o jornalzinho - abril 2012

48
Edição finalizada dia 01/04 - previsão de distribuição entre dias 4 a 07 de Abril == Designer: Rafael Polississo // Fotos: Mauro Boaro // Maquiagem: O Boticário // Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas // Produção e filmagem: Mauro Boaro // Ambientação: Chácara Lima e Lima

Upload: mauro-boaro

Post on 31-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal Mensal de Variedades de São José do Rio Pardo, SP e região.

TRANSCRIPT

Page 1: O Jornalzinho - Abril  2012

Ediçã

o fina

lizad

a dia

01/0

4 - p

revis

ão de

distr

ibuiçã

o entr

e dias

4 a

07

de A

bril

==

Des

igne

r: Ra

fael P

oliss

isso /

/ Fot

os: M

auro

Boa

ro //

Maq

uiag

em: O

Boti

cário

// Ve

ste:

La N

o Lu /

// Ace

ssór

ios:

Elvi

s Bols

as //

Prod

ução

e fi

lmag

em: M

auro

Boa

ro //

Am

bien

taçã

o: C

háca

ra Li

ma e

Lima

Page 2: O Jornalzinho - Abril  2012

2 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

O Jornal não se responsabiliza por artigosassinados e conteúdo de propagandas,

são de responsabilidade de seus autores.

CNPJ: 03.015.123/0001-94Registrado no Orgão Competente

Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745

Redator: Gilmar IshikawaDep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo

Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802)Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan /

Rafael Polississo / Mauro BoaroTiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares

Distribuição: GRATuITA e AleatóriaPeriodicidade: Mensal

Site Internet: www.ojornalzinho.com.brE-Mail: [email protected]

O JornalZinho éuma publicação de:

MASTER PuBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

Nossa meNsagem de PáscoaO ano avança, estamos em abril.

As rotinas se transformam, os dias passam, o trabalho persiste e nós continuamos aqui, trazendo a nossa forma de fazer comunicação. Apre-sentamos nosso resumo daquilo de melhor ocorreu na cida-de e na região, no mês de março.

Neste mês de abril, quando se celebra o tempo de Páscoa – que para as religiões cristãs significa renascimento, transformação, mudança – fazemos votos de que todos estejam dispostos a mudar conceitos, atitu-des, posicionamentos, e que estas mudan-ças sejam sempre para beneficiar a humanidade.

É hora de transformar vontades em decisões, pla-nos em realizações, senti-mentos em solidariedade.

Sejamos mais tolerantes. Tolerân-cia é uma palavra pouco usada no nosso dia a dia, e o exercício dela, na sua plenitude, faz muita diferen-ça. As pessoas tolerantes respei-tam as diferenças - ainda que não concordem com elas - e aceitam a forma como o outro conduz a vida. A pessoa tolerante não se importa com a cor do cabelo, a roupa ou se o outro come de boca aberta. Quem é tolerante simplesmente aceita o ou-tro da forma como ele é: humano, cheio de defeitos e qualida-des; imperfeito.

A tolerância evita a violência, promove amizades, dissemina a boa convivência. Não alcança-remos a paz se não formos tolerantes. Aproveitemos este tempo de renovação para colocar esta palavra cada vez mais em nos-sas vidas.

Ainda no contexto da Páscoa, cabe aqui uma reflexão, a partir da história do milho de pipoca. Pode parecer simples fazer uma pipoca, mas o simbolismo disso em nossas vidas é gigantesco.

“O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro e a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipo-ca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pi-poca, para sempre”.

O milho de pipoca somos nós: du-ros, em estado bruto. É preciso que nos transformemos passando pelo fogo – que pode ser um momento di-fícil na vida, de forma material (como perder algo ou alguém); ou imaterial (como pânico, medo, ansiedade, de-pressão). É isso, queiramos ou não,

que nos faz despertar para nossas outras po-tencialidades. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira e acaba sendo uma pessoa medíocre.

Portanto, não se acomode. Quem se aco-moda nunca saberá sua real potencialidade. É como o milho que não estoura e vira piruá - não muda, não se transforma e permane-ce no fundo da panela, indo depois para o lixo. E nunca dará alegria a alguém... Neste tempo de renovação e renas-cimento, fica a indaga-ção: e você, o que é? Uma pipoca ou um piruá?

Com este espírito de estímulo à renovação,

desejamos a todos, Feliz Páscoa.

Boa leitura e até a próxima!

Quem é esta menina que sorri da vida, sorri para a vida e faz a vida sorrir? Ela já apare-ceu por aqui, na seção Making of, do site, e está de volta para ser a nossa estrela da capa. É Naira Cabral Tempesta, 16 anos, filha de Márcio Teodo-ro Tempesta e Maria de Lourdes Cabral Tempesta. Estudante do ensino médio, na E.E. “Euclides da Cunha”, ela é toda delicada e cheia de dengos, gosta de estar ao lado das pessoas que ama, diz que é preguiçosa, orgulhosa, mas também é dedicada: faz o bem sem olhar a quem. Torce-dora do São Paulo, esta gata curte música eletrônica, adora One (Your name) do grupo de DJs Swedish House Máfia.

Naira, te desejamos muita sorte! Obrigado por estar aqui, na nossa seleção de gatas.

Page 3: O Jornalzinho - Abril  2012

3O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Dj Evandro S!

CLUB DJ

Dj & Produccer Evandro Schiavon(twitter.com/evandrodeejay)

@evandrodeejayContato:

[email protected]/evandro-

schiavon

Nos dias atuais, é cada vez mais difícil encontrar aquele dj com um par de tocadiscos e seu case de discos de vinil.

A tecnologia tem avançado muito, e tem facilitado o serviço para que qualquer pessoa, por exemplo, possa unir as batidas de duas músicas sem fazer nenhum tipo de esforço. Mas uma coisa que ela não te ensina é a habilidade de contar uma história com a música que você toca. Um set sem alma, por mais bem mixado que seja, pode se tornar uma chatice sem fim. Sem as mudanças necessárias, feitas no tempo certo, se torna muito monótono ouvir um DJ, vira um barulho contínuo que ninguém agüenta.

Alguns acham que para ser dj é preciso apenas acertar o “pitch”, outros acham que o importante é o dj ter feeling de pista (saber mandar aquele som na hora certa, e no lugar certo), mas na verdade ser DJ é conhecer música o mais profundamente possível, cultural e tecnicamente, saber administrar e usar este conhecimento de forma estratégica para agradar, divertir, e entreter o público através de uma seqüência musical inteligente. Ser um DJ é praticamente ser um “psicólogo” da pista, onde se deve ler e analisar o comportamento do público e escolher músicas de acordo com certas características sonoras e o objetivo em relação ao comportamento e reação que deseja provocar na maioria das pessoas daquele evento, sem cair o nível(musicalmente). Saber usar os equipamentos, pois ajuda a criar mixagens e apresentações mais dinâmicas.

Atualmente, estamos tendo uma “overdose” de músicas comerciais sendo executadas o tempo todo em rádios do mundo a fora, porém existem milhares de musicas sendo lançadas diariamente, e particularmente, acho uma pena que a grande maioria das pessoas “principalmente na noite” se prendam a estes hits de FM, ouvidos o dia todo.

Abraço a todos! E até a próxima.

TECNOLOGIA E DISCOTECAGEM

Page 4: O Jornalzinho - Abril  2012

4 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

Foto arquivo pessoal

Lavínia Iotti1 ano dia 04/04 parabéns

dos pais: Marcos e Liliana Iotti

COMEMOrANDO 2 ANOS

Foto arquivo pessoal

ANIVErSárIO DA BrUNA PrIMEIrO ANO DA LAVíNIA

Pietro Muciaroni Mantovani1 ano dia 18/04 parabéns dos pais Alex Mantovani e Ana Paula

ANIVErSArIANTESDE ABrIL

(01) - José Carlos Zanetti(01) - Daniel José Campeoto(01) - Aline Juventino da Fonseca(01) - Silvio Zanella(01) - Yan Amaral Ohwada Rocha(01) - Paula Evelize S.Mello(01) - Gabriel Zanella de Souza(02) - Kairo C. Lopes(04) - Arminda da Cunha Piachazepi(04) - Priscila Ferreira Serra(04) - Ezequiel Aparecido Zanella(05) - Douglas A. A. Lopes Gil(06) - Luís Roberto Machado Fonseca(06) - Marcos Pantano(06) - Valéria Barbosa(07) - Iolanda Scatolin Mazzotti(07) - Daniel Garcia Boaro(07) - Rodrigo Sigliano Policiano(08) - Fabiano Boaro de Souza(08) - Tamiris dos Santos Piachazepi(08) - Antônio Claudio Faria(08) - Nilcíneia Agassi Rangel(09) - Leonardo F. Paduelli(09) - Márcia Helena Biacco(09) - Ayme Lea Hanada(10) - Antônio Donizeti Corrêa(10) - Hélio Escudero(11) - Mariana Giantomassi Della Torre(12) - Ana Cláudia Breda Maurício(13) - Maria Isabel Venezian De Mar-tini(13) - Agnaldo Dias Ribeiro(14) - Ricardo Celso Astolpho(14) - Maria Teresa Rolleira(14) - Marianne Costa da Silva(14) - Helena Posso Biacco(15) - Talita Perillo Almeida(15) - Aline Dalbon Pancieri(15) - João Batista Zanitti(16) - Erica Potenza Gusmão Olivieri(16) - Leandro Viadana Paulino(17) - Maria José Alves Manetta(19) - Marcos Henrique Seixas(19) - Giovana Dassan de Oliveira(19) - Carlos Rafael Fugi(20) - Carlos Henrique Marinho Darcie(20) - Natalia Quaio Belanzuole(20) - Danielle Nogueira Dal Bon(21) - Priscila Boaro Corrêa(21) - Mônica Cristina Vianna(22) - Acácio Campeoto Paiva (22) - Lucia Helena T. Zanetti(22) - Laércio Azequiel de Lima(23) - Rogelia Carlesso Nasser(23) - Jorge Aparecido Moreno(23) - Joise Piachazepi(23) - Josi Cristina Surian(24) - Reginaldo Lopes Gil(24) - Marli Inês Salvadori(24) - Gabriel Salvadori(24) - Alessandra Conrrado(25) - Marcelo Biondi Dias(25) - Marina Helena Vianna(26) - Carlos Antonio de Mello(26) - Letícia Zulli Maieru(26) - Eduarda de Mello Estevam(27) - Cirlei Aparecida Baptiston(27) - Ana Paula Ramos Moreira(27) - Nadja Cristina S. dos Santos Mello(27) - Joaquim Rodrigues de Mello Neto(28) - Fabiana Ap. Barbosa(29) - Renata Cintra(30) - Marco Antônio Marsulo

DOIS ANINhOSFoto Líder Foto Líder

PrIMEIrO ANIVErSárIONo dia 17 de março, Maria Fernanda G. Ribeiro Florêncio

e Adriano Florên-cio recepcionaram os amigos e fami-liares para come-morar os dois anos de vida do filho, Lucas, com direito a muitas brincadeiras e to-das as guloseimas do estilo criança.

A Sophia Freitas Estevão, filha de Maria Lúcia de Freitas e Silvio Estevão, com-pletou seu pri-meiro ano de vida, no dia 16 de março. Os pais corujas, cla-ro, convidaram amigos e fami-liares para uma grande festa.

No dia 8 de março, Nicole Peres Prado completou dois anos de vida e comemo-rou com festa, no dia 11, cercada pelo carinho de toda a família, especialmente dos pais Patrícia Figueira Peres Prado e Daniel de Sousa Prado.

No dia 4 de março, Bruna Lopes Cândido, filha de Andrea e Mar-cos, recebeu todos os mi-mos da família e foi o centro das atenções, por ocasião das come-morações de seus 3 anos de vida.

O casal Tamires Mariana de Sordi - Pedro Alves Destro reu-niu os amigos e familiares para cantar os pa-rabéns no pri-meiro ani-versário da filha Lavínia, comemorado no dia 4 de março. Só felicidades!

Foto arquivo pessoal Foto arquivo pessoal Foto arquivo pessoal

Page 5: O Jornalzinho - Abril  2012

5O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

MULhErNO MERCADO DE TRABALHORecentemente, o Instituto Brasi-

leiro de Geografia e Estatística di-vulgou um estudo intitulado: “Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas” em que apresenta um panorama da mulher no mercado de trabalho brasileiro.

Entre os principais resultados destaca-se que o rendimento das mulheres continua inferior ao dos ho-mens. Em 2011, elas recebiam, em média, 72,3% do salário masculino, proporção que se mantém inalterada desde 2009.

Por outro lado, a jornada de tra-balho das mulheres é inferior à dos homens. Em 2011, as mulheres trabalharam, em média, 39,2 horas semanais, contra 43,4 horas dos homens, uma diferença de 4,2 horas. Entretanto, 4,8% das que estavam ocupadas em 2011 gostariam de au-mentar sua jornada semanal.

O setor de administração pública foi o que mais empregou mulheres em 2011 (22,6%), seguido do comér-cio (17,5%), de serviços prestados a empresas (14,9%) e de serviços domésticos (14,5%). Cabe destacar ainda que a mão de obra feminina continua predominante nos serviços domésticos (94,8%) e na administra-ção pública (64,1%).

O levantamento constatou tam-bém que o desnível de inserção entre homens e mulheres foi reduzido em

2011, com as mulheres aumentando sua participação em todas as formas de ocupação. Porém, o maior cres-cimento de participação feminina foi observado no emprego sem carteira no setor privado (36,5% em 2003 para 40,5% em 2011).

Além disso, embora 53,7% da população brasileira com 10 anos ou mais (idade ativa) seja constituída por mulheres, em 2011 elas ainda estavam em menor número entre a população ocupada (45,4%). Outra disparidade é que o percentual de mulheres contribuintes da previdên-cia social (69,2%) é inferior ao de homens (72,4%).

Assim, pode-se concluir que no Brasil as mulheres são maioria na população, mas estão em desvanta-gem no mercado de trabalho.

Page 6: O Jornalzinho - Abril  2012

6 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

Jeferson W.A. rodriguesPerito 3ª Visão Vistoras

Continuando a matéria do mês passado, vamos explicar porque a maioria dos carros fabricados abaixo de 1989 costuma dar trabalho na hora da transferência.

Os veículos abaixo de 1989 não tinham cadastro de motor na Base BIN (Base Nacional de dados do DENATRAN), e também não seguia um padrão de gravação, quando era produzido, a montadora mandava somente os dados que eram necessários, que eram chassi, placa e as principais características como, cor, combustível; devido a esse ocorrido sempre quando vamos transferir o veículo é feita uma pesquisa na Base BIN e não contem a numeração original do motor registrada por não ser obrigado pelo ano de fabricação.

Como devo fazer para conseguir fazer a regularização dentro da lei? Simples, primeiro irá passar por uma vistoria em uma ECV (EMPRESA CREDENCIADA EM VISTORIA) o laudo irá sair reprovado por este motivo de não conter o número na BIN (BASE NACIONAL DE DADOS), logo após a vistoria deverá procurar um despachante de confiança que irá aplicar a resolução 282/2008, realizando uma declaração de procedência lícita do motor com o proprietário, reconhecer firma no cartório do município, e anexar junto com todo o processo de transferência ou regularização do motor, solicitando também que seja feito o AMOT (acrescentar a numeração do motor no campo de observações do documento), evitando assim que em uma próxima transferência não seja preciso realizar o processo novamente, evitando todo o trabalho já feito.

Sempre que for comprar um carro lembre, verifique o campo de observações se já consta o registro do motor, se estiver é porque já foi feito a regularização, caso não tenha não se preocupe, pois agora você já sabe como fazer. Caso vocês leitores tenham alguma dúvida referente aos veículos que forem comprar fiquem à vontade para nos fazer uma visita e esclarecer suas duvidas ou mandem um email para: [email protected][email protected] – ou acessem o site www.terceiravisao.com

Um grande abraço e até o mês que vem.

Page 7: O Jornalzinho - Abril  2012

7O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Foto arquivo pessoal

Fotos arquivo pessoal

Parabéns ao ‘Vô Luizinho Abichabki’ Pedala, “Graminha”!

Talita Beatriz de Pauli FerraioloCRP: 06/85655

Psicóloga Clínica e Hospitalar.Clínica Criare - 3608-8299

email: [email protected]

Psicologia

Quem nunca se deparou com uma mentirinha que

seu filho contou? É muito comum vermos as

crianças mentirem ou omitir fatos importantes, mas elas têm alguns motivos para isso e os pais podem ajudá-las.

Alguns especialistas falam que muitas vezes, as crianças mentem por medo e essa é uma forma dela mostrar que algo não está indo bem com ela. Também mentem por ter o medo de ser reprovada, castigada e até mesmo de não corresponder às expectativas dos pais.

O que podemos fazer quando desconfiamos

de uma mentira?É sempre melhor entender o motivo

que está por trás dessa mentira, pois esta pode estar escondendo alguma situação que amedronta seu filho. É importante não chamá-lo de mentiroso, ou usar o castigo ou qualquer forma de punição, e sim explicar-lhe que mentir não é a melhor forma de enfrentar as coisas e que isso traz consequências para ele e para os outros.

É importante os pais saberem que nem tudo o que a criança fala e que não corresponde à verdade é mentira. Até os cinco ou seis anos de idade ela vivencia um período natural de fantasia, que é a fase de faz-de-conta em que elas brincam e criam histórias. Mas, passada essa fase é importante os pais orientarem o que é verdade e mentira e mesmo sabendo dessa diferença, as crianças podem elaborar histórias.

Os pais precisam tomar cuidado, pois não vai adiantar incentivar o filho a falar sempre a verdade, mas você sempre fala uma mentirinha aqui e ali, poisa criança pode crescer achando que mentir é permitido e vai formando habilidades negativas e desenvolvendo o risco de ir para um caminho patológico.

Portanto, é sempre importante manter um

diálogo aberto com seus filhos, pois isso diminui

muito as chances deuma mentirinha

É só uma mentirinha!

Classic FightNa noite de 10 de março, os me-

lhores lutadores da região se encon-traram em São José do Rio Pardo para a terceira edição do Classic Fight. O evento teve sua estrutura montada no Rio Pardo FC, onde dez combates de várias categorias foram realizados. O público compareceu para prestigiar e torcer.

O ciclista Ed Carlos Guedes Nogueira, “Graminha”, está em plena atividade na tem-porada de mountain bike 2012. Em 25 de março, competiu na primeira etapa da Copa Internacional, em Araxá (MG). Terminou no Top 10 da categoria sub-35, categoria que reuniu mais de 100 competidores. A Copa Internacional é um dos maiores eventos do MTB Sul-americano. É a força da região, em busca de sucesso no esporte!

Pessoa das mais queridas desta cidade, homem de muitas histórias e um ciclo de amizades pra lá de especiais, Luizinho Abichabki completou 85 anos de vida no dia 29 de março. A lembrança foi fei-ta pelo casal Marcelo e Rita, mais as netas Nathália e Amanda. “Com muita alegria comemoramos esta data ao lado desta pessoa tão maravilhosa que nos surpreende a cada dia com tanta vivacidade. É um prazer enorme tê-lo como exemplo de vida e poder pas-sar aos nossos filhos tanta integrida-de e vontade de viver. Parabéns, Vô! Felicidades! Amamos você”. Esta foi a mensagem, da família. Nos unimos a estes cumprimentos, desejando ao professor Luizi-nho, muita saúde!

Page 8: O Jornalzinho - Abril  2012

8 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

01 - Dia do Humanismo 01 - Dia da mentira 05 - Dia do Propagandista 07 - Dia Mundial da Saúde07 - Dia do Corretor 07 - Dia do Médico Legista 08 - Dia Mundial de Combate ao Câncer

08 - Páscoa08 - Dia do Correio 08 - Dia do Profissional de Marketing 09 - Dia do Aço 10 - Dia da Engenharia Militar 12 - Dia do Obstetra 13 - Dia do Office-Boy 13 - Dia dos Jovens 13 - Dia Internacional do Beijo

14 - Dia Pan-Americano 14 - Dia da Américas 15 - Dia da Conservação do Solo 15 - Dia Mundial do desenhista 15 - Dia do Desarmamento Infantil 16 - Dia da Voz 18 - Dia do Livro Infantil 18 - Dia do Amigo 19 - Dia do Índio 19 - Dia do Exército Brasileiro 20 - Dia do Disco 20 - Dia do Diplomata 21 - Dia do Metalúrgico 21 - Dia da Polícia Civil 21 - Dia da Latinidade 21 - Dia de Tiradentes (1792) 22 - Descobrimento do Brasil (1500) 22 - Dia do Planeta Terra 22 - Dia da Força Aérea Brasileira 22 - Dia da Comunidade Luso-Brasileira 23 - Dia Mundial do Escoteiro23 - Dia Mundial do Livro 24 - Dia do Agente de Viagem 24 - Dia Internacional do Jovem Trabalhador 25 - Dia do Contabilista 25 - Dia da O.N.U. 25 - Dia Internacional do Rádio Amador 26 - 1ª Missa no Brasil (1500) 26 - Dia do Engraxate 26 - Dia do Goleiro 27 - Dia da Empregada Doméstica 27 - Dia do Sacerdote 28 - Dia da Sogra 28 - Dia da Educação 28 - Dia do Cartão Postal 30 - Dia do Ferroviário 30 - Criação da O.E.A. (1948)

DatasComemorativas

de Abril

Page 9: O Jornalzinho - Abril  2012

9O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Rita

de

Cás

sia

M. d

e A

ndra

deN

utric

ioni

sta

rita_

andr

ade8

8@ya

hoo.

com

.br

Nutrição

Antes de definir Hipertensão Arterial devemos entender o que é Pressão Arterial. O coração bombeia sangue para os demais órgãos do corpo sendo gerada uma tensão na parede das artérias denominada pressão arterial. Quando essa pressão é elevada a níveis iguais ou superiores a 140/90 mmHg em pelo menos duas aferições subseqüentes temos a síndrome clínica chamada hipertensão arterial.

Geralmente é uma doença silenciosa, não dói e não provoca sintomas, porém pode causar sérios problemas a saúde. A hipertensão não tem cura, mas pode-se, através de tratamento e mudança no estilo de vida, manter controlados os níveis da pressão arterial. Seguindo essas recomendações, a pessoa poderá ter uma vida normal, tranqüila e segura.

O principal vilão dessa síndrome é o sódio, componente do sal de cozinha e de outros conservantes. Age no organismo como uma esponja, retendo água e favorecendo a elevação da pressão arterial.

Assim, as pessoas com hipertensão devem diminuir a ingestão de sal, sendo uma ótima alternativa sua substituição por temperos naturais como: cebola, alho, cheiro verde, limão, pimentão, tomate, entre outros.

Alguns alimentos devem ser evitados como: temperos prontos com sal, alimentos industrializados, caldo de carne concentrado, carnes defumadas e salgadas, enlatados e conservas (ervilha, milho, palmito e azeitona), mortadela, presunto, queijos curados, salsicha, salame e salgadinhos. Quando utilizar adoçantes dê preferência aos que não possuam ciclamato de sódio e sacarina sódica em sua composição.

Parar de fumar e não consumir bebidas alcoólicas é muito importante no controle da hipertensão bem como a manutenção do peso corporal dentro da faixa de normalidade.

Use a criatividade, consuma alimentos de todos os grupos (cereais integrais, frutas e hortaliças, leguminosas, carnes, leite e derivados) e varie o máximo possível seu cardápio. Consulte sempre um nutricionista.

Fonte: Krause Alimentos, Nutrição e Dietoterapia.

Alimentação ehipertensão Arterial

Cr

N-3

354

70/P

Festa de 15 anospara Mariely

Festa de 15 anospara Maria Carolina

Festa de 15 anospara Juliana

Festa de 15 anospara a Lara

Na noite de 17 de março, Lara Coaglio Martins, filha de Carmem Rita Coaglio Martins e Valdeci Batista Martins, recebeu todo o carinho dos amigos, fami-liares e demais convidados, por ocasião da festa em que comemorou seus 15 anos de idade. Uma noite de alegrias e emoções no O Grêmio Nestlé.

Na noite de 24 de março, Juliana Brambilla de Andrade foi o centro das atenções no Castelo dos Sonhos, onde come-morou seus 15 anos de vida, em festa cheia de mimos, emoções e alegrias, oferecida pelos pais Regina Célia Brambilla de Andrade e An-tonio Reis de Andrade.

Quem também festejou 15 anos de idade, em março, com direito a todas as tradições da data foi a Maria Caroline da Silva Gaiardo, filha de Rosemara Aparecida da Silva Gaiardo e Jose Emilio Gaiardo. Ela rece-beu amigos e demais convidados na Chácara São Francisco, no dia 24.

Na noite de 9 de março, Mariely Fel-tran de Carlo, filha de Leandro de Carlo e Viviane Ap. Feltran de Carlo, recebeu os ami-gos e familiares para festejar seus 15 anos de idade, no melhor estilo debutante, com todo o carinho que a data requer.

Foto

arq

uivo

pes

soal

Foto LíderFoto Líder Foto Líder

Page 10: O Jornalzinho - Abril  2012

10 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

o PriNciPalNa vida...

(Enviado por Eloisa Trinca)

recaídas na dependência

reuniões:Toda segunda-feira

as 19:30h nas escolas:-“ Dr João Gabriel

ribeiro”- Vila Pereira e“Stella Couvert ribeiro”

- Bairro Sto Antônio

Quando nosso querido familiar entra em tratamento nos sentimos aliviados, afinal ele saiu das ruas, talvez agora possamos dormir tranqüilos, é a esperança de que dias melhores virão. Mas logo invade nossa mente e consome nossa alma aquele medo de: como será quando ele sair da clínica?; e se ele recair?

Outro dia ouvi uma mãe fazendo uma pergunta que sinto todo familiar gostaria de fazer: “por que uma pessoa que viveu o inferno do uso das drogas, depois de ter experimentado o céu da recuperação pode voltar ao uso?” Em outras palavras, o que levaria nosso adicto já em recuperação a ter recaídas? Por que muitos deles acabam tendo inúmeras internações?

Acredito que esta pessoa ainda não tomou consciência de sua doença, continua pensando que pode controlar-se, engana a si própria, volta a usar uma droga que julga ser mais fraca... Que triste ilusão! Esta é a porta de entrada para voltar de onde saiu, ou seja, o fundo do poço.

Tenho percebido ao longo da minha caminhada que não basta o adicto “tapar a garrafa” é preciso, se conhecer, distinguir seus defeitos de caráter e também suas qualidades, pois só assim ele saberá perceber o seu ponto fraco. Evitar lugares e pessoas que lhe façam lembrar-se da época da ativa é primordial. Ele precisa se vigiar o tempo todo, o próprio Jesus nos diz: “vigiai e orai para não cair em tentação”. (Mt 26,41)

Lembrem-se só quando nos abrimos as nossas limitações e riquezas é que conseguiremos respeitar as riquezas e limitações do outro.

Só por hoje funciona! Basta querer.

Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia:

“Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal.

Lembre-se, porém, de uma coisa: De-pois que você sair, a porta se fechará para sempre.

Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal...

A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas.

Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental.

A voz misteriosa falou novamente:“Você só tem oito minutos.”Esgotados os oito minutos, a mulher carrega-

da de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou... Lembrou-se, então, que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre! O mesmo acontece, as vezes, conosco.

Temos uns oitenta anos para viver neste mundo. Somos advertidos: Não se esqueça do principal! ”E o principal são os valores espirituais, a oração, a vigilância, a família, os amigos, a vida!!!

Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais os fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado... Assim, esgotamos o nosso tempo aqui, e deixamos de lado o essencial: “Os tesouros da alma!”

Que jamais nos esqueçamos que a vida, neste mundo, passa rápido e que a morte chega de inesperado.

E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerão as lamentações.

Portanto, que jamais nos esqueçamos do principal!

Mensagem recebida de um amigo, que recebeu de um amigo, e que enviará para um amigo... “Se Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coi-sas e usamos as pessoas?”

DESEJO-LHE TODA FELICIDADE DO MUNDO UM FORTE ABRAÇO!!!

Bra

nco

Neg

ro

Pobr

e

ric

o

Gay

hét

ero

Cat

ólic

o

Evan

gélic

o

Jude

u

Entendeu a diferença?

Ou quer que desenhe mais!?

Page 11: O Jornalzinho - Abril  2012

11O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Maria Elisa Carriero Em minha cesta de Páscoa, você

encontrará muitos desejos para o amor e a felicidade, para a saúde e a prosperidade, para a sabedoria e o conhecimento.

Desejo saúde, felicidades, ale-gria, equilíbrio e harmonia.

Que continue tentando alcançar suas estrelas. Que realize seus so-nhos.

Que tenha bastante riqueza para atender suas necessidades, e sem-pre lembre que o tesouro real da vida é o amor e a caridade.

Pela lei fundamental da natureza, todas as coisas se renovam constan-temente, cumprem um ciclo e se re-novam. Deus deu-nos as estações – cada uma com suas próprias belezas e razão, cada uma significando uma benção, uma alegria, e o sentimento do amor.

Deus deu-nos sonhos – cada um com seu próprio segredo, cada um emitido para dar-nos sentimentos de inspiração, esperança, e tranqui-lidade. Deus deu-nos a luz do sol, o arco-íris e a chuva, a beleza e a liberdade da natureza para ensinar--nos a sabedoria.

Deus deu-nos a habilidade de en-frentar cada novo dia com coragem, sabedoria, e um sorriso de saber que seja o que tivermos que enfrentar é mais fácil com Deus habitando em nossos corações. Sobretudo, Deus deu-nos amigos para ensinar-nos sobre o amor e para guiar- nos atra-vés deste mundo, e Ele está sempre disponível para ajudar-nos para uma compreensão maior e compartilhar e dar mais amor.

Desejo que seja capaz de mu-dar, partilhar a vida na esperança, lutando para vencer todo sofrimento. Ajudando mais gente a ser gente, vivendo em constante libertação, acreditando na vida que vence a morte. Dizendo sim ao amor e à vida, investindo na fraternidade, e lutando por um mundo melhor, vivenciando a solidariedade e a caridade. Renasça, faça uma nova chance para melho-rar as coisas que não gostamos em nós, para sermos mais felizes por co-nhecermos a nós mesmos mais um pouquinho. E veja que hoje… somos melhores do que fomos ontem.

Feliz Páscoa!!Fonte: sempretops.com/bilibio.com.br

Page 12: O Jornalzinho - Abril  2012

www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 201212

Cezar Roberto Teixeira P. JuniorEngenheiro Químico

com ênfase em Ciências AmbientaisCREA- SP 5063433518

ConscientizaçãoAmbientalOs rios mais

poluídos do mundoNo dia 22 d março foi comemora-

do o Dia Mundial da Água, que infeliz-mente ainda é uma data como autra para milhões de pessoas que não tem consciência dos grandes pro-blemas que enfrentamos no que se diz respeito da água, principalmente potável. Hoje temos no mundo rios com grandes problemas de poluição maiores que o próprio Rio Tietê. Apresentaremos alguns:

rio CitarumÉ o rio mais poluído do mundo.

Fica próximo a Jacarta, capital da In-donésia. Mais de 500 fábricas, muitas delas de produtos têxteis que exigem tratamento químico específico se-gundo as regulamentações interna-cionais, não o fazem, lançando “in natura” produtos químicos altamente tóxicos no rio.

rio YamunaÉ o maior afluente do Rio Ganges.

É um dos rios mais poluídos do mun-do. Dados apontam que 58% dos re-síduos da capital indiana, Nova Deli, é despejado nele.

rio AmareloO Rio Amarelo é o segundo mais

longo rio da China e é a principal fon-te de água para milhões de pessoas no norte do país. Ele é altamente po-luído devido ao derrame de petróleo.

rio Marilao, FilipinasPlásticos, chinelos, carcaças de

cachorros é umas das coisas que você pode encontrar nesse rio, ape-sar do governo fazer várias campa-nhas no local, as famílias ainda conti-nuam jogando lixo sem se incomodar com tal sujeira.

rio Ganges, índiaGanges é o rio mais sagrado para

os hindus. Estima-se que 2.000.000 de pessoas ritualmente banham--se diariamente neste rio, apesar de não ser seguro por ter muito resíduo químico, esgoto e muitos cadáveres - que são jogados em rituais de pu-rificação. Apesar disso, as pessoas não se incomodam em se banhar em suas águas.

rio Songhua, ChinaTotalmente contaminado por Ben-

zeno, tendo como conseqüência vá-rios peixes mortos.

Fontes: http://www.zevarieda-des.com/os-rios-mais-poluidos-

-do-mundo/

http://mundogump.blogspot.com.br/2007/06/o-rio-mais-polu-

do-do-mundo.html

happy hour da CargillNa noite de 31 de março o pessoal da Cargill Rio Pardo se encontrou na Chácara Ouro Verde para curtir mais uma happy hour, promovida pelo

Grêmio. Famílias inteiras marcaram presença, num clima de grande confraternização e alegria, o que é marca registrada dessa galera quando se junta. A música ficou por conta de William & Well, com farta mesa servida pelo Buffet Assunção.

Page 13: O Jornalzinho - Abril  2012

13O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Neuróticos AnônimosMais de 40 anos dedicados à Saú-

de Emocional no Brasil. Essa Irman-dade há 33 anos em São José tem o propósito primordial de transmitir a mensagem de N/A aos neuróticos que ainda sofrem. Os companheiros em recuperação ajudam os que se encontram em sofrimento a encon-trar o Equilíbrio Emocional e assim evitar a Depressão.

O que é N/A? É uma Irman-dade de Homens e Mulheres com a finalidade de nos ajudar a recuperar da neurose através da prática do Programa de Recuperação de A/A, adaptado para o N/A, ajudando as-sim a encontrar a serenidade tão desejada nos dia de hoje. O único requisito para se tornar membro desta Irmandade é o desejo de recu-perar-se da neurose.

Para Neuróticos Anôni-mos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer grau, segundo ela mes-ma o reconheça. Não estamos filia-dos a nenhuma seita ou organização religiosa, movimento político ou a qualquer outra instituição. Não toma-mos parte em controvérsias públicas e não defendemos nem combatemos nenhuma causa.

Nosso propósito é recupe-rar-nos e ajudar outras pessoas a en-contrarem também uma vida serena, equilibrada e feliz. Fala-se tanto em depressão e em nossa cidade existe um lugar que nos ajuda a entender e sair dela. Nossa Irmandade é não profissional, mas possuí uma riquís-sima literatura que nos ajuda a com-preender essa inexplicável dor que a Depressão traz.

Com os 12 Passos e as 12 Tradições, en-contramos a saída para essa terrível doença. A aplicação dos Passos nos ensina a viver com equilíbrio emocional

e a fiel observância das Tradições nos educa para a convivência har-moniosa com Deus e com os demais seres humanos.

Endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19h30min. Centro Comunitário do Cassucci, às 3ªs feiras, às 19:30h.

Mais informações:www.neuroticosanonimos.org.br

rio Pardo MotofestComo parte das comemorações

pelos 147 anos de São José do Rio Pardo, motociclistas de cida-des vizinhas e de outras regiões do Estado estiveram por aqui, nos dias 16, 17 e 18 de março, para a 8ª edição do rio Pardo Motofest, realizado no pátio do ginásio municipal de es-portes. Dentre as atividades, houve apresentações musicais com vá-rias bandas, além de exibições de acrobacias em motocicletas. Muita gente prestigiou o evento.

Page 14: O Jornalzinho - Abril  2012

14 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

01 - São Hugo

02 - São Francisco de Paula03 - São Luís Scrosoppi04 - Santo Isidoro de Sevilha05 - São Vicente Ferrer06 - São Marcelino07 - São João Batista de La Salle08 - Santa Júlia Billiart09 - Santa Maria de Cléofas10 - Santa Madalena de Canossa11 - Santa Gema Galgani12 - São Julio I13 - São Martinho I14 - Santa Liduína (Lidvina)15 - César de Bus16 - Santa Bernadete Soubirous17 - Santo Aniceto18 - São Galdino19 - Santo Expedito20 - São Teodoro21 - Santo Anselmo22 - São Caio23 - São Jorge24 - São Fidelis de Sigmaringen25 - São Marcos - Evangelista26 - Santo Anacleto27 - Santa Zita28 - São Pedro Chanel29 - Santa Catarina de Sena

30 - São José Benedito Cotolengo

Santosdo mês de Abril

Page 15: O Jornalzinho - Abril  2012

15O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

A Semana Santa é muito mais que um simples feriado, mas, é uma semana, para todos os cristãos, que se comemora a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Tem início no domingo de Ramos e término no domingo de Páscoa.

Durante toda a semana, são realizados vários eventos religiosos para relembrar todos os passos de Jesus durante esse período. Assim, no domingo de Ramos, é relembrada a entrada de Jesus em Jerusalém.

Posteriormente os demais dias da semana santa são relembrados e na quarta-feira santa é encerrado o período da quaresma. Na quinta-feira santa, é voltada para a celebração da última ceia e o lava-pés. A sexta-feira é denominada sexta-feira da paixão onde se recorda a morte de Jesus.

O Sábado é conhecido como sábado de aleluia. Já o Domingo é o dia em que é comemorada a ressurreição de Jesus.

Além de participar das comemorações religiosas, algumas

pessoas gostam de aproveitar o feriado para viajar. Então, para

quem deseja se programar para a semana santa 2012

confira as datas:

01/04/2012 (Domingo) – Domingo de ramos

02/04/2012 (Segunda-Feira) – Segunda-Feira Santa

03/04/2012 (Terça-Feira) – Terça-Feira Santa

04/04/2012 (Quarta-Feira) – Quarta-Feira de Cinzas

05/05/2012 (Quinta-Feira) – Quinta-Feira Santa06/04/2012 (Sexta-Feira) –

Sexta-Feira Santa,Paixão de Cristo

07/04/2012 (Sábado) –Sábado de Aleluia08/04/2012 (Domingo) –

Domingo de Páscoa – ressurreição

Porém, para quem não quiser viajar nesta data, saiba que o ano de 2012 terá muitos feriados e muitos deles cairão na quinta e na sexta. Com certeza não faltarão oportunidades para você viajar com sua família, amigos.

Semana Santa

Fonte: www.defolga.com

Parabéns, Thalita Aniversário da Maria Eduarda Parabéns, renatoRegistramos aqui o aniversário da gatinha

Thalita Nalio Govoni, que completou 16 anos de vida no dia 8 de março, recebendo todo o carinho dos pais Rogério Antonio Govoni e Sueli de Fatima Nalio, e da irmã coruja, Thais Nalio.

No dia 18 de março, quem festejou idade nova foi José renato Blasi. Ele comemorou com amigos e familiares com festa no Grêmio Nestlé.

No dia 2 de março, Marcelo Zamai e Elaine come-moraram o aniversário da filha Maria Eduarda, com direito a praia e tudo mais.

Foto arquivo pessoal

Foto arquivo pessoal Foto arquivo pessoal

Page 16: O Jornalzinho - Abril  2012

16 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

Em UbatubaEm Angra

Foto

arq

uivo

pes

soal

Para a igreja, a mais importante festa do calendário cristão, para os comerciantes, uma ótima oportunidade de ganhar muito dinheiro, mas para as crianças, muito chocolate. A Páscoa é, sem sombra de dúvida, um dos feriados mais populares do Brasil e do mundo, mesmo que pouca gente pare para refletir sobre ele.

A Páscoa 2012 cai então no dia 08 de abril, mas quem sabe realmente as razões desse feriado móvel movido a muitos ovos de chocolate?

Páscoa SignificadoMesmo sendo um evento cristão

a Páscoa acaba tendo suas raízes enfincadas tanto na Igreja quando em alguns costumes judeus e até pagões. Em linhas gerais, é ela que representa a ressurreição de Jesus Cristo dois dias depois de ser crucificado (na sexta-feira santa), o que faz então com que a Páscoa represente a ida de Jesus ao céu, sua passagem para o reino de Deus.

É daí que vem seu nome, do hebreu Pessach, que quer dizer passagem. Mas, em um desses nós que a história não faz questão de desatar, a data e a celebração parecem surgir diante de um feriado judeu que festeja a libertação judaica pelo faraó, que resultou no Êxodo, talvez também um significado muito mais propício para a expressão “passagem”.

Mas quem sai na frente na disputa pelo significado da páscoa acaba sendo mesmo os pagões, que celebram nessa data a “passagem” (olha ai ela de novo) de uma estação. E a mistura com os significados pagões não fica só por ai, já que durante essas festividades, a principal estrela e homenageada era ninguém mais, ninguém menos, que Ostera (alguém lembrou em “Easter”, páscoa da língua inglesa) deusa da fertilidade, que, muitas vezes era representada por um coelho.

O chocolate… bom, o chocolate veio por imposição do século XX que precisa vender cacau, mas isso pouco importa.

Mas e a data afinal? A data é simples e, na verdade, é dela que a igreja católica organiza todo seu calendário de festas moveis. O dia da páscoa 2012 então é o primeiro domingo depois da primeira lua cheia que acontece assim que ocorrer o equinócio, parece complicado, mas não é e um calendário lunar facilita bem essa conta. É então a partir da páscoa que se localiza a Quarta-feira de Cinzas (fim do carnaval), já que ela é sempre 46 dias antes da Páscoa, um dia depois do fim da “festa da carne”.

Fonte: /dicashoje.com.br

Páscoa

Aproveitando a folga das atividades do encontro anual da em-presa em que t r a b a l h a m , ocorrido nos dias 2, 3 e 4 de março, Guilherme Cassucci e ronal-do Zanetti deram uma esticada para curtir momen-tos de lazer em Angra dos reis.

Para aproveitar o feriadão municipal, decorrente do aniversário de São José do Rio Pardo, ro-naldo Donizeti Bernardes reuniu cerca de 100 pessoas e montou uma excursão para o litoral paulista, com destino a Ubatuba. Entre os dias 15 e 19 de março, a galera ficou curtindo a Praia Grande. Parte do grupo está na foto.

Foto

arq

uivo

pes

soal

Page 17: O Jornalzinho - Abril  2012

17O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

GAMESGAMES

Éric Trinca NogueiraBattlefield 3

Battlefield 3 dá seqüência à consagrada franquia shooter da DICE, acrescentando à fórmula tradicional da série novas possibilidades estratégicas, bem como unidades inéditas e um tratamento gráfico diferenciado. Para dar vazão ao caos épico reinante no título, a desenvolvedora também acrescentou novos mapas, consideravelmente mais extensos do que os que se podia encontrar em títulos anteriores.

Uma das principais adições de BF 3 vem na forma de um modo campanha história completo e cheio de reviravoltas. Em uma das missões, por exemplo, os fuzileiros navais precisam abrir caminho através da cidade de Sulaymaniyah (Curdistão) - embora a história não fique restrita ao Oriente Médio, levando a guerra também para regiões urbanas dos EUA e da Europa. O clima bélico ainda ganha considerável upgrade com a adição de novos veículos, com destaque para o retorno dos caças.

Battlefield 3 traz diversos bônus e equipamentos capazes de conferir especializações. Dessa forma, as quatro classes originais servem apenas como padrões iniciais, com diferenciações adicionadas posteriormente. Mesmo que dois jogadores escolham a classe Engenheiro, um deles pode buscar bonificações de armas antiblindados, enquanto que o outro focaria no reparo de veículos.

Battlefield 3 não é apenas caótico, mas também bastante realista. Por trás de uma destruição sem precedentes dos elementos que forma o cenário, surge uma nova versão da engine Frostbite - chamada de Frostbite 2. Já as animações representam a parte da EA no desenvolvimento, que disponibilizou a tecnologia utilizada nos jogos da série FIFA para a construção dos personagens.

Page 18: O Jornalzinho - Abril  2012

18 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira, nasceu em Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. Faleceu em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Conhecido como Tiradentes, era filho do português Domingos da Silva Santos e da brasileira Antônia da Encarnação Xavier.

Foi criado pelo padrinho depois de ficar órfão aos 11 anos. Seu padrinho era cirurgião, Tiradentes trabalhou como mascate, minerador, farmacêutico e dentista. Teve sociedade numa botica de assistência aos pobres de Vila Rica.

Na mineração desenvolveu conhecimentos técnicos, passando

a ser técnico em reconhecimento de terrenos; trabalhou para o governo no levantamento do sertão brasileiro. Alistou-se na tropa da capitania de Minas Gerais, sendo nomeada pela rainha Maria I, comandante da patrulha do Caminho Novo em 1781.

Já criticava a exploração da metrópole sobre a colônia. Pediu licença do posto de alferes por não conseguir a sonhada promoção militar. Durante um ano morou no Rio de Janeiro, época em que desenvolveu projetos a canalização dos rios Andaraí e Maracanã, não aceitos pelo vice-rei.

A frustração na recusa de seu projeto aumentou sua repulsa pela submissão a Portugal. Organizou um movimento com Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto. O movimento se inspirou nas idéias iluministas e na independência das colônias norte-americanas.

Nessa época, os moradores de Minas já não conseguiam pagar as cem arrobas de ouro anuais à Fazenda Real. A decretação da derrama aprofundou ainda mais a rejeição à metrópole, pois definia uma cobrança forçada de 538 arrobas de ouro em impostos atrasados.

Os inconfidentes saíram às ruas dando vivas à República com grande adesão popular, antes de se tornar numa revolução de fato, devedores da Fazenda Real delataram os atos dos inconfidentes. Tiradentes foi traído e sobrecarregado de toda pena.

Recaiu sobre Tiradentes a culpa total pelo movimento, foi o único conspirador condenado à morte. Em 21 de abril de 1792, percorreu em procissão nas ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro em direção a atual Praça Tiradentes, onde foi executado, esquartejado e salgado. Tornou-se um mártir e herói da Independência e da República.

Fontes: www.historiabrasileira.com

Tiradentes

Page 19: O Jornalzinho - Abril  2012

19O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

O outono é a terceira estação do ano e vem em seguida ao verão. Como vivemos num país de clima tropical, as estações não são bem-definidas. Naturalmente, apresentam alguma diferença entre si, mas não tão acentuadamente como nos países de clima temperado.

É o tempo da colheita de muitos produtos agrícolas. Há arvores que perdem suas folhas no outono, principalmente nas regiões frias.

E sem folhas, elas atravessam o inverno, voltando a brotar semente na primavera.

Mas por que as árvores perdem suas folhas?

A energia de que a planta necessita para se manter viva vem da luz solar. Com os dias mais curtos do outono e a conseqüente redução da luz disponível, as árvores precisam economizar energia e o fazem retirando nutrientes das folhas e concentrando no caule.

Sem nutrientes, as folhas ressecam e caem. Mas a árvore permanece viva porque, apesar da menor intensidade de luz, ela consegue produzir energia suficiente para sustentar seu corpo sem as folhas.

Portanto, é durante o outono, quando elimina todas ou parte de suas folhas, que as árvores se preparam para atravessar o inverno.

Quando a primavera chegar e a temperatura voltar a subir, a energia armazenada no caule será usada para gerar novas folhas, flores e frutos.

Cuidados no OutonoA primeira tarefa, com a chegada

do outono, é recuperar os jardins do calor que eles sofreram no verão.

É a época ideal para a realização de uma limpeza geral e para a adubação das plantas.

O ideal é começar eliminando ervas daninhas e insetos que possam ter invadido vasos e jardins, além de folhas e galhos secos que podem ser retirados com uma poda de limpeza.

A época é boa também para se fazer uma escarificação do solo dos canteiros, aumentando a oxigenação das raízes. Para isso, evite pás ou enxadas e prefira um escarificador que danifica menos as plantas.

Ao realizar a poda, faça apenas uma limpeza, extraindo folhas amareladas e galhos ressecados. E evite as plantas com floração prevista para o inverno ou para o início da primavera. Isto pode prejudicar o nascimento das flores. Prefira sempre tesouras de ponta fina para cercas vivas e arbustos, e outras mais adequadas para plantas de haste lenhosa.

Para a adubação da terra, prepare o solo revolvendo a superfície da terra e dê sempre preferência a adubos orgânicos, como o húmus de minhoca, a torta de mamona e a farinha de osso.

Por fim, é importante lembrar que a quantidade de água das regas deve ser diminuída durante o outono, já que, com o fim do calor do verão, a evaporação é menor.

Fonte: www.velhosamigos.com.br

Outono

Page 20: O Jornalzinho - Abril  2012

20 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012(Fonte: http://chefnutri.wordpress.com)

FrutasAbacate, banana-prata, caqui,

coco, figo, laranja-pêra, limão Taiti, mamão, maracujá, tangerina, poncã, uva, laranja, maçã, melancia, melão, pêra, goiaba, caqui, ameixa, banana-maçã, escarola, jaca, kiwi, tangerina cravo.

LegumesAbobrinha, alho poró, almeirão,

batata doce/ amarela e rosada, alface, beterraba, nabo, pimenta vermelha, repolho, tomate, mandioca, berinjela, cebolinha, chicória, chuchu, milho verde, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, rúcula.

Conselhos úteis- Melancia: esta fruta possui

propriedades diuréticas. Na hora da compra dê preferência àquelas mais firmes, lisas e limpas.

- Melão: para comprar, devem ser escolhidos os que tenham casca

firme, coloração viva e livre de rachaduras. Quando comprimidos nas extremidades, o melão bom e maduro deve ceder à pressão dos dedos.

- Na hora de comprar legumes e verduras atenção para os de tamanho demasiadamente pequeno: geralmente isso indica que eles ainda não atingiram seu ponto ideal de crescimento e, portanto, nem a intensidade do seu sabor.

- Acelga: suas folhas podem

substituir o espinafre, em relação aos quais apresentam a vantagem de poderem ser facilmente adquiridas durante todo o ano.

- Vagem: para cozer a vagem, deve-se colocar água cobrindo o fundo da panela, porque ela libera muita água enquanto cozinha.

Fonte: www.comerbembarato.com

Frutas do mêsde Abril

Em OlímpiaSol, praia e marEssa galera aí também foi curtir sol, praia e mar em Ubatuba, entre 16 e 20 de março,

com estadia na Praia do Tenório. No grupo, o pessoal da família Botaccini (Gabi Artesanato) e demais convidados.

Foto

arq

uivo

pes

soal

No feriado de 19 de março, em São José do Rio Pardo, o destino dessa família foi Olímpia, na região de Barretos, para conhecer a badalada Thermas dos Laranjais. Estiveram por lá o casal Edivânia e Sérgio de Almeida, mais os filhos Mariana e Adrian. Só curtição!

Foto

arq

uivo

pes

soal

Page 21: O Jornalzinho - Abril  2012

21O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Com Nelson

Leandro Capiteli

e-mail: [email protected]ílio Duva segue como “infor-

mante” do futebol local e regional para as tribunas esportivas do jornalista Milton Neves. O apresentador man-tém contatos quase semanais com o comerciante rio-pardense...

Mateus Ferraz (foto) só não foi ti-tular na zaga do Mirassol em 2 jogos do Paulistão, onde cumpriu suspen-sões. O rio-pardense está no clube desde ju-lho do ano passado.

No fechamento desta coluna, o rio-pardense Alessandro Darcie (Guri) havia atuado em 17 jogos pelo Pau-listão. Em 4 deles foi árbitro principal, com destaques para Santos 2x1 Itu-ano e Comercial 3x3 Corinthians. Já o tapiratibense André Luís Riquena trabalhou em 6 partidas pelas Séries A-2 e A-3...

O Radium está confirmando no Campeonato da Segunda Divisão de Profissionais da FPF. Apesar do título do certame, na realidade é a quarta divisão paulista. Com 42 clubes, co-meçará em 6 de maio terminando no final de outubro. Na rodada inaugural, o Verdão de Mococa jogará contra o Olé Brasil de Ribeirão Preto, no está-dio Palma Travassos, do Comercial. Lemense, Américo Brasiliense, Piras-sununguense e Guariba completam o grupo.

Alguém duvida que Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos esta-rão nas semifinais do Paulistão ?

Por não jogar, Valdí-via torna-se um jogador caro para o Palmeiras. O chileno não conse-gue ter sequência de jogos. O meia de 28 anos sempre foi ágil e veloz com a bola. Foi, parece que não é mais.

Os paulistas mandam no futebol brasileiro. José Maria Marin (foto) abafou grupo rebelde que o queria fora da CBF. E Marco Polo Del Nero da FPF assumiu o Comitê Executivo da FIFA.

Muita gente aplaude o governo brasileiro por endurecer os pedidos da entidade máxima do futebol mundial para a realização da Copa de 2014 no país. A FIFA tem mesmo de fazer suas exigências e o Brasil, se quiser sediar o evento, tem de cumpri-las.

Page 22: O Jornalzinho - Abril  2012

22 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por oito dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!Vamos ver agora como surgiu o chocolate...

Quem sabe o que é “Theobroma”? Pois este é o nome dado pelos gregos ao “alimento dos deuses”, o chocolate. “Theobroma cacao” é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.

Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.

O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.

(Continua na pág 23)

O significadoda Páscoa...

Page 23: O Jornalzinho - Abril  2012

23O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.

Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

Chegam o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa

são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumi-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

E o coelho?A tradição do coelho da Páscoa

foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que

elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

O significadoda Páscoa...

Fonte: wwwusers.rdc.puc-rio.br

(Continuação da pág 22)

Page 24: O Jornalzinho - Abril  2012

24 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

Santo Expedito foi possivelmente um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Nada se sabe sobre sua vida nem onde foi sepultado, e muitos pesquisadores questionam se ele de fato existiu. Contudo, formou-se um folclore ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países como o santo das causas urgentes, às vezes em sincretismo com figuras de outros credos.

Nome: o nome Expeditus (Expedito) pode ser uma corruptela de Elpidius, conforme sugerem os beneditinos de Paris. Outra hipótese é de que o nome tenha derivado de spedito, palavra inscrita numa caixa com relíquias de um santo desconhecido retiradas das catacumbas de Roma e enviada a Paris no século XVII. Contudo, spedito em italiano significa “rápido”, e pode significar simplesmente que a caixa devia ser enviada com presteza ao seu destino. As freiras interpretaram a inscrição como se fosse o nome do santo e passaram a divulgar sua devoção, latinizando o nome para Expeditus. Esta história, relatada pelo religioso inglês Alban Butler em sua famosa obra hagiográfica The Lives of the Fathers, Martyrs and Other Principal Saints (1756–1759), tampouco tem fonte segura, e circulam várias outras versões mais ou menos parecidas, que mudam datas e locais. Assinale-se que expeditus também era uma categoria militar do exército romano, correspondente ao soldado da infantaria ligeira, e daí pode ter derivado seu nome.

Lendas: a lenda mais corrente sobre sua vida o mostra como um militar romano, Comandante-em-chefe da 12ª Legião, conhecida como “Fulminante”, aquartelada em Melitene, e encarregada de proteger o Império das invasões dos bárbaros orientais com um efetivo de mais de 6.800 soldados. Sendo cristão, como era a maioria de seus subordinados, todos nativos da Armênia, teria sido condenado durante as perseguições de Diocleciano no dia 19 de abril do ano 303, sendo martirizado e por fim decapitado com a espada por recusar-se a adorar os deuses pagãos. Outra lenda diz respeito à sua conversão ao cristianismo. Tentado por um demônio em forma de corvo que gritava cras! cras! (em latim, “amanhã”), que surgiu para adiar sua conversão, teria pisado a criatura dizendo hodie! (“hoje”), significando sua disposição heroica de converter-se de imediato.

(Continua na pág 25)

A história deSanto Expedito

(19 de Abril)Inaugurada a DhassôNovidade com

Dani & Mari Bijouteriasreinauguração

O pessoal da loja Galerinha Teen está em novo ende-reço, atendendo agora à rua Francisquinho Dias, 728, oferecendo mais espaço, mais variedades e conforto para a clientela que procura moda bebê, kids e infanto juvenil. A aber-tura da casa no novo espaço se deu no dia 20 de março. Desejamos sucesso à proprietária Cristiane Andrade e toda equipe!

No dia 29 de março, Daniela Maria Perillo Martini e Mariana de Almeida Poggio Perillo deram início às atividades da loja Dani & Mari Bijouterias e Acessó-rios, oferecendo grande variedade em produtos para você com-pletar o visual. A novidade pode ser conferida à rua Francis-quinho Dias, 746, no centro de São José do Rio Pardo. Um coquetel marcou a inauguração e muita gente marcou presença. Bons negócios!

Os empresários Sônia e Cesar Mazzer acabam de inau-gurar a Dhassô, nova loja da cidade voltada para a moda femi-nina. O empreendimento está localizado à rua Coronel Mar-çal, 310, no centro, onde dezenas de pessoas estiveram no dia 31 de abril, participando da inauguração.

Page 25: O Jornalzinho - Abril  2012

25O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Devoção e iconografia: não há qualquer registro de haver se formado uma tradição sobre ele na Antiguidade, mas no século VIII ele já recebia culto na Germânia e na Sicília. Seu culto só iniciou uma difusão mais larga por volta do século XVII, talvez a partir da França, ou da Alemanha, onde era representado como um advogado pisando um corvo que grita cras! cras!, Significando as intermináveis delongas nos processos judiciais, contra as quais ele era invocado. Em 1781 foi designado padroeiro de Acireale, na Sicília, e desde então sua devoção

se espalhou rapidamente por muitos países.

É possível que sua ligação com as causas urgentes derive unicamente do significado do seu nome. Tradicionalmente também são os patronos dos mercadores, navegantes e estudantes e dos que vão pestar exames, mas em anos recentes ele tem sido invocado por hackers, geeks e procastinadores habituais da Slacker generation como seu protetor. É o patrono oficial da República da Molóssia, micronação não reconhecida internacionalmente. No Brasil sua veneração ganhou corpo nos anos 80 e hoje em tem multidões de devotos, e sua imagem circula em chaveiros, cartazes, panfletos e santinhos distribuídos aos milhares. Deu seu nome ao município de Santo Expedito, em São Paulo.

Sua posição oficial na Igreja Católica é incerta. No Martyrologium Hieronymianum ele aparecia ao lado de outros mártires comemorados entre os dias 18 e 19 de abril. A Igreja reconhece a devoção popular e existem igrejas e capelas a ele dedicadas em muitas partes do mundo, mas não foi incluído na edição de 2001 do Martyrologium Romanum.

Sua representação mais comum é a de um soldado romano, com traje de legionário, vestido de armadura, túnica curta e manto jogado atrás das espáduas, com postura marcial. Em uma mão sustenta a palma do martírio e na outra uma cruz que ostenta a palavra hodie, em referência ao episódio do espírito do mal, o corvo que lança seu grito habitual cras!.

Fonte: pt.wikipedia.org

(Continuação da pág 24)

A história deSanto Expedito

(19 de Abril)

Page 26: O Jornalzinho - Abril  2012

26 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

CASAMENTOS Aos casais que fizeram ou renovaram suas promessas de união eterna,nossos cumprimentos e votos de felicidades!

helio e Gabriela Leandro eCamila

Fabiano eSimone

Giu e CarolFoto LíderFoto Líder Foto Metro

rodolpho Del Guerrarecebe homenagens

Foto Gilmar IshikawaFotos Gilmar Ishikawa

Casaram-se na tarde de 24 de março, em cerimônia na Chácara Mo-delo, em São José do Rio Pardo. Ele, filho de Pascoal Felice e Ana Apareci-da Colpani Felice. Ela, filha de Jose Carlos Leandrini e Aparecida Cortez Leandrini.

Casaram-se na noite de 10 de março, em cerimônia religiosa na Igreja de São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Adolfo Emí-dio e Maria José de Andrade Emidio. Ela, filha de Márcio Luís Salvador e Celina de Faria.

Casaram-se na tarde de 3 de mar-ço, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de João Batista Morais e Aparecida de Araujo Morais. E ela, filha de José Antonio Destro e Maria Helena Venezian Destro.

Casaram-se em cerimônia civil, na tarde de 9 de março, em São José do Rio Pardo. Ele, filho de Helio de Maga-lhães Navarro Filho e Vanda Castoldi. Ela, filha de Antonio Rueda e Rosan-gela Carneiro Nogueira de Araújo.

email: [email protected] os serviços do

André!!! E experimente as delícias que ele prepara!? Para pequenos

e grandes eventos!Ligue - André: (19) 9263-0332

Ingredientes do recheio1.2kg de bacalhau demolhado aferventado e desfiado grosseiramente8 tomates sem pele sem semente picados4 cebolas picadas150gr de azeitonas verdes sem caroço picadas3 dentes de alho½ xícara de azeite extra virgem2 colheres de salsa picada

Ingredientes do purê1 kg de batata cozida e espremida2 colheres de margarina400 ml de leite2 colheres de queijo ralado200gr de requeijão cremosoIngredientes da cobertura400gr de requeijão1 lata de creme de leiteQueijo ralado para polvilhar1 pacote pequeno de batata palha

Preparo;Em uma panela coloque o

azeite, a cebola, e o alho frite até dourar, acrescente o bacalhau, os tomates e as azeitonas, refogue até o liquido secar, junte a salsa e reserve.

Para o purê junte a batata espremida a margarina, o leite, o requeijão e o queijo ralado, leve ao até ferver e formar um purê cremoso.

Para a cobertura bata o requeijão com o creme de leite até ficar um creme liso, reserve

Em um refratário grande coloque o purê, depois o recheio de bacalhau por cima acrescente o creme para cobertura, o queijo ralado, e leve ao forno, até gratinar

Espalhe a batata palha por cima, sirva quente.

Bacalhaugratinado

Foto Líder

Batizado do LucasA Família-

Zinho festeja a sagração batismal do pri-mogênito Lucas Eduardo Cam-peoto Boaro, filho de Mauro Bo-aro e Denise. No dia 11 de mar-

ço, na Igreja Matriz de São José do rio Pardo, ele recebeu o primeiro sacramento pelas mãos do cônego João Antonio Darcie, sob as bênçãos dos padrinhos Zenaide Ap. Boaro Lofrano e Jesus José Lofrano.

Nascimento do OtávioO casal Thiago Henrique Barzali -

Juliana Fernandes Valente comemora a chegada do filho Otávio henrique, nascido no dia 5 de março, com muita s a ú d e , na cidade de Divi-n o l â n -dia. À f a m í l i a , n o s s o s votos de f e l i c i d a -des!

O Centro Cultural ítalo-Brasileiro inaugurou na noite de sábado, 31 de ja-neiro, uma exposição como parte das come-morações do Momento Itália no Brasil, lembra-do pelos dois países em 2012. A mostra reúne obras do artista Germinal Artese, como pinturas e gravuras, pertencentes ao acervo particu-lar do professor rodolpho José Del Guerra, o grande homenageado da noite, e que passa a denominar denominar o Centro da Memória Rio-pardense.

Rodolpho também recebeu as homenagens do jornal Gazeta do rio Pardo, em cele-bração aos seus 50 anos como cronista e colaborador, sempre contando as histó-rias de São José do Rio Pardo. Dezenas de pessoas marcaram presença na solenidade, encerrada com um coquetel.

Page 27: O Jornalzinho - Abril  2012

27O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Timeline do Spotify no Facebook conta mil anos de história da mú-sica

Empresa presenteia os fãs da rede social com um olhar mais abrangente sobre bandas, artistas, prêmios e acontecimentos do últi-mo milênio

O serviço de streaming de mú-sica Spotify divulgou sua nova Timeline no Facebook. O fato que chama a atenção é que a página abriga agora mais de mil anos da história da música.

Segundo o site Mashable, em-bora o Spotify tenha apenas seis anos de vida (ele foi lançado em 2006), a empresa resolveu pre-sentear os fãs da rede social com um olhar mais abrangente sobre bandas, artistas, prêmios e aconte-cimentos do último milênio.

A Timeline vai desde o ano 1001, com os primeiros experimen-tos musicais em igrejas católicas, até os primeiros álbuns de Frank Sinatra e do rapper Eminem, além de fatos que marcaram o mundo da música como a morte de John Lennon ou o festival de Woodstock. Os usuários podem navegar pelo menu lateral da Linha do Tempo e acompanhar um cronograma com fotos, vídeos e links das persona-lidades musicais. Além disso, os in-ternautas podem ouvir as músicas do Spotify enquanto vasculham o acervo criado pela companhia.

A empresa garante que mais marcos serão adicionados nas pró-ximas semanas. Acesse a Timeline do Spotify no Facebook e conheça um pouco mais sobre os artistas que fizem história nos últimos mil anos.

(fonte: olhardigital.com.br)

Page 28: O Jornalzinho - Abril  2012

28 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

Todos os nascidos neste signo têm a proteção dos diamantes, granadas e pedras vermelhas. A granada e as pedras vermelhas, como o rubi ou rubi indiano, ajudam a aumentar a energia sexual, dão coragem, estimulam a circulação do sangue, tiram o cansaço e a estafa física. Já o diamante é bom para tratar a insônia e equilibrar os chacras.

TOUrOA esmeralda traz autoconfiança,

esperança, e ajuda em situações adversas, na cura e na circulação sanguínea. Também auxilia na concentração e traz calma para as pessoas sob influência desse signo. Já o lápis-lazúli é ótimo para ativar o desenvolvimento espiritual e também aumenta o poder de comunicação.

GêMEOSA hematita ajuda os nativos deste

signo a ficarem mais com os pés no chão e lhes dá firmeza nas decisões e sabedoria para se defender. Já o cristal branco limpa e alinha os chacras. O topázio gera bons fluidos, acalma e ativa a inteligência.

CâNCErPérola, pedra lunar e água-

marinha são os talismãs para os cancerianos. A pedra da lua traz concentração e religiosidade. Também desperta a sensualidade. Já as pérolas atuam mais no emocional de quem as usa e rejuvenesce. E a água-marinha purifica o corpo, especialmente garganta, rins e baço. Ajuda na comunicação e no amor. Uma dica para arrumar um namorado: simples, um clássico colarzinho de pérolas.

LEãOAs leoninas devem apostar em

rubis, diamantes e na pedra do sol. O rubi estimula o amor e a sexualidade dos leoninos como faz com os arianos. E o diamante representa cura, poder, magnetismo e fascínio. Já a pedra do sol, que é muito conhecida por combater a depressão, também ativa a inteligência e a criatividade. Sem dizer que traz bastante sorte.

VIrGEMAs pedras do signo são jaspe

rosado, jacinto e topázio. O jacinto combate a insônia e ajuda a vida espiritual; o jaspe rosado traz tranquilidade, amor, compaixão e alivia a depressão; e o topázio, sorte.

(Continua na pág. 29)

Descubra sua pedra da sorte

pelo signoárIES

CLICk SOLIDárIO CONVêNIO PArA OBrADO SANEAMENTO

Continua a nossa campanha do Facebook, em busca de seu Click Solidário. A ação, promovida pelo O JornalZinho, quer apenas que você, internauta, entre na nossa pagina do Fecebook e clique em Curtir. A cada determinado número de se-guidores na rede social, o site oferece uma quantia em dinheiro a entidades assistenciais da cidade. Mais detalhes no site (www.facebook.com/ojornalzinho). Durante o mês de abril, as doações foram para o Instituto Prefeito Lupercio Torres, mantenedor das atividades do Projeto Shalom e para a Comunidade “Deus Proverá” do amigo rodrigo Dias.

No dia 16 de março, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Carlos henrique Almeida Custó-dio, se reuniu com o prefeito rio-pardense, João Luis Soares da Cunha, para assinatura da ordem de serviços para início das obras de saneamento global do esgoto da cidade, ação há muito esperada pela comunidade. O projeto está estimado em R$ 31 mi-lhões, que serão repassados pelo Governo Federal. Parabéns pela conquista!

Page 29: O Jornalzinho - Abril  2012

29O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

As pedras dos librianos são cornalina, lápis-lazúli e pirita. A primeira acalma a raiva e protege do ciúme e da inveja, promove a paz e ajuda a desinibir os mais tímidos. A segunda facilita a cura espiritual e a meditação, e traz calma, prosperidade e purificação. Já a pirita (conhecida como ouro de tolo) é a pedra do dinheiro. Atrai também bons negócios e fama.

ESCOrPIãOSão os sedutores do zodíaco. Para

neutralizar as energias negativas a turmalina negra é muito importante, além disso, tem o poder de tornar atraente quem a carrega e traz à tona a sensualidade. O ônix proporciona controle sobre os sentimentos, como a paixão, estimula o espírito e a intuição. Também protege contra a negatividade vinda de outras pessoas. O jaspe representa tranquilidade, cura e agilidade mental.

SAGITárIOTopázio azul e safira azul-

marinho trarão felicidade. Para estes aventureiros do zodíaco o topázio azul inspira liderança e habilidade. Também ativa a intuição e o crescimento espiritual. Já a safira azul-marinho age contra as influências negativas, traz sorte e alivia reumatismos e dores ciáticas.

CAPrICórNIOOs nascidos nesse signo têm como

talismãs o cristal fumê, a safira verde, a hematita e a magnetita. O primeiro neutraliza as influências negativas e atua na intuição. A safira estimula a religiosidade e traz sorte. Enquanto a hematita ajuda a manter os pés no chão e dá firmeza nas decisões. Já a magnetita (tipo de ímã) atrai tudo que a pessoa quiser inclusive dinheiro e oportunidades.

AQUárIOTurmalina rosa e turquesa, safira

azul e opala são as pedras dos aquarianos. A turmalina rosa afasta o ciúme e o ódio. Já a turmalina turquesa absorve os sentimentos nefastos e promove a prosperidade. E para eliminar as energias negativas a melhor é a safira azul. A opala estimula as amizades.

PEIxES

Para fazer aflorar a intuição dos piscianos, a ametista e o topázio roxo ou lilás são essenciais. A ametista é conhecida como a pedra da espiritualidade, é boa para meditação. Melhora a qualidade do sono, alivia o estresse e o medo. E o topázio roxo ou lilás estimula a clareza mental, ativa a alegria de viver, favorece as boas chances, traz riqueza e fartura e ajuda na tomada das decisões corretas.

Descubra sua pedra da sorte

pelo signo(Continuação da pág. 28)

LIBrA

Page 30: O Jornalzinho - Abril  2012

30 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

BALADA COM A BANDA TÉEDOpção prática de cardápio

para uma reunião de amigos, a combinação entre queijos e vinhos requer alguns cuidados aos quais poucos dão atenção.

Diz a lenda que há 3 mil anos um pastor italiano encheu uma garrafa com leite de ovelha antes de uma viagem. Depois de dias, percebeu que a sobra do líquido tinha fermentado e se transformado em um delicioso alimento, o coalho. Outra lenda diz que o vinho também nasceu por acaso, de uvas desprezadas. Os comerciantes europeus logo perceberam a boa parceira entre os dois antigos produtos e criaram um ditado: “Para vender um vinho, sirva um queijo”. Ninguém sabe quando essa intimidade se estabeleceu, mas ela vigora até hoje. Pela tradição e pela Praticidade, sem dúvida. Segundo especialistas, organizar um jantar com queijos e vinhos é muito simples. É uma refeição que dispensa complementos. A dupla tem também em comum o fato de poder ser degustada em seu estado natural. Não requer nenhum

preparo.Mas é preciso tomar alguns

cuidados na escolha. Nem todos os vinhos combinam com todos os queijos. Algumas parcerias podem até dar dor de cabeça. Queijos muito gordurosos, como o parmesão, são difíceis de digerir. Se misturamos com um vinho muito doce e de alto teor alcoólico, como o Porto, o efeito pode ser desastroso. Uma boa solução nesse caso é optar pelos vinhos tânicos. O tanino, uma substância da casca, da haste e dos caroços das uvas, que dá a sensação de adstringência na boca, é geralmente encontrado em bebidas jovens.

Há quem defenda parcerias bem específicas, indicando apenas bebida de uma região para combinar com um determinado tipo de queijo. Por sorte, alguns especialistas são mais maleáveis. Até os anos 70 a tendência na gastronomia era a de aproximar paladares. Depois passou-se a buscar o contraste. Hoje estamos mais livres. Uma regra básica, porém, precisa ser preservada: o queijo não deve abafar o sabor do vinho ou vice-versa. Um não pode ser muito mais forte que outro. E isso vale tanto para tintos como para brancos.

Queijos e Vinhos

(Fonte: http://www.fleischmann.com.br)

Na noite de 16 de março, a galera marcou presença na casa de eventos Marechal 173, para curtir a Banda Téed, e iniciar o feriadão municipal. Com seu repertório variado, a atração animou o público.

Page 31: O Jornalzinho - Abril  2012

31O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Veja abaixo algumas dicas que ajudam na escolha. Mas é claro que o paladar pessoal também deve ser levado em conta. O ideal é provar bastante e desenvolver o senso crítico.

Bons CasamentosAgrupamos os queijos para você

saber quais os melhores vinhos para acompanhá-los.

Eles podem ser servidos ao mesmo tempo, mas o ideal é que a degustação comece pelos mais suavesQueijos Suaves e médios

Ricota, boursin e Minas(massa mole)

Vinho indicadoBrancos secos, da uva riesling,

por exemplo.

Queijos Suaves e médiosCammembert e brie (massa mole,

maturados por fungos na superfície)Vinho indicado

Espumantes secos, feitos com as uvas chardonnay e pinot noir

Queijos Suaves e médiosGouda, estepe (massa firme,

maturados)Vinho indicado

Tintos leves, que podem ser das uvas cabernet franc ou gamay, com pouco corpo, característica de vinhos de baixo teor alcoólico, entre 7 e 9,9 graus

Queijos Suaves e médiosGruyère, emmental (semiduros

com buracos)Vinho indicado

Branco frutado, da uva sauvignon blanc, característica de vinhos jovens

Queijos FortesParmesão, pecorino

Vinho indicadoTintos encorpados (sensação

de peso na boca, característica dos vinhos com alto teor alcoólico - entre 10 e 13,5 graus), das uvas cabernet sauvignon e shiraz e tânicos (sensação de adstringência, característica de vinhos jovens), da uva tannat

Queijos Muito Forte:Roquefort, gorgonzola

Vinho indicado:Brancos licorosos, que são doces,

fortes, com altíssimo teor alcoólico - superior a 14 graus -, das uvas sauvignon ou moscatel

Queijos e Vinhos

(Fonte: http://www.fleischmann.com.br)

Page 32: O Jornalzinho - Abril  2012

32 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Gabriela FrigoLucas = 01-04

Rafael Mazzetto01-04

Miquela Baldassin03-04

Kand Gervásio05-04

Cláu Amadio05-04

Page 33: O Jornalzinho - Abril  2012

33O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Verão chegou… e bate aquela vontade de tomar um suco… ou néctar… ou refresco. Qual é a diferença?

Ouvimos muitas vezes essa pergunta com relação a bebidas naturais: Qual a diferença entre sucos e néctares?

O Ministério da Agricultura tem a seguinte definição:

Suco é o produto MAIS concentrado, integral, com 100 % de fruta. Se contiver açúcar deve ser no máximo 10 % da composição e no rótulo no produto deve conter a frase: “Suco de fruta adoçado”. O suco não pode ser adicionados de corantes e conservantes.

Obs: Existem algumas exceções a essas regras, como, por exemplo, os sucos de frutas tropicais, nos quais a polpa de fruta pode ser diluída em água potável numa proporção mínima de 35 % de polpa, dependendo do sabor.

O Néctar possui uma concentração MENOR de polpa de fruta em relação ao suco. Esta concentração, nos néctares, varia de 20% a 30% conforme a fruta. E, ao contrário dos sucos, pode receber aditivos, como corantes e conservantes.

Já o refresco é uma bebida não gaseificada, não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com a adição de açúcares. O teor de fruta varia de 2 a 10%, sendo que não há a obrigatoriedade de haver fruta na composição. Neste caso, deve estar claro na embalagem as

palavras “artificial” e “sabor de”.Obs: A determinação se o produto

é um suco ou um néctar é feita pelo Ministério da Agricultura, sendo que a quantidade de polpa é o fator determinante.Fonte: saudeecologica.wordpress.com

Sucos, néctares e refrescos. Qual a

diferença?

Page 34: O Jornalzinho - Abril  2012

34 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

Tudo o que você precisa saber sobre

transpiraçãoNos dias quentes, além de

recorrer a roupas frescas, um desodorante amigo, daquele que não deixa ninguém na mão, é fundamental. Os dermatologistas Davi de Lacerda, de São Paulo, e Marcela Studart, do Rio de Janeiro, contam como conviver em paz com o seu suor.

1. Por que transpiramos mais no verão?

Porque uma das funções da transpiração é regular a temperatura do corpo. Ou seja, no calor, o organismo secreta mais suor para manter-se em equilíbrio. Mas outros fatores também podem aumentar essa quantidade. Estamos falando de situações de ansiedade e de tensão, de algumas doenças, como o hipertireodismo, e do uso de medicamentos, como os antidepressivos.

2. Como escolher o melhor desodorante?

A maioria dos produtos disponíveis no mercado combinam dois tipos de princípios ativos, os derivados de alumínio (cloridrato de alumínio ou hidróxido de alumínio), que são capazes de controlar a saída do suor para a superfície da pele. Tem também os agentes antibacterianos, como o triclosan e o pindolato de zinco, que combatem o mau cheiro. Você pode ainda levar em consideração a fragrância que mais a agrada (e que dá uma força na hora de disfarçar o odor). Por fim, alguns desodorantes contam com substâncias calmantes e hidratantes, que ajudam a diminuir a irritação na pele das axilas.

3. Mas não dizem que antitranspirante faz mal?

Por muito tempo, uma corrente rodou na internet alegando que o cloridrato de alumínio, o principal ativo antitranspirante, causaria câncer ou, menos grave, entupiria os poros. Os dermatologistas falam que é mito. Tanto que o FDA, órgão que regulamenta os medicamentos e os cosméticos nos Estados Unidos, libera os produtos que contenham essa substância numa porcentagem menor que 15%. Nem sempre dá para ver essa informação no rótulo, mas a maioria dos produtos segue a norma.

(Continua na pág 35)

Sucesso por todos os cantos, o grupo de samba house Oba Oba se apresentou em São José do Rio Pardo, na noite de 18 de março, atraindo uma legião de fãs. A festa foi no poliesportivo do rio Pardo FC, e teve participação de João Paulo Molin e banda. A galera curtiu!

Oba Oba no rio Pardo Fotos Glauber Pereira

Page 35: O Jornalzinho - Abril  2012

35O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Tudo o que você precisa saber sobre

transpiração

4. Mesmo lançando mão de bons produtos, continuo transpirando demais. Tem outra saída?

Há uma estimativa que 2% da população sofre com a hiper-hidrose, nome médico para o problema. Além das axilas, o suor intenso pode aparecer na palma das mãos e na planta dos pés. O tratamento mais indicado hoje em dia é a toxina botulínica, mesma substância usada para combater as rugas. A substância impede que o impulso nervoso envie uma mensagem às glândulas sudoríparas para produzirem a secreção da transpiração. O método não é definitivo, dura cerca de seis meses.

5. O cheiro do meu suor é muito forte. Como evitar?

Isso tem o nome de bromidrose – não há necessariamente o excesso de transpiração, mas, em algumas mulheres, o odor é intenso mesmo usando desodorante. Costuma acontecer porque as bactérias que vivem sobre a pele se “alimentam” da secreção da transpiração, causando o mau cheiro. Assim, vale lançar mão de cremes e sabonetes com ação antibacteriana. Se o sintoma persistir, os dermatologistas também recomendam o uso da toxina botulínica. Com pouco suor nas axilas, as bactérias encontram menos “alimento” e o odor diminui.

6. Transpirar em excesso tem a ver com alimentação?

Alguns hábitos alimentares podem, sim, aumentar o suor.

É o caso de ingerir muito café ou chá que contenha cafeína. Eles aumentam a liberação da adrenalina, hormônio que influencia na transpiração. Comer alho e fumar alteram o cheiro do suor.

Fonte: boaforma.abril.com.br

(Continuação da pág 34)

Page 36: O Jornalzinho - Abril  2012

36 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

Unhas decoradasAs unhas decoradas estão no auge

da moda e quase toda mulher já fez ou deseja fazer um dia. Trabalhadas por meio de diversas técnicas, as unhas podem ganhar desenhos e enfeites variados com opções para todos os gostos, dos mais discretos aos mais extravagantes.

Investir nos esmaltes coloridos, misturando cores contrastantes ou variando tons da mesma cor é a maneira mais simples de decorar suas unhas. Para criar efeitos incríveis, vale usar esmaltes com muito brilho e acabamentos diferenciados. Aposte nos esmaltes com glitter, nos holográficos, com efeito, 3D, focados, craquelados e metalizados.

Mas as unhas decoradas não precisam ser necessariamente cheias de cor e com desenhos ousados.

Uma dica para decorar as unhas com pinturas criativas, porém mais “comportadas” para usar o look no dia a dia, pode optar por versões em tons clarinhos ou no charme da unha francesinha.

Unhas decoradas francesinhaÉ possível deixar a clássica unha

francesinha ainda mais bonita e delicada incrementando a decoração nas unhas. Depois de fazer os

tracinhos brancos na pontinha das unhas e passar o esmalte clarinho, a dica é complementar com desenhos superfemininos. Para a decoração ficar ainda mais delicada, solte a criatividade e aplique strass, brilho, fimo e outros detalhes nas unhas.

Para fugir do tradicional, aposte nas versões como a francesinha colorida ou unha inglesinha, em que unhas são pintadas da mesma cor, alternando apenas nas pontinhas com tons de cores diferentes. Outras sugestões são a francesinha ao contrário, com pontinha fica invertida bem rente à cutícula acompanhando a curvatura da unha e a unha meia lua, uma versão de francesinha retrô em que a parte côncava da cutícula fica sem cor.

Como fazer unhas decoradas em casa

Criar unhas decoradas não é fácil, por isso há quem prefira ir ao salão em busca do trabalho de uma profissional no assunto. No entanto,

com um pouco de prática e muita criatividade, é possível fazer lindos desenhos em casa mesmo. A dica de como fazer unhas decoradas em casa é começar pelos desenhos mais simples e, medida que for aprimorando a técnica, tentar desenhos mais complexos.

Fonte: www.dicasdemulher.com.br

Sextanejaem Grama

Atração das mais esperadas pela galera da região todos os meses, a Sextaneja promovida no Clube Literário e recreativo Gramense, em São Se-bastião da Grama, continua atraindo multidões. Na noite de 23 de março, as duplas Junior e Guilherme mais Vicentti e Victória animaram a festa.

Page 37: O Jornalzinho - Abril  2012

37O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Diguim SiglianoPoliciano = 07-04

Andreza Roberta06-04

Sté Aiello = 07-04

Talita Ferraiolo07-04

Luana Lima07-04

Page 38: O Jornalzinho - Abril  2012

38 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

Beba bastante água, beber água interfere diretamente na saúde das nossas unhas. “No verão as cutículas tendem a ficar mais ressecadas e o cloro da piscina pode deixar as unhas quebradiças e causar desfolhamentos - quando começam a sair pequenas camadas da unha”, explica a manicure Valquíria Pacheco, do salão Clube Capelli, no Rio de Janeiro.

Manter o corpo hidratado faz com que suas também fiquem mais hidratadas e saudáveis, evitando esse tipo de complicação. “Seis copos de água por dia é o mínimo. Você ainda pode completar o consumo com sucos naturais, fonte de vitaminas e sais minerais que fortalecem as unhas”, afirma a manicure e porcelanista Lene Alves, do salão Fino Capelli, também no Rio de Janeiro. O enxofre, o silício e as vitaminas A e B12 ajudam no fortalecimento das unhas e podem ser encontradas em alimentos como nozes, leite, ovos, espinafre, aveia e frutas vermelhas, de acordo com a dermatologista.

Passe hidratante nas mãos, as

unhas são compostas de queratina e recobertas por um manto que impede a água de evaporar das camadas superficiais da pele. “As agressões externas, como lavagens sucessivas e produtos químicos, removem esse manto provocando a evaporação da água e causando o ressecamento das mãos e unhas”, explica Lene. “Os hidratantes servem, basicamente, para restaurar essa camada”.

O ideal seria passar o hidratante a cada lavagem de mãos ou quando você senti-las muito secas. “Além disso, a cada 15 dias é necessário realizar uma esfoliação seguida de uma hidratação mais intensa, de preferência sem esmaltes, para diminuir o ressecamento”, recomenda Lene.

Cera nutritiva, as ceras nutritivas são ótimos aliados para manter a hidratação das cutículas. Segundo Lene elas são à base de óleo, mas não deixam as mãos com aspecto oleoso e podem ser usadas por cima do esmalte. “A cera deve ser aplicada três vezes por dia, para manter a cutícula hidratada e evitar

o surgimento daqueles cantinhos”, recomenda Valquíria.

(Continua na pág 39)

Sete cuidados para manter as

unhas impecáveis

Inauguração da EtecA unidade rio-pardense da Escola Técnica do Centro Paula Souza está de casa nova. No dia 17 de março, alunos, professores e muitos outros convidados marcaram presença na solenidade

de inauguração do prédio, construído pelo Governo do Estado de São Paulo. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, dentre outras autoridades.

Page 39: O Jornalzinho - Abril  2012

39O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

Óleo fortalecedor, para quem já sofre com as unhas fracas e vê se problema se agravar no verão, o melhor a fazer é investir em um óleo fortalecedor. De acordo com Valquíria, algumas marcas disponibilizam esse óleo em uma versão conta gotas, para facilitar a aplicação. “Passe-o nas unhas antes de pintá-las, para que o óleo entre em contato de direto com a unha, estimulando a produção de queratina para fortalecê-la”, explica.

Para a unha não amarelar, a exposição ao sol, sal, cloro, resíduos de protetor solar, óleos e cremes hidratantes corporais podem fazer com que as unhas e o esmalte fiquem amarelados, com uma aparência pouco saudável. “Para evitar isso, o melhor é utilizar bases de unha impermeabilizantes”, diz Lene. Outro cuidado importante é intercalar as cores dos esmaltes que você usa: os escuros contribuem para o amarelamento das unhas. Por conta disso, os dermatologistas aconselham uma pausa entre os esmaltes. Sua unha já amarelou? Nesse caso, apenas o crescimento fará com que ela volte para a cor natural.

Faça as unhas uma vez por semana, as manicures recomendam

que as unhas sejam lixadas e feitas pelo menos uma vez por semana, não só no verão como no ano todo. “Dessa forma elas crescerão mais fortes e saudáveis”, afirma Lene. Só reserve uma semana do mês para deixá-las sem esmalte ou remova dois antes de ir à manicure se quiser pintar toda semana.

Coma gelatina, as unhas, assim como pele e cabelos, possuem colágeno em sua

formação. “A gelatina comprada nos supermercados é extraída do colágeno, possuindo aminoácidos necessários a formação de colágeno pelo organismo”, explica Lene.

Sete cuidados para manter as

unhas impecáveis

Fonte: msn.minhavida.com.br

(Continuação da pág 38)

Page 40: O Jornalzinho - Abril  2012

40 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

Varizes têm sim, solução

As varizes, também chamadas de vasos ou vasinhos, são motivo de dor de cabeça e vergonha para muitas mulheres que abandonam o uso de saias, vestidos, shorts e qualquer peça de roupa que deixe à mostra suas pernas. O que muitas não sabem é que a evolução do tratamento foi muito grande nos últimos anos e técnicas com a escleroterapia - injeção de

substâncias dentro dos vasos para sua oclusão e posterior absorção pelo organismo - têm demonstrado resultados significativos.

Além do lado estético, o método ainda é indicado para pacientes que

sentem dores e que sofrem com prurido, tendo alta eficácia, como explica o Dr. Marcelo Monteiro, médico angiologista da Clinica Beaux, no Rio de Janeiro. “Os vasos submetidos à escleroterapia tendem a se ‘inflamar’ e depois são absorvidos pelo sistema de defesa”, explica.

É importante destacar que o método impede que os vasinhos voltem no mesmo lugar, porém, com o tempo, não coíbe a incidência de novos vasos, já que o problema é crônico e sempre irá acompanhar o envelhecimento da mulher, observa traços genéticos, sendo ainda desencadeado por fatores como sedentarismo, obesidade ou gravidez.

Para o médico, porém, isso não justifica a ausência do tratamento. “Não tratar só faz acumular mais vasos, o que acaba por lesionar a pele e “tatuar” a veia na derme, sendo mais difícil um resultado estético satisfatório após muito tempo de lesão”, diz o Dr. Marcelo.

Segurança é verdade que o tratamento em si evoluiu bastante causando menor dor e risco reduzido de reações alérgicas. Contudo, segundo o Dr. Jorge Kalil, diretor da Sociedade Brasileira e Angiologia e de Cirurgia Vascular - Regional São Paulo (SBACV-SP), antes de se submeter ao procedimento é fundamental procurar um cirurgião vascular experiente e com título de especialista para que se obtenha o resultado esperado com segurança.

Fonte: suapele.terra.com.br

Page 41: O Jornalzinho - Abril  2012

41O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Mariana Rodella08-04

Iolanda Scatolin Mazotti = 07-04

Paulinho Boldrin08-04

Glauber Pereira01-04

Paulinha Mello01-04

@ Lucas e Denise (meus amores) - Dê a cada dia novas surpresas com o nosso Lucão! A cada dia mais e mais ficamos apai-xonados por ele! Que presente maravilhoso recebemos de Deus! Que Ele nos conceda sempre os melhores ensinamentos para o nos-so bebêZINHO! Amooooo vocês! (Ass: Papai Babão)@ Marcos Pantano (06/04) - “Tchaaampaaanooo” Mais um ano e um novo aniversário! Que Deus te conserve sempre com saú-de e muita paz!! (Ass: Todos os amigos e nós do Jor-

nalZinho)@ Acácio Campeoto Paiva (22/04) - A vida é um milhão de

novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar. (Ass: Família)@Priscila Boaro Corrêa - Priiiii dia 21/04 você faz aniversá-rio! E nós comemoramos juntos essa data tão querida! Você está ajudando muito e nosso jornal e com certeza irá ajudar ainda mais! Parabéns e tenha muitos e muitos anos de vida!! Seja FELIZZZ SEMPRE. (Ass: Família ®J®rNALZINh®)

@ Alicia Garbin Azarias - 07/03 vc completou 1 aninho de

vida...Parabéns minha princesinha, que Deus e os anjinhos da guar-da te proteja sempre, te dando mtaa saúde, te amamos mtooo... (Ass.: Papai e Mamãe)@ David - Amor tudo o que queria já tenho você minha vida te amo bjs. (Ass.: A pessoa que está ao seu lado hj e sempre seu amor)@ Zildete Martins Lisboa - Mãe eu te amo muito eu não pos-so demostrar isso mas, e porque eu tenho vergonha de você me

rejeitar mas mesmo assim eu te amo e ta aqui essa prova . (Ass.: Jessica Martins

sua filha do coraçao)@ Marcos Tiburcio - Amor,

cada dia que passa eu tenho ainda mais certeza de que esse nosso amor é pra sempre, que toda essa felicidade não é uma

ilusão mas sim um fruto do nosso carinho, respeito, admiração e com-

panheirismo que temos um pelo outro. Ser sua mulher é magnífico, ter um marido igual você é

uma benção de Deus... Eu te amo com toda força de minha alma. Obrigada por você existir te amo. (Ass.: Pricila do Prado)

Page 42: O Jornalzinho - Abril  2012

42 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Pedro Dias 03-04

Sandra Meneghetti01-04

Carmem Boaro03-04

Leila Silva03-04

Ricardo Figueiredo04-04

@ Lavínia Astolpho Coelho - 02 de abril, vc faz o seu pri-meiro aninho, e é com muita alegria que te desejo muita saúde e felicidade. Te amo muitão!!. (Ass.: Mamãe Lucimara)@ Claudeti (Lojas Cem) - Felicidades, é o que nós, seus fami-liares desejamos a você na sua nova casa. Beijos. (Ass.: Maria-na, Donizetti e Pierri Alves)@ raphael Teixeira - Bebê, te amo, e se cuida viu ;). (Ass.: Grazi Scorza)@ Du, Le, Na, Tati, Je, Wilson, Otavio, Pedro, Mar-cos, Gu, Bitner - Vcs são os melhores amigos q eu ja tive valeu por td vcs são d+ quando tiver mais churrasco me chama, amo vcs .

(Ass.: Várias e Várias)@ Maria Cleide - Mãe te amo de mais vc é minha vida e minha alegria sem vc eu não sou ninguém te amo . (Ass.: @Anacris-tina)@ Natália Cremasco - 3 meses já em mor , saiba que eu te amo mtmtmtmtmtmt k3. (Ass.: Toniipestana)@ Carlos Alexandre - Amor...quero que vc saiba o quanto te amo e o quanto vc esta me fazendo feliz nesse nosso seis meses de namoro... Vc está me fazendo mto bem, amo te amar e amarei vc para todo sempre... Beijos te amo. (Ass.: Francieli)@ Maria Eduarda Pestana Procópio Machado - Minha princesinha...o tempo voa, passa a ritmo acelerado, queria que nas-cestes, mas também queria prolongar estes dias em que ainda tinha

você dentro do meu ventre. Perece-te estranho? Mas é que já tenho saudades da minha barriga, dos teus empurrões, dos teus ponta-pés... Cheguei a conclusão que estar gravida é mesmo muito bom! Agora estamos aki na contagem regressiva para ver sua carinha seu corpinho e tudo mais que o bom Deus querer lhe oferecer... Vc será mais uma alegria entre todos nós... Te espero ansiosamente ou seja que chegue logo o dia que o bom Deus queira vc entre nós... (Ass.: Mamãe Lù, Papai Japão, Avós Vanda Pestana e Pe-dro Pestana, Avós Paternos Yuka Procópio e Adalgi-sa, titias Sandra Pestana e Diana reis e titio Luizim)@ Francine - Fran, não se preocupe, Jesus está remando seu barco, Te amo. (Ass.: Negra Cris)

@ Murilo Feliciano - Murilo te amo demais, já esta fazendo 3 meses de felicidade com você. Nunca mais vai sair daqui ♥ e nem da minha vida.Te amo. (Ass.: Isabela Sberci)@ Ana - E ai Ana... Acho que to saudosa... rsrsrs... Como vc esta? Se quiser conhecer o sul da França...a gente se vê...kkk e a gente achava que São Paulo era o máximo... (Ass.: kaka)@ Tonii Pestana - te amo coisa chata... kk’ zueeii ... Amor,a pri-meira vez que te vi , achei que era especial... Mas o tempo foi pas-sando e eu tive certeza! s2. (Ass.: Natalia Cremasco)@ Mi, Jô, Na - Oiii, negas... Passei aqui pra dizer o tanto que vcs são importante na minha vida... É Deus só não nos fez irmã, pq nenhuma mãe aguentaria a gente... kkk, e fique sabendo amo muito

vcs, seremos amigas sempre...*_*. (Ass.: (Sô a nega de vcs rsrs))@ Maiany Martins - Oi amiga bjs. (Ass.: Isabela rueda)@ Luis Eduardo risso e Vita regina Q. risso - Pai e mãe, parabéns pelo niver de vocês (21/04) e (15/04). Saúde e muitas bençãos, meus amores. Obrigada por tudo que vocês são em nossas vidas... Felicidades!!! (Ass.: Sua filha Mariana e seus ne-tos Felipe e Letícia)@ Léo Vieira - Obrigado por tudo meu amor! Amo

muito vc e nosso filhinho também!!! Bjão. (Ass.: Sua mu-lher Mili)@ Bruno Zanardo - Amor muita obrigada por vc existir na minha vida... A cada dia que passa meu amor aumenta por ti! Este ano vai fazer 4 anos que estamos juntos,foram os anos mas felizes da minha vida... Vc é meu Tudo! Te amo Muito... (Ass.: Ana Letícia)@ Alessandro Justino Martins - Olá meu amor agradeço a Deus por ter colocado vc na minha vida, e que vc é um ótimo marido, e dar os parabéns pra vc que vai ser papai de novo rsrs te amo muito bjs. (Ass.: Sua esposa Ana Claudia Dassan Martins)@ Vanessa (Supermercado Fonseca) - Amiga quero te desejar um feliz aniversário (26-03-2012), você merece tudo de bom... (Ass.: Monique Borsato)

OS CARECAS

Page 43: O Jornalzinho - Abril  2012

43O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Natália Aga01-03

Jefferson Schiavon04-04

Elaine Pazin05-04

Lucas Amato05-04

Alex Torres06-04

@ Bruna Martins – Meu amor dia 7 de Abril é seu aniversário, meus parabéns, felicidades tudo de bom, vc sabe minha flor te amo muito. (Ass.: Marília Quaio)@ Professor Cristiano do DEC - Parabéns pelo seu aniver-sário adoramos suas aulas continue assim. (Ass.: Suas alunas)@ Denise, Luis Paulo, Deci, Daniel, karol, Gaby e Cia Ltda - Parabéns pelos aniversários comemorados em março. Muita

sáude e paz para todos. (Ass.: Família da Maria e do Joa-quim Eustáquio)@ Carol rodrigues - Minha pequena, a distância jamais irá nos separar saudades! Beijos. (Ass.: Laurinha Spagnolo)@ Betina da Veneza - dia 26 é teu niver, te desejamos parabéns tudo de bom hoje e sempre, que Deus te proteja sempre. Amamos--te. Bjos. (Ass.: Sua família que te ama muito Mãe, Bia, Bianca e Pai)@ Galera do Trivial kids - Amo todos... Rodriguinho, Fabinho, Gaby, João, Pats e Parmesão. A gente aprende e se diverte sempre! Amizade eterna pessoal sz. (Ass.: kaká)

@ Filhos: rafael e Marcos Miguel - Todas as vezes que em silêncio eu chorava pelo cansaço e queria desistir, foi com a doçura dos seus olhos e suas mãos pequenas a me buscar, que fui descobrir que eu era forte e devia continuar. Hoje quando lhe olho, me sinto grande por ter conseguido lhe gerar. Filhos Querido! Amo muitíssimo vocês! Dê sua mãe que te ama muito! (Ass.: Érica)

@ Marcilia, Vilma e todas as meninas do (Sup. Fon-seca) – Oi meninas to com muita saudade de vocês ai, vê se tira uns dias e vêm passear aqui em Bauru beijos. (Ass.: rosirene (Bauru / SP))@ André - Oi cute to passando pra te desejar feliz niver 23/04, parabéns, felicidades! s2. (Ass.: Daiane)@ Mariana T.T - Amigas são como os ventos: as vezes perto outras vezes longe mas sempre presentes em nosso coração,valeu por existir em minha vida e deixar-me fazer parte da sua história! (Ass.: Gê)

@ Anderson - Olá meu lindo posso dizer que vc já é um vencedor por estar com Jesus Cristo, torço muito por vc conte sempre comigo, bjs em seu coraçao . (Ass.: Amanda do grupo vida nova vale)@ Fabiano Boaro de Souza (08/04) - Priscila Boa-

ro Corrêa (21/04) - Nesta data tão significativa, venho desejar que cada segundo da tua vida signifique um ano e que cada ano signifique uma eternidade de amor. Muitas felicidades e um Feliz Aniversário! (Ass: Família Boaro)@ Nossa mensagem - Que, na Páscoa, nossa fé seja revi-gorada pela certeza de que Cristo ressuscitou e está entre nós! --- “Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A páscoa ou pessach é mais do que uma data, é mais do que ciência, é mais que fé, páscoa é amor.” (Albert Einstein) (Ass: Equipe/Família Zinho)

Uma Feliz e

Santa Páscoa!

Page 44: O Jornalzinho - Abril  2012

44 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

miNeiro BriNcaNdo de aNTÔNimoesmoliNha a loira Na Fármacia

Fonte: www.escoladebicicleta.com.br

Iniciar no esporte: Bicicleta

Exercitar o corpo é mais que ne-cessário, é condição mínima para ter qualidade de vida básica. Sedenta-rismo custa caro, muito caro. Além das dores do corpo, dói feio no bolso.

Praticar um esporte é uma boa opção. Para que seja de fato uma opção sadia o esporte escolhido deve ser apropriado para a condição física, faixa etária e as habilidades do praticante.

Pedalar, andar e nadar é práticas esportivas com raras restrições para a prática. Mas, se tiver que partir do zero, comece a andar para criar uma boa e tranqüila base.

Qualquer que seja o esporte, para que só haja benefícios ao pratican-te é necessário critério, bom senso, disciplina, carga correta, constância, evolução gradativa e de preferência acompanhamento médico.

Acompanhamento médico sem-pre é apropriado.

Pedalar uma bicicleta pode ser uma das maneiras mais suaves de se exercitar. É comum médicos re-comendando pedalar para recupera-ção de seus pacientes. Praticamente não há contra-indicações.

Recomendamos a leitura de vários textos, revistas ou livros es-pecializados sobre a modalidade escolhida.

Para se iniciar em qualquer espor-te é necessário entender de maneira muito clara algumas regras ou, do contrário, você estará colocando sua integridade em risco. Leia, procure orientação especializada, mantenha--se informado.

Normalmente há uma grande dife-rença entre um praticante de esporte amador e um atleta profissional. Em poucos esportes esta diferença é tão acentuada quanto no ciclismo. Há praticamente um abismo entre

um excelente ciclista amador e um ciclista profissional. Evite qualquer nível de comparação.

“Para alcançar os melhores resul-tados possíveis no esporte amador estabeleça metas para longo prazo. Os resultados provavelmente apa-recerão bem mais cedo do que se espera, com diminuição de risco de lesões”.

Erro comum, desaconselhável e perigoso é só praticar esporte nos fins de semana.

Lembre-se sempre que qualquer prática esportiva, feita de forma displicente ou irresponsável, aca-ba sendo prejudicial ou até mesmo perigosa. Aliás, displicência e irres-ponsabilidade sempre terminam mal, em tudo.

Nunca pratique ciclismo com equipamento inadequado

Somos todos muito parecidos, mas não há dois corpos iguais, por-tanto é necessário buscar o próprio equilíbrio por meio de pequenas variações do que vale para o geral.

- Ô, Zé! Vâmu brincá di antônimo?

- O que c’ocê falô???- Brincá di antônimo, sô!

Qué dizê, uma coisa contráia da ôtra!

Purixemplu: arto e baxo, forte e fraco...

- Ah, intindi! Intão, vâmu brincá!

- O que vai valê?- Uma cerveja... Eu cumeço,

tá?Começaram a brincadeira:- Gordo?- Magro!- hômi?- Muié!- Preto?- Branco!- Verde?- Verde? Nada disso! Verde

é cor, num tem antônimo, não!

- Craro que tem!- Intão ixprica, sô!- Maduro!- Ai, carái! Pirdi a aposta!

Vâmu di novo, valendu ôtra cer-veja? Mas dessa veiz ieu

cuméçu!- Pódi cumeçá!- Saúde?- Duença!- Moiádo?- Seco!- Agora ocê vai sifer-

ra, sô fidumaégua! Qué vê só?

- Fumo?- Não, não! Peraí, pe-

raí... Fumo num tem an-tônimo!!!

- Craro qui tem, uai!- Intão, diz aí, qualé o

antônimo de fumo?- Vortemo!

Um mendigo toca a campainha da casa daquele turco que de tão pão-duro, diziam que era capaz de tomar banho com um Sonrisal na mão, sem deixá-lo derreter.

- Quem é? - grita, ao ouvir a campainha.

- Uma esmo-linha, pelo amor de Deus!

- Pode en-fiar debaixo da porta!

a sogra

A loura entra na farmácia segurando um bebê e pergunta ao bal-conista se pode usar a balança de bebê.

- Lamento, minha senhora, nossa balança que pesa bebês está no conserto. Mas podemos calcular o peso do bebê se pesarmos a mamãe e o bebê juntos na balança de adulto. Em seguida, pesamos a mãe sozinha e subtraímos o segundo valor do primeiro!

- Ah, isso não vai dar certo... diz a loura.

- Por que não?

- Porque eu não sou a mãe, sou a tia!!!

Na delegacia, aparece um cidadão e diz que quer confessar... O delegado pergunta:

- O que aconteceu? E o homem:- Doutor eu matei minha sogra!- Bem meu filho, você cometeu esse crime, mas deveria estar mui-

to alterado - disse o delegado - não se importe, vá pra casa e descanse. Está tudo bem...

- Mas doutor eu enterrei a velha!- Ah meu filho viu que boa

alma você é? Enterrou sua so-gra. As sim já evitaram toda

aquela burocracia...- Doutor! Mas quando eu estava enter-

rando ela gritava que ainda estava viva!

- Ô meu filho e você não sabe que toda a sogra é mentirosa?

Page 45: O Jornalzinho - Abril  2012

45O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

TAVA no OrKUTSaiu nuZINHO

Aline Zanitti08-04

Fábio Valentim07-04

Lucas Quessada08-04

Bela Favoretto08-04

João Thezolin06-04

Page 46: O Jornalzinho - Abril  2012

46 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

A maioria dos adolescentes começa a beber porque fazê-lo lhes parece uma “coisa de gente grande”, “por estar na moda” e estar de acordo com o grupo, para se sentirem à vontade socialmente e para reduzir a ansiedade, escapando dos problemas.

A Adolescência é uma fase caracterizada por crises de identidade, iniciação sexual, questionamento de valores, normas estabelecidas, conflitos, saída para o mundo externo, busca de modelos, fatores que geralmente originam angústia e mal-estar.

Se o sistema familiar, em sua estrutura psíquica e afetiva, não é capaz de fornecer-lhe o suporte de que necessita para lidar com sua angústia, é comum que o jovem faça uso de bebidas e drogas facilmente oferecidas a ele pela sociedade e pelo grupo de iguais, como um meio para “solucionar” o mal-estar, em busca de momentos de prazer e alívio, pelo efeito traquilizante, de euforia e desinibição originados pelo efeito do álcool no sangue.

Entretanto, é assustador, nos dias atuais, o elevado número de jovens que abusam do consumo de álcool, causador freqüente de inúmeros acidentes automobilísticos e perdas prematuras de vidas. O crescente abuso do álcool pelos adolescentes amplia ainda mais o número de dependentes alcoólicos e, como se sabe, o alcoolismo crônico leva à disfunção de vários órgãos, assim como perturbações psicológicas que repercutem na vida do indivíduo.

O álcool, por ser proveniente de

plantas de fácil cultivo, faz parte da história do homem e tornou-se a droga psicoativa mais consumida de todos os tempos. Assim como outras drogas que causam dependência, o álcool reforça o seu próprio consumo através da ativação do circuito de recompensa do cérebro. O consumo repetido de álcool pode induzir à tolerância, o que significa que a quantidade necessária para produzir o efeito desejado tem que ser progressivamente aumentada. O consumo repetido de altos níveis de álcool provoca lesão nos órgãos, principalmente estômago, fígado e cérebro (LONGENECKER,1998).

A bebida alcoólica é a droga mais consumida no Brasil e é a que tem o maior exército de dependentes.

O alcoolismo não é um problema novo, nem restrito às sociedades industrializadas e faixa etária. Há indicativos de que está diminuindo a idade em que as pessoas começam a beber. Muitos alcoólatras começam a beber aos 13 anos de idade (BELAND & PASSOS,1978).

(Continua na pág 47)

Bebidana Adolescência

Page 47: O Jornalzinho - Abril  2012

47O JORNALZINHO - ABRIL / 2012www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinho

a raZÃo dos Nomes dos aNJos

coNFessaNdo

De acordo com pesquisa realizada pelo NIDA (Instituto Nacional de Abuso de Drogas), um em cada 20 jovens, entre 15 e 17 anos bebem bebidas alcoólicas e 37% de jovens entrevistados tinham tomado cinco ou mais doses de bebida, pelo menos duas semanas que antecederam a pesquisa.

A essência do problema não é tanto a bebida ingerida, mas descobrir o que se passa com esse adolescente que não tolera ou não suporta o que vive, recorrendo a meios mais fáceis de alívio e prazer.

Sem excluir a influência do social, é muito importante que se descubra para que esse jovem beba e porque não consegue lidar com suas dificuldades de outro modo...

Certamente, “’é melhor prevenir que remediar”, por isso o modelo familiar é e será sempre o grande alicerce e a base de uma vida saudável para o adolescente.

A melhor prevenção é formada por diálogo entre pais e filhos, por um modelo parental que mostre aos jovens valores morais e sociais bem definidos, que não seja ele também um exemplo de dependência química

de qualquer espécie (como condenar e cercear a bebida em meu filho, se eu mesmo me embriago ou não sei passar sem ela, ou, se não bebo, uso drogas?), que não seja fonte contínua de situações estressantes.

A melhor prevenção é possibilitar ao jovem que possa construir uma identidade sólida, onde seus pais lhe ensinem a ter objetivos de vida, tendo eles mesma motivação, estabilidade emocional e um sentido de vida. O adolescente precisa sentir, por parte dos pais principalmente, que é bom crescer e se esforçar para alcançar o que se deseja.

Pais que se sentem incompetentes se alienam de seus filhos, têm dificuldade de colocar limites para si e para o adolescente, oscilam entre posições extremistas e disfuncionais, caracterizadas por posturas ora rígidas, ora permissivas.

Estar junto, disponível, é muito importante. Prevenir e esclarecer o filho sobre os efeitos negativos do álcool é tarefa dos pais. Não deve ser evitada.

Ao lidar com situações de abuso de bebida, os pais devem se mostrar seguros e firmes quanto a permitirem que o jovem assuma as conseqüências de seus atos, evitando atitudes excessivamente protecionistas, geradas muitas vezes por sentimentos de culpa.

O importante é lembrar que a bebida não está ali por acaso. Ela é sintoma de algo que não pertence só ao adolescente, mas a todo sistema familiar.

Fontewww.elisabethsalgadoencontrandovoce.

com

Bebidana Adolescência

(Continuação da pág 46)

Padre, ontem eu dormi com meu namorado.

- Mas isso é pecado, e pecado mortal, minha filha. Reze cinco Pai Nosso de penitência. A jovem fica mais algum tempo ajo-elhada, pensa um pouco e depois pergunta ao padre:

- Padre, e se eu rezar dez Pa-dres Nossos? Será que posso dormir com ele hoje de novo?

(Enviado por Carlos Leandrini)Complete seu dicionário...Você notou que muitos nomes de anjo...Gabriel, Rafael, Miguel e outros anjos...Todos terminam com ‘el’.Com base nos escritos de estudiosos sérios,

Teólogos e rabinos, alguns desses nomes foram decifrados:

- GABrIEL: “AQUELE QUE DEUS ENVIOU”;

- MIGUEL:“IGUAL A DEUS”

- rAFAEL:“ANJO MENSAGEIRO”

e assim vai...

Sendo assim, veja no tex-to abaixo as novas desco-bertas relativas aos estudos desses seres protetores.

NOVOS ANJOS:

Aluguel - anjo mau.

Não deixa a pessoa conseguir sua casa própria;Embratel - anjo protetor do monopólio das comunicações;Chanel - anjo protetor dos costureiros, estilistas e outros boio-

las;Papai Noel - anjo protetor do comércio. Só aparece no fim

do ano para acabar com seu 13º. Anda sempre acompanhado pelo anjo Jingobel;

Tonel - anjo protetor dos al-coólatras anônimos e bêbados em geral;

Pastel - anjo protetor das co-lônias japonesas e chinesas;

Gel - anjo que protege as pessoas com cabelos rebeldes;

Manoel - anjo protetor das piadas preconceituosas;

Papel - anjo protetor daque-les com intestinos soltos;

Anatel - anjo criado em Bra-sília, que não serve para coisa nenhuma.

Motel - Esse... Nem me lem-bro mais!

Page 48: O Jornalzinho - Abril  2012

48 www.ojornalzinho.com.br // FaceBook: http://www.facebook.com/ojornalzinhoO JORNALZINHO - ABRIL / 2012

árIES: Primeiro signo do Zodíaco, Áries simbo-liza o começo de tudo. É o signo dos inícios, que projeta no tempo presente, com sua enorme pulsa-ção de vida, a idéia ou o desejo. Áries simboliza o momento do nascimento e a luta pela vida. É lutando que se conquista algo e Áries gosta de uma boa bri-

ga, em que possa concentrar toda a sua fé e sua mente.

TOUrO: Quer uma vida simples, que pode chegar ao conformismo, pois é um signo um tanto preguiçoso na hora de mudar. É ele quem tem o papel de concentrar, nas realizações terrenas, todo o impulso e o desejo iniciados por Áries. Para fazer isso, só mesmo sendo muito ligado nas coisas da

terra – um ser sensual por excelência, que compreende a beleza.

GêMEOS: Chega para levar a notícia, para in-formar a todos de algo novo que foi criado e que ago-ra existe. Por isso, não existe para consolidar, nem para impor nenhum desejo. Ele tem a curiosidade e a maleabilidade necessárias para fazer com que aquilo que foi criado e manifestado entre em contato

com um todo maior, o meio. Tudo é movimento, nada é constância.

CâNCEr: Se move de acordo com seu instinto de proteção, seu sentimento e suas emoções. Essa internalização é que corresponde ao tipo Câncer, que é sonhador, um pouco tímido, ligado no cuidado da prole, preocupado com o futuro, mas com um olho no passado, a semente precisa estar cercada de cuida-

dos para poder germinar na proteção do escuro, longe dos olhares.

LEãO: Desafiar o ambiente externo, que pode ser hostil e inóspito é algo que precisa ser feito com coragem, focalizando apenas o desejo de ser, a des-peito de todo o movimento em contrário que possa existir. O Leão é conhecido pela força com que impõe sua vontade, curvado que é à paixão de realizar seu

próprio destino: florescer, frutificar, criar, com toda a nobreza.

VIrGEM: Possui um temperamento instável e ner-voso, pois a própria condição de estar atento ao que precisa ser reformulado e reciclado provoca a perpétua sensação de que algo pode ser diferente, melhor, mais adequado. Apesar de poupar esforços e energia, sabe empregar onde é necessário para fazer tudo de forma

diferente. Daí o interesse na alimentação, nas dietas, na saúde, me-dicina.

LIBrA: simboliza o contato com o outro por meio da fluidez, da justiça e do equilíbrio nas relações, em que mais vale a harmonia do relacionamento em si, do que os dotes da pessoa com a qual se relaciona. Como um signo que marca mudança de estação, (cardinal) é um dos que movimentam a vida. Aqui, o movimento é

primaveril, no hemisfério sul.

ESCOrPIãO: A posse e a propriedade – do corpo, do afeto, dos bens – se manifestam com toda a intensidade neste signo que busca o propósito. Escor-pião quer saber o final de tudo que foi feito até Libra. Quer conhecer o que está além e não se contenta com as aparências, pois pressente os recursos ainda não

manifestos da força conjunta.

SAGITárIO: De todos os signos do Zodíaco, Sagitário é o que mais deseja alargar a visão, sair do mundo fechado e intenso do Escorpião, para ganhar não mais o bairro nem a cidade, mas outro país, outra cultura. Daí, a enorme necessidade, tão natural nesse signo, de viajar, conhecer países e pessoas completa-

mente diferentes do lugar onde nasceu.

CAPrICórNIO: Este é um signo mais devota-do ao mundo das relações humanas do que ao mundo interno, é dedicado ao social na medida em que de-seja realizar obras para a posteridade, colocando todo seu potencial a serviço da sociedade, daí seu grande controle pessoal sobre as paixões e sentimentos, essa

característica que o torna um tanto frio ou distante aos outros.

FONTE: Sites esotéricos

SEMENTES

Irmãorodrigo Dias

[email protected]

Todos nós passamos por dificuldades e desafios! Na minha vida quando as noites escuras aparecem sempre uma palavra me sustentou! Um trecho do evangelho de São Lucas Cap. 8, 22-25, que narra à passagem em que Jesus subiu em uma barca com os discípulos e disse: “Passemos para a outra margem do lago. E eles partiram.” Porém neste intere Jesus adormeceu e desabou uma tempestade de vento sobre o lago. Consecutivamente enchendo a barca. Expressivamente este trecho me marcou! Jesus convida-os a mudar de lugar, a passar para o outro lado, logo, toda mudança gera dificuldades, todo o novo assusta e nos desinstala! É necessário ousadia para mudar nossa vida enfadonha, cômoda e sem grandes ideais! O mar me lembra o mistério, a imensidão, o novo a ser desbravado! Nossa vida

é um grande mar a ser enfrentado, buscado e vencido! As tempestades? Elas nos fortalecem e enriquecem! De fato, nos assustam, mas se tudo fosse uniforme, sem mudanças ou crises, certamente seria sem graça. O Inesperado é o tempero do viver.

Precisamos permanecer firmes na FÉ quando os ventos da maldade, das perseguições, das traições vierem sobre nossa barca, precisamos superar nossas dificuldades! E isso não é um milagre, não é algo instantâneo, é uma construção de pequenas ações cotidianas que fazem de nós vencedores! Desde aprender a dizer um não até a estabelecer um tempo para você!

Suba na barca, mude de lado, não tenha medo! A vida é feita de transformações, de superações, arriscar é próprio de quem deseja ser livre e feliz! Mas não se esqueça, só enfrente a tempestade se Jesus estiver na sua barca, na sua vida!

Uma Feliz e Santa Páscoa!Grande Abraço!

As tempestades

AQUárIO: É o signo fixo que usa a racionali-dade e confia na mentalidade das pessoas enquanto coletividade age para essa coletividade muito mais do que em relações interpessoais. Ao contrário do signo oposto, Leão, Aquário almeja a fragmentação do poder central e a impessoalidade, a seu ver único jeito de

ser justo e racional. Daí a grande inclinação a incorporar as novidades tecnológicas.

PEIxES: No mar de emoções instáveis como o oceano, governado por Peixes, está este signo que acompanha todos os que estão se despedindo de um ciclo, daí sua relação com os internatos, os que saí-ram do convívio humano, aspirando uma ordem ainda invisível. Onde se vê ao longe a possibilidade de um

mundo que se desconhece, mas que se pressente.