manual do cursista - faculdade de filosofia e ciências · salas de aula comuns. ... durante meses...

40

Upload: haque

Post on 12-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MANUAL DO CURSISTA

LIBRAS A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO

PORTARIA UNESP nº105, de 20/03/2007

2009

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”

Coordenação GeralSandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins

FFC/UNESP - Marília

Supervisão GeralElisa Tomoe Moriya Schlünzen

FCT/UNESP - Pres. PrudenteDaniela Jordão Garcia Perez

PROGRAD/UNESP - São Paulo

ProduçãoSilmara Sartoreto de Oliveira FC/UNESP - Bauru

Jane Aparecida de Souza SantanaSEDUC/UNESP - Pres. Prudente

Claudia Regina Mosca GirotoFFC/UNESP - Marília

Rosimar Bortolini PokerFFC/UNESP - Marília

Conselho EditorialMárcia Cristina Gonçalves

SEE/SP - São PauloEdelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

FCT/UNESP - Pres. Prudente

Editora de ArteCicera Aparecida Lima Malheiro

FCT/UNESP - Pres. Prudente

RevisãoRony Farto Pereira

FCL/UNESP -Assis

EditorialColaboração

Wilson Massashiro YonezawaFC/UNESP - Bauru

Relma Urel Carbone Carneiro PPGES/UFSCAR

Simone Ghedini. Costa MilanezFFC/UNESP - Marília

Anna Augusta Sampaio de OliveiraFFC/UNESP - Marília

Niuro Toppan JuniorSMESP - São Paulo

Ana Paola Torrizi LemePPGES/FFC/UNESP - Marília

André Luiz Osório ConeglianPrograma de Pós graduação - FFC/UNESP - Marília

Daniela Lázari de Almeida SouzaSEDUC/UNESP - Pres. Prudente

Jaqueline Maria Bertocini Toppan SEE-SP - Marília

Maria Candida Soares DelmassoFFC/UNESP - Marília

José Irineu Bezerra JuniorGraduação - FC/UNESP - Bauru

4

5

Mensagem ao Cursista

Prezado Cursista:

Seja bem-vindo ao Curso de Extensão Universitária intitulado “LIBRAS A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PRO-FESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO”, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP) de Ma-rília. As informações apresentadas neste manual pretendem facilitar suas atividades em nosso Curso. Assim, organizamos as informações mais relevantes, objetivando au-xiliar sua mobilização dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem, visando solucionar suas dúvidas ou dificuldades. Esperamos que este manual possa ajudá-lo, de forma eficaz, nesta eta-pa importante do curso de formação continuada que você inicia agora.

Bom trabalho a todos! Cordialmente,

Profa. Dra. Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins Coordenadora do Curso

Supervisor de EaD

6

SÚMARIO

Introdução ..........................................................................................07Direitos, Deveres e Atitudes de Estudo a serem adotadas............09Objetivos.............................................................................................10Disposições Gerais............................................................................10Metodologia.........................................................................................11Programa Curricular do Curso..........................................................13Módulo I ..............................................................................................13Módulo II .............................................................................................14Módulo III ............................................................................................16 Requisitos Tecnológicos...................................................................17Atribuições dos Profissionais Envolvidos.......................................18Hierarquia do curso............................................................................22Da Freqüência, do Aproveitamento e da Avaliação........................24Certificação.........................................................................................25Cronograna.........................................................................................26Material do Curso...............................................................................27Vídeos..................................................................................................29Objetos de aprendizagem..................................................................30Currículo da Equipe...........................................................................31

7

Introdução

A partir da década de 1990, o Ministério da Educação vem orientando as ações dos sistemas educacionais com base na proposta de Inclusão. Nesse sentido, tornou-se cres-cente o número de alunos com deficiência e, dentre eles, de alunos com surdez, matricula-dos no ensino regular, como mostram as pesquisas ligadas ao censo escolar. De acordo com os dados do IBGE (2000), aproximadamente 5.800.000 brasilei-ros têm algum tipo de deficiência auditiva. Desses, 166.400 são totalmente surdos e 60% conhecem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Contudo, apenas 33% desse alunado atingem níveis de escolarização mais elevados, ou seja, alcançam o nível superior de en-sino. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (INEP, 2006), a matrícula dos alunos surdos na escola comum está distribuída da seguinte forma:

* Educação Básica: 43.104 (Fonte: Censo Escolar MEC/INEP 2006) * Ensino Médio: 10.912 (Fonte: Censo Escolar MEC/INEP 2006) * Ensino Superior: 2.428 (Fonte: Censo Superior MEC/INEP 2005)

Tais dados demonstram que boa parte da população que tem surdez freqüenta as salas de aula comuns. Entretanto, são inúmeras as dificuldades enfrentadas pelos surdos, no decorrer do seu processo educacional. Dentre elas, destacam-se as barreiras de acessi-bilidade comunicacional no ambiente escolar. Atualmente, sabe-se que uma parcela significativa de surdos inscritos no ensino co-mum são usuários de Língua de Brasileira de Sinais (LIBRAS). Embora as pesquisas apon-tem a importância da LIBRAS, no desenvolvimento educacional do surdo, poucos professo-res e alunos dominam esse sistema de linguagem. Com base nas especificidades comunicacionais da maioria dos alunos com surdez e considerando que a escola inclusiva deve atender às necessidades educacionais de seu alunado, para garantir a acessibilidade curricular e, conseqüentemente, uma educação de qualidade, as escolas começam a rever suas ações pedagógicas no atendimento dos estu-dantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Tendo em vista a complexidade que envolve a terminologia NEEs, dar respostas educativas para alunos com surdez, dentre várias ações, também implica eliminar as barreiras de acessibilidade comunicacional na escola. Além da contratação de intérpretes, como prevê a legislação (Decreto Presidencial Nº 5626/05), temos que ter em mente a necessidade divulgação da LIBRAS, nos ambientes escolares. Essa divulgação pode auxiliar a comunidade escolar a compreender a comple-xidade do sistema lingüístico utilizado pela pessoa com surdez, bem como favorecer a am-pliação do universo de interlocutores desse segmento populacional, nesse espaço. Nessa direção, a efetivação de programas de formação continuada para professores

8

tem-se destacado como uma ação importante na transformação do sistema educacional de ensino, atendendo à NEEs de tais pessoas. Diante do exposto, vislumbrou-se a possibilidade da utilização do ensino a distância como uma das ferramentas de formação continuada de professores de classes comuns, que atuam com alunos surdos, na rede pública de ensino. A Educação a Distância (EaD), atual-mente, constitui-se em uma alternativa que atende plenamente aos objetivos deste projeto. Por meio dessa modalidade de ensino, espera-se ultrapassar as dimensões geográ-ficas da Universidade, na formação continuada dos professores, provendo a transformação do sistema educacional em direção a inclusão.

Características da Educação a Distância

A EaD é amplamente usada na formação de professores em serviço, no Brasil, princi-palmente porque constitui a possibilidade de proporcionar um espaço para a formação des-ses profissionais, sem a necessidade de retirá-los do espaço escolar. Pesquisas mostram que, ao retirar o professor do ambiente escolar, para promover sua formação continuada, perde-se toda a riqueza do contexto, de sorte que, ao retornar à sala de aula, o professor tem dificuldades em aplicar o que aprendeu no curso. Dessa forma, empregando os recur-sos da EaD, este curso pretende fazer uma relação direta entre o conteúdo e sua aplicação, no contexto de atuação profissional, pois os recursos tecnológicos que serão usados favo-recerão o diálogo diário entre você e os demais cursistas, tutores e formadores. Assim, os problemas encontrados no dia-a-dia da sala de aula poderão ser explorados por todos os cursistas, que, juntos, buscarão e compartilharão a melhor solução. Nesse curso pretendemos mostrar as possibilidades que as Tecnologias em Ensi-no a Distância oferecem para auxiliá-los em sua prática docente. Além disso, esperamos possibilitar os conhecimentos necessários para utilizar os recursos tecnológicos na sua for-mação profissional, além de favorecer seu contato com novos materiais, teorias e métodos para a criação de redes de aprendizagem. Para que fique clara a sua importância enquanto um participante ativo de nosso Cur-so LIBRAS - EaD, a seguir apresentamos os direitos, deveres e atitudes do cursista.

9

Direitos, Deveres e Atitudes de Estudo a serem adotadas

Nós, coordenadores, supervisores, pesquisadores e formadores, empenhamo-nos durante meses para elaborar os materiais pedagógicos do curso de LIBRAS/EaD, envolven-do a definição da logística e de distribuição dos mesmos. Organizamos ainda o planejamen-to e a execução da formação dos tutores, entre outros aspectos, atividades pedagógicas e administrativas. Nesse Manual, você encontrará um sistema de avaliação detalhado, organizado e de fácil manuseio, para o acompanhamento de sua aprendizagem, que será realizada pelos tutores a distância e presenciais, no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para o bom andamento do curso, contamos com a sua colaboração e esperamos que você: • Respeite os prazos de entrega das atividades; • Colabore com as atividades em grupo; • Possua acesso aos requisitos tecnológicos necessários para a realização do curso (tais como computadores ligados à internet). Caso não possua, busque auxílio em sua Se-cretaria de Ensino; •Seja cordial e procure auxiliar os colegas que estejam com dificuldades em acompa-nhar o curso; •Acesse o ambiente TelEduc diariamente, principalmente para verificar se há novas mensagens na ferramenta Correio e no Fórum de Discussão; •Ao interagir pela primeira vez em um novo Fórum de Discussão aberto pelo Tutor, veja as mensagens que já foram postadas por seus colegas, para evitar redundância. Neste caso, seria mais interessante completar a idéia já apresentada e contribuir com novas infor-mações. •Nunca responda a uma mensagem, quando estiver irritado ou aborrecido. No ím-peto de responder, você corre o risco de ser mais agressivo do que gostaria e pode se arrepender. Utilize as vantagens da assincronicidade, reflita com calma nas suas considera-ções, para que a mensagem saia coerente, educada e bem argumentada. •Não demore a responder às questões dos seus colegas ou tutores. No máximo, em 48 horas, é importante dar um retorno a uma solicitação ou pergunta. Por se tratar de um meio quase que instantâneo de comunicação, não responder com agilidade pode soar como desinteresse e desrespeito. •Procure estar atualizado com as discussões, já que alguns assuntos se esgotam; mandar uma mensagem sobre uma questão que deixou de ser discutida ficará no mínimo sem sentido. Caso queira retornar ao tema, recomece instigando os colegas com bons e novos argumentos. •Organize seu tempo de estudo: geralmente, você terá um prazo de uma semana para realizar as atividades propostas para cada etapa do Módulo do Curso, ou seja, as

10

agendas serão postadas semanalmente; •Entre em contato com o tutor a distância ou mediador, sempre que estiver com al-guma dificuldade ou dúvida. Não deixe de tirar suas dúvidas, pois essa providência poderá auxiliá-lo para a etapa seguinte.

Estas são algumas “dicas” para tornar nosso ambiente o mais agradável possível.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Divulgar a LIBRAS no sistema público de ensino, visando à formação continuada de professores da classe comum da Educação Básica, no que refere à reflexão teórico-prático-discursiva, na modalidade a distância, considerando o uso de ferramentas tecnológicas. Objetivos Específicos:

- Permitir a reflexão sobre o uso da LIBRAS na escola e fomentar a discussão sobre práticas pedagógicas que possibilitem a interação discursiva com o aluno surdo, em sala de aula comum. - Amenizar as barreiras de acessibilidade à situações discursivas entre o professor e o aluno surdo na escola inclusiva;

Disposições gerais Na primeira edição do curso de “LIBRAS a Distância”, os cursistas são professores das Diretorias/Secretarias de Ensino dos municípios de Belem - PA, Embu - SP, Florianópo-lis - SC, Fortaleza - CE, Goiânia - GO, Ipatinga - MG, Manaus - AM, Mossoró - RN, Palmas - TO, Petrolina - PE, Porto Alegre - RS, Recife - PE, Ribeirão das Neves - MG, São Luis - MA, Vitória - ES e Vitória da Conquista - BA. Assim, o projeto atenderá a 22 turmas com 25 cursistas cada uma, totalizando um público de 550 professores da rede pública de ensi-no, espalhados por 16 municípios de diferentes Estados do Brasil. O curso terá quatro meses de duração, com início no mês de março, e término no mês de junho de 2009. Conforme previsto no Edital MEC Nº 6, de 27 de junho de 2007, compreendendo um total 120 horas, seus três módulos se caracterizarão pelo desenvolvimento de atividades on e off line, disponíveis na plataforma TelEduc. Todas as atividades serão mediadas por formadores e tutores a distância. Os pro-

11

fissionais que atuarão a distância são responsáveis pelo processo de ensino/aprendizagem dos cursistas e residem em local próximo à universidade proponente do curso de LIBRAS (FFC/UNESP de Marília/SP); os mediadores atuarão na Diretoria e/ou Secretaria de Ensino das cidades-pólo. Portanto, em cada Secretaria/Diretoria também haverá um profissional denominado de mediador, responsável pela logística de funcionamento do curso.

Metodologia O curso de LIBRAS, na modalidade de Extensão Universitária a distância, está or-ganizado em três módulos, subdivididos em discussões teóricas e práticas. O primeiro (30 horas) abordará o uso das tecnologias no processo de formação continuada de professo-res. O segundo (40 horas) discutirá aspectos teórico-práticos abordando a acessibilidade comunicacional do surdo, em sala de aula comum. O terceiro módulo (50 horas) envolverá atividades práticas e reflexivas sobre interlocução com o surdo, em LIBRAS, no contexto educacional inclusivo. Durante o curso, os cursistas serão convidados a ler, pesquisar e interagir com o conteúdo de maneira prática e diversificada. Assim sendo, as atividades foram previamen-te planejadas, a partir do uso de diferentes ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc, que permitirá: •Disponibilização de materiais didáticos, nas ferramentas: - Material de Apoio – leituras obrigatórias e outros formulários referentes às atividades estarão disponíveis; - Leituras – leituras complementares. •Organização das atividades de cada Módulo, em Agendas semanais, com o crono-grama das atividades do período. Ao entrar no TelEduc, a primeira tela que você verá será a Agenda, onde encontrará as orientações para a realização das atividades. Vale destacar que novas agendas serão colocadas no ambiente, todas as terças-feiras. Sendo assim, ge-ralmente o prazo final para a entrega das atividades será aos domingos. •Comunicação entre coordenador, formadores, e tutores (a distância e mediadores) e cursistas, deverão ocorrer a partir do uso das seguintes ferramentas: Fórum de Discussão, Bate-Papo e Correio (ferramenta de e-mail do TelEduc). Essas ferramentas facilitarão o tra-balho colaborativo, apresentando flexibilidade na forma como são utilizadas e possibilitando acréscimos de conteúdos do seu local de trabalho (escola, experiência na sala de aula, ex-periências com a comunidade etc.). •Postagem de Atividades pelos cursistas será necessário abrir uma pasta dentro do TelEduc, chamada Portfólio Individual. Neste espaço o cursista poderá organizar suas ativi-dades de acordo com as orientações das agendas de cada módulo. Entretando as atividades realizadas em Grupo, deverão ser anexadas no Portfólio do Grupo. Ambas ferramentas pos-sibilitarão que formadores, tutores e colegas possam dar um feedback a respeito da produ-

12

ção anexada. Essas serão as principais ferramentas do TelEduc a serem usadas, durante o curso. Maiores informações sobre como entrar no ambiente e como usar as ferramentas você encontrará na Apostila do TelEduc disponível na ferramenta MATERIAL DE APOIO. Por fim, espera-se que a metodologia adotada possa auxiliar os cursistas a vivenciar situações que promovam a reflexão sobre as práticas discursivas em LIBRAS, no contexto educacional inclusivo.

13

Programa curricular do cursoMódulo I – Formação continuada de professores:

Introdução a Educação a Distância – 30 horas

Pesquisador Responsável: Daniela Jordão Garcia Perez

Ementa:

Utilização de recursos metodológicos e tecnológicos da EaD, vinculados ao uso da LI-BRAS na formação continuada de professores do ensino comum na Educação Básica.

Objetivos:

• Possibilitar a troca de experiência e interação no ambiente virtual, utilizando ochamado “estar junto virtual”;• Possibilitar uma compreensão da metodologia utilizada no curso, criando meios para uma aprendizagem significativa, contextualizada e colaborativa, na educação a distân-cia;• Criar meios para que haja reflexão sobre a teoria e a prática em ambientesvirtuais de aprendizagem.

Conteúdo Programático:

• Pressupostos teóricos e tecnológicos da EaD aplicada à educação inclusiva;• A troca de experiência e interação no ambiente virtual, empregando o chamado “estar junto virtual”;• O uso da metodologia EaD como estratégia de aprendizagem significativa,contextualizada e colaborativa, na educação a distância;• Reflexão sobre a teoria e a prática em ambientes virtuais de aprendizagem;• A mediação de tecnologias no ensino da LIBRAS.

Ao final do módulo o cursista será capaz de:

Utilizar as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem (TelEduc). Conhecer a metodologia, meios e materiais que serão usados ao longo do curso, bem como iniciar algumas discussões introdutórias sobre a comunicação com o surdo, em sala de aula inclusiva.

14

Módulo II – Aspectos Teóricos: O uso da LIBRAS no contexto educacional inclusivo – 40 horas

Pesquisador Responsável: Rosimar Bortolini Poker

Simone Guedhini Costa Milanez

Ementa:

Consequências da surdez. Aspectos históricos, sociais e filosóficos da educação do aluno com surdez. Importância da Língua Brasileira de Sinais para o seu processo de escolariza-ção. Análise crítica da situação do aluno surdo no atual contexto educacional inclusivo.

Objetivos:

• Conhecer os aspectos históricos, sociais e filosóficos da educação do alunocom surdez;• Conhecer as abordagens de ensino que fundamentam a educação do alunocom surdez (Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo);• Apresentar uma breve introdução sobre a história da língua de sinais na educação dos surdos;• Conhecer a surdez e suas consequências em termos linguísticos e cognitivos;• Identificar a importância da LIBRAS para o processo de escolarização do aluno com sur-dez;• Refletir sobre os problemas comunicacionais dos alunos com surdez na escola inclusiva;• Conhecer a Política atual de legalização da LIBRAS relacionando-a com oatual contexto educacional brasileiro.

Conteúdo programático:

1. Aluno Surdo:• Caracterização da surdez;• Aspectos históricos, filosóficos e sociais da educação dos surdos.• Abordagens de ensino na educação dos surdos (Oralismo, Comunicação Total e Bilinguís-mo);• O aluno surdo na escola.

.

15

2. Surdez, Funções Cognitivas e a LIBRAS:• Consequências da surdez (interação na escola e na familia);• Problemas comunicacionais dos alunos surdos.• Importância da LIBRAS para o desenvolvimento cognitivo e para o processo de escolariza-ção do aluno surdo.3. Políticas Atuais de Legalização da LIBRAS:• Decreto no 5626/05; Lei de LIBRAS: Lei no 10.436 de 24 de abril de 2002; Implementação das Leis no atual contexto educacional inclusivo: análise crítica.

Ao final do módulo o cursista será capaz de:

Contextualizar historicamente a educação do aluno com surdez, identificando as diferentes abordagens de ensino e a importância da LIBRAS para sua escolarização em uma proposta de educação inclusiva.

16

Módulo III – Atividades representativas para o uso da Libras – 50 horas

Pesquisador Responsável: Claudia Regina Mosca Giroto Ementa:

Proposição do contato do cursista com o vocabulário básico da LIBRAS referente às situa-ções cotidianas. Favorecimento da aproximação lingüística com o aluno surdo.

Objetivos Gerais:

• Possibilitar o contato do cursista com a LIBRAS visando a aproximação lingüística com do aluno surdo;• Apresentar, por meio dos vídeos ilustrativos e dos objetos de aprendizagem – OAs, um repertório básico de vocabulário da LIBRAS referente às situações cotidianas.

Conteúdo Programático:

Introduzir conhecimentos a cerca de:• Alfabeto datilológico;• Estruturação gramatical da LIBRAS;• E dos Objetos de Aprendizagem e Guia do Professor;• Pronomes, profissões e categorias gramaticais;• Cumprimentos e apresentação;• Sobre objetos escolares;• Do cotidiano de sala de aula;• Orientação temporal;• Vestuário, Transportes e Cores;• Partes do corpo humano;• Estados e capitais do Brasil;• Numerais e alimentos;• Membros da família.Ao final do módulo o cursista será capaz de:Demonstrar entendimento sobre conhecimentos básicos práticos a respeito da LIBRAS que poderão ser utilizados em situações interativas com os alunos surdos no ambiente escolar inclusivo.

17

Requisitos Tecnológicos

Para participação no curso, o cursista deverá contar com o apoio de sua Secretaria ou Diretoria de Ensino, no uso dos seguintes equipamentos tecnológicos:

1. Computador com as configurações mínimas descritas a seguir: • Processador Pentium II 400Mhz, acesso em banda larga à internet • 128MB de memória RAM • 500MB de espaço livre no disco rígido • Leitor de CD • Monitor com resolução de 800x600 pixels • Placa de som e caixas de som

1.1 Dependendo dos recursos disponíveis de cada Diretoria/Secretaria, recomen-da-se a aquisição de: • Processador Pentium 1Ghz ou superior • 512MB de memória RAM

2. Acesso à internet com conexão banda larga

3. Softwares: • Sistema operacional Microsoft Windows (98, ME, 2000, XP ou Vista) ou Linux • Navegador de internet: Microsoft Internet Explorer 6.0 ou superior; ou Mozilla Firefox 3.0 ou superior. • Pacote Office: Microsoft Office 2000 (Word, Excel, Power Point) ou superior; BrOffice 2.0 (Writer, Calc, Impress), Netscape e processador de texto (Word, OpenOffice); ou superior. • Plugin Flash Player 10.0 ou superior. • Plugin Java 2 ou superior

4. Impressora

5. Equipamentos opcionais: • Scanner • Web-cam • Microfone • Gravador de CD ou DVD

18

Atribuições dos Profissionais Envolvidos

O curso contará com a colaboração dos seguintes profissionais: um professor coorde-nador, um supervisor de EaD; 3 professores pesquisadores, 10 professores formadores, 20 tutores a distância e 16 mediadores. A seguir, apresenta-se uma síntese da função dos profissionais responsáveis pelo curso de LIBRAS a distância.

Da coordenação:

• Responsável por organizar, planejar e administrar o curso como um todo, além de acompanhar o trabalho dos formadores e tutores para que alcancem os objetivos propos-tos.Gerenciar os recursos humanos e financeiros, tais como: • Selecionar os bolsistas responsabilizando-se pelo envio de documentos aten-dendo as solicitações do coordenador da UAB/Unesp; • Proporcionar condições de infra-estruturas operacionais para o desenvolvi-mento das atividades pedagógicas e administrativas do curso; • Acompanhar o trabalho da equipe no exercício de suas funções no desenvolvi-mento do curso; • Manter contato sistemático com os coordenadores/dirigentes dos municípios averiguando as condições de infra-estrutura para desenvolvimento do curso; • Acompanhar o desenvolvimento do curso nos ambientes virtuais de aprendiza-gem, no ambiente da equipe e de pesquisa; • Promover reuniões sistemáticas com a equipe.

Do supervisor de EaD:

• Dar suporte metodológico sobre a abordagem educacional a distância; • Orientar os profissionais nas dúvidas sobre o funcionamento de uso da plata-forma TelEduc; • Orientar os pesquisadores e demais profissionais na construção e uso dos ma-teriais pedagógicos e tecnológicos; • Participação nas reuniões virtuais e/ou presenciais mensais com a coordena-ção e pesquisadores; • Orientar as atividades da equipe durante o desenvolvimento do curso.

Do professor pesquisador (atividades científicas):

• Organização, análise e acompanhamento do material de publicação; • Projeto de captação de recursos para publicação;

19

• Incentivar a participação em eventos científicos; • Indicação e orientação de publicação (extensão ou cientifico); • Caracterização do perfil dos periódicos para publicação; • Orientação e indicação de referencias bibliográficas busca de dados de perió-dicos online e impresso de acordo com normas da ABNT; • Organização e publicação na área cientifica; • Subsidiar os pesquisadores e a coordenação na organização e publicação dos relatórios científicos; • Subsidiar os pesquisadores e a coordenação na organização e publicação dos artigos científicos; • Auxiliar na definição e construção dos instrumentos de coleta para as publica-ções e relatório cientifico; • Elaboração do Projeto Temático da Fapesp- contribuições para rede publica de ensino; • Participação nas reuniões presenciais/mensais com a coordenação;

Do professor pesquisador:

• Produzir e revisar as atividades, ferramentas de avaliações e o material de apoio aos cursistas para o desenvolvimento dos conteúdos nos módulos (impresso, CD ou on-line); • Organizar e ou revisar os instrumentos de coleta e análise dos dados de ava-liação do seu respectivo módulo; • Auxiliar na definição e construção dos instrumentos de coleta para as publica-ções e relatório cientifico; • Organizar os instrumentos de coleta e analisar cientificamente os dados de modo a produzir conhecimento do seu respectivo módulo; • Elaborar um ou mais artigos científicos no decorrer do curso; • Elaborar relatório cientifico ao final do seu módulo, bem como do curso como um todo; • Participação nas reuniões virtuais e/ou presenciais mensais com a coordena-ção; • Planejar as atividades, definir ferramentas referente a sua área de conheci-mento. • Ler semanalmente os relatórios encaminhados pelos formadores, vinculados ao seu módulo, relacionados ao desenvolvimento dos cursistas em suas respectivas tur-mas; • Orientar e supervisionar as atividades dos professores formadores através da análise dos relatórios enviados no ambiente da equipe; • Relatar semanalmente a coordenação e supervisão o andamento das ativida-des dos formadores, que atuam sobre a sua responsabilidade, através do preenchimento de formulário específico; • Auxiliar os formadores na elucidação de dúvidas referente ao conteúdo, às

20

atividades das agendas e às avaliações do seu respectivo módulo; • Subsidiar o professor formador no processo em caso de dúvidas, com relação ao uso dos instrumentos de avaliação e o seu respectivo conteúdo do módulo; • Ficar atento aos problemas de seus respectivos módulos e propor soluções para a coordenação e supervisão de EaD.

Do professor formador:

• Ao final de cada módulo auxiliar na coleta de dados para organização dos rela-tórios sobre as suas turmas e enviar ao pesquisador responsável pelo módulo; • Auxiliar os pesquisadores na sistematização dos dados coletados no seu mó-dulo para subsidiar a organização do relatório cientifico; • Responsabilizar-se pelo acompanhamento das atividades do cursista, junto com o tutor e mediador de sua turma, visando o cumprimento das agendas. Em situações excepcionais recorrer ao pesquisador responsável pelo modulo (o formador não esta autori-zado a modificar o tempo e a forma de execução das atividades); • Participação nas reuniões presenciais/ mensais com a coordenação; • Informar a coordenação problemas de ordem técnica relacionados ao ambien-te de aprendizagem a distância; • Favorecer aprendizagem dos cursistas sobre conhecimentos na área da sur-dez considerando a importância da LIBRAS no contexto educacional inclusivo • Acompanhar e supervisionar o trabalho dos seus respectivos tutores e dos mediadores na plataforma; • Acompanhar diariamente os fóruns de suas turmas ajudando o tutor a distância mediar nas discussões; • Acompanhar o desenvolvimento das agendas através de relatórios semanais encaminhados pelos tutores – preenchimento de formulário específico; • Acompanhar o desempenho dos cursistas nas avaliações a partir da análise dos relatórios enviados pelos tutores sobre a aprendizagem dos cursistas nos módulos; • Responsabilizar-se pelos procedimentos de substituição dos cursista na plata-forma; • Informar à coordenação através do preenchimento do formulário os casos de substituição de cursista; • Verificar e corrigir os formulários de avaliação preenchidos pelos tutores e for-madores das suas turmas; • Preencher e enviar semanalmente os formulários solicitados pelos pesquisa-dores.

Do tutor a distância:

Acompanhamento dos cursistas • Favorecer aprendizagem dos cursistas sobre conhecimentos na área da sur-dez considerando a importância da LIBRAS no contexto educacional inclusivo;

21

• Interagir diariamente com os cursistas incentivado a sua participação e traba-lho colaborativo nas turmas; • Acompanhar o desenvolvimento das atividades pelos cursistas de acordo com o cronograma estabelecido para cada módulo, garantindo o cumprimento das atividades propostas pelas agendas; • Comentar todas as atividades dos Portfólios dos cursistas. • Verificar se os tutores e/ou mediadores postaram as planilhas de avaliação semanalmente ou após cada agenda cumprida. • Tirar dúvidas, participar dos chats (com hora marcada para tirar dúvidas), fó-runs de discussão, e-mails e enviar avisos sobre a agenda e e-mails, etc.

Preenchimento de formulários e avaliações: • Preencher a planilha de avaliação semanalmente e disponibilizar no Material de Apoio do ambiente da turma; • Corrigir todas as atividades realizadas pelos cursistas; • Auxiliar o formador no preenchimento dos formulários solicitados pela coorde-nação;

Acesso e a Freqüência • Incentivar a freqüência e permanência dos cursistas em cada módulo ; • Preencher formulário sobre envolvimento dos cursistas nas atividades (contro-lar freqüência, acesso ), encaminhando-o semanalmente ao formador.

Resolução de problemas administrativos e técnicos: • Auxiliar o mediador presencial em relação a utilização dos recursos da platafor-ma pelos cursistas, acompanhando o cumprimento de suas funções; • Preencher com o mediador o cronograma de acompanhamento dos cursistas em seu município na modalidade presencial ou online e acompanhar a execução dos mes-mos; • Ficar atento quanto às datas de reuniões, cronogramas das atividades e infor-mar ao mediador presencial mediador os cursistas que atrasam suas atividades; • Propor soluções para os cursistas em relação às dificuldades no decorrer do curso. Em caso de dúvidas, recorrer ao formador.

Do mediadorAtividades desenvolvidas no curso • Garantir e responsabilizar-se pela estrutura adequada para o funcionamento do curso em sua secretaria/diretoria (configuração dos equipamentos e espaço físico, inter-net banda larga, recursos multimídias, entre outras designadas pela coordenação); • Atender a solicitação do formador/tutor no encaminhamento de documentos para funcionamento do curso e relatórios de pesquisa (dados de cadastro da secretaria e do mediador, termo de compromisso, declaração de desistência quando houver, termo de consentimento livre e esclarecido- para secretaria, gestor, familiar, cursista);

22

• Acompanhar o acesso e a freqüência do cursista • Acompanhar e auxiliar o uso da plataforma pelo cursista; • Acompanhar o desenvolvimento das atividades pelos cursistas de acordo com o cronograma estabelecido para cada módulo (tempo de execução das tarefas, cum-primento das atividades, dúvidas, etc); • Disponibilizar horários de atendimento aos cursistas online ou presencial, de acordo com a realidade da sua turma; • Preencher e enviar semanalmente os formulários solicitados pelos tutores e pela coordenação; • Em caso de dúvidas dos cursistas auxiliá-lo no uso da plataforma;

Apoio técnico

• Dar apoio técnico em informática na manutenção dos equipamentos; • Atualizar a página do curso; • Desenvolver planilhas de dados para subsidiar os trabalhos científicos e a coordenação do curso; • Revisar os materiais do curso quanto ao layout (agendas, manuais, etc) • Postar as agendas e seus respectivos materiais nas datas corretas no am-biente de cada turma; • Orientar os formadores e tutores na resolução de problemas técnicos sobre acesso, senhas, etc; • Tirar as dúvidas da equipe quanto ao uso da plataforma.

Da Secretaria

• Auxiliar a coordenação nas atividades administrativas do curso.

Hierarquia do curso

23

PESQUISADORES FORMADORES TUTORES A DISTÂNCIA

Daniela Jordão Garcia Perez

Rosimar Bertolini Poker

Simone Guedini Costa Milanez

Claudia Regina Mosca Giroto

Anna Augusta Sampaio de Oliveira

(pesquisadora científica)

Eliza M. Oliveira Lippe

Jane A. de S. Santana

Juliana Bordinhão Diana

Luis Henrique da Silva

Inaiara Rodrigues

Silmara Sartoreto de Oliveira

Ana Elisa Lara Noronha Souza

Fabiane de Paula Silva

Anna Paola Torrizi

Jaqueline Maria Bertoncini Toppan

Maria Angela Bertoncini Toppan

Rubia Carla D. da Silva

Natalina Malvezzi Ferrari

Lucimara A. Gonçalves

Marcia Cristina Gonçalves

Edson Rogério Garcia Luciana Rodrigues da Silva

Kate Mamy de Oliveira

Cassiana Ferrari de Brito

Renata Maria E. de Araujo

Maurem A. A. dos Santos

Fernanda Oscar Dourado

Milene da Silva Rodrigues

Ana Laura Jeremias Urel

Simara Pereira da Silva

Simone Vila Boas

Márcia Tokar

Daniela Lazari de A. Souza

Graciete A. dos Reis Poli

Mara Aparecida C. Lopes

Camila Santos Borges

Camila Santana Ramos

Samuel Casarin

24

Da Freqüência, do Aproveitamento e da Avaliação

A avaliação do aproveitamento do cursista se baseará nos objetivos que norteiam o programa curricular do curso de LIBRAS, amparado nos pressupostos do ensino a distân-cia. Assim sendo, o cursista deverá cumprir todas as atividades descritas no cronograma estabelecido pela coordenação do curso. O cursista deverá cumprir pelo menos 75% das atividades apresentadas no progra-ma curricular do curso de LIBRAS, descritas semanalmente, na agenda virtual da platafor-ma TelEduc. A não conclusão da carga horária mínima esperada implicará automaticamente a sua reprovação e/ou desligamento do curso, ficando apenas com o material institucional a ele fornecido. Portanto, será obrigatória a freqüência dos cursistas em atividades progra-madas, sendo de responsabilidade do tutor a distância a sua verificação diária. Assim sendo, é importante esclarecer que a avaliação dos cursistas contemplará informações sobre o desempenho na apropriação dos conteúdos trabalhados em cada módulo. Essa avaliação se configurará pelo uso das ferramentas disponíveis na plataforma TelEduc: Bate-papo, Fórum, Portifólio Individual, Portifólio de Grupo e Memorial Reflexivo. Para não priorizar o uso de uma determinada ferramenta em detrimento de outras, os critérios de avaliação e de aprendizagem se basearão na análise da participação no cur-so, levando em consideração os seguintes aspectos: o acesso à plataforma, a coerência, a criatividade e a criticidade de suas respostas, nas atividades propostas. Por conseguinte, será analisado o acesso dos cursistas a cada ferramenta dispo-nível na plataforma TelEduc, permitindo que o professor tutor acompanhe sua ações, no decor-rer do curso, e saiba a quantidade de vezes que ele entrou na plataforma e a quali-dade de sua participação no ambiente. No entanto, destaca-se que o número de acessos não terá um peso alto nas notas do cursistas, priorizando-se a qualidade na participação das atividades. Já o item coerência e criatividade visam a verificar como os cursistas es-tão se apropriando dos conteúdos tematizados, destacando-se a sua inventividade nas respostas. Por fim, no item criticidade, procura-se avaliar como os cursistas lidam com as informações recebidas, deixando de ser meros reprodutores de tarefas e expositores de conteúdos teóricos. Desse modo, acredita-se ser possível identificar os pontos fortes e os pontos vulneráveis de sua aprendizagem. Informa-se ainda que todos os critérios adotados no sistema de avaliação aqui descritos serão quantificados de maneira unificada para todos os módulos do curso de LIBRAS (I, II e III), conforme os dados na tabela a seguir:

25

Dessa maneira, o aluno será avaliado processualmente, considerando a sua partici-pação e freqüência em cada um dos três módulos. No final de cada módulo, todas as notas serão somadas e divididas pelo número de atividades propostas, sendo as mesmas expres-sas numa escala numérica de 0 a 10 pontos. Assim, ao final do curso, pretende-se fazer a somatória geral das notas retiradas no conjunto dos módulos I, II e III, obtendo-se a sua pontuação final, a qual deverá ser igual ou superior a 7,0, em conformidade com seu índice de freqüência e de acordo com a Portaria UNESP nº 105, DE 20/03/2007, que contempla cursos de Extensão Universitária.

Certificação Os cursistas concluintes receberão da Universidade Estadual Paulista – UNESP – um certificado de Curso de Extensão Universitária, com duração de 120 horas.

26

CRONOGRAMA

ATIVIDADES

Início do Curso

1o MóduloCarga horária do Módulo:

30 horas (3 semanas)

2º Módulo Carga horária do Módulo:

40 horas (4 semanas)

3º MóduloCarga horária do Módulo:

50 horas (5 semanas)

Emissão do certificado

PRAZO E EXECUÇÃO

11/08/2009até

31/08/2009

Período de recuperação01/09/2009 a 07/09/2009

08/09/2009até

05/10/2009

Período de recuperação06/10/2009 a 12/10/2009

13/10/2009 até

16/11/2009

Período de recuperação17/11/2009 a 23/11/2009

Previsão para 18/12/2009

27

MATERIAL DO CURSO

Os arquivos, Vídeos e Objetos de Aprendizagem, assim como o Manual do Cursista e Apostila TelE-duc, serão enviados para o cursista dentro de um único CD que contém:

CD1: Arquivos do Módulo I-Manual do Cursista-Apostila TelEduc-Tutorial TelEduc

CD2: Arquivos do Módulo II

CD3: Arquivos do Módulo III

Cada secretária receberá uma cópia do material e deverá reproduzir o material para os alunos ins-critos no curso.

28

MATERIAL DO CURSO

Manual do CursistaApostila TelEduc

Vídeos do tutorial do TelEduc

29

Vídeos

Aqui estão uma amostra dos vídeos que serão utilizados no módulo III

30

Objetos de Aprendizagem

31

CURRICULO DA EQUIPE

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Educação Especial, Mestre em Ed-ucação pela UNICAMP/Campinas/SP e Doutora em Educação pela FFC/UNESP - Marília/SP. Docente do Departamento de Educação Especial da FFC/UNESP - Marília/SP. Exerce, atualmente, a função de coordenadora no Curso de Extensão de Ensino de LIBRAS à Distância, para formação de professores da educação bási-ca da rede pública de ensino, financiado com recursos do Programa de Formação Continuada de Professores, em Educação Especial vinculado a SEESP/MEC. Atua, nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, orientando vários trabalhos de inicia-ção científica (em nível de graduação) e de especialização (em nível de Pós-Grad-uação Lato Senso), nas áreas de linguagem escrita, surdez e educação inclusiva.

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Ed-ucação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é docente - autárquica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCT/Presidente Prudente. Tem experiência na área de Edu-cação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, educação especial, construcionismo e tecnologias de informação e comunicação. Atua também na Formação continuada em Libras/EaD, como Supervisora em EaD.

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen

Possui Graduação em Pedagogia, Habilitação em Ensino de Deficientes Visuais e Magistério das Matérias Pedagógicas pela Universidade de São Paulo/USP (1991), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (1996) e Doutorado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Unesp (2002). Atualmente é Professora Assistente Doutora da Universidade Es-tadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na Área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, ne-cessidades educacionais especiais, deficiência intelectual, políticas públicas e formação de professores. Atualmente supervisiona a pesquisa científica no Pro-jeto de Formação Continuada de Professores em Libras/EaD, segunda edição.

Anna Augusta Sampaio de Oliveira

Coordenadora

Supervisora EaD

Pesquisadora Cienticifica

32Possui Graduação em Matemática (2002) e Mestrado em Educação (2006), ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Dis-tância, atuando principalmente na formação de recursos humanos e de educadores.

Daniela Jordão Garcia Perez

Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Es-tadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998 e 2006). Atualmente é Professora As-sistente Efetiva do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências/Unesp, Campus de Marília/SP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Educação e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia educacional, linguagem escrita, interdisciplinaridade saúde-educa-ção, educação inclusiva. Participa, desde 1995, do grupo de pesquisa “Diferença, desvio e estigma”, certificado pelo CNPq. Professora Pesquisadora do Projeto de Formação Continuada de Professores em Libras/EaD, MEC-SEESP, no Módulo III.

Cláudia Regina Mosca Girotto

Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Marília/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nas áreas de deficiên-cia auditiva e mental. Foi Professora Formadora na primeira edição do Curso de Libras à Distância e nesta edição atua como Professora Pesquisadora do Módulo II

Simone Ghedini Costa Milanez

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), Mestrado e Doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP/Marília (1995 e 2001). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando na formação de professores em Educação Especial - Área da surdez e na Educação Inclusiva. As pesquisas realizadas tratam da construção de sistemas educacionais inclusivos, desenvolvimento cognitivo do aluno surdo e educação do aluno com surdez nas classes regulares de ensino. Foi professora de educação infantil e fundamental da rede pública de ensino e atualmente é Professora Pesquisadora do Curso de Formação Continu-ada em Libras/EaD, MEC/SEESP, no Módulo II.

Rosimar Bortolini Poker

Professoras Pesquisadoras

33

Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração, USC/Bauru/SP (1987), Especialização em Fonoaudiologia e Linguagem pela USC (1990), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Uni-versidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em Ciências pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – USP/Bauru/SP (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Sagrado Coração e Fonoaudióloga do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia Educacional. Atuando princi-palmente nos seguintes temas: Educação, Multimídia, Deficiência Auditiva, Apa-relho de Amplificação Sonora. Sua Tese de Doutorado versou sobre professores, com o objetivo de confeccionar um CD-Room abordando de maneira introdutória o tema Aparelho de Amplificação Sonora Individual (aparelho auditivo) para auxi-liar os professores em sala de aula.

Ana Elisa Lara Noronha de Souza

Graduada em Fonoaudióloga pela Universidade de Marília em 2004, Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília em 2006. Atualmente é aluna regular do Mestrado em Educação Brasileira pela FFC/UNESP/Marília desde 2007 desenvolvendo o trabalho sobre a aquisição da linguagem escrita no contexto da educação inclusiva: implicações na educação e desenvolvimento da criança surda.

Anna Paola Torrizi Leme

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e aluna regularmente matriculada no Curso de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, em nível de Mestrado, pela Faculdade de Ciências Unesp/Bauru/SP. Desenvolve pesquisa no ensino de ciências e a deficiência visual.

Eliza Márcia de Oliveira Lippe

Professores(as) Formadores(as)

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru/SP. Atualmente é aluna regular do Mestrado em Educação para a Ciência pela FC/Unesp/Bauru

Fabiane de Paula Silva

34

Professores(as) Formadores(as)

Graduada em Pedagogia (1986) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Marcos (São Paulo/SP). Especialista em Psicopedagogia (1996) pela Univer-sidade do Sagrado Coração - USC (Bauru/SP). Mestre (2000) e Doutora (2007) em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Marília/SP. Atu-almente é Professora em Nível Superior na Universidade de Marília – Unimar/Marília/SP e Pedagoga da Unidade Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Marília/SP. Tem experiência na Área de Educação, com ênfase em Edu-cação Infantil, Ensino das Linguagens Escrita e Matemática, Formação de Profes-sores no Curso de Pedagogia e Formação Continuada de Professores por meio de Educação à Distância. Estuda e pesquisa principalmente os seguintes temas: Desenvolvimento Intelectual, Ensino e Aprendizagem das Linguagens Escrita e Matemática, Dificuldades de Aprendizagem, Indivíduos com Necessidades Edu-cacionais Especiais e Formação de Professor em EaD.

Inaiara Bartol Rodrigues

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Unesp de Presiden-te Prudente/SP (2004), com Habilitação em Educação Infantil (2006) pela mesma Universidade. Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, com ênfase em deficiência mental e auditiva. Atualmente é secretá-ria de curso da Pós-Graduação da Unesp e professora na Secretaria Municipal de Educação e Cultura em Presidente Prudente/SP. Tem experiência na área de Edu-cação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, social e digital, necessidades educacionais especiais, inclusão social, digital e informática na educação. Realiza acompanhamentos se-manais no API (Ambiente Potencializador Inclusivo), local que atende crianças e jovens com necessidades educacionais especiais.

Jane Aparecida de Souza Santana

Possui Graduação em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Auditiva pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Marilia/SP (1986). Atualmente é alu-na regular do Curso de Pós-Graduação em Comunicação pela UNIMAR, nível Mestrado e professora efetiva da Escola Estadual Monsenhor Bicudo em Marília/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Mídia na Educação.

Jaqueline Maria Bertoncini Toppan

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Biologia pe-las Faculdades Integradas de Ourinhos (2006). Atualmente trabalha na Área da Educação, desenvolvendo trabalhos sobre Formação de Professores. Participou da disciplina “Pesquisas e debates atuais sobre formação de professores para o Ensino de Ciências” como aluna especial do Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência da Unesp/Bauru/SP. Atualmente é aluna regular do Cur-so de Pós-Graduação em Informática na Educação na Universidade Estadual de Londrina, UEL (2009). Tem experiência nos seguintes temas: profissão docente, formação de professores e educação à distância.

Juliana Bordinhão Diana

35

Professores(as) Formadores(as)

Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP. É Especialista em Ensino de História pela Universidade Estadual de Londrina. Professor da Educação Básica nas Áreas de História e Filosofia em escolas públicas e particulares, de Assis e Paraguaçu Paulista/SP. Atuou como professor do Sistema COC, Maxi, Dom Bosco e Inte-rativo de ensino. Atualmente é professor de Filosofia no Ensino Médio e aluno regular do curso de Mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp/Marília/SP na linha de pesquisa em Educação Especial no Brasil, estudando processos de ensino e aprendizagem de História para alunos com deficiência intelectual.

Luis Henrique da Silva

Possui Graduação em Ciências Sociais, pela Unesp de Marília, com Especializa-ção em Educação Especial pela Unesp de Marilia e também pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora do ensino superior e trabalha na educação de crianças, jovens e adultos com deficiência visual, na prefeitura de São Paulo.

Maria Angela Bertoncini Toppan

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/Assis/SP (1997), Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru/SP (2002 e 2008). Foi Professora da Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru. Atualmente Professora Formadora do Projeto vinculado ao MEC/SEESP, Curso de formação continuada de professores em um contexto educacional inclusivo e Consultora de Pro-gramas de Educação. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências cadastrado no CNPQ. Tem experiência na área de Educação, atuando principal-mente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, pes-quisas em educação e educação a distância. Nomeada Especialista em Educa-ção a Distancia pelo Conselho Estadual de Educação, pela Secretaria Estadual de São Paulo, atuando fortemente na área de pesquisa, ensino e extensão.

Silmara Sartoreto de Oliveira

Tutores(as) a Distância

Possui Graduação em Pedagogia e Mestranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Marília/SP, na linha de pesquisa História e Filoso-fia da Educação. Atualmente, é professora de Educação Básica I, do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando, principalmente, no seguinte tema: ensino de filosofia para crianças.

Ana Laura Jeremias Urel

36

Tutores(as) a Distância

Possui Graduação em Fonoaudiologia e Pedagogia com Licenciatura Plena em Educação Infantil e Fundamental. Tem Especialização em Educação Inclusiva pela UNESP, com ênfase em deficiência auditiva (LIBRAS). Iniciou o trabalho com alunos com deficiência na ADEFAV, lecionando para alunos com deficiên-cias auditivas, visuais e múltiplas. Atuou na ABRE-TE (Associação Brasileira de Síndrome de Rett) e atualmente é Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão na Prefeitura de São Paulo no CEFAI (Centro de Formação e Acompa-nhamento à Inclusão).

Camila Santana Ramos

Possui Graduação em Pedagoga, Habilitação em Educação Especial, Área de Deficiência Mental pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp/Marília/SP. Desenvolve pesquisas em Educação relacionadas ao tema de Educação Inclu-siva. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social. Atualmente atua como professora em Campinas na Educação Especial Municipal, onde está responsável por promover a escolarização de alunos com necessidades educa-cionais especiais conjuntamente com os professores da sala regular, onde estão matriculados, e demais profissionais que compõem a equipe escolar.

Camila Santos Borges

Possui Pedagogia Habilitada em Educação Especial (Deficiência Intelectual), formada pela Unesp/Marília/SP. Atualmente é aluna de Pós-Graduação em Educação Infantil – Alfabetização professora do Ensino Fundamental das Séries Iniciais da rede pública de ensino.

Cassiana Ferrari de Brito

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (2001). Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade de Ciência e Tecnologia, Unesp/Presidente Prudente/SP (2004); Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (2006) e Educação Especial pela Faculdade do Iguaçu (2006). Atualmente é professora da sala de recursos destinada a pessoas com surdez e serviço de itinerância - Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos se-guintes temas: Inclusão Educacional, Deficiência Auditiva e Educação Especial.

Daniela Lázari de Almeida Souza

37

Tutores(as) a Distância

Possui Graduação em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Auditiva, formado pela Unesp/Marília/SP e esta envolvido com estudos nessa área desde que iniciei a habilitação. Há dez anos atua como professor de educação infantil na rede municipal de ensino de Marília e também trabalha na rede estadual, com alunos do EF - Ciclo I há três anos, onde teve seus primeiros contatos diretos com alunos incluídos.

Edson Rogério Garcia

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp/Marília/SP (2006) com Habilitação em Educação Especial – Deficiência Auditiva. Atualmente aluna regularmente matriculada no Curso de Pós-Graduação em Educação Especial, nível Mestrado pela Unesp/Marília/SP e professora titular da Prefeitura Municipal de Marília.

Fernanda Oscar Dourado

Possui Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação (Especialização) em Edu-cação Especial. Atualmente trabalha na educação infantil da Rede Municipal de São Paulo.

Graciete Aparecida dos Reis Poli

Possui curso Técnica em Informática e Graduação em Pedagoga, Habilitação em Educação Especial na área de Deficiência Auditiva formada pela UNESP - Campus de Marília. Atualmente faz especialização em Surdez: Desenvolvimento e Inclusão pela FCM-UNICAMP e também é aluna especial no mestrado do IEL-UNICAMP. Participa de um grupo de pesquisa para elaboração de materiais didáticos para surdos no IEL e CEPRE da UNICAMP e é professora tutora em um curso a distância de Pedagogia da UNISA, onde atua presencialmente com os alunos no Pólo de Mogi Guaçu/SP. Foi tutora do curso de LIBRAS à distância: uma proposta de formação continuada de professores no contexto educacional inclusivo (1ª edição).

Kate Mamhy de Oliveira

Possui Graduação em Pedagogia pela Unesp/Marília/SP e Especialização em Educação Especial. Atualmente trabalha na Rede Estadual de Ensino, junto a Diretoria de Ensino de Marília.

Luciana Rodrigues da Silva

38

Possui Graduação em Pedagogia e Letras com Pós-Graduação em Lingüística. Atualmente é Supervisora de Ensino na Diretoria de Piraju/SP, responsável pela Educação Especial. Durante dezoito anos foi professora do ensino fundamental, séries iniciais.

Lucimara Aparecida Gonçalves

Possui Graduação em Pedagogia pela Unesp/Marília/SP, com Habilitação em Educação Especial na área de deficiência auditiva. Aluna regularmente matri-culada no Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, pela Unesp/Bauru/SP em nível de Mestrado. Atualmente professora da rede estadual em Bauru-SP, atuando em sala de recursos para deficientes auditivos.

Mara Aparecida de Castilho Lopes

Possui Graduação em Letras e Pós-Graduação em Lingüística (Especialização). Atualmente é Professora Coordenadora de Língua Portuguesa na Diretoria de Ensino - Região de Tupã.

Márcia Cristina Gonçalves

Possui Graduação em Pedagogia, com Habilitação em Deficiência Auditiva, pela Unesp/Marília/SP. Atuou no Ensino Fundamental em Classe Especial e Sala de Recursos para surdos. Docente da disciplina de Libras na UNIJALES – Centro Universitário de Jales/SP. Atualmente é Interprete de Libras em sala do ensino regular em Marília/SP.

Márcia Tokar

Possui Graduação em Pedagogia e atualmente é professora de Sala de Recur-sos (referência em Surdez) da Rede Municipal de São José dos Campos/SP, responsável pelo atendimento e acompanhamento escolar dos alunos com defi-ciência auditiva. Responsável pela formação dos professores, da rede regular da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Maurem Alessandra Abreu dos Santos

Tutores(as) a Distância

Possui Graduação em Pedagoga, e Especialização em Educação Especial e Psicopedagoga. Atualmente é professora do Atendimento Educacional Especia-lizado do Município de Presidente Prudente/SP e professora em uma das Salas de Recursos Multifuncionais e no Serviço de Itinerância do mesmo Município.

Milene da Silva Rodrigues

39

Atualmente é Diretora de Escola Estadual e exerce a função de Supervisora de Ensino no Município de Novo Horizonte/SP. Faz parte da equipe de multiprofis-sionais (psicólogos, psicopedagogos, terapeutas, assistentes sociais e fonoaudi-ólogos) da Diretoria Municipal de Novo Horizonte que atuam na área da Inclusão Escolar.

Natalina Malvezzi Ferrari

Possui Graduação em Pedagogia com Habilitação em Administração e Super-visão Escolar, pela Unesp/Marília/SP. Atualmente é professora no ensino funda-mental (séries iniciais) pela Rede Estadual de Ensino de Bauru/SP.

Rubia Carla Donda da Silva

Possui Graduação em Pedagoga com Habilitação em Deficiência Auditiva pela Unesp/Marília/SP. Atualmente é professora da rede municipal de ensino de Rio Claro onde atua com alunos deficientes auditivos incluídos na sala regular.

Simara Pereira da Silva

Possui Graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil e Edu-cação Especial (Deficiente Auditivo) pela Unesp/Marília/SP (2005). Atualmente é professora titular da Escola Estadual Abel Augusto Fragata em Marília/SP e possui experiência na área de Educação

Simone do Nascimento Boas

Tutores(as) a Distância

Renata Maria Encina de Araujo

Samuel Casarin

40

Suporte em Informática

Auxiliar Administrativo

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Ciências da Unesp/Bauru/SP. Desde 2005, trabalha como bolsista em cursos de extensão a distância na formação continuada de professores e atualmente auxilia os profissionais do projeto de LIBRAS/EaD a conduzir suas atividades no ambiente de virtual de aprendizagem – TelEduc e no apoio técnico em informáti-ca a coordenação e secretaria do curso mencionado.

José Irineu Bezerra Júnior

Formada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UNESP, campus de Bauru,SP. Atualmente faz mestrado em Educação para Ciência na pós da Unesp de Bauru com ênfase em análises de recursos pedagógicos. Atuou como formadora em cursos EaD no CECEMCA. Atualmente é tutora de turmas de cursos EaD do Cecemca (Formação de tutores em Inclusão Digital e Formação de Tutores em Alfabetização Científica), também da UAB (Educação para Diver-sidade e Cidadania) e auxilia a coordenação do curso de extensão de Ensino de LIBRAS a distância.

Caroline de Oliveira Martins