nt-eng-9003_r0 - especificação geral de pintura

15
MINERAÇÃO E METÁLICOS GERÊNCIA DE ENGENHARIA GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA Nº MMX NT.ENG.9003 FOLHA 1/15 Nº PROJ.: REV. 0 Esta é a folha-rosto deste documento. Uma breve descrição de cada revisão do documento deverá constar nesta folha-rosto. O número da última revisão do documento constará do cabeçalho desta e das demais folhas deste documento. TE - TIPO DE EMISSÃO (A) PRELIMINAR (E) PARA CONSTRUÇÃO (B) PARA APROVAÇÃO (F) CONFORME COMPRADO (C) PARA CONHECIMENTO (G) CONFORME CONSTRUÍDO (D) PARA COTAÇÃO (H) CANCELADO REV. DATA POR EMISSÃO APROV. DESCRIÇÃO DE REVISÕES 0 18/09/08 WMR C GGA Emissão inicial

Upload: jjosejj

Post on 27-Dec-2015

19 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 1/15

Nº PROJ.:

REV. 0

Esta é a folha-rosto deste documento. Uma breve descrição de cada revisão do documento deverá constar nesta folha-rosto. O número da última revisão do documento constará do cabeçalho desta e das demais folhas deste documento.

TE - TIPO DE EMISSÃO

(A) PRELIMINAR (E) PARA CONSTRUÇÃO

(B) PARA APROVAÇÃO (F) CONFORME COMPRADO

(C) PARA CONHECIMENTO (G) CONFORME CONSTRUÍDO

(D) PARA COTAÇÃO (H) CANCELADO

REV. DATA POR EMISSÃO APROV. DESCRIÇÃO DE REVISÕES

0 18/09/08 WMR C GGA Emissão inicial

Page 2: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 2/15

Nº PROJ.:

REV. 0

ÍNDICE

ITEM DESCRIÇÃO PÁGINA

1.0 OBJETIVO 3

2.0 NORMAS E PUBLICAÇÕES 3

3.0 GENERALIDADES 3

4.0 PREPARAÇÃO DAS SUPERFÍCIES 3

5.0 APLICAÇÃO DA PINTURA 5

6.0 INSPEÇÃO DA APLICAÇÃO 8

7.0 INSPEÇÃO E TESTES 8

8.0 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 9

9.0 PROTEÇÃO PARA AS PARTES QUE NÃO SERÃO PINTADAS OU QUE JÁ FORAM PINTADAS 9

10.0 GARANTIA 9

11.0 CORES PARA IDENTIFICAÇÃO 10

12.0 SISTEMAS DE PINTURAS 15

Page 3: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 3/15

Nº PROJ.:

REV. 0

1.0 OBJETIVO Esta especificação define os sistemas, os métodos e os procedimentos a serem seguidos para execução de pinturas em geral (pintura de fábrica e no campo) para a MMX (Mineração e Metálicas S/A). 2.0 NORMAS E PUBLICAÇÕES A menos que mencionado em contrário, todo serviço executado sob esta especificação deverá estar de acordo com as últimas edições das normas, códigos e regulamentos apropriados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) e de todas as demais autorizadas, especialmente as seguintes publicações:

• Steel Structures Painting Council - SSPC. • American National Standards Institute - ANSI. • American Society for Testing and Materials - ASTM. • Munsell Color Notation.

3.0 GENERALIDADES Os serviços de pintura executados pelo FORNECEDOR serão de sua inteira responsabilidade. Qualquer marca de tinta mencionada nas especificações ou nos documentos de referência representa apenas uma indicação da qualidade padrão do produto. O FORNECEDOR deverá certificar-se quanto à compatibilidade da tinta de fundo e de acabamento. Os equipamentos, vasos, tubulações ou peças fabricadas em aço inoxidável, aço galvanizado, alumínio, cobre, latão, bronze e outros materiais mais resistentes à corrosão não serão pintados, a não ser para identificação do fluido, ou se claramente especificado em contrário. Não deverão ser pintadas placas de identificação, hastes de válvulas, partes em aço carbono a serem embutidos em concreto, etc.. Esses itens deverão ser adequadamente protegidos durante o serviço. 4.0 PREPARAÇÃO DAS SUPERFÍCIES 4.1 GENERALIDADES A superfície a ser pintada deverá ser completamente limpa de toda sujeira, pó, graxa ou óleo antes da aplicação da tinta e deverão ser utilizados produtos e sistemas de limpeza não prejudiciais à superfície ou ao sistema de pintura. Deverão ser tomadas todas as precauções de segurança, quando do manuseio dos produtos ou equipamentos para limpeza.

Page 4: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 4/15

Nº PROJ.:

REV. 0

As pinturas anteriores deverão ser completamente removidas, salvo se forem do mesmo esquema de pintura que será executado e estiverem em perfeitas condições da aderência. 4.2 PREPARAÇÃO DAS SUPERFÍCIES DE AÇO Todas as superfícies de aço a serem pintadas deverão ser totalmente limpas com remoção de toda ferrugem, carepa, sujeira, pó, óleo, graxa e qualquer outra substância que possa prejudicar a adesão da tinta. As superfícies deverão apresentar-se secas, conforme a necessidade para aplicação da tinta de base (primer) ou demais demãos, e a preparação das superfícies deverá ser feita de acordo com as normas SSPC. As normas da SSPC e o seu correspondente padrão visual SIS estão citadas a seguir. 4.2.1 Limpeza Manual

• SSPC-SP-3 - Método de Limpeza. • St 2 - Padrão Visual Sueco.

A limpeza manual é feita por meio de escovas de fios metálicos de aço ou cerdas não ferrosas, raspadeiras ou martelos. Só poderá ser usado em peças pequenas, onde outro processo não puder ser usado. 4.2.2 Limpeza Mecânica

• SSPC-SP-3 - Método de limpeza. • St 3 - Padrão Visual Sueco.

A limpeza mecânica é feita usando-se lixadeiras, escovas mecânicas ou esmeriladeiras, tendo-se o devido cuidado de se evitar danos às superfícies. Esse sistema não poderá ser usado quando a superfície apresentar carepas de laminação e grande quantidade de ferrugem. 4.2.3 Limpeza por Solventes

• SSPC-SP-1 - Método de Limpeza. Este processo é usado para remover graxas, óleos e impurezas, mas não remove ferrugem e carepas de laminação. Ele só deverá ser usado quando especificado, ou como processo complementar. 4.2.4 Limpeza por Jateamento Abrasivo

Jateamento Ligeiro

• SSPC-SP-7 - Método de Limpeza.

Page 5: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 5/15

Nº PROJ.:

REV. 0

• Sa 1 - Padrão Visual Sueco.

Remove a ferrugem, pintura velha e outras substâncias não fortemente aderidas ao aço, porém não remove carepas de laminação ou tinta aderente ao metal.

Este processo é considerado equivalente aos processos de limpeza mecânica e limpeza manual.

Jateamento Comercial ou Cinza

• SSPC-SP-6 - Método de Limpeza. • Sa 2 - Padrão Visual Sueco.

Este processo remove as impurezas, ferrugem e carepas de laminação, deixando os óxidos cinza da laminação (base das carepas).

Jateamento ao Metal Quase Branco

• SSPC-SP-10 - Método de Limpeza. • Sa 2 ½ - Padrão Visual Sueco.

Este processo remove toda carepa de laminação, ferrugem, incrustações e demais impurezas de modo a restarem somente ligeiras manchas ou raios em não mais de cinco por cento da área jateada.

Jateamento ao Metal Branco

• SSPC-SP-5 - Método de Limpeza. • Sa 3 - Padrão Visual Sueco.

Este processo remove todos os traços de impurezas, ferrugem e carepas de laminação, produzindo acabamento uniforme de cor cinza claro ao metal puro.

4.2.5 Preparação de Superfícies de Alumínio e Galvanizado As superfícies deverão ser limpas com solvente (SSPC-SP-1). 5.0 APLICAÇÃO DA PINTURA 5.1 GENERALIDADES Os materiais para cada uso deverão seguir rigorosamente os sistemas de pinturas indicados nesta especificação geral. A qualquer momento a MMX poderá retirar amostras das tintas para testes em laboratórios de sua escolha.

Page 6: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 6/15

Nº PROJ.:

REV. 0

As tintas de base e de acabamento deverão ser compradas do mesmo fabricante e para as tintas cujos ingredientes são fornecidos em embalagem separada, deverão ser rigorosamente seguidas às proporções de mistura indicadas pelo fabricante da tinta. Não deverão ser adicionados outros produtos nas tintas, tais como solvente e secantes, a não ser aqueles que estiverem especificamente indicados pelos fabricantes. Não deverá ser aplicada nenhuma demão de tinta sem que a precedente esteja seca. O tempo máximo entre o jateamento e a aplicação da 1ª demão não deverá ser superior a 4 horas. Se, no intervalo entre a limpeza e a primeira demão, a superfície se oxidar ou apresentar qualquer sinal de contaminação, deverá ser feito uma nova limpeza. 5.1.1 Massas Deverão ser utilizadas massas apropriadas para cada tinta, não sendo permitido uso de massas diferentes das especificadas pelo fabricante da tinta utilizada. 5.1.2 Tintas O preparo, a diluição e a homogeneização terão que obedecer às especificações do fabricante. 5.2 CORES As cores a serem usadas estão indicadas a seguir e serão observadas as seguintes normas da ABNT:

• NBR-7195 - Norma de Cor na Segurança do Trabalho. • NBR-6493 - Cores Fundamentais para Canalizações Industriais. • Z 138.5-1971 - Color by the Munsell System, Method of Specifying.

COR PADRÃO MUNSELL COR PARA LETRAS E NÚMEROS

Alaranjado Segurança

2,5 YR 6/14 Preto Alumínio natural - Preto Amarelo 10 YR 7/12 Preto Amarelo ouro 10 YR 8/14 Preto Amarelo segurança 5 Y 8/12 Preto Azul 2,5 PB 5/8 Branco Azul segurança 2,5 PB 4/10 Branco Branco N 9,5 Preto Cinza claro N 6,5 Preto Cinza escuro N 5 Branco Cinza médio 5 B 5/1 Branco Lilás 2,5 P 5/6 Branco Marrom 2,5 YR 2/4 Branco Preto N 1 Branco

Page 7: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 7/15

Nº PROJ.:

REV. 0

(continuação) COR PADRÃO MUNSELL COR PARA LETRAS E NÚMEROS

Púrpura segurança 10 P 4/10 Branco Verde emblema 2,5 G ¾ Branco Verde pastel 5 G 8/4 Preto Verde segurança 10 GY 6/6 Preto Vermelho 5 R 3,5/16 Branco Vermelho segurança 5 R 4/14 Branco

5.3 MÉTODO DE APLICAÇÃO As tintas poderão ser aplicadas por meio de pistola, trincha-brocha, pincel ou rolo, conforme especificado, e de tal forma a obter uma película regular e com espessura e tonalidade uniformes. A tinta deverá ser, durante a aplicação, constantemente homogeneizada de preferência mecanicamente e, se for necessário, diluída com uma quantidade mínima de solvente para aplicação. A pintura a rolo deverá ser aplicada apenas em superfícies planas de grande extensão e a pintura deverá ser iniciada na parte superior da superfície, procurando cobrir o maior comprimento possível, unindo as faixas paralelas ligeiramente entre si, para se evitar solução de continuidade. A segunda demão de tinta deverá ser aplicada em sentido perpendicular à primeira. 5.3.1 Espessura das Películas A espessura de cada demão deverá estar de acordo com o sistema de pintura aplicável especificado e com as instruções do fabricante com relação à área a ser coberta por litro, e não se poderá fazer adição de solventes, salvo quando autorizado pela MMX. 5.4 CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS PARA PINTURA A tinta não deverá ser aplicada em tempo chuvoso, nebuloso, ou quando a umidade relativa estiver acima de 85% , além disso, nenhuma pintura deverá ser efetuada quando o tempo se apresentar com a temperatura inferior a 15º C, a menos que seja previamente autorizada pela MMX. As pinturas exteriores deverão ser evitadas sempre que a velocidade do vento provoque o acúmulo de sujeira e pó na pintura.

Page 8: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 8/15

Nº PROJ.:

REV. 0

6.0 INSPEÇÃO DA APLICAÇÃO 6.1 ASPECTOS QUÍMICOS E FÍSICOS DA PINTURA 6.1.1 Espessura do Filme Úmido e Filme Seco A espessura do filme úmido deverá ser controlada para que a espessura da película esteja de acordo com esta especificação. O inspetor poderá medir a espessura do filme seco (através de um Elcometer ou Microtester) tanto na 1ª demão como na espessura total acabada. Se a espessura média da película para uma área de 10 metros quadrados for inferior a 80% da espessura especificada, o FORNECEDOR deverá aplicar, às suas custas, a demão ou demãos necessárias a se obter a espessura desejada. Em nenhum ponto, para a espessura da película poderá ser inferior a 75% do especificado, e a espessura total não deverá exceder à especificação em mais de 20%. 6.2 ASPECTOS MECÂNICOS DA PINTURA A película final deverá ter as seguintes características

• Aderência: deverá ser testada conforme norma da ABNT MB-985. • Dureza: de acordo com a finalidade da tinta. • Porosidade: esta característica será exigida apenas para pinturas de

superfícies enterradas ou submersas, onde a película deve ter uma impermeabilidade máxima possível.

6.3 ASPECTO ESTÉTICO

• Escorrimento: a espessura do escorrimento se não for superior a 20% da espessura da película adjacente, será aceitável.

• Impregnação por substâncias estranhas: não deverá haver impregnação

por substâncias estranhas • Outros defeitos: irregularidades de aplicação, tais como, empolamentos,

impurezas e “casca de laranja” não serão aceitos, principalmente se esses defeitos causarem a formação de corrosão.

7.0 INSPEÇÃO E TESTES O FORNECEDOR deverá comunicar à MMX quando e onde a pintura será executada, a fim de que o serviço de inspeção possa ser efetuado. Se, na opinião do inspetor, o trabalho não estiver sendo desenvolvido de acordo com o que foi solicitado, ou se as ferramentas utilizadas forem inadequadas, o trabalho poderá ser paralisado, por solicitação dele.

Page 9: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 9/15

Nº PROJ.:

REV. 0

As correções que se fizerem necessárias deverão ser providenciadas imediatamente para que o trabalho seja desenvolvido dentro dos critérios estipulados por esta especificação, sem nenhum ônus para a MMX. A espessura de película seca sobre o aço deverá ser verificada por medidores específicos. 8.0 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA Os andaimes, escadas, e todo equipamento necessário deverão estar em condições seguras e adequadas à execução do serviço. Todas as tintas e diluidores deverão ser estocadas na obra, de preferência em armazém exclusivo, e o ambiente deverá ser bem ventilado, não sujeito a calor excessivo, chamas ou raios diretos ao sol. Máscaras de oxigênio deverão ser usadas pelos operários que estiverem dentro de ambientes fechados, exceto, quando solventes não tóxicos e não explosivos estiverem sendo utilizados. Não poderão ser utilizadas ferramentas, motores ou aparelhos que produzam faíscas em ambientes com concentração de vapores explosivos. Em ambientes fechados, todos os materiais, ferramentas e equipamentos a serem utilizados deverão ser à prova de explosão. 9.0 PROTEÇÃO PARA AS PARTES QUE NÃO SERÃO PINTADAS OU QUE JÁ

FORAM PINTADAS As placas de identificação, instrumentos, painéis de instrumento, superfícies usinadas de peças e outras superfícies similares que não são normalmente pintadas deverão ser protegidas com uma fita adesiva para que as extremidades fiquem limpas e perfeitas. Todo cuidado deverá ser observado para que outras partes não sejam atingidas por respingos, borrifos, etc. Ficará também a cargo do FORNECEDOR providenciar a instalação de lonas de proteção, telas ou outras precauções necessárias à proteção das estruturas que não estão sendo pintadas. O FORNECEDOR é responsável por quaisquer danos às pessoas ou materiais resultantes das suas operações de pintura. As avarias causadas à pintura de fábrica deverão ser reparadas, usando-se o mesmo sistema que a pintura original. Os contornos da pintura avariada serão nivelados com lixa e os remendos da nova pintura levarão uma demão extra mínima de 50 microns sobre a pintura não danificada. 10.0 GARANTIA O FORNECEDOR deverá garantir todos os serviços de pintura contra falhas e outros defeitos que possam advir de má aplicação da tinta, má preparação da superfície e/ou má qualidade da tinta utilizada. Esta garantia deverá ser fornecida formal e oficialmente pelo FORNECEDOR.

Page 10: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 10/15

Nº PROJ.:

REV. 0

11.0 CORES PARA IDENTIFICAÇÃO 11.1 ESTRUTURAS METÁLICAS, EQUIPAMENTOS, VASOS, TANQUES,

TRANSPORTADORES, EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS, ETC. 11.1.1 Alaranjado Segurança - Munsell 2,5 YR 6/14

• Partes móveis de equipamentos e máquinas. • Faces externas de polias e engrenagens. • Faixas em tanques que indicam ácidos.

11.1.2 Alumínio Natural

• Tanque de combustíveis de baixa viscosidade (óleo diesel, querosene, etc.).

• Partes metálicas não energizadas de chaves seccionadoras instaladas em

subestações ao tempo. 11.1.3 Amarelo - Munsell 10 YR 7/12

• Extrator de sucatas. • Detector de metais. • Balança para transportador.

11.1.4 Amarelo Ouro - Munsell 10 YR 8/14

• Carregador de navios. • Recuperadoras de minério. • Empilhadeiras móveis. • Viradores de vagão. • Socadora de lastro. • Reguladora de lastro. • Auto de linha. • Veículo rodo-ferroviário.

11.1.5 Amarelo Segurança - Munsell 5 Y 8/12

• Talhas.

Page 11: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 11/15

Nº PROJ.:

REV. 0

• Cabines, caçambas e gatos de ponte rolante. • Cilindros pneumáticos e hidráulicos. • Dispositivo para troca de revestimento de moinhos. • Pontes rolantes. • Comandos de equipamentos suspensos que ofereçam perigo. • Lanças de cancelas. • Pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estrutura ou

equipamentos em que se possa esbarrar. • Guarda corpos, corrimãos, parapeitos, espelhos de degrau de escadas. • Pára-choques. • Bordas de plataformas que não possuam corrimãos. • Bordas horizontais de portas de elevadores que se fechem verticalmente. • Faixas em piso de portas de elevadores e plataforma de carregamento. • Barras simuladas de quadros sinóticos de 4,16 kV.

11.1.6 Azul - Munsell 2,5 PB 5/8

• Alimentadores de esteira. • Alimentadores vibratórios. • Amostradores. • Bombas. • Britadores. • Chutes / moegas / caixas / distribuidores. • Classificador espiral. • Filtros. • Grelhas vibratórias. • Hidrociclones.

Page 12: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 12/15

Nº PROJ.:

REV. 0

• Mecanismos agitadores. • Moinhos. • Peneiras vibratórias e desaguadoras. • Transportadores. • Vasos, silos e tanques de estocagem.

11.1.7 Azul Segurança - Munsell 2,5 PB 4/10

• Tanques de ar comprimido. • Fase A de barramento de corrente alternada. • Barras simuladas de quadros sinóticos de 230 kV.

11.1.8 Branco - Munsell N 9,5

• Fase B do barramento de corrente alternada 11.1.9 Cinza Claro - Munsell N 6,5

• Compressores. • Equipamentos de ventilação (exaustores, ventiladores, sopradores). • Redutores. • Motores elétricos. • Equipamentos elétricos (transformadores, painéis, quadros de força,

quadros de iluminação, etc.). 11.1.10 Cinza Escuro - Munsell N 5

• Estruturas metálicas. • Casas de transferência / galerias e estruturas suportes de transportadores. • Espessadores (ponte e passadiço).

11.1.11 Lilás 2,5P5/6

• Fase C de barramentos de corrente alternada. 11.1.12 Preto - Munsell N1

• Barras simuladas de quadros sinóticos de 440 V.

Page 13: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 13/15

Nº PROJ.:

REV. 0

• Negativo de barramento de corrente contínua.

11.1.13 Púrpura - Munsell 10 P 4/10

• Barras simuladas de quadros sinóticos 380/220 V. 11.1.14 Verde Emblema - Munsell 2,5 G ¾

• Painéis gráficos. 11.1.15 Verde Pastel - Munsell 5 G 8/4

• Painéis de instrumentos e instrumentos de campo (válvulas, transmissores, etc.).

• Mesas de comando.

11.1.16 Verde Segurança - Munsell 10 GY 6/6

• Caixas de equipamentos de socorro de urgência. • Caixas com máscaras contra gases. • Quadros de aviso de segurança. • Barras simuladas de quadros sinóticos de 34,5 kV.

11.1.17 Vermelho - Munsell 5R 3,5/16

• Partes metálicas energizadas. • Positivos de barramentos de corrente contínua.

11.1.18 Vermelho Segurança - Munsell 5R 4/14

• Componentes do sistema de combate a incêndio (caixas de incêndio, hidratantes, sirenes de alarme, extintores, transporte de combate a incêndio e portas de saída de emergência).

11.1.19 Cor do Fabricante

• Leito para cabos. • Máquinas operativas.

Todos os elementos em movimento, tais como o “Gancho” das pontes rolantes, talhas e suportes ou partes salientes fáceis de serem batidos, serão pintados com faixas a 45º, alternadas nas cores Amarelo e Preto, e de 10 cm de largura cada.

Page 14: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 14/15

Nº PROJ.:

REV. 0

11.2 TUBULAÇÕES As tubulações serão pintadas nas cores abaixo indicadas sendo que em algumas deverão constar faixas de 400 mm de largura, a cada 6 metros, para diferenciar tipos de produtos.

FLUIDO TUBULAÇÃO FAIXA

COR MUNSELL COR MUNSELL

Ácidos em geral Alaranjado segurança

2,5 YR 6/14 _ _

Ácido sulfúrico Alaranjado segurança

2,5 YR 6/14

Azul segurança 2,5 PB 4/10

Ácido clorídrico Alaranjado segurança

2,5 YR 6/14

Verde segurança 10 GY 6/6

Combustíveis e inflamáveis de baixa viscosidade

Alumínio natural _ _ _

Gases em geral Amarelo segurança 5 Y 8/12 _ _

Gás de acetileno Amarelo segurança 5 Y 8/12 Branco N 9,5

Gás de oxigênio Branco N 9,5 _ _

Gás de nitrogênio Amarelo segurança 5 Y 8/12 Verde

segurança 10 GY 6/6

GLP Amarelo segurança 5 Y 8/12 Cinza

escuro N 5

Ar comprimido Azul segurança

2,5 PB 4/10 _ _

Vapor Branco N 9,5 _ _

Vácuo em geral Cinza claro N 6,5 _ _

Álcalis em geral Lilás 2,5 P 5/6 _ _

Cianeto de sódio Lilás 2,5 P 5/6 Alaranjado segurança 2,5 Y R 6/14

Polpa de minério Marrom 2,5 YR 2/4 _ _

Óleo em geral Preto N 1 _ _

Óleo lubrificante Preto N 1 Amarelo segurança 5 Y 8/12

Floculantes Púrpura segurança 10 P 4/10 _ _

Água em geral Verde segurança 10 GY 6/6 _ _

Água bruta Verde segurança 10 GY 6/6 Marrom 2,5 YR 2/4

Água de combate a incêndio

Vermelho segurança 5 R 4/14 _ _

Page 15: NT-EnG-9003_r0 - Especificação Geral de Pintura

MINERAÇÃO E METÁLICOS

GERÊNCIA DE ENGENHARIA

GERAL NORMA TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO GERAL DE PINTURA

Nº MMX NT.ENG.9003

FOLHA 15/15

Nº PROJ.:

REV. 0

12.0 SISTEMAS DE PINTURAS

Sistema

Nº de

demãos

Espessura da

película seca em µ

mm

Preparo

da superfície

Intervalo

entre demãos

Locais

de aplicação

A

Epóxi modificado primer, dois componentes Epóxi modificado, acabamento dois componentes

1 1

80

120

SSPC-SP-10

Sa 2 ½

-

Equipamentos,

caldeiraria, tubulações e estruturas metálicas

(nota 2)

B

Epóxi modificado primer dois componentes Epóxi modificado acabamento dois componentes

1 1

120

120

SSPC-SP-10

Sa 2 ½

4h

4h

Equipamentos,

caldeiraria, tubulações e estruturas metálicas no

terminal marítimo

C

Etil-silicato inorgânico de zinco, dois componentes Epóxi modificado primer, dois componentes Epóxi modificado, acabamento dois componentes

1 1 1

60

120

120

SSPC-SP-10

Sa 2 ½

16h

4h

4h

Equipamentos e estruturas metálicas no

mar

D Epóxi betuminoso dois componentes

2

400

SSPC-SP-

10 Sa 2 ½

24h

Pintura para tubulações ou superfícies metálicas que ficarão enterradas

E

Shop primer Epóxi isocianato dois componentes Epóxi modificado acabamento dois componentes

1 1

25

80

SSPC-SP-1

6h

4h

Pintura para superfícies de aço galvanizado, aço

inox e alumínio

F

Epóxi rico em zinco

(nota 1)

65 60

SSPC-SP-

10 Sa 2 ½

18h

Equipamentos elétricos

G Acrílico

50

Demarcações de faixas em pisos industriais

H Verniz poliuretano 2

80

Lixamento

24h

Pintura de peças de madeira envernizada

I Etil-silicato de zinco e alumínio 500ºC

2 x 35

70

SSPC-SP-10

6 h

Caldeiraria, tubulação e equipamentos com temp.

maior que 120ºC

(nota1): Pintura eletrostática; (nota2): Em ambiente externo usar Poliuretano Acrílico Alifático Alta Espessura;