mossoró - rn, 20 de fevereiro de 2014 - nº 16.581 quinta...

18
Mossoró - RN, 20 de fevereiro de 2014 - Nº 16.581 www.omossoroense.com.br QUINTA-FEIRA Página 7 ONG francesa Repórteres sem Fronteiras cobra das autoridades brasileiras elucidação do caso Lacerda Morte de cinegrafista tem repercussão internacional Baraúnas empata fora e Potiguar tropeça em casa contra o Corintians Página 6 Polícia prende 100 quilos de maconha com quadrilha interestadual R$ 1,50 O MOSSOROENSE Estrutura atenderá mais de 70 mil pessoas de 15 cidades do Rio Grande do Norte. BNB inaugura agência regional em Umarizal Expansão Codern atualiza plano de segurança em portos do RN Ajustes Página 6 (Cotidiano) Página 7 (Cotidiano) Conab iniciará fiscalização no Programa de Aquisição de Alimentos Inspeção Página 2 (Cotidiano) Página 5 (Cotidiano) Hemocentro prepara estoque para atender demanda do Carnaval Cacau Técnicos orientam contribuintes a providenciarem documentos para evitar problemas. Receita espera receber 55 mil declarações Imposto de Renda Capa (Cotidiano) Página 6 Deputados cobram nomeação do secretário de Turismo Reação Página 3 Natal recebe meteorologistas para discutir previsão de chuvas Encontro Página 2 (Cotidiano) Revisão biométrica será suspensa neste sábado Manutenção Página 3

Upload: others

Post on 22-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Mossoró - RN, 20 de fevereiro de 2014 - Nº 16.581

    www.omossoroense.com.br

    QUINTA-FEIRA

    Página 7

    ONG francesa Repórteres sem Fronteiras cobra das autoridades brasileiras elucidação do caso Lacerda

    Morte de cinegrafista temrepercussão internacional

    Baraúnas empata fora e Potiguar tropeça em casa contra o Corintians

    Página 6

    Polícia prende 100 quilos de maconha com quadrilha interestadual

    R$ 1,50

    O MOSSOROENSE

    Estrutura atenderámais de 70 milpessoas de 15 cidades do Rio

    Grande do Norte.

    BNB inauguraagência regional

    em Umarizal

    Expansão

    Codern atualiza plano de

    segurança em portos do RN

    Ajustes

    Página 6 (Cotidiano)

    Página 7 (Cotidiano)

    Conab iniciará fiscalização no

    Programa de Aquisiçãode Alimentos

    Inspeção

    Página 2 (Cotidiano)

    Página 5 (Cotidiano)

    Hemocentro prepara estoque para atender demanda do Carnaval

    Cacau

    Técnicos orientam contribuintes a providenciarem

    documentos para evitar problemas.

    Receita esperareceber 55 mil

    declarações

    Imposto de Renda

    Capa (Cotidiano)

    Página 6

    Deputados cobramnomeação do

    secretário de Turismo

    Reação

    Página 3

    Natal recebe meteorologistas

    para discutirprevisão de chuvas

    Encontro

    Página 2 (Cotidiano)

    Revisão biométrica será suspensa neste

    sábado

    Manutenção

    Página 3

  • Opinião2 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    eleitor mais desavisado podeminimizar os efeitos dos protes-tos de ruas em junho do ano que

    passou. Os governantes, mais preocu-pados com a leitura das pesquisas,conseguem ver o prejuízo produzidopor essas mobilizações. Três semanasapós as reivindicações, a presidenteDilma Rousseff, que teve uma quedabrusca, mostrava sinais de recupe-ração de imagem, o mesmo não acon-tecendo com governadores e prefeitos.Como exemplo de dois governadoresde estados diferentes, Rosalba Ciar-lini, no Rio Grande do Norte, e CésarCabral, no Rio de Janeiro, não conse-guiram mais reagir, mostrando re-jeição cada vez maiorpor parte dos seus go-vernados. Em termosde prefeitura, Fer-nando Haddad, deSão Paulo, até hojenão conseguiu recu-perar-se, tendo suaadministração entreas mais reprovadasem todos os tempos.

    Quando os candi-datos a cargos eleti-vos iniciaram enten-dimentos sobre coli-gações partidárias, houve preocupa-ção com a reação do eleitor. Um dis-curso fácil para qualquer adversárioera chamar de acordão a aliança en-tre seus concorrentes. Na prática, to-dos podem se unir, sem reservas,quando estão em oposição ao gover-nante. Quem está à frente do poder,ao contrário, é mostrado como alicia-dor que trabalha cooptando outras li-deranças para o fortalecimento do gru-po. De qualquer forma, esses movi-mentos são observados com cuidadopara que não haja surpresas futuras.Na homenagem prestada à vice-prefeita Wilma de Faria, em Natal,era possível notar o comportamentode lado a lado, interpretando a rea-ção de aliados que em determinadomomento se afastaram e agora voltama conviver politicamente.

    Muitas vezes, o sentimento dasmassas é difícil de interpretar. Nasucessão presidencial, por exemplo,tem parte do eleitorado que fala emmudança, quer que mude o governo.Mas a grande interrogação dos demaiscandidatos é que há o desejo de mu-dança, mas que Dilma continue co-mo presidente. Os entrevistados nãoestão vendo em Eduardo Campos e Aé-cio Neves representatividade para atransformação que desejam. É possí-vel explicar que tanto Aécio Nevesquanto Eduardo Campos ainda nãosão totalmente conhecidos da popula-ção. Eduardo foi ministro, deputadofederal e, atualmente, é o governa-

    dor de Pernambuco.Aécio foi deputado fe-deral, governador deMinas Gerais por d-uas vezes e, agora, ésenador. Os dois es-peram que em agos-to, com o início do ho-rário eleitoral, o qua-dro seja mudado.

    A presidente Dil-ma Rousseff leva ou-tra vantagem sobreseus adversários. Aeleição em 2014 se-

    rá influenciada por fatores que limi-tarão a divulgação da imagem dos ou-tros candidatos. O calendário elei-toral será prejudicado pela Copa doMundo, que irá acabar em 13 de ju-lho. A campanha será mais curta eas ações partidárias mais limitadas.O horário eleitoral gratuito iniciaráno dia 19 de agosto, e os candidatosmais conhecidos levam vantagem naspesquisas de opinião de voto. Voltan-do às movimentações de rua, todosestão preocupados com o que podeacontecer. Dilma recuperou, mas nãovoltou ao patamar de antes. Eduar-do Campos foi dos poucos a não seratingido. Aguarda-se o início da Co-pa para saber se as ruas voltarão aser ocupadas. Isso ocorrendo, somen-te a conquista da taça poderá ajudaraos governantes.

    [email protected]

    BIOMETRIAJusto é chamarmos a atenção dos que

    irão fazer o exame biométrico para reno-var seu título de eleitor. Os comprovan-tes de residência a serem levados são osde janeiro a outubro de 2013. Comprovan-tes de janeiro e fevereiro de 2014 serãorejeitados.

    CINECLUBEPouco a pouco, o Cineclube de Mosso-

    ró está retomando as suas atividades. Nes-te dia 28, às 19h, nova exibição no audi-tório da Biblioteca Municipal Ney Pon-tes Duarte com o filme "Senhoras e senho-res: corte final". O debate virá logo apósa exibição. Muito bem.

    CLUBEPassaram despercebidos os 50 anos

    do Clube da Juventude, que funcionavaao lado da igrejinha do Coração de Jesus(onde hoje está a Rádio Rural). Eu fiz par-te dessa história. Segundo nosso compa-nheiro Luiz Carlos Rubim (Luiz de Sinha-zinha), hoje residente em Natal, ele foifundado pelo padre Américo Simonetti em25 de agosto de 1963. É a história.

    CARLOSUm remanescente desse tempo do Clu-

    be da Juventude é o professor Carlos Fil-gueira (Carlinhos de seu Trajano). E co-mo ele tem uma memória privilegiada, po-derá nos relatar todos os fatos a ele rela-cionados.

    GESTÃOPriorizar investimentos e riscar da

    coluna de despesas investimentos su-pérfluos. Essa crítica, o pré-candidatoa prefeito de Mossoró, Josué Moreira,faz à atual gestão do prefeito interino,Francisco José da Silveira Júnior.

    SAÚDEQuando Josué fala isso, ele mesmo faz

    um contraponto entre o rombo atual naárea da saúde municipal (levantamen-

    tos oficiais somam 17 milhões de reais),enquanto, por outro lado, a prefeituravai gastar quase meio milhão de reais como Carnaval.

    EXEMPLOE os exemplos estão aí e mostrando

    resultados. Em Petrópolis, no estado doRio de Janeiro, o prefeito cancelou o Car-naval e vai usar o que seria gasto ali, emtorno de 1 milhão de reais, na área dasaúde. O bom senso ali prevaleceu.

    AUGUSTOFatos históricos da Mossoró do pas-

    sado apontam para 68 anos passados(19.2.1946), quando assumia a prefei-tura mossoroense Augusto da EscóssiaNogueira. Ficou por poucos meses nocargo, mas o suficiente para equilibraras contas da municipalidade e deixouem cofre um saldo equivalente a 70 milcruzeiros. (Lindomarcos Faustino).

    RECLAMAÇÃOSemanalmente, o médico Felipe Gue-

    des é levado a fazer o trajeto Mossoró-Natal e vice-versa por conta de compro-missos profissionais. E ele faz isso por-que ama a sua profissão.

    VIAÇÃO NORDESTEMas o dr. Felipe vem sendo tolhido nes-

    se seu desiderato graças ao descaso da Via-ção Nordeste com os seus passageiros co-locando nessa linha ônibus velhos queestão sempre quebrando na estrada e atra-sando compromissos. Apelar para quem?

    PLANETAGostei da afirmação do astro de Holly-

    wood, Clint Eastwood, quanto ao nosso re-lacionamento com o planeta em que vive-mos. Ele disse que muitos estão se preo-cupando em como deixaremos um plane-ta melhor para os nossos filhos. Ele diz aocontrário: vamos nos preocupar em deixarfilhos melhores para o nosso planeta. Ver-dade.

    DEÍFILOEm 14 de março, Elder Heronildes presidirá uma nova sessão da Academia

    Mossoroense de Letras. Na ocasião, será declarada vaga a cadeira que pertenceua Deífilo Gurgel e logo após a abertura do processo de sua sucessão na Amol.Além de uma série de homenagens naquela oportunidade.

    TRÂNSITOO agente de trânsito Pedro anunciou uma ótima providência da Secretaria

    de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Mossoró. Serão adotadas medidaspara disciplinar o trânsito nas imediações do acesso à UnP e adjacências. É asolução para o caos que se instala ali diariamente das 18h30 às 19h30.

    EDSONApenas hoje faço o registro do falecimento em dias desta semana do ex-ra-

    dialista Edson de Souza Martins. Ele atuou nas rádios Difusora, Tapuyo e Ru-ral. Ultimamente, estava afastado de suas atividades radiofônicas. Nosso pe-sar aos seus familiares.

    O

    Graco

    O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda. Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

    PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

    Alvanilson CarlosDiretor

    administrativo

    Cid AugustoDiretor

    de redação

    Márcio CostaEditor geral

    pelando para um slogan do pas-sado na política potiguar, o que vi-mos no dia da reabertura dos tra-

    balhos legislativos foi a deputada Laris-sa Rosado se mostrando sem ódio e semmedo. Falou com firmeza: estará, certa-mente, na disputa da Prefeitura de Mos-

    soró, proximamente. E dizendo que Mos-soró cansou desses governos do DEM.Acha que as dificuldades político-ad-ministrativas de Mossoró na atualidadeserão logo superadas. Ouvi muito otimis-mo com o futuro expressado pela nossaconterrânea parlamentar.

    AASem ódio e sem medo O efeito das ruas

    laí[email protected]

    LaíreEmery Costa Rosado

    Jornal

    A presidente Dilma Rousseffleva outra vantagem sobre

    seus adversários. A eleição em2014 será influenciada por

    fatores que limitarão a divul-gação da imagem dos outros

    candidatos.

  • Política 3www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    Márcia Maia e Walter Alves lembram que o setor está em crise no Estado e que é ano de Copa em Natal

    Walter Alves está preocupado com crise

    Nélter comenta aliança

    Deputados estaduais cobram do Governo doEstado nomeação de novo secretário de Turismo

    Reação

    Os deputados esta-duais Márcia Maia(PSB) e Walter Alves (P-MDB) cobraram a no-meação do secretário es-tadual de Turismo. Ocargo está em aberto des-de dezembro.

    O peemedebista lem-brou que é uma falta gra-ve essa demora num anoem que o Rio Grande doNorte será uma das se-des da Copa do Mundo."O turismo é uma das ati-vidades mais importan-tes para o Rio Grande doNorte, é gerador de em-pregos e impacta 52 ou-tras atividades sendo,portanto, estratégica pa-ra o desenvolvimento.Estamos às vésperas daCopa do Mundo, e o Es-tado está sem secretáriode Turismo há quase trêsmeses", lamentou Wal-ter Alves.

    Já a deputada MárciaMaia lembrou que o tu-rismo do Rio Grande doNorte está em crise e queos empresários estão re-clamando do Governo doEstado. "Há uma insatis-fação muito grande dosempresários do setor. Osvoos charteres, porexemplo, que eram 30por semana foram redu-zidos a apenas quatropor temporada. Não há

    Excepcionalmenteneste sábado (22), o Tri-bunal Regional Eleito-ral do Rio Grande doNorte suspenderá suasatividades de biometria,que estão sendo realiza-das desde o dia 29 de ja-neiro nas cidades deMossoró, Serra do Mele Baraúna.

    No dia 22 haverá ma-nutenção no banco de da-dos do sistema de reca-dastramento biométrico(ELO), utilizado pelo Tri-bunal Superior Eleitoral,que ficará indisponível.O atendimento ao elei-

    torado destas cidadesvolta ao normal na se-gunda-feira (24).

    O recadastramentobiométrico nas cidades deSerra do Mel e Baraúnase estenderá até o próxi-mo dia 27 (quinta-feira),enquanto na cidade deMossoró o prazo para serecadastrar encerra em 4de abril. Até o final do pe-ríodo estabelecido para orecadastramento, es-pera-se revisar, em Mos-soró, 166.874 eleitores;em Baraúna, 17.798 elei-tores, e em Serra do Mel,9.047.

    Manutenção

    TRE suspenderá revisão biométrica no sábado emtrês cidades do OesteA governadora Rosal-ba Ciarlini (DEM) em-

    barcou para Brasília on-tem às 13h, onde cumpreagenda administrativa.Hoje, às 9h, ela tem umaaudiência com o ministroda Integração Nacional,Francisco Teixeira.

    Na ocasião, a chefe doExecutivo potiguar en-tregará ao ministro umrelatório contendo todasas ações executadas apartir das decisões toma-das pelo Comitê de Com-bate aos Efeitos da Se-ca, fará uma apresenta-ção da situação de imi-nência de colapso deabastecimento nas cida-des de Pau dos Ferros,

    Jucurutu, Currais No-vos, Parelhas e em outros17 municípios nos quaisé preciso implantar, comurgência, medidas taiscomo a construção deadutoras de engate rá-pido e reforço na opera-ção carro-pipa.

    A governadora tam-bém vai solicitar ao mi-nistro urgência na libe-ração de R$ 20 milhõespara equipar 700 poçose os outros recursos ne-cessários para concluira universalização dascisternas e barragenssubmersas em andamen-to no interior do RN.

    Rosalba Ciarlini re-torna hoje a Natal.

    Viagem

    Rosalba Ciarlini cumpre agendaadministrativa em Brasília

    Postura

    Nélter Queiroz diz quea maioria do PMDBquer Wilma senadora

    O deputado esta-dual Nélter Queiroz(PMDB) foi entrevista-do ontem pelo jornalis-ta Diógenes Dantas,na 96 FM, para falarsobre política e a elei-ção de outubro próxi-mo.

    Nélter comentouas reuniões ocorridasna semana passada,dos líderes do PMDB- Henrique e Garibal-di - com os prefeitos dopartido e liderançasdo interior, onde foifeita uma consultanas bases em torno dequem seria o melhornome do partido pa-ra disputar o Gover-no, bem como paradisputar o Senado(Wilma de Faria ouFátima Bezerra).

    "Os prefeitos doPMDB preferemHenrique ou Garibal-di, mas pode ser tam-bém o ex-senadorFernando Bezerra.Qualquer um dos trêsnomes é bom. Se re-

    divulgação das nossas po-tencialidades turísticas.Falta incentivo do Gover-no do Estado para umaatividade extremamenteimportante para a econo-mia do Rio Grande doNorte", acrescentou.

    A parlamentar disseainda que está estudan-do uma sugestão ao Go-verno do Estado para queapresente um projeto àAssembleia Legislativa,reduzindo para 12% o Im-posto Sobre Consumo de

    Mercadorias e Serviços(ICMS) sobre querosenede aviação, para incenti-var o aumento de voos.Segundo a deputada, emBrasília houve essa redu-ção e um aumento de 56voos.

    ferindo a FernandoBezerra, vamos lem-brar sua atuação queteve como senador, lí-der do Governo Lula,ministro da Integra-ção", externou Nélter.

    Para o Senado, aaliança deverá sermesmo com o PSB deWilma: "Mais de 90%do PMDB quer umaaliança com a ex-gov-ernadora Wilma, dis-putando o Senado".

    Governadora Rosalba está em Brasília

  • Política4 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 20 de fevereiro de 2013Posição

    Autor de matéria vai buscar assinaturas para entrar com recurso

    CCJ rejeita PEC que pune com prisão autor de crimehediondo maior de 16 anos

    Decisão

    Câmara vai retomar pagamento desalários acima do teto em fevereiro

    Depois de muita polê-mica e opiniões divididas,a Comissão de Constitui-ção e Justiça (CCJ) do Se-nado rejeitou, por 11 votosa 8, a Proposta de Emen-da à Constituição (PEC 33/2012), de autoria do sena-dor Aloysio Nunes Ferrei-ra (PSDB-SP), que permi-tiria ao Judiciário conde-nar à prisão maiores de 16anos de idade responsá-veis por crimes hediondos,como homicídio qualifica-do, sequestro e estupro.

    Apesar da rejeição, aproposta tem chance depassar por nova aprecia-ção na Casa. É que, comoa votação foi apertada, osenador Aloysio Nunesdisse que recolherá as no-ve assinaturas necessá-rias e apresentar um re-curso para que a matériaainda seja discutida no ple-nário do Senado. A apre-ciação desse recurso, noentanto, depende do pre-sidente do Senado, RenanCalheiros (PMDB-AL).

    “A matéria é polêmica emuitos senadores mani-festaram desejo de conti-nuar debatendo o tema.Acho que é uma matériade tal importância que me-rece apreciação do conjun-to da Casa, e não apenas

    dos membros da Comissãode Constituição e Justi-ça. Por isso, vou recorrer”,adiantou o parlamentartucano.

    Para ele, a proposta nãofoi totalmente entendidapelos colegas. O textomantém a regra da maio-ridade penal aos 18 anos e,só em casos excepcionais,quando o adolescente co-mete um crime hediondoe é reincidente, o juiz daVara da Criança e do Ado-lescente pode aplicar a leipenal, explicou.

    Apesar de achar que aproposta ainda não é a ide-al, Magno Malta (PR-ES)considerou o texto um pas-so importante. “Neste mo-mento em que eles ( os con-trários à proposta) bate-ram palmas, pode ter sidoassassinada uma mãe defamília por um homem tra-vestido de criança”, disseo senador.

    Já Randolfe Rodrigues(PSOL-AP) aplaudiu aderrota da proposta rela-tada pelo peemedebistaRicardo Ferraço (ES) so-freu. “O Senado levou emconta o clamor que viu noinício deste ano com as pe-nitenciárias abarrotadas.O Senado levou em contao bom senso, que conside-

    ra que nós temos a quar-ta maior população carce-rária do país. Se reduzir-mos para 16 (anos a maio-ridade penal), o clamor vaiexigir [em pouco tempo]que se reduza para 14, de-pois para 12, para 10, pa-ra 8. Daqui a pouco vamoster maternidade de segu-rança máxima”, ironizouRandolfe, que leu um vo-to em separado contra aproposta.

    Durante o debate, oConselho Federal de Ser-viço Social (CFSS) distri-buiu material com cincoargumentos contrários àredução da maioridade pe-

    nal e a qualquer propostade ampliação do tempo deinternação de adolescen-tes no sistema socioeduca-tivo. Um manifestantecontrário à proposta che-gou a chamar o senadorAloysio Nunes de fascista,e os parlamentares reagi-ram.

    “Fascista é quem gritae interrompe. Fascista évocê!”, disse Nunes. PedroTaques (PDT-MT) lem-brou que a democracia pri-ma pela tolerância e invo-cou o direito constitucionalde os parlamentares ex-pressarem livrementesuas opiniões.

    A Câmara dos Depu-tados vai retomar, em fe-vereiro, o pagamento desalários acima do tetoconstitucional (R$29.462) aos mais de 1,8mil servidores da Casa,entre ativos (786) e inati-vos (1.041). A decisão vaicustar R$ 11,36 milhõesmensais à Câmara. Es-ses empregados tiveramo pagamento de parte dossalários suspenso emagosto, depois que o Con-gresso foi comunicado,sobre uma recomenda-ção do Tribunal de Con-tas da União (TCU).

    Terça-feira (18), no en-tanto, contrariando a re-comendação do TCU, oministro Marco Auréliodecidiu manter o paga-mento integral dos valo-res, depois que o depar-tamento jurídico do Sin-

    dicato dos Servidores doPoder Legislativo Fede-ral e do Tribunal de Con-tas da União (Sindilegis)pediu para a Corte esten-der a todos os servidoreso resultado de um julga-mento sobre a situação deum servidor que, em 7 dejaneiro, conseguiu ga-rantir o pagamento in-tegral de seu salário.

    Henrique Eduardo Al-ves (PMDB-RN), presi-dente da Câmara, já ti-nha sinalizado que, porse tratar de uma decisãojudicial, o dever da Casaé cumprir o que foi deter-minado. Ainda não estádefinida, no entanto, aquestão do pagamentoretroativo dos exceden-tes que ficaram suspen-sos nos últimos três me-ses. Sobre o assunto, aCâmara vai aguardar o

    julgamento definitivo daação no STF, já que a li-minar de Marco Auréliotem caráter provisório.

    A Corte precisa aindajulgar o mérito da maté-ria em plenário, mas nãohá data certa para que is-to ocorra. O TCU recor-reu ao Artigo 37 da Cons-tituição brasileira, refor-çado pela Emenda Cons-titucional 41, de dezem-bro de 2003, que estabe-lece que o valor pago aquem ocupa cargo, fun-ção ou emprego públicoda administração direta,de autarquias ou funda-ção não pode ser superiorao que é pago aos minis-tros do STF.

    No dispositivo consti-tucional ainda fica claroque a remuneração incluiqualquer subsídio, pro-ventos, pensões ou “outra

    espécie remuneratória,percebidos cumulativa-mente ou não, incluídasas vantagens pessoais oude qualquer outra natu-reza”.

    O ministro Marco Au-rélio explicou que a Câ-mara deveria ter ouvidoos servidores quandoabriu o processo admi-nistrativo em resposta àrecomendação do TCU.“A Câmara dos Deputa-dos, em nenhum mo-mento, intimou os servi-dores que podem sofreras consequências documprimento da decisãodo TCU a apresentaremdefesa no requerido pro-cedimento interno, demodo a estabelecer ocontraditório necessáriona via administrativa”,destacou o ministro nadecisão.

    Proposta é de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP)

    [email protected]

    Barreto

    CenárioNinguém conte com a mesma divisão de forças das

    eleições de 2012 no pleito suplementar. Está tudo mis-turado. O prefeito interino Francisco José Júnior (PSD)tem trabalhado para atrair forças que estiveram com oDEM (leia-se PTN, PMDB, PSDB e PV) e com o PSB (osvereadores Genivan Vale e Soldado Jadson, PDT, ogrupo do PTB que foi para o PRTB e o PT). Há ainda apossibilidade de o PMDB optar por Larissa Rosado,que seria uma compensação importante para even-tuais perdas. Já o DEM está perdido. Não tem sequerum nome para apresentar.

    CobrançaMuito justa a cobrança por um secretário de Turismo

    para o RN. Como pode isso em pleno ano em que o RioGrande do Norte vai ser sede da Copa?

    W.O. de Henriqueefinitivamente, o presidente da Câmara dosDeputados, Henrique Alves (PMDB), quer tor-

    nar as eleições deste ano uma partida definida porW.O. Para isso, ele já tem uma chapa formada,conforme as especulações do momento: ele para oGoverno, Wilma para o Senado e João Maia de vi-ce. Falta agora fazer o PT nacional intervir e recuardo projeto de fazer Fátima Bezerra senadora e con-vencer Robinson Faria de que a candidatura deleé uma aventura que colocaria em risco os deputa-dos do PSD, incluindo o filho Fábio Faria. A com-pensação seria a presidência da Assembleia Le-gislativa. Vai faltar combinar com Ricardo Motta(PROS), que pode ser deslocado para vice num acer-to com João Maia. Tudo pode acontecer.

    RosalbaImpressiona o des-

    prezo em relação à go-vernadora RosalbaCiarlini. Ninguém en-xerga a demista comouma adversária forte.Parece que está tudocerto para o DEM, leia-se José Agripino, lhe ne-gar a legenda.

    PT/PSDSeria importante que

    PT e PSD resistam e nãotopem o arrumado deHenrique. Seria demo-crático que as duas agre-miações seguissem comos projetos majoritários.

    ViceO poeta Crispiniano

    Neto tem deixado esca-par que será candidatoa vice na chapa do prefei-to interino Francisco Jo-sé Júnior (PSD). De fato,ele é um dos defensoresmais empolgados deuma aliança com o pes-sedista.

    RútiloO problema é que a va-

    ga de vice do PSD já foioferecida ao empresárioRútilo Coelho, presiden-te do PDT mossoroense.E olhe que nem temos aeleição marcada ainda.

    D

    Corte na carne?O prefeito interino falou em corte na carne na men-

    sagem anual, mas qual a carne que está sendo cor-tada? No último JOM, ele demitiu 32 e contratou 34.Aumentou a quantidade de comissionados. Tam-bém não explica por que tanto poupa a administra-ção de Fafá Rosado das auditorias da vida.

    E agora? - O jorna-lista Gutemberg Mouracravou o PDT na base deFrancisco José Júnior.Com direito a secretariapara o presidente RútiloCoelho e tudo. O que di-rá o vereador Tomaz Ne-to (PDT), o maior opositordo prefeito interino?

    www.psdb.org.br

  • Opinião 5www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    Notas da Redação

    RESUMO DAS NOVELAS

    [email protected]

    Quinta-feira (20/2)

    Venceslau culpa Gertrude por tudo oque aconteceu. Décio pede a Laura que oajude a sair da prisão. Aurora apoia Fab-rício, que sofre por Lola. Ernest decideautorizar a internação de Manfred. Lau-ra conta para Décio que Artur pagou suafiança, que Valter não quer vê-lo e queterá de morar na pensão com ela. Valtere Arlindo brigam por causa de Volpina.Ernest consegue internar Manfred, quese revolta. Iolanda fica sabendo porVenceslau que Manfred é seu irmão.Ernest expulsa Gertrude da mansão evolta a morar lá. Manfred avisa ao p-siquiatra que não está louco.

    Joia RaraAntônio explica para Anita seu plano

    de invadir a escola. Maura pede queZelândia cuide de Tita e afirma não terpaciência para a menina. Júlia revela atodos no casarão que Frédéric tem duasprofissões e ele se desculpa por ter man-tido segredo. Martin questiona Micaelasobre sua insegurança em ficar com ele.Anita e Antônio conseguem pegar o mol-ho de chaves de Raíssa. Raíssa percebeque suas chaves sumiram da bolsa.

    Malhação

    Messias avisa a Walmor para tomarcuidado com Kléber. Hermes e Tereza ob-servam Tapiré. Uma importante revista deculinária pede para fazer uma reportagemde capa com Heloísa em seu hotel-fazenda.Selma e Rita decidem ficar no Rio de Janeiro.Álvaro termina com Inês. Angelique sug-ere que LC a autorize a colocar Lili namáquina da felicidade. Lili decide pedir aschaves da área restrita para LC. Inês sofrepor causa de Álvaro e Marcelo tenta consolá-la. Kléber explica seu plano de ação paraEdu e os seguranças. Flávio fica impedidode viajar com Heloísa e Thomaz se oferecepara ir em seu lugar. William encontra K-léber na porta da casa de Celina.

    Além do Horizonte

    Carol fica com Dani e Maria no or-fanato enquanto as demais chiquititasvão ao baile da escola. Matilde, que fin-ge ser Ernestina, entra no quarto dasmeninas e não gosta de saber que Carolficará no orfanato. Cintia diz paraMatilde que ela precisará dar um jeitoem Carol, pois não pode perder a opor-tunidade de abrir a porta do porão. Paraa surpresa de todas, as mais popularesda escola aparecem e lembram que sãoas organizadoras do baile.

    Chiquititas

    Helena lembra de sua relação comLaerte. Alice inicia uma entrevista comLaerte. Juliana pergunta pelos pais deGorete para Jairo. Clara liga para Mari-na. Juliana fica aflita ao ver Iolanda o-brigar Bia a se despedir de Gorete. Laerteexplica por que escolheu a flauta como seuinstrumento e Helena se emociona ao ou-vi-lo tocar. Virgílio comenta com Luizaque abrirá um restaurante com Cadu.Ricardo deixa Cláudia no hospital e seguepara o aeroporto. Miss Lauren mandaNeidinha cuidar de sua saúde para per-manecer na casa de repouso. Juliana pedepara Fernando ajudá-la a adotar Bia. He-lena flagra Luiza mexendo em sua caixade lembranças.

    Em Família

    ntre os ditos "Deus es-creve certo em linhastortas" e "Deus é brasi-

    leiro", não sei qual é mais sus-cetível a ser mal interpretadono Brasil. Eles diferem em queo primeiro é consolador dian-te das dores infindáveis, en-quanto o segundo, bajuladorporque massageia nosso ego.Mas também se assemelham:o Brasil é o lugar onde o erroe o acerto, a dor e o prazer, des-de sempre se alternam em seuterritório.

    Passada a euforia do fim domundo, que de fato pegou mui-ta gente de assombro e precau-ção, no Brasil o melhor e o pi-or do mundo acontecem. Ten-do recebido o cetro da moder-nidade europeia, o decurso depoucos séculos tem mostradocombinações étnicas, cultu-rais e sociais que nenhum ou-tro país experimenta. Contu-do, estamos ainda por auferiro resultado das expansões ul-tramarinas enquanto civiliza-ção nova, distinta e imprevis-ta; temos tido motivo para cr-er que "Deus é brasileiro" co-mo resultado do orgulho daterra nova e do sangue novo.

    Mas a pior parte deste re-lato histórico ficaria ainda de-vedora de explicação: por que,numa terra de gente alegre eterra fértil, reside também opior do mundo, onde a violên-cia tem expressões tambémcriativas? Como contrarieda-de de todo progresso, as pro-messas da modernidade a-longam-se diante das som-bras. Não se oculta a existên-cia de um lado sombrio queaturde as expectativas e os oti-mismos.

    O objetivo deste texto é pro-por uma discussão sobre a re-lação ilegítima e nebulosa quese estabelece no Brasil entreprotesto e violência. As de-mandas de protestos não sóocorrem de forma lúdica, ao

    som de tambores e "brados re-tumbantes". Não é à toa quea população deste país vivenum cenário frequente do pi-or do mundo. Narrativas jor-nalísticas revelam os êxitos eos malogros do crime em as-pectos variados: estações debicicletas do Bike Sampa fe-cham devido ao vandalismo,arrastões amedrontam donose frequentadores de restau-rantes, motoristas tomam ti-ro dentro de seus veículos apósassaltos, índios desaparecemde suas aldeias.

    Há uma crise de competên-cias (quem faz o que, quem é

    responsável por fazer o que) naqual a pólvora dispersa-se comrapidez, mas todos tiram o cor-po quando acende uma faís-ca. Deveres laborais viram lu-ta pela garantia de sobrevi-vência. Não é por força do aca-so que ônibus continuam sen-do queimados em várias cida-des brasileiras como forma deprotesto em estilo "tiro no pé".Ou seja, vândalos fumigambens necessários a eles pró-prios e deixam centenas de

    pessoas sem transporte públi-co para chamar atenção de au-toridades que não andam deônibus.

    Porque as formas de protes-to têm variado de acordo coma criatividade, temos exem-plos desde os cartazes de bra-sileiros contra sexismo e xeno-fobia na Universidade deCoimbra até os "rolezinhos"nos shoppings. Esta modali-dade última de protesto é tu-do o que as classes médias e al-tas não queriam: jovens da pe-riferia frequentando os mes-mos espaços de consumo dasmadames e socialites.

    Na medida em que os pro-testos assumem contornos no-vos de acordo com a criativi-dade - o que brasileiros temosem excesso, é certo -, acompa-nhamos a falácia dos discur-sos oficiais e a revelação deuma crise de governança noBrasil.

    Há que primeiramente en-tender o motivo dos protestospara, em seguida, propor me-didas que atendam às neces-sidades de quem protesta enão às suas veleidades. Istosignifica que nem todo protes-to é cabido e pertinente; assimum "rolezinho" pelas escolasbrasileiras seria mais interes-sante que pelos shoppings afim de promover espaços edu-cativos para todos em vez decelular caro para muitos.

    Neste ínterim, labora-separa reduzir a violência nosmovimentos de protesto a des-peito da dificuldade de evi-tar a infiltração de pessoasmal-intencionadas. A justi-ça e a paz imperarão onde odesejo do bem coletivo sejamaior que o de saciar instin-tos primitivos. Logo que sedissipem as trevas, acreditoque o Brasil triunfará comocenário do melhor do mundo,onde qualquer Deus vai que-rer ser brasileiro.

    E

    Relação entre protesto e violênciaBRUNO PERON - Escritor

    ““O objetivo deste texto é propor uma discussão sobre a relação ilegítima e nebulosa que se

    estabelece no Brasil entreprotesto e violência.

    COMISSÃO - A CMMcriou uma comissão pa-ra discutir a questão doconjunto Santa Julia,que foi ocupado no iní-cio deste mês. Os parla-mentares cobram provi-dências das autoridadescompetentes para solu-cionar essa situação.

    FOLIA - O Baile de Carna-val da Melhor Idade serárealizado na próximaquarta-feira, às 15h, na Es-cola de Artes de Mossoró,com previsão de presençade mais de mil idosos.

    CONTRASTE - Enquantoa Câmara dos Deputadosse posiciona sobre salá-rios acima do teto cons-titucional, o Governo doEstado silencia sobre su-persalários no RN.

    EVENTOA equipe Cactus Baja, da Ufersa, lançará na pró-

    xima quarta-feira o Protótipo Baja SAE 2014. O even-to tem a finalidade de apresentar o veículo desen-volvido pelos estudantes da instituição e as inovaçõesem relação ao protótipo de 2013.

    CARNAVALDiante da situação de seca vivenciada por várias

    cidades, o Ministério Público recomenda que prefei-tos cancelem as despesas com as festas carnavalescas.A recomendação já foi expedida para os municípiosde Upanema, Umarizal, Olho D'água do Borges.

    METEOROLOGIAA previsão de tempo para hoje, segundo a Emparn,

    é de céu parcialmente nublado a claro e ocorrênciade pancadas de chuvas em todo o Estado.

    CNJ - O advogado poti-guar Emmanoel Campe-lo de Souza foi recondu-zido a membro no Conse-lho Nacional de Justiça(CNJ) por mais dois anos.A recondução do juristaao Conselho foi aprovadano plenário da Câmarados Deputados.

  • 6 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    ONG internacional cobra de autoridades brasileiraselucidação da morte de cinegrafista mossoroense

    Caso Lacerda

    A Organização Não-Governamental (ONG)internacional com basena França, de nome "Re-pórteres Sem Frontei-ras", publicou ontemmatéria em seu site con-denando os crimes quevem ocorrendo contra aimprensa no Brasil, des-tacando os casos do re-pórter cinematográficoJosé Lacerda da Silva,50, da TCM (TV CaboMossoró), morto a tirosna noite do último do-mingo e outro jornalis-ta do Rio de Janeiro,além de citar o cinegra-fista da Band.

    A ONG expressa suaconsternação na sequên-cia dos assassinatos dosjornalistas Pedro Palma,diretor do semanário lo-cal Panorama Regional,no Rio de Janeiro, e JoséLacerda da Silva, cine-grafista da TCM, canalregional TV Cabo Mosso-ró do Rio Grande do Nor-te. Os dois foram assassi-nados a tiros em via pú-blica e os crimes conti-

    Tribunal de Justiça nega recurso dadefesa de Carla Ubarana e George Leal

    Quadrilha invadecasas e fazarrastão na zonarural de Caraúbas

    Ousadia

    Crime que vitimou José Lacerda da Silva foi matéria de destaque no site “Repórteres Sem Fronteiras”

    José Lacerda, assassinado no último domingo

    Carla Ubara teve recurso negado

    Na última terça-feira,a Câmara Criminal doTribunal de Justiça doRio Grande do Norte(TJRN) definiu em noveanos e quatro meses otempo de prisão de CarlaUbarana após o processoser transitado em julga-do. O desfecho se deu, du-rante julgamento do re-curso movido por CarlaUbarana e seu marido,George Leal, presos nadeflagração da "OperaçãoJudas", que investigou oesquema de desvio de re-cursos dos precatórios.

    De acordo com o TJ, adefesa pediu a desquali-ficação do crime de pecu-lato, prática definida co-mo "crime de apropriaçãopor parte do funcionáriopúblico, de dinheiro, va-lor ou qualquer outro bemmóvel, público ou priva-do de que tenha a posseem razão do cargo, oudesviá-lo em proveito pró-prio ou alheio".

    Os advogados argu-mentaram que a entãoservidora não teria prati-cado o peculato, mas sim,

    o crime de estelionato, jáque não teria se apropria-do de numerário, mas seutilizado de fraude - comos pagamentos feitos emduplicidade e as abertu-ras de contas bancáriaspara esse fim.

    No entanto, o presi-dente da Câmara Crimi-nal e relator do processo,desembargador GlauberRêgo, não deu provimen-to, neste ponto, ao apeloe destacou que o pecula-to foi sim praticado, já queo crime ocorre não apenaspor 'apropriação', mas pordesvio, furto e na formado peculato culposo. Alémdo tempo de prisão, oTJRN ainda deu provi-mento parcial ao apelo doMinistério Público paraque fossem ressarcidossete milhões restantes,obtidos com o desvio dospagamentos.

    A defesa antecipou quevai recorrer quanto ao cri-tério de dosimetria da pe-na e benefícios ligados àdelação premiada, quenão teria sido bem defe-rida em favor de George

    Polícia Civil desarticula quadrilha que enviava droga do RN para a Paraíba

    Flagrante

    “Operação Judas”

    Operação conjunta daspolícias civil do Rio Gran-de do Norte e da Paraíbadesarticulou rede de trá-fico de drogas entre os doisestados, e apreendeu cer-ca de 100 quilos de maco-nha em João Pessoa, namadrugada de ontem. Adroga chegou à capital pa-raibana proveniente deParnamirim, e foi apreen-dida através da coopera-ção entre as duas polícias.

    Segundo informaçõesrepassadas pela PolíciaCivil potiguar, a açãoprendeu quatro pessoas eapreendeu dois adoles-centes. A polícia atribuia duas jovens de 18 anos

    e a um homem de 27 a res-ponsabilidade pelo carre-gamento e transporte dadroga de Parnamirim pa-ra João Pessoa. O quartopreso, um homem de 47anos, é o proprietário dacasa que seria usada co-mo depósito para a ma-conha.

    Já os dois adolescentesapreendidos na operaçãoatuaram no descarrega-mento e na proteção do lo-cal. "As duas jovens, in-clusive, tiveram contatocom os responsáveis porenviar a droga para a Pa-raíba", diz o delegado deRepressão a Entorpecen-tes (DRE),

    nuam sem serem esclare-cidos.

    De acordo com a publi-cação, o cinegrafista daTCM foi morto a tiros enão há elucidação do cri-me. “Repórter Sem Fron-teiras” pede às autorida-des Rio Grande do Norteuma solução para a vio-lência contra José Lacer-da. Para a ONG,o Brasilé um mau exemplo para

    o mundo, estando em 111ºlugar num ranking queavalia a liberdade de im-prensa em 180 países.

    "Solicitamos às autori-dades brasileiras que fa-çam tudo o que esteja aoseu alcance para identi-ficar e julgar os autores emandantes desses doishomicídios. Ambos os as-sassinatos representammais uma triste demons-

    tração da insegurançaque afeta a profissão. Aimpunidade persistentetorna o Brasil um dosmaus exemplos do conti-nente americano, situadona 111ª posição na Clas-sificação Mundial 2014da Liberdade de Impren-sa", declara CamilleSou-lier, responsável pela se-ção América do “Repór-teres sem Fronteiras”.

    No final da tarde deterça-feira (18), quatroelementos armados de es-copeta 12 e revólveres in-vadiram duas residên-cias na comunidade doMoreno, zona rural de Ca-raúbas. Os bandidos leva-ram três veículos, móveise eletrodomésticos.

    Segundo as vítimas,por volta das 17h, os cri-minosos chegaram às re-sidências, a pé, se dividi-ram em dois grupos e ren-deram as pessoas que es-tavam nas duas casas,que são vizinhas. "Os me-liantes eram extrema-mente violentos e amea-çavam matar todo mun-do caso não entregásse-mos objetos de valor", ex-plicou uma das vítimas.

    Em uma das residên-cias, os criminosos amar-raram quatro pessoas emantiveram uma mulhere uma criança de seteanos sob a mira de umaespingarda, enquanto re-colhiam dinheiro. Na ca-sa vizinha, dois idosos euma mulher foram tran-cadas no banheiro e umaquantia em dinheiro lev-ada.

    Os assaltantes leva-ram das vítimas: um Cor-sa sedan Maxx, de cor cin-za; duas motocicletas; ro-pas; perfumes; televiso-res; som e dinheiro. A po-lícia fez diligência e en-controu uma das motos.

    O caso está sendo in-vestigado pela Polícia Ci-vil de Caraúbas.

    Policia

    Leal, que, na sentençainicial, foi condenado a

    seis anos de prisão em re-gime semiaberto.

  • O jogador uruguaio, Loco Abreu, hoje no futebol ar-gentino, quer voltar a jogar no Brasil. E seu destino,por sua vontade, seria o Botafogo. No entanto a direto-ria do clube carioca já se pronunciou afirmando que suahistória com o Fogão vai ficar nos registros, ou seja, nãotem mais nenhum futuro, em outras palavras, não quera sua volta. E o torcedor, o que pensa disso tudo?

    Liga define realização da Copa do Nordeste Sub-20Regional

    Desejo

    Rodada

    SÉRGIO OLIVEIRA

    Olha, pelo menos em um ponto a presidente IzabelMontenegro, do Baraúnas, já começa a se diferenciarde alguns cartolas do futebol potiguar, não tem medode falar. Quem acompanhou a entrevista da dirigen-te na InterTV Cabugi percebeu exatamente isso, poisela não poupou críticas e foi direta ao citar o presiden-te da FNF, José Vanildo, em sua pressa de decidir mo-nocraticamente, usando as palavras da presidente, ese comportar irredutível na posição de marcar o jogocom o ABC para o dia 26 próximo. Não deixou espaço,disse ela, sequer para avaliar a possibilidade de o jo-go ser em Assú. Foi mais adiante, dizendo que essaposição acabou prejudicando o Baraúnas e benefician-do o ABC, que vem em crise, dentro e fora de campo.Já o tricolor perdeu o embalo da boa vitória em cimado América. A presidente, na véspera do Carnaval, ras-gou a fantasia da cantada boa convivência e mostroua situação real.

    No futebol, quando existe um talento já com idade es-tourada para determinada categoria, sub-20, por exemplo,ou para atender a exigência da nova realidade do mercadoda bola, quanto mais novo melhor, aparece a figura do "gato".É aquele atleta que no visual você percebe alguém com 22anos, mas no documento só tem 18 ou no máximo 20, tudopara se conseguir um bom contrato, ou no mínimo, uma boavenda.

    Fora do futebol, também existe essa figura, pessoas quese passam por carentes, conseguem um benefício público edepois passa pra frente, vende. É o caso dos chamados semteto, no qual, boa parte pega a casa e depois troca por umamoto ou vende por preços irrisórios, surgindo assim o "Movi-mento dos Gatos Sem Teto". A autoridade precisa parar defazer politicagem, boazinha e bater de frente com esses in-divíduos. Mossoró é um bom, ou péssimo, exemplo desse tipode oportunismo com a miséria alheia.

    DIZ a matéria do UOL, Geuvânio, que joga no Santos, ganha APENAS R$ 17 mil. Absurdo équem ganha R$ 700,00. NO mesmo time, o Santos, o jogador Leandro Damião recebe algo em torno de R$ 500 miltodos os meses. NÃO discuto quem merece ou deixa de merecer, agora, dizer que ganha "apenas" isso simé exagero e agressão. É por isso que tem criança que abandona a escola, com apoio dos pais, é quer ser jogadorde futebol. É bom saber que existem os excluídos.

    AMARRASEstão querendo colocar

    amarras nas mãos dos policiais.Em São Paulo anunciam quepoliciais que sacaram arma pa-ra torcedores do Corinthians se-rão avaliados. E eu pergunto:Eles deveriam ficar parados es-perando serem assassinadospor alguém que aciona um ro-jão? Teriam que esperar que al-guém o espancassem com pau,pedras e chutes até a morte? Ébom avaliar isso também.

    INVERSÃONão podemos inverter os va-

    lores, pois quem anda bagun-çando em estádio de futebol étorcida organizada, e não a po-lícia. Pelo contrário, o estragonão é maior graças à presençado policiamento, do contrário,já teríamos verdadeiras arenasromanas e seus gladiadores es-palhadas por todo o país. Essepaís é o Brasil que vai sediar apróxima Copa do Mundo e osJogos Olímpicos.

    ARQUIBANCADASNão gosto de resolver meus

    problemas mostrando que temoutros na mesma situação,mas, tem razão o presidente doPotiguar quando diz que não te-ríamos Campeonato Estadualse fossem vistoriar com rigoros estádios no RN. No Marizão,em Caicó, a dificuldade é gran-de na arquibancada pela sua al-tura, de um assento para o ou-tro.

    LOCO

    Chegou à vez da novageração de talentos da re-gião mostrar seu valor.Após reunião na segun-da-feira, 17, em Recife,a Liga do Nordeste con-firmou a realização daCopa do Nordeste Sub-20. A competição que con-tará com os mesmos clu-bes que participaram daCopa do Nordeste 2014será realizada no estadode Pernambuco e será di-vidida em quatro

    cidades-sede. A competi-ção será realizada emmaio. A Federação Per-nambucana de Futebol(FPF) tem a ideia de dis-tribuir os grupos por ci-dades das regiões doagreste e da zona da ma-ta. Todos os jogos serãotelevisionados.

    Benjamim Machado,presidente do conselhoexecutivo do Potiguar,comemorou a participa-ção na competição. "Es-

    tou muito feliz pela con-quista da nossa vaga. Va-mos fazer um projeto for-te e levar um time com-petitivo para disputar acompetição. Já coloca-mos o Edinho Cardoso co-mo técnico, devido a suaexperiência e seu conhe-cimento. O Potiguar re-presentará Mossoró emmais uma competiçãoimportante em 2014”, co-mentou. (Com informa-ções do site do Potiguar).

    A competição, que contará com os mesmos clubes que participaram da Copa do Nordeste 2014, será realizada no estado de Pernambuco

    Baraúnas empata fora e Potiguar perde por 3x0 em noite de polêmica no NogueirãoRodada marcada por

    mais uma polêmica liga-da ao estádio Manoel Leo-nardo Nogueira, o No-gueirão. Marcada parainiciar às 20h30, a parti-da entre Potiguar e Co-ríntians atrasou cerca de50 minutos em função deproblemas com o carro-pipa disponibilizado pa-ra a prevenção de incên-dios.

    Nos momentos que an-tecederam a partida, o re-presentante do Corpo deBombeiros, tenente Da-niel, esclareceu que o car-ro-pipa não tinha a pres-são adequada para com-bate a incêndio o que es-taria impedindo o início dapartida.

    "Foi firmado um acor-do onde o presidente da Li-ga se comprometeu a cum-prir com as exigências queacertamos. Se faltassemcumpriríamos a interdi-ção. Fizemos o que foiacertado. O termo de ciên-cia foi assinado anteon-tem. São exigências anti-gas. E precisamos valer oque foi acordado", desta-cou o tenente.

    Após alguns testes apartida foi liberada emmeio ao protesto do téc-nico do Potiguar, CelsoTeixeira. "Não estão res-peitando os profissionaisdas equipes do interior,não. Somos trabalhadorese não estamos sendo res-peitados", destaca.

    Com o problema con-tornado, a partida come-çou quente. Com um mi-nuto e trinta segundos,Ebinho conseguiu entrarem meio a dois defensorese foi derrubado pelo go-leiro Ramon. A penalida-de foi convertida pelo pró-prio Ebinho que abriu oplacar para os visitantes.

    Aos 33 minutos o Poti-guar foi prejudicado comuma marcação equivoca-da do árbitro que deu comofalta, uma penalidade má-xima, sofrida pelo ataqueda equipe mossoroense.

    E sem poder de reação,o Potiguar viu os adversá-rios ampliarem o placaraos 41 minutos. Em meioa falha coletiva da defe-

    sa, Wilson converteu o se-gundo gol da equipe seri-doense no Nogueirão.

    Com o início do segun-do tempo o Potiguar ten-tou reagir, mas aos 15 mi-nutos o goleiro Ramon es-palmou bola cruzada naárea. Na sobra, Corujaacertou um belo chute noângulo, finalizando o pla-car em 3x0 para o Corín-tians de Caicó.

    BARAÚNAS No estádio Iberezão,

    em Santa Cruz, o Baraú-nas teve um resultado me-lhor, perante à equipe dacasa.

    Em crise no primeiroturno, a equipe local con-seguiu abrir o placar logo

    aos 15 minutos, com Pau-linho. Mas com a articu-lação de boas jogadas, oBaraúnas conseguiu em-patar aos 35 minutos. Ogol da equipe mossoroen-se foi convertido por Pe-drosa que escorou cruza-mento de peixinho.

    Antes do encerramen-to da partida o Santa Cruzficou com um jogador a me-nos a partir da expulsão dojogador Tomas Anderson,que foi removido à força decampo após tentar agrediro árbitro assistente.

    Mesmo com um joga-dor a menos, o Santa Cruzconseguiu manter o em-pate que garantiu umponto a mais para as d-uas equipes.

    Loco Abreu tenta retornar ao time do Botafogo

    Um dos maioresídolos recentes doBotafogo, LocoAbreu quer voltarao clube. Conhecidomundialmente pelaforma irreverentede cobrar pênaltis,ele mostra entenderde 'cavadinha' tam-bém fora das quatrolindas. O camisa 13tem contrato com oRosário Central-ARG até junho ebusca voltar ao Al-vinegro, que já to-mou sua decisão so-bre o possível retor-no.

    O Botafogo é gra-to por tudo o que Lo-co Abreu fez pelo clu-be nos pouco mais dedois anos em que de-fendeu as cores deGeneral Severiano.Porém, a diretoria vêque o ciclo do uru-guaio acabou e queo atacante não teriaespaço no atual elen-co alvinegro.

    Outra justificati-va para o Botafogonão recontratar Lo-co Abreu é a questãodo limite de estran-geiros. O Alvinegrojá conta com cincogringos que têm di-reito - Lodeiro, Bo-latti, Tanque Ferrei-ra, Mario Risso e Ze-ballos, que assinouna última terça-feirae decretou o fim dosonho do uruguaio.Loco Abreu sabe quetem moral com a tor-cida do Botafogo,que ainda vê o ata-que como um setorque necessita refor-ço. Assim, o uru-guaio voltou a se ma-nifestar sobre o Alvi-negro e até mesmofoi humilde de reco-nhecer que errou aosair do clube em2012, ao se recusar aser reserva.

    Benjamim Machado, presidente do conselho executivo do Potiguar

    MOVIMENTO "GATOS" SEM TETO

    Passada a interdição relâmpago do estádio Nogueirão,que durou apenas o período do jogo Baraúnas e ABC, obser-va-se com preocupação que o tema está novamente envolto aosilêncio. Com exceção de setores da imprensa que tocam notema, nada mais foi anunciado ou comentado no sentido deresolver a questão de uma vez por todas. Fica o registro.

    SILÊNCIO

    [email protected]

    Esportivo

    Esporte 7www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    OS GRUPOSGrupo A: América-RN, Confiança, Sergipe, Vitória.Grupo B: Bahia, CSA, Santa Cruz, Vitória da ConquistaGrupo C: CRB, Ceará, Potiguar de Mossoró e TrezeGrupo D: Botafogo-PB, Guarany de Sobral, Náutico e Sport

  • Cur

    ta-M

    etra

    gem

    MUSAApós o sucesso da primei-

    ra edição do concurso daMusa do Futebol Potiguar,ano passado, quando ZaíraFerreira, do ABC, foi a ven-cedora, está de volta aoCampeonato Potiguar Che-vrolet 2014 a segunda edi-ção do concurso. A disputaacontece entre as 10 equi-pes que integraram a pri-meira divisão do Campeo-nato Norte-rio-grandense:Assú, Palmeira, ABC, Ale-crim, América, Baraúnas,Coríntians de Caicó, Globo,Santa Cruz e Potiguar deMossoró. Anuncia GeorgeAzevedo.

    TUTTI-FRUTTIVirá aí a edição 2014 da

    Feira Internacional da Fru-ticultura Tropical Irrigada– Expofruit. O evento, queserá realizado no Expocen-ter/Ufersa, em Mossoró,acontecerá entre os dias 24e 26 de setembro, prometen-do muitas novidades nesta17ª edição.

    @ Hoje é dia de festejar o aniversáriode Élida Fernandes, Sílvio Freire e Cyna-ra Ferreira. Parabéns!

    @ Ontem foi dia de muita festa para oamigo Lupércio Luiz de Azevedo.Daqui nos-so desejo de dias felizes e proveitosos. Pa-rabéns!

    @ A boneca Maria Espaia Brasa, quehá onze anos contagia alegria na terça-feira gorda de Carnaval de Mossoró, ga-nha contornos de superevento. A atrizTony Silva não mede esforços para fazera melhor festa de rua do Carnaval em Mos-soró. A folia agitará no dia 4 de março,saindo da residência da própria Tony, às17h30.

    @ O Hotel Thermas preparou uma pro-gramação especial para os dias de Car-naval.Estão agendados blocos carnavales-cos, trenzinho, farra do urso, desfile de fan-tasias, bingo maluco, passeio na fazendi-nha, hidro axé e muitas outras novidades.Jogue-se!

    @ A atriz e cantora Bette Midler irá seapresentar pela primeira vez na cerimô-nia do Oscar. Imperdível!

    @ Kleber Azevedo se prepara para fa-zer de sua troça carnavalesca a ferveçãodos dias pré-carnavalescos de Mossoró.

    @ Agradeço as centenas de mensagenspor todos os canais, aos incontáveis tele-fonemas e aos mimos recebidos no dia(18) do meu aniversário. Obrigado!

    Erasmo Filho com Phabiano Santos e Cleópatra no baile de sua formatura

    NayaraFreire brindaa formaturaem Direitocom o paiNandoBenigno

    [email protected]

    Pinto

    Social8 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    Telefone: 84 9194 5192

  • MOSSORÓ-RN - QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014SOLIDARIEDADE

    Hemocentro prepara campanha para incentivar

    doadores no CarnavalPÁGINA 5COTIDIANO

    No próximo mês, ini-ciará o prazo para a en-trega da declaração doImposto de Renda (IR)2014, ano-base 2013.Dessa forma, o contri-buinte já pode começara reunir os documentosexigidos para facilitar oacerto de contas com oFisco. Na Delegacia daReceita Federal em Mos-soró, que engloba 70 mu-nicípios, são esperadascerca de 55 mil declara-ções.

    A orientação da Recei-ta é de que os contribuin-tes providenciem a docu-mentação com antece-dência para evitar pro-blemas na hora de decla-rar o IR. "São documen-tos como recibos de pa-gamentos com despesasmédicas, escolas, alémdos comprovantes dosrendimentos que o de-clarante recebeu ao lon-go do ano de 2013", expli-

    ca o auditor fiscal JoãoDaniel, chefe do setor demalha fina da ReceitaFederal em Mossoró.

    De posse de toda a do-cumentação, que incluiainda comprovantes depagamentos da previ-dência social e previdên-cia privada, aluguéis re-cebidos de bens móveise imóveis, entre outros,o contribuinte deveaguardar a disponibili-zação do programagerador da decla-r a ç ã ono siteda Re-c e i t aFederal

    (www.receita.fazen-da.gov.br).

    "No ano passado, oprograma foi liberado nodia 24 de fevereiro, an-tes mesmo de iniciar oprazo da declaração. Pa-ra 2014, ainda não nosinformaram prazos, poishá indefinições de-vido ao Car-naval.

    Sabemos apenas que asdeclarações deverão serfeitas a partir demarço", diz JoãoDaniel.

    Órgão orienta contribuintes a providenciarem, antecipadamente, documentação para evitar problemas futuros

    Imposto de RendaDelegacia da Receita Federal esperareceber cerca de 55 mil declarações

    Cidadão com rendimentoanual igual ou superior a R$ 25.661,70 devefazer a declaração

    São obrigadas a decla-rar o IR pessoas que re-ceberam rendimentos tri-butáveis com soma anu-al igual ou superior a R$25.661,70 em 2013, quereceberam rendimentosnão tributáveis ou tribu-tados exclusivamente nafonte, no valor superiora R$ 40 mil, como, porexemplo, prêmios de lote-rias, entre outras situa-ções, relatadas pelo che-fe do setor de malha finada Receita Federal:

    "Pessoas que vende-ram imóveis, sujeitos aganho de capital, quem

    opera na bolsa de valores.Aqueles que no dia 31 dedezembro de 2013 ti-nham bens ou direitos novalor superior a R$ 300mil, essas são as princi-pais condições, mas háuma série de outras queo contribuinte precisa es-tar atento para não cairna malha fina", alertaJoão Daniel.

    Sendo obrigado e nãodeclarando dentro do pra-zo, o cidadão está sujeitoa multa a partir de R$165,74, além de penalida-des administrativas oucriminais.

    - Cópia da declaração entregue em 2013 (ano-calendário 2012)- Informes de rendimentos de instituições financeiras, bem como de salários,pró-labore, distribuição de lucros, aposentadorias etc.- Controle de compra e venda de ações, com apuração mensal de imposto- Recibos e notas fiscais relativos a despesas com saúde- Comprovantes de despesas com instituições de ensino- Recibos de pagamentos às previdências privada e oficial- Recibos de aluguéis pagos ou recebidos - Documentos que comprovem venda ou compra de bens em 2013- Recibos de pagamentos de prestação de bens como imóvel e carro- Documentos comprobatórios de dívidas assumidas em 2013- Comprovantes de despesas do livro-caixa (para prestadores de serviços autônomos)- Darfs de carnê-leão pagos- Comprovante de doações para fins de incentivos fiscais (Fundos da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet, Audiovisuais etc.)- Todos os documentos acima referentes a dependentes, além do número do CPF de dependentes maiores de 18 anos e de todos os alimentandos- Dados da conta bancária para restituição ou débito das cotas do imposto

    DOCUMENTOS IMPORTANTES

  • Gerais2 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    Reunião Acontecerá hoje a

    56ª Reunião Ordináriado conselho gestor daAPARC - Área de Pro-teção Ambiental dosRecifes de Corais. Aproposta da reunião éapresentar os princi-pais problemas e bus-car medidas para a so-lução das questões so-cioambientais na re-gião da Unidade.

    LocalA atividade terá iní-

    cio às 9h, no Ecopostoda APARC em Mara-cajaú. A Área de Pro-teção Ambiental dosRecifes de Corais foicriada em 2001, pormeio do Decreto N°15.746, com o objetivode proteger a regiãomarinha que abrangea costa de Maxaran-guape, Rio do Fogo eTouros.

    Operação O Inmetro realizou,

    entre os dias 3 e 7 de fe-vereiro a primeira Ope-ração Verão, que visou fis-calizar produtos têxteisda linha de banho e mo-da-praia comercializadosem estabelecimentos for-mais, entre eles toalhas,roupão de banho, camise-tas, bermudas, biquínis,sungas, shorts, cangas e'saída de praia'.

    Ações Na primeira ação con-

    junta nacional do ano, fo-ram realizadas 1.054ações de fiscalização nosEstados, verificando-se562.029 produtos. O ín-dice de irregularidadefoi de 2,1% (11.897 pro-dutos). Os estabeleci-mentos tem até dez diaspara apresentar defesa.Caso contrário, estão su-jeitos às penalidadesprevistas na lei, commultas de até R$ 60 mil.

    Volume A 1ª Vara do Trabalho de Natal pagou, em 2013,

    R$ 15.428.185,00 aos reclamantes. Foram R$12.447.987,74 em decorrência de execução e R$728.731,90 por meio de acordos. A Vara tam-bém recolheu R$ 1.950.318,62 aos cofres da Pre-vidência e mais R$ 197.281,37 para a ReceitaFederal de Imposto de Renda. Só de custas proces-suais foram recolhidos R$ 103.865,37.

    Redução Esses números foram levantados pela correição

    ordinária realizada pelo presidente e corregedorda 21ª Região TRT-RN, desembargador José Rê-go Júnior. De acordo com o Sistema de Acom-panhamento Processual, havia 7.652 processosem tramitação nessa vara, no final de dezembrode 2012, este número vem caindo de forma pro-gressiva.

    alta pouco para o começo de mais um carna-val. E em meio aos preparativos, o Ministé-rio Público emitiu recomendações para que

    as prefeituras de Umarizal e Olho D'água do Bor-ges não gastem recursos públicos com as festivi-dades. Upanema é outra cidade a viver momentode dúvida com relação a realização dos festejos jáanunciados. Segundo a recomendação, as prefei-turas devem cancelar todas as despesas previs-tas com eventos festivos, incluindo contratação deartistas, serviços de buffets e montagens de estru-turas para eventos, enquanto durar o estado deemergência no município em razão da seca, e, prin-cipalmente, durante o período carnavalesco des-te ano. Resta saber qual a posição será adotadapelos prefeitos das referidas cidades.

    FE agora?

    Márcio Costa

    Giro peloEstado

    [email protected]

    Avaliação

    Emparn recebe reunião regionalde meteorologistas em Natal

    Conab iniciará fiscalização no Programa de Aquisição de Alimentos em sete estados

    Inspeção

    Encontro reunirá especialistas do Nordeste e de instituições nacionais

    Terá início hoje, a IIIReunião de Análise ePrevisão Climática pa-ra o Norte do Nordeste doBrasil. O encontro reali-zado em Natal segue atéamanhã e tratará de pre-visões para estados daregião, incluíndo o RioGrande do Norte. A reu-nião de hoje acontecerádurante todo o dia na sa-la de reunião da Empre-sa de Pesquisa Agrope-cuária do Rio Grande doNorte, na Estação Expe-rimental do Jiqui, emParnamirim. Amanhã,

    às 10 horas, o encontroserá finalizado no audi-tório da Governadoriacom a divulgação do do-cumento final.

    Estarão em Natal osmeteorologistas dos es-tados do Nordeste e decentros de pesquisa dopaís. A análise e previsãoa serem feitas pelos espe-cialistas projetam para aquadra chuvosa de mar-ço a maio, período em quegeralmente ocorrem aschuvas no semiárido po-tiguar

    A partir do final de ca-

    da ano, os especialistaspromovem reuniões deprevisão em diversos es-tados. A primeira reu-nião aconteceu em Cam-pina Grande/PB em de-zembro do ano passadoe a segunda nos dias 20e 21 de janeiro em For-taleza-CE, esta com pre-visão de precipitação pa-ra o trimestre fevereiro,março e abril de 2014, se-gundo as categorias demaior probabilidade deocorrência seria de nor-mal e abaixo do normal.

    Normalmente, os re-

    presentantes dos estadosiniciam esses encontrosapresentando as condi-ções pluviométricas refe-rentes ao ano anterior,destacando os índices dechuva ocorrida, que nocaso de 2013 foram bai-xos, culminando com es-cassa agricultura e altadeficiência no armazena-mento de água nos prin-cipais reservatórios naregião semiárida, queatualmente apresentamum armazenamento emtorno de 25% a 30% da ca-pacidade máxima.

    Nesta semana, a Com-panhia Nacional de Abas-tecimento (Conab) retomaas operações de fiscaliza-ção do Programa de Aqui-sição de Alimentos (PAA).Esta é a primeira etapa defiscalização em 2014. Aação visa garantir maiseficiência e efetividade aoPAA e integra um conjun-to de iniciativas que visaaprimorar os procedimen-tos operacionais e de con-trole gerencial do progra-ma em todo o país.

    Na primeira etapa, os22 técnicos da companhiaenvolvidos na ação irão vi-sitar sete estados: Ala-goas, Espírito Santo, Pi-auí, Goiás, Rio Grande doNorte, Santa Catarina eRio Grande do Sul. Os fis-cais irão verificar se as or-ganizações fornecedorasestão cumprindo o propos-to no projeto, além de ave-riguar a qualidade dosprodutos entregues.

    As ações também con-templarão os beneficiá-rios, organizações consu-midoras e entidades par-ceiras. Os trabalhos deinspeção prosseguem atéo dia 28 deste mês. Até o

    final deste ano, estão pro-gramadas outras sete eta-pas de fiscalização, alémdas operações especiaisconforme a necessidade.

    Caso seja detectada al-guma irregularidade, oprojeto é suspenso imedia-tamente, sendo retoma-do apenas após a soluçãodo problema identificadono prazo máximo de 30dias. Se após esse perío-do não houver a regulari-zação, o projeto deverá sercancelado, recolhendo osrecursos depositados naconta vinculada, além deadotar as medidas admi-nistrativas (inclusão noSIRCOI, CADIN e outros)e judiciais cabíveis. Noscasos de dolo ou má-fé aConab encaminhará de-núncia ao Ministério Pú-blico e Polícia Federal.

    Em 2013 foram fiscali-zados 434 projetos em todoo país. Os fiscais da Conabvisitaram 2.243 produto-res familiares fornecedo-res, 1.668 entidades bene-ficiárias (escolas, creches,asilos) e 322 entidades par-ceiras (Consea, Emater,Incra). As vistorias envol-veram 138 fiscais.

  • Lançamento do projeto terá palestra com a consultora Ionara Cortez

    Lançamento será hoje no escritório Regional Oeste do Sebrae

    O Serviço Brasileiro deApoio às Micro e Peque-nas Empresas do RioGrande do Norte (Se-brae/RN) irá oferecerconsultorias para Mi-croempreendedores Indi-viduais (MEI), microem-presas e empresas de pe-queno porte, através doprograma ConsultoriaIntegrada de Gestão(CIG). O lançamento doprojeto será hoje, às 19h,no Escritório Regional doSebrae no Oeste.

    A programação de lan-çamento contará com pa-lestra de apresentaçãoministrada pela consul-tora Ionara Cortez. O pro-grama SIG é destinadoaos empreendedores jáconsolidados no mercado.

    Na capacitação, os pro-prietários de empresas depequeno porte terão opor-tunidade de conhecer umpouco mais sobre o setorfinanceiro e comercial,além do planejamento,para melhorar o anda-mento dos negócios.

    Segundo a gestora doprograma, Agelda deCastro, o projeto possuicarga horária de 60 horase será dividido em cincoetapas. Na primeira, éfeita a Consultoria Fi-nanceira, em que é reali-

    Através de sua asses-soria de imprensa, a Pe-trobras informou que aágua utilizada para assuas operações na cida-de de Paracuru, localiza-da no Ceará, não está sen-do retirada de Mossoró,contrariando assim ver-são inicial da Companhiade Gestão de Recursos Hí-dricos (Cogerh) do esta-do vizinho, publicada naedição do jornal O Mos-soroense do último dia13 de fevereiro.

    De acordo com a asses-soria da estatal, o proces-so de retirada da água

    vem ocorrendo desde o se-gundo semestre de 2013 ea transferência será man-tida, via navio, até que aempresa consiga autono-mia hídrica na Base deParacuru, de proprieda-de da Petrobras, por meioda perfuração de poço tu-bular.

    Conforme a estatal,não há possibilidade deprejuízos para as opera-ções da Petrobras no RioGrande do Norte, em de-corrência do transportede água para o Ceará, eque nesse caso específicoa empresa não precisa de

    outorga da Agência Na-cional de Águas (ANA)para fazer a transferên-cia do recurso hídrico,uma vez que o poço utili-zado para a retirada é depropriedade da compa-nhia.

    A informação de que aPetrobras estaria trans-portando água de Mosso-ró para o Ceará foi veicu-lada inicialmente pelo jor-nal O Povo. A reportagemdestacou que a água per-corria 300 quilômetros,por meio de navio, até che-gar ao seu destino. A es-tatal estaria utilizando o

    recurso hídrico porque, deacordo com a Cogerh, nãoestá mais autorizada autilizar a água da LagoaGrande, que abastece aBacia de Paracuru.

    Segundo informaçõesrepassadas, na época,pela assessoria de im-prensa da Cogerh ao jor-nal O Mossoroense, aPetrobras possui outor-ga autorizando o consu-mo industrial da água daLagoa Grande, porémdevido à seca que atingeo estado do Ceará, essedireito está suspensotemporariamente.

    Capacitação

    Gerais 3www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    Sebrae oferece serviço deconsultoria para micro epequenos empreendedores

    Posicionamento

    Petrobras informa que água utilizadapara abastecer Bacia de Paracuru está sendo retirada de Areia Branca

    zada a visita de diagnós-tico financeiro. A partirdesse diagnóstico, são de-senvolvidas planilhas decontroles financeiros. Asegunda etapa consistena Consultoria Comer-cial, na qual é realizadolevantamento de dadospara a conhecer a situa-ção do setor.

    A terceira fase é aConsultoria de Planeja-mento, quando serão en-tregues os resultados daconsultoria financeira ecomercial. Baseando-se

    no resultado, será elabo-rado um plano de açãoestratégica. Na quartae na quinta partes doprograma, serão feitasvisitas de acompanha-mento (na última vai ha-ver uma reunião paraapresentação e avalia-ção dos resultados obti-dos pelo CIG).

    "É importante lembrarque, durante todo o pro-grama, os consultores es-tarão disponíveis para ti-rar dúvidas por e-mail etelefone, reforçando o tra-

    balho feito pelos consul-tores", destaca a gestorado programa.

    O projeto vai ser dire-cionado ao setor comer-cial e financeiro da em-presa. "O empreendedorque participar do progra-ma terá um retrato da em-presa. As consultorias se-rão realizadas nos setoresfinanceiro e comercial,que são os pilares de sus-tentação de uma empre-sa, e a partir dos diagnós-ticos serão indicadas assoluções", ressalta.

    Cacau

  • Social4 Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    Que

    ntes

    e F

    rias

    JOGUE SUA MÁSCARA

    A colunista Marilene Paiva,anfitriã da noite deste sábado(22), garante que o evento serámais uma vez sucesso absolu-to. A edição 2014 do Baile deMáscaras vai no Requinte Buf-fet com produção da MasterEventos. Para o baile são es-perados mais de mil convida-dos e para animar tanta gentevale a energia das bandas Ra-diola Club e Coisa Nossa. Osconvidados já podem pegar osacessos em Marluce Elegance,Fátima Carlos, Carmen Stef-fens, Socorrinha Cabelos e con-tribuir com doações para o Larda Criança Pobre.

    [email protected]

    Fernandes

    Doca Fernandes e Raimundo Falcão nos melhores embalos da nossa cidade.

    A cantora Renata Falcão em ensaio fotográfico por Paulo Eduardo com

    produção de Mozart Crystian. Linda!

    É para ela que cantamos parabénspor mais um ano de vida. Sandrinha

    Rolim é um ser de muita luz,alegria, amizade que faz a diferença neste mundo.

    Fabiano Torralba e Grécia em momento feliz com os filhotes.

    www.omossoroense.com.br

    Ontem minha manhã teve o gosti-nho feliz da presença de Conceição Ro-dovalho, com mimos da sua loja Divi-na Criações.

    A colunista Lizana Lima sai de cena na ci-dade e entra no estado de Minas Gerais, on-de faz tour para recarregar as baterias emuma “mini férias”.

    Irmãs gêmeas prematuras precisan-do de leite e o Conselho Tutelar de Mos-soró não se pronuncia em nada. Va-mos ajudar!

    Hoje vou a Fortaleza, onde minha mãe serácirurgiada. E com a graça de Deus tudo termi-nará na santa paz. Estaremos o dia inteiroem corrente de oração!

    A triste notícia da morte do cinegra-fista Lacerda marcou a semana. Um ho-mem simples, batalhador e do bem detodos que tiveram o privilégio de co-nhecê-lo.

    Já soube que está cada dia mais linda Te-nily Barreto exibindo seu barrigão e o papaiEdson Filho nos paparicos o tempo todo.

    E quando março chegar a academiaBiofit oferecerá uma nova estrutura.Já podemos adiantar que o novo espaçoserá um dos melhores do Estado.

  • Gerais 5www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    Unidade convoca doadores para repor estoque

    Hemocentro de Mossoróorganiza “Hemofolia 2014”

    Conscientização

    PMM divulga resultado de concurso público para as áreas de Educação e Desenvolvimento social

    Certame

    Com o lema "Alegria esolidariedade na veia", oHemocentro de Mossoróprepara a campanha"Hemofolia 2014" paracoleta de sangue no Car-naval. O período é apon-tado como uma época di-fícil para os bancos desangue de todo o país,tendo em vista que o nú-mero de doadores costu-ma cair enquanto a de-manda aumenta devidoaos acidentes que ocor-rem durante e após a fo-lia.

    A equipe preparou ca-lendário especial entre osdias 18 de fevereiro e 1ºde março. Dentre as açõesplanejadas estão o cha-mado "Carnabilio", queserá realizado próximo àBiblioteca da Universi-dade Federal Rural doSemi-Árido (Ufersa) nodia 27 deste mês e conta-rá com a participação daboneca “Maria EspaiaBrasa”.

    O Hemocentro costu-ma atuar bastante nasredes sociais e ontem fezum convite aos apodien-ses: sábado, 22, a Unida-de Móvel do Hemocentroirá à cidade de Apodi fa-zer coleta de sangue pa-ra reabastecer o estoquepara esse Carnaval.

    A assistente social Zei-ne Oliveira destaca a im-portância das redes so-ciais no trabalho de cons-cientização acerca da im-portância da doação desangue e ressalta que ca-da doador pode salvar atéquatro pessoas.

    A Comissão Perma-nente do Vestibular daUniversidade Federal doRio Grande do Norte(Comperve/UFRN) divul-gou o resultado final doconcurso público da Pre-feitura Municipal de Mos-soró (PMM). O certameoferece 326 vagas para as

    áreas de Educação e De-senvolvimento Social.

    O resultado final estádisponível no site www.comperve.ufrn.br. O con-curso disponibilizou va-gas nas áreas da Educa-ção e DesenvolvimentoSocial e Juventude, emsua maioria para assis-

    tente social (40), técnicode nível superior (32) epsicólogo (19).

    Também foram dispo-nibilizadas vagas paraeducador físico, intérpre-te de libras, nutricionista,professores de artes, ciên-cias, educação física, en-sino religioso, geografia,

    história, inglês, línguaportuguesa, matemática,música e professor da edu-cação infantil e dos anosiniciais do Ensino Funda-mental.

    O concurso será válidopor dois anos, podendo serprorrogável uma únicavez por igual período.

    "Pedimos que as pes-soas não esqueçam dequem necessita, que aspessoas possam curtir afolia com a satisfação desalvar vidas", disse ZeineOliveira.

    Outra preocupação daassistente social é em re-lação aos acidentes quetendem a crescer na épo-

    ca de folia. Embora ten-ha-se registrado queda nonúmero de acidentes nocarnaval do ano passado,a combinação entre álcoole direção ainda causamuitas mortes e interna-ções no período de festi-vidades. Por isso, profis-sionais da saúde e detrânsito costumam refor-

    çar trabalhos educativosnesta época do ano.

    "Nós desejamos a todosboas festas, mas, acimade tudo, que possam apro-veitar o Carnaval comresponsabilidade e segu-rança. Por isso a impor-tância de vir doar sangue,seja você um folião ounão", conta Zeine.

    Iniciativa do órgão tem como objetivo incentivar novos doadores durante o período carnavalesco

  • Cidades6 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    Umarizal ganha agência doBanco do Nordeste

    Expansão

    UMARIZAL - O RioGrande do Norte ganhamais uma agência doBanco do Nordeste doBrasil (BNB). A unidadeno município de Umari-zal será inaugurada às10h de amanhã,na rua Porcino Costa, n°267, Centro.

    A agência será a 17ª emtodo o Estado e atenderáclientes dos municípios deOlho d’Água do Borges,Janduís, Messias Targi-no, Almino Afonso, Antô-nio Martins, FrutuosoGomes, João Dias, Lucré-cia, Martins, Patu, RafaelGodeiro, Riacho da Cruz,Serrinha dos Pintos e Vi-çosa, além da própriaUmarizal, que juntos so-mam uma população su-perior a 73 mil habitan-tes, de acordo com dadosdo IBGE.

    Na cerimônia de inau-guração, estarão presen-tes o superintendente es-tadual do BNB para o RN,Francisco Carlos Caval-canti, o prefeito de Uma-rizal, Carlindson OnofrePereira de Melo, a depu-tada federal Fátima Be-zerra, entre outras auto-ridades.

    O gerente da nova uni-dade, José Erivaldo deOliveira Sousa, realça a

    Força Sindical entregará frota em Natal

    Oficialização

    Suvisa interdita centrocirúrgico de unidadehospitalar fora do padrão

    Santana do Matos

    O presidente nacionalda Força Sindical, umadas maiores entidades derepresentação de traba-lhadores do Brasil, Mi-guel Torres, e o secretá-rio de relações sindicaisda mesma entidade, o po-tiguar Geraldino dos San-tos Lima, cumprirãoagenda hoje, em Natal.

    Na oportunidade, osrepresentantes farão a

    entrega de parte da frotade veículos que a Forçaadquiriu para uso dassuas representações noBrasil inteiro.

    Em Natal, será feita aentrega simbólica dos veí-culos dos nove estados daregião Nordeste, em even-to na sede da Força Sin-dical, na rua Felipe Cama-rão, na Cidade Alta. NoRio Grande do Norte, a

    Força Sindical é presidi-da pelo sindicalista JoséAntônio de Souza.

    De acordo com o presi-dente nacional da ForçaSindical, os veículos sãodo modelo Fiat Doblô Ad-venture e foram adquiri-dos para o uso da ativida-de sindical, expandindoa representatividade daForça no Rio Grande doNorte.

    Unidade regional atenderá mais de 70 mil pessoas de 15 cidades do RN

    Banco do Nordeste atua no apoio do homem do campo

    SANTANA DOMATOS– Por determi-nação da Subcoordena-doria de Vigilância Sa-nitária (Suvisa), órgãoatrelado à Secretaria deEstado da Saúde Públi-ca (Sesap), houve a in-terdição do centro cirúr-gico do Hospital Muni-cipal Clóvis Avelino, nacidade de Santana doMatos, região SertãoCentral potiguar. O ar-gumento exposto peloorganismo foi que aunidade cirúrgica do re-ferido centro de saúdeencontra-se fora dos pa-drões legais.

    Por conta de tal con-tratempo, os pacientesque necessitam de in-tervenção cirúrgica es-tão sendo remanejadospara outros centros, deacordo com a explicaçãodada pela prefeita Lard-jane Ciríaco de AraújoMacedo (DEM). “Real-mente este foi um pro-blema que nos trouxepreocupação”, declaroua gestora pública santa-nense, explicando que ainstrução do órgão de vi-gilância sanitária foiprontamente obedeci-da.

    A gestora esclareceuque o problema foi oca-sionado pela constru-

    ção do prédio com al-gumas falhas em rela-ção ao projeto arquite-tônico. A prefeita exi-miu sua gestão de res-ponsabilidade no fato,esclarecendo que o pro-blema foi originário deadministrações que aantecederam. Ela de-clarou ainda que já ace-lerou os entendimentoscom a Suvisa a fim decorrigir os problemase permitir, no menor es-paço de tempo possível,a reabertura do centrocirúrgico.

    AÇÕESLardjane Ciríaco

    destacou que, enquan-to a prefeitura diligen-cia a fim de encontraruma solução para talimpasse o quanto antes,paralelamente estãosendo encaminhadas asprovidências legais pa-ra assegurar mais in-vestimentos na área desaúde pública do muni-cípio de Santana do Ma-tos.

    “Ainda este ano nos-so município ganhará d-uas novas Unidades Bá-sicas de Saúde num in-vestimento realizadoem parceria com o Go-verno Federal”, con-cluiu.

    importância da chegadado BNB ao município: “Aagência promoverá açõesque fomentem o desenvol-vimento dos 15 municí-pios que passam a compora jurisdição desta unida-de, pois representam sig-

    nificativa parcela da eco-nomia do RN. Presteza,profissionalismo, parce-rias e compromisso coma missão do Banco, esta-rão presentes em nossasações, para que possamosatender nossos clientes da

    melhor forma possível”,afirma.

    Para 2014, a previsão éde que já no primeiro se-mestre sejam abertas asunidades de Macaíba, SãoGonçalo do Amarante eJoão Câmara.

    VENDE-SE UMA MOTO YAMAHAFAZER 250CC ANO 2007 COR AZUL. VALOR R$4.700,00 - INTERESSADOSFALAR COM KLÉBER9616-0840

    OPORTUNIDADE

    Vende-se casa no bairroSanta Delmira. ResidencialMaria Helena. Casa 03, Com2 quartos,banheiro social combox de vidro,sala,cozi-nha,área de serviço. Condo-mínio com piscina ,churras-queira,2 vagas na gara-gem(sendo 01 coberta). ValorR$ 120.000,00.

    Interessados ligar para 8811-1275 / 3316-1275

  • Social 7www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014ALYNE &EWERTON

    Os casais José Edson Fer-nandes e Raimunda Nona-ta de Queiroz Fernandes eAntônio Laércio Freitas Fil-gueira e Maria da Conceiçãode Queiroz Filgueira convi-dam para a cerimônia reli-giosa do casamento de seusfilhos Alyne e Ewerton, a re-alizar-se às 19h desta sex-ta-feira, 21, na ParóquiaDom Bosco/Colégio Salesia-no, em Nova Parnamirim.Após a cerimônia, os convi-dados serão recepcionadosno Gérbera Recepções. Da-qui enviamos felicitaçõesaos nubentes e agradecemosa gentileza do convite.

    MISTER PAU DOS FERROS

    A Secretaria de Culturae Turismo de Pau dos Fer-ros realizou o concurso Mis-ter Pau-ferrense nessa se-gunda-feira, dia 17. O even-to revelou novos talentos naárea da beleza e da moda.Participaram do evento oi-to jovens candidatos que fo-ram avaliados nos quesitosbeleza, simpatia, postura,porte físico e desenvoltura.O vencedor vai representara cidade de Pau dos Ferrosno concurso Mister RioGrande do Norte, que serárealizado em breve na ca-pital do Estado. Confira oscliques no www.clistenes-carlos.com.br.

    EwertonFilgueira e Alyne Fernandescasam-seamanhã, e daqui desejamos toda a felicidade do mundo!

    João Victor, eleito Mister Pau-ferrense, com Israel Vianney e Marta Pontes,

    coordenadores do concurso

    Desejamosboas-vindas a RaulFigueiredo, o mais novo colunista social doO Mossoroense

    O empresárioRomero Souza amanhece de idade nova amanhã e recebe aqui os nossosparabéns

    Atualização é uma exigência da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis

    Plano de segurança da Codern é atualizadoAjuste

    A Companhia Docas doRN (Codern) está passan-do por uma atualização noplano de segurança dosportos de Natal e AreiaBranca, que são adminis-trados pela Companhia. Oplano de segurança possuiuma série de exigênciaspara que o trabalho nosportos de Natal e AreiaBranca possam funcionarplenamente, de forma a ga-rantir a segurança das pes-soas e das cargas que pas-sam pelos dois portos.

    A atualização é uma exi-gência da Comissão Nacio-nal de Segurança Públicanos Portos, Terminais eVias Navegáveis (Conpor-tos) e é baseada no ISPS Co-de (Código ISPS), que con-siste no estabelecimento de

    determinadas regras quetornam os navios e instala-ções portuárias mais segu-ros. O Código ISPS foi umadeterminação da Organi-zação Marítima Interna-cional (IMO), após os ata-ques às Torres Gêmeas dosEstados Unidos, no episó-dio que ficou conhecido co-mo o “11 de Setembro”.

    De acordo com o chefeda Guarda Portuária doPorto de Natal, RubensCastro, o novo plano dife-re em diversos aspectos doantigo, que não atendiaplenamente à legislaçãoportuária. “Muda quasetudo. O plano antigo nãoatendia como deveria à le-gislação portuária. Já es-se novo plano foi feito comtodas as informações ne-

    cessárias, tudo com baseno ISPS Code, que é um có-digo internacional de segu-rança”, explica.

    A empresa escolhidapara elaborar a atualiza-ção do plano foi a M&DConsultoria, nomeada pormeio de licitação públicana modalidade pregão ele-trônico do tipo menor pre-ço global por lote. Entre ou-tras atribuições, a empre-sa vencedora deverá fazeruma avaliação de risco, re-visão, ajuste e atualizaçãodos Planos de SegurançaPública Portuária (PSPP)do Porto de Natal e do Ter-minal Salineiro de AreiaBranca; ainda a imple-mentação, treinamento eauditoria de implementa-ção do PSPP de Natal e

    Areia Branca.Ainda segundo o chefe

    da Guarda Portuária daCodern, os navios interna-cionais só podematracar em portos que te-nham essa certificação in-ternacional, daí a impor-tância do Plano para o Por-to de Natal. “Os navios emviagens internacionais sópodem aportar em portosque tenham esse plano desegurança, porque esseplano foi baseado nesse có-digo internacional que oBrasil se prontificou aadotá-lo”, afirma. Eleacrescenta também que“se o Porto não seguir asnormas do plano, ele estásujeito a perder a conces-são e não funcionar mais”.

    Atualmente, o Plano es-

    tá sendo avaliado pela Ces-portos, que é a ComissãoEstadual de SegurançaPública nos Portos, Termi-nais e Vias Navegáveis.Essa comissão, que tem acompetência de prevenire reprimir os atos ilícitosnos portos, terminais e viasnavegáveis, é formada porrepresentantes da PolíciaFederal, Capitania dosPortos, Secretaria da Re-ceita Federal, Administra-ção Portuária e Governo doEstado.

    Após a avaliação daCesportos, inclusive in lo-co, nas dependências daCodern, se aprovado, o pla-no seguirá para Brasília,onde será avaliado tam-bém pela Conportos, queé a comissão de nível na-

    cional. Essa comissão tam-bém fará inspeções in lo-co.

    Em seguida à verifica-ção da aceitabilidade da se-gurança dos portos de Na-tal e Areia Branca, seráemitida uma declaração decumprimento pela Con-portos e os portos estarãocertificados de acordo como novo plano.

    O cumprimento dos no-vos padrões também incluia divulgação, após concluí-das todas as etapas, da no-va situação de ambos osportos no site da Organi-zação Marítima Interna-cional, o que dá uma am-plitude internacional àsinformações da nova situa-ção dos portos de Natal eAreia Branca.

    Fique

    Por

    Den

    tro

    @ - Hoje estamos em festa pelapassagem de aniversário de Her-nando Nobre, Paulo Soares e Eri-onildes Lopes.

    @ - Antecipamos os parabénspara os aniversariantes de ama-nhã: Ewerton Filgueira, LucianoAlmeida, Raul de Castro e Naja-ra Alcântara.

    @ - Aniversariantes do final desemana: Lílian França, KrígnaKarísiah, Monalisa Fartura, Thia-go Sena, Diego Elison, CharlesLopes, Wedeel Alves e MatheusPereira.

    @ - Juntamente com NaharaPaiva, Toinho Dutra, Lisboa Ba-tista, Marillac Alves, Júlia Paivae Verlayde Silva,que representouSoraya Vieira, fizemos parte dosjurados do concurso Mister Paudos Ferros.

    @ - O jovem blogueiro RaulFigueiredo, da cidade de Alexan-dria, estreou ontem como colunistasocial do jornal O Mossoroense.A coluna da sociedade alexan-driense é publicada todas as quar-tas-feiras.

    @ - A festa Marcas Marcantes,evento só para convidados, a-contecerá no dia 22 de março, naArena Casa Branca, com a ban-da Radiola Club. Noite em queempresas e empresários serãohomenageados.Uma realizaçãodo portal Tribuna do Alto Oeste.

    CARNAVALPaz, tranquilidade, temperatura amena e conforto. Esse é o clima que você irá

    desfrutar durante o Carnaval no Hotel Portal da Serra, em Portalegre. O hotelpreparou pacotes especiais para que você possa aproveitar um espaço aconchegante,com vista para as montanhas, área de lazer com salão de jogos, piscinas, pista decaminhada, campo de futebol, restaurante com vista panorâmica interna, cardá-pio exclusivo, excelentes vinhos chilenos, portugueses e vinhos nacionais das Ser-ras Gaúchas. Informações: (84) 3377-2002.

    [email protected] dos Ferros

    CarlosClístenes

  • Social8 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    Animação ficará a cargo do grupo Swingueto do Brasil,além de show com a transformista Regina Kaiser

    Rei Momo e Rainha doCarnaval de Areia Brancaserão escolhidos domingo

    Sem “arrastão”

    AREIA BRANCA –Di-rigentes do Grêmio Recrea-tivo Escola de Samba Mor-cegos confirmaram a rea-lização do concurso para aescolha do Rei Momo e Rai-nha do Carnaval 2014 deAreia Branca.

    A exemplo do ano passa-do, o evento será privado eacontecerá domingo, 23, apartir das 15h, na Tropi-cal Casa Show. A animaçãoserá do grupo Swingueto doBrasil, além de show coma transformista ReginaKaiser, apresentação depassistas e das baterias dasescolas de samba locais, en-tre outras atrações.

    Até 2012 a escolha doRei e Rainha do Carnavallocal era realizada pela Pre-feitura de Areia Branca,numa grande estruturamontada na praia de Upa-nema, encerrando com trioelétrico e “arrastão” fazen-do o circuito praia-centro.Em 2013 e neste ano, o go-

    verno municipal foi impe-dido de bancar o evento porter sido enquadrado em si-tuação de emergência porcausa da seca prolongadaque castiga a região.

    No ano passado e nesteano, membros da diretoriada Escola de Samba Mor-cegos resolveram realizaro evento, com apoio da ini-ciativa privada. Concor-rem aos títulos de represen-tantes máximos da foliacandidatos oriundos das es-colas de samba e blocos car-navalescos locais. As ins-crições estão abertas, de-vendo os interessados falarcom o carnavalesco PollyAssunção, da diretoria daMorcegos, ou ir pessoal-mente ao Centro de Refor-ço Educativo e Investimen-to Acadêmico (Creia), narua Coronel Liberalino,Centro, em frente à Câma-ra Municipal.

    Segundo Polly Assun-ção, devido à procura por

    inscrições por parte de can-didatos de cidades vizi-nhas, a organização doevento decidiu abrir umaexceção. “Aceitamos a par-ticipação de candidatos deoutras cidades, mas terãoque assinar um termo decompromisso que se eleitosrei ou rainha, estarão pre-sentes nos eventos que sefizerem necessários e só re-ceberão a premiação emdinheiro após o desfile dasescolas de samba, no do-mingo de Carnaval”, expli-ca.

    Ainda de acordo comPolly Assunção, para a fes-ta do próximo domingo, naTropical Casa Show, serácobrado um preço simbóli-co de R$ 5,00 somente pa-ra ajudar a custear as des-pesas do concurso. Quan-to à premiação, além deuma quantia em dinheiro,os vencedores receberãobrindes ofertados pelo em-presariado local.

    aile da SaudadeO tradicional Baile da Saudade, considerado a melhor prévia do Carnaval de Macau,

    que chega em 2014 a sua 19ª edição, já tem data marcada; dia 22 de fevereiro, sábado, no LionsClube. Este ano a Orquestra Don Cardoso & Seus Metais será uma das atrações, além da Orques-tra Harmonia do Frevo.O Baile da Saudade faz parte da programação oficial do Carnaval de Macau,com entrega simbólica da chave da cidade e a coroação do Rei e a Rainha.

    [email protected]

    Almeida

    B

    JÁ É CARNAVALO Carnaval de Macau 2014 foi

    lançado com o slogan: "Mais quePaixão. É tradição", na últimaterça-feira, 18, no Teatro NossaSenhora da Conceição, pelo prefeitode Macau, Kerginaldo Pinto, quereuniu jornalistas, colunistas, e-missoras de rádio e TV.

    O major Fernandes, da 1ª CIPMde Macau, esteve na coletiva de im-prensa, que apresentou a progra-mação oficial do Carnaval deMacau, e falou do esquema de se-gurança que será montado duranteos quatro dias de folia.

    POEMA DE CONCRETOO casal Diassis e Socorro

    Pereira estava felicíssimo na co-lação de grau do seu filho JádsonSilva. “Adinho”, para os mais ínti-mos, entra oficialmente para o mer-cado arquitetônico potiguar.

    NO BATENTENa próxima segunda-feira, 24,

    os vereadores macauenses voltamaos trabalhos do 1º período or-dinário do Legislativo salineiro de2014, sob o comando do presidenteda Casa, vereador Oscar Pa