jornal 100% vida - maio 2011

12
N 0 29 CAMPINAS, MAIO DE 2011 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANO 3 A importância da atividade física na rotina diária, na página 4. Como detectar problemas de visão. A atenção deve ser dada para as crianças que precisam passar pelo oftal- mologista antes dos sete anos, nas páginas 6 e 7. Terapia do autocontrole melhora a qualidade de vida e bem estar, na página 11. As novas técnicas para rejuvenescer a pele. Conheça o tratamento em 3D, na página 12. Conheça o sabor que está virando a cabeça, página 04.

Upload: gustavo-vaz-camargo

Post on 09-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição 29 do jornal 100% Vida

TRANSCRIPT

N0 29 CAMPINAS, MAIO DE 2011DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

ANO 3

A importância da atividade física na rotina diária, na página 4.

Como detectar problemas de visão.

A atenção deve ser dada para as crianças que precisam passar pelo oftal-mologista antes dos sete anos, nas páginas 6 e 7.

Terapia do autocontrole melhora a qualidade de vida e bem estar, na página 11.

As novas técnicas para rejuvenescer a pele. Conheça o tratamento em 3D, na página 12.

Conheça o sabor que está virando a cabeça, página 04.

2 www.jornal100porcentovida.com.brMaio 2011Página

Onde encontrar o jornal 100% Vida

Expediente

Guanabara e Vila Itapura- Banca do Dirceu- Banca Brasil- Instituto Salludys

Castelo e Chapadão- Banca Nakazone- Padaria Trapiche- Nico Paneteria- Restaurante Chimarrão- Panificadora Pão do castelo- Círculo Militar- Clínica Mario Sabha

Bonfim- Academia Acqua Forma- Supermercado Pão de Açúcar

Jardim das Paineiras, Nova Campinas, Jardim Flamboyant e Jardim Paraíso- Ventura Mall- Banca Berini- Padaria Abelha Gulosa- Banca Paineiras- Carrefour Bairro- Padaria Norte Sul- Padaria Fratelli- Casa do Yakisoba

Cambuí- Pão do Cambuí- Massa Pura- Clínica Pupo Nogueira - Clínica Politano- Papelaria Cambuí - Padaria dos Alecrins- Shopping Frutas Cambuí-Terrace Open Mall

Sousas- Banca Praxedes- República da Pizza- Café Senzala- Galpão Supermercado- Banca do Jair- Rico Panne- Supermercado Kushi- Agropecuária Reino Animal

Chácara Primavera, Alto do Taquaral e Taquaral- Padaria Império dos Pães- Padaria Primavera- Shopping Primavera - Centro Cultural CPFL- The Mall- Padaria Nova Diamante- Restaurante Vilani- Restaurante Takeda

Barão Geraldo- Banca do Amaral- Banca do Guará- Padaria Casa Grande- Padaria Alemã- Banca Barão - Supermercado Pão de Açúcar - Frutaria Barão

Parque Prado- Condomínios Prado- Shopping Prado

Alphaville- Alpha Mall

Vinhedo- The Gardener PlacePaulínia- Banca do Cemitério- Paulínia Shopping- Padaria Real - Farmácia Farmais- Banca da Praça- Banca do BosqueCosmópolis-Banca do Shopping

Esta é uma publicação da Editora 100% Vida Ltda ME.CNPJ: 092 11 133 0001-81

Os artigos são de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornalista responsável: Luciane PaviniMTB 20310

Publicidade: Silvia Capelazzo(19) 3256 [email protected]

Diretores administrativos: Alexandre Figueiredo de Souza e Alfredo Figueiredo

Jornal 100% Vida : (19) 3256 7091www.jornal100porcentovida.com.bremail: [email protected]

Impressão: Gráfica Alpha Paper (19) 3256 6773Editoração: Yuppie Studio DesignLogotipo: Yuppie Studio Design

Distribuição: Jardim Chapadão, Castelo, Guanabara, Vila Itapura, Alto do Taquaral, Jardim Primavera, Jardim das Paineiras, Nova Campinas, Jardim Paraíso, Cambuí, Sousas e Barão Geraldo.

Cuidadores treinadosAtendimento de plantão

AGENDE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COM ELAINE(19) 7804.7888 3387.4151 ID: *22845

Planos personalizadosRelato diário

CUIDADORES DE IDOSOS

GESTANTES E MÃES DOLAS

PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

RECUPERAÇÃO DE SAÚDE

Ajudamos as pessoas da meia idade a manterem suas atividades diárias, necessárias ou preferidas.

Cuidado extra no lar para mães antes e pós o nascimento do bebê.

Companhia acolhedora e cuidadosa para aqueles que enfrentam desa�os da vida de longo prazo.

Ajudamos adultos ou crianças que passaram por cirurgia ou que necessitam de cuidados especiais.

RECUPERAÇÃO CIRÚRGICA - ALZHEIMERPARKINSON - ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

PLANOS ESPECIAIS PARA NATAL E ANO NOVODiário, Semanal, Quinzenal e Mensal.

[email protected] - www.homeangels.com.br/campinas-novacampinas

TORNAMOS A VIDA MAIS FÁCIL!

Rejuvenescimento 3D

Sua pele linda emqualquer idade!

Por Alexandre Fernandes - 1all.com.br

3PáginaMaio 2011www.jornal100porcentovida.com.br

Cuidados com a face são essenciais o ano todo!Durante o verão ninguém

esquece de cuidar da pele, pois o sol forte não permi-te descaso. No entanto, isso não quer dizer que em ou-tras estações do ano pode-mos baixar a guarda. A falta de atenção pode gerar doen-ças dermatológicas sérias.

A face é a parte do corpo onde nossa pele é mais sen-sível ao sol e à exposição a agressões como a poluição. A espessura dela é de apro-ximadamente 1 mm, cerca de 100 vezes mais fina que a do braço. Tanta sensibilidade requer outros cuidados além de cremes hidratantes, cos-méticos e protetor solar.

Nessa época do ano é pre-ciso ter atenção extra para evitar o ressecamento que facilita doenças, alergias e o envelhecimento precoce.

Além disso algumas dicas simples podem melhorar o aspecto dessa região, como por exemplo, evitar banhos quentes e longos que retiram a camada de gordura prote-tora da pele, essencial para a proteção contra a penetra-ção de bactérias e fungos. Seu enfraquecimento deixa a pele seca e mais sujeita a co-ceiras e alergias.

A chegada dos dias de temperatura mais amena é a temporada ideal para vários tipos de tratamento. Pensan-do em todos esses cuidados a OligoFlora oferece diversos procedimentos que garan-tem proteção, hidratação e prevenção.

Um dos maiores desta-ques é a limpeza de pele, diferente das convencionais, que além da remoção de su-

jeiras e impurezas, hidrata a face profundamente, promo-vendo a nutrição celular. A aplicação da Vitamina C per-mite o clareamento de man-chas, e os minerais essenciais que são aplicados e ioniza-dos promovem a revitaliza-ção e tonificação da pele.

“Sempre acreditei que cuidar da pele, tinha que ser algo de dentro para fora, e a Oligoflora, veio ao encontro a essa minha crença. Já na primeira sessão houve uma mudança incrível. Conheci-dos, notam a mudança em minha pele”, relata Sandra Regina Manacorda Kindl-mann, cliente da OligoFlora Taquaral.

Os tratamentos faciais, corporais e de bem-estar contam com oligoelementos, pequenas quantidades de mi-nerais encontradas no nosso organismo, que são respon-sáveis pelo equilíbrio do nos-so corpo. Com o organismo funcionando em harmonia obtemos saúde e beleza.

No inverno, a pele tam-bém sofre as conseqüências do clima ressecado. Agra-vado pela exposição ao sol pode ficar sem “vida” e de aspecto desagradável. Uma boa esfoliação e uma mega hidratação são processos que permitem manter a saúde e a beleza do corpo todo.

Para saber mais dicas de como cuidar da pele e outras informações a respeito de tratamentos do rosto, corpo e bem-estar visite o Studio OligoFlora Taquaral, na Av. Dr. Heitor Penteado, nº 314. Ou entre em contato pelo te-lefone: 33687445.

4 www.jornal100porcentovida.com.brMaio 2011Página

Fórmulas e

Cosméticos Veteriná

riosEffectiveFarmácia de Manipulação

Desde 1995

OBJETIVO DA MANIPULAÇÃO DE USO VETERINÁRIA

ATENDER AS NECESSIDADES DO VETERINÁRIO / ANIMAL

MAIOR ACEITABILIDADE DO FÁRMACOPOR PARTE DO ANIMAL

FACILITAR A ADMINISTRAÇÃO DOMEDICAMENTO

DIMINUIR CUSTOS

Av. Antonio Carlos C. de Barros, 1051 - Sousas - Campinas - SP

Fone: (19) 3258-1718 Fax: (19) [email protected]

19 3256.6773

Atividade física, organização do tempo e produtividadeAtualmen-

te parece que as 24 horas do dia não têm sido suficien-tes para que todos os nos-sos compro-missos e obri-gações sejam c u m p r i d o s . Consequente-mente deixa-mos de lado o tempo para a família e para os amigos, negligencia-mos o lazer e a saúde. Com

isso, a produtividade cai e o stress aumenta.

No entanto, o dia continuará com suas mesmas 24 horas. Como então lidarmos com esse tempo, numa época em que a velocidade do desenvolvimento e a quantidade de informações disponíveis nas di-versas áreas de atuação nos deixam ansiosos e com a sensação de que nunca teremos cumprido todos os nossos deveres de forma adequada?

A chave está na organização pessoal do nosso tempo. Uma agen-da equilibrada contém o tempo para o trabalho, o tempo para a família, amigos, lazer e exercício físicos. Isso é fácil de aceitar, mesmo para o mais atarefado profissional, se entender-mos que “uma pessoa que cuida de

si mesma produz mais e melhor”. A atividade física, por exemplo,

prepara o corpo para as tarefas do dia a dia, gerando mais disposição, a melhora da qualidade do sono, a melhora da capacidade cardio--vascular, etc. Esses benefícios se transformarão num desempenho profissional e pessoal melhor.

Assuma apenas os compromis-sos que cabem no seu dia. Aquilo que não cabe não será feito direito, gerando a frustração do “dever não cumprido”. Não se esqueça do descanso, das pessoas que o cercam e da sua saúde.

Não se esqueça de você!Gustavo Basolli – empresário, sócio-

-proprietário da Academia 40+, unida-

des Valinhos e Nova Campinas.

5PáginaMaio 2011www.jornal100porcentovida.com.br

Exercitando a auto-estima!

De modo geral, ouvimos falar sobre auto-estima, mas será que sabemos o que é e como podemos desenvolvê-la? Antes de tudo é es-sencial definirmos auto-estima, pois o conteúdo que aprendemos a res-peito é apenas conceitual. Na educa-ção convencional, dificilmente exis-tem orientações efetivas sobre a sua aplicação funcional em nossas vi-das. Será que ter auto-estima é repe-tir frases e jargões do tipo: “ame-se, pense positivo!”, “tenha esperança que tudo vai melhorar!”, ou ainda, “eu me amo por isso comprei um carro novo”. Será mesmo que ape-nas isso resolve as necessidades de alguém com auto-estima precária?

A auto-estima das pessoas que convivem em uma determinada tri-bo (país, estado, cidade, grupo), é di-retamente proporcional às crenças e conceitos nela enraizadas. Em nosso país, que valores são mais cultuados? O bem estar, a riqueza, o reconheci-mento como mérito de quem con-quistou seu espaço, ou o sofrimento, as dificuldades, a maldade e as críti-cas? Como falar de auto-estima para quem nem acredita que deve se esti-mar, apenas por ser quem é? Grande parte das linhas filosóficas diz que merecemos “louros” (congratula-ções) por estarmos vivos, mas será que nós assimilamos diariamente esta convicção?

Estimar-se é gostar de si mesmo, de aprender novas tarefas, de explo-rar seus potenciais, de estar em sua própria companhia. A pessoa que se estima, é pró-ativa, gosta do que faz, a cada dia desenvolve mais seus ta-lentos, gosta de viver, se esforça para atingir seus objetivos de maneira pa-

cífica e responsável. Contrariamente às pessoas com auto-estima precá-ria, estas reconhecem seus esforços sem depender da aprovação e apoio alheios, e quando os resultados de seus projetos não são satisfatórios, não culpam os outros, o mundo ou o governo por seus desapontamentos, mas se responsabilizam por suas ati-tudes na vida, e, num determinado prazo de tempo reúnem suas forças para recomeçar com mais inteligên-cia, dando-se o mérito por terem tido tal oportunidade.

As pessoas que não se estimam não se gostam, não se sentem bem na sua própria companhia, depen-dem da força e motivação dos ou-tros, da aprovação, dos “aplausos” e dos elogios do mundo. Não con-seguem ficar sozinhas, desconfiam de tudo, nunca se sentem seguras e apesar de terem realizado planos bem sucedidos, estão sempre insa-tisfeitos consigo e com suas vidas, achando que deveriam estar numa outra vida, com outra família, num outro contexto, já que valorizam a dificuldade e o sacrifício, fantasian-do a felicidade como algo impossí-vel. Desta forma, negam-se a “arre-gaçar as mangas” e buscar outros caminhos, pois será mais fácil ar-ranjar desculpas e subterfúgios para justificar sua vida fracassada.

Certamente, você já teve contato com pessoas de auto-estima baixa. São aquelas que se sentem tão fra-cassadas, que se o seu time de fute-bol perde o jogo, parece que foi ele quem perdeu, fica bravo pelo resto do dia e se zanga com todos. Estas pessoas se projetam em seu time de futebol, em seu filho que perdeu o emprego, olham tão focadamente para os “coitados” no mundo, que acabam por atrair tipos de pessoas bem parecidas com seu modo de agir para se relacionar. Uma lásti-ma... Por outro lado, você também já experimentou momentos de auto-estima elevada, ou ao menos

conhece alguém que apesar de não estar sorrindo (artificialmente) o tempo todo, é calmo, carrega paz e sempre traz palavras simples, en-corajando a si próprio e aos colegas que estão no mesmo ambiente. Estas pessoas estão mais bem humoradas e não se prendem ao que têm ou ao que fizeram, mas sim ao que são, ao que já demonstraram a si mes-mas que podem fazer. Você já deve ter conhecido alguém que após al-guma decepção, escolheu tomar a atitude de renovar sua vida, não simplesmente como uma fachada, mas em busca verdadeiramente de seus objetivos, com calma e clareza, no caminho do bem-estar, desen-volvendo paciência (não confundir com passividade), confiança e uma nova vida. Qual é a diferença entre essas pessoas? Como desenvolver e treinar sua auto-estima?

Tenho a sugestão de um exercí-cio simples para que você se estime mais. Há quanto tempo você não se dá parabéns por algo que fez? Acredi-to no ser humano e sei que você pode reconhecer-se para que não precise do reconhecimento do mundo. Embora saibamos que não vivemos isolados e precisamos viver em comunidade, o fato é que depender do elogio do outro ou do apoio das pessoas é uma neurose muito comum e até mui-to aceita socialmente. Por exemplo:

como é possível se dar parabéns, se o auto-elogio é mal visto? Não digo o elogio falso e arrogante, muito pelo contrário, pois quando nos reconhe-cemos pelo que somos não precisa-mos falar para as pessoas a respeito disto, o que é muito mais efetivo e funcional. Quando transmitimos au-to-respeito, atraímos quem tem me-lhor auto-estima ao nosso redor.

Sei que você consegue fazer esta lição, que parece estranha, pois quem se elogia e reconhece algo de bom em si mesmo é tido como “ar-rogante”, alguém que quer aparecer. Você nunca notou isso? Perceba que curiosamente, aqueles que não apa-recem e não se destacam, são justa-mente aqueles que têm medo do su-cesso e que dificilmente aguentam as críticas do mundo, o julgamento, a inveja, o ciúmes, as cobranças so-ciais, que estão cada vez mais pre-sentes e não vão cessar. O que você prefere: ser um servo dos conceitos sociais por ter auto-estima baixa como a maioria, ou ter a coragem de reconhecer seus potenciais e exerci-tar sua auto-estima elevada? É uma opção somente sua! Pense bem e até a próxima...

Dr. Mário Sabha Jr. Consultas em Campinas (19) 3386-9411 / 8173-7731.

Dr. Mário Sabha Jr. CREFITO 3/23349-F

Ph D. Neuroanatomia , Fisioterapeuta, Pós-Graduado em Acupuntura, Formação em Terapias Manuais

Osteopáticas e Terapeuta Metafísico

Acupuntura Osteopatia Fisioterapia Terapia Metafísica

Acupuntura - Excelente tratamento para Insônia, enxaquecas , ansiedade, obesidade, vícios, desânimo, dores em geral, problemas endócrinos, restabelecendo o reequilibrio fisiológico e energético.Osteopatia – Técnica de realinhamento e reposicionamento ósseo, promovendo reequilíbrio osteo-muscular, eliminando dores na coluna vertebral, problemas musculares e articulares, como: quadril, joelho, tornozelo, ombro e outros.Terapia Metafísica- Age diretamente na causa emocional das doenças, promovendo confiança e paz interior. Indicada para Depressão, Autoestima baixa, Medo, Ansiedade, Instabilidade emocional, Insegurança, Timidez, problemas de relacionamentos em geral.

Visite nosso site: www.mariosabha.com.br

Marque já sua Consulta – Fones: (19) 3386-9411 ou 8173-7731Rua Lourenço Jampaulo,108 - Jd. Chapadão – Campinas

6 www.jornal100porcentovida.com.brMaio 2011Página

VisãoConheça melhor os problemas que nos fazem enxergar menos

AmetropiasAmetropia (ou erro refrativo

ocular) é definida pela perda da nitidez da imagem na retina e en-globa: a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia. As ametropias são corrigidas com o uso de óculos, adaptação de lentes de contato ou cirurgia refrativa. É importante ressaltar que graus mí-nimos de ametropia nem sempre necessitam de correção, dependen-do de cada caso, da presença de sintomas e de doenças associadas.

MiopiaÉ uma ametropia que tem in-

cidência elevada e crescente, apre-sentando como causa fatores gené-ticos e ambientais. É caracterizada pela dificuldade visual para longe, pestanejar freqüente e dores de ca-beça. Deve ser assunto de atenção dos pais, uma vez que se apresenta com tendência a aumentar ao longo dos anos de crescimento da criança até por volta de 20-25 anos.

É fundamental a avaliação de um profissional competente (oftal-mologista) que irá fazer o diagnós-tico e determinar a necessidade de correção visual, seja esta através de lentes corretivas como óculos ou lentes de contato, ou cirurgia refrativa. Quanto ao uso de óculos, o único inconveniente é a limitação imposta para o exercício de algu-mas atividades profissionais e es-portivas, além da redução do cam-po visual. Quanto ao uso das lentes de contato, elas corrigem muito bem as miopias, satisfazem a esté-tica, mas podem causar intolerân-cias, exigindo maiores cuidados, e certa habilidade em sua manipula-ção e higiene. As cirurgias a laser ou “cirurgias refrativas”, procuram modificar a curva da córnea, provo-cando nos míopes um achatamento

da parte central, proporcionando a formação adequada da imagem na retina. Essas cirurgias normalmen-te são realizadas na fase adulta.

A miopia é comum na infância e está diretamente associada ao defi-ciente desenvolvimento escolar. Os especialistas da área alertam para a importância do primeiro exame oftalmológico ainda na fase pré--escolar, antes dos 7 anos de idade.

HipermetropiaA hipermetropia se caracteriza

pela facilidade de ver objetos de lon-ge melhor que os objetos que estão próximos. Ela é determinada por olhos pequenos ou uma córnea pla-na fazendo com que a imagem foca-lizada seja formada depois da retina. Tende a diminuir ao longo dos anos de crescimento, em quantidade pro-porcional ao crescimento natural dos

olhos. A melhora da acuidade visual é obtida pelo uso dos óculos, ou len-tes de contato, ou cirurgia.

Pode ser observada por queixas constantes de dificuldade visual para perto associado a episódios de cansaço visual e dores de cabeça, dificuldade no desempenho escolar nas fases iniciais do aprendizado e estrabismo.

Estes fatores indicam a neces-sidade de uma visita ao oftalmo-logista, especialmente quando se tratar de crianças. No caso delas, a hipermetropia pode desaparecer

com o crescimento do globo ocu-lar seguindo o desenvolvimento normal. Caso não desapareça, os efeitos podem ser corrigidos por meio de óculos, lentes de contato ou mesmo cirurgia refrativa.

AstigmatismoÉ caracterizado em quase to-

dos os casos pela irregularidade da superfície corneana. Uma cór-nea normal é redonda e lisa, como uma esfera. Com o astigmatismo, a curvatura fica mais ovalada. O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia.

As pessoas que têm astigma-tismo apresentam visão distorci-da dos objetos, tanto os próximos como os distantes. Os primeiros sinais do problema podem ser ma-nifestados pela percepção de um

objeto como tivesse os seus bordos desfocados e não é possível ver de forma bem definida as linhas retas. As imagens ficam embaçadas por-que alguns dos raios de luz que in-cidem no olho são distorcidos pela irregularidade da córnea. A fadiga ocular e as dores de cabeça também podem se associar ao quadro.

O astigmatismo é corrigido fa-zendo com que os raios de luz se concentrem em uma superfície es-férica homogênea e não ovalada, determinando um plano único. A correção pode ser realizada através

do uso de óculos, lentes de contato, cirurgia a laser.

PresbiopiaA presbiopia (vista cansada ou

também chamada vista curta) é uma evolução natural da visão, que se manifesta a partir dos 40 anos devido ao fato de nossos cristalinos perderem a elasticidade na medida em que envelhecem, não caracteri-zando doença, mas sim uma situa-ção evolutiva natural.

Esta anomalia tende a se agravar ao longo dos anos, mas geralmente estabiliza a partir dos 60 anos.

Queixas como os braços curtos em posição de leitura, dificuldade para enfiar a linha em uma agulha, dificuldade para enxergar o teclado do computador ou para ver a tela do celular, são os primeiros sinto-mas da presbiopia e que podem se associar a outros como as dores de cabeça e a fadiga, ou cansaço ocular.

Uma alternativa é o uso de ócu-los ou lentes de contato bifocais/multifocais. Quanto à cirurgia, ainda em evolução, existem várias técnicas, nenhuma perfeita, mas que ajudam os pacientes que não se adaptam com os óculos ou lentes de contato.

A dificuldade de enxergar fun-ciona como lembrete para a necessi-dade do exame oftalmológico e para as visitas mais freqüentes ao especia-lista, principalmente antes dos 7 anos de idade (para evitar a ambliopia) e a partir dos 40 anos de idade pois além de solucionar queixas como a da di-ficuldade visual durante as leituras, podem ser diagnosticados precoce-mente patologias como glaucoma, catarata e doenças retinianas.Dr. Kleyton Barella

Oftalmologista

CRMSP 122735

Especialista em glaucoma e catarata

7PáginaMaio 2011www.jornal100porcentovida.com.br

CATARATA

GLAUCOMA

A catarata consiste na opaci-dade parcial ou total do cristalino - lente natural do olho, localizada atrás da íris - que impede a ima-gem de chegar nitidamente à reti-na. Não deve ser confundida com o pterígio que é o crescimento de uma membrana sobre a córnea. A catarata está na maioria das vezes associada à idade, em pacientes aci-ma dos 60 anos, mas também pode ser causada por traumatismos, ra-diação, doenças sistêmicas como o diabetes, inflamações oculares, me-dicamentos (principalmente cor-

ticóides), congênita, entre outras. O ofuscamento ao olhar às luzes à noite, imagem borrada e perda da percepção de cores são os prin-cipais sintomas. A melhora da vi-são de perto pode ocorrer nas fases iniciais devido a um aumento do cristalino. Catarata, atualmente, é a principal causa de cegueira curável no mundo e sua cirurgia é a mais realizada dentre todas.

A técnica cirúrgica mais moder-na para o tratamento da catarata consiste na remoção do cristalino

opaco por fragmen-tação e aspiração com ultrassom, com posterior implante de uma lente intra--ocular. Tudo isso por uma micro-inci-são, na maioria das

vezes sem necessidade de pontos. Nas cataratas muito duras ainda utilizamos a técnica mais antiga, extracapsular.

As lentes artificiais que substi-tuem o cristalino variam de mate-riais, tamanho, forma e caracterís-ticas ópticas. Essa escolha depende da técnica, características oculares e desejo do paciente.

A cirurgia pode ser realizada com anestesia tópica (colírios) ou com bloqueio ocular sob sedação. A anestesia geral é utilizada so-mente em casos especiais.

A recuperação vai depender da perfeição da técnica cirúrgica em si e do grau de dureza da catarata.

Glaucoma é o nome dado a um grupo de doenças que afetam o ner-vo óptico num padrão característi-co. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, mas uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões rela-tivamente baixas e outra pode ter pressão intraocular elevada duran-te anos sem apresentar lesões. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano irreversível do nervo óptico, causando uma perda progressiva do campo visual, que pode progre-dir para cegueira.

Existem vários tipos de glauco-ma. O mais comum é o glaucoma primário de ângulo aberto, freqüen-temente sem sintoma que dificulta a circulação de sangue pelo nervo óptico. Em um terço dos casos des-se glaucoma de pressão normal, a pressão intraocular está dentro do normal. Outro tipo, o glaucoma de ângulo estreito, é caracterizado por aumentos súbitos de pressão intra-ocular. Isto ocorre em olhos geral-mente pequenos pela obstrução da saída do líquido da íris. Glaucoma de ângulo estreito, na maioria das vezes, causa dor e deixa a visão borrada, levando a perda visual ir-reversível dentro de um curto perí-

odo de tempo. É considerada uma situação de emergência oftalmoló-gica e requer tratamento imediato. Muitas pessoas o confundem com dor de cabeça, chegam a fazer to-mografias e estão apresentando cri-ses de glaucoma de ângulo estreito. Glaucoma congênito é uma doen-ça genética rara que atinge bebês. Apresentam olhos aumentados e córneas embaçadas. Glaucoma se-

cundário ocorre como uma com-plicação de várias condições como: cirurgia ocular, catarata avançada, lesões oculares, uveítes, diabetes ou uso de corticóides.

Por não ter sintomas distin-tos, uma complicação quase que inevitável do glaucoma é a perda visual, afetando inicialmente a vi-são periférica. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Uma forma de per-ceber isso mais rapidamente, é fe-

char um olho e examinar todos os quatro cantos do campo visual para observar a claridade e acuidade. O processo deve ser repetido com o outro olho. Freqüentemente o pa-ciente não nota a perda de visão até vivenciar a “visão tunelada”. Se a doença não for tratada, o campo vi-sual se estreita cada vez mais, obs-curecendo a visão central e final-mente progredindo para a cegueira

do olho afetado.Esperar pelos sintomas de per-

da visual não é o ideal, porque isso é irreversível, mas os danos podem ser menores ou atrasados com um tratamento adequado. Pessoas com histórico familiar têm cerca de 6% de chance de desenvolver a doença. Diabéticos e negros são mais propensos a desenvolverem o glaucoma de ângulo aberto e asiá-ticos de desenvolver glaucoma de ângulo estreito. Idealmente, todas

as pessoas devem investigar a do-ença a partir dos 40 anos de idade. É importante realizar os exames de medida da pressão intraocular e do nervo óptico em busca de lesões porque metade das pessoas com glaucoma, não sabem que tem a doença.

Apesar da pressão intraocular elevada não ser a única causa do glaucoma, até o momento, diminuí--la é o principal tratamento. Pres-são intraocular pode ser diminuída com medicamentos (colírios), LA-SER (em alguns casos) e cirurgia.

A cirurgia convencional mais comum é a trabeculectomia. Nela, uma câmara (bolha) é feita na parte branca superior do olho drenando o líquido dentro do olho, diminuin-do a pressão intraocular. Em casos específicos também pode ser utili-zado implantes/tubos.

O glaucoma é uma doença trai-çoeira que apresenta sintomas tar-dios irreversíveis como a perda do campo visual e inespecíficos como dor de cabeça. Por esses fatores, as consultas frequentes ao oftalmolo-gista são essenciais.. Dr. Kleyton Barella

Oftalmologista

CRMSP 122735

Especialista em glaucoma e catarata

8 www.jornal100porcentovida.com.brMaio 2011Página

CEDAP inicia projeto de arte-educação com adolescentes da Fundação CASA

Vislumbrar um novo projeto de vida para adolescentes egressos da Fundação CASA por meio da arte e da educação. Este é um dos objetivos do Projeto Ateliê Escola – Convivência e Arte, sob a coor-denação do Centro de Educação e Assessoria Popular – CEDAP, de Campinas. O projeto conta com o patrocínio da Petrobrás, tendo sido aprovado no Processo Seletivo Pú-blico 2010 do “Programa Petrobrás Desenvolvimento & Cidadania”.

Voltado para 60 adolescentes de 15 a 17 anos, egressos da Fun-

dação CASA prioritariamente, o projeto consiste em ofertar oficinas de arte-educação, encontros socio-educativos de formação para a ci-dadania, oficinas de informática, atividades complementares à edu-cação formal, dentre outras, além de bolsa-auxílio mensal aos adoles-centes participantes. “Pretendemos incentivar o empreendedorismo social e geração de renda, contri-buindo para que os adolescentes vislumbrem um novo projeto de vida, e não voltem a praticar atos que os coloquem novamente em conflito com a lei”, explica Carolina Signori, coordenadora do projeto.

Também participam do proje-to, adolescentes dos programas de medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida e Pres-tação de Serviços à Comunidade), devidamente encaminhados pelas

entidades executoras dessas medi-das em Campinas, o COMEC e a Obra Social São João Bosco. Além dos adolescentes, suas famílias também são acompanhadas e são convidadas a participar de encon-tros socioeducativos mensais e de oficinas artesanais voltadas para geração de renda.

O projeto busca ainda garantir um espaço de aproximação das fa-mílias e os adolescentes.

O Projeto Ateliê Escola – Con-vivência e Arte nasceu a partir das diversas experiências consolidadas pelo CEDAP e da vivência nos últi-mos dois anos, desenvolvendo ati-vidades de arte e cultura junto aos adolescentes internos das Unidades da Fundação CASA. O objetivo do projeto é contribuir para a reinser-ção social de adolescentes egressos do sistema de medida socioeduca-

tiva da cidade de Campinas.

Sobre o CEDAP O CEDAP – Centro de Educação

e Assessoria Popular é uma organi-zação da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1987 por um grupo de profissionais e edu-cadores populares, vinculados a movimentos sociais, universidades, igrejas e instituições públicas, com a finalidade de fortalecer e apoiar as organizações e os movimentos po-pulares de Campinas e região.

Mais informações:Centro de Educação e Assessoria Popular - CEDAPEndereço: Rua Barão de Atibaia, 890 – Vila Itapura – Campinas/ SPTelefone: (19) 3235 1800 email: [email protected] Homepage: www.cedap.org.br

Taís Fernanda V. F. de AzevedoPsicóloga

CRP 06/94214Formação em Psicologia Corporal

Biodinâmica e Perinatal

Atendimento: infantil, adulto, gestante e casal

Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334Parque Taquaral - 13087-261 - Campinas - SP - (Atrás da CPFL)Fone: (19) 3256.5488 - Cel.: (19) 9601.3044E-mail.: [email protected]: www.psicologoscampinas.com.br

Sylvio Lincoln Saikovich de AlmeidaPsicoterapeuta Corporal Reichiano

Especialista em Psicologia BiodinâmicaCRP: 06/94194

Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334Parque Taquaral - 13087-261 - Campinas - SP - (Atrás da CPFL)Fone: (19) 3256.5488 - Cel.: (19) 9601.5601E-mail.: [email protected]: www.psicologoscampinas.com.br

Iniciativa conta com patrocínio do “Programa Petrobrás Desenvolvimento & Cidadania”

9PáginaMaio 2011www.jornal100porcentovida.com.br

Você escolhe ou é escolhido?

Desde a hora que acordamos até a hora em que vamos dor-mir estamos fazendo escolhas, mesmo que elas sejam feitas de forma automática ou incons-cientemente. Até quando esco-lhemos não escolher, a escolha já foi tomada.

Mas porque às vezes é tão difícil realizarmos nossas esco-lhas? Porque nossa capacidade de escolha aumenta na medida em que se desenvolve nossa maturidade e a consciência de que somos responsáveis e não culpados por nossas escolhas. E a culpa é um dos nossos princi-pais inimigos em qualquer pro-cesso de crescimento.

Muitas pessoas vivem na ex-pectativa de serem escolhidas e depois se lamentam pelas con-seqüências dessa espera, se co-locam como vítimas da situação, como se nada pudessem ter feito para evitar. Isso pode acontecer pela falta de autoconhecimen-to. Quando falamos de relações amorosas então, se deixar esco-lher pode ser confundido como flerte ou conquista.

A impulsividade que gera

atitudes precipita-das também pode levar a sofrimentos, que poderiam ser evitados facilmente se nos colocásse-mos em primei-ro lugar ao tomar qualquer decisão. Existem ainda pes-soas muito caren-tes que para não ficar sozinhas, e ter que encarar seus medos, fantasias e limitações, acabam aceitando qualquer relacionamento, ou emendam um romance no outro,

terminando e começando rela-ções sem se dar conta de quais foram os pontos positivos, ne-gativos, aprendizados e que tipo de amadurecimento con-quistaram para passar esta fase e futuramente conquistar um relacionamento mais tranqüilo, prazeroso e construtivo.

Existem pessoas muito criti-cas, que já se machucaram ante-riormente, ou inseguras, que te-mem se entregar a uma relação e sofrem com a desconfiança, com o ciúme ou com a solidão.

Para poder dar a volta por cima e ser a pessoa que escolhe o que fará parte da sua vida, é necessário que você saiba o que você realmente deseja viver, ex-perimentar, aproveitar. Quan-do falamos de relação amorosa, é preciso saber quem é você, o que busca no parceiro, o que tem para oferecer. Nesta lista vale tudo, qualidade e defeitos, como o companheirismo, capa-cidade de ouvir as necessidades do outro, capacidade de se co-municar, gostos, preferências, ciúme, inseguranças, medos, enfim, tudo que envolve auto-

conhecimento.Depois pense nas coisas que

você acredita e carrega consigo, como por exemplo, o quanto você acredita que merece ser fe-liz, o quanto merece um parcei-ro ideal. Parece bobagem, mas se você não acredita que pode existir uma relação assim, ela di-ficilmente acontecerá. Aprender a tomar pequenas decisões fa-voráveis a você diariamente, vai proporcionando cada vez mais autonomia e liberdade para ou-sar e voar cada vez mais alto. Deixando a ansiedade contro-lada, você consegue estar mais atento às situações a sua volta e desta maneira pode agir com mais tranqüilidade.

Nossa história de vida está relacionada com o modo como realizamos escolhas, mas ela não nos impede de avançar quando temos uma dificulda-de, quando decidimos que po-demos aprender a fazer algo melhor para nós mesmos. Desta maneira, estamos escolhendo que rumo levará nossa vida.

Quando escolhemos, traze-mos a tona nossa vontade de viver. Isso é um processo que exige consciência e em alguns casos, pode ser necessário rece-ber a ajuda de um profissional.

Neste momento, o processo de Psicoterapia, pode ser um faci-litador para nossa conscientiza-ção daquilo que desejamos, que precisamos e que tememos.

Escolha e ação são proces-sos essenciais na construção de uma vida sadia, responsável e feliz. Claro que tudo isso de-manda força, coragem, consci-ência e energia e isso nem sem-pre é fácil.

Este processo é o que nos torna humanos. Por isso pode-mos cair e levantar, em função das nossas escolhas. Lembre – se de que a melhor escolha que fazemos é aquela que envolve os riscos e conseqüências. Se for vivida com responsabilidade, consciência e prazer de sermos o que somos, nossa vida será bem melhor.

E aí, o que você vai escolher hoje?

Tais Fernanda V. F. de Azevedo

Psicóloga - Terapeuta Corporal

Biodinâmica

Rua: Jorge de Figueiredo Correa,

1334 – Taquaral Campinas SP

Fone: 3256 – 5488

E mais:

[email protected]

www.psicologoscampinas.com.br

10 www.jornal100porcentovida.com.brMaio 2011Página

11PáginaMaio 2011www.jornal100porcentovida.com.br

Terapia de AutocontroleComo controlar a saúde emocional, mental e física.

A nova terapia de Auto-controle – Homeostase Quân-tica da Essência tem o nome difícil, mas o resultado é ime-diato. Trata-se de uma tera-pia inovadora, criada para devolver o poder de contro-lar a própria vida emocional, mental e restaurar a saúde perfeita.

“Quem se beneficia dessa restabelece o pleno controle de sua vida, muda as atitudes, passa a emitir sinais positivos diante dos confrontos da vida cotidiana e acaba por influen-ciar mudanças significativas no seu meio ambiente”, expli-ca o professor Sérgio Roberto Ceccato Filho, que é terapeuta, pesquisador de Terapias Bio-quânticas.

Todos os dias somos bom-bardeados por negativida-des, frustrações e perdas, que surgem da convivência com pessoas difíceis, pela pressão sofrida na vida profissional ou ainda pelos fatos rotineiros que cada vez mais nos empur-ram ao exercício das emoções negativas. Tudo isso somado ao estresse acumulado, aos sofrimentos do passado regis-trados em nossa memória, ge-ram doenças psicossomáticas, distúrbios mentais e fracassos

diante da vida.Com a Terapia de Autocon-

trole os registros e condiciona-mentos emocionais e mentais negativos são totalmente eli-minados e aprende-se a irra-diar energia sempre positiva, exercendo uma atitude vibrante com a vida, com as pessoas e fatos ao nosso redor. Tudo isso termina por transformar a reali-dade externa. Pode-se aplicar a técnica para alterar o ambiente familiar, educacional e profis-sional com muito sucesso.

Para se beneficiar desta te-rapia não é preciso acreditar, basta querer. Isto porque o pro-cesso utilizado é fundamentado nos princípios da física clássica, da física quântica e da biofísica e aplica um processo cientifico para eliminar causas e condicio-namentos negativos.

”A cura em todos os níveis é uma capacidade do ser huma-no. A Terapia de Autocontrole desperta esse poder nas pesso-as”, explica o terapeuta Sérgio Ceccato Filho.

Prof. Sérgio Roberto Ceccato [email protected]

Fones: (19) 9811-1641 ! 9219-4632 / (11) 9115-7437

12 www.jornal100porcentovida.com.brMaio 2011Página

Tratamento em 3D é novidade para rejuvenescimento da peleLaser Xeo traz três tecnologias em apenas um equipamento

Para atenuar as marcas do tempo e manter a pele com aparência jovem, o mercado disponibiliza uma infinidade de recursos. Um dos mais mo-dernos e promissores no mo-mento é o 3D, que tem como base o laser Xeo. Ele é chamado de 3D (três dimensões) porque atua desde a camada superfi-cial da pele (epiderme) para remoção de manchas e vasos com o Limelight; até a derme superficial para tratamento de poros abertos e rugas finas com o Gênesis; e o Titan na derme profunda, para estímulo da produção de colágeno e assim minimizar a flacidez.

Segundo, Mônica Felici de Almeida, médica pós-graduada em Dermatologia e responsável pela Clínica Splendore, após os 30 anos de idade o relógio bio-lógico do ser humano começa a sinalizar os primeiros sinais do envelhecimento da pele através de uma leve flacidez, rugas fi-nas e manchas. “Depois dos 40 anos, a mulher sofre ainda mais com as alterações hormonais, pois as rugas e a flacidez se pro-nunciam, dando aspecto físico incompatível com a realidade da mulher no auge da carreira e da vida produtiva”, diz a médi-ca, que ressalta que o envelhe-cimento da pele também pode ser acelerado por fatores como fumo, bebida alcoólica e exposi-ção solar excessiva.

Conforme explica Mônica, o tratamento inicia-se com a apli-cação do Titan, uma ponteira de infravermelho longa que promo-ve um aquecimento das camadas mais profundas da pele, estimu-lando a produção de novas fibras colágenas. Em seguida, aplica-se

o laser Genesis, que promove es-tímulo da produção de colágeno nas camadas mais superficiais da derme, melhorando a textura da pele, diminuindo os poros aber-tos e melhorando as rugas finas. Para finalizar, utiliza-se o Limeli-ght, uma ponteira de luz intensa pulsada, que reduz as manchas e vasinhos, melhora o viço da pele.

“A vantagem do tratamen-to é que todos os sinais de en-velhecimento como flacidez, rugas, manchas e vasinhos são tratados de uma só vez, na mes-ma sessão, estimulando e tra-tando a pele por completo em todos os seus planos”, explicita a médica. O aparelho é indicado para rejuvenescer a pele de face, pescoço, colo, mãos e braços.

Em média são feitas três sessões, com intervalos men-sais. Mas, dependendo da ida-de da paciente e do grau de envelhecimento, podem ser necessárias mais sessões, com duração de uma hora cada. A paciente pode retornar às ati-vidades normais logo após a aplicação, pois nesse período, a pele fica com uma leve verme-lhidão, que desaparece dentro de poucas horas.

Segundo Mônica, o trata-mento é rápido e seguro e pode retardar a realização de um lif-ting facial, por exemplo. Porém os cuidados com a pele devem ser mantidos e reforçados atra-vés do uso do filtro solar, antio-xidantes tópicos e orais, além de manutenção uma vez por ano, pois o tempo não pára e o processo de envelhecimento é contínuo e progressivo.

A Clínica Splendore fica na Rua Coronel Quirino, 1101, no Cambuí. O telefone é 3254-0606.