o jornalzinho - março 2010

48
Edição finalizada dia 07/03 - previsão de distribuição entre dias 11 e 12 de Março. === Designer: Rafael Polississo /// Foto: Luciano /// Maquiagem: O Boticário /// Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas /// Produção: Naiara 2 (La no Lu) /// Ambientação: Chácara Lima e Lima

Upload: mauro-boaro

Post on 24-Mar-2016

293 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Mensal de Variedades de São José do Rio Pardo, SP e região.

TRANSCRIPT

Page 1: O Jornalzinho - Março 2010

Ediçã

o fina

lizad

a dia

07/0

3 - p

revis

ão de

distr

ibuiçã

o entr

e dias

11

e 12

de

Mar

ço. =

== D

esig

ner:

Rafae

l Poli

ssiss

o /// F

oto:

Lucia

no ///

Maq

uiag

em: O

Boti

cário

/// V

este

: La N

o Lu /

// Ace

ssór

ios:

Elvi

s Bols

as ///

Pro

duçã

o: N

aiara

2 (L

a no L

u) ///

Am

bien

taçã

o: C

háca

ra Li

ma e

Lima

Page 2: O Jornalzinho - Março 2010

2 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

O Jornal não se responsabiliza por artigosassinados e conteúdo de propagandas,

são de responsabilidade de seus autores.

CNPJ: 03.015.123/0001-94Registrado no Orgão Competente

Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745

Redator: Gilmar IshikawaDep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo

Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802)Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan /

Rafael Polississo / Mauro BoaroTiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares

Distribuição: GRATuITA e AleatóriaPeriodicidade: Mensal

Site Internet: www.ojornalzinho.com.brE-Mail: [email protected]

O JornalZinho éuma publicação de:

MASTER PuBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

Março eM festaPara aqueles que acham que o

ano começa depois do carnaval, bem vindos a 2010.

Neste mês em que celebramos o Dia Internacional das Mul-heres, nossas homenagens a todas elas, de todas as idades, de todas as profissões, de todas as cores e credos. Mulheres dependentes e independentes, mulheres de pouca ou muita sorte, mulheres que lutam. Esperamos que o mundo, cada vez mais, tenha a sensibilidade e a cora-gem das mulheres, daquelas que fazem valer suas vontades, camin-ham sobre saltos com a firmeza de uma rocha, cuidam dos filhos – seus e dos outros, com o amor de mãe e, incansáveis, ao final do dia sempre têm um sorriso para alegrar o lar. Parabéns, mulheres. Mais do que um dia, vocês são especiais sempre.

Março também é a festa pelo an-iversário de São José do Rio Pardo. Parabéns aos rio-pardenses, parabéns às autoridades, que con-tribuindo com seus trabalhos, fazem a história da cidade. Neste momento festivo, queremos chamar a atenção de todos para cuidarmos mais e mel-hor do nosso meio ambiente, pois é cuidando bem dele que poderemos ter muitos outros aniversários a fes-tejar, desta querida cidade.

Aos leitores e internautas, nossos agradecimentos por participarem sempre de O Jor-nalZinho. No mês que passou, fe-vereiro, os eventos de carnaval com-puseram a maior parte de nossas coberturas, portanto, nesta edição, o carnaval ainda é o destaque e es-peramos que a alegria e a energia positiva do carnaval possam encher todos os seus dias.

Sobre a participação dos leitores, enviando fotos para divulgação, queremos solicitar, mais uma vez, a necessidade de informarem, por completo, os assuntos abordados. Em se tratando de aniversários - principalmente de crianças, ou quan-do se trata de casamento, o ideal é que sejam informados, sempre, os nomes dos pais. Isto é quase uma regra, ou seja, ninguém se casa sem dizer o nome dos pais, da mesma forma, todas as pessoas que completam o primeiro ou o décimo aniversário, é filho de alguém, isto melhora a divulgação do seu evento, da sua festa, afinal de contas, as pessoas gostam de saber quem é quem. Ficamos assim: vocês mandam todas as informações e nós caprichamos na publicação!

Quem acessou o site mais recentemente deve ter notado uma pequena alteração na capa. O ob-jetivo é destacar os assuntos mais quentes que estão no ar, ou recente-mente colocados. Também é um espaço para os serviços oferecidos

pelo JornalZinho, como coberturas especial-mente contratadas e anúncios especiais. Em O JornalZinho, sempre há algo de novo, o tempo todo.!

Nestes primeiros meses do ano, por conta do calendário, nossas edições foram lançadas sem-pre após o dia 10 e a galera acaba reclamando. Como o calendário de abril é mais favorável, es-tejam certos de que a partir da próxima edição, o jornal volta a circular nos primeiros dias do mês, ou seja, na Páscoa, estare-mos por aqui, trabalhando para fechar mais um Zinho!

Boa leitura! E lembre-se, a Páscoa não é apenas uma festa para comer chocolates, é tempo de renovar. Portanto, renove seus conceitos, viva algo inédito. Dê espaço para o perdão ao invés do ódio, abrace a esperança, ao invés do pessimismo. Boa Páscoa. E até a próxima!

Parabéns São José do Rio Pardo

A gata que desfila por aqui, nes-ta edição de março, tem 20 anos, é do signo de câncer e trabalha no comércio como promotora de vendas da Claro, atualmente nas Pernanbucanas. Aline dos Santos Ferreira Pinto, filha de Ércio Ferreira Pinto e Rose-mary Ribeiro dos Santos Ferreira Pinto, diz que é teimosa e consid-era a humildade a sua maior vir-tude. Esta gata não foge ao estilo do seu signo e tem personalidade forte. Ela gosta de ouvir músicas, especialmente se for I Gotta Feel-ing - Black Eyed Peas. Aline, desejamos sucesso. Obrigado por estar aqui.

--- Agradecimentos espe-ciais às Pernambucanas, nas pessoas do Alex e do Lucas.

Page 3: O Jornalzinho - Março 2010

3O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

[email protected] saudades dos jogos

carnavalescos “Donzelas” x “Machões” no Vasco FC. O estádio ficava lotado...

As nostálgicas e “deliciosas” c o l u n a s s e m a n a i s do Emilinho Duva (foto) no “Da Silva” merecem um livro...

Se depender dos matemáticos, as semifinais do Paulistão 2010 têm tudo para repetir as de 2007 e 2008, quando “pequenos” chegaram.

Melhor que a vitória, foi o “chapéu” que o atacante santista Neymar deu no zagueiro corintiano Chicão...

O Radium na Segundona da F.P.F. O campeonato da 4ª divisão de profissionais vai começar em 2 de maio, com o Verdão de Mococa jogando em Limeira contra o Independente. O grupo tem ainda: Velo Clube (Rio Claro), Brasilis (Águas de Lindóia), Guaçuano e Palmeirinha (Porto Ferreira). Com 46 clubes, a competição terminará em novembro.

O cacondense José Amadeu Elvino aos 41 anos segue jogando profissionalmente. “Adãozinho” (foto) está no Penapolense no Paulistão da A-3. O volante já atuou pelo Palmeiras,

São Caetano, Bragant ino , Rio Claro, F r a n c a n a , N o r o e s t e , S a m p a i o C o r r e a , Santo André,

América de Natal, Ceará e na Suíça. Começou carreira aos 17 anos no Bragantino, ao ser descoberto no futebol amador quando era lavrador.

O Brasil “vai parar” às 15h30 de 15 de junho (3ª feira) na estréia da Seleção na Copa do Mundo, contra a Coréia do Norte. No mesmo horário do dia 20 (domingo) tem Brasil x Costa do Marfim e às 11h00 do dia 25 (6ª feira) o esperado Brasil x Portugal. Dá-lhe churrasco, cerveja, pipoca, refrigerante, alegria, sofrimento etc.

A dificuldade que Dunga tem na lateral esquerda, sobra no ataque: Ronaldinho Gaúcho e Neymar estão “voando”... Copa do Mundo é de tiro curto, como injeção: uma piscada e acabou. O treinador da Seleção tem que chamar os 23 melhores na atualidade.

Acessem:www.ligariopardensedefutebol.com.br

Page 4: O Jornalzinho - Março 2010

4 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

aniversariantes de MarçoAniversário da Lívia No dia 6 de fevereiro, Carmen Lilian e Fabiano

Lopes Pereira receberam os amigos e familiares no Grê-mio Nestlé para a festa do primeiro aniversário da filha Lívia Maria Blascke Pereira que completou 1 ano de vida no dia 16. Saúde e vida longa, Lívia!

Características: as moscas são insetos incômodos que sempre aparecem para atrapalhar as refeições em família. A espécie mais comum na área urbana é a mosca d o m é s t i c a ( M u s c a domestica).Elas têm hábitos diurnos, sendo que sempre procuram locais bem iluminados e quentes. O inseto é atraído tanto pelo lixo e esterco como pelo leite, substâncias açucaradas, frutas e outros alimentos humanos.

Ciclo de vida: as fêmeas colocam os ovos sobre matéria orgânica fermentável, como lixo e fezes. Do ovo ocorre a evolução para a fase de larva e posteriormente à fase adulta. O ciclo completo dura, em média, de 10 a 14 dias.

Doenças: as moscas são vetores de várias doenças pelo seu hábito de transitar entre lixo e depois se alimentar das comidas deixadas desprotegidas no interior das residências.Algumas doenças causadas pelas moscas:- Diarréia- Conjuntivite- Lepra- Tuberculose- Erisipelas- Cólera- Meningite cérebro-espinha- Varíola

FormigasCaracterísticas: as formigas existem há mais de 100 milhões de anos, atualmente possuem mais de 12.000 espécies e caracterizam-se por formarem sociedades altamente organizadas.As formigas são particularmente incômodas quando entram no ambiente doméstico em busca de alimentos. Uma vez que algumas formigas entram na casa, centenas mais podem seguir rapidamente. Ciclo de vida: as formigas se desenvolvem por metamorfose completa dentro das colônias. Seu ciclo de vida é de ovo a larva a pupa, enfim atingindo a fase adulta. As colônias possuem três castas sociais distintas: operárias, rainha e machos. Enquanto a função da rainha e dos machos é reproduzir, são as operárias que saem à procura de alimentos, constroem e mantêm o formigueiro e sua defesa. Doenças: os problemas trazidos por formigas podem variar do simples incômodo a picadas e até mesmo a infecções hospitalares.São um risco potencial para a saúde pública, especialmente quando ocorrem em hospitais, pois são vetores mecânicos de bactérias patogênicas.

(Fonte: www.linharaid.com.br)

Insetos hábitose doenças

Moscas

(01) - Marcela Patricia Zulli(01) - Fátima Cristina de Jesus(02) - Edson Luís Garcia(03) - Hilda Aparecida Araujo Teixeira(03) - Alessandra Gomes(04) - Marco Antônio Biacco(04) - Marcelo Biacco(04) - Neusa Maria de Moraes(04) - Lourdes Soares Balbino(05) - Aline Gonçalves Capitelli(05) - Adriana de M. Alves Pedretti(05) - Rinaldo Farah Ortega(05) - Bruna Cerboni Malagutti(05) - Thiago Baizi Boaro(05) - Priscila Catalano Irentin(05) - Ana Carolina M. de Oliveira(05) - Emerson H. Fernandes Garcia(05) - Marcelo Carratto(06) - Oswaldo Ferrari Neto(06) - Benedito Ortiz Neto(06) - Silvia C. Zanella(06) - André Luís Morais(06) - Ana Paula Quessada Curi(06) - Ana Paula Marcilli(06) - José Vitor de Souza Jr.(07) - Wilson Roberto da Silva(07) - Jair Pereira da Silva(07) - Leonardo J. Franze Mantovani(08) - Batista de Paiva(08) - Fabiana Pinezi Rodrigues(08) - Ricardo Feltran(09) - Marcos H. Maziero da Silva(09) - Luís Antônio Pereira da Silva(10) - Fabiana de Souza Astolfo(10) - Paulo Matheus Missena(11) - Cristina de Fátima Giantomassi(11) - Antônio Fernando Torres(11) - Nelson Alves Filho(11) - Larissa Zulli Maieru(11) - Marta Florêncio(12) - Eduardo Gomes Silva(12) - Sheila Marilaine Madeira(13) - Carlos Donizetti Mustafé(13) - Luan Mantovani Batista(14) - Mauro Augusto Moreno(14) - Janarina Cândido

(15) - Felipe Augusto Figueira Zanetti(15) - Rodrigo Lupianhes(15) - Marisa Nogueira Dal Bon(15) - Emerson H. de Pauli(16) - Nivaldo Ap. Boaro(16) - Zenaide Ap. Boaro Lofrano(16) - Sandra Faria Pestana da Silva(17) - Daniel Viana(17) - Patrícia Lopes Gimenes(18) - José Pedro Moreno Mansano(18) - José Paulo Moreno Mansano(19) - Odair Ap. Zanetti(19) - Érica do Prado Camargo(20) - Deides Ramos(20) - Marcos César Dias Souza(20) - Rita Márcia Farah Ortega(20) - Fabrício R. da Silva Custódio(21) - Heitor Ribeiro Boaro(21) - Eliana Biondo Trinca(21) - Fernanda Dalbon(22) - Ademir A. Batista Filho(23) - Lucinéia Dalbom(23) - Diego da Silva Dalbom(23) - João Paulo Belizário(24) - Elaine Cristina C. Lofrano(24) - Fábio Casanova(25) - Santa Ferraresi(25) - Adriana Cândido(25) - Sebastião Cândido(27) - Rachel Santurbano Folchetti(27) - Ormando Biondo(27) - Luciano Aparecido Rueda(27) - Lucas B. Quaio(27) - Doralice L. C. de Souza(27) - Silvana Maria da Silva(27) - Vinicius Saran Alves(28) - Isabel Helena Corso Berti(28) - Antônio Kleber R. Júnior(29) - Gustavo Abrão(29) - Carlos E. Zanetti Batistela(29) - José Eduardo Idesti(30) - Danila K. Gervásio(31) - Shirley Campeoto(31) - João Gomes de Araujo(31) - Gabriel Ed Fernandes Ortega

Aniversário da Maria EduardaNo dia 18 de fevereiro, a Maria Eduarda Teix-

eira de Castro comemorou seus 3 anos de idade, cer-cada pelos pais e demais familiares. Parabéns Maria Eduarda! Fotos: Camila Manharelli

Os 15 anos da SarahNo dia 20 de

fevereiro Maria Luiza e Vitor Apare-cido Sbrisse recep-cionaram os amigos, familiares e demais convidados para a festa de aniversário da filha Sarah, que completou 15 anos de idade. A festa foi no melhor estilo debu-tante. Parabéns!

Page 5: O Jornalzinho - Março 2010

5O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Despedida do Lucas

Penhoar (peignoir) vem do verbo “peignoir”, que significa pentear, em francês. Ele teve origem na burguesia francesa do século 18, pois era usado pela mulher sobre a camisola enquanto ela se penteava à noite, antes de ir para a cama. Ou ainda quando saía do clima de intimidade do quarto. O curioso é que o penhoar é uma das únicas peças do guarda-roupa feminino que não mudou de cara ao longo dos anos. Só o seu uso evoluiu, porque hoje ele também faz parte do clima de sedução do casal.

O Penhoar não pode ser confundido com roupão que são confeccionados com tecidos diferentes, mais pesados, já o robe (penhoar) é feito de tecidos leves, seda, liganete ou mesmo malha.

Só receba uma visita de penhoar se tiver muita intimidade, mesmo assim deverão ser de modelos discretos, cores neutras e comprimento longo. Nunca vá a rua vestida com um.

Em casa a idéia é ficar confortável, vale então um penhoar ou mesmo um roupão. Para preparar um café, ver um filme, ler no sofá.

Para sair do banho, pede-se um roupão.

Agora com o Maridão essa é a melhor situação para abusar de um penhoar, com modelos sensuais, curtinhos e feitos de tecidos transparentes, eles fazem sucesso quanto à intenção é provocar. A idéia é acompanhá-lo com uma lingerie bem sexy, que favoreça os pontos fortes do seu corpo. Nesse caso, o penhoar torna-se uma peça tão intima quanto a lingerie, portanto, o ideal é usá-lo apenas para seduzir seu amado em lugar privativo.

Um pouco de história do Peignoir

Enviado por Rosa Maria Padula Camilo

O Lucas Secco Capoano, eficiente funcionário da Antares Despachante e Autoescola deixa saudades a toda a equipe da empresa, pois está de mudança para estudos. “Estamos felizes por essa nova etapa em sua vida. Desejamos sucesso e mui-tas realizações”, é o recado da galera do escritório.

Formatura em InformáticaNo dia 20 de fevereiro, Ana Paula Andrade e Ricardo Souza participaram da solenidade de formatura do curso de

Informática do Centro Federal de Educação de São João da Boa Vista. A festividade foi no Rotary Clube de São João. Aos dois, nossos cumprimentos e votos de sucesso na profissão.

Resultado dapromoção de Natal

Per TuttiQuem comprou na Pertutti no período do natal concorreu a

uma viagem para Peruíbe, litoral paulista. A ganhadora foi a sen-hora Marlene Innarelli Gravinez, que teve bons motivos para aproveitar o verão. Parabéns, dona Marlene. Na foto, a vence-dora da promoção, com a representante da loja, Doni.

Rogério e Lucas e acima a equipe Antares

Page 6: O Jornalzinho - Março 2010

6 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

CarnaCurva 2010Foi o esquenta para o carnaval, assim como acontece todos os anos. Foi o Carna-

Curva, mais um sucesso promovido por Juneba, Nato e toda equipe, no do-mingo 11 de fevereiro, quando a Curva do Peixe recebeu uma multidão. Tinha gente de todas as idades, pois o que vale mesmo é a alegria. 298 fotos no site!

Aniversário da AmandaNo dia 20

de fevereiro a linda Aman-da Pereira Gazola, filha de Andréia e

Amarildo rece-beu os cum-primentos de toda a família

por ocasião de seu aniversário,

festejado em grande estilo. Parabéns, Amanda!

Originária de uma planta de uso milenar, a semente de linhaça apresenta excelentes propriedades nutritivas e medicinais

Propriedades Nutricionais - Cada 100 gramas de semente de linhaça apresentam aproximadamente 490 calorias. A linhaça contém vitaminas

B1, B2, C, E e Caroteno. E ainda apresenta ferro, zinco e uma pequena quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Cerca de 39% da sua composição é de óleo. Desse total, a maior parte é formada por ômega-3 (57%) e ômega-6 (16%), tipos de gordura polinsaturadas que devem ser obtidas através da alimentação, pois não são produzidas pelo corpo. Além do ômega-3 e ômega-6, 9% são gorduras saturadas e 18% monoinsaturadas. Tanto a semente amarela quanto a marrom apresentam as mesmas propriedades nutricionais.

Propriedades Medicinais:- A semente de linhaça

é considerada um alimento funcional. Isso porque, além das suas propriedades nutritivas, ela contém substâncias capazes de prevenir doenças. Por ser rica em ômega-3 e ômega-6, a semente de linhaça atua na prevenção de problemas cardiovasculares e ajuda na construção de moléculas de hemoglobina, exercendo ação antioxidante e de renovação celular. Uma colher de chá de óleo de linhaça ou uma colher e meia de sopa da semente moída, garante a ingestão de todo ômega-3 que uma pessoa precisa. A linhaça também é excelente na regularização das funções intestinais e indicada para diabéticos, por ser capaz de estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Alguns estudos apontam que a linhaça pode ajudar na prevenção da obesidade.

Curiosidades:- A semente de linhaça moída tem

mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Como ela é muito dura, acaba não sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo, reduzindo suas vantagens nutricionais. Antigas culturas consideravam a linhaça uma planta abençoada. Eles acreditavam que ela era capaz de trazer fortuna, restaurar a saúde e proteger contra a feitiçaria. Para os egípcios, o linho branco tinha uma ligação direta com a deusa Ísis, sendo um símbolo de luz divina e pureza.

(Fonte: Revista dos Vegetarianos)

Foto Líder

Page 7: O Jornalzinho - Março 2010

7O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Planejamento de casamento“Véu” usar ou não usar?

Hijab (véu), quer dizer, em árabe, “o que sep-ara duas coisas”. O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.

O véu é uma peça misteriosa, pois ao mesmo tempo em que esconde, destaca a beleza da mulher, talvez seja um dos maiores símbolos do casamento, além do vestido de noiva. Ele está sempre no imag-inário de quando pensamos em uma noiva, portanto, em muitos casos, uma noiva não é uma noiva com-pleta se não estiver de véu. Considere nossas dicas, se você estiver pensando em não usar o véu em seu casamento... Hoje, dependendo dos gostos e moda, o véu pode ser curto, longo, médio, em tule ou renda. Há também o modelo mantilha à espanhola e o clás-sico véu que acompanha a cauda do vestido da noiva com cerca de três ou quatro metros de comprimento.

Uma tendência observada na escolha de véus at-ualmente são os véus mais leves, independente do comprimento. Os longos, sempre clássicos e chiques, ganham versões minimalistas, confeccionados em uma única camada e permitindo bordados e apliques em harmonia com o vestido. São indicados para cer-imônias em igrejas grandes, após as 18h, e não de-vem ultrapassar os quatro metros de comprimento. Já os casamentos realizados pela manhã e à tarde, ou em capelas pequenas, pedem véu mais curto, com o máximo de dois metros e meio de comprimento. Antes de escolher, visite sites, veja fotos, folheie revistas e experimente nas lojas e no fim dê o toque que você sempre sonhou para o seu véu.

Nos mês delas! Daquelas que nos surpreendem o cada dia, nos motivam, completam, direcionam e muitas vezes protegem! A mulher é o equilíbrio da humanidade! Inclusive me instiga olhar para a história bíblica do povo de Deus, e ver a freqüente presença norteadora das mulheres! Seja Eva que cometeu a bobagem de dar ouvidos à serpente, Sara que foi a esposa de Abraão e mãe aos 90 anos, Ana mulher de Elcana e mãe do profeta Samuel, Ester a rainha que salvou o povo hebreu da destruição, a Samaritana que é uma das mais ricas personagens femininas da Bíblia, porque foi a primeira mulher a quem Jesus se revelou como o Messias de Israel, e dentre tantas outras a grande mulher Maria de Nazaré! Maria de Nazaré certamente nos transmite

muitas das qualidades básicas presentes em toda alma feminina! A coragem, a ousadia, a capacidade de transformar dificuldades em meios de superação e crescimento! Hoje em nossos dias as mulheres bíblicas se misturam ao testemunho de grandes mulheres que decidiram fazer a diferença! Não cedendo ao comodismo e indiferença!

Quero expressar aqui meu carinho e respeito a todas essas mulheres que lutam por seus direitos sem perder sua identidade, que amam sem serem vulgares, que são livres sem libertinagem, e que sabem que são capazes de tornar presente entre os homens o carinho materno de Deus!

Parabénsa você

Mulher de verdade!

Deus abençoe!

Essas Mulheres...

[email protected]

Page 8: O Jornalzinho - Março 2010

8 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

CarnascerNo dia 9 de fevereiro o pessoal do Projeto Renascer reuniu pacientes e voluntários

para curtir o Carnascer – ou seja, o carnaval do Renascer. Muita alegria e descontração, afinal de contas, estas mulheres merecem!

O bem-estar dos gatos está diretamente relacionado com a sua saúde física e mental.

Em primeiro lugar, eles precisam

de espaço para se locomover e uma área específica para suas necessidades, que seja longe de sua comida. Outro aspecto muito importante na vida dos gatos é o contato social, pois o isolamento pode causar até mesmo algumas doenças. Se não puderem passar muito tempo com humanos, é indicada pelo menos a presença de outros felinos. Por fim, para aliviar o estresse é recomendável alguns brinquedos ou arranhadores. Seguindo essas dicas, você garante a saúde do seu gato por toda a vida.

Para entender exatamente o que deixa um gato feliz e torna sua vida saudável, conversamos com

a veterinária Lívia Romeiro. Ela explicou as atitudes que demonstram satisfação dos felinos, e o que os donos devem fazer para garantir uma vida cheia de bem-estar para seu companheiro.

Como é possível identificar se meugato

está saudável e feliz?LR: Um gato feliz é aquele que

está sempre ronrronando quando nos aproximamos ou fazemos um afago; é aquele que se esfrega em tudo quando você está segurando seu pote de comida. Uma bela pelagem, com brilho e boa qualidade de pelo, bem como uma condição corpórea nem acima nem abaixo do peso médio, são bons indicativos de uma boa saúde.

Existem outros aspectos físicos a

serem observados?LR: Também devemos levar em

consideração outros aspectos como as fezes e a urina, bem como seu apetite e formas de interação com os outros animais e pessoas. Quando um gato se afasta de tudo e todos, deve esta com algum problema. Ele pode não estar feliz ou saudável, e aí uma consulta ao veterinário é indicada.

Como posso garantir

o bem estardo meu gato

(Fonte:www.saibamaissobreseupet.com.br)Continua pág.: 09

Page 9: O Jornalzinho - Março 2010

9O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Comemoração triplaNo dia 28 de fevereiro a comemoração foi tripla, no Sítio São João da Fartura, em

São José, onde Mauro Boaro, Hélio Paduelli e Cacilda Pazin Estevão ofereceram um almoço para marcar a passagem de seus aniversários, ocorridos durante o mês de fevereiro. O domingo foi de muita alegria e confraternização. Parabéns aos três. Muito trabalho, saúde e felicidades!

Como garantir a saúde física do felino?

LR: A rotina dos felinos tende a ser um pouco mais pacata que a de outros animais, como o cão, por exemplo. A manutenção do peso corpóreo é de suma importância para todo o organismo. Um gato com desequilíbrio nutricional tem predisposição a desenvolver uma série de alterações

físicas e metabólicas, diminuindo sua expectativa de vida. Tudo se inicia com a escolha de uma boa ração, com nutrientes de qualidade, seguida por uma oferta adequada de alimento. Outros fatores não menos importantes devem ser observados, como cuidados para a manutenção da pelagem e atividades físicas, como brincadeiras e desafios, que ajudam a manter o bem-estar físico de seu animal.

Visitas frequentes ao veterinário também são importantes, para prevenir doenças e qualquer tipo de inconveniente para a saúde e bem-estar do animal.

E quais são as atitudes fundamentais que o dono precisa ter para garantir a

felicidade do gato?LR: Para ter seu gato sempre

feliz e saudável, é preciso observar alguns pontos importantes. Primeiro a alimentação: é preciso fornecer um alimento de qualidade, em quantidade adequada. Forneça também água fresca, mantendo-a sempre disponível. Um ambiente tranquilo e reservado para o descanso do animal é muito importante. O local para que ele faça suas necessidades deve estar sempre disponível e higienizado. É preciso que ele tenha momentos de interação com pessoas e outros animais para sua socialização e distração. Mantendo tudo isso em mente, você aumenta muito a chances de seu animal ter uma saúde física plena e ser feliz.

(Fonte:www.saibamaissobreseupet.com.br)

Continuação da pag. 8

Aniversário do LeoNo dia 10 de fevereiro o do Leonardo Henrique Soares Batista, filho de Elvis

e Renata completou idade nova. A comemoração antecipada foi no dia 8, com um churrasco em família na Chácara Modelo. Parabéns, Leonardo!

Aniversário da JoseliEm clima de carnaval a Joseli Souza Pereira Santos recebeu os amigos e familiares na

Chácara Bim Peixeiro, para comemorar idade nova, no dia 13 de fevereiro. Não faltou descontração. Parabéns!

Page 10: O Jornalzinho - Março 2010

10 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

Palco da vida

UM Meio oU UMa descUlPaMaria Elisa Carriero

(Enviado por Silvia Zanella), sempre que for possível e seguro. Exija a construção de ciclovias e estacionamentos para bicicletas.

Combine carona com os amigos e colegas de trabalho ou escola (revezamento).

Opte pelo transporte coletivo. Exija um transporte público de qualidade.

Deixe o carro na garagem alguns dias por semana.

Prefira veículos movidos a álcool, biodiesel ou modelos bicombustíveis (híbridos / flex).

Calibre os pneus do seu carro ao menos uma vez por mês.

Faça revisões periódicas no seu veículo para reduzir as emissões de poluentes.

Abasteça o veículo em postos de sua confiança (evitar gasolina adulterada).

Encoraje os seus familiares a usar menos o carro.

O congestionamento ou a redução da velocidade média aumentam muito a emissão de cada veículo.

Procure adquirir eletrodomésticos com maior eficiência energética

Compre alimentos frescos em vez de congelados. Dê preferência aos produzidos localmente.

Abaixe a chama do fogão assim que ferver, mantenha a panela centralizada, use somente a quantidade de água necessária, coloque alimentos duros de molho na água antes do cozimento (feijão), use a panela de pressão e evite ficar abrindo a porta do forno a todo instante para ver o assado.

Separe o material reciclável do seu lixo. Isto faz muita diferença.

Evite produtos muito embalados.Prefira papel reciclado. Utilize o

mínimo necessário de papel (ex. guardanapos). Evite imprimir sem necessidade.

Em banheiros públicos, dispense o uso de papel para secar as mãos, sempre que tiver outras alternativas, ou evite o desperdício use apenas um papel.

Plante árvores nativa e cuide delas. Elas são aspiradores naturais de gás carbônico.

Não compre móveis feitos de madeira de desmatamento. Exija certificado de origem.

Participe de ações contra a destruição de nossas florestas.

Incentive sua escola ou local de trabalho a reduzir as emissões.

(Fonte: www.natureba.com.br)

Dicas para reduzir apoluição do ar e os

impactos dasalterações climáticas

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar

feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.

Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.

Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.

O sucesso é construído à noite!

Durante o dia você faz o que todos fazem.

Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial.

Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo

de sucesso.Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no

horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas.Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da

televisão.Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da pi-

scina.A realização de um sonho depende de dedicação.Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica.Mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde

está.Em verdade, a ilusão é combustível dos perdedores, pois...

“Quem quer fazer alguma coisa,encontra um MEIO”.

“Quem não quer fazer nada,encontra uma DESCULPA.”

Roberto Shinyashiki

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.

E você pode evitar que ela vá à falência.Há muitas pessoas que precisam, admi-

ram e torcem por você.

Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, tra-balhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.

Ser feliz é encontrar força no perdão, es-perança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.

Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.

Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.

Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incom-preensões e períodos de crise

Ser feliz é deixar de ser vítima dos proble-mas e se tornar um autor da própria história

É atravessar desertos fora de si, mas ser

capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos

É saber falar de si mesmoÉ ter coragem para ouvir um “não”É ter segurança para receber uma crítica,

mesmo que injustaSer feliz é deixar viver a criança livre,

alegre e simples, que mora dentro de cada um de nós

É ter maturidade para falar “eu errei”É ter ousadia para dizer “me perdoe”É ter sensibilidade para expressar “eu

preciso de você”

É ter capacidade de dizer “eu te AMO”É ter humildade da receptividadeDesejo que a vida se torne um canteiro

de oportunidades para você ser feliz...

E, quando você errar o caminho, recom-ece, pois assim você descobrirá que ser fe-liz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.

Usar as perdas para refinar a paciência.Usar as falhas para lapidar o prazer.

Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Jamais desista de si mesmo.Jamais desista das pessoas que você

ama.Jamais desista de ser feliz, pois a vida é

um obstáculo imperdível, ainda que se apre-sentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.

Pedras no caminho?Guardo todas...

Um dia vou construir um castelo!

Page 11: O Jornalzinho - Março 2010

11O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

O Ministério das Comunicações apresentou recentemente o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que levará conexão à internet a escolas, bibliotecas e órgãos públicos de todo Brasil. Com metas para 2014 e investimentos da ordem de R$ 75,5 bilhões o plano pretende aumentar o número de usuários de banda larga no país para 90 milhões.

Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI) mostram que a questão da inclusão digital vai além da banda larga fixa ou móvel. Do total de 57,5 milhões de domicíl ios brasileiros, 68,8% não têm computador e, entre aqueles que possuem computador, não há acesso à internet em 23,5 % deles.

Para o CGI, a maior barreira à inclusão digital está diretamente relacionada aos índices de distribuição de renda e de educação no país. Segundo pesquisa feita em 2008 pelo CGI atualmente 54 milhões de brasileiros são usuários da rede mundial e eles se caracterizam, principalmente, por morar nas cidades e ter idade de 16 a 24 anos. As pessoas com nível superior de ensino e renda familiar acima de 20 salários mínimos são as que mais acessam a internet.

Os locais mais utilizados para acessar a internet são: as lan houses, responsáveis por 48% dos acessos; o próprio domicílio (42%); domicílio de outra pessoa (22%); no trabalho

(21%); na escola (14%); e no centro público de acesso gratuito, os telecentros (4%). A principal barreira para o acesso à internet é a falta de habilidade com as tecnologias digitais (61%), seguido pela falta de necessidade/ interesse (44%), falta de condições para pagar o acesso (23%) e não ter onde acessar (21%).

Inclusão Digital no Brasil

Dúvidas ou Sugestões:[email protected]

*Juliana Baptistellaé mestranda em Economia

Aplicada pela UniversidadeFederal de São Carlos (UFSCar).

Page 12: O Jornalzinho - Março 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 201012

Reforma terapiaFaça um tratamento de energia

na sua casaVocê tem achado sua casa

meio triste, escura e sombria? Desanimadora? Sua casa tem apresentado trincas, rachaduras, pintura descascando e infiltração? Os vidros das janelas estão quebrados e as portas estão emperradas ou feias? A instalação elétrica está à beira do caos e nada mais liga ou funciona? Os canos estão todos furados e a água transborda pelas paredes? O piso e a cerâmica de sua casa há muito tempo já se aposentou? Por mais que você limpe, sua casa continua com cara de suja? Se você respondeu “sim” a mais de uma pergunta, sua casa ou empresa está sofrendo de “baixa autoestima”, com tendência a “depressão predial”. Sua casa precisa urgente de uma terapia muito especial: a “reforma-terapia”.

Para começar imediatamente este tratamento, basta você ir a uma boa loja de construção da sua cidade e começar uma reforma. E não tem sensação mais gostosa do que ver a casa reformada, com aquele cheiro de tinta fresca e de coisas novas.

Mexer numa casa pintando, fazendo uma grande reforma ou até construindo cômodos novos, renova a energia da casa toda e o ânimo dos moradores. Vocês já notaram a cara de alegria e satisfação das pessoas quando entram em uma loja de materiais de construção e reforma para escolher e comprar os materiais necessários para a reforma ou construção de uma casa?

Claro que as pessoas reclamam do trabalho que dá escolher as cores da tinta, da cerâmica, dos azulejos para cozinha ou banheiro, atrasos e etc. Mas não há preço para ver e sentir o novo astral e alegria da casa toda reformada ou construída, conforme planejamos. Quem sabe não estamos chegando perto da “morada dos deuses”?

Loja de material de construção: a loja das boas energias. Confira o roteiro das energias:

Setor de tintas: A melhor casa para se morar é a casa de uma criança. Com certeza é uma casa que tem muito colorido, movimento e vibração, já que as crianças precisam de estímulo. Se possível, pinte os cômodos da casa com cores diferentes. Use e abuse de sua criatividade. Em um quarto de casal, coloque as cores românticas: rosa, salmão, pêssego e o verde erva-doce. Evite pintar as paredes de vermelho, azul claro e lilás.

Continua na pag.13

05

10

04

15

01

03

08

12

16

(((01))) A balada de comemoração de um ano do Club Lounge foi muito agitada, e cheia de gatas, como estas. -- (((02))) Neto Carvalho e seu amigo no agito de aniversário do Lounge. -- (((03))) Giovana, Sara e uma amiga na AAR. -- (((04))) Marcelo e Mariane na folia da AAR. Ele, aliás, está de parabéns pelas aprovações em vários vestibulares. -- (((05))) Chicão, Maurinho Voltareli e um amigo curtindo o carnaval na AAR. -- (((06))) Essa galera muito animada estava se divertindo no Rio Pardo Folia. -- (((07))) Super gatas curtindo o carnaval do DEC. -- (((08))) Flávia e Bárbara na alegria do carnaval da AAR. -- (((09))) Dju e Ricardo na AAR. -- (((10))) Lindasss, assim mesmo, com muitos ‘s’ enfeitando o carnaval na AAR. -- (((12))) Camila e Renan trocaram alianças na mão direita. Estão noivos! -- (((13))) Rafael e Graziela num passeio em Porto Alegre. -- (((15))) Membros do grupo Fratelli d’Itallia dia desses foram a São Sebastião da Grama saborear uma pizza. -- (((16))) Denise, Leandra Catalano, Leandro e Luciene foram parabenizar o amigo Filipe Modesto que se formou em Direito na cidade de São Paulo. -- (((17))) Maria Eduarda com seus pais num click para o Zinho. Parabéns pelos seus 3 aninhos! -- (((18))) Eduardo Rodrigues Cueva festejando o seu niver junto dos amiguinhos.

Page 13: O Jornalzinho - Março 2010

13O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Nos quartos de criança em idade escolar, o amarelo é ótimo para estimular os

estudos. Numa sala de jantar, para animar a conversa, podemos usar a cor pêssego ou um laranja. Para dar um destaque, podemos texturizar uma das paredes. Quem gosta de pintar toda a casa de uma cor só, é bom tomar cuidado para não deixar a casa com uma energia muito monótona. Neste caso, aconselho o uso das cores na decoração, como quadros, tapetes e plantas.

Setor de jardinagem:Plantas e flores - As naturais

elevam o padrão energético. Quanto mais verde, mais vida.

Velas decorativas - São muito usadas para energizar os ambientes. As cores podem influenciar o uso de um ambiente.

Vasos - Além de decorativos, quando usamos os coloridos, podemos energizar e harmonizar um ambiente

Fontes d’água - Purificam e energizam os ambientes. Também são ótimas para atrair prosperidade.

Setor de quadros e gravuras:Depois da pintura, uma das formas de dar uma nova vida aos ambientes é a utilização de gravuras e quadros nas paredes. Os motivos e cores dependem de cada pessoa e ambiente.

No quarto do casal, um quadro sensual ou romântico é estimulante para a intimidade. Coloque também detalhes em vermelho na decoração nas cortinas, almofadas, tapetes e velas.

Para atrair abundância, coloque um quadro com água, rios, mar e peixes.

Setor de tapetes e persianas: Tapetes, persianas e cortinas podem

ser usadas nos ambientes para energizar, por meio das cores, formas

e desenhos. Nas casas onde há alguém doente, de cama, quadros

e persianas verdes ajudam na recuperação.

Uma persiana vermelha ou dourada numa sala de trabalho estimula a autoestima e a prosperidade.

No quarto do casal, o tapete vermelho deixa a relação mais “quente”.

Setor de iluminação:O efeito de uma boa iluminação é

fantástico. Nada como clarear bem aquele canto escuro da sala ou do escritório.

Setor de cerâmica:Os azulejos e pisos cerâmicos

sempre renovam a energia. As cores e padrão variam de casa para casa.

Numa cozinha, por exemplo, o branco e o amarelo são as cores mais favoráveis. Nos banheiros, o verde e amarelo são as mais propícias. Em locais muito escuros, pisos que têm reflexo ajudam na iluminação.

Franco Guizzetti/Especial para o Terra

(Fonte: www.terra.com.br)

Continuação da pag. 12

18

02

06

07

09

17

13

Foto

: cam

ila M

anha

relli

Page 14: O Jornalzinho - Março 2010

14 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

Carnaval em São José (páginas 14 e 15)

Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade.

Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos - dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou

osso. Se os dentes estão inclusos, pode ocorrer inchaço ou flacidez.

Os dentes do siso que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas. Como os dentes removidos antes dos 20 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento e causam menos complicações, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser removidos.

Como são extraídos os dentes do siso?

A extração se faz de forma rotineira. Seu dentista pode recomendar anestesia geral ou local. Após a extração do dente (ou dentes), você precisará morder suavemente um pedaço de gaze durante 30 a 45 minutos após deixar o consultório, para estancar qualquer sangramento que possa ocorrer.

Você poderá sentir um pouco de dor ou inchaço, mas que passará naturalmente após alguns dias; no entanto, você deverá ligar para seu dentista se houver dor prolongada ou intensa, inchaço, sangramento ou febre.

A extração dos dentes do siso devido ao apinhamento ou fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a sua mordida ou a sua saúde bucal no futuro.

(Fonte: www.colgate.com.br)

Page 15: O Jornalzinho - Março 2010

15O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Carnaval em São José (páginas 14 e 15)Quem curtiu o carnaval em São José do Rio Pardo não teve do que reclamar. Houve festa para todos os gostos. Na AAR, a folia nas quatro noites teve bandas diversas, o mesmo ocorreu no

carnaval popular promovido pelo DEC. A tradicional Banda do Grelo (leia-se Grélo) deu o ar da graça para animar a festa, com seu espetacular concerto na praça da matriz. Ainda nas ruas, a cidade recebeu a apresentação do TradiSamba, e das escolas de samba de Mococa (Vira Viro) e Casa Branca (Vem vem).

As crianças também puderam se divertir nas matinês realizadas pela AAR e pelo DEC. Para ver tudo sobre o carnaval, acesse o nosso site e veja o link Carnavais. Há 1.330 fotos por lá!

O ano escolar está se iniciando e vamos falar sobre um comportamento que está se tornando muito comum entre crianças e adolescentes, principalmente nas escolas, o Bullying. Este termo é utilizado para descrever atos intencionais e repetidos de violência física ou psicológica, praticados por um indivíduo ou um grupo com o objetivo de obter poder, intimidar ou agredir outro individuo incapaz de se defender, seja pela inabilidade física ou emocional.

Geralmente, os agressores são mais fortes fisicamente, usam armas brancas, e têm um perfil violento e ameaçador. As vítimas, normalmente se intimidam e não conseguem procurar auxílio.

É importante que vocês, pais observem se seus filhos apresentam esses sinais, pois eles podem estar sendo vítimas de Bullying:

• Baixo rendimento escolar;• Medo de ir para a escola;• Objetos escolares ou pessoais

danificados;• Isolamento;• Baixa auto - estima;• Dores.

Ou um praticante de Bullying:• Instabilidade emocional;• Incapacidade para compreender

as emoções dos outros.

Com o passar do tempo tanto vítimas quanto agressores podem desenvolver sérios problemas. Os agressores passam a apresentar:

• Perda de auto - controle;• Comportamentos anti-sociais.

Já as Vítimas apresentam:• Perda da auto - confiança e auto

- estima;• Depressão;• Auto - mutilações, suicídio ou

vítimas de homicídio.

Se você percebeu alguns destes sinais, converse com seu filho! Este é um problema sério, e vítimas e agressores precisam de ajuda especializada!Contato: [email protected]

Tel: 3608-8299(Fonte: www.psicologia.com.pt)

Alguns sinais de Bullying

Page 16: O Jornalzinho - Março 2010

16 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

Cruzeiro Santos/SalvadorEssa galera toda passou o carnaval num cruzeiro. Entre os dias 13 e 20 de fever-

eiro, Bem te vi, Dinho, Fera, Bozó, Ti, Xandi, Maziero, Fábio e Tiaguinho embarcaram num cruzeiro pela costa brasileira entre as cidades de Santos e Salvador. Su-per viagem!

O lobo guará pode ser encontrado na América do Sul, principalmente no Brasil, no Paraguai, na Bolívia e na Argentina.

Como possuem pernas compridas e ágeis, pode facilmente subir em morros e montanhas. Essa característica física favorece também os saltos no momento da caça

Alimenta-se principalmente de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos.

É uma espécie de hábitos solitários, não formando alcatéias como fazem outras espécies de lobos.

Preferem a noite para caçarA gestação da fêmea dura, em

média, 68 dias. Doenças transmitidas por cães domésticos, atropelamentos e derrubada de matas são os principais motivos que estão provocando a extinção desta espécie animal.

No Brasil, podemos encontrar o lobo guará nas seguintes regiões: Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina

É um mamífero de comportamento tranquilo, porém pode atacar para defender-se em situações de ameça

O Lobo Guará tem seus filhotes somente no mês de junho e, quando

e l e s n a s c e m , a fêmea não sai da toca e é alimentada p e l o m a c h o . Os filhotes de Lobo G u a r á n a s c e m

pretos, com a ponta da cauda branca e, geralmente, são apenas dois por gestação.

Espectativa de vida: em média vivem 20 anos

Comprimento: 1,20 metros aproximadamente

Cor: castanho claro avermelhado com manchas marrom nas pernas, caldas e pescoço.

Peso: de 20 a 25 kilos aproximadamente

Altura: 70 cm aproximadamente.

(Fonte: www.suapesquisa.com)

Em TrindadeO litoral Sul do Rio de

Janeiro também tem atraído a galera de São José. Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, Priscila, Matheus, Clay-ton, Daniele, Richard, Karen, Rafael e Aline tam-bém estiveram por lá, conferindo o paradisíaco lugar. A viagem vale a pena!

Na praia do GonzagaO João Paulo Dias aproveitou o sol para curtir a praia com a esposa Cristiane, o

filho Murilo e a sogra Aparecida, no dia 21 de fe-vereiro, quando foram curtir a Praia do Gonzaga, em Santos.

Page 17: O Jornalzinho - Março 2010

17O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Aprovadosda

A unidade rio-pardense da esco-la preparatória para concur-sos LFG comemora a aprovação de seus alunos Paulo Roberto Oliveira Carrara e Marco Antonio Tavela no 6º Concurso Público de Provas e Títulos para a Outorga de Delegações de Notas e de Registros do Estado de São Pau-lo, e do aluno Fábio Augusto de Paula Santiago, aprovado no Exame da OAB/CESPE. Nos-sos cumprimentos a toda a equipe LFG e aos profission-ais aprovados.

Não são sós as comidas as grandes vilãs da dieta. As bebidas alcoólicas são muito calóricas e ainda fazem com que você perca a noção do que está consumindo. Cada grama de álcool contém 7 calorias, enquanto carboidratos e proteínas contêm 4 Kcal.

Coquetéis de frutas são perigosos pois têm leite condensado e álcool. Um copo de 200 ml pode ter 504 calorias

Caipirinha de morango com açúcar de saquê de 200 ml tem 340 Kcal

Já a preferência nacional, a caipirinha de limão com açúcar e aguardente tem em (200 ml) 300 Kcal. Já a bebida preparada com vodka tem 310 Kcal

Uma tulipa de chope de 300 ml tem 180 Kcal

O champanhe do brinde tem em uma taça de 125 ml, 110 Kcal

Em uma lata de cerveja de 350 ml há 151 Kcal

Uma taça de vinho branco doce de 125 ml tem 173 Kcal, já se o vinho for seco as calorias caem para 107 Kcal

Uma taça de vinho tinto de 125 ml tem 107 Kcal

Uma dose de uísque de 50 ml tem 120 Kcal

Uma dose de vodca de 50 ml tem 120 Kcal

Já uma dose de tequila de 50 ml tem 110 Kcal

Um cálice de licor de 40ml tem cerca de 150 calorias

(Fonte: noticias.uol.com.br)

Paulo Roberto Oliveira Carrara

Mar

co A

nton

io T

avel

a

Fábio Augusto de Paula Santiago

Page 18: O Jornalzinho - Março 2010

18 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

Cãibras ocorrem com maior freqüência em atletas.

As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo, afetam principalmente os músculos das pernas (panturrilha) e dos pés. Elas normalmente desaparecem em poucos minutos, ou seja, são contrações súbitas, de curta duração e dolorosas. Massagens e alongamentos podem acelerar a sensação de alívio. As cãibras podem ser resultantes de uma quantidade inadequada de sangue no músculo, estiramento excessivo (lesão) ou alimentação.

Mas por que elas aparecem quando estamos bem no meio de uma maratona de exercícios? O nosso cérebro possui uma placa motora localizada entre nervo e músculo, e quando um músculo se contrai ele dispara cargas elétricas dentro do cérebro. Essa carga elétrica altera o equilíbrio entre dois minerais: potássio e sódio. O potássio se encontra dentro da fibra muscular e o sódio fora dela, e é aí que mora o problema: a ordem dos minerais dentro do músculo. O desequilíbrio nos teores de sódio e potássio, causado por má alimentação, provoca uma inversão de posição dos minerais, o sódio passa a ocupar o lugar do potássio e vice-versa, o músculo então se contrai involuntariamente e ocorre a cãibra.

Os atletas são as pessoas que mais sofrem deste incômodo, eles queimam toda a reserva de glicogênio durante as atividades físicas, sendo necessária uma reposição no organismo. Em geral, pessoas que praticam muito exercício consomem bananas em grande quantidade, por serem ricas em potássio e cálcio.

Veja algumas medidas que ajudam a prevenir a ocorrência de cãibras: beber bastante água, incluir e retirar determinados tipos de alimento na dieta diária, como cafeína e nicotina. Uma alimentação rica em potássio, laticínios light, carboidratos (arroz, legumes, massas), pães integrais e cereais.(Fonte: www.mundoeducacao.com.br)

Page 19: O Jornalzinho - Março 2010

19O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Mauro Posso

Beyoncé

Com 60 mil pessoas no Estádio do Morumbi-SP, com abertura de Ivete Sangalo que esquentou o estádio, sábado 6 de fevereiro a cantora Beyoncé bateu seu recorde de público em um único show com sua turnê “I AM... TOUR”. Emocionada, agradeceu ao público de São Paulo. “Este é o maior show da história da minha vida”, disse impressionada com os gritos da multidão na sua primeira fala da noite.Não dá para dizer qual o momento mais emocionante do show depois da abertura. Mas pode-se dizer que o espetáculo de imagens no telão com as músicas Sweet Dreams e Diva, Single Lady e Halo (privilegiado eu que no momento desta música ela se aproximou do público parou a minha frente sorriu e me deu a sua mão, este é o momento máximo que um fã pode ter do seu ídolo, foi bem

bacana).Beyoncé não é só uma figura criada da indústria da música pop. É uma luz que vai além desta década. É, e será para sempre, uma estrela de primeira grandeza, que sabe mesclar

o pop romântico ao pop mais dançante e performático. Se este é o segredo do sucesso, ela sabe muito bem dosar tudo isso.

Aniversário do Eduardo

No dia 19 de fevereiro quem completou idade nova foi o Eduardo – filho de Nilton Cesar Cueva e Fer-nanda Rodrigues Cueva. A família e os amigos comemo-raram numa animada festa no Grêmio Nestlé no dia 21, aproveitando para festejar também o aniversário da Fernanda, ocorrido no dia 24 de fevereiro. Parabéns aos dois!

Aniversáriodo

Bruno

Filho do Gian Fran-cisco e da Sueli, o Bru-no Felipe França foi o aniversariante do dia 25 de fevereiro. Ele comemorou 6 anos de idade cercado pelos amigos e familiares, recebendo o carinho dos pais. Parabéns, Bruno!

Page 20: O Jornalzinho - Março 2010

20 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

Mistura rica em matéria orgânica:1 parte de terra comum de jardim1 parte de terra vegetal2 partes de composto orgânicoIdeal para plantas como: licuala

ou palmeira-leque (Licuala grandis), camélia (Camellia japonica), cróton (Codiaeum variegatum), cica (Cycas revoluta), gardênia (Gardenia jasminoides), lantana (Lantana camara), planta-camarão amrelo (Pachystachys lutea), azaléia (Rhododendron xsimsii), flor-de-cera (Hoya carnosa), calceolária (Calceolaria herbeohybrida), petunia (Petunia x hybrida), calendula (Calendula officinalis), margarida (Chrysanthemum leucathemum).

Mistura argilosa:2 partes de terra comum de jardim2 partes de terra vegetal1 parte de areiaIdeal para plantas como: papiro

(Cyperus papyrus), gladíolo ou palma-de-santa-rita (Gladiolus), narciso (Narcissus poeticus), bastão-do-imperador (Nicolaia elatior), prímula (Primula obconica), gloxínia (Sinningia speciosa), estrelitzia (Strelitzia reginae, copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica), calla (Zantedeschia aethiopica ‘Calla’).

Mistura arenosa:1 parte de terra comum de jardim1 parte de terra vegetal2 partes de areiaIdeal para plantas como:

palmeira-bambu (Chamaedorea elegans), planta-camarão vermelho (Beloperene guttata), buxinho (Buxus sempervirens), caliandra ou esponjinha(Calliandra), bico-de-papagaio ou poinsétia (Euphorbia pulcherrima), hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), hortênsia (Hidrangea macrophylla), ixora (Ixora chinensis), giesta ou vassoura espanhola (Spartium junceum), primavera (Bouganvillea spectabilis), lírio-da-paz (Spatiphylum wallisii), espada-de-são-jorge (Sanseveria trifasciata), lança-de-são-jorge (Sanseveria cylindrica), onze-horas (portulaca grandiflora).

Mistura areno-argilosa:1 parte de terra comum de jardim1 parte de terra vegetal1 parte de composto orgânico1 parte de areiaIdeal para plantas como: palmeira-

rápis (Rhapis excelsa), árvore-da-felicidade-fêmea (Polyscias fruticosa), árvore-da-felicidade-fêmea (Polyscias

g u i l f o y l e i ) , g e r â n i o ( P e l a r g o n i u m sp.), gerânio p e n d e n t e ( P e l a r g o n i u m peltatum).

(Fonte: www.jardimdeflores.com.br)

Aniversário da NaiaraNo dia 7 de março a Naiara Raquel Correa Ri-

beiro, filha de Rota e Kiko, comemorou em família a ch-egada de seus 17 anos. Parabéns, juízo e muitas alegrias.

Parabéns, Glaucya!A gente antecipa os cumprimentos pelo aniversário da

Glaucya Rodrigues Ribeiro, que completa idade nova no dia 26 de março e desejamos felicidades a esta menina cheia de estilo. Parabéns, Glaucya!

Aniversário do GabrielO primeiro ano de vida do Gabriel Otavio, filho de Alex

Sandre Mundin e Viviane Lopes foi comemorado com grande festa no dia 14 de fevereiro, com presença dos amigos e familiares reforçando a corrente de boas energias para o pequeno. Felicidades!

Page 21: O Jornalzinho - Março 2010

21O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Sono é o processo de descanso periódico usado pelo homem e outros animais. É um estado comportamental reversível de desligamento temporário com transformações na responsividade a mudanças externas e internas a nível de consciência.É um processo ativo envolvendo vários e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em muitos sistemas e regiões do sistema nervoso central. Não é uma função, mas um estado da vida com várias funções, muitas delas relacionadas à conservação de energia. Embora não se tenha descoberto totalmente o papel sono na sobrevivência dos seres vivos sabe-se cada vez mais sobre sua arquitetura.

FRIEDMAN define sono como “sendo o desencadear deliberado de uma alteração ou redução do estado consciente, que dura, em média 8 horas (...) tendo início sensivelmente à mesma hora, em cada período de 24 horas, e (...) resultando, geralmente, em sensação de energia física, psíquica e intelectual restabelecida”.

De acordo com FONTAINE, BRIGGS e POPE-SMITH (2001), o sono é importante para a recuperação da doença, enquanto que a privação deste pode afetar a regeneração celular assim como a total recuperação da função imunitária.

O principal instrumento para as descobertas sobre o sono foi um exame chamado polissonografia que permitiu entender coisas novas e úteis, mas que também revelou novos mistérios. Graças a este exame reconhece-se hoje que o sono não é um estado homogêneo e que há dois estados de sono.

Quando se dorme, perdem-se os sentidos na seguinte ordem: visão, paladar, olfato, audição e tato. O tato é o sentido que desperta ao mais leve toque sobre a pele. Ele é o vigia do corpo adormecido. Na hora de acordar, os sentidos voltam nesta ordem: tato, audição, visão, paladar e olfato.O período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de aproximadamente doze dias(264 horas,Randy Gardner). Napoleão Bonaparte dormia quatro horas por noite, enquanto Albert Einstein precisava de dez horas de sono.

(Fonte: www.pt.shvoong.com)

Page 22: O Jornalzinho - Março 2010

22 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010(Fonte: www.brasilescola.com)

A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária.

Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

Com o avanço da doença, o número de manchas ou o tamanho das já existentes aumentam e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos. Além disso, pode permitir com que determinados acidentes ocorram em razão da falta de sensibilidade nessas regiões.

O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como biópsia, podem ser necessários.

Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. Entretanto, segundo a organização Mundial de Saúde, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não a desenvolve. Aproximadamente 95% dos parasitas são eliminados na primeira dose do tratamento, já sendo incapaz de transmiti-los a outras pessoas. Este dura até aproximadamente um ano e o paciente pode ser completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Assim, buscar auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença e a contaminação de outras pessoas.

O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença tem, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura.

Durante este tempo, o hanseniano pode desenvolver suas atividades normais, sem restrições. Entretanto, reações adversas ao medicamento podem ocorrer e, nestes casos, é necessário buscar auxílio médico.

Importante saber:Segundo a OMS, nosso país é

líder mundial em prevalência da hanseníase.

“Lepra”, designação antiga desta doença, era o nome dado a doenças da pele em geral, como psoríase, eczema e a própria hanseníase. Devido ao estigma dado a esta denominação e também ao fato de que hoje, com o avanço da medicina, há nomes apropriados para cada uma destas dermatoses, este termo deixou de ser utilizado (ou, pelo menos, deveria ter sido).

Por Mariana Araguaia

Page 23: O Jornalzinho - Março 2010

23O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

01 - Aniversário da Cidade do Rio de janeiro

01 - Dia do Turismo Ecológico02 - Dia do Turismo03 - Dia do Meteorologista05 - Dia do Filatelista07 - Dia do Fuzileiro Naval08 - Dia Internacional da Mulher10 - Dia do Telefone10 - Dia do Sogro11 - Dia do Motociclista12 - Dia do Bibliotecário12 - Dia Mundial do Café14 - Dia da Poesia14 - Dia do Vendedor de Livros15 - Dia Mundial do Consumidor17 - Dia Internacional da Marinha19 - Dia de São José

19 - Dia do Consertador19 - Dia do Carpinteiro/Marceneiro19 - Dia do Artesão20 - Dia do Inicio do Outono21 - Dia Mundial da Infância21 - Dia Internacional da Floresta22 - Dia Mundial da Água (ONU)23 - Dia da Juventude26 - Dia do Cacau27 - Dia Mundial do Teatro

27 - Dia do Circo

28 - Dia do Diagramador28 - Dia do Revisor31 - Revolução de 196431 - Dia da Integração Nacional31 - Dia da Saúde e Nutrição

Page 24: O Jornalzinho - Março 2010

24 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

Curiosidades sobre o sangueUma pessoa normal possui

cerca de cinco litros de sangue, representando até 7% de seu peso. Ele é vermelho-vivo nas artérias e vermelho-escuro nas veias. São 96500 km de veias e artérias.

O sangue retirado do corpo coagula-se em seis minutos.

Em um minuto o sangue circula por todo o corpo. Essa viagem fica mais rápida ao praticarmos exercícios físicos. Quase um litro de sangue passa pelo cérebro nesse período.

Para quem vive ao nível do mar, uma gota de sangue contém 5 milhões de glóbulos vermelhos (ou hemácias). Em habitantes de regiões mais altas, esse número aumenta para 7 milhões. Eles transportam o oxigênio da respiração pelo corpo. O organismo destrói perto de 1 trilhão de glóbulos vermelhos por dia.Nessa mesma gota, temos 9 mil glóbulos brancos (ou linfócitos).

Eles formam o sistema imunológico, encarregado de defender o organismo contra os invasores. Existem ainda de 250 mil a 500 mil plaquetas sangüíneas. Ao ocorrer uma lesão num vaso, elas se juntam e contróem uma barreira para evitar a hemorragia.

Existem 10 bilhões de vasos capilares no corpo humano. É a esses vasos que os glóbulos vermelhos transferem o oxigênio que transportam para as outras células ao redor.

A temperatura do sangue no coração é de 38,8 graus. No fígado ela aumenta para quarenta graus.

A principal fábrica de sangue é a medula óssea. Produz duzentos mililitros de sangue por minuto.

O sangue do tipo O é conhecido como DOADOR UNIVERSAL. Ele pode ser injetado em qualquer pessoa. Mas quem tem esse tipo de sangue só pode receber transfusões do tipo O. Já o sangue A B é o RECEPTOR UNIVERSAL.

A AORTA é a maior artéria do corpo. Mede cinco centímetros de diâmetro e distribui o sangue a todas as partes do coração. Já a CARÓTIDA é uma importantíssima artéria que leva o sangue até a cabeça.

(Fonte: www.vocesabia.net)

Page 25: O Jornalzinho - Março 2010

25O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Alguns casais decidiram aumentar a festa de fevereiro, dizendo sim à vida conjugal. Nossos votos de felicidades por toda a vida e que sejam abençoados pelos anjos do amor!

Fábio e MônicaMário Roberto e MarcelaJoão Paulo e Marina

Noivado Amanda e RodrigoFrederico e Márcia MariaRicardo e Maria Gabriela

½ xícara de chá de azeite4 cebolas raladas3 dentes de alho500g de bacalhau demolhado(troca-

se a água do bacalhau de 6 a 8 vezes durante 24h para retirar o excesso de sal), aferventado e desfiado

8 tomates sem pele, sem sementes e picados

sal, se necessário

1 kg de batata doce sem casca e cozida

50g de margarina500 ml de leitesal a gosto250 ml de requeijão cremosoqueijo parmesão ralado(para

polvilhar)

Para fazer o recheio, aqueça o azeite em uma panela e refogue as cebolas e o alho. Em seguida, adicione o bacalhau, os tomates e o sal, deixando ferver por 10 minutos. Reserve.

Para preparar o creme de batata doce esprema as batatas ainda quentes e retorne- as à panela. Feito isso, adicione a margarina e o leite e mexa bem até obter um purê homogêneo. Junte o sal e o requeijão e misture. Então em um refratário, faça uma camada de recheio, cubra com o creme de batata doce e polvilhe o queijo parmesão ralado por cima. Para finalizar, leve o escondidinho ao forno médio por alguns minutos para gratinar.

Escondidinhode bacalhau

CONTRATE os serviços do André!!! E experimente as delícias que ele prepara!!

Para pequenos e grandes even-tos!

Ligue - André (19) 9263 - 0332

Casaram-se na tarde de 6 de fevereiro, em cerimônia na Ig-reja Matriz

de São José do

Rio Pardo. Ele é filho de Benevenuto Ferreira e Sirlei San-tana dos

Reis Ferreira; e ela, filha

de Benedito Vitório e

Maria Amélia Oliveira Vitório.

Casaram-se na noite de 6 de fevereiro, na Igreja Matriz de São José do Rio Par-do. Ele é filho de An-tonio Carlos Mansano e Maria Apare-cida Manetta M a n s a n o . Ela é filha de Marcelo Hen-rique Martins e Ana Lúcia F e r n a n d e s Martins.

Casaram-se na noite de 26 de fevereiro, em cerimônia na Chácara Modelo, em São José do Rio Pardo.

Ele é filho de Antonio Austrino e Maria Soares Austrino. Ela é filha de Apare-cido Donizete Pereira da Silva e Sueli Donizete Victor da Silva.

Casaram-se na noite de 5 de fevereiro, durante cerimônia na Igreja de Santa Tereza, em São José do Rio Pardo.

Ele é filho de Pedro

Artioni An-dreghetto (in memorian) e Florita Fartori Andreghetto. E ela, é filha de José Luis de Moraes (in

memorian) e Maria do

Carmo Breda de Moraes.

Casaram-se em cerimônia no Cartório de Registro Civil de São José do Rio Pardo, no dia 5 de fever-eiro. Ele é filho de João Ba-tista Venâncio e Geni Ferreira Venâncio. E ela, filha de José Roberto Es-teves e Márcia Maria Andreola Esteves.

Foto

Líd

er

Foto

Líd

er

Foto

Líd

er

Foto

Líd

er

Foto

Líd

er

Amanda Belmonte e Rodrigo Magalhães oficializaram noivado na noite de 24 de fevereiro, durante encontro festivo na Bonna Pizza, onde os amigos compareceram para os cumprimen-tos.

Foto

Arq

uivo

pes

soal

Page 26: O Jornalzinho - Março 2010

26 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

Existem inúmeras diferenças entre o cultivo de plantas num jardim e o cultivo de plantas em vasos, mas a principal delas é a necessidade do transplante no cultivo em vasos. Veja aqui, quando e como realizar esta tarefa.

O cultivo de plantas em vasos nos permite ter dentro de casa as mais variadas espécies. É claro que para mantermos as plantas bonitas e saudáveis é preciso alguns cuidados especiais, principalmente com relação à luminosidade, temperatura, adubação e regas. Mas, existe também um outro fator fundamental, que muitas vezes é esquecido: o transplante.

No jardim, as raízes das plantas têm espaço e liberdade para crescer e podem buscar na terra toda a água e nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Mas nos vasos essa liberdade fica limitada. Com o tempo, mesmo com adubações regulares, a qualidade do solo fica prejudicada e o espaço para a expansão das raízes torna-se pequeno. Daí a necessidade do transplante.

Mas, como saber quando transplantar nossa plantinha? Alguns sinais podem indicar o momento certo. Eis alguns:* raízes saindo pelos furos de drenagem;

* partes das raízes aparecendo na superfície da terra;* o vaso começa a ficar pequeno em relação ao tamanho da planta;

* florescimento escasso ou inexistente;

* aparecimento de folhas muito pequenas ou defeituosas;

* raízes formando um bloco compacto e emaranhado.

Passo-a-passo, para não errarPara facilitar o trabalho com o

transplante de plantas, faça tudo planejado, em etapas:

1 No dia anterior ao transplante, de preferência à noite, comece os preparativos: regue todas a plantas que serão transplantadas, para facilitar a retirada do vaso. Limpe bem os vasos que serão utilizados. Se for utilizar vasos novos de cerâmica ou barro, mergulhe-os num tanque cheio de água até que parem de soltar bolhas. Isso ajuda a limpá-los bem e impedem que absorvam a umidade da mistura de terra que será colocada.

2 Antes de iniciar o trabalho, escolha um local sombreado. Separe todas as plantas que necessitam de transplante e deixe todo o material necessário à mão (vasos, ferramentas, mistura de solo, cascalho para ajudar a drenagem, etc).

Quando é preciso trocar de vaso

Continua na pg. 27

Page 27: O Jornalzinho - Março 2010

27O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

PedalandoO ciclista Ed Carlos (Graminha) continua pedalando

em busca de bons resultados. Ele compete pela equipe Elvis Bolsas/Boomerang e participou dia 21 de fevereiro da 1º etapa do GP Márcio Ravelli de Montain Bike, em Itu (SP), prova que reuniu mais de 1.000 atletas de todo o país. Na categoria Sub 30, ED foi o 5º colocado. No dia 28 foi a vez de competir na 1º etapa Intermunicipal do Interior na maratona de 40 km em Monte Azul Paulista, onde foi 2º colocado da sua categoria e 3º no geral. Graminha tam-bém competiu no dia 7 de março em Vinhedo (SP), na Sran 50 km, prova em que foi campeão no ano passado. Ele se prepara para, no dia 28, disputar a 1º etapa da Copa Interna-cional, em Araxá, onde também foi campeão em 2009. Parabéns Ed Carlos, esta-mos na torcida!

3 Prepare a mistura de terra ideal para o replantio e reserve. Coloque cascalhos para drenagem no fundo do vaso, de forma que não obstruam totalmente o furo, prejudicando o escoamento do excesso de água.

4 Coloque uma parte da mistura de solo no fundo do vaso e reserve.5 Agora é a hora de retirar a planta do vaso. A terra um pouco umedecida facilita o trabalho. No caso de haver muita compactação, afofe a terra superficialmente e passe uma faca de lâmina comprida entre o vaso e o torrão.

6 Se a planta estiver num vaso pequeno, coloque a mão espalmada por baixo das folhas, cobrindo a superfície da terra e firmando as hastes entre os dedos. Vire o vaso para baixo e, para facilitar, bata-o levemente na beirada de uma mesa ou balcão. Normalmente, a planta sairá com facilidade, mas se isso não acontecer, evite puxá-la com força. Volte o vaso na posição inicial e tente soltar o torrão passando a faca novamente. Se houver nova resistência, quebre o vaso.

7 Para retirar uma planta de um vaso grande, passe a lâmina de uma faca longa entre o torrão e o vaso. Deite o vaso na mesa e bata levemente com um pedaço de madeira nas laterais para soltar o torrão. Segure a planta com uma das mãos e vá virando o vaso lentamente, batendo devagar em toda a superfície. Quando perceber que o torrão está solto, puxe a planta delicadamente com o vaso ainda deitado.

8 Com a mistura de solo já firmada no fundo do novo vaso, posicione o torrão da planta bem no centro. Na maioria dos casos, o topo do torrão deve ficar entre 2 e 5 cm abaixo da borda.

9 Continue a colocar a mistura de solo, pressionando-a nas laterais para firmar bem a planta. Espalhe mais um pouco da mistura por cima e observe que a terra deve cobrir as raízes, sem encostar nas folhas inferiores. Para eliminar as bolhas de ar e acomodar a terra, bata o vaso levemente sobre a mesa e depois pressione a superfície com os dedos.

Continuação da pag. 26

(Fonte: www.jardimdeflores.com.br)

O sucesso de Nádia MerliA rio-pardense Nádia Bagnatori Merli, 17

anos, filha do professor Luís César Merli, tem sido um dos destaques do judô em Mococa. Ela estará na Aleman-ha no dia 17 de março para disputar o Grand Slan de Judô, após ter conquistado vaga para o Campeonato Pan-Americano, competição da qual ela é bi-campeã (Venezuela em 2006 e em El Salvador, 2009) e vai em busca do terceiro título em setembro, em Orlando/ F l ó r i d a - E U A . A judoca também foi medalha de bronze na categoria adulta da Copa do Mundo de Judô em 2009, aos 16 anos e renovou com a Seleção Brasile-ira (Sub 20). Nossos cumpri-mentos e votos de sucesso!

Os 2 anos da AneliseNo dia 22 de fevereiro a Anelise Catalano Darcie

Machado com-pletou 2 anos de idade, aumentando a alegria na casa dos pais corujas, Natalia do Prado Catalano e Alex Darcie Machado, que receberam amigos e familiares para a comemora-ção. Parabéns Anelise!

Page 28: O Jornalzinho - Março 2010

28 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

10 personalidades que deixaram a vida precocemente. Eles fizeram bastante sucesso, mas durante um curto período. Jovens, ricos e no auge do sucesso, os astros da TV, da música e até do esporte acabaram morrendo muito cedo. A causa? A maioria foi por vícios, alguns por acidentes... Confira essa pequena homenagem.

Heath Ledger: Ele foi um grande astro de Hollywood. O ator, que morreu com 28 anos, se destacou em vários filmes, mas foi em “Batman - O Cavaleiro das Trevas” que o ator teve seu grande reconhecimento dando vida ao Coringa. A causa de sua morte foi dada como suicídio. O jovem ator foi encontrado nu e morto sobre sua cama em Nova York e teria tido uma overdose de drogas.

Kurt Cobain: Morto com apenas 27 anos de idade, Kurt Cobain se suicidou com um tiro na boca e foi encontrado em sua casa em Seattle. Casado com a também cantora Courtney Love, Kurt tinha com ela uma filha, Frances Bean. O astro do rock ficou conhecido por suas melodias tristes. Ao lado de Krist Noveselic e Dave Grown, Kurt consolidava a imagem do Nirvana no topo das paradas nos anos 1990.

: Famoso por sua opção sexual e seu jeito “louco” de viver, Cazuza foi um roqueiro carioca. Dono de uma voz diferenciada e compositor de músicas como “Brasil” e “Ideologia”, Cazuza despertava a atenção de vários jovens com a banda Barão Vermelho e, até mesmo na carreira solo. Cazuza morreu depois de uma grande luta contra a Aids, com apenas 32 anos.

Mamonas Assassinas: Com um rock “engraçado” e conhecidos por usar fantasias em suas apresentações, os cinco integrantes do Mamonas Assassinas fizeram um sucesso estrondoso em todo o Brasil. A caminho da cidade natal de toda a banda, Guarulhos, Dinho, Júlio, Bento, Samuel e Sérgio foram vítimas de um trágico acidente de avião no auge do sucesso da banda. Os Mamonas tinham entre 20 e 30 anos.

Ayrton Senna: Três vezes c a m p e ã o mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna não brilhou só nas pistas

de corrida. O ídolo brasileiro era conhecido pelo seu carisma. No GP de San Marino, em Ímola, no ano de 1994, Ayrton Senna perdeu a vida com 34 anos de idade.

Continua na pag. 29

Page 29: O Jornalzinho - Março 2010

29O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Primeiro ano do Pedro HenriqueO pequeno Pedro Henrique Silva Costa, filho de Alexandra e Carlos foi o centro das

atenções no dia 13 de fevereiro, quando completou seu primeiro ano de vida, recebendo todo o carinho dos familiares. Saúde!

Cássia Eller: Grande estrela do rock brasileiro, dava voz a várias gerações nos anos 1990. Cássia ficou conhecida por interpretar várias músicas de cantores de diversos estilos musicais, desde Renato Russo até Chico Buarque. A cantora era homossexual assumida, tinha um filho e casou-se com uma mulher. Sua morte foi provocada por uma overdose, quando a cantora tinha 39 anos.

Renato Russo também foi um dos representantes de várias gerações para falar sobre diversos assuntos, principalmente política. Natural de Brasília, Renato compunha e cantava canções anarquistas por meio de suas bandas nada convencionais. Depois de ser vocalista da famosa Legião Urbana, Renato seguiu carreira solo e disparou no topo das paradas. Russo também era homossexual e vivia com soro positivo, o que culminou com sua morte aos 36 anos de idade.

Marilyn Monroe: Com apenas 36 anos, Marilyn Monroe despertava a atenção de todos por seu jeito sexy e

único de se apresentar em público. A causa de sua morte ainda é um grande mistério, acredita-se em overdose, suicídio e até mesmo assassinato. Entre outros títulos, a atriz já levou o de a mais sexy do mundo.

Janis Joplin: Ela foi uma cantora extremamente autêntica e com visões devastadoras. Dona de uma voz única, Janis cantava e compunha músicas nos estilos rock, folk e blues. A cantora também ficou bem conhecida pelo seu envolvimento com drogas e álcool. No Brasil, Janis não deixou de ser polêmica. Sua estada no Hotel Copacabana garantiu uma expulsão do local por nadar nua na piscina. Sua morte se deu por overdose quando tinha apenas 27 anos.

Jim Morrison: Vocalista da famosa banda de rock The Doors, Jim M o r r i s o n morreu também com 27 anos de idade e especula-se que também teria sido por overdose de drogas. Jim ficou conhecido por seu jeito estranho de lidar com sua família e também por seu gosto por sexo, bebidas alcoólicas e drogas.

(Fonte: entretenimento.br.msn.com)

Continuação da pag. 28

Aniversário do DionathanNo dia 3 de fever-

eiro o Dionathan F. Caruso, filho de Sueli e David (in memorian), comemorou seus 10 anos de idade, com grande festa, quando recebeu todo o carinho dos familiares e amigos. Parabéns!

No dia 6 de fevereiro a sempre animada e festeira Cristina Mantovani Breda recepcionou os ami-gos e familiares para comemorar a chegada de mais um aniversário, em clima de muita alegria e descontração. Parabéns, Cristina. Felicidades sempre!

Aniversário da Cristina Breda

Page 30: O Jornalzinho - Março 2010

30 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Entre ascivilizações antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica Entre os

judeus, esta data assume um significado m u i t o i m p o r t a n t e , pois marca

o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar

Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

Continua na pag. 31

As origens do termoDesfile de escolas de samba em São Paulo

Que o carnaval é o grande evento brasileiro todos já sabem, mas poucos podem conferir bem de perto os desfiles das grandes escolas de samba, como fizeram Murilo Andrade, Dine Nascimento, Demá, Melina, João Guerra e Mariane. Eles assistiram o espe-táculo do sambódromo paulistano, no dia 12 de

fevereiro, no ca-marote da Prefeit-ura de São Paulo. Por lá também a belíssima Ra-faela Gewehr, “Menina Fan-tástica 2009”. Um show de ima-gens e grandes momentos, que você pode conferir nas fotos que es-tão no site!

Na Praia de BoraceiaEntre os dias 12 e 16 de fevereiro, Bianca Claro, Diego, Raquel, Beatriz,

Cleusa, Manú, Giba, Gui, Robin, Rafaela, Roberta, Danilo, Larry e Pedro, a galera da Família Claro foi curtir o verão na Praia de Boracéia, região de Bertioga e São Sebastião, no litoral paulista. Muita curtição e alegria, afinal de contas, o verão é tudo isso.

A volta do Rafael

Morando em Lon-dres (Inglaterra) há cinco anos, o Rafael Botacini (Batata) veio fazer uma visita à terrinha para matar a saudade. Chegou no dia 2 de março para curtir férias e foi recepcionado com todo o carinho e o calor dos familiares.

BEM VINDO!!!!

Page 31: O Jornalzinho - Março 2010

31O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

A Páscoa entreos cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana

tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada a esta

data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

A figura do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

(Fonte: www.suapesquisa.com)

Continuação da pag. 30

Page 32: O Jornalzinho - Março 2010

32 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

As fibras são um tipo de componente dos alimentos que não é possível de ser digerida pelo nosso organismo. Desta forma, elas são expelidas e, nesse processo, carregam consigo muitos excessos e resíduos alimentares que, se absorvidos pelo intestino, poderiam ser indesejáveis a nós, como é o caso do excesso de gorduras, por exemplo - eis então o porquê da tão grande importância de alimentos fibrosos em nossa dieta!

As fibras são encontradas somente em plantas, ou seja, em alimentos de origem vegetal - frutas, verduras, hortaliças e grãos. Os alimentos de origem animal não contém fibras. Existem fibras solúveis e insolúveis.

Benefícios de ingerir alimentos ricos em fibras

Tendem a reduzir o aumento do colesterol no intestino e no sangue;

Melhoram o trânsito intestinal;Controlam a assimilação de glicose

e gorduras no organismo;Proporciona uma grande sensação

de saciedade, o que ajuda no controle da obesidade;

Estimula os movimentos peristálticos do intestino, o que contribui para a eliminação das fezes, evitando a obstipação (intestino preso);

Principais alimentos que contém fibras

Frutas (para melhor aproveitamento das fibras, procure comê-las com casca e evite coar os sucos), verduras e legumes crus, grãos (lentilha, feijão e ervilha), cereais, pão e arroz integrais e farelo de trigo.

Muitos são os alimentos ricos em fibras.

Na tabela abaixo, você pode encontrar alguns dos que mais concentram fibras, juntamente com a quantidade de fibras existente neles:

Alimentos FibrasGranola .................... ( 40g) 4,0gPão Integral ............. ( 50g) 3,5gFeijão ...................... ( 50g) 3,5gAmeixa .................... (150g) 3,0gFlocos de Aveia .......( 40g) 2,8gMaçã com casca ..... (130g) 3,0gMamão papaia ........ (150g) 3,5gMilho ........................( 40g) 0,6g

Lembrando: os nutricionistas recomendam a ingestão de 1 grama de fibra para cada 100 calorias por dia - não precisa exagerar para ser saudável!

(Fonte: www.nutricaoemfoco.com)

Carnaval do Chapadão

O bloco “Chapadão”, for-mado pela galera de São José mar-cou presença em Muzambinho para conferir o sucesso do carnaval da cidade mineira, sempre muito elogiado. E a galera curtiu!

Jantarcarnavalesco

A comunidade da Paróquia Santa Edwiges, no bairro, em São José do Rio Pardo também festejou o carnaval. Na noite de 12 de fevereiro, a comunidade promoveu um jantar festivo. Até o padre Marcelo Max Grespan aderiu, com figurino bem carnavale-sco. Um exemplo de grande integ-ração entre a igreja e seus fieis.

Tour pelo SulNo final de 2009, Rafael Pereira de Souza e a namo-

rada Graziela Pandolfo fizeram um tour pela região Sul do Brasil, conhecendo várias cidades entre nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na bagagem de volta, muitas histórias e, claro, muitas fotos.

Page 33: O Jornalzinho - Março 2010

33O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Skol Sensation volta em abril com Felix da Housecat, Chuckie e Tocadisco!

Se você tem esperança de que o Skol Beats retorne, guarde-a. Enquanto isso, o Skol Sensation volta ao Pavilhão de Exposições do Anhembi, em 17 de abril, com a mesma ideia da roupa branca e outra temática, “The Ocean of White”, que rege as performances humanas e tecnológicas, as maiores marcas do evento.

Sob uma anêmona gigante, protagonista do cenário subaquático, o norte-americano Felix da Housecat, o alemão Tocadisco, o holandês Chuckie e mais dois DJs ainda não confirmados mandam no som da festa que vai colocar 40 mil ingressos à venda nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro.

Quem reclamou da distância para chegar aos camarotes, bares e banheiros no ano passado, vão ter que preparar as canelas, porque o espaço da festa vai crescer 20% em relação ao ano passado serão 72 mil metros quadrados de área coberta simulando o fundo do mar. Porém, o deleite visual compensa as pernadas pelo pavilhão: além da anêmona, águas-vivas cenográficas de seis metros, penduradas a 14 metros do chão, 24 fontes de água (são 1.000 litros), 12 lança-chamas, efeitos de luzes, artistas de rapel e bailarinos dançam conforme a batida da música ao longo do espaço. Vale a pena

conferir!!! Bombando!! O “Club Lounge” está

fazendo a grande diferença em São José do Rio Pardo e toda a região todas sextas e sábados. O Club conta com visual moderno e elegante, além de receber grande público, é onde os melhores Djs da cena eletrônica estão se apresentando. A casa, também conta com uma equipe altamente dedicada para fazer o que tem de melhor para seus clientes, a qualidade é ponto de referencia!! Está Chegando!! Dias 16/4, 17/4, 18/4, 20/4 e 21/04 “Rio Pardo Rodeio Show”, como todos os anos além de contar com seus principais Shows, o camarote/área VIP contará com sua tradicional “balada”, que virou tradição todos anos com muita agitação e gente bonita, claro que este ano também promete, e muito!!! Uma super estrutura com os melhores djs, e uma vibe sensacional aguardam por todos!!

Abraço a todos os leitores,Dj E!Schiavon (Evandro)

Skol Sensation

Page 34: O Jornalzinho - Março 2010

34 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

A distração é algo que faz parte do ser humano. As pessoas que conseguem se concentrar e manter o pensamento no foco certo são aquelas que mesmo involuntariamente dominam algumas técnicas.

São vários os estímulos que roubam a atenção e, segundo especialistas, para dificultar ainda mais, o cérebro nem sempre está ao nosso favor, uma vez que não é possível controlá-lo totalmente. Para manter a atenção, principalmente quando é necessário contar com ela, existem várias técnicas.

Existem pessoas que conseguem estudar ou trabalhar ouvindo músicas com fones de ouvido ou mantendo um ruído contínuo no ambiente. De acordo com especialistas, isso pode ter bom êxito em algumas circunstâncias, mas não soluciona o problema se a distração for algo contínuo. Esses afirmam que quando a distração é constante, a solução está na organização. Por exemplo, ao invés de confiar na memória, relate no papel uma lista com as tarefas, começando pelas mais importantes. Veja outras dicas que poderão ser úteis também:

• Dê prioridade ao que é mais importante. A relação de tarefas o ajuda a realizar primeiro o que é mais interessante;

• Organize-se, fixando metas, datas ou horários;

• Mantenha o foco, quanto mais atenção você dispensar ao que estiver fazendo, maior a chance de ficar concentrado por longos períodos na mesma tarefa;

• Insista mesmo se a mente fugir algumas vezes, pois apesar dos ruídos e imagens roubar a atenção, isso leva um tempo maior quando há persistência;

• Descanse. Se perder a concentração, pare, respire e tente esvaziar a mente por alguns minutos antes de reiniciar;

• Relaxe em alguns momentos do dia, realizando o hobby de sua preferência.

(Fonte: www.mundoeducacao.com.br)

Page 35: O Jornalzinho - Março 2010

35O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

CarnaConexãoA Academia Conexão Saúde inovou mais uma vez e promoveu o CarnaConexão para seus frequentadores e para quem mais gosta de festa. O evento foi no dia 11 de fevereiro no Club

Lounge com muita animação e agito por conta do TradiSamba e da Banda Badulaka. Um sucesso, que já está prometido para o próximo ano. Portanto, quem perdeu terá que esperar.

Page 36: O Jornalzinho - Março 2010

36 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

Anestesia é uma palavra grega e significa ausência de sensações, e proporciona ausência e alívio da dor. Seu estudo é denominado anestesiologia.

É utilizada para realizar intervenções médicas como cirurgias ou procedimentos terapêuticos. O termo assusta bastante, em razão dos riscos aos quais se dispõe a pessoa anestesiada.

Existem diferentes tipos de anestesia:

Local – a anestesia local é utilizada para operações simples, em pequenas áreas e tornam insensíveis as pequenas áreas do corpo onde se deseja realizar alguma intervenção. A aplicação do anestésico bloqueia as fibras nervosas no local onde foi injetado por cerca de 1 a 3 horas, não agindo o sistema nervoso central. A pessoa fica totalmente consciente.

Espinhal - essa anestesia é dividida em peridural e raquidiana. São chamadas espinhais porque o anestésico é injetado na espinha da pessoa. A anestesia raquidiana é efetuada em uma região abaixo da medula, diretamente no liquor da membrana espinhal. Já a anestesia peridural ocorre após a membrana duramáter, membrana que envolve a medula vertebral. O nível de consciência é variável.

Plexular ou regional – a substância é injetada em um tronco de nervos e é utilizada para operações nos braços ou pernas. O nível de consciência também é

variável.Geral – É utilizada para

cirurgias profundas como cardíacas, neurológicas, do pescoço, da cabeça, do tórax, dentre outros. Essa anestesia retira totalmente a consciência da pessoa por meio de um combinado de substâncias. Além disso, relaxam os músculos e eliminam a dor. O anestésico pode ser aplicado na forma gasosa juntamente com o oxigênio, que chegará ao pulmão e irá para a corrente sanguínea. Também pode ser injetada ou ainda serem utilizadas as duas formas em conjunto. A anestesia geral é também utilizada para procedimentos mais complexos como transplante de órgãos.

Para efetuar a anestesia a pessoa deve seguir todas as recomendações médicas, como jejum, informar ao médico caso seja alérgico ou possua alguma doença, além de tentar manter a calma.

Existem diferentes tipos de anestesia

(Fonte: www.mundoeducacao.com.br)

Page 37: O Jornalzinho - Março 2010

37O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Carnaval em São Sebastião da GramaBastante animado também foi o carnaval de São Sebastião da Grama. O já conhecido

“Carnagrama” reuniu milhares de pessoas na região central da cidade onde foi montada toda a estrutura para a grande festa animada pela Banda Luxus. Houve ainda participação da escola de samba “Treze de Maio” e dos blocos “Banda Maluca”, “Os Malas”, “Sonhos”, “Num Tô Guen-tano” além do Tradisamba. Parabéns à Prefeitura da cidade.

CarnaCOCQuem também caiu na alegria no mês de fevereiro foram os alunos da escola De

Grau em Grau /COC, com mais um CarnaCOC, no dia 11 de fevereiro. Os pais tam-bém não fugiram da folia que teve animação do professor Nena e do TradiSamba.

Page 38: O Jornalzinho - Março 2010

38 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

Festa no Grêmio da CargillA diretoria do Grêmio Cargill recebeu os funcionários e diretores da empresa, além de seus familiares, para um animado evento na noite de sábado, 6 de fevereiro, na Chácara Ouro

Verde, onde a festa foi agitada pelo som de Murilo & Marciano e do DJ Rafael. A noite foi completa. Além de música e descontração, a galera se deliciou com os bem elaborados pratos do Buffet Assunção e dos deliciosos drinks servidos no evento! Parabéns ao Grêmio Cargill pela festa nota 10!Um tapete bem cuidado

Adriana TeixeiraJá reparou como um tapete bem

escolhido e bem disposto na sua sala “parece” que dá boas vindas pra quem abre a porta de entrada? Um tapete é, sem dúvida, um investimento e tanto na decoração: serve para aquecer um ambiente, proteger o piso e abafar o barulho. Por valer tanto, inclusive, é que também dá um bom trabalho mantê-lo sempre bonito. Algumas dicas práticas podem ajudar a garantir as cores e texturas do seu tapete por mais tempo. As dicas também servem

para quem tem carpete em casa.• Reserve uma vassoura de cerdas

macias para a limpeza diária do tapete, que deve ser varrido sempre no sentido da trama do tecido. Passe o aspirador uma vez por semana.

• Evite colocar vasos de plantas em cima dos tapetes porque a água provoca mofo nos tecidos.

• Mude a posição do tapete a cada três meses se ele fica exposto ao sol, porque isso evita que uma parte fique mais desbotada do que a outra.

• Quer acabar com aquelas marcas de móveis que ficam em cima do tapete? Aplique o vapor do ferro de passar sobre ele e, em seguida, passe uma escova.

De cara novaCelia Pardi

Você está querendo dar uma renovada em sua sala sem trocar móveis e sem gastar muito dinheiro? Não é difícil. Veja seis dicas bacanas:

1. Simplesmente mude alguns móveis de lugar. Experimente, não ache que não vai ficar bom antes de tentar.

2. Coloque um vaso grande com uma planta grande como bambu, figueira ou alguma outra que se dê bem sem receber sol diretamente.

3. Ao invés de trocar o tecido, encontre um bom tapeceiro que faça capas para os sofás e poltronas. Se gostar, faça duas capas bem diferentes, mas que combinem com o ambiente e troque quando der vontade.

4. Faça várias almofadas. Se

você tiver um estilo mais esportivo misture estampas e cores, fica alegre e divertido.

6. Aquele quadro que você tem há anos pode ficar com uma cara completamente nova se a moldura for trocada. Sugestão: escolher moldura é uma das coisas mais difíceis de fazer. Procure uma boa loja de molduras que a oriente.

(Fonte: www.portalvivermelhor.com.br)

Tem 182 fotos

no site

Page 39: O Jornalzinho - Março 2010

39O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Formado em 1965, o Scorpions passou os primeiros 18 anos sem conseguir vingar nos EUA, embora fosse já bastante popular na Europa e Japão. Apenas com o lançamento do álbum “Love at first sting”, a banda conseguiu agarrar as audiências americanas. ‘Empurrados “ pelo sucesso do single “Rock you like a hurricane”, o Scorpions assumiu um papel de destaque no ‘heavy metal’. No início da década de 90, tiveram um enorme êxito com o álbum “Crazy world” e o single “Wind of change”, inspirado nas mudanças político-sociais ocorridas na Europa de Leste e pelo fim da chamada Guerra fria.

Foram o primeiro grupo ocidental a tocar na ex União Soviética e em 21 de Julho de 1990 foram convidados a participar do espectáculo de Roger Waters, The wall in Berlim, juntamente

com outros convidados como Van Morrison e Bryan Adams.

O grupo incluirá o Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru na turnê mundial de despedida do público, depois de 45 anos de carreira.

Scorpions, que anunciou sua saída de cena aos fãs pelo seu site, publicará em 23 de março seu último álbum de estúdio, “Sting in the tail”, e realizará uma viagem para percorrer os cinco continentes durante três anos.

No Brasil, o grupo pretende realizar quatro shows, entre os dias 16 e 22 de setembro de 2010. Recentemente, a banda fez uma viagem de 15 shows pela América Latina, incluindo o Rio de Janeiro.

Ao anunciar a despedida, o vocalista Klaus Meine expressou a intenção da banda de “dizer adeus em grande estilo” com “a mesma paixão” de quando começaram a carreira, em 1965.

Scorpions

Page 40: O Jornalzinho - Março 2010

40 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

Windows 7Phone Series

Eduardo Morgan

Continua na página: 41

Como era esperado a Microsoft anunciou o Windows Phone 7 durante o Mobile World Con-gress 2010 que ocorreu dia 15 de fevereiro.

O Sistema possui interface sen-sível ao toque, customizável e cheia de ícones, o Windows 7 Phone traz um sistema de scroll. Ele permite facilmente a seleção de palavras, a ampliação de telas e o suporte a gestos para a execução de alguns comandos. Aliás, o visual do soft-ware é muito parecido com a do player de música Zune.

O Windows Phone 7 é dividido em “Cubos”. Os “Cubos” são usados para reunir conteúdo relacionados com o conteúdo da Web, aplicações e serviços em uma única tela. Com isso simplifica tarefas comuns. O sistema inclui seis cubos divididos sobre temas específicos, refletindo as atividades que mais importa para o usuário:

Pessoal: Oferece uma ex-periência envolvente social, reun-indo conteúdos relevantes baseado na pessoa, incluindo os feeds so-ciais e fotos. Também será a partir do qual poderá postar atualizações para o Facebook e do Windows Live em uma etapa.

Fotos: Nesta tela será fácil de compartilhar fotos e vídeo para uma rede social em uma única etapa. O Windows Phone 7 também reúne fotos através da integração com a Web e PC, fazendo com que o tele-fone seja o lugar ideal para armaze-nar a coleção de fotos do usuário.

Jogo: Esta tela oferece ao usuário a primeira e única experiên-cia Xbox Live em um telefone, inclu-indo jogos do Xbox LIVE, Spotlight Feeds e a habilidade de ver o avatar e perfil de jogador. Com mais de 23 milhões de membros ativos em todo o mundo, Xbox LIVE abre um mundo de amigos, jogos e entreteni-

mento ao Xbox 360, e agora também no Windows 7 Telefone Series.

Page 41: O Jornalzinho - Março 2010

41O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Windows 7Phone Series

Eduardo Morgan

Continuação da página: 40

Musicas e Vídeos: Esta tela cria uma experiência de mídia incrível que traz o melhor do Zune, incluindo o conteúdo do PC do usuário, serviços de música online e até mesmo um built-in rádio FM em um lugar simples, que é toda sobre a música e vídeo. Os usuários podem transformar sua experiência de mídia em uma rede social com o Zune Social.

Marketplace: Esta tela permite ao usuário faça downloads com apli-cações e jogos.

Office: Esta tela traz o famoso Of-fice da Microsoft para o celular. Com

acesso ao Office, OneNote e trabalho do SharePoint em um único lugar, os usuários podem facilmente ler, editar e compartilhar documentos. Com a força adicional do Outlook Mobile, os usuários poderão se manter produti-vos enquanto em movimento.

A tecnologia Flash, uma das mais pedidas por todos os usuários de celulares, ainda não está embutida no Windows 7 Phone. Segundo a Mi-crosoft, no entanto, o sistema deve ganhar o recurso em algum momento até o lançamento.

O Windows 7 Phone chega ao mercado no final deste ano embar-cado em celulares de várias marcas.

@ Denise - Nossa quanta gente que fala que lê os recados que eu envio pra você!? “Ôôô povo curioso” rsrs ... isso só prova o quanto somo queridos, obrigado amigos! E beijão Dê! Que Deus esteja sempre em nossos caminhos!! (Ass.: Mauro)

@ Lisdardo = Eduardo Morgan (EUA) - Sei que você tá sempre ligado nas novas tecnologias e sempre pensando em melhorar cada vez mais o nosso jornal! Muito legal isso viu Du!! Queremos agrade-cer sempre a sua amizade e pelo lindo e funcional site que nós presen-

teou!!! Obrigaduuuuuuuuuuuu!!! (Ass.: Fica com Deus amigo!)@ Rafa Polisisso - É muito legal quando a gente tem um tempo

pra conversar!!! Sempre saem ótimas idéias e muitas risadas! Você é 10 viu Rafa´z!! Obrigado por tudo e sucesso sempre em sua vida!! (Ass.: Nóis_Zinho)

@ Luciano Alves (nosso amigo_Zinho) - O que falar pra você esse mês!? Não sei .. então não falo nada ..... (Se não for com a “lentona” eu não clico rsrsrs .. parece criança hehehe)

@ Gilmar Ishikawa (nosso redator_Zinho) - Que legal que voltou a estudar Gil ... aprender nunca é demais .. apesar que achamos você um crânio!!! Mas, pra aprender sempre tem mais espaço, né!?! Seja feliz amigo! (Ass.: Sempre muitos assuntos pra mostrar para os leitores)

@ Edinho Barbeiro - Dindinho rsrs .. to com saudades de saber da histórias do Ed_gol ... não fala mais nada!! Será que virou perna de pau!!? rsrs (Ass.: E dá-lhe Edinho)

@@@ iNÍcio dos recados via Net @@@@ Jeferson Rodrigo Graci Alfredo - Oi meu amor estou lhe

escrevendo para dizer que te amo muito, sou a mulher mais feliz do mundo. Vc é tudo para mim, foi a coisinha mais linda que me aconteceu na vida... Te amo muito!! (Ass.: Cintia sua esposa)

@ Meus pais Pedro e Joana - A saudade que sinto de vcs é tao grande que chega a doer. É uma pena que vocês não venham nos visitar, espero vocês aqui em Baldim, minha casa estará sempre de portas abertas. Bjs, amo vcs sempre... (Ass.: Rodrigo Schiavon de Baldim para o mundo)

@ Flávio Buosi - Mor te amo muito, obrigado por você ter

entrado na minha vida, ao seu lado me sinto a mulher mais feliz do mundo!!! (Ass.: Beijos da sua namorada que te ama D+: Maria Olivia)

@ Daine Cristina - Vc é o amor da minha vida!!. (Ass.: Leandro seu namorado)

@ Isabel Ferreira Pinto - Já se passaram três meses do n o s s o casamento e a cada dia que passa eu ti

amo + e +. (Ass.: Rogerio)@ Erica Ribeiro

Cequalini - Amiigaá, você mais do que ninguém, me

ensinou qual é realmente o valor de uma amizade. Você é mais do que es-

pecial em minha vida. Te adoroo. Beiijoos. (Ass.: Lara

Girotti)@ Fabio - Itobi - Mor to passando

para te dizer que você é e sempre será uma pessoa muito especial para mim. Te amo muito. (Ass.: Camila - Itobi)

@ Carol - Carol quero te dizer que te amo muito e nunca quero te perder!!! Bjão de seu namo... (Ass.: Cilas)

@ Julia Gabriely - Julia vc é a princesa do papai, linda, unica e essencial em nossas vidas. Te amo demais!!! Beijaum!! Do papito, rsrsrs. (Ass.: Papai Tales)

@ Rafa - Amorzãoo... Já vai fazer três anos que estamos juntos...

heinnn...Ti AmOoo mtãOooo mais do que vc pensa e mto mais do que vc imagina...!!! (Ass.: Miiih Aquino)

@ Fábio (Grama) - Mooh... Agradeço a Deus todo dia por ter co-locado vc em minha vida... Vc é tudo pra mim.... Vc é o melhor namorado do mundo.... Te amo d+...... Bjooss. (Ass.: Sua namo Anynha)

@ Marco - To passanu akii pra fala ke vc é mto especial pra miim.... O melhor amigo do mundo..... Te adoroo...... bjão. (Ass.: Sua man-inha Anynha)

@ Alexandre - Amor te amo mto bastantão, Preto vc é td pra mim. Bjosss. (Ass.: Tamiris)

@ Andréia - Parabéns tia pelo seu dia, você é muito especial, te adoro muito. (Ass.: Ana Maura)

@ Viviane Angeline - E ai miga parabéns pelo aniversário e tam-bém é claro pelo noivado toda a felicidade do mundo. Bjs. (Ass.: Ida)

@ As agentes de saúde do PPA do Vale Redentor - Gostaria de agradecer pelo carnaval que vcs fizeram pra nós, não me divertia assim a muito tempo, que Deus conserve sempre em vcs esta disposição que muito nos faz bem, obrigado por nos dar está alegria. (Ass.: Todos nós os que vcs fazem sentir um pouco mais jovem)

Mik

hael

de

Mel

lo O

rfei

Page 42: O Jornalzinho - Março 2010

42 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

A couve é uma planta da família das Crucíferas, da qual existem diversas variedades cultivadas, cujas folhas são comestíveis. Além de ser muito rica em nutrientes e possuir baixo teor calórico, ela também é útil no combate à artrite e úlceras gástricas bem como auxilia a desinfetar o intestino. Ela é da mesma família do repolho, sendo bastante conhecida e utilizada no preparo de diversos pratos da culinária brasileira.

Por ser rica em vitaminas e em sais minerais, a couve tem mais ferro e cálcio de que em qualquer outra verdura.

Na hora da compra, deve-se sempre observar se as folhas estão verdes, firmes e sem marcas de picadas de insetos. As de folhas amarelas e murchas não são recomendáveis para o consumo.

Pode ser facilmente cultivada em hortas ou mesmo em qualquer pequena área de terra podemos plantar alguns pés de couve sem usar qualquer tipo de agrotóxico. A couve tolera quase todo tipo de solo, preferindo terrenos com drenagem satisfatória, pois os terrenos muito úmidos provocam o apodrecimento das raízes.

A couve, seus nutrientes e caloriasA couve é excelente fonte de beta-

carateno, o precursor da vitamina A , além de vitaminas B1, B2, Niacina, C e E.

Ela é boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio. Contém também bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer.

Os benefícios proporcionados pela couve

Possui sais minerais que atuam na formação dos ossos, dentes e sangue;

Ótimo para o crescimento do cabelo;

Mantém os ossos saudáveis e ajuda a controlar impulsos nervosos;

Combate artrite;Recomendado para quem está de

dieta e quer perder peso;Induz a produção de enzimas que

protegem contra várias doenças;Evita problemas do aparelho

digestivo e do sistema nervoso;Combate às enfermidades do

fígado;Age como laxante;Ajuda a combater asma e

bronquite.Curiosidades sobre a couve

A couve deve ser bem mastigada para não fazer mal à digestão;

As fibras encontradas na couve fazem bem ao estômago, pois reduz a acidez, protegendo a mucosa gástrica;

(Fonte: www.nutricaoemfoco.com)

@ Buraqueira da cidade - Parece que os buracos nas ruas da cidade estão dando cria? Quando caio neles com meu carro, minha impressão é que não vou conseguir sair nunca mais!!! (Ass.: Zé buracão em busca de solução)

@ Bruno - Eu quero que saiba que vc foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida... Te amudoruu pretinho. (Ass.: Sua namorada Thaty)

@ Camila e Marcela - Amor vc e a nossa filha Marcela são tudo na minha viida!!! Obrigado por me dar essa princesa... Inexpli-cavelmente amo vocês duas!!! Um homem apaixonado. (Ass.: Mar-celo Martins de Paula)

@ Turma Unidos na Contra Mão - AAAAAH, tipo, passar

o carnaval com vocês foi a melhor coisa que existe, vocês são tudo de booom! Entraram pra ficar e nunk mais sair, amo vocês. (Ass.: Fran mxrk-)

@ Leandro (tadela) - Amor vamos completar 3 meses de casados! Estou mto feliz ao seu lado, pois te amooo d+ meu amor. (Ass.: Quem te amo d+ Erika Melo)

@ Elaine e Barbizan - Deus abençou a união de vocês. Que família perfeita e feliz, que continue assim para sempre, vcs mere-cem!!! Obaaaa tá chegando o diaa, não vejo a hora, humm festa pra nóiss... E um grande beijo pro Gustavo lindão. (Ass.: Jaqueline)

@ Leka, Gaby, Bit’s, Fael, Dim, Marcelo, Catalano, etc - Gnt adoro vc’s d+, espero que a nossa amiizade dure para sem-pre. (Ass.: Carol)

@ Danilo dos Santos - Amor eu te amo para caramba nunca vou eskecer vcs, e todos os momentos que passamos e que ainda

vamos passar juntos. Eu te amo, beijos. (Ass.: Sua namorada: Fran Domingos)

@ Ana Paula Salim - Oi amiga quero que vc saiba que você é muito simpatica, que pode contar comigo, eu te adoro muito.... (Ass.: Débora)

@ Elaine Angelini (Itobi) - Oi Laine, quanto tempo não nos falamos neh??!!! Tenho muitas saudades de quando nos encontrava-mos para jogar conversa fora!! Não somos + como eramos antes, + eu ainda carrego vc no meu ♥!! Bjssssss de sua colega que te admira muito!! Que vc seja muito feliz :). (Ass.: Taty Custodio (Itobi))

@ Paloma, Renan e Slash Gomes - A tia ama muito vcs. Estamos morrendo de saudades. Bjsssssssss. (Ass.: Tia Angeli-ca - Tio Sérjão - Hygor - Kauan e baby)

@ Deeh Comin - Amiga dia 11 é seu niver, que tudo de maravil-

hoso na sua vida possa acontecer... E que você continue sendo essa pessoa encantadora , alegre e divertida que vc é e que possamos aprontar muito e rir bastante ainda... Bjos. (Ass.: Suas amigas)

@ Pai Barbizan - Parabéns, te desejo toda a felicidade do mundo, pois vc merece e muito, a cada dia que passa te admiro mais, vc é a luz em meu caminho, parabéns... HAAAA e eu te amo. (Ass.: Gustavo)

@ Edna Grama - Cada dia que passa te amo + e +. Te adoroo. (Ass.: Gustavo)

@ Diego - Dih passando pra te dizer que amo mto vc! Que nosso amor não se acabe nunca, obrigada por tudo a felicidade que vc me faz sentir a cada dia, Bjao =). (Ass.: De sua Gatinha Byáh)

@ Suzane e Èrica - Estar com vcs é muito bom... A hora naum passa!!! Bjss te amo demais. (Ass.: Paulinha)

@ Roska (Tapiratiba) - Oii S2 tudo bem? Não foi dessa vez,

desculpa não deu pra ir ai mais prometo que logo apareço!!! Saudades, bjos se cuida S2 adooooorO vc. (Ass.: Giii *)

@ Daniel - Ola meu amor estou passando para te desejar um otimo aniversário (03/03), bjs. (Ass.: Ida)

@ Dênis - Quero que saiba que te amo muito, que vc seja muito feliz ao meu lado. (Ass.: Sua mulher Franciele)

@ Regiane - Vc eh a razão do meu viver menininha. Quero fikar com vc até o ultimo dia da minha vida!!! Re te amo mais do que td! Lute pra fikar comigo menina, lute, bjaum. (Ass.: Juliano)

@ Dani Blascki - Ti adoroo muitoo.... (Ass.: Tiago blascki)

@ São José do Rio Pardo - Novo site da Equipe 90 grau Wheeling & Zerinho Moto Show - Veja A História da Equipe, Fotos dos treinos, Vídeos, Descrições de manobras, Novidades da Equipe e

muito mais. Wallpapers exclusivos. (Ass.: Rafael Souza)@ Anna Julia - Parabéns pelos 2 aninhos, muita saúde, paz e

amor! (Ass.: Seus Pais William e Carla)@ Marianne - Já te disse mil vezes que te amo, mas não me

canso de repetir por que te amo... (Ass.: Karlos@ Rafaela - Amor te amo mas que tudo nesse mundo sem você

minha vida não tem sentido muito obrigada por estar comigo thá bom, bjão. (Ass.: Lukas)

@ Todas minhas amigas de São José e Itobi - Olá tudo bem só passei para falar que vcs são muito importante na minha vida. Eu amo muitão vcs, bjusssssssssss. (Ass.: Jeh Pacheco (Itobi))

@ Vanderson (Maguila) - Parabéns pelo seu aniversário (19/03) muita saúde e paz e o resto vc corre atras. (Ass.: Ma, Fer e Dani)

Page 43: O Jornalzinho - Março 2010

43O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

@ Vanderson - Feliz aniversário (19/03) que Deus te abençoe e ilumine seus caminhos, bjos!!!!!! (Ass.: Mãe)

@ Kut - Oii... meu amor estou passandu para ti dizer o quanto eu te amo! Vc é o amor da minha vd!!! Beijinhuuus. (Ass.: Laurynnha!)

@ Barbara e Ana Laura - Amigas quero que vcx saibam que eu amuu mto vcx estamos juntas sempre seja para o que for, bjuss adorww mto vcx. (Ass.: Bell)

@ Renatinho (Bacana) - Oi meu amor!!! Estou passando aqui para te agradecer por fazer parte de minha vida, com vc sou uma pessoa

realizada vc é muito especial para mim ***Te amo muuito***. (Ass.: De sua namorada Letícia...)

@ Galera Ieab Rio Pardo - Retiro tava muito top, passei o car-naval na melhor companhia do mundo! A de Jesus e a de vcs! (Ass.: Neto)

@ Lays Duarte - Prima que amo muito saudades de vc! (Ass.: Leticia de Pauli)

@ Victor Hugo - Filho parabéns muitas felicidades, saúde e paz, eu te amo. (Ass.: Gislaine, Marcio e Nicole nós te ama-mos)

@ Wellington - Ontem apenas gostava de estar ao seu lado, hoje eu te amo e percebo o quanto preciso de você. Fecho os olhos para imaginar a figura suave do teu rosto. E então cheia de saudades, consigo escrever uma só frase: Eu te amo! (Ass.: Vivi Olmipio)

@ Livia e Michele - Minhas princesas.... Razões do meu viver. (Ass.: Regis Oliveira)

@ Marquinhos C. Prevital - Confie em Deus que tudo vai dar certo São Paulino... Abraços da Gagá, do Dedé e da Livia. (Ass.: Re-gis Oliveira)

@ Poliana - Desejamos muitas felicidades, amamos muito vc, bjim. (Ass.: Suas tias Silvana e Kuka)

@ Mauro - O JornalZinho - É bom desabafar de vez em quan-do, né.... Quem sabe os foliões se tocam!!!!! Fiquei com peninha de vc! Bom trabalho!. (Ass.: Maria Angela Dal Bon)

@ Paloma Gomes - Pah, quem sabe agora o baby resolve mostrar para gente saber se é menino ou menina, bjssssssssssss. (Ass.: Tia Angélica Cosmópolis)

@ Joice (Curva do Peixe) - Oie maninha, ficou mais velhinha hein.... (02/03)... Te desejo td de bom, que tds os seus sonhos se real-izem....Que Deus te abençõe por mais um ano de vida!!!! Te amo muii-tooo... Bjos!. (Ass.: Sua irmã Josy Pereira)

@ Angélica - Amiga te adoroooo, bjoo. (Ass.: Carool)@ Andreia Perez - Você é muito especial para mim, continue

assim. Bjs de sua irmã. (Ass.: Ana Lucia)@ Krol - Prima agora éh noís de novo... Ninguém separa a gente.

Amigas para sempre te adoloOo. (Ass.: Daii)@ Rose Nasser - Amiga to aki para dizer o quanto vc é im-

portante e especial na minha vida obrigada por vc existir, bjos amiga. (Ass.: Giovana)

@ Paulo - Dia 9 de março completamos 2 anos de namoro. Quero dizer que vc me faz muito feliz, e que eu não consigo viver sem vc. Vc me completa, eu te amo muito para sempre, para vida inteira!!! Parabéns pelo seu niver dia 7 março!!!!! (Ass.: Sua namorada Juliana)

@ Daiane Cassucci - Oi mamãe mais linda do mundo... Ti amo demais... (Ass.: Caio Henrique)

@ João Luis S. Corrêa - Para-bens, muitas felicidades, muitos

anos de vida...Que Deus te ilu-mine sempre... Continue sendo

sempre esse garoto alegre, amigo, gatinho, etc. Bjão te amoooo. (Ass.: Sua irmã Camila)@ Luciano Rueda - Pai

feliz aniversário, te amo muito :D. (Ass.: Gabriela Rueda)

@ Nivaldo Aparecido Boaro (16/03) , Zenaide Aparecida Boaro Lofrano (16/03),

Heitor Ribeiro Boaro (21/03) e Elaine Cristina Carvalho

Lofrano (24/03) - “Que neste dia todas as alegrias do mundo se-jam tuas! Felicidades, saúde, paz e prosperidade para vocês!” Feliz an-iversário!! (Ass.: Família Boaro)

@ Shirley Campeoto - “Aproveita este dia (31/03) para desfrutar das coisas boas que te fazem feliz. Que seus sonhos se tornem realidade e que você tenha muita paz e saúde. Feliz Aniversário!” (Ass.: Família Campeoto)

@ NOSSA MENSAGEM - Para todos os rio-pardense! Vamos manter nossa cidade limpa .. não jogue lixo nas ruas, não polua os rios, não quebre os patrimônios públicos ... vamos cuidar do que é nosso! Afinal dia 19/03 São José do Rio Pardo faz seus 145 anos de progresso! E nós fazemos parte dessa história, então vamos comemorar! Parabéns terra querida!!! (Ass.: Equipe/Família Zinho)

Dica dePHOTOSHOP - 1

Nessa edição vou mostrar como retirar os olhos vermelhos de uma foto, com apenas alguns cliques.

Espero que tenham gostado desse tutorialZinho, e até a próxima!

1.No seu Photoshop abra a imagem desejada

2.Selecione a ferramenta “Red eye tool”

3.Nas configurações da ferramenta, normalmente

50% é o ideal,mais se necessáriofaça alguns ajustes.

4.Faça uma seleção en-volvendo a parte vermelha

dos olhos e pronto.

Page 44: O Jornalzinho - Março 2010

44 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

QUaNdo UM hoMeM Usa briNco(Enviado por Ingrid Becker)

coMo fazer a MUlher feliz

(Enviado por Ingrid Becker)corrigiNdo os ditados

Orquídeas epífitas, que não enraizam no solo, mas se fixam a troncos e outras estruturas, representam hoje mais de 90% de todas as espécies de orquídeas. Algumas podem ainda ser terrestres, ou mesmo rupículas (de crescimento em cima de pedras). Gostam, de maneira geral, de luz e regas moderadas.

As orquídeas são largamente cultivadas no Brasil e no mundo e seu comércio movimenta grandes somas de dinheiro todos os anos em um mercado crescente. No Brasil, grandes orquidários no Sudeste já produzem centenas de milhares de plantas por ano, que são exportadas para outros países ou vendidas até em supermercados. A Phalaenopsis principalmente, por ser uma planta conhecida por se adaptar bem em apartamentos.

O primeiro passo para cultivar uma orquídea com sucesso é a identificação correta do gênero ou espécie e o conhecimento de seu habitat de origem, para saber de suas necessidades naturais em seu meio. A partir destas informações, o cultivo de orquídeas ornamentais (como

a Cattleya e a Phalaenopsis) é, ao contrário do que se pensa, uma tarefa relativamente fácil, se respeitadas as regas semanais, os critérios de exposição de luz (na maioria dos casos, luminosidade de 50%, a chamada meia-sombra e nunca sol direto) e a adubação periódica com substratos ricos e apropriados a cada fase de desenvolvimento da planta.

Orquídeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim ou fibra de côco e ainda em madeira ou mesmo em árvores, terra ou pedra, dependendo da espécie. Podem florir, em sua maioria, uma vez ao ano, quando tratadas de maneira correta.

Mudas podem ser nutridas com uma colher de chá de farinha de osso a cada mês nas beiradas do vaso, acelerando assim seu crescimento. Os híbridos são de maneira geral extremamente resistentes, e podem prosperar mesmo em condições adversas de cultivo, crescendo mais rápido que as espécies “naturais”. Incon táve is cruzamentos de gêneros ou espécies g e r a r a m i n ú m e r o s híbridos.

Continua na pag. 45

Cultivo Orquídeas

Um dia, no escritório, um homem reparou que o seu colega, muito conservador, estava usando um brinco.

- Não sabia que você gostava desse tipo de coisas comentou.

- Não é nada de especial, é só um brinco - replicou o colega.

- Há quanto tempo você o usa?- Desde que a minha mulher o

encontrou no meu carro, na semana passada.

Quem ri por último_________________________é retardado.Quem não arrisca_______________é porque não tem caneta.Alegria de pobre__________________________é impossível.Quem com ferro fere________________ não sabe como dói.Sol e chuva,____________________ vou sair de guarda-chuva.Em casa de ferreiro________________________só tem ferro.Devo, não pago____________________Nego enquanto puder.Quem tudo quer,_____________________________ tudo tem.Quem tem boca vai_________________________ao dentista.Gato escaldado_________________________________morre.É chato ser bonito__________Mas é muito mais chato ser feioQuem espera,___________________________ sempre cansa.Quando um não quer____________________o outro insiste.Os últimos________________________serão desclassificados.Quem não tem cão___________________________não caça.Carro a álcool,________________ você ainda vai empurrar um.Há males______________________________que vem para pior.Água mole em pedra dura tanto bate._que acaba a água.Se Maomé não vai à montanha,________então vai à praia.A esperança e a sogra_________são as últimas que morrem.Depois da tempestade_____________________vem a gripe.Quem vê cara____________________________não vê o resto.Antes tarde___________________________do que mais tarde.Boca fechada_________________________________não fala.Águas passadas__________________________já passaram.Quem cedo madruga___________fica com sono o dia inteiro.

01) Amigo02) Companheiro03) Amante04) Irmão05) Pai06) Chefe07) Educador08) Cozinheiro09) Mecânico10) Encanador11) Decorador de Interiores12) Estilista13) Eletricista14) Sexólogo15) Ginecologista16) Psicólogo17) Psiquiatra18) Terapeuta corporal19) Audaz20) Simpático21) Esportista22) Carinhoso23) Atento24) Cavalheiro25) Inteligente26) Imaginativo27) Criativo

28) Doce29) Forte30) Compreensivo31) Tolerante32) Prudente33) Ambicioso34) Capaz35) Valente36) Decidido37) Confiável38) Respeitador39) Apaixonado40) Sensível41) RICO

Um homem só é feliz se a mulher que está com ele está feliz. Para que ela esteja feliz, é simples. Basta que ele seja:

E não esquecer as datas:Aniversário, noivado, casamento, formatura, menstruação, data do

primeiro beijo.E: Aniversário da tia, irmão ou irmã mais querida, avós, melhor

amiga e do gato.

Page 45: O Jornalzinho - Março 2010

45O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

Em sua maioria, orquídeas não toleram água em demasia, mas geralmente gostam da presença de substrato rico e úmido. Por este motivo, os vasos jamais devem ficar sobre pratinhos que retém água, sob pena de encharcar as raízes e matar

a planta.É fundamental o arejamento

das raízes, daí o uso de pedaços de xaxim ou fibra de coco como substrato, e não o pó deste. Dois anos é o tempo médio de vida útil do substrato, o qual deve ser substituído após esse período. O pó de xaxim é normalmente usado apenas quinzenalmente sobre o substrato (salpicar uma colher de sopa). Há ainda outros substratos como a fibra de coco prensada (coxim), o esfagno, etc. Para uma boa drenagem 1/3 do vaso deve ser preenchido com caco cerâmico. Por este motivo também é comum o uso de vasos de barro com furos nas laterais e vasos de plástico transparentes, que facilitam o contato

da luz com o rizoma e acentuam o arejamento deste. A drenagem pode ser feita mantendo o vaso ou placa de xaxim pendurado por arames e pendendo numa inclinação de 45 graus. De maneira geral, plantas penduradas estão mais protegidas de doenças e pragas.

Uma planta florida pode permanecer dentro de casa, perto de uma janela com boa fonte de luz, sempre evitando o sol direto. Durante esse período, deve-se molhar o substrato, dependendo da umidade ambiente, mas com rega bem moderada e jamais molhando as flores.

Após o fim da floração, pode-se fazer a retirada manual das flores secas e podar a haste com tesoura esterilizada em fogo.

(Fonte: www.orquideana.com.br)

Continuação da pag. 44

Page 46: O Jornalzinho - Março 2010

46 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

A historia do fósforoVocê sabia que o fósforo não é a

cabeça do palito, mas a superfície áspera da caixa, que contém fósforo vermelho (uma das mais seguras maneiras de se usar o fósforo), sulfeto de antimônio (Sb2S3), trióxido de ferro ( Fe2O3) e goma arábica (cola). O palito é o clorato de potássio (KClO3) e não como muitas pessoas pensam que a pólvora.

Mas então por que colocar esse nome: Palito de Fósforo? Durante muito tempo, o fósforo foi realmente colocado no palito e acendia em qualquer superfície áspera. Na verdade, este tipo de palito ainda está lá, é tradicionalmente encontrado no Reino Unido.

Descubra como essa história começou…

A descoberta do fósforoO palito de fósforo foi inventado no

século XIX, porém a história do palito que mudou a forma de se fazer fogo se iniciou bem antes, em 1669, com a descoberta do fósforo (elemento químico P).

O alemão Hennig Brand, em suas tentativas de transformar metais em ouro, descobriu acidentalmente o elemento ao estudar amostras de urina. O material que obteve brilhava e, por essa razão, Brand batizou a substância de Phosphoros, que quer dizer “aquele que traz a luz, que ilumina”.

Em 1680, o britânico cientista Robert Boyle, um dos mentores e fundadores da química atual, observou que uma chama era gerada ao gerar atrito entre um pedaço de papel com fósforo em um pedaço de madeira coberto com enxofre.

Boyle acreditava que o fogo não era provocado apenas pela atrito, mas por algo próprio àquelas substâncias. E estava certo, tinha descoberto o princípio que levaria à invenção do fósforo.

Continua na pag.: 47

Page 47: O Jornalzinho - Março 2010

47O JORNALZINHO - MARÇO / 2010Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!

MaNUal Prático Para bêbados(Enviado por Le Pegorin)

Depois da descoberta, vários aparatos químicos para gerar fogo foram desenvolvidos na Europa. Alguns usavam a descoberta de Boyle, outros, hidrogênio, porém eram todos complicados e arriscados. Em 1805, um químico francês chamado K. Chancel criou um palito coberto de clorato de potássio e açúcar. Mas, como era preciso encharcá-lo em ácido sulfúrico para que queimasse, ele não fez muita fama.

Em 1827, o farmacêutico inglês John Walker descobriu que se combinasse, na ponta de um palito, sulfeto de antimônio, clorato de potássio, cola e amido, ele poderia ser aceso por atrito em qualquer superfície arida. Walker chamou os seus palitos de congreves, numa citação aos foguetes bélicos inventados por William Congreve em 1808.

Apesar do apoio de amigos, Walker decidiu não patentear sua invenção, registro que dá direitos exclusivos ao criador, pois desejava que ela fosse um bem público. Por isso, muitas pessoas a replicaram, inclusive Samuel Jones, que começou a vender os palitos com o nome de Lucifers (um dos nomes dados ao diabo).

Embora cheirasse mal e fossem perigosos (eram explosivos e às vezes acendiam sozinhos dentro da própria embalagem), os Lucifers ficaram muito famosos entre fumantes. Para evitar acidentes, os primeiros palitos eram carregados em estojos de metais ou de porcelana. Os mais finos eram feitos de ouro e prata e eram trabalhados como uma jóia.

Continuação da pag.: 46

(Fonte: www.vocesabia.net)

eNterrar oU creMar(Enviado por Ingrid Becker)

A sogra do cara morreu... e lhe perguntaram:“O que fazer? Enterrar ou cremar?”“Os dois! Não podemos facilitar!”

Como agir quando sebebeu demais e está com

os seguintes sintomas:

SINTOMA: Pés frios e úmidos.CAUSA: Você está segurando o copo

pelo lado errado.SOLUÇÃO: Gire o copo até que a

parte aberta esteja virada para cima.

SINTOMA: Pés quentes e úmidos.CAUSA: Você fez xixi.SOLUÇÃO: Vá se secar no banheiro

mais próximo.

SINTOMA: A parede a sua frente está cheia de luzes.

CAUSA: Você caiu de costas no chão.SOLUÇÃO: Coloque seu corpo a 90

graus do solo.

SINTOMA: O chão está embaçado.CAUSA: Você está olhando para o

chão através do fundo do seu copo vazio.SOLUÇÃO: Compre outra cerveja ou

similar.

SINTOMA: O chão está se movendo.CAUSA: Você está sendo carregado

ou arrastado.SOLUÇÃO: Pergunte se estão te le-

vando para outro bar.

SINTOMA: O local ficou completa-mente escuro.

CAUSA: O bar fechou.SOLUÇÃO: Pergunte ao garçom o

endereço de sua casa.

SINTOMA: O motorista do táxi é um elefante rosa.

CAUSA: Você bebeu muitíssimo.SOLUÇÃO: Peça ao elefante que o

leve para o hospital mais próximo.

SINTOMA: Você está olhando um es-pelho que se move como água.

CAUSA: Você está para vomitar em uma privada.

SOLUÇÃO: Enfie o dedo na garganta

SINTOMA: As pessoas falam produz-indo um misterioso eco.

CAUSA: Você está com a garrafa de cerveja na orelha.

SOLUÇÃO: Deixe de ser palhaço.

SINTOMA: A danceteria se move muito e a música é muito repetitiva.

CAUSA: Você está em uma ambulân-cia.

SOLUÇÃO: Não se mova. Possível coma alcoólico.

SINTOMA: A fortíssima luz da dancet-eria está cegando seus olhos.

CAUSA: Você está na rua e já é dia.SOLUÇÃO: Tente encontrar o camin-

ho de volta para casa.

SINTOMA: Seu amigo não liga para o que você fala.

CAUSA: Você está falando com uma caixa de correios.

SOLUÇÃO: Procure seu amigo para que ele te leve para casa.

Page 48: O Jornalzinho - Março 2010

48 Acesse: www.ojornalzinho.com.br // Parabéns São José do Rio Pardo!!!O JORNALZINHO - MARÇO / 2010

ÁRIES: O mês de Março será favorável e até mesmo divertido. Terá uma vida social intensa e por vezes até pode prejudicar outros setores da sua vida por esse motivo. Tente descansar e não pense em muitas coisas ao mesmo tempo, já que quererá fazer tudo e mais alguma coisa ao longo deste mês.

A partir do dia 12 estará com consciência das suas prioridades.

TOURO: O mês começará com limitações e terá mesmo de depender da ajuda de outras pessoas para concluir alguns dos seus objetivos. É necessário lutar e envolver-se mais nos seus projetos para que nada fique ao meio. A partir de dia 13 voltará a encontrar o brilho e a ter a força de

vontade que o caracteriza para levar tudo para a frente.

GÊMEOS: O mês de Março começará muito calmo e estável, você se sente confortável e não vai querer fazer nada para alterar esta situação. Não se acomode e comece desde o princípio do mês a fazer planos e a definir os objetivos a alcançar ao longo deste período. Economicamente terá

algumas entradas de dinheiro, mas deve poupar para fazer face às despesas que terá nos próximos tempos.

CANCER: Câncer vai encontrar um novo caminho para a sua vida, já que estará mais alegre e otimista o que lhe permitirá encarar de forma leve e descontraída qualquer situação. Conseguirá atingir todas as metas traçadas, o que lhe trará

grande satisfação. A partir de dia 16 entrará num período de grande instabilidade interior sem que tenha nenhum motivo para tal.

LEÃO: Leão terá um mês tranquilo e sereno em que tudo evoluirá favoravelmente, mas terá de fazê-lo por etapas. Não divulgue projetos ou algo que queira fazer, por vezes vai lidar com pessoas que nem sempre serão honestas para você e podem

tentar passar à frente. A partir do dia 12 entrará num período mais forte e seguro.

AQUÁRIO: Será um mês em que Aquário andará muito agitado e isso pode provocar algum stress, tente fazer algo que o ajude a descontrair e a relaxar para não prejudicar nenhum setor da sua vida. Não deixe escapar nenhuma oportunidade por se sentir cansado ou desmotivado. A partir do dia 20 estará

mais estável.

PEIXES: Você terá um mês rico em que estará muito favorecido e protegido. Não se iniba, já que é tempo de arriscar e acreditar mais nas suas potencialidades. Vai conseguir superar qualquer obstáculo sem grandes dificuldades. Terá de fazer algumas viagens que podem ser de caráter afetivo

ou profissional.

VIRGEM: Para Virgem a primeira metade do mês não estará muito facilitada, estará pouco motivado e decidido e fará tudo apenas por obrigação. A partir do dia 14 entrará numa fase de reflexão e chegará à conclusão que tem de mudar a sua maneira de agir e de estar perante algumas situações. A segunda

quinzena será muito mais estável e tranquila.

LIBRA: Libra terá vontade de ser mais independente e de não depender tanto dos outros, principalmente a nível afetivo, terá todas as possibilidades de fazer isso sem que tenha de se afastar de alguém, basta que acredite mais em si e que sozinho consegue chegar tão ou mais longe do que com o apoio dos

outros. Terá bons progressos principalmente no setor profissional.

ESCORPIÃO: O princípio do mês pode apresentar-se complicado para Escorpião, que por vezes não saberá para que lado se deve voltar, vai sentir-se como que num barco à deriva. Procure o apoio das pessoas que lhe são queridas para ultrapassar esta fase que só vai passar na segunda quinzena, altura

em que estará bem mais confiante e determinado.

SAGITÁRIO: Sagitário vai entrar este mês num período ascendente em que tudo tende a correr melhor. Mesmo em situações complicadas, tenha fé que tudo acabará bem. Os projetos que iniciar ao longo deste mês darão os melhores resultados no seu futuro. Evite passar muito tempo sozinho, desfrute da

companhia das pessoas que gostam de você.

CAPRICÓRNIO: Capricórnio estará com vontade em fazer alterações que até podem parecer bruscas, mas serão sem dúvida para melhor. Se for isso que deseja tem de mostrar uma atitude radical, forte e determinada. Está a entrar num novo ciclo da sua vida e vai querer deixar algo para trás. No setor

sentimental vai passar a dar mais atenção a alguém que já conhece e com quem sente uma enorme cumplicidade.

FONTE: Sites esotéricos

A Quaresma é momento comemorado pela Igreja Católica e Anglicana que simboliza os preparativos para a Páscoa. Toda quaresma se inicia na Quarta-Feira de Cinzas que também simboliza o fim do Carnaval. Uma curiosidade é que o Domingo de Carnaval sempre é o realizado 7 domingos antes da Páscoa. A quaresma termina na quinta-feira santa.

• 17/02 - Quarta-feira de Cinzas 2010 marca o início da quaresma

• 28/03 - Domingo de Ramos de 2010, 7 dias antes da páscoa.

• 01/04 - Quinta-feira Santa, fim da quaresma (43 dias se passaram e não 40 dias como alguns afirmam)

• 02/04 - Sexta-feira Santa de 2010

• 04/04 - Domingo de Páscoa (47 dias depois da quarta-feira de cinzas, os domingos não são contados, pois já são dias dedicados a adoração).

• 16/05 - Ascensão 2010• 23/05 - Pentecostes 2010• 30/05 - SS Trindade 2010• 03/06 - Corpus Christi 2010

Para seguir a quaresma conforme determina a tradição católica é necessário dedicar estes 40 dias para orações, abstinência e caridade. No caso da abstinência a regra se baseia em deixar de fazer alguma coisa que gostamos. Depois destinamos o dinheiro que deixou de ser gasto com aquilo e empregamos na caridade. Isso duraria 40 dias em lembrança ao tempo em que Jesus ficou sem comer no Deserto pela mesma quantidade de tempo.

Durante a Quaresma é realizado no Brasil a Campanha da Fraternidade - a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Em 2010, sob a responsabilidade do CONIC, a Campanha é ecumênica e está aberta à participação de todas as denominações cristãs, com o tema “Economia e Vida” e como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6, 24)”. Esta é a terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica, as outras foram realizadas em 2000 e em 2005.

A Quaresma