mip - pragas a§ai e pupunha

Download MIP - Pragas A§ai e Pupunha

Post on 07-Jul-2018

266 views

Category:

Documents

7 download

Embed Size (px)

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 MIP - Pragas Açai e Pupunha

    1/22

    1. INTRODUÇÃO

    O dendezeiro (Elaeais guineensis Jaquim) O açaizeiro (Euterpe oleraceae Mart.) e a pupunheira ( Bactris gasipaes Kunth. var. gasipaes Henderson) são plantas nativas da região tropical das Américas. o territ!rio "rasileiro# são nativas em toda a "acia Amaz$nica# compreendendo os estados do Acre# Amazonas# %ar Maranhão# Amap 'oraima# 'ond$nia e norte do Mato rosso ( ovi# *+++, Kulchetschi, ardingo# - *).

    Essas palmeiras amaz$nica tem despertado interesse crescente da sociedade# pois os /rutos da pupunha# a polpa do açai e o palmito de am"as são muito utilizados para consumo principalmente pela população do orte do rasil (0ouza, 1emos# - 2)# particularmente no Estado do %ar onde tem sido alvo de diversos estudos na &rea agron$mica (1emos et al.# - 3).

    O açai e a pupunha são culturas de grande import4ncia para o agroneg!cio por terem alcançado novos mercados consumidores no rasil e em di/erentes pa5ses. o entanto# a e6pansão comercial crescente 7ue o essas culturas vem apresentando nos 8ltimos anos tem re/letido# tam"ém# no aumento signi/icativo de sua &rea plantada# o 7ue poder& resultar na incid9ncia de insetos:praga associados a esses agroecossistemas# e6igindo# assim# aç;es de pes7uisas voltadas para o mane

  • 8/18/2019 MIP - Pragas Açai e Pupunha

    2/22

    2. INCIDÊNCIA DE PRAGAS NO AÇAÍZEIO E NA PUPUNHEIRA

    =entre os /atores 7ue comprometem a produção racional do açaizeiroe da pupunheira# pode ser destacada a ocorr9ncia de insetos. >om a e6pansão de cultivos

    comerciais na 'egião orte do rasil# os pro"lemas causados por esses organismos t9m surgido com maior evid9ncia e aumentado a preocupação 7uanto aos pre

  • 8/18/2019 MIP - Pragas Açai e Pupunha

    3/22

    - Ocorrência: o rasil# ocorre nos Estados do Amazonas# ahia# %ar %ara5"a# %ernam"uco# %iau5# Minas erais# 'io de Faneiro# Maranhão# 'io rande do 0ul# 0anta >atarina e 0ão %aulo.

    : Sintomas: Esse inseto provoca o atraso no desenvolvimento das mudas do açaizeiro# tornando:as ra7u5ticas e com as /olhas amareladas# por causa da seiva 7ue tanto as nin/as como os adultos sugam para se alimentarem.

    - Controle: o viveiro# o controle é /eito separando as mudas atacadas das sadias e os insetos retirados manualmente com au65lio de um pano umedecido em &gua. As mudas atacadas são mantidas isoladas /ora do viveiro e o"servadas# por cerca de * dias# até 7ue

    haurtis# *B23) (Heteroptera? AlGrodiae). >onhecida por mosca "ranca causa maior dano ao açaizeiro e a pupunheira no

    viveiro# mas pode atacar essas palm&ceas nos primeiros anos de vida no campo.

    oto? Omena et al# - *-.

    ig. 2. Aleurodicus pseudugesii emCocos nucifera . (a# ") : /olhas com uma apar9ncia prateada# 7ue é uma caracter5stica do ata7ue de insectos, (c# d) das col$nias de

    insetos co"ertos com uma secreção serosa e /ilamentos "rancos.

    3

  • 8/18/2019 MIP - Pragas Açai e Pupunha

    4/22

    - Descrição: O adulto se assemelha a uma pe7uena mosca# tem a cor "ranca# mede cerca de -mm de comprimento por 2mm de envergadura# possui 2 asas mem"ranosas e co"ertas por uma secreção pulverulenta. As nin/as medem cerca de *mm de comprimento# t9m coloração amarelada# rodeada de serosidade "ranca e vivem na /ace in/erior da /olha# onde e6cretam uma su"st4ncia adocicada# proporcionando o aparecimento de /ormigas e do /ungo /umagina. As nin/as e os adultos /ormam col$nias e# na maioria das vezes# ocupam toda a &rea dos /ol5olos.

    : Ocorrência ? A mosca "ranca ataca um grande n8mero de /ruteiras e diversas palmeiras. encontra de orte ao 0ul do rasil (0ilva et al. *+3B).

    : Sintomas: %or se alimentar da seiva# torna a planta amarelada# de"ilitada e depois clor!tica# atrasando o desenvolvimento e a produção# podendo causar a morte do açaizeiro no caso de ata7ue severo. Esse inseto /avorece o aparecimento do /ungo /umagina# 7ue provoca a diminuição na /otoss5ntese da planta.

    : Controle: @anto no viveiro como no campo# as medidas de controle são as mesmas propostas paraC. lataniae .

    2.1.!. Atta spp. (HGmenoptera? ormicidae). >onhecidas popularmente por sa8vas# tana

  • 8/18/2019 MIP - Pragas Açai e Pupunha

    5/22

    : Ocorrência: Essas sa8vas são encontradas em todos os Estados do rasil. A sa8va: da:mata# além do açaizeiro e a pupunheira# ataca diversas /ruteiras, a sa8va:ca"eça:de: vidro tam"ém ataca diversas /ruteiras# assim como o açaizeiro# pupunheira# co7ueiro (Cocos nucifera 1.) e o dendezeiro ( #laeis guineensis FacI.) e a sa8va:limão:do:norte ou /ormiga:da:mandioca ataca o açaizeiro pupunheira# e outras palmeiras e /ruteiras.

    oto? 1ind&urea Alves de 0ouza

    ig. !. Ata7ue de sa8vas ( Atta spp.) em /olhas omo controle preventivo são o"servados os locais de instalaç;es dos viveiros. =evem ser evitadas as pro6imidades de &reas de matas# pois são os am"ientes

    pre/eridos das sa8vas. Outro /ator a ser o"servado é se e6istem sauveiros s pro6imidades e# 7uando se tratar de &reas in/estadas# esses são retirados e 7ueimados# seguidos de tratamento do solo com inseticida. Essas provid9ncias são de grande import4ncia# não s! antes da instalação do viveiro# como antecedendo ao plantio do açaizeiro no local de/initivo.

    5

  • 8/18/2019 MIP - Pragas Açai e Pupunha

    6/22

    O controle 7u5mico com gases li7ue/eitos (metil "romide) é o mais utilizado# mas podem ser aplicados produtos l57uidos (termone"uliz&veis J /enitrothion e deltametrin) e iscas granuladas (di/lu"enzuron)# 7ue são mais pr&ticos# e/icientes e econ$micos.

    As sa8vas tam"ém podem ser controladas por inimigos naturais# como /ungos# nemat!ides# &caros parasitas# /ormigas predadoras e um cole!ptero da /am5lia 0cara"aeidae# predador das rainhas (=ella 18cia# *++D). %ode tam"ém ser /eita a gradagem do terreno para destruir os ninhos no solo.

    2.1.". $h"nchophorus palmarum 1innaeus# *C23 (>ole!ptera? >urculionidae). >onhecida por "roca:do:olho:do:co7ueiro# "icudo e "roca:do:co7ueiro ( ig. 2)#

    ataca o açaizeiro# no campo# a partir dos D anos de idade# 7uando as plantas estão com o estipe su/icientemente desenvolvido. Além do açaizeiro# essa praga ataca outras palmeiras# principalmente a pupunheira# o co7ueiro e o dendezeiro.

    oto? %aulo Manoel %ontes 1ins ig. ". Adultos (macho e /9mea) de "roca:do:co7ueiro ( $h"nchophorus palmarum ).

    : =escrição? Essa praga possui h&"ito diurno e# pelo seu tamanho# é /acilmente vista voando dentro de plantaç;es atacadas. A larva# completamente desenvolvida# mede C mm de comprimento por - mm de largura# possui corpo recurvado de coloração "ranco: cremosa. A pupa tem a coloração amarelada# onde é poss5vel o"servar todos os mem"ros

    6

  • 8/18/2019 MIP - Pragas Açai e Pupunha

    7/22

    do "esouro adulto. O adulto recém emergido# depois de algumas horas# começa a voar procura de /9mea para acasalar e uma palmeira para se alimentar. O adulto vive de 2 a 3 dias e as /9meas p;em# em média# - ovos durante o seu ciclo de vida. a /ase adulta é um "esouro de cor preto:aveludada# medindo# em média# cm de comprimento# sendo poss5vel o"servar machos e /9meas em constantes acasalamentos# tanto no campo como so" condiç;es de la"orat!rio ( ondar# *+2 , entG et al. *+CB, erreira et al. *++B).

    : Ocorrência: O g9nero $h"nchophorus é encontrado disperso por todo o rasil.

    - Sintomas: O açaizeiro atacado apresenta porte reduzido# /olhas mais curtas e amareladas# com o pec5olo "ronzeado# redução do n8mero de /olhas# redução ou aus9ncia

    de cachos# in/loresc9ncias a"ortadas e estipe com /uros enegrecidos

  • 8/18/2019 MIP - Pragas Açai e Pupunha

    8/22

    madeira com * metro de altura e distri"u5das dentro do açaizal a cada * metros. A troca da cana deve ser /eita a cada * dias# ocasião em 7ue ser& /eita a coleta dos insetos capturados (0ilva et al. *++B).

    oto? 1ind&urea Alves de 0ouza ig. #. Armadilha para captura de adultos de "roca:do:co7ueiro.

    2.1.#. %"tilococcus &'epidosaphis( )echii ( eNman# *B3+) (Heteroptera? =iaspididae).

    >onhecida por escama v5rgula e cochonilha escama v5rgula# ataca o açaizeiro e a pupunheira# no viveiro e nos primeiros anos de vida no campo.

    : Descrição: 0eu corpo é curvo# semelhante a uma v5rgula ou um marisco# a coloração varia de marrom:clara a marrom:violeta. A /9mea p;e em média ovos e mede cerca de D mm de comprimento ( allo et al. *+BB).

    : Ocorrência: Encontrada dispersa por todo o rasil.

    : Sintomas: Essa praga se /i6a ao longo da nervura principal# na parte ventral dos /ol5olos. Em decorr9ncia de sua constante sucção da seiva# a planta /ica# inicialmente# com as /olhas amareladas e depois clor!ticas# atrasando o seu desenvolvimento e sua produção.

    : Controle: >omo não e6iste nenhum inseticida registrado para o controle dessa praga em açaizeiro# podem ser adotadas aç;es preventivas# "aseadas em cuidados de não

    8

  • 8/18/2019 MIP - Pragas Açai e Pupunha

    9/22

    instalar o viveiro pr!6imo a plantas atacadas por esse inseto# para 7ue não haonhecida por ga/anhoto do co7ueiro# ga/anhotão e tucurão ( ig. 3)# ataca as palmeiras no viveiro e# principalmente# as plantas

  • 8/18/2019 MIP - Pragas Açai e Pupunha

    10/22

    oto? 1ind&urea Alves de 0ouza ig. $. in/a do ga/anhoto do co7ueiro# ga/anhotão e tucurão ( #utropidacris

    cristata )