informe icesp | semanal | ano x | nº 168 | 18/03/2019

5
Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 168 | 18/03/2019

Upload: others

Post on 17-Nov-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 168 | 18/03/2019

Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 168 | 18/03/2019

Page 2: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 168 | 18/03/2019

2

CAPA

Nesta quinta-feira (14), o curso de Direito celebrou mais uma

aula magna, que foi ministrada pelo professor e especialista em Direitos Humanos e ativista LGBTI, Gabriel Faria, no campus do Guará.

O palestrante é formado em direito pela Universidade Federal do Espirito Santo, mestre em direitos humanos pela Universidade de Utrecht, Holanda, e também concluiu o LLM (mestrado avançado) em direito humanitário na Academia de Genebra, Suiça. Além disso, ele lidera a “Not Only Voices”, iniciativa focada em conectar defensores de direitos humanos LGBTI.

No dia em que se completou um ano da morte da vereadora Marielle Franco, ativista de Direitos Humanos, Gabriel trouxe um amplo debate sobre o assunto e o dia a dia de uma operação de paz. Ele voltou recentemente de uma missão oficial pela ONU no país africano.

O palestrante abordou os principais desafios que enfrentou como um oficial de Direitos Humanos da ONU em missão humanitária no Congo. Segundo ele, viver em um país tão diferente do nosso é enriquecedor. “Foi interessante morar na África, viver

toda essa diversidade é algo que mais pessoas poderiam ter a oportunidade de fazer, pois ajuda muito a ter empatia”, declarou.

Na sua missão, ele era responsável por coletar dados junto à comunidade sobre possíveis violação dos direitos humanos, tanto pelo estado congolês, quanto aos grupos armados. Quando perguntado se sentia mais medo ou coragem, ele respondeu sem hesitar: “Coragem. Eu não sinto medo, já tentei entender isso, mas o que me vem primeiro sempre foi a coragem”.

A aluna do primeiro semestre de Direito, Roseane Santos pensa em fazer carreira no Direito Internacional e aprovou a aula magna. “Eu tinha receio em entrar no curso do direito por que quase não vejo ninguém falando sobre o assunto. Todas as pessoas que conheço do curso de direito seguem para outras áreas, então a palestra foi muito interessante para mim, me trouxe uma visão muito maior sobre os assuntos abordados. Além disso, consegui entender a opinião das pessoas, principalmente no contexto que o Brasil está agora, de preconceito e ideias erradas sobre os Direitos Humanos”, declara.

O PALESTRANTE RETORNA DE UMA MISSÃO DE PAZ QUE DUROU 15 MESES NO PAÍS AFRICANO CONGO

Por Camila Carvalho

Page 3: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 168 | 18/03/2019

3

NO ICESP

O mês é todo delas. Nesta terça-feira (12), as alunas e colaboradoras do

campus Águas Claras foram recebidas com diversos serviços de saúde e beleza totalmente gratuitos. Dentre os serviços oferecidos, estavam maquiagem profissional, design de sobrancelha, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, teste de urina, limpeza de pele e assistências jurídica e psicológica.

Alunos dos cursos de enfermagem, farmácia, psicologia, direito e biomedicina foram os responsáveis pela realização dos procedimentos. Além disso, parcerias com representantes da Mary Kay, Studio de beleza Beth Queiroz e Quality Farmácia Manipulação estavam presentes. A programação foi realizada também no noturno, das 18h às 20h, e na terça-feira (13), no campus Guará, das 09h às 11h.

A aluna do nono semestre de Enfermagem, Leidiane Rodrigues da Silva, estava prestando atendimento e disse que a realização de eventos como este é uma forma de adquirir conhecimentos e contribui para o enriquecimento pessoal e profissional.

Segundo ela, o evento possibilita interação entre os alunos. “Encontramos várias pessoas das nossas áreas,

que estão buscando o mesmo que nós; conhecimento e oportunidades. Conhecer as pessoas, criar uma rede de relacionamento é sempre muito bom”, finaliza.

A aluna de nono semestre de Direito do Campus Guará, Hanna Louise Gonçalves, participou da comemoração e aprovou a iniciativa. “As colaboradoras foram muito simpáticas e os serviços de qualidade”.

Outra participante que apoiou a iniciativa foi a colaboradora Viviane Rodrigues. Além disso, ela ganhou um prêmio do sorteio da Quality Farmácia e Manipulação. “Adorei, não só pelo fato de ter ganhado um dos prêmios, mas porque é sempre bom comemorar esse dia. E isso também mostra que a empresa tem esse cuidado, foi muito bom o evento”, conclui.

A idealizadora do evento, Vanusa Ferreira, coordenadora de eventos do Icesp, disse que a comemoração superou as expectativas. “Percebemos o quanto as Mulheres Icesp ficaram felizes, mais sorridentes, com a saúde em dia e mais lindas. Vê-las empoderadas foi um resultado incrível, me senti realizada”, finaliza.

EMPODERAMENTO: ICESP REALIZA EVENTO DEDICADO ÀS MULHERESALUNAS E COLABORADORAS TIVERAM UM DIA ESPECIAL NOS CAMPI ÁGUAS CLARAS E GUARÁ

Por Camila Carvalho

Page 4: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 168 | 18/03/2019

4

NO ICESP

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa (NIP), abriu editais

para Iniciação Científica (IC) e Grupos de Pesquisa (GP). As inscrições vão de 22 de fevereiro a 26 de abril e podem ser feitas na sala do NIP na unidade de Águas Claras.

Após o período de inscrições, os participantes terão até um mês para submeter as propostas de pesquisa ao Núcleo. O resultado dos projetos aprovados está previsto para 23 de julho.

Os programas de bolsa de IC e GP têm como objetivo apoiar o desenvolvimento de tais projetos nas diversas áreas do conhecimento da

Neste sábado (16), o Minas ICESP estreou no Campeonato Brasileiro

de Futebol Feminino Série A1, contra o São José (SP). Apesar de ter maior posse de bola durante todo os 90 minutos, o atual campeão da série A2 do brasileirão perdeu na estreia. O placar do jogo foi de 3X1 para o time paulistano.

Neste domingo (17), o Brasília Icesp Futsal não conseguiu superar a equipe do Minas Tênis Clube e perdeu por 3x0. O jogo valia o título do III Festival de Futsal Terra do Rei. Os três gols da partida foram marcados no primeiro tempo. Mesmo usando goleiro linha em quase todo o segundo tempo e criando grandes chances, a equipe do Brasília Icesp não conseguiu reverter o placar. O Brasília Icesp ficou em segundo lugar.

NIP LANÇA EDITAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E GRUPOS DE PESQUISA

Por Camila Carvalho

ESPORTEPor Camila Carvalho

instituição.Para outras informações acesse os

editais aqui!

Page 5: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 168 | 18/03/2019

5

ICESP NA PRÁTICA

ExpedienteCoordenadora:Lindiane Reis

Assessoria de Comunicação:Camila Carvalho

Programação Visual:Kleber Oliveira e Paulo Cesar

ICESP NA PRÁTICAicespoficial

icespoficial

icespoficial icespoficial

icespoficial

icespoficial #FARMÁCIA13 de março - Os alunos do quinto semestre de Farmácia tiveram uma aula prática sobre “Primeiros Socorros”. Fábio Nogueira Vasconcelos, que ministrou a aula, é bombeiro civil há 17 anos e socorrista. A matéria lecionada pela professora Beatriz Camargo proporcionou aos alunos aprender sobre as técnicas de salvamento e massagem cardíaca.

Para o aluno Anderson Faria Lima Leonel, a aula foi esclarecedora. “Muito

importante para mim e para a turma, porque esclareceu o que tem que ser feito em uma situação de perigo. O palestrante estava muito seguro. Nós aprendemos a fazer a técnica de respiração boca a boca, pulmonar e a massagem torácica para manter o coração batendo. Gostei muito”, declara o representante da turma.

icespoficial #CONTABILIDADE16 de março - Foi realizado o último treinamento para iniciar o projeto “Leão Amigo”. Alunos se preparam para atendimentos de auxílio no preenchimento da declaração do imposto de renda, que serão realizados aos sábados, a partir de 23/03 até 30/04 (exceto 20/04), das 09h às 12h. O atendimento é gratuito e será realizado no campus Guará.

icespoficial #AGRONOMIA16 de março - 80 alunos de agronomia visitaram a “Fazenda Duas Pontes”, em Corumbá/GO. Os acadêmicos conheceram o funcionamento administrativo e mecanização. Ouviram explicações sobre colheitadeira, plantadeira, esparamadeira, tratores e puverizador. O proprietário da Fazenda, Sr. Abelardo Morais Leite, foi o responsável pela recepção. Ele mostrou as culturas do milho em vários estágios vegetativos, soja em ponto de colheita e verde com aplicação de herbicidas para controle da ferrugem. O grupo foi coordenado pelo professor Francisco Célio.

icespoficial #ODONTOLOGIA 16 de março - Foi realizada a aula inaugural dos Estágios 01 e 02 da Faculdade de Odontologia do Icesp, em parceria com o SESC DF. Os futuros cirurgiões dentistas foram recepcionados pela coordenadora de odontologia do Sesc, Simone Fonseca. Alunos do sexto e sétimo semestres estarão nos atendimentos odontológicos em escalas de revezamento durante todo este semestre.

icespoficial#ENFERMAGEM #BIOMEDICINA Nesta segunda-feira (18), os alunos do curso de Enfermagem e Biomedicina realizaram tipagem sanguínea nos alunos do Centro de Ensino Júlia Kubitschek. A aula foi supervisionada pela professora Talita Oliveira. O Icesp foi convidado pela coordenação da escola, para auxiliar na aula prática de mais de 60 alunos do terceiro ano do ensino médio, da disciplina de Biologia.