normatização do serviço voluntário no hospital ... · fevereiro de 1998, para promover e...

1
Normatização do Serviço Voluntário no Hospital Psiquiátrico São Pedro O Programa do Serviço Voluntário do HPSP, é regulamentado pela Lei 9.608 de 18 de fevereiro de 1998, para promover e fortalecer o voluntariado no hospital, visando o bem estar e a reabilitação dos pacientes do hospital. 1º - Para ingresso no Programa de Voluntariado do HPSP o interessado deverá ser maior de idade e após fazer contato com a Direção de Ensino e Pesquisa (DEP) aguardará disponibilidade de vaga em uma das unidades; 2º - O candidato será entrevistado pela equipe da unidade que disponibiliza a vaga, para avaliar se o mesmo possui perfil adequada ao trabalho; 3º - Todo voluntário deverá ser supervisionado por um membro da equipe da Unidade que: 3.1 – Fará o registro de sua presença; 3.2 – Orientará a atividade que a unidade dispõe; 3.3 – Entrará em contato com a DEP e SADOM sempre que se fizer necessário; 4º – O voluntário é inteiramente responsável por suas despesas de locomoção, alimentação e afins. 4.1 – O candidato deverá contratar um seguro contra acidentes pessoais no prazo da vigência da atividade voluntária, que será apresentado (apólice) no ato da assinatura do termo da adesão. 5º - Não deverá envolver-se em atividades financeiras da Unidade. Estas deverão ficar a cargo do supervisor. 6° - A qualquer momento, se o supervisor junto com a equipe local entender que houve conduta inadequada do voluntário, este poderá sofrer desligamento do serviço voluntário; 7º – Ao final do período da prestação do serviço junto ao HPSP, a SADOM fornecerá um certificado de horas; 7.1 – Para receber o certificado, o voluntário deverá entregar a SADOM os registros de frequência assinados pelo supervisor que deverá ter um mínimo de 80h de serviço junto ao HPSP. 8º – O voluntário não poderá fotografar ou escrever qualquer artigo que identifique pacientes e caso deseje realizar qualquer projeto na área educacional deverá submeter o mesmo ao comitê de ética do HPSP. 9º – O voluntário deverá portar-se com ética e urbanidade no trato com a chefia da Unidades, funcionários, servidores terceirizados, pacientes e familiares e trajar-se adequadamente no ambiente hospitalar.

Upload: vuongthien

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Normatização do Serviço Voluntário no Hospital Psiquiátrico São Pedro

O Programa do Serviço Voluntário do HPSP, é regulamentado pela Lei 9.608 de 18 de fevereiro de 1998, para promover e fortalecer o voluntariado no hospital, visando o bem estar e a reabilitação dos pacientes do hospital.

1º - Para ingresso no Programa de Voluntariado do HPSP o interessado deverá ser maior de idade e após fazer contato com a Direção de Ensino e Pesquisa (DEP) aguardará disponibilidade de vaga em uma das unidades; 2º - O candidato será entrevistado pela equipe da unidade que disponibiliza a vaga, para avaliar se o mesmo possui perfil adequada ao trabalho; 3º - Todo voluntário deverá ser supervisionado por um membro da equipe da Unidade que: 3.1 – Fará o registro de sua presença; 3.2 – Orientará a atividade que a unidade dispõe; 3.3 – Entrará em contato com a DEP e SADOM sempre que se fizer necessário; 4º – O voluntário é inteiramente responsável por suas despesas de locomoção, alimentação e afins. 4.1 – O candidato deverá contratar um seguro contra acidentes pessoais no prazo da vigência da atividade voluntária, que será apresentado (apólice) no ato da assinatura do termo da adesão. 5º - Não deverá envolver-se em atividades financeiras da Unidade. Estas deverão ficar a cargo do supervisor. 6° - A qualquer momento, se o supervisor junto com a equipe local entender que houve conduta inadequada do voluntário, este poderá sofrer desligamento do serviço voluntário; 7º – Ao final do período da prestação do serviço junto ao HPSP, a SADOM fornecerá um certificado de horas; 7.1 – Para receber o certificado, o voluntário deverá entregar a SADOM os registros de frequência assinados pelo supervisor que deverá ter um mínimo de 80h de serviço junto ao HPSP. 8º – O voluntário não poderá fotografar ou escrever qualquer artigo que identifique pacientes e caso deseje realizar qualquer projeto na área educacional deverá submeter o mesmo ao comitê de ética do HPSP. 9º – O voluntário deverá portar-se com ética e urbanidade no trato com a chefia da Unidades, funcionários, servidores terceirizados, pacientes e familiares e trajar-se adequadamente no ambiente hospitalar.