mossoró - rn, 5 de novembro de 2013 - nº 16.483 terÇa-feira...

18
R$ 1,50 Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 www.omossoroense.com.br TERÇA-FEIRA Secretaria divulga calendário de reserva de matrículas Procedimento será iniciado com portadores de necessidades especiais e exigirá CPF. Página 2 (Cotidiano) Página 3 (Cotidiano) Capa (Cotidiano) Página 6 Aposentado Francisco Soares acertou Francisco Kerginaldo com cutilada no peito durante discussão numa bebedeira em Portalegre. Pai mata filho com facada Página 7 Baraúnas elege diretoria liderada por mulheres para a próxima temporada 'Novembro Azul' estimula diagnóstico precoce do câncer de próstata Rede estadual RN apresenta redução de 35% em casos de dengue Relatório divulgado pela Sesap mostra que a doença está presente em 103 municípios do RN. Página 6 (Cotidiano) Balanço Página 7 (Cotidiano) Inusitado Crise financeira Câmara de Janduís funciona em estado de emergência Decreto determina adoção de medidas de racionamento e contenção de despesas. Página 10 (Cotidiano) Chuva de granizo atinge cidade do Seridó Fenômeno surpreendeu população de Santana do Seridó no último domingo. Página 6 Justiça Federal condena três por assalto aos Correios Página 5 (Cotidiano) Exame negado porque paciente não comprovou residência Página 3 TRE iniciará avaliação de processos eleitorais julgados em Mossoró Página 8 (Cotidiano) Prefeitura fecha em protesto contra dificuldades financeiras Governo deve pagar terço de hora-atividade para 1.300 professores Cacau Página 6 Jovem executado no bairro Malvinas pode ter sido morto por engano Página 5 (Cotidiano) 3º Juizado Especial Cível zera pauta de processos para julgamento O MOSSOROENSE

Upload: others

Post on 22-Aug-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

R$ 1,50Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483

www.omossoroense.com.br

TERÇA-FEIRA

Secretaria divulgacalendário de reserva

de matrículas

Procedimento será iniciado comportadores de necessidades

especiais e exigirá CPF.

Página 2 (Cotidiano)

Página 3(Cotidiano)

Capa (Cotidiano)

Página 6

Aposentado Francisco Soares acertou Francisco Kerginaldo com cutilada no peito durante discussão numa bebedeira em Portalegre.

Pai mata filho com facada

Página 7

Baraúnas elege diretoria liderada pormulheres para a próxima temporada

'Novembro Azul' estimuladiagnóstico precoce do câncer de próstata

Rede

esta

dual

RN apresenta redução de 35% em casos de dengue

Relatório divulgado pela Sesapmostra que a doença está presente em 103 municípios do RN.

Página 6 (Cotidiano)

Bala

nço

Página 7 (Cotidiano)

Inusitado

Crise financeira

Câmara de Janduís

funciona emestado de

emergência

Decreto determina adoção de medidas de racionamento e

contenção de despesas.

Página 10 (Cotidiano)

Chuva de granizo atinge

cidade doSeridó

Fenômeno surpreendeupopulação de Santana doSeridó no último domingo.

Página 6

Justiça Federal condena trêspor assalto aos Correios

Página 5 (Cotidiano)

Exame negado porque pacientenão comprovou residência

Página 3

TRE iniciará avaliação de processoseleitorais julgados em Mossoró

Página 8 (Cotidiano)

Prefeitura fecha em protestocontra dificuldades financeiras

Governo deve pagar terço de hora-atividade para 1.300 professores

Cacau

Página 6

Jovem executado no bairro Malvinas pode ter sido morto por engano

Página 5 (Cotidiano)

3º Juizado Especial Cível zera pautade processos para julgamento

O MOSSOROENSE

Page 2: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Opinião2 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 5 de novembro de 2013

[email protected]

ANTÔNIO GOMESO professor Antônio Gomes, após mais de

40 anos de contribuição para a PrevidênciaSocial, está se preparando para se aposen-tar. Só na Uern foram 32 anos. Hoje é um dosassessores do reitor Pedro Fernandes. Dei-xou sua marca do bem por onde passou.

JOÃO BATISTANo feriado de Finados, tive o prazer e a

oportunidade de rever, após mais de 40 anos,João Batista Vieira de Paula, que é irmãode Elzo, também do falecido recentementeVieira, de dona Fátima (a esposa de TogoFerrário). João Batista reside em Recife du-rante todo esse tempo e se disse leitor assí-duo deste espaço e do jornal O Mossoroen-se como um todo.

JOÃO BATISTA IIJoão Batista Vieira de Paula integrou o

nosso grupo de juventude que nós chamá-vamos de "os sete cabeludos". Éramos eu,ele, o saudoso Raul Caldas Sobrinho, o nãomenos saudoso João Rodrigues Neto (o João-zinho de Neco Carteiro), Guga (RaimundoAugusto da Escóssia), Bira Menezes e Pau-lo Menezes. Corriam os anos 60.

CARLOS ALBERTOO recente feriado foi também de gratas

recordações, Encontrei com Carlos AlbertoCosta Barbosa, a quem também não via hámuitos anos. Carlinhos de seu Décio Bar-bosa e dona Sílvia era da nossa turma: eu,ele, Raul Caldas, José Marcos (filho de Pe-dro Melo), Kerensky Monte, José Laorte nosdomínios da rua Idalino de Oliveira, no cen-tro da cidade. Carlos Alberto hoje é aposen-tado pelo Banco do Brasil e reside em Na-tal, mas ainda tem muito familiares residen-tes em Mossoró.

TROVÕESNa noite do último domingo, houve o en-

saio de alguns trovões no céu mossoroense.Uma coisa completamente atípica para nóse em pleno semiárido mês de novembro. Es-tranho.

DERRUBADANo silêncio da noite entrando pela ma-

drugada do domingo, a casa onde por mui-tos anos residiu Rafael Negreiros, na Praça

da Independência, foi ao chão. Como de fa-to vem se dando com outros patrimônios ar-quitetônicos históricos em Mossoró. No seulugar, deverá surgir, quem sabe, um novoestacionamento para veículos.

CASA MORAISComeçou a operação desmonte de um

dos mais tradicionais estabelecimentos co-merciais de Mossoró, a Casa Morais, de Jo-sé Morais de Lima. O seu herdeiro, MoraisNeto, iniciou pelo aviso prévio à sua equipede funcionários. José Morais de Lima co-meçou como balconista de seu Pedro Leão deMoura nos anos 50 e está aí para contar es-sa história.

MILTONMudança de comando na emissora FM-

95 de Mossoró. Saiu Michael Charles e as-sumiu o seu legítimo proprietário e entusias-ta do rádio, Milton Marques de Medeiros,até bem pouco reitor da Uern.

DAVI LEITENosso conterrâneo Davi de Medeiros Lei-

te ganhou notoriedade devido às suas re-centes publicações em livros. Davi foi o en-trevistado principal da Rádio Senado re-centemente, onde dissertou em torno desuas recentes publicações em livro sua ex-periência de aprendizado na Espanha. Va-leu, Davi.

ESCONDIDOSImaginava-se que os "azulzinhos" de Mos-

soró de hoje (outrora "amarelinhos") tives-sem vindo para orientar o trânsito bagun-çado desta cidade chamada Mossoró. Ledoengano. Podem prestar a atenção devida queeles andam desaparecidos das ruas da ci-dade. Certamente escondidos por aí lavran-do multas e mais multas.

HERÓIRodolfo Fernandes, o prefeito de Mosso-

ró em 1927 que comandou o revés ao bandodo cangaceiro de Lampião, pode mesmo serconsiderado um herói dos nossos tempos?Escóssia Júnior denuncia a Carlos Santosque, pelo que tudo indica, não pode. Dia deFinados, o seu túmulo estava lá, abando-nado, no cemitério. Ninguém lhe dava a mí-nima. Escóssia Júnior tem razão.

VIEIRAFoi sepultado no final da tarde do domingo passado, em Natal, o senhor José Vieira da

Costa, que era mais conhecido como Vieira. As gerações mossoroenses atuais não o conhe-ceram, mas ele foi o primeiro piloto da aviação civil a atuar em Mossoró num avião modeloteco-teco, fazendo viagens entre Natal e Mossoró, cujo roteiro incluía Macau e outros seto-res do país. Era primeiro e único nesta área.

VIEIRA IIInclusive seu José Vieira da Costa era matrimoniado com uma mossoroense, dona

Lanuza, irmã de Paulo Guttemberg de Noronha Costa, um dos fundadores da Rádio Di-fusora de Mossoró, que lhe sobrevive e reside em Natal. Nossa solidariedade aos seusfamiliares.

FRANCISCA DE SOUZAUma festa está sendo preparada para celebrar os mais de 80 anos de idade de dona

Francisca de Souza, residente na avenida Rio Branco, 1415, ao lado do Teatro MunicipalDix-huit Rosado. Dona Francisca tem dois filhos frades: frei Jerônimo Adelino de Souza,pároco de Olinda, Pernambuco, e frei Jonaldo Adelino de Souza, pároco de Santo Antônio,em Sergipe, Aracaju. Um outro filho seu é Juarez do Xerém, da Rádio Vale do Apodi (AM)e que começou em Mossoró na Rádio Rural, além de outros filhos.

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

fórmula depreciativa como vem sen-do colocado o julgamento desta quin-ta-feira no TRE, quando estará em

julgamento o mandato da prefeita de Mos-soró, Cláudia Regina, não recomenda aque-la corte. O debate assomou os principais es-paços do Facebook e enveredou por outras

redes sociais. Mas tudo na base do descré-dito, da gozação. E isso é péssimo para to-dos nós. Principalmente pelo desprezo e pe-lo descrédito que assomam a nossa corte elei-toral. Está a maioria cantando o resultadodo julgamento. Vamos aquilatar se a gran-de maioria tem razão. Ou não.

AEsse "bolão" não recomenda

Emery Costa

Jornal

ealizou-se, no fim de semana de 26 e 27de outubro de 2013, o Exame Nacionaldo Ensino Médio (Enem). O Enem sur-giu em 1998 como proposta do Institu-

to Nacional de Estudos e Pesquisas Educa-cionais (Inep) para avaliação anual dos conhe-cimentos gerais de estudantes concluintes eegressados do Ensino Secundário no Brasil.Os resultados do Enem oferecem informa-ção estatística importante para melhorar aeficiência de políticas públicas educacionais.

O Ensino Básico e o Secundário são pon-tos fracos no Brasil porque não se têm for-mado bons cidadãos. Por isso o sucesso doEnem é extremamente relevante na aferi-ção da qualidade da educação no país. A ex-pectativa é de que estudantes cheguem àuniversidade com o nível necessário de co-nhecimentos gerais a fim de que sua for-mação siga da melhor forma possível.

O controle sobre o pro-cedimento de impressãoe distribuição das provasdo Enem está cada vezmais rigoroso. Ele envol-ve uma cadeia complexade segurança. As provasde 2013 foram guarda-das num armazém doExército em São Pauloantes que fossem trans-portadas aos demais es-tados. Aloizio Mercadan-te, ministro da Educa-ção, alertou que váriasinstituições de seguran-ça pública garantem acredibilidade neste pro-cedimento. Ele referiu-se às Forças Armadas,Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federale Polícia Rodoviária Federal.

Os organizadores do Enem de 2013 pre-ocuparam-se com as redes sociais da Inter-net através da vigilância do acesso de estu-dantes que fizeram a prova. Os candidatosproibiram-se de publicar mensagens e fotosnelas durante a prova; uma comissão vas-culhou as redes sociais pelos nomes dos can-didatos em busca de conteúdo que os elimi-ne pelas regras de segurança. Seus perten-ces ficaram lacrados embaixo da mesa du-rante a realização da prova. Assim, evitou-se o uso da tecnologia a serviço da trapaçapara que os honestos não se prejudicassem.

Rigor maior aplica-se em todo o procedi-mento de realização do Enem. Isto ocorredepois da denúncia de que o caderno de ques-tões havia sido roubado de uma gráfica, o te-ma de redação havia vazado e números das

questões haviam sido trocados no gabaritoem anos anteriores. Os esforços na garan-tia de segurança do procedimento do Enemaumentaram depois que se decidiu que oresultado desta prova poderia substituir ovestibular no acesso a várias universida-des públicas e na adição de pontos ao resul-tado final dos exames vestibulares.

O Enem é um exame abrangente e mui-to bem preparado. Os candidatos a vagas emuniversidades públicas empenham-se emfazê-lo porque trata-se de uma avaliaçãomais analítica e menos funcional que a quese aplica pelos principais vestibulares nopaís. Contudo, a atenção desvia-se ao in-cremento da segurança em vez de focar noaumento e na melhoria das vagas nas uni-versidades, já que tantos brasileiros bus-cam inserção no Ensino Superior.

Vestibular é um momento de concorrên-cia, disputa e tensão, po-rém o Enem é uma pro-posta examinadora dis-tinta dos vestibularestradicionais. O desejávele também o inesperadopodem acontecer a des-peito de anos de estudos.Candidatos menos pro-pensos ao estudo tendema confundir obtenção deconhecimento com acú-mulo de informações quesó servirá para reduzirainda mais o gosto pelasartes e as ciências. Sen-do assim, o Enem disfar-ça este déficit educacio-nal no país (de vagas nasuniversidades) com uma

prova menos entediante.O “exercício da cidadania” continua sen-

do um lema cujo significado se enfatiza numpaís ávido de progresso. É uma expressão quese reproduz com frequência por instituiçõespúblicas, mas que se entende pouco devidoao nosso despreparo em ser bons cidadãos.

Estudantes que trapaceiam em examesenganam-se a si mesmos e não aos outros.Numa sociedade justa, não só haveria va-gas na universidade para todos os que quei-ram cursá-la, mas também senso de justi-ça entre cidadãos. Estes se esforçariam pa-ra melhorar seu desempenho sem trapacearoutros candidatos (com uso de “colas” em ca-netas, escutas telefônicas e artifícios alter-nativos que fazem mal uso da tecnologia),e entenderiam que o bom preparo para es-te exame não só garantiria acesso a uma uni-versidade, mas prepará-los-ia para a vida.

RAvaliação do Ensino Secundário

ArtigoBRUNO PERON - Colaborador

O "exercício da cidadania"continua sendo um lema cujo

significado se enfatiza num paísávido de progresso. É uma

expressão que se reproduz comfrequência por instituições

públicas, mas que se entende pouco devido ao nosso despreparo

em ser bons cidadãos.

Page 3: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Judiciário

Nesta semana devem ir à votação do pleno três recursos, sendo um relativo à cassação em primeira instância

TRE/RN começa a analisar processosrelativos à prefeita Cláudia Regina

Polêmica

Projeto pode tornar crimeinaugurar obras inacabadas

BRUNO BARRETOEditor de Política

O Tribunal RegionalEleitoral (TRE) começa-rá a decidir o destino daprefeita Cláudia Regina(DEM) esta semana,quando analisará os pri-meiros recursos de pro-cessos movidos contraela.

É possível que hoje se-ja votado o processo emque a prefeita foi absol-vida da acusação de se be-neficiar da propagandainstitucional da Prefeitu-ra de Mossoró em tapu-mes colocados na reformade uma praça no bairroAlto de São Manoel.

Na primeira instân-cia, Cláudia foi absolvi-da de multa e cassaçãopelo então juiz da 34ª Zo-

na Eleitoral, Pedro Cor-deiro. Esse processo de-veria ter sido analisadona semana passada, masfoi adiado. Agora ele po-de aparecer em qualquersessão.

Na quinta-feira, doisprocessos estão na pau-ta. O primeiro trata demais uma absolvição jáproferida pela juíza AnaClarisse Arruda, numadas primeiras sentençasdela. Trata-se de proces-so relativo às mensagenssubliminares da gover-nadora Rosalba Ciarlini(DEM) em um carro desom. Para quinta-feiratambém está previstaanálise da primeira cas-sação proferida em 1° demarço pelo juiz HervalSampaio Júnior que aca-tou o entendimento de

que houve abuso de po-der político e econômicona campanha deste ano.

Esse processo teveuma grande polêmicaporque Herval tirou fé-rias no dia seguinte e Pe-dro Cordeiro acumulouas duas zonas eleitorais.Em um embargo de de-clarações, o substitutoreformulou a sentença.O caso foi parar no TREe por alguns minutosprevaleceu o entendi-mento de que deveria va-ler a sentença de Her-val e sem prazo para re-curso. Mas uma diver-gência aberta pelo hojepresidente do TRE,Amílcar Maia, modifi-cou o rumo do julgamen-to e Cláudia passou a tero direito ao recurso mar-cado para quinta-feira.

O deputado estadualKelps Lima quer tornarcrime o ato de gestoresque venham a promoverinaugurações de obrasque não estejam devida-mente funcionando noato da cerimônia de inau-guração.

Nesta terça-feira, 5, odeputado apresentaráum projeto de lei que de-termina que obras feitaspelo Governo do Estado sópoderão ser inauguradasapós 15 dias de funciona-mento efetivo, com umadeclaração, POR ESCRI-TO, do secretário respon-sável pela obra ou servi-ço inaugurado, atestandoque ela já está servindo aoatendimento público hápelo menos 15 dias.

"Caso o secretário res-ponsável assine que aobra já está em funcio-namento há 15 dias e se-ja mentira, ele poderáresponder por improbi-dade administrativa", es-tabelece o deputado.

Outro fator importan-te é que fica proibido tam-bém o gasto de dinheiropúblico em eventos paralançamento de obra ouassinatura de "ordem deserviço", evitando assimo uso político de recursosdo Estado.

Cláudia terá futuro analisado

Iniciativa

Larissa propõe audiênciapara debater Aids no RN

A incidência de Aidsno público masculino noRN aumentou de 1,5 ho-mem para uma mulher,em 2000, para 2,5 ho-mens para uma mulher,em 2012. Esse e outrosaspectos da doença serãodebatidos na AssembleiaLegislativa, dia 4 de de-zembro, por iniciativa dadeputada estadual La-rissa Rosado (PSB).

Aaudiência pú-blica marcará aSemana Mun-dial de Lutacontra a Aidsno Estado, ereunirá es-pecialistaspara tratarde prevenção,diagnóstico,tratamento eoutras ações. "Va-mos produzir umconjunto de propostaspara aperfeiçoar o en-frentamento à Aids noRio Grande do Norte", ex-plica a parlamentar.

PREOCUPAÇÃOO debate é necessário,

segundo Larissa, porqueo RN registrou 3.594 no-vos casos de Aids entre2000 e 2012, dos quais67% em homens e 33%

em mulheres - quase doishomens infectados paracada mulher. Os dadosforam divulgados no úl-timo dia 15 pela Secreta-ria de Estado da SaúdePública (Sesap).

"Há preocupação queo total seja maior do queos números oficiais, e

que existam pessoassem saber que são porta-doras do vírus HIV, dis-seminando a doença semconsciência disso", aler-ta Larissa, lamentandoque 287 gestantes te-nham sido diagnostica-das com Aids entre 2007e 2012, segundo a Sesap.

Projeto é de iniciativa do deputado estadual Kelps Lima

Luciano Lellys

Política 3www.omossoroense.com.br Terça-feira, 5 de novembro de 2013

No mesmo projeto,Kelps também proíbeapresentações artísticaspagas com dinheiro públi-co em inaugurações deobras de governadores."A apresentação artísti-ca pode até acontecer nainauguração. Tudo bem.Mas só se for gratuita.Com o dinheiro do povo,não!".

No âmbito do municí-pio de Natal, um projetosemelhante também se-rá apresentado pelo ve-reador Rafael Motta, co-laborando para o fim deuma prática que já viroucaricatura do modelo depolítica antiga que não ca-be mais no momento his-tórico pelo qual passa oRio Grande do Norte.

Page 4: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Política4 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 5 de novembro de 2013

Reação

Segundo o Ministério Público, porém, a decisão do TJ suspende os direitospolíticos de Maluf por cinco anos e impede sua candidatura nas eleições de 2014

Defesa diz que Maluf não se enquadrano Ficha Limpa e vai recorrer de decisão

Depoimento

Nada paga o quepassei, afirmamotoristaenvolvido emacidente de JK

A defesa do deputadofederal Paulo Maluf (PP-SP) afirmou nessa se-gunda-feira (4) que a suacondenação no TJ (Tribu-nal de Justiça) de SãoPaulo por improbidadeadministrativa não sus-pendeu seus direitos po-líticos e, portanto, ele po-deria participar das pró-ximas eleições.

Segundo o MinistérioPúblico do Estado de SãoPaulo, porém, a decisãodo TJ suspende os direi-tos políticos de Maluf porcinco anos e impede suacandidatura nas eleiçõesde 2014. A defesa discor-da e alega ainda que acondenação dele não seencaixa em todas as ca-racterísticas exigidas pe-la lei para enquadrá-lo naLei da Ficha Limpa.

Em nota à imprensa,os advogados EduardoNobre e Patrícia Riosafirmam ainda que vãorecorrer da decisão aoSTJ (Superior Tribunalde Justiça) e ao STF (Su-premo Tribunal Federal).

O deputado foi conde-nado pelo superfatura-mento das obras do tú-nel Ayrton Senna, na zo-na sul de São Paulo,quando esteve à frente daprefeitura, de 1993 a1996.

Os advogados argu-mentam que, para se tor-nar ficha-suja por impro-bidade administrativa, épreciso que a condenação

Prestes a completar 70anos na quinta-feira (7),Josias Nunes de Oliveira,o motorista do ônibus en-volvido no acidente quematou o presidente Jus-celino Kubitschek em 22de agosto de 1976, voltoua falar nessa segunda-feira (4) sobre o caso, emque chegou a ser acusa-do.

O depoimento do mo-torista foi dado na Co-missão de Direitos Hu-manos da AssembleiaLegislativa de Minas Ge-rais, que agora quer queo Estado brasileiro façaum pedido formal de des-culpas a ele e lhe dê com-pensação financeira naforma de correção da suaaposentadoria por inva-lidez. "Nada paga [o quepassei]", disse ele.

tenha sido dada por órgãocolegiado, determine asuspensão de direitos po-líticos, o ato tenha sido do-loso (intencional) e tragaprejuízo ao erário, alémde ter havido enriqueci-

mento ilícito do agentepúblico.

No entanto, diz a de-fesa, Maluf não foi con-denado pela prática deato doloso nem enrique-cimento ilícito.

Maluf foi condenado pelo superfaturamento das obras do túnel Ayrton Senna

Agência Brasil

Leia a íntegra da nota:

"CONDENAÇÃO DE MALUF NÃO IMPEDE SUA CANDIDATURA

A decisão tomada hoje pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo nãoimpede que Paulo Maluf participe das próximas eleições.

Para ser impedido pela Lei da Ficha Limpa é necessário que a condenaçãopor improbidade administrativa tenha as seguintes características de formacumulativa:

(i) proferida por órgão colegiado;(ii) determine a suspensão de direitos políticos;(iii) que o ato tenha sido praticado na modalidade dolosa;(iv) que o ato importe em prejuízo ao erário; e(v) que o ato cause enriquecimento ilícito do agente público.

A ausência de qualquer uma dessas características faz com que a condenaçãonão se enquadre na Lei da Ficha Limpa.

No caso em questão o Tribunal de Justiça não condenou o Deputado PauloMaluf pela prática de ato doloso, como também não o condenou por enriqueci-mento ilícito.

Por essas razões a Lei da Ficha Limpa não impede que o Deputado participedas próximas eleições.

Oportunamente o Deputado Paulo Maluf irá recorrer desta decisão ao Supe-rior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal.

Eduardo Nobre - AdvogadoPatricia Rios – Advogada"

[email protected]

Barreto

Jório“Ele está pensando que com aquela notinha vai me

fazer mudar de ideia? Vai não”. A frase é do vereadorJório Nogueira (PSD) sobre comentário que fiz a res-peito da mudança de bancada dele. Por mim, Jório po-de ir para onde ele quiser. Meu papel enquanto jorna-lista político é analisar os fatos e mostrar as contradi-ções dos homens do povo. Se Jório vai engolir o orgu-lho dele para ser gorvenista, é problema dele com osseus eleitores mais críticos.

Reforço Uma coisa é certa: com Jório Nogueira, a bancada

governista, escassa de bons oradores, terá um reforçoesperado desde os tempos em que Fafá Rosado habi-tava o Palácio da Resistência. Resta saber o nível demotivação.

O desafio de Robinsonvice-governador Robinson Faria (PSD) estádisposto a ir aos últimos limites para disputar

o Governo do Estado. Nas entrelinhas, ele disseque quer ser protagonista pela primeira vez nacarreira política e se posicionando contra o “a-cordão” costurado pelo PMDB. Alega que nãodeixa ninguém vencer por W.O. Se insistir, Robin-son dará uma bela contribuição, mas a históriamostra que esses arroubos resultam em derro-tas vergonhosas no Rio Grande do Norte. Foi as-sim com Wilma de Faria, quando tentou o Gov-erno em 1994, e com Geraldo Melo, quando in-sistiu em ser candidato ao Senado em faixa própriaem 2006. Os dois casos terminaram em fiascopor falta de apoio de outras lideranças de peso.

2002Ao ler a nota acima, o

leitor pode lembrar dahistórica vitória de Wil-ma em 2002, quando fi-nalmente um nome daterceira via venceu, maso caso é diferente. Em2002, Wilma tinha osapoios das prefeituras deNatal, Parnamirim e doentão presidente da As-sembleia, Álvaro Dias.

PMMuito bom o desempe-

nho da Polícia Militar an-tes, durante e depois doclássico ABC x América,no sábado.

RebeldiaO deputado estadual

Vivaldo Costa mal che-gou ao PROS e já está naala dos rebeldes. Pelocomportamento, ele nãovai aceitar qualquer can-didato do PMDB, siglapela qual o “Papa” nãonutre a menor simpatia.Vivaldo tem criticado aescolha de Fernando Be-zerra para o Governo.

AdecinhoO deputado estadual

José Adécio (DEM) em-placou o filho Adecinhono comando da Ceasa.Fortalecido.

O

Semana A semana promete fortes emoções no cenário

político mossoroense. São três recursos para seremanalisados no TRE. Sem contar que as sentençasde primeira instância podem pintar a qualquermomento. Época de lexotan, rivotril e similaresvendendo que nem água nas farmácias.

Granizo - Quem diria. Em pleno sertão seridoense choveu granizo. É difícil acreditar,

mas o fenômeno em plena primavera foi registradona madrugada de ontem. E é porque estamos

na era do aquecimento global.

Motorista envolvidoem acidente de JK diz que recebeuoferta para assumir a culpa

Tal como no depoi-mento que prestou na Co-missão da Verdade daCâmara Municipal deSão Paulo, há 35 dias,Oliveira chorou ao contaro drama que viveu quan-do tentaram fazer comque ele assumisse a cul-pa pelo acidente.

Então motorista daViação Cometa, ele vol-tou a repetir que dois ho-mens foram até a sua ca-sa em São Paulo, cincodias após o acidente, e lheofereceram "uma malacheia de dinheiro, não erapasta" para que ele dis-sesse que o ônibus que di-rigia na Via Dutra bateuno Opala de JK.

Ele recusou o dinhei-ro, foi processado assimmesmo e, no ano seguin-te, a Justiça do Rio enten-deu que ele não teve en-volvimento com o aciden-te. Mesmo assim, Olivei-ra continuou sofrendo"bullying". "Eu ouvia decolegas que eu matei JK",disse ele, chorando. "Cin-co anos depois, eu pedi ascontas", afirmou.

Page 5: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Opinião 5www.omossoroense.com.br Terça-feira, 5 de novembro de 2013

egue fazendo o bem. Prova-velmente, não te faltarão es-pinhos e pedras. Pedras, noentanto, servem nas cons-

truções e espinhos lembram rosas.Não percas a oportunidade de

auxiliar. Se alguém te lança entra-ves à marcha, não te vincules àideia do mal. Reflete na Bondadede Deus e caminha.

Não acuses a ninguém. Com-padece-te e age amparando. Quemte pareça no erro, unicamente ha-verá estragado em si mesmo o so-nho de amor e aperfeiçoamentocom que nasceu.

Não gastes tempo, medindo obs-táculos ou lastimando ocorrências

infelizes. Ouve as frases do bem quete induzem à frente e esquece tu-do aquilo que se te representa porapelo à desistência ou desânimo.

Alguns dos minutos das horasde que disponhas, investidos no re-conforto aos irmãos emparedadosno sofrimento, ser-te-ão contadospor créditos de alegria e de paz.Sê a coragem dos que esmoreceme a consolação dos que perdem a es-perança.

Onde encontres a presença dasombra, acende a luz da renova-ção. Quando alguém te fale em tri-bulações do presente, destaca aspossibilidades do futuro. Aos ir-mãos que te exponham prejuízos

de agora, aponta as vantagensque virão.

Estende a própria alma na dá-diva que fizeres. De tudo quantoouças e vejas, fales ou faças, pre-valece tão-somente o amor que pu-seres nas próprias manifestações.

Se percebes a vizinhança datempestade, não te esqueças de queacima das nuvens reina o céu azul.

E se te reconheces, dentro da noi-te, conserva a segurança de tua fé,recordando sempre de que o ama-nhã trará um novo alvorecer.

(Mensagem do Espírito Meimeipsicografada pelo médium espíri-ta Francisco Cândido Xavier)

SDE CAMINHO EM CAMINHO

a semana que antecedeu oDia do Poeta, publiquei al-guns poemas meus na mi-

nha página no Facebook e tambémna página do Grupo Varal do Bra-sil. Pois no dia 18 de outubro, a Cris-tina Davet leu uma crônica minhaque sugeria que lêssemos mais pa-ra as nossas crianças e comentou:“Hoje lemos poemas seus num sa-rau lá na casa da dona Helen De-byn. Você escreve muito, Amorim,parabéns!” Não é para ficar felizcom uma notícia dessas?

Passada a emoção, fiquei ma-tutando cá com meus botões: masa Cristina não mora em Genebra,na Suíça? Pois mora. E a dona He-len, que cedeu a casa para o sarau,é nada mais nada menos do que abrasileira que esteve no Salão In-ternacional do Livro de Genebra,procurando-me para me dar umabraço e comprar meus livros. E fo-

ram esses livros que fizeram comque meus poemas fossem lidos nacasa da dona Helen, no sarau quereuniu muita gente boa: além daCristina, o Marinaldo, sobrinho dadona Helen, escritor de Joinville,a escritora brasileira Maria ClaraMachado, que eu também conhecino Salão, e muitos outros.

Não é uma beleza? É sensacio-nal ter a poesia da gente corren-do o mundo, sendo ouvida em al-to e bom som, na voz de outros poe-tas, num cantinho aconcheganteda Suíça. Dona Helen é um cria-tura amantíssima, é um poema deternura, só podia ser ela a aco-lher uma plêiade de poetas e pos-sibilitar que acontecesse um sa-rau internacional.

O Marinaldo, eu já conheciaaqui do Brasil. O Grupo Literá-rio A Ilha, do qual sou fundadore coordenador, passou boa parte

dos seus trinta e três anos de ati-vidades em Joinville, e conheço oagora escritor desde pequeno, poisele foi mostrar-nos, ainda peque-no, um dos seus primeiros traba-lhos quando fazíamos o Varal daPoesia, em plena praça.

As outras pessoas aqui citadas,eu conheci em Genebra, daí a im-portância da participação no SalãoInternacional do Livro de Genebra.Não estarei participando da pró-xima edição, em 2014, mas maisadiante, com certeza, estarei vol-tando à Suíça para esse grandeevento literário e para abraçar denovo a dona Helen, a Maria Cla-ra, que espero que vá, também, denovo àquela grande festa, a Cris-tina Davet e tantos outros amigosque fiz. Como a Jacqueline e o Pau-lo, que possibilitam a participa-ção de nós, brasileiros, em tão gran-de evento.

N

POESIA BRASILEIRA NA EUROPALUIZ CARLOS AMORIM – Escritor

RESUMO DAS NOVELAS Terça-feira (5/11)

Amélia fica transtornada com a notí-cia da gravidez de Sílvia. No Brasil, o mé-dico diz a Ernest que Iolanda está grávi-da. Aurora consegue vender um dos se-los da coleção deixada por Rosarinho eexige de Arlindo uma comissão. Mundofica arrasado ao saber, por Iolanda, queo filho que ela espera é de Ernest. O mé-dico confirma a gravidez de Sílvia,deixando-a surpresa. Pérola diz que seucoração não sente que ela terá um irmão.

Joia RaraBen e toda a família comemoram a che-

gada de Hernandez e seus filhos, mas An-tônio fica incomodado com a situação. Mar-tin garante a Anita que não ficará atrásdela. Sidney conversa com Ben sobre pa-ternidade e Meg ouve. Sofia se irrita coma presença da família americana de Ben, eAntônio se interessa pela menina. Ronal-do e Frédéric falam sobre as obras no ca-sarão para acomodar a família de Hernan-dez. Sidney tenta ficar com Luciana.

MalhaçãoLili mostra a William a carta escrita

por seu pai e ele faz uma associação como sumiço de Tereza e Marlon. Júlia criti-ca Rafa por sofrer por causa de Paulinha.Marcelo convence Lili a acompanhá-lo emum passeio pela floresta. Nilson vê luzespela floresta e fica apavorado. Guto recu-pera os dados do computador de Marlon.Sandra descobre que o irmão de Williampegou todo o seu dinheiro.

Além do Horizonte

Rafa é o único garoto que resta parafazer par com alguma menina. Pata, Crise Bia disputam um teste para saber quemdançará com ele. Cris ganha a votação detodos para dançar com o comilão. Tobiasconta para Maria Cecília que irá fazerum comercial. As crianças chamam Cin-tia para sortear o ritmo que cada casalirá dançar. Carmen tenta convencer JoséRicardo que as intenções de Carol em re-lação a Junior não são das melhores.

ChiquititasJonathan pede para ficar com Fé-

lix. Félix pede que Pilar deixe Jonathanficar na mansão. Edith afirma que sevingará do marido e Pilar teme o queela possa saber contra seu filho. Re-nan prepara um café da manhã paraLaerte e Inaiá e percebe que a enfer-meira está doente. Patrícia avisa a Gu-to que vai sair. Perséfone incentiva Mi-chel a procurar Patrícia. Guto marcaum encontro com Sílvia.

Amor à VidaPatrícia consegue fugir da fazendi-

nha com a ajuda de Stella. Otávio e Mi-chele pensam em pagar o resgate semque Carlão saiba. Preocupada, Lauraprocura por Anjo e o ajuda a se recupe-rar dos hematomas. Carlão e Ramiroconversam sobre Picasso. Mineral orde-na que Djalma solte Baldochi. Donanadiz a Carlão que Patrícia fugiu novamen-te. Juliano segue ordens de seu pai etranca Carlão no quarto.

Pecado Mortal

Notas da Redaçã[email protected]

PROTESTO - Hoje eamanhã as prefeiturasdos municípios serãofechadas, mantendoapenas os serviços es-senciais. O protesto écontra a crise financei-ra causada pela redu-ção do FPM.

PROJETO - Em Mosso-ró, já tramita na CMMuma proposta seme-lhante que proíbe o Exe-cutivo inaugurar obrasinacabadas. O projetoé de autoria do vereadorLairinho Rosado.

REQUERIMENTO - A de-putada estadual LarissaRosado (PSB) volta a pe-dir, na Assembleia Le-gislativa, sinalização detrânsito nas obras doComplexo Viário da Abo-lição.

REGISTRO O histórico e a proposta pedagógica do Festival

de Teatro da Universidade do Estado do Rio Gran-de do Norte (Festuern) farão parte de um livro. Oexemplar deverá ser lançado em dezembro deste ano.

COLETIVA A coordenação do grupo Diocecena concederá ho-

je uma coletiva, no Requinte Buffet, para apresen-tar detalhes do espetáculo “África - Sol Vermelho, ter-ra negra”. O espetáculo será encenado de 8 a 10 denovembro, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

MAU EXEMPLO A ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, que inau-

gurou há um ano a UPA do bairro Belo Horizonte,até hoje sem funcionar, parece ter inspirado o depu-tado estadual Kelps Lima. Hoje, ele apresenta pro-jeto de lei que torna crime inauguração de obra ina-cabada.

ENEM - Termina hoje oprazo de inscrição noExame Nacional do Ensi-no Médio (Enem) para de-tentos e adolescentes quecumprem medidas so-cioeducativas. As inscri-ções são feitas exclusiva-mente pela internet.

Page 6: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Polícia6 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 5 de novembro de 2013

Francisco Kerginaldo de Souza foi morto com um golpe de faca desferido por seu pai Francisco Soares

Aposentado mata filho com golpe de faca durantediscussão familiar no centro de Portalegre

Violência

Moradores de Porta-legre, na região do AltoOeste potiguar, se choca-ram com um crime bár-baro que aconteceu nanoite da última sexta-feira (1º), no centro dacidade. O agricultorFrancisco Kerginaldo deSouza, 37 anos, foi mor-to com um golpe de faca

na altura do peito es-querdo, desferido por seupróprio pai, o aposenta-do Francisco Soares deSouza Neto, 62 anos, pre-so em flagrante com a ar-ma do crime.

O homicídio teria sidomotivado por uma discus-são gerada pelo abuso debebida alcoólica, tanto da

vítima como do agressor,o que ocorria com fre-quência.

Relatos da Polícia Mi-litar apontam que, porvolta das 21h30, a vítimachegou a sua casa, na ruaPaulo Soares, completa-mente embriagado e te-ria agredido fisicamentecom um cabo de vassou-

ra seu pai, FranciscoSoares de Souza Neto,que para se defender dofilho desferiu uma faca-da mortal.

Kerginaldo não resis-tiu e morreu no local, en-quanto o aposentado foipreso quando tentava seevadir da cena do crime.Populares disseram aos

policiais que atenderama ocorrência que as brigasentre pai e filho eram fre-quentes e sempre forammotivadas pelo alcoolis-mo dos dois.

Peritos do InstitutoTécnico e Científico de Po-lícia (Itep) de Mossoró re-moveram o corpo de Ker-ginaldo para a necropsia.

Focoelho

Nosso Paraná

Agricultor encontrado morto a tiros no bairro Eldorado

Nas primeiras horasda manhã de sábado (2),o corpo de um homem foiencontrado com váriasperfurações de bala, nobairro Eldorado, em As-sú. Luiz Francisco da Sil-va, 48 anos, que residiana comunidade de Mora-da Nova, zona rural domunicípio, foi achadopor populares por voltadas 6h.

Moradores do bairroonde aconteceu o crimedisseram aos policiaismilitares que atenderama ocorrência que foramouvidos estampidos de ti-ros e momentos depois ocorpo do agricultor foi en-contrado. No local, nin-guém soube informar so-bre quem teria sido o au-tor dos disparos nem amotivação do homicídio.

Uma equipe do Insti-tuto Técnico e Científicode Polícia (Itep) de Mos-

Em Assú

Justiça Federal condena trêspelo assalto aos Correios domunicípio de Campo Grande

Ontem pela manhã, aJustiça Federal do RioGrande do Norte conde-nou três pessoas pelo as-salto à agência dos Cor-reios da cidade de Cam-po Grande, região do Mé-dio Oeste potiguar. Aação criminosa ocorreuno dia 1º de julho desteano. Os condenados fo-ram: Antônio Cássio Pra-xedes Filho, FranciscoFernandes de Anselmoe Antônio Rafael Pereirados Santos. Eles foramreconhecidos pelos fun-cionários da agência e pe-las imagens do circuitode segurança.

A sentença foi proferi-da pelo juiz federal Fá-bio de Oliveira Bezerra,titular da 11ª Vara de As-sú, que aplicou a seguin-te sentença: Antônio Cás-sio e Antônio Rafael fo-ram condenados a seteanos de prisão, cada um

deles, enquanto Francis-co Fernandes recebeuuma pena de seis anos eoito meses.

Na decisão, o magis-trado destacou que osréus não terão o direito deapelar em liberdade, "porvislumbrar ainda subsis-tentes as razões que leva-ram à manutenção da pri-são cautelar".

Na sentença, o magis-trado chamou a atençãoque os três condenadosusaram arma de fogo pa-ra assaltar a agência, oque provoca a "incidênciada causa de aumento depena prevista". E acres-centou: "Restou incontro-verso que as subtraçõesdos valores existentes naEBCT se deram median-te emprego de graveameaça consistente nautilização de arma de fo-go, conforme auto deapreensão".

Sentença

Jovem pode ter sido mortopor engano na Favela das Malvinas

No começo da noi-te desse domingo (3),um jovem foi assassi-nado a tiros próximoà Favela das Malvi-nas, em Mossoró. Apolícia acredita que ocrime tenha sido porengano. Esaú Soaresde Andrade foi atingi-do com um tiro, quan-do se encontrava noBar da Goiaba, locali-zado na avenida An-tônio Bento, bairroDom Jaime Câmara,e morreu quando erasocorrido por popula-res para o HospitalRegional TarcísioMaia (HRTM).

Segundo informa-ções da Polícia Militar,dois elementos chega-ram e efetuaram osdisparos à queima-roupa contra Esaú,que pode ter sido con-fundido com seu ir-mão, que também seencontrava no estabe-lecimento e que seriadesafeto dos acusa-dos. Esaú foi mortocom um tiro no peito.

A polícia já tem aidentificação dos res-ponsáveis pelo dispa-ro que terminou coma morte de Esaú An-drade. O corpo do ra-paz foi encaminhadopara o Instituto Téc-nico e Científico dePolícia (Itep).

Ainda de acordocom a PM, popularescontaram aos poli-ciais que atenderama ocorrência que o ir-mão da vítima temproblemas de inimi-zades no bairro, pro-vavelmente causadopor envolvimentocom drogas.

O crime será in-vestigado pelo dele-gado Clayton Pinho,titular da DelegaciaEspecializada emHomicídios (Dehom).

Investigação

soró compareceu ao localdo crime e identificou trêsperfurações de bala nocorpo de Luiz Francisco,todas à queima-roupa,

dando a entender que oagricultor foi vítima deuma emboscada.

A Polícia Civil de As-sú investigará o crime.

Luiz Francisco foi encontrado morto

Colisão entre Palio e caçamba mata homem em Pau dos FerrosUma colisão trans-

versal envolvendo umFiat Palio e uma caçam-ba resultou na morte deum homem na manhã deontem, na saída de Paudos Ferros para a cida-de de Francisco Dantas,em um trecho da RN-177. Francisco Erivanil-son Almeida Dias, 43anos, que residia emFrancisco Dantas, mor-reu no local do acidente.Ele era passageiro doPalio.

De acordo com o Polí-cia Rodoviária Estadual

(PRF) de Pau dos Ferros,por volta das 7h, Francis-co Erivanilson viajava nobanco de passageiro dian-teiro do Palio, quando omotorista foi surpreendi-do pela caçamba que atra-vessava a via, nas proxi-midades do Campus daUfersa.

Uma equipe do Insti-tuto Técnico e Científi-co de Polícia (Itep) deMossoró recolheu o cor-po da vítima para ser ne-cropsiado na sede do ór-gão e liberado na parteda tarde.

Acidente

Acidente que vitimou Erivanilson em Pau dos Ferros

Page 7: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Tem campeão nordestino e paraibano no Campeona-to Brasileiro de 2013. O Botafogo da Paraíba conquistoua Série D e o acesso à Série C para a próxima tempora-da. O “Fogão” de João Pessoa é o primeiro time paraibanoa ser campeão nacional.

Izabel assume presidência e comenta difícil desafio Aclamação

SÉRGIO OLIVEIRA

As coisas vão se arrumando de forma positiva nofutebol de Mossoró e isso repercute bem em todos ossetores, e não poderia ser diferente entre as duas tor-cidas. O torcedor tem gostado do fato de não existirna caminhada para mais uma temporada aquele dis-curso chato, "vou desistir, se ninguém ajudar, vamosentrar com pedido de licenciamento na Federação",discurso que na maioria das vezes era um misto de d-ificuldade mesmo com a tentativa de sensibilizar al-guns para encostarem e salvarem o barco. Agora não,tanto Potiguar como Baraúnas estão com diretoriasmontadas falando em montar equipes vencedoras e is-so passa uma impressão extremamente positiva. Claro,não é a certeza que dará certo, pois há concorrentescom o mesmo pensamento, mas pelo menos não es-tamos ouvindo a choradeira chata de outras o-casiões, afinal, futebol é coisa séria e, quem não podecom o pote não pega na rodilha.

Pelos gols marcados, o futebol jogado e a emoção que to-mou conta dos dois times e das duas torcidas no sábado emNatal parece que o grande vencedor foi o bom futebol. Feliz-mente, pelo que vi e acompanhei no noticiário, não tivemosincidentes capazes de ofuscar aquilo de bom que aconteceuno campo.

Primeiro, quero parabenizar aos verdadeiros torcedoresque foram ao estádio para fazer festa e apoiar seu time e nãopraticar violência. Depois, não podemos esquecer da PolíciaMilitar que trabalhou e agiu para inibir qualquer tentativade bagunça. Que bom que fosse sempre assim. Ou melhor,que seja sempre assim, com notícia apenas do bom futebol.

*** OS exemplos do Icasa(CE) e do Botafogo(PB) mostram que é possível conquistas na-cionais.

*** NO Rio de Janeiro a torcida do Fluminense é só pressão depois da derrotano clássico.

*** MAIS um recorde quebrado por Sebastian Vettel na Fórmula 1. Ganha tudo.

ICASA Já podemos citar o time do

Icasa, da cidade de Juazeirodo Norte(CE), como a sensa-ção do Campeonato Brasilei-ro da Série B. O time entrouna zona de acesso e se tornouforte candidato a uma vaga naSérie A, elite do futebol bra-sileiro. O ABC que fique aler-ta sábado em Natal.

FOLGAA boa folga construída pe-

lo time do Cruzeiro pode lherender uma grande festa napróxima rodada. Já na casados 68 pontos conquistados, a“Raposa Mineira” poderá sercampeã se vencer mais um jo-go. Detalhe, a conquista acon-teceria faltando cinco rodadaspara terminar o campeonato.

LOTAÇÃOUm dos três maiores públi-

cos de todas as séries do fute-bol brasileiro em 2013 foi re-gistrado em Recife, no estádiodo Arruda. Mais de 50 mil pre-sentes assistiram a vitória doSanta Cruz em cima do Be-tim(MG) e com esse resultadono Campeonato Brasileiro daSérie C o tricolor avançou. Is-so significa que após anos detentativas, finalmente o San-ta consegue retornar à Série B,porta de entrada da Série A.

CAMPEÃO

A administradora Iza-bel Montenegro foi acla-mada presidente do Ba-raúnas no último domin-go. A eleição presidencialdo clube foi realizada noCentro de TreinamentoToca do Leão, com chapaúnica. Ela sentiu o cari-nho da torcida do “Leão doOeste”, que compareceuem massa ao evento. A no-va presidente do tricolorenfatizou a sua experiên-cia como gestora e a cre-dibilidade no meio polí-tico e empresarial pararealizar uma boa admi-nistração no Baraúnas.

Lembrou inclusive ostempos de suas ativida-des como sindicalista. "Jáfui líder sindical, de mo-vimentos de igreja e devárias entidades públi-cas. Então, vou aplicar es-sa experiência à frente doBaraúnas, vamos traba-lhar de forma dedicadapara levar o clube às prin-cipais conquistas", decla-rou Izabel Montenegro.

Izabel pôde sentir pelaprimeira vez a força dotorcida leonina, que lotouo local da eleição com o in-tuito de apoiar a nova ges-tão do tricolor no manda-to que se estende até no-vembro de 2014.

Essa presença do tor-cedor inspirou e fez a no-va presidente endendero grau de importância quetem o cargo. "Tenho abso-luta certeza que o maiordesafio da minha vida éa presidência do Baraú-nas, porque a torcida émuito grande e apaixona-da. Tenho que fazer umtrabalho muito organiza-do para agradar ao tor-cedor", destacou.

MULHERESAlém de Izabel na pre-

sidência, o Baraúnas te-rá no comando executi-vo a vice-presidência ocu-pada também por umamulher, fato esse inédi-to no futebol do Rio Gran-de do Norte. Foi eleita pa-

A nova presidente do “Leão do Oeste” disse durante a posse que será o maior desafio de sua vida

Depois do empate com o ABC, o América enfrenta o vice-líder do campeonatoSérie B

Com seus modestos 40pontos e ainda subindo aladeira para tentar esca-par do rebaixamento na14ª posição, o América te-rá hoje fora de casa um jo-go difícil nessa reta finalde Campeonato Brasilei-ro da Série B. O alvirru-bro potiguar vai a Santa

Catarina onde enfrenta aChapecoense, que apare-ce na segunda posição daclassificação geral, so-mando 61 pontos, atrássomente do líder Palmei-ras, esse já com o acessogarantido à Série A.

Depois do um empateemocionante no clássico

contra o ABC, 3 a 3, estan-do inclusive à frente doplacar em duas oportuni-dades, o time do Américavai precisar do mesmo en-tusiasmo para conseguirpelo menos um ponto napartida de hoje. O con-fronto contra a Chape-coense começa às 21h. O

outro jogo da rodada dehoje envolverá São Cae-tano e América Mineiro.

DESCANSOEnquanto isso, depois

do clássico, o ABC descan-sa na rodada de hoje, só re-tornando a atuar pela Sé-rie B do Campeonato Bra-

sileiro no próximo sábado.Mesmo a partida estandoprogramada para Natal, oalvinegro vai precisar sedesdobrar para pontuar.Recebe no Frasqueirão asensação do campeonato,o Icasa de Juazeiro do Nor-te (CE), hoje, o quarto co-locado na zona de acesso.

Potiguar começa contagem regressivapara o início dos treinos

Novembro

Depois de uma se-quência de contrata-ções, formando sua co-missão técnica e o elen-co, o Potiguar vive ago-ra expectativa do iníciodos trabalhos. A previ-são da diretoria é de queos jogadores comecem achegar a Mossoró já noinício da segunda quin-zena de novembro.

De acordo com o ca-lendário pré-estabele-cido, a fase de apresen-tações no Potiguar co-meça oficialmente nodia 20. Nos dias seguin-tes os jogadores passa-rão por uma bateria deexames médicos e físi-cos para se conhecer asituação de cada um de-les e definir a carga ini-cial de trabalho.

Cruzeiro vence aoSantos e poderágarantir o título jána próxima rodada

Antecipando

Um golaço de EvertonRibeiro deu a vitória aoCruzeiro sobre o Santos noúltimo domingo, na VilaBelmiro, pela 33ª rodadado Campeonato Brasilei-ro. O meia do time de Mi-nas Gerais fez fila nos mar-cadores santistas antes deconcluir, deixando a equi-pe celeste ainda mais per-to do título nacional e co-locando o rival mais longeda Libertadores. Caso ven-ça o Grêmio na próxima ro-dada e o Botafogo e o Atléti-co-PR não triunfem emseus compromissos, o timemineiro já poderá come-morar o título.

A rodada também favo-receu ao Cruzeiro no do-mingo. Grêmio empatoue Botafogo perdeu em suasrespectivas partidas, fa-zendo com que a equipe mi-neira disparasse aindamais na liderança da com-petição. Com 68, o time es-tá 14 pontos à frente dos ri-vais. O próximo jogo daagremiação celeste é jus-tamente contra o Grêmio,no próximo domingo, emBelo Horizonte.

Izabel fala aos presentes dos seus projetos

Izabel assina ata da eleição ao lado da vice Jozirene.

O CLÁSSICO DO BOM FUTEBOL

PERIGO

O sinal vermelho perigo acendeu agora para dois timescariocas. A derrota para o Flamengo acabou jogando o Flu-minense para bem perto da zona do rebaixamento. Hoje otricolor divide na pontuação a primeira vaga com o Vasco,36 pontos para cada lado, escapando pelo critério técnico.Se a Ponte Preta reagir existe a ameaça clara dos dois seremrebaixados pela situação do momento.

[email protected]

Esportivo

Esporte 7www.omossoroense.com.br Terça-feira, 5 de novembro de 2013

Brasileirão 2013Série A

RODADA 32

CLASSIFICAÇÃO

ra o posto a até então co-laboradora, sem nenhumcargo diretivo, JozireneRibeiro, que há anos

presta serviço ao clube.(Com informações deCarlos Guerra Júnior -assessor do Baraúnas).

Carlos Guerra Júnior

Page 8: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Social8 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 5 de novembro de 2013

[email protected]

Pinto

Cur

ta-M

etra

gem

@ Hoje é o dia do aniversário das ir-mãs Valéria e Liane Negreiros, da queridaIsabel Diógenes, Marcelo Mota, Gerson Nó-brega, Raniére Góis. Parabéns!

@ O Papai-Noel chegou mais cedo ao Mos-soró West Shopping. Domingo, o personagem ama-do por dez entre dez crianças"chegou chegan-do" inaugurou a decoração natalina do MWS.

@ George Azevedo ganhou vivas e mi-mos durante a festa do lançamento daGlam Verão com direito e bolo e parabénspra você.

@ Quem também esteve comandando festano fim de semana que passou foi a colunista Liza-na Lima. Amigos e fãs do trabalho da bacana fo-ram abraçá-la no Requinte Buffet.

@ Mário Varela Amorim passou o do-mingo em Mossoró. Fez visita à família ecampanha. No Candidu's, na companhia damulher Aspásia Ramalho, encontrou ami-gos e colegas das primeiras turmas do cur-so de Agronomia da Esam, hoje Ufersa.

@ Gritos nas redes sociais dão conta doabandono em que se encontra o túmulo do ex-prefeito Rodolfo Fernandes, herói da resistênciaao ataque de Lampião e seu bando cantado e ce-lebrado no espetáculo Chuva de Bala. Ora pois...!

@ A deputada Larissa Rosado pro-põe debate para discutir o aumento donúmero de infectados pelo vírus cau-sador da Aids, segundo dados divulga-dos pela Secretaria de Saúde do Esta-do. Esse e outros aspectos da doençaserão debatidos na Assembleia Legis-lativa, dia 4 de dezembro.

SOL E MARA presidenta Dilma Rousseff é uma

apaixonada pelo litoral potiguar. Quan-do pensa em tirar férias, só pensa naspraias de águas quentes e areias de to-das as cores. A presidenta irá tirar 7 diasde "dolce far niente" e escolheu São Mi-guel do Gostoso como destino. Só nãovirá se o diagnóstico de sua assessoriaapontar falta de estrutura e requisitosbásicos de segurança. No plano B de do-na Dilma, está a base militar da Barrei-ra do Inferno, com incursões às paradi-síacas praias "do Gostoso".

PROCURA-SEAs comemoração pelos 20 anos do con-

curso Tráfego Look, da agência TráfegoModels, começam com a temporada de"caça-talentos" para a edição comemora-tiva em 2013. “Scouters” a postos. Inscri-ções, em Natal, na loja Estrela Viva e, emMossoró, nas lojas Online do West Shop-ping e Shopping Liberdade. Podem par-ticipar: meninas a partir de 13 anos e al-tura mínima de 1,60m, e meninos com ida-de a partir de 15 anos e altura mínima de1,70m. Mais informações no 3316-1120em Mossoró ou 3206-3052 em Natal.

George Azevedo, a Miss RN, Cristina Alves, e a Glam 15

Lizana Lima e Christiane Barreto na noite de vivas para a colunista

Mário Varela e Pedro Almeida, encontro no Candidu's

Page 9: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Dados do COHM indicam o aumento de casos da doença na região

Campanha''Novembro Azul''

destaca a importânciado diagnóstico precocedo câncer de próstata

MOSSORÓ-RN - TERÇA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO DE 2013 AGILIDADE

Como no mês de ou-tubro, o mês de novem-

bro é marcado pelo com-bate ao câncer. No entan-

to, em vez do câncer de ma-ma ligado à campanha Ou-

tubro Rosa, desta vez é o depróstata que intitula o "No-

vembro Azul". A campanha deconscientização é voltada parao público masculino e destaca aimportância da prevenção e dodiagnóstico precoce da doença.

O nome da campanha foi es-colhido em virtude do Dia

Nacional de Comba-te ao Câncer de

Próstata,cele-

brado no dia 17 de novembro. Osnúmeros do Centro de Oncologiae Hematologia de Mossoró(COHM) mostram que esse tipode doença vem aumentando emMossoró e região. Em 2011, de133 homens que foram diagnos-ticados com câncer, 20 eram depróstata, o que indica um percen-tual de 15,04%.

Já em 2012, 225 homens fo-ram diagnosticados com câncer.Os tumores de próstata subirampara 37, elevando o percentualpara 16,44%. Os números de2013 ainda não foram consoli-dados pela unidade. Segundo ooncologista Cure de Medeiros, di-retor do COHM, esse tipo de cân-cer é o mais comum entre os ho-mens depois do câncer de pele.

"A prevenção para o cân-cer de próstata é o diag-

nóstico precoce. As-sim como a mulhervai ao ginecologistae ao mastologista,o homem precisa,a partir dos 40anos, visitar o uro-logista uma vezpor ano. Caso te-

nha histórico familiar antes des-sa idade, é preciso antecipar a vi-sita para essa mesma idade. Omédico deve pedir exames de to-que retal, de sangue e ultrasso-nografia", explica Cure de Me-deiros.

O tratamento da doença de-pende do estágio em que se che-ga ao serviço. "Pode ser feita pri-meiro a cirurgia ou radioterapia,o bloqueio hormonal e finalizarcom a quimioterapia. Infeliz-mente, a maioria já chega tardia-mente ao serviço, tornando o tra-tamento mais complicado. Paramudar isso, é preciso conscien-tizar acerca da importância dodiagnóstico precoce", enfatiza ooncologista.

Segundo o Instituto Nacionalde Câncer (Inca) do Ministérioda Saúde, o aumento da expec-tativa de vida, a melhoria e aevolução dos métodos diagnós-ticos e da qualidade dos siste-mas de informação do Brasil po-dem explicar o aumento das ta-xas de incidência do câncer depróstata ao longo dos anos. Oúnico fator de risco bem esta-belecido é a idade.

3º Juizado Especial Cível de Mossoró zera a pauta de

processos conclusosPÁGINA 5COTIDIANO

Entidade trabalha calendário da campanhaO calendário de divulga-

ção da campanha NovembroAzul ainda está sendo finali-zado pela Liga Mossoroensede Estudos e Combate ao Cân-cer (LMECC). No entanto, aadministradora da entidade,Ana Clébia Nogueira, adian-ta que as atividades serão rea-lizadas em locais de grandeconcentração de homens.

"Estamos fechando aprogramação, mas o obje-tivo é desenvolver ativida-des junto ao Terço dos Ho-

mens e em locais como fá-bricas que tenham muitostrabalhadores homens.Além de panfletagem expli-cando a importância dodiagnóstico precoce, tam-bém pretendemos levarurologistas para ministrarpalestras", afirma.

Diferente do que aconte-ce com o câncer de mama quegerou o grupo ''Toque de Ma-ma'' na LMECC, não existeum grupo de homens que ven-ceram o câncer de próstata.

"Até tentamos fazer o que iriase chamar de confraria, masos homens não compareciamàs reuniões", explica.

Sobre o público mascu-lino, Ana Clébia Nogueiraressalta a dificuldade daquebra de um tabu. "Exis-te uma resistência ao exa-me de toque de próstata, atéporque os homens não cui-dam muito da saúde e aca-bam chegando tardiamen-te ao serviço", destaca a ad-ministradora.

Casos de câncer de próstata 2011

20Casos de câncerde próstata 2012

37AUMENTO

85%

SEXO CASOSMasculino 133Feminino 151Infantojuvenil (0-19) 9TOTAL 293

SEXO CASOSMasculino 225Feminino 321Infantojuvenil (0-19) 31TOTAL 577

2011

Incidência de câncer na região

2012

Page 10: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Gerais2 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 5 de novembro de 2013

Preparação

Procedimento será iniciado com portadores de necessidades especiais

Governo divulga calendário dematrículas para escolas estaduais

Reserva de vaga exigirá número de CPF

Os estudantes com de-ficiência já podem solicitara sua matrícula na rede es-tadual para o ano letivo2014. As inscrições devemser feitas até o próximo dia15, através do site www.si-geduc.rn.gov.br.

Logo após, entre osdias 18 de novembro e 22de dezembro, estaráaberto o período de soli-citação de matrículas pa-ra os demais interessa-dos em ingressar nas es-colas estaduais. Os alu-nos que pretendem per-manecer nas unidadesem que estudam tam-bém devem solicitar a re-novação automática nes-se período. Este ano, nacapital e no interior, to-das as matrículas da re-de estadual serão reali-zadas exclusivamentepela internet.

"A partir de agora, ospais e alunos do interiorvão viver uma experiên-cia que o público de Nataljá conhece. Costumo di-zer que o SIGEduc che-gou para causar um gran-de impacto na cultura degestão da secretaria e,principalmente, das es-colas.

Estamos saindo da erado papel e da caneta pa-ra a era digital. Somospioneiros na área da Edu-cação Básica, tanto que

Outra novidade paraeste ano é a obrigatorie-dade do CPF na hora dasolicitação da matrícula.Com o objetivo de facili-tar o acesso do estudan-te ao documento, a Secre-taria de Estado da Edu-cação montou uma força-tarefa com a Secretariade Justiça e Cidadaniapara oferecer aos interes-sados pontos de cadas-tramento em todo o Esta-do, além das Centrais doCidadão.

"No interior, técnicosdo Governo estão percor-rendo as escolas cadas-trando os estudantes queainda não possuem CPF.Em Natal, esse trabalhofoi iniciado na últimasexta-feira, 1º", informoua coordenadora do SIGE-duc, Jaqueline Cordeiro.

Segundo Jaqueline, otrabalho de cadastra-mento na capital estásendo feito por polos. Naúltima sexta (1º), os alu-nos das escolas WalterDuarte, Rômulo Wan-derley, Potyguassu, Josi-no Macêdo e Ana Júliapuderam retirar seu CPF

no polo instalado na Es-cola Estadual PeregrinoJúnior.

Ontem, a equipe da se-cretaria esteve no Colé-gio Atheneu e recebeudurante todo o dia alunosdas escolas estaduaisAnísio Teixeira, Augus-to Severo, Felipe Guerra,Alberto Torres, Cenep,Paço da Pátria, Ary Par-reiras e Padre Monte.

Nesta terça-feira (5),os estudantes das esco-las Josefa Sampaio, Ol-da Marinho, Isabel Gon-dim, Pedro Mendes,Monsenhor Walfredo Pe-gado, Dinarte Mariz, Sel-va Capistrano, SeverinoBezerra de Melo deverãose cadastrar e re-

tirar o seu CPF na Esco-la Estadual Café Filho.Amanhã, será a vez dosalunos das escolas Jerô-nimo Gueiros, Tiraden-tes, Newton Braga, Mas-carenhas Homem, Ma-noel Dantas e Santos Ro-cha se cadastrarem naEscola Estadual Sebas-tião Fernandes.

O cadastramento porpolo será concluído naquinta-feira (7), quandoo Instituto Padre Migue-linho servirá de polo pa-r a

os estudantes das esco-las Ulisses de Góes,Winston Churchill, JoãoTibúrcio, Calazans Pi-nheiro, Felizardo Moura,Casa do Menor Traba-lhador e Stela Gonçalves.Para retirar o CPF, osalunos devem levar Cer-tidão de Nascimento eComprovante de Resi-dência. Aqueles que per-derem o prazo de cadas-tramento nos polos pode-rão retirar o CPF nasCentrais do Cidadão.

o Ministério da Educaçãoestá apostando nessaideia para levar o sistemaque implantamos aquiaos outros estados dopaís", ressaltou a secretá-ria estadual da Educação,professora Betânia Ra-malho.

No dia 30 de dezem-bro próximo, o Governo

do Estado divulgará o re-sultado da matrículacom o nome dos alunose das escolas para asquais eles foram matri-culados. A partir daí, en-tre os dias 2 e 17 de ja-neiro de 2014, os interes-sados devem procurar asescolas para efetivarema matrícula munidos de

Cadastro de Pessoa Fí-sica (CPF), comprovan-te de residência, históri-co escolar, documento deidentificação do respon-sável, foto 3 x 4 e compro-vante de solicitação dematrícula emitido peloSIGEduc. As aulas estãoprevistas para iniciar nodia 22 de janeiro.

Inscrições devem ser feitas pelo site do Sigeduc

Estranhezas - E a semanacomeça com a repercussãodas notícias inusitadas.Em Pedra Preta, já sãomais de 500 tremores emapenas dez dias. Cenárioque tem mobilizado a ci-dade, que tem pernoitadoa céu aberto.

Gelo do céu - Em Santa-na do Seridó, uma chu-va de granizo no últimodomingo foi a grande no-vidade do Estado no fimde semana. A chuva empleno novembro, no tór-rido sertão potiguar im-pressionou. União nadaconvencional entre a se-ca e o gelo que cai do céu.

Novidade - O fim de se-mana foi marcado pelaconsolidação da direto-ria feminina do Baraú-nas, que terá um ano de2014 completamente di-ferente. À frente do clu-be, a vereadora IzabelMontenegro sabe que te-rá respaldo para realizarum bom trabalho.

Apoio - Izabel deverá con-tar com um apoio impor-tante para 'levantar a bo-la' da equipe mossoroense.

Na reta final do ano, o pre-sidente da Câmara Fede-ral, Henrique Alves, ga-rantiu apoio de R$ 150 milpara Potiguar e Baraúnas.

Caminho - Henrique, quetem direcionado uma aten-ção especial ao futebolnorte-rio-grandense, deve-rá ensinar o “caminho daspedras” a Izabel. O Baraú-nas pode impulsionar umprojeto político bem maisamplo no próximo ano. Aconferir.

Dengue - Relatório emi-tido pela Sesap mostra queos casos de dengue caíram35% no Estado. Queda ali-mentada principalmentepela redução das chuvas noRio Grande do Norte. Aorientação é para ampliaras ações de prevenção nosmunicípios. O ano de 2014está logo ali.

Estreia - A DefensoriaPública do RN lançou seunovo portal na internet.Com layout totalmente re-novado e novas funciona-lidades, o site proporcionamuito mais interativida-de entre a Defensoria e apopulação do Estado.

Everardo Rodrigues Os usuários do Facebook terão uma nova via de aces-

so às informações da carreira do cantor Everardo Ro-drigues. Os usuários da rede social já podem acessara página do cantor e compositor como forma de obterinformações sobre as novas músicas e agenda.

AcessoNa “fanpage” do artista é possível ter acesso a sua

história, fotos exclusivas de bastidores e ainda ficar pordentro em primeira mão das novidades. No espaço, osfãs de Everaldo Rodrigues conferem e podem fazer odownload de "Pagando pra Ver", música de trabalhoque já é sucesso em rádios mossoroenses.

jornal O Mossoroense estreia um novo for-mato na distribuição das páginas. A partir dehoje, o conteúdo estará distribuído em dois grandes

cadernos que facilitará o acesso às informações, o manu-seio deste impresso, além da integração das notícias queocorrem na região de Mossoró e no resto do Estado. Osajustes obtidos após uma ampla pesquisa tornam estafolha diária, com 141 anos, moderna e com olhar voltadoao futuro. Daqui fica o desejo de que as mudanças agra-dem aos nossos leitores.

OModernização aos 141 anos

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

Lados opostos? - Nos bastidores surgem novos sinaisde que o “casamento” entre o prefeito de Pau dos Fer-ros e o ex, estaria com futuro ameaçado. A parceriaentre Fabrício Torquato e Leonardo Rego depende dorumo político a ser seguido por Leonardo em 2014.Caso não saia candidato no próximo ano, Leonardo pas-sa a figurar como possível adversário de Fabrício em2016. Teste de fogo. De que lado você está?

Page 11: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Gerais 3www.omossoroense.com.br Terça-feira, 5 de novembro de 2013

Segundo o Sinte, valores foram descontados indevidamente

Terço de hora-atividade é reivindicação antiga dos professores

Portal da Defensoria Pública tem novo layout

Governo estadual deve pagar terço de hora-atividade para 1.300 professores

Decisão

Os 1.300 professoresque tiveram seus saláriosdescontados em nome doSindicato dos Trabalhado-res em Educação Públicado Rio Grande do Norte(Sinte/RN) receberão o va-lor relativo ao terço de ho-ra-atividade de forma inte-gral até o dia 12 deste mês.Segundo o sindicato, o des-conto foi precipitado e ir-regular.

De acordo com informa-ções, o que de fato aconte-ceu foi à cobrança anteci-pada pelo Governo do valortotal dos honorários advo-catícios, que seriam des-contados à medida que asparcelas do terço da hora-atividade fossem pagas.Além disso, os professoresressaltam que o valor pa-go pelas horas suplemen-tares não contempla o equi-valente do terço de hora-atividade, reivindicado pe-la categoria.

A coordenadora-geraldo Sinte-RN, Fátima Car-doso, informou que não ha-verá mais descontos ou de-voluções do dinheiro rece-

bido a título de carga suple-mentar. A informação foirepassada à direção do Sin-dicato na manhã de ontemem reunião com a coorde-nadora de recursos huma-nos da Secretaria Estadualde Educação e da Cultura(Seec).

De acordo com informa-ções do Sinte-RN, a origemdeste desconto irregular foiuma informação distorcidarepassada pela ex-coorde-nadora de recursos huma-nos da Seec, Ivonete Bezer-ra, à nova coordenadoria.

Para Fátima Cardoso, ainformação incorreta po-de ter sido fruto de perse-guição política para com ostrabalhadores. "Temos sé-rias desconfianças de queesse erro não ocorreu gra-tuitamente, uma vez queessa senhora sempre secomportou como ferrenhaopositora de todas as con-quistas da categoria, en-quanto esteve à frente dacoordenação", ressaltou asindicalista.

O Sinte-RN destacou adisposição da nova coorde-

Casa abandonada geratranstorno a moradoresdo bairro Aeroporto

Uma casa abandona-da tem gerado sériostranstornos aos morado-res do bairro Aeroporto,nas imediações do Hos-pital Regional TarcísioMaia (HRTM). Segundoinformações, o local, to-mado pelo lixo, tem ser-vido como ponto de en-contro para usuários dedrogas.

De acordo com empre-sários e populares do bair-ro, a situação é muito com-plicada, uma vez que a ca-sa atrai usuários de entor-pecentes e também insetose animais peçonhentos,tornando o local inóspito,em especial à noite. Segun-do eles, a casa já foi alvode inúmeras denúncias,mas a Prefeitura Munici-pal de Mossoró (PMM)

pouco fez para resolver asituação.

Bem próximo à casaabandonada funciona umapequena padaria, que émuito prejudicada com ostranstornos provocados pe-lo acúmulo de lixo, mato elama. "Moro aqui há mui-to tempo e esse problemanunca foi resolvido", disseum comerciante, que pediusigilo da identidade.

Outro problema elenca-do pelos moradores é o maucheiro que exala da pro-priedade, devido ao esgo-to desencanado na casa eo acúmulo de lixo jogadopela própria população.

A equipe do jornal OMossoroense tentou con-tato com o setor reponsávelna prefeitura, mas nãoobteve êxito.

Insatisfação

Defensoria Pública do RN lança novo portal

A Defensoria Públi-ca do Rio Grande doNorte (DPE/RN) lançouontem seu novo portalna internet (www.de-fensoria.rn.gov.br). To-talmente reformulado,o site institucional pas-sa a contar com uma sé-rie de inovações que irãogarantir melhor nave-gação e interação entreos membros da Defen-soria e a população.

Modernizar seu siteera uma meta antiga daDefensoria e que agoraestá sendo concretiza-da. De acordo com o sub-defensor-geral Felipede Albuquerque Rodri-gues Pereira, a maiorpreocupação daDPE/RN era construirum site que realmenteservisse ao propósito de

ampliar a interação en-tre os membros da ins-tituição, as pessoas as-sistidas por ela, os ope-radores da área jurídi-ca e a sociedade em ge-ral.

O novo portal da De-fensoria Pública trazainda sessões onde osusuários terão acessofácil à forma de atuaçãodos defensores públicos,com indicação do ende-reço dos Núcleos deAtendimento Especia-lizados à população,bem como informaçõesacerca dos órgãos de Ad-ministração Superiorda instituição (Defenso-ria Pública Geral,SubDefensoria Pública,Corregedoria-Geral daDefensoria Pública eConselho Superior).

Interação

nação em corrigir a falha.A previsão é que o paga-mento seja feito até opróximo dia 12, de acordocom o coordenador da folhade pagamento da Secreta-ria de Administração.

Segundo a assessoria decomunicação do sindicato,o desconto nos salários dosservidores em nome do Sin-te/RN gerou bastante cons-trangimento para o sindi-cato, uma vez que muitos

trabalhadores se sentiramprejudicados pela atitudee outros se voltaram contraa entidade.

"(...) esse sindicato nãose dobra nem se dobrará aesse tipo de golpe, bem co-mo nos manteremos sem-pre zelosos no que diz res-peito ao zelo com o dinhei-ro dos filiados e aos princí-pios éticos que tanto defen-demos para a sociedade",concluiu Fátima Cardoso.

Casa abandonada acumula lixo e atrai usuários de drogas

Cacau

Cacau

Cacau

Page 12: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

[email protected]

LimaELEBRE 2013 POR LIZANA LIMAPelo segundo ano consecutivo a concorrida Master Produções e Eventos é a

responsável pelo planejamento e ambientação da festa Celebre, que este ano foirealizada em alusão ao nosso nono ano de colunismo social nas páginas do jor-nal O Mossoroense, e encheu de gente bonita e querida o Requinte Buffet, naúltima sexta-feira, 1º. O preto e a transparência predominaram o Salão Dia-mante, bem como diversas rosas vermelhas que simbolizaram o amor. A ilumi-nação também foi da Master, e a sonorização da Atittude Locações. Lá, os VIPsse jogaram na pista de dança, com piso de vidro, ao som da boa música de Eliza-beth Freitas, André Luvi, o DJ Balinha e ainda o autêntico Forró dos 3, que en-cerrou a festa às 6h, comprovando mais uma vez que a Celebre tornou-se umevento consolidado em Mossoró. Noite de brindes e abraços.

C

Social4 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 5 de novembro de 2013

PALADAR AGUÇADOO bolo criado pela cake designer Luzete

Duarte ficou um luxo. Três andares de cari-nho, assim como ela define a produção de suasobras de arte. O buffet assinado pela chefSocorro Paiva e a equipe do Requinte Buf-fet, também elaborado com finesse, surpreen-deu os convidados com a variedade. Pratosquentes e volantes para o degustar de qua-trocentas pessoas durante mais de 8 horasde agito. Uísque, espumante, vinho, refrige-rantes e cerveja molharam a garganta dospresentes. Tudo pensado para garantir a sa-tisfação daqueles que prestigiaram a Cele-bre 2013.

MIX DE FASHIONISMOO vestido que usamos na Celebre, um

longo azul cheio de transparências, do esti-lista Wagner Kalienno, by Maison Tráfego,fez sucesso. A blogueira Karen Praxedes, Da-nísia Freitas e Kamila Saboya também in-vestiram em produções selecionadas porGeorgiano Azevedo. Já a nossa produção decabelo e maquiagem ficou sob os cuidadosde Mozart Chrystian, do Salão Ângela San-tos Visual. Na ocasião, usamos brinco prataby Maison Elegance, e uma bela joia - brace-lete italiano com a serpente prata - da desig-ner Rosa Leal by Karen Praxedes. Tudo mui-to especial.

PURA CRIATIVIDADE Várias empresas apareceram na Cele-

bre através de ações de marketing que fize-ram sucesso. A nutricionista Kamila Meloacionou modelos da Tráfego Models paraentregar kits do Protocolo Revigore Detox; aClínica Agnus Dei estampou nos banheiros,através de adesivos e brindes, o convite pa-ra o Dia de Saúde e Bem-Estar, que aconte-cerá no próximo dia 23; a Don´Ana Bouti-que espalhou brownies para os sorteios debolsas de praia e biquínis; a Frota Pães eDoces ampliou o buffet com deliciosas igua-rias para degustação; a Skyler presentou osaniversariantes do dia 1º com camisetas tran-sadas e o Chevrolet Sonic by TerraSal abri-lhantou os jardins do Requinte.

Exibindo o look usado na Celebreby Maison Tráfego, bracelete italiano Rosa Leal by Karen Praxedes, cabeloe maquiagem by Salão Ângela Santos

Flash

es V

IPs

O paizão Luiz Portela sendo entrevistado pelo apresentador Will Vicente, no

espaço do Programa Première, da TCM

Com a mãe Vânzia Lima, apresentando o bolo celebrativo da Celebre, elaborado

pela cake designer Luzete Duarte

Polyana Simas eo vereador

Lairinho Rosadonos embalos de

André Luvi &Banda

O médico Frederico

Fernandes e Sheila

representandoa Clínica

AlexandreDiógenes

André Luvi e Kalianne Carlos celebram o amor em nossa festa, no Requinte Buffet

Amigos do nosso coração: Alcides Bernardo Cavalcante e Christiane Medeiros

Renata Barbosa e Raimundo Bessa aceitaramo convite e curtiram a nossa Celebre

Trio animado e sempre presente: Ademar Lins, Jean Reis e Geomar Nogueira

Anamélia Frota festeja o sucesso da parceria entre a Don´Ana Boutique e a Celebre

O francês Micka ao lado de Ricardo Ciriloe Flávio Fernandes no Requinte Buffet

Karol Vieira festejou idade nova na Celebre2013, com o vereador Vingt-un Neto

Evônio Segundo e Nathália Rebouças. ColégioCeamo celebra o nono ano da coluna

- Entre as ações dos patrocinadores daCelebre, a Clínica Alexandre Diógenes espa-lhou chicletes sem açúcar sobre as mesas. Osachê personalizado trazia uma mensagemsobre a importância de mascar chiclete zeroaçúcar para a prevenção de cáries e manu-tenção da saúde bucal. Sucesso.

- O simpático Luís Felipe Bessa, ani-versariante de hoje, comemorou ante-cipado na Celebre, ao lado da namora-da Jéssica Lobato, ex-Miss Mossoró, ede vários outros amigos queridos. Show.

- Direto de Umarizal, maravilha receber ocasal Ailton Farias e Leônia. De Natal, veiodireto para a Celebre o querido Segundo No-gueira, que conferiu a festa com suas manasWilliana Otani e Mayara Dantas e os respec-tivos cunhados Alberto Otani e João Cirilo,até o finalzinho da festa.

- Os excelentes profissionais da Clí-nica Agnus Dei compareceram à Ce-lebre: Gustavo Barreto, Lidiana Lopes,Mariana Lopes e Kamila Melo. Todoseles contribuíram para o sucesso dafesta.

- Marcaram presença na Celebre os colu-nistas Clístenes Carlos, Josy Maia e CesimarOliveira, de Pau dos Ferros, Apodi e Umari-zal, respectivamente. De Mossoró, recebemosSérgio Chaves, Georgiano Azevedo, Kareninee Carol Fernandes, o jornalista Márcio Costae sua Adriana Ísis.

- A blogueira e apresentadora deTV Aline Linhares compareceu à nos-sa Celebre espalhando a sua simpatia.Chegou acompanhada do amado, o ra-dialista Railson Carlos. Casal super-querido.

- Os vereadores Lairinho Rosado e Vingt-un Neto prestigiaram a Celebre com PolyanaSimas e Karol Vieira, respectivamente. Tam-bém por lá: Rogério Batista e Lúcia Maia, Mar-celo Conrado e Priscila Sarmento, Adolfo Fer-nandes e Rafaela Paula, Gomes Sobrinho e suaRosa Cavalcante.

Page 13: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Gerais 5www.omossoroense.com.br Terça-feira, 5 de novembro de 2013

Expectativa da CDL Mossoró é que sejam contratados 400 profissionais neste final de ano

Estimativa é que entre 15% e 20% dos colaboradores temporários serão efetivados no comércio

Consultor dá dicas para que funcionários temporários sejam efetivados em suas funções

Oportunidade

Com o início do perío-do de contratações tem-porárias no comércio dacidade, que este ano de-ve abrir aproximadamen-te 400 vagas, segundo es-timativa da Câmara dosDirigentes Lojistas(CDL) de Mossoró, é ho-ra de os profissionais seprepararem para con-quistar o tão sonhado em-prego fixo.

Para ser efetivado nafunção, o contratado pre-cisa seguir alguns passos,conforme explica o con-sultor do Serviço Brasi-leiro de Apoio às Micro ePequenas Empresas (Se-brae), Rafael Demetrius.

"A primeira dica é en-carar como algo duradou-ro, se considerar efetivodesde o primeiro dia. Ocontratado não pode seprender ao fato de o con-trato de trabalho ter va-lidade curta. É indicadoque a pessoa haja como sefosse um contrato de ex-periência, no qual a em-

presa está avaliando seutrabalho", diz.

Segundo o consultor,algumas característicassão levadas em conside-ração pelo chefe na horade efetivar o funcionáriotemporário. "Primeira-mente, observam os re-sultados gerados pelofuncionário, avaliando seele cumpre prazos, é ágil,pontual, flexível, sabetrabalhar em equipe e seconseguiu construir noperíodo de experiênciaum relacionamento efeti-vo com os clientes e cole-gas", revela.

Rafael Demetrius re-lata que a expectativa éque entre 15% e 20% doscolaboradores temporá-rios serão efetivados, al-guns para vagas já emaberto, e outros em subs-tituição a empregados an-tigos que já não são maisinteressantes para a em-presa. "Comprometimen-to, responsabilidade e sa-ber trabalhar sob pressão

Cacau

Cacau

Usuária impedida de realizar exame por não apresentarcomprovante de residência no PAM do Bom Jardim

A dona de casa GeneciAlves procurou a redaçãodo jornal O Mossoroen-se na manhã de ontem, 4,para denunciar dificulda-des no atendimento doCentro Clínico ProfessorVingt-un Rosado, tambémconhecido como PAM doBom Jardim. De acordocom a usuária, ela foi im-pedida de realizar um exa-me pré-agendado por nãoestar portando um com-provante de residência.

"Não fui informada queera obrigatório apresen-tar esse comprovante.Chegando ao PAM, exigi-ram o papel e não tinhalevado. Fui impedida defazer a ultrassonografiaabdominal, agendada des-de o dia 23 de outubro. A-cho um descaso e uma in-justiça tudo isso", relatou.

Denúncia

3º Juizado Especial Cívelzera a pautade processosconclusos

Celeridade

Na última sexta-feira, o 3º Juizado Es-pecial Cível de Mosso-ró zerou a pauta de pro-cessos conclusos paradespacho, decisão esentença. Isso signifi-ca dizer que os autosencontram-se aguar-dando manifestaçãodo magistrado respon-sável para seguir o trâ-mite normal. A juízaWelma Menezes con-seguiu apreciar todosos processos que esta-vam à espera de umamanifestação.

"Tudo isso foi pos-sível graças ao empe-nho de todos os servi-dores da Vara. Nóstrabalhamos por mui-to tempo em feriados,fora do expediente,tudo para otimizar osserviços", frisou ela.A magistrada, que es-tá no 3º Juizado des-de 2010, chegou a so-mar 1.300 processosconclusos em seu ga-binete.

Atualmente, o acer-vo processual da Secre-taria soma mais de trêsmil feitos. Além disso,a juíza Welma Mene-zes atua em substitui-ção legal como magis-trada da Comarca deAlexandria há mais dedois anos e contribui noprojeto Juizado Itine-rante do TJ/RN. Ela éainda responsável pe-lo Arquivo de Proces-sos de Mossoró e peloJuizado Móvel deTrânsito do município.

são quesitos muito impor-tantes aos interessadosem conquistar um novoemprego. Lembrando queas vagas de emprego nosfinais de ano costumamser bastante concorridase por isso possuir essesquesitos pode ajudar aconseguir uma vaga",complementa.

Outra dica importan-

te, conforme o consultordo Sebrae, é aproveitar odinheiro ganho no final doano para investir em cur-sos de capacitação. "Co-mo para boa parte doscontratados temporáriosa oportunidade é o pri-meiro emprego, muitosnão possuem experiêncianem cursos. Com o ganhodeste fim de ano, se o in-

teresse for continuar namesma área, o dinheiropode ser utilizado para fa-zer algum curso, e mesmoque não haja efetivação oemprego temporário ser-ve como um histórico quea pessoa deixará na em-presa. Se preparar parafuturas oportunidades,portanto, essa é a suges-tão", conclui.

Conforme a dona de ca-sa, a orientação dada pe-la equipe do Centro Clíni-co foi de que ela retornas-se hoje à unidade para rea-lizar o exame. "Não tenhocondições de ir todos osdias ao PAM. Moro longe,no bairro Santo Antônio,é uma dificuldade parasair de casa. Infelizmente,o atendimento na rede desaúde de Mossoró está ca-

da diz mais complicado".Em contato com a equi-

pe de reportagem do jornalO Mossoroense, a dire-tora do PAM do Bom Jar-dim, Fernanda Karina, in-formou que a exigência dosdocumentos comprobató-rios é uma determinaçãodo Ministério da Saúde.

"Desde janeiro desteano que a determinaçãoestá em vigor. Passamosalguns meses em proces-so de adaptação e desdemaio que é preciso, sim,apresentar obrigatoria-mente, entre outros docu-mentos, comprovante deresidência no nome dousuário. Se forem feitosexames sem essa compro-vação, deixaremos de re-ceber recursos do Minis-tério", conclui FernandaKarina.

o último sábado, a tradição de visitar o túmulodos entes queridos que já se foram levou milharesde pessoas aos cemitérios da cidade. Como acon-

tece todos os anos, o Cemitério São Sebastião, conheci-do como Cemitério Velho, recebeu o maior número de vi-sitantes. A movimentação no cemitério começou cedo,antes das 5h, e se estendeu por todo o dia. Em alguns ho-rários, o número de visitantes foi tão intenso que houvedificuldades para entrar e sair do cemitério.

N

Geneci Alves reclama de falta de informações da unidade

Page 14: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Cidades6 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 5 de novembro de 2013

Balanço

Segundo relatório da Sesap doença atinge a população de 103 municípios

RN tem redução de 35% no númerode casos suspeitos de dengue

Definido

Conselho Consultivo da Flona-Assú realizaráúltima reunião ordinária deste ano no dia 27

O RN apresentou22.071 casos notificadoscomo suspeitos de dengue,do início deste ano até 19de outubro, o que apontauma queda de 35,02%, emcomparação ao mesmo pe-ríodo de 2012, quando fo-ram registradas 33.968notificações da doença.

Os números foram di-vulgados ontem pela Se-cretaria de Estado da Saú-de Pública (Sesap), atravésdo Programa Estadual deControle da Dengue. Osdados são referentes à Se-mana Epidemiológica nº42.

Nesse período, foramconfirmados 8.362 casosde dengue no Rio GrandeNorte, número que, nomesmo período do ano pas-sado, correspondeu a

12.872, o que representaum decréscimo de 35,04%.

Do total de municípiosdo RN, 103 apresentam al-ta incidência da doença, 23estão com média, 36 combaixa e cinco com incidên-cia silenciosa. Os cinco mu-nicípios que apresentamas maiores notificações decasos suspeitos são: Na-tal (3.834), Parnamirim(1.725), Santa Cruz(1.421), Pau dos Ferros(1.320) e Caicó (1.259).

O Programa Estadualde Controle da Dengue,dentro de sua estratégiade prevenção e vigilânciaepidemiológica, reforçajunto à população e gesto-res de saúde alguns cuida-dos básicos diante da doen-ça: eliminar os criadourosdo mosquito Aedes aegyp-

ASSÚ - Responsávelpela gestão da FlorestaNacional (Flona), situadaem Assú e sob gerencia-mento do Instituto ChicoMendes de Conservaçãoda Biodiversidade (ICM-bio), o biólogo Mauro Gui-marães anuncia para o dia27 deste mês, nas depen-dências do auditório do nú-cleo, possivelmente duran-te o período vespertino, arealização da última reu-nião ordinária de 2013 naalçada do Conselho Con-sultivo da referida unida-de de proteção ambiental.

O dirigente da Flonapretende aproveitar aoportunidade para expor

um completo relatório doque foi o 1º Seminário dePesquisa, que transcorreuna reserva florestal e quepropiciou a apresentaçãode 12 trabalhos científi-cos produzidos em seu in-terior por acadêmicos deinstituições como a Uni-versidade Federal do RioGrande do Norte (UFRN),Universidade do Estado doRio Grande do Norte(Uern) e Universidade Fe-deral Rural do Semi-Ári-do (Ufersa), dentre outrospontos que serão pautadospara tal ocasião.

O evento se constituiunuma realização da pró-pria unidade de preser-

vação ambiental e tevesua programação viven-ciada no dia 21 de setem-bro passado no interiorda unidade de conserva-ção florestal com 426 hec-tares.

Foram apresentadostrabalhos científicos naárea de Biologia, Zoologia,Botânica e Ecologia, rea-lizados na reserva flores-tal pelas instituições aca-dêmicas mencionadas."Foi um acontecimentomarcante para a históriade nossa reserva florestal",exclamou o biólogo.

CONSELHEIROS A partir da semana

que vem, ele iniciará adistribuição dos convitesoficiais aos órgãos quepossuem representaçãono colegiado consultivo,dando ciência da realiza-ção do referido encontroordinário.

Além do próprio ICM-bio, fazem parte os se-guintes organismos: Em-parn, Dnocs, Emater, Es-cola Estadual JuscelinoKubitschek, Acevale,Carnaúba Viva, Associa-ção de Desenvolvimentode Porto Piató, Sindicatodos Trabalhadores Ru-rais, 1ª Igreja Batista daConvenção e Prefeiturado Assú.

ti, não jogar lixo em terre-nos baldios, evitar reci-pientes que acumulemágua e limpar periodica-mente as caixas d'água,deixando-as tampadas.

A técnica responsávelpelo Programa, Sílvia Di-nara Alves, destaca a ne-

cessidade de se redobrara atenção quanto aos cui-dados de prevenção, jáque está se aproximan-do o verão, quando aschuvas rápidas caracte-rísticas criam condiçõesfavoráveis à proliferaçãodo mosquito.

Programa de controle orienta municípios para ampliar prevenção

Wilson Santos, 27 anosMicroempreendedor individual de Nova Iguaçu (RJ)

- Por que não se compra um satélite para ser u-sado exclusivamente no Brasil? Poderiam ser alu-gadas frequências para as empresas de telefoniae as empresas públicas poderiam usufruir dessesatélite. O Brasil tendo o seu próprio satélite dáum passo para o futuro, e com controle digital.

Presidenta Dilma - Wilson, o governo federal jáestá em fase final para contratar a construção e o lança-mento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comu-nicações Estratégicas (SGDC). Para isto, foi criada aVisiona, uma parceria entre a Embraer e a Telebrás.Esta empresa é responsável pela elaboração dos requi-sitos técnicos, pela busca e seleção das propostas e pelaabsorção de tecnologia. As empresas responsáveis pelofornecimento e lançamento do satélite já foram sele-cionadas, num processo que seguiu rigorosos padrõestécnicos e operacionais aplicados internacionalmente.O Satélite vai atender às necessidades do Plano Nacionalde Banda Larga (PNBL), melhorando significativamentea oferta e a qualidade da internet, atendendo tambémàs necessidades das comunicações estratégicas civis emilitares do governo brasileiro. Para o Plano de BandaLarga, o satélite complementará a rede terrestre da Tele-brás e permitirá levar a internet de qualidade a mu-nicípios localizados em áreas de difícil acesso, aondenão conseguimos chegar por via terrestre com fibra óti-ca. Para a segurança das instalações e das informações,os centros de controle do satélite geoestacionário fi-carão em instalações militares e serão operados, con-juntamente, pelo Ministério da Defesa e pela Telebrás.Na área da Defesa, um dos projetos beneficiados comessa expansão da capacidade de comunicações porsatélite será o Sisfron, sistema de monitoramento dasfronteiras terrestres. O governo está investindo no pro-jeto cerca de R$ 1,4 bilhão, incluindo a montagem e lança-mento do satélite, seguros e as plataformas terrestres.Esse projeto prevê ainda o lançamento de mais doissatélites. Com estas ações, Wilson, vamos aumentar asegurança das comunicações e da troca de dados entreos órgãos públicos, nas redes do governo, além de mas-sificar o acesso à internet no âmbito do Plano de BandaLarga.

Presidenta, o Programa Mais Médicos já estámelhorando a atenção à saúde de nossa popu-lação? (*)

Presidenta Dilma - Sim, o Programa Mais Médicos já es-tá levando assistência a muitos brasileiros. Estamostornando realidade o Pacto pela Saúde que propus emjunho aos governadores e aos prefeitos. Estamos am-pliando o acesso e melhorando a qualidade dos serviçosoferecidos à população com a combinação de dois esforços:acelerando os investimentos em obras e na compra de e-quipamentos; e levando mais médicos para atendernossa população. Nesta semana estão chegando novosprofissionais e, com eles, o Mais Médicos terá 3.664médicos. Eles estarão atuando nas periferias das grandescidades, nas médias cidades, no interior, em todas asregiões do país, mas com prioridade ao Norte e Nordeste,e atendendo também distritos indígenas e à nossa pop-ulação quilombola. Serão mais de 12 milhões de brasileirosbeneficiados por esses profissionais. Até o fim deste anoo número subirá para mais de 6.600 médicos, cobrindocerca de 23 milhões de pessoas. E não vamos parar poraí. Em dezembro, será feita uma nova chamada, dandooportunidade aos médicos brasileiros que se formam nestefinal de ano. As vagas não preenchidas por médicos for-mados no Brasil serão oferecidas aos formados no exte-rior, como aconteceu nas chamadas anteriores. Vamoscontinuar abrindo chamadas até atingir 13 mil médicosno final de março do ano que vem, dando assistênciabásica a mais de 46 milhões de pessoas, quase a popu-lação da Argentina. É preciso ressaltar que o ProgramaMais Médicos também aumentará a formação de médi-cos no Brasil. Serão 11.500 novas vagas de graduaçãoem medicina até 2017, quase metade delas no Norte eno Nordeste. Outra ação importante do Mais Médicos sãoos investimentos em postos de saúde. Em parceria comos municípios, já concluímos as obras em mais de 4 milpostos de saúde em todo o país. Agora, estamos fazendoobras de ampliação e de reforma em outros 16.700 pos-tos de saúde, e estamos construindo mais 6.200 postos.Vamos seguir firmes nesse caminho, pois ele significamuito mais saúde para o povo brasileiro.

(*) Esta pergunta, que precede a Mensagem,foi formulada pela Secretaria de Imprensa paramelhor entendimento do conteúdo.

Coluna semanal da presidenta Dilma Rousseff

[email protected]

PresidentaConversa com a

Page 15: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Quem apagou velinhas na

quinta-feira, 31 deoutubro, foi

Washington Souza.Carismático, compe-tente e experiente, o

executivo é um dosresponsáveis pelosótimos resultados

que o Hotel Thermasvem alcançando nos

últimos anos. Felicidades!

Em tempo parabenizamos Gilton Sampaio, que amanheceu

de idade nova ontem

Social 7www.omossoroense.com.br Terça-feira, 5 de novembro de 2013

COSTA LARGAOs empresários Lenil-

son e Adolfo Fernandesirão inaugurar a CostaLarga Seguros em Paudos Ferros, no dia 28 denovembro. A empresa,que atua no mercado deseguros em todos os ra-mos, agora também atuano mercado de imóveis.Sempre buscando o me-lhor e mais adequado pa-ra os clientes. A missãoda Costa Larga é fazercom que os clientes te-nham segurança e tran-quilidade a partir do mo-mento em que realizam onegócio.

BLOCO DAS VIRGENSNo dia 9 de janeiro de

2014, mais uma vez o Blo-co das Virgens irá inva-dir as ruas de MarcelinoVieira na abertura da mi-careta Jegue Folia. A fes-ta irá rolar a partir das19h, com arrastão puxa-do pelo paredão de somViúva Negra e logo em se-guida festa na AmigosCasa Show com DJ Bru-ninho, banda Grafith eBonde do Muleke.

Amanha quemcompleta maisum ano de vida é o amigo eblogueiro CíriosVannuci, nossoleitor da cidadede Portalegre

Parabéns e felicidadesparaAndreiaFontes, aaniversari-ante ilustrede hoje;aqui noclique como esposoÍgor Souza

Fique

por

Den

tro

@ - Parabéns e felicidadespara os aniversariantes de on-tem: Gilton Sampaio, MônicaFreire e Elias Pereira.Hoje:An-dreia Fontes, Arquimedes Go-mes e Mateus Aires. Amanhã:Jonathan Nathan, Círios Van-nuci e Diego Carvalho.

@ - O colunista Lisboa Batista,sempre atencioso, agradecen-do através de cartão, a divul-gação que fizemos do Chá So-cial. Estamos sempre às ordens.

@ - Babado Novo, Chica-bana e Saulo Fernandes con-firmados no Jegue Folia 2014,em Marcelino Vieira, nos dias10, 11 e 12 de janeiro.

@ - Na sexta-feira, dia 1ºde novembro, atendemos con-vite da colunista Lizana Lima emarcamos presença na festaCelebre 2013, ocasião em queela comemorou seus nove anosde colunismo social nas pági-nas do O Mossoroense. Napróxima coluna, traremos os de-talhes e os flashes.

Procedimento determina a adoção de medidas de racionamento e contenção de despesas

Leandro Tomé tomou a decisão na última semana

Presidente da Câmara de Janduís decreta estado de emergência por conta de crise financeira extrema

Em dificuldade

JANDUÍS - Cenáriocomplexo para o setor fi-nanceiro do Poder Legis-lativo da cidade oestana deJanduís. E, sem saída, opresidente da Câmara, ve-reador Leandro FerreiraTomé (PRB), decidiu de-clarar estado de emergên-cia na instância do parla-mento. A medida foi ins-trumentalizada atravésdo Decreto nº 013/2013,publicado na sexta-feira,1º de novembro.

O decreto foi veicula-do por intermédio do Diá-

rio Oficial dos Municípios(DOM), editado pela Fe-deração dos Municípiosdo Rio Grande do Norte(Femurn). Com data de 1ºde outubro passado, o atoadministrativo estabele-ce estado de emergênciano âmbito da CâmaraMunicipal de Janduís, pe-lo prazo de 90 dias, poden-do ser prorrogado porigual período.

O presidente do parla-mento municipal de Jan-duís argumentou que amedida tem o intuito de

restabelecer o equilíbriofinanceiro e o respeito aosprincípios e normas queregem as contas públicas.A presidência do Legis-lativo adequará o paga-mento da dívida existen-te, deixada pela adminis-tração anterior, para pos-sibilitar o equilíbrio fi-nanceiro da Câmara deVereadores.

MOTIVOSO procedimento tam-

bém determina a adoçãode medidas de raciona-

mento e contenção de des-pesas, até que se alcanceo equilíbrio financeiro. Asconsiderações alegadaspelo vereador LeandroTomé foram: a apuraçãodos débitos de naturezaprevidenciária, deixadospela gestão anterior, com-petências de dezembro de2012 e o 13º salário de2012, devidamente empe-nhados; e que a Câmaranão dispõe de recursos fi-nanceiros suficientes pa-ra suprir os débitos oraexistentes.

Page 16: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Social8 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 5 de novembro de 2013

TRÁFEGO LOOK 2013Uma noite de muita beleza e ele-

gância, assim será a etapa TráfegoLook 2013, comandada por este co-lunista. O evento acontecerá no dia16 de novembro, às 21h, nas passa-relas do Parque da Lagoa, em nossaserra. Sabe o que acontece quando12 meninas descem juntas em umapassarela na disputa por um título?Um show de luxo, brilho, beleza etalento. Independente do resulta-do, todas já são vitoriosas, pois elasserão as estrelas da noite. Adquirajá seu passaporte para assistir à VI-II edição da etapa Tráfego Look SãoMiguel. As vendas são feitas nas lo-jas São Francisco e Art Flores.

CRIANÇA FELIZ 2013O colunista social Leonardo

Gonçalves, grande idealizador doprojeto Criança Feliz, distribuiuno sábado, 3, na Escola Munici-pal Eliziário Dias, cerca de 14 militens arrecadados no projeto. Deacordo com informações de um doscoordenadores que distribuíramobjetos arrecadados e doados à po-pulação carente do nosso municí-pio, cerca de 300 famílias foram be-neficiadas com cestas básicas,brinquedos, roupas e calçados. Osbairros beneficiados foram: AltoSanta Tereza, Manoel Vieira, Sa-bino Leite, Oiteiro e Vila Tota Bar-bosa. Bonita iniciativa, Léo.

Chayana Andrade foi revelada na etapaTráfego Look 2004 em São Miguel e finalista

da Elite Model, em São Paulo

Liziane Carvalho é agranderevelação nomundo da modadescoberta poreste colunista

Em A

lta

IZAAC OLIVERIzaac Oliver foi o estilista escolhido por este colunista para confeccionar os vestidos das candi-

datas que disputarão a etapa Tráfego Look 2013, que acontecerá no dia 16 de novembro, nas pas-sarelas do Parque da Lagoa. Para o estilista Izaac, é uma satisfação de pela primeira vez confec-cionar os modelitos do maior concurso de beleza da minha terra. Acho que chegou a hora de retra-tar e mostrar a arte nos modelitos que vão abrilhantar a noite do colunista social René Guida. Fi-cará um luxo.

EXPONOR NO GARBOS RECEPÇÕES & EVENTOSEntre os dias 6 e 8 (quarta, quinta e sexta-feira), nos salões Cristal e Salinas, do Garbos Recep-

ções & Eventos, acontecerão a 25ª edição da Convenção Nordeste de Supermercados (Exponor RN2013) e a Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços, que pela primeira vez será realizada emMossoró/RN. Promovida pela Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn) erealizada pela Espacial Eventos. A 25ª edição da Exponor, cuja programação será das 15h às 22h,reunirá mais de 80 empresas expositoras, representantes das principais redes de supermercadosda região, atacadistas, varejistas, lojas de conveniência, entre outras, que estarão distribuídas emuma área de mais de 2,5 mil metros quadrados nos salões do Garbos Recepções & Eventos.

Lizana Lima celebrou em grande estilo 9 anos de colunismo social no

jornal O Mossoroense no dia 1º de novembro, em Mossoró.

# Netinho Luz, da cidade de Pau dos Ferros,será o grande idealizador da iluminação que iráabrilhantar a etapa Tráfego Look 2013. O bacanadeixará as passarelas da lagoa belíssimas para umanoite que será inesquecível.

# O espetáculo de fim de ano “Um Pre-sente de Natal” está confirmado para a suaedição 2013. A idealizadora e diretora Dia-na Fontes já está acertando os últimos de-talhes para as apresentações. O elenco jádeu início aos ensaios, e Diana garante quemais uma vez “Um Presente de Natal” iráencantar e surpreender o público.

# O renomado chef de cozinha Eugênio Cantí-dio chegou a Pau dos Ferros no último dia 3, domin-go. Sempre realizando capacitações e aperfeiçoa-mentos para melhorar ainda mais a qualidade daPizzaria & Restaurante Água na Boca, o empresá-rio Vicente de Paula Fernandes contratou o reno-mado chef Eugênio Cantídio para a realização deuma assessoria técnica, capacitação e preparaçãodo novo cardápio da casa.

# A Associação de Pais e Amigos dos Ex-cepcionais (Apae) de Pau dos Ferros, para darcontinuidade ao sucesso da primeira edição,realizará, na próxima sexta-feira, 1º de no-vembro, o II Bazar Solidário.

# O Bazar objetiva a arrecadação de recursospara a construção da sede da instituição, que serálocalizada no bairro Chico Cajá.

# Quem apagou velinhas na quinta-feira, 31 de outubro, foi o gerente-geral doHotel Thermas, em Mossoró-RN, Washing-ton Souza. Carismático, competente e ex-periente, o executivo é um dos responsá-veis pelos ótimos resultados que o Ther-mas vem alcançando nos últimos anos.

# As prefeituras do Rio Grande do Norte pro-moverão hoje e amanhã um protesto coletivo esimbólico contra a crise financeira. A decisão foitomada na terça-feira, 29, em assembleia convo-cada pela Federação dos Municípios do Rio Grandedo Norte (Femurn).

Chefe do Executivo reúne secretariado para tratar do "enxugamento" de despesas

Prefeita de Areia Branca anuncia fechamentode prefeitura em protesto contra dificuldades

Polêmica

AREIA BRANCA - Asprevisões nada animado-ras sobre a arrecadação domunicípio no período le-varam a prefeita LuanaBruno (PMDB) a convocarmais uma reunião com ossecretários e os gerentesna manhã de ontem, 4, noauditório da SecretariaMunicipal de Educação. Apauta girou em torno do"enxugamento" de despe-sas e o fechamento das por-tas da prefeitura por 48 ho-ras, em protesto contra acrise econômica que asso-la nos município.

Durante o encontrocom os auxiliares do pri-meiro escalão, a prefeitaLuana Bruno mostrou-semuito preocupada com asituação financeira domunicípio e pediu a cadaum que evite despesasdesnecessárias em seussetores de trabalho.

"Infelizmente, temosque conter gastos para ten-tar manter a máquina ad-ministrativa em funciona-mento, senão seremos for-çados a adotar medidas an-tipáticas como está ocor-rendo em outros municí-

pios potiguares, com de-missão massiva de funcio-nários. Isso nós não quere-mos", disse.

Na reunião, LuanaBruno anunciou que aPrefeitura de Areia Bran-ca aderiu ao protesto co-letivo e simbólico contraa crise financeira nestaterça-feira e amanhã, 6, fe-chando as portas da sededo Executivo municipal,assim como as demais pre-feituras do Rio Grande doNorte. A decisão foi toma-da no dia 29 de outubro,em assembleia convocada

pela Federação dos Mu-nicípios do Rio Grande doNorte (Femurn).

No protesto, que fazparte do movimento"S.O.S. Municípios", lan-çado no último dia 21, asprefeituras terão suas se-des administrativas fecha-das e sinalizadas com umafaixa preta e uma mensa-gem à população. Os servi-ços públicos essenciais se-rão preservados.

O fechamento da Prefei-tura de Areia Branca serápor meio de decreto baixa-do pela prefeita Luana

Bruno, tornando facultati-vo o expediente na sede doExecutivo nesses dois dias.

A gestora segue o racio-cínio dos demais prefeitos,considerando o fato de quea maioria dos municípiosnorte-rio-grandenses en-contra-se em situação degrave crise financeira emrazão do prolongado perío-do de estiagem que asso-la a região desde 2011, en-tre outros fatores, sendoo mais significativo a que-da de recursos que são re-passados às prefeituras.

Durante o protesto sim-

bólico hoje e amanhã naPrefeitura de Areia Bran-ca, o expediente será inter-no, sem atendimento aopúblico, apenas para os ti-tulares das respectivaspastas e seus funcionáriostratarem de questões deordem administrativa.

Estão excetuados doponto facultativo os se-guintes serviços essen-ciais, que funcionarãonormalmente: serviços desaúde, serviços de limpe-za urbana, serviços deeducação e serviços de as-sistência social.

Page 17: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

A anfitriã Lizana Lima recebendo ogente fina Rafael Sabino na

Celebre 2013. Um luxo!

Social 9www.omossoroense.com.br Terça-feira, 5 de novembro de 2013

PARABÉNS PRA VOCÊ...Nesta data querida: hoje,

5/11, Nira Silva, Ana Lívia.Amanhã, 6, Keioshe Targino,Gilvan Oliveira, Paulo Brasil,Rosana Medeiros, Aída Régise Raimundo Gonçalves. Quin-ta-feira, 7, Marcela Tavares,Wally Cristina, Ryedson Oli-veira, Fernando Morais. Mui-tas felicidades, muitos anos devida!

INSTITUTO EM ALTA VOLTAGEMNos dias 8 e 9 deste mês, os

que fazem o Instituto NossaSenhora do Perpétuo So-corro apresentam: AmostraTeatral Literária (ATEL) ecom o Fest Kids com alunosdo Ensino Fundamental I eFundamental II. Tudo acon-tece na Loja Maçônica Dr. An-tônio Gentil Fernandes, sen-do o ATEL às 18h e o Fest Kidsa partir das 16h30. Vamos lá!

UMA NOITE PARA CELEBRARQuando dezembro chegar,

com ele vem nossa festa emcomemoração aos 11 anos decolunismo social nas páginasdeste centenário. O palco es-colhido para o evento foi a Lo-ja Maçônica Dr. Antônio Gen-til Fernandes, a quem desdejá agradeço na pessoa do Ve-nerável Mestre Robson Luís.Neste ano a novidade ficarápor conta dos homens noevento, que antes era só pa-ra mulheres.

Lizana Lima recebendo osmultifacetadosRenato Barbosae Tiago Fernandes, daMasterProduções, em sua noiteCelebre 2013.

Ewerton Souza, Beatriz Alves e Lisrael Nóbrega, garotos-propaganda Noite Rosa em Janduís.

Estil

o Q

uem

Aco

ntec

e

JANDUÍS MEU XODÓMais uma vez eu digo que é muito bom estar em Janduís, seja para participar da Fes-

ta de Santa Teresinha, seja pra rever amigos, seja para apreciar o que de melhor aquelaterra tem, só sei que Janduís é meu xodó e, claro, sempre terei bons motivos para voltar.Domingo foi o encerramento da Festa de Santa Teresinha 2013 com bênçãos e mais bên-çãos derramadas em uma chuva de rosas. Viva Santa Teresinha!

@ Em Janduís, foi bom reencontrar Cá-cio Santos, Jório Targino, Adriano Oliveira,Rênio Cosme, Amilton Lima, Romário Dan-tas, Diogo Gurgel/ Priscila, Bianca Dantas,Aliciana Alves, Katharine, Eferson Matias,Joelma Meneses, Neto Filho/MartileneDuarte, Rita Braga Rosegna Pereira, JaineTargino, Patrícia Gonçalves, Antônio Este-vam/Gilma, César Santos, Alanne Brito, San-tana Braga, Adriana Gomes, Rodolfo, Ja-milier Gurgel, Adi pinheiro, Suerda Gomes,Pablo Vinicius, Pedro Henrique, Luan Fer-nandes, Willy Kesli, Salviano/Silvaniza Mei-ra, Fabiano Meira/Emanuelle Gurgel, Max-suela Emiliana, Lilia Cabelos, Alliny Vlaig-na, Elzinha Almeida, Santelma Gomes, en-tre muitos outros que encontramos. Obri-gado pelo carinho de sempre!

@ Da terrinha por Janduís registramos: Iva-nildo Costa, Wanderson Soares, Cilane Costa, AnaCelia Costa com o marido Luciano, Daniele Santos,Victor Gouveia, Taislandia Gurgel, Jonathan Samuel,Ariadeny Fernandes, Fernanda Maia, Arnóbio Viei-ra/Duceu, Gina Kaline com os filhos, entre outros!

@ Domingo, Ivanildo Costa e eu fomosrecebidos para almoço na residência de Val-décio Fernandes e Maria de Fátima Olivei-ra, a quem desde já agradeço o carinho.Eles como sempre dando um banho de re-ceptividade!

@ No próximo dia 9 de novembro, na MegaCasa Show, em Governador Dix-sept Rosado, tem:Ferro na Boneca e Saia Rodada em mais um encon-tro de gigantes. Bom demais!

@ Falando em festa, 10 de novembro é diade bregão aqui na terrinha, mais precisamente naAABB, com José Orlando, Fernando Luís e Zezo doSeridó. Vamos todos!

@ Quem anda rindo à toa com o suces-so das marcas que representa é o bacanaChagas Dantas - leia-se Naguchi e M'pollo.O danado está chegando com tudo em cadacanto do Estado. Chique!

Casal gente fina de Janduís, SalvianoMeira e Silvaniza prestigiando a

Noite Rosa by Cácio Santos. Finos!

Amigo querido Keyoshe Targino posacom a amada Everlane Rodrigues erecebe os cumprimentos da coluna.

Mobilização teve início no dia 1º de novembro e seguirá até o próximo dia 22 de dezembro

Comunitário Paulo César de Brito coordena a campanha há 18 anos

Começa edição 2013 da campanha natalina de arrecadação de donativos de Areia Branca

"Um Natal Feliz"

AREIA BRANCA - Foidada a largada para a 18ªCampanha "Um Natal Fe-liz", ação solidária que cons-titui um grande sucesso háquase duas décadas, sob acoordenação do comunitá-rio Paulo César de Brito,com apoio de OrganizaçõesNão-Governamentais(ONGs), Grupo da Solida-riedade de Areia Branca eConjunto de Mocidade daAssembleia de Deus BoasNovas.

A campanha natalinateve início no dia 1º de no-vembro e vai até 22 de de-zembro. Durante esse pe-ríodo as entidades envol-vidas com a campanha es-tarão com grupos de jovens

e adolescentes nas ruas, nacoleta de donativos na zo-na urbana.

"O trabalho tem cunhofilantrópico e tudo que forarrecadado com a campa-nha será revertido em proldos mais necessitados", ex-plica Paulo César de Bri-to, idealizador e coordena-dor do movimento nesses18 anos.

Segundo ele, o objetivoda campanha é angariardonativos como alimentos,calçados, brinquedos e rou-pas em boas condições. Es-se material passa por umprocesso de seleção antesde ser destinado às famíliascarentes da cidade.

"Temos em nossos ar-

quivos um cadastro de maisde 40 famílias que são be-neficiadas diretamentecom a campanha que foi

criada pelo extinto 21º Gru-po de Escoteiros do Mar Jo-sé Pedro Filho (21º Gemar)de Areia Branca, que rea-

lizou as 12 primeiras edi-ções da iniciativa", conta aevangélica Regi Clesia Fer-nandes, presidente do Gru-po da Solidariedade deAreia Branca.

Visando repetir ou mes-mo superar o êxito das edi-ções anteriores, os organi-zadores esperam contarcom novos parceiros. Acampanha terá o apoio dediversos segmentos locais."Quanto mais parceiros,melhor. Por isso vamos ba-ter à porta de novas empre-sas pedir que ajudem acampanha, cujo objetivo élevar um pouco de alegriaaos lares mais necessita-dos, durante o Natal", dizPaulo César.

Ainda de acordo comPaulo César, a campanhatem obtido sucesso duran-te sua trajetória graças aoespírito solidário dos areia-branquenses. Ele diz queas pessoas recebem bem opessoal envolvido no traba-lho e costumam colaborardoando aquela roupa quenão usa mais, um calçadoque está abandonado numcanto da casa, um brinque-do que o filho não quer mais.

"Tudo é bem-vindoquando é doado com amor.E às vezes o que conside-ramos ser um objeto semnenhum valor ou utilida-de vai fazer a alegria deuma família inteira", com-plementa.

[email protected]úbas

Rodrigues

Page 18: Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013 - Nº 16.483 TERÇA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/... · 2013. 11. 5. · Mossoró - RN, 5 de novembro de 2013

Cidades10 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 5 de novembro de 2013

Fenômeno ocorreu na cidade de Santana do Seridó e acabou surpreendendo

População registrou o fenômeno com fotos divulgadas em redes sociais

Mudança climática queatinge parte do Norte eNordeste brasileiros aca-bou resultando num fenô-meno raro no Rio Grandedo Norte. Na noite do úl-timo domingo, uma chuvade granizo caiu numa dasáreas mais secas do RioGrande do Norte, em ple-no sertão do Seridó.

O fenômeno ocorreu nacidade de Santana do Se-ridó e acabou surpreen-dendo os moradores da re-gião. O fato foi registradocom fotos e vídeos publica-dos nas redes sociais. Deacordo com a Empresa dePesquisa Agropecuária doRio Grande do Norte (Em-parn), a chuva pode ter si-do provocada por um vór-tice ciclônico de ar supe-rior que está atuando so-bre a região Nordeste.

Este fenômeno induz aformação de instabilida-des sobre a região desde

Inusitado

Definição

Justiça acata denúncia e condena ex-prefeito de FlorâniaO ex-prefeito de Florâ-

nia, Francisco Nobre Fi-lho, e o sócio-gerente daempresa Belliza Enge-nharia e Consultoria Lt-da., Francisco BernardesBezerra Neto, foram con-denados por desvio de re-cursos da obra de constru-ção de uma unidade desaúde em 2004.

A sentença atende de-núncia apresentada peloMinistério Público Federal(MPF) em Caicó. A pena deambos foi estipulada emquatro anos e seis meses dereclusão, em regime ini-cialmente semiaberto, maseles poderão recorrer em li-berdade.

O desvio que resultou nacondenação envolveu R$158.086 em verbas de umconvênio da Prefeitura de

Florânia com o Ministérioda Saúde, assinado em de-zembro de 2003 para aconstrução de uma unida-de no município. A empre-sa Belliza foi escolhidaatravés de uma licitação etrabalhou na obra entre se-tembro e dezembro de2004.

Uma vistoria do Minis-tério da Saúde, porém,constatou que apenas 40%da obra foi executada, em-bora quase 100% do dinhei-ro relativo à parcela do re-passe federal (R$ 148.486)tenha sido liberado. Quan-to à contrapartida do mu-nicípio (R$ 9.600), não háprovas de que tenha sidoaplicada na obra.

O servidor que parti-cipou da vistoria e que es-teve no local em maio de

2005 afirmou em juízoque "a obra estava execu-tada em 40% (…) o pré-dio estava só com reboco,não tinha vidros, não ti-nha portas (…), não tinhafiação, não tinha janela(…), a parte da área cons-truída era de 118,17m,quando o previsto era de295,43m (…) e apenas aparte de alvenaria restouconcluída e faltou toda aparte de acabamento".

Os recursos deveriamser repassadas à empresaconforme a obra fosse exe-cutada, porém a denúnciado MPF, assinada pela pro-curadora da República,Clarisier Azevedo, revelouque já no dia da assinatu-ra do contrato foram pa-gos R$ 74.243.

"Com efeito, ao contrá-

rio do que indicado nas pla-nilhas correspondentes aoserviço, não seria possívelaferir a primeira medição,simplesmente porque nãohavia o que ser medido",destaca a sentença, de au-toria do juiz federal Halli-son Rêgo.

Além do desvio, o ex-prefeito também deixou deaplicar os recursos recebi-dos no mercado financeiro,o que resultou em mais umprejuízo de R$ 1.504,01 aoscofres públicos. Perícia rea-lizada pela Polícia Federal,sete anos após a paralisa-ção da obra, apontou queapenas 61,72% do total pre-visto foi concluído. O valormínimo do dano, ainda sobapuração, a ser reparadopelos réus foi definido nasentença em R$ 26.426,49.

Assistência

Grávidas recebem kits de enxoval em Porto do Mangue PORTO DO MAN-

GUE - A Prefeitura dePorto do Mangue, pormeio da Secretaria Mu-nicipal de Assistência So-cial, tem dado priorida-de às gestantes.

Uma das ações que in-tegram a ação refere-se àentrega de kits de enxo-val às mulheres grávi-das. Elas também con-

tam com acompanha-mento médico durante osnove meses de gestaçãode seus filhos.

Por meio dessa ação,elas passam por consul-tas periódicas com mé-dico nas unidades deSaúde do município,além de participarem depalestras educativas queabordam vários temas

voltados para o bem-es-tar do bebê.

A secretária munici-pal de Assistência Social,primeira-dama MariaClara Câmara, ressaltoua importância do progra-ma para a qualidade devida das gestantes da ci-dade. "A nossa preocupa-ção é com as mamães eseus filhos, por isso pro-

curamos fazer todo oacompanhamento desdeo primeiro mês de gravi-dez até após o nascimen-to do bebê. Para isso, aprefeitura não tem medi-do esforços e tem aplica-do recursos para atendê-los da melhor maneirapossível", disse "Clari-nha", como é mais conhe-cida a secretária.

Mudança climática resulta em chuva de granizo numa das regiões mais secas do RN

que esteja numa posiçãofavorável. Santana do Se-ridó é uma dos 150 muni-cípios que estão em esta-do de calamidade públicapor conta da seca. Informa-ções extraoficiais dão con-ta de que a última chuvacom granizo na região da-ta da década de 1970.

CHUVASA quebra de rotina no

Rio Grande do Norte nãose limitou à chuva de gra-nizo no Seridó. Segundo aEmparn, choveu uma mé-dia de 80 a 100mm no in-terior do Estado. No muni-cípio de Tenente Ananias,por exemplo, choveu

78mm, o que equivale à ex-pectativa de chuvas de ou-tubro, novembro e dezem-bro.

Ainda segundo os me-teorologistas da Em-parn, as chuvas devempersistir até hoje (5), po-rém em menor intensi-dade.

OPORTUNIDADE

Vende-se casa no conjunto SantaDelmira. Residencial Maria Helena. Ca-sa 03, com 2 quartos, banheiro socialcom box de vidro, sala, cozinha, áreade serviço. Condomínio com piscina,churrasqueira, 1 vaga na garagem. Va-lor R$ 120.000,00. Interessados ligarpara 8811-1275 / 3316-1275.

Felipe Bezerra