jornal estrela do litoral 177

8
F E C P G Paróquia Nossa Senhora das Graças - Ocian - Praia Grande • Diocese de Santos - São Paulo www.paroquiadapraiagrande.com.br ANO XV N° 177 NOVEMBRO 2012 Relembrando No dia 29 de outubro celebramos mais um ano da chegada de Padre Thomas ao Brasil. Confira um pouco da sua história missionária e do trabalho realizado em nosso País Com o slogan “Fraternidade e Juventude”, a Diocese de Santos já começa a se preparar para a CF 2013. Confira a programação e como participar dos encontros de formação. O lema do próximo ano será “Eis-me aqui. Envia-me” (Is. 6,8). O evento promovido pelo Ministério Jovem da RCC reuniu em torno de 700 pessoas de várias cidades da diocese de Santos. Com muita oração e louvor os jovens puderam meditar sobre a Jornada Mundial da Juventude que acontece no próximo ano Confira nesta edição do Estrela do Litoral, as parcerias para bol- sas de estudo superior e profissionalizante. Festa de Cristo Rei Como de costume, a festa de Cris- to Rei será realizada no Centro de Convenções de São Vicente e deve atrair centenas de fiéis de toda a região. Pág. 8 Pág. 3 Pág. 6 Pág. 3 Pág. 4 Campanha da Fraternidade Jesus está na Cidade Bolsas de Estudos

Upload: renato-cassio

Post on 16-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Diagramação: www.cassiobueno.com.br

TRANSCRIPT

F E C P G

Estrela do LitoralParóquia Nossa Senhora das Graças - Ocian - Praia Grande • Diocese de Santos - São Paulo

www.paroquiadapraiagrande.com.br 15 anos levando a boa nova

Ano XVn° 177

noVembro2012

RelembrandoNo dia 29 de outubro celebramos mais um ano da chegada

de Padre Thomas ao Brasil. Confira um pouco da sua história missionária e do trabalho realizado em nosso País

Com o slogan “Fraternidade e Juventude”, a Diocese de Santos já começa a se preparar para a CF 2013. Confira a programação e como participar dos encontros de formação. O lema do próximo ano será “Eis-me aqui. Envia-me” (Is. 6,8).

O evento promovido pelo Ministério Jovem da RCC reuniu em torno de 700 pessoas de várias cidades da diocese de Santos. Com muita oração e louvor os jovens puderam meditar sobre a Jornada Mundial da Juventude que acontece no próximo ano

Confira nesta edição do Estrela do Litoral,

as parcerias para bol-sas de estudo superior

e profissionalizante.

Festa de Cristo ReiComo de costume, a festa de Cris-to Rei será realizada no Centro de Convenções de São Vicente e deve atrair centenas de fiéis de toda a região.

Pág. 8

Pág. 3

Pág. 6

Pág. 3

Pág. 4

Campanha da Fraternidade

Jesus está na Cidade

Bolsas de Estudos

NOVEMBRO • 20122 Estrela do LitoralEL

E x P E D I E N T E

Jornal Estrela do Litoral • Uma Publicação da Paróquia N. S. das Graças • Pça Dr. Roberto Andraus, 11 - Ocian - Praia Grande CEP 11793-320 - Fone 13-3494-5242 / 3471-1461Diretor responsável: Pe. Joseph Thomas • Jornalista responsável: Mayara Fiel Jacques / E-mail: [email protected]

Diagramação: www.cassiobueno.com.br • Impressão: Diário do Litoral • Tiragem: 4.000 exemplares, distribuição gratuita.

Editorial artigo

Eucaristia - Dom de Deus!Caminhar com Maria

Por Ana Maria Bueno

Um dia aconselharam a São Fran-cisco de Assis, já doente, a ler um livro piedoso. Ele respondeu: “Meu livro é Jesus Crucificado” e disse: “ Quem não se enamora de Deus, vendo Cris-to morto na Cruz, não se abrasará ja-mais”.

Como não se bastasse ter se tor-nado homem como nós e ter morri-do na Cruz, Nosso Senhor, antes de deixar este mundo, quis deixar-nos a maior prova possível de Sua entrega. Ele nos deixou em memória de Seu amor nada mais nada menos que o Seu corpo, o Seu sangue, a Sua alma, a Sua divindade, Ele mesmo, todo, sem reservas.

Neste dom da Eucaristia – diz o Concilio de Trento – Cristo quis der-ramar todas as riquezas do amor que reservava para os homens. (Sess.xIII,c,2). Ele quis dar esse presente aos homens precisamente na noite em que eles lhe preparavam a morte. Esta é a maravilhosa prova de amor de Nosso Senhor a nós pecadores, e se algum dia duvidarmos dela, tenhamos neste Sacramento esta prova. Com tal garantia nas mãos, não podemos ter dúvidas de que Ele nos ama e muito!

São Bernardo chama este sacra-mento: “Amor dos amores”. É que este dom compreende todos os ou-tros que o Senhor nos fez: A criação, a redenção, o destino ao Céu. Quando Jesus revelou a seus discípulos esse Sacramento que nos queria deixar, eles não puderam acreditar: “Como pode Ele nos dar a comer sua carne ?” Mas Jesus disse a eles: “Tomai e co-mei” – disse aos discípulos e por eles a todos nós, antes de morrer. Depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o Meu corpo que é dado por vós” Este alimento não é terreno, mas veio do

céu para dar vida ao mundo. E para que todos pudessem recebe-lo, quis ficar sob as aparencias de pão, este a quem todos tem acesso.

As palavras de Cristo nos chama a ama-lo e a deseja-lo, e elas nos leva a desejar o paraíso quando O ouvimos dizer "Quem come a Minha carne vi-verá eternamente”. Também nos leva a rejeitar o mal quando nos diz: "Se não comerdes a carne do Filho do Ho-mem e não beberdes o Seu sangue, não tereis a vida em vós”.

Santo Tomás nos ajuda a compre-ender o porque deste desejo divino de estar conosco, é que os amigos, que se amam de coração, querem estar unidos de tal modo que formem uma só pessoa. Deus não só se dá a eles no reino eterno, mas já neste mundo se deixa possuir pelos homens na união mais íntima possível.

Ali, - como nos diz Santo Afonso de Ligório, ele está como atrás de um muro nos olhando e nos ajudando, até que chegue o dia, no paraíso, em que O veremos face a face. Devemos, por-tanto, estar certos de que uma pessoa não pode fazer nem pensar fazer coisa mais agradável a Jesus Cristo, de que comungar com as disposições conve-nientes a tão grande hóspede. Assim se une a Cristo, pois esta é a intenção do Senhor.

Fiquemos atentos a isto: disposi-ções convenientes e não dignas, por-que se estas fossem exigidas, quem poderia comungar? Só um outro Deus seria digno de receber um Deus. Bas-ta que ordinariamente falando, deve-mos comungar em estado de graça e com vivo desejo de crescer no amor a Jesus Cristo. O Pai tudo colocou nas mãos do Filho e este quando vem até nós traz consigo imensos tesouros de graças.

O Concílio de Trento nos ensina

que a comunhão é o remédio que nos livra dos pecados veniais, das nossas faltas cotidianas e nos preserva dos mortais. (Sess.xIII,c.2). Diz-nos que somos livres das falhas cotidianas porque, segundo Santo Tomás, por meio deste Sacramento, o homem é estimulado a fazer atos de amor e por eles se apagam os pecados ve-niais. Somos preservados dos peca-dos mortais, porque a comunhão nos confere o aumento da graça que nos preserva das faltas graves. (Summa Theol. 3p,q.79,a.4)

Sobre isso escreveu Inocêncio III: "Jesus Cristo com Sua Paixão nos li-vrou do poder do pecado, mas com a Eucaristia nos livra do poder de pecar. Além disso, este Sacramento inflama de modo especial as pessoas no amor de Deus.

Por fim, somos de fato felizes pelo Senhor não nos ter deixado na igno-rância, o que nos impele a amá-lo sempre , tendo confiança de que Ele colabora conosco, podendo nós dizer a ele: "Em vossas mãos entrego meu espírito, Salva-me Senhor, Deus da verdade." Esta verdade que nos auxilia a recuperar a esperança do perdão e da salvação eterna. Que mistérios de esperança são para nós a Paixão de Cristo e o Sacramento da Eucaristia!

São Paulo nos exorta: "Aproxime-mo-nos com confiança do trono da graça a fim de conseguir misericórdia e alcançar a graça de de uma ajuda oportuna” . Este trono é a Cruz de Cristo e a fonte que jorra abundan-temente é a Eucaristia. Puro dom de Deus!

Minhas meditações dos escritos de santo Afonso de Ligório – Fonte:

A prática do amor a Jesus Cristo – Editora santuário – Tradução Pe.

Gervásio Fabri – Ano – 2002.

Começamos neste dia 11 de novembro, a Peregrinação

da imagem de Nossa Senhora das Graças. Como tradição, a

Padroeira de nossa Igreja Matriz passará por todas as comu-

nidades, levando espirito de silêncio e oração para os que se

preparam para o grande dia de sua festa.

Maria é o caminho mais seguro para chegar até o Pai, e

depois dele, não há ser mais digno de exultação e clamor. O

próprio Jesus era-lhe obediente:"E desceu com eles, e foi a

Nazaré, e era-lhes submisso. E Sua Mãe conservava todas

estas coisas em seu coração." (Lc 2,51).

Por Maria veio a salvação ao mundo e através dela, tam-

bém somos salvos, já que Jesus a ama tanto que não nega

sua intercessão. Deus a preparou desde a queda de Adão

para carregar a Deus em seu ventre (Gn 3,15).

Maria é a rainha do céu e da terra, mãe de Deus e nossa.

É humilde, é grandiosa, é virgem e imaculada. Quando exul-

tamos Nossa Senhora, Cristo é diretamente exultado. É só

lembrar seu louvor após ser saudada por Santa Isabel. "Então

Maria disse: a minha alma glorifica o Senhor e meu espírito

exulta em Deus, meu Salvador. Porque olhou para a humil-

dade de sua serva, doravante as gerações me chamarão de

bendita. O Senhor fez em mim maravilhas, e Santo é o Seu

Nome.".(Lc 1,46-49).

Doçura Nossa, Salve. Dirija-se a Maria quem deseja gra-

ças. Uma boa peregrinação a todos, que sejam tocados pela

mãe, que anseios sejam atendidos, graças alcançadas, louvo-

res proclamados e que por misericórdia, Maria aumente nos-

sa devoção durante todos esses dias de fé dedicados a ela.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita

sois vós entre as mulheres...

Mayara Jacques

NOVEMBRO • 2012 3Estrela do LitoralEL

ReformaA comunidade de São Pedro Apóstolo,

padroeiro de Praia Grande, está reforman-do o altar com mármore branco e granito, além disso foi trocado o carpete da Igreja e também revestida parte da parede lateral. Parabéns ao empenho dos colaboradores.

Campanha da Fraternidade A Diocese de Santos também já começa a se preparar para a CF 2013 com um primeiro momento de formação organiza-do pela Coordenação Diocesana da CF. Estão convidados a participar todos os agentes pastorais, educadores, universi-tários, seminaristas, advogados, professores, todas as pastorais e quem mais se sentir tocado pelo tema “Fraternidade e Juventude”. Não é necessário fazer inscrição. Para facilitar a participação dos agentes e das paróquias nos encontros de formação, a Comissão da CF da Diocese de Santos elaborou a seguinte programação (todos os encontros de formação serão das 8h30 às 13h):

10/11- Santos (3 regiões: Centro 1, 2 e Orla). Local: Casa Tia Inez das Pasto-rais Sociais - R. Conselheiro João Alfredo, 340.

17/11- Região São VicenteLocal: Matriz de S. Vicente - Centro.

24/11- Região Cubatão.Local: Paróquia Nossa Senhora da Lapa- Av. 9 de Abril, 197 – Cen-tro.

1/12- Região Guarujá.Local: Paróquia Senhor Bom Je-sus – Rua Heleno Correa de Lima, 22- Vila Zilda.

8/12- Região Litoral Centro.Local: Centro de Pastoral Padre Ramiro- Praça Dr. Roberto Andraus, 11 – Cidade Ocian.

15/12- Região Litoral Sul.Local: Paróquia Nossa Senhora da Conceição- Av. Rui Barbosa, 1200- Jd. Laran-jeiras.

agEnda Novos Ministros Extraordinários da Comunhão

Teve início neste dia 5 de novembro, o curso para no-vos Ministros da Eucaristia. Os escolhidos irão servir nos anos de 2013 e 2014. Que Deus lhes conceda muitas graças para perseverar na missão sublime de levar Je-sus aos irmãos.

NOVEMBRO • 20124 Estrela do LitoralEL

O sonho de vinte casais, moradores de nossa Ci-dade, de receberem a bênção nupcial em uma ceri-mônia religiosa, foi realizado no dia 21 de outubro. De-vidamente preparados e conscientes da importância do sacramento, os noivos puderam inclusive, tirar a certidão civil e assim, completar a alegria de um ma-trimônio bem celebrado e legalizado.

Dia de Finados

No dia 14 de outubro foi realizado em nossa Paróquia, o evento Jesus está na Cidade. Atraindo centenas de jovens de todo o litoral paulista, foi uma forma de abertura e preparação para o Ano da Fé e da Jornada Mundial da Juventude que será realizada no próximo ano.

Baile de Primavera, mais um sucesso com momentos de descontração e alegria entre nos-sos paroquianos. Agradecemos em especial ao mestre de cerimônia Carlos Humberto (Beto) que animou o evento.

NOVEMBRO • 2012 5Estrela do LitoralEL

Com muita saudade, as comunidades de nossa paróquia celebraram mais um aniversário do nosso querido Padre Cyriac. Ele que prestou serviços em nossa Cidade, hoje está na sua terra natal, Índia.

Padre Cyci, como carinhosamente era chamado, foi e continuará sendo amado pelo nosso povo. Seu jeito humilde e amoroso de ser cativou cada coração e deixou um vazio imenso com seu regresso à Índia. Desejamos toda a felicidade do mundo, muita saúde e alegria em sua vida, nós te amamos e esperamos ansiosamente sua visita, feliz aniversário, dos seus filhos paroquianos de Praia Grande.

Na manhã de domingo (25), não haverá missas nas paróquias pertencentes à Diocese de Santos. O motivo é a celebração da Festa de Cristo Rei, que acontecerá a partir das 9h, no Centro de Convenções de São Vicente.

A celebração tem a participação de representantes de todas as Paróquias, dos sacerdotes, religiosos e leigos, espe-cialmente os jovens, catequistas e as famílias. Nossa Paróquia ficou encarregada de animar o momento do glória.

A festa de Cristo Rei foi concebida pelo papa Pio XI, em 1925, que desenvolveu a ideia de que um dos meios mais eficazes contra as forças destruidoras é o reconhecimento da realeza de Cristo.

O Centro de Convenções fica na Avenida Capitão Luiz Pimenta, 811, Parque Bitaru, em São Vicente.

Festa de Cristo Rei

01 de Novembro, Parabéns Padre Cyriac No dia 14 de outubro foi realizado em nossa

Paróquia, o evento Jesus está na Cidade. Atraindo centenas de jovens de todo o litoral paulista, foi uma forma de abertura e preparação para o Ano da Fé e da Jornada Mundial da Juventude que será realizada no próximo ano.

Baile de Primavera, mais um sucesso com momentos de descontração e alegria entre nos-sos paroquianos. Agradecemos em especial ao mestre de cerimônia Carlos Humberto (Beto) que animou o evento.

NOVEMBRO • 20126 Estrela do LitoralEL

prEgaçõEs

O Culto aos SantosPor Carlos Ramalhete

Muitas vezes somos abordados por pes-soas que deram ouvidos à pregações de fal-sos pastores, lobos em pele de cordeiro que fundam seitas de perdição. Estes dizem que os católicos, ao venerar os santos, estariam caindo em idolatria, dando a uma criatura (o Santo) algo que é devido somente ao Cria-dor.

O problema. Na verdade, é que os protes-tantes não entendem o que vem a ser devido ao Criador; eles renegam a veneração devida aos Santos porque negam a adoração devida a Deus, substituindo-a por mera veneração.

O que é venerar? Venerar é o que fazem os filhos em rela-

ção aos pais, ou os discípulos em relação a um mestre querido: louvá-lo por suas qua-lidades, agradecer-lhe pelos dons que faz e pedir-lhe aquilo de que necessitam.

O que é adorar? Adorar é oferecer sacrifício à Divindade.

Um macumbeiro, por exemplo, realmente adora seus falsos deuses; ele oferece a seus “orixás” e “entidades” sacrifícios de galinhas, bodes, etc.

Os protestantes, porém, não adoram a Deus. Eles Lhe negam o seu culto devido, ofe-recendo a Ele apenas o culto de veneração, que é o “culto” oferecido pelos filhos a seus pais ou pelos discípulos a seu mestre. Eles, em seus “cultos”, têm apenas palavras a ofe-recer a Deus: palavras de louvor, palavras de agradecimento, palavras de pedidos. Pala-vras cantadas, palavras faladas, discursadas, gritadas até.

O católico, por outro lado, adora a Deus. O Sacrifício de Cristo na Cruz é oferecido a Deus na Santa Missa, que é este Sacrifício Perfeito tornado novamente presente (não repetido) de forma incruenta (sem mortes e derramamen-to de sangue). Há palavras na Missa? Sim, por certo as há. Mas elas não são o centro da Missa, nem poderiam jamais ser. O centro da Missa é o Sacrifício, oferecido pelo sacerdote na Pessoa de Cristo em benefício de toda a Igreja. O Sacri-fício é o mesmo, quer seja ele ofertado em voz baixa e inaudível ou em alta voz. A voz não im-porta, as palavras não são apenas orações, não são apenas palavras de agradecimento, louvor e petição.

Aos Santos, assim como a nossos pais e mestres, prestamos culto de veneração, não de adoração. Não se oferece o Sacrifí-cio a um Santo; a eles oferecemos nossos pedidos em oração, para que eles por sua vez nos incluam em suas orações a Deus. A eles oferecemos nossos agradecimentos em oração, pelas graças que recebemos após termos pedido suas orações, assim como agradecemos a um amigo quando ele reza por nós. A eles expressamos nos-so louvor pelas maravilhas que a Graça de Deus fez neles. Mas não oferecemos, repi-to, nem jamais poderíamos oferecer-lhes, sacrifício. O sacrifício, a adoração, é ape-nas a Deus devido.

Sabemos, pela Tradição e por Sua filha, a Sagrada Escritura, que os Santos estão junto a Deus (2Cor 5,8) e testemunham por graça de Deus os nossos atos (Hb 12,1). Sabemos também que se ocupam na oração (Ap 5,8), que são, como nós, parte da Igreja (1 Cor 12,12-26), e que a honra deles é também para a nossa alegria (1 Cor 12,26). Afinal, são

eles quem, antes de nós, aceitou a Nosso Se-nhor, que veio nos dar a Vida Eterna!

Dentre todos os Santos, prestamos evi-dentemente maior veneração àquela que a Sagrada Escritura diz que “Todas as gerações proclamarão Bem-Aventurada” (Lc 1,48): A Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa. A ela, a quem o próprio Senhor era submisso (Lc 2,51) e em relação a quem Ele cumpriu (Gl 4,4) o Mandamento de “Honrar Pai e Mãe” (Ex 20,12); a ela, que o Senhor nos deu como Mãe (Jo 19,27) e a quem portan-to devemos também honrar. A ela, por cuja intercessão Nosso Senhor fez Seu primeiro milagre (Jo 2,1-12), a ela, em suma, que é aquela que Diz “Sim” a Deus (Lc 1,38).

Os Santos, portanto, não são nem pode-riam ser “outros deuses”. Eles são pessoas como nós, que aceitaram a graça de Deus e hoje estão junto d’Ele a interceder por nós. A Sagrada Escritura nos proíbe a idolatria, ou seja, colocar outros deuses no lugar de Deus, prestar a falsos deuses a adoração que é devida a Deus. Destes falsos deuses (que são por exemplo os “orixás” e “entidades”, “Budas”, etc.) não podemos fazer imagens (Ex 20,3-5). Imagens de criaturas de Deus que não são postas em Seu lugar, que não são adoradas, podem ser feitas, como o próprio Senhor mandou fazer (Ex 25,18-20; Nm 21,8-9; 1Rs 6,23-35; 1Rs 7 13ss). E a es-tas imagens, venerando-se nelas o que elas representam, não a madeira ou gesso, que nada são, podemos prestar reverência (Hb 11,21)

Devemos também tratar com carinho as imagens dos santos, por dois motivos:

1 - Elas representam os Santos amados por Deus; assim como não gostaríamos que alguém rasgasse ou escarrasse em uma fo-tografia de nossos filhos ou de nossa mãe, Deus não gosta que seja maltratada a ima-gem de Seus Santos, especialmente daquela que Ele escolheu para ser Sua Mãe.

2 - As imagens sacras são objetos sepa-rados pela Igreja para o culto a Deus, que não devem ser profanados.

Peçamos portanto sempre aos Santos, especialmente à Santíssima Virgem, que in-tercedam por nós junto a Deus para que um dia possamos estar, como eles já estão, face-a-face com Ele.

A Fundação Educacional e Cul-tural de Praia Grande, contan-do com o apoio do vereador eleito, Carlos Karan disponibi-liza a lista de bolsas de estudo concedidas ao longo do ano de 2012. No total foram 8 bolsas para a Fals, 2 para a faculdade F.PG e 4 para cursos profissio-nalizantes da escola Fenix.

Bolsas Fals40% de desconto

02 enfermagem 01 pedagogia

05 Administração

Faculdade dePraia Grande

30% de desconto01 engenharia

01 direito

Escola Fenix 100% de desconto

Foram contemplados para cursar

gratuitamente aulas de enfermagem,

radiologia e segurança do trabalho os alunos:Jenifer Mendonça

Juciara Menezes Araujo Joice de Oliveira

Letícia Santos de Andrade Silva.

Bolsas de Estudo

NOVEMBRO • 2012 7Estrela do LitoralEL

Certificado A Fundação Educacional e Cultu-

ral de Praia Grande informa que em 09/08/2012 foi emitida a Portaria n.º 681, publicada no Diário Oficial da União, concedendo o Certificado de Entidade Beneficente de Assis-tência Social (CEBAS).

Atenção!Estamos com 60 vagas para a

nova turma do curso de elétrica. Os sessenta alunos serão divididos entre o período da manhã, tarde e noite. Faça sua inscrição na secre-taria da Matriz, ou para maiores informações ligue (13) 34727751.

Curso deBatismo

Todos os domingos são minis-tradas as aulas preparatórias para o sacramento do Batismo. Inte-ressados procurar a secretaria da Matriz e agendar o dia do curso.

AprovadosInformamos que a prestação de contas refe-

rente ao ano base 2011 da entidade FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE PRAIA GRANDE, CNPJ04.716.226/0001-44, foi aprovada.

A certidão de regularidade estará disponível para impressão apenas nos casos em que a entidade es-teja com as prestações de contas aprovadas anual-mente. O acesso à certidão pode ser feito pelo portal www.mj.gov.br/cnes.

Vem aí o Dia do Coroinha II

A Pastoral Vocacional promoverá no dia 01 de de-zembro o segundo Dia Do Coroinha (DDC). Como con-tinuação do anterior, o tema será “Os sinais de Deus presentes na Liturgia: Liturgia Eucarística”. Durante o encontro, os participantes vão entender de um jeito bem divertido o que o Banquete Eucarístico tem a ver com a nossa vida. Coordenadores e coroinhas, fi-quem atentos! Para mais informações: 3258-6868 (Pe. Isac, Seminaristas Luciano ou Jair).

Deus prometeu ao seu povo que jamais o deixará privado de pastores; e como não poderia ser diferente, nossa comunidade está em constante visi-tação de missionários. Em agosto, recebemos o padre Daniele Scar-zella, italiano membro do Pontificium Institutum pro Mis-sionibus Exteris; Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras.

Com 17 anos de vida sacerdo-tal, padre Daniele tem auxiliado

outros padres de nos-sa paróquia a celebrar a Eucaristia, pregar o evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar a fé de nossos fiéis.

Agradecemos o empenho e carinho dedicados e pedimos a Deus que sempre

ilumine sua missão sacerdotal. Seja bem vindo e acolhido em nossas comunidades recebendo nosso abraço fraterno e nossas orações.

Padre Daniele ScarzellaDar-vos-ei

pastores segundo

o meu coração

(Jr 3,15).

NOVEMBRO • 20128 Estrela do LitoralEL

Filho de Annamma e Mathew Thomas, já falecidos, nascido em Kerala na Índia em 01 de dezembro de 1960, padre Joseph Thomas vem de uma famí-lia de tradição católica constituída por 80 freiras e 25 padres. Recebeu o sacramento da ordem em 29/12/1988, serviu na Índia durante 4 anos como vigário paroquial de duas Igrejas, quando o Papa João Paulo II solicitou ao Bispo de seu Estado que enviasse alguns missionários para o Brasil.

Entre os que aceitaram, estava ele que chegou ao nosso País em 29 de outubro de 1992. Ficou na paróquia Sagrada Família em Santos, depois seguiu para Brasília para fazer um curso de português para estrangeiros, quando voltou ao litoral foi para a Paróquia Sant’ana em Itanhaém onde permaneceu como vigário por um período muito breve, chegando no dia 17 de janeiro de 1995 em nossa paróquia, as-sumindo o cargo de pároco em 22 de janeiro do mesmo ano.

Na época, com apenas 5 Igrejas, nossa paróquia não dava vestí-gio nenhum do que se tornaria anos depois através do trabalho deste missionário indiano. Ao longo dos anos, Padre Thomas construiu 9 Igrejas, reformou as já existentes e idealizou a Fundação Educacional e Cultural de Praia Grande, a rádio Boa Nova, o primeiro Guia Turístico do litoral e o jornal Estrela do Litoral.

Além disso, mudou a vida de muitos paroquianos, com projetos sociais, bolsas de estudos, casamento comunitário, entre diversos outros atos de amor ao próximo. Padre Thomas, no dia 29 de outu-bro celebramos a sua chegada em terras brasileiras, agradecemos a Deus por nos permitir um pároco com tanto empenho e pedimos muita saúde para continuar seu trabalho mudando a história religiosa de Praia Grande, te amamos.

Missionário e Construtor