mossoró - rn, 10 de setembro de 2015 - nº 17.039 quinta...

16
QUINTA-FEIRA R$ 1,50 Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 Página 2 (Cotidiano) www.omossoroense.com.br Barragem de Assú pode atingir “volume morto” Armando Ribeiro Gonçalves está com apenas 25% de sua capacidade e, se não chover, chegará a limite crítico em outubro de 2016. Página 6 Fugas seguidas expõem deficiência do sistema prisional do Estado Ocimar Usuários afirmam que novo sistema de transporte coletivo é pior que o anterior Capa (Cotidiano) Página 6 Justiça determina afastamento do prefeito de Umarizal Página 3 (Cotidiano) Médicos das UPAs reúnem-se para definir ações contra atrasos da prefeitura Redução do número de ônibus, demissões e condições precárias dos veículos são queixas relacionadas ao sistema. Equipe mossoroense de taekwondo conquista medalhas em competição nacional Página 7 Animais nas ruas aumenta risco de acidentes Página 3 (Cotidiano) Carlindson Onofre e outras nove pessoas são acusados de participar de esquema de fraudes na prefeitura. Página 3 Socorro Batista diz que abriu mão do cargo por coerência Página 5 (Cotidiano) Reunião busca alternativas para fim da greve na Uern O MOSSOROENSE

Upload: others

Post on 03-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA R$ 1,50Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039

Página 2 (Cotidiano)

www.omossoroense.com.br

Barragem de Assú pode atingir “volume morto”

Armando Ribeiro Gonçalves está com apenas 25% de sua capacidade e, se não chover, chegará a limite crítico em outubro de 2016.

Página 6Fugas seguidas expõem deficiência do sistema prisional do Estado

Ocimar

Usuários afirmam que novo sistema de transporte coletivo épior que o anterior

Capa (Cotidiano)Página 6

Justiça determinaafastamento doprefeito de Umarizal

Página 3 (Cotidiano)

Médicos das UPAs reúnem-se para definir ações contra atrasos da prefeitura

Redução do número de ônibus, demissõese condições precárias dos veículos são

queixas relacionadas ao sistema.

Equipe mossoroense detaekwondo conquista

medalhas emcompetição nacional

Página 7

Animais nas ruasaumenta risco de acidentes

Página 3 (Cotidiano)

Carlindson Onofre e outras nove pessoas são acusados de participar de esquema de fraudes na prefeitura.

Página 3

Socorro Batista diz que abriu mão do cargo por coerênciaPágina 5 (Cotidiano)

Reunião busca alternativas para fim da greve na Uern

O MOSSOROENSE

Page 2: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Opinião2 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 10 de setembro de 2015

dia primeiro de outubro de2015 é Dia de Ler. Uma inicia-tiva da Secretaria da Cultura

de Barueri, SP, fez com que mais de93 mil pessoas aderissem ao projetoDIA DE LER – TODO DIA, partici-pando de sessões de leitura, das 9 damanhã até as 21 horas. Gente de to-das as profissões, de todas as religiões,de todas as cores, de todos os grausde instrução leram,naquele dia, qual-quer texto, desde bu-la de remédio, pas-sando pelo gibi, pelojornal, indo até osclássicos da literatu-ra, não esquecendo aBíblia, é claro.

Em vista do retum-bante sucesso da ex-periência, optou-sepor uma edição nacio-nal do projeto. De ma-neira que o dia primeiro de outubroserá o dia da mobilização nacionalpela leitura. Os coordenadores da mo-bilização DIA DE LER – TODO DIApretendem envolver o maior numerode pessoas em todo o Brasil, fazendocom que cada um leia um pouco ouum pouco mais.

Vale tudo, com já dissemos: quadri-nhos, manuais, receitas, jornais, re-vistas, folhetos, livros, na maratonada leitura que durará doze horas. Oobjetivo, claro, é incentiva o hábitoda leitura, coisa que fazemos há um

bom tempo, assim como também cha-mar a atenção de pais, professores, go-vernantes e de toda a sociedade paraa importância do ato de ler.

A leitura é aquisição de conheci-mento, é entretenimento, é exercíciode fantasia, de imaginação. O livro éo guardião da história da humanida-de, o registro de tudo o quanto o serhumano já fez neste mundão de Deus.

O receptáculo de to-da a inteligência dohomem, até das teo-rias do que poderá vira ser o futuro. Litera-tura é, na verdade,conhecimento, desco-brimento, emoção, li-bertação. Então, to-da iniciativa no sen-tido de incutir o gos-to pela leitura e o há-bito de ler é meritó-ria. E esta é a propos-

ta do projeto DIA DE LER – TODODIA.

Além de atrair as pessoas para aprática da leitura, o próprio nome doprojeto já sugere que ler é uma coisapara se fazer todo dia. Nem que sejameia dúzia de linhas, uma página: éisso que nos levará ao hábito de ler.

Então, temos compromisso mar-cado para o dia primeiro de Outubro:vamos nos juntar a todos aqueles queaderirem ao projeto DIA DE LER emnossa cidade para praticarmos a lei-tura.

[email protected]

PEDALADANeste sábado, 12 de setembro, a partir

das 16 horas se realizará a Pedalada da Sol-idariedade. Cada participante pagará 10reais que ao final serão revertidos em fa-vor da reforma da matriz de São José. Tam-bém ao final haverá o sorteio de váriosbrindes. Local de saída: Praça da Matriz.

EMBAIXADORÉlder Heronildes, o homem dos 82 anos

completados dia 9 de setembro, além depresidente de honra da Academia de Ciên-cias Jurídicas e Sociais - ACJUS, e presi-dente titular da Academia Mossoroensede Letras - Amol, acaba de ser consagradocomo embaixador cultural de Mossoró.

COLETIVAHoje, às 10 da manhã, a nova matriz de

São José abrirá as suas portas para rece-ber a imprensa local. O padre CarlinhosDantas vai oferecer todos os detalhes dareforma e construção da nova igreja matriz.

30 DE SETEMBROUma programação diferente no dia da

abolição da escravatura aqui em Mossoró.No Garbos Recepções Sérgio Chaves, Mar-ilene Paiva e Rafaella Costa empreenderãoa partir do meio-dia "Feijão, Festa e Liber-dade". As senhas de acesso estarãodisponíveis dentro em breve. Animaçãoda Banda Koisa Nossa, Dayanne Nunes eKacau Monteiro.

GREVEA greve que está na vitrine é a da Aduern

porque ultrapassou a marca dos 107 dias.Mas, na área da saúde há uma paralisaçãoque ontem alcançou os 90 dias. É um tem-po muito extenso o que denota que essegoverno comandado por Robinson Faria nãotem compromisso algum com a classe tra-balhadora.

SOCORROEnquanto isso, o PT, aliado de primeira

hora do governador Robinson, segue silentedepois da demissão sumária de sua inte-grante, Socorro Batista. Socorro é umquadro importante dentro do PT onde já foi,

inclusive, candidata a prefeito de Mossoróe onde é articuladora do partido dentro domovimento sindical universitário.

DISTANTESAo mesmo tempo em que chama a

atenção o silêncio ensurdecedor da senado-ra Fátima Bezerra e do deputado estadualFernando Mineiro em torno dessas grevesde mais de 90 dias na área da saúde e demais de 107 dias na Uern. Ambos não de-ram um pio até agora.

CRÔNICA SOCIALOs nossos poderes legislativos (Assem-

bleia Legislativa e Câmaras Municipais)foi não foi estão exercendo o papel supleti-vo da crônica social. Invariavelmenteelabora listas de homenagens concessõesde títulos honoríficos, medalhas, etc. Porexemplo, a Assembleia Legislativa do RNdepois de uma lista de jornalistas agoraestá listando os profissionais de adminis-tração os quais vai homenagear.

LADRÕESMossoró está transformada no reinado

dos ladrões e demais bandidos. Ontem euouvi um cidadão denunciando no "FM-7 Ho-ras" (Edmundo Torres na Resistência deMossoró) que o Posto de Saúde do bairroVingt Rosado já foi arrombado nove vezes.Não dá.

ETEVALDOVamos registar mais um aniversário.

Hoje está completando 81 anos de idade oex-craque de bola do passado, Etevaldo. Eraconhecido como "Motorzinho" dada a ve-locidade que imprimia em suas jogadas. Foio motorista até a morte do falecido ex-deputado federal Vingt Rosado. Nossosparabéns.

AUDIÊNCIAHoje o governo de Robinson Faria vai

receber, mais uma vez, o comando de grevena Uern. Aquilo que os grevistas de 110 diasestão querendo é apenas que Robinsoncumpra o que Rosalba acertou. É prudenteaguardar o que vai sair como resultadodessa conversa.

GARIBALDIDe alta médica após uma angioplastia e a colocação de um stent o senador potiguar

Garibaldi Filho vai ficar afastado de suas atividades no Senado, em licença médica,pelo menos até o dia 15 deste mês. Ele voltou para Brasília com a recomendação médi-ca de observar repouso absoluto.

MOACIR GOMESEscrevo hoje sobre o mossoroense Moacir Gomes que hoje em dia reside em Natal.

"Seu" Moacir, gestor das Casas Gomes nos tempos áureos do comércio de tecidos emMossoró, foi durante muitos anos (rua Coronel Vicente Saboya) o gerente daquele comér-cio. Ele comemorou anteontem, terça-feira, 91 anos de idade. Perfeitamente lúcido.

ANÍBAL DUARTEEle é um mossoroense há 17 anos residindo em Parnamirim. Refiro-me a Aníbal

Duarte que se dedica a dirigir uma granja na sua nova cidade já do alto dos seus 75anos de idade. Ele não se desligou de tudo de Mossoró, onde mantém negócios na áreasalineira e numa propriedade rural.

O

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Adriana MoraisEditor-geral

Interino

Pastoral da Saúde da diocese deMossoró manda celebrar missa às17 horas do dia 18 de outubro na

matriz de São Paulo Apóstolo, bairro No-va Betânia, para assinalar a transcor-rência do Dia do Médico. O coordenadorda Pastoral da Saúde na diocese, padre

Paulo Henrique, lembra que o dia 18 deoutubro foi escolhido pela Igreja Católi-ca para homenagear o Dia do Médicoporque é a data dedicada a São Lucas eLucas, um dos quatro evangelistas, eraum homem de muitos dons, inclusive eramédico.

APastoral da Saúde e o Dia do Médico Dia de ler

ArtigoEmery

Jornal

Além de atrair as pessoaspara a prática da leitura, opróprio nome do projeto jásugere que ler é uma coisa

para se fazer todo dia.

Costa Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor

Page 3: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Política 3www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A presidente DilmaRousseff nomeou paraocupar o cargo de minis-tro do Superior Tribunalde Justiça (STJ) o de-sembargador federalMarcelo Navarro Ribei-ro Dantas, do TribunalRegional Federal da 5ªRegião. A nomeação foipublicada ontem no Diá-rio Oficial da União, se-ção 2.

Ribeiro Dantas vaiocupar a vaga abertacom a aposentadoria doministro Ari Pargendler,que deixou o Tribunal háum ano. A posse estámarcada para 30 de se-tembro.

Nascido em Natal, omagistrado graduou-seem direito pela Univer-sidade Federal do Rio

Grande do Norte - UFRNe seguiu uma carreiraque lembra a trajetóriade seu pai, Múcio VilarRibeiro Dantas, já fale-cido, que foi procurador-geral do Ministério Pú-blico junto ao Tribunalde Contas do Estado.

Marcelo Navarro Ri-beiro Dantas atuou pormais de 12 anos comoprocurador da Repúbli-ca no Rio Grande do Nor-te antes de chegar aocargo de desembargadorno TRF5, em dezembrode 2003. Tem mestradoe doutorado pela Ponti-fícia Universidade Cató-lica de São Paulo e ain-da é professor dos cursosde graduação e pós-graduação na UFRN eno UNI-RN.

A professora SocorroBatista finalmente que-brou o silêncio e se ma-nifestou a respeito da suaexoneração da Secreta-ria Adjunta de Educaçãomotivada por ela ter co-brado uma solução paraa greve da Universida-de do Estado do RioGrande do Norte (Uern).

Ela disse ter cumpri-do o papel como professo-ra da instituição de en-sino superior e ex-presi-dente da Associação dosDocentes da Uern(Aduern). "De minhaparte estou tranquila.Sempre entre um cargo ea coerência, entre umcargo e o respeito à lutados trabalhadores ficareicom o segundo", argu-mentou.

Na nota publicada nasredes sociais, Socorro Ba-tista demonstrou surpre-sa com a exoneração pe-la reação tranquila daprimeira-dama JulianeFaria. "Pois bem, apesarda resposta serena na-quele momento, foramágeis ao providenciaremminha exoneração", ana-lisou.

A ex-secretária adjun-ta da Educação explicouna nota que se dirigiu aJuliane Faria na abertu-ra do Setembro Cidadãoporque ela representavao marido e governador

Robinson Faria (PSD) nasolenidade. "Assim proce-di porque sou parte da ca-tegoria", justificou.

SILÊNCIOAté o fechamento des-

ta edição, nem o Gover-

no do Estado, nem o PT emuito menos a Aduern semanifestaram sobre aexoneração de SocorroBatista.

Apenas alguns petis-tas de Mossoró manifes-taram apoio a Socorro

em redes sociais. Todoseles são ligados ao vice-prefeito Luiz CarlosMartins (PT), que estáem crise com o prefeitoFrancisco José Júnior(PSD), aliado de Robin-son Faria.

Professora exonerada pelo governador Robinson Faria quebra o silêncio e comenta episódio

Socorro explica saída do Governo do Estado

Marcelo Navarro assume cargo no STJ

Socorro Batista afirma que escolheu entrea coerência e um cargo comissionado

A Comissão de Finan-ças e Fiscalização da As-sembleia Legislativa doRN recebe hoje, às 10h,o secretário estadual dePlanejamento e das Fi-nanças, Gustavo Noguei-ra. O secretário partici-pará de uma audiênciapública na Comissão pa-ra apresentação dos re-latórios fiscais do tercei-ro quadrimestre de 2014e primeiro e segundoquadrimestres de 2015,conforme determina aLei de Responsabilida-de Fiscal.

O relatório de gestãofiscal demonstra o gastocom pessoal e encargosem relação à receita cor-rente líquida, o nível doendividamento, as opera-

ções de créditos, os avaise garantias em relação àreceita corrente líquida,além de tratar de restosa pagar e disponibilida-de de caixa.

A Comissão de Finan-ças é presidida pelo depu-tado estadual RicardoMotta (PROS) e tem comovice-presidente o deputa-do Tomba Farias (PSB) ecomo membros os depu-tados José Dias (PSD),Dison Lisboa (PSD) eGeorge Soares (PR).

O deputado RicardoMotta convocou ainda,em plenário, na sessãodesta quarta-feira, umareunião extraordináriada Comissão de Finançaspara a deliberação de pro-jetos.

Comissão de Finançasrecebe secretário dePlanejamento do RN

Audiência

Aproveitando o viés dadiscussão em torno da re-cuperação e estruturaçãodo "Beco das Frutas" nocentro da cidade, o verea-dor Soldado Jadson, quetambém apoia a iniciati-va, reforçou sua luta pelarevitalização do pontilhãode ferro sobre o rio Mos-soró, no bairro Alto daConceição. Entende o edilque esse trabalho teria di-ferentes caminhos de im-portância.

Citou como um dos pon-tos que justifica sua luta,o setor poderia servir co-mo atrativo turístico,além de recuperar parteda história de Mossoró,que teve sua economiaacelerada com a chegadado trem. "Hoje o pontilhãosofre com a ação do tempo,ferrugem e até a depreda-ção, com trilhos sendo re-tirados", alertou.

O vereador SoldadoJadson aproveitou para

criticar a instalação doMuseu do Petróleo, no lo-cal onde funcionou a Esta-ção Ferroviária. "Não te-nho nada contra o museu,porém só acho estranhoque não se faça nenhumaalusão a rede ferroviáriacomo, por exemplo, pode-ria existir um vagão detrem no local", cobrou. Opróprio pontilhão, comoatrativo turístico, enten-de o vereador, poderia terno local uma representa-ção dos trens que por alicircularam no passado.

Soldado Jadson sugereiniciativa para revitalizarponto turístico da cidade

Discurso

Manifestação

Potiguar toma posse no Superior Tribunalde Justiça no próximo dia 30 de setembro

Solenidade

Soldado Jadson

Page 4: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Política4 www.omossoroense.com.br

[email protected]

Barreto

Quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Bruno

CriseUm aspecto curioso da crise que passou desperce-

bido. Um poderoso grupo empresarial mossoroenseperdeu a concessionária Suzuki porque não estava con-seguindo atingir as metas estabelecidas. O mesmogrupo, conforme fonte da coluna, luta para não perdera Concessionária Mitsubishi. A crise em Mossoró vaise aprofundando. Isso mostra que os mais abastadosestão com dificuldades para comprar seus carros poraqui. Os mercados de Natal e Fortaleza tendem a gan-har novos clientes.

No estaleiroO senador Garibaldi Filho (PMDB) vai ficar fora de com-

bate até o dia 15 deste mês. A saúde do peemedebistainspira cuidados. Após receber alta, ele teve que voltar parao Hospital Sírio Libanês.

O outro lado da demissãodemissão de Socorro Batista (PT) com certezanão foi exclusivamente pelo fato de ela ter cri-

ticado o governador publicamente e diante da primei-ra-dama Juliane Faria. Tem mais coisas envolvidasnisso. O silêncio da Aduern sobre o assunto tambémnão foi por acaso. Sobre o primeiro item, a professo-ra foi engolida pela crise de setores do PT com o pre-feito Francisco José Júnior (PSD). Ela é do PT de Mos-soró.Pode prestar atenção que foram os setores dopartido abertamente críticos do burgomestre que semanifestaram publicamente enquanto a maioria dasigla ficou em silêncio. Quanto a Aduern, a entidadefoi ainda mais pragmática: não reconhece a luta de-la na greve atual. Durante mais de 100 dias, ela nãose manifestou. Essa é a justificativa.

ContinuandoPara terminar o texto

de abertura, está claroque o silêncio dos coman-dantes do PT e da Aduernnão foi por acaso. O PTnão tem interesse emagravar a crise com oPSD. A Aduern não sesente motivada em de-fender quem chegou tar-de ao movimento.

SaídaSocorro Batista per-

cebeu que a batata es-tava assando para ela edeu um jeito de sair porcima da carne seca. Foiassim que aconteceu.

AçãoA assessoria jurídica da

CDL já aconselhou a en-tidade a entrar na Justi-ça para anular o decretoque determinou estacio-namentos fixos para os tá-xis intermunicipais. Amaioria dos associados jáaprovou, mas decidiu ten-tar mais uma vez um acor-do com o prefeito.

DadosUm comerciante que

tem lojas em Mossoró ePau dos Ferros disse queas vendas lá na “tromba doelefante” despencaram.Aqui é queda livre.

A

TibauA popularidade do prefeito de Tibau, Naldinho

(PSD), é alta somente entre os mossoroenses queadmiram as obras de infraestrutura realizadas nacidade que se beneficiou com a nova partilha dosroyalties do petróleo. Pelo menos é assim que anal-isa os oposicionistas que começam a se organizar paraas eleições do próximo ano.

Revoltante - Os bancos lucram bilhões e de formacretina humilham os clientes que nada fazem. Esta

foto eu pesquei no Twitter do seguidor Paiva Ju-nior. Imagem que simboliza os maus-tratos de

um sistema cruel que massacra os clientes. É inadmissível que numa cidade com o clima de

Mossoró as pessoas passem por isso. Revoltante!

Os depoimentos devem ocorrer apenas depois do dia 27 deste mês

CPI aprova convocação dosempresários Eike Batista e Taiguara Rodrigues

Mortalidade infantil no Brasil caiu73% nos últimos 25 anos, diz OMS

Levantamento

Aprovado

CAROLINA GONÇALVES Repórter da Agência Brasil

Em sessão marcadapor tumulto e divergên-cias, a comissão parla-mentar de inquérito(CPI) que apura denún-cias sobre irregularida-des em empréstimos fei-tos pelo Banco Nacionalde DesenvolvimentoEconômico e Social (B-NDES) aprovou ontem,por votação simbólica, aconvocação dos empresá-rios Eike Batista, doGrupo EBX, e TaiguaraRodrigues dos Santos, doExergia Brasil.

Os depoimentos de-vem ocorrer apenas de-pois do dia 27, já que, atéesta data, a comissão játem uma série de au-diências marcadas paraouvir diretores e ex-presidentes da institui-ção.

A aprovação do reque-rimento para ouvir Tai-guara Rodrigues provo-cou bate-boca e questio-namentos por parte dedeputados base aliada.Petistas reclamaramque não tiveram tempopara se manifestar. “Nãofoi correto com a gente”,reclamou Carlos Zarat-

tini (PT-SP).O presidente da CPI,

Marcos Rotta (PMDB-AM), porém, manteve oresultado. “Se vocês dor-miram no ponto, não éproblema do presidente.Aguardei segundos paraque vossas excelênciasse manifestassem”, dis-se o deputado.

A convocação ocorreuminutos depois de a CPIter decidido, por 15 votosa 9, derrubar outro re-querimento para ouviros empresários WesleyBatista e Joesley Batis-ta, da JBS. Nesse caso,os votos foram contadosdepois que a oposição pe-diu verificação e iniciou,em tom de apelo, discur-sos pela convocação dosempresários, que recebe-ram grandes volumes definanciamento do BN-DES. “Se tiver que ter fa-to concreto, crime julga-do, para podermos con-vocar, não precisamoster essa CPI, que é umacomissão de investiga-ção. Há elemento suspei-to e indício? Então é de-ver da CPI apurar. A JBSestá entre as empresasque receberam um gran-de volume de financia-mento do BNDES”, afir-

mou o deputado ArnaldoJordy (PPS-PA).

Para o deputado EdioLopes (PMDB-RR), aCPI precisa ter mais ele-mentos para a convoca-ção. “Convocar diretorese presidentes sem fatoconsistente é colocar em-presas em risco. Eles têmacionistas, crédito e in-teresses, e uma simplesconvocação pode estabe-lecer prejuízos”, disseLopes. Na mesma linha,o deputado Delegado Ed-son Moreira (PTN-MG)pediu cautela. “Vamostrazer para cá e pergun-tar o quê? Chamar só pa-ra fazer espetáculo, não.Não é hora de chamar es-tas pessoas.”

Tais apelos não surti-ram, porém, efeito: EikeBatista foi convocado pa-ra explicar os emprésti-mos de mais de R$ 10 bi-lhões feitos à EBX, queatualmente está falida.e Taiguara Rodrigues te-ve a convocação aprova-da em votação simbólica.Os autores do pedido jus-tificaram a convocaçãopelo fato de Taiguara terrecebido, por meio daOdebrecht, recursos pa-ra complementação deobras em Angola e por

suspeita de favorecimen-to do empresário, que éfilho de um irmão da pri-meira mulher do ex-presidente Luiz InácioLula da Silva.

Durante a sessão, al-guns parlamentaresquestionaram o fato dealguns documentos en-viado pelo BNDES teremsido entregues com ca-rimbos de sigilo. BetinhoGomes (PSDB-PE) recla-mou que sequer as atasde reuniões dos conse-lhos do banco foram dis-ponibilizadas e a insti-tuição só informou a lis-ta de presença destes en-contros. “As informaçõesque nos mandaram nãoacrescentam nada. Nãotêm utilidade alguma”,disse o deputado.

Marcos Rotta anteci-pou para o colegiado queo BNDES reconheceu“que tomou uma caute-la demasiada”. A CPItem uma reunião reser-vada com representan-tes do BNDES que, se-gundo Rotta, o procura-ram para rever a classi-ficação de alguns dos do-cumentos enviados eapresentar propostas so-bre quais poderiam serabertos.

PAULA LABOISSIÈRE Repórter da Agência Brasil

A mortalidade in-fantil no Brasil caiu73% nos últimos 25anos, segundo dadosdivulgados ontem pelaOrganização Mundialda Saúde (OMS). Deacordo com o relatórioNíveis e Tendências daMortalidade Infantil2015, o índice de mor-tes entre crianças bra-sileiras menores de 5

anos passou, em 1990,de 61 óbitos para cadamil nascidas vivas pa-ra 16 óbitos para cadamil nascidas vivas em2015.

Apesar dos avanços,a OMS destacou que asdisparidades persistemno país. O estudo indi-ca que, dos cerca de 5,5mil municípios brasilei-ros, mais de mil regis-traram taxa de morta-lidade infantil de atécinco óbitos para cada

mil nascidas vivas em2013, enquanto em 32cidades a taxa supera-va 80 óbitos para cadamil nascidas vivas.

Além disso, criançasindígenas que vivemno Brasil têm duas ve-zes mais chance demorrer antes de com-pletar o primeiro anode vida que as demais.Segundo o relatório,esse tipo de exemplodemonstra que, mes-mo em países com ní-

veis relativamente bai-xos de mortalidade in-fantil, são necessáriosmaiores esforços parareduzir as disparida-des entre diferentesgrupos sociais.

“Assim sendo, aindahá muito trabalho a serfeito para que cadacriança tenha a oportu-nidade justa de sobrevi-ver, mesmo em paísescom baixos índices demortalidade infantil”,concluiu a OMS.

Page 5: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Opinião 5www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Notas da Redaçã[email protected]

AUDIÊNCIA - As deficiên-cias do Itep serão discuti-das hoje por autoridadese população em audiên-cia pública na CâmaraMunicipal de Mossoró(CMM). O debate terá iní-cio às 9h.

ESTATUTO - Na Assem-bleia Legislativa do RN,aquestão do Itep tambémfoi ponto de debate no ple-nário. A deputada Már-cia Maia cobrou o enca-minhamento do estatutodo órgão.

VACINAO ministro da Saúde, Arthur Chioro, anuncia ho-

je mobilização nacional para o início da vacinaçãoda segunda dose contra HPV ao grupo de meninasde 9 a 11 anos.

TERRENOSUm tema preocupante foi pauta de discussão na

Câmara Municipal de Mossoró: a doação de terrenospela Prefeitura. Segundo registros, já foram trêsterrenos doados sem a autorização da Casa.

LIQUIDAO mês de setembro está em curso e nenhum in-

dício sobre a realização da Liquida Mossoró, cam-panha que visa estimular as vendas no comércio.A CDL aguarda posição da Prefeitura sobre apoioà iniciativa.

VAGAS - A SecretariaMunicipal de Desenvolvi-mento Econômico e Tra-balho está disponibilizan-do mais de 100 vagas deemprego em diversasáreas. Os interessados de-vem procurar a sede da se-cretaria.

REFORMA -O pároco daIgreja de São José, pa-dre Carlinhos, reuniráhoje a imprensa paraapresentar a matriz quefoi totalmente reforma-da. No encontro, seráservido um café da ma-nhã aos presentes.

m janeiro de 2015, a cidadede Parnamirim, conhecida mun-dialmente por ter sediado a ba-se aérea dos Estados Unidos du-

rante a Segunda Guerra Mundial, nosconturbados anos de 1940, foi palco doVI Jamboree Nacional Escoteiro, apro-ximadamente 5.000 escoteiros de todoBrasil e mais as delegações do Chile, Es-tados Unidos, Portugal e outras nações,fizeram do antigo "Trampolim da Vitó-ria", no período de uma semana, do lu-gar da reflexão com o lema: "O Mundoque queremos". Um cenário lindo, comum campo repleto de barracas, onde aalegria e o entusiasmo da juventudefoi o tom deste grande encontro frater-nal. O nosso Rio Grande do Norte temuma estreita ligação com o movimentoescoteiro, como verificamos nos anaisde nossa memória. Neste 2015, rumo aocentenário do escotismo em solo Poti-guar, façamos um percurso sobre os ca-minhos trilhados pelos seguidores deBaden Powell.

Historiador da Secretaria Municipalde Meio Ambiente e Urbanismo de Na-tal, atualmente exercendo meu oficio noParque da Cidade Dom Nivaldo Mon-te, sempre me chamou a atenção, umasérie de fotografias, do acervo do Insti-tuto Histórico e Geográfico do Rio Gran-de do Norte, com imagens da Natal de1922, ano do centenário da Independên-cia do Brasil. Celebrado em diversas ca-pitais brasileiras, a cidade de CâmaraCascudo, também foi palco das come-morações alusivas ao 7 de setembro de1822, inaugurações de monumentos,prédios públicos, desfiles cívicos, umagrande festa mobilizou toda a cidade.

A Praça 7 de setembro, o Prédio daIntendência Municipal, atual prefeitu-ra, um grande acampamento de escotei-ros de todo o estado na Praça da Repú-blica, atual Catedral, na avenida Deo-doro, enfim, o 7 de setembro de 1922 foimarcado por um grande evento.

Em minhas andanças, por entre li-vros, sebos e afins, encontrei, com umamigo das bandas do Seridó, os "Esta-tutos - Regulamento Interno da Asso-ciação Brasileira de Escoteiros do RioGrande do Norte, impresso no jornal ARepublica, no ano de 1917, há 98 anos.Uma publicação de poucas páginas, naverdade um manual com regras/normasreferentes ao ser escoteiro e a finalida-de da Associação. Como diz o seu pri-meiro artigo:

"Art. 1º - Com a denominação de As-sociação Brasileira de Escoteiros do RioGrande do Norte fica fundada, na capi-tal do Estado, uma agremiação que te-rá como objeto promover e encorajar acriação de agrupamentos de Escotei-ros - BOY SCOUTS - com o intuito dedesenvolver entre os moços, de 11 a 20anos de idade, a destreza e o vigor fí-sico, o espírito de iniciativa, a decisãopronta, a coragem prudente e provei-

tosa, o civismo, o sentimento de solida-riedade, de previdência, de responsa-bilidade moral e de honra, no interessepróprio e a bem da Pátria."

A relação dos sócios-fundadores temnomes importantes do cenário da Na-tal do início do século XX, como, porexemplo, Manoel Dantas, HenriqueCastriciano, Francisco Cascudo, Januá-rio Cicco, Soares de Araújo, entre ou-tros. Fundadores de um movimento, im-portante para a formação de grande par-te da juventude de Natal. Em diversosmomentos os Escoteiros participaramativamente, ajudando os desabrigadosda seca, os enfermos, acometidos da gri-pe espanhola, enfim em diversas oca-siões o movimento criado por BandenPowell, se fez presente quando a cida-de de Natal precisou mobilizar-se. Tem-pos difíceis, a cidade do início do sécu-lo XX, foi cenário de retirantes, fugin-do da seca buscaram abrigo na capitalpotiguar, a solidariedade foi fundamen-tal para aliviar as dores dos viventes daurbe acometidos pelas temperes do tem-po e da gripe. Essencial a ação dos es-coteiros.

Vida em equipe, aprender fazendo,desenvolvimento pessoal, são algunsdos componentes do método escoteiro,há quase 100 anos, Natal viu nascerum movimento dedicado a formação hu-mana, solidária e cidadã, um movimen-to dedicado ao bem fazer, como diz os"lobinhos", melhor possível.

Em suas Reminiscências Otavio Pin-to, recorda o escotismo em seus primei-ros anos: "[ ... ] a sede era na residênciado comandante Monteiro Chaves, on-de [ficava] [ ... ]o cinema Rio Grande {ho-je uma igreja evangélica],e que tinhaum quintal muito grande com fruteiras.Toda semana se fazia um acampamen-to nas Quintas, com barracas arma-das, exercícios, jogos esportivos, etc".(PINTO, p. 50-51, 1979)

Henrique Castriciano, em suas crô-nicas já demostrava preocupação coma formação da juventude potiguar, como aspecto físico, assim, o escotismo vemassociar a este ideal de jovens partici-pantes e praticantes do exercício físi-co, cuidar do corpo e da mente se faznecessário. O escotismo, surge de cer-ta forma, para preencher essa lacunana formação dos jovens natalenses/po-tiguares.

A Associação Brasileira de Escotei-ros do Rio Grande do Norte não resisteao tempo, mas o escotismo em solo po-tiguar continua e se consolida sob asmãos e o sempre alerta do professor LuizSoares, como bem nos informa OtavioPinto: " [ ... ] "Lá no bairro do Alecrim,onde era diretor do Grupo Escolar [ at-ual Escola Estadual Padre Miguelinho,onde até hoje funciona 'os escoteiros doAlecrim', grupo de Escoteiros ProfessorLuiz Soares ], [ Luiz Soares] fundou ...organização de escoteiros que teve vi-

da brilhante em prol do civismo e da edu-cação moral dos jovens". (PINTO, p. 52,1979)

O professor Luiz Soares foi o gran-de nome do escotismo, homem do bem,personagem a ser lembrado e apresen-tado às novas gerações, para que atra-vés do seu exemplo possamos seguir ocaminho da fraternidade, do bem ser-vir, como diz os ensinamentos de Ban-den Powell.

O atual 12º/RN Grupo Escoteiro LuizSoares, em seus 98 anos de existência,continua contribuindo para a constru-ção de um mundo melhor possível. Pio-neiro, manteve por muito tempo cur-sos profissionalizantes, criou as condi-ções necessárias para construção de umhospital no Alecrim, nasceu de suasações e da ousadia do professor Luiz Soa-res a Policlínica do Alecrim, hoje hos-pital de referência na cidade.

Movimento de muitas vertentes, demuitos ramos, o escotismo potiguartambém realizou grandes feitos, des-bravando regiões inóspitas, como,exemplo maior, citamos os EscoteirosAndantes. José Alves Pessoa, Humber-to Lustosa da Câmara, Agnaldo de Vas-concelos, Henrique Borges e AntonioGonzaga, jovens escoteiros no ano 1923,em 14 de janeiro, com o antigo NatalClube como testemunha, iniciaram oraid pedestre, Natal - São Paulo. Umgrande feito, depois de uma longa jor-nada por dentro do interior do Brasil,chegaram no dia 2 de setembro ao fimdesta longa caminhada, sendo recebi-dos com muitos festejos na cidade deSão Paulo.

Longe de ser um artigo conclusivo,o objetivo desta escrita é convidar aolharmos o passado, a história dos es-coteiros que em uma simbiose se trans-forma na história da urbe, falar da ci-dade, é falar dos elementos vivos, dasações contribuintes no fazer do cotidia-no, para construção do lugar. Assim,pensar a cidade e seus atores, é, tam-bém incluir instituições como o Grupode Escoteiros do Alecrim, uma Insti-tuição quase centenária.

REFERÊNCIAS ALBUQUERQUE, José Geraldo

(Org). Henrique Castriciano: Seleta,textos e poesias. s/d, volume 2.

ESTATUTOS Regulamento Inter-no - Associação Brasileira de Escoteirosdo Rio Grande do Norte. Natal: A Re-publica, 1917.

MELLO, Pedro de Alcântara Pessoade. Natal de ontem: figuras e fatos deminha geração. Natal: Sebo Vermelho,2006.

MIRANDA, João Mauricio Fernan-des de. Natal Fotográfico: do passado aopresente. Brasília: Senado Federal,2013/2014.

PINTO, Otavio. Reminiscências. Riode Janeiro: edição do autor, 1979.

E

Escoteiros do Alecrim: uma Instituição quase centenáriaLUCIANO CAPISTRANO - PROFESSOR DA ESCOLA ESTADUAL MYRIAM COLEI

RESUMO DAS NOVELAS Quinta-feira (10/9)

Dom Pepino afirma a Benjaminque sua intenção é atuar como seuconselheiro na Pilartex. Cícero co-menta com Benjamin que Dom Pe-pino é perigoso. Jávai sela parceriacom Dom Pepino na atividade da co-leta de lixo. Mari presenteia Dom Pe-pino, mas ele recusa o prato da mo-ça. Mari usa o vestido de noiva de Evapara seu casamento.

I Love Paraisópolis

Severa revela a Felipe que Berenicefaleceu em seus braços e afirma ao con-de que a esposa nunca o traiu. Melissainstiga Zilda a dispensar Lívia. Pedroameaça contar tudo o que sabe para Vi-tória se Lívia se aproximar de Felipe.Botelho descobre que o remédio de Vi-tória foi trocado. Salomé dispensa os ser-viços de Rita. Lívia cuida de Vitória. Me-lissa consegue fazer com que Severa lheconte como conheceu Berenice e pensaem como reverter a história a seu fa-vor. Severa entrega a Felipe uma pro-va de que esteve com Berenice.

Além do Tempo

Lívia oferece um sorvete para Fili-pe, mas Nanda se irrita com a meni-na. O médico de Ciça afirma que o es-tado da menina ainda é grave. Miguelavisa a Ana que convidou um colegado trabalho para jantar em casa. Ro-drigo briga com Miguel, e Ana e Líviaapoiam o menino. Nilton beija Bia no-vamente e Rubem vê. Ana revela a Ro-drigo que Ciça pode ficar paraplégica.

Malhação

Romero não consegue atirar con-tra Dário, e Orlando assume o contro-le da situação. Dante procura Rome-ro, que consegue esconder o corpo deDário. Alisson se desespera com a mor-te de Dênis e acusa Juliano. Tóia pres-siona Juliano a desistir de sua vin-gança. Victor ameaça Atena, mas aestelionatária arma para que o parcei-ro seja preso. Cesário comenta com Or-lando que gostaria que ele se aproxi-masse de Nelita. Paty descobre algunsdos segredos de Romero, que terminao relacionamento com a moça. Belisavasculha os pertences de Nelita. Ro-mero conhece Atena.

A Regra do Jogo

Page 6: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Polícia6 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 10 de setembro de 2015

Sistema prisional potiguar tem aquarta fuga em apenas 24 horas

Caos

Situação caótica nas carceragens do Rio Grande do Norte é refletida em rebeliões e fugas

A fragilidade do siste-ma prisional do RioGrande do Norte tem seagravado ainda mais,conforme os dias vão pas-sando. Os problemas es-truturais são refletidosem fugas, de acordo comnúmeros contabilizadospela Secretaria Esta-dual de Justiça e Cida-dania (Sejuc) que, por in-termédio da Coordena-doria AdministrativaPenitenciária do Esta-do (Coape), órgão res-ponsável pelas unidadesprisionais potiguar, re-gistrou na madrugadade ontem a fuga de trêspresos na Cadeia Públi-ca Promotor Manoel Al-ves Neto, na cidade deCaraúbas, e uma outrafuga na Cadeia PúblicaJuiz Manoel Onofre deSouza, em Mossoró.

Com os registros, jásão quatro fugas no sis-tema prisional do RN emapenas 24 horas, umavez que na madrugadada terça-feira, quatro de-tentos escaparam da Ca-deia Pública de Mosso-ró e dois outros, do Pa-vilhão IV, da Penitenciá-ria Estadual de Alcaçuz,em Nísia Floresta.

EM CARAÚBASSegundo informações

confirmadas à imprensapela Coape, na madru-gada de ontem, três pre-sos fugiram da CadeiaPública de Caraúbas de-

pois que conseguiram es-cavar um buraco que ser-via para escoar água ser-vida. Na ocasião, CássioAugusto de Souza, JoãoPaulo Nogueira e Joris-mar Gonçalves Suassu-na fugiram escalando otelhado da unidade pri-sional.

Os agentes peniten-ciários perceberam a mo-vimentação na unidadee agiram rápido, renden-do vários detentos queestavam no telhado,prontos para escaparemtambém. Foi solicitadoreforço e os presos quenão conseguiram esca-par foram devolvidos àscelas e submetidos a umavistoria minuciosa. Nin-guém foi recapturado.

MOSSORÓTambém na madruga-

da de ontem, o preso Da-niel Maciel de Araújo,que estava em uma dascelas de triagem da Ca-deia Pública de Mossoró,conseguiu escapar poruma abertura no teto.

OUTRAS FUGASA primeira fuga regis-

trada no sistema prisio-nal do RN, esta semana,aconteceu na madruga-da da terça-feira, na Pe-nitenciária Estadual deAlcaçuz, onde um presofugiu e outro ficou enta-lado na saída de um tú-nel. Os dois foram recap-turados.

Cássio, Marcos Paulo e Jorismar fugiram da Cadeia Pública de Caraúbas

Outros detentos foram recapturados ainda em cima do telhado

Divulgação

Policiais civis da 2ª De-legacia de Polícia de Par-namirim prenderam, naterça-feira (8), Edson Lu-cas Cruz Assunção acu-sado de envolvimento emdiversos assaltos nosbairros de Nova Parna-mirim e Cidade Verde.

Edson é suspeito, in-clusive, de ter participa-do do assalto que vitimouo vigia do Posto Ipiranga,em Cidade Verde, Da-mião Sérgio Fontoura,62, no último dia 20 deagosto.

O elemento, que tin-ha três mandados de pri-são preventiva, foi presona recepção do HospitalJoão Machado, no bair-ro de Tirol. Além do as-salto que vitimou o Da-mião, Edson é acusado deestar envolvido em ou-tros dois roubos: na pada-ria Pani Pizza, localiza-da na avenida Abel Ca-bral; e na padaria Ma-nah, localizada na ruaSandoval Tavares Guer-reiro, ambas em NovaParnamirim.

Mandado

Preso assaltanteacusado de envolvimentoem assassinato devigilante em Parnamirim

"Operação Negociata"

Juiz determina afastamento doprefeito de Umarizal na esfera civil

No início da tarde deontem, uma operação daspolícias civil e militar deAreia Branca, comanda-da pelo capitão Andreli-no, recapturou três de-tentos que haviam esca-pado da Cadeia Públicade Mossoró, na madruga-da da última terça-feira.

Os presos estavam es-condidos no assentamen-to Canto do Amaro, zonarural de Areia Branca.Fabio Teixeira de Souza,

Francisco Jeandson deOliveira, o "Gegê", e Fran-cisco de Assis da Silva Li-ma, o "Magrão", foram re-capturados. Os três esta-vam escondidos em umbarraco. "Recebemos in-formação do esconderijodos elementos e ao averi-guarmos encontramos ostrês dentro da residên-cia", explicou o capitão.

Os presos foram con-duzidos de volta à CadeiaPública.

Polícia recaptura em Areia Branca fugitivos daCadeia Pública de Mossoró

Detentos recapturados em Areia Branca

Também, na mesmamadrugada, quatro de-tentos da Cadeia Públi-ca de Mossoró fugiram

após serrarem as gra-des da cela onde esta-vam e quebrarem par-te do teto.

O juiz da Comarca deUmarizal, Breno ValérioFausto de Medeiros, de-feriu ontem pedido de li-minar em Ação Civil Pú-blica por ato de improbi-dade administrativa con-tra o prefeito CarlindsonOnofre Pereira de Melo eoutras nove pessoas envol-vidas em esquema de frau-des ocorridas na prefeitu-ra nos anos de 2012 e 2013referentes a contrataçãode empréstimos consigna-dos firmados com o Ban-co Gerador S/A, descorti-nado com a deflagração da"Operação Negociata", nofinal de julho passado.

O magistrado determi-nou o afastamento de"Mano Onofre" da Prefei-tura de Umarizal, o que

já havia sido determina-do no âmbito criminal pe-lo Tribunal de Justiça, emdecisão do desembarga-dor Expedito Ferreirabem como decretou limi-narmente a indisponibili-dade dos bens de Carlind-son Onofre no valor de R$200.692,95 e decretoutambém a indisponibili-dade do prefeito e outrasnove pessoas no valor deR$ 1.434.100,00 referen-te aos créditos disponibi-lizados pelo Banco Gera-dor S/A, através dos em-préstimos consignadosfirmados de maneira frau-dulenta.

A Ação Civil Pública deimprobidade administra-tiva com pedidos cautela-res de indisponibilidade

de bens e afastamento foimovida pelo MPRN emdesfavor de CarlindsonOnofre, José Rogério deSouza Fonseca, VilmaFernandes de Souza,Francisco Edivan de Oli-veira, Josberto de SouzaOliveira, Abimael Thia-go Bezerra de Melo, Bru-no Ewerton Bezerra Leal,Marinaldo Amâncio daSilva Júnior, IldeneidePereira de Medeiros eMauri Celio Moraes.

O MPRN sustenta queos requeridos, entre ju-nho de 2012 e julho de2013 em Umarizal, emdatas diversas, associa-ram-se para o fim especí-fico de cometer crimes, in-seriram declaração falsaem documento, fazendo

uso de papéis falsificados,além de obterem para siou para outros, vantagemilícita.

O objetivo foi o desviode dinheiro através doTermo de Convênio cele-brado entre a PrefeituraMunicipal de Umarizal eo Banco Gerador S.A, pa-ra a concessão de emprés-timos consignados e fi-nanciamentos aos servi-dores ativos e inativos. Fo-ram firmados 109 em-préstimos dessa naturezana Prefeitura, sendo libe-rado nas contas dos inte-ressados o valor total deR$ 1.571.792,33, o que ge-rou um saldo devedoraproximado de R$2.043.625,34 atualizadoaté o ano de 2014.

Page 7: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Sabe quem deve voltar ao futebol? Clodoaldo, que, en-tre outros clubes, já foi promessa no Flamengo e até pas-sou pelo Potiguar. Agora, buscando sua revitalização e,lutando para retornar à elite do futebol cearense, o Fer-roviário vai se reforçando como pode. E, Clodoaldo, semclube, entrou nos planos do tricolor da rede ferroviária.

Equipe mossoroense de taekwondo conquista medalhas no MaranhãoResultado

Chegando ao fundo do poço. Assim é a campanha do

ABC, nesse momento, no Campeonato Brasileiro da

Série B, que na noite da terça-feira perdeu para o Bra-

gantino, goleada, 3 a 1, e caiu para a última posição na

classificação geral. Um desenho que vem sendo pinta-

do nos últimos anos. Dividida, a diretoria do ABC se pre-

ocupou em afastar colaboradores e esqueceu de cuidar

da casa para a tempestade que se aproximava. Para al-

guns, o número da sorte, outros, consideram azar, mas

existe uma terceira linha para definir o número 13.

Quando o assunto é ABC, o treze representa o número

de jogos que o alvinegro não vence na Série B do

Brasileirão. Eis o detalhe para a queda brusca do time

na classificação e com sérios problemas para se livrar

do rebaixamento. Infelizmente, a Série C do Brasileiro

vai ficando cada dia mais perto.

Depois de promover baderna em Natal, em confronto comorganizadas do ABC, torcedores do Santa Cruz do Recife-PE voltaram a manifestar sua violência em jogos do Campe-onato Brasileiro da Série B. Claro, alguns infiltrados que vãoao estádio só para brigar, e não torcedor de verdade. A vio-lência agora foi na própria capital pernambucana em con-fronto com torcedores do Paysandu aliados a um grupo doNáutico. Nos resta registrar e lamentar.

TREZE jogadores foram dispensados pelo Globo após

eliminação na Série D.

FUGINDO da pressão do seu torcedor, o Vasco sai de São

Januário e vai jogar no Macaranã.

VEJAM a situação.Antes,melhor seria jogar em seu próprio

campo.

MAS, o problema não é o campo, e sim o time que é muito

ruim.

ESPERANÇAAs exibições da seleção brasilei-

ra em amistosos nos deixa cheiosde esperanças, embora a situaçãonem sempre se confirme em jogosoficiais, como já foi dito. Mas, comotorcedores do futebol brasileiro, fi-ca a crença de que algo pode mudare o Brasil volte a ser a potência quetodos conhecem e não, um quase sa-co de pancadas, como se aproximounas últimas competições. Detalhe,vai começar as eliminatórias para2018.

DENOMINAÇÕESAs próprias denominações das

chamadas "torcidas organizadas" járemetem ao quadro de violência. Atorcida do Paysandu é batizada deTerror Bicolor, enquanto a turma doSanta Cruz-PE se define como In-ferno Coral. Com estas denomina-ções, se possível for, seria melhor bar-rar já na entrada do estádio ou atéda cidade, como já aconteceu. Tran-ca todos na cadeia e, depois do jogo,libera quem merecer.

FAVORECIDONo fechamento de mais uma ro-

dada do Campeonato Brasileiro daSérie B o time mais favorecido, come-çando com sua vitória, foi o Ceará.Largou da última posição, graças aosdois resultados positivos, e hoje é oprimeiro na zona do rebaixamento,na direção da saída (17º). Teve umaboa ajuda dos concorrentes que per-deram pontos. Esperanças renova-das para evitar a degola.

VOLTANDO

No último dia 3 de se-tembro, a Federação-norte-rio-grandense deTaekwondo Olímpico (FN-TO) viajou a São Luís doMaranhão em busca demais uma conquista noXXXII Campeonato Brasi-leiro de Taekwondo reali-zado nos dias 4, 5 e 6 des-te mês. A participação daequipe formada pelas cida-des de Grossos, AreiaBranca, Mossoró e Nataltrouxe resultados para onosso Estado com coloca-ções em primeiro, segundoe terceiro lugares.

Durante o evento foramrealizados cursos de poom-

se e arbitragem, formandomais dois árbitros nacio-nais para o Rio Grande doNorte. São eles, BrunoFreitas, de Mossoró, e oprofessor Daniel Davison,de Natal. Tivemos ainda oMestre Dario Sabino pres-tando exame para o seu 5ºDan de taekwondo.

Segue lista de partici-pantes e suas colocações:Dario Sabino - poomse 3ºlugar, Aristóteles Ferreira- poomse 3º lugar, DanielSabino - poomse 1º lugar ,Niria Ranyele - poomse 1ºlugar, Dario Sabino - ki-hap 1º lugar, João Batista- Kyorigui 4º lugar, Luiz

Delegação potiguar obteve vitórias, incluindo o primeiro lugar, em competição nacional em São Luís

Oswaldo: "Nosso elencoé qualificado"

Artilheiro

Após as ativida-des realizadas naterça-feira (8), noCentro de Treina-mento George Helal,o treinador Oswaldode Oliveira conver-sou com a imprensa.O comandanterubro-negro acredi-ta que o bom momen-to vivido por Fla-mengo e Cruzeirovaloriza o confrontoe confia na qualida-de do elenco para su-perar as ausências,por lesão, suspensãoou convocação.

"O bom momentode Flamengo e Cru-zeiro será um ingre-diente a mais para ojogo. Que o apoio datorcida possa ajudarnosso time a conse-guir um bom resul-tado e que não sin-tamos tanto as au-sências que teremos.Nosso elenco é qua-lificado, então temosque manter os pés nochão e continuar tra-balhando", afirmou.

Oswaldo treina aequipe visando oconfronto com o Cru-zeiro, nesta quinta-feira, no Maracanã.O jogão já tem 14 milingressos vendidos.

Vice-presidente do ABC, Bira Marques recebe título de Cidadão NatalenseHomenagem

O vice-presidente defutebol do ABC FutebolClube, o empresário Eli-siel Ubirajara Marques,Bira Marques, recebeu otítulo de Cidadão Nata-lense na terça-feira (8),em solenidade realizadana Câmara Municipal deNatal.

A homenagem foi con-duzida pelo seu proposi-tor, o vereador Adão Eri-dan, e contou com a pre-sença de Rubens Guilher-me, presidente do ABC; dopresidente em exercício,Paulo Tarcísio; do presi-dente do Conselho Delibe-rativo, Ivis Bezerra; ovice-presidente do Conse-

lho Deliberativo, Fernan-do Vasconcelos; do conse-lheiro Augusto Azevedo;além de familiares, ami-gos e desportistas.

“Acredito que, quandoas pessoas fazem as coisasde maneira correta e tra-balham direito são reco-nhecidas por isso. É umaalegria imensa receber es-se reconhecimento da ci-dade que me acolheu e meajudou a crescer profissio-nalmente. Estou muito fe-liz”, disse Bira.

Bira Marques nasceuem Bento Fernandes, nointerior do Rio Grande doNorte, e veio morar emNatal (RN) aos 19 anos.

Trabalhou em uma livra-ria e começou a juntar di-nheiro para montar o seupróprio negócio.

Em 2002, abriu a Li-vraria Câmara Cascudoem Parnamirim (RN), ho-menageando o potiguarLuiz da Câmara Cascudo,e pouco depois inauguroua primeira filial, em Na-tal. Atualmente, a livra-ria está presente em Na-tal (RN), Parnamirim(RN) e em João Pessoa(PB).

“Ele tem uma históriade vida incrível, de supe-ração e crescimento pes-soal. Bira não só é respon-sável pelo seu sucesso, co-

BRASILEIROS GELAM?

Uma discussão interessante começa a ocupar espaçosno noticiário esportivo em torno da seleção brasileira. Apergunta é, será que os brasileiros gelam quando o jogo éoficial? É algo para se pensar, afinal, existem duas seleçõesnos últimos anos, ou seja, aquela que disputa partidasamistosas e a outra que entra em campo disputando trêspontos.

No primeiro caso, até encontramos lances de qualidade,jogadas aparentemente bem treinadas e, o que é melhorpara o deleite do torcedor, gols e vitórias. Realmente é es-tranho que o time se solte nos amistosos e trave nos jogosoficiais levando o futebol nacional ao fracasso na últimaCopa do Mundo e Copa América.

VIOLENTA

Esporte 7www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Equipe de Mossoró no Maranhão

SÉRGIO OLIVEIRA

Toque

[email protected]

Esportivo

Gomes - kyorigui 2º lugar,Sidelton Maison - kyorigui1º lugar, Douglas Rafael -kyorigui 4º lugar, Natanael- kyorigui 1º lugar, NiriaRanyele - kyorigui 2º lugar,

Aldemberg - kyorigui 1º lu-gar, Romulo - kyorigui 5ºlugar, Lucas Vinicius - kyo-rigui 1º lugar, Elton Ramon- kyorigui 3º lugar, RafaelGonçalves - kyorigui 5º lu-

gar, Victor Laurentino -kyorigui 1º lugar, MayconDouglas - Kyorigui 1º lu-gar, Eriklys Campelo - kyo-rigui 1º lugar, Welton - kyo-rigui 3ºlugar.

Oswaldo espera grandejogo contra o Cruzeiro

Bira Marques recebe título dos vereadores Adão Eridan e Joanilson Rêgo

mo também por contri-buir com o desenvolvi-mento social e econômicode Natal, através da Câ-mara Cascudo. Por tudoisso, ele merece essa ho-

menagem”, disse o verea-dor Adão Eridan.

A livraria desenvolveatividades educacionais,de responsabilidade so-cial e de apoio ao esporte.

Verônica Macedo / Assessoria CMN

Page 8: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Paulo

[email protected]

Pinto

Curt

a-M

etr

agem

@ Mudam de idade hoje e rece-

bem os cumprimentos da coluna:

dr. Raimundo Rosendo, Maria Au-

gusta Gurgel, Naide Rosado e

Eduardo Fagundes. Parabéns!

@ A agência Personal Marketing

é a nova dona da conta publicitá-

ria do Porcino Park Center. O espa-

ço de entretenimento que há um mês

está sob a direção da Gondim &

Garcia.

@ A Capela de São José teve a

reforma assinada pelo engenheiro

Pedro Augusto Escóssia,sociodire-

tor da WSC.

@ O compositor Dorgival Dan-

tas receberá cidadania mossoroen-

se.A proposição é do vereador-pres-

idente Jório Nogueira.

@ A Escola Doméstica de Natal

chega aos 101 este mês. Alunas e

ex-alunas montam programa de

festividades pra marcar a data.

@ Marcelo e Mariana Rosado

felizes com a chegada de Theo. Pa-

rabéns aos papais e que seja bem-

vindo Theo.

@ Ricardo e Santana inauguram

em outubro o Restaurante Dona Te-

ca no complexo judiciário,ou se-

ja,no elegante bairro Costa e Silva,

exatamente na antiga residência

de Vingt-un Rosado e América.

Karenine

Fernandes e o

seu indecifrável

sorriso.

Georgiano

Azevedo e

Fátima

Diógenes no co-

quetel de

inauguração do

Studio Decor

Fotos: Eduardo Kennedy

Social8 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 10 de setembro de 2015

TRIBUTOOs 62 anos de

Emancipação Políti-

ca da cidade de Upa-

nema e o multifaceta-

do Joãozinho Escós-

sia dirige 50 atores

em espetáculo intitu-

lado Tributo a Upane-

ma,de 11 a 13 deste

mês, na Praça de

Eventos Manoel Má-

rio.

NAS BANCASA 19ª edição da re-

vista Glam, editada

por George Azevedo,

tem lançamento mar-

cado para domingo,

13, no Praia Bonita

Resort, em Camuru-

pim. Já em Mossoró,

o lançamento aconte-

cerá no dia 16 deste

mês, quarta-feira, na

MarqDesign com des-

file da Maison Trá-

fego apresentando o

verão 2016 da marca

mineira Artsy Brasil.

Telefone: 84 9194 5192

Page 9: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

COTIDIANOQUINTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2015 NEGOCIAÇÃO

Governo e servidores daUern tentam acordo parachegar ao fim da greve

PÁGINA 5

Representantes da empre-sa Ocimar, que tem atuadono transporte público deMossoró desde julho, parecenão estar satisfeitos com o re-sultado do investimento nomunicípio. Em reunião rea-lizada com a Secretaria deMobilidade Urbana (Semob),os representantes afirma-ram que a empresa vem ten-do um prejuízo de R$ 10 milao dia.

A Ocimar foi procuradapela reportagem do O Mos-soroense a fim de comen-tar as informações, mas atéo fechamento desta matérianão foi encontrada para pres-tar esclarecimentos acercada crise no setor.

O presidente do Sindica-to dos Trabalhadores emTransportes Rodoviários deMossoró (Sintrom), Francis-co de Assis, confirmou que a

empresa está demitindo mo-toristas. O sindicalista escla-receu que o Ministério Públi-co do Trabalho (MPT) já foiacionado para garantir queos direitos dos funcionáriossejam pagos.

Para Francisco de Assis,as demissões dos motoristastrazem características per-turbadoras. Ele comenta quedesde a entrada da nova em-presa, há cerca de dois meses

e meio, quase 20 motoristasjá foram demitidos. "Parece-me que está havendo um ro-dízio de demissões, o que evi-ta a assinatura da carteira egarantia de direitos", critica.

O sindicalista ponderaque a fiscalização aos táxisintermunicipais não deverásurtir o efeito esperado, jáque eles não são os principaisresponsáveis pela escassezde passageiros nos ônibus.

"Os táxis-lotação conti-nuam atuando e conseguemmuitos passageiros, ao mes-mo tempo o transporte públi-co de Mossoró retrocedeu,voltamos ao tempo das fichasde papel, não temos nem bi-lhetagem eletrônica. Os ta-xistas de outra cidade não sãoo nosso problema, mas sim afalta de organização de nos-so transporte", analisou osindicalista.

Empresa de ônibus afirma ter prejuízo de R$ 10 mil ao dia em Mossoró

Passageiros reclamam da redução das linhas, má conservação dos veículos e longo tempo de espera

CarênciaSistema de transporte coletivo apresenta sériede deficiências após dois meses de implantação

Pouco mais de dois meses de-pois de sua implantação, o novosistema de transporte coletivo deMossoró é alvo de inúmeras crí-ticas por parte dos usuários. Deacordo com os passageiros, o nú-mero de veículos foi reduzido, aqualidade do serviço é ruim e aespera pelo transporte é muitogrande.

A estudante Jéssica Aman-da comenta que é sensível a pio-ra nas linhas de ônibus, que an-tes tinha uma periodicidade e ho-rários claros de circulação nosbairros. Ela narra que nos últi-mos dias tem enfrentado gran-de espera nas paradas, e que vá-rias vezes o ônibus nem chega apassar.

"Nos últimos dias fiquei es-perando cerca de 1h30 na para-da por um ônibus que não pas-sou, eu tive de ir para a casa demototáxi. Em outra oportuni-dade tive de seguir a pé, porquenão aguentava mais esperar. Oserviço prestado pela outra em-presa estava longe de ser exem-plar, mas pelo menos sabíamosque hora o veículo iria passar",criticou a estudante.

O estudante Adriano Dantastambém critica o novo sistemade ônibus. Ele destaca que a mu-dança nas linhas, em vez de fa-vorecer, tem causado transtor-nos aos usuários. Outro ponto

que causa insatisfação é a reti-rada da linha “Circular”, queobriga a boa parte dos usuáriosa pegar dois ônibus, prolongan-do o tempo de viagem. Estudan-tes que moram nos conjuntosAbolição, que fazem faculdadena Universidade Potiguar - UnP,reclamam que o trajeto entrecasa-universidade que duravaalguns minutos, hoje demora ho-ras, pois em vez de pegar o ôni-bus direto para a instituição, e-les precisam vir para o centro ede lá pegar um outro ônibus pa-ra a instituição.

O sistema de refrigeração dosônibus, tão publicizado pela Pre-feitura Municipal de Mossoró epela empresa Ocimar, é outro dospontos mais criticados pelosusuários. Segundo os populares,os condicionadores de ar foramretirados menos de um mês apóso início da prestação do serviçoem Mossoró.

O presidente do Sindicato dosTrabalhadores em TransportesRodoviários de Mossoró (Sin-trom), Francisco de Assis, co-mentou que é fato que há uma re-dução no número de ônibus ro-dando na cidade, em especial du-rante o fim de semana. Ele des-tacou que em horários que nãosão considerados "de pico" o nú-mero de veículos é bem menor,prejudicando os usuários. Usuários afirmam que é sensível a piora nas linhas de ônibus

Page 10: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Barragem Armando RibeiroGonçalves poderá entrar no"volume morto" no próximo ano

Gerais2 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 10 de setembro de 2015

HOMENAGEMNatural de Olho D’Água

do Borges, o cantor e com-positor Dorgival Dantas re-ceberá título de CidadãoMossoroense, dia 29 destemês, em sessão solene da Câ-mara de Mossoró, comemo-rativa ao feriado da Aboli-ção da Escravatura, no Tea-tro Municipal Dix-huit Ro-sado, às 17h.

ADIANDOA Prefeitura de Tibau

prorrogou até o dia 30 des-te mês o pagamento com des-conto de até 50% do Impos-to Territorial e Predial Ur-bano [IPTU]. O prazo acaba-ria no último dia 28, mas foiampliado para estimularproprietários de residênciase terrenos a regularizar a si-tuação. Principalmente, do-nos de imóveis de veraneio.

PECUÁRIAA 53ª Festa do Boi, lança-

da anteontem pelo Gover-no do Estado, pretende mo-vimentar R$ 150 milhões eatrair mais de 500 mil pes-soas. O evento será realiza-do de 10 a 18 de outubro, noParque Aristófanes Fernan-

des, em Parnamirim. Em oi-to dias de evento, estima-seque serão gerados cerca decinco mil empregos tempo-rários.

RELEVÂNCIAA audiência pública na

Câmara de Mossoró, hoje,às 9h, para debater a situa-ção do Instituto Técnico eCientífico de Polícia (Itep),interessa a toda a regiãoOeste. Bem que a classe po-lítica e a sociedade dos mu-nicípios oestanos poderiamse mobilizar para a reunião,a fim de pressionar o Gover-no do Estado a melhorar oórgão que atende a dezenasde municípios do Médio e Al-to Oeste.

COBRANÇAPor falar nisso, em pro-

nunciamento na sessão deontem da Assembleia Legis-lativa, a deputada MárciaMaia (PSB) fez apelo ao Go-verno do Estado cobrandoo encaminhamento do es-tatuto dos servidores do(Itep) para apreciação dosdeputados. A matéria é fun-damental para moderniza-ção do órgão.

EMPREENDEDORISMOO Sebrae mobiliza empreendedores no Alto Oeste para

conscientizar sobre a importância de comprar do pequenonegócio. De 14 a 17 deste mês haverá curso de atendimentoem Pau dos Ferros; dia 15, palestra sobre vendas em SãoMiguel; dia 21, evento semelhante em Marcelino Vieira edia 22, em Tenente Ananias.

SEGURANÇAEm visita a Baraúna, anteontem, o comando da Polícia

Militar e da Polícia Civil reafirmou reforço policial na cidadea fim de conter o avanço da violência nas zonas rural e ur-bana. Asseguraram delegado exclusivo para o município,além de viatura nova e mais policiais para patrulhamentodiário nas zonas rural e urbana. O aumento da violênciatem assustado Baraúna nos últimos tempos.

Governo Federal dá péssimo exemplo no en-frentamento à crise econômica no País. A ideia deincrementar a arrecadação através do aumentode impostos, como antídoto às dificuldades finan-

ceiras da União, é completamente equivocada. Ao invés detransferir ao contribuinte a responsabilidade pelo equilíbriodas contas públicas, escorraçando ainda mais o trabalhador,o Executivo precisa dar o exemplo e cortar gastos. Não éjusto que o pai de família tenha que readequar seu orça-mento e se privar de certos gastos devido à carestia insta-lada no País, se o Governo Federal não faz o mesmo, ou se-ja, se não corta seu excesso de despesas. O que a Uniãotem que fazer, ao invés de aumentar a já altíssima cargatributária do Brasil, é enxugar a máquina pública, atravésdo corte de benesses concedidas a uma casta privilegiadada classe política e seus afilhados. O Governo precisadiminuir não só o número de Ministérios, mas os cabidesde empregos desnecessários, ocupados por apadrinhadospolíticos que nada acrescentam à nação e só servem parasugar o dinheiro que falta à maioria. Essa gente, hoje pre-sa às tetas do Governo, poderia produzir para a nação, des-grudar da “viúva”, migrar para a iniciativa privada, tra-balhar em negócios honestos, para fortalecer a economianacional. Portanto, nada de aumentar impostos. O que oGoverno precisa fazer é readequar seus gastos. Porquenão precisa ser expert em economia para saber que, se nãohouver controle na saída dos recursos, não adianta em na-da aumentar a entrada do dinheiro.

O

INTENÇÃO MALDOSA

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

A maior barragem do Rio Grande do Norte está com apenas 25% da sua capacidade

Alerta

Cosern promove programação da semanainterna de prevenção de acidentes

Evento

A Barragem Enge-nheiro Armando RibeiroGonçalves, no Vale doAçu, pode entrar no "vo-lume morto" no próximoano. A previsão é do se-cretário de Recursos Hí-dricos e Meio Ambientedo Estado, MairtonFrança, considerandoque o volume de chuvasno próximo ano não sejaacima do normal.

A estimativa é que porvolta de outubro de 2016o estágio pode ser atin-gido. O estudo do Institu-

to de Gestão das Águas doRio Grande do Norte(Igarn) considera a pro-babilidade do volume aser atingido no próximoano, caso não haja ne-nhum tipo de recarga (vo-lume de chuvas satisfató-rio), ou nenhuma restri-ção de uso.

Conforme o presiden-te do Igarn, Josivan Car-doso, atualmente a bar-ragem está com aproxi-madamente 25% da suacapacidade total, que éde 2,4 bilhões de m³.

Atualmente a vazão dabarragem é de 5m³ porsegundo.

Josivan Cardoso infor-ma que diante do cenárioa Agência Nacional deÁguas (ANA) iniciaráuma série de discussõessobre o uso da água e asrestrições no uso, a fimde prolongar um volumesatisfatório na barragempor um maior limite detempo possível.

"Estudamos reduzir avazão ou mesmo restrin-gir o uso do líquido, prio-

rizando o consumo huma-no", revela Cardoso. Elecomplementa que todasas discussões contarãocom a participação dosprincipais interessadosno processo. Além daANA, os estudos sobre apreservação da água en-volve o Comitê da BaciaHidrográfica do Rio Pin-has-Assú, a Companhiade Águas e Esgotos do RioGrande do Norte (Caern)e a população das comu-nidades abastecidas pe-la barragem.

Com o tema "Acima detudo, a vida", a Cosern ini-ciou a programação daSemana Interna de Pre-venção de Acidentes doTrabalho (Sipat). As ati-vidades serão realizadasaté sábado, 12, na unida-de da Cosern em Mosso-ró e debaterá sobre a im-portância de adotar umcomportamento segurono dia a dia.

A programação deabertura foi feita na últi-ma terça-feira pelo gestorde unidade, Gilmar Mi-queias, seguida da pales-tra "Papel do Padrinho",ministrada pelo gerentede departamento, Rena-to Gomes. Amanhã, asatividades seguem coma explanação do presiden-

te da Central Interna deProteção de Acidentes(CIPA), Marcos Antônioda Silva. Logo em segui-da, terá a apresentação doteatro de mamulengoscom o tema "Comporta-mento seguro".

Na quinta-feira, a Si-pat terá mais uma pales-tra sobre "A Vida comQualidade e Felicidade",que terá como expositoro gerente do EAT, Ig-or Mateus de Araujo.Amanhã será realizadaa tradicional Feira daSaúde, com diversas ati-vidades para os servido-res e familiares. Na oca-sião, haverá oficina de ar-tes, teste de glicemia, ve-rificação da pressão, mas-sagem antiestresse, dis-

Nível da barragem Armando Ribeiro é preocupante

Luciano Lellys

INTERINO

tribuição de brindes e umcafé da manhã.

O encerramento seráno sábado, com a cami-nhada "Caminhando comEnergia". A concentraçãoserá às 7h, na Praça dos

Esportes, percorrendo aavenida Rio Branco até obuffet Bella Festa. Nachegada, será servido umcafé da manhã para ospresentes, seguido de umconcurso de cordel.

Abertura da programação foi realizada na última terça-feira

Page 11: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Gerais 3www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Médicos se reunirão amanhã

para definir o que fazer em

relação a atrasos da PMM

Impasse

STF mantém corte de ponto de grevistas do TJRN

Decisão

Médicos associados à

empresa Serviço de Assis-

tência Médica e Ambula-

torial Ltda. (Sama), que

presta serviço às Unida-

des de Pronto Atendi-

mento (UPAs) da Prefei-

tura Municipal de Mosso-

ró (PMM), se reunirão

amanhã para definir a po-

sição da categoria acerca

dos mais de dois meses

de atraso nos repasses.

Segundo o diretor da

Sama, Diego Costa Dan-

tas, a diretoria da asso-

ciação já se reuniu para

avaliar a situação, e ago-

ra deverá ser exposta aos

mais de 140 médicos da

instituição. Ele explicou

que neste momento não

é permitida a paralisa-

ção, já que a Sama assi-

nou um contrato que per-

mite que a PMM atrase os

pagamentos em até 90

dias.

"Todos os médicos es-

tarão reunidos para de-

cidir o que deve ser feito.

Teremos de ver, junto a

nossa assessoria jurídica,

que medidas podem ser

tomadas já que a parali-

sação está descartada por

enquanto", explicou o di-

retor.

Diego Costa Dantas

disse que a PMM vem rei-

teradamente atrasando

os pagamentos, o que tem

dificultado a situação da

empresa. Ele narra que

há pelo menos quatro me-

ses os vencimentos não

são pagos em dia, que o úl-

timo mês recebido inte-

gralmente pelos médicos

foi junho e que a dívida

com a empresa chega a

mais de R$ 1,5 milhão.

O ministro do Supremo

Tribunal Federal (STF),

Gilmar Mendes, determi-

nou a manutenção do cor-

te do ponto dos servidores

do Poder Judiciário poti-

guar que participaram da

greve, deflagrada em 17 de

março deste ano e manti-

da até 15 de maio, com du-

ração de 60 dias.

Em sua decisão, o ma-

gistrado cassou o acórdão

do Tribunal de Justiça do

Rio Grande do Norte

(TJRN) que havia decidi-

do que os servidores pode-

riam, se desejassem, repor

os dias não trabalhados.

Mendes é o relator do

processo de Reclamação

nº 21.571, apresentado

pela Procuradoria Geral

do Estado (PGE/RN)

contra o Sindicato dos

Servidores do Poder Ju-

diciário do Estado do Rio

Grande do Norte

ENTENDA

A greve dos servido-

res do Poder Judiciário

foi considerada ilegal

em julgamento realiza-

do pelo Pleno do TJRN

em 29 de abril. O enten-

dimento foi mantido pe-

lo ministro Gilmar Men-

des no dia 30 de abril ao

rejeitar Reclamação do

Sisjern contra a decla-

ração de ilegalidade do

movimento grevista.

Contudo, a paralisação

perdurou até o dia 15 de

maio, quando foi deci-

dida a suspensão do mo-

vimento.

Animais soltos nas ruas aumenta risco de acidente

Alerta

Uma situação muito

comum nas ruas de Mos-

soró é se deparar com ani-

mais soltos pastando nas

praças do centro ou cami-

nhando pelas avenidas. A

cena, aparentemente ino-

fensiva, pode representar

um grande risco de aci-

dente para os transeun-

tes.

O estudante Cláudio da

Costa sentiu o risco de se

deparar com animais sol-

tos nas vias. Ele conta que

vinha na avenida Rio

Branco quando de repen-

te um cavalo apareceu no

meio do caminho. "A sor-

te era que eu vinha deva-

gar e consegui frear a tem-

po. Se não tivesse tão aten-

to teria causado um grave

acidente", revela.

De acordo com especia-

listas, o choque com ani-

mais pode trazer conse-

quências graves para os

condutores. Dependendo

da velocidade, bater em

um cachorro de porte mé-

dio poderá desestabilizar

o veículo, já a colisão com

um animal de grande por-

te, como cavalos ou vacas,

o impacto ocorrerá na al-

tura do para-brisa do au-

tomóvel, e o animal aca-

bará atingindo os ocupan-

tes do veículo.

A equipe de reporta-

gem do jornal O Mosso-

roense tentou entrar em

contato com o secretário

municipal de Serviços Ur-

banos, Carlos Clay, para

saber as medidas que es-

tão sendo adotadas para

evitar a circulação de ani-

mais nas ruas. No entan-

to, a equipe não conseguiu

falar com o secretário.

Cena de animais nas avenidas é comum

Profissionais estão há dois meses sem receber pagamento devido à falta de repasses a terceirizada

Page 12: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Social4 Quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Hoje o meu abraço de aniversário é para omeu xodó, amigo, defensor, conselheiro

Alcides Bernardo. E eu também dele !Muitasbênçãos no seu caminho, na sua vida.

Entre os aniversariantesqueridos da semana,Pe.CharlesLamartine ummissionário,evangelizador,educador, ser hu-mano admirado equerido portodos.

Duas lindas e abençoadas mulheres...Gorete Fernandes e Conceição Souza,

beleza pura no casório de AntonioMaltez e Viviane em João Pessoa-PB.

Quente

s e F

ria

s

Carol

[email protected]

Fernandes

www.omossoroense.com.br

Feliz aniversário para Pe.

Charles Lamartine, Alcides

Bernardo, Mirella Ciarlini,Gi-

sele Miranda,Eduardo Fagun-

des, Raquel Serejo, Andrea

Diógenes, Marise Pinto, Eli-

zete Brasil, Nana Fernandes

e Maria Augusta Xavier.

Grande encontro aconteceu

no último final de semana com

a festa da Família Vale.

Romeu Jodiesel volta a re-

sidir na nossa cidade. Uma

vez cidadão mossoroense o

coração sempre será.

Sempre me lembro de Erika

Ramos,quando volto no tempo...

Tempo que para sempre guar-

do no coração e a amiga tam-

bém!

Estavam curtindo as bele-

zas da ilha de Fernando de No-

ronha nesse feriado Diego Cou-

to e Samara Veras,Stanley Me-

deiros e Karol Sales.

No Restaurante Garbos o

casal André Cirne e Doriana

Burlamaqui com a pequena

Maria Luiza que é a cópia fiel

do pai. Família muito linda!

A Personal Marketing foi

acionada pela Gondim & Gar-

cia Produções para fazer a sua

assessoria de imprensa/comu-

nicação. Boa escolha!

AGORA É ESTOUROA Gondim & Garcia Produ-

ções agora é responsável pela

promoção dos eventos e festas em

toda a área do Porcino Park Cen-

ter, com exceção da vaquejada,

propriamente dita, que continua

com a família Porcino. A estreia

já será na tradicional vaqueja-

da que acontecerá de 1º a 4 de

outubro.

ATELIÊ DE TIA ANINHASempre prendada e capricho-

sa em tudo o que faz, Tia Aninha

Cavalcanti está cheia de novi-

dades. Vamos segui-la no Insta-

gram atelietiaaninha e babar

com tanta coisa linda. Eu sim-

plesmente amei meu pijama per-

sonalizado e já indico.

Esta jovem meiga e atenciosa já é o cartão devisita da Santa Lolla Gisele Miranda na

praia da Pipa.

A família de Edmilson Lucena Barreto

convida parentes e amigos para a missa

de 6 anos de saudades que será cele-

brada em sufrágio de sua alma hoje,

10, às 17h, na Catedral de Santa Luzia.

E amanhã, 11, na igreja matriz do Alto

da Conceição, às 19h.

Os familiares agradecem a todos que

comparecerem a este ato de soli-

dariedade humana.

15/09/1948

10/09/2009

Convite missa de 6 anos

Page 13: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Gerais 5www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Categorias reivindicam melhorias para a Universidade

Docentes, técnicos eestudantes da Universi-dade do Estado do RioGrande do Norte (Uern)participam de um ato pú-blico hoje, às 10h, na se-de da Governadoria. Aatividade tem como obje-tivo denunciar a situaçãoda Universidade, que en-frenta a maior paralisa-ção em sua história, che-gando a 109 dias hoje.

Após o ato público se-rá realizada uma reu-nião com a presença doconsultor do Estado, osecretário de Planeja-mento, Gustavo Noguei-ra, o promotor da Edu-cação, Raimundo Caio, odeputado Souza (PHS) eo reitor da Uern. O en-contro busca pressionare encontrar saídas ágeisque possam encerrar oimpasse.

"Esta atividade teráduas importantes moti-vações: primeiro protes-tamos contra um gover-no que promoveu a maiorgreve da história da Uern

e segundo, pressionarmais uma vez os repre-sentantes do governo pa-ra que cumpram o acordofirmado com as catego-rias e realizem as melho-rias que a Universidadenecessita", explicou opresidente da Aduern,Valdomiro Morais.

A Uern paralisousuas atividades no dia25 de maio. Os docentesda instituição reivindi-cam um realinhamentosalarial de 12, 035% quegarantirá a implemen-tação do Plano de Car-gos e Salários (PCR) dacategoria, além da rea-lização imediata de con-curso público e de umasérie de melhorias es-truturais nos campi daUniversidade.

Além do reajuste de12,035%, os técnicos-ad-ministrativos buscamredução de jornada detrabalho sem perda dainsalubridade. Os estu-dantes também têm umapauta de reivindicações

própria e cobram, entreoutros pontos, a constru-

ção de Restaurante Uni-versitário em todos os

campi, Residência Uni-versitária e a conclusão

das obras em Natal eCaicó.

Grevistas buscam entendimento com o Executivo para encerrar paralisação que já chega a 109 dias

Servidores da Uern se reúnem comrepresentantes do Governo em Natal

Negociação

Portuários aposentados terão que atualizaremseus cadastros no Sinporn até esta sexta-feira

Recadastramento

AREIA BRAN-CA/NATAL - Terminaamanhã o prazo paraatualização cadastral dosdados de aposentados li-gados ao Sindicato dosTrabalhadores nos Servi-ços Portuários do Estadodo Rio Grande do Norte(Sinporn), em AreiaBranca e Natal. O reca-dastramento está sendorealizado desde o dia 12de agosto e encerra-seamanhã, conforme convo-cação feita pelo presiden-te da entidade represen-tativa da categoria, Silva-no Barbosa Bezerra.

De acordo com a convo-cação, os associados apo-sentados devem compa-recer à sede do sindicato,localizado na rua Espla-nada Silva Jardim, 76, Ri-beira, Natal, bem como nadelegacia da entidade, si-tuada à rua FranciscoFerreira Souto, 217,Areia Branca. Os horá-rios de atendimento sãodas 7h30 às 11h30 e das13h às 17h, de segunda a

sexta-feira.Conforme o dirigente

do Sinporn, o objetivo des-se recadastramento é pa-ra um melhor controle dosarquivos e banco de dadosdo sindicato. "Avisamosque os aposentados quenão comparecerem nosindicato para participa-rem da mencionada atua-lização cadastral serãoexcluídos das listas de fi-liados da nossa entidade",observa Silvano Barbosa.

Dentro dessa temáticada aposentadoria, o Sin-porn promoveu palestrasobre "A nova LegislaçãoPrevidenciária e suas im-plicações", ministrada pe-la dra. Vandreia GomesAlves, que atualmente épresidente da Comissãode Seguridade Social daOrdem dos Advogados doBrasil (OAB-RN) e, por-tanto, especialista nessaárea.

Ela fez uma explana-ção e esclareceu sobre asnovas regras das aposen-tadorias, tema que inte-

ressa a muitas pessoas dediferentes idades, mas,contudo, poucos realmen-te sabem quando surgiu,como funciona e quais sãosuas particularidades.

Atualmente, o sistemaprevidenciário brasilei-ro está passando por umafase de discussões e deba-tes, que inclusive promo-veram alterações nas re-gras das aposentadorias.Considerando o momen-to atual, onde diversosmeios de comunicaçãotêm colocado as altera-ções das regras da apo-sentadoria como, porexemplo, a Fórmula85/95, a permanência doFator Previdenciário, en-tre outros que levam emconsideração a idade e otempo de serviço, o Sin-porn, junto com sua As-sessoria Jurídica, resol-veu realizar a palestra so-bre a temática.

A palestra foi realiza-do no auditório da Com-panhia Docas do RioGrande do Norte (Co-

Silvano Barbosa, do Sinporn, alerta portuários quanto a importância do recadastramento

dern), em Natal, tendo co-mo público-alvo trabalha-

dores portuários ativos eaposentados e demais in-

teressados que atuam naárea portuária.

SINPORN

Page 14: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Social6 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 10 de setembro de 2015

Milton Nunes eElaine Souza

prestigiando asessão solene no

Lions Clube deMacau

Duas gerações: Laine e Luzia Paiva também marcando

presença na sessão solene

Lindemberg Lima de Moura agraciadocom a comenda 9 de Setembro. Na

foto com o vereador Ely Nobre

Casal querido Geraldo Diniz e a vereadora elegante Fátima Jácome

[email protected]

Almeida

Prefeito KerginaldoPinto e Aline Kelly também prestigiaram a entrega de comendae títulos alusivos aos140 anos deEmancipação Políticada cidade de Macau

FESTAA Associação Norte-riograndense

de Criadores (Anorc) e o Governodo Estado, por meio da Secretariade Estado da Agricultura, daPecuária e da Pesca, convidam parao lançamento da 53ª Festa do Boi,que acontecerá de 10 a 17 de outubrono Parque Aristófanes Fernandes,em Parnamirim.

PATRIMÔNIOEm ruínas, 20 anos depois, Moinho

de Ventos vai passar pela primeira re-forma. Reconstruído na gestão do ex-prefeito Manoel da Cruz-Tatá, no anode 1994, o Moinho de Ventos, princi-pal cartão postal da cidade de Macau,vai passar pela primeira reforma, de-pois de mais de 20 anos. Ao longo deduas décadas, apenas intervençõespara reparos e manutenção da estru-tura de madeira foram feitas pelaprefeitura.

MAISEdificado numa de área de alta

salinidade, o Moinho de Ventos não re-sistiu ao tempo e hoje com a estruturametálica comprometida com a corrosão,terá que passar por uma ampla refor-ma, devendo ser desmontado para re-construção da estrutura. De dez a ini-ciativa.

Jojô de Macau e Edinho Santoscapricharam no gloss para prestigiara entrega da comenda a Lindemberg

Lima de Moura

Page 15: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

FINECAP 2015 Chegou ao fim no último domingo, 6, a 19ª edição da Feira Intermunicipal de Negócios,

Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (Finecap), promovida pela adminis-

tração do prefeito Fabrício Torquato. E, a exemplo dos outros anos, a feira agradou aos

visitantes. A Finecap 2015, que aconteceu durante três dias, contou com uma estrutura

moderna para exposições, gastronomia, empreendedorismo, organização e segurança -

com destaque para o monitoramento por câmeras e zero registro de ocorrências. No quesi-

to "apresentações musicais", shows como Bonde do Brasil, Flávio & Pisada Quente, Rita de

Cássia, Eliane, Circuito Musical, Hanna Vanessa e Cheiro de Amor prenderam a atenção

do público. Confira a cobertura completa em nosso blog www.clistenescarlos.com.br.

[email protected] dos Ferros

CarlosClístenes

Social 7www.omossoroense.com.br Quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Deputado estadual Carlos Augusto, governador

Robinson Faria, deputado Galeno Torquato

com o prefeito Fabrício Torquato.

Franskin Leite e Edielson Soares

no estande do "Circuito das Serras"

Wagna Cavalcante no clique com Vina Calmon

Thiaguinho e Maxsuelton Souza

no clique com Hannah Vanessa

Soraya Vieira recebendo os visitantes

no estande "Circuito das Serras"

A TV Alto Oeste marcando presença na Finecap

O prefeito Fabrício Torquato e

a cantora Hannah VanessaO casal Passifal Alves e Marillac Souza

no camarim da Hannah Vanessa

Diogo Sales e Vina CalmonEwerton Laércio e esposa Aline

no clique com Vina Calmon

Page 16: Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/...Mossoró - RN, 10 de setembro de 2015 - Nº 17.039 QUINTA-FEIRA

Cidades8 www.omossoroense.com.brQuinta-feira, 10 de setembro de 2015

Segurança preventiva

Homenagem

Gabinete de Gestão Integrada

discute ações para segurança

das praias urbanas de Natal

Presidente da AL/RN receberá Título

de Cidadania Areia-branquense

NATAL - O Gabinete

de Gestão Integrada Mu-

nicipal (GGI-M) realizou

na semana passada a pri-

meira reunião da câmara

técnica direcionada à se-

gurança das praias urba-

nas de Natal. A medida

provocada pela Secreta-

ria Municipal de Segu-

rança Pública e Defesa

Social (Semdes) busca

reunir esforços para de-

senvolver ações articula-

das que possibilitem pla-

nejamento e emprego de

iniciativas de segurança

preventiva na orla da ca-

pital.

O encontro coordena-

do pelo secretário Execu-

tivo do GGI-M, Flávio

Vieira, contou com repre-

sentantes da Defesa Civil

de Natal, do Corpo de

Bombeiros Militar, da

Semdes e do GGI-M. Na

oportunidade, foram

apresentadas as primei-

ras propostas de melho-

ria que apontaram para a

revitalização e ordena-

mento da sinalização pre-

ventiva da orla, no intui-

to de reduzir e evitar mor-

tes de banhistas vítimas

de afogamento. Os temas

foram levantados pelos

oficiais do Corpo de Bom-

beiros, capitão Miranda e

tenente Roberto.

Ações preveem ordenamento da sinalização preventiva da orla de Natal

Uma medida apresen-

tada pelos guardas muni-

cipais, Luiz Felipe e Alex-

sandro Lima, foi o projeto

Guarda-Vida, elaborado

pela Coordenadoria de

Projetos do Grupamento

de Ação Ambiental da

Guarda Municipal do Na-

tal (GAAM/GMN). "O pla-

no visa promover ações de

orientação e de proteção

ao patrimônio ambiental

e urbanístico das praias,

por meio da sensibilização

das comunidades e da re-

de hoteleira situada nas

proximidades da orla", ex-

plicou os guardas.

A ideia foi apoiada pe-

lo secretário adjunto de

Defesa Civil de Natal, Pe-

dro Júnior, que alertou

para a importância de ins-

talar postos fixos de guar-

da-vidas para atendimen-

to ao público e conscien-

tizar os banhistas e espor-

tistas frequentadores das

praias de Natal.

O secretário da Sem-

des, Osório Jácome, in-

formou que outra reu-

nião para aprofundar as

ações que vão ser prati-

cadas nas praias já está

marcada para amanhã.

"Nossa intenção é que no

período de alta estação,

quando o tráfego de pes-

soas é maior na orla, já

possamos implementar

algumas dessa medidas

de segurança preventi-

va que estão sendo dis-

cutidas na câmara técni-

ca coordenada pelo GGI-

M", informou.

Divulgação

AREIA BRANCA - O

presidente da Assembleia

Legislativa do Rio Gran-

de do Norte, deputado Eze-

quiel Ferreira de Souza (P-

MDB), será o mais novo

cidadão areia-bran-

quense. Na sessão ordiná-

ria de terça-feira, 8, no ple-

nário da Câmara Munici-

pal de Areia Branca, os ve-

readores aprovaram a con-

cessão do Título de Cida-

dania Areia-branquense

ao parlamentar.

De acordo com o presi-

dente da Câmara, verea-

dor Francisco José de Sou-

za Neto, "Netinho Cunha"

(PSB), a entrega da hon-

raria ao deputado Eze-

quiel Ferreira será no pró-

ximo dia 16, durante ins-

talação da Assembleia Iti-

nerante na edilidade

areia-branquense.

Nos dias 16 e 17 deste

mês as assembleias Itine-

rante e Cidadã se instalam

em Areia Branca, que du-

rante dois dias vai se tor-

nar sede do Poder Legis-

lativo do Rio Grande do

Norte.

No dia 16, no horário re-

gimental das 9h, a Câma-

ra Municipal receberá a

sessão itinerante da As-

sembleia Legislativa. Na

oportunidade, os deputa-

dos estaduais vão discu-

tir assuntos de interesse

do município e da região.

A Assembleia Itineran-

te é um projeto que tem co-

mo objetivo levar os tra-

balhos parlamentares aos

municípios-polo do Rio

Grande do Norte, com a

realização de sessões ple-

nárias e audiências públi-

cas, aproximando o Legis-

lativo ainda mais da popu-

lação e fortalecendo essa

interação.

Por meio das visitas a

essas cidades, os parla-

mentares discutem as rei-

vindicações e também se

concentram na apresenta-

ção de leis e projetos para

solucionar, prioritaria-

mente, os problemas apon-

tados na região durante a

passagem da Assembleia

Itinerante.

ATENDIMENTOS

Nos dois dias instala-

da em Areia Branca, o pro-

jeto Assembleia Cidadã

vai oferecer prestação de

serviços, como a retirada

de documentos (carteira de

identidade, carteira de tra-

balho e CPF), oficinas de

capacitação profissional,

artesanato, educação e cor-

te de cabelo, além de orien-

tação ao consumidor, aten-

dimento médico, orienta-

ção em saúde bucal, re-

creação infantil, lazer pa-

ra a comunidade e apre-

sentações culturais.

O projeto facilita o aces-

so à informação e à assis-

tência, para dessa forma,

contribuir com a formação

de cidadãos cada vez mais

conscientes de seus direi-

tos e deveres.

Proposta é desenvolver ações de segurança preventiva na orla da capital