jornal estrela do litoral - abril

8
F E C P G Paróquia Nossa Senhora das Graças - Ocian - Praia Grande • Diocese de Santos - São Paulo ANO XV N° 182 ABRIL 2013 www.paroquiadapraiagrande.com.br www.radioboanova.net www.fundacaodepraiagrande.org.br www.estudioap.com.br Encenação da Via Sacra completa 51 anos Saiba da programação para o dia de Santo Expedito Missa com padres indianos abre ano jubilar de padre Thomas pelos 25 anos de sacerdócio SAIBA UM POUCO MAIS NA PÁGINA 4. PÁGINA 8 PÁGINA 7

Upload: renato-cassio

Post on 26-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Diagramação: www.cassiobueno.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Estrela do Litoral - Abril

F E C P G

Estrela do LitoralParóquia Nossa Senhora das Graças - Ocian - Praia Grande • Diocese de Santos - São Paulo

15 anos levando a boa nova

Ano XVn° 182 Abril

2013

www.paroquiadapraiagrande.com.brwww.radioboanova.netwww.fundacaodepraiagrande.org.brwww.estudioap.com.br

Encenação da Via Sacra completa 51 anos

Saiba da programação para o dia de Santo Expedito

Missa com padres indianos abre ano jubilar de padre Thomas pelos 25 anos de sacerdócio

Saiba um pouco maiS na página 4.página 8

página 7

Page 2: Jornal Estrela do Litoral - Abril

abril • 20132 Estrela do LitoralEL

E x p E d i E n t E

Jornal Estrela do Litoral • Uma Publicação da Paróquia N. S. das Graças • Pça Dr. Roberto Andraus, 11 - Ocian - Praia Grande CEP 11793-320 - Fone 13-3494-5242 / 3471-1461Diretor responsável: Pe. Joseph Thomas • Jornalista responsável: Priscila Peres • Fotos: Amanda Garcia / E-mail: [email protected]

Diagramação: www.cassiobueno.com.br • Impressão: Diário do Litoral • Tiragem: 4.000 exemplares, distribuição gratuita.

Editorial

O Novo PapaNão há como não escrever sobre o novo Papa, ainda mais pelo

fato dele não estar na lista dos fortes candidatos para o cargo. É claro que como todo brasileiro, queria muito que um dos nossos fosse eleito, mas quem sabe na próxima?

O que esta eleição realmente mostrou foi que a Igreja ainda pode sim surpreender a todos, como o novo Papa está fazendo. Simples e sempre com um sorriso nos lábios, Papa Francisco re-almente veio para cativar! Ele surge num momento de crise da Igreja de Roma e ao lavar e beijar os pés dos pacientes com Aids lembra São Francisco de Assis a quem homenageou, santo que por pouco não ocupava os altares do catolicismo se tivesse ido parar nas fogueiras da “Santa Inquisição”. E não tinha medo ao seu tempo de cuidar dos leprosos.

O novo Papa tem hábitos humildes morava em um quartinho e cozinhava a sua própria comida, além de usar o transporte co-letivo de Buenos Aires para os seus deslocamentos.

Aos 76 anos, o primeiro Pontífice jesuíta e latino-americano é conhecido como intelectual politizado pelo enfoque no trabalho pastoral e na obra social, fez das críticas a pobreza e corrupção suas marcas registradas. Enfim, um Papa não tão diferente de outros, mas os desafios do novo cargo são.

É preciso pensar no fardo do novo papa, afinal, a Igreja Católi-ca atravessa um momento de reflexão profunda diante de tantos escândalos, de tantos desmandos dos representantes de Deus na terra. Muitos seguidores dos apóstolos cederam às tentações da carne e do bolso. O Vaticano hoje se tornou uma grande cor-poração, onde correntes defendem interesses diversos, mistu-rando religião e dinheiro, fé e descrença generalizada, vocação e tentação.

Independente de sua nacionalidade, o novo papa Francisco I precisa pensar nestas e em outras questões para combater as mazelas que contaminam o mundo religioso. Além disso, o papa tem ainda a dura missão de fazer o chamado cristianismo voltar a crescer ou, ao menos, estancar a derrocada verificada no mundo inteiro na Igreja Católica.

Quem sabe a proximidade de Jorge Mário Bergoglio e a de-cisão inovadora em adotar o nome de Francisco não façam da América Latina a porta de entrada para a salvação da Igreja e do próprio mundo. Ao pedir preces para o papa emérito Bento 16, o papa Francisco – sorridente e emocionado – mostrou que a Igreja pode sim ser protocolar mesmo ao quebrar o protocolo. E assim deve ser o futuro da Igreja para que seu futuro seja eterno como os dogmas e os ensinamentos deixados pelo Pai, o Filho e o Espírito Santo.

a voz do PadrE

Está chegando o dia!

Parece que está longe, mas logo irá chegar o dia de nosso padroeiro São Pedro e nós precisamos estar preparados para comemorar esta data que tanto lutamos para conseguir.

A igreja e a história da consagração de Praia Grande a São Pedro estão interligadas. Teve iní-cio após a emancipação. As comunidades não conseguiam decidir quem seria o padroeiro e assim foram mais de 20 anos, até o dia 29 de ju-nho de 1982, quando foi inaugurada a Igreja São Pedro Apóstolo! A pedido de pescadores, entre eles Francisco de Sá, fervoroso fiel e, inclusive, o doador da área onde foi construída a igreja, foi solicitada pelo pároco da época, padre Ézio Gis-limbert a consagração da nova Igreja em honra a São Pedro Apóstolo, o padroeiro da Cidade junto a Dom Davi, bispo diocesano de Santos. Vale lembrar que a Cidade naquele tempo tinha grande colônia de pescadores. O pedido foi acei-to. Porém, foi acordado apenas informalmente e, assim, transcorreram 25 anos. Finalmente em

2007 São Pedro foi oficialmente nomeado padro-eiro de nossa Cidade e em 2010 seu dia passou a ser considerado feriado religioso.

Todo este esforço precisa ser recompensado. Por este motivo, peço a colaboração de todas para que possamos realizar uma grande festa para co-memorar o dia de nosso padroeiro. A comunidade católica anseia para que um dia o nosso padroei-ro São Pedro seja dignificado como Bom Jesus de Iguape, Círio de Nazaré entre outros.

É importante lembrar que a festa de nosso pa-droeiro não é somente uma festa de nossa Paróquia ou da comunidade! Esta é uma festa da Cidade, ce-lebrar o dia do padroeiro é universal! Organizar esta festa é tarefa da comunidade de Praia Grande e da prefeitura.

Espero que todos colaborem para que este dia seja inesquecível e possamos fazer uma festa mais bonita que a do ano passado. Conto com a ajuda de todos vocês para celebrar esta data tão importante para nossa Praia Grande.

Page 3: Jornal Estrela do Litoral - Abril

abril • 2013 3Estrela do LitoralEL

agEndaSegunda: .................................................18:30 horasTerça: ...................................................... 8:00 horasQuarta: ...................................................18:30 horasSexta : .................................................... 17:00 horasSábado: ..................................................19:00 horasDomingo: ..........................8:00/10:00/18:30 horas

hOráriOS daS MiSSaS

aNOTa aÍ!No próximo dia 17 será comemorado o aniversário natalício do bispo Dom Jacyr e no dia 30 seu aniversário episcopal. Parabéns ao Sr. Bispo, estamos em oração

ENcONTrO dE caSaiS cOM criSTOJá estão abertas as inscrições para o Encontro de Casais com Cristo (ECC). O evento acontece em julho. Inscrições na secretaria da paróquia.

curSO dE NOiVOSNo dia 26 de maio acontece o Curso de noivos em nossa Paróquia. As inscrições já estão abertas na secretaria.

rifaNão se esqueçam de comprar nossa rifa para ajudar a Igreja na legalização do alvará de bombeiros das comunidades da Paróquia. O sorteio acontece no dia 20 de abril.

SaudadENo dia 30 deste mês guarde um minuto do seu dia para rezar em homenagem ao Bispo Emérito de Santos, Dom David Picão. Este será o quarto ano de sua passagem.

Page 4: Jornal Estrela do Litoral - Abril

abril • 20134 Estrela do LitoralEL

Paróquia completa 51 anos realizando a Via SacraDenominada Santa ou da

Paixão, a Sexta-feira Santa é a data em que os cristãos do mundo inteiro lembram o jul-gamento, crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cris-to, através de uma sequência de ritos religiosos, entre eles, a abstinência de carne na ali-mentação.

Atualmente não faltam pro-cissões para relembrar a data e louvar a salvação, e este ano nossa paróquia celebrou 51 anos de sua Via Sacra. Com toda uma programação para exaltar esta data importantíssima em nosso calendário, na Quinta-Feira co-meçamos com a missa do Lava-Pés e após a missa de adoração ao santíssimo até a meia noite. Na Sexta-Feira Santa, celebra-mos a palavra e a seguir adora-ção da Cruz. Depois iniciamos a Via Sacra na Avenida Vicente de Carvalho até a Presidente Ken-nedy para o Sermão da Paixão que contou com uma multidão de fiéis!

Seu Morgadocom nosso

Pároco, ajudando desde as primeiras

encenações

Page 5: Jornal Estrela do Litoral - Abril

abril • 2013 5Estrela do LitoralEL

Paróquia completa 51 anos realizando a Via Sacra

Page 6: Jornal Estrela do Litoral - Abril

abril • 20136 Estrela do LitoralEL

Telefonia móvel indigna Vereador Karan

rádio Boa Nova comemora 7 anos

Problemas com a telefonia mó-vel são uma constante não só aqui na nossa região, mas no Brasil. Alternativas para a crise instalada nas telecomunicações surgem de todos os lados, mas nenhuma com efetividade suficiente para mudar o atual cenário de descrédito do setor. O consumidor sempre sai lesado e nosso governo não toma nenhuma providência a fim de pu-nir estas empresas.

Com base nas reclamações constantes de usuários e muní-cipes de Praia Grande, na última sessão da Câmara da Cidade, no dia 27 de março, o Vereador Karan apresentou uma moção de repúdio e dois requerimentos contra a em-presa Nextel devido aos constan-tes problemas de comunicação.

Segundo o vereador, desde o ano passado o parlamentar vem recebendo reclamações sobre a falta de sinal nos rádios, mas nos últimos dois meses este número aumentou consideravelmente. “Também sou usuário da empresa e já tive meu trabalho prejudicado em inúmeras ocasiões”, afirma. Outro ponto levantado na moção foi a falta de preparação dos fun-cionários das lojas autorizadas na Cidade, especificamente a locali-zada na Avenida Costa e Silva.

Karan também apresentou dois requerimentos questionando quantas antenas existem na cida-de da empresa Nextel e onde elas estão localizadas; se as antenas possuem autorização para funcio-nar no município e se a loja situada

na Costa e Silva esta com a docu-mentação em ordem, inclusive com o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Espera - O vereador aproveitou a sessão também para fazer um desabafo como consumidor. Se-gundo Karan, no dia 27 de março, ele esteve na loja da Nextel para fazer uma reclamação e ficou lá por mais de duas horas esperan-do sem conseguir solucionar seus problemas. Diante deste fato, o parlamentar está fazendo um abaixo assinado contra a empresa. Quem tiver algum problema com a telefonia em questão, é só compa-recer no gabinete número 12 do ve-reador na Câmara Municipal para fazer sua reclamação e assinar o requerimento.

No último dia 23 de março a nossa rádio Boa Nova – 96,3 FM completou sete anos de existência. Mesmo com muitas dificuldades ao longo do cami-nho, nossa equipe da rádio provou que com muito trabalho e dedicação é possível chegar lá! Hoje nossa rádio conta com um grande número de anunciantes e nossa audiência está sempre subindo! para co-memorar mais esta conquista de nossa Igreja, uma missa foi celebrada e depois uma grande festa que contou com a presença de várias bandas de nossas comunidades.

Jorge, diretor do rádio com sua equipe

A partir do final deste mês vários cursos ligados a Construção Civil irão chegar ao Centro Pastoral. Através do vereador Karan, o agente de treinamento do Senai, Eudes Oliveira, e o coordenador de curso inicial e continuado, Carlos Burger vieram conhecer as instalações do prédio e aprovaram. Agora só precisamos esperar que a prefeitura assine a liberação.

Novos cursos do Senai

Page 7: Jornal Estrela do Litoral - Abril

abril • 2013 7Estrela do LitoralEL

Karatê – R$ 35,00Turma 1 - 3ª 5ª e Sábados das 10 ás 11:30 Turma 2 - 2ª 4ª e 6ª das 18:30 ás 20:00

Espanhol Básico – R$ 30,004° feira – 10 as 11:30 ou 16:00 as 17:30

Inglês – R$50,003° e 5° : das 16:00 as 17:00( turma antiga)17:00 as 18:00 (turma nova)

Curso de Costura –R$35,00Horário: sábado das 10:00 as 12:00 13:00 as 15:00 15:00 as 16:00

Dança de Salão5° feira - das 19:00 as 20:00Casal: 70,00Individual: 40,00

Manutenção deComputadores – R$60,004° feira - 14:30 as 17:30Duração: 3 mesesCurso completo: R$150,00

Computação – R$ 25,00MódulosInclusão digital: 3 meses Básico: 3 mesesAvançado: 6 meses

Curso de Veterinária Popular - R$ 50,002ª a 6ª feiras das 13:00 às 17:00 horas

Violão – R$ 25,00Alunos a partir de 15 anos :4ª feira - das 9 ás 10 hrs - 11 ao 12 - 15 ás 16 hrs Alunos de 9 á 14 anos : 4ª feira - das 10 ás 11 hrsOBS: ( as aulas retornarão depois do carnaval)

Encontro de Padres

Pastoral da Saúde A Pastoral da Saúde é uma

das Pastorais Sociais da CNBB e com organização cívico-re-ligiosa, sem fins lucrativos, de atuação em âmbito nacional e de referencia internacional, comprometida em defender, preservar, cuidar, promover e celebrar a vida, ou seja, saúde plena de todo o povo de Deus, independente de quaisquer fa-tores de exclusão social, inclu-sive do credo. Com dezenas de

cursos da fundaçãoAs inscrições para os cursos da Fundação continuam

abertas! Para fazer a matrícula é preciso trazer xerox do RG, CPF e comprovante de residência e pagar a primeira mensalidade. Confira na lista os

cursos disponíveis. Para outras informações ligar na secretaria da paróquia e falar com Amanda ou Bianca,

no telefone: 3472-7751 ou 3471-1461.

Nossa paróquia recebeu pela segunda vez a reu-nião dos Padres indianos para um encontro em nos-sa Igreja. O evento, que já acontece há mais de 18 anos em nosso país, é uma forma de matar um pou-

co da saudade da terra natal, trocar experiências e orar. O encontro foi encerrado com a celebração de uma missa de abertura do ano jubilar de nosso pá-roco no dia 10 pelos 25 anos de sacerdócio.

BailE da faMÍliaTodas as sextas feiras na ma-

triz acontece o baile da família das 20:00 as 24:00 horas. Os convites custam apenas R$ 5,00 reais. A consumação é a parte e a mesa é grátis! Contamos com a dupla Marrom e Mendonça para animara a noite! Venha com sua família se divertir com a gente!

ExcurSãO ParaaParEcida

No próximo dia 27 de abril irá acontecer a Romaria dos Vicenti-nos para Aparecida. O valor é de R$ 50,00 reais. Para outras infor-mações entrar em contato com Valdenora – tel : 3594 – 4565 ou Gilberto – tel: 9159 – 6300.

MédicOA partir de agora nosso Centro Patoral também conta com aten-

dimento médico, as especialidades são clínico geral e gastro. O horá-rio de atendimento é das 16:00 as 21:00 horas todos os dias aqui na Centro Pastoral. O valor da consulta é de apenas R$ 35,00 reais.

milhares de agentes por todo território nacional, esta pas-toral atua em três dimensões: solidária, comunitária e políti-co-institucional.

Aqui em nossa paróquia também contamos com esta pastoral que é coordenada pela Irmã Meire, que juntamente com a sua equipe visita do-entes em hospital, nas casas, levam a comunhão para todos que precisam!

Page 8: Jornal Estrela do Litoral - Abril

abril • 20138 Estrela do LitoralEL

um pouco de história

SaNTO ExPEdiTO

ParTE 2

Continuando nossa história da vida de nosso pároco, falamos no capítulo anterior que padre Tho-mas ficou por um breve momento como vigário paroquial na Paró-quia Sant´ana em Itanhaém.

Em 17 de janeiro de 1995 chegou a nossa Paróquia Nossa Senhora das Graças e cinco dias depois já assumiu como pároco. Na época nossa paróquia contava apenas com quatro comunidades.

Durante este período, fez pós-graduação em missiologia na Fa-culdade Nossa Senhora da Assun-

ção em São Paulo e parapsicologia na Faculdade Clap com o padre Quevedo.

A partir daí Padre Thomas não parou mais de trabalhar para me-lhorar e expandir a paróquia. Gra-ças a ele doze terrenos foram com-prados e oito igrejas construídas na terceira zona da cidade. Reformou e concluiu outras cinco igrejas.

implantou vários cursos para crianças, jovens, adultos e idosos sem preconceito de religião. Mui-tas crianças e jovens completaram o curso de Catequese e Crisma

e receberam seus Sacramentos. Realizou vários cursos de forma-ção da família. Foi responsável por vários casamentos comunitários, regularizando a situação civil e re-ligiosa de mais de 700 casais.

Cedeu espaço e auxílio espiri-tual para a recuperação de droga-dos, alcoólicos anônimos e narcó-ticos anônimos. Apoiou as obras e trabalhos da APAE. Promoveu campanhas de doação de sangue com a participação de mais de 1000 doadores. E seus trabalhos não pararam por ai!

A tradição apresenta Santo Expedito como sendo o chefe da 12ª Legião Romana. Essa legião localizava-se em Melitene, sede de uma das províncias romanas da Armênia. Era formada em sua maioria por soldados cristãos, sendo sua função primordial defender as fronteiras orientais contra os ataques dos bárbaros asiáticos. Santo Expedito desta-cou-se no comando dessa legião por suas virtudes de cristão e de chefe ligado à sua religião, ao seu dever, à ordem e à disciplina. Foi martirizado na Armênia e decapi-tado no dia 19 de abril de 303 sob o imperador Dioclesiano, que su-bira ao trono de Roma em 284.

Expedito levava uma vida de-vassa, mas um dia, tocado pela graça de Deus, resolver mudar de vida. Foi então que lhe apareceu o espírito do mal, em forma de cor-vo, e lhe segredou “cras” (palavra latina que significa amanhã). Isto é, adie sua conversão. Não te-nha pressa. Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o gritando “HODIE” (hoje). Por isso ele é invocado nos casos que exi-gem solução imediata, sendo co-nhecido como o “santo das cau-sas urgentes”. Também ajuda em processos na justiça e é protetor dos militares, jovens e viajantes. Ele acolhe e apresenta as nossas necessidades a Jesus, que com-

padecendo de cada um de nós, dá-nos o benefício de sua graça e misericórdia. Porém, espera que sejamos seus imitadores apres-sando a nossa mudança de vida e a prática da paz, da justiça, do amor e da caridade.Programação – Para home-

nagear este homem que não pen-sou duas vezes na hora de seguir nosso Deus, no próximo dia 19 de abril serão realizadas quatro mis-sas na Igreja de Santo Expedito que fica na Av. Presidente Kenne-dy, 9.943 - Balneário das Palmei-ras. Os horários das missas são: 8h, 10h, 17:00 e as 19h, sendo esta última uma missa campal solene com procissão luminosa.

fESTa dadiViNa

MiSEricórdia No primeiro domingo após

a páscoa foi celebrada a festa da misericórdia onde os fiéis passaram a tarde em louvor

e adoração ao Santíssimo Sacramento, pregação e

depois a Santa Missa!