excepcionalmente, álcool desnaturado (depois de ter feito um teste numa área não visível).

- Deve evitar-se o mais possível o uso de detergentes que contenham solventes.

- Devem-se limpar sempre várias vezes com um pano macio limpo e evitando molhar demais.

Nunca utilize palhas de aço para limpar os vidros de seu automóvel.

Use limpa-vidros ou álcool com jornal, que não deixa vestígios de fiapos como o pano.

Se o vidro traseiro possui desem-baçador, cuidado ao limpar a parte interna.

Jamais utilize produtos abrasivos, nem encoste objetos pontudos ou cortantes, para não danificar os fi-letes de aquecimento.

O que não se devem fazer quan-do for limpar a parte externa do veículo:

- limpar a carroceria a seco.- usar gasolina, querosene ou tira

manchas para tecidos na limpeza da pintura, assim como nas peças de plástico.

- raspar as manchas de piche, insetos mortos ou outra sujeira que tenha aderido à pintura.

- lavar a carroceria quente ou ao sol.

- limpar os faróis com panos se-cos ou abrasivos ou com produtos detergentes ou solventes.

- deixar acumular sujeira na car-roceria.

- andar freqüentemente na lama sem lavar as partes de baixo do veiculo e o interior dos pára-lamas.

- as peças em plástico não deve-rão ser polidas.

- usar produtos que contenham silicones.

Deixe seu carrolimpo por dentro

Fonte: blog.clubedolar.com.br

36 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

Nasceu

AliceFesta na casa de José Mário

Barboza Patrocínio e Juliana Leotti de Brito Patrocínio. No dia 29 de agosto chegou a primeira filha do casal, Alice. Saúde para todos!

Indo à

LUTANome de vencedora ela tem, e

já está fazendo sucesso em com-petições de jiu-jítsu. A Vitória Giovini Coaglio vem revelando seu talento para as artes marciais. No dia 19 de agosto, foi primeira colocada em um campeonato dispu-tado em Jacutinga (MG) e, no dia 2 de setembro, mais uma vez foi ao primeiro lugar do pódio, vencendo uma competição em Porto Ferrei-ra (SP). Boa sorte, Vitória!

Antecipando os

parabénsVamos registrando aqui, ante-

cipadamente, os aniversários de eduardo Posso Ferian, que completa 3 anos de vida no dia 6 de outubro; e Matheus Posso Ferian, que completa 10 anos de idade, no dia 2 de ou-tubro. Eles são filhos de Márcia e Edvaldo, e sobrinhos do tio coruja, Mauro Posso. Parabéns!

Desfilando graça e beleza por aqui, a pequena Ana Clara Breda da Silva - filha de Amanda Breda Fer-reira da Silva e Wellington Alessandro Ferreira da Silva. Ela tem 2 anos e 5 me-ses e é a nossa estrelinha da seção PaparazZinho neste mês. Aqui ficam re-gistrados os melhores mo-mentos da fase criança! Um charme para guardar para sempre.

Para ter seu filho ou filha nesta seção, entre em contato conosco pelo 3681-5529.

37O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

Primeiro aniversário do

DaviJoão Bosco Zeferino Neto e

Adriele Pereira Zeferino reuniram os amigos e familiares para comemorar o primeiro aniversário do filho, Davi, no dia 22 de setembro.

Primeiro aniversário do

YujiNo dia 2 de setembro, Sa-

muel Ramos e Elaine Mesaka Ra-mos reuniram os amigos e familiares para a comemoração do primeiro aniversário do filho, Yuji, no me-lhor estilo criança, cercado pelas fan-tasias da decoração Terra do Nunca.

Parabéns,

Andréia!Registramos aqui o aniversário de

Andréia Hosana Monteiro de Souza, ocorrido no dia 29 de se-tembro. Ela completou 41 anos, cheia de alegrias, e ao lado dos ami-gos e familiares.

Parabéns,

Ana Beatriz!No dia 3 de setembro foi ani-

versário da pequena Ana Beatriz, filha de Adauto Nadalete e Josiane, que completou 4 anos de idade. A comemoração foi entre amigos e familiares. Foto arquivo pessoal

Foto

arq

uivo

pes

soal

Foto

arq

uivo

pes

soal

Foto

arq

uivo

pes

soal

38 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

Encontro

com artistasNo dia 3 de setembro, Dimay-

ne Moraes e a irmã Thayri-ne passeavam pelo Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, e acompanharam algumas gravações da novela Cheias de Charme. Apro-veitaram a ocasião para tietar a atriz Taís Araújo e o ator Rodrigo Simas.

Curtindo em

DivinolândiaNo dia 1º de setembro, o

Divinolândia Moto Fest movi-mentou a região. O casal Camila dos Santos Silva e Júlio Ce-sar Gumiero marcou presença para conferir as atrações do evento.

REVELENOSSAS FOTOS

Ligue: 3681-5529

Foto arquivo pessoal

Foto arquivo pessoal

Foto arquivo pessoal

Primeiro ano dosgêmeos

Samuel Astolpho Bonini e Elaine Magarotto Bonini festejaram, no dia 29 de setembro, em Ribeirão Preto, o primeiro ano de vida dos filhos, Pedro e Manuela.

Festa para aAna Júlia

No dia 2 de setembro, Ana Júlia Viana Bálico, fi-lha de Rodrigo Escoqui Bálico e Fernanda da Silva Viana Bálico, completou 6 anos de vida e comemorou cercada pelo carinho da família. Foto Tom Produções

Festa para aCamila

No dia 1º de setembro, Camila Darcie Muniz de Aguiar recebeu o carinho da família, quando comemorou seus 3 aninhos de idade, durante festa oferecida pelos pais, Milene Darcie Muniz de Aguiar e Wagner Muniz de Aguiar Jr.

Foto

Tom

Pro

duçõ

es

39O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

Festa para a

BeatrizNa noite de 31 de agosto,

Beatriz Cunha Puosso, filha de Maria Cristina da Cunha e Celso Puosso, viveu sua noite de prince-sinha, quando comemorou seus 15 anos de vida. A festa foi no Buffet Trivial, com direto a todas as tradi-ções e emoções que a data exige.

Festa para a

MirelaNo dia 15 de setembro, Mi-

rela Júlia Pimentel Arrais apagou as velinhas de seus 15 anos de idade, comemorados em grande estilo, durante festa organi-zada pelos pais, Priscila de Cássia Pimentel e Elísio de Andrade Arrais, na Chácara Donana.

Foto

Líd

erFo

to L

íder

Aniversárioe nascimentoO clima é de muita alegria na

casa de Ana Paula Marinho e Wag-ner Sizenande Lázaro. No dia 12 de agosto nasceram as gêmeas, Laura e Larissa. A comemora-ção, após um período de espera pela recuperação das duas, se deu no dia 11 de setembro, com o aniversá-rio do Luís Gustavo, o primeiro filho do casal, que completou 1 ano de idade. Desejamos saúde a todos da família!

Foto

arq

uivo

pes

soal

40 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Mariane Granado Rodrigues = 01-10

Raissa Soares01-10

Sil Marques02-10

Jana Flausino03-10

Alexandre Destro04-10

41O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Rafael Zanetti06-10

Erika Sasahara06-10

Vanessa Carvalho08-10

Andrea Lopes02-10

Michael Fonseca04-10

@ Denise e Lucas - O Lucão já ta começando a dar os primeiros passos ... ai meu Deus ... se gatinhando já ta dando um trabalhão ... imagina agora que vai come-çar a andar .... Ninguém segura esse menino! Que Deus continue sempre iluminando o seu caminho Lucas! Muita saúde lindo! (Ass.: Papai e mamãe)

@ Rafael Polississo (19/10) - Aoooowwwww Rafa´z ... Dia 19/10 você fica mais velho e mais expe-riente! Que Deus continue iluminando o seu caminho e te dando sempre bons caminhos! Parabéns! (Ass.: Nós do Zinho)

@ Kim Funilaria - Te amo sempre, dois anos juntos como o tempo passa né beijos. (Ass.: Sua esposa Ester)

@ Cícero (Eduardo Cassucci) - Meu amor

saiba que eu te amo muito, nessa vida principalmente no nosso anjo Andrey que esta por vim nesse mês de setembro. Bjs te amo. (Ass.: Andrea (Carlos Cas-

succi))@ Karolzinha Modinhaa - Amigos de verdade

não fala o que vc quer ouvir, e sim o que vc precisa ou-vir... Te amo gatinha. (Ass.: Dê sua amiga Ste-fane)

@ Nicole B, Ingrid, Leiriane, Carol F. , Ana Paula e Fernanda M. - ‘’Se um dia a luz da nossa amizade se apagar, não liga irmãs, a gente acende uma vela.’’ amo vocês s2. (Ass.: Ana)

@ Danilo Cunha - Meu amor você me faz muito feliz te amo, você é o amor da minha vida bjs meu preto...

(Ass.: Bia Barbosa)@ Lucas - “As coisas que realizamos, nunca são tão

belas quanto às que sonhamos. Mas às vezes, nos acon-tecem coisas tão belas, que nunca pensamos em sonhá--las. Para mim aconteceu… Você!!!”. (Ass.: Patricia)

@ *Meninas* Foto Líder - Amizade... Não é re-ceber, é dar. Não é magoar, é incentivar. Não é descrer,

é crer. Não é criticar, é apoiar. Não é ofender, é compreender. Não

é humilhar, é defender. Não é julgar, é aceitar. Não é

esquecer, é perdoar. Ami-zade... É simplesmente

amar. Ainda bem que no mundo têm pessoas especial

como vcs sz. Sis, Mih, Luana, Bian-ca, Bruna, Ana, Paty, desculpa se esqueci de

alguém♥ Bjos. (Ass.: Juh & Tô= Gustavo)@ Fabinho Colodino - É meu amor já se passa-

ram 5 anos e estamos aqui firme e forte com a graça de Deus. Agradeço a vc por estar sempre comigo, me apoiar e me ajudar a levantar sempre q eu caio. Obrigado por tudo mesmo, vc é tudo pra mim meu negou. Te amo :). (Ass.: Nega (Juli Estefani))

42 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Henrique Araújo05-10

Fabrício Trevisan04-10

Danilo C. Moraes Souza = 06-10

Gabriela FerrariDal Bon = 06-10

LuizinhoGonçalves = 06-10

@ Clarice e José Martins - Obrigado por ter me feito o filho mais feliz do mundo! Amarei vocês eternamente. Bjs. (Ass.: José Guilherme)

@ Flaisa e Nana Martinez - É minhas duas grandes amigas outubro é o mês de vcs, quero aprovei-tar e mandar um super abraço, que Deus ilumine cada uma de vcs. Que seus sonhos se realizem parabéns minhas gordinhas amo vcs de coração, abraços e não

esquece meu bolo bjão. (Ass.: Pricila Prado) @ Danilo Cunha - O importante não foi quando

eu te conheci, mas sim quando você passou a viver den-tro de mim... s2. (Ass.: Bia Barbosa)

@ Lucimara e Thallys Pepe - Dia 17/10 é o aniversário de vcs sua família passando pra desejar a vcs tudo de bom neste dia e em todos que estão por vir... Amamos vcs s2. (Ass.: Família Pepe)

@ >Bruno.drs Souza< - Que Deus me dê mui-

tos e muitos anos ao seu lado, to aqui pra tudo viu, meu nervosinho... kkk Te Amo *-*. (Ass.: Táh Souza( Sua (só Sua) Namorada))

@ Alexandre Izac (carcinha ) - 17/09, amor, parabéns, saúde, paz, td de bom que Deus te ilumine sempre. Te amamos muito. (Ass.: Sua esposa Ma-ria Alice e seu filho Pedro Augusto)

@ Pri Gazolla - Obrigado por estar presente na mi-nha vida... Você é muito importante pra mim minha prin-cesa... Eu te amo e pra sempre vou te amar... (Ass.: Filipinho)

@ Marlise Cassassola - Amora, te amo muito! Você é muito especial conte comigo sempre... Beijão. (Ass.: Lucas Pacheco)

@ Lucas Mantovani - Amor quero que você sai-

ba que estou muito feliz ao seu lado nesses 4 anos te amo muito meu amor você é uma grande benção que recebi de Deus Amo Eternamente. (Ass.: Sua noiva Carol Freire)

@ eduardo H. do Carmo - Dudu, meu sobrinho querido do meu coração! Eu te amo muitão! Que Deus te abençoe sempre Feliz Dia das Crianças. (Ass.: Gê)

@ Francieli - Fran, quero que você saiba que você é e sempre será a melhor pessoa que apareceu na mi-nha vida, pois você consegue me entender e gosta de mim do jeito que eu sou, pois você é a minha namorada perfeita, espero que tenha gostado deste recadinho te amo muito. (Ass.: Seu namorado Vitor)

@ Karol Reis - Parabéns pelo seu aniversário (03/10), muitos anos de vida e muita saúde... Bjs. (Ass.: Seus pais Andresa e Antonio Celso, e seus irmãos Joao Victor e Pedro Otavio)

43O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Jonas Navega03-10

Tiago Blascki03-10

Ma Zanetti05-10

João PauloAndreazza = 07-10

Alex Revoredo09-10

@ Carol dos Reis - Parabéns pelo seu aniversário 03/10/2012 toda felicidade de Deus, te amamos... (Ass.: Vó Neusa e Vô José Carlos Pereira)

@ Marciel César - MOR “Você me surpreende a cada dia e todo esse tempo que tenho passado ao seu lado, tem significado muito para mim, tem me feito ver que

realmente nada acontece por acaso”. Amo te, e feliz ani-versário de namoro!:D beijinhos meu lindo. (Ass.: Lídia Moraes)

@ Sebastiana Regina da Silva Ferreira – Quero deixar registrado aqui o imenso respeito e carinho que tenho por você, que Deus a abençoe grandiosamente, continue sendo esta pessoa cheia de luz. (Ass.: Com carinho, sua nora Daiana Firmino)

@ Daiane Santos & Eliana Santos - Amigas outubro é o mês que vocês comemoram anos de casa-das, você Daiane 01/10, 1 ano, e você Eliana 30/10, 2 anos, que Deus continue derramando bênçãos sobre vo-cês, e dê bastante sabedoria a vcs! Deus está ao lado de

vcs sempre! Adoro ser madrinha de vcs e mais que isso somos grandes amigas “As Três Mosqueteiras” nada vai abalar nossa amizade! Parabéns adoro vcs duas!!! Bjs. (Ass.: Dê Souza)

@ Rafael Pires Tapiratiba - Amor te amo, e que felicidade de estarmos mais de 3 anos juntos te amo bjão. (Ass.: Naiara Carioca Tapiratiba)

@ Rodrigo César A. Ferfoglia (01/10) - Marcos Roberto Boaro (06/10) – A vida é feita de novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar. Feliz Aniversário. (Ass.:

Família Boaro)@ nOSSA MenSAGeM - Não eduques as crian-

ças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar me-lhor qual a disposição natural de cada um. (Platão) FE-LIZ DIA DAS CRIANÇAS... (Ass.: Equipe/Família Zinho)

44 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

o BêBado e o Bar experiênCia de loira CaBelos BranCos

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Laura AméricoFerreira = 07-10

Iane Rondinelli06-10

Paulinho Gardin08-10

Luceli Dias09-10

Alberto Alves01-10

O sujeito estava no bar e próximo a ele um bêbado dormia numa mesa. De vinte em vinte minutos o dono do bar chegava ao tonto, dava uma chacoalhada no infeliz e gritava:

- Acordaaaaaa! De-pois da terceira ou quarta vez, o cara não agüentou e chamou o dono:

- Po, que sacana-gem é esta? Porque você ta acordando o cara e deixando-o continuar na mesa?

O dono respon-deu:

- Né nada pessoal, não. É que o cara, além de ser chato, paga a conta toda vez que eu acordo ele...

O professor havia pedido para que seus alunos apresentassem trabalhos sobre Física.

Um grupo de alunas loiras foi o primeiro a se apresentar. A líder do grupo começou a experiência jogando uma lâmpada pela janela da sala.

Após ter jogado a lâmpada, ela disse:— Pronto, terminamos

professor.

O mestre, atônito, não se conteve e perguntou:

— Posso saber para que serve essa experiência?

Ela, toda animada, res-ponde:

— Para medir a velocidade da luz, professor.

Um dia, uma menina estava sentada observando sua mãe lavar os pratos na cozinha. De repente, percebeu que sua mãe tinha vários cabelos brancos que sobressaíam entre a sua cabeleira escura. Olhou para sua mãe e lhe perguntou:

- ‘Porque você tem tantos cabelos brancos, ma-mãe?’ A mãe respondeu:

- ‘Bom, cada vez que você faz algo de ruim e me faz chorar ou me faz triste, um de meus cabelos fica branco.

‘A menina digeriu esta revela-ção por alguns instantes e logo disse:

- ‘Mãe, porque TODOS os cabelos de minha avó estão brancos?’

neM TUDO ÉO QUe PAReCe

Heavy Metal

45O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Saulo Bruzolato02-10

Marilia Quaio01-10

Sandra Mundin09-10

Rafael Polississo19-10

Paulo CesarOlivieri = 30-10

46 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

Danila - Set / 1995

RelembrandoAs capas de

O JORNALZINHO“ 22 anos ”

Carol - Mai / 1995

Aline - Nov / 1995

Rochele - Dez/1995

47O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

o C a C h o r r o ....

a Faxineira

Vanessa - Abr / 1996

RelembrandoAs capas de

O JORNALZINHO“ 22 anos ”

Kérima - Fev/ 1996

Angela - Mai / 1996

Viviane - Jul / 1996

- Eu estou me demitin-do!

- Diz a faxineira do ban-co para o gerente, irada - O senhor não confia em mim!

- Mas o que é isso, Ma-ria?

- Exclama o gerente, espantado - A senhora tra-

balha aqui há vinte anos, eu até deixo as chaves do cofre em cima da minha mesa! - Eu sei! - Diz a faxineira, chorando

- Mas nenhuma delas funciona!

O engenheiro ordenou a seu cachorro:- Escalímetro mostra tuas habilidades!O cãozinho pegou um martelo, umas tábuas

e num instante construiu um casinha para ca-chorros.

Todos admitiram que era um façanha.

O Contador disse que seu cão podia fazer algo melhor:

- Cash Flow, mostra tuas habilidades!O cachorro foi à cozinha, voltou com 24 bo-

linhos, dividiu os 24 bolinhos em 8 pilhas de 3 bolinhos cada.

Todos admitiram que era genial.

O Químico disse que seu cão podia fazer algo melhor:- Óxido, mostra tuas habilidades!Óxido caminhou até a geladeira, pegou um litro de leite, umas

bananas, colocou tudo no liquidificador e fez uma vitamina. Todos aceitaram que era impressionante.

O informático sabia que podia ganhar de todos:- Megabyte vai lá!Megabyte atravessou o quarto, ligou o computador, verificou se

tinha vírus, redimensionou o sistema operativo, mandou um e-mail e instalou um jogo excelente. Todos sabiam que este era muito difícil de superar.

Todos olharam para o político e disseram: E seu cão, o que pode fazer?

O político chamou seu cão e disse:- Deputado, mostra tuas habilidades!Deputado deu um salto, comeu os boli-

nhos, tomou a vitamina, fez cocô na casi-nha, apagou todos os arquivos do compu-tador, armou a maior zorra com os outros cachorros. E expulsou todo mundo, exi-bindo um título falso de propriedade. Em seguida, alegou imunidade parlamentar...

“Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente e

ambos pela mesma razão.”(Eça de Queiróz)

Quem é esse tal de

MODE-RAÇÃO que todo mundo manda

eu beber com ele?!

48 www.ojornalzinho.com.br // FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!O JORNALZINHO - OUTUBRO / 2012

áries: Dia que contém a força do coração, do que é feito com paixão, nativo de Áries. Questões afetivas e que envolvem crianças, filhos e criatividade estão estimuladas. Auto-ridade natural de quem faz as coisas com o

coração. Deixe o orgulho de lado.

Touro: Momento muito importante para as questões que envolvem lar, família e emoções. Hora de se centrar naquilo que toca o seu co-ração. Melhor alicerce que esse não há. Dia que favorece o embelezamento do lar e atos

generosos, nobres e corajosos, taurino.

Gêmeos: Poder de comunicar com pai-xão e entusiasmo o que você pensa, geminia-no. Importantes acontecimentos envolvendo irmãos e pessoas próximas. Força mental e emocional. Aprendizados afetivos são os mais

importantes. Inteligência emocional é o diferencial.

Câncer: Mês com belo potencial criativo e de valorização de seus talentos, canceriano. Questões materiais enfatizadas. O que é feito com o coração tem retorno, inclusive financei-ro. Percepção do que você valoriza emocional-

mente. Se não toca o coração, não tem valor.

Leão: Lua e Vênus estão conjuntos em seu signo, enfatizando as emoções leoninas. Generosidade, paixão, afeto, criatividade. Seu carisma está em evidência, nativo de Leão. Evite agir de forma orgulhosa ou egocêntrica.

Seu centro de poder é o coração, leonino.

Aquário: Lua e Vênus estão conjuntos no signo oposto e complementar ao seu, aquaria-no. Energia que se volta aos relacionamentos, especialmente a relação amorosa, o vínculo emocional. Cuidado com atitudes orgulhosas e

autoritárias. Deixe o coração se expressar.

Peixes: Momento interessante para conta-tos profissionais e para aprimoramento emocio-nal. Se você faz o seu trabalho com paixão, há uma bela oportunidade de realização. Saúde e qualidade de vida dependem de como você tem

lidado com seus sentimentos.

Virgem: Mês que evidencia questões emo-cionais sigilosas ou nos bastidores, virginiano. Cuidado com a tendência a agir de forma incons-ciente nas questões afetivas. Aprendizado de que o amor não é um sentimento direcionado a

alguém, mas uma energia evolutiva.

Libra: Momento que enfatiza a ligação com amigos, grupos e projetos coletivos. Tende a se sentir mais envolvido com objetivos em que a criatividade e a paixão sejam essenciais. Pode assumir uma liderança num determinado grupo

ou num projeto que envolve muitas pessoas.

escorpião: Mês em que as questões afeti-vas e profissionais estão evidenciadas, escorpia-no. Foco na relação com chefias, autoridades e no que é feito com criatividade e paixão. Possibi-lidade de se destacar. Liderança. Olhares que se voltam para você, escorpiano.

Sagitário: Idealismo e ampliação de hori-zontes mentais e culturais em destaque. Impor-tância do contato com pessoas distantes. Não é a geografia que mede a distância de corações. A proximidade e sintonia afetiva podem ocorrer

com pessoas de outras culturas e nacionalidades.

Capricórnio: Transformar o amor ao poder no poder do amor é o desafio capricorniano. Mês que enfatiza as questões financeiras, emocio-nais, de intimidade e de sexualidade. Bom tino para negócios. Período de renascimento afetivo.

Poder interior de transformação.

FONTE: Sites esotéricos

SeMenTeS

irmãoRodrigo Dias

[email protected] Joio e o Trigo

Existem tantos motivos para desa-nimarmos, para estagnarmos nossas vidas a mercê dos problemas, para deixarmos de crer e até para não re-zarmos mais! As ofertas de uma vida fácil, descomprometida e insensível as necessidades do próximo são ir-resistíveis!

O obvio é que quem faz o bem trava uma batalha contra uma série de perseguições, é literalmente estar contra as ondas, isso quando por ve-zes não sentimos que estamos “na-dando” em círculos e que toda força e energia gasta foi perdida... Pior ainda é ver que quem está no erro, quem pratica o mal, quem vive na desones-tidade e gasta seus dias na destrui-ção da vida dos outros, prospera e cresce abundantemente!

O fato é que nada se perde aos olhos de Deus e que quanto maior a “torre” maior o tombo e o barulho de sua queda! Nós, devemos co-locar Deus no comando de nossas vidas e deixar que Ele nos guie, não devemos parar nas estações dos problemas ou gastar nosso escasso tempo na vingança ou justificativa do mal que lançam contra nós. O certo é que tudo que se planta colhe e que mais cedo ou mais tarde no tempo de Deus a justiça nos será feita! As ve-zes nem veremos... Mas não cabe a nós julgar! Deus faz chover sobre os bons e os maus, assim permite que o trigo cresça com o joio e no tempo certo, tempo que não é nosso, sepa-rará cada um.

É necessário confiar no tempo e esperar unicamente de Deus! Se importe em ser trigo, isto é essencial, ter valores, viver a verdade e assumir nossos erros com responsabilidade! Quanto ao joio, tenha compaixão, paciência, use da grandiosa arma do silencio e nunca, nunca retribua o mal com mal! Afinal, a tristeza do joio é crescer olhando a vida do trigo, a importância e o valor que ele possui, e não poder ser igual a ele!