jobs vagas e currículos n01 fevereiro 2015

14
Acsa Editora Cerquilho/SP - Edição Semanal de 23 de Fevereiro a 02 de Março de 2015 Ano I nº 01 Confira nesta edição Meio Ambiente pag 3 e 4 Notícias pag 5 Treinamento pag 6 e 7 Trabalho Seguro pag 8 e 9 Receitinhas pag 10 Currículos e Vagas de emprego pag 11 e 12 Estágio pag 13

Upload: acsa-editora

Post on 23-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jobs Vagas e Currículos N01 Nossa missão é facilitar a interação entre empresas e profissionais em busca de oportunidades. Nossa visão é nos tornarmos uma importante ferramenta de auxílio para profissionais e empresas, contribuindo para uma sociedade mais justa. Nossos valores são a total valorização e respeito ao ser Humano e ao Meio Ambiente, suportes que norteiam este projeto. Seja bem vindo ao JOBS! Maria Tereza Grosso Jornalista Mtb 75959/SP Acsa Editora Cerquilho/SP

TRANSCRIPT

Page 1: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

Acsa Editora – Cerquilho/SP - Edição Semanal de 23 de Fevereiro a 02 de Março de 2015 – Ano I nº 01

Confira nesta edição Meio Ambiente pag 3 e 4

Notícias pag 5

Treinamento pag 6 e 7

Trabalho Seguro pag 8 e 9

Receitinhas pag 10

Currículos e Vagas de emprego pag 11 e 12

Estágio pag 13

Page 2: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

_____________________________________________________ Edição nº 01 - 23 /02/2015

02

Olá, este é um projeto idealizado para facilitar a interação entre empresas que buscam colaboradores e profissionais em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho; um ideal desde a fundação da Acsa Editora em Agosto de 2011, promovendo um elo de interação e por consequência falar sobre as diversas situações que envolvem as empresas, principalmente sobre o Meio Ambiente, Segurança no Trabalho, Liderança e os desafios de sua equipe, temas que fazem parte do meu universo como Treinadora há mais de 15 anos e agora, como jornalista, tornaram-se uma realidade no formato de Jornal e não poderia ser diferente, JOBS nasceu da idéia de levar informação e poupar o Meio Ambiente, tirando do lixo uma quantidade absurda de papel, portanto JOBS é ecologicamente correto, anualmente gastaríamos mais de 40.000 folhas de papel sulfite para sua impressão, se este fosse o tamanho escolhido, por isso será enviado por e-mail às empresas cadastradas.

Nosso foco é a informação clara, objetiva, textos

simples e de fácil compreensão, provocando interação com nossos leitores, pois convidamos a todos a participar enviando sugestões, ideias, formas para poupar a natureza, reciclagem, utilizadas nas empresas e que possam se tornar bons exemplos, conte-nos boas novidades!

Faremos Edições semanais que serão enviadas

para os e-mails de empresas cadastradas, fizemos parcerias com as Secretarias do Meio ambiente de Cerquilho e Sorocaba através da Assessoria e Comunicação destes municípios para divulgarmos informações sobre Educação Ambiental e vagas de emprego disponíveis.

Nossa missão é facilitar a interação entre

empresas e profissionais em busca de oportunidades. Nossa visão é nos tornarmos uma importante

ferramenta de auxílio para profissionais e empresas, contribuindo para uma sociedade mais justa.

Nossos valores são a total valorização e respeito ao ser Humano e ao Meio Ambiente, suportes que norteiam este projeto.

Seja bem vindo ao JOBS!

Maria Tereza Grosso

Page 3: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

_____________________________________________________ Edição nº 01 - 23 /02/2015

03

Afinal, o que é o Meio Ambiente?

O Meio Ambiente é para todos, sem distinção, um bem comum e essencial à qualidade de vida e de acordo com a ISO 14001:2004 - International Organization for Standardization - Organização Internacional de Normalização, é definido como: “a circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas interrelações”. Entretanto pertence a todos, tanto o benefício quanto o prejuízo causado pelos maus tratos causados ao Meio Ambiente, todos pagarão a conta. Muitas empresas estão conscientes de seu papel na sociedade e buscam através de atitudes pró-ativas implantar melhorias, preocupando-se com os efeitos, positivos ou negativos, que poderá vir a provocar em sua circunvizinhança. Ninguem está sozinho, ao gerenciar o Meio Ambiente a organização alem de economizar recursos, minimizar custos, resíduos e a remoção, transporte e a gestão de produtos químicos, também estará contribuindo para que toda a circunvizinhança seja influenciada por estas atitudes, diminuindo riscos ambientais, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida da clientela interna e externa, melhorando sua imagem pública; fator imprescindível para a realização de bons negócios; desta forma o retorno é garantido e as futuras gerações agradeceram.

Proteção Ambiental

O Brasil protege o Meio Ambiente através de sua Legislação, a começar pela Constituição Federal de 1988, há um capítulo específico garantindo que todos tem direito ao Meio Ambiente Ecologicamente equilibrado.

A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei Federal 6938/81, foi o marco da proteção ambiental no Brasil, criando o SISNAMA - Sistema Nacional de Meio Ambiente, compartilhando responsabilidades entre a União, os Estados e os Municípios. Moraes (2004, apud Santos, 2011a), examina que tem crescido o interesse das organizações em implementar o Programa de Cultura de Segurança, Meio Ambiente e Saúde - SMS, considerado vital para mudanças de comportamento, devendo ser encarado como um processo gradativo proveniente de quebras de paradigmas de valores, hábitos e de atitudes, afim de obter como resultado ações sistemáticas e pré-definidas, devendo este programa envolver:

a) Limpeza, higiene e organização; b) Avaliação da saúde ocupacional; c) Valorização e motivação do indivíduo; d) Definição das tarefas básicas; e) Disciplina e atribuição de níveis e autoridades e responsabilidades; f) Apoio social aos funcionários; g) Elaboração e atendimento aos procedimentos; h) Treinamento sobre conscientização de segurança; i) Registros de acidentes, incidentes e não-conformidades; j) Implementação de técnicas identificação de acidentes; k) Cidadania e ética no trabalho; l) Campanha de reconhecimentos de atitudes pró-ativas(MORAES, 2004 apud SANTOS, 2011b, p.14). Fontes: SANTOS, Wagner Teixeira dos. Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. 1.ed. São Paulo, UNISA DIGITAL, 2011. COSTA, Marcelo Amâncio da. Segurança no Trabalho e Meio Ambiente. 1.ed. São Paulo, UNISA DIGITAL, 2011.

Page 4: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

______________________________________________________ Edição nº 01 - 23 /02/2015

04

COMPARTILHE

EXPERIÊNCIAS POSITIVAS

É crescente a preocupação com

o Meio Ambiente, pequenas

atitudes como deixar de imprimir

documentos desnecessários e

fechar a torneira para escovar

os dentes, fazem a diferença.

Este espaço também é seu,

leitor, conte-nos suas

experiências e atitudes pró-

ativas para o Meio Ambiente

equilibrado, envie seu texto para

[email protected],

lembre-se de enviar sua

autorização para a publicação

no JOBS, sucesso!

CERQUILHO É O 4º LUGAR EM ATENÇÃO AO MEIO AMBIENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO

Desde 2007 o governo de São Paulo através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, criou o Programa ambiental Munícipio VerdeAzul, com a finalidade de auxiliar a eficiência da Gestão Ambiental capacitando tecnicamente prefeituras a implementar uma Agenda Ambiental estratégica, cuja avaliação acontece anualmente disponibilizando o indicador de Avaliação Ambiental- IAA com variação de zero a cem.

Os 645 municípios participantes no Estado de São Paulo aderiram ao Programa assinando um Protocolo de Intenções onde estão propostas 10 Diretivas abordando as questões ambientais prioritárias: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental; participar no PMVA é um pré-requisito para a liberação de recursos do fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

Os municípios com nota superior a 80 alem do reconhecimento pelo exemplo ambiental, receberão o prêmio Município VerdeAzul, este certificado irá garantir a prioridade na captação de recursos com o governo do Estado através do FECOP. Em 2014, Cerquilho atingiu a nota 95.44 ocupando o 4º lugar no Ranking Ambiental Paulista, como resultado de ações de atenção ao Meio Ambiente.

Fontes: www.saopaulo.sp.gov.br www.ambiente.sp.gov.br

Foto: MTG

EMPRESA AMIGA DO MEIO

AMBIENTE Segundo matéria divulgada no Portal do Meio Ambiente, a legislação fiscal autoriza que empresa de lucro real parceira da Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico – OSCIP, deixe de pagar 2% do imposto de renda e doe este valor a projetos de interesse socioambiental. Saiba mais no www.portaldomeioambiente.org.br

Page 5: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

______________________________________________________ Edição nº 01 - 23 /02/2015

05

CURSO ON-LINE DE PREVENÇÃO DE

ACIDENTES COM CRIANÇAS E

ADOLESCENTES

A prefeitura de Sorocaba e a ONG Criança Segura oferecerão a partir de 11 de março, 100 vagas para o curso gratuito on-line ¨Criança Segura para multiplicadores¨, direcionado a Educadores, Líderes comunitários, agentes de Saúde e pessoas interessadas em prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos. O curso terá a duração de três meses, totalizando 60 horas sobre prevenções envolvendo quedas, afogamento, sufocações, intoxicação, transito e apresentações estatísticas sobre acidentes, vídeos e atividades lúdicas. Como finalização do curso, o participante será orientado a elaborar um Plano de Ação final realizando uma ação mobilizadora em sua comunidade ou em seu ambiente de trabalho. A inscrição poderá ser feita a partir do dia 23 de Fevereiro pelo site da ONG: http://ead.criancasegura.org.br/inscricao/ Informações: [email protected] Fonte: Jornalista Mariana Campos [email protected]

Lançamento

ENVOLVE SOROCABA ABRE

INSCRIÇÕES PARA EMPRESAS

Será realizado no dia 13 de Agosto de 2015 nas dependências da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios –UNITEN, pela Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – SEDET, o envolve Sorocaba, será aberto ao publico e integrará as comemorações do aniversário de Sorocaba, em parceria com empresas, autarquias públicas, universidades, agencias de recursos humanos, faculdades, banco do Povo, Espaço Empreendedor, Sebrae, irão oferecer atrações culturais e serviços à população, demonstrando seus produtos e serviços. Os profissionais que estarão em busca de emprego poderão levar seus currículos e até participar de entrevista.

Empresas interessadas deverão retirar sua ficha de inscrição na UNITEN localizada na Avenida General Osório, 1.840, Vila Barão, das 8h às 20h. Após o preenchimento, a ficha deve ser devolvida até o dia 9 de março, em envelope timbrado e selado. Junto com a ficha de inscrição, deverá constar estatuto ou contrato social da empresa, além de CNPJ/MF. Informações pelo telefone: (15) 3316-1633.Fonte:Jornalista responsável: Silvia

Arruda [email protected]

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)

Page 6: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

______________________________________________________ Edição nº 01 - 23 /02/2015

06

Palavra da Treinadora de Líderes e equipe Maria Tereza Grosso

Não quebre a aliança com a empresa

Ao contratar um funcionário, a empresa deposita nele expectativas positivas de que

realmente irá desenvolver um bom trabalho e que esta relação será duradoura, o que nem

sempre ocorre por uma série de fatores que analisaremos.

Enquanto o ¨namoro¨, iniciado durante a entrevista, está às mil maravilhas, todos

estão se conhecendo, as observações críticas são escondidas, guardadas, afinal falar mal do

pretendente durante a paquera não é nada produtivo. Após a contratação, quando tudo já

está confirmado é que todos vão se conhecer realmente na prática, aí começam as

revelações.

Ser contratado e contratar significa dar o ¨sim, eu aceito¨; eu aceito as regras da

empresa, reconheço que eu devo me ajustar a elas, comprometo-me a ser fiel na tristeza das

dificuldades que a função exigir e nas alegrias durante o crescimento da empresa, e meu,

pois cresceremos juntos.

Sim, eu aceito conviver com outras pessoas que pensam diferente de mim,

respeitando-as, obedecendo meus superiores, acatando e cumprindo ordens sem

reclamações.

Sim, comprometo-me a dar o melhor de mim para que esta empresa atinja seus

objetivos, esperando ser reconhecido para uma promoção de função ou salarial, por

merecimento e não por bajulação.

O tempo passa e as coisas não acontecem desta forma, o silêncio inicial começa a dar

lugar às críticas, os olhos veem as situações erradas e a boca fala o que não deveria para

pessoas que também não deveriam ouvir reclamações, cujo único poder é o de distorcer e

levar adiante a fofoca, a intriga, isto é o caos está instalado; o recém-contratado declarou

guerra à contratante, divórcio à vista.

Page 7: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

_____________________________________________________ Edição nº 01 - 23 /02/2015

07

Houve uma quebra de aliança, as expectativas foram frustradas, a confiança

inicialmente depositada foi abalada, casa dividida não se estabelece e infelizmente o

contratado não se dá conta disto, não enxerga a situação que instalou com as próprias

mãos, continua falando mal da função, do salário, das lideranças, do café, dos

equipamentos, do tamanho da mesa, da distancia da empresa de sua casa e por aí vai o

falatório que encontra eco e cai nos ouvidos daqueles que ofereceram a mão, confiando no

relacionamento.

A aliança foi quebrada e entregar uma missão a um colaborador que não valoriza o

relacionamento, cuja confiança foi perdida é meio caminho para novas entrevistas, novos

relacionamentos passageiros e sem raízes. Quem daria um cargo de confiança a quem não

é confiável?

Tenho presenciado alguns colaboradores com excelente formação técnica, porem

sem noção alguma de como deve se comportar no ambiente de trabalho, inclusive Líderes

que após algum tempo se acham ¨ a ultima garrafinha de água no deserto ¨ e tomam

decisões arbitrárias de seus superiores distorcendo regras ou criando as próprias regras,

lamentável pois poderiam render e produzir muito, tanto para a empresa quanto para a

própria carreira.

Durante mais de 15 anos como Treinadora, conversando com empresários, pesquisei

o que de fato eles esperam de sua equipe, independente do cargo ou nível de hierarquia, é

muito simples, mas precisa de uma palavrinha mágica para funcionar: compromisso com a

aliança, se você achou interessante, passe adiante para que outros não cometam erros

ignorando o caminho certo a seguir.

(Texto autorizado somente para reprodução interna na empresa, desde que mencionada a

fonte.)

Page 8: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

_____________________________________________________ Edição nº 01 - 23 /02/2015

A resistência do trabalhador em se proteger no ambiente de trabalho pode estar

fundamentada em crenças antigas, conceitos e valores culturais, atrelando a causa do acidente à

falta de sorte, deixando de ser previsível e deduzindo que não há necessidade de prevenção,

favorecendo assim a argumentação sobre a resistência à sua proteção, o trabalhador esquece

algo que sabe não ser necessário para a preservação de sua vida.

Dentre as muitas desculpas para não se proteger, os Trabalhadores, com exceções, se valem

dos mitos, das informações passadas por gerações, das quais destacam-se:

¨ Trabalho neste setor há mais de 20 anos e nunca aconteceu nada comigo ¨

¨ Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são desconfortáveis ¨

¨ Vou manipular este produto por pouquíssimo tempo, não tem necessidade de proteção ¨

“ Ninguém morre na véspera ¨

¨ Sofrer acidente faz parte do destino das pessoas ¨

¨ Acidente faz parte do trabalho ¨

¨ Coisa ruim não acontece comigo ¨

¨ Sempre trabalhei assim e nunca me aconteceu nada ¨

¨ Sou esperto e sei como fazer ¨

¨ Só acontece com quem não tem experiência”

¨ Se Deus quiser, tudo dará certo ¨

Bom exemplo de Colaborador treinado para a função de corte em uma confecção

O segredo é a obediência

08

Page 9: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

_____________________________________________________ Edição nº 01 - 23 /02/2015

O que fazer?

Em primeiro lugar, destaca-se a forte influência dos Lideres na formação de valores,

aqueles que tomam decisões e influenciam os trabalhadores exercendo um dos mais

significativos, senão o mais importante instrumento de comunicação destes valores, o exemplo,

capaz de mover a equipe com melhor eficiência do que os Treinamentos e Programas Educativos

e em segundo lugar a influência que os colaboradores mais antigos exercem sobre os recém-

contratados através da prática diária geralmente errônea, em ambas as situações todos perdem e

alguns perdem mais do que horas de trabalho,e equipamentos; perdem a vida, dilacerando a

família e a sociedade. Todos perdem, isto é um fato.

Mas como resolver esta questão na prática? As organizações conscientes de seu papel

continuam Treinando, informando, oferecendo ambientes seguros , os Líderes deveriam começar

a repensar o seu verdadeiro papel e tomar posição de quem pode influenciar positivamente,a o

colaborador caberá valorizar a própria vida e proteger-se. Proteger-se é amar a vida. (Texto autorizado somente para reprodução interna na empresa, desde que mencionada a fonte.)

09

Você sabia? Em 2003, a Organização

Internacional do Trabalho - OIT

instituiu a data de 28 de Abril como

o Dia Mundial de Segurança e

Saúde no Trabalho. Fonte:www.brasil.gov.br

A Lei nº 9235 de 09/04/1986 regulamentou a profissão de Técnico de Segurança.

Fonte segurancadotrabalhonwn.com

Foi criada em 23/01/1891 a

Lei que tratava da proteção ao trabalho de menores.

Fonte segurancadotrabalhonwn.com

Page 10: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

______________________________________________________ Edição, nº 01 - 23 /02/2015

10

Patê de azeitona preta Calorias por porção: 34 Tempo de preparo: 25 min. Rendimento: 12 porções

INGREDIENTES 50 g de azeitonas pretas 1 xic. (chá) de ricota amassada 2 col. (sopa) de maionese light Sal, pimenta a gosto MODO DE PREPARO: Bata no processador ou Liquidificador todos os ingredientes até obter uma mistura de patê. Sirva com bisnaguinhas integrais torradas. Fonte www.mulher.com.br

Tem receitas deliciosas e rápidas? Envie a sua receita para acsaeditora@hotmail ficaremos felizes em compartilhar no JOBS.

Page 11: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

______________________________________________________1ª Edição, nº 01 - 23 /02/2015

TEM VAGAS? DIVULGUE AQUI

E tudo o que fizer prosperará.

Cumprindo o objetivo de facilitar a interação entre empresas e profissionais em busca de colocação no mercado de trabalho, JOBS oferece este espaço para que sejam divulgadas vagas disponíveis.

Neste período de lançamento, a divulgação de vagas será gratuita a todas as empresas que receberem as edições especiais como cortesia, basta seguir as orientações a seguir. Descrever a vaga de forma clara e objetiva, mencionando habilidades, atribuições e responsabilidades, habilidades e conhecimentos desejáveis ao cargo e o nº de vagas. Deverão conter em seu texto a autorização para divulgação no JOBS, conforme o modelo: (Eu__responsável pela empresa____, autorizo a divulgar ____(s) vaga (s) no JOBS). Enviar para [email protected], mencionando VAGAJOBS no campo assunto.

11

Page 12: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

______________________________________________________1ª Edição, nº 01 - 23 /02/2015

12

31 VAGAS DE EMPREGO EM SOROCABA

O Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT em Sorocaba disponibilizou 31 vagas de emprego nesta sexta-feira dia 20 de Fevereiro, o candidato deverá comparecer levando os originais da Carteira de Trabalho, RG, CPF e cartão do PIS à Rua Coronel Cavalheiros 353 de segunda a sexta, das 8 h às 16h30 ou obter informações pelo telefone (15) 3211-4231.

Confira as vagas:

· Ajudante de carga e descarga de mercadoria

· Ajudante de obras

· Almoxarife

· Analista contábil · Atendente de lanchonete

· Auxiliar de enfermagem

· Auxiliar de escrituração fiscal · Borracheiro

· Cobrador interno

· Cortador de roupas

· Costureira em geral · Eletricista de instalações comerciais e residenciais

· Empregado doméstico

· Encanador · Encanador de manutenção

· Encanador industrial · Encarregado de almoxarifado

· Funileiro de automóveis (reparação)

· Marceneiro Mecânico de automóvel

· Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

· Operador de impressora offset

· Padeiro

· Porteiro

· Promotor de vendas

· Técnico de telefonia

· Técnico em fibras ópticas

· Vendedor de serviços

· Vigia

· Vigilante

· Zelador de edifício

Fonte: Jornalista: Vinicius Castanho – [email protected]

Sua empresa tem vagas? Anuncie aqui, é grátis para todas as empresas cadastradas, envie suas vagas para [email protected]

Anuncie gratuitamente o seu currículo aqui, envie para [email protected]

Page 13: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

______________________________________________________1ª Edição, nº 01 - 23 /02/2015

13

2 VAGAS DE ESTÁGIO EM CERQUILHO

A Central de Atendimento ao Trabalhador e à Empresa (Cate) informa as vagas disponíveis:

Estágio - Estar cursando Comunicação Social / Jornalismo;

Jardineiro - Ter trabalhado no setor;

Estágio - Estar cursando Ciências Contábeis / Ciências Econômicas.

Os interessados devem comparecer a Cate, portando Carteira de Trabalho e RG, na

Avenida Presidente Washington Luís, n° 111, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira,

das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (15) 3384-5652.

Fonte: Adriano Salomão

Assessor de Imprensa

Prefeitura de Cerquilho

(15) 3384-9122

ANUNCIE SUA VAGA DE ESTÁGIO AQUI Envie solicitação de cadastro para

[email protected]

CURRÍCULO Área Administrativa Com experiência de 03 anos Experiência de 08 anos na área de segurança urbana e de patrimônio público Capacidade de liderança, habilidades de comunicação e bom relacionamento interpessoal Marta da Silva Pereira Cerquilho/SP Telefone: (15) 3284-2253 Celular: (15) 99796-2660 E-mail: [email protected]

Divulgue seu currícuilo aqui, é grátis: [email protected]

Digno é o trabalhador do seu salário

Page 14: Jobs Vagas e Currículos N01 Fevereiro 2015

______________________________________________________1ª Edição, nº 01 - 23 /02/2015

Envie-nos suas sugestões para as próximas edições, participe! [email protected] Para receber JOBS semanalmente, cadastre sua empresa, Pessoa Física ou Jurídica e faça sua assinatura, enviando seu pedido para o e-mail para [email protected] Assinatura anual: 04 edições enviadas por Mês, às segundas-feiras para o e-mail cadastrado. Empresas cadastradas anunciarão suas vagas sem limite e gratuitamente.

O sucesso e a derrota estão no poder da língua

13