conecte! outubro 2011

8
OUT 2011 Informativo da Faculdade Ideal • www.faculdadeideal.com.br LEVO A VIDA A TIRACOLO As vinte e quatro horas do dia às vezes parecem poucas para quem não para um minuto. Estágio, trabalho, faculdade, academia, cursos de idiomas, saída com amigos. O corre-corre do dia a dia exige aliados imprescindíveis, que são carregados para cima e para baixo dentro de bolsas e mochilas e que, ainda, podem mostrar um pouco da perso- nalidade dos seus donos. Que o digam as primas Ana Catarina e Débora Cabeça, estudan- tes do 4 o semestre dos cursos de Direito e Processos Gerenciais da Faci, respectivamente. Em suas bolsas, além de curiosamente compartilharem o mesmo modelo de carteira, não falta espaço para muita maquiagem, sinal de que não descuidam da vaidade, celulares, para estarem sempre conectadas, e até um calendário, indicativo de quem não gosta de perder os prazos. Continua∆na∆página∆2.

Upload: conecte-faci

Post on 07-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo da Faculdade Ideal - Faci

TRANSCRIPT

Page 1: Conecte! Outubro 2011

OUT2011

Informativo da Faculdade Ideal • www.faculdadeideal.com.br

LEVO A VIDA A TIRACOLOAs vinte e quatro horas do dia às vezes parecem poucas para quem não para um

minuto. Estágio, trabalho, faculdade, academia, cursos de idiomas, saída com amigos. O corre-corre do dia a dia exige aliados imprescindíveis, que são carregados para cima e para baixo dentro de bolsas e mochilas e que, ainda, podem mostrar um pouco da perso-nalidade dos seus donos. Que o digam as primas Ana Catarina e Débora Cabeça, estudan-tes do 4o semestre dos cursos de Direito e Processos Gerenciais da Faci, respectivamente. Em suas bolsas, além de curiosamente compartilharem o mesmo modelo de carteira, não falta espaço para muita maquiagem, sinal de que não descuidam da vaidade, celulares, para estarem sempre conectadas, e até um calendário, indicativo de quem não gosta de perder os prazos. ∆∆ Continua∆na∆página∆2.

Page 2: Conecte! Outubro 2011

“Eu faço estágio no Minis-tério Público e depois venho para a Faculdade, mas normal-mente dá tempo de passar em casa antes de vir para a aula. É quando jogo na bolsa o que é essencial: apostilas, canetas, livros, maquiagem, carregador e celular e os cartões de crédito”, comenta Ana∆Catarina.

As primas explicam que trocam de bolsa quase toda semana e que o conteúdo muda bastante, dependendo das ati-vidades diárias. “Eu também faço estágio, mas é aqui mesmo na Central de Estágios da Faci. Assim como a Ana, também consigo dar uma passadinha em casa, então deixo por lá objetos como escova de dente e creme dental e trago só o que vou usar aqui: agenda, material de

• Informativo da Faculdade Ideal | @faculdadeideal• Diretor geral: Profo João Messias dos S. Filho • Vice-diretor: Profo Antonio Carlos T. de Moraes • Diretor financeiro: Profo Manoel Leite Carneiro • Diretor executivo: Nelson Beckman Nery • Diretora acadêmica: Profa Melissa Moraes • Diretor de marketing: Manoel Leite Junior • Coordenador de marketing: Helder dos Anjos • Assessora de Imprensa: Ângela Bazzoni • Imagens: Bruno CarachestiRua dos Mundurucus, 1427 • Batista Campos - Belém-PA. CEP 66.025-660 • (91) 3323-6000

Produção:

Ajude a fazer o Conecte!. Mande sugestões, opiniões e dicas para [email protected]* Os conteúdos das seções “Eu indico” e “Opinião” são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da instituição.

Continuação da capa

O essencial ao alcançe das mãos

Distribuição/comercialização

estudo, meus óculos, maquiagem e o celular”, revela Débora. Thiago∆Rosa,∆do∆1o∆semestre∆de∆Processos∆Gerenciais, conta que

precisa estar sempre antenado com o que acontece, por isso, leva na sua bolsa aparelhos com recursos avançados e não economiza na hora de escolher. “Minha bolsa revela o que eu sou mesmo. Adoro tecnologia. Estou 24h conectado e costumo andar com meus três blackberrys, pois dois são de uso profissional e um particular. Além disso, sempre ando com meu fichário, pois gosto de praticidade, meu material de estudo como livros, apostilas, canetas e lapiseiras e, é claro, meus bombons. Esses eu não esqueço”, comenta rindo.

Ana Catarina e Débora sempre trocam os objetos da bolsa, de acordo com a necessidade

Não faltam smartphones na bolsa de Thiago, que não fica desconectado nunca

DICAS DE COMO ORGANIZAR BOLSAS E MOCHILAS•∆ Organize∆o∆material∆de∆acordo∆com∆o∆tamanho,∆

indo∆do∆maior∆para∆o∆menor.∆

•∆ Não∆se∆esqueça∆da∆segurança.∆Nos∆compartimen-tos∆auxiliares,∆coloque∆celular,∆carteira,∆mp3,∆etc.∆Objetos∆de∆valor∆ficam∆mais∆seguros∆se∆guardados∆nos∆bolsos∆internos∆da∆mochila.

•∆ Cuidado∆com∆canetas,∆batons∆ou∆outros∆itens∆que∆podem∆manchar.∆Guarde-os∆em∆estojos∆ou∆necessaries.

•∆ Sempre∆tenha∆uma∆sacolinha∆plástica∆para∆colocar∆roupas∆ou∆objetos∆molhados∆em∆caso∆de∆chuva.

2

CO

NE

CTE

!

Page 3: Conecte! Outubro 2011

eu indico O Tecnoblog∆(www.tecnoblog.net)∆é leitura diária para apaixonados por tecnologia e tudo relacionado ao mundo web. Feito por jovens de diferentes formações, o blog traz notícias sobre as novidades tecno-lógicas, fórum para que os seguidores troquem dicas e experiências, além de análises sobre os mais modernos “aparelhinhos” lançados no mercado, com informação de qualidade e muito bom humor.

Daniela∆Rodrigues,∆aluna∆do∆8º∆semestre∆de∆Administração∆da∆Faci

No mês de OUTUBRO...Cidade colorida, cheirinho

de maniçoba no ar, família che-gando de toda parte para a pro-cissão. Todo mês de outubro é assim. A rotina dos paraenses muda com a chegada do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Beatriz Rodrigues, aluna de Administração da Faci, percebe bem essas mudanças. Ela conta que nessa época é comum as famílias enfeitarem suas casas. A cidade fica toda iluminada e os lares paraenses se enchem de expectativa, fé e renova-ção. “As famílias ficam unidas para ver a Santa passar e trocar votos de boas novas. Como o Natal, o Círio também tem seu cardápio especial com comidas típicas, que são preparadas para servir a todos os presentes depois da longa espera para ver a Santa passar”, conta.

Liliane∆ Amaral,∆ também∆aluna∆ de∆ Administração∆ na∆Faculdade∆Ideal, conta que em sua rotina a mudança é muito clara, já que a família é muito católica. “Amamos Maria de todo coração. Entregamos a ela nossos problemas para que possa interceder por nós junto ao filho. Foi assim quando

minha mãe esteve muito mal no hospital. Rezamos muito o terço e hoje minha mãe está curada”, celebra.

Os impactos da festividade religiosa também foram sentidos no dia a dia da Faci. Ainda em setembro, a Instituição recebeu a visita da Imagem Peregrina, o que emocionou os presentes, entre eles, Liliane. “Eu me senti muito feliz em receber a visita da Ima-gem Peregrina aqui na Faculdade. Ela faz despertar, em nós aca-dêmicos e em todos os colaboradores da Instituição, a alegria do Círio outra vez”, comenta.

A visita da Peregrina na Faci reuniu uma multidão

Liliane se emocionou com a presença da Santa na Faci

3

CO

NE

CTE

!

Page 4: Conecte! Outubro 2011

eu indico Uma visita ao Museu∆da∆Marinha, que fica no Complexo Feliz Luzitânia. O navio abriga uma exposição permanente de mate-riais náuticos e vestimentas da Marinha brasileira. É um passeio pela nossa história e uma oportunidade excelente para curtir um pôr do sol e o fim de tarde com a namorada. Dia de terça-feira a entrada é gratuita e funciona de 9h às 16h.

Lúcio∆Duarte,∆aluno∆do∆7º∆semestre∆de∆Engenharia∆Civil∆da∆Faci

Planejar uma viagem, uma mudança, um novo momento na carreira, o crescimento de uma empresa. O planejamento, conceito muito trabalhado na administração, está presente em todos os momentos de nossas vidas. “Quando você está em casa e decide fazer um bolo, não se planeja? Define os ingredientes, o tempo de exe-cução, o tipo de recheio e de cobertura, não é? O mesmo vale para uma empresa que, por exemplo, queira aumentar sua participação no mercado. Ela precisa ver seus processos, conhecer o mercado, enfim, se planejar”, explica o professor Oswaldo Junior, coordenador da Empresa Faci Junior.

É isso mesmo. O plane-jamento é uma ferramenta que serve para todas as áreas de conhecimento, inclusive para as operações policiais, como demonstrou o∆delegado∆da∆ Polícia∆ Civil∆ do∆ Pará,∆ Eder∆Mauro,∆em palestra durante a XII Semana de Administração e Gestão da Faci. “A polícia não é diferente de outras áreas. Qualquer ação policial, sem um prévio planejamento, pode

Planejar é PRECISO!

ter um resultado desastroso. Em nossas operações, precisamos nos planejar para diminuir o risco de erros, como um policial ou um civil acabarem baleados, ou ainda, que se perca o alvo da operação. Então, temos que sempre planejar”, disse o delegado.

“O planejamento é uma das funções administrativas que envolvem programação, direção, controle, metas, etc. É uma forma de minimizar os riscos de qualquer ação ou operação, seja ela em organizações públicas, privadas, civis ou militares. Nada mais é que uma forma de você verificar os caminhos que deve seguir, quais estratégias vai usar, quais são as responsa-bilidades de cada pessoa, setor ou empresa para o alcance de objetivos comuns, sejam eles organizacionais ou individuais”, explica Oswaldo.

O delegado Eder Mauro durante palestra de abertura da Semana de Administração

4

CO

NE

CTE

!

Page 5: Conecte! Outubro 2011

expressas

eu indico

Google+ Com menos de 100 dias de existência, a nova rede social da Google já garantiu o seu espaço no mundo virtual. De acordo com Paul Allen, fundador do site Ancestry e CEO do App FamilyLink, o Google∆Plus já teria alcançado a marca de 50 milhões de usuários até o dia 26 de setembro. O que mais chama atenção na rede é a sua interface simples, intuitiva e dinâmica. Para fazer parte desta rede, acesse: https://plus.google.com/

O filme Larry∆Crowne,∆o∆amor∆está∆de∆volta, do diretor Tom Hanks, que aborda a questão de ser jovem, independente da idade cronoló-gica. O que importa é ter pensamentos positivos, acreditar na vida e em si mesmo e ir em busca dos sonhos. Há pessoas que amadure-cem com as experiências que vivenciam, mas não envelhecem junto com a idade. Essa é a grande sacada. Um filme para todas as idades.

Adielma∆Rodrigues,∆aluna∆do∆1º∆semestre∆de∆Processos∆Gerenciais∆da∆Faci

V Festival da Canção Ideal Não importa se é MPB, pagode, rock, samba ou outro gênero qualquer. A música já está no ar e os preparativos para o V∆Festival∆da∆Canção∆Ideal∆já começaram. Os interessados em mostrar os seus talentos no Festival devem se inscrever até o dia 26 de outubro no Núcleo de Arte Ideal. Serão julgados o arranjo da música, afinação e técnica vocal, performance e desenvoltura de palco e aclama-ção popular. A primeira etapa da competição acontece no dia 1o de novembro e a final no dia 5 de novembro. Podem parti-cipar alunos e ex-alunos. Mais informações pelos telefones: 3212-2453 / 3241-9121. O edital completo pode ser acessado no www.grupoideal.com.br

Iniciativa aprovada Balística∆e∆Medicina∆Legal∆foi o tema da palestra que a turma 6B de Direito da Faci realizou no dia 31 de agosto no auditório da Faculdade. O assunto foi tratado pelo médico Luiz Malcher, ex-diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e professor do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e de balística e medicina legal em outras instituições particulares. A palestra teve patrocínio do restaurante China in Box e o apoio dos professores das disciplinas penal e processo penal da Faci.

5

CO

NE

CTE

!

Page 6: Conecte! Outubro 2011

agende-sefique ligado

eu indico

Uma nova forma de se comunicar. Um novo jeito de aproxi-mar as pessoas. É dessa forma que o aluno do 7o semestre de Administração da Faci, Caio Paixão, avalia a utilização das redes sociais em seu dia a dia. O estudante costuma trocar figurinhas com colegas e até com seus professores da faculdade. “Essa comunicação não deixa de ser uma extensão da sala de aula, pois, seja via e-mail, facebook ou twitter, nós, alunos, podemos tirar dúvidas, e até orientações para trabalhos”, avalia Caio.

A troca de informações entre alunos e professores fora da sala de aula não é de hoje e as redes sociais se tornaram grandes alia-das. “Elas muitas vezes funcionam como uma extensão ao que é abordado em sala de aula. Quando eu leio algo interessante e associo a algum conteúdo estudado, faço a postagem nas redes sociais e os alunos interagem comigo”, pondera a∆tecnóloga∆em∆processamento∆de∆dados∆e∆professora∆da∆Faci,∆Carol∆Manfé.

Para Carol, as redes sociais também são um bom lugar para reforçar o networking. A opinião da professora é comprovada por Caio. “Os professores já têm uma carga de experiência maior que a do aluno, conhecem mais pessoas da área e sabem como é o mercado. É importante para o aluno ter conhecimento disso e para o professor dividir isso também”, afirma o estudante.

Para quem gosta de uma boa balada, regada ao som do pop--rock dos anos 90, não deixe de conhecer o Bárbaro∆Lounge∆Bar, no fim de semana. É um ótimo lugar para se livrar do estresse da semana de trabalho, com gente bonita e diversão garantida.

Renato∆Marques,∆antigo∆aluno∆de∆Administração∆da∆Faci∆

AMAZÔNIA COMICONDe∆25∆a∆29∆de∆outubro∆acontece,∆em∆Belém,∆o∆Festival∆Internacional∆de∆Histórias∆em∆Quadrinhos∆e∆Cultura∆Pop∆da∆Amazônia,∆o∆Amazônia∆Comicon.∆O∆evento∆vai∆reunir∆mostras∆de∆quadrinhos,∆de∆vídeos,∆palestras,∆oficinas∆de∆deba-tes.∆Mais∆informações∆pelos∆telefones∆(91)∆8844-0427∆/∆(91)∆8745-0273.

VENDASCurso∆de∆aperfeiçoamento∆em∆Estratégia∆de∆Venda∆no∆Varejo.∆De∆28/11∆a∆13/12,∆das∆18h30∆às∆22h30,∆no∆Senac-PA∆(Av.∆Serzedelo∆Corrêa∆nº∆279).∆Valor:∆R$∆55.∆Informações:∆4009-6805∆/∆4009-6806.

ESTÁGIO VALEInscrições∆até∆09/10.∆São∆1,2∆mil∆vagas∆para∆vários∆estados,∆incluindo∆o∆Pará,∆destinadas∆a∆estudantes∆de∆nível∆técnico∆e∆univer-sitários∆de∆áreas∆como∆engenharia,∆administração∆de∆empresas,∆análise∆de∆sistemas,∆direito,∆gestão∆ambiental,∆entre∆outros.∆As∆inscrições∆podem∆ser∆feitas∆pelo∆site∆www.vale.com/oportunidades∆.

Mais próximos e conectados Carol Manfé usa as redes sociais como extensão da sala de aula

6

CO

NE

CTE

!

Page 7: Conecte! Outubro 2011

opinião

O ingresso dos jovens no mercado de trabalho é um dos temas mais instigantes e desa-fiadores da sociedade brasileira atual. Este ingresso constitui-se tradicionalmente em uma das principais referências da passa-gem da condição juvenil para a vida adulta. Porém, nas últi-mas décadas, diante das trans-formações produtivas e sociais, os padrões de transição de uma condição a outra sofreram mudanças.

Pesquisas mostram as enormes dificuldades dos jovens em conseguir uma ocu-pação, principalmente o pri-meiro emprego, considerando o aumento da competitividade da demanda por experiência e por qualificação no mercado de trabalho. Neste contexto, as interações sociais ou, mais especificamente, as redes sociais informais, criadas pelos jovens em sua vida diária, são utilitárias na busca de um emprego.

Nesse sentido, as redes sociais estão relacionadas, por exemplo, à teoria do Capital Social, do sociólogo francês Pierre Bourdieu, entendendo-se por relações duradouras aque-las caracterizadas pelo per-tencimento ao grupo (família,

amigos, escola, clube, trabalho, partidos políticos e outras insti-tuições sociais).

Em pesquisa realizada com 30 profissionais graduados, na faixa etária de 19 a 29 anos, foi constatado que 67% dos entrevistados ingressaram no primeiro emprego por meio da indicação de alguém de seu círculo de amizade. O que cha-mou a atenção nessa pesquisa foi a importância das redes sociais para o ingresso do jovem no mercado de trabalho.

A importância está no sen-tido de que as Redes Sociais são eficazes para fins próprios, no caso, para conseguir um emprego. O sociólogo ameri-cano Mark Granovetter explica que a Rede é mais importante que os atributos individuais, principalmente a posição que se ocupa na estrutura das relações. Na prática, isto signi-fica que, se o jovem tem laços de amizade com alguém de grande influência na empresa, ou que ocupa uma posição estratégica, esse alguém é a “ponte” que conecta grupos ou setores para conseguir um emprego para ele. Daí a impor-tância de investir em capital social, porque se acumula van-tagens diferenciais.

∆∆∆Ivanete∆Modesto∆do∆Amaral∆é∆doutoranda∆em∆sociologia∆e∆professora∆pesquisadora∆da∆Faculdade∆Ideal∆

Redes sociais e o mercado

DE TRABALHO*

“São∆essas∆redes∆que∆ajudam∆os∆jovens∆na∆busca∆pelo∆primeiro∆emprego,∆são∆essas∆redes∆desociabilidade∆dos∆jovens∆profissionaisque∆funcionam∆como∆um∆“escudo”∆contra∆o∆desemprego.∆Portanto,∆rede∆social,∆do∆ponto∆de∆vista∆sociológico,∆é∆uma∆estrutura∆social∆composta∆por∆pessoas∆ou∆organizações∆que∆se∆ligam∆por∆um∆ou∆vários∆tiposde∆relações.”∆

*Resumo do artigo apresentado no XVIII Congresso Internacional da Associação Latino Americana de Sociologia (ALAS), realizado em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, no período de 6 a 10 de setembro de 2011.

7

CO

NE

CTE

!

Page 8: Conecte! Outubro 2011

em foco

Adson Pinheiro, João Pires, Bruno Nagata, e Wanderley Gaspar

Bruno Cardoso, Yasmin Nicácio, Luiz Paiva e Laryssa Abreu

Diego Barbosa, Thaysse Cordeiro, Vicenzo

Filho e André Martins

Eliene Oliveira, Wanessa Ferreira e

Marcela Braga

Jéssica Calandrini, Amanda Miranda, Ana Carolina

Coelho, Eder Mauro, Karoline Oliveira e Mayara Fonseca

Leandro Cavalcante, Camila Ribeiro e Milene Silva

Kedma Neves, Caio Paixão, Alan

França e Ewerton

Neves

Kaio do Karmo, Jéssika Mourão, Mauro Potter,Ana Flávia e Lucas Barros

Homenagem dos alunos ao Profº Leonardo

Foto enviada pela aluna Marília Malcher