o jequi - ed 116 - 2012 setembro

10
EM SUAS MÃOS O JORNAL DE RIO PIRACICABA O JEQUI Ano X - Edição 116 - Setembro de 2012 - Rio Piracicaba/MG - Distribuição Gratuita Dirigida Sábado Sábado Sábado Sábado Sábado 7 às 11h 7 às 11h 7 às 11h 7 às 11h 7 às 11h Programa do Ramon A gente está sempre inventando um bom motivo para você passar aqui! L S M OJÃO ta. aria Rua Duque de Caxias - 3854-1391 "estória do jequi" Lourdes lavando a vida Uma vida de luta LATICÍNIOS CHAPADA - ESTRADA GOMES DE MELO - RIO PIRACICABA (MG) - (31) 8865-1715 CHARGE: Mobiliadora Novo Lar Rua Tiradentes, nº 86 Centro - Rio Piracicaba Telefone: 31 3854-1296 Nos 299 anos de fundação cidade vai escolher o prefeito que estará no tricentenário No dia 07 de outubro a cidade irá escolher os seus representantes para os próximos quatro anos. A escolha para um futuro melhor é exclusivamente sua. Pense e vote consciente! A "Estória do Jequi" neste mês especial de aniversário da cidade, conta um pouquinho a história de uma mulher de muita fibra e coragem: Lourdes Batista Neto da Fonseca. Filha de Jose Domingos Neto e Maria Batista Neto nas- ceu em Sete Cachoeiras, município de Ferros - MG. Veio para Rio Piracicaba no ano 1943. Aos 10/06/1945 casa-se com Miguel Luzia da Fonseca. Desta união são 10 filhos, 20 netos e 11 bisnetos. Pessoa de muita fé, Dona Lourdes não descansou um só minuto em sua vida. Muito trabalho para ajudar a criar a numerosa família. Foi lavadeira de roupa durante cerca de 30 anos. Lavava roupa para aproximadamente 20 famílias na cidade de Rio Piracicaba. Foram tempos difíceis, porém, de muita esperança em dias melhores. Dona Lourdes é destas raras pessoas que não recla- mam da vida, pelo contrário, está sempre disposta a ajudar o próximo. Familiares e amigos agradecem seu exemplo de honestida- de e fé e lhe desejam muitos anos de vida. Divulgação Fotos: Bertolini O programa é gratuito e aju- da a melhorar as atividades já existentes e a implantar novos projetos. É composto por eta- pas que auxiliam o produtor a realizar o diagnóstico da propri- edade, selecionar idéias, analisar a viabilidade, elaborar o plano de negócios, além de organizar e ad- ministrar o agronegócio. A ACI- ARP, ADERP e a Prefeitura Municipal são parceiras do SE- NAR-Minas nesta iniciativa. Páginas 5 e 6 Divulgação Pintura que retrata o Bandeirante João dos Reis Cabral fundando o Arraial de São Miguel no dia 29 de setembro de 1713 Página 7 Cidade comemora 299 anos de fundação CONFIRA OS GANHADORES DO SORTEIO NA PÁGINA 9

Upload: fariavaner

Post on 03-Aug-2015

105 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: o Jequi - Ed 116 - 2012 Setembro

EM SUAS MÃOS O JORNAL DE RIO PIRACICABA

O JEQUIAno X - Edição 116 - Setembro de 2012 - Rio Piracicaba/MG - Distribuição Gratuita Dirigida

SábadoSábadoSábadoSábadoSábado7 às 11h7 às 11h7 às 11h7 às 11h7 às 11h

Programado Ramon

A gente está sempre inventando um bom motivo para você passar aqui!LSM

OJÃOta.

aria Rua Duque de Caxias - 3854-1391

"estória do jequi"Lourdes lavando a vida

Uma vida de luta

LATICÍNIOS CHAPADA - ESTRADA GOMES DE MELO - RIO PIRACICABA (MG) - (31) 8865-1715

CHARGE:

MobiliadoraNovo LarRua Tiradentes, nº 86

Centro - Rio PiracicabaTelefone:

31 3854-1296

Nos 299 anos de fundação cidade vai escolhero prefeito que estará no tricentenário

No dia 07 de outubro a cidade irá escolher os seus representantes para os próximos quatro anos. A escolha para um futuro melhor é exclusivamente sua. Pense e vote consciente!

A "Estória do Jequi" neste mês especial de aniversário dacidade, conta um pouquinho a história de uma mulher demuita fibra e coragem: Lourdes Batista Neto da Fonseca.

Filha de Jose Domingos Neto e Maria Batista Neto nas-ceu em Sete Cachoeiras, município de Ferros - MG. Veio paraRio Piracicaba no ano 1943.

Aos 10/06/1945 casa-se com Miguel Luzia da Fonseca.Desta união são 10 filhos, 20 netos e 11 bisnetos.

Pessoa de muita fé, Dona Lourdes não descansou um sóminuto em sua vida. Muito trabalho para ajudar a criar anumerosa família. Foi lavadeira de roupa durante cerca de 30anos. Lavava roupa para aproximadamente 20 famílias nacidade de Rio Piracicaba. Foram tempos difíceis, porém, demuita esperança em dias melhores.

Dona Lourdes é destas raras pessoas que não recla-mam da vida, pelo contrário, está sempre disposta aajudar o próximo.

Familiares e amigos agradecem seu exemplo de honestida-de e fé e lhe desejam muitos anos de vida.

Divulgação

Fotos: Bertolini

O programa é gratuito e aju-da a melhorar as atividades jáexistentes e a implantar novosprojetos. É composto por eta-pas que auxiliam o produtor arealizar o diagnóstico da propri-edade, selecionar idéias, analisara viabilidade, elaborar o plano denegócios, além de organizar e ad-ministrar o agronegócio. A ACI-ARP, ADERP e a PrefeituraMunicipal são parceiras do SE-NAR-Minas nesta iniciativa.

Páginas 5 e 6

Divulgação

Pintura que retrata o Bandeirante João dos Reis Cabral fundandoo Arraial de São Miguel no dia 29 de setembro de 1713

Página 7

Cidade comemora 299 anos de fundação

CONFIRA OS GANHADORES DO SORTEIO NA PÁGINA 9

Page 2: o Jequi - Ed 116 - 2012 Setembro

02Opinião Setembro de 2012O JEQUIO jornal de Rio Piracicaba

AMAR OS OUTROS É A ÚNICA SALVAÇÃO INDIVIDUAL QUE CONHEÇO: NINGUÉM ESTARÁ PERDIDO SE DER

AMOR E ÀS VEZES RECEBER AMOR EM TROCA. Clarice Lispector, escritora e jornalista brasileira, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, 1920 /1977

C.N.P.J: 05.538.555/0001-05

Rua Antônio Saturnino, 310 - Centro

Rio Piracicaba - MG

TELEFONE PARA CONTATO:31 9963-0523

[email protected]

OBSERVAÇÃO:* As matérias pagas são identificadas pelos títulos: Informe,

Informe Publicitário. Matérias fechadas em Box e assinadas nãosão de responsabilidade do Jornal

Haroldo Breder, Grillo (chargista),Ênio Júnior e Ênio Araújo

DIAGRAMAÇÃO/ARTE FINALalGi Comunicação Visual (31) 3852.5272

IMPRESSÃOGráfica Bom Dia - 3851-1515

TIRAGEM:2.000 exemplares

DIRETOR GERALRamon Bertolini

COLABORADORESO JEQUI

O jornal de Rio Piracicaba

EDITORIAL COLUNA EVANGÉLICA

100 anos

Haroldo Breder de Carvalho

É chegada a hora

Ênio Júnior - Manutenção em Microcomputadores.Perguntas, sugestões ou dúvidas a respeito deste artigo

pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente, telefonesCriação de websites - visite www.riopira.com.br

8862-5224 e 3854-1278.

O Poder Executivo Municipal é exercido pelo prefeito. É ele oresponsável pela administração do município e isso inclui a realizaçãode obras e a prestação de serviços públicos tais como saúde, educação,abastecimento de água e limpeza das ruas. Ele é o responsável pelaexecução de programas que beneficiam a comunidade e pela fiscaliza-ção do cumprimento das leis aprovadas pelos vereadores.

O cidadão pode e deve cobrar da prefeitura a realização de obras,consertos em bens públicos, serviços de saneamento, limpeza, edu-cação, transporte, saúde, segurança, abastecimento, assistência so-cial, incentivo à geração de emprego e renda. Além de fornecercondições de lazer e cultura, como praças e parques, realização deeventos culturais. O cidadão deve exigir esses direitos, tanto dosórgãos da prefeitura (secretarias, ouvidorias, entidades de fiscaliza-ção, postos de saúde e escolas) como do próprio prefeito.

Os vereadores, por sua vez, representam os cidadãos e fazem asleis do município. O papel deles é o fiscalizar a atuação do prefei-to, vice-prefeito, dos secretários municipais e os atos de toda aadministração municipal. Também é dever deles defender melho-rias para o município, principalmente nas áreas de saúde, educaçãoe transportes.

Porque os vereadores devem ser os olhos, ouvidos e a voz docidadão junto à prefeitura. O cidadão pode e deve sugerir aos vere-adores a elaboração de leis que possam, por exemplo, melhorar ascondições de vida na cidade, estimular o comércio e a economialocal, preservar o meio ambiente. E para acompanhar as ações deseus representantes, os cidadãos podem (e deveriam) assistir às ses-sões da Câmara e assim participar da atividade legislativa.

Você quando vai às compras do supermercado, compra porcomprar ou pesquisa a melhor relação preço e produto? Quandodecide adquirir uma casa, segue suas paixões ou a razão? Aceita serdestratado em uma loja como no passado? Ou procura seus direitosde consumidor? Não, é lógico que não aceita mais as regras dopassado. O mesmo ocorre nas eleições, não podemos mais nos darao luxo de pensar que se trata de uma importunação do dia-a-dia.

Consta na Constituição: Art. 14. A soberania popular será exer-cida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, comvalor igual para todos.

Sua escolha particular, somada às outras escolhas, vai influen-ciar o destino de Rio Piracicaba pelos próximos quatro anos.

Boa eleição a todos!

Computador moderno!

DIGI & TAL

Este mês separei para vocêsalgumas piadas divertidas que en-contrei na internet. Espero quegostem e até o próximo mês.

A Intel, em parceria com aMicrosoft, acaba de concluir omais moderno projeto de com-putador já realizado. Ele é ca-paz de fazer pesquisas inteli-gentes apenas com comandosverbais. O chefe do projeto,para garantir a perfeição doproduto, faz uma pergunta:

- Onde está meu pai?O computador dá a respos-

ta imediatamente:- Seu pai está pescando no

Pantanal.Depois de tantos anos de

pesquisa e trabalho, a primeiraresposta do computador estáerrada. O chefe do projeto, vi-sivelmente arrasado, diz ao seuassistente:

- Tem um bug em algum lu-gar. Meu pai morreu há 10 anos.A pergunta era uma armadilha.

Toda a equipe reestuda o pro-

jeto todo, até que alguém sugere:- Que tal formular a pergun-

ta de outro jeito? Talvez ocomputador tenha feito umainterpretação errada. O chefedo projeto refaz a pergunta:

- Onde está o marido deminha mãe?

O computador respondecom sua voz metálica:

- Ele morreu. Mas seu pai ain-da está pescando no Pantanal.

A COMPETIÇÃOEstava Deus e o diabo numa

competição para ver quem di-gitava mais rápido. O diabo di-gitava muito rápido enquantoDeus digitava muito de vagar...De repente acabou a energiaelétrica e os computadores des-ligaram, quem ganhou??? Deuspor que só deus salva...

AS IMPRESSORASDuas impressoras conver-

sando - Esse papel é seu ou éIMPRESSÃO minha?

Não me equivoquei quan-to à idade da cidade de Rio Pi-racicaba. Sei que ela está fa-zendo 299 anos, agora, dia 29de Setembro. Também não es-tou me referindo ao Sr. Abílio,que fez 100 anos, em Abrilpassado. O que estou fazen-do é pensando no tempo quevem a ser esta quantidade deanos: 100. Pois foi exatamen-te este tempo que Noé levou,construindo a arca que Deushavia instruído e ordenado.

Por razões que envol-vem compreensão de física,química, biologia e outros co-nhecimentos, fugindo ao pro-pósito do texto aqui, não ire-mos dar enfoque à causa dalongevidade. Mas tem relaçãocom a pressão atmosférica domundo antes do dilúvio, favo-recendo a sobrevida longa,idades avançadas.

O que ganhamos com ahistória de Noé é exatamenteo grande exemplo de obedi-ência que nos deixou. Sabiaquem era Deus e providen-ciou pra que Suas instruçõese ordens fossem seguidas.Teve toda a pressão psicoló-gica do mundo pra se desviare deixar de seguir as orienta-ções dEle. Afinal, o que fezfoi anunciar que a terra seriacoberta pela água que chove-ria, conforme anunciado porDeus. Imagino que a cada fi-nal de chuva, das inúmerashavidas nestes 100 anos, maispessoas vinham questioná-lo,vinham zombá-lo, vinhamtrazer dúvidas e até desafiosa ele. Da sua sanidade men-tal, suponho, já duvidavammuitos e isto por muito tem-po. Quando falamos em mui-to tempo, significa por mui-tos anos. Noé já não era con-siderado alguém normal; tal-vez, fosse, sim, consideradodigno de dó, aquele de quemtoleramos a presença, apesarde sua inferioridade mental -assim pensavam e diziam aspessoas com quem convivia- claro, exceção de sua famí-lia, que também deve ter so-frido gozações e discrimina-ção por parte das pessoas.

Mas o fim da história,todos conhecemos. Não foisó o fim da história, foi o

fim de toda aquela gente queoutrora o questionou e zom-bou, de todo o mundo que oouviu ou não.

Todos nós descendemosde Adão e também de Noé. Ashipóteses de dilúvio parcialnão tem sido vencedoras - omundo todo foi submerso. Ouseja, se olharmos pra trás, nahistória 'familiar' de todos nós,encontraremos os sobreviven-tes do dilúvio: Noé, sua espo-sa, seus três filhos (Sem, Cãoe Jafé) e as esposas deles.Portanto, em nossa história,houve um momento que temque se repetir, hoje. O mo-mento da obediência.

Apesar de tudo, detoda a tendência, de toda atradição, de todo o conven-cimento, devemos seguir oque Deus deixou e tem dei-xado pra nós. Isto não só sig-nifica vida em todos os sen-tidos, mas, mais preciosoainda, significa conformida-de, harmonia, respeito eamor a Deus. O mais bonitoda história de Noé não é queele se livrou da morte, mas éque ele optou pelo bem, peloque era correto, pelo Bom.

A arca pode ser compa-rada não a uma igreja, ou aqualquer igreja, denominação,religião, etc, mas a Cristo queveio nos salvar. O bonito pranós é buscar a Deus não pranos livrarmos do 'dilúvio' (ouda perdição), mas pra poder-mos amá-lo como Ele mere-ce, ou pra O amarmos domodo pra o qual fomos cria-dos e que estabelece o reinoda bondade em tudo.

A Bíblia pode ser vistacomo o 'panfleto' de Deus,onde encontramos o que pre-cisamos a respeito deste 'di-lúvio' a que estamos sujeitos(o fim de tudo, o fim do mun-do, que se aproxima, para umnovo recomeço com Deus).Não fique pensando que vocêterá 100 anos pra se decidir.

O panfleto? Está ao seualcance. Leia a Bíblia.

(História de Noé e o Di-lúvio: Gênesis 6 a 10.Jesusfalando sobre Noé e o Dilú-vio: Mateus 24:32 a 44.Noécitado como exemplo: He-breus 11:4 a 7).

É possível escolherum candidato que não

decepcione depois

Os brasileiros se preparam para escolher, mais uma vez,pelo voto, prefeitos e vereadores que os representarão pe-los próximos quatro anos. Não há fórmulas para escolherum bom candidato, mas os especialistas indicam cuidadosque podem ajudar a evitar o risco de arrependimento de-pois das eleições.

As eleições municipais facilitam o processo de escolhado candidato porque, nesses casos, o político está maispróximo do eleitor. Às vezes, o candidato é um comercian-te local, uma liderança de alguma entidade, um profissionalconhecido, alguém que talvez está na esquina de casa.

Identificado o candidato de sua simpatia, passe, então,ao exame da vida pregressa dele. É ficha-limpa ou ficha-suja? A dica sobre a vida pregressa não se refere apenas aprocessos, escândalos e denúncias de corrupção. É um bompagador em seus negócios particulares? É interessante sa-ber ainda se compromissos assumidos em eleições passa-das e promessas formuladas foram cumpridas ou não. Qualé a conduta do candidato? Quem são suas companhias?

Não custa observar também a atuação anterior do candi-dato, antes de ele se tornar um político. Houve variação deseu patrimônio? Ela é compatível com sua renda? Ondemorava e onde mora?

O candidato a prefeito ou a vereador precisa conhecerrazoavelmente o funcionamento do município, o orçamen-to e a lei orgânica da cidade, bem como as atribuições decada cargo. Sem esses pré-requisitos, não há como ser umbom gestor ou um bom fiscalizador das contas do prefeito,no caso do vereador.

Não é difícil encontrar um candidato a vereador queprometa fazer obras. É bom lembrar que isto não é funçãodo vereador, mas sim do prefeito. Procurar se aproximar docandidato, conhecer seu partido e suas propostas básicas étão importante quanto olhar a propaganda de forma crítica.

Na política, falar é fácil. O difícil é fazer.

?

Page 3: o Jequi - Ed 116 - 2012 Setembro

CidadeSetembro de 2012 O JEQUIO jornal de Rio Piracicaba03

Tatá do Caxambu e Luiz Bobagem liberados pelo TREFotos: Bertolini

Tatá do caxambu e Luiz Bobagem se ganharem as eleições poderão assumir as cadeiras do Legislativo

Após muita "dor de cabe-ça", desilusão e até mesmohumilhação, os candidatosSebastião Torres Bueno - Tatádo Caxambu e Luiz Sérgio Oli-veira - Luiz Bobagem, foramliberados pelo Tribunal Regi-onal Eleitoral (TER) para dis-putarem as eleições 2012 parao cargo de vereador.

Luiz Bobagem já havia sidoliberado primeiro, enquantoTatá vivia em agonia e tam-bém uma injustiça, já que ocaso dos dois candidatos seapresentam idênticos.

Para ambos os candidatos,a liberação cai como um alíviopois além de provarem a ino-cência diante a opinião públi-ca, a princípio corrige uma in-justiça cometida desde 2008 -quando, mesmo sendo eleitos,foram impedidos de assumi-rem suas vagas diante uma

ação da justiça eleitoral.No caso de Sebastião Tor-

res Bueno, foi o mais votadonas últimas eleições.

Luiz Sérgio não perdeutempo e começou sua campa-nha - em contato com Tatá doCaxambu o mesmo disse:

"Agora é agradecer a Deus eàs pessoas que sempre confi-aram em nossa integridade ecomeçar a trabalhar".

MOTIVO DAS AÇÕESO motivo das ações que ti-

raram os vereadores Luiz Sér-gio de Oliveira e SebastiãoTorres Bueno do último plei-to e os impediram de assumi-rem suas vagas conquistadaspelo voto popular foi simples-mente uma contratação de ad-vogado sem licitação.

O caso ocorreu quando oentão vereador e presidente daCâmara, Alan Augusto Martinscontratou em 1996 o advoga-do Geraldo Elias sem licitação.Posteriormente esse contratocom o advogado foi sendo re-novado pelos seus sucessoresLuiz Sérgio de Oliveira e Se-bastião Torres Bueno.

O contrato foi canceladoposteriormente pelo vereadorSebastião Torres Bueno,quando o mesmo contratou oescritório especializado em

administração pública do re-nomado advogado Paulo Ne-ves de Carvalho.

O problema que culminoucom a ação foi justamente afalta de licitação, mas o casosempre foi defendido comoimprocedente pelo ministroEros Roberto Grau do Tribu-nal Superior Eleitoral e Supre-mo Tribunal Federal (STF).Para o ministro, o advogado dolegislativo seria um cargo deconfiança do presidente, por-tanto, os vereadores estariamcorretos em suas contrataçõesquando não fizeram a licitação.

Outros juízes tambémapresentam entendimento se-melhante. Vale ressaltar que ovalor do contrato com o ad-vogado Geraldo Elias giravaem torno de R$1.200 por mês.

Com informações do sitewww.cidademais.com.br

Vale abre mais de 750 vagas para Programa de EstágioMinas terá quase metade das oportunidades oferecidas

A Vale abriu dia 19 de se-tembro, o período de inscri-ções para o Programa de Está-gio. São 751 vagas para estu-dantes do ensino técnico esuperior dos estados de Mi-nas Gerais, Espírito Santo,Rio de Janeiro, Maranhão,Pará, Bahia, Sergipe, MatoGrosso do Sul e São Paulo. Asinscrições podem ser feitaspelo site www.vale.com.br/oportunidades até 10 de ou-tubro. Minas terá 345 vagas,quase metade do total de opor-tunidades oferecidas.

O objetivo do programa épreparar estudantes do en-sino técnico e superior de di-versas áreas para responderaos desafios diários da pro-fissão por meio de experiên-cias práticas na empresa. Oestagiário recebe acompanha-mento periódico e participade atividades que estimulamo desenvolvimento de futu-ros talentos.

Para os universitários se-

rão oferecidas vagas paracursos de diferentes áreas,como Engenharia, Adminis-tração de Empresas, Econo-mia, Ciências Contábeis, Es-tatística, Ciências da Com-putação, Análise de Siste-mas, Informática, Sistemasda Informação, Direito, Co-municação Social, Psicologia,Biologia, Geografia, entreoutros. A lista completa e adivisão de cursos por estadoestão disponíveis no site.

Também terão a oportu-nidade de se inscrever estu-dantes de nível técnico demais de 20 cursos, entre eles,Mecânica, Eletromecânica,Eletrotécnica, Eletrônica,Elétrica, Informática, Segu-rança do Trabalho, Enferma-gem e Química.

Para participar do proces-so seletivo, os universitáriosdevem ter a conclusão do cur-so prevista para o períodoentre dezembro de 2013 e de-zembro de 2014, além de ter

conhecimentos de inglês, emalgumas localidades, e de in-formática. Para os candidatosde nível técnico, a exigência éque tenham formatura previs-ta até dezembro de 2013 ouque sejam formados na parteteórica, desde que não tenhamcumprido a carga horária deestágio obrigatório e ainda es-tejam matriculados na insti-tuição de ensino.

Os selecionados iniciarão oestágio a partir de fevereiro de2013 e receberão bolsa-auxí-lio mensal de R$ 600,00 ouR$ 900,00 (os valores variamdependendo do curso, técni-co ou superior, e da carga ho-rária), assistência médica eseguro de vida. Nas unidadesonde a empresa não oferecetransporte e restaurante, osestagiários também receberãovale-transporte e vale-refei-ção. A carga horária do estágiovaria entre quatro e seis ho-ras, dependendo das ativida-des a serem desenvolvidas.

Serviço:O que: Programa de Estágio da Vale Quando: de 19 de setembro a 10 de outubro de

2012 Quantidade de vagas: 751 Como se inscrever: acesse o sitewww.vale.com.br/oportunidades

Os selecionados iniciarão o estágio a partir de fevereiro de 2013 e receberão bolsa-auxílio mensalde R$ 600,00 ou R$ 900,00 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da

carga horária), assistência médica e seguro de vida.

Divulgação

Pastoral da Juventude promove2° encontrão da Juventude em outubro

A Pastoral da Juventude juntamente com a paróquia São Miguel organiza para o próximodia 14 de outubro o "Pré - DNJ do Regional II". O Pré - DNJ é um encontro de preparaçãopara o grande dia nacional da Juventude, que será dia 27 de Outubro em Coronel Fabriciano.Este segundo encontrão da juventude em Rio Piracicaba contará com a participação deJovens de 13 Paróquias. O Encontro tem como Tema: juventude e vida e o lema: que vidavale a pena ser vivida?

O evento terá início às 13h com a concentração dos jovens na praça da igreja Matriz deSão Miguel com uma grande marcha com destino à "Associação dos Aposentados (Forró dosAposentados)". Durante a Caminhada, a animação ficará por conta do grupo Cultural deBatucada "Tambores do Morro de João Monlevade", trabalhando o tema: chega de violênciae extermínio de jovens.

Já nas dependências da associação, momento de formação com o Secretário DiocesanoVicente Bueno Garcia, onde haverá momento de Animação e Confraternização. Para fechar oencontro, haverá a Santa Missa com Participação do Assessor Regional da Juventude Pe.Martinho, e o Pároco de Rio Piracicaba, Pe. Nivaldo. O evento será Finalizado ás 19 h coma "grande cristoteca jovem" com Dj Gustavo até ás 23h.

Integrantes da Pastoral da juventude de Rio Piracicaba serão os anfitriões do segundoencontrão da que contará com a participação de jovens de 13 Paróquias.

Bertolini

Page 4: o Jequi - Ed 116 - 2012 Setembro

04“O que rola no Rio” Setembro de 2012O JEQUIO jornal de Rio Piracicaba

Cidinha e seu queridinhoRubem, bonito congadeiro

mirim, na Festa de Nossa Senhorado Rosário no "Jorge".

Washington pilota com cautelaa "motoca" do Supermercado da

Vargem (3854-1247) para sua comprachegar rapidinho.

Regina do sindicato dos servidorespúblicos (Sintrarp) em

visita ao asilo, recebe o abraçoda sua amiga Fátima

Lourdes e Geraldo foram os reis festeirosda Festa do Congado no distrito de

Conceição de Piracicaba "Jorge"

Isabel Quirino do RestauranteTempero da Mamãe (3854-1187)

aniversariou no dia 27/09. Saúde e sorte!

Marcus Vinícius: Olha a carinha de sapecadesse menino! Lindeza de Elaine e Raynner,

atualmente residindo em Marabá no Pará.

As charges publicadas neste jornalsão do artista piracicabense Rodrigo

Oliveira de Freitas "Grillo".

Edmilson Lopes - "O Poeta das Estradas",celebrou mais uma primavera no dia 20/09.

Sorte e saúde para o gente fina.

Eduarda Mayrink, coordenadora pedagógicada secretaria municipal de educação do

município de Rio Piracicaba.

Apolônio da Loja Hidroelétrica Piracicaba(3854-1747), sua esposa Rosilene e o

herdeiro Leonardo em seu niver dia 20/09

Kely Quirino soprou 11 velinhas no dia04/09. Familiares e amigos desejam um

futuro de sorte para a gatinha.

Regina Pinto Coelho do cartório deimóveis (3854-1207) celebrou mais uma

primavera no dia da independência (07/09)

A linda Nicoly completará6 mese de vida dia 06/10. A mocinha

é filha de Vitalina e Wagner.

Dininha feliz da vida com suacaçulinha Paula trabalhando e cursando

engenharia civil na capital mineira

Anderson, Nádia e o anivesarianteJuninho (27/09). Agência do Bradesco

de Rio Piracicaba em festa.

Fotos: Bertolini

Page 5: o Jequi - Ed 116 - 2012 Setembro

CidadeSetembro de 2012 O JEQUIO jornal de Rio Piracicaba05

ACIARP e ADERP em AÇÃOAtravés dessas parcerias:

Casa do Professor, EscolaMunicipal Córrego São Mi-guel, Jornal o Jequi, Secreta-ria Municipal de Educação,Secretaria Municipal de Saú-de e Divisão de Meio Ambi-ente, Paróquia São Miguel,Paula Brandão (Nutricionis-ta) e Prefeitura Municipalconseguimos desenvolvercursos de Jardineiro, Higie-ne, Conservação e Armazena-

Fotos: Divulgação

Grandes parceiros... Cursos Realizados com sucesso

Adolescentes da Escola Professor Antônio Fernandes Pinto,Escola Municipal Córrego São Miguel e Escola Estadual de Ensi-no Fundamental do Bairro de Fátima participaram do curso Saú-de Reprodutiva/SENAR-Minas ministrado pelas enfermeiras einstrutoras, Annelise Cunha de Almeida e Rafaela Oliveira Fialho.

Durante o curso são abordados temas como sexualidade, saú-de entre mãe e filho na gravidez, pré-natal, primeiros cuidadoscom o recém-nascido, prevenção das doenças sexualmente trans-missíveis, métodos contraceptivos e gravidez na adolescência.Tudo é baseado no Estauto da Criança e do Adolescente.

Os cursos realizados atenderam à solicitação da SecretariaMunicipal de Educação sendo 1ª Turma: Escola Estadual Pro-fessor Antônio Fernandes Pinto; 2ª Turma: Escola Municipaldo Córrego São Miguel; 3ª Turma: Escola Estadual de Ensino

Curso de Saúde Reprodutiva orientaadolescentes nas Escolas

Fundamental do Bairro de Fátima e 4ª novamente na EscolaMunicipal Córrego São Miguel. Capacitando no total 58 (cin-qüenta e oito) alunas na faixa etária 12 a 14 anos.

O SENAR-Minas já é parceiro da Prefeitura Municipal eSecretaria Municipal de Educação através da ACIARP e ADERP.

Na oportunidade a ACIARP e ADERP agradecem a recepti-vidade encontrada nas escolas, as diretoras Fátima Torres, Os-marina de Souza Pinto e Joelma Gomes e ao professor EricrisOliveira e a funcionária Lucimar pelo apoio durante a realizaçãodos eventos.

Segundo a diretora Marisa Freitas da Escola Municipal Ber-nardo Ferreira Guimarães: "Eu reconheço a importância destaparceria e aguardo ansiosa pela aprovação do SENAR-Minaspara realização no distrito de Padre Pinto".

A ACIARP e ADERP através de mais uma parce-ria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -SENAR/Minas realizou uma longa jornada entre osdias 17 a 28 de setembro. Os cursos "Trabalho naProdução e Derivados do Leite/Básico e Trabalho naProdução e Derivados do Leite/Produtos Comple-mentares" que fazem parte de uma série de capacita-ções foram destinados aos produtores e trabalhado-res rurais residentes no município de Rio Piracicabacom o objetivo de orientar e contribuir para melhoriada qualidade dos produtos da região. Os alunos tive-ram a oportunidade de aprender o processo de fabri-cação de queijos como mussarela, minas frescal, mi-nas padrão, requeijão, ricota, parmesão, provolone ecoalho, iogurte e doces de leite pastoso. No curso deProdutos Complementares: queijo provolone, bebidaláctea fermentada, doce de leite em barra, requeijãocremoso e queijo coalho. Tudo produzido de acordocom as normas da Vigilância Sanitária Municipal. Oscursos foram ministrados pela instrutora Celma deOliveira, Tecnóloga em Laticínios que disse que alémde ensinar novas técnicas de produção e a certificaçãode conclusão de curso, observou o aumento da auto-estima dos participantes. Os alunos que participa-ram deste evento obtiveram os materiais didáticosque auxiliam na aprendizagem e que podem ser usa-dos futuramente como fonte de consulta, além trans-porte, ajuda de custo e lanches. Tudo foi fornecidogratuitamente. A ação contou com importantes par-cerias: a APAE, Associações de Produtores Rurais,Emater de Rio Piracicaba e Prefeitura Municipal.

Moradores das Comunidadesde Bateias, Padre Pinto,

Ponte Novinha e Turvo sãobeneficiados com os cursos

de Derivados do Leite eProdutos Complementares

do Senar Minas

mento de Alimentos e Arte-sanato de Rendas, Bordadose Congeneres / Bordados comBainhas totalmente gratuitosno 3º quadrimestre. Desta-cando o material didático elanche para todos os parti-cipantes. Os alunos quecumpriram as exigências defrequencia e aproveitamen-to, receberão a certificaçãodo SENAR-Minas reconhe-cida nacionalmente.

Escola Professor Antônio Fernandes Pinto Escola Municipal Córrego São Miguel

Escola Estadual de Ensino Fundamental do Bairro de Fátima Escola Municipal Córrego São Miguel

A instrutora Celma Oliveira e os participantes: AntônioCota, Aparecida Guimarães, Aparecida Silva, Cléria Cota,

Eva Soares, Geralda Araújo, Janice Pena, Maria das Graças,Maria de Jesus, Maria Goretti, Maria Lúcia e Ricardo Dias

Page 6: o Jequi - Ed 116 - 2012 Setembro

06Cidade Setembro de 2012O JEQUIO jornal de Rio Piracicaba

Programa Jovem no Campo começa em Padre Pinto

Negócio Certo Rural será ministrado pela primeira vez em Rio PiracicabaA ACIARP e a ADERP já estão com a programação dos

cursos para o último quadrimestre em ação. Entre eles está o

Negócio Certo Rural, que tem como objetivo contribuir para

as melhorias na gestão da propriedade rural. Por meio de

capacitação, o produtor rural e seus familiares terão noções

de empreendedorismo e poderão contribuir para o fortaleci-

mento do agronegócio brasileiro.

O curso é gratuito e tem a carga horária de 130 (cento e

trinta) horas, sendo 70 (setenta) horas em sala de aula e 60

(sessenta) horas de consultoria na propriedade, conforme o

cronograma. O Negócio Certo Rural vai orientar os produto-

res a fazer um diagnóstico da propriedade, a selecionar idei-

as de negócios, analisar a viabilidade, buscar informações

sobre formalização do negócio, organização, administração

e no relacionamento do negócio com o mercado. Serão bene-

ficiados 15 (quinze) proprietários e acompanhantes no total

de 30 (trinta) participantes. O SEBRAE-MG está nesta

parceria com o SENAR-Minas para contribuir na organiza-

ção dos pequenos negócios da zona rural.

O Programa Jovem no Cam-po visa contribuir para a inser-ção do jovem no mercado de tra-balho, com foco no desenvolvi-mento da economia local e regi-onal, estimular a visão empre-endedora e contribuir para a re-dução do êxodo rural. Esses sãoos objetivos do SENAR MINASque iniciou o 1º curso no distritode Padre Pinto "Caxambu". Asduas turmas iniciais são dos cur-sos de Apicultura com 160 (cen-to e sessenta) horas cada.

O instrutor Gildázio Antôniodos Santos, Apicultor, deu ini-ciou as atividades no dia 17 desetembro de 2012. Durante o

curso os alunos recebem as refei-ções almoço, lanche e jantar, etransporte para deslocamentopara atividades e práticas e re-torno a moradia. O ProgramaJovem no Campo é compostopor 4 (quatro) cursos e dividopor módulos sendo 1 (um)/mêspor turma encerrando no mês dedezembro. Os cursos serão reali-zados em parceria com a ACI-ARP, ADERP, APIMEL, EscolaMunicipal Bernardo FerreiraGuimarães, Gilberto Souza, Pre-feitura Municipal e SecretariaMunicipal de Educação.

O Jovem no Campo é desti-nado para participantes com

idade entre 14 e 24 anos, quetenham concluído ou estejamcursando o Ensino Médio ouEducação de Jovens e Adultos,com vínculo ou afinidade como meio rural. O Programa Jo-vem no Campo/Apicultura foiescolhido para atender o mer-cado de trabalho local, explicaa Agente de DesenvolvimentoTatiana Camilo. As turmas fo-ram constituídas pela motiva-ção da diretora Marisa Buenode Freitas, juntamente com oapoio do professor e coorde-nador de cultura Nivaldo Oli-veira, de acordo com o perfilestipulado pelo SENAR-Minas.

9

Os alunos da 1ª turma foram: Alex Nunes, Alison Ciriaco, Amanda Silva, AnatáliaSantos, Daniela Santos, Gabriel Rodrigues, Jaqueline Antônia, Joseph Afonso,

Marcos Silva, Ramon Araújo, Raquel Reis e Washington Cruz.

Page 7: o Jequi - Ed 116 - 2012 Setembro

Cidade Setembro de 2012O JEQUIO jornal de Rio Piracicaba 07

A história de uma cidade que seencaminha para o Tricentenário

O Município de Rio Pira-cicaba, importante pela suariqueza mineral, ex-arraial deSão Miguel de Rio Piracica-ba, foi elevado a sede do mu-nicípio pela Lei Estadual nú-mero 556 de 30 de Agosto de1911. Situado na região cen-tral de Minas, na bacia do RioDoce, o povoado teve suaorigem, como tantos arraiaisde Minas, na febre do ouroque empolgou e atraiu ao Ser-tão Mineiro, na última déca-da do século XVII e início do

No dia 29 de setembro a cidade comemora 299 anos de fundação, rumo aos 300

Bertolini

século XVIII, os bandeiran-tes paulistas e baianos de quetanto nos falam as crônicashistóricas.

O arraial de São Miguel deRio Piracicaba, hoje Rio Pira-cicaba, foi fundado pelo Pau-lista João dos Reis Cabral,casado com D. Maria Antu-nes de Camargos, homemaventureiro que, deixando emSão Paulo esposa e numerosafamília, veio a esta região àprocura de ouro.

No dia 29 de setembro de

1713, assentou o seu barraca-mento às margens de um pe-queno ribeirão, afluente do RioPiracicaba, onde logo consta-tou a existência de grandequantidade de pepitas de ouro,lugar este que a partir destadata passou a chamar-se Cór-rego São Miguel, em homena-gem ao Santo do dia. São Mi-guel e Rio Piracicaba que, se-gundo a língua Tupi/Guarani,quer dizer rio sem peixe oupeixe lustroso e negro ou"monte em que pára o peixe."

A 8ª edição da SemanaCultural do Legislativo Mu-nicipal teve início no dia 24(segunda) e foi até o dia 28(sexta) e mais uma vez supe-rou expectativas.

A Semana Cultural do Le-gislativo Municipal, foi insti-tuída por meio da ResoluçãoNº 383 de dezembro de 2004e a finalidade do projeto é pro-mover a cultura e as artes lo-cal, regional e nacional, além

Semana Cultural do Legislativo temparticipação ativa da Comunidade

Diversidade cultural atrai grande público todos os dias

Bertolini

de valorizar as tradições po-pulares, em todas as suas ma-nifestações, propiciando inte-gração entre o Poder Legisla-tivo e a sociedade.

Foram cinco dias de inte-gração cultural envolvendotoda a comunidade através dasescolas estaduais e munici-pais, entidades, instituiçõese artistas de vários segmen-tos. A programação recheadade cultura levou a toda po-

pulação eventos como teatro,cinema, música, dança folclo-re, exposições, entre tantasoutras apresentações artísti-cas culturais.

O palco recebeu artistas detodas as classes sociais e dos maisdiversos seguimentos da cultura,dando lugar para que a comuni-dade expusesse seus dons.

O público teve imprescin-dível participação para o su-cesso, aplaudindo com entu-siasmo os talentos humanosque se apresentaram.

São parceiros na realizaçãodo projeto, a Companhia Vale ea Prefeitura de Rio Piracicaba.

Confira todas as fotos:www.cidademais.com.br

www.riopira.com.brwww.camararp.mg.gov.br/

Judiciário piracicabenserealiza campanha de

arrecadação de brinquedosO Poder Judiciário de Rio Piracicaba/MG, encontra-se promovendo neste ano, uma

Campanha de Arrecadação de Brinquedos para doação no dia das crianças - Outubro de 2012.Com isto, contamos com sua participação procedendo à realização de doações na

Secretaria do Juízo deste Fórum.Os brinquedos arrecadados serão doados a crianças matriculadas em Escola do muni-

cípio, a qual ainda será definida.Doar é um ato de amor. Desde já agradecemos sua colaboração."Um tantinho de amor e o milagre acontece. Experimente". (Gabriel Chalita).

Sabrina da Cunha Peixoto LadeiraJuíza de Direito e Diretora do Foro

Page 8: o Jequi - Ed 116 - 2012 Setembro

Política Setembro de 2012O JEQUIO jornal de Rio Piracicaba 08

Boca-de-urna, carreatas e distribuição depanfletos estão proibidos no dia das eleições

No domingo de eleições, em7 de outubro, está proibida aboca-de-urna. Quem for flagra-do, pode ser preso e encami-nhado à delegacia. No dia davotação, também é considera-do crime eleitoral a realizaçãode carreatas, comícios, passe-atas, distribuição de panfletose o transporte de eleitores.

Essas decisões foramacertadas, durante reuniãoentre a Justiça Eleitoral e aPolícia Militar de Rio Pira-cicaba. Então as pessoas te-nham cuidado.

Policiais militares estarãopróximos às seções eleitoraisna fiscalização e segurança daseleições em Rio Piracicaba.

Fotos: Bertolini / Arquivo O Jequi

A PM de Rio Piracicaba estará presente nas seções eleitorais garantindo uma eleição tranquila

Crime eleitoral No dia da eleição, é considerado crime punível com

detenção e multa: uso de alto-falantes e amplificadores desom; promoção de comício ou carreata; propaganda boca-de-urna; divulgar aos eleitores qualquer espécie de propa-ganda de partidos ou de seus candidatos mediante publi-cações, camisas, bonés, broches. O candidato que oferecefavores em troca de votos e o eleitor que aceita ou solicitaos favores, todos dois praticam crime de corrupção eleito-ral, punido com pena de até 4 anos de reclusão e multa.Quem cometer crime vai ser conduzido para a delegacia eas audiências serão marcadas oportunamente.

Para os candidatosO Juiz Eleitoral relembra que é expressamente proibido

no dia das eleições qualquer tipo de propaganda eleitoral. Aboca de urna constitui crime eleitoral e será devidamentereprimida pela Polícia Militar e pelos fiscais da Justiça Elei-toral que estarão presentes em todas as seções eleitorais.

Lei SecaA venda a varejo e o consumo de bebidas alcoólicas, em

lugares públicos, é proibido no dia da eleição, em período deter-minado pela Secretaria de Segurança Pública de cada Estado.

Quem tem que votarO voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos de

idade e optativo para analfabetos, maiores de 70 anos epara quem tem mais de 16 e menos de 18.

Documentos necessáriosO eleitor que portar apenas o título não vota. Caso

tenha o eleitor tenha perdido o título, e não consiga tirar asegunda via a tempo, o eleitor pode votar apenas apresen-tando um documento com foto. Mas para isso é obrigató-rio que ele saiba a seção de votação. A Justiça Eleitoralaceita os seguintes documentos: Carteira de Identidade,Carteira de Reservista, Carteira de Trabalho ou CarteiraNacional de Habilitação (todos com foto).

Se perder os comprovantesSolicite a qualquer cartório eleitoral uma certidão de

quitação eleitoral. A certidão também pode ser emitidaatravés do site do TSE.

Prioridades no dia da votaçãoTêm prioridade para votar os eleitores com mais de 60

anos, os enfermos, os deficientes físicos e mulheres grávi-das e que estejam em período de amamentação. Tambémtêm prioridade os candidatos, os juízes e seus auxiliares deserviço, promotores públicos e funcionários quando a ser-viço da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço.

Celular não podeO eleitor não poderá comparecer na cabine de votação

com o telefone celular.

A Juíza Eleitoral de Rio Piracicaba, Dra. Sabrina da Cunha P.Ladeira (foto), conclama a todos eleitores que compareçam àseleições municipais do dia 07 de outubro, exercendo seu direitode cidadania e que não deixem para comparecerem na últimahora, evitando assim transtornos e tumultos.

Dra. Sabrina deseja a todos os eleitores uma feliz escolha de seusrepresentantes e agradece a normalidade que tem transcorrido.

Guia do eleitorO dia das eleições municipais está chegando e O JEQUI

preparou uma lista com importantes tópicos para vocêestar preparado para votar e não ter problemas.

O votoO primeiro voto que o eleitor dará será para o candidato

a vereador de sua escolha e o segundo voto é para prefeito.O primeiro turno será no dia 7 de outubro, das 8h às 17h.Quem estiver na fila às 17h terá o título recolhido e recebe-rá uma senha para votar.

Como votarO eleitor usará a urna eletrônica para exercer sua cidada-

nia. Usando o teclado, que é similar ao do telefone, digite onúmero do candidato de sua preferência. O número do can-didato a prefeito é composto de dois algarismos, já o númerodos candidatos a vereador é composto por cinco. Na tela vãoaparecer a foto, o número, o nome e a sigla do partido docandidato. Se as informações estiverem corretas, aperte atecla verde para confirmar. A cada voto confirmado a urnaemite um rápido sinal sonoro. Após o registro do voto paravereador é a vez de votar para prefeito. Ao finalizar a vota-ção, a urna emitirá mais um sinal sonoro, este, mais intensoe prolongado. Em seguida aparecerá a palavra FIM.

Cuidados com as Crianças As crianças de até 12 anos podem acompanhar os pais

na cabine de votação.

Aos eleitoresA Justiça Eleitoral deseja que o dia 7 de outubro seja uma

grande festa da democracia e que o eleitor possa votar empaz seguindo apenas aquilo que lhe manda sua consciência.

Seu título e seu voto são a sua voz1 - Não deixe de votar.2 - Vote de acordo com a sua opinião.3 - Saiba que seu voto pode mudar seu futuro, o de sua

família e o da sua comunidade.4 - Discuta sempre com a sua família, com seus amigos e com

seus colegas de trabalho as propostas dos candidatos.5 - Nunca negocie seu voto, sua consciência e seu futuro em

troca de promessas.6 - Vote sempre nas melhores propostas e idéias.7 - Procure conhecer as verdadeiras intenções dos candidatos.8 - Não vote influenciado pelas pesquisas.9 - O voto é um direito seu de escolher quem você deseja para

governar a cidade.10 - Esteja sempre em dia com a Justiça Eleitoral.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais

Mensagemda Juíza aoseleitores

Page 9: o Jequi - Ed 116 - 2012 Setembro

Agência Rio Piracicaba

(31) 3854-2207

APOIO Cultural

PROCLAMAS DE CASAMENTOOFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DE RIO PIRACICABA

REGISTRADORA: IRACY SOUZA NUNES VERA

Faz saber que pretendem casar-se:

1. VALDINEY RIBEIRO DE ALMEIDA, brasileiro, nascido em Coronel Fabriciano-MG, 14/02/1976, residente nesta cidade, filho de MiguelRibeiro de Souza e de Maria Aparecida de Souza residentes naquela cidade, com ELIZABETE FERREIRA DOS SANTOS brasileira, nascidaem Manhuaçu-MG, aos 10/ 02/1990, residente em esta cidade , filha de Faustino Domiciano dos Santos e de Lucia Ferreira dos Santos , residentesem esta cidade.

2. GERALDO MAGELA LEITE brasileiro, nascido em Rio Piracicaba - MG, aos 19/05/1965 ,residente em esta cidade ,filho de Murilo Leitee de Maria da Silva Leite ,falecidos, com HELIENE MARIA ALVERNAZ , brasileira, nascida em Alvinópolis-MG, aos 07/09/1976 , filha de ElisAlvernaz e de Aparecida Leal ALvernaz residentes em João Monlevade-MG

3. WILLIAM DAMASCENO TEODORO brasileiro,nascido em Congonhas -MG, aos 16/07/1982,residente nesta cidade,filho de HaroldoArchanjoTeodoro e de Maria das Graças Teodoro ,res, em esta cidade com ANDRÉIA APARECIDA CADEIRA ,brasileira, nascida em JoãoMonlevade -MG, aos 03/10/1985 e residente em Rio Piracicaba- MG, filha de Sebastião Caldeira,falecido, e de Maria Aparecida Lage Caldeira,residente em esta cidade.

4. GERALDO NONATO ALVES, brasileiro, nascido em Itabira-MG, aos 31/08/1956, residente em esta cidade -MG, filho de Zito BonifácioAlves e de Zélia Alves Ferreira , residentes nesta cidade, com RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA, brasileira, residente nesta cidade, nascida em JoãoMonlevade - MG, aos 28/11/1980 filha de Ulisses Rodrigues de Oliveira e de Maria Imaculada de Jesus, residentes em João Monlevade -MG.

Apresentaram os documentos exigidos pelo Art. 1525 do código Civil Brasileiro.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o a lei.

Iracy Souza Nunes Verasetembro / 2012

1. Vote. Não deixe de escolher seus representantes.2. A votação começa às 8 horas da manhã e termina às 17 horas da tarde. Ao

final do horário previsto, se você ainda estiver na fila, receberá uma senhapara votar, tão logo seja possível.

3. Informe-se previamente sobre seu local de votação e evite se atrasar. O voto éobrigatório para todos que possuem idade entre 16 e 70 anos, à exceção dos analfabetos.

4. Para votar leve o título de Eleitor. Se você perdeu o título, ainda assim poderávotar, apresentando outro documento que poderá ser a sua Carteira Profissional ou suaCarteira de Identidade. Seu nome constará da folha de votação de sua Seção Eleitoral.

5. A distribuição de qualquer espécie de propaganda política, inclusive a chamada"boca de urna"; é proibida.

6. Saia de casa mais cedo, evite atropelos de última hora.7. Evite a concentração de pessoas nos acessos à seção eleitoral. Obedeça a fila

para votar.8. Não se deixe enganar pelas adversidades nas Seções Eleitorais. A "boca de

urna" é proibida, conforme dispõe o Artigo 57, da lei 8.713, de 30 de setembro/ 93.9. Antes de sair de casa, verifique se todas as portas e janelas estão trancadas.10. Respeite as normas de trânsito.11. A PM somente atuará na Seção Eleitoral mediante convocação do Presidente

da mesa, mas estará nas imediações de cada Seção Eleitoral.12. Evite precipitações, desentendimentos, discussões e agressões fúteis.13. Diante de qualquer problema de segurança pública, não tenha dúvida: disque

190 ou procure o PM mais próximo.

Mobiliadora Novo Lar sorteou 10 prêmiosem sua chegada à Rio Piracicaba

Para marcar a chegada daloja, a Mobiliadora Novo Larpreparou para o piracicaben-se uma promoção imperdível:o sorteio de 10 super prêmi-os. Para concorrer você nãoprecisava comprar nada. Bas-

O sorteio aconteceu no "Programa do Ramon" naPiracicaba FM 87,9 no dia 15 de setembro à 10h.

Confira os ganhadores:

1º Prêmio - 1 Guarda roupa Araplac (4 portas) Luiz Carlos dos Santos

2º Prêmio - 1 Rack JCM Movelaria Maria Deolinda Caldeira

3º Prêmio - 1 Escrivaninha JCM Solange Lucas

4º Prêmio - 1 Criado Aloacir da Costa e Silva

5º Prêmio - 1 Fruteira Albano Lilia Aparecida Izaias

6º Prêmio - 1 Mesa de centro Priscila Torres Lima

7º Prêmio - 1 Colchão Bom Pastor Luzia Rodrigues dos Santos

8º Prêmio - 1 Ferro de passar Leni das Graças Quintão

9º Prêmio - Tapete Maria dos Reis Bitencout

10º Prêmio - Jogo de Lençol Ana Beatriz Ataíde

A Mobiliadora Novo Lar tem tudo para agradar ospiracicabense, compareça à loja instalada na Rua Tiraden-tes, nº 86, Centro e confira. Telefone: 31-3854-1296

tava comparecer à loja, solici-tar o cupom, preenchê-lo einseri-lo na urna.

Há anos no mercado, a Mo-biliadora Novo Lar conta hojecom uma rede de 12 lojas espa-lhadas em Minas Gerais. Experi-ência no segmento e maior capa-cidade de negociação junto a for-necedores, para oferecer ao clien-te os melhores preços e as me-lhores condições de pagamento.

"Nossa equipe de vende-dores está preparada para aten-

Em outubro, grande feirão doscolchões. Você não pode

perder essa oportunidade detrocar o seu colchão. Venhaconferir: grandes marcas e

os menores preços!

Divulgação

Sorteio

Rio Piracicaba recebe apresentaçãodo Causos e Violas das Gerais

A cidade receberá shows de Valmir Bilora e Wilson Dias, no sábadoA cidade de Rio Piracica-

ba, na região central do esta-do, prestigiará mais uma apre-sentação do Causos e Violasdas Gerais, no sábado (29/09)às 21h. Essa edição contarácom shows de Valmir Bilora eWilson Dias, na Praça Mariado Rosário Caldeira. O proje-to é voltado para todos ospúblicos, com entrada-franca.

O Causos e Violas das Ge-rais busca valorizar e resgatarduas importantes manifestaçõesda cultura mineira: o contadorde causos - uma figura lendária,popular e atraente - e o tocadorde viola - cancionista que encan-ta e emociona há muitos anos. Oprojeto é itinerante, percorrepraças da capital e vários muni-cípios do interior de Minas.Grandes artistas mineiros, se-jam eles contadores de causosou violeiros, realizam um espe-táculo de prosa e música.

WILSON DIAS Nascido em Olhos d'Água,

no vale do Jequitinhonha,Wilson Dias cresceu sob a in-fluência da vida em comuni-dade, da cultura e da arte po-pular em suas manifestações,tanto religiosas quanto profa-nas, como o folclore e a seres-ta mineira. Esteticamente,além da diversidade de ritmos

Apresentação será no sábado 29/09, aniversário da cidade às21h. Evento é uma realização do SESC-MG

Divulgação

da Música Popular Brasilei-ra, o artista vem direcionandosua carreira para o encontroentre a tradição e o urbano,com um viés especial para acultura popular brasileira.

Graças a sua dedicação, aoseu empenho e ao seu profis-sionalismo, Wilson Dias tevecondições de, há mais de quin-

ze anos, viver exclusivamentede seu trabalho musical. Oamor e o gosto pela música,além do conhecimento de seusprincípios fundamentais,como ritmo, harmonia e melo-dia - sem se limitar a um sóestilo ou forma de realizarsuas composições - são a fór-mula para a longevidade do

sucesso de seu trabalho.

VALMIR BILORA Atuou por 10 anos como

professor de Língua Portu-guesa e Literatura Brasileira epor três anos como instrutorde Oficina de Música em ci-dades do interior de MinasGerais. No ano de 2005, foium dos selecionados no Fes-tival de Música da TV Cultu-ra, com a música Sertão Urba-no. Tem músicas gravadas porvariados grupos, orquestras e ar-tistas do País. Um dos criadorese atual Presidente da ANVB (As-sociação Nacional dos Violeirosdo Brasil). Criador da Rede:www.violeirosdobrasil.ning.com.

SERVIÇOEvento: Causos e Violas das Gerais em Rio PiracicabaData: 29/09/2012Horário: 21hLocal: Praça Maria do Rosário Caldeira

ENTRADA FRANCAInformações para a imprensa:

(31) 3279-1457/ 8744-5409 / 8766-6951Informações sobre o evento: (31) 3279-1500

der o público piracicabenseoferecendo-lhes ótimas merca-dorias e marcas a um preço

acessível ao bolso de todos",disse Hugo Toledo, gerente daloja em Rio Piracicaba.

Cidade Setembro de 2012O JEQUIO jornal de Rio Piracicaba 09

Page 10: o Jequi - Ed 116 - 2012 Setembro

Ambiente Setembro de 2012O JEQUIO jornal de Rio Piracicaba 10

CN

PJ

CA

ND

IDA

TO

:

CN

PJ

JOR

NA

L:

05

.53

8.5

55

/00

01

-05

| V

AL

OR

: R

$ 9

30

,00

COLUNA AMBIENTAL

NOVOS TEMPOS?Só se a estiver preservada... !

Nos orgulhamos de nósmesmos pelas várias conquis-tas nas diversas áreas do sa-ber..., mas é ainda devedornosso saldo com a mãe Terra.Lembram-se da estória de João-zinho e Maria? Só que hoje éo lixo que deixamos como pis-tas de nossa caminhada... Co-mércio e embalagens podemmuito bem conviver se dermoso destino correto a elas.

É fácil virar o jogo e sair dovermelho no Banco Planeta Ter-ra, porque depende exclusiva-mente de nós mesmos. O difícilé começar, já que não vamosentrar em extinção daqui a 30anos, nem semana que vem.

Já presenciou uma pessoamudar sua rotina de comer,dormir, trabalhar, fumar, ma-lhar, ou beber quando seumédico avisa-o: "Ou muda seucomportamento ou terá ape-nas 3 meses de vida!" ?

Com o nosso planeta é a mes-ma coisa. Se ainda sai água na tor-neira, por que usar o balde?

Comecemos então a prati-car o que já sabemos. Fique-mos antenados às diversasfontes de informações. Afinalde contas, para que nos van-gloriarmos de toda nossa es-perteza em descobrir coisas sea nossa casa está desequilibra-da? Não precisamos de ONG´spara já produzir efeito positi-vo nesse desequilíbrio. Peque-nas ações já causam grandesmudanças. Quer um exemplo?Pois então darei dois:

1. O corte de uma árvo-re desequilibra o ecossistema,já que ela suporte a vida deem média 30 (trinta) seres,entre eles aves, insetos, fun-gos, algas , liquens e sem con-tar nós mesmos.

2. O plantio de uma ár-vore causa um enorme benefí-cio ao ambiente. Imagine en-tão centenas delas...

Aproveitando o período defloração dos ipês, convido atodos a um gesto em prol denossa Rio Piracicaba: planteuma espécie nativa ou presen-teie alguém com uma mudanativa, mas apadrinhe esta ár-vore, acompanhando seu cres-cimento e usufruindo de to-dos os seus benefícios. Sejafrutífera ou não, pense primei-ro no local em que será feito oplantio para que mais tardenão venha a derrubá-la. Aosque plantam eucalipto, espé-cie australiana, não custa pre-servar algumas de nossas es-pécies junto aos "carapáli-das paus-de-carvão".

Participe desta coluna pelo [email protected],

enviando seu texto, imagens, sugestões, críticas oudenúncias. Um grande abraço. Ênio.

Exemplar deipê-amarelo no auge de

sua floração. Lindo, não?As flores servem de ali-

mento também para animais.Há muitos viveiros em nos-

sa região que estão à disposi-ção para atender aos interes-sados em plantar natureza... OIEF em João Monlevade é umexemplo. Pense na espécie na-tiva que gostaria que fizesseparte da paisagem de nossacidade e procure por ela ou façasua própria muda. O impor-tante é começar...

Também disponibilizo o e-mail desta coluna para pedidosde espécies nativas de nossaregião. A entrega dessas mudasserá agendada com o leitor.