o jornalzinho - janeiro 2012

48
Edição finalizada dia 08/01 - previsão de distribuição entre dias 11 a 13 de Janeiro. == Designer: Rafael Polississo // Fotos: Mauro Boaro // Maquiagem: O Boticário // Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas // Produção e filmagem: Priscila Boaro // Ambientação: Chácara Lima e Lima

Upload: mauro-boaro

Post on 13-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Mensal de Variedades de São José do Rio Pardo, SP e região.

TRANSCRIPT

Page 1: O Jornalzinho - Janeiro 2012

Ediçã

o fina

lizad

a dia

08/0

1 - p

revis

ão de

distr

ibuiçã

o entr

e dias

11

a 13

de

Jane

iro. =

= D

esig

ner:

Rafae

l Poli

ssiss

o // F

otos

: Mau

ro B

oaro

// M

aqui

agem

: O B

oticá

rio //

Vest

e: La

No L

u /// A

cess

ório

s: E

lvis B

olsas

// Pr

oduç

ão e

film

agem

: Pris

cila B

oaro

// A

mbi

enta

ção:

Chá

cara

Lima

e Lim

a

Page 2: O Jornalzinho - Janeiro 2012

2 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

O Jornal não se responsabiliza por artigosassinados e conteúdo de propagandas,

são de responsabilidade de seus autores.

CNPJ: 03.015.123/0001-94Registrado no Orgão Competente

Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745

Redator: Gilmar IshikawaDep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo

Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802)Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan /

Rafael Polississo / Mauro BoaroTiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares

Distribuição: GRATuITA e AleatóriaPeriodicidade: Mensal

Site Internet: www.ojornalzinho.com.brE-Mail: [email protected]

O JornalZinho éuma publicação de:

MASTER PuBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

PrePare-se Para o novo

A primeira gata deste ano, na capa de O Jor-nalzinho, é inteligente, elegante, refinada, chi-que, delicada. Um arra-so. Marília Buffoni Pisani tem 15 anos de idade, é filha de Luís Francisco Pisani e Deni-se Bordim Buffoni Pisa-ni. Estudante do ensino médio no Colégio Santa Inês, ela é fã do ator e cantor britânico Ed Wes-twick, diz que é extro-vertida, orgulhosa e que - como gata -, gosta de dormir. Na música, curte Letting go - Deixando le-var (com Sean Kingston e Nicki Minaj).

Marília, seja bem vin-da à nossa seleção de belas gatas.

Feliz 2012 a todos!Com esse sentimento, iniciamos

a caminhada mostrando a alegria, os lugares e as pessoas que brin-daram e festejaram a chegada de mais um ano. A nossa edição tem fotos especiais de todas as festas de réveillon em São José do Rio Pardo, além de trazer as con-fraternizações de final de ano. Portanto, já é certo que, assim como nos anos anteriores, por aqui, trabalho não falta.

O nosso calendá-rio com as gatas que foram capa em 2011 já foi entregue aos patro-cinadores. Portanto, a contagem dos dias pode ser feita na companhia de grandes representan-tes da beleza e da feminilidade rio-pardense e região.

Perceberam que em todo início de ano, as preocupações são as mes-mas do ano velho? Vejamos: impos-tos para pagar, materiais de escola para comprar, as liquidações do co-mércio, a matrícula escolar... e por aí vai. Portanto, o ano muda de núme-ro, mas continua sendo ano. Assim, não fique esperando que milagres aconteçam, que sua vida mude da noite para o dia. Lute, busque, trabalhe, aí sim, isto tende a ocorrer.

No fundo, se os dias são os mes-mos, o que realmente precisa (e pode) mudar é você. O ano novo não é novidade para ninguém. Você sabe que ao final de 12 meses ele virá, e um novo ciclo começa. Serão os mesmos dias - talvez um a mais no mês de fevereiro -, quando você vai querer saber se o seu aniversário é no começo, no meio ou no fim de semana. Vai querer saber se haverá feriados prolongados para ficar mais um dia de folga e reclamar quando tiver que trabalhar horas a mais. Tudo se repete.

O que realmente importa, en-tretanto, é que quando começa um novo ano, inicia-se um novo caminho de oportunidades e é preciso estar preparado para aproveitá-las. Caso contrário, você terá apenas um ano novo, com uma vida de ano velho. Pense nisso.

E a primeira oportunidade para tornar 2012 realmente novo, pode começar com atitudes simples. A Or-ganização das Nações Unidas (ONU) escolheu este como o Ano Interna-cional da Energia Sustentável Para Todos. O objetivo é alertar as populações sobre a importância da energia para desenvolvimento humano. A falta dela prejudica, por exemplo, o acesso à educação, saú-de, lazer, entre outros.

Com a campanha, a ONU pretende es-timular a redução no desperdício de energia natural, e dos combus-tíveis fósseis, como o petróleo, prin-cipal responsável pela emissão dos gases que causam o efeito estufa. Esta ação quer incen-tivar-nos a sermos cidadãos mais conscien-tes. Atitudes simples, como não deixar luzes

acesas em ambientes vazios, não demorar muito tempo no chuveiro, nem abrir a porta da geladeira sem necessidade são bons começos. Outra medida é deixar mais os carros em casa - assim acabamos aderindo à prática de atividades físicas, que são saudáveis.

Eis, pois, um motivo que pode tornar 2012 um ano realmente novo.

E depende de você. Faça a sua par-te.

Boa leitura a todos e até a próxima.

Page 3: O Jornalzinho - Janeiro 2012

3o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

Talita Beatriz de Pauli FerraioloCRP: 06/85655

Psicóloga Clínica e Hospitalar.Clínica Criare - 3608-8299

email: [email protected]

Psicologia

Dia 01 de Janeiro comemoramos o Dia Internacional da Paz. Neste dia os povos de todas as nações param para celebrar mais um ano que se inicia, e desejar a paz uns para os outros, mas afinal o que é a Paz?

Falar desse assunto nos faz pensar o quanto essa palavra é complexa. A paz não se reduz a uma dimensão individual de bem estar, harmonia e tranquilidade pessoal. A paz envolve outras dimensões sociais, políticas e religiosas.

Muitas vezes achamos que viver em paz é não vivenciar conflitos, estar sempre de bem com vida, porém os problemas fazem parte de nossas vidas e são inevitáveis. O importante é a tentativa de solucioná-los de forma pacífica e criativa, através do diálogo, da compreensão mútua, da solidariedade e do respeito.

A Paz é uma conquista, é um processo que não se acaba, mas para alcançá-la devemos buscar valores como, a verdade, o amor, a justiça e a liberdade. Ela também requer respeito aos direitos individuais e coletivos, tolerância e diálogo e principalmente a preservação e o cuidado com a vida, que muitas vezes acaba sendo esquecida e dá lugar à violência e à destruição.

É dentro da família que se inicia o processo de Paz através da educação que pais passam para seus filhos. É nesse contexto que se desenvolvem os sentimentos e atitudes de respeito pelo outro, de aceitação e valorização do que é diferente de mim ( pais e filhos têm suas semelhanças e se combinam, mas também têm suas diferenças). A Família deveria ser o lugar onde a violência e a intolerância não tivessem espaço, pois, é através dos valores e exemplos que experienciamos nela que vamos levar nas outras relações sociais, como na escola e no mundo.

A Paz depende de cada um de nós, e precisamos entrar em contato conosco para resgatar nossos valores de vida, nossa espiritualidade, nosso amor ao próximo para assim vivenciar a Paz e ir transmitindo a todo e qualquer ser humano durante todos os dias do ano!

Que todos possam ter um ano de Muita Paz e

Esperança!

A PAZ

Page 4: O Jornalzinho - Janeiro 2012

4 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

Foto arquivo pessoal

Lavínia Cassucci da Silva1 ano dia 02/01, parabéns dos pais Daniela e Jorge Luis

(01) - José Cláudio Furlan(02) - Rosângela Dias de Lima Leão(03) - Marco Antônio Cassucci(03) - Luana Ap. de Andrade Zanitti(04) - Fátima de Lourdes P. Corrêa(05) - João Hideyuka Miyazawa(06) - Carlos R. Nogueira Navega(06) - Débora Gusmão Olivieri(06) - Luís Paulo de Moraes da Silva(07) - Cristiano Boaro Corrêa(07) - Ruy Edgard Mandoni(08) - Ligia Lopes Rueda(08) - Lucas Milan Zanetti(09) - José Francisco Dessimoni(09) - Daniela Tartaroti(09) - Betania Yong Braga(09) - Patrícia J. Fernandes Corrêa(10) - Patrícia Mantovani Risso(11) - Érica Ferreira Silva

(11) - Fabiano Luís Capecci(11) - Adriana Ferraresi Raddi(11) - Isaias Silva(12) - Silvia Helena Bariani(12) - Juliana Sciliano(13) - Francisco Gecier Soares(13) - Marlene de Assis(13) - Virginia de Souza(13) - Letícia Kindermann Gervásio(13) - Aparecida de Faria Rodrigues(14) - Hernani Schiavon Lopes Gil(15) - Ricardo Carlesso Nasser(15) - Aparecida G. Araújo Moraes(15) - Nilza Lucio dos Santos(15) - Airton Mancuso Jr.(16) - Jair de Lima(16) - Marina Bertho Zanetti(16) - Maria Zélia Bertho Zanetti(18) - Matilde C. D. Torre Gonçalves(20) - Dirceu Chiconello(20) - Ana Paula G. Constâncio(21) - Mariane Zani Minucci(22) - Claudia Meireles(22) - Marcelo Rodrigues de Mello(23) - Osvaldo Pascoal de Souza(23) - Michel Prevital Correa(24) - Paulo Ricardo Boaro

(24) - Alvino Vianna Filho(25) - Benedita Ap. C. Sciliano(25) - Rocheli Lofrano Rodrigues(26) - Regina Ap. Agassi Corrêa(27) - Alexandre Ricardo dos Santos(27) - Ieda Giovaneli(27) - João Batista Zanitti Júnior(28) - Gabriela dos Santos(28) - Rute Mendes da Silva(28) - Fernanda Sciliano(28) - Fernanda de Sousa Luvizaro(28) - Rita Cássia Milan Zanetti(29) - Donizete Pereira de Araújo(29) - Inês Prevital de Moraes(29) - Paulo Fernando Bócoli(30) - Elizabete Zani Minucci(30) - Ivair Breda(30) - Anderson J. da Fonseca(30) - Juliana Ferreira da Silva(31) - Maria Sueli Z. de Carvalho

AnIVERsARIAnTEsDE JAnEIRo

FEsTA PARA A AMAnDA

Foto arquivo pessoal

No dia 10 de dezembro, Amanda, filha de Cristiane Machado Pavan e Renê Mar-tins Marques, foi o centro das atenções de toda a família, quando completava e come-morava seus dois anos de vida, na casa dos avós, Rosa e Luís.

No dia 11 de dezembro, Matheus Darcie Paião, filho de Miguel e Michele, foi o centro das atenções dos amigos e familiares, nas comemorações de seus 5 anos de vida.

FEsTAPARA o

MATHEUs

Foto arquivo pessoal

DUPLoAnIVERsáRIo

FEsTA PARA o LUIZNo dia 10 de

dezembro, Luiz Neto rece-beu os amiguinhos

de escola para comemorar seus 7 anos de vida, em

festa preparada pelos pais Marco Luciano De Pietro

e Sônia BucciDe Pietro.

Foto arquivo pessoal

No dia 18 de dezembro, Carlos Henrique de Faria e Rita de Cássia Poli de Faria, reuniram os amigos e familiares para comemorar os aniversá-rios dos seus filhos, Antonio Carlos e Paulo Rodrigo, que completaram 10 e 6 anos, nos dias 18 e 26 respectivamente. A comemoração dupla foi na casa dos avós Dito e Regina.

Foto arquivo pessoal

Page 5: O Jornalzinho - Janeiro 2012

5o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

Dj Evandro S!

CLUB DJ

Dj & Produccer Evandro Schiavon(twitter.com/evandrodeejay)

Contato:[email protected]/evandro-

schiavon

Como se sabe, o projeto para aprovação da lei que reconhece a profissão DJ praticamente foi aprovado no final de 2010, esperando-se apenas assinatura do excelentísismo Presidente da República (à época) Lula. Porém “nosso” presidente não deu o ok à regulamentação e o projeto de lei entrou novamente em avaliação para ganhar aprovação definitiva.

No dia 7 de dezembro, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou em decisão terminativa, o projeto de lei do ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que regulamenta a profissão dos DJs e dos “disc-jockeys”. Chamados no texto, respectivamente, de “profissional de cabine” e de “produtor DJ”, as atividades passarão a constar da lei nº 6.533, de 1978, que trata da regulamentação das profissões de artistas e de técnicos em espetáculos e diversões.

Um dos pontos interessantes do projeto, cria uma reserva de mercado, ao tornar obrigatória a participação de, pelo menos, 70% de profissionais brasileiros nos eventos promovidos no País com atrações estrangeiras (os típicos Festivais de música eletrônica). Também uma emenda do relator, senador Paulo Paim (PT-RS), exige os que quiserem exercer a atividade a ter diploma ou certificado correspondente às habilitações profissionais de 2º grau de ator, contrarregra, cenotécnico, sonoplasta, disc-jockey ou outros semelhantes, reconhecidos em lei. Agora, como a aprovação foi terminativa, o texto será encaminhado à Câmara dos Deputados, sem a necessidade de ser votado no plenário do Senado.

Para exercer as atividades, será necessário obter o registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que terá validade em todo o País. Os profissionais exercerão jornada de trabalho de seis horas diárias ou 30 semanais. A proposta determina, ainda, que a cláusula de exclusividade não impedirá o artista, o técnico em espetáculos de diversões, o DJ e o disc-jockey de prestar serviço em atividade diversa ajustada no contrato de trabalho. “Desde que em outro lugar e sem que se caracterize prejuízo para o contratante com o qual foi assinada a cláusula de exclusividade”, especifica o projeto. E você dj? O que acha sobre este tema? mande sua opinião via twitter.

Projeto de lei da Profissão DJ ganha aprovação na Comissão de Assuntos

sociais do senado.

Page 6: O Jornalzinho - Janeiro 2012

6 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

Jeferson W.A. RodriguesPerito 3ª Visão Vistoras

Esse mês vamos falar de um problema que pode acontecer quando você compra seu carro usado, que são, os carros clona-dos.

São veículos que possuem mesmas características e placas ade um outro existente. Por ex-emplo: quando existem dois Palio Fire, prata, quatro portas, com as placas DZZ-0000, um é verda-deiro e o outro produto de furto.

Como descobrir se meu carro foi clonado?

Primeiro você receberá em casa multas das quais você não irá se lembrar, de locais que também não esteve. Esse é o primeiro indício de que seu carro foi clonado. Você pode indagar: “a, mas o guarda me parou, verificou meus documentos e estava tudo certo, por que não foi identificado que o meu carro e clonado?” Simples. Os guardas verificam o documento do veícu-lo, as principais características e as placas. Como carros clonados são de mesmas características e placas, num comando policial não se consegue identificar a clonagem. Mas como vou saber então? Fácil. Vá a uma empresa credenciada, que faça laudos cautelares, para verificar, por completo, chassi, motor, câmbio, placas, etiquetas, vidro, estrutura, e pesquisa de procedência. Ela poderá descobrir se seu carro é clonado, por meio dos ítens anal-isados, que não são alterados em um carro clonado, podendo as-sim facilmente derrubar o cabrito. E se tratar de um veículo produto de furto, o verdadeiro proprietário será identificado, e terá seu carro devolvido.

Além desse motivo, outros que acontecem você saberá na próxima edição.

Sempre antes de comprar seu veículo faça a perícia cautelar para evitar dores de cabeça no futuro, e fique prevenido.

Atualmente em São José do Rio Pardo temos somente uma empresa credenciada pelo De-natran que presta este serviço de perícias cautelares, a Terceira Visão Perícias e Vistorias, por isso fique atento.

Page 7: O Jornalzinho - Janeiro 2012

7o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

Drª Ana Paula Junqueira PaulinoCREFITO 3 - nº 36858 - LTF

Email: [email protected]: (19) 9119-7109

“atendimento domiciliar”

É caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono, causando apnéia (interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos dez segundos) ou hipopnéia (uma redução de 30% a 50% desse fluxo).

Os sintomas mais comuns são: ronco, episódios visíveis de interrupção da respiração e sono excessivo durante o dia. O ronco pode ser excessivamente alto e interferir com o sono dos outros. Portadores de sintomas mais graves costumam acordar com sensação de sufocamento, refluxo esofágico, boca seca, espasmo da laringe e vontade de urinar.

O diagnóstico de certeza só pode ser estabelecido através da polissonografia (exame que permite testar durante o sono os potenciais elétricos da atividade cerebral, dos batimentos cardíacos, os movimentos dos olhos, a atividade muscular, o esforço respiratório, a saturação de oxigênio no sangue, o movimento das pernas e outros parâmetros).

A mortalidade entre os portadores da síndrome é significativamente mais alta entre os que não recebem tratamento adequado ou entre aqueles que apenas roncam sem experimentar momentos de apnéia.

O objetivo do tratamento é manter as vias aéreas permeáveis ao fluxo de ar durante a noite. O tratamento de escolha é o uso de máscara (CPAP) conectada a um compressor de ar que provoca pressão positiva para forçar sua passagem através das vias aéreas superiores, durante a noite. Os níveis de pressão da máscara devem ser ajustados individualmente depois de um estudo polissonográfico cuidadoso; pressões inadequadas podem aliviar os sintomas sem diminuir os riscos cardíacos.

O tratamento cirúrgico está sempre indicado para a remoção de obstáculos e correção de distúrbios anatômicos que dificultem a passagem de ar; perda de peso, no caso de pacientes obesos, e evitar dormir na posição supina (de barriga para cima) são outras medidas úteis.

Fiquem atentos aos sintomas!!!

(Fonte: Dr. Dráuzio Varella)Um excelente 2012 a todos,

repleto de realizações, sucesso, saúde, paz e muito amor nos

nossos corações...

síndromeda Apnéia do sono

UnIVERsITáRIos soLIDáRIos CAMPANhA “NAtAL PARA toDoS”Ao longo de 2010, estudantes do último ano do curso de Administração da Unip Rio

Pardo, promoveram vários eventos para levantar recursos e ajudar entidades as-sistenciais da cidade. As atividades fazem parte dos projetos de graduação. Nestas ações, repassaram R$ 10 mil (dez mil reais) ao hospital São Vicente em materiais como lençóis e fronhas, por meio de parceria com o Grupo Providência Divina; R$ 4 mil (quatro mil reais) em dinheiro, ao Projeto Renascer Grupo de Apoio a Pacientes com Câncer; R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) ao Grupo Deus Proverá “Irmão Rodrigo”. Nossos cumprimentos a todos que participaram deste importante trabalho pela dedicação e contribuição. Parabéns, universitários!

Entre 28 de novembro e 24 de dezembro, a loja Zer0800 de São José do Rio Pardo realizou a campanha “Natal para todos”, pela qual doaria R$ 1,00 (um real) para insti-tuições assistenciais da cidade. As escolhidas foram o Projeto Shalom/Instituto Prefeito Lupercio torres e a Sociedade São Vicente de Paulo. Passado o período da cam-panha, no dia 6 de janeiro, a empresa reuniu os diretores das entidades para a entrega dos recursos. Foram arrecadados R$ 3.929,00, valor dividido entre as duas entidades.

Foto arquivo pessoal

Page 8: O Jornalzinho - Janeiro 2012

8 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

01 · Confraternização Universal01 · Dia Mundial da Paz

02 · Dia da Abreugrafia05 · Criação da 1ª Tipografia no

Brasil06 · Dia de Reis06 · Dia da Gratidão07 · Dia da Liberdade de Cultos08 · Dia do Fotógrafo09 · Dia do Fico (1822)09 . Dia do Astronauta14 · Dia do Enfermo15 . Dia Mundial do Compositor

15 . Dia dos Adultos20 · Dia do Farmacêutico21 · Dia Mundial da Religião24 · Dia da Previdência Social24 · Dia da Constituição24 · Instituição do Casamento civil

no Brasil24. Dia Nacional dos Aposentados25 · Dia do Carteiro

25 · Fundação de São Paulo25 · Criação dos Correios e

Telégrafos no Brasil27 · Dia da Elevação do Brasil Vice-

Reinado (1763)28 · Dia da Abertura dos Portos

(1808)30 · Dia da Saudade30 · Dia do Portuário30 · Dia Nacional das Histórias em

Quadrinhos30 · Dia da Não violência31 · Dia do lançamento do 1º Satélite

· EUA (1958)31 . Dia Mundial do Mágico

DatasComemorativas

Janeiro 2012

Page 9: O Jornalzinho - Janeiro 2012

9o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

InAUGURAnDo

GRUPo DE APoIo PARA DEPEDÊnTEs QUÍMICos

E FAMILIAREs

Amar é cuidar

Reuniões:toda segunda-feira

as 19:30h nas escolas:-“ Dr João Gabriel

Ribeiro”- Vila Pereirae “Stella Couvert

Ribeiro” -Bairro Sto Antônio

Queridos leitores, esse mês vamos falar um pouco do nosso primeiro princípio de AE: Raízes Culturais.

É em nossas raízes que buscamos o substrato para nossa nutrição e crescimento.

Nas últimas décadas temos vivido uma série de mudanças, o fogão a lenha foi substituído pelo microondas, as conversas em família foram substituídas pela TV, estamos na era da tecnologia, da informática, uma notícia leva fração de segundos para ser divulgada, tudo é muito rápido, tem disque isso e disque aquilo, o prazer do ter é imediato, mas nós seres humanos não estamos conseguindo acompanhar todas essas mudanças, nos tornamos escravos delas, nos preocupamos tanto em ter, que nos esquecemos do valor do ser solidário, honesto, amigo, isto tem nos causado enormes problemas...

É uma busca desenfreada de prazer, nada supre nossos desejos, nos tornamos a cada dia mais infelizes, nos cansamos logo de tudo e de todos, com isto nos sentimos frustrados e vazios e assim muitos de nós nos entregamos aos encantos enganadores do prazer imediato dos tranquilizantes, das drogas e álcool e não nos damos conta do quanto tudo isto tem acabado com nossas vidas e de nossas famílias, por isso meu amigo leitor se você almeja mesmo vida nova neste ano que nasce comece a rever seus conceitos, o que vale mais TER ou sER?

Ano novo.Vida nova!

Será?

InAUGURAção noVIDADE: HIDRATA ExPREssTem novidade no comércio rio-pardense. No dia 16 de de-

zembro, Rose, Nilza e Larissa inauguraram por aqui o Fast Food Cantinho do Café, devidamente instalado e preparado para servir, à rua Marechal Floriano, 195, no centro.

A culinarista Enia Pedreti acaba de inaugurar - na rua An-dré Rueda, 192, no Carlos Cassucci - as novas instala-ções de seu empreendimento, uma bem equipada cozinha para continuar confeccionando o melhor dos fornos e fogões. No dia 22 de dezembro, recebeu familiares, amigos e demais con-vidados para apresentar o espaço. Aproveitando a oportunidade, Hercules Mesquita Maciel comemorou idade nova!

A hidrata Pharma acaba de apostar em mais uma novi-dade, que também resulta em comodidade para o consumidor. Está em funcionamento uma nova loja dentro do Super-

mercado Fonseca, em São José, a Hidrata Express, com muitas novi-dades, além de completa linha de perfu-maria, medicamentos, suplementos, kits para presentes e muito mais.

Não deixe de conhecer.

Foto arquivo pessoal

Page 10: O Jornalzinho - Janeiro 2012

10 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

o TeMPoFonte: textos_legais.sites.uol.com.br

Como pensar de maneira diferente, como descobrir novas formas de viver a vida e como chegar mais rapidamente e com mais facilidade aos seus objetivos? Para iniciar o ano com pé direito, é preciso ação. Segue algumas dicas valiosas para que possamos refletir e promover mudanças necessárias para conquistar uma vida harmoniosa e cheia de infinitas possibilidades.

Autogerenciamento - Sem dúvida, é um grande desafio. Desde que nascemos nos acostumamos com relações de comando e controle com nossos pais e professores, não assumindo na maior parte do tempo grandes responsabilidades. Com o tempo e a entrada no mercado de trabalho, o medo de errar acaba sendo um incentivador para permanecer nessa zona de conforto, confiando a outras pessoas o gerenciamento de nossas ações e responsabilidade pelos nossos resultados. É preciso ter coragem e força de vontade para superar o medo e vencer o desafio de se expor, assumindo os riscos de um comportamento pró-ativo e inovador.

Preste atenção nos seus Pensamentos - Uma tarefa fácil que, muitas vezes, nós não fazemos. O que você diz para você mesmo e para as correspondentes imagens/sons que você tem na sua mente, ou sensações no seu corpo. Perceba quando você pensa negativamente e o impacto que isso tem em você e nas pessoas ao seu redor.

tenha um objetivo positivo para tudo que você faz - Muito freqüentemente, nós fazemos coisas sem outro intuito que não o de concluir a tarefa. Antes de empreender uma atividade, explore como você pode torná-la agradável, ou algo que faça uma diferença positiva na sua vida. Por exemplo, da próxima vez que você sair para caminhar, não importa a distância, tenha um objetivo positivo de que isso é mais do que uma caminhada - um objetivo que seja de alguma maneira, um desafio para você. Você pode decidir perceber e admirar cinco coisas bonitas na natureza que você não tenha visto antes ou fazer contato com pelo menos três pessoas estranhas, simplesmente dizendo “oi” e, talvez, acrescentando “tenha um bom dia!”

(Continua na pág. 11)

Um Ano novo Diferente

Maria Elisa Carriero

Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã você acorde comum saldo de R$ 86.400,00. Só que não é permitido transferir o saldo do diapara o dia seguinte.Todas as noites, o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguidogastá-lo durante o dia.

o que você faz?Você irá gastar cada

centavo. É claro!

Todos nós somos clien-tes deste banco que esta-mos falando. Chama-se TEMPo.

Todas as manhãs são creditadas para cada 86.400 segundos.

Todas as noites o saldo é debitado, como perda.

Não é permitido acu-mular este saldo para o dia seguinte.

Todas as manhãs a sua conta é reinicializada, e to-das as noites as sobras do dia se evaporarão.

Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário.

Invista, então, no que for melhor, na saúde, feli-

cidade e sucesso!O relógio está correndo. Faça o melhor para o seu dia-a-dia.

Para você perceber o valor de UM ANO, pergunte a um estudante que repetiu de ano.

Para você perceber o valor de UM MÊS, pergunte para uma mãe que teve o seu bebê prematuro.

Para você perceber o valor de UMA SEMANA, pergunte a um editor de um jornal semanal.

Para você perceber o valor de UMA HORA, per-gunte aos amantes que estão esperando para se encontrar.

Para você perceber o valor de UM MINUTO, per-gunte a uma pessoa que perdeu um trem.

Para você perceber o valor de UM SEGUNDO, pergunte para uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.

Para você perceber o valor de UM MILISSEGUN-DO, pergunte a alguém que venceu a medalha de prata em uma olimpíada.

Valorize cada momento que você tem! E valorize mais porque você deve dividir com alguém especial, especial suficiente para gastar o seu tempo junto com você.

Lembre-se, o tempo não espera por ninguémOntem é história.O amanhã é um mistérioO hoje é uma dádiva. Por isso é cha-

mado de PRESENTE!!!

Page 11: O Jornalzinho - Janeiro 2012

11o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

Maria Elisa Carriero Um Ano novo

Diferente

Coloque foco no seu objetivo - Defina sempre seu objetivo. Seja específico. Escreva no papel, fale com os amigos e familiares, tenha um foco. Disponha-se a trabalhar pelo menos 90 dias no seu objetivo, assim você conseguirá sair do lugar comum. As grandes fortunas do mundo foram construídas sobre o foco do objetivo definido. Basta ler as biografias dos grandes homens mais influentes e verá que eles sempre tinham e mantinha o foco nos seus objetivos. Comece por traçar suas metas para a semana, depois para o mês e para o ano.

Seja flexível - Reconheça o que você realizou. Se não alcançou o resultado desejado, seja flexível e aborde-o de uma maneira diferente (que pode significar ajustar o seu objetivo). Se você tentar uma chave na fechadura e ela não servir, você ficará tentando repetidamente a mesma chave? Ou você é flexível e tenta outras chaves, até encontrar a que funciona? A flexibilidade emocional não significa fraqueza, mas a capacidade de compreender o movimento da vida, que nem sempre pode ser programado e não obedece a uma lógica linear. A sabedoria consiste em viver de forma intensa e profunda a partir das contradições e adversidades desta curtíssima e belíssima trajetória existencial.

Evite ser vítima - Assuma a responsabilidade pelas suas ações e seus sentimentos. Se numa conversa ou numa interação com outra pessoa, você não conseguir o resultado que queria, assuma a responsabilidade pelo que fez e como se sente. Assumir a responsabilidade pelas suas ações e da maneira como você se sente lhe dá a oportunidade de mudar as coisas, ao invés de ser uma vítima.

Aprimoramento Contínuo - Valorize o aprendizado como um processo que dura a vida toda e como o meio através do qual obtemos conhecimento para entender as mudanças, ter melhores idéias, aumentar a produtividade e alcançar o crescimento pessoal, financeiro e espiritual. Desenvolva o hábito de aprender sempre. É retorno garantido nesta vida. E muito mais vantagem no mundo futuro.

Créditos: somostodosum.ig.com.br

(Continuação da pag. 10)

Page 12: O Jornalzinho - Janeiro 2012

www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 201212

Fabio Junqueira

Com o início da safra 2012, preocupa-me o fato da crise econômica européia produzir reflexos na economia brasileira, causando diminuição da oferta de crédito para o setor agropecuário.

Como a maior parte dos produtores rurais depende de financiamentos bancários, sempre causa temor a possibilidade ou não da oferta de linha de créditos bancários. Como muitos desses têm sede na Europa, portanto suscetíveis de serem atingidos, o setor aqui fica apreensivo, com temor dos desdobramentos desta crise mundial e de seus efeitos no mundo, inclusive o Brasil.

Outros países em plena expansão, e podemos citar a China, aparentemente começam a “desacelerar” sua economia, respingando em vários segmentos, principalmente o agronegócio.

Estima-se que a safra de grãos de 2012 possa alcançar 170 milhões de toneladas. Apesar de a cada safra o país conseguir um aumento considerável de produção em relação à anterior, o cenário é de incerteza: quanto será disponibilizado para os financiamentos tão necessários para o setor? O clima ajudará no desenvolvimento da plantação? E o preço das sementes, dos insumos?

Além de a tecnologia agrícola contribuir para aumentar a produtividade, estima-se um crescimento de 3 % da área plantada. Isto pesa e muito como contribuição na balança comercial e na estabilização da nossa moeda ao longo destes anos. A agricultura tem ajudado a segurar a estabilização do setor financeiro no Brasil.

As exportações do agronegócio poderão chegar a US$ 92 bilhões em 2012, resultando num saldo da balança comercial estimado em aproximadamente US$ 82 bilhões. Motivo de orgulho para os agricultores, importantes contribuintes do desenvolvimento da economia brasileira, fazendo com que o Brasil possa se tornar uma grande potência mundial.

Por que o setor não é privilegiado com políticas públicas federais? Por que os produtores rurais não podem contar com um digno seguro rural para garantir rentabilidade em suas safras, caso haja problemas climáticos (caso fortuito ou força maior)? Por que o setor não tem incentivos fiscais? Por que o setor não tem incentivos para compra de tratores e/ou implementos? Por que um setor que gera algo em torno de US$ 92 bilhões tem pouca rentabilidade para o produtor rural, início da cadeia do agronegócio?

Essas indagações, apesar de parecerem simples, estão distantes e são profundas. Não há, neste país, política pública para o setor agrícola. Se houvesse, realmente, o interesse, aliado a maciços investimentos em infra-estrutura para o escoamento e armazenagem de grãos da produção agrícola, imagino que poderíamos alcançar 300/ 400 milhões de toneladas de grãos. Estaríamos aptos a abastecer o mundo, extirpando a fome e a miséria para sempre.

Safra 2012e a crise mundial

(((01))) Em são sebastião da Grama aconteceu o Esquenta Férias e bombou mulher bonita -- (((02))) Eles também curtiram o Esquenta Férias em Grama -- (((03))) Apresentação do coral Canta Stella durante a 3ª Noite de Autógrafos da escola “Stella Couvert Ribeiro” -- (((04))) Evelise, Maria Cristina e Ma-ria Carolina, do Cáritas, durante curso de atualidades sobre Equoterapia, em São Paulo -- (((05))) Na Praça XV de Novembro criancinhas e “criançonas” esperan-do o Papai Noel -- (((06))) Um click da galerinha que se formou no 9º ano do Colégio Santa Inês -- (((07))) Um click do batizado de Murilo Nogueira de Sordi -- (((08))) Matheus Darcie Paião, filho de Michele e Miguel festejando seus 5 aninhos -- (((09))) Parabéns a galerinha que se formou no 3º ano do Colégio Santa Inês -- (((10))) Um click da inauguração da nova cozi-nha de Enia Pedretti 02 05

07

10

04

01

03

08

Page 13: O Jornalzinho - Janeiro 2012

13o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

06

09

Um novo tempo começou para a galera do 3º ano do Colégio Santa Inês. Nos dias 7 e 9 de dezembro, a escola promo-veu as solenidades de colação de grau e formatura, com missa em ação de graças e jantar festivo. Foram momentos marcados por homenagens e, claro, muita descontração, que ficam para sempre registradas em fotos e memórias. Parabéns a todos e boa sorte nas novas etapas da vida estudantil!

Nos dias 15 e 16 de dezembro, foi a vez da galera do 9º ano do Colégio Santa Inês receber os cumprimentos e come-morar a colação de grau. Na programação das solenidades, missa e jantar festivo, com muita alegria.

Os carros conectados estão chegando ao BrasilO ano de 2011 foi um marco no

segmento tecnológico por vários motivos, mas um que vale ressal-tar é o fato desse ser o vigésimo aniversário do www, ou a rede mundial de computadores (não confundir com “internet”). Se, até alguns anos atrás, você dependia exclusivamente de um computador pessoal para navegar na “teia mun-dial”, hoje o que se tem é um outro paradigma: qualquer coisa pode ser um ponto de acesso à internet, bastando apenas empregar a tec-nologia correta para isso.

Assim como os smartphones, que já correspondem a um enor-me percentual de acessos à rede, a Ford prevê que você também ficará online dentro do seu carro – usando o próprio carro como canal de acesso: “Basta observar as pes-soas na rua”, diz Claudio Moles, Gerente de Engenharia Elétrica da montadora norte-americana. “Hoje, todo mundo tem um telefo-ne à mão, enviando mensagens e se conectando às redes sociais. A Ford simplesmente pegou o que já existe e instalou dentro de um carro”.

“O carro”, no caso, é o Ford EDGE 2012, que foi apresenta-do à imprensa e deve chegar às concessionárias de todo o Brasil na segunda quinzena de janeiro de 2012. O novo SUV da Ford tem a capacidade de permitir que motoristas e passageiros acessem a internet convencionalmente, através de uma conexão compar-tilhada, criada quando se insere um modem 3G na porta USB do automóvel. A questão é: isso é feito apenas nos EUA. De acordo com Jader de Amorim e Juliano Medei-ros, respectivamente, Engenheiro de Desenvolvimento do sistema Sync e Engenheiro de Infotainment

da Ford, os modems 3G das ope-radoras brasileiras não oferecem suporte ao veiculo. “É uma ques-tão de instalação de drivers, na verdade: a tecnologia existe no carro nacional, mas os modems não possuem o reconhecimento necessário para criar o ambiente compartilhado”, diz Juliano.

(fonte: Olhar Digital)

Page 14: O Jornalzinho - Janeiro 2012

14 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

Era oficial da guarda pretoriana do imperador Diocleciano. Denunciado como cristão, foi condenado pelo imperador a ser atravessado por flechas. Milagrosamente curado das flechadas, reapresentou-se com coragem diante do tirano e increpou-o por sua impiedade. Foi então surrado até à morte, no circo de Roma. É padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. Esta reprodução do martírio de São Sebastião, amarrado a uma árvore e atravessado por flechas é uma imagem de milhares de vezes retratada em quadros, pinturas e esculturas, por artistas de todos os tempos. Entretanto, nem todos sabem que o destemido Santo não morreu daquela maneira. Sebastião nasceu em Narbônia, na Gália, atual

França, mas foi criado por sua mãe em Milão, na Itália, de acordo com os registros de Santo Ambrósio. Pertencente a uma família cristã, foi batizado ainda pequenino. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do imperador Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e protetor ativo dos cristãos. Ele fazia tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho Tibúrcio foram convertidos por ele. Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, por estar contrariando o seu dever de oficial da lei romana. Teve então, que comparecer ante ao imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador da época era o sanguinário Diocleciano, que lhe dispensara admiração e confiara nele, esperando vê-lo em destacada posição no seu exército, numa brilhante carreira e por isso considerou-se traído. Levado à sua presença, Sebastião não negou sua fé.

santo sebastião

(Continua na pág. 15)

santo sebastião dia 20 de janeiro. (+ Roma, 288)

REVIsTA Do ConDERG os 15 Anos DA ARIAnE soLIDARIEDADE nATALInA

sEMPRE APosTos

Quem trafega pelas estradas não pedagiadas da região pode contar com o apoio constante des-ta equipe. São os funcionários da Unidade Básica de Atendi-mento (UBA) do DER. Se o seu carro quebrou, sofreu aciden-te ou coisa parecida, e você está nas estradas não pedagiadas de Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Moco-ca, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama e Tapiratiba, ligue para 0800-055-5550. Essa galera ajuda!

Para marcar os 24 anos do hospital Regional de Divinolândia - administrado pelo Consórcio de Desen-volvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista (Conderg), o departamento de marketing da instituição acaba de lançar uma revista. O trabalho foi coordenado pela jornalista Luciana Brandão e o lançamento ocorreu na noite de 21 de dezembro, em São Sebastião da Grama, com a presença de representantes dos municípios do Conderg, direto-res e funcionários do hospital, entre outros convidados.

Foto arquivo pessoal

Foto

Gill

es B

ill C

amar

go

A gatíssima Aria-ne Sossai Balena, filha de Andreia Cristina Sossai Balena e Airton José Balena, recebeu os amigos e familiares para comemorar em grande estilo, no Salão nipam, a chegada de seus 15 anos de ida-de. A balada por lá con-tou com a animação do DJ Junior Pisani.

Mais uma vez a Família Assis se reuniu para um ato solidário e de confraternização natalina. No dia 25 de dezembro, o pessoal percorreu alguns bairros da cidade, distribuindo carinho e alguns presentes.

Foto arquivo pessoal

Foto arquivo pessoal

Page 15: O Jornalzinho - Janeiro 2012

15o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

santo sebastião

O imperador lhe deu ainda uma chance para que escolhesse entre sua fé em Cristo e o seu posto no exército romano. Ele não vacilou, manteve-se fiel a Cristo. A sentença foi imediata: deveria ser amarrado a uma árvore e executado a flechadas. Após a ordem ser executada, Sebastião foi dado como morto e ali mesmo abandonado, pela mesma guarda pretoriana que antes chefiara. Entretanto, quando uma senhora cristã foi até o local à noite, pretendendo dar-lhe um túmulo digno encontrou-o vivo! Levou-o para casa e tratou de suas feridas até vê-lo curado. Depois, ele mesmo

se apresentou àquele imperador anunciando o poder de Nosso Senhor Jesus Cristo e censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo e irado com tamanha ousadia, o sanguinário Diocleciano o entregou à guarda pretoriana após condená-lo, desta vez, ao martírio no Circo. Sebastião foi executado então com pauladas e boladas de chumbo, sendo açoitado até a morte, no dia 20 de janeiro de 288. Os algozes cumpriram a ordem e, para evitar a sua veneração, foi jogado numa fossa, de onde a piedosa cristã Santa Luciana o tirou, para sepultá-lo junto de São Pedro e São Paulo. Posteriormente, em 680, as relíquias foram transportadas solenemente para a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, construída pelo imperador Constantino. Naquele tempo em Roma a peste vitimava muitas pessoas, mas a terrível epidemia desapareceu na hora daquela transladação. Em outras ocasiões foi constatado o mesmo fato; em 1575 em Milão, e em 1599 em Lisboa, ambas ficando livres da peste pela intercessão do glorioso mártir São Sebastião. No Brasil, diz a tradição, que no dia da festa do padroeiro, em 1565, ocorreu a batalha final que expulsou os franceses que ocupavam a cidade do Rio de Janeiro, quando São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os invasores franceses calvinistas. Ele é o protetor da Humanidade, contra a fome, a peste e a guerra e da cidade maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro.

(Continuação da pág. 14)

Fonte: www.derradeirasgracas.com

Page 16: O Jornalzinho - Janeiro 2012

16 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

Essa deusa está conectada à luz e representa o poder que existe nela. É uma das esposas do deus Rá e também está ligada aos gatos selvagens. Pessoas nascidas sob essa influência são muito ágeis, vigorosas e dinâmicas. Possuem também o dom da bondade, são humanitárias, leais, fiéis e bastante gentis e generosas. São idealistas e normalmente se envolvem em projetos sociais e políticos. Possuem algumas semelhanças com os gatos: são independentes, adoram carinho, mas sempre mantêm certa distância. Alegres, rebeldes, espontâneas e divertidas, adoram brincar.Deusa Tauret (16/2 a 15/3)Esta deusa protege as mulheres

grávidas, no nascimento e no renascimento, pois está conectada ao mundo dos mortos. Pessoas que estão sob sua influência e proteção possuem sensibilidade e intuição fora do comum. São ligadas ao misticismo, à psicologia e a assuntos esotéricos, especialmente aos que dizem respeito à vida e à morte. Possuem o dom da magia e enorme bondade. São compreensivas, compassivas e muito dóceis. Devem desenvolver cada vez mais essas qualidades, evitar o desperdício de energia e se dedicar ao bem do próximo.

Deusa Sekhmet(16/03 a 15/04)

Essa deusa é poderosíssima e ligada à força e à guerra. Seu maior poder está na destruição dos inimigos de Rá: é considerada “o olho do sol”. Pessoas nascidas sob a influência de Sekhmet têm consciência da própria força. Vitalidade, vigor, potência física e força são suas características mais marcantes. Além disso, são organizadas, meticulosas, aventureiras e inovadoras. A falta de limites pode trazer alguns problemas, assim como os excessos e a impulsividade, que podem levar à destrutividade. O casamento deve ser sua meta, pois só dentro dele é que, geralmente, as pessoas sob influência dessa deusa encontram o equilíbrio.

Deus Ptah (16/4 a 15/5)Esse é um grande deus e está

relacionado à fertilidade masculina, pois considera-se que tudo o que existe foi criado por ele. É considerado o “grande construtor do universo”, protetor das artes e dos artistas. A energia criadora está em suas mãos. Pessoas nascidas sob a influência do deus Ptah possuem temperamento firme, são muito pacientes e determinadas. O talento para as artes e para a beleza é sua marca, especialmente para as esculturas. Devem canalizar suas melhores energias para as coisas que possuem valor espiritual e despertem harmonia e paz nos outros. A beleza deve ser cultivada e cultuada por essas pessoas, pois, se isso não acontecer, podem se sentir vazias e amargas.

(Fonte: http://www.terra.com.br)

Horoscopo Egípcio

Deus Bastet (16/1 a 15/2)

Réveillonno Rio

Curtindo Buenos Aires A capital da Argentina, Buenos Aires, foi o destino da família Andrade nas férias. Entre 19 e 23 de dezembro, Murilo, Demá, Daniel, Keyla, Melina, Nelci, Mauro, Sueli e Larissa fizeram um tour pela terra dos “hermanos”, conhecendo pontos turísticos e culturais da cidade.

O casal Dimay-ne Moraes-sa-muel, escolheu o Rio de Janeiro para curtir o réveillon e, de quebra, come-morar dois anos de namoro, com direito a tour pelos principais pontos da ‘cidade maravilhosa’.

Um dos roteiros re-cém descobertos pela comunidade católica da região é a cidade de Trindade, em Goi-ás, onde fica a igreja do Divino Pai Eter-no. Nos dias 17 e 18 de dezembro um grupo de rio-pardenses esteve por lá. Apare-cida Germano e Kauã registraram o momento.

EmTrindade

Foto

arq

uivo

pes

soal

Foto

arq

uivo

pes

soal

Foto arquivo pessoalIdade novaEm Divinolândia, no dia 3 de janeiro, o

Marcos Paulo Andreatta prolongou a festa de ano novo para co-memorar i d a d e nova, re-cebendo os cum-p r i m e n -tos dos amigos e familiares, com muita animação.

Foto arquivo pessoal

Page 17: O Jornalzinho - Janeiro 2012

17o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

GAMEs

Éric Trinca nogueira

LA noire foi um game lançado em Maio de 2011 para XBox 360 e PS3, lançado em novembro para PC; vamos a análise.

O personagem principal é Cole Phelps, que tem como missão limpar as ruas de Los Angeles no ano de 1947, que por sinal foi muito bem reproduzida, levando ao clima de estar realmente na cidade naqueles dias, com muitos detalhes abordados. Uma missão difícil para Phelps, graças a muitos policiais corruptos e alguns problemas agravados por algumas más atitudes durante a

Segunda Guerra Mundial.Um jogo muito bom, que traz a

mesma temática de GTA, porém “ao contrário”; ao invés de um bandido você agora é o policial. As abordagens e investigações são muito bem reproduzidas, os gráficos bem desenhados, as expressões faciais chamam a atenção para saber se o suspeito está mentindo ou não.

Achei alguns pontos fracos no jogo, as expressões faciais são meio fáceis de ler, a liberdade do jogo de andar na cidade é bem mais limitada que GTA, porém o principal é o jogo ser meio repetitivo, chega a cansar algumas vezes, mas por fim o jogo se torna interessante quando a

história se desenrolaEnfim, apesar de alguns pontos

negativos acho que a Rockstar Games acertou no jogo; uma proposta diferente que funcionou ser o mocinho e pegar o bandido acaba sendo uma aventura interessante no jogo, jogo que realmente vale a pena ser finalizado!

Até mais, feliz 2012para todos!

GAMEs

Page 18: O Jornalzinho - Janeiro 2012

18 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012(Fonte: http://www.terra.com.br)

Horoscopo Egípcio

A deusa Maat simboliza a justiça e a verdade. Pessoas que recebem essa influência possuem enorme senso de realidade. Para os egípcios, sem a deusa Maat, a Terra e toda a criação não poderiam existir, pois ela traz em si o gérmen da organização e da ausência de caos. Junto à organização, senso de justiça e sabedoria são as maiores características dessas pessoas. Geralmente, são agradáveis e simpáticas, possuem uma ligação especial com as artes e um grande senso estético. São apreciadas socialmente e, muitas vezes, tornam-se famosas. Nunca dê mais de uma opção aos nascidos sob a influência de Maat: eles precisam aprender a fazer suas próprias escolhas.

Deus osíris (16/10 a 15/11)Esse é o deus egípcio mais

importante, pois é considerado “o deus dos deuses”. Tinha uma irmã que era também sua esposa, Isis, e junto dela governava tendo como prioridade a justiça. Pessoas que nasceram sob essa influência são também protegidas por Isis. São viscerais, com emoções à flor da pele, e sentimentos muito intensos. Também são persistentes e resistentes às intempéries da vida. Estão sempre dispostos a lutar por tudo o que acreditam. Ciumentas e desconfiadas, possuem o dom da intuição, que as livrará dos perigos.

Deusa hátor (16/11 a 15/12)Essa deusa é a grande deusa do

panteão egípcio, deusa da música e da dança, protetora dos prazeres, do amor, das paixões, de toda a energia feminina e também da alegria. Pessoas nascidas sob a influência de Hátor são extremamente sensuais e possuem uma ligação especial com o amor e o sexo. Riem com facilidade e nunca envelhecem, devido à força de sua energia vital. São pessoas que se sentem quase sempre felizes, mas possuem pouca estrutura para enfrentar problemas mais sérios.

Deus Anúbis (16/12 a 15/1)Esse deus possui a cabeça de um

chacal e protege os mortos. Ele é considerado o deus que intermedia questões entre o céu e a terra. É considerado um deus frio e severo, pois seu julgamento é absolutamente justo e imparcial, desprovido de qualquer compaixão. Pessoas que nasceram sob sua influência possuem muita força de vontade, paciência, frieza para esperar o momento certo e inteligência aguda. Têm destreza para conduzir seus destinos e, normalmente, alcançam suas metas. Anúbis é o senhor do tempo e, por isso, pode esperar o tempo que for necessário para alcançar seus objetivos. Os que vivem sob influência são fiéis, ambiciosos e orgulhosos ao extremo. Às vezes, egocêntricos, mas modestos.

Deusa Maat,filha de Rá (16/9 a 15/10)

Trocamos o nome

Confraternização da equipe Impact

Réveillon em Mongaguá

Réveillon daFamília Boldrin

Foto

arq

uivo

pes

soal

No dia 11 de dezembro La-vínia Gabrielli, filha de Danilo e Cíntia Olimpio Neves recebeu as bênçãos do batis-mo, na igreja matriz de São José, junto aos padrinhos Clei-de e Dirceu.

Batizadoda Lavínia

Batizado do João AntonioNo dia 18 de dezembro, foi a vez de

João Antônio, filho de Augusto Rogério Perussi e Luciana Callegari Marques dos Santos Perussi, receber o sacramento, em solenidade celebrada pelo padre José Ro-berto Ferreira, na igreja de São Cristóvão. São padrinhos os avós maternos Domin-gos Marques dos Santos e Maria Apareci-da Callegari Marques dos Santos.

Foto

arq

uivo

pes

soal

Registramos aqui a equipe Pantano Calçados que, com certeza, trabalhou muito no final do ano. Por erro na revisão, na edição anterior acabamos trocando o nome desse time comandado por Marqui-nho Pantano (nós sabemos que você não vende óleo, é sapa-to!). Desejamos sucesso a todos.

O pessoal da equipe Impact Tunning se encontrou no dia 18 de dezembro para promover um amigo secreto e claro, fazer aquela confraternização de fim de ano, em animado churrasco.

Foto

arq

uivo

pes

soal

O pessoal da Família Ribei-ro comemorou a chegada do ano novo na praia de Mon-gaguá, litoral sul de São Paulo. No grupo, Joelma, Edecarli-cio, Edmar, Nathalia, Edma e José paparicaram muito o casal Tati-Fernando, que espera a chegada do primeiro filho.

Foto

arq

uivo

pes

soal

Na noite de 31 de dezembro, Sô-nia Boldrin recebeu os familiares em sua residência para uma confraternização e contagem regressiva à espera de 2012. Só alegrias!

Foto

arq

uivo

pes

soal

Page 19: O Jornalzinho - Janeiro 2012

19o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

Desde 1º de janeiro passou a vigorar o novo salário mínimo brasileiro: R$622,00. O reajuste foi de 14,13% em relação ao que estava em vigor anterior-mente (R$ 545,00). Esse valor do salário é quase 10 vezes maior que o de julho de 1994, quando foi implantado o real.

Esta foi a primeira vez que o ganho real do salário mínimo superou a inflação, uma vez que o cálculo do reajuste levou em consideração a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano e o crescimento do Produto In-terno Bruto (PIB - soma de toda a riqueza produzida no país) de dois anos passados. Em 2010, o PIB cresceu 7,5%, enquanto o INPC de 2011 foi estimado em 6,65%.

Em relação às contas públi-cas, cada real de aumento do salário mínimo representa R$ 289,8 milhões em novas despe-sas do governo. Assim, com a elevação de R$ 77,00 o impacto nos cofres públicos deve ficar em torno de R$ 22 bilhões.

Segundo cálculos da LCA Consultores, o novo valor do salário mínimo deve injetar R$ 64 bilhões na economia brasile-ira em 2012 e, o ganho real de 7,5% deverá agregar 0,3 ponto percentual ao crescimento do consumo das famílias.

noVo

sALáRIoMÍnIMo

Page 20: O Jornalzinho - Janeiro 2012

20 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

sérgio Gumercindo:a “bondade bondosa” do rádio

Final de temporada na natação

(Fonte: http://www.terra.com.br)

Horoscopo Egípcio

Essa divindade teria nascido de uma flor de lótus. Deus ligado às letras, à importância das palavras e da escrita e à sabedoria, é o criador das ciências. Sua cabeça é representada pela cabeça de uma ave sagrada, chamada Íbis. É governador das estrelas, pois, em uma de suas defesas de Rá, ganhou a lua de presente. As pessoas nascidas sob sua influência possuem o dom da fala e da escrita. A comunicação é o seu legado. Inteligência rápida, penetrante e aguda é marca deste signo. De natureza nervosa, essas pessoas costumam ser inconstantes. Também são sensíveis, falantes e, muitas vezes, frias e inconstantes no amor.

Deusa Isis (16/6 a 15/7)Isis é irmã e mulher de Osíris,

p o s s u i d o r a de grandes p o d e r e s m á g i c o s . Essa deusa era muito popular por proteger as crianças. As

pessoas nascidas sob sua influência são extremamente sensíveis e criativas, possuem instinto materno muito forte e estão sempre prontas para cuidar, proteger, acolher e compreender. São fiéis no amor e, normalmente, se casam. Gentis, reservadas e tímidas de um modo geral, possuem natureza ingênua e certo sentimento de inferioridade. Suas melhores qualidades são a capacidade de discernimento e as habilidades manuais.

Deus Rá (16/7 a 15/8)A principal divindade dos egípcios é o sol, que é considerado o maior dos deuses. É conhecido como um deus de poder, força e criatividade. Pessoas nascidas sob a influência do deus Rá são voltadas para o mundo, para o social e carregadas de muita energia vital. São líderes natos e bastante assertivos – até agressivos muitas vezes. Adoram enfrentar desafios e situações difíceis, pois a superação é sua principal meta. São pessoas que nasceram para vencer e perseguem as vitórias sempre. Detestam ser contrariadas e consideram-se como o sol, o centro do Universo.

Deusa neit (16/8 a 15/9)Ela é a antiga deusa da caça e o seu animal sagrado é o cão. Pessoas nascidas sob essa influência são pioneiras no sentido de abrir caminhos. São pacientes e possuem grande capacidade de organização. Também são práticas, cuidadosas, detalhistas, críticas e observadoras. Buscam encontrar segurança, paz, harmonia e serenidade, mas precisam aprender a usar suas melhores qualidades para que suas metas sejam alcançadas. A razão deve ser sua maior companheira.

Deus toth (16/5 a 15/6)

Os nadadores rio-pardenses, que disputam o troféu Amigos da Natação, ter-minaram a temporada de 2011 conquistando 43 medalhas na etapa final da competição, no dia 18 de dezembro. Foram 23 de ouro, 11 de prata e 9 de bronze, em provas de 25 e 50 metros, nos quatro estilos: borboleta, costas, peito e livre, além dos revezamentos 4 x 25m e 4 x 50m livre. Os destaques foram Paulo Luiz Soares, Leonardo Baptistão, Cassandra Blaski, Iury Abraão, Regina Risso, Lucas Silva, Beatriz Escoqui, Amanda Camargo, Re-nata Carneiro, Bruno Nascimento, Gabriel Garcia, Marco Pegorim, Adenilson Ferreira, Mônica tiezzi, Cristiane Primini, Bruno Silva (Piu), Luciano Moraes e Sônia Bussolaro.

Ainda no final da temporada, a nadadora rio-pardense, Mariane tiezzi Mantovani, participou pela primeira vez da Copa Paulista de Federados, competindo pelo Corinthians.

Foto

arq

uivo

pes

soal

A comunicação rio-pardense perdeu no dia 8 de janeiro de 2012, um dos seus maiores re-presentantes. Faleceu, aos 82 anos de idade, o radialista Sérgio Gumercindo de oliveira Della torre.

“Dono de um vozeirão inconfundível e de uma dedicação invejável, sérgio Gu-mercindo de oliveira Della Torre fez história na comunicação de São José do Rio Pardo. Como radialista da Difuso-ra AM, ele reuniu ao longo dos anos uma legião de admiradores, gente de todas as idades e de todas as classes sociais. Com seu jeito simples e uma linguagem bem interiorana, sérgio Gumercindo é a mais real das provas de que o caipira é pop”. (Gente de talento, o JornalZinho, maio de 2009. se quiserem rever essa matéria, ainda está em nosso site).

Ficam as histórias e a saudade.

Foto

Gilm

ar Is

hika

wa

Page 21: O Jornalzinho - Janeiro 2012

21o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

Com Nelson

Leandro Capiteli

e-mail: [email protected] das maiores decepções do

Santos em seus 100 anos foi sua atuação na goleada do Barcelona na final do Mundial no Japão. Faltou garra, talvez até o zagueiro Domingos (o último dos beques?), um volante “brucutu”, além de um líder em campo... As piadas são tantas: dizem que até os gandulas tiveram mais posse de bola que o time brasileiro. Perder de 4 a 0 jogando bem é uma coisa, mas da maneira como se apresentou foi vergonhoso...

Adriano segue mal nas manchetes: há tempos trocou as páginas esportivas pelas policiais. Uma pena! E aquele papo de “o que o cara faz fora do campo não me interessa” já não cola mais. Romário e Sócrates foram umas das poucas exceções, pois eram gênios da bola...

Com o início do Paulistão no próximo dia 21, clássicos farão parte do cotidiano do torcedor com 20 frenéticas equipes, sendo 6 que disputarão o Brasileirão e outros 5 times que jogarão a Série B nacional. O Santos busca o tricampeonato, o Corinthians virá com “sangue nos olhos”, o São Paulo quer voltar a ser campeão e o Palmeiras deseja sair da má fase...

Começa o ano e o Corinthians já pensa em ser campeão da Libertadores da América. Somente este sonhado título libertará o clube deste trauma que tanto o incomoda.

Andrezinho (foto) trocou Porto Alegre pelo Rio de Janeiro. Com 220 jogos e 32 gols, o meia deixou o Internacional onde ficou por 4 anos, após

3 anos no futebol coreano. Nunca foi titular absoluto no Colorado, mas foi fundamental nas conquistas de 3 Gaúchos, 1 Libertadores, 1 Sul-Americana e 1 Recopa. Revelado pelo Flamengo, agora jogará pelo Botafogo...

Grande público prestigiou no Grêmio Nestlé em 11/12 o amistoso “Amigos do Bem x Selecionado Riopardense”. Craques do passado e do presente apresentaram um bom futebol, beneficiando três entidades assistenciais com alimentos arrecadados no festivo jogo.

Veja cobertura fotográfica nesta edição...

Page 22: O Jornalzinho - Janeiro 2012

22 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Léo Belchior07-01

Guilherme Flamínio03-01

Lílian Araújo07-01

Bia Guirro07-01

Amanda Campeoto07-01

Page 23: O Jornalzinho - Janeiro 2012

23o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

Pau d’água

Esse arbusto com uma linha amarela no meio das folhas é muito usado para decoração em vasos. “Ideal para decorar escritórios, ela é resistente ao ar condicionado e não precisa ficar diretamente exposto ao sol”, diz a paisagista Marisa Lima. Deve ser regada quando superfície da terra estiver seca. Nome cientifico: Dracaena fragrans

ZamioculcaUma das plantas mais usadas em

ambientes internos, a Zamioculca continua bonita mesmo quando não recebe os cuidados adequados. Precisa ser regada somente uma vez por semana e fica bem tanto em ambientes com luz, quanto sem luz - mas é bom evitar sol direto, que pode queimar suas folhas. Nome cientifico: Zamioculcas zamiifolia

Rosa de pedra

É uma suculenta, planta que armazena água nas folhas e caules, que tem o formato parecido com o de uma rosa. É muito usada para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes. Não tolera muito sol. Nome cientifico: Echeveria SP

Minicactos

Esses pequenos cactos são encontrados até em supermercados e são ótimos para compor arranjos. Ao contrário dos cactos grandes, eles não devem ser expostos à luz direta do sol e ficam melhor em ambientes internos bem iluminados. Para saber quando regar, verifique se a terra está seca - em geral as regas são semanais. Nome cientifico: Mamillaria SP

Palmeira ChamaedóreaUma das mais populares

plantas para interior, a palmeira chamaedorea fica bem em vasos e não passa dos dois metros de altura. “É muito fácil de cuidar: gosta de ambientes úmidos e longe da luz direta do sol”, diz a paisagista Marisa Lima. A rega tem que ser frequente, para manter a terra sempre úmida. Nome cientifico: Chamaedorea elegans

Plantas para ambientes fechados

Page 24: O Jornalzinho - Janeiro 2012

24 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

Palmeira RáfisCom múltiplos caules semelhantes

ao bambu, a Ráfis cresce ereta como suas folhas plissadas próximas. É muito usada sozinha em vasos para escritórios ou para montar jardins de inspiração oriental. Fica bem em todo tipo de iluminação. É importante regá-la com frequência sem encharcar seu substrato. Nome cientifico: Rhapis excelsa

Licuala

Imponente, essa palmeira tem grande capacidade ornamental. Pode ser usada para compor um jardim interno, com bromélias e orquídeas, ou sozinha em vasos. A licuala não deve ficar exposta à luz direta do sol, mas precisa estar em ambiente iluminado com luz indireta. Borrife água em suas folhas. Nome cientifico: Licuala grandis

PleomeleMuito vistosa, a Pleomele pode

ter as folhas com as bordas brancas ou verde-limão. É muito usada em ambientes internos, mas deve-se prestar atenção se ela está se adaptando à baixa luminosidade. Caso ela comece a perder folhas, é melhor colocar em ambiente mais claro, mas não necessariamente diretamente ao sol. Nome cientifico: Dracaena reflexa

Lança de são JorgeCom folhas cilíndricas e verticais,

a Lança de São Jorge tem um visual bem ornamental. Por ser uma planta muito resistente, pode ser usada

nas mais variadas composições, desde jardins de pedras a vasos para ambientes internos. Deve ser regada a cada 15 dias, sem molhar as folhas, e mantida à meia-sombra. Nome cientifico: Sansevieria cylindrica

Lírios da pazEsta é uma das poucas plantas

que florescem na sombra. Se seu jardim é sombreado, mas com bastante claridade, abuse desta espécie. O sol direto queima suas folhas! Mantenha-a sempre adubada e seu solo úmido. Nome cientifico: Spathiphyllum wallisi

Plantas para ambientes fechados Confraternização da Antares Confraternização do Escritório União

Na noite de 10 dezembro, o ca-sal Rogério-Marinalva reuniu a equipe da Antares Despachan-te e Autoescola para a confrater-nização de final de ano da empresa, em torno de uma pizzada. Funcio-nários e seus familiares aproveitaram a ocasião, com muita descontração e alegria, além da música ao vivo com Renato Vale. Na ocasião, também foi comemorado o aniversário do Ricar-do (Kaká).

Churrasqueira, piscina e muita alegria foram ingredientes que ajudaram a compor a confraternização de fim de ano da equipe do Escritório União de Contabi-lidade, no dia 4 de abril. A turma se reuniu no Sítio Santo Antônio em Itobi, para horas de muita descontração.

Foto arquivo pessoal

Page 25: O Jornalzinho - Janeiro 2012

25o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Ana carolinaFerreira - 08-01

Dani PoliLupianhes - 08-01

Rê Amato08-01

Marcelo Tosta10-01

Isabela D’Ávila10-01

Page 26: O Jornalzinho - Janeiro 2012

26 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

CAsAMEnTos O ano realmente é novo para estes casais que, em dezembro último,fizeram votos de união eterna. Que seja só felicidades!

Celim e Maria AparecidaFoto arquivo pessoalFoto arquivo pessoal

Célio Draibe e

Maria Apa-recida Orfei se casaram no dia 28 de

dezem-bro, em

solenidade realizada

no Cartório Civil de São José do Rio

Pardo.

Foto arquivo pessoal

Antonio e AngélicaNa noite de 16

de dezembro, na igreja matriz de São José do Rio Pardo, Luciana Pestana e Richard Procópio trocaram alianças para início da vida matrimonial. Ele é fi-lho de José Otaviano Procópio Machado e Adalgiza dos Reis; e elam filha de Pedro Pestana e Vanda Pestana

Casaram-se no dia 16 de dezembro, em solenidade realizada no sítio Santo Antonio, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de An-tonio Ramos e Maria de Lour-des Ramos; e ela, filha de Lourival Pedro Couto e Maria das Graças Sil-va Couto.

email: [email protected] os serviços do

André!!! E experimente as delícias que ele prepara!? Para pequenos e grandes eventos!Ligue - André: (19) 9263-0332

Ingredientes do recheiodo camarão:

500gr decamarãoSuco de 1 limãoSal á gosto1 colher de sopa de margarina1 cebola ralada2 tomates sem pele e sem semente,

picados1 pimenta dedo de moça picada1 colher de sopa de farinha de trigo1 colher de sopa de cheiro verde

Ingredientes do purêde mandioca:

1kg de mandioca2 colheres de sopa de margarina1 lata de creme de leite2 colheres de sopa de parmesão

ralado2 xícaras de chá de leiteSal á gosto1 pitada de noz moscada2 colheres de sopa de requeijão

cremosoMargarina para untarParmesão para polvilhar1 colher de farinha de rosca para

polvilharModo de Preparo:

Para fazer o recheio, tempere o camarão com o sal e o limão e reserve.

A parte, em uma panela, coloque a manteiga, a cebola e os tomates picados e deixe cozinhar até amaciar

Então escorra os camarões, coloque-os na panela e deixe cozinhar.

Em seguida, adicione a pimenta dedo de moça e a farinha de trigo e cozinhe por cerca de 6 minutos.

Retire do fogo, e junte o cheiro verde e reserve.

Para fazer o purê, cozinhe a mandioca e passe-a pelo espremedor. Feito isso, em uma panela coloque o purê, a margarina, o creme de leite, o queijo parmesão, o leite, o sal, e a noz moscada e leve ao fogo, mexendo bem para misturar todos os ingredientes. Feito isso em um refratário, faça uma camada com parte do purê uma de requeijão cremoso e cubra com recheio de camarão. Depois, disponha o restante do purê, polvilhe o queijo parmesão e a farinha de rosca e leve ao forno por alguns minutos até gratinar.

Escondidinhode camarão

Richard e Luciana

MusicalFoto arquivo pessoal

Na noite de 15 de dezembro, alunos da Escola de Artes João Paulo II, coordenada peal comu-nidade de evangelização católica “Deus Proverá”, apresentaram na Fábrica de Expressão o musical “Por um mundo melhor”, com mensagens de reflexão e otimismo. Muita gente prestigiou.

Confraternização da GermekDiretores e

funcionários da Germek se

reuniram no Ran-cho Limoeiro, às margens do rio

Pardo, para a confra-

ternização de final de ano, no dia 17 de de-zembro.

Page 27: O Jornalzinho - Janeiro 2012

27o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

Sabe aquela vontade que a gente tem quando começa um namoro novo, de que vai fazer de tudo para o relacionamento dar certo? O tempo vai passando, a relação amadurecendo, e às vezes esquecemos desse compromisso que assumimos com nós mesmas e acabamos fazendo pouco e cobrando muito mais deles.

O ginecologista e terapeuta sexual Amaury Mendes Jr., que já viu de tudo no seu consultório, criou uma listinha de mandamentos para um casal ser feliz, para poder auxiliar seus pacientes que chegam pedindo ajuda para melhorar suas relações. “É importante valorizar o presente e não cometer exageros, para não soar falso ou artificial”, explica ele.

Seja para um namoro recém-começado, ou para um casamento de anos, a verdade é que todo mundo pode usar essas dicas para melhorar ainda mais a relação. Bom para eles, ótimo para você, e perfeito para os dois.

Mandamentospara um casal feliz

Ter memória curta: Não adianta ficar relembrando brigas antigas. Isso acaba prolongando o sofrimento desnecessariamente. Ao mesmo tempo, é importante entender que essa atitude não é se fazer de boba, e sim superar os rancores antigos.

Demonstrar jogo de cintura: Ser inventivo e oferecer diferentes saídas para as situações difíceis na vida do casal demonstra maturidade e amplia a confiança e a segurança depositada no outro.

Saber ouvir: Ouvir e compreender as colocações e desejos externados pelo outro, sem discutir ou argumentar, demonstra, além de sensibilidade, respeito pelos sentimentos do parceiro.

Dar atenção ao outro: Lembrar as datas importantes, elogiar o comportamento e atitudes profissionais, propor convites para passear... Enfim, ser atento ao que é importante para ele e para vocês.

Não ter pressa para os “finalmentes”: Todo mundo gosta de carinhos, beijos e abraços, então nada de ir direto ao “ponto”.

Ser interessante e interessado: Para um relacionamento dar certo é bom ser natural, sem cometer exageros e sem passar por cima dos sentimentos. Quando somos sinceros com o que sentimos e com o outro já nos mostramos mais interessados e ficamos ainda mais atraentes para quem amamos.

(Fonte: http://msn.bolsademulher.com)

Mandamentos para um casal feliz

Page 28: O Jornalzinho - Janeiro 2012

28 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

O excesso de gordura ao redor da barriga é um problema comum para homens e mulheres, e à medida que envelhecemos, torna-se cada vez mais difícil de perder essa gordura.

Para alguns, é uma área problemática perene - pessoas com certo tipo de corpo acumulam o excesso de gordura aí, mesmo quando estão em forma; para outras ela se instala na barriga como parte de um aumento geral no peso. Mas sonhar com uma barriguinha chata não é apenas uma questão de boa aparência ou de as roupas caírem bem, é também um fator de saúde do coração.

A existência de gordura visível ao redor da barriga pode ser um indicador de gordura ao redor dos órgãos internos, o que aumenta o risco de doença cardíaca.

Uma boa maneira de descobrir é medir a circunferência da cintura - se a medida é maior que 94 centímetros para homens e 80 centímetros

para as mulheres pode ser hora de agir, embora esses números sejam diferentes para determinados grupos étnicos.

Até mesmo caminhar 30 minutos por dia, como parte regular de seu dia, é a coisa mais simples que você pode fazer e altamente recomendável.

Para mais sugestões sobre como lidar com esta área, leia abaixo a orientação de nutricionistas, instrutores físicos e fisioterapeutas.

o que nós comemosA orientação nutricional: Você não

pode mudar a forma do seu corpo, mas se está acima do peso pode fazer algumas mudanças na dieta que irão diminuir o problema em certas áreas.

A má notícia para quem bebe litros de café durante o trabalho é que a cafeína é um dos piores inimigos para a atração de gordura no estômago.

Por exemplo, os refrigerantes diet e o café preto, embora não sejam muito calóricos, contêm a cafeína que aumenta o cortisol, um hormônio do estresse que nos faz armazenar gordura na barriga, gordura visceral.

(Continua na pág. 29)

Dicas para diminuir a gordura da Barriga

Page 29: O Jornalzinho - Janeiro 2012

29o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

Dicas para diminuir a gordura da Barriga

Outro problema são os carboidratos refinados ou com alto índice glicêmico (IG), como pão branco, arroz branco, etc. Tudo o que vá colocar sua glicose e insulina num nível maior do que deveria ser.

A glicose, com a ajuda da insulina, é usada pelo corpo para gastar energia. A glicose extra é armazenada no corpo para uso posterior, e se não for usada, é convertida em gordura.

A sugestão é mudar para os carboidratos de baixo índice glicêmico, como pão integral, arroz integral e massas integrais e consumir estes com uma proteína.

Por quê? Porque isso diminui a absorção dos carboidratos. Queremos que eles sejam absorvidos [devagar] e mais constantemente durante todo o dia, para que não afetem os hormônios, como a insulina, pelos níveis de glicose estarem muito altos.

Inchaço do estômago é outra questão. Há uma série de causas possíveis, incluindo alergias e intolerâncias alimentares, que podem ser bastante graves, comer muito rápido ou demais, ou até mesmo um desequilíbrio de bactérias digestivas. Recomenda-se consultar um médico para descartar qualquer problema de saúde.

Como podemosqueimar a gordura

A orientação dos preparadores físicos: Você pode ter a barriga mais “malhada” do mundo, mas se estiver coberta por uma camada de gordura, você nunca vai vê-la.

Exercícios de flexão, abdominais e alongamento irão fortalecer os músculos abdominais, mas o primeiro passo é perder o peso em torno do estômago.

Faça exercícios aeróbicos, qualquer coisa que acelere o seu ritmo cardíaco. Faça algo que você gosta, faça com freqüência e também reduza a sua ingestão de calorias, ficando longe de alimentos processados ricos em amido e carboidratos de alto IG.

(Fonte: saudesemgluten.blogspot.com)

(Continuação da pág. 28)

Confraternização do Grupo Difusora AM Confraternização das famíliasNa noite de 14 de dezembro, uma bauruzada marcou a confraternização de final de ano

no grupo de comunicação Difusora AM, reunindo funcionários das rádios Difusora, 88 Mais FM e jornal Gazeta do Rio Pardo. Naquela noite a música ficou por conta do eclético Renato Vale, da locutora e vocalista Andrea Anes, além da Banda 4eMeio – com Kleber Gargitter, Fejão, Fernando Cônsolo, Artur e Rancey Portella – que estreou no evento.

As famílias Boaro e Campeoto comemoraram o dia 25 de dezembro em clima de muita união. No Nosso Rancho, os Boaro e Gesualdo aproveitaram o dia de calor para um animado churrasco. No Sítio Belmonte, os Coaglio e Campeoto também curtiram o dia aproveitando a união familiar, e paparicando os recém chegados. E Natal é isso: família!

Page 30: O Jornalzinho - Janeiro 2012

30 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

O valor nutritivo do coco varia de acordo com o seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro) e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. O coco realça o sabor dos alimentos, sendo excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem, nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas. O coco verde encontrado em praias possui maior quantidade de líquido que o maduro e tem polpa tenra, sendo muito apreciado como bebida e no preparo de cocadas moles. Já o coco maduro é contra-indicado às pessoas com problemas cardíacos e que tenham alta taxa de colesterol no sangue. Para verificar se o coco maduro está em boas condições, é suficiente bater com uma moeda na casca. Se ele estiver fresco, o som será estridente. Som oco indica que a fruta está estragada. O coco pode ser conservado em geladeira ou local fresco e arejado.

Milho Verde

O milho por conter alto teor de carboidratos é uma ótima fonte de energia. É rico também em sais minerais como fósforo e vitaminas, tais como vitamina B1, niacina e vitamina C. O fósforo é indispensável para a formação dos ossos e dentes; a vitamina B1 é essencial na produção de energia e funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C é importante para o crescimento e aumenta a resistência do organismo às infecções, que se perde em parte, com o cozimento. Apresentando uma fonte moderada de fibras, o milho auxilia no funcionamento intestinal. Na hora da compra, escolha as espigas com folhas de cor verde bem vivo e de cabelo marron-escuro. Quanto mais amarela e seca a casca, mais o milho vai estar duro. O milho fica ótimo em diversas preparações, experimente cozido, grelhado ou refogado. Para torná-lo mais saboroso, na hora de cozinhar forre o fundo da panela com as próprias folhas que recobrem a espiga.

Frutas e Legumes do Mês: Janeiro

Coco

Corrida e caminhada de São Silvestre AAR e Clóvis Lanches Futebol nas fériasA Associação Atlética Riopardense reuniu seus associados e convidados para a 1ª Corrida e Caminhada

de São Silvestre, no dia 28 de dezembro. Cerca de 100 pessoas participaram do evento.

No dia 18 de dezembro, a es-colinha de futebol Flamego/Rondinelli encerrou a temporada de 2011 com as finais do torneio de férias em homenagem ao Campeonato Brasileiro de Futebol. Cerca de 150 jogadores, de várias categorias, participaram dos jogos. Os pais tam-bém tiveram oportunidade de mostrar os dons esportivos, durante partida es-pecialmente preparada para eles.

Foto arquivo pessoal

Page 31: O Jornalzinho - Janeiro 2012

31o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

Frutas e Legumes do Mês: Janeiro

Na culinária o nabo pode ser consumido em saladas ou como ingredientes de outros pratos, principalmente acompanhando carnes. Suas folhas também podem ser aproveitadas em sopas, refogados e cozidos. Contém vitamina C, especialmente em suas folhas, importante para o crescimento, aumentando a resistência do organismo às infecções, mas se o nabo for consumido cozido a vitamina C se perde em parte devido ao cozimento. É rico em celulose, que estimula a ação dos intestinos. Quando o nabo é de boa qualidade, sua pele deve ser lisa, sem machucados ou manchas. Pode ser conservado em geladeira por 2 a 3 semanas.

TomateO emprego do tomate na culinária

é bem variado. Pode ser usado em saladas, como tempero ou até mesmo como aperitivo, em forma de suco, purê ou doce em calda. É rico em vitamina C importante para a prevenção de infecções. É também rico em potássio, importante para manter a concentração de líquidos nas células. Na hora da compra é preciso levar em conta a forma que serão preparados. Para molhos, sopas ou cremes precisam ser bem maduros, vermelhos, sem sinais de machucados ou manchas. Para saladas precisam ter cor uniforme e serem firmes e lisos. Lave e enxugue os tomates antes de guardá-los na gaveta inferior da geladeira, assim, eles não correrão os riscos de estragarem tão facilmente.

UvaAs uvas podem ser consumidas

ao natural ou como sobremesa, acompanhadas ou não de outras frutas. As de qualidade inferior podem ser aproveitadas no preparo de doces, geléias, bolos, sorvetes, etc. A composição da uva muda conforme a variedade. No entanto, geralmente contém bastante açúcar, niacina e potássio. A niacina é importante para manter a saúde da pele, nervos e aparelho digestivo. O potássio é essencial à vida, pois juntamente com o sódio contribui para a manutenção da concentração do líquido das células. Na hora da compra, prefira os cachos bem cheios, com bagos firmes e lisos, de cor e tamanho apropriados para a variedade. Mas atenção, a fruta não deve se desprender com facilidade do cacho, pois isso é sinal de que está começando a passar do ponto. Diga não ao desperdício - As folhas de uva podem ser enroladas com carne moída e servidas com molho de tomate, conhecidos como charutos.

nabo

Page 32: O Jornalzinho - Janeiro 2012

32 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

Frutas e Legumes do Mês: Janeiro

O alho é muito utilizado na cozinha por conter essências aromáticas que tornam as preparações com sabor acentuado e característico. É rico em vitamina do complexo B, que têm por funções evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, são essenciais ao crescimento além de estimular o apetite.

Contêm também boa quantidade de fósforo, que participa na formação do sangue, evitando a fadiga mental. Quando o produto é de boa qualidade, os dentes são grandes, de consistência firme e recobertos por uma película fina e brilhante. A polpa deve ser clara, pois se estiver amarelada é sinal de que o alho já está velho. Para que se conserve por mais tempo deve ser mantido em lugar ventilado.

Batata

A batata é um tubérculo, considerado um dos alimentos mais importantes como fonte de energia. É muito rica em carboidratos. Além disso, a batata é rica em niacina, que mantém a saúde da pele, nervos e aparelho digestivo e potássio que juntamente com o sódio contribui para a manutenção da concentração do líquido das células. Como é pobre em proteínas e gorduras, a batata é um alimento de fácil digestão. Devido seu sabor, a batata é utilizada em muitas preparações. As variedades de batata são muitas, mas qualquer que seja a espécie escolhida, deve ter casca lisa e fina e não deve ceder à pressão dos dedos. Evite as manchadas ou com pontos escuros, pois não são de boa qualidade. Já as que apresentam brotos ou cor esverdeada indicam estarem velhas e sem sabor, podendo produzir intoxicações que ocorrem através de cólicas, gastrites e disenteria. Diga não ao desperdício - As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

ChicóriaÉ rica em fibras, uma substância

ótima para o bom funcionamento do intestino. Além disso, contém vitamina A, a qual tem ação sobre os dentes, unhas, cabelos, olhos, pele e defesa do organismo. Também é rica em vitaminas do complexo B, que evitam a queda dos cabelos e infecções da pele e estimulam o apetite. Possui, ainda, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, importantes para manter o equilíbrio do organismo. Quando a chicória está em bom estado, suas folhas apresentam-se bem presas à base; Tem cor verde viva na parte de cima e clara na base, muitas vezes chegando a ser branca. Não compre chicória com folhas machucadas ou marcas de picadas de insetos.

Esta verdura conserva-se em geladeira por 3 a 4 dias.

Alho

Jogo beneficente Seminário na UnespCraques do futebol de todos os tempos estiveram em São José do Rio Pardo, no dia 10 de dezembro, para um jogo

beneficente no Grêmio Nestlé. O evento arrecadou doações para entidades assistenciais da cidade, tendo sido orga-nizado pelo ex-jogador Antônio José Rondinelli tobias, pelo seu filho Junior Rondinelli e pelo jogador Andre Luiz tavares, o Andrezinho. Além destes, marcaram presença na partida os jogadores Ilsinho (ex- São Paulo e hoje no Internacional), Cleber (Inter), Adílio, Nunes, Cláudio Adão, Andrade, Edson Boaro, Júlio César entre outros.

Professores e alunos do curso de Educação Física da Unip participaram em dezembro, na Unesp de Rio Claro, do III Seminá-rio de Psicologia do Esporte e Motricidade Humana, evento que contou com estudiosos e profissionais da área. Na ocasião, o professor Mar-celo Calegari Zanetti ministrou curso e estudantes rio-pardenses apresentaram seus trabalhos científicos. Foto arquivo pessoal

Page 33: O Jornalzinho - Janeiro 2012

33o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

LeandroSemensato - 12-10

Fabiano Bem Te Vi11-01

Vanessa Bini14-01

Marcelo Andreghet-to - 15-01

Tati F. Souza15-01

Page 34: O Jornalzinho - Janeiro 2012

34 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

Resgata as raízes brasileiras, com peças inspiradas no tropicalismo e elementos da natureza.

A moda Color Blocking, com destaque para as cores cítricas como o amarelo-lima e o laranja, além de estampas de frutas, flores e listras. O verão é uma temporada altamente esperada por um país que reabastece sua energia vital com o clima quente. Depois de uma estação gelada e rigorosa, marcada pelo intimismo e proteção de casacões e cores sobreas, as ruas são povoadas por pessoas em busca de liberdade, de espaço, de energia! Como borboletas, as pessoas parecem ter a necessidade de eclodir de seus casulos e alçar novos vôos. E a nova estação marca não apenas temperaturas mais altas e confortáveis, mas esquenta também as passarelas com a alegria e descontração de cores fortes, misturadas em combinações mais que inusitadas, chocantes. Para os dias mais quentes, a saia longa, as bermudas, peças rendadas com textura e volume, são ótimas pedidas para a estação. Além delas, a calça pantalona de seda, crepe ou linho, que são tecidos mais nobres, vestidos fluidos e leves com pedraria, acessórios pesados e modernos, sapatos, cintos e bolsas coloridas estarão com tudo na próxima estação. Barriga de fora ou estômago? O que irá ficar à mostra é apenas o estômago, ou seja, uma faixa acima do umbigo, um toque misterioso e sexy. Nesta tendência da moda verão 2012 a cintura alta combinada com saias midi e tops, dão um ar super sensual e jovem. Color Blocking ou color block significa bloco de cores, ou seja, é uma mistura de cores sólidas, na maioria das vezes peças de cores fortes e cítricas: azul royal, amarelo, coral, pink, verde-bandeira, amarelo-limão. Tons vivos e fortes que garantem looks simplesmente vibrantes! Estampa

Floral: são a cara do verão 2012. Ela é super feminina, doce e romântica. Saia Longa: quando se trata de versatilidade e praticidade, saias parecem ser a melhor opção. Além disso, dependendo da maneira como você escolhe os acessórios, você pode obter um look muito sofisticado e chique usando as peças mais simples em seu guarda-roupa. A saia longa tornou-se um item insubstituível para toda mulher que quer estar preparada para qualquer ocasião. Portanto, podemos dizer, sem restrição que a saia longa, ela pode ser um verdadeiro salva-vidas.

total White: o branco é sempre uma das cores mais populares, mas para a moda do verão 2012 é uma das tendências mais quentes.Para ficar na moda, tem que ser dos pés à cabeça. Quanto mais, melhor!

Vestido Longo: este tipo de vestidos nunca sai de moda. Os vestidos longos são super fresquinhos, de tecidos leve e fluídos.

A Moda Verão 2012

Fonte: www.marinacanfield.com

Réveillon no Marquinhos Restaurante Cliente premiadaJuliana de Souza Furlan foi a

feliz ganhadora da promoção realizada pela loja Gabi Artesanatos no final de 2011. Ela levou para casa uma ces-ta de natal. Se você também é cliente da loja, não deixe de acompanhar e participar das próximas promoções.Foto arquivo pessoal

A chegada de 2012 foi comemorada por uma multidão também no Marquinhos Restaurante. Mais uma vez, a festa de réveillon promovida pela casa atraiu pessoas de vários bairros da cidade e também da região, que curtiram a queima de fogos e muita música com Joaquim e helena, e Alessandra e Isenil. Foto arquivo pessoal

Page 35: O Jornalzinho - Janeiro 2012

35o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Ju Nasser03-01

Kadgia Paulo02-01

Cecília Abe04-01

Letícia Morandi05-01

Débora GusmãoOlivieri - 06-01

Page 36: O Jornalzinho - Janeiro 2012

36 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

Você já parou alguma vez para avaliar o que o leva comer de forma compulsiva? Na grande maioria das vezes, comemos sem perceber o porquê - nos empanturrando de comida, e acabamos ingerindo junto situações e emoções sem perceber.

Isso mesmo: comemos, ou melhor, engolimos com a comida raiva, medos, tristeza, solidão, e nem nos damos conta o quanto isso é prejudicial para nosso corpo. Na grande maioria das vezes, chegamos até a passar mal, sentimos o estômago pesar, dor de cabeça, mal estar, mas nem pensamos no motivo desses acontecimentos.

Quando paramos para refletir sobre esse comportamento, nos damos conta que a comida serve como forma de amortizar o que na realidade não queremos enxergar, ou mesmo resolver, seja por receio, crenças, ou para não realizar o enfrentamento frente ao que nos incomoda.

Será que olhar de frente para o que não está bem em nossa vida não é a solução para muitos de nossos comportamentos frente à alimentação? Convido vocês a prestar a atenção nos momentos que comem em demasia, e anotar os sentimentos presentes.

No processo de anotar o que se come e o que se sente, acabamos por enxergar que comemos por vários motivos - os quais a fome nem sempre se faz presente.

A dificuldade de dizer “não” é uns dos fatores que geram situações de estresse, e dificilmente temos condições internas de resolver essa forma de se comportar. Aprender a confrontar situações que nos colocam em impasse é um bom caminho para evitar o estresse e engolir mais comida do que seria necessário para se nutrir. Pelo contrário, acabamos nos nutrindo da raiva, da insatisfação, o que faz mal a saúde física e emocional.

(Continua na pág. 37)

Combata a compulsão alimentar descobrindo gatilhos

emocionais

Réveillon no Cristo e Sítio Novo Música, animação e muita energia positiva marcaram a virada do ano no Centro Rural do Sítio Novo, no réveillon preparado pelo pessoal da Paróquia santa Edwiges. E no Morro do Cristo, no evento organizado pela Prefeitura de São José do Rio Pardo, a população marcou presença para curtir a festa e comemorar a chegada de mais um ano.

Page 37: O Jornalzinho - Janeiro 2012

37o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

Combata a compulsão alimentar descobrindo gatilhos

emocionais

Para não utilizar a comida como substituto para amenizar seu mal estar, recorra a um plano de ação que o faça alcançar um conforto interno, sem fazer mal a si mesmo. Toda vez que detectar em você situações que provocam desconforto, pode recorrer ao seu plano estratégico em busca de aliviar seus problemas, evitando comportamentos autodestrutivos que podem levar ao sobrepeso e obesidade.

Comportamentos assertivos em nossa vida nos auxiliam a trilhar um caminho de respeito com nós mesmos. Isso significa que, ao dizermos “não” quando necessário, expormos nossa forma de pensar e não deixarmos pendências nos incomodar, estaremos alcançando a maturidade emocional, sabendo resolver as situações de vida nos momentos adequados e não carregando o peso de algo que só vai incomodar.

Dar-se o direito de se presentear, ou de realizar atividades prazerosas, também é uma atitude assertiva. Tente desviar a atenção dos problemas do dia a dia e vivenciar momentos agradáveis, seja com família, com amigos ou mesmo sozinhos. Quando nos envolvemos com atividades como aulas de línguas, dança de salão,

aeromodelismo, patchwork e bordado, desviamos nossa atenção da comida para algo que nos dá prazer. Isso equilibra o estresse que sentimos durante o dia e nos presenteia de forma inteligente.

Agora você pode colocar em prática as dicas acima, comprovando que você pode e consegue driblar os gatilhos emocionais que levam você a comer, dizendo não a esse prazer, gerando outros prazeres que alimentarão sua vida.

(Fonte: minhavida.com.br)

(Continuação da pág. 36)

Page 38: O Jornalzinho - Janeiro 2012

38 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

Esquenta de fériasAs origens do VW Sedan se deram

na década de 30, quando o ditador alemão Adolph Hitler pensava na idéia de financiar uma montadora de automóveis estatal, nesse tempo surgiu o nome do engenheiro Ferdinand Porsche que já chegou a trabalhar na Daimler-Benz mas em 1931 fundou seu próprio escritório. A pedido de Hitler, Porsche e sua equipe criaram o VW Sedan (cujas linhas foram criadas pelo designer Erwin Komenda), influenciado nas novas linhas aerodinâmicas que surgiriam na década de 30 como as do Chrysler Airflow e principalmente o Tatra, vários protótipos foram apresentados mas só em 1938 foi apresentada a forma definitiva, um compacto de linhas curvas e motor traseiro refrigerado a ar, inicialmente batizado de KDF era um carro simples, confiável e barato.

Por causa da segunda guerra a produção foi interrompida, sendo fabricadas versões militares (Kübelwagen, Kommandeurwagen e Schwimmwagen) no lugar do sedan civil, com o fim da guerra em 1946 os britânicos retomaram a produção, mas logo depois em 1948 a presidência da VolksWagen passou para as mãos de Heinrich Nordhoff, a partir daí o VW conquistou o mundo.

O VW (Typ 1) passou a ser produzido em vários países como

por exemplo Brasil e México, com o lançamento do Golf em 74 o VW sedan foi produzido na Alemanha até 1978. Sua versátil plataforma deu origem a diversos modelos como o furgão Kombi(ou Typ 2), o Typ 3 e Typ 4. (sedan, fastback e SW), o utilitario Typ 181 e o esportivo Karmann-ghia entre muitos outros. Um detalhe interessante foi que após uma reestilização o VW recebeu janelas laterais maiores, fato que não ocorreu no Brasil. Nos EUA recebeu o apelido de Beetle.

O último Fusca foi produzido no méxico em 2003 com 21.529.464 unidades produzidas pelo mundo, mas em 1998 foi apresentado o New Beetle que era uma releitura do VW, apesar do motor dianteiro e pertencer a um segmento nada popular.

HIsTÓRIA Do VW Sedan (FUsCA)

(Continua na pág. 39)

Em são sebastião da Grama, a galera se reuniu no Clube Literário, na noite de 10 de dezembro para o es-quenta de férias. A banda Lança Perfume mais a dupla Jaime e Alexandre animaram o evento, sempre bem frequentado.

Réveillon no trivial EventosNoite de gala, com superprodução, mesa farta e muita descontração. Assim foi

o réveillon no trivial Eventos. A banda oficina do Som comandou a alegria e o cardápio foi assinado pelo Buffet trivial. Casa cheia de felicida-des, ingrediente para todos os dias de 2012.

Parabéns João e Jarreta pelo grandioso evento!

Page 39: O Jornalzinho - Janeiro 2012

39o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

HIsTÓRIA Do VW Sedan (FUsCA)

Apesar de importado desde 1953 o primeiro Fusca nacional surgiu em 1959, mas não se chamava Fusca, apenas VW Sedan e já contava com bom índice de nacionalização. Seu motor boxer refrigerado a ar tinha 1200 cm3. Dois anos depois ganhou um novo câmbio com marchas sincronizadas.

Em 1965 apresentava um teto solar como opcional este logo recebeu o apelido de “Cornowagen”. Nesse mesmo ano foi apresentada a versão super básica, o famoso “pé-de-boi”, que concorria com o Gordini “Teimoso” e a DKW “Caiçara”.

Em 1967 o motor teve a cilindrada aumentada para 1300 cm3 e algumas mudanças como o vidro traseiro maior, e o sistema elétrico mudou para 12 volts.

Nunca uma plataforma foi tão bem aproveitada, pois serviu de base para muitos modelos da marca como a Kombi, TL, Variant, 1600 Sedan, SP2, Karmann-ghia e Brasilia, sem contar os vários foras-de-série que a utilizaram por décadas.

Em 1970 surge o Fuscão uma carroceria renovada e motor de 1500 cm3.

O motor 1600 cm3 equiparia o modelo 1974, surgindo o 1600S Bizorrão, que se diferenciava pela faixa preta na tampa traseira.

Em 1978 novas melhorias como o bocal do tanque para fora do capô e em 1979 surge o Fusca com lanternas traseiras maiores, o famoso “Fafá de Belém”, uma alusão aos “dotes” da cantora.

Para a década de 80 o Fusca ganha um novo painel e o nome “Fusca” é oficialmente nomeado pela marca, continuou até 1986 quando deixou de ser fabricado.

Em 1993 a VW relançou o Fusca, que já recebeu o apelido de “Fusca Itamar” devido aos pedidos do presidente na época, este possuia catalisador, pneus radiais, para-choques da cor do carro, novos bancos herdados do Gol, e cinto de 3 pontos. Em 1996 o Fusca finalmente encerra sua produção. Em 2003 a VW importou alguns exemplares mexicanos, exclusivamente para colecionadores.

A origem do nome Fusca é uma incógnita, mas a história que eu conheço é que quando os alemães vinham ao Brasil quando diziam a palavra Volks, fonéticamente era “Folks”, aí com o tempo abrasileirou e virou Fusca.

(Continuação da pág. 38)Brasil

Page 40: O Jornalzinho - Janeiro 2012

40 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

Como pegaÉ a hepatite causada pelo vírus

C (VHC), já tendo sido chamada de “hepatite não A, não B”. O vírus C, assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue. Entre as causas de transmissão estão:

◦A transfusão de sangue;◦O compartilhamento de material

para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings;

◦A gravidez, quando a mãe infectada passa para o filho;

◦O sexo sem camisinha, com uma pessoa infectada (forma mais rara de infecção).

O surgimento de sintomas em pessoas com hepatite C aguda é muito raro. Entretanto, quando aparecem são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por se tratar de uma doença silenciosa, é importante consultar um médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam todas as formas de hepatite. O diagnóstico precoce da hepatite amplia a eficácia do tratamento.

Quando a reação inflamatória persiste sem melhora por mais de seis meses, comum em 80% dos casos, os profissionais de saúde consideram que a infecção evoluiu para a forma crônica. O tratamento é complexo e dependerá da realização de exames específicos, como biópsia hepática e exames de biologia molecular. As chances de cura variam de 50 a 80% dos casos.

Como prevenirNão existe vacina contra a hepatite

C, mas é possível evitar a doença. Basta não compartilhar seringa, agulha e objetos cortantes com outras pessoas e usar camisinha em todas as relações sexuais. O preservativo está disponível na rede pública de saúde.

Além disso, toda mulher grávida precisa fazer o pré-natal e os exames para detectar as hepatites, a aids e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. Em caso de resultado positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas, inclusive sobre o tipo de parto e amamentação (fissuras no seio da mãe podem permitir a passagem de sangue).(Fonte: http://www.hepatitesvirais.com.br)

Hepatite C

Page 41: O Jornalzinho - Janeiro 2012

41o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Rey Dias14-01

Olga Satorres13-01

Flavio H.Calderon - 05-01

Bruna Stocco10-01

Mih Luciano16-01

@ Denise e Lucão - Dê, que delícia o nosso filhão! Que gos-toso poder chegar em casa e pegar ele, abraçar, beijar, fazer ninar, fazer parar de chorar.... enfim, que delícia é ter você junto da gente Lucas! Te amamos de paixão! Que Deus continue te dando muita saúde e dando muita felicidade pra gente! (Ass.: Papai e Ma-mãe)

@ Marco Antônio Cassucci (Gazeta) - Maaaarcuuuu Cassuuuuucciiii!! Dia 03/01 ficou mais velho e nem chamou a gente

pra festança ne!? Mas, ta valendo... aposto que refrigerante sobrou .. agora a cachaça auhauha nada nada!!! Parabéns e muitas felicida-des meu amigo! Você e a Sirlene são nota mil!!! (Ass.: Amigos dos “butécos”)

@ Fabiano Luís Capecci (BEM tE VI) (11/01) - Bem te vi .. ó meu bem te viiii ... voa livre por esse país e aproveita a vida meu amigo! Você é um cara que merece toda felicidade do mundo pela simplicidade e amizade que tem por todos! Parabéns pelo dia 11/01 seu aniversário! Desejamos mais 250 anos de vida pra você! Seja feliz e continue assim! Abraços! (Ass.: ô Zéééé . rsrs)

@ turma da tarde do PPA Central - Vocês são pessoas maravilhosas, o melhor lugar que já trabalhei!!! Levarei todos vocês em meu coração... Obrigada por tudo!!!! (Ass.: Marina)

@ Cumade Marlene - Meus parabéns tudo de bom pra vc e toda sua familia amamos vc muito muito.. (Ass.: Nel, Laura, Bibi, Lala e Lilian)

@ Todos os Riopardenses - Desejo a todos um novo Ano cheio de Paz e Realizaçoes. (Ass.: nena de Mogi Guaçu)

@ Aline Leao - Mor te amo muitao nunca duvide disso bjssss. (Ass.: Diego Mustafé)

@ Pedro Augusto - Negão saiba que o papai te ama muito bjus lindão do pai . (Ass.: Papai Roger Silva)

@ Jana - Miguxa vc é muitoo especial pra mim, continue sendo sempree assim...bjim. (Ass.: @Nathy_Azuos)

@ Ezequiel Esteves (GCM) - Morzão queria que Deus permitisse que a maior distância entre nós fosse a dos nossos lá-

bios entrelaçados, Para sempre em nosso amor. Meu coração bate forte e alto, para que o seu possa senti-lo e ouvi-lo. Assim como os pássaros não vivem sem o céu, Assim como os peixes não respiram sem a água, assim como os planetas não existe sem o universo, posso dizer, com toda sinceridade, que não vivo sem você. São

palavras escritas agora, mas para serem lem-bradas para sempre, guardadas em seu

coração e em sua mente, te amo, te amo tanto... Desse coração você ouvirá apenas palavras de

amor e carinho somos uma só alma batendo em um só coração Te amo. (Ass.: sua esposa simone

Esteves)@ Carlos Macias - Para-

béns!!! Que Deus te abençoe sempre e sempre... Que esse começo de ano seja cheio de saúde, e melhor que o ano que passou... Obri-gada por tudo!!! Te amooo muito Bjinhos. (Ass.: Marina Bol-drin)

@ odair Minussi - Obrigada pelos 34 anos de casada e mto bem casada... 34 anos de muito amor e muita felicidade ao seu lado... Espero q mais 34 anos venha por ai... Te amooo muito amor da minha vida..... (Ass.: Maria do Carmo Minussi)

@ Cidinho Schiavon - Aproveite as oportunidades da vida para ser feliz e viva intensamente cada dia!!!! Bjinhos . (Ass.: sue-li Schiavon)

@ Lilian - Olá minha irmãzinha quero lhe desejar um feliz Ano Novo tudo de bom pra vc, muita saúde, paz, amor, que seus sonhos se realizem e vou estar aki pra te ajudar sempre.... te amo muito. (Ass.: Liliane)

@ Douglas - Pode conta comigo sempreeee. Beijos’ s2. (Ass.: Ariane)

@ Familia Silva Paulino - Feliz 2012 muita paz e saúde beijus sua mana e tia nena. (Ass.: Amelia da Silva de Mogi Guaçu)

@ Marina Boldirin - Mah te adoro muito te desejo td de bom nesse novo ano que vem aí que em 2012 todos os seus sonhos se realizem, muita saúde, e um namorado kk bjos . (Ass.: Liliane Feitosa)

@ Marcos - É preciso pensar bem antes de fazermos algo, que possa magoar as pessoas. Pense bem nisso.. (Ass.: Quem gostou muito de vc)

@ Valdeti - Mãe obrigada por tudo, que esse que se inicia-se seja mto melhor que esse que passou... Deus te abençoe para sem-pre... te amooo bjinhos . (Ass.: Marina Boldrin)

@ Miquela - te amo minha preta quero estar sempre contigo feliz ano novo. (Ass.: by: Elyezer (namorado))

@ Anah Rosa e Jady - amigas amo muito vcs...♥ nossa amizade prevalece!!*. (Ass.: Nha Zanardo)

@ Pexinho - Parabéns primo!!!Que vc seja sempre essa pes-soa maravilhosa que vc é,e lembre-se q tem uma prima que poderá contar sempre...Te amo bjs =). (Ass.: Nathy_Azuos)

Page 42: O Jornalzinho - Janeiro 2012

42 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

De ocorrência rara no Brasil e comum na Ásia e África, a hepatite do tipo E é uma doença infecciosa viral causada pelo vírus VHE. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Como as outras variações da doença, quase não apresenta sintomas. Porém, quando eles aparecem, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de 15 a 60 dias após a infecção. O diagnóstico é realizado por exame de sangue, no qual se procura por anticorpos anti-HEV. Na maioria dos casos, a doença não requer tratamento. É proibido o consumo de bebidas alcoólicas, recomendado repouso e dieta pobre em gorduras. A internação só é indicada em pacientes com quadro clínico mais grave, principalmente mulheres grávidas.

Como PrevenirA melhor forma de se evitar a

doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico, Por exemplo:

◦Lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos.

◦Lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos.

◦Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e carne de porco.

◦Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras.

◦Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de esgoto a céu aberto.

◦Evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios, para não comprometer o lençol d’água que alimenta o poço. Deve-se respeitar, por medidas de segurança, a distância mínima de 15 metros entre o poço e a fossa do tipo seca e de 45 metros, para os demais focos de contaminação, como chiqueiros, estábulos, valões de esgoto, galerias de infiltração e outros.

◦Caso haja algum doente com hepatite A em casa, utilizar hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária ao lavar o banheiro.

◦No caso de creches, pré-escolas, lanchonetes, restaurantes e instituições fechadas, adotar medidas rigorosas de higiene, tal como a desinfecção de objetos, bancadas e chão, utilizando hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária.

Para tratar a água, basta ferver ou colocar duas gotas de hipoclorito de sódio em um litro de água, 30 minutos antes de bebê-la. Deixar o recipiente tampado para que o hipoclorito possa agir, tornando a água potável para o consumo.

Hepatite E

(Fonte: http://www.hepatitesvirais.com.br)

@ Leticia de Paula - Vc me ensinou a amar e ser amado que 2012 seja de muitas vitórias nossas te amo e o Pedro tbm . (Ass.: Roger Silva)

@ Beto - Vc é a pessoa mais importante da minha vida te amo bjsss. (Ass.: Ana Claudia)

@ Dany Braz - Parabéns pela sua gravidez, que esse bebê lhe traga muitas felicidades.. (Ass.: Amigas da Enfermagem)

@ tio Léo e tia Finha - Amamos muito vcs adoramos ser seus sobrinhos.. (Ass.: Laura Biel e Lavinya)

@ Leticia Morandi - Meus parabéns tudo de bom gosto mui-

to de vc beijos. (Ass.: tia Lilian)@ Fernando - Adoro vc, vc me faz muito feliz!!Te amo. (Ass:

Betânia)@ Marília - Vc é uma amiga que posso confiar tanto nos mo-

mentos bons quanto nos ruins. (Ass: Fernanda)@ Carlos Filipe - Você é uma pessoa especial, espero que

dê tudo certo pro resto de nossas vidas. Te amo (Ass: De sua eterna Flávia)

@ Marcos - Sua família é a coisa mais linda, parabéns pela educação deles. (Ass: Luiza)

@ Daniela - Queria tanto poder expressar tudo o que sinto por vc, mais o que eu sinto é infinito. Te adoro. (Ass: Luis Fer-

nando)@ Tiago - Queria muito poder expressar o que estou sentindo

agora, mais sei que foi melhor assim. Te adoro muito. (Ass: Você sabe)

@ Rafael - Obrigado por ter me dado o presente mais importan-te de nossas vidas, nosso bebê. (Ass: Marcela)

@ Vinicius - Viver é saber que tenho você.Vocêé o que me faz ser mais feliz! Te amo muito. (Ass: Vanessa)

@ Fernando - Cada dia que passa gosto mais de ficar com vc!Vc é muito especial, já faz parte da minha vida. Obrigado por vc acreditar em mim e estar do meu lado nas horas em que eu mais precisei. Bjss. (Ass: De sua namorada Pâmela)

@ Amigos do tQNB - Muito obrigado por fazerem o Natal de crianças humilde mais feliz. (Ass: Uma mãe agradecida)

@ Leandro – Oi meu amorzão, quero que vc saiba que eu te amo muito!!! ( Sua namorada Juliana)

@ Gabrieli - E aí gatinha está ficando mais velha, tudo de bom, muitas felicidades. (Ass: Tia Débora)

@ Gustavo - Meu amor vim aqui para te dizer que vc é muito especial na minha vida. Te amo muito. (Ass: Valéria)

@ Fabiano - Amor 3 anos de namoro!!! Saiba que te amo muito e sempre vou fazer o possível pra gente ficar junto... E nunca te ma-goar... (Ass: Ângela)

@ Mãe Silvana - Te amo muito vc é tudo pra mim. (Ass: sua

filha Fernanda)@ André - Apesar das nossas brigas eu amo muito vc. Vc me

faz muito feliz. Sempre que precisar saiba que pode contar comigo. (Ass: Nádia)

@ Adriano - Adoro seu jeito de ser, adoro vc. Vc é minha vida... Vc sabe que te amo demais , que não sei mais viver sem ti. Teu sor-riso me encanta, vc me conquista cada dia mais. Vc é a pessoa mais especial que existe pra mim.... Eu amo vc!!! (Ass: Rafaela)

@ simone - Parabéns minha amiga, muita paz, saúde e suces-

so vc merece ser muito feliz. Que Deus te ilumine para sempre. Bjss no coração. (Ass: Mariane)

@Valéria - A única coisa que tenho para te dizer é que eu te amo muito e nunca vou deixar de te amar. (Ass: Diego)

@ Micheli - Eu adoro muito vc, tomara que a nossa amizade dure para sempre, pq eu gosto muito de vc, espero que nunca se esqueça de mim também. (Ass: sua amiga Patrícia)

@ Todos - Foi roubada uma carteira com todos os documentos de Jordi Rigal, meu genro. Se alguém encontrar algum desses docu-mentos, favor entrar em contato com [email protected] . Obriga-da.. (Ass.: Maria olívia )

@ Davi - Amor cada dia que passa vc me faz mais feliz, não vejo a hora de chegar nosso casamento. Te amo muito. (Ass: olívia)

Page 43: O Jornalzinho - Janeiro 2012

43o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Luana Telles07-01

Bethania Minussi04-01

Leida Freire09-01

Claúdia Bizi12-01

Vanda Pestana13-01

@ Flávia - Parabéns pelo seu niver, te desejo felicidades, saú-de, e tudo de melhor. (Ass: sua irmã Fernanda)

@ Márcio - Obrigado por ter me feito companhia nessa vira-da de ano. Que seu ano seja coberto de felicidades e realizações. (Ass: Priscila)

@ Amanda - Feliz Ano Novo que esse ano vc seja mais e mais feliz... (Ass: Fernando)

@ Marília - Cada dia vc está mais bonita. Adorei te conhecer, vc é muito special. (Ass: Marcos Sertãozinho)

@Letícia - Ter vc de volta era tudo que eu queria e consegui, agora não largo nunca mais. Te adoro. (Ass: Beto)

@ Bia - Te adoro. (Ass: Cristiano)@ Fátima - Feliz ano novo tudo de maravilhoso. (Ass: Do-

nizeti)@ Cristiane - Estar com vc é muito gratificante. Obrigado.

(Ass: Tiago)@ Rafael - Eu queria amar um pouco menos vc. O meu coração

não agüenta de tanta felicidade. Te adoro. Bjss. (Ass: Diana)@ Vanessa - Quero te desejar um Feliz ano novo e que esse

ano a gente consiga fazer a viagem que tanto sonhamos. (Ass: De sua amiga Camila)

@ Denise - Parabéns muitas felicidades que tudo o que vc sonha aconteça. Te adoro. (Ass: Lidiana)

@ Marcelo - Te conhecer foi muito bom, era tudo o que eu faltava na minha vida. Bjsss. (Ass: Bianca)

@ Daniela - Vc me faz muito feliz!!! Cada dia que passo ao seu lado sei o quanto é bom viver.Te amo. (Ass: Lucas)

@ Fábio - Quero muito aproveitar minhas férias aqui com vc, e espero que vc vá também nas suas pro Rio comigo. Te adoro. Bjsss. (Ass: Bianca)

@ Marcus Vinicius - Adoro vc !!!! (Ass: Fernanda)@ Flávia - Adoro estar com vc. (Ass: Marcos Fernando)@ Karina - Vc me faz tão bem. Adoro sentir seu cheiro, seu

corpo, vc é muito especial. (Ass: Flávio)@ Cristiano - A cada dia que passa continuo cada vez mais

apaixonada, vc me faz muito bem!!! Bjss. (Ass: Lidiane)@ Pedro - Como vc está? Faz muito tempo que não te vejo, to

om muita saudade. Bjs. (Ass: Marília)@ Maria Alice - Parabéns, sua filha é linda. Bjs. (Ass:

Beto)

@ Cristiano Boaro Corrêa (07/01), Francisco Ge-cier Soares (13/01), osvaldo Pascoal de Souza (23/01), Paulo Ricardo Boaro (24/01) - Aproveite este dia para desfrutar das coisas boas que fazem você feliz. Feliz Aniversá-rio. (Ass: Família Boaro)

@ nossA MEnsAGEM - ANO NOVO - Faça o que for ne-cessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. (Mário Quintana) = Desejamos que TODOS sejam felizes neste novo ano! (Ass: Equipe/Família ZInHo)

Page 44: O Jornalzinho - Janeiro 2012

44 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

o PorTuguês e o gaToÚlTiMa Coisa que Faria a sogra

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Isaias Silva11-01

Rafa Camacho10-01

Pablo Quintana13-01

Elton Lima13-01

Hernani Gil14-01

O guarda rodoviário manda o sujeito parar o carro:- Seus documentos, por favor. O senhor estava a 130 km/h e a

velocidade máxima nesta estrada é 100.- Não, seu guarda, eu estava a 100, com certeza.Mas a sogra, no banco de trás, corrige:- Ah, MARCO AURÉLIO, que é isso! Você estava a 130 ou mais!O sujeito olha para a sogra com o rosto fervendo.E ela continua:- E sua lanterna direita não está funcionando...-Minha lanterna? Nem sabia disso. Deve ter pifado aqui na es-

trada...A sogra insiste:- Ah, MARCO AURELIO, que mentira! Você vem falando há sema-

nas que precisa consertar a lanterna!O sujeito está fulo e faz sinal à sogra para ficar quieta.- E o senhor está sem o cinto de segurança.-Mas, seu guarda, eu estava com ele. Eu só tirei para pegar os

documentos!- Ah, MARCO AURÉLIO, deixa disso! Você nunca usa o cinto!O sujeito não se contém e grita para a sogra:- CALA A BOCA SUA VELHA BOCUDA !!!!O guarda se inclina e pergunta à senhora:- Ele sempre grita assim com a senhora?

- não, seu guarda: apenas quando bebe...

O português odiava o gato da esposa e resolve dar um fim no coitado.

Coloca o bichinho dentro de um saco, joga no porta-malas do carro e o abandona a 20 quadras de sua casa.

Quando retorna, lá esta o gato em frente ao portão. Nervoso, o português repe-te a operação e abandona o bichinho a 40 quadras de sua casa.

Quando retorna, nova-mente encontra o gato em frente ao portão.

Mais nervoso ainda, pega o gato e anda 10 quadras para a direita, 20 para a es-querda, 30 para baixo e diz:

- Agora quero ver!Cinco minutos depois liga para a esposa:- Maria, o gato está por aí?- Ele esta chegando, por que?- Põe ele no telefone, que eu estou perdido!

Dois baianosConversaM no bar

- Meu rei dá pra você me dizer se o meu zíper tá aberto?- O xente, mas por quê? Você vai querer que eu abra, é?

- Fala logo, rapaz... Tá aber-to ou não tá?

- Não... Tá aberto não...

- Ah, então eu

vou deixar pra mijar amanhã...

Mulher pergunta pro marido:— Meu bem, o que você faria se soubesse que o mundo

fosse acabar daqui a dez minutos?

— Eu faria amor com você, querida!— E nos outros nove minutos e meio?

Page 45: O Jornalzinho - Janeiro 2012

45o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

A hepatite D, também chamada de Delta, é causada pelo vírus D (VHD). Esse vírus depende da presença do vírus do tipo B para infectar uma pessoa. E sua transmissão, assim como a do vírus B, ocorre:

◦Por relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada;

◦Da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;

◦Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, etc), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings;

◦Pela transfusão de sangue infectado.

Da mesma forma que as outras hepatites, a do tipo D pode não apresentar sintomas ou sinais discretos da doença. Quando ocorrem, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Consulte regularmente um médico e faça o teste.

A gravidade da doença depende do momento da infecção pelo vírus D. Pode ocorrer ao mesmo tempo que a contaminação pelo vírus B ou atacar portadores de hepatite B crônica (quando a infecção persiste por mais de seis meses).

Infecção simultânea dos vírus D e B

Na maioria das vezes, manifesta-se da mesma forma que a hepatite aguda B. Não há tratamento específico e a recomendação médica consiste em repouso, alimentação leve e proibição do consumo de bebidas alcoólicas por um ano.

Infecção pelo vírus D em portadores do vírus B

Nesses casos, o fígado pode sofrer danos severos, como cirrose ou até mesmo formas fulminantes de hepatite. Pelo caráter grave dessa forma de hepatite, o diagnóstico deve ser feito o mais rápido possível e o tratamento só pode ser indicado por médico especializado. É a principal causa de cirrose hepática em crianças e adultos jovens, na região amazônica do Brasil.

Como PrevenirComo a hepatite D depende

da presença do vírus B para se reproduzir, as formas de evitá-la são as mesmas do tipo B da doença.

(Fonte: http://www.hepatitesvirais.com.br)

Hepatite D

Page 46: O Jornalzinho - Janeiro 2012

46 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

O espaço físico habitado é onde as coisas e pessoas se relacionam, e por isso têm a capacidade de incentivar ou deprimir, de cuidar ou colocar em risco quem o utiliza. Uma casa adequada atende às necessidades dos indivíduos à medida que eles envelhecem.

Temos que oferecer a essa camada cada vez maior e mais atuante na sociedade uma ambientação mais segura, adequada e confortável. Ao entrar numa casa apropriada, muitas vezes os detalhes passarão despercebidos e isso é muito importante para sua funcionalidade.

A intenção não é fazer da casa um lugar para pessoas diferentes e sim fazer com que seja visualizada como uma casa normal, onde qualquer pessoa, em qualquer circunstância, possa viver bem.

EntradaAcesso à porta da frente: não deve

ter barreiras.Piso da entrada: deve ser

áspero e com marcações claras se existirem desníveis.

Porta da frente: como outras portas, deve conter uma maçaneta tipo alavanca e, de preferência, fechadura sobre a maçaneta. Caso não esteja disponível este modelo, providencie uma fechadura onde o idoso possa colocar a chave com facilidade e tenha que dar o menor número de voltas possível para abrir. As portas da frente e dos fundos da casa devem ter trincos de segurança deslizantes e serem mantidas fechadas por molas aéreas ou dobradiças com molas. Para abrí-las podem ser usados também cartões magnéticos, como os dos hotéis.

Desníveis: são superados por rampas e os capachos e tapetes são presos, colados ou embutidos.

Espaço externo: o lado de fora deve ser bem iluminado, facilitando a visão de quem está do lado de dentro.

QuartoCama: deve ter uma altura que

permita que a pessoa apóie os pés no chão quando sentada.

Cabeceira e pé da cama: serve como encosto e uma colcha ou cobertor, deixados ao pé da cama, impedem que o idoso sinta frio.

Mesa de cabeceira: deve ficar cerca de 10 cm acima da cama, ter as bordas arredondadas e estar fixada no chão ou parede.

Armários: têm as portas leves e acessíveis. O seu interior é iluminado.

Prateleiras: têm alturas variadas.

Gaveteiros: tem puxadores de alça e travas de segurança.

Cabideiros: são baixos e as gavetas têm travas de segurança nos deslizantes.

Janelas: abrem para dentro ou são de correr.

Travesseiros: o uso de mais de um travesseiro é desaconselhável. Ele pode causar sufocamento em pessoas acima dos 80 anos.

Como planejar e organizar a casa

para idosos

(Continua na pág. 47)

Réveillon na AAR e no Purga o Réveillon promovido pela AAR e o Réveillon “Dus Queroso”, na Chácara do Purga, foram concorridos eventos na passagem de ano, com muita música, gente bonita e animação.

Page 47: O Jornalzinho - Janeiro 2012

47o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!

bar Do João JoganDo Praga

o senhor TeM hora?

Como planejar e organizar a casa

para idososBanheiro

Paredes: de alvenaria com resistência suficiente para instalação de barras de segurança.

Box: com espaço interno que permita a circulação de duas pessoas, corrimão lateral e barras de apoio de alturas variáveis. O fechamento deve ser com material inquebrável e firme, com portas de correr ou cortinas.

Piso do Box: coloque proteção antiderrapante no piso e lembre-se que o desnível com relação ao piso do banheiro não pode exceder 1,5cm.

torneira do Chuveiro: de fácil manuseio, suporte.

Porta-toalhas: fica localizado perto do Box.

Assento de banho: com largura de no mínimo 45 cm e altura de 46 cm deve ser fixado no chão.

Porta-objetos e saboneteira: também são fixos.

Chuveiro: deve ser portátil.Banheira: só instale se também

houver espaço para um box. Instale nela barras de segurança e coloque todos os comandos à distância ou mesmo para fora.

Vaso sanitário: aumente em 10 cm a base do vaso em relação ao piso do banheiro. Tenha barras de apoio a uma altura de 30 cm acima do tampo do vaso.

Descarga: simples, com caixa acoplada ou botão.

Ducha higiênica: manual, fica a uma altura de 45 cm do chão, e a papeleira também.

Bancada da pia: deve ter uma altura entre 80 e 85 cm. Coloque um ralo protetor na pia e barras de apoio junto ao lavatório.

Torneiras: de fácil manuseio - podem ser nos modelos meia volta, alavanca ou mesmo com célula fotoelétrica.

Tomadas e interruptores: devem ficar em área seca, próximos à bancada a uma altura entre 1,10 e 1,30m.

Apoios para escovas, lâminas, tubos e remédios: devem ser de material inquebrável, assim como as prateleiras.

Armários: deixe uma área livre para a movimentação das pernas, caso alguém utilize uma cadeira, banqueta ou cadeira de rodas.

Espelho: frontal, com iluminação e pense também em adquirir um espelho de aumento.

DICATenha no armário lanterna, caneta

e lente de aumento para leitura e marcação dos remédios.

Fontes:(www.conscienciaprevencionista.com.br)

(www.organizesuavida.com.br)

(Continuação da pág. 46)

Uma senhora pobre, foi a uma festa de macumba. Chegando lá tinha baixado um espírito na mãe-de-santo, e ele pediu a essa senhora:

— Me traga uma garrafa com champanhe pra mim.E a senhora respondeu:— Ora eu não compro champanhe pra mim, vou comprar pra

você?E a mãe-de-santo:— Então vou te jogar uma praga. Você vai ter dor de dente 3 dias

e 3 noites seguidos.E a senhora dando muita risada tirou as dentaduras da boca e

disse:— Você vai jogar a praga na dentadura de cima ou na de baixo.

Um homem chega a um consultório e pergunta à secretária:— Posso falar com o doutor Aurélio?— O senhor tem hora?O sujeito olha para o relógio e diz:— sim. são 14:30!— Não!— Como não?— Não é isso!— Quer conferir? olhe aqui...— Na verdade, eu quero saber se o senhor é paciente.— O que a senhora acha? Faz seis meses que o safado

não me paga o aluguel do consultório...

Todo dia um certo rapaz chegava no bar do seu João e pedia 3 pingas.

Certo dia o atendente curioso com aquele hábito, perguntou ao rapaz:

- Porque quando você vem aqui você pede sempre 3x a mes-ma coisa.

Ele respondeu:- É porque eu tenho dois irmãos e prometemos que sempre que

fôssemos beber, beberíamos para os 3.Então ele tomou suas três do dia e foi embora.No outro dia ele voltou e pediu 2 pingas.Então o

atendente disse para ele:

- O que aconteceu? Já sei, um de seus irmãos morreu.

Ele res-pondeu:

- não, parei

debeber.

Page 48: O Jornalzinho - Janeiro 2012

48 www.ojornalzinho.com.br // QUE 2012 sEJA UM Ano DE MUITA PAZ!!!o JoRnALZInHo - JAnEIRo / 2012

áries: vai sentir-se muito emotivo e sensível ao longo deste mês, não se deixe levar por ilusões, a sua intuição estará bastante apurada. No sentimental terá alguma ten-dência a insegurança e intranquilidade e isso pode afetar o seu parceiro, tenha mais calma e não deixe transparecer esses sentimentos. No profissional conte sobretudo consi-

go e evite pedir favores. Na saúde terá dificuldades em dormir.

Touro: terá de ter pulso forte e não poderá vacilar quando tomar uma decisão,. No sentimental, a conjuntura mostra que está no caminho certo mas não se esqueça que dos seus sentimentos só a você cabe saber, não comente muito a sua vida. No profissional pode contar com êxitos devido ao seu esforço pessoal, nada será através dos outros. Na

saúde não se esqueça de si e da sua forma física, tire alguns momentos para tratar de si próprio.

Gêmeos: estará muito pensativo e com dificuldades em tomar decisões, conseguirá encontrar respostas no seu in-terior, mas terá medo quando chega a hora de avançar. No sentimental podem surgir alguns desentendimentos e falta de compreensão devido à sua insegurança. No profissional não é o melhor mês para tomar decisões e fazer opções.

Na saúde tendência a constipações e alergias.

Câncer: tendência a conhecer novas pessoas que po-dem alargar os seus horizontes. No sentimental terá evolu-ções surpreendentes e agradáveis que levarão a momen-tos intensos e de paixão. No profissional está um pouco acomodado e há que investir mais nos seus projetos, pois terá bons apoios para pô-los em prática e alcançar os seus

objetivos. Na saúde é uma boa hora para fazer exames médicos.

Leão: deve ser racional e radical no tratamento de ques-tões que o incomodam, todas as mudanças que fizer serão positivas ainda que a médio prazo. No sentimental defina de vez a situação que está vivendo e lhe traz algumas inse-guranças. No profissional não deixe nada por terminar, pois tendem a surgir novas tarefas que serão mais aliciantes.

Na saúde tendência ao surgimento de dores reumáticas devido ás altera-ções de temperatura.

Aquário: não pode se deixar abater caso se sinta limitado e com dificuldade em atingir os seus objetivos, mostre mais força de vontade e determinação. No sentimental terá de fa-zer alguns sacrifícios pelo seu parceiro nomeadamente em termos de disponibilidade de tempo. No profissional não são de prever grandes avanços ao longo deste mês sobretudo

devido à sua falta de paciência. Na saúde tente fazer algum exercício físico.

Peixes: terá evoluções em todos os setores da sua vida fa-zendo com que se sinta feliz e realizado. No sentimental se tem algo a pedir ou a dizer esta é a melhor hora para fazê-lo, tente mudar um pouco a rotina convidando o seu parceiro para um programa diferente. No profissional não deixe que as suas idéias fiquem apenas pelo pensamento, ponha-as

em práticas. Na saúde tendência a problemas de estômago.

Virgem: um mês de boas energias em que tudo se de-senrolará naturalmente e sem grandes problemas. No sen-timental tudo estará tranquilo, mas é necessário investir um pouco mais neste setor. No profissional não descuide nenhum pormenor importante no seu trabalho para manter tudo sem problemas, pode ser chamado para algo sem estar à espera,

mas tudo correrá bem. Na saúde evite terapias caseiras para tratar problemas de saúde.

Libra: será marcado por algumas contradições, para resol-ver use o seu raciocínio de forma racional e sem dar grande importância a opiniões de terceiros. No sentimental vai sentir-se muito apaixonado e o carinho estará presente ao longo de todo o mês. No profissional tudo vai fluir sem problemas e o seu empenho nas atividades que lhe serão propostas será

bastante forte. Na saúde estará muito sensível aos ambientes, evite locais muito populosos.

Escorpião: um mês forte marcado por uma conjuntura for-te em novidades e acontecimentos positivos que vão permitir evoluir. No sentimental uma nova situação pode começar a dizer-lhe algo, tudo aponta que não terá problemas. No pro-fissional não se entregue a novos projetos ou investimentos sem ter garantias de que é possível ir até ao fim, faça tudo por escrito de forma a evitar imprevistos. Na saúde é aconselhá-

vel fazer exames gerais.

Sagitário: terá grande capacidade de ação, obterá impor-tantes avanços principalmente a nível profissional. No senti-mental não terá problemas, estará estável e seguro quanto aos sentimentos que ambos sentem. No profissional vai conseguir brilhar e ser mais forte devido à rapidez com que dará resposta a situações mais complicadas que vão surgir.

Na saúde tendência ao agravamento de estados de cansaço.

Capricórnio: um mês muito propício a mudanças que até podem ser definitivas. No sentimental os relacionamentos no geral vão atravessar ao longo deste mês por momentos de afastamento que servirá para pôr os pensamentos e os sentimentos em ordem. No profissional não terá nenhum obs-táculos ao seu progresso, mas não se deixe ficar, estabeleça novos objetivos de imediato para continuar a evoluir. Na saú-

de a natação pode ser uma boa alternativa.

FONTE: Sites esotéricos

sEMEnTEs

IrmãoRodrigo Dias

[email protected]

Filha do medo, a covardia é a grande vilã para o Ano Novo! Temos diante de nós a aurora de uma nova chance de recomeçarmos nossos planos e prosseguirmos em nossas metas. Você deve pautar suas prioridades para este ano que se inicia, não comece de qualquer jeito...

Quero preparar você para algo: todo aquele que buscar pautar a sua vida em grandes ideais, sonhos e na luz, trilhará seu caminho incomodando as trevas. É como entrar em um quarto escuro, onde alguém dorme e acender a Luz... Qual o resultado?

Tenha ousadia, seja corajoso! Busque o alto! Faça das dificuldades, das incompreensões e da maldade dos pobres de espírito uma alavanca para o seu crescimento! Mas não desista de fazer o bem, o certo e o verdadeiro! Não tenha medo! Sempre tenha os olhos fixos no Cristo, Ele atravessou muitas situações de grande sofrimento, perseguições, ameaças, e tudo isso porque lutava na defesa de suas convicções. Os que vivem na mentira, sempre procuram sufocar a verdade, manipular os fatos, acabam por projetar seus erros, suas malícias e interesses nos outros! Olhe para o Cristo, Ele não deteve-se perante o poderio das forças locais, nem dos prepostos do Império Romano. Não tenha medo, não se acovarde frente a sua história!

A cada obstáculo vencido percebo que vamos ficando desprovidos do medo, mas o que não quer dizer exatamente que nos tornamos corajosos, é necessário se conhecer e vigiar nossas fugas. Lembre-se: não fuja das situações, sejam elas quais forem! O medo engana e paralisa, gera ansiedade e nos faz boicotar a vida, ofuscando a sensibilidade aos bons momentos, ao amor e ao perdão!

Quando se amedrontar, antes de se acovardar, critique seu medo! Coloque-o a luz da verdade que é Cristo! Muitas vezes nosso medo vem de situações não enfrentadas no passado... “Fantasminhas” que agora retornam como monstros!

Enfim, que em 2012 possamos viver um dia de cada vez, com coragem e firmes na fé! Fixe seu olhar em Jesus, reze ao seu Anjo da Guarda, não se prenda ao mal que fizeram ou fazem a você, deixe que cada um colha o que semeou, enfrente a vida de frente, sem deixar para depois e sem transferir para os outros, os problemas que nos surgem e as consequências de nossos erros!

“Covardia é medo consentido; Coragem é medo dominado.”

Ernest Legouvé

A Covardia