interdisciplinaridade: filosofia e história

19
1q INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS VALE DO ACARAÚ - IVA INTERDISCIPLINARIDADE NA HISTÓRIA E NA FILODOFIA DISCIPLINA : HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE PROFª GLÓRIA GUERRA EQUIPE I: CRISTÓVÃO DE SOUSA GOMES JÚNIOR FRANCISCO DOUGLAS CHAVES FREITAS MARIA FERNANDA ARAUJO VIANA FRANCISCO ORLANDO BARBOSA SILVA VANESSA PINTO LIMA MATEUS RODRIGUES MELO ITAPAJÉ, MARÇO DE 2015

Upload: cristovao-gomes

Post on 30-Jul-2015

137 views

Category:

Education


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Interdisciplinaridade: filosofia e história

1q

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS VALE DO ACARAÚ - IVA

INTERDISCIPLINARIDADE NA HISTÓRIA E NA FILODOFIA

DISCIPLINA : HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADEPROFª GLÓRIA GUERRA

EQUIPE I:CRISTÓVÃO DE SOUSA GOMES JÚNIORFRANCISCO DOUGLAS CHAVES FREITASMARIA FERNANDA ARAUJO VIANAFRANCISCO ORLANDO BARBOSA SILVAVANESSA PINTO LIMAMATEUS RODRIGUES MELO

ITAPAJÉ,MARÇO DE 2015

Page 2: Interdisciplinaridade: filosofia e história
Page 3: Interdisciplinaridade: filosofia e história

Já a filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

História é uma palavra com origem no antigo termo grego "historie", que significa "conhecimento através da investigação". A História é uma ciência que investiga o passado da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico.

Page 4: Interdisciplinaridade: filosofia e história

O papel filósofo é buscar o conhecimento de si mesmo, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca(ligada) à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.

É através do estudo histórico, que obtém-se um conjunto de informações sobre processos e fatos ocorridos no passado que contribuem para a compreensão do presente. A história pode relatar a evolução não só de uma comunidade, mas também de eventos ou organizações de diversos tipos.

Page 5: Interdisciplinaridade: filosofia e história

A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser.

Em sentido amplo, história é tudo o que se refere ao desenvolvimento das comunidades humanas, assim como os acontecimentos, fatos ou manifestações da atividade humana no passado, por exemplo: História do Brasil.

Page 6: Interdisciplinaridade: filosofia e história

De acordo com Platão, um filósofo tenta chegar ao conhecimento das Ideias, do verdadeiro conhecimento, que se opõe ao que é baseado somente na aparência. Segundo Aristóteles, o conhecimento pode ser divido em três categorias, de acordo com a conduta do ser humano: conhecimento teórico (matemática, metafísica, psicologia), conhecimento prático (política e ética) e conhecimento poético (poética e economia).

Page 7: Interdisciplinaridade: filosofia e história

História é o conjunto dos acontecimentos referidos pelos historiadores. O historiador grego Heródoto é considerado o "pai da História". A ele são atribuídas as primeiras pesquisas sobre o passado do homem, tornando-se pioneiro não só no estudo da história, como também da antropologia e etnografia.

Page 8: Interdisciplinaridade: filosofia e história

ORIGEM DA FILOSOFIA E HISTÓRIA

Com a filosofia o pensamento crítico começou a florescer e muitos indivíduos começaram a procurar respostas fora da mitologia grega. Essa atitude de reflexão que busca o conhecimento significou o nascimento da Filosofia.

Segundo Voltaire os primeiros fundamentos de toda história são os relatos dos pais aos filhos, transmitidos em seguida de geração em geração, o que faz com que vão perdendo a credibilidade aos poucos e, por fim, a fábula toma a frente dos fatos e derruba a verdade. Assim, os relatos dos povos antigos estão repletos de exageros.

Page 9: Interdisciplinaridade: filosofia e história

O PAPEL DA FILOSOFIA E DA HISTÓRIA

Page 10: Interdisciplinaridade: filosofia e história

A utilidade da história, segundo Voltaire, reside no fato de que podemos nos utilizar dos fatos pretéritos, para antever e prevenir eventos futuros.

Histórias de tiranos nos alertam para não confiar todo o poder de uma nação à apenas uma pessoa.

Eventos com exércitos que foram destruídos pela fome em regiões inóspitas, dizem aos generais para não ir para uma batalha sem suprimentos.

A filosofia tem como função nos fazer refletir sobre determinadas teorias e pensamentos que são até hoje úteis para a compreensão do mundo que vivemos. É muito importante que saibamos das diversas teorias e dos diversos pensadores para que formulemos o nosso senso crítico a partir de ideias que acreditamos servir para a nossa vida. Em outras palavras a filosofia nos ajuda a entender cada vez mais a complexidade existência na vida. Entender como devemos nos portal com ética sem ferir o intelecto e a liberdade do outro.

Page 11: Interdisciplinaridade: filosofia e história

A história moderna mostra claramente, ainda segundo Voltaire, que quando uma nação se acha demasiadamente preponderante, as demais se insurgem contra ela, na tentativa de manter um certo equilíbrio.

Se a história fugir aos olhos das nações, há o perigo de flagelos passados voltarem a atingir a humanidade, pois não haveria nenhuma precaução contra seu ressurgimento. Pestes, guerras, revoluções tornariam a abalar o equilíbrio do mundo

Page 12: Interdisciplinaridade: filosofia e história

Se aniquilassem o estudo da história, a humanidade veria novamente os massacres que tanta dor causou a muitos. Conhecer a história é conhecer o mundo e evitar que atos desumanos voltem a acontecer.

Page 13: Interdisciplinaridade: filosofia e história
Page 14: Interdisciplinaridade: filosofia e história
Page 15: Interdisciplinaridade: filosofia e história
Page 16: Interdisciplinaridade: filosofia e história
Page 17: Interdisciplinaridade: filosofia e história
Page 18: Interdisciplinaridade: filosofia e história

O primeiro dever do historiador é não trair a verdade, não calar a verdade, não ser suspeito de parcialidades ou rancores.

CICERO

Page 19: Interdisciplinaridade: filosofia e história