jornal 100% vida

8
N 0 12 SETEMBRO DE 2009 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Momento Cidadão “Comércio eletrônico e os direitos do consumidor” A partir de setembro, a Dra. Valéria Reani, no quadro Mo- mento Cidadão, vai abordar diversos aspectos a respeito da proteção do consumidor na internet , na página 7. No artigo da nutricionista Fernanda Giácomo você vai receber informações sobre os adoçantes e suas indicações, na página 5. Maria Mole preparada com adoçante: sabor e baixa caloria. Com o aumento da temperatura, a hidroginástica é uma das atividades físicas escolhidas por praticantes de todas as idades. Ela traz benefícios e dá prazer, na página 3. Power shape: a novidade no combate à celulite, na página 4. O sentido da vida, numa reflexão do Dr. Mário Sabha Jr. , na página 6. As vantagens e os cuidados que se deve ter com o animal de estimação. A apresentadora Luisa Mell diz como se engajou na luta pela proteção dos animais, na página 8. ESPECIAL Primeira edição

Upload: gustavo-vaz-camargo

Post on 22-Mar-2016

249 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

Edição de Setembro de 2009

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal 100% Vida

N0 12 SETEMBRO DE 2009 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Momento Cidadão“Comércio eletrônico e os direitos do

consumidor”A partir de setembro, a Dra. Valéria Reani, no quadro Mo-mento Cidadão, vai abordar diversos aspectos a respeito da proteção do consumidor na internet , na página 7.

No artigo da nutricionista Fernanda Giácomo você vai receber informações sobre os adoçantes e suas indicações, na página 5.

Maria Mole preparada com adoçante: sabor e baixa caloria.

Com o aumento da temperatura, a hidroginástica é uma das atividades físicas escolhidas por praticantes de todas as idades. Ela traz benefícios e dá prazer, na página 3.

Power shape: a novidade no combate à celulite, na página 4.

O sentido da vida, numa reflexão do Dr. Mário Sabha Jr. , na página 6.

As vantagens e os cuidados que se deve ter com o animal de estimação.A apresentadora Luisa Mell diz como se engajou na luta pela proteção dos animais, na página 8.

ESPECIAL

Primeira edição

Page 2: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 2

ExpedienteEsta é uma publicação da Editora 100% Vida Ltda ME.CNPJ: 092 11 133 0001-81Os artigos são de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornalista responsável: Luciane PaviniMTB 20310

Publicidade: André [email protected] (19) 9102 9267

Diretor administrativo: Alfredo Figueiredo

Jornal 100% Vida : (19) 3325 4399 www.jornal100porcentovida.com.bremail: [email protected]

Impressão: Jornal Última Hora do ABC: (11) 4226 7272Editoração: Yuppie Studio DesignLogotipo: Yuppie Studio Design

Distribuição: Jardim Chapadão, Castelo, Guanabara, Vila Itapura, Alto do Taquaral, Jardim Primavera, Jardim das Paineiras, Nova Campinas, Jardim Paraíso, Cambuí, Sousas e Barão Geraldo.

Sou dentista aposentada e moro em Sousas. Peguei um exemplar do 100% vida na Fun vídeo,

e adorei. Que jornal gostoso de ler! Nunca tinha ouvido falar naquela fruta que emagrece... Os

comentários das minhas duas filhas também foram muito bons. A que está estagiando em Direito,

ficou encantada com a matéria relativa à profissão que escolheu. Segundo Melissa, a Dra. Valéria

é uma profissional mais aberta, não tão conservadora como a profissão exige e que amedronta a

meninada. Já a minha outra filha que cursa Nutricionismo, ficou com os olhinhos mais brilhantes

diante da irmã, por vislumbrar mais horizontes na área que escolheu.

De qualquer forma, para mim, como mãe foi formidável ler um jornal com conteúdo. A propósito,

notei que a Dra., Valéria também tem formação em Inglês e artes Plásticas. Sei que a coluna dela

é jurídica, mas eu ouso sugerir, que ela fale também sobre artes plásticas, porque sou natural

de Santos, e acompanhei muitas exposições dela na Pinacoteca Benedito Calixto, quando meu

marido ainda era vivo. Ou se fosse possível, gostaria que ela desse umas dicas sobre artes plásticas.

Gostaria de saber se poderíamos fazer sugestões de matérias para as colunistas Dra. Valéria e para

a Fernanda

Abraços.

Monica

e-mail: [email protected]

Espaço do leitor

Mande suas sugestões para o Jornal 100% Vida no email: [email protected]

Onde Encontrar o Jornal 100% VidaGuanabara e Vila Itapura- Banca do Dirceu- Banca Brasil

Castelo e Chapadão- Banca Nakazone- Pzadaria Trapiche- Nico Paneteria- Restaurante Chimarrão- Panificadora Pão do castelo- Pharma Terra - Círculo Militar

Bonfim- Supermercado Pão de Açúcar

Jardim das Paineiras, Nova Campinas e Jardim Paraíso- Ventura Mall- Banca do Bosque- Banca Berini- Padaria Abelha Gulosa- Banca Paineiras- Carrefour Bairro- Padaria Norte Sul- Casa do Yakisoba- AABB, Associação Atlética Banco do Brasil

Cambuí- Pão do Cambuí- Massa Pura- Tênis Clube de Campinas- Banca Maria Monteiro- Clínica Pupo Nogueira - Clínica Politano- Galeria Beija Flor - Clínica Reis Neto- Padaria dos Alecrins- Banca dos Alecrins- Banca da Dona Sinhá

Sousas- Banca Praxedes- República da Pizza- Café Senzala- 100% vídeo- Galpão Supermercado- Banca do Jair- Rico Panne- Supermercado Kushi

Jardim Primavera e Alto do Taquaral- Padaria Império dos Pães- Padaria Primavera- Varejão Fartura- Fun DVD- Shopping Primavera - Centro Cultural CPFL-The Mall

Barão Geraldo- Banca do Amaral- Padaria Alemã- Banca do Léo- Banca Barão - Paneteria Capri- Supermercado Pão de Açúcar - Praça do Coco

Vinhedo- The Gardener Place

Paulínia- Replan

Como conquistar o sorriso branco e saudávelNa correria do dia-a-dia, mui-

tas vezes não damos a atenção necessária à saúde bucal, que pode comprometer a nossa saú-de geral. Os tecidos gengivais saudáveis são uma condição es-sencial para o sucesso do sorriso. Procedimentos como a limpeza e consultas periódicas ao dentis-ta ajudam a restaurar as condi-ções do periodonto –gengiva - e evitam constrangimentos como o mau hálito ou má impressão quando se sorri.

Segundo a cirurgia dentista, Dra. Tatiana Malvestiti Vieira, a limpeza e eliminação de bac-térias são o primeiro passo no sentido de motivar o paciente a iniciar técnicas eficazes de higie-ne bucal diária.

Remoção de cáries, restau-rações trocadas por novas,

fechamentos de espaços proté-ticos com implantes, coroas em resina, coroas em cerâmica ou restaurações em resina compos-ta proporcionam sorrisos bran-cos e naturais, conforto nas fun-ções mastigatórias, devolução de auto-estima e do convívio social, muitas vezes, comprome-tido por falta de estética.

O clareamento é a primeira escolha para pessoas que não possuem restaurações em den-tes anteriores (na frente) mas pretendem melhorar a coloração harmônica e jovial do sorriso branco.

Para alcançar resultados animadores e saudáveis é sem-pre necessária ajuda do cirur-gião dentista, que vai orientar sobre a técnica necessária para cada caso.

Dra Tatiana Malvestiti Vieira – Cirur-giã Dentista CRO -93 286.Dra Daniela Malvestiti Viera – Cirur-giã Dentista CRO 55417Av Barão de Itapura ,1518, sala 210 – Empire Center, Bairro Guanabara.Fone 3231-7220 [email protected]

Pela primeira vez no Brasil, um dos maiores expoentes do Overtone ou Canto Harmônico da Europa

O cantor, maestro e trompetista alemão Christian Bollmann, mestre do Overtone (sobretons) - técnica ancestral asiática, ori-ginária da Mongólia, Tibete e Sibéria - faz turnê no Brasil acompanhado do músico multi-instrumentista Daniel Namkhay.

Em Campinas, eles se apresentam no Espaço Cultural Ungambikkula, com o show “O Mundo Sagrado”, no próximo dia 12 de setembro, às 20h.

No canto harmônico, o músico conse-gue manipular algumas ressonâncias, e ao realizar dois tons ao mesmo tempo, cria um universo mágico e meditativo, sendo uma das formas mais tradicionais de canto em muitas partes do Himalaia.

Após as primeiras turnês e a produção musical de suas canções no duo Midnight Circus, com Torsten Schmid, Bollmann es-tudou trompete com Manfred Schoof na Universidade de Música de Colônia, Ale-manha. Em 1969, descobriu o fenômeno do canto harmônico numa apresentação da composição “Stimmung”, de Karlheinz Sto-ckhausen. Desde então, vem trabalhando com instrumentos musicais exóticos e tec-nologias musicais como repetições e eco.

Com 10 Cds gravados, Daniel Na-mkhay - argentino radicado no Brasil - ganhou notoriedade nacional quando sua composição “Filhos do Vento” foi inserida na trilha sonora da minissérie Mad Maria, da Rede Globo. Há mais de 20 anos, pes-quisa a influência do som como aliado na expansão da consciência, utilizando ins-trumentos como sinos tibetanos, flautas e tambores indígenas.

Serviço

Espaço Cultural Ungambikkula

Av. Santa Izabel, 1834

Barão Geraldo – Campinas

Tel: (19) 3288.1063

Page 3: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 3

A busca pela qualidade de vida se tornou mais evidente no mundo atual. A cada dia au-menta o número de pessoas que buscam academias e clubes para prática de exercícios, seja para aliviar as tensões, seja para ad-quirir condicionamento físico ou emagrecer. O fato é que com-provadamente o exercício físico bem orientado e praticado regu-larmente, traz benefícios fisioló-gicos e psicológicos à saúde.

Em clubes e academias existe uma variedade de modalidades ofertadas, dentre elas a hidro-ginástica, uma prática muita conhecida, que utiliza todos os benefícios da água e se destaca como uma atividade eficiente e de baixo risco. Exercitar-se na água é uma diversão e uma for-ma segura de adquirir e manter o condicionamento físico. Quan-do estamos imersos, o efeito da gravidade é minimizado e o peso corporal fica reduzido a 10%, as-sim, uma pessoa de 80kg, per-cebe seu corpo com apenas 8kg. Além disso, dentro da água os músculos estão sujeitos às pres-sões em todas as dimensões, o que permite que durante os mo-vimentos, um músculo se con-traia e o outro relaxe, evitando

assim, dores no dia seguinte.Os exercícios aquáticos po-

dem ser praticados por homens, mulheres, gestantes, adoles-centes e o mais importante, em qualquer idade. Este tipo de aula atrai especialmente a terceira idade, pois o ambiente favore-ce a execução dos movimentos, o peso do corpo fica reduzido e o empuxo (propriedade da água responsável por fazer boiar) diminui a pressão nas articula-ções. Dessa forma, as pessoas que não conseguem e não po-dem se exercitar no solo, devido às limitações musculoesqueléti-cas, como artrose, tendinite, os-teoporose, reumatismo e outras, conseguem com tranqüilidade, exercitar-se na água.

A hidroginástica é uma aula divertida, refrescante e muito eficiente para o condicionamen-to físico geral, quando realizada regularmente; além, é claro, da melhora da auto-estima e de pro-blemas como a depressão e soli-dão, pois este tipo de ambiente promove também a socialização entre as pessoas.

Academia Hydrocenter – Rua Carolina Florence , 535 – Guanabara – Campinas – SP F: 19. 3242-0072

Hidroginástica, uma gostosa opção para o verão!

Curiosidades• A temperatura ideal da pis-cina para prática de exercícios aquáticos varia entre 28 e 30 graus.• A água conduz o calor 26 ve-zes mais rápido que o ar, por isso sentimos mais frio numa água a 26 graus do que no ar numa mesma temperatura.• A hidroginástica emagrece!• A probabilidade de uma lesão é muito remota em uma aula de hidroginástica. Exercícios na água são mais seguros!• Você não precisa saber na-dar para fazer hidro, pois a prática é realizada na posição vertical.

Page 4: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 4

Power shapeNova tecnologia no combate à celulite

Inimiga número um das mu-lheres que se preocupam com es-tética e beleza, a celulite inibe a maioria das suas vítimas de usar calça branca, de se expor para o marido ou namorado e de se expor na piscina e na praia. Os “furinhos” também conhecidos como lipodistrofia ginóide cau-sam grande impacto na qualida-de de vida das mulheres.

A celulite como o próprio nome sugere, é uma inflamação da célula, que ocorre no nível das células do tecido subcutâ-neo, onde a microcirculação dos capilares (pequenos e finos va-sos) no tecido adiposo encontra-se deficiente.

Atualmente, a celulite é con-siderada uma doença e não uma simples deformação estética. Ela se manifesta no tecido conjunti-vo localizado embaixo da pele, devido à soma de várias altera-ções que são acionadas por di-versos fatores, como herança ge-nética, sedentarismo, problemas circulatórios, alimentação inade-quada, cigarro, álcool, estresse e desequilíbrio hormonal.

Tudo isso determina modifi-cações, como a compressão dos vasos locais e a projeção do teci-do gorduroso, o que ocasiona as conhecidas ondulações.

A celulite se apresenta sob a forma de vários estágios, e de acordo com cada um deles, as manifestações cutâneas mos-tram-se mais acentuadas.

Estágio I: há uma alteração das células do tecido adipo-so, porém a região afetada não apresenta modificação circula-tória e nem dos tecidos de sus-tentação, apenas uma dilatação venosa. Não há sinais visíveis na pele nem dor neste estágio da celulite.

Estágio II: neste estágio a celulite caracteriza-se por uma alteração circulatória por com-pressão das micro-veias e vasos linfáticos. O sangue e a linfa-líquido que banham as células ficam represados e, conseqüen-temente, ocorre um edema intercelular. Também há um endurecimento do tecido de sus-tentação e as irregularidades na

pele ficam aparentes, mas ainda não existe dor.

Estágio III: a celulite neste estágio apresenta o aspecto cas-ca de laranja e fica dolorida. A fibrose se instala e a circulação acaba comprometida. Podem aparecer vasinhos e micro-va-rizes e uma sensação de peso e cansaço nas pernas.

Estágio IV: é a fase conside-rada mais grave, com as fibras mais duras, formando nódulos e prejuízo à circulação. A pele apresenta depressões e tem as-pecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas e dolo-ridas e a sensação de cansaço é freqüente, mesmo sem esforço.

“Na medicina estética nós te-mos tratamentos cada vez mais eficientes para celulite. Às vezes, é preciso combinar várias técni-cas para obter um melhor resul-tado. Pensando nisto, foi criado o Power shape, um equipamento que combina três tecnologias em um mesmo cabeçote”.diz Dra Mônica Felici N. de Almeida, médica pós –graduada em der-matologia e medicina estética.

O Power shape trata a pele simultaneamente com três tec-nologias: a endermologia utiliza vácuo com pressão negativa pro-movendo massagem das fáscias musculares, quebra dos septos fibrosos da celulite, estimulação da circulação linfática e venosa. O objetivo é melhorar a oxige-nação dos tecidos e promover o remodelamento corporal.

A radiofreqüência aquece a derme profunda provocando uma contração imediata do colá-geno existente e o estímulo para a formação de colágeno novo, melhorando assim a flacidez da pele.Além disso, atua no tecido gorduroso, melhorando a circu-lação, compactando a gordura existente, aumentando o meta-bolismo das células de gordura e fazendo a lipólise e ruptura dos septos fibrosos. O aspecto de “casca de laranja” da celulite apresenta melhora significativa.

O Lipolaser emite diodos que tem como alvo as células de gor-dura, estimulando a lipólise.

A vantagem é que aplicação

é rápida e trata tanto celulite quanto gordura e flacidez de maneira concomitante.

O número de sessões varia de 4 a 8 conforme a gravidade do problema.

Dicas para prevenir a celulite

Antes que a celulite se instale, alguns hábitos, incorporados ao dia-a-dia, podem ser bastante úteis. - Diariamente, após o banho, massageie as pernas e coxas com creme anticelulite. Os movimen-tos devem ser leves, circulares e ascendentes, desde o tornozelo até o quadril.- Prefira saltos baixos: o uso de salto alto dificulta a circulação.- Sempre que puder, coloque as pernas para o alto, flexione e estenda os dedos dos pés, faça rotação externa, interna, flexão e extensão dos tornozelos, para facilitar o retorno venoso. - Quando ficar muito tempo em pé ou sentada, descanse um pouco com as pernas para cima.- Prefira as peças folgadas e con-fortáveis. Não use cintas reduto-ras, que dificultam a circulação

venosa e linfática. As roupas justas também prejudicam a circulação.- Aumente a ingestão de frutas e vegetais crus e cozidos.- Troque frituras por assados ou cozidos.- Evite consumir açúcar refinado.- Evite sal em excesso: ele favo-rece o edema, fator importante no processo da celulite.- Evite refrigerantes e bebidas al-coólicas em geral.- Evite cigarro: a nicotina e o al-catrão aumentam a espessura dos vasos sangüíneos, dificul-tando a circulação.- Beba bastante água, para aju-dar a eliminar as toxinas.- Coma alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas, verdu-ras), a fim de melhorar seu hábito intestinal.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a

Dra. Mônica Felici pelo email:

[email protected]

Serviço:

Clínica Splendore

Rua Coronel Quirino, 1101

Cambuí – Tel (19) 3254 0606

www.clinicasplendore.com.br

Page 5: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 5

Adoçantes são todas as substâncias capazes de adoçar alimentos. Eles são classificados em dois grupos: adoçantes dietéticos e adoçantes não dietéticos.

Os adoçantes não dietéticos são os açucares encontrados nos alimentos como a frutose, sacarose, lactose, en-tre outros.

Os adoçantes dietéticos são com-postos, na grande maioria, de subs-tâncias naturais ou sintéticas, caló-ricas ou não calóricas, chamadas de edulcorantes. Esses edulcorantes são mais doces que açúcar e são respon-sáveis pelo sabor doce nos adoçantes dietéticos. O grupo dos adoçantes dietéticos tem ainda uma subdivisão: adoçantes dietéticos calóricos e ado-çantes dietéticos não calóricos. Abai-xo segue uma lista com a classificação desses adoçantes:Adoçantes Dietéticos Calóricos:

Aspartame: possui sabor semelhan-• te ao do açúcar branco. Tem um po-der adoçante 200 vezes maior que o da sacarose fornecendo 4 calorias/grama. É sensível ao calor por isso seu poder adoçante é prejudicado quando utilizado em alimentos quentes. Sorbitol: é um adoçante derivado • de algumas frutas e algas marinhas. Possui poder adoçante 40% menor do que a sacarose e cada grama for-nece 4 calorias. Não é indicado para obesos e diabéticos que não estejam bem controlados e pode ocasionar diarréia em pessoas sensíveis.Manitol: similar ao sorbitol e é mui-• to utilizado em doces e chocolates dietéticos. Tem um poder adoçante 50% menor que a sacarose e cada grama fornece 2,4 calorias. Tam-bém pode ocasionar diarréia em pessoas sensíveis.

Adoçantes Dietéticos não Calóricos:Sacarina: é um dos adoçantes mais • utilizados no setor alimentício. Tem um poder adoçante 300 vezes maior que a sacarose, porém, em grandes concentrações pode deixar

um gosto residual amargo. Não sofre alterações quando exposto a altas temperaturas.Ciclamato: como a sacarina, tam-• bém é um adoçante utilizado em grande escala no setor de alimen-tos, porém possui um menor po-der adoçante, sendo 40 vezes mais doce que a sacarose. Possui sabor amargo e residual e mantém suas características quando submeti-do a alta temperatura e em meios ácidos. Acessulfame-K: é considerado o • adoçante sintético de maior resis-tência ao armazenamento prolon-gado e em diferentes temperatu-ras. Seu gosto é bem doce, adoça 200 vezes mais que a sacarose, e em grandes quantidades, pode deixar um leve gosto residual e amargo. Sucralose: tem sabor agradável e • adoça 600 vezes mais que a saca-rose. Não sofre alteração em altas temperaturas e pode ser utilizado como adoçante de mesa.Estévia: é um adoçante dietético • natural extraído de uma planta chamada Stevia rebaudiana e tem poder adoçante 300 vezes maior que a sacarose. É estável em altas

e baixas temperaturas.No caso de pessoas diabéticas esses

adoçantes podem ser consumidos, po-rém é interessante respeitar a dosagem contida nos rótulos dos produtos. O consumo excessivo de produtos dieté-ticos pode provocar diarréia e altera-ção no paladar, pois a maioria provoca um gosto residual quando consumida em grandes quantidades.

Adoçantes não dietéticos:Sacarose é o adoçante não dietético • mais utilizado no setor de alimen-tos: trata-se do açúcar branco, ex-traído da cana de açúcar. Fornece 4 calorias/grama. Frutose: é o açúcar das frutas e tam-• bém fornece 4 calorias/grama. Tem poder adoçante 170 vezes maior que a sacarose. Seu excesso aumen-ta os níveis de glicose sanguínea e triglicérides e por isso deve ser con-sumido com moderação, principal-mente em diabéticos. Lactose: é o açúcar extraído do leite • e é muito utilizado como diluente nos adoçantes. Fornece 4 calorias/grama. Maltodextrina: é um açúcar extra-• ído do milho, fornece 4 calorias/

grama e é 50% mais doce que a sacarose. Dextrose: assim como a maltose é • um açúcar extraído do milho, forne-ce 4 calorias/grama e tem o poder adoçante 70% maior que a sacarose. Todos esses adoçantes não dietéti-

cos devem ser consumidos com mo-deração, pois a maioria deles já está contida nos alimentos que ingerimos diariamente e, seu consumo excessivo pode ocasionar alteração no níveis e glicose e triglicérides no sangue, além de aumento de peso corpóreo.

Fernanda Oliveira Giácomo: Nutricionis-ta pós-graduada em nutrição esportiva e cursando MBA em Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organiza-ções (ABQV/ABRAMGE/SÃO CAMILO). Sócia da FR Nutri Assessoria e Consultoria Nutricional. Experiência em atendimento nutricional de praticantes de atividade físi-ca, alimentação natural, personal diet, trata-mento de sensibilidades alimentares e atua-ção em Programas de Qualidade de Vida em empresas.ContatosConsultório: 19 3295 2331. Celular: 19 8148 5676. Email: [email protected]: www.frnutri.com.br

Saiba mais sobre adoçantes Fernanda GiácomoNutricionista

Maria Mole preparada sem açúcar

Page 6: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 6

Sempre que pergunto a algum amigo, cliente ou aluno como conduz sua vida, geralmente a resposta é:

- Normal doutor... como todas as pessoas, também quero ser feliz.

Ter como objetivo a felicidade é algo importante e necessário, po-rém, apenas a vontade de ser feliz e o desejo por si só, não mobilizam forças no mundo ao redor para que as coisas aconteçam a seu favor. Ob-viamente, existem forças invisíveis que mesmo sem entendermos nos auxiliam, seja na manutenção da nossa própria vida, seja, para man-ter a vida de animais, plantas, mine-rais, e até mesmo do ambiente em que vivemos, no entanto, sem nosso próprio empenho em melhorar nos-sa realidade, sem atitude e esforço nesse sentido nada acontece.

Nesta reflexão, gostaria que você consultasse seu íntimo para saber se você ainda se sente VIVO. Mui-ta calma... sei que você está lendo esta mensagem, que está respiran-do, que você estuda, trabalha, tem suas atividades, tem uma família, amigos, entre outras coisas e por isso sei que “está vivo”, porém a intenção da pergunta é de fazê-lo perceber seu direcionamento na vida, o que sente durante os acon-tecimentos diários, pois a grande maioria das pessoas executa todas essas atividades, têm “de tudo” materialmente, e até afetivamente, mas apesar disso, não se sentem vivos, não têm prazer de viver, es-tão vivos por fora e MORTOS por dentro.

Quando alguém experimenta viver distante de seu eixo central divino (alma), a vida não tem sen-tido, permanecendo constantemen-te sem gosto, sem cor, nem sabor, como se nada mais pudesse fazê-lo feliz. Mesmo assim, são essas mes-mas pessoas que fazem discursos morais sobre “o que é certo ou er-rado”, “o que é viver bem”, “o que é se amar”, “amar ao próximo”, “viver intensamente”, exatamen-te como escutaram os outros com sua falsa moral e regras sociais di-zerem, porém não provaram: ah, quanta FANTASIA... Realmente é mais fácil fantasiar a vida que você queria, ou até criticar e julgar a vida dos outros do que assumir comple-tamente o sentido da sua vida, to-mando as rédeas do tempo presente

para se tornar o autor consciente do seu próprio destino.

Em meu consultório, tenho en-contrado muitas pessoas que vi-vem sem tomar a responsabilidade dos seus próprios passos, das suas escolhas, uma vez que acham nor-mal viver sem GRAÇA, sem VIDA, como se fossem rios secos que mal conseguem se direcionar ao mar, pois apesar de ainda estarem vi-vos não possuem vitalidade e flui-dez para prosseguir (temos o triste exemplo do Rio Amarelo na China que em 1997, ficou 226 dias sem alcançar o mar). Assim, também acontece com a vida das pessoas sem auto-estima, sem confiança e conformadas que ficam presas a re-lacionamentos sem sentido, a em-pregos que não condizem com sua natureza, carreiras e profissões que negam seu temperamento, aguen-tando adversidades e humilhações de pessoas que as agridem, e pior ainda, sentindo-se orgulhosos por isso, já que estão se sacrificando em nome da família, do próximo, da so-ciedade, mas ao mesmo tempo, sem que percebam de imediato estão acabando com suas próprias vidas (secando seu rio) desperdiçando a chance de vivê-la como gostariam, embora tenham que enfrentar mais adiante as consequências de suas futuras insatisfações.

Por outro lado, as pessoas que assumem a beleza de sua própria existência de maneira responsável, encarando seus medos, superando seus próprios pontos fracos, toman-do decisões importantes, acabam desenvolvendo certas aptidões que compõem um conjunto de forças para que consigam se sustentar diante da vida, por isso, enfrentam as opiniões alheias contrárias sem fazer drama, expressam o que pen-sam e o que sentem sem culpa, in-vestindo no melhor para si mesmas em cada situação. Perceba que o exercício da felicidade também tem seu preço, já que encarar suas fra-quezas é uma tarefa que demanda tempo e boa vontade, além de ge-ralmente não ser bem compreendi-da pelas pessoas ao redor. De outro modo, há também o preço de viver passivamente, enterrando seu tem-peramento, sua essência e se desa-gradando para agradar o mundo (secando o rio de sua vida).

Cada dia mais escolho e direcio-no o sentido da minha vida, me res-ponsabilizando inteiramente por ela. E você, acredita que isso tudo é uma bobagem e que a vida é dura, sacrificada? Tomara que não, mas caso escolha assim saiba que suas crenças, palavras e atitudes escre-vem seu destino, inclusive a par-tir do exato instante, em que você opta por enxergar-se como impo-tente, ou como vítima de alguma situação.

Se necessitar não hesite, peça ajuda e conte com nosso apoio.

Um abraço terno...

Dr. Mário Sabha Jr.

Em Campinas (19) 3386-9411

Visite o Site e envie sua opinião:

www.mariosabha.com.br ou por

e-mail: [email protected]

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL •Doutor em Neuroanatomia (UNICAMP) •Mestre em Anatomia Humana (UNICAMP)•Pós Graduado em Acupuntura (Talent International University of Natural Health)•Graduado em Fisioterapia (Univer-sidade de Marília)•Especialista em Hidroterapia (TAI- Terapia Aquática Integrada)•Conselheiro Metafísico Transener-gético (Luiz Antônio Gasparetto)• Palestrante Motivacional e Consul-tor Metafísico em Relacionamentos e Inteligência Emocional• Professor do Curso de Fisioterapia e Ed. Física da UNIPINHAL• Formação em Terapia Manual Os-teopática (TMO)

Qual é o Sentido da sua Vida?

Dr. Mário Sabha Jr. CREFITO 3/23349-F

Ph D. Neuroanatomia , Fisioterapeuta, Pós-Graduado em Acupuntura, Formação em Terapias Manuais Osteopáticas e Terapeuta Metafísico

Acupuntura Osteopatia Fisioterapia Terapia Metafísica

Acupuntura - Excelente tratamento para Insônia, enxaquecas , ansiedade, obesidade, vícios, desânimo, dores em geral, problemas endócrinos, restabelecendo o reequilibrio fisiológico e energético.

Osteopatia – Técnica de realinhamento e reposicionamento ósseo, promovendo reequilíbrio osteo-muscular, eliminando dores na coluna vertebral, problemas musculares e articulares, como: quadril, joelho, tornozelo, ombro e outros.

Terapia Metafísica- Age diretamente na causa emocional das doenças, promovendo confiança e paz interior. Indicada para Depressão, Autoestima baixa, Medo, Ansiedade, Instabilidade emocional, Insegurança, Timidez, problemas de relacionamentos em geral.

Visite nosso site: www.mariosabha.com.br

Marque já sua Consulta – Fones: (19) 3386-9411 ou 8173-7731Rua Lourenço Jampaulo,108 - Jd. Chapadão – Campinas

Mário Sabha Jr. Fisioterapeuta e

Terapeuta Metafísico

Page 7: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 7

O comércio eletrônico e os direitos do consumidor

O Comércio Eletrônico

A menos que você tenha mo-rado em uma caverna nos últi-mos anos, provavelmente já ou-viu falar de comércio eletrônico e deve ter ouvido falar dele sob diferentes ângulos.

O significado de comércio ele-trônico vem mudando ao longo dos últimos 30 anos.

O comércio eletrônico brasi-leiro apresenta grande evolução, motivado pela internet, o cresci-mento da quantidade de usuá-rios e do domínio da tecnologia que se tornou disponível a um custo acessível.

Cada vez mais cresce o núme-ro de lojas virtuais neste merca-do global, intensificando as rela-ções entre clientes e empresas.

O comércio eletrônico não é um fenômeno novo, na verdade há anos ele é feito, seja quando uma compra é paga com cartão ou cheque eletrônico ou até mes-mo através de troca de informa-ções entre empresas através de uma rede de comunicação.

Portanto, comércio eletrôni-co ou e-commerce (denomina-ção usada em inglês), ou ainda comércio virtual, é um tipo de transação comercial feita espe-cialmente através de um equi-pamento eletrônico como o computador.

É a mais nova forma de co-mércio global, que reúne um universo de pessoas, empresas e produtos aos milhões. É um fan-tástico e moderno meio de co-mércio onde se pode comprar e vender absolutamente de tudo, em qualquer lugar do mundo, com custos reduzidos, grande rapidez e eficiência.

Nos dias atuais, é possível acessar este amplo mercado e oferta de produtos de um micro-computador em casa, no escri-tório, até mesmo de palmtops e telefones celulares.

Crescimento do Comércio Eletrônico Dados apontam maturidade

do comércio eletrônico no mer-cado brasileiro. Essa é a conclu-são a que se pode chegar a par-tir dos dados divulgados pela pesquisa WebShoppers, feita com o objetivo de difundir in-formações essenciais para o en-tendimento do comportamento do internauta brasileiro e sua relação com o e-commerce.

Desde janeiro de 2000, mais de 6 milhões de pessoas já com-partilharam suas impressões so-bre compras online e a cada mês, cerca de 100 mil novos internau-tas são somados a este volume.

Em sua mais recente pesquisa, a WebShoppers, além da análise tradicional quanto aos hábitos e freqüência de consumo, facilida-de para comprar e qualidade do atendimento, também avaliou de que forma a Web 2.0 tem in-fluenciado o comportamento do consumidor. Confira os princi-pais resultados:

Faturamento de R$ 3,8 bilhões, • em 2008, o que corresponde a um crescimento nominal de 45% em relação ao mesmo pe-ríodo de 2007; 11,5 milhões de pessoas fize-• ram compras na internet, um

número 42% maior que o re-gistrado no primeiro semestre de 2007. Isso significa um uni-verso de 3,5 milhões de novos e-consumidores; O valor médio das compras • pela internet é de R$ 324,00 por usuário; 63% das pessoas que com-• pram pela web são os chama-dos light users, ou seja, estão comprando pela primeira vez ou compram com baixa freqüência; O restante é representado por • quem faz compras online ha-bitualmente, como quem vai ao supermercado da esquina. Entre as causas apontadas

para este crescimento, estão os programas públicos de incenti-vo à inclusão digital, a parceria do Estado com as redes de va-rejo para facilitar as condições para pessoas de baixa renda, a redução nos preços dos equipa-mentos, a conveniência da com-pra eletrônica, em especial nas grandes cidades e a facilidade dos sites comparadores de pre-ços, como o “BuscaPé”, que au-xiliam na pesquisa.

Confiança do consu-midor e aspectos po-sitivos do Comércio

Eletrônico Os investimentos feitos pelas

lojas eletrônicas na qualidade do atendimento ao consumidor, le-varam cerca de 70% dos e-consu-midores pesquisados , a respon-der que voltariam a comprar na mesma loja em que tiveram uma atendimento satisfatório.

Eles também indicariam estas lojas para pessoas de seu rela-cionamento. Foram analisados critérios como preço, entrega e usabilidade do site.

No primeiro semestre de 2008, a satisfação com o comér-cio eletrônico foi de 86,4%. Em 2001, este número era de 78%.

Somente 17% dos responden-tes disseram ter tido problemas com a entrega dos produtos adquiridos.

A maior confiabilidade in-fluenciou no tipo de produtos

Valéria ReaniAdvogada

Momento Cidadão

mais vendidos via web. Se no passado os campeões de vendas eram livros, CDs e DVDs (cujo valor médio varia de R$ 10,00 a R$ 50,00), no primeiro semestre deste ano produtos da linha de informática ocuparam o segun-do lugar nas vendas virtuais, com 12% das compras.

Os livros continuaram no topo, com 17%. Em seguida vie-ram produtos da linha de saúde e beleza (10%), eletrônicos (7%) e eletrodomésticos (6%).

Dia das Mães e Dia dos Na-morados foram as duas melhores datas em vendas para o comércio eletrônico no primeiro semestre de 2008. O crescimento foi de 31% e 43%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. Alguns produtos específicos tiveram crescimento muito superior à média.

Na segunda edição continua-rei abordardando o tema, como aspectos relativos às vantagens e desvantagens do mundo di-gital, alertando o consumidor sobre os perigos que cercam o comércio eletrônico, como pre-vení-los e obter proteção na Le-gislação Brasileira.

Encaminhem suas sugestões, e dúvidas para o email do jornal ou diretamente para meu email.

Qualquer produção escrita, ou

imagens da Dra. Valéria Reani

Rodrigues Garcia, são protegidas

pela Lei Federal n. 9610/98. A re-

produção, mesmo que de trechos,

sem a autorização da mesma, con-

figura crime sujeito às penalidades

previstas em Lei”

Valéria Reani Rodrigues Garcia

Advogada, OAB/SP-106061

Graduada em Direito pela Uni-

versidade Católica de Santos

Docente no Idioma Inglês e Artis-

ta Plástica

e-mail: [email protected]

ESPECIAL

10 Edição

Page 8: Jornal 100% Vida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.jornal100porcentovida.com.br

Página 8

PASSEIO DE TREM PELA SERRA DA MANTIQUEIRA EM PLENA PRIMAVERA

SAÍDA DIA 13/09/09 - (DOMINGO)Esta é uma viagem entre o sonho e a reali-dade. Através da Estrada de Ferro Campos do Jordão, você é levado a desfrutar de toda a beleza da Serra da Mantiqueira atingindo uma altitude de 1.743 m acima do nível do mar. A próxima saída será no dia 13 de se-tembro, onde embarcamos em um ônibus luxo de turismo as 06:15 h com destino a Pindamonhangaba. As 09:30 h embarcamos no trem, que tem um vagão de 48 lugares

confortáveis com guia acompanhante fazendo um percurso de duas horas e meia horas de passeio com duas paradas.A primeira parada é no Balneário da Águas claras, que é dedicado aos principais persona-gens de Monteiro Lobato, com réplicas em argila, além das cachoeiras da região.A segunda parada se dará na Estação Santo Antonio do Pinhal onde poderemos degustar um delicioso bolinho de bacalhau, conhecer o artesanato da região, fazer uma visita ao orquidário, vendo as Hortências e os beija flores do alto da serra, e o Mirante para fotos.As 12:30, chegamos de ônibus ao nosso destino à famosa suíça brasileira, Campos do Jordão, seguindo para o almoço, e logo após teremos tempo livre para visitar o centro de Campos do Jordão – o tradicional bairro do Capivari, fazer umas comprinhas, passear de trenzinho e teleférico, até as 17:30 h – Horário de retorno de ônibus para Campinas, com chegada prevista as 21:00 h.Realmente é um dia inesquecível! Faça já a sua reserva e garanta o seu lugar. A próxima saída será no dia 13 de setembro, incluindo ônibus Luxo Turismo, com café da manhã a bordo, passeio do trem Pindamonhangaba a Santo Antônio do Pinhal com guia acompanhante, almoço com sobremesa e serviço de bordo (ida e volta).

Valores: R$ 169,00 a vista ou 03 x de R$ 59,00.Crianças até 5 anos no colo grátis e de 6 a 12 anos 03 x R$ 53,00.

Maiores informaçõesTJR VIAGENS E TURISMO LTDA

Rua Sampaio Vidal, n° 521 Jd Chapadão, Campinas SP. Tel: (19) 3241-1560 - 3213-4402

e-mail: [email protected] /Site www.tjrturismo.com.br

É Animal!Entrevista: apresentadora Luiza Mell fala sobre as atribuições para quem tem, ou pensa em adotar um bicho de estimação e chama a atenção para as causas de proteção aos animais.

Por Leila de [email protected]

A convivência com eles promove me-lhorias na saúde, alegria ao ambiente e aumenta consideravelmente as chances de se fazer novas amizades. Segundo a últi-ma pesquisa sobre o comportamento dos donos de animais de estimação, divulga-da pelo Comac (Comissão de Animais de Companhia), as descobertas sobre os efei-tos positivos na vida de quem tem um ani-mal em casa se revelaram surpreendentes.

A notícia vai ao encontro do fato de que o segmento Pet não pára de crescer, especial-mente em Campinas, onde movimenta cer-ca de R$ 313,2 milhões por ano. A pesquisa revelou que o município é o terceiro do País no número de lares com animais de estima-ção - cerca de 650 mil casas - e representa importante mercado para este nicho. Boa notícia para o setor, que tenta se entender com a patrulha formada por alguns grupos e ONG’s, que se dizem contrários à relevân-cia dada ao tema, defendendo que vivemos num país que “mal cuida de suas crianças” (SIC). Polêmicas à parte, o segmento segue em franca expansão, e o interesse dos em-presários do setor por conhecer, entender e melhorar a interação entre dono e animal é uma constante. Outra boa notícia é que aumentou o número de pessoas e grupos dispostos a melhorar a vida de cães e gatos de ruas, ajudando-os a encontrar um lar e evitando e denunciando maus tratos.

No Brasil, uma das celebridades mais engajadas nas causas de proteção aos ani-mais é a apresentadora Luisa Mell, 31. Du-rante sete anos, ela apresentou o programa Late Show, pela Rede TV, onde marcou época pela forma atuante e corajosa com que denunciava crimes de maus tratos, e por apoiar projetos de leis ligados à pro-teção e respeito aos animais. Dentre seus principais feitos, está a conquista da proi-bição dos números circenses com animais. “Conseguimos a aprovação primeiro em São Paulo, e em pouco tempo, a lei foi am-pliada para todo o Brasil” , diz ela sobre a proibição deste tipo de espetáculo pelos empresários de circos, que tem 8 anos para se adequarem à nova legislação.

Por telefone, de seu escritório em São Paulo, Luisa Mell nos concedeu a seguinte entrevista:

Quando começou sua luta pelos direi-tos e bem estar dos animais?

Eu sempre gostei do tema, ganhei meu primeiro cachorro, um vira-lata, quando

tinha sete anos. A idéia do programa Late Show veio do meu pai, e no inicio, era para ser apenas mais um meio de interagir com as pessoas sobre os cuidados com os animais de estimação. Aos poucos, fui me envolvendo ativamente com a questão dos direitos dos animais, e a cada visita ao Centro de Zoono-ses de São Paulo, eu me conscientizava mais da necessidade e importância desta luta.

Quais foram as principais campanhas e conquistas dessa época?

Além de promover a conscientização da população e gerar debate sobre o tema, conseguimos apoiar e acompanhar im-portantes progressos na legislação sobre o assunto, como a lei de número 12916, de autoria do deputado estadual Feliciano Filho, cuja aprovação deu fim à matança indiscriminada de cães e gatos recolhidos nas ruas de São Paulo, ao ampliar este pra-zo de 3 para 90 dias.

No momento, gostaria de chamar a aten-ção para o projeto de lei federal 4548/98, que propõe a exclusão de todos os animais domés-ticos e domesticados da proteção do Estado.

O autor deste projeto é o deputado do PSDB de Alagoas José Thomaz Nonô e já se encontra em fase de votação no Senado. Diariamente, milhares de animais sofrem e morrem vítimas da crueldade humana, apesar do fato ser criminoso. Se aprovada essa lei, o número de casos vai aumentar.

Peço que todos se manifestem contrários a este projeto, pelo Disk Câmara. O número é o 0800-619619 e a ligação é gratuita.

Você sempre defendeu a esterilização dos animais como forma de protegê-los. Fale sobre isso.

Esterilizar o animal é atitude huma-nitária e única saída para o problema da superlotação de cães e gatos.

Chamar atenção para a necessidade da este-rilização em cães e gatos foi outra conquista im-portante, mas é preciso que se fale muito disso.

Em sete anos de ciclo sem controle, uma única fêmea pode vir a ter até 48 mil descendentes, sendo que deste total, pelo menos 70 % acabam nas ruas, onde mor-rem vítimas de maus tratos.

Em termos de comportamento, como você analisa a questão da “humanização” do animal, pelo dono, e como vê o apelo do setor para novas necessidades, a cada dia?

Acho natural que qualquer pessoa gas-te a quantia que quiser para bem estar de seu animal, afinal, pode-se gastar muito dinheiro na compra de um sapato, de uma bolsa, ou mesmo numa festa, e ninguém cria polêmica por causa disso. A relação entre um animal de estimação e seu dono é de amizade, e o dono gosta de ver a feli-cidade do seu bichinho a cada “mimo” que ganha. É uma troca saudável, e os cuidados

de manutenção, como banho, tosa, vaci-nas; longe de serem supérfluos, são super importantes para a saúde do animal.

Há campanhas que buscam estimular a adoção, em vez da compra de um animal de estimação. O que pensa sobre isso?

Adquirir um animal é um ato de imen-sa responsabilidade. Quando filhotes, eles são fofos, é fácil se apegar e se tem a im-pressão de que será sempre assim.Mas eles crescem, dão trabalho, fazem sujeira, e quem quer um amigo pet tem que estar ciente disso, para que o animal não vire um “fardo”e seja abandonado na primei-ra oportunidade; o que é um absurdo, mas que acontece muito, ainda.

Tenho dois vira-latas e os dois labrado-res, todos adotados em abrigos para cães, mas acho natural alguém optar pela com-pra; para quem busca determinada raça de cachorro, por exemplo, pode ser muito prático. O mais importante é que esse dono saiba cuidar bem de seu novo amigo.

E quais os cuidados a serem observa-dos no momento da escolha?

Antes da compra, é importante que as pessoas se atentem para as condições gerais do criadouro, que observem os cuidados que a loja ou feira dispensam aos animais expostos.

Vários criadores atuam de forma ilegal,

promovem a cruza desordenada, mantém os filhotes em condições cruéis de sobrevivência, expostos ao calor, sem conforto algum. Mui-tos morrem, e são rapidamente “substituídos” como se fossem simples mercadorias.

Se atentar para esse detalhe é importante para que a pessoa não financie, mesmo que de forma involuntária, as atividades dos comer-ciantes que agem de forma ilegal e imoral.

Campinas representa importante mercado para o segmento Pet