jornal de gravatai, 28 de setembro de 2012

12
ANO 8 - EDIÇÃO 1535ª - DIÁRIO - SEXTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2012 - R$ 1,00 Circulação nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha INAUGURADO Posto de Saúde Santa Cecília está de casa nova Pág. 3 Vice-presidente da República veio de Brasília exclusivamente para participar de caminhada com o candidato e dizer que no caso de vitória do peemedebista vai “retirar” as portas de Brasília para a cidade POLITÍCA Michel Temer reforça apoio a Marco Alba Página 5 Entre livros, música e teatro Começa hoje, na Praça Dom Feliciano e no Sesc, a 26ª Feira do Livro de Gravataí ESPECIAL Pág. 7 COLUNA DO GABRIEL Contra superaumento do salário de vereadores... Pág. 4 POLÍCIA Dívida com tráfico pode ter motivado duplo assassinato Pág. 9 Contracapa CÃES ABANDONADOS Reforma do Canil Municipal fica pronta até dezembro Pág. 6 ESPORTE Câmbio movimenta a terceira idade Pág. 8

Upload: jornal-de-gravatai

Post on 24-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


25 download

DESCRIPTION

Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

ANO 8 - EDIÇÃO 1535ª - DIÁRIO - SEXTA-FEIRA, 28 DE SETEmbRO DE 2012 - R$ 1,00Circulação nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha

►inaugurado

Posto de Saúde Santa Cecília está de casa nova

Pág. 3

Vice-presidente da República veio de Brasília exclusivamente para participar de caminhada com o candidato e dizer que no caso de vitória do peemedebista vai “retirar” as portas de Brasília para a cidade

► PoLiTÍCa

Michel Temer reforça apoio a Marco Alba

Página 5

Entre livros, música e teatro

Começa hoje, na Praça Dom Feliciano e no Sesc, a 26ª Feira do Livro de Gravataí

► ESPECiaL

Pág. 7

►CoLuna do gaBriEL

Contra superaumento do salário de vereadores...

Pág. 4

►PoLÍCia

Dívida com tráfico pode ter motivado duplo assassinato

Pág. 9

Contracapa

►CÃES aBandonadoS

Reforma do Canil Municipal fica pronta até dezembro

Pág. 6

►ESPorTE

Câmbio movimenta a terceira idade

Pág. 8

► ELEiÇÕES

Page 2: Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

Gravataí, 28/09/2012 - Pág. 2 Opinião / Serviços

PREVISÃO DO TEMPO

LOTERIAS

AindA sem solução

Consumo do governo subirá 3,6% e das famílias, 4,2%

EConoMia

04 - 24 - 28 - 46 - 72

* Resultados Extra-oficiais

sextA-feirA - mín. 4°, máx. 17°

Sol com algumas nuvens. Não chove.

QuinA -Conc. 3006 - 27/09/2012

O Banco Central projetou um crescimento de 4,2% para o consumo das famílias no acumula-do de quatro trimestres encerrados em junho de 2013, segundo o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado nesta quinta-feira pela autorida-de monetária. O resultado, ressalta o documento, é maior do que a taxa de 2,5% vista no intervalo de quatro trimestres finalizado em junho de 2012.

— A evolução (é) consistente com as perspec-tivas relacionadas às trajetórias dos mercados de trabalho e crédito — ressaltaram os diretores da instituição no texto.

Já o consumo do governo deverá aumentar 3,6% nesse período analisado pelo BC, enquan-to os investimentos devem mostrar expansão de 1,4%. As exportações terão alta de 1,5% em 12 meses até junho do ano que vem e as importações, crescimento de 2,7%, no mesmo período. A esti-mativa do BC é de que a contribuição da demanda interna para o Produto Interno Bruto (PIB) desse período seja de 3,5 pontos porcentuais e a do setor externo fique negativa em 0,2 ponto porcentual.

Para o BC, o cenário prospectivo contempla ritmo de atividade mais intenso neste semestre e no próximo ano no Brasil, decorrente, em parte, dos efeitos das ações de política monetária imple-mentadas desde agosto do ano passado, que são defasados e cumulativos.

Diz ainda que a moderação do mercado de crédito e a materialização das trajetórias para as variáveis fiscais também se apresentam como as-pectos importantes do contexto doméstico. E que os desenvolvimentos domésticos indicam, no ho-rizonte relevante, um balanço de riscos neutro.

Ainda na avaliação do BC, após período em declínio, a confiança do empresário industrial continua em recuperação gradual. Em relação à confiança do consumidor e do empresário do se-tor de serviços, o BC avalia que ela tem recuado, apesar de ainda se encontrar em patamar eleva-do.

Ainda encontramos muitos descasos deixados pela antiga administração. Este da foto ao lado é apenas mais um, na rua Alvorada sobre a ponte do Arroio Barnabé parte da laje sobre a

pista de rolamento se rompeu e ao invés de ser trocada apenas isolaram o local que continua até esta data isolada. Mo-radores aguardam uma solução da atual administração. Voltaremos...

Prezados leitores, esta coluna também é sua. Para falar conosco, ligue (51) 3423.1792 ou 3421.3381.

[email protected]

registro nº 39987 do livro A-4

[email protected]@gmail.com

Filiado àADJORI

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2m ltda.CnPJ nº 03.851.285/0001-62tiragem – 8.000 exemplares

diretor geral: Moacir Oliveira Menezes diretor administrativo: Gabriel Diedrich departamento comercial: Adilson Mendes redação: Katterina Zandonai, Claudio Oliveira e Patricia Mello diagramação: Carolina Candido Colaboradores: Iara Maurente e Bruna Ramos

Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, nº 6125 - Pda. 64CEP 94.060-001 - Gravataí - RS - BrasilTelefones: (51) 3423.1792 - 3421.3381

Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores.

representante Comercial:(51) 3272-9595

Iara MaurenteJornalista - e-mail: [email protected]

AS GRAVATADAS

Ficha LimpaHá pouco mais de três

anos, quando começou no Brasil uma campanha para que fosse aprovada uma lei que impedisse pessoas com pendências jurídicas de se candidatarem, assi-nei a petição pública sem pestanejar.

Assinei, fiz campanha a favor, pedi que todas as pessoas conscientes fi-zessem o mesmo. Acredito que até o meu único leitor, inclusive, se lembra de quantas vezes abordei este assunto.

Defendi a Lei da Ficha Limpa muito antes da cas-sação da prefeita do PT de Gravataí, ocorrida no ano passado, e quando seria possível apostar que ela iria à reeleição. Portanto, não é assunto novo neste espaço, nem diz respeito à condição da atual candi-datura petista.

Esta semana, relendo colunas antigas constatei, também, que há anos su-giro que os eleitores es-colham pessoas desimpe-didas de processos, sendo insistentemente repetitiva ao dizer que é fundamen-

tal escolher com critérios, com consciência.

Hoje, não serei tão di-ferente. Não esperem de mim que eu mude agora, que a Lei da Ficha Limpa está aí, contribuindo para proteger nosso voto, para afastar da política pessoas que não foram suficien-temente cuidadosas com seus mandatos, com suas próprias vidas levadas aos palanques políticos.

FantasiaEm Gravataí estamos

vivendo uma situação quase fantasiosa, baseada numa brecha legal. O can-didato do PT, Daniel Bor-dignon, está impugnado, até prova em contrário. Está enquadrado na Lei da Ficha Limpa, ou seja, é ficha suja, e por isso já foi condenado em duas das três instâncias possíveis: pela Justiça Eleitoral, em Gravataí, e no Tribunal Regional Eleitoral. Para sair desta, só no Tribu-nal Superior Eleitoral. O recurso dele está entre os mais de 14 mil que aguar-dam julgamento no TSE, em Brasília, sem prazo

para ser analisado.Assim, há uma espécie

de fantasia na campanha dele, que usa de todos os meios possíveis para dizer ao povo que o voto que re-ceber terá valor.

Pois digo com todas as letras: votou, não valeu! Posso desenhar também, quer?

Para Bordignon são duas as hipóteses possí-veis. O recurso que está no TSE resulta numa ab-solvição do candidato, antes da eleição, no dia 7 de outubro; então tudo fica legalmente possível e ele segue fazendo campa-nha, pedindo voto e, caso faça mais que os outros, poderá assumir tranquila-mente no dia 1º de janeiro. Outra possibilidade é ter seu recurso negado. Neste caso, deixa definitivamen-te de ser candidato, como aconteceu há quatro anos, quando a cidade viveu esta mesma situação esdrúxu-la. Neste segundo caso, não pode ser votado e, por óbvio, não poderá assumir como prefeito.

Então, se não houver o julgamento do recurso

do candidato Daniel Bor-dignon até o dia 7 é sim-ples entender que ele não é candidato, uma vez que está de pé, rígida e ere-ta a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Qual a difi-culdade de entender isto?

A dificuldade está sen-do insistentemente alimen-tada pela candidatura, pois a brecha a qual me referi permite que até o último recurso ele possa fazer campanha.

Assim, presta um des-serviço à democracia di-zer às pessoas que o voto terá valor. Só terá valor se for retirada da sua can-didatura o carimbo de Fi-cha Suja. Até lá, e se isto ocorrer, cada voto dado ao candidato petista será simplesmente ignorado no somatório dos votos váli-dos. Vou perguntar, outra vez, entendeu?

RecadinhoEsconder a verdade faz

mal à democracia.

18 - 20 - 21 - 22 - 25

Page 3: Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

Gravataí, 28/09/2012 - Pág. 3

Desde a últi-ma quarta-feira (26),

a Unidade de Saúde da Família Santa Cecí-lia, funciona em novas instalações, na Estrada Barro Vermelho, 375, no bairro Santa Cecília. A nova sede do servi-ço foi inaugurada pelo prefeito Acimar Silva, acompanhado de secre-tários, da equipe da uni-dade e de representantes da comunidade.

– Agradeço a todos que aqui comparece-ram e faço meu especial agradecimento a este jo-vem secretário munici-pal, Régis Fonseca, pelo empenho em reformular a saúde em nosso muni-cípio – disse o prefeito.

– Estamos investin-do 23% da arrecadação do município em saúde. O Régis e sua equipe têm realizado um esfor-ço muito grande em prol dessa área.

A realidade de Gra-vataí não é diferente dos outros municípios. Fal-tam médicos, apesar de nosso esforço em con-tratá-los – destacou.

O prefeito também falou dos profissionais da saúde que se des-dobram para atender a população e anunciou, para os próximos dias, mais duas reentregas de unidades e, para breve, a Policlínica Municipal.

O secretário Régis

observou que, na oca-sião a administração municipal está come-morando mais uma ação especifica, que é a en-trega de um novo espa-ço, mais adequado para atender à comunidade.

– Esta unidade foi pensada com todo o carinho e podemos, ao longo do tempo, melho-rar, ainda mais, o aten-dimento. A comunidade merece uma unidade própria e um atendi-mento diferenciado – discursou.

PoesiaO vice-presidente do

Conselho Municipal de Saúde, Rafaeli Marques da Silva, cumprimentou todos e disse acreditar

no empenho da equi-pe de saúde para que a nova unidade dê bons frutos.

– Acreditamos que eventos como este de-vam se realizar na cida-de durante o ano, pois são de grande importân-cia para a comunidade – avaliou.

Nair Müller, usuá-ria do serviço, fez uma poesia saudando a nova unidade e agradecendo ao prefeito e ao secretá-rio o esforço de entregar para a comunidade as novas instalações.

– Há cinco anos, fre-quento o espaço. Conhe-ço bem a toda a equipe e hoje estou muito feliz – ressaltou.

estrutura an-tiga

A Unidade de Saúde da Família Santa Cecília começou suas atividades em 2006. A estrutura da antiga unidade já não atendia às necessidades da população.

O prédio agora conta com um gabinete mé-dico e de enfermagem, sala de vacinação, de curativo, de triagem e acolhimento.

Há também uma sala para atividades em gru-po, recepção, três ba-nheiros, sendo um deles adaptado, cozinha, des-pensa e área de circula-ção.

Moradora do bairro Santa Cecícila, Celina Silva Gelinger frequen-ta a unidade há mais de dois anos.

– O atendimento já era muito bom. Com a casa nova, vai ficar óti-mo – comemorou.

O mesmo entendi-mento tem Nestor Joel Pires, que faz parte do grupo de hipertensos.

– Quatro vezes por mês estou aqui na uni-dade. O atendimento é de primeira, e agora será ainda melhor – afirmou.

Geral

Essa é uma coluna do povo para criticar elogiar e botar a boca no trombone sobre aquilo que os leitores entenderem por certo ou errado. Entre em contato com a redação, pelo

telefone 34213381 ou mande seu e-mail para [email protected] mande seu telefone e endereço.

Senha do dia:“Daqui dez dias a cobra vai fumar!...”

nÃo se DeiXe enganarNinguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem

a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade), aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, conde-nai-as. Porque o que eles fazem em oculto, até dizê-lo é torpe. Mas todas essas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. (Efésios 5:6-14 ARC). Vale também para político mentiroso e enganador...

CaniL MuniCiPaLOs funcionários do Canil Municipal estão postando nas redes sociais,

diariamente, tudo que acontece no dia a dia com referência ao tratamento dos cães, para que todos possam ver. Segundo a coordenadora do Canil, tudo que está ao seu alcance está sendo feito no tratamento e encaminha-mento dos animais para adoção. Tudo está sendo cumprido, como o aten-dimento aos cães maltratados ou acidentados, fatos que ocorrem diaria-mente e são levados para lá.

CaniL MuniCiPaL iiNa última quarta-feira (26), foi atendido pela equipe da guarda do

canil municipal uma denúncia de maus tratos na parada 79 de Gravataí, onde foi relatado que havia três cães nessa situação. Quando a equipe che-gou ao local constatou que um estava gordo e dois bem magros, e que só havia dois menores na residência. Eles foram notificados e nova visita à residência foi agendada. Em outra ação, um cachorrinho cego que estava abandonado na ERS-118 foi resgatado pela Guarda do Canil, sendo que a operária de uma fábrica das proximidades ficou com ele até que a equipe chegasse ao local. No mesmo dia, outro animal foi resgatado próximo à padaria Nutripam, com Cinomose, já chegou ao canil morto, pois estava muito mal. Outro animal, cego e que estava solto na ERS-118, foi resga-tado por dona Edna Goulart. Vendo que o cãozinho corria sério risco, ela chamou a equipe do canil que fez o resgate.

sÃo Muitas DenÚnCiasA coordenadora Márcia Becker, juntamente com a equipe de guardas

do Canil, atenderam 08 (oito) denúncias de maus tratos, sendo que só dois casos foram confirmados. As pessoas donas dos cães foram notificadas e a partir de agora a situação dos animais terá acompanhamento da equipe responsável pelo canil.

ProtestoA leitora Julieny Silva de Almeida, estudante do Colégio Estadual

Barbosa Rodrigues, entrou em contato com a redação do JG para reclamar que o ensino médio noturno de sua escola está sem professor de Matemá-tica e Física já faz alguns meses. Julieny conta que o diretor do colégio foi informado na 28ª Coordenadoria de Educação que eles não irão mandar professor, e que a escola deveria se “virar” com os professores que tem, sendo que não há nenhum professor com carga horária disponível. A es-tudante relata que os alunos resolveram fazer uma paralisação, um dia de “greve”, nesta sexta-feira (28), às 19h, em frente à escola.

Protesto iiA aluna informa ainda que serão produzidos cartazes e muito barulho

para protestar contra o Governo do Estado. “Gostaríamos de contar com a presença de vocês na cobertura, quando estarão presentes vários can-didatos a vereadores e prefeito de Gravataí. Desde já agradeço e peço a confirmação de vocês. Estou no 3° do ensino médio e se não encontrarmos uma solução estaremos sem formatura e sem possibilidade de formatura este ano. Obrigada Julieny Silva de Almeida.” Estaremos lá, pode contar com a gente.

traBaLHo eXtraMesmo com a redução das chuvas, a Prefeitura mantém o alerta para

áreas de risco do Município. Nas últimas semanas, foram cerca de 80 aten-dimentos realizados pela força-tarefa, em Gravataí. O mutirão é composto pelas secretarias municipais de Assuntos para Segurança Pública, através da Guarda Municipal, Serviços Urbanos, Trabalho, Cidadania e Assistên-cia Social, Fundação Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. É isso aí moçada: “se vira nos trinta!”

Nova sede do serviço vai atender melhor a população

FOTOS MARiLENE ZANDONAi

Novas instalações, em prédio locado na Estrada do Barro Vermelho, foram inauguradas na última quarta-feira

Posto Santa Cecília funciona em novo endereço

Prefeito destacou trabalho da Secretaria da Saúde

Page 4: Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

Gravataí, 28/09/2012 - Pág. 4 Opinião

e-mail:[email protected] - Fone: 3421.3381

Jogando pra torcida

“O sujeito que ousar defender o aumento do salário dos vereadores, não deve ter o menor brio em sua face”.

Ailton Goularte, candidato a prefeito pelo PDT

Hoje tem debate na internet

Os prefei-turáveis têm na manhã de hoje, às 10h, uma nova oportunidade

de mostrar como pretendem governar a Aldeia. Grava-taí terá o privilégio de ser a primeira cidade gaúcha com debate eleitoral transmitido pelo site G-1 (www.g1.com.br/rs). Mediado pelo jorna-lista Cláudio Brito, o debate terá os mesmos moldes da TV, com tempos pré-estabe-lecidos para perguntas, res-postas e comentários, direto dos estúdios da RBS TV.

Segundo a produção da RBS Eleições, o progra-ma deverá ter duração de uma hora e meia, ao vivo. O material não ficará dis-ponível para acesso futuro nem poderá ser usado pelas candidaturas. As assesso-rias dos candidatos estive-ram reunidas no último dia 18, na sede da RBS TV. No sorteio, ficaram definidos os cruzamentos.

Contra o superaumento acima de 40%...

O Sindilojas ensaiou uma mo-bilização de empresários, mas não aconteceu. Quem

apareceu na Câmara de Vereadores du-rante a sessão de ontem para protestar contra o autoaumento acima de 40% no salário dos parlamentares, foi outro gru-po de cidadãos.

Representantes da Assembleia Na-cional dos Estudantes – Livre (Anel), do Cpers/Sindicato e do PSTU, se con-centraram no Parcão da 79, por volta das 16h. Com uso de um megafone ficaram ali por meia hora explicando à população que se tratava de um movimento aparti-dário, contrário à barbaridade que seria os vereadores reajustarem seus salários atuais de R$ 7 mil, para R$ 10 mil – va-lendo a partir de janeiro de 2013. Expli-caram também que protestavam contra o aumento desde domingo através de redes sociais e ainda colhendo assinaturas em escolas e nas ruas da cidade.

A ideia era apresentar as assinaturas com um termo de compromisso a ser en-tregue ao presidente da Câmara, vereador Vail Corrêa, no qual ele se compromete-ria a retirar o projeto da pauta. Com es-tas propostas, o grupo saiu do Parcão e rumou para a Câmara, onde chegou por volta das 17h, antes da sessão iniciar. Encontraram Vail entrando na garagem da Casa e entregaram o documento, mais

tarde lido na sessão a pedido dele mes-mo.

O reajuste não estava na pauta. Talvez pudesse entrar via acordo de lideranças, mas o fato é que não entrou. Ontem, seria o prazo final para votar o reajuste para a próxima Legislatura, com efeito cascata sobre salários do prefeito, vice e secre-tários.

Cerca de 20 minutos depois de inicia-da, cumprida a pauta (baixada por pedi-dos de vista), a sessão foi encerrada pelo presidente.

Os manifestantes, que até ali haviam se limitado a expor seus cartazes e faixas contrárias ao reajuste, soltaram então pa-lavras de ordem, comparando os salários

dos parlamentares com os de trabalhado-res da iniciativa privada. Pouco depois, mais calmos, conversaram com os ve-readores Marcio Souza e Cau Dias. Nos bastidores, o comentário irônico era de que a manifestação havia reunido “toda” a militância do PSTU, cujo candidato a prefeito, Sadao Makino, estava presente.

Justiça reconhece autoria de crime eleitoral

A juíza Mariana Silveira de Araújo Lo-pes, da 173ª Zona Eleitoral, julgou proce-dente a representação da coligação “Grava-taí Mais Humana e Mais Moderna” contra a coligação “Coragem Para Mudar”, da candidata Anabel Lorenzi (PSB), referente à propaganda eleitoral irregular quando da distribuição de mídias (CD’s) contendo gra-vações desabonadoras contra o candidato Marco Alba (PMDB) na madrugada de 31 de agosto. A magistrada ainda determinou a imediata cessação de sua distribuição.

Em sua decisão, a juíza presumiu a auto-ria do crime eleitoral em função da revelia (silêncio) da coligação “Coragem Para Mu-dar” quanto à representação e do conteúdo de página da rede social Facebook, de Cláu-dio Ávila, filiado e militante do PV, que in-tegra a coligação da candidata Anabel.

Termo de compromisso dos manifestantes foi lido na sessão

FOTOS CLAuDiO OLiVEiRA/JG

Grupo protestou em silêncio com faixas e cartazes

E às vezes nem perna ela tem. O que o candidato da fala mansa (aquele mesmo) anda dizendo no seu carro de som são mentiras das mais deslavadas, das muitas da coleção dele. Afirma que já estão garantidos R$ 65 milhões do PAC II para obras em Gravataí. Que vai construir um Hospital Público, novo acesso à Freeway, etc. Esta é uma lorota que só quem não está de posse de suas faculdades mentais é capaz de acreditar.

Se há alguma (verba) programada para Gravataí, com certeza não foi coisa do “candidato” impugnado e reimpugnado aqui, ali e, muito provavelmente, acolá! Deve ser pela insistência da atual administra-ção.

Da mesma forma, a chamada “alça da Nutrella” dorme pacifica-mente nas gavetas da ANTT desde 14 de abril de 2010, quando ele e a vice, vereadora Tania Ferreira, estiveram em Brasília e lá receberam a promessa que o caso seria estudado.

Outro absurdo está num dos milhares de jornais distribuídos. O fala mansa diz que construiu a unidade de saúde da Cohab A. Mentira deslavada. Aquela unidade foi feita no terceiro ano do governo Sta-sinski. Conta outra, que estas já cansaram.

Prestígio presidencialÉ de se destacar o importante apoio recebido

pelo candidato a prefeito Marco Alba do vice-presidente da República, Michel Temer, que veio ao Estado exclusivamente para visitar Gravataí e trazer sua manifestação de confiança na compe-tência administrativa de Marco, a quem disse que as portas de Brasília não somente serão abertas como derrubadas para que a cidade acompanhe o desenvolvimento do Brasil. Temer fez questão de assegurar que Marco tem grandes chances de vitória e fará uma bela administração.

Michel Temer traz apoio a Marco Alba

Page 5: Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

Gravataí, 28/09/2012 - Pág. 5

Michel Temer veio a Gravataí para apoiar Marco AlbaGeral

Vice-presidente da República deixou Brasília para participar exclusivamente de caminhada com o candidato a prefeito do PMDB

Gravataí recebeu na tarde desta quinta-feira (27)

a visita do vice-presidente da República, Michel Te-mer, que veio à cidade espe-cialmente para oferecer seu apoio à candidatura de Mar-co Alba (PMDB) a prefeito.

Marco Alba agradeceu a Michel Temer “por esta deferência ao Estado do Rio Grande do Sul” e acres-centou que será uma honra poder retribuir a visita pes-soalmente, representando o município de Gravataí em Brasília. Para o candidato a prefeito, a presença do vice-presidente no Município de-monstra a boa relação que a Prefeitura terá com o Gover-no Federal.

— Nós não vamos só abrir as portas para Grava-taí, vamos derrubar todas as barreiras que possam impe-dir um relacionamento flui-do com a administração da cidade e o governo federal — disse Temer.

Acompanhado do depu-

tado federal Eliseu Padilha e do presidente estadual do PMDB, Ibsen Pinheiro, Te-mer desembarcou no Ae-roporto Salgado Filho, por volta das 14h, e de lá, acom-panhado pelo candidato Marco Alba, seguiu direto para a Praça Borges de Me-deiros, em frente à Prefeitu-ra.

Recepcionado na cidade pelo prefeito Acimar Silva, Temer liderou uma cami-nhada ao longo da avenida Loureiro da Silva até a Praça do Quiosque. Durante o tra-jeto, Marco Alba e o vice-presidente ganharam o cari-nho da população. Enquanto visitavam o comércio, segui-dos de dezenas de militantes que seguravam bandeiras e manifestavam apoio ao can-didato, foram recebidos com gestos de alegria e sinais de vitória pelos gravataienses. Também esteve em Grava-taí o ex-secretário estadual de Saúde e deputado federal, Osmar Terra.

iBsen é MarCo“Eu conheço o Marco

Alba desde quando ele não tinha cabelos brancos”, dis-se o presidente estadual do PMDB, deputado federal Ib-sen Pinheiro. Segundo ele, Marco Alba tem se desta-cado na Assembleia Legis-lativa, sendo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, além de ser um mi-litante “absolutamente dedi-cado ao ideário do PMDB e com profundo conhecimen-to de administração pública pela larga experiência que tem”, disse.

O presidente do PMDB-RS fez projeção positiva em

relação à eleição de prefei-tos do partido em todo o Es-tado.

— Aqui em Gravataí estamos extremamente oti-mistas com a campanha pro-positiva, de alto nível que o Marco Alba está fazendo

e acreditamos na vitória — afirmou.

No Rio Grande do Sul, Ibsen Pinheiro acredita que o partido vai ampliar tanto o número de prefeitos quanto de vice-prefeitos e vereado-res.

ABANDONO DE EMPREGO

Esgotados nossos recursos de loca-

lização e tendo em vista encontrar-

se em local não sabido, convidamos

o Sr. Claudio da Silva, portador da

CTPS 8234887- série 00010 - RS, a

comparecer em nossa empresa NE

BARCELOS E CIA LTDA, a fim de re-

tornar ao emprego ou justificar as

faltas desde 05/09/2012, dentro do

prazo de 24hrs a partir desta publi-

cação, sob pena de ficar rescindi-

do, automaticamente, o contrato de

trabalho, nos termos do art. 482 da

CLT. NE BARCELOS & CIA LTDA . Av

Ely Correa, 1735 .B.Dona Mercedes

EDITAL DE PRIMEIRO PÚBLICO LEILÃO E NOTIFICAÇÃO

Dia: 15/10/2012 - Hora: 13 horas e 35 minutos. Local: Avenida General Flores da Cunha nº971, Centro – Cachoeirinha/RS. NAIO DE FREITAS RAUPP, Leiloeiro Oficial, estabelecido na Rua Rio Branco nº143, Bairro São Geraldo, CEP 94.150.330, Gravataí/RS, faz saber que, devidamente autorizado pelo Agente Fiduciário COMPANHIA PROVÍNCIA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, venderá na forma da lei (decreto-lei n.º 70 de 21.11.66 e regulamentação complementar), em Primeiro Público Leilão, no dia, hora e local acima referidos, o imóvel adiante descrito, para pagamento de dívida hipotecária em favor de EMPRESA GESTORA DE ATIVOS – EMGEA (cessionária do crédito da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL permanecendo esta apenas como gestora e administradora do crédito cedido) e de propriedade de MAURO CESAR RODRIGUES DE MENEZES, brasileiro, solteiro, maior, trabalhador sem vínculo empregatício, inscrito no CPF sob nº527.853.430-34, residente e domiciliado em Alvorada/RS – CONTRATO: 9.0844.9442.461-3 - SED: E-13.526/12 – IMÓVEL: Um terreno urbano, sem benfeitorias, constituído pelo lote nº19, da quadra “A-1”, do loteamento denominado “RESIDENCIAL PARQUE DA MATRIZ II”, situado na cidade de Cachoeirinha/RS, dentro do quarteirão formado pelas seguintes vias públicas: Ruas “4”, “5”, “1” e “6”; distando 40,00m, da esquina formada pelas rua “01”; com a área superficial de 200,00m²; medindo 10,00m de frente, ao Norte, com a rua “6” lado par; tendo nos fundos, ao Sul, a mesma largura de 10,00m, onde entesta com parte dos lotes nº09 e 10; dividindo-se por um lado, ao Oeste, na extensão de 20,00m da frente aos fundos, com o lote nº18; e, pelo outro lado, ao Leste, na mesma extensão de 20,00m da frente aos fundos, com o lote nº20. Matriculado no Registro de Imóveis de Cachoeirinha, RS sob nº20943 (vinte mil novecentos e quarenta e três). Imóvel a ser vendido nas condições em que se encontra, com possibilidade de estar ocupado. A venda será feita mediante pagamento à vista, podendo o arrematante pagar no ato, como sinal, 20 por cento do preço da arrematação e o saldo restante, devidamente atualizado, no prazo impreterível de 08 dias, sob pena de perda do sinal dado. O lance mínimo para a venda será no valor do saldo devedor do crédito hipotecário atualizado acrescido dos acessórios legais e contratuais, ou no valor da avaliação do imóvel, valendo o maior dos dois valores, que se sujeita, contudo, à atualização até o momento da realização da praça. O valor do crédito hipotecário e acessórios em data de 17/07/2012 é de R$ 41.343,14 (quarenta e um mil trezentos e quarenta e três reais e quatorze centavos), a ser atualizado. Débitos fiscais, condominiais, taxas de água e de Luz, comissão do leiloeiro e as despesas de execução extrajudicial serão de responsabilidade do arrematante. Ficam desde já intimados do presente leilão os mutuários acima indicados, caso não sejam localizados. O leiloeiro acha-se habilitado a fornecer aos interessados informações sobre o imóvel, no horário das 09 horas às 16 horas na Rua dos Andradas, n.º 1.781 sala 202, CEP 90.020-013 ou pelo fone 51-3227.3143 em Porto Alegre/RS – NAIO DE FREITAS RAUPP - Leiloeiro Oficial – Publicações nos dias 28/09/2012, 05/10/2012 e 15/10/2012 no Jornal de Gravataí.

Edital nº 153/2012

1 – UESLEI FERREIRA GIACOMELLI e JULIANA ROSSI 2 – MÁRCIO EUSTÁQUIO DA SILVA JÚNIOR e LUDIMARA FONSECA OLIVEIRA 3 – RAFAEL DE MARINS VARGAS e DARLISE BAIFFUS SILVA 4 – JULIANO CARDOSO e NATHALIA SCHVANTES DE AGUIAR BOTTINI 5 – GUILHERME ISSACAR MENDES e MARCIA ALVES LÖFF6 – WILLIAN MÜLLER DA SILVA e DÉBORA LILIANE DE MARINS 7 – GABRIEL MARTINS DA SILVA e AMANDA DA ROSA MAIA

CASAMENTOSVALECY CABELEIRA BITELO - Oficial do Registro Civil das Pessoas Natu-rais, faz saber, que se habilitaram para casar por este Cartório:

Gravataí, 28 de Setembro de 2012Valecy Cabeleira Bitelo

Oficial de registro

Quem conhecer algum impedimento, acuse-o na forma da Lei.Endereço: Av. José Loureiro da Silva, 1826 - Centro - Gravataí

publiCAçãO lEGAl

FOTOS DiVuLGAçãO/JG

Michel Temer caminhou com Marco Alba

Eliseu Padilha, Acimar Silva e Francisco Pinho acompanharam Temer e Marco

Acimar, Marco, Temer, Pinho, ibsen e Padilha

Michel Temer caminhou com Marco Alba

Page 6: Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

Gravataí, 28/09/2012 - Pág. 6 Geral

Obras do Canil Municipal ficam prontas em 90 diasNovas baias para os cães estão sendo construídas em uma área de 1.250 metros quadrados com um investimento de R$ 600 mil

►Melhorias começaram após nomeação de interventor pelo MPAs obras de am-

pliação do Ca-nil Municipal

devem ficar prontas até dezembro. Com um in-vestimento de R$ 600 mil o complexo localizado na Estrada Leonel Cabeleira Bitelo, junto à subprefeitu-ra do Distrito da Costa do Ipiranga, está sob restri-ção operacional devido às reformas, conforme infor-mou a Prefeitura.

Por este motivo, está re-colhendo apenas animais vítimas de maus-tratos ou acidentados, abrigando atualmente cerca de 200 cães.

Ainda conforme a Pre-feitura, a construção deve acabar em cerca de 90 dias e prevê a criação de no-vas baias em uma área de 1.250m², cada uma delas com capacidade para cinco cães. Ainda serão monta-das salas de cirurgia e de recuperação dos animais.

– O canil não está reco-lhendo cães de rua. Porém, está sendo feito um progra-ma de castração – explicou o secretário do Governo Municipal, Luiz Zaffalon.

CastraçÃoEm parceria com a ONG

Onda, a prefeitura está re-alizando o projeto “Gra-vataí, Cidade Amiga dos Animais”, em que serão castrados 100 cães mensal-mente.

A iniciativa também vai atender famílias carentes, que deverão comprovar a inscrição no Bolsa Famí-lia para receber o serviço. A inscrição e os trabalhos ocorrerão diretamente no Canil Municipal.

Em Gravataí, existem cerca de 50 mil animais

domésticos. Destes, 30 mil são cachorros, sendo que aproximadamente três mil estão abandonados. O con-trole populacional desses animais diminuirá os maus-tratos sofridos por eles e a proliferação de doenças.

O programa irá insti-tuir um sistema de identi-ficação e cadastramento no Município, por intermédio da microchipagem.

iMPortanteAtravés do 153 da Guar-

da Municipal, pode-se fazer denúncias de maus-tratos a animais.

FOTO BRuNA DE BEM

Novas baias ficam prontas dentro de 90 dias

Em março deste ano, o Ministério Público determinou que um interventor, o biólogo Jackson Muller, atuasse junto Canil Muni-cipal, para corrigir irregularidades denunciadas por organizações de proteção aos animais. A Prefeitura informou que a partir desta intervenção judicial, mesmo sem dispor de orçamento específico para tais despesas, investiu mais de R$ 70 mil na compra de equi-pamentos, remédios, ração e na infraestrutura do local.

Dia 4 de setembro, a Prefeitura lançou o Programa de Con-trole Populacional de Cães, campanha que vai promover a cas-tração de cães e conscientização da população. O projeto será realizado juntamente com o início das atividades de castração de 1.200 animais pela ONG Onda, contratada para realizar o tra-balho. Os cães castrados receberão chips e uma marca na orelha para a identificação visual e o controle dos animais. A iniciativa será promovida com o objetivo de atender famílias carentes, que deverão comprovar a inscrição no Bolsa Família para receber o serviço. A inscrição e os trabalhos ocorrerão diretamente no Ca-nil Municipal.

Na ocasião do lançamento do programa, o secretário de Go-verno, Luiz Zaffalon, disse que a intervenção foi muito impor-tante para agilizar o processo de compra dos materiais essenciais para a manutenção do canil.

– Esta é a primeira vez que o município dá atenção para a re-cuperação deste espaço. Sou um apaixonado por animais, e estou atento às questões que dizem respeito a eles – avaliou.

EDITAL DE PRIMEIRO PÚBLICO LEILÃO E NOTIFICAÇÃO

Dia: 15/10/2012 - Hora: 13 horas e 30 minutos Local: Avenida General Flores da Cunha nº971, Centro – Cachoeirinha/RS. NAIO DE FREITAS RAUPP, Leiloeiro Oficial, estabelecido na Rua Rio Branco nº143, Bairro São Geraldo, CEP 94.150.330, Gravataí/RS, faz saber que, devidamente autorizado pelo Agente Fiduciário COMPANHIA PROVÍNCIA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, venderá na forma da lei (decreto-lei n.º 70 de 21.11.66 e regulamentação complementar), em Primeiro Público Leilão, no dia, hora e local acima referidos, o imóvel adiante descrito, para pagamento de dívida hipotecária em favor de EMPRESA GESTORA DE ATIVOS – EMGEA (cessionária do crédito da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL permanecendo esta apenas como gestora e administradora do crédito cedido) e de propriedade de FRANCISCO DE PAULA MENNA BARRETO, brasileiro, servidor público militar, inscrito no CPF sob nº012.209.180-91 e sua mulher REJANE DIAS MENNA BARRETO, brasileira, do lar, inscrita no CPF sob nº012.209.180-91, residentes e domiciliados em Porto Alegre/RS – CONTRATO: 9.0844.9442.515-6 - SED: E-13.525/12 – IMÓVEL: Um terreno urbano, sem benfeitorias, constituído pelo lote nº01, da quadra “B-24”, do loteamento denominado “RESIDENCIAL PARQUE DA MATRIZ I”, situado na cidade de Cachoeirinha/RS, dentro do quarteirão formado pelas seguintes vias públicas: Ruas “17”, “18”, “43” e “1”; com a área superficial de 294,00m²; medindo 14,00m de frente, ao sul, com a rua “43”, lado ímpar; tendo nos fundos, ao norte, a mesma largura de 14,00m, onde entesta com parte do lote nº02; dividindo-se por um lado ao Leste, na extensão de 21,00 da frente aos fundos, com o lote nº30; e, pelo outro lado, ao Oeste, na mesma extensão de 21,00 da frente aos fundos, com a rua “17”, com a qual forma esquina. Matriculado no Registro de Imóveis de Cachoeirinha, RS sob nº20729 (vinte mil setecentos e vinte e nove). Imóvel a ser vendido nas condições em que se encontra, com possibilidade de estar ocupado. A venda será feita mediante pagamento à vista, podendo o arrematante pagar no ato, como sinal, 20 por cento do preço da arrematação e o saldo restante, devidamente atualizado, no prazo impreterível de 08 dias, sob pena de perda do sinal dado. O lance mínimo para a venda será no valor do saldo devedor do crédito hipotecário atualizado acrescido dos acessórios legais e contratuais, ou no valor da avaliação do imóvel, valendo o maior dos dois valores, que se sujeita, contudo, à atualização até o momento da realização da praça. O valor da Garantia Atual em data de 13/07/2012 é de R$ 35.828,01 (trinta e cinco mil oitocentos e vinte e oito reais e um centavo), a ser atualizado. Débitos fiscais, condominiais, taxas de água e de Luz, comissão do leiloeiro e as despesas de execução extrajudicial serão de responsabilidade do arrematante. Ficam desde já intimados do presente leilão os mutuários acima indicados, caso não sejam localizados. O leiloeiro acha-se habilitado a fornecer aos interessados informações sobre o imóvel, no horário das 09 horas às 16 horas na Rua dos Andradas, n.º 1.781 sala 202, CEP 90.020-013 ou pelo fone 51-3227.3143 em Porto Alegre/RS – NAIO DE FREITAS RAUPP - Leiloeiro Oficial – Publicações nos dias 28/09/2012, 05/10/2012 e 15/10/2012 no Jornal de Gravataí.

Convite para missa de 1 ano de falecimentoA família do ex-vereador Bernardo Clair Nunes da Silva convida os amigos

e familiares para a missa de um ano de seu falecimento.“A sua ausência nos causa profunda saudade, mas relembrar as alegrias

que você gerou entre nós é como se você aqui estivesse presente.”

Data: 29/09/2012Horário: 18h

Local: igreja Matriz nossa senhora dos anjos

Obras foram iniciadas depois que Ministério Público nomeou interventor

Juramento à Bandeira é nesta sexta-feiraOs jovens gravataienses nas-

cidos em 1994 e dispensados do Serviço Militar participam hoje da cerimônia de Juramento à Bandeira. A solenidade ocorre a partir das 9h, no Ginásio Al-deião, e é obrigatória a todos os adolescentes alistados, que

deverão levar o Certificado de Alistamento Militar.

Após a atividade, eles rece-berão o documento para retirar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e, só então, estará dispensado do Serviço Militar.

Todos aqueles que se alis-taram devem conferir no docu-mento se devem comparecer no final do mês ou na segunda etapa do juramento, em 26 de outubro. Na primeira ocasião, são espe-rados 800 jovens e, em outubro, cerca de 1500.

Page 7: Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

Gravataí, 28/09/2012 - Pág. 7Cultura

Começa a 26ª Feira do Livro de GravataíDe hoje até 4 de outubro Praça Dom Feliciano e Sesc abrigam a programação com muita música, literatura e teatro

Entre livros, muita músi-ca e teatro.

Assim o público será recebido de hoje até 4 de outubro na 26ª edi-ção da Feira do Livro de Gravataí. A pro-gramação abre hoje às 14h, na Praça Dom Feliciano, no Centro, em frente à Igreja Ma-

triz de Nossa Senhora dos Anjos.

A feira que tem como patrono o es-critor Luiz Coronel e homenageia o autor gravataiense Zenon Costa é fruto de par-ceria entre a Prefeitu-ra e o Sesc.

As atrações são gratuitas e abertas a

toda a comunidade.A ampla programa-

ção cultural do evento conta com vários des-taques. Por exemplo, nesta sexta, o Teatro do Sesc – Rua Anápio Gomes, 1241 – será palco para apresenta-ção do divertido espe-táculo teatral “Cãofu-são”.

Na Praça, tem con-tação de histórias com o grupo “Atuadores Pur’arte”. Já no do-mingo (30), às 20h, os músicos Humber-to Gessinger e Duca Leindecker, do grupo Pouca Vogal, inter-pretarão seus grandes sucessos. O teatro de rua “Corsários Inver-sos” será atração na

segunda-feira, 1º de outubro, na Praça da Feira.

Grandes nomes da literatura e do jornalis-mo também desfilarão pelo evento. Na terça-feira, 2 de outubro, às 14h, o consagrado es-critor infanto-juvenil Pedro Bandeira parti-cipa de bate-papo no Teatro do Sesc.

Na quinta-feira, 4 de outubro, para en-cerrar a feira com “chave de ouro”, o jornalista gaúcho Caco Barcellos parti-cipa de encontro com a comunidade a partir das 20h, também no Teatro do Sesc.

O encerramento oficial do evento será

no dia 5 de outubro, com o espetáculo “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, com a atriz Beth Gou-

lart. Essa atração terá ingressos a partir de R$ 5,00. Confira a programação no qua-dro:

FOTO DiVuLGAçãO/JG

Hoje tem bate-papo com a escritora Jane Tutikian no Sesc

►PROGRAMAÇÃO DA FEIRAHoje- 14h - Bate-papo com a escritora Jane Tu-

tikian (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

- 14h15 - Contação de histórias com “Atu-adores Pur’Arte” (Praça da Feira)

- 15h - Espetáculo teatral “Cãofusão” ba-seado no clássico “A dama e o vagabundo” (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

- 15h15 - Contação de histórias com “Atu-adores Pur’Arte” (Praça da Feira)

- 17h - Espetáculo teatral de rua “O ho-mem-banda” (Praça da Feira)

- 18h - Sessão de autógrafos com escrito-res locais (Praça da Feira)

- 18h30 - Happy Hour com Glau Barros (Praça da Feira)

- 19h - Bate-papo com a escritora Cintia Moscovich (Teatro do Sesc - Rua Anápio Go-mes, 1241)

- 20h - Espetáculo teatral “Casamento do Grande Mágico Maycon Estallone” - Grupo Girassol (Teatro do Sesc - Rua Anápio Go-mes, 1241)

amanhã - 29/09- 14h às 18h - Caricaturista Jerri Costa e

Taise Teixeira– Família Falcote – (Praça da Feira)

- 14h - Palestra com a pedagoga e escrito-ra Gladis Pedersen de Oliveira, com o tema: “A importância da literatura infanto-juvenil na educação da criança e do jovem” (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

- 14h15 - Sessão de autógrafos com a es-critora Ester Polli (Praça da Feira)

- 15h - Espetáculo teatral de bonecos “Tru-pi de Trapo” (Praça da Feira)

- 17h - Espetáculo musical com a Orques-tra de Metais Aléxius Follmann (Praça da Fei-ra)

- 18h - Sessão de autógrafos com o Home-nageado da Feira do Livro- o escritor (Praça da Feira)

- 19h - Happy Hour com Fernanda Este-

vão (Praça da Feira)- 20h - Espetáculo teatral “O fantástico

circo-teatro de um homem só”- Cia. Rústica (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

Domingo - 30/09- 14h às 18h - Caricaturista Jerri Costa e

Taise Teixeira – Família Falcote (Praça da Feira)

- 14h15 - Contação de histórias com Rosa-ne Castro (Praça da Feira)

- 14h às 18h - Espetáculo teatral “Lambe-Lambe” com Marcelo Tcheli (Praça da Feira)

- 15h - Contação de histórias com Rosane Castro (Praça da Feira)

- 16h - Espetáculo de rua “I-Mundo” – Grupo Mototóti – (Praça da Feira)

- 17h - Happy Hour com Fabrício Fortes (Praça da Feira)

- 18h - Sessão de autógrafos com o escritor Marcelo Ávila Marques (Praça da Feira)

- 20h - Espetáculo musical “Pouca Vogal – Gessinger + Leindecker” (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

segunda-feira - 1º/10- 14h - Bate-papo com o Patrono, o escri-

tor Luiz Coronel (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

- 14h15 - Contação de histórias com Elisa Lucas (Praça da Feira)

- 15h - Espetáculo teatral “Clube dos Cin-co” (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

- 15h15 - Contação de histórias com Elisa Lucas (Praça da Feira)

- 16h - Sessão de autógrafos com a escrito-ra Verlaine Terres (Praça da Feira)

- 18h - Abertura Oficial da Feira do Livro com a presença do Patrono Luiz Coronel (Pra-ça da Feira)

- 19h - Espetáculo teatral de rua “Corsá-rios Inversos” – Grupo Mosaico Cultural (Pra-ça da Feira)

- 20h - Bate-papo com o Patrono, o escri-

tor Luiz Coronel (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

- 21h - Espetáculo “A poesia e a música social brasileira” com Luiz Coronel e Sérgio Rojas (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

terça-feira – 2/10- 14h - Bate-papo com o escritor Pedro

Bandeira (Teatro do Sesc - Rua Anápio Go-mes, 1241)

- 14h15 - Contação de histórias com “Atu-adores por Arte” (Praça da Feira)

- 15h15 - Contação de histórias com “Atu-adores por Arte” (Praça da Feira)

- 16h - Apresentação do Coral Carlos Bina Sogil (Praça da Feira)

- 17h15 - Contação de histórias com “O Teatro de Caixa” (Praça da Feira)

- 18h30 - Sessão de autógrafos com escri-tores locais (Praça da Feira)

- 19h - Happy Hour com “Quiçá se fosse” (Praça da Feira)

- 19h30 - Bate-papo com a escritora Ma-rina Colasanti (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

- 21h - Espetáculo teatral “CTG Aldeia dos Anjos” (Teatro do Sesc - Rua Anápio Go-mes, 1241)

Quarta-feira – 3/10- 14h - Bate-papo com o escritor Cláudio

Levitan (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

- 14h15 - Contação de histórias com Paulo Bocca (Praça da Feira)

- 15h - Espetáculo teatral infantil “Porto Alegre no Livro das Crianças Perdida”, basea-da na obra de Cláudio Levitan (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

- 15h15 - Contação de histórias com Paulo Bocca (Praça da Feira)

- 17h15 - Espetáculo teatral de rua “O Bom Quixote” – Grupo Ueba (Praça da Feira)

- 18h30 - Happy Hour com o grupo “Ca-

valgando o vento” (Praça da Feira)- 19h - Bate-papo com a escritora Marcia

Tiburi (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

- 20h - Espetáculo teatral “A mulher que escreveu a bíblia” - adaptação da obra de Mo-acyr Scliar (Teatro do Sesc - Rua Anápio Go-mes, 1241)

Quinta-feira – 4/10- 14h - Bate-papo com o escritor Hermes

Bernardi Jr (Teatro do Sesc - Rua Anápio Go-mes, 1241)

- 14h15 - Contação de histórias com Bea-triz Myrrha (Praça da Feira)

- 15h - Espetáculo teatral “Para sempre terra do nunca” (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

- 15h15 - Contação de histórias com Bea-triz Myrrha (Praça da Feira)

- 17h15 - Espetáculo teatral de rua “A megera domada” – Grupo UEBA (Praça da Feira)

- 18h30 - Sessão de autógrafos com escri-tores locais (Praça da Feira)

- 19h - Happy Hour com Drika Carvalho (Praça da Feira)

- 20h - Bate-papo com o jornalista e es-critor Caco Barcellos (Teatro do Sesc - Rua Anápio Gomes, 1241)

sexta-feira – 15/10Espetáculo “Simplesmente Eu, Clarice

Lispector”Horário: 20hLocal: Teatro do Sesc Gravataí (Rua Aná-

pio Gomes, 1241)Ingressos: R$ 5,00 para comerciários e

dependentes com cartão Sesc/Senac, R$ 7,50 para idosos, estudantes e associados do Sindi-lojas Gravataí (mediante identificação formal), R$ 12,00 para empresários e dependentes com cartão Sesc/ Senac e R$15,00 para público em geral

Autor homenageado é o gravataiense Zenon Costa

Page 8: Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

Gravataí, 28/09/2012 - Pág. 8 Esporte

Jogo de câmbio faz a alegria dos idosos

Idosos de diversos bairros de Grava-taí se reúnem, duas

vezes por semana, no Gi-násio Aldeião, para pra-ticarem atividades físicas e esportivas, como o jogo de câmbio.

Ontem as ações tam-bém estavam inseridas na programação alusiva ao Dia Nacional e Interna-cional do Idoso, celebra-do no dia 1º de outubro.

O evento é promovi-do pela Prefeitura atra-vés da Assessoria de Po-líticas Públicas do Idoso (APPI).

O Brasil possui 21 mi-lhões de pessoas acima de 60 anos, segundo o último censo do Instituto Brasi-leiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), realizado em 2010.

Cuidar e criar mecanis-mos para que esta popu-lação tenha acesso a uma saúde pública de quali-dade, lazer e esporte é um papel que está sendo executado pelo executivo municipal.

— Estamos batalhan-do, criando políticas pú-blicas para os idosos, para garantir que os direitos deles sejam preservados e cumpridos — ressalta a assessora da APPI, Marle-ne Espíndola.

O coordenador dos Jogos Esportivos para a Terceira Idade, Gelson Robles, conhecido pelos alunos como professor Robles, assegura que a prática de atividades es-portivas contribui, e mui-to, para bom condiciona-mento físico e saúde da população idosa.

— Eles são competi-tivos e querem participar de todas as disputas pos-síveis. Já fomos a várias cidades competir e eles ficam muito satisfeitos — relata.

Mais saÚDe e aLe-gria

Mesmo após duas horas jogando câmbio, a apo-sentada Terezinha Souza, de 66 anos, continuava empolgada. Praticando a

modalidade há 12 anos, ela revela os benefícios obtidos através dos jogos.

— Eu tomava remédio para combater o reuma-tismo e, agora, não tomo mais. Minha pressão arte-rial está sempre estável. Mudei de vida. Não tenho depressão e quando me sinto chateada, trato de ir logo pra quadra encontrar meus colegas. Já conquis-tei 30 medalhas ao longo desse tempo — comemo-ra.

O aposentado Valdevi-no Sousa, 77 anos, come-çou a praticar o câmbio há um ano. Desde então, ele

passou a notar uma me-lhora satisfatória em seu condicionamento físico, além de ter feito novos amigos.

— Me sinto muito bem. Chego em casa muito me-lhor nos dias em que ve-nho para o Aldeião — co-menta.

P r o g r a M a ç Ã o Dos PrÓXiMos Dias

Sexta-feira, sábado e domingo – 28, 29 e 30/09

Contação de histórias na 26ª Feira do Livro de Gravataí. Local: Praça Borges de Medeiros;

Cerâmica encara o Grêmio amanhã

Os atletas do Cerâmica se reapresentaram ontem à tarde para um trabalho re-generativo. Somente os jo-gadores que não atuaram no empate com o Cruzeiro na noite da última quarta-feira realizaram um trabalho com bola no gramado do Viei-rão. No treino da tarde, um coletivo entre o time júnior do clube e os atletas que não vem atuando periodicamen-te nas partidas da Copinha.

O grupo completo do CAC tem reapresentação marcada para a manhã de hoje. Na programação, um trabalho tático, que deve servir para que o técnico Ben-Hur Pereira defina a equipe que enfrenta o Grê-mio.

O Cerâmica encara o clube portoalegrense neste sábado (29), às 15h30, no Centro de Treinamento do Grêmio em Eldorado do Sul. Com o empate, o Cerâ-mica permanece na 5ª colo-cação da tabela de classifi-cação do Grupo A da Copa Hélio Dourado, mas agora com 11 pontos.

Diversas atividades estão inseridas na programação alusiva ao Dia Nacional e Internacional do Idoso

Stock Car de volta ao

Autódromo de Tarumã

Depois de dois anos fora do calendário, o Autódromo Internacional de Tarumã volta a receber a principal categoria do automobi-lismo nacional. No próximo domingo (30), acontece a 9ª etapa da Copa Caixa Stock Car com largada às 9h30.

A pista, localizada no município de Via-mão, recebeu uma série de melhorias estrutu-rais e de segurança.

Os boxes são a principal novidade. Toda

estrutura que existia no local foi derrubada e construída novamente, dentro dos padrões atuais exigidos pelos competidores. Na pista a novidade são áreas de escape. O traçado não sofreu qualquer modificação.

O campeonato é liderado por Cacá Bueno com 115 pontos, seguido de Ricardo Maurício com 112. Em 3º lugar está Daniel Serra com 99 e em 4º Valdeno Brito com 94, empatado com Max Wilson.

A última prova disputada em Tarumã foi no ano de 2009 e teve vitória de Luciano Burti. O Autódromo de Tarumã faz parte da história da categoria, já que no dia 22 de abril de 1979 foi realizada a primeira prova do Campeonato Brasileiro de Stock Car.

A arquibancada custa R$ 30,00 e o passe de visitação nos boxes custa R$ 60,00. Os in-gressos podem ser adquiridos através do site oficial http://stockcar.globo.com/.

Page 9: Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

Gravataí, 28/09/2012 - Pág. 9polícia

Três novas agentes e mudanças na

delegacia da Mulher

A chegada de três no-vas agentes e a saída de dois policiais, provo-cou mudanças na Dele-gacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). As policiais, que são oriundas da últi-ma turma de inspetores e escrivães da Polícia Ci-vil, já estão lotadas na distrital que segue sendo comandada interinamen-te pela delegada Adria-na Regina da Costa, que é diretora da 1ª DPRM.

Com as mudanças, o Setor de Investigações (SI) passou a ter como chefe o inspetor Lindo-mar Coelho, que assu-miu o cargo no lugar de Raquel Ravalha, que foi para o Departamento Estadual de Investiga-ções Criminais (Deic), na Capital. Com a saída de Kilnei Lima, que foi para a 1ª DPRM, a escri-vã Fabiana Cônsul tam-bém passou a atuar na SI.

Já as novas agentes, as escrivãs Daniela Fer-nandes e Carine Morei-ra, e a inspetora Carina Silva, passaram a atuar no Cartório, juntamen-te com a escrivã Najara Moraes, que já trabalha-va no setor. Fechando o quadro, ainda trabalham na DEAM a assistente social Marta Panizzutti e a estagiária Andréa Roos.

O depoimento de familiares de Saralise Dotta,

de 25 anos, e Tatiani Mi-chele Azevedo Camargo, de 24, confirmaram a hipó-tese levantada pela Polícia Civil de que as duas teriam morrido por alguma dívi-da relacionada ao tráfico de drogas. A suposição foi reforçada pelo depoimento

prestado por familiares on-tem à tarde.

Segundo o chefe da equipe de homicídios da 1ª Delegacia de Polícia, Jair Gonçalves, os familiares relataram que as duas mu-lheres utilizavam drogas e acreditam que as mortes te-nham ocorrido devido a al-guma dívida adquirida com algum traficante.

— Vamos atrás dos tra-ficantes que repassavam os entorpecentes para elas. Estas informações só refor-çam o que já acreditávamos, até mesmo pelo modo como foram executadas, que a dí-vida está relacionada ao uso de drogas — disse.

Além do envolvimento com drogas, os familiares teriam confirmado também a outra informação que a polícia tinha, de que as duas vinham se prostituindo às margens de ESR-118.

— Uma delas a gente tinha certeza que vinha tra-balhando no local, mas a confirmação de que a outra também fazia ponto foi dada pelos familiares, através de depoimento — relatou.

Segundo Gonçalves, com o depoimento dos fa-miliares, a polícia vai ten-tar refazer os passos das vítimas, embora estes não tenham acrescentado muito

para tanto.— Não souberam nos di-

zer onde elas moravam, por exemplo, mas, em compen-sação, deram outras infor-mações que vamos checar — disse.

Gonçalves revela ainda que a polícia vai atrás dos dois carros utilizados pelos criminosos.

— Temos informações de que carros foram utiliza-dos, o que já é uma grande coisa. Logo vamos ter novi-dades — assegura o agente.

CRImESaralise e Tatiani foram

encontradas mortas e par-cialmente queimadas na madrugada da última se-gunda-feira, sob uma ponte próxima ao Distrito Indus-trial de Gravataí.

Na cena do crime, os agentes recolheram um car-tucho de pistola .40, arma que é de uso restrito.

Informação foi repassada por familiares em depoimento prestado ontem

Dívida com traficantes pode ter causado a morte de mulheres

Saralise Dotta Tatiani Michele Azevedo Camargo

FoToS PATriCiA Mello/JG

Inquérito de morte na Neópolis foi encaminhado ao JudiciárioA equipe de homicídios da 1ª Delega-

cia de Polícia de Gravataí já encaminhou ao poder Judiciário o inquérito da morte de Valdoir Ramos da Costa Filho, de 30 anos, executado a tiros na noite do dia 23 de junho passado, na Vila Neópolis.

Os suspeitos, E.L.M.R., de 19 anos, e M.N.S., de 25, foram indiciados por homicídio qualificado consumado pela morte de Filho e também por homicídio qualificado tentado com relação a outra vítima, R.C.F., de 28, que conseguiu so-breviver.

A dupla, que está presa em cumpri-

mento de temporária desde o dia 13 passado, quando foi detida durante a Operação Tentáculos II, foi submeti-da a procedimento de reconhecimento pessoal. Foram apontados como os au-tores, segundo o chefe da equipe, Jair Gonçalves.

Pelo apurado pela polícia, no dia do crime, por volta das 19h, as duas víti-mas tinham parado em um bar para pe-gar cervejas e, em seguida, iriam para a casa do parente de um deles.

Conforme o policial, quando Fi-

lho desceu do veículo Twingo, que era conduzido pelo sobrevivente, E.L.M.R. apareceu, caminhando e começou a ati-rar contra as duas vítimas.

Gonçalves diz que o outro detido, M.N.S., veio conduzindo um veículo Monza e resgatou o jovem que atirou.

Filho, que foi atingido com tiros na cabeça e pescoço, chegou a ser socorri-do, sendo encaminhado ao hospital, mas faleceu. Já R.C.F. foi alvejado com tiros no rosto, braço esquerdo e tronco, mas conseguiu se recuperar.

Valdoir ramos da Costa Filho

Suspeitos foram indiciados

Page 10: Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

Gravataí, 28/09/2012 - Pág. 10

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO 124

CABCAUTELOSO

RNSUSANMAHATMAE

CAAIACTHNIMBOEROSIVOS

BRAMOUDFIRMEMENTE

SOBCOBTOPOSTA

AIPIMBTURCOBERTOR

PARADEIRO

Qualidadeque distin-gue algo

ou alguém

Poderosa"arma" dedefesa docanguru

Sufixo de"ferrosa":cheia de

Objetos daarte doMestreVitalino

Antônimode "impru-

dente"

(?) Saran-don, atriz

A respeitode, eminglês

Terroristatípico da

militânciaislâmica

O animalque se en-contra emextinção

Elementoda com-bustão

(símbolo)

Formaçõesmais durasda cana-

de-açúcar

Prefixopresenteem "co-autor"

Respon-sável

legal porum menor

Ingredi-ente dobobó decamarão

(?) Mort, persona-gem de

Verissimo

Turismo(abrev.)

Dois elementosquímicos metálicos"Se (?) Rua FosseMinha", ciranda

(?)Gandhi:pregou a

(?) Stoker,autor de"Drácula"

Os efeitos da chuva edos ventosno relevo

De formasegura

À sombrade

Contrária(a ação)Levar a

(?): perder

Nuvem es-cura queprenuncia

chuva

Actínio(símbolo)1.004, emromanos

MantaLocaliza-ção (depessoa)

nãoviolência

Comigo?"de "Dança

U

N

H

A

4/bram. 5/about — nimbo — susan. 7/mahatma. 8/erosivos.

CHAsQue

EntretenimentoEntretenimento

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora

MalhaçãoDinho sofre com muita dor e Lia

tenta mantê-lo acordado. Ju perce-be a ausência de Dinho e Lia, e Ce-zar vai com Fera e Gil procurar os dois. Tico conta para Bárbara que viu Mário beijando Alice. Lorenzo e Paulina se preocupam com Tatá. Mário e Alice combinam de viajar. Ana sugere promover uma festa na casa de Bruno.Lia e Dinho co-meçam a se entender. Lorenzo diz a Paulina que vai pedir o divórcio a Raquel. Marcela e Isabela recla-mam de Lorenzo e Leandro. Ana fica enciumada ao ver Bruno bei-jando Gisá. Ana confessa a Bruno que mentiu para ficar perto dele. Dinho beija Lia.

lado a ladoZé Maria reclama por Isabel pa-

gar sua conta na confeitaria. Teresa pede para Praxedes conversar com Eulália sobre Sandra. Constância instrui Luiza com os preparativos para o jantar. Laura ouve Cons-tância contar para Carlota sobre a moça que se ofereceu para Edgar. Isabel sente-se mal durante o jantar e Zé Maria fica preocupado. Ma-dame Besançon reclama da comi-da de Isabel.

ChEIaS dE ChaRMEA emissora ainda não divulgou

o último capítulo

avEnIda BRaSIlIvana se enfurece com Nina e

Tufão fica perturbado. Jorginho li-berta Nina da cadeia. Santiago diz a Lucinda que não deporá contra Carminha para ajudar Nina. Ivana confronta Max e vai à casa de Jor-ginho para falar com Nina. Cadi-nho fala para Alexia sobre a conta que tem na Suíça e afirma que ela precisa provar que o ama de verda-de. Verônica, Noêmia e Pilar levam água para casa em baldes. Suelen garante a Leandro que vai transfor-má-lo em um astro. Max se enfure-ce com Carminha, persegue Lúcio e acaba causando um acidente. Jorginho e Nina vão conversar com Tufão.

REBEldERoberta fica magoada após Die-

go devolver os presentes. Penélope diz a Alice que deseja conhecer Franco. A estudante quer se encon-trar com o pai da rebelde. Marcelo pede a Becky para ser o padrinho de casamento. Márcia vê Roberta chorando e tenta ajudar a amiga. Cris sente ciúmes de Marcelo. Pilar tenta entrar no sótão mas Miguel a impede. diretor continua com seu comportamento estranho.

Resumo de novelas

Nara Gomes Massulo - Nutricionista - [email protected]

Cu

lin

ária

JG

Solução anterior

Praça Jaime Caetano Braum ganha mudas de erva-mate

A Fundação Municipal de Meio Ambinete (FMMA),

em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços

Urbanos (SMSU) e a Secretaria Especial de Comu-

nicação (Secom), plantaram, na tarde de ontem, duas

mudas de erva-mate na Praça Jaime Caetano Braum,

localizada na Cohab A. O ato foi relativo ao Dia da

Árvore, comemorado em 21 de setembro.

O presidente da Associação dos Moradores da Co-

hab A, João Erli da Costa, se prontificou a cuidar das

mudas plantadas.

— Vou, pessoalmente, me encarregar destas plantas

— prometeu.

O diretor-presidente da FMMA, Sérgio Sampaio,

lembrou que estas mudas fazem parte das 2.900 que

serão plantadas na cidade.

— Queremos arborizar Gravataí com árvores nati-

vas — ressaltou.

O titular da SMSU, Pedro Bisch Neto, lembrou que

todo município está recebendo cuidados especiais.

— Estamos reflorestando as praças e cuidando dos

canteiros das principais vias da cidade — explicou.

O titular da Secom, Plínio Nunes, falou de sua sa-

tisfação em poder participar desta iniciativa.

— Uma cidade arborizada significa vida — afir-

mou.

CuriosiDaDeAs mudas de erva-mate foram escolhidas para serem

plantadas nesta praça em homenagem a Jaime Caetano

Braun (1924 — 1999), que foi um renomado payador

e poeta do Rio Grande do Sul, prestigiado também na

Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Durante sua carreira, fez diversas payadas, poemas

e canções, sempre ressaltando a vida campeira, os mo-

dos gaúchos e a natureza local. Trabalhou, publicando

poemas, em jornais como O Interior e A Notícia (de

São Luiz Gonzaga). Passa a dirigir em 1948 o programa

radiofônico Galpão de Estância, em São Luiz Gonza-

ga, e em1973 passa a participar do programa semanal

Brasil Grande do Sul, na Rádio Guaíba.

FOTOS MARiLENE ZANDONAi

uinGredientes 1 Kg de camarão limpo, 3 dentes de alho picados e amassados, pimenta do reino, 1 Kg de mandioca ( prefira as que já vem embaladas e descascadas, é mais prático), 1 cebola cortada em rodelas e 2 cebolas bem picadas, 4 colheres de sopa de azeite de dendê, 4 colheres de sopa de oléo de soja, 400 ml de leite de coco, 1 xicara de cheiro verde picado, 2 latas de molho de tomate, 2 pimentões bem picados, sal e açucar para a salmoura dos camarões

umodo de PrePAro Limpe os camarões e deixe de molho por meia hora em uma salmoura com um litro de água, com 6 colheres de sopa de açucar e 6 colheres de sopa de sal. Depois de 30 minutos escorra bem. Reserve em uma panela com água cozinhe a mandioca cortada em pedacinhos com a cebola em rodelas. Quando estiver bem mole, acrescente metade do leite de coco e deixe esfriar. Passe no processador (ou liquidificador) e Doure a cebola no oléo de soja, Acrescente os camarões e frite.

BOBÓ DE CAMARÃO FÁCIL

O ato foi relativo ao Dia da Árvore comemorado em 21 de setembro

Duas mudas de erva-mate são plantadas

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO117

MBBSDONATARIO

RORRENAATMADIA

ERROLAATAPETADO

ERMAESGNTSPAS

TIAIGORCOSTARICA

TPULOSNAIRERP

CULTURAAPONTADOR

“Ed (?)”,filme com

PauloBetti

Brigitte(?), musado Cinema

francês

Alertaemitidopara os

bombeiros

(?) Coruña,porto daEspanha

Passo debalé

Adjetivoassociado

ao bomgoleiro

Clínicapara

obesos(pl.)

Ralar;rapar

Nomecomumentre osrussos

LevTolstoi,escritorrusso

Feira pau-lista de uti-lidades do-mésticas

Utensílioescolar

para afiaro lápis

Salto (pl.)

Correr, eminglês

Animallapônio

Quantida-de (pop.)

Tino; juízo

Desabita-da

Canal deTV a cabo

A mãe doprimo emprimeiro

grau

BotequimPseudô-nimo dofamoso

Alcatifado

Anexos decozinhasGravou

“Olhar 43”

Dirigia ascapitanias hereditá-

rias

Ópera deVerdi

Para os

Atmosferafísica

(símbolo)

Falha;engano

“Édipo (?)”,tragédia

deSófocles

País que aboliu asForças Armadas

(?) Bello, comediantebrasileira

Conjuntode valores

de umpovo

T I A

2/la. 3/rpm — run. 4/aída — mort. 9/atapetado.

Page 11: Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

Gravataí, 28/09/2012 - Pág. 11

Áries: A Lua se une a Netuno e em ótimo aspecto com Plutão promove a realidade de alguns acontecimentos relacionados às

emoções que envolvem seus relacionamentos. O momento é ótimo para firmar contatos e acor-dos.

Touro: As energias continuam ótimas e seu coração cada vez mais aberto para o amor. Boas

conversas e muito divertimento são as promessas para os próximos dias. Romance e aconchego para taurinos solitários e comprometidos.

Gêmeos: Seu regente em ótimo aspecto com Saturno dá forma e cria oportunidades de concretiza-ção de seus negócios. No amor, as

oportunidades continuam, mas, desta vez, com uma dose grande de realidade.

Câncer: Vida doméstica mais tran-quila, com os problemas e as di-ficuldades familiares ficando para

trás. As finanças continuam em alta e você não deve perder as oportunidades que surgirem. Pode tentar até a loteria.

Leão: Seu regente em Libra recebe tenso aspecto de Urano e Plutão e promete ainda mais mudanças, possivelmente ocasionadas por questões relacionadas ao seu tra-

balho. A necessidade de uma viagem de última hora pode surgir.

Virgem: Um ótimo momento para fazer um sério balanço de sua vida financeira nos últimos quase três anos. Saturno, nos últimos graus

de Libra, promete deixar um presente na porta de saída. Pode ser um contrato ou um novo tra-balho.

Libra: Saturno nos últimos graus de seu signo faz um ótimo aspecto com a Lua e Netuno em Peixes, movimen-tando seus projetos e iniciativas de

trabalho. Procure manter suas finanças sob rígido controle.

Escorpião: Marte continua trazendo muita energia vital e movimento à sua vida. O momento é ideal para criar e executar novos projetos. Vê-

nus em Leão promete não deixar o amor do lado de fora de sua vida. Aproveite!

Sagitário: Lua unida a Netuno em Peixes vai movimentar questões re-lacionadas à sua vida doméstica. O dia é ideal para ficar em casa junto

aos seus. Tome cuidado com acidentes domésticos e problemas envolvendo água e encanamento.

Capricórnio: Uma longa viagem pode fazer parte de seus planos durante este mês. O momento é ótimo para renovar sua fé e ener-

gia vital e também para se dedicar a um novo projeto de médio prazo.

Aquário: Vênus e Lua ainda em Leão prometem uma fase de vida movimentada e social-

mente interessante. Caso esteja pensando em namorar, este é o melhor momento do ano para encontrar alguém compatível com você.

Peixes: A Lua se une a Netuno em Peixes e faz um ótimo aspecto com Saturno, possibilitando a concreti-

zação de questões relacionadas às suas finanças.

007 – operação Skyfall

No filme 007 – Operação Skyfall, a lealdade de James Bond a M é testada quando o seu passado volta a atormetá-la. Com a MI6 sendo atacada, o 007 precisa rastrear e destruir a ameaça, não importan-do o quão pessoal será o custo disto.

A empresa de transporte coletivo Sogil comemorou a Semana Farroupilha em sua sede, na Garagem 96. Foram três dias de programação intensa, com refei-

ções campeiras e apresentações artísticas. A empresa, que possui galpão e cozinha campeira, realiza essa atividade com o intuito de promover a integração e a valorização da cultura gaúcha entre seus colaboradores.

PartiCiPaçÃo intensa

Este ano, nem mesmo a chuva durante o período de festejos farroupilhas atrapalhou a participação dos colaboradores na re-alização das atividades, que incluíram café da manhã campeiro, rodas de chimarrão, almoço e jantar com ovelha, galeto e saladas, tudo preparado por pessoas de diversas áreas da empresa.

Atividade visou promover a integração e a valorização da cultura gaúcha entre seus colaboradores.

Sogil celebra Semana Farroupilha

“Mulher Linda e Tetra” no Quiosque da CulturaAté o dia 8 de outubro, o Quiosque da Cultura

recebe a exposição “Mulher, Linda e Tetra”. O espa-ço localizado na Praça Leonel de Moura Brizola, no Centro, fica aberto para visitações das 10h às 19h.

A mostra consiste no ensaio fotográfico feito por Jerônimo Silvello e Globs Pereira, que tiveram como enfoque o lado sensual de uma cadeirante. Sob di-versos ângulos, eles resgatam a autoestima feminina

em fotografias que mostram a relação da assistente social Carlena Weber, juntamente com seu namo-rado.

A gravataiense Carlena Weber, 33 anos, é assis-tente social e pós-graduada em Educação Especial. Ela atua na área de inclusão de pessoas com defici-ência no mercado de trabalho.

Page 12: Jornal de Gravatai, 28 de Setembro de 2012

Aos 66 anos de ida-de, Marion Martins lança moda diariamente.

Leva na bagagem 55 anos de costura, artesana-to e pintura, além das vá-rias peças teatrais que já fez e dos grandes desfiles de moda que participou.

De uma personalidade forte e uma espiritualidade admirável, Marion diz que

aprendeu a costurar apenas olhando e se aperfeiçoou com a prática. As ideias vão surgindo e Marion esboça tudo em um

papel, para depois passar para a má-quina de costura.

Vale destacar a amizade de mais de 30 anos de Marion e a professora Neu-sa Augustin, que usa sempre looks únicos, feitos exclusivamente para ela.

Gravataí, 28/09/2012 - Pág. 12

ViPModa: pelas mãos de um artista

“Eu me amo, eu me respeito”

Marion Martins e Neusa Augustin: amizade há mais de 30 anos

Parabéns, Carol!

Caroline Lima completou 17 anos no último sábado (22) e comemorou ao lado de amigos na casa noturna uP House.

Um público animado lotou o Teatro do Sesc no final de semana

Teatro: Avacalhados