momentos outubro 2011

16
MOMENTOS Edição - Outubro/2011 - Ano VI - Nº 93 Informativo da Paróquia São Braz Evangelização, Cultura & Boas Notícias - Distribuição Gratuita Santa Mãe, abençõe nossas crianças.

Upload: walter-proenca

Post on 06-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo mensal da Paroquia Sao Braz, Curitiba-PR

TRANSCRIPT

Page 1: Momentos Outubro 2011

MOMENTOSEdição - Outubro/2011 - Ano VI - Nº 93

Informativo da Paróquia São BrazEvangelização, Cultura & Boas Notícias - Distribuição Gratuita

Santa Mãe, abençõe nossas crianças.

Page 2: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 2

Padre Renato

Expediente

As opiniões e conceitos expressos nas matérias são de responsabilidade de seus autores, não repre-sentando necessariamente a opinião deste informa-tivo. Reservamo-nos o direito de publicar ou não textos, fotos ou anúncios recebidos como colabora-ção, se estes não estiverem dentro da linha editorial.

R. Antonio Escorsin, 1860 - São Braz - Curitiba/PR

FONE/FAX/E-MAIL:(41) 3024-1310 - [email protected]

DIRETOR ESPIRITUAL:Padre Renato Burigo

JORNALISTA RESPONSÁVEL:Maria Graciele Muraro - DRT/PR - 8258

TIRAGEM:16 páginas - 3.000 exemplares

COLABORAÇÃO:Todas as Pastorais, Capelas, Movimentos, Amigos, Associa-

ções e voluntários.

DIAGRAMAÇÃO, ARTE FINAL E PRODUÇÃO:Maria Graciele Muraro

MOMENTOSInformativo da Paróquia São Braz

Horários

Voz do Pároco

HORÁRIO DA SECRETARIA - MATRIZDE 3ª FEIRA À SÁBADO: DAS 08H30 ÀS 11H30 E DAS 13H30 ÀS 17H30. TELEFONE PARA CONTATO: 3024-1310

MISSASMATRIZ: QUARTA, SEXTA FEIRA E SÁBADO: ÀS 19HTERÇA E QUINTA FEIRA: MISSA ÀS 07HTERÇA ÀS 15H: CELEBRAÇÃO COM BÊNÇÃO DE SÃO BRAZDOMINGO: ÀS 07H30, 10H30 E 19H CAPELA JESUS CRISTO RESSUSCI-TADO:SEGUNDO SÁBADO DO MÊS: MISSA ÀS 16HCAPELA SAGRADA FAMÍLIA:TERCEIRO SÁBADO DO MÊS: MISSA ÀS 16H

GRUPO DE ORAÇÃO MATRIZ: SEXTA-FEIRA: ÀS 20HCAPELA SAGRADA FAMÍLIA:TERÇA-FEIRA: ÀS 20H

LEGIÃO DE MARIA MATRIZ: TERÇA E QUINTA: ÀS 15HENCONTRO DE BATISMO MATRIZ: PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS: 15H

APOSTOLADO DA ORAÇÃOMATRIZ: PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS: HORA SANTA ÀS 14H, MISSA ÀS 15H E REUNIÃO ÀS 15H30

TERÇOS E NOVENASMATRIZ - TERÇO DOS HOMENS:TODOS OS DOMINGOS, ÀS 18HCAPELA JESUS CRISTO RESSUSCI-TADO:

QUARTA-FEIRA: ÀS 19H30 (N. SRA. PERPÉTUO SOCORRO)CAPELA SAGRADA FAMÍLIA:QUARTA-FEIRA: ÀS 19H30 (N. SRA. PERPÉTUO SOCORRO)

GRUPO DE JOVENS E ADOLESCEN-TES

MATRIZ:SÁBADO: ÀS 16H

EQUIPE DE LITURGIAMATRIZ:ÚLTIMO SÁBADO DO MÊS: ÀS 15H30

OUTROSMATRIZ:PASCOM - TERCEIRA QUARTA-FEIRA DO MÊS: DAS 20H ÀS 21HAA - ALCOÓLICOS ANÔNIMOS: QUARTA-FEIRA ÀS 20H

As bem-aventuranças são um programa esta-belecido por Jesus para aqueles que desejam segui-lo. Em São Mateus elas têm significado mais espiritual, enquanto em São Lucas o sentido é mais social.

Não pretendo analisar todas, somente duas:

- Felizes os pobres de coração porque verão a Deus.

Os sinceros com Deus e com os homens ad-quirem esta pureza. Ela procede de dentro do nosso coração, não é sim-plesmente exterior ou ritu-alista. Ser puro de coração é amar a Deus acima de tudo, perseverando neste amor, temos condições de nos examinarmos, de tirar as sujeiras deixadas dentro de nós pelo pecado. Te-mos condições de com a graça de Deus, vencer as tentações, controlar nos-sos atos. Repensar nossa

vida, respeitar a vida do outro, amarmos a Deus sem sermos egoístas, pensando somente em nós.

Abrimos nossos cora-ções aos irmãos sem distin-ções, como Jesus.

Ser puro o coração é ad-mirar o coração de Jesus, de onde brotam todas as ações de compaixão e misericórdia que necessitamos.

Jesus não possuía nada nesta terra, mas repousava no coração puríssimo do Pai, ali ele encontrava a paz, a paciência, a coragem, en-fim tudo que necessitava para sua missão. Ser puro de coração é viver mergulhado no coração transpassado de Jesus. Nele encontramos uma ternura indescritível, brota em nossos corações um sentimento de agradeci-mento por todo bem que nos é oferecido.

- Felizes os pobres de coração, pois o Reino lhes pertence.

Jesus não ama a pobreza

que leva a miséria, a explo-ração dos homens menos capazes. A dimensão de po-breza em Jesus é outra. Não é aquela que pensamos, co-locar simplesmente os ricos contra os pobres. Jesus está perto daqueles que têm o coração partido.

Muitos irmãos e irmãs, formam a grande família daqueles cujas provas ma-teriais e espirituais só po-dem contar com o poder de Deus: “ eu sou pobre e infeliz, mas o Senhor cuida de mim.” Sl 39,18. Pobres para Jesus, são aqueles que vendo seus milagres, suas atitudes em relação aos homens dominados pela exploração do mal, não de-ixam de nele confiar. Pobre para Jesus é aquele que se solidariza com seu próximo, que combate a corrupção, que ama sua família e cuida com autoridade a educação de seus filhos.

Pobre para Jesus é aquele que o amando, ama

seu irmão, abrindo seus braços para acolhê-lo, ampará-lo. É aquele que deixa de pensar somente em si, mas sai de dentro de si, extravasa aos outros o amor divino que tem no seu coração.

Ser pobre para Jesus é tê-lo como exemplo de amor e misericórdia. Estas duas bem-aventuranças nos levam a refletir nossa vivência cristã. Ser cristão não somente dentro da Igreja, mas no dia-a-dia.

Extrapolando em todo nosso ser a energia espiri-tual que Jesus, sem cobrar nada, nos oferece.

Paz e Bem!

Page 3: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 3

MÊS DE OUTUBRO/2011-ANO A(MÊS DEDICADO ÀS MISSÕES E AO ROSÁRIO)

02/10 – 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“ARRENDARÁ A VINHA A OUTROS VINHATEIROS!”Leituras: Is 5, 1-7;

Salmo 79; Fl 4, 6-9; Mt 21, 33-43.

09/10 – 28° DOMINGO DO TEMPO COMUM“MUITOS SÃO CHAMADOS, POUCOS ESCOLHIDOS!”

Leituras: Is 25, 6-10a; Salmo 22; Fl 4, 12-14. 19-20;

Mt 22, 1–14.

16/10 – 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM“A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, A DEUS O QUE É DE

DEUS!”Leituras: Is 45, 1. 4-6;

Salmo 95; 1Ts 1, 1-5b; Mt 22, 15-21.

23/10 – 30º DOMINGO DO TEMPO COMUMDIA MUNDIAL DAS MISSÕES

“AMAR OS OUTROS PARA AMAR A DEUS!”Leituras: Ex 22, 20-26; Salmo 17; 1Ts 1, 5c-10;

Mt 22, 34-40.

30/10 – 31º DOMINGO DO TEMPO COMUM “A HIPOCRISIA DE PREGAR E NÃO PRATICAR!”

Leituras: Ml 1, 14b-2, 2. 8-10;Salmo 130; Ts 2, 7b-9. 13;

Mt 23, 1-12.

BALANCETE - MOMENTOS

Agosto 2011

HISTÓRICO ENTRADA SAÍDARecebimento de Anunciantes 1.420,00 Pagamento a Editora Exceuni (Diagramação,Arte final e impressão - 3000 exemplares) 1.370,00Acumulado Anterior 6.300,00 Saldo do Mês 50,00Saldo Acumulado 6.350,00

Calendário Litúrgico

Prezada Comunidade,A partir deste mês você poderá consultar o balancete financeiro no mural em nossa Paróquia.

No mês de setembro comemoramos o mês da Bíblia, mês especial em que ela recebe destaque em muitas de nossas cel-ebrações. Findado o mês penso que seja bom refletir sobre um importante acon-tecimento: no dia 30 de setembro de 2010,Festa de São Jerônimo,foi lançado pelo Vaticano um impor-tante documento:“Verbum Domini” (Palavra de Deus). Este documento que car-rega a assinatura do Papa Bento XVI é dirigido a to-dos nós batizados e, como o próprio nome diz trata da “Palavra de Deus Na Vida e na Missão da Igreja”.

Neleo Santo Padre nos esclarece que nosso Deus, o Deus que nos criou por amor é essencialmente um Deus comunicador que sempre esteve conosco, caminhando junto parti-lhando das nossas dificul-dades. Fez-se presente ora enviando representantes, profetas, realizando sinais, prodígios e finalmente en-viando seu próprio Filho, o Filho Amado.

Rezar não é uma tarefa fácil, falar com Deus é uma coisa muito difícil, porém fomos criados por amor; para uma relação de amor com nosso criador e re-pito as palavras de santo Agostinho “Nosso cora-ção está inquieto enquanto não repousa em Deus”. O santo Padre o Papa Bento XVI nos ensina que temos a Missão de ouvir e anunciar a Palavra de Deus.

Aprendamos, pois a saboreá-la a estar com ela nos entreguemos a essa experiência gratuita e que tanto pode preencher nos-sa vida.

Motivei-me a escrever este artigo depois de par-ticipar de um curso que me fez refletir muito sobre minha capacidade de es-

Aprender a escutar a Palavra de Deus“A Igreja é uma comunidade que escuta e anuncia

a Palavra de Deus” (Bento XVI).

Artigo

cutar Deus que me diz, me surpreendi como ainda ten-ho que aprender a rezar.O c u r s o foi so-bre a famosa L e c t i o Divina, um dos grandes t e s o u -ros da-tradição c r i s t ã de ora-ç ã o . O u v i r a Palavra de Deus nas Es-crituras (Lectio Divina) é um modo eficaz de culti-var aamizade com Cristo. O encontro diário com Cristo e a reflexão sobre Sua Palavranos condu-zem para além do mero conhecimento,para uma atitude de amizade, confi-ança eamor,fundamentais para a vida do cristão.

Acolher a Palavra Divi-na na nossa vida e acolher o novo, a Boa nova de Je-sus que pode transformar nossa realidade, que pode construir um mundo me-lhor a partir de nós. A lectio Divina compreende resum-idamente quatro passos ou degraus: a lectio (leitura), a meditatio (meditação), a oratio(oração) e a contem-platio (contemplação). For-mam a mesma experiência de fé vivida pelos primeiros cristãos, seu objetivo é a união com Deus.

A experiência de Deus se fundamenta em uma ex-periência de encontro. O documento lançado pelo Papa chama nossa atenção para risco que corremos de na correria do dia a dia apenas nos lembrar de falar com Deus quando vamos à Igreja, ou talvez na hora da dificuldade. A Palavra de Deus é um meio, um pre-sente que Deus nos deixou,

para nos lembrar de que Ele quer falar conosco, quer estar conosco todos os dias

‘A Pala-vra de Deus é viva e se d i r i g e a cada um de nós no m o -m e n t o p r e -sente da n o s s a v i d a ’ ( Ben to

XVI, 2010, p. 75). No li-vro de 1 Reis encontramos uma bela passagem em que Deus se encontra com Elias. Neste encontro Elias esperava ver Deus no alto de um monte.

Elias não encontrou Deus no furacão violento, nem no terremoto, nem no fogo, mas quando se ouviu o murmúrio de uma brisa suave: O Senhor es-tava nela. Da mesma forma como sempre se comu-nicou e esteve junto do povo no passado hoje,o Senhor ainda esta esper-ando que nosso coração o procure na brisa suave que toca nosso rosto.

O documento “Verbum Domini” nos questiona: Como a Palavra de Deus tem atingido meu viver? Onde tenho buscado orien-tação, “norte”, para minha existencia? Quais instru-mentos tenho usado para cultivar minha amizade com o Senhor? Lembremo-nos, hoje em nossa vida, Deus se manifesta muitas vezes e de maneiras diferentes. Por vezes serve-se de acon-tecimentos extraordinários. Normalmente, porém, manifesta-se em nossa vida por meio de brisas suaves - isto é, de acontecimen-tos extremamente simples e que na maioria das vezes

não valorizamos é o Senhor que em toda sua riqueza e criatividade escolhe a ma-neira de se manifestar a nós. Precisamos educar nosso ser à sensibilidade, para ouvir o Deus que nos fala.

Termino lembrando que o Senhor nos presenteia cada dia, com 24 horas, e somos responsáveis por essas horas. Diante disso faço o convite para que de-ixemos de lado a preguiça e o comodismo, ou a correria e o ativismo e façamos tem-po para estar com Aquele que nos amou primeiro, que desde o ventre mater-no quer estar conosco.

Vamos estar com ele na Igreja, na Palavra, estar com ele na oração com nossas famílias, enfim dar tempo a ele deixar que ele participe de nossas vidas. Vamos começar:

Passos para a Leitura Orante Individual da Bíblia

1. Invocar o Espírito Santo

2. Realizar uma lei-tura lenta e atenta do texto escolhido;

3. Fazer um mo-mento de silencio interior, lembrando o que leu;

4. Olhar bem o sen-tido de cada frase;

5. Atualizar e ru-minar a Palavra, ligando-a com a vida;

6. Alargar a visão li-gando com outros textos da Bíblia;

7. Ler novamente, rezando o texto e respon-dendo a Deus;

8. Formular um compromisso de vida;

9. Rezar um salmo ou oração apropriada;

10. Escolher uma frase como resumo para memorizar.

Fonte: XVI, B. P. (2010). Verbum Domini . Roma : Paulinas.

Enviado por Irmã M.

Tânia.

Page 4: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 4

EIC

Uma das Turmas da Melhor Idade da Escola de Informática e Cidadania EIC SÃO BRAZ / VILA MARIA que estão fazendo o Curso de Informática Básica, para comemorar o Dia da Primavera realizaram uma atividade especial.

Cada um dos alunos escreveu uma mensagem no Word do dia da primavera e logo depois de compartilhar essas lindas mensagens, realizaram umas lindas e de-liciosas flores com balas de goma. Estas foram as duas mensagens que ganharam o sorteio:

PRIMAVERA, ESTAÇÃO DA ALEGRIA E DO AMORChegou a Primavera, estação das flores, das arvores, dos cantos dos pássaros,

da alegria entre as pessoas que se abraçam, se cumprimentam como se uma vida nova estivesse iniciando, começando, na verdade é um estado de espírito tão verdadeiro, tão positivo que os pensamentos bons se materializam. Enquanto uns plantam uma nova árvore, as aves fazem seus ninhos, se reproduzem.

Na primavera o clima fica ameno, as nuvens se dispers-am, o sol volta a brilhar com mais intensidade. As pessoas passeiam mais, viajam mais, fa-zem projetos, realizam sonhos.

Rafael

Á Árvore é um ser vivo que nós devemos cultivar, pois ela nos oferece sombras, flores e frutos.Um versinho p/ o PARANÁQuantos pinheiros por estas terras Encontra sempre á onde quer que vá Há um tão alto quanto a serrasOutros pequenos tão verdes háLonge do mundo do mal da guerraViver com eles que bom seráOlha os pinheiros de minha terra Lindos pinheiros do PARANÁ.

Terezinha

Por Bettina Osler

Primavera Vencer a corrupção com mobilização social

Mensagem

O Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido em Brasília de 20 a 22 de setembro de 2011, manifesta sua solidarie-dade e apoio às últimas manifestações populares contra a corrupção e a impunidade, que corroem as instituições do Estado brasileiro.

A crescente interpela-ção da sociedade para melhor qualificar, social e eticamente, os seus repre-sentantes e outros poderes constituídos, se expressou como nova forma significa-tiva do exercício da cidada-nia. Reveladora dessa con-sciência cidadã foi, além das atuais marchas contra corrupção, a mobilização durante a Semana da Pátria, que recolheu mais de 150 mil petições via internet em favor da campanha “Vamos salvar a Ficha Limpa”, fruto de ação popular que, neste mês completa um ano.

Atentos para que estas mobilizações se resguar-

dem de qualquer moral-ismo estéril, incentivamos sua prática constante, com objetivos democráticos, a fim de que, fortificadas, ex-ijam do Congresso Nacio-nal uma autêntica Reforma Política, que assegure a in-stitucionalidade do País.

O Estado brasileiro deve fazer uso dos instru-mentos legais para iden-tificar, coibir e punir os responsáveis por atos de corrupção.

Sem comprometimento ético, no entanto, será impossível banir de nosso meio a longa e dolorosa tradição de apropriação do Estado, por parte de al-guns, para enriquecimento de pessoas e empresas.

Neste sentido, insisti-mos nas propostas apre-sentadas, em nota conjunta da CNBB com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no dia da Pátria:

“Para tornar vívido o sentimento de independên-cia em cada brasileiro, de-vem os poderes eleger PRI-ORIDADES que reflitam a vontade da população, destacando-se: no Executi-vo, a necessidade de maior transparência nas despesas, a efetiva aplicação da lei que versa sobre esse tema, bem como a aplicação da “Lei da Ficha Limpa” aos

candidatos a cargos comis-sionados, que também de-veriam ser reduzidos.

No Legislativo, a ex-tinção das emendas in-dividuais ao Orçamento, a redução do número de cargos em comissão, o fim do voto secreto em todas as matérias e uma reforma política profunda, extir-pando velhas práticas dan-osas ao aperfeiçoamento democrático.

No âmbito do Judiciário e do Ministério Público, ag-ilidade nos julgamentos de processos e nos inquéritos relativos a crimes de cor-rupção e improbidade por constituírem sólida barreira à impunidade, bem como o imediato julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade sobre a Lei Complementar n. 135/2010 (Ficha Limpa)”.

Que o Espírito Santo ilumine todos os que, no exercício de sua cidadania, trabalham pela construção de um Brasil novo, justo, solidário e democrático.

Fonte: Site CNBBCardeal Raymundo

Damasceno Assis. Ar-cebispo de Aparecida. Presidente da CNBB.

Dom Sergio Arthur Braschi. Bispo de Ponta Grossa. Vice-Presidente da CNBB Ad hoc.

Dom Leonardo Ulrich Steiner. Bispo Auxiliar de Brasília. Secretário Geral da CNBB.

Page 5: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 5

Anuncie no Momentos

[email protected]

Por Graciele Muraro

Obras e Obreiros

No mês de Nossa Senhora Aparecida, nada mais justo do que contar a história de uma obreira que tem a vida dedica a Ela. Clair Franceski Santana nasceu em Canoinhas. Ainda criança, ela e sua família se mudaram para a cidade da Lapa. “Depois nos mudamos novamente, agora para Campo Largo. Lá meu pai tinha um moinho e também tínhamos plantação de milho, feijão, batata e várias outras coisas”. Das lembranças dos pais Caetano Franceski e Margarida Slompo Franceski, e dos oito irmãos, a que mais marcou Clair, era o terço, diariamente rezado pela família.

Catequista até quando Deus permitir

Adir e Sonia

Clair e o neto Arthur

Guilherme e Gloria

Kelaram, Arthur e Adriano

Joilson e GustavoDavi, Jane e Flavia

Clair, no canto direito, com uma de suas turmas de catequese

Em outubro de 1962, Clair se casou com José Damasio San-tana, na Paróquia de Nossa Senhora da Pie-dade, no município onde residiam. E então Nossa Senhora os agraciou com três filhos: Sonia, Joilson e Janete. Que deram ao casal cinco netos: Kelar-am, Guilherme, Gustavo, Brian e Michele, esta que Jesus levou consigo aos 12 anos de idade, por um aneurisma cerebral. “A Michele estava sem-pre na igreja. Participava da catequese, era coro-inha”, lembra a avó. E a família continua a crescer com a chegada dos bis-netos Arthur e Flávia Mel.

Clair veio morar no bairro São Braz e logo começou a participar da paróquia. Há exatos 25 anos, seu esposo José faleceu. A perda foi su-perada com a ajuda de Nossa Senhora, que nun-ca deixou de acompanhar os passos de Clair. Então ela, que trabalhava em um pensionato, resolveu mu-dar de emprego e voltar sua car-reira a Jesus Cris-to. E não pode-ria ter dado tão certo. “Fiquei 15 anos na liturgia, 13 anos como Ministra da Eu-caristia e estou há mais de 20 anos dando cate-

quese”. E para Clair o tra-balho como catequista só para quando Deus man-dar. “Vou catequizar até Deus permitir”, garante.

Para Clair é uma graça ver seus catequizandos frequentando as missas e participando das pastorais na igreja. Este é o sentido da catequese e ver o re-sultado positivo mostra

que o trabalho está sendo bem feito. O fato de ter pouco estudo nunca as-sustou Clair. Muito pelo contrário. Só mostra o quanto é generoso o co-ração de Nossa Senhora. “Nossa Senhora Apare-cida está sempre a minha frente, sempre guiando meus passos”.

Page 6: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 6

Eventuais erros de datas de aniversário, procurar a secretaria paroquial na Matriz.

Dizimistas Aniversariantes de Outubro - Matriz Aniversariantes de Casamento Outubro - MatrizRIZOLEIDE C. DE OLIVEIRA ........... 02/10ROSA VIEIRA DA SILVA .................. 02/10MARIO COSTA ............................... 02/10LAURA BIGAISKI ............................ 03/10NEUSA ANASTACIO....................... 03/10ZELI MARIA MATTEI ...................... 03/10ADELAIDE TRIGO DE CASTRO ...... 03/10MARIA BUENO DOS SANTOS ........ 04/10ZENO COHENE ............................. 05/10MARIA B. DE OLIVEIRA .................. 05/10TEREZINHA AP. DOS SANTOS ....... 05/10ELIANA M. B. DE LEMOS OLIV ....... 06/10SILMARA LEAL BASTISTA ............... 06/10NEIDE LUIZ ................................... 07/10ANA CLARA MACHADO ................ 08/10JOAO DE PAULA VIEIRA ................. 09/10TEREZINHA PAULA FARIA .............. 10/10MARIA APARECIDA FRACARO ........ 10/10NEORALDO C. CARDOSO .............. 13/10MARCILIO GOMES CORREIA .......... 14/10ILDA BALDO ................................. 14/10MARLI BERTOPELI MUNIZ ............. 14/10OGLAIR G. DE .............................. 15/10ANDRESSA MIRIAM CARDOSO ..... 18/10CLEUSA MARIA DE RAMOS ........... 18/10VERA LUCIA CHUKEVICZ .............. 19/10JOSE LEOMAR DA SILVA................. 19/10LUIZ FERNANDO CARON .............. 19/10MARIA GRASIELA S. ESTIVES ........ 20/10CELINA SAIOKO G. YAEDA ............ 21/10MARIA CELINA DA SILVA .............. 21/10WILTON FRANCO DE LIMA ........... 21/10PAULO R. T. COLONIEZI .............. 21/10MARIA IRENE OST BENTO ............. 22/10ANAZIR CAMPOS MIRA ................. 22/10JOSE DE LIMA FILHO ..................... 23/10IVONE GRANDE DE FREITAS .......... 23/10JOSE CARLOS DANCINI ................. 25/10 TEREZINHA R. BONCEWICZ ......... 25/10KEELI L. L. DAS CHAGAS ............... 25/10

JOSE QRUBER ................................ 26/10RODRIGO LISBOA ANTUNES ......... 26/10CLAUDIA S. R. DA SILVA ................ 27/10JAIR DAS CHAGAS LIMA ................ 27/10JOSE MIRANDA DA SILVA .............. 27/10EMILDE AGUSTINI ......................... 27/10 MARIA AP. MARCENIUK ............... 28/10NEIDE T CUMAN MURARO ............ 28/10FRANCISCO VIEIRA DA SILVA ......... 28/10MANUEL O. S. DE SOUSA .............. 29/10JOSE SPAKI ..................................... 30/10LUIZ ORLANDO OLENSKI .............. 30/10SEVERINO STELA ........................... 31/10LUIZ AURELIO PEREIRA VILELA...... 31/10MARIA DO ROCIO BORBA ............. 31/10ESMERALDINA L. DOS SANTO ...... 31/10JOSE FRANCISCO DA SILVA............ 02/10LUCIA M. C. DE ALMEIDA .............. 06/10FRANCISCA M. DOS SANTOS ........ 08/10AGLAIR MARIA M. TOALDO .......... 08/10LUISA SZYMCZAK ......................... 09/10CIMARA L. DO P. BARBARINI ......... 10/10MARIA E. BRAZ DE AGUIAR ......... 10/10ARISTIDES LOPES DA SILVA ........... 10/10MARIA BORODIAK KARAS ............. 10/10IARA APARECIDA NEVES ................ 12/10DILMA RAFAEL ALVES ................. 19/10MARIA ROSA DOS SANTOS ......... 19/10 MARIA BELLO DOS SANTOS ......... 20/10MARIANA PAGANOTTO ................ 21/10IVONE GON€ALVES MOREIRA ....... 22/10VERA LUCIA CYLKR BARBOZA ....... 23/10CRISTINA T. S.DE C. CARV ............. 25/10ELIZABETE STELLA RIBEIRO .......... 25/10ROSELI DE ALMEIDA ..................... 25/10VILMA RITA NUNES M QRUBER ..... 25/10OSNEI GARANHANI ....................... 26/10NEIDE T. CUMANN MURARO ......... 28/10MARIA ELIZABETE B.MURARO ...... 31/10

DANIELE ESPIRITO S. DE BRITO e FABRICIO PARREIRA DOS SANTOS ...............02/10 SEBASTIAO M. DE ANDRADE e ARONI DO ROCIO DE ANDRADE ....................04/10 VALMIR LAFRAIA e VANDA PEREIRA ROSA LAFRAIA .........................................06/10 DEJANIRA MOREIRA DE OLIVEIRA e ARI DE OLIVEIRA ......................................07/10 ANDRE DE SOUZA CARVALHO e CRISTINA TATIANE S.DE C. CARV .................12/10 MARCOS JOSE SANTO e LUCIANE LELL SANTOS ..............................................12/10 ERNESTO MACIEL DE MELO e CIRENE MACIEL DE MELO .................................13/10 SUELI C. DOS SANTOS e CLAUDINEI DO AMARAL ...........................................20/10 JOSE DE LIMA FILHO e MARIA JOSE DE LIMA ...................................................21/10 ANTONIO DOS SANTOS e MARIA ROSA DOS SANTOS ....................................22/10 LUIZ CARLOS COSTA e SUZANA PAULUT COSTA .............................................23/10 SIGISMUNDO L. DAS CHAGAS e MARILENE BRYK DAS CHAGAS ......................26/10 JOSE QRUBER e VILMA RITA NUNES M QRUBER ...............................................27/10 JERONIMO F. DOS SANTOS e FRANCISCA MOREIRA DOS SANTOS ...................27/10 ALGACIR SMANHOTO e ROSI MARI SMANHOTO .............................................27/10 VALDEMAR GEVARD e IOLANDA GEVARD ........................................................28/10 MARIANA PADILHA DE MORAIS e VILSON JARENTO ........................................29/10

A Paróquia de São Braz

parabeniza os Dizimistas

aniversariantes do mês de Outubro!

“Dízimo, bênção para quem

entendeu a lei de Jesus:

amar a Deus e aos irmãos”.

Artigo

Conta-se uma história de um emprega-do em um frigorifico da Noruega.

Certo dia ao término do trabalho foi inspecio-nar a câ-mara frigo-rifica.

I n e x -p l i c a v e l -mente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da camara.

B a t e u na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, todos já haviam saído para suas casas e era impossível que al-guém pudesse escutá-lo.

Já estava quase cinco

Salvo pela gentilezahoras preso, debilitado com a temperatura in-suportável.

De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou

com vida. Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia: Porque foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?

Ele explicou: Trab-alho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é o único que me

cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair.

Hoje pela manhã disse “Bom dia” quando che-gou. En-tretanto não se despediu

de mim na hora da saí-da. Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...

Pergunta: Será que vc seria salvo?

Retirado da internet.

Page 7: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 7

Regina Mazuroski, coordenadora

Pastoral da Comunicação

Agradecimento

Voz do leitor

Ajude a melhorar nosso Informativo! Dê sua opinião! Críticas são sempre construtivas e ajudam a melhorar ai-nda mais este importante veículo de comunicação.

Envie sua sugestão para [email protected] ou deixe na secretaria paroquial.

GRUPO NOVO VIVER PARÓQUIA SÃO BRAZ R. Antônio Escorsin, 1860

Reuniões todas as Quartas-Feiras as 20:00h

Os Grupos Familiares Al-Anon são uma associação de parentes e amigos de alcoólicos que compartilham sua expe-riência, força e esperança, a fim de solucionar os problemas que têm em comum. A família pode fazer muito para se ajudar, quer o alcoólico procure ajuda ou não.

Caros amigos: é com alegria que a equipe da Pascom agradece as pastorais, movimentos, capelas, associações e amigos que contribuem para a elaboração de cada edição mensal do informativo Momentos, mandando fotos e arti-gos. Também agradecemos aos nossos amigos anunciantes que contribuem mensalmente permitindo a circulação gra-tuita do nosso informativo pelo bairro. Muito obrigado a todos!

A equipe Pascom solicita a presença de um repre-sentante de cada pastoral, capela, movimento, associação e amigos para a reunião mensal que acontece na terceira quarta-feira do mês, às 20h00min, no centro catequético da paróquia. Sua presença é muito importante, pois com certeza você contribuirá conosco com ideias e novas opin-iões. Você será muito bem vindo!

Deus abençoe a todos! Amém!

Por Diácono Daniel

Dízimo

Quando alguém faz uma novena à Virgem Maria ou ao Santo(a) da sua devoção para que interceda junto a Deus a seu favor, é porque tem um firme propósito para a sua vida ou para alguém muito querido(a): quer al-cançar uma Graça de Deus. Se for para o bem, que não venha a prejudicar a santi-ficação e salvação da pes-soa, Deus na sua infinita misericórdia e amor, em seu tempo; sempre concede a Graça, muito melhor do que a pessoa desejava.

Em atitude de agradeci-mento a Deus, após ter al-cançada a graça; uns rezam, outros acendem velas, out-ros entram na Igreja camin-hando de joelhos no chão, outros compra centenas de santinhos para distribuir, alguns fazem dezenas de fotocópia de orações e de-ixam nos bancos das igrejas, muitos estão utilizando a In-ternet para fazer corrente de orações, e assim por diante.

Nada contra estas ati-tudes ou formas de agra-decimentos!

Novena: Promessa e GratidãoO que podemos notar é

que esta atitude de agradec-er a Deus é muito cômoda e um tanto egoísta, pois a pes-soa agraciada só está satisfa-zendo as suas conveniências.

O que agrada a Deus é quando, a pessoa sai do seu comodismo e egoísmo, e em sinal de gratidão a Deus, ajuda alguém ou entidades assistências, que estão pas-sando momentaneamente por algumas necessidades.

Tomando esta atitude, a pessoa que recebeu a graça de Deus, torna-se uma ben-ção para os outros.

Há outra forma ainda mais sublime de gratidão e que comove profundamente o coração de Deus. É quan-do alguém com sinceridade e fé, faz uma novena pro-pondo a seguinte promessa: Senhor, se for para o meu bem conceda-me esta graça que tanto necessito (fazer o pedido), depois de recebida esta graça, com muito amor e gratidão, todos os meses, irei contribuir com o dízi-mo na minha Comunidade. Porque comove o coração

de Deus? Simplesmente porque

a pessoa não está comoda-mente e nem egoisticamente pensando só na sua con-veniência e bem estar famil-iar, mas está prometendo a Deus, que vai contribuir com o dízimo para que a Igreja possa organizar e estrutu-rar melhor as pastorais, para que o Padre tenha condições melhores de ministrar os Sacramentos, assistir os po-bres e a manutenção dos bens móveis e imóveis da Comunidade em que par-ticipa; mais ainda, com o dízimo estará contribuindo para a manutenção dos semi-nários e formação de novos padres, missionários(as) e por meio deles, a Palavra de Deus possa ressoar em todos os lugares e penetrar em todos os corações para que cresçam na fé, no amor a Deus e ao próximo e prin-cipalmente todos alcancem a salvação eterna.

Quando a pessoa que recebe de Deus a graça tão almejada, e como gratidão, ela transforma a graça em

dízimo e oferece ao Senhor, todos se beneficiam: o que recebeu a graça, a Comuni-dade que recebeu o dízimo, a Igreja de um modo geral e consequentemente haverá a expansão do Reino de Deus no mundo.

Como poderá Deus ficar indiferente a um pedido di-ante desta promessa, quan-do feita com sinceridade, fé e amor, onde todos se ben-eficiam?

Faça uma reflexão sobre a promessa (voto) que Jacó fez a Deus quando o mesmo estava passando por mo-mentos difíceis em sua vida, e as bênçãos que Deus lhe concedeu (Gn 28, 20-22).

A Paróquia de São Braz agradece a todos aqueles que generosamente e con-scientemente, num ato de fé, desprendimento e amor, devolvem o seu dízimo e fazem suas ofertas, pedindo a Deus sua promessa de derramar sobre eles, suas famílias, seus trabalhos pro-fissionais ou empresariais, bênçãos abundantes.

Certa vez um homem observou uma coruja que estava junto à janela. Ela caiu e o distraiu da oração, mas ele não deu muito im-portância a ela. Nos outros dias, ele observou que a coruja permanecia naquele lugar e parece que se esta-belecera ali.

Notou que ela quase não se movia. Começou a inco-modar-se com aquela ave, ela ocupava mais tempo de sua atenção que a oração.

Como veio parar ali, se não comia e uma vez até chegou a mexer com ela para ver se realmente era uma coruja de verdade.

De tanto observar, no-tou que a ave era cega e isso encheu mais ainda sua cabeça de perguntas.

Até que um dia, notou

A coruja e o falcão

Mensagem

que um falcão entrava na igreja com algo entre os bi-cos. Eram algumas minhocas ou algum inseto e que servia de alimento para a coruja.

Ele maravilhou-se com o que viu e chegou a coçar os olhos para ver se enxer-gava direito: O falcão en-trava na igreja para alimentar a coruja, da mesma forma como faria com um de seus filhotes.

Imediatamente o piedo-so homem começou a louvar o Senhor e a se perguntar a razão de tamanho milagre. Jesus diz que Deus cuida até dos pássaros com o cuidado de um pai.

O que não faria Deus por ele? Sentiu o coração vibrar ao perceber que Deus também cuidava dele com o mesmo carinho com que cui-

dava daquela ave.Refletiu e decidiu vender

tudo o que tinha e colocar-se ao único cuidado do Senhor.

Ponderou que era apega-do demais aos seus bens e que Deus o chamava para viver uma vida de pobre ,dependendo unicamente da providência divina, pois ele valeria mais que milhões de coruja.

Saiu de sua casa e co-locou-se como mendigo na porta da mesma igreja que costumava freqüentar. No entanto começou a ter dificuldades.

As pessoas o tinham conhecido como rico co-merciante e não entendiam porque ele estava ali. Então o homem procurou o padre.

Ao que o padre lhe per-guntou:

– Você tem certeza que foi Deus quem lhe pediu para viver como mendigo?

– Claro, a experiência com a coruja me mostrou que Deus sempre cuida de quem precisa, eu não tinha como duvidar!

O padre o olhou ser-enamente e com muita com-paixão lhe perguntou:

– Você tem certeza que Deus o chamava a ser coru-ja? Não lhe estaria chamando a ser falcão?

Deus nos tem chamado para sermos falcões, lib-ertando pessoas, levando amor, consolo e sustento.

Se você decidir assumir seu papel como falcão, Deus lhe conduzirá exatamente onde há uma coruja pre-cisando de alimento.

Retirado da internet.

Desde o primeiro ex-emplar do Informativo Mo-mentos, a equipe da Pascom - Pastoral da Comunicação -, recebeu total apoio e i-númeras contribuições da então Capela Nossa Senhora do Bom Conselho. Foram di-versas as matérias enviadas, as fotos publicadas e as boas sementes levadas a nossa co-munidade.

Hoje Paróquia, essa filha eterna, que criou asas e voou, dá seus próprios passos. Por isso, a coordenação da Pas-com, em nome da Paróquia de Sã Braz, agradece pelos bons MOMENTOS que cria-mos juntos.

Que Nossa Senhora do Bom Conselho continue lhes cobrindo com seu manto sa-grado de bençãos.Obrigada!

Page 8: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 8

Pastoral Social

Elizabete Muraro

A Pastoral Social vem por meio desta agradecer a todas(os) que colaboraram com muita dedicação e carinho na organização e na realização do Ba-zar que foi realizado no dia 17/09/2011 com grande sucesso.

Em especial a Pasto-ral Social agradece in-finitamente a todos(as)

O bazar foi novamente um sucesso!que colaboraram com as doações pois sem elas não teria sido possível o sucesso obtido.

Lembramos que a renda obtida sera re-vertida toda em compra de alimentos e tam-bém para completar na festa das crianças que será realizada no dia 12/10/2011, no salão Paroquial .

Quanto a minhas es-cudeiras que sempre es-tão fieis no trabalho meu muito obrigado na ajuda da realização com muito exito.

Enfim, que Deus recompense a todos em muita PAZ e muita Saúde. AMÉM.

Confira algumas fo-tos da preparação e do dia do bazar.

Page 9: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 9

No dia 4 de setembro de 2011, no colégio Bom Jesus aconteceu o Work-shop Bíblico Catequético reunindo as paróquias de Curitiba e região met-ropolitana, presidido pelo Padre Roberto Ne-ntwig com colaboração do Padre Rivael e Irmã Lurdinha.

O evento iniciou às 8:00h com animação e momento orante com o Padre Roberto Nentwig e culminou com a palestra do Padre Luis Eduardo Baronto falando sobre a Dei Verbum a Verbum Domini.Redescoberta da palavra de Deus na vida da Igreja.

A palavra de Deus deve aparecer em lugar central na vida da Igreja, recomendando que se incremente a “Pasto-ral Bíblica”, não em ju-

Workshop bíblico catequéticostaposição com outras formas da pastoral, mas como animação bíblica da pastoral inteira. Não se trata de acrescentar qualquer encontro bíblico na paróquia ou na dio-cese, mas de verificar que nas atividades habituais das comunidades cristãs, nas paróquias, nas asso-ciações e nos movimen-tos, se tenha realmente o encontro pessoal com Jesus Cristo que se comu-nica a nós na sua palavra. (VD,73).

No período da tarde aconteceram oficinas, os participantes escolheram até quatro temas para se aprofundarem e diversifi-car a animação bíblica na pastoral catequética, com as experiências de outras paróquias. Foram dez-esseis temas apresentados com muita criatividade e

responsabilidade pelos integrantes dos setores de Curitiba.

A Paróquia de São Braz foi representada por nove catequistas, in-tegrada ao Setor Santa Felicidade apresentou o tema - Dinâmicas Bíblicas na Catequese, foi uma das oficinas mais visitadas, a

DEFICIÊNCIADeficiente é quem pode ouvir boa música, mas prefere

ouvir fofocas.Deficiente é quem acredita que o seu problema é o maior

do mundo e desaprende a dádiva que é sorrir.Deficiente é quem tem a opção de ler um bom livro, mas

opta por pichar muros.Deficiente é quem pode abraçar, mas cruza os braços.Deficiente é quem pode motivar, mas agride.Deficiente é quem pode ver o azul do céu, mas foca no

cinza da calçada.Deficiente é quem não perdoa a si mesmo por se acredi-

tar infalível.Deficiente é quem transforma o sexo em pecado e explo-

ra-o sem respeito.Deficiente é quem não presta atenção à própria vida, mas

se incomoda com a vida alheia.Deficiente é quem vive para as aparências e esquece a

essência.Deficiente é quem acomoda o seu semelhante nos recôn-

ditos da caridade e não o ensina a voar com as próprias asas.Deficiente é quem busca na inveja alheia a auto realiza-

ção.Deficiente é quem impõe o seu ponto de vista aos de-

mais e chama isso de autenticidade.Deficiente é quem prefere condenar com sarcasmo a ori-

entar com carinho.Deficiente é quem não consegue enxergar os limites al-

heios e os invade sem constrangimento.Deficiente é quem se orgulha da sua religião e esquece

que o caminho para a divindade atende pelo nome de hu-mildade.

Deficiente é quem julga ser melhor do que o seu semel-hante, esquecendo-se que todos têm talentos únicos e indis-pensáveis perante a vida.

Deficiente é quem sente ressentimento frente ao sucesso alheio.

Deficiente é quem agride a Mãe Terra e não compreende que ela é um grande útero que acolhe amorosamente a todos nós. Deficiente é aquele que só se preocupa em confiar em Deus sem se preocupar se Deus também pode confiar nele.

Deficiente é quem não consegue entender qual é a sua missão de vida e desperdiça a própria existência com ilusões.

Deficiente é quem rasteja na preguiça ao invés de se for-tificar na força de vontade.

Deficiente é quem se compara aos outros e perde o en-cantamento frente a si mesmo.

Deficiente é quem vive reclamando da vida enquanto há tanto para se maravilhar.

Deficiência origina-se de déficit, de falta... De falta de amor genuíno, falta de intimidade e de generosidade consigo mesmo. Tornamo-nos déspotas diante do mundo quando enrijecemos os nossos corações frente a nós mesmos. Então tome cuidado, esteja atento, cultive o jardim da sua alma, plante girassóis no solo sagrado da sua alma, provoque sor-risos, bata no ombro do seu colega, não finja indiferença, estoure a bolha do individualismo, empreste o seu ombro, o seu humor, o seu melhor. Acenda a sua luz, pouco importa se ela é uma vela, um lampião ou um grande farol, ilumine! Quando você menos perceber o que parecia ser uma de-ficiência em si mesmo ou no outro era apenas um ponto obscuro que ainda não havia sido acolhido e compreendido, mas que estava ali, silencioso, pronto a ser descoberto e transformado.

Por catequista Carmem Mendes

Se olharmos atentamente, deficiente é quem enxerga as necessidades do mundo e permanece indiferente a elas.

Por Catequista Simone Weber Pereima

Catequese

Catequistas na oficina do Setor (esquerda) Sandra, Marlei, Simone, Rosi, Celina e Eraiza, também participaram do evento as catequistas Elaine, Ana Rita e Maria Flor.

Palestra com Pe. Luiz BarontoAbertura com a espiritualidade

Oficinas

procura era tamanha que se formava filas para a en-trada dos participantes.

O evento terminou com a Santa Missa pre-sidida por D.Rafael Bier-naski.

Foi impossível não se encontrar com Jesus neste Domingo!

Page 10: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 10

Muitas pessoas já de-vem ter recebido um email com o titulo de “qual é a sua experiência?” de uma famosa redação feita em um processo seletivo para uma suposta vaga em uma grande empresa. Ao me deparar com esse texto, me surgiu a seguinte duvida:

Ser Planta-dor de sorrisos é uma boa ex-periência?

Já passei por tanta coisa nessa vida, já chorei, já so-fri, Já fui guer-reiro, já lutei pela minha vida e venci. Em contra-partida Já lutei pela vida de pessoas que eu amava e não consegui vencer. Já me senti herói e já me senti derrotado. Mas acabei descobrindo que os heróis também podem chorar e sangrar e que nem sempre eles vencem.

Existem pessoas que não se importam para esse tipo de experiência, que preocupam-se tanto com experiências com grandes empresas, estu-dar várias línguas, cobiçar a tão sonhada promoção que acabam esquecendo-se desse “plantar sorrisos.”

Ninguém será tão rico ou poderoso que possa viver sem sorrir ou fazer outros sorrirem. Um sor-riso cria felicidade no lar, é vantajoso nos negócios, e é a pedra fundamental da amizade.

Já tive experiência que me exigiram uma segunda língua, já tive experiên-cias que me exigiram uma beleza que eu não sei se eu tinha, já tive experiên-cias que me exigiram um talento diferencial, já tive experiências que me exigi-ram uma graduação, mas a

Artigo

Guilherme Freitas

Sorria!minha melhor experiência é exigida pela tão inexplicável vida.

Concordo que mui-tas vezes levamos alguns “golpes” da vida que preenchem todo nosso es-paço impossibilitando a ab-ertura de um sorriso. Pois a vida é assim mesmo, nela

tudo se renova a cada dia e a cada segundo. Ela nos permite que possamos sorrir e se-gundos depois chorar. Por isso que quando alguém estiver muito cansado

para lhe dar um sorriso, de a essa pessoa um sorriso seu, pois ninguém neces-sita mais de um sorriso do que aquele que não tem nenhum para dar.

O sorriso tem um valor quando é espontâneo, não pode ser comprado, rouba-do, emprestado, implorado e nem pedido. Tem que ser natural e sincero.

Ler esse texto da ex-periência me fez perceber que não posso parar de sorrir. Estou começando a sorrir novamente, estou descobrindo que o sor-riso ajuda-nos a superar qualquer coisa, até mesmo a perda de alguém especial. E quando o sorriso vem das pessoas que você ama ele se torna muito mais valioso.

O sorriso cria uma en-ergia positiva a sua volta, o sorriso mostra a alguém que você sentiu saudade. O sorriso mostra a alguém que você se importa. O sorriso mostra a alguém que você ama.

Não vamos espe-rar mais, vamos sorrir e o mundo sorrirá para nós. Bora sorrir muitoooo, é de graça mesmo...e o lucro é incalculável.

A Pastoral Familiar co-locou à disposição da co-munidade duas capelinhas com a Sagrada Família para perigrinarem nas famílias. As pessoas interessadas em recebê-las deverão entregar seus nomes na secretaria ou com uma das pessoas da pastoral.

Todo o terceiro domin-go do mês às 10:00 horas antes da missa nos unimos em oração para rezar o ter-ço pelas famílias. Um terço meditado especialmente para às famílias e lembra-mos que família que reza unida permanece unida.

Sempre neste terceiro domingo temos à dis-posição da comunidade uma caixinha onde as famí-lias colocam suas intenções e são levadas ao altar do Senhor e durante o mês todo o grupo de oração

Notícias da Pastoral Familiar

Por Rita Ortega

Pastoral Familiar

de nossa p a r ó q u i a segue na súplica e oração das mesmas.

Estamos à disposição da comu-nidade para ajudar no

que for necessário e lem-bramos que o futuro passa pela família, pemaneçamos em oração e confiantes en-treguemos nossa família à interseção da Mãe, supli-cando:

C O N S A G R A Ç Ã O DOS FILHOS À NOSSA SENHORA:

Ó boa Mãe Três Vezes Admirável, que és a Mãe do Filho de Deus e que adotaste a nós como fil-hos, tu compreendestes muito bem quão sublime, grandiosa e bela é a missão que nos foi confiada como pais de família. Nas nos-sas mãos, Deus colocou o futuro da Igreja e da socie-dade. A nós, deu o poder de colaborar com Ele na criação, na educação e na formação dos homens de amanhã. Cientes da nossa responsabilidade e conhe-

cendo a realidade da vida, sentimo-nos incapazes de por nós próprios realizar a grande missão que nos foi confiada.

Por isso, Mãe, cheios de confiança, ajoelhamo-nos diante de Ti para te confiar e consagrar nos-sos filhos. Tu bem sabes a quantos perigos eles estão expostos e como o mundo e o demônio os perseguem querendo destruir neles a dignidade de filhos de Deus e lançá-los na lama do pecado!

Mãe, suplicamos-te humildemente: Vem em auxílio dos nossos filhos e revela neles a tua admirável arte de educar. Acolhe-os no teu bondoso coração. Assiste-os e ampara-os em todas as dificuldades, so-bretudo nas horas de ten-tação.

Conserva-os puros e ensina-lhes a lutar sempre pelo bem. Estende-lhes tua mão e guia-os para Deus. Afasta-os das más com-panhias e livra-os de todo mal. Guarda neles a graça santificante que receberam no batismo e não permi-tais que venham a ofender a Deus pelo pecado grave.

Querida Mãe, zela por nossos lares e por nossos filhos. Cuida que jamais nos falte o pão material e o alimento espiritual. Faz crescer em todos nós a fé, a esperança e a caridade. Suscita entre nós costumes cristãos de oração, prática de boas obras e espírito de sacrifício. Ajuda-nos a Ter sempre atitudes cristãs de caridade fraterna, perdão mútuo e solidariedade.

Sê tu a Mãe e a educa-dora de nossos filhos. Que eles vivam realmente como filhos de Deus. Encaminha-nos na vocação que o Pai celeste previu para eles desde a eternidade. Guia-os pela vida e acompanha-os na hora da morte. Aju-da-nos, Mãe, para que nós, pais, sejamos para nossos filhos verdadeiras imagens de Deus, a fim de que eles encontrem em nós todo o apoio, amor, segurança e compreensão de que ne-cessitam.

Vem, fica conosco no nosso lar. Torna-o semel-hante ao lar de Nazaré, onde reine sempre a paz, a união, a alegria e o amor.

Amém.A paz!

Festa em louvor a Nossa Senhora do Equilíbrio

Dia: 16/10/2011

Programação:

10h30min – Santa Missa

12h – Almoço (Serve duas pessoas. R$ 22,00

compra antecipada e R$ 25,00 no dia).

Alcatra ou Costela de porco com acompanhamento:

risoto, maionese e saladas)

Jesus e Maria lhe esperam e nós também!

Informações:

Fone:(41) 3285-6634

(Rua Amadeu Piotto, nº 4505 – Jardim Gabineto)

Page 11: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 11

Silmara Moreira

Santo do MêsOutros Santos do mês

de Outubro

1. Santa Teresinha do Menino Jesus, São Remígio ou Rémy.2. Santo Anjo da Guarda.3. São Francisco De Borja, São Dionísio Areopagita, B. José Marmion4. São Francisco de Assis, São Petrônio.5. São Benedito, Sta Maria Faustina Kowalska, B Francisco X Seelos 6. Santo Bruno.7. Nossa Senhora do Rosário, Santa Osita.8. Santa Pelágia, Penitente,9. São Luiz Bertân, São João Leonardo, São Dionísio.10. São Paulino de York, São Francisco Borja, São Daniel Comboni11. Santo Alexandre Sauli, João XXIII, papa Bem-aventurado12. Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, São Serafim.13. São Eduardo III, B. Alexandrina Maria da Costa, São Daniel e comp.14. São João Ogilvie, Mártir, São Calisto I, Papa, São Burchardo.15. Santa Tereza d´Avila.16. Santa Margarida Maria Alaquoque, Sta Edwiges, São Geraldo Majela17. Santo Inácio de Antioquia, São Rodolfo.18. São Lucas Evangelista.19. São Paulo da Cruz, São João de Brébeuf, São Pedro de Alcântara.20. Santa Maria Bertilla Boscardin.21. Santa úrsula e compaanheiros, Santo Hilarião.22. São Donato, Beato Contardo Ferrini23. São João de Capistrano.24. Santo Antônio Maria Claret, Luis Guanella.25. Santo Antônio de Sant’ Anna Galvão, São Gaud-êncio São Crispim.26. Santo Evaristo Papa.27. São Frumêncio, Santo Elesbão28. São Judas Tadeu e São Simão Apóstolos.29. São Narciso e Bem-Aventurado Caetano Errico.30. São Germano, Beata Retistuta Kafka Irmã Maria Resoluta.31. Santo Afonso Rodrigues e São Wolfgang.

Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a 1743) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, emRoma. A história foi primeiramente registrada pelo Padre José Alves Vilela em 1743 e pelo Padre João de Morais e Aguiar em 1757, reg-istro que se encontra no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo An-tônio de Guaratinguetá.

A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da entãoCapitania de São

12 de outubro - Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.

Desejosos de obse-quiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de mui-tas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram ao Porto Itaguaçu, a 12 de outu-bro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apan-hou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram a fuzél para os três humil-des pescadores.

Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Co-queiros, com a ajuda do filho de Felipe Pedroso ( que não queria construir

a capela no alto do morro dos coqueiros, pois acha-va mais fácil para o povo entrar na capela logo abaixo, ao lado do po-voado) aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745.

Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (a atual Basílica Velha).

A 8 de setembro de 1904, a imagem foi coro-ada com a riquíssima coroa doada pela Princ-esa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbo-los de sua realeza e pa-trono.

No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, sagrada a 5 de setembro de 1909 e recebendo os ossos de são Vicente Mártir, trazidos de Roma com permissão do Papa.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, sendo coro-ada. Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980,

foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de out-ubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federa-tiva do Brasil reconhece oficialmente Nossa Sen-hora Aparecida como pa-droeira dos Católicos do Brasil.

Em 1967, ao com-pletar-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”, gesto repetido pelo Papa Bento XVI que ofereceu out-ra Rosa, em 2007, em decorrência da sua Via-gem Apóstolica ao país nesse mesmo ano, recon-hecendo a importância da santa devoção.

Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Bra-sil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Apa-recida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus e sagrando solen-emente aquele grandioso monumento construído com o carinho e devoção do povo brasileiro.

Page 12: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 12

Legião de Maria

Gemma Lucca Escorsin

Mês Mariano por excelência

O mês de outubro é para a Igreja Católica em todo o mundo, o período no qual são intensificadas as iniciati-vas de informação, animação e cooperação em prol da MISSÃO uni- versal. O ob-jetivo é pro- mover e des-pertar a con- sciência e a vida mission- ária cristã, as vocações missionárias, bem como p r o m o v e r uma coleta mundial para as Missões, para o sus-tento de a t i v i d a d e s de promoção humana e evangelização no mundo inteiro, so- bretudo nos países onde os cristãos são ainda mi- noria e assim promover as necessidades mais urgentes.

No dia 1º de outubro celebramos a memória de Santa Terezinha do Menino Jesus, a grande mission-ária que, com suas orações e sacrifícios, conseguiu levar muitas almas a Deus .Dizia Santa Terezinha: “ Passarei o meu céu fazendo o bem aqui na terra”. Portanto, sua missão continua.

O mês de outubro é especialmente dedicado à Virgem Maria com o título de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO . A LEGIÃO DE MARIA tem como arma preciosa o ROSÁRIO e, como dever de consciência, a reza do TERÇO todos os dias.

O Rosário não é simplesmente uma sequência de orações mas sim um momento em que nos concentra-mos na meditação e aprofundamento dos mistérios da Vida, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Feliz a pessoa que reza o TERÇO todos os dias. Nossa Senhora sempre foi venerada pela Igreja pois é impossível ser amigo de Jesus e não amar e venerar sua Santa Mãe.

12 de outubro – Dia de NOSSA SENHORA APA-RECIDA - Sabemos que não foi uma aparição mas que sua Imagem foi encontrada por pescadores, no rio Para-iba do Sul. Eles a pescaram recolhendo separadamente a cabeça e depois o corpo, das águas do rio. Por isso o nome Aparecida, “ Aquela que apareceu nas águas”.

Rezemos com devoção pedindo à Mãe Aparecida bençãos para cada um de nós e proteção para o povo brasileiro.

Procuremos imitar as virtudes de Maria principal-mente a humildade, a fé, a submissão à Vontade de Deus para merecermos a sua proteção.

SALVE MARIA!!!

Arrependei-vos, por-tanto, e convertei-vos, para serem apagados os vossos pecados.” (Atos 3,19)

Essa passagem dos Atos dos Apóstolos é dura, porém verdadeira para nós. Veja irmãos, que Pedro não diz somente arrependei-vos, mas diz arrependei-vos e convertei-vos. Muitos podem estar dizendo que é a mesma coisa e que São Pedro foi redundante. Mas a verdade é que arrependi-mento e conversão são coi-sas completamente distintas para quem realmente usa da fé para a compreensão das coisas. Eu posso me arre-pender e não me converter; e insanamente me “con-verter” sem me arrepender. Mas para termos a Deus de verdade a Palavra nos diz: ARREPENDEI-VOS E CONVERTEI-VOS; porque só assim estaremos agar-rando de fato a verdadeira fé em Jesus Cristo e não ser-emos iludidos pelo inimigo.

Quantas vezes não vemos o Sacramento da Confissão sendo banalizado pelas pessoas. É triste sa-ber que as pessoas usam de “brincadeira” a con-fissão apenas “confessar por confessar” e não se ar-rependem. Esses podem ser chamados de “convertidos” ou falsos convertidos. Mel-hor dizendo, é aquela pes-soa que confessa já tendo o desejo de voltar ao pecado, e pior ainda, que não sabe ou não dar o devido valor a uma confissão.

Quantas vezes as pes-soas não dizem que pode pecar a vontade que é só confessar antes de morrer que estará tudo bem. Eu já presenciei pessoas de den-

Por que é tão difícil se arrepender?

Artigo

Por Walter Proença

tro da Igreja falando isso. Diria que isso é uma falta de arrependimento e es-cravidão do pecado. Além

de ser também pecado de presunção, que segundo consta de uma palestra do Padre Paulo Ricardo, é pecado contra o Espírito Santo; ou seja, sem perdão pelo fato de si só não ter como o perdão chegar.

E as pessoas que se ar-rependem e não se conver-tem? E não digo apenas de quem muda de vida e tem as famosas frases: não acredito em conf i ssão; creio em Deus, mas não tenho religião; re-ligião não salva; ah porque “Jeová”; ah porque Jesus já morreu por mim então estou salvo; etc. Como são comuns as pes-soas pecarem, se arrepen-dem, não querem mais pecar, mas ai fracas por não perseverarem em oração acabam voltando a cair em pecado por achar que já que a natureza humana é pecar, então vai lá e peca. Mas pecar é humano, mas se escravo do pecado é in-sano.

E as pessoas que se arrependem e não se con-vertem? E não digo apenas de quem muda de vida

e tem as famosas frases: não acredito em confissão; creio em Deus, mas não tenho religião; religião não salva; ah porque “Jeová”; ah porque Jesus já morreu por mim então estou salvo; etc. Como são comuns as pessoas pecarem, se arre-pendem, não querem mais

pecar, mas ai fracas por não per-s e v e r a r e m em oração a c a b a m v o l t a n d o a cair em pecado por achar que já que a nature-za humana é pecar, então vai lá e peca. Mas pecar é

humano, mas se escravo do pecado é insano.

O título deste texto é “Por que é tão difícil se ar-repender?” e realmente eu gostaria de saber. Acho que o principal motivo das pes-soas não se arrependerem de fato das suas iniqüidades é o fato de não olharem para a cruz de Jesus Cristo. Se olhassem para aquele Deus que se fez homens para que fizéssemos parte de sua divindade, pregado

em uma cruz, já sem forma humana de tanto que foi ju-diado por nós... Ah, como um coração se arrepende ao ver a redenção dada por Deus.

Mas devemos parar de olhar para Jesus como uma “garantia” de salva-ção, e passar a vê-lo como a salvação que bate a porta. Porque Ele padeceu e mor-reu naquele cruz por todos, mas nem todos serão dig-nos de fazer parte do Reino porque não acolheu perfeit-amente a Sua Palavra, nem acolheu a Sua vontade.

E preferiu assim viver o deleite do pecado. Só para reforçar para quem dis-corda, diz o Evangelho o seguinte: “Nem todo aquele que me disser: Senhor, Sen-hor, entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”(Mateus 7,21) – Até porque, é óbvio que a vontade de Deus não é mandar Seu Filho único para a terra para padecer por Seu povo, e esse povo continuar vivendo uma vida pagã, uma vida de pecado.

Muitos vivem como se Deus não existisse, ou como se Deus fosse alguém que está apenas na mente ou coisa parecida. As pes-soas esquecem que Deus fez uma mudança de Di-vindade para humanidade, para que nós fizéssemos a mudança de pecadores para Filhos de Deus. No entanto, agimos muitas vezes como se nada disso tivesse acon-tecido.

Por isso lembremos: ARREPENDEI-VOS E CONVERTEI-VOS! Sem conversão, não há arrepen-dimento!!

Page 13: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 13

Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo o Amor de Maria e a força do Es-pírito Santo esteja com todos, amados este mês vamos meditar juntos três mensagens que nos ajúdará a nos aprosimarmos mais de Deus a dos irmãos.

Tema da Mensagem 01:Reze pelas pessoas que

te perseguemQuando dispomos o

nosso coração para aben-çoar as pessoas com as quais convivemos, a luz de Cristo vem sobre nós e passamos a enxergar a vida e as pessoas com uma nova visão. Muitas vezes, as nossas amarguras, os nossos dissabores, os res-sentimentos, as mágoas, o negativismo e as críticas obscurecem a nossa visão e o nosso coração e, assim, nos tornamos incapazes de ver as coisas como, de fato,elas são.

Somos convidados por Deus a olhar para nós mesmos, para as pessoas e para o mundo que nos cerca com o olhar de Jesus. Somente com o auxílio da graça divina somos capaz-es de perceber o que há de belo na vida, mesmo quan-do as dificuldades batem à nossa porta. Cultivemos o bom humor, a alegria e a disposição de amar e aben-çoar a todas as pessoas.

Artigo

Valmir Lafraia

Mensagem

Hoje não pode ser mais um dia na nossa vida.

Façamos hoje um firme propósito de abençoar e falar de ânimo, de consolo e de bênção para o nosso próximo.

Pode ter certeza de que, ao agir dessa forma, você será o primeiro a ser beneficiado pela graça de Deus. Rezemos pelas pes-soas que nos perseguem, que nos desprezam, que nos criticam, por aguelas que falam mal de nós e de quem temos antipatia.

“ Quero, portanto, que em todo lugar os homens façam a oração, erguendo mãos santas, sem ira e sem discussões “ ( I Tm 2,8 ).

Tema da Mensagem 02:Você está cansado de

perdoar? Quem se sente assim é porque não per-doa há muito tempo! Isso significa que quanto mais nós perdoamos, tanto mais sentimos forças e desejo de perdoar. Infelizmente, quando pouco ou nunca perdoamos, sentimo-nos fracos.

Amor exercitado assim é fonte geradora de muita energia para que jamais nos cansemos de amar, perdoar, sorrir, acolher... O cansaço de perdoar é simplesmente fruto da falta de perdão!

Portanto, ao praticá-lo ( perdão ) não nos cansamos

nunca.Tema da Mensagem 03:Sempre é tempo de

voltarmosO Senhor está sempre

nos chamando para estar-mos ao lado d’Ele. Jesus, que é a própria misericór-dia encarnada, nunca de-siste de nós; Ele continua batendo à porta do nosso coração até que tenhemos a coragem de abrir e deixá-Lo entrar para cear con-osco. Sempre é tempo de voltarmos para o Senhor.

“ Volta ao Senhor e de-ixa os teus pecados, suplica em sua presença e diminui as tuas ofenças “ ( Eclo 17,21-22 ).

Somente vivendo próxi-mos ao Senhor seremos capazes de acolher e de-mostrar misericórdia por aqueles com quem con-vivemos e que vêm ao nos-so encontro. Peçamos ao Senhor a graça de sermos misericordiosos e compas-sivos como Ele é.

´Peçamos ao Espírito Santo que, neste dia que se chama hoje, renove toda a nossa vida e encha o nosso coração com os seus Dons.

“ Ó vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiasi “.

Que Deus vos Aben-çoe.

Oficina sobre Comunicação e Expressão reúne cerca de 45

agentes paroquiais

No dia 15 de setembro, a Pastoral da Comunicação arquidiocesana (PASCOM) realizou na Cúria Metro-politana mais uma edição do Encontro de Comuni-cadores com a oficina “Co-municação e Expressão”.

A oficina foi minis-trada por uma profissional de Marketing e agente da PASCOM, Aparecida Ra-mos, e teve como objetivo promover nos participantes o autoconhecimento e a desinibição através de

PASCOM

atividades de expressão corporal, facial e vocal. Padre Rivael de Jesus Naci-mento, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese, deu início ao encontro com a entrada da Bíblia e, em seguida, pro-feriu algumas palavras de incentivo sobre a ousada e delicada tarefa de comuni-car Jesus Cristo nos dias de hoje. Cerca de 45 pessoas participaram do curso.

O Encontro de Comu-nicadores é uma das ações

promovidas pela PASCOM, que acontece sempre nas terceiras quintas-feiras de cada mês, às 20h, na Cúria. O Encontro visa capacitar agentes da Liturgia, Cate-quese, PASCOM e demais pastorais no sentido de uma comunicação eficaz para auxílio no trabalho de evangelização na Arquidi-ocese, além de promover a interação entre as comuni-dades paroquiais.

Fonte: Arquidiocese de Curitiba.

A Igreja de São Braz participou do evento com dez paroquianos.

Page 14: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 14

Por Maria Isabel Keegan

Amigos da Natureza

Estruturas e ValoresQuando você vai con-

struir uma casa, a primeira coisa na qual você pensa, é na sua estrutura: que ela seja bem construída, segura,firme e confortável. Por que? Porque ela vai abrigar um Valor inestimáv-el: a sua família.

Com isto, quero dizer que toda estrutura seja ela material, social, política ou religiosa existe para abrigar e proteger um Valor.

A estrutura social, por exemplo, existe para esta-belecer regras e leis para proteger a convivência em sociedade. Aqui entram os serviços de proteção, se-gurança, educação, saúde, lazer,enfim serviços que garantam o bem-estar da sociedade e que são manti-dos pelos impostos arreca-dados.

A estrutura política existe para garantir os di-reitos e cobrar os deveres do cidadão no seu aspecto político e de governo. Em nossa sociedade esta estru-tura existe para defender e proteger a DEMOCRA-CIA que é o poder do povo exercido, fiscalizado e direcionado em favor de todos.Infelizmente o valor

democrático se esvaziou tanto a ponto de se con-verter num jogo de poder, justamente por aqueles que deveriam exercê-lo em nome do povo que os ele-geu. Essa triste realidade nós conhecemos muito bem. Basta assistir aos noticiários, ler os jornais e revista e.....ficar deprimido.

A estrutura religiosa, criada pelas várias Igrejas, tem o fim de anunciar e vivenciar os valores pelos quais foram fundadas.

Na Igreja Católica o Valor supremo é o segui-mento de Cristo que é protegido também por um conjunto de regras, costumes e leis(chamadas canônicas) com o fim de organizar e direcionar os seus seguidores para uma vida pautada pelos valores cristãos que Jesus resumiu em dois grandes manda-mentos: o amor a Deus e o amor ao próximo. Como Jesus mesmo afirmou neles está contida toda a LEI.

Este é o VALOR que toda a estrutura da Igreja tem a Missão de proteger,viver e difundir com a finalidade de criar, segundo o sonho de Jesus,

um novo estilo de con-vivência fundamentada no amor, no respeito à justiça, ao direito, à bondade, à solidariedade, à partilha do que temos de bom em nossas vidas e em nossos corações.

Isto implicaria numa consciência nova no relac-ionamento humano.

Toda estrutura, com o tempo, ganha força, poder e, na maioria das vezes, torna-se mais importante que o Valor que ela deveria proteger e difundir e per-petuar.

Nas igrejas, em geral, e na nossa , em particular,isto ocorre quando a vivência dos valores evangélicos se esvazia tornando a religião um conjunto de práticas re-ligiosas. Então a oração que deveria ser “Um colóquio amoroso com Deus”, como dizia Santa Tereza,torna-se repetição de fórmulas decoradas,mecânicas, va-zias de fé e devoção.

Nesse sentido, a Missa é, para muitos cristãos, um dever e não o encon-tro fraterno dos irmãos para uma refeição em co-mum com Jesus e, depois, concretizado no abraço

da paz, cuja finalidade é a reverência respeitosa e a-morosa, no irmão, da cen-telha divina que está pre-sente em cada um de nós.

Quando a fé dinamiza a prática religiosa o Valor cristão se manifesta de ma-neira visível a ponto de nos transformarmos naquilo que Jesus afirmou: “Vós sois a Luz do mundo”. Uma Luz que se manifesta, que é visível. Então a práti-ca religiosa ganha sentido e força transformadora.

Uma estrutura forte demais, mata o Valor. Isto ocorre na vida política, so-cial e religiosa. As leis se multiplicam e se fortalecem e o Valor se esvazia.

Como cristãos, temos o sagrado dever de proteger os valores evangélicos con-tra o comodismo, o hábito, o mecanicismo e o costume que matam a vivência reli-giosa e a tornam inoperante em nossas vidas.

Está na hora de acor-dar. Toda ação transfor-madora começa na base, quero dizer, nas paróquias. Sejamos LUZ como queria Jesus. Para isso, vivamos o cristianismo de maneira consciente , responsável e vivificado pela fé.

“Paro você entender esta mensagem é ne-cessário ter lido as duas ultimas edições deste infor-mativo”.

Reforçando, para en-tender bem:

A culpa:É apagada SO-MENTE pela confissão e a absolvição,feitas apenas por um sacerdote católico,que para isso recebe do próprio Jesus o poder de perdo-ar pecados (Jô 20,23).É mais ou menos como se Deus dissesse:Para Mim filho,você não deve mais nada;vai e não torne a pecar!(Jô 8,11)

Deus SEMPRE perdoa,mas somente a aqueles que a Ele recor-rem contritos, humildes e profundamente arrependi-dos. Deus somente pode ser misericordioso, com quem usa de misericórdia.Ele não perdoa a quem não pede!Misericórdia é só para quem a Suplica!

Por isso Ele diz:fora os hipócritas!Quer dizer,Deus NÂO pode perdoar,a quem a ELE deixa de recor-rer, a quem não lhe pede perdão através do seu sacerdote,até sob pena de Se contradizer,pois outor-gou aos consagrados,aqui na terra,este poder. A mesma coisa seria,se o patrão desse uma ordem ao empregado e ele próprio agisse de outra forma, na frente dele.Por aí se pode ver que só os orgulhosos não pedem perdão a Deus.

O dano: Ora, sabemos que o pecado é a causa de todo o mal.Quer dizer, o pecado de cada um de nós é fonte do mal que acon-tece a todos,pois se não houvesse nenhum pecado no mundo, não havia mal nem maldade,nem dor doença em pessoa alguma.Como conseqüência ,mes-mo depois de o pecado ter sido confessado ao sacerdote,e absorvido em

Gotas de Salvação (3)nome de Deus quanto à culpa,resta ainda o dano a ser reparado.

A Justiça Divina pre-cisa então ser satisfeita,pela reparação completa do mal causando aos irmãos .E isso nem sempre se consegue apenas pelo cumprimento da penitência imposta pelo sacerdote.Porque quase nunca ela é cumprida com devoção.nem há uma con-trição verdadeira.nem um arrependimento profundo ou promessa radical de mudança de vida.A maioria das poucas confissões de hoje.é mecânica,apressada e mal feita !

Resta então quase sem-pre.ainda um saldo de dano a ser reparado. A soma destes danos e a gravidade deles é que vai determinar o tipo de expiação exigida das penas do Purgatório. Assim, se a pessoa não reza o suficiente em vida,para obterás “pedras”ou as “graças”capazes de saldar aqui na terra todas as suas dívidas,quanto vai à eter-nidade precisa antes expiar essas faltas.

Eis então que a espera o Purgatório. Como ali, ela não pode rezar por si mes-ma, torna-se “mendiga” de regras,se não rezam daqui por ela Se pessoas rezam por elas,vai ao céu mais rápido!Se não rezam ela pode passar séculos lá!É o que acontece com muitos evangélicos, que não rezam pelas almas.

Vê-se então que o Purgatório,longe de ser um castigo,é um verdadeiro abismo da divina misericór-dia, pois se o pai não per-mitisse este intercambio incrível de graças,entre padecentes ,glorificados e nós os militantes,quase não haveria santos no céu. Mas demônios haveria, e mui-tos!

Fonte: Livro Confes-

sar-se.

Artigo

Ademir Muraro

Um oficial da Polícia Federal vai a uma fazenda, em Formiga, MG, e diz ao dono, um velho fazen-deiro:

- Preciso inspecionar sua fazenda por suspeita de plantação ilegal!

O fazendeiro diz: - Sim senhor, mas não

vá naquele campo ali - e aponta para uma certa área.

O oficial, cheio de ar-rogância, diz indignado:

- O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo? E tira do

Para refletir

Arrogânciabolso um crachá most-rando ao fazendeiro:

- Este crachá me dá a auto-ridade de ir onde quero, e entrar em qualquer propr ie-d a d e . Não pre-ciso pedir ou re-sponde r a nenhuma pergunta. Está claro? Me fiz entender?

O fazendeiro todo

educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo.

P o u -c o s m inu tos d e p o i s o fazen-d e i r o ouve uma gritaria e vê o ofi-cial do governo f e d e r a l

correndo para salvar sua própria vida perseguido pelo “Santa Gertrudes”,

o maior touro da fazenda. A cada passo o touro

vai chegando mais perto do oficial, que parece que será chifrado antes de conseguir alcançar um lugar seguro.

O oficial está apavora-do.

O fazendeiro, minei-rinho muito educado e solícito, larga suas fer-ramentas, corre para a cerca e grita com todas as forças de seus pulmões:

- Seu crachá! Mostra o seu CRACHÁ pra ele...!!!

Retirado da internet.

Page 15: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 15

Anunciante do mês

Por Graciele Muraro

Em 1995 foi inaugurada em nosso bairro a Loja das Esquadrias. Comandada por Estevão Fabienski dos San-tos, a empresa comercializa portas, janelas e esquadrias em geral.

O bom atendimento aos clientes e o cuidado com o material oferecido são prioridades na Loja das Es-quadrias. Por isso trabalham com as melhores marcas ex-istentes no mercado, como: Sassazaki, Stan, Arouca, Jr esquadrias, Ótima portas, ESL portas, Tambosi es-

Loja das Esquadrias

quadrias, entre outras. Atualmente, a loja tem

diversificado seu atendi-mento fazendo vendas tam-bém pela internet. Não perca tempo! Qualidade, variedade e ótimos preços você encon-tra na Loja das Esquadrias!

A empresa funciona de segunda a sexta-feira das 8h15 às 18h, e aos sábados 8h30 às 12h30. “Lembran-do que não fechamos para o almoço”, lembra Estevão. Ou entre em contato pelo site www.lojadasesquadrias.com.

Page 16: Momentos Outubro 2011

Curitiba.outubro.2011 MOMENTOS 16

Todos os domingos à tarde, depois da missa da manhã na igreja, o velho padre e seu sobrinho de 11 anos saíam pela ci-dade e entregavam folhe-tos sacros.

Numa tarde de do-mingo, quando chegou à hora do padre e seu so-brinho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e tam-bém chovia muito.

O menino se agasal-hou e disse:

-Ok tio (padre), estou pronto. ‘

E o padre perguntou: -’Pronto para quê?’:-’Tio, está na hora de

juntarmos os nossos fol-hetos e sairmos. ‘

O padre respondeu:-’Filho, está muito

frio lá fora e também está chovendo muito. ‘

O menino olhou sur-preso e perguntou:

-’Mas tio, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?’

O padre respondeu:-’Filho, eu não vou

sair nesse frio. ‘Triste, omenino perguntou:-’Tio, eu posso ir? Por

favor!’O padre hesitou por

um momento e depois disse:

-’Filho, você pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado, filho. ‘

-’Obrigado, tio!’Então ele saiu no

meio daquela chuva. Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em por-ta entregando folhetos sacros a todos que via.

Depois de caminhar por duas horas na chuva, ele estava todo molhado, mas faltava o último fol-heto. Ele parou na esqui-na e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam to-talmente desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu, e

Folheto do Domingo!

Mensagem

caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele to-cou de novo, mais uma vez, mas

ninguém abriu a porta. Ele esperou, mas não houve resposta.

Final-m e n t e , este sol-dadinho de onze anos se v i r o u para ir embora, mas algo o deteve. M a i s uma vez, ele se virou para a porta, tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, al-guma coisa o fazia ficar ali na varanda. Ele

tocou de novo e desta vez a porta se abriu bem devagar.

De pé na porta estava uma senhora idosa com um olhar muito triste.-

Ela perguntou gentil-mente:

-’O que eu posso fazer por você, meu filho?’

Com olhos radiantes e um sorriso que iluminou o mundo dela, estepequeno menino disse:

-’Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe en-tregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JE-SUS e seu grande AMOR. ‘

Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.

Ela o chamou e disse:-’Obrigada, meu filho!!!

E queDeus te abençoe!!!’Bem, na manhã do

seguinte domingo na igreja, o Padre estava no altar,

quando a missa começou ele perguntou:

- ‘Alguém tem um teste-munho ou algo a dizer?’

Lentamente, na última

fila da igreja, uma senhora idosa se pôs de pé.

Conforme ela começou a falar, um olhar glorioso transparecia em seu rosto.

- ‘Ninguém me conhece nesta igreja. Eu nunca estive aqui. Vocês sabem antes do domingo passado eu não

era cris-tã. Meu m a r i d o f a l e c e u a algum t e m p o d e i x a n -d o - m e t o t a l -m e n t e soz i nha n e s t e m u n d o . No do-

mingo passado, sendo um dia particularmente frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu

coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.

Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi as escadas para o sótão da minha casa. Eu amar-rei a corda numa madeira no telhado, subi na cadeira e coloquei a outra ponta da corda em volta do meu pescoço.

De pé naquela cadeira, tão só e de coração par-tido, eu estava a ponto de saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei:

-’Vou esperar umminuto e quem quer

que seja irá embora. ‘Eu esperei e esperei,

mas a campainha era in-sistente; depois a pessoa estava tocando também começou a bater bem forte. Eu pensei:

-’Quem neste mundo pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa ou vem me visitar. ‘

Eu afrouxei a corda do meu pescoço e segui em direção à porta,enquanto a campainha soava cada vez mais alta.

Quando eu abri a porta

e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante e angelical que já vi em minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês!

As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que es-tava morto há muito tempo SALTASSE PARA A VIDA quando ele exclamou com voz de querubim:,

-’Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JE-SUS A AMA MUITO. ‘

Então ele me entregou este folheto que eu agora tenho em minhas mãos. Conforme aquele anjinho desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e atenciosamente li cada pa-lavra deste folheto.

Então eu subi para o sótão para pegar a minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora sou uma FILHA FELIZ DE DEUS!!!

Já que o endereço da igreja estava no verso deste folheto, eu vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO ao anjinho de Deus que no momento certo livrou a minha alma de uma eternidade no in-ferno. ‘

Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos na igreja.

o Velho Padre desceu do altar e foi em direção a primeira fila onde o seu anjinho estava sentado. Ele tomou o seu sobrinho nos braços e chorou copiosa-mente.

Provavelmente nenhu-ma igreja teve um momen-to tão glorioso como este.

Bem aventurados são os olhos que vêem esta mensagem. Não deixe que ela se perca, leia-a de novo e passe-a adiante.

Lembre-se: a mensa-gem de Deus pode fazer a diferença na vida de al-guém próximo a você.

Retirado da inter-net.

Oração da criançaBom Pai do Céu,

Permanecei sempre perto de mim,Fazei que Vos ame cada vez mais.

Que o meu coraçãozinho de criança seja puroE que não haja lugar para a raiva.

Que meus olhinhos estejam voltados somente para o Bem.Ó Deus! Afastai de mim pensamentos de qualquer mal-

dade contra meus irmãos.Não permitais que da minha boquinha saia alguma mentira

enem palavras feias. Que a inteligência, em boa dose que

me destes, seja em benefícioda humanidade. Fazei que eu ame a todos os meus

irmãos, amigos ou inimigos, bons ou maus, conhecidos ou não, os que eu encontrar durante toda a minha vida.

Fazei, Senhor, que eu nunca venha a magoar o coração de meus pais que me tratam com tanto carinho e tanto amor.Senhor, dai-me vontade e coragem para cumprir o Vosso Mandamento, fazendo aos outros o que eu quero que os

outros me façam. Que assim seja!Retirado da internet. Por Rita de Cássia Mineto

Dia das crianças

E neste mês tão especial, o Momentos mostra o ros-tinho de alguns anjinhos que já estiveram no jornal.