londrina · setembro 2014 · ano xv ·...

8
londrina · setembro 2014 · ano xv · n°176

Upload: vanquynh

Post on 02-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: londrina · setembro 2014 · ano xv · n°176saovicentedepaulolondrina.com.br/download/informativos/2014/PSVP... · A Bíblia para mim é um manual da vida, o qual devemos seguir

londrina · setembro 2014 · ano xv · n°176†

Page 2: londrina · setembro 2014 · ano xv · n°176saovicentedepaulolondrina.com.br/download/informativos/2014/PSVP... · A Bíblia para mim é um manual da vida, o qual devemos seguir

VIDA EM AÇÃO N°1762

Quando o Papa João xxiii, hoje beato; anunciou no ano de 1960 que convocaria um Concilio; muitos acharam que o Papa não estava muito bem da cabeça. Os concílios na tradição da Igreja católica são convocados, em horas difíceis, em momentos nos quais os bispos do mundo inteiro, devem discutir heresias, ou problemas disciplinares. Um Concilio Ecumênico e com a novidade de ser pastoral, e além do mais participariam não somente os bispos, se não também homens e mulheres leigos e consagrados; isto fazia pensar num verdadeiro “problema”.

Porem ninguém conseguia fazer uma leitura muito mais aprofundada. O Papa teria escutado o apelo do próprio Espírito Santo e agora a igreja toda, devia encontrar respostas, propor e sustentar seu ser igreja num mundo completamente indiferente. O termo que melhor se adaptou no momento foi aquele que muitos deixamos na língua Italiana como “aggiornamento”.

O Concilio ii Vaticano, abriu as suas portas para todos os fieis da Igreja, com a participação massiva do episcopado. 2.486 Bispos. De cada continente afluíam pessoas, para tentar descobrir qual poderia ser o novo caminho a ser visualizado pela Igreja no século xx. Após a morte do Papa João xxiii, o sucedeu o carismático e culto Giovanni Battista Montini, cujo nome seria Paulo vi. A segunda etapa do Concilio, apresentou serias exigências, pois agora todos eram cientes de que a igreja se encontrava no caminho

certo e que o Concilio constituiria uma verdadeira resposta aos anseios do Espírito e as necessidades dos homens e mulheres.

Este novo amanhecer do ii Vaticano deu a todos nós elemen-tos teológicos e pastorais para descobrir ainda mais riquezas que se encontram como sempre no meio do tesouro que é a Igreja.

O concilio, foi fiel ao Evangelho, fiel ao ser igreja e mais ainda fiel a si mesmo, por isso não pode ser visto como algo revolucionário ou como alguns querem afirmar, “sensacionalista”. Muito mais do que as formas, o concilio, tocou fibras intimas da realidade, deixou claro o Deus Trindade está no meio de nós e que maior dignidade que recebemos, no batismo, foi aquela de sermos seus filhos e filhos.

Despertou o interesse na chamada universal a santidade para todos e todas, reafirmou a necessidade do dialogo entre todos e valorizou a riqueza dos meios de comunicação massiva.

Em fim o Concilio nos trouxe aquele ar novo e sempre fresco, que o Espírito traz nas horas árduas e difíceis. Nesta primavera da igreja chamada “primavera Francisco”; nossa paroquia também deverá passar por serias e fortes renovações. Mudanças são difíceis, mas sempre nos ajudam a perceber que há um horizonte imenso. Convoco a todos e a todas os que se sentirem disponíveis, a vir e colocar as mãos na massa desta renovação. Precisamos de ministros extraordinários da Eucaristia, de ministros da Palavra, de catequistas, de casais e famílias para a pastoral familiar de jovens que motivem e animem outros jovens, precisamos descobrir que hoje a nossa paroquia, é aquela que mais cresce dentro da nossa arquidiocese, e que por isso mesmo nos também precisamos crescer com ela. Sair do nosso paroquialismo vai ser uma grande aventura, sair da igreja e da sacristia, indo juntos até os prédios, bairros, praças e condomínios. Entender que isto não é só uma missão do pároco, mas de todos. Peçamos a intercessão a São Vicente nosso Padroeiro, ele que movimentou e renovou a França do século xvii, nos ajude a renovar nossa vida e nosso ser.

Meu abraço a todos.

VOZ D

O PAS

TOR

INFO

RMAÇ

ÕES

pe. josé rafael solano durán

EXPEDIENTE

(43) [email protected]

diretorPe. José Rafael Solano Durán

jornalista resp.: Carolina Thomazequipe pastoral da comunicação

design e diagramação

Somma Design Studiowww.sommastudio.com (41)30925120 • (41)98048588

impressão: midiograf · tiragem: 1.000

••

ASSIM FALOU O ESPÍRITO DA IGREJAConcílio Vaticano II,50 anos

Page 3: londrina · setembro 2014 · ano xv · n°176saovicentedepaulolondrina.com.br/download/informativos/2014/PSVP... · A Bíblia para mim é um manual da vida, o qual devemos seguir

SETEMBRO | 20143

ENTR

EVIST

A

Entrevista com Dom Orlando Brandes

Setembro é o mês da Bíblia, para falar da Palvra de Deus, o Jornal Vida em Ação entrevistou Dom Orlando Brandes.

Dom Orlando ordenou-se padre no dia 6 de julho de 1974, em Francisco Beltrão. No dia 9 de março de 1994, o Papa João Paulo ii o nomeou bispo de Joinville. Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 5 de junho de 1994, em Joinville, das mãos de Dom João Oneres Marchiori, Dom Eusébio Oscar Scheid e de Dom Gregório Warmeling. No dia 10 de maio de 2006 o Papa Bento xvi o nomeou Arcebispo de Londrina, onde tomou posse no dia 23 de julho do mesmo ano. O lema de Dom Orlando é Dei enim sumus adiutores (“Somos Operários de Deus”) – informações do site da arquidiocese de Londrina.

1. Como trazer para a atualidade os ensinamentos da Bíblia?A Palavra de Deus não envelhece. Ela vale para todos os tempos. Quem lê ou ensina a Palavra deve ter a sabedoria de aplicá-la na atualidade. Para isso é preciso rezar e pedir as luzes do Espírito Santo. A atualização da Palavra é fundamental porque a Escritura não é um livro do passado, nem ultrapassado, nem envelhecido. Pelo contrário, a Palavra é luz para todas as circunstancias da vida.

2. Quais as maiores barreiras que o sacerdote enfrenta para tornar esse ensinamento para os dias de hoje?A primeira barreira é a falta de Leitura Orante da Palavra. Outra barreira é a alienação, ou seja, desconhecer os acontecimentos, desinteressar-se pela realidade que nos envolve. Quem reza interioriza a Palavra e tem consciência histórica, saberá aplicar a Palavra à realidade.

3. Qual é a melhor maneira para o cristão fazer o estudo aprofun-dado da Bíblia?Há muitas maneiras para se fazer um estudo aprofundado da carol thomaz de aquino

Bíblia. Vejamos: a) Estudo pessoal: ler as explicações ao pé da página, ler livros,

ver vídeos etc. b) Frequentar cursos bíblicos. c) Fazer cursos virtuais. d) Pesquisar na Internet.

4. O senhor acha que em certas situações o cristão pode fazer uma interpretação errada dos ensinamentos bíblicos? Sim. Este é um risco real. Pessoas que não estudaram a Bíblia correm o risco de fazer interpretações pessoais equivocadas e erradas. É assim que surgem as seitas e as novas religiões. Para evitar estes riscos é preciso seguir o Magistério da Igreja para uma correta interpretação. Interpretações erradas, levam a doutrinas, espiritualidades, agrupamentos desviados da sã doutrina.

5. Ainda sobre a compreensão dos textos bíblicos, como o cristão pode saber se seu entendimento está correto? Em especial nas pas-sagens do Antigo Testamento em que a linguagem é mais complexa.O Antigo Testamento deve ser interpretado à luz do Novo Testamento. Cristo é o centro das Escrituras. A Bíblia tem páginas difíceis. É perigoso pinçar uma frase da Bíblia fora do seu contexto. Pior ainda é usar a Bíblia com o pretexto de combater os outros e buscar justificativas para nossos interesses pessoais.

6. Por fim, cite a passagem bíblica mais marcante na sua caminhada.

rom 8,28: “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus”.

Page 4: londrina · setembro 2014 · ano xv · n°176saovicentedepaulolondrina.com.br/download/informativos/2014/PSVP... · A Bíblia para mim é um manual da vida, o qual devemos seguir

VIDA EM AÇÃO N°176CA

PA4

A BíbliaTrechos do texto da Canção Nova sobre a BíbliaA Bíblia é a Escritura Sagrada de Deus, todas as passagens contidas nela foram inspiradas pelo Espírito Santo de Deus, isto implica que cada letra escrita é verdadeira. A palavra Bíblia é originária de uma planta que nascia e crescia espontaneamente às margens do Rio Nilo, chamada papiro. E a película ou folha, tirada do caule do papiro, chamava-se bíblos, palavra grega que significa livro, e o plural é biblion, em grego significa bíblia. Portanto, Bíblia quer dizer “coleção de livros”. A Bíblia era escrita em tijolos assados, em papiro (filamento de uma planta), ou em pergaminhos (pele de ovelha). Esta escrita era realizada na cidade de Pérgamo, daí o motivo de ser chamado de pergaminho. As copias mais antigas da Bíblia estão armazenadas na Biblioteca do Vaticano, na Itália, e no Museu Britânico. Você não pode ler a Bíblia como um simples livro, é preciso ter Fé para entender e acreditar em tudo que está escrito. Além de tudo, ela não é um livro, mas sim uma coleção de livros, Sagrados Livros.

História A palavra vem do grego e significa "coleção de livros". A Bíblia compila séculos de tradições orais que vinham passando pelas gerações. Posteriormente os “escribas” (uma importante figura nos vários aspectos da administração civil, militar e religiosa, que se encarregavam de organizar e distribuir a produção; de controlar a ordem pública; de supervisionar todo e qualquer tipo de atividade; se tornaram os depositários da cultura leiga e religiosa) começaram a registrar essas histórias.

Acredita-se que a Bíblia terminou de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo

João Evangelista - que escreveu o Apoc-alipse. Os escritores da Bíblia - mesmo em um período de tempo tão longo - trans-mitiram todos a mesma mensagem básica: Deus criou os céus e a terra e providenciou uma maneira para que as pessoas pudessem

conhecê-lo pessoalmente. Além da auto-ria singular, a

Bíblia tam-bém tem o melhor

histórico de profecias que

mais tarde foram cumpridas detalhad-

amente. Vários profetas maria do carmo soares galafassi

do Velho Testamento fizeram mais de 300 profecias específi-cas, por exemplo, sobre a vinda do Messias. Elas foram todas cumpridas por Jesus centenas de anos depois. A arqueologia repetida vezes confirma nomes de pessoas, eventos históricos e detalhes geográficos, exatamente como registrado no Velho e no Novo Testamentos. Embora a arqueologia não possa provar a veracidade espiritual da Bíblia, as descobertas mostram a con-fiabilidade da Bíblia como um relato histórico.

Também, comparada com outros escritos antigos, a Bíblia foi extraordinariamente preservada através do tempo. Com-parado com somente sete manuscritos da obra de Platão, exis-tem mais de 5 000 manuscritos do Novo Testamento. E quan-do o texto de todos esses volumes são comparados uns com os outros, descobre-se que eles são 99,5% consistentes.

Veracidade Histórica da Bíblia A arqueologia não pode provar que a Bíblia é a Palavra de Deus; contudo, ela pode substanciar sua exatidão histórica. Os arqueólogos têm sistematicamente descoberto os nomes dos oficiais do governo, reis, cidades e festivais mencionados na Bíblia - algumas vezes pessoas ou lugares que os historiadores não achavam que existiam.

Por exemplo, o Evangelho de João fala sobre Jesus curando um paralítico, perto do tanque de Betesda. O texto descreve inclusive os cinco pavilhões (caminhos) que levam até o tanque. Estudiosos não acreditavam que o tanque existisse mesmo, até que os arqueólogos o acharam a quarenta pés abaixo do solo (unidade de medida utilizada no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá; 1 pé corresponde a 12 polegadas ou 30,48 cm), completo com os cinco pavilhões.

É significante notar que a arqueologia não desarmou todas as críticas e argumentos contra a Bíblia. Contudo, olhando-se para o que foi encontrado pela arqueologia, a veracidade histórica da Bíblia está seguramente intacta.

• fonte: Wiki - Canção Nova

A Bíblia para mim é um manual da vida, o qual devemos seguir para não se perder no caminho, e uma direção, um rumo. Também a Bíblia é um alimento espiritual, que com suas orações e palavras encre o nosso espírito de coisas boas, as quais nos fortalece em momentos de tribulações.

Um dia lendo um livro de um teólogo, ele disse, "quem segue os dez mandamentos de Cristo e as bem aventuranças será uma pessoa feliz, pois encontrou o caminho".

Toda vez que leio a Bíblia peço a Deus que me dê sabedoria para entender o que ele quer dizer para mim, a espiritualidade antes da leitura da Bíblia é muito importante para sertirmos mais perto a presença de Deus.

Page 5: londrina · setembro 2014 · ano xv · n°176saovicentedepaulolondrina.com.br/download/informativos/2014/PSVP... · A Bíblia para mim é um manual da vida, o qual devemos seguir

SETEMBRO | 20145

O Jardim Bela Suíça é um charmoso bairro da zona Sul de Londrina, os primeiros moradores fundaram o local na década de 70. Hoje é considerado um bairro tradicional onde famílias fundadoras da cidade residem.

O Bela Suíça começa na rua Cruzeiro do Sul e termina no fundo de vale Bela Suíça e estima-se que 1500 pessoas moram no local.

O cabeleireiro Jorge Torquatro é morador do bairro e tem seu estabelecimento no Bela Suíça. Torquatro participa ativamente da associação de moradores do Guanabara que abrange o Jardim Claudia, o Guanabara, a Gleba Palhano e também o Bela Suíça. No entanto, ele destaca que as famílias do Bela Suíça participam de uma associa-ção particular de segurança. Cerca de 60% das casas são protegidas por uma empresa de segurança.

“Quando o Bela Suíça foi loteado a prefeitura condicionou a fundação do bairro determinando que abrisse a rua Quito (que começa na avenida Higienópolis e vai até a Ademar de Barros), para facilitar a questão do trânsito. Atualmente, a rua Quito mudou de nome e é parte da Avendia Madre Leônia Milito, porém essa obra ainda não foi terminada e isso é muito importante para os moradores da região Sul”, afirma Torquatro.

De acordo com o morador, essa é a questão mais urgente que precisa ser resolvida.

carol thomaz de aquino

Jardim Bela Suiça

Page 6: londrina · setembro 2014 · ano xv · n°176saovicentedepaulolondrina.com.br/download/informativos/2014/PSVP... · A Bíblia para mim é um manual da vida, o qual devemos seguir

VIDA EM AÇÃO N°1766

LETÍCIA, 16 anosMeu primeiro contato com a Bíblia foi quando entrei para o grupo Sedecias aqui da paróquia o ano passado. Antes disso eu não freqüentava a igreja e não tinha contato com a Palavra de Deus. Eu fui batizada mas não seguia a religião Católica, quando entrei para o grupo decidi fazer a catequese - que é reduzida devido a minha idade – e eu crismei esse ano. Agora com essa nova vida esse contato com a Palavra de Deus é muito bom. Eu aprendo muita coisa com a Bíblia e sempre que eu leio as passagens fazem eu refletir sobre minha vida.

mARIA APARECIDA, 59 anosSou paroquiana e participo da pastoral do dízimo da paróquia. Comecei a aprofundar no estudo da Bíblia quando entrei no grupo bíblica de reflexão, e eu acho que quanto mais eu conheço, mais quero saber sobre os textos bíblicos. Outro jeito que entendo a Bíblia é escutando a Rádio Alvorada e o Padre Reginaldo, ele explica a Palavra.

REnATA, 31 anosNão leio a Bíblia, quando fazia catequese lia, agora tenho contato com a Palavra de Deus nas missas. Sinto falta de fazer a leitura da Bíblia, acho que seria bom para mim criar um hábito dessa leitura.

EuRÍPEDEs, 58 anosTento seguir no dia a dia a Palavra de Deus, não faço a leitura diária, mas venho à missa todo domingo e presto atenção nos ensinamentos da Bíblia.

josé, 56 anosSou paroquiano há mais ou menos um ano e como acho que a Bíblia é muito importante procuro vivenciá-la diariamente. É freqüentando as missas que entendo mais sobre a Palavra de Deus.

sIRLEnE, 54 anosEu gosto muito dos Salmos, em especial do 23 e 91, eu leio quase todos os dias. O trecho do salmo 23 “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará” é muito marcante para mim.

vERA LúCIA, 53 anosSou paroquiana e acho a Bíblia importante, mas é na missa que escuto e aprendo sobre a Palavra de Deus. Sinto falta de um aprofundamento maior, mas com a vida corrida que levo é na missa que escuto os ensinamentos bíblicos.

Rua Guadalajara, 296 Tel: 3321-2823

opinião dos paroquianossobre a Bíblia

Page 7: londrina · setembro 2014 · ano xv · n°176saovicentedepaulolondrina.com.br/download/informativos/2014/PSVP... · A Bíblia para mim é um manual da vida, o qual devemos seguir

SETEMBRO | 20147

Aniversariantes Dizimistas setembro 2014

Demonstrativo financeiro agosto 2014

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO

01 João Alves Filho01 Pedro Roberto Consolin01 Luciana Nunes Sella02 Marcelo Gouvea03 Aristeu Pereira de Rezende Filho03 João Waine Pinheiro04 Lucimarci Ferreira Monteiro06 Cledemir Moreno08 Neuza Zaia Rodrigues09 Benedita Messias Ferreira10 Mariana Vasconcelos10 Alexandre Traina Barroso Fleuringer11 Eresvita M. Bettoni Bortolotti12 Aline Vanessa Lonza12 Ana Paula Carvalho Navarro13 Neide Pereira do N. Barbetta14 Leonilda Aparecida Borges14 Enrico Augusto Vicente

15 Moacir Brandalise Veras15 Glaudio Renato de Lima15 Marcus Vinicius Danieli16 Maria José Brianezi16 Sirlei Rose Martos17 Gilson Aparecido da Silva17 Fabricio Augusto Vicente17 Cristiano Luiz Scartezini18 Marusa Giani de O. Ronchi18 Maria Heloiza Rosset19 Maria Amelia Sella19 Sandra Colli dos Anjos19 Gabriel de Souza Zucim20 Edecio Ricci20 Maria Luiza Garib20 Fabio Alexandre L. dos Santos21 João Maria Rutts22 Berenice de Souza Ferreira22 Marli Ap. Baiizani23 Pedro Leonildo Magro

24 Diva M. Imperatriz25 Sidiney Zanin25 Maria Cristina Cortes25 Ricardo Zanoni25 Monica Pasello26 Marilu Lucia Simoneli26 Maria Amaku26 Neusa Maria Machado Pinto27 Dari Batista dos Santos27 Ronivan Scariot28 Cristhiane Vicentini Cirillo29 Dorothéia B. Carvalho30 Maria Celeste Matsuóca

CAP. MÃE DIVINA PROVIDÊNCIA

01 Johannes Paulus Albrecht04 Maria Mitsue Iwakura05 Ronald Irineu Paleari05 Sandra Regina Nishimura

06 Ana Luisa Nicontchuk08 Tania L. da Silva Toffolo08 Paulo Roberto Martins08 Jaime Miguel Bombonatto08 Ana Lucia B. C. Fontana09 Maria do Rosario da Silva12 Mirian Cristina S. Magro13 Neide P. do Nascimento Barbetta15 Manoel Luiz Alves Nunes15 Maria Cleuza Bigetti Guergoletto17 Cristiano Luiz Scortezini18 Rosa Mitic Shimazaki18 Céres Bueno da C. Funfas21 Vilma de Almeida Aguilera24 Carla Maria T. A. Caedi26 Donizetti C. Silva28 Taeka Ikeda28 Thais Elena N. Silveira29 Benedito Pedro de Almeida30 Ricardo Salvador V. da Silva

Dízimos CadastradosEspórtulas de SacramentoCamp. constr. Lar Sacerdotal/EmaúsColetas de MissasDoaçõesRendas s/ aplicaçõesEmpréstimos recebidosPatrocíniosTotal Receitas

Dimensão ReligiosaDimensão SocialDimensão MissionáriaReembolso Despesas/RepassesTotal Despesas

Dízimos CadastradosCampanhas para ConstruçãoColetas de MissaDoaçõesRendas s/ AplicaçõesReceitas de PromoçõesTotal Receitas

Dimensão ReligiosaDimensão MissionáriaCompromissos pagosTotal Despesas

RECEITAS

DESPESAS

Paróquia são vicente de Paulo

Capela mãe da Divina Providência

Uma questão de fé! Você participa do Dízimo?

RECEITAS

DESPESAS

56.568,003.397,00

19.925,0039.364,05

2.274,00518,78

7.123,90850,00

130.020,73

60.435,516.928,16

10.955,0728.222,73

106.541,47

15.675,883.165,002.356,951.424,00

478,739.068,70

32.169,26

34.729,37724,00

7.123,9042.577,27

ANIVE

RSAR

IANT

ES DI

ZIMIST

ASDE

MONS

TRAT

IVO FI

NANC

EIRO

(43)9993-5698 • (43)3322-5871

Page 8: londrina · setembro 2014 · ano xv · n°176saovicentedepaulolondrina.com.br/download/informativos/2014/PSVP... · A Bíblia para mim é um manual da vida, o qual devemos seguir

VIDA EM AÇÃO N°176

Vicentinas e voluntárias, há doze anos se reúnem nas tardes de segundas e quartas-feiras na Rua Pequim, 147, para o grupo de reflexão bíblica, confecção de roupas de retalhos doados e artesanatos que são vendidos, a renda é revertida para o Hospital do Câncer. Coordenadora: Maria José Massaro.

De 30/08 a 12/09/14, participamos, a convite da Pastoral da Saúde Arquidiocesana, da Campanha “Ser Solidário” do Lions Clube, para arrecadação de fraldas geriátricas. Ao CPP e em especial, a todos das Pastorais e comunidade, que se fizeram presentes no Carrefour, doando algumas horas do seu dia a serviço de Jesus Cristo, na pessoa dos irmãos carentes que receberão parte dessas fraldas, o nosso muito obrigado e que Deus os abençoe! – Pastoral da Saúde.

8EV

ENTO

S Semana da Família 2014

RECA

DOS E

AVISO

S