jornalzinho arte com arte - by: letícia souza

4
EDITORIAL Olá! Essa primeira edição é em especial aos colegas, tutores presenciais e a distância do cur- so de Artes Visuais da UAB/UnB - Pólo Barretos/SP. “Arte com Arte” é um jornalzinho dinâmico que mostrará etapas das atividades realizadas no cur- so de Artes Visuais e também, o mundo das artes em geral. Sugestões e críticas serão bem vindos! Contato: [email protected] “Se o artista apenas reproduz os traços superficiais, como faz o fotógrafo, se registra com exatidão as diversas característi- cas de uma fisionomia, mas sem relacioná-la ao caráter, ele não merece ser admirado. A semelhança que ele deve atingir é a da alma”. (René François Auguste) EXPOSIÇÃO Senac Barretos traz para a ci- dade a Exposi- ção História das Histórias em Quadri- nhos. A mostra destaca a traje- tória dos quadrinhos nacionais e internacionais apresentando os personagens mais famosos entre os colecionadores. Pág. 3 geléia e manteiga de amendoim = Monalisa. comida e lixo = Autorretrato. açúcar, fios, arame e xarope de chocolate = Última Ceia. Obras primas com materiais inusitados. Toda essa criatividade é do artista plástico Vik Muniz. Pág. 2 GIMP Editor de imagens gratuito que a cada dia vem conquis- tando o público. Uma criação de arte! Pág. 4 ESPECIAL VIK MUNIZ

Upload: leleartesvisuais

Post on 05-Jun-2015

471 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na EscolaTutora a Distância: Adriana Ferreira de DeusTarefa: Livro digital com o software SCRIBUSNessa tarefa criei um jornalzinho relacionado a Artes Visuais. Confira!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornalzinho Arte Com Arte - By: Letícia Souza

EDITORIALOlá! Essa primeira edição é emespecial aos colegas, tutorespresenciais e a distância do cur-so de Artes Visuais da UAB/UnB- Pólo Barretos/SP.

“Arte com Arte” é um jornalzinhodinâmico que mostrará etapasdas atividades realizadas no cur-so de Artes Visuais e também, omundo das artes em geral.

Sugestões e críticas serão bemvindos!

Contato:[email protected]

“Se o artista apenas reproduz os traços superficiais, como fazo fotógrafo, se registra com exatidão as diversas característi-cas de uma fisionomia, mas sem relacioná-la ao caráter, elenão merece ser admirado. A semelhança que ele deve atingiré a da alma”. (René François Auguste)

EXPOSIÇÃO

Senac Barretostraz para a ci-dade a Exposi-ção Históriadas Históriasem Quadri-nhos. A mostradestaca a traje-tória dos quadrinhos nacionais e internacionaisapresentando os personagens mais famososentre os colecionadores. Pág. 3

geléia e manteiga de amendoim =Monalisa.

comida e lixo = Autorretrato.

açúcar, fios, arame e xarope de chocolate = ÚltimaCeia.

Obras primas com materiais inusitados. Toda essacriatividade é do artista plástico Vik Muniz. Pág. 2

GIMP

Editor de imagens gratuitoque a cada dia vem conquis-tando o público.

Uma criação de arte! Pág. 4

ESPECIAL VIK MUNIZ

Page 2: Jornalzinho Arte Com Arte - By: Letícia Souza

EXPEDIENTE:

Diagramação: Letícia Souza

Revisão: Alda Emília Tondelli eAdriana Ferreira de Deus

ARTE COM ARTE | OUTUBRO/2011PÁG. 2

Vik Muniz, fotógrafo, desenhista, pintor e gravador.Nasceu em 20 de dezembro de 1961 em São Paulo eatualmente mora nos EUA.Ele utiliza os materiais mais inusitados para concretizarsuas idéias e usar em suas obras como: chocolate,comida, sucata, diamantes, gel de cabelo, brinquedos,pigmento, poeira, assumem formas variadas esurpreendentes que são posteriormente fotografadase ampliadas. Numa revisão constante da história daarte. Suas obras são valorizadas no mundo todo.

Escreveu um livro misto de memórias e reflexões sobrea arte “Reflex, Vik Muniz de A a Z”

ESPECIAL VIK MUNIZ

Vik Muniz fez duas réplicas detalhadas da Mona Lisade Leonardo da Vinci: uma feita com geleia e outracom manteiga de amendoim.

Também trabalhou com açúcar, fios, arame, e xaropede chocolate, com o qual produziu uma recriação da“Última Ceia” de Leonardo. Reinterpretou váriaspinturas de Monet, incluindo pinturas da catedral deRouen, que Muniz produziu com pequenas porções de pigmento aspergidas sobreuma superfície plana.

Vik Muniz também está no filme “Lixo Extraordinário”, um documentário que mostra otrabalho de Vik Muniz, filmado ao longo de quase dois anos, que acompanha a visitadesse artista plástico a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho,na periferia do Rio de Janeiro. Nesse aterro, Vik Muniz fotografa um grupo de catadoresde materiais recicláveis. Em 2010, o filme levou o prêmio de melhor documentário daInternational Documentary Association (EUA). Venceu também como melhordocumentário do Festival de Berlim. Nesse ano, esse filme foi indicado ao Oscar dedocumentário.

“A grande crise de relevância que a artecontemporânea atravessa hoje não é por falta depúblico, cultura ou interesse; é pelo preconceitoconservador e paranóico de pessoas que vêem acultura como um privilégio, e não como umdireito”. (Vik Muniz)

Page 3: Jornalzinho Arte Com Arte - By: Letícia Souza

PÁG. 3ARTE COM ARTE | OUTUBRO/2011

EXPOSIÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Senac Barretos traz para a cidade a Exposição História das Histórias em Quadrinhos.Organizada pelo especialista Ál-varo Moya, a mostra destaca atrajetória dos quadrinhos nacio-nais e internacionais apresentan-do os personagens mais famososentre os colecionadores.

Com nove painés ilustrativos edescritivos, a exposição se trans-forma em um grande gibi, propor-cionando ao visitante muita diver-sidade e conhecimento. O autorrelaciona a produção artística detodas as Histórias em Quadrinhosao contexto histórico que se ori-ginou sua criação, caracteriza osdetalhes de traços e os argumen-tos usados pelos desenhistas naconcepção de seu trabalho.

A exposição acontece de segunda a sexta das 10h às 20h30 e vai até o dia 29/10 naárea de convivência do Senac Barretos, que fica na av. 21 nº 087. Informações: (17)3312-3055.

1: CORBUSIER | 2: STEINBECK | 3: FUNCIONALISMO | 4: BAUHAUS | 5: HEMINGWAY | 6: HUXLEY | 7: MALRAUX8: WRIGHT | 9: GROPIUS | 10: GROSZ | 11: BRECHT

PARA LER: DICA DO MÊS» Trajetória Crítica | » Autor:Bernardet, Jean-Claude

» Editora: Martins Editora

“Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça.” Este era opensamento dominante na época em que o Cinema Novocomeçou a surgir no cenário brasileiro. Foi também quando Jean-Claude Bernardet iniciou sua carreira de crítico – de cinema e daprópria crítica. Trajetória crítica é uma antologia de textos escritosnos anos 1960 e 1970 que são articulados pelo autor de forma amostrar o desenvolvimento da crítica cinematográfica.”

Page 4: Jornalzinho Arte Com Arte - By: Letícia Souza

PÁG. 4ARTE COM ARTE | OUTUBRO/2011

O GIMP possui os recursospara ser utilizado na criaçãoou manipulação de imagense fotografias. Seus usosincluem criar gráficos,logotipos, redimensionarfotos, alterar cores,combinar imagensutil izando camadas,remover partes indesejadase converter arquivos entrediferentes formatos deimagem digital . (Fonte:Wikipédia)Para baixar o programa acesse: http://www.baixaki.com.br/download/the-gimp.htm

GIMPUMA OBRA DE

ARTE!

CRIAÇÃO DE ARTE NO GIMP

ARTE E LITERATURAPALAVRAS CRUZADAS

1: Arquiteto francês de origem suiça e um dosrenovadores da arquitetura europeia2: Escritor americano autor de As Vinhas da Ira

3: Conjunto de inovações arquitetônicas que unea forma e a função4: Escola de artes de concepção inovadora noséculo XX

5: Escritor americano autor de O Velho e o Mar

6: Escritor autor de Admirável Mundo Novo

7: Escritor francês autor de A Condição Humana

8: Arquiteto americano ligado ao funcionalismoorgânico9: Arquiteto fundador da Bauhaus

10: Pintor alemão perseguido pelos nazis erefugiado nos EUA11: Poeta e dramaturgo alemão

RESPOSTA NA PÁGINA 3