materia oligopolio e teoria dos jogos

13
Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________1 OLIGOPÓLIO E TEORIA DE JOGOS No OLIGOPÓLIO a formulação de políticas e estratégias depende dos rivais. Há uma interdependência entre as tomadas de decisões: a decisão de um afeta a decisão do outro. Via de regra, a decisão ótima de uma empresa oligopolista depende e influencia as decisões dos rivais. A reação dos rivais pode desencadear (a) CONFLITO OU (b) COOPERAÇÃO. A TEORIA DOS JOGOS é uma técnica que ajuda a estudar a tomada de decisões em que exista uma mistura de CONFLITO e COOPERAÇÃO. Um jogo é uma SITUAÇÃO COMPETITIVA, em que poderá haver dois tipos de jogos: (a) JOGO COOPERATIVO: quando os jogadores NEGOCIAM e em que haja um ACORDO ou CONTRATO obrigatório. Nos casos de empresas: conluio ou cartel expresso ou tácito. (b) JOGO NÃO-COOPERATIVO: quando os jogadores NÃO NEGOCIAM, não há um ACORDO ou CONTRATO obrigatório. Nesses casos aplica- se o EQUILÍBRIO DE NASH. Conceitos importantes: EQUILÍBRIO DE NASH É uma situação em que cada firma faz o melhor que pode, dado o comportamento das firmas rivais, mas sem cooperação, cada jogador opta pela sua ESTRATEGIA DOMINANTE. Considera-se EQUILÍBRIO DE NASH quando dada as estratégias escolhidas pelos jogadores (empresas), cada jogador não tem razão para mudar sua própria estratégia [é uma solução quando NÃO HÁ COOPERAÇÃO]. ESTRATEGIA DOMINANTE: é a melhor estratégia para o jogador (empresa), sem se importar com a estratégia do rival _ também se denomina Estratégia Pura. ESTRATEGIA MAXIMIN: quando a escolha visa maximizar o valor do pior resultado possível. Está ligado com o princípio de PRECAUÇÃO. ESTRATÉGIA ANTECIPATÓRIA: A decisão de expandir ou não a capacidade de produção é uma das mais importantes decisões estratégicas. A estratégia antecipatória é a decisão de expandir antes dos rivais e assim, desestimular as concorrentes a fazer o mesmo. Essa pode ser uma estratégia efetiva em mercados nos quais o crescimento futuro da demanda pode ser previsto.

Upload: xistolima

Post on 05-Dec-2014

222 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________1

OLIGOPÓLIO E TEORIA DE JOGOS No OLIGOPÓLIO a formulação de políticas e estratégias depende dos rivais. Há uma interdependência entre as tomadas de decisões: a decisão de um afeta a decisão do outro. Via de regra, a decisão ótima de uma empresa oligopolista depende e influencia as decisões dos rivais. A reação dos rivais pode desencadear (a) CONFLITO OU (b) COOPERAÇÃO. A TEORIA DOS JOGOS é uma técnica que ajuda a estudar a tomada de decisões em que exista uma mistura de CONFLITO e COOPERAÇÃO. Um jogo é uma SITUAÇÃO COMPETITIVA, em que poderá haver dois tipos de jogos:

(a) JOGO COOPERATIVO: quando os jogadores NEGOCIAM e em que haja um ACORDO ou CONTRATO obrigatório. Nos casos de empresas: conluio ou cartel expresso ou tácito.

(b) JOGO NÃO-COOPERATIVO: quando os jogadores NÃO NEGOCIAM, não há um ACORDO ou CONTRATO obrigatório. Nesses casos aplica-se o EQUILÍBRIO DE NASH.

Conceitos importantes: EQUILÍBRIO DE NASH É uma situação em que cada firma faz o melhor que pode, dado o comportamento das firmas rivais, mas sem cooperação, cada jogador opta pela sua ESTRATEGIA DOMINANTE. Considera-se EQUILÍBRIO DE NASH quando dada as estratégias escolhidas pelos jogadores (empresas), cada jogador não tem razão para mudar sua própria estratégia [é uma solução quando NÃO HÁ COOPERAÇÃO]. ESTRATEGIA DOMINANTE: é a melhor estratégia para o jogador (empresa), sem se importar com a estratégia do rival _ também se denomina Estratégia Pura. ESTRATEGIA MAXIMIN: quando a escolha visa maximizar o valor do pior resultado possível. Está ligado com o princípio de PRECAUÇÃO. ESTRATÉGIA ANTECIPATÓRIA: A decisão de expandir ou não a capacidade de produção é uma das mais importantes decisões estratégicas. A estratégia antecipatória é a decisão de expandir antes dos rivais e assim, desestimular as concorrentes a fazer o mesmo. Essa pode ser uma estratégia efetiva em mercados nos quais o crescimento futuro da demanda pode ser previsto.

Page 2: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________2

PREÇO-LIMITE: é uma estratégia que tende a desestimular ou prevenir contra entrada de rivais. Os economistas acreditam que uma empresa pode deter a entrada de concorrentes mantendo os preços relativamente baixos. A conseqüência no curto prazo é a redução de lucros, mas se a estratégia for vencedora, os lucros aumentam no longo prazo. CONCORRÊNCIA EXTRA-PREÇO: rivalidade entre empresas que usam a propaganda ou a diferenciação do produto para vencer a concorrência. Geralmente busca-se os ganhos através da pesquisa e do desenvolvimento do produto. ÁRVORE DE DECISÃO: é uma representação esquemática de como os resultados dos jogos dependem das escolhas estratégicas dos jogadores, também representa os PAYOFFS. MATRIZ DE PAYOFFS. Matriz que indica os payoffs recebidos pelos jogadores (empresas) em cada combinação das estratégias em jogo. Payoffs são prêmios. Também denominada matriz de partilha ou MATRIZ DE GANHOS. DILEMA DOS PRISIONEIROS: VARIAN DILEMA DOS PRISIONEIROS: é uma situação em que duas pessoas suspeitas de um crime estariam em situação melhor se cooperassem entre si, mas em que cada situação uma delas sente que é de seu interesse não cooperar. SITUAÇÃO ORIGINAL DO JOGO: Duas pessoas são detidas como suspeitos de um crime, não há comunicação entre eles. Cada prisioneiro tinha uma escolha de confessar o crime e envolver o outro, ou negar sua participação no crime. A polícia pressiona para que ambos confessem o crime. LEMBRE-SE QUE A ESTRATÉGIA DA POLÍCIA É FORÇAR UMA CONFISSÃO, então é provável e lógico que a polícia irá tentar persuadir o suspeito A a confessar afirmando que o Suspeito B confessou. NÃO HÁ COMUNICAÇÃO ENTRE OS SUSPEITOS, então, a situação NEGAR É MUITO MAIS ARRISCADA PARA QUALQUER UM DOS SUSPEITOS. A REGRA: NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE COOPERAÇÃO ENTRE OS SUSPEITOS, ESTÃO SEM CONDIÇÕES DE FAZER UM ACORDO ENTRE SI.

Page 3: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________3

NESTE CASO, QUANTO MENOR O PRÊMIO MELHOR, POIS SÃO MESES DE CADEIA.

Observe com cuidado a Matriz de partilha.

Matriz de Payoffs:

MESES DE PRISÃO.

Suspeito B

Confessar Nega

Suspeito A

Confessar -3 : -3 0 : -6

Nega -6 : 0 -1 : -1

a) Qual a estratégia dominante do suspeito A? Para determinar a estratégia dominante, se coloque na situação do SUSPEITO A, lembre-se das regras originais, NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE COOPERAÇÃO ENTRE OS SUSPEITOS, A POLÍCIA IRÁ PRESSIONAR PARA A CONFISSÃO, então, o risco se ele negar e o outro confessar deve ser considerado alto, pois NÃO CONHECE A DECISÃO do suspeito B:

A estratégia dominante (menos arriscada) para o suspeito A é CONFESSAR.

b) Qual a estratégia dominante do suspeito B?

Analogamente, a estratégia dominante (menos arriscada) para o suspeito B é também CONFESSAR.

c) Qual a solução para o jogo? A solução para o jogo é dada pelo CRUZAMENTO das estratégias dominantes de cada jogador individual, dentro das regras impostas pela situação.

Se A e B confessarem, então o cruzamento ocorre na

Matriz de Payoffs:

MESES DE PRISÃO.

Suspeito B

Confessa Nega

Suspeito A

Confessa -3 : -3 0 : -6

Nega -6 : 0 -1 : -1

Page 4: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________4

ESTA SOLUÇÃO é chamada de EQUILÍBRIO DE ESTRATÉGIA DOMINANTE O cruzamento das estratégias dominantes é a SOLUÇÃO PARA O JOGO, agora resta saber se essa solução pode ser considerada EQUILÍBRIO DE NASH.

d) Qual o equilíbrio de Nash? Fundamente. Lembre-se, considera-se EQUILÍBRIO DE NASH quando dada as estratégias escolhidas pelos jogadores (empresas), cada jogador não tem razão, OU NÃO PODE mudar sua própria estratégia. IMPORTANTE: só será considerado equilíbrio de NASH quando a solução pela estratégia dominante for uma SOLUÇÃO SEM COOPERAÇÃO OU JOGOS NÃO-COOPERATIVOS. O ERRO DA MINHA EXPLICAÇÃO: só uma possibilidade da situação dos prisioneiros melhorarem: NA HIPÓTESE DE HAVER NEGOCIAÇÃO ENTRE OS SUSPEITOS (veja a resolução da letra e). De fato, a confissão de ambos os jogadores não é apenas um equilíbrio de Nash, é um equilíbrio de estratégia dominante, uma vez que cada jogador tem a mesma escolha ótima, independentemente do que faça o outro jogador [Varian]. A SOLUÇÃO É UM EQUILÍBRIO DE NASH, POIS NÃO HÁ OUTRA SOLUÇÃO MELHOR SEM COOPERAÇÃO. Importante: PARA JOGOS NÃO COOPERATIVOS [PERGUNTA CRÍTICA PARA ACHAR O EQUILÍBRIO DE NASH: OS JOGADORES (SUSPEITOS) PODEM MELHORAR SUA SITUAÇÃO, SEM QUE HAJA COOPERAÇÃO? Se a resposta for SIM: a solução não é equilíbrio de NASH. Se a resposta for não: É UM EQUILÍBRIO DE NASH.] Por isso que, todo equilíbrio em estratégias dominantes é um equilíbrio de Nash, porém o contrário não é verdadeiro [Varian].

e) Qual a solução para o jogo caso pudesse haver COOPERAÇÃO? A SITUAÇÃO AQUI É OUTRA. OS SUSPEITOS COOPERAM ENTRE SI. FAZEM UM ACORDO, HÁ COMUNICAÇÃO ENTRE OS SUSPEITOS. A SOLUÇÃO COOPERATIVA É A SEGUINTE: Se o suspeito A e o suspeito B podem cooperar, fazer um acordo, ENTÃO, a melhor solução para ambos é NEGAR

Page 5: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________5

Se A e B negarem, então o cruzamento ocorre na CÉLULA -1:-1

Matriz de Payoffs:

MESES DE PRISÃO.

Suspeito B

Confessa Nega

Suspeito A

Confessa -3 : -3 0 : -6

Nega -6 : 0 -1 : -1

O resultado cooperativo maximizaria os payoffs conjuntos. Isso ocorreria se o suspeito A negasse e o suspeito também negasse. O payoff conjunto é de 2 meses de cadeia (1 mês para cada um)

SE AMBOS CONFESSASSEM: O payoff conjunto seria de 6 meses de cadeia (3 meses para cada um).

NESTE CASO, QUANTO MENOR MELHOR, POIS SÃO MESES DE CADEIA.

Em casos de Jogos Cooperativos, o melhor resultado do payoffs conjuntos é a SOLUÇÃO PARA O JOGO.

Espero ter esclarecido as dúvidas, que já eram muitas e foram pioradas pela falha de explicação. Explicação Extra: EFICIÊNCIA DE PARETO. Conceito puro [Varian}

Uma alocação como essa é conhecida como uma alocação eficiente no sentido

de Pareto. O conceito de eficiência de Pareto é muito importante na teoria

econômica e assume diversos aspectos.

Uma alocação eficiente no sentido de Pareto pode ser descrita como uma

alocação em que:

1. Não há como fazer com que todas as pessoas envolvidas melhorem; ou

2. Não há como fazer com que uma pessoa melhore sem piorar outra; ou

3. Todos os ganhos com as trocas se exauriram; ou

Page 6: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________6

Para verificar se é ou não uma solução eficiente de Pareto faça a pergunta: A SITUAÇÃO DOS SUSPEITOS PODE MELHORAR?

ü Se a resposta for SIM: NÃO É UMA SOLUÇÃO EFICIENTE NO SENTIDO DE PARETO

ü Se a resposta for NÃO: É UMA SOLUÇÃO EFICIENTE NO SENTIDO DE PARETO

VAMOS VOLTAR AO DILEMA DOS PRISIONEIROS 1ª análise: A SOLUÇÃO DE EQUILÍBRIO EM ESTRATÉGIA DOMINANTE É EFICIENTE DE PARETO? SOLUÇÃO: EQUILÍBRIO DE ESTRATÉGIA DOMINANTE [jogo não-cooperativo] Estratégia: os suspeitos CONFESSAM.

Matriz de Payoffs:

MESES DE PRISÃO.

Suspeito B

Confessa Nega

Suspeito A

Confessa -3 : -3 0 : -6

Nega -6 : 0 -1 : -1

A SITUAÇÃO DOS SUSPEITOS PODE MELHORAR? SIM, se ambos negassem a pena para os dois seria reduzida. A situação dos dois suspeitos seria melhorada sem que houvesse qualquer perda [veja que não há perdas para nenhum dos dois, pois a pena é reduzida em 2 meses]. NÃO É UMA SOLUÇÃO EFICIENTE NO SENTIDO DE PARETO, pois se os suspeitos escolhessem a estratégia nega-nega, ambos melhorariam sua situação. 2ª análise: A SOLUÇÃO DE EQUILÍBRIO PARA A ESTRATÉGIA CONSIDERANDO O JOGO COOPERATIVO É EFICIENTE DE PARETO? A SOLUÇÃO COOPERATIVA É A SEGUINTE: Se o suspeito A e o suspeito B podem cooperar, fazer um acordo, ENTÃO, a melhor solução para ambos é NEGAR

Page 7: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________7

Estratégia: os suspeitos NEGAM.

Matriz de Payoffs:

MESES DE PRISÃO.

Suspeito B

Confessa Nega

Suspeito A

Confessa -3 : -3 0 : -6

Nega -6 : 0 -1 : -1

A SITUAÇÃO DOS SUSPEITOS PODE MELHORAR? NÃO, se ambos negassem a pena para os dois seria reduzida, e a situação dos dois suspeitos não poderia ser melhorada sem que houvesse qualquer perda, para pelo menos, um dos suspeitos. É UMA SOLUÇÃO EFICIENTE NO SENTIDO DE PARETO. Nota: A eficiência de Pareto serve para avaliar se a solução poderia ser melhorada ou não. O que diz o Varian: A estratégia (nega, nega) é eficiente no sentido de Pareto – não há outra escolha capaz de melhorar a situação de ambos os jogadores – enquanto que a estratégia (confessa, confessa) é ineficiente no sentido de Pareto. ESTUDOS PRÁTICOS I - A Coca-cola e a Pepsi-Cola estão prestes a iniciar uma campanha publicitária e cada um tem uma opção que gera lucros.

Matriz de Payoffs: Lucros estimados em milhões.

Pepsi-cola

TV REVISTA

Coca-cola

TV 200 : 300 100 : 200

REVISTA 300 : 200 200 : 100

a) Qual a estratégia dominante da Coca-cola? b) Qual a estratégia dominante da Pepsi-cola? c) Qual a solução para o jogo? d) É um equilíbrio de Nash? e) É uma solução eficiente no sentido de Pareto?

Page 8: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________8

II. Em uma situação de duopólio, as firmas A e B são rivais e podem fazer CONLUIO ou TRAPACEAR como estratégia de mercado. Observe com cuidado a Matriz de partilha.

Matriz de Payoffs: Lucros estimados em milhões.

Beta

Conluio Trapaça

Alfa

Conluio 281 : 281 210 : 316

Trapaça 316 : 210 210 : 210

a) Qual a estratégia dominante da Beta? b) Qual a estratégia dominante da Alfa? c) Qual a solução para o jogo? d) É um equilíbrio de Nash? e) É uma solução eficiente no sentido de Pareto? f) Qual a solução Cooperativa?

III. A Walmart e a Kmart são rivais e ambas estão interessadas em abrir uma nova loja. Observe com cuidado a Matriz de partilha.

Matriz de Payoffs: Lucros estimados em milhões.

Walmart

Abrir Desistir

Kmart

Abrir -500 : -500 20 : 0

Desistir 0 : 20 0 : 0

a) Qual a estratégia dominante da Walmart? b) Qual a estratégia dominante da Kmart? c) Qual a solução para o jogo? É um equilíbrio de Nash? d) É uma solução eficiente no sentido de Pareto? e) Qual a solução caso a Walmart usar a estratégia antecipatória?

Page 9: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________9

IV. A EWE company e a ZEE Company são rivais e ambas estão interessadas em abrir uma indústria de TV digital em determinado local. Observe com cuidado a Matriz de partilha.

Matriz de Payoffs: Lucros estimados em milhões.

ZEE

Construir no PIM Construir em SP

EWE Construir no PIM -50 : -60 60 : 30

Construir em SP 40 : 70 -30 : -40

a) Qual a estratégia dominante da ZEE? b) Qual a estratégia dominante da EWE? c) Qual a solução para o jogo? É um equilíbrio de Nash? d) É uma solução eficiente no sentido de Pareto? e) Qual a solução caso a EWE use a estratégia antecipatória?

QUESTÕES CONSTANTES NO PROVÃO DE ECONOMIA 1. Um Equilíbrio de Nash é obtido quando: (A) todos concordam com a distribuição de ganhos de um jogo, dadas as escolhas de todos os outros jogadores. (B) se atinge um impasse na distribuição de ganhos de um jogo. (C) cada um dos jogadores faz uma escolha ótima, dadas as escolhas de todos os outros jogadores. (D) a escolha de um dos jogadores domina a escolha do outro. (E) não existem escolhas ótimas acessíveis aos jogadores. 2. No Duopólio de Stackelberg, a firma líder escolhe o nível de produto que maximiza: (A) seus lucros, considerando a função de reação da outra firma. (B) seus lucros, considerando como dada a produção da outra firma. (C) seus lucros, considerando como dado o preço estabelecido pela outra firma. (D) seus lucros, independente da produção da outra firma. (E) os lucros do conjunto das firmas. 3. Em um duopólio, as firmas decidem se a qualidade do produto ofertado deve ser alta ou baixa. A tabela abaixo mostra o lucro de cada firma decorrente da sua escolha e da escolha da firma concorrente, onde, em cada célula, tem-se primeiro o lucro da firma A, e depois, o da firma B. Considere que as decisões são tomadas seqüencialmente, de tal modo que, primeiro, a firma B escolhe a qualidade do produto, e depois, a firma A.

Page 10: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________10

A(s) situação(ões) de equilíbrio é(são): (A) a firma B escolhe alta e a A, alta. (B) a firma B escolhe alta e a A, baixa. (C) a firma B escolhe baixa e a A, alta. (D) a firma B escolhe baixa e a A, alta; a firma B escolhe alta e a A, baixa. (E) a firma B escolhe baixa e a A, baixa; a firma B escolhe alta e a A, alta. 4. As curvas de demanda do produto de uma certa firma e do seu custo total de produção são dadas por P = 20 - Q e C = Q2 + 8Q + 2, onde P e Q são, respectivamente, o preço e a quantidade do produto. As quantidades que maximizam as vendas, qualquer que seja o lucro, e com o lucro de pelo menos 8 unidades monetárias, são, respectivamente: (A) 10 e 1. (B) 10 e 5. (C) 10 e 8. (D) 12 e 5. (E) 15 e 8 5. Considere um duopólio onde as firmas decidem fazer um conluio para reduzir a oferta do produto e, com isso, aumentar os preços e, em última instância, seus lucros. A tabela a seguir apresenta o lucro de cada firma considerando duas possibilidades:

(1) respeitar o acordo e produzir apenas o combinado e (2) não respeitar o acordo e produzir mais, ganhando mercado

sobre a concorrente. Note-se que o primeiro valor do par apresentado em cada célula refere-se ao lucro da firma A, e o segundo, ao da firma B.

O(s) equilíbrio(s) de Nash deste jogo, considerando apenas as estratégias puras e que as decisões são tomadas simultaneamente, é (são): (A) (respeita, respeita). (B) (respeita, respeita) e (desrespeita, desrespeita). (C) (respeita, desrespeita) e (desrespeita, respeita). (D) (desrespeita, desrespeita). (E) (desrespeita, respeita) e (respeita, desrespeita).

Page 11: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________11

6. O conceito de custo de oportunidade é relevante para a análise econômica porque: (A) os custos irrecuperáveis devem ser considerados pelas firmas em sua decisão de quanto produzir. (B) os bens e os fatores de produção não são gratuitos. (C) os recursos de produção são escassos. (D) no curto prazo, alguns fatores de produção são fixos. (E) em seu segmento relevante a curva de custo marginal é crescente. 7. Com o intuito de maximizar seus lucros, uma firma deve escolher o nível de produto, onde (A) o custo médio é mínimo. (B) o custo variável médio é mínimo. (C) o custo variável médio é igual ao preço. (D) o custo marginal é igual à receita marginal. (E) o custo marginal é mínimo. 9. Considere duas firmas que produzem um bem homogêneo e concorrem de acordo com o Modelo de Cournot. O equilíbrio de mercado resultante caracteriza-se por (A) lucro econômico zero. (B) lucro econômico igual ao de um monopolista. (C) oferta total de produto maior do que ocorreria em monopólio. (D) oferta total de produto maior do que sucederia em concorrência perfeita. (E) preço do produto igual ao que vigoraria em concorrência perfeita. 10. Duas empresas decidem, simultaneamente, se aumentarão ou não o preço de seus produtos. O quadro abaixo apresenta os efeitos sobre o lucro, dependendo das decisões tomadas. O primeiro valor refere-se à variação do lucro da Firma 1 e o segundo, da Firma 2.

Existe Equilíbrio de Nash nas estratégias puras desse jogo? Em caso positivo, qual é ele? (A) Não existe. (B) Sim, (aumenta, aumenta). (C) Sim, (aumenta, não aumenta). (D) Sim, (não aumenta, aumenta). (E) Sim, (não aumenta, não aumenta).

Page 12: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________12

11. No equilíbrio de longo prazo, não havendo barreiras à entrada ou saída de firmas no mercado, o lucro econômico será (A) zero. (B) positivo. (C) negativo. (D) crescente. (E) decrescente. 12. O filme “Uma Mente Brilhante,” ganhador do Oscar de melhor filme de 2001, é baseado na vida de John Nash, laureado com o prêmio Nobel em Economia por sua contribuição no campo da teoria dos jogos. O equilíbrio que leva seu nome — Equilíbrio de Nash — é definido como aquele onde (A) as estratégias são escolhidas de forma determinista. (B) as estratégias de cada jogador são as melhores respostas às estratégias de seus adversários. (C) os jogadores cooperam com o intuito de obterem o melhor resultado. (D) os jogadores escolhem suas estratégias dominantes. (E) os jogadores escolhem suas estratégias independentes das ações de cada um. 13. O monopólio natural é caracterizado pela existência de (A) demanda totalmente inelástica. (B) demanda infinitamente elástica. (C) retornos decrescentes à escala. (D) custo marginal maior que o custo médio. (E) elevados custos fixos e baixos custos marginais. 14. O mercado de competição monopolística (ou imperfeita) é composto por um grande número de firmas e apresenta livre entrada e saída. No entanto, os produtos são diferenciados, o que confere a cada firma um certo poder de monopólio, ou seja, tais firmas têm curvas de demanda negativamente inclinadas. Assim, no equilíbrio de longo prazo, as firmas (A) produzem acima da quantidade ótima de Pareto. (B) auferem lucro econômico positivo. (C) igualam o preço ao custo marginal. (D) operam a um custo médio maior do que o custo médio mínimo. (E) cobram um preço abaixo do custo médio. 15. O gráfico abaixo apresenta a curva de custo médio de longo prazo de uma empresa, com o intervalo de produção dividido em três segmentos (I, II e III).

Page 13: Materia Oligopolio e Teoria Dos Jogos

Microeconomia II__________Profa. Izabel Seabra___________________13

Em qual(ais) segmento(s) a produção apresenta economias de escala? (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 16. O economista precisa saber identificar o custo irrecuperável ou afundado (sunk cost), já que, após ter sido incorrido, o custo deve ser ignorado (A) no cálculo do lucro contábil. (B) no cálculo do lucro econômico. (C) na apuração do custo econômico. (D) na apuração do custo contábil. (E) nas tomadas de decisão econômica. 17. Considere uma indústria perfeitamente competitiva, formada por 100 firmas iguais que produzem um produto homogêneo, usando a mesma tecnologia. O custo marginal de cada firma é dado pela expressão: Cmg =10 + 2q, onde q é a quantidade produzida pela firma. Assumindo que Q é a quantidade ofertada pela indústria como um todo, e p, o preço cobrado pelo produto, qual será a curva de oferta da indústria? (A) Q = 200p + 1.000 (B) Q = 50p – 500 (C) Q = 5p + 100 (D) Q = 2p + 1.000 (E) Q = 0,5p – 5 18. Considere os fatores listados abaixo. I – Elasticidade-preço da demanda de mercado. II – Barreiras à entrada e à saída de firmas. III – Modo de interação entre as empresas da indústria. Dentre eles, o(s) que afeta(m) o grau de monopólio de uma empresa é(são) o(s) fator(es) (A) II, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

Bom desempenho!