informe icesp | semanal | ano x | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a...

13
Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017

Upload: lenguyet

Post on 02-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017

Page 2: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

2

CAPA

É CAMPEÃ! MINAS ICESP VENCE CEILÂNDIA E LEVA TÍTULO DO CANDANGÃO 2017

É com o título de Bicampeã que elas terminam o Campeonato

de Futebol Feminino 2017. O último jogo que deu título ao Minas Icesp foi no sábado (05), contra o Ceilândia. As Minas venceram de goleada por 6x0, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Dispostas e animadas, elas entraram em campo ao som da torcida que gritava “Respeita as Minas”. Dada a partida, o jogo começou com as equipes atentas e nervosas, mas logo nos 15 minutos, Barbara abriu o placar para o Minas Icesp. Com a tranquilidade do primeiro gol, Minas Icesp já passou a ter 60% de posse da bola. Bem desenvolvida em campo, Barbara sofre uma falta e convertido para capitã Camila Pini, que fecha o primeiro tempo, com um belo gol e encerra a primeira etapa com 2x0.

O segundo tempo começou agressivo com o Ceilândia para cima do Minas Icesp logo nos 10 minutos.

Após um escanteio cobrado curto, a volante Ellen Nogueira invade a área adversária e sofre pênalti, convertido pela lateral esquerda Jessica Soares e o placar sobe para 3x0 para as “Mina’s”. Do meio para o fim do segundo tempo coube mais gols, Camila Pini com um belo chute de fora da área marca mais um. Victoria e Laissa faz mais dois gols e leva o time ao placar de 6x0

Ainda antes do juiz encerrar a partida, a torcida e as reservas gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, comenta que a equipe teve uma árdua preparação para a grande final. “Nosso time vem se preparando para esses momentos de vitória. Fizemos por onde para ter merecido esse título, até porque treinamos muito para mostrar nosso trabalho dentro de campo”, conta.

A capitã estende a todas o sucesso da final do Candagão. “Se

Page 3: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

3

intensos treinos, colocamos metas, terminamos em primeiro lugar e depois nas partidas das semifinais continuamos no favoritismo”, conta.

Vitoriosas, elas não relaxaram. Nayeri conta o que vem pela frente. “Os planos agora é focar nos jogos de quadra da Liga do Desporto Universitário (LDU) em Vitória (ES) porque fomos campeãs aqui em Brasília e agora vamos disputar o brasileiro. Temos ainda a Taça Brasília que é outra competição que estamos focamos com o sub-17, sub-20 e adulto”, disse.

A Faculdade Icesp parabeniza a todas as atletas, comissão e torcida do Minas Icesp pela vitória nesse Campeonato de Futebol Feminino e continua na torcida para as outras competições.

PARABÉNS MINAS ICESP! É CAMPEÃO!

CAPA

não fosse esse elenco maravilhoso que temos, eu não teria feito meus gols e não teria sido a artilheira da nossa equipe. Só tenho a agradecer a Deus por ter me colocado junto a essa equipe do Minas Icesp, e por trabalhar com pessoas excepcionais que são a Nayara e a Nayeri, além da comissão capacitadíssima que possuímos”, disse

Nayeri Albuquerque, dirigente do time comenta que a preparação da equipe foi itensa e que se mantiveram focadas. “Como todo e qualquer campeonato que a gente participa, nós focamos e damos sempre a devida importância que tem para gente. O Candangão nós sempre almejamos porque é a competição mais importante do ano, então desde janeiro, fechamos o time, hoje temos quem sempre quisemos ter. Foram

Page 4: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

4

NO ICESP

PROJETO CUIDAR ATENDE OS COLABORADORES DA FACULDADE ICESP

O evento foi em comemoração ao dia do trabalhador, sábado

(06), o Projeto Cuidar atendeu aos colaboradores da instituição em homenagem ao dia do Trabalhador, no auditório da unidade de Águas Claras. Um dia para os funcionários se divertirem e interagir.

O encontro iniciou no auditório da faculdade com os professores Ana Angélica Gonçalves Paiva, diretora acadêmica e Jorge Humberto da Silva, diretor de Unidade dando as boas-vindas aos presentes e agradeceram pela dedicação e direcionando a devida importância de cada um nas jornadas de trabalho.

Na sequência Flavio Henrique da Academia Quattor fez todos levantarem e realizar um alongamento na intenção de espantar o sono e se preparar para o dia que estava apenas começando.

Todos os parceiros se

apresentaram e falaram um pouco dos serviços oferecidos.

Em seguida o professor Mário Gomes, palestrante do evento começou falando da importância da motivação do ambiente de trabalho. “É necessário muita criatividade para enfrentar os problemas do dia-a-dia”, disse.

Mário contou algumas experiências de vida, que lhe fizeram ver o mundo e as pessoas que lhe cercam com perspectiva diferente. “Se sua equipe é boa ou ruim, depende do seu ponto de vista”, continuou.

Ele deixou uma dica para resolver os problemas diários. “Abrir mão de velhos hábitos para encarar novos desafios é o primeiro passo para mudanças de hábitos”, completou.

Todos os colaboradores participaram do café da manhã e aproveitaram para cuidar da saúde e da beleza, aumentando autoestima com os serviços

por Elisangela Madeira

Page 5: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

5

gratuitos, como limpeza de pele, aula de zumba, maquiagem, massagem relaxante, tipagem sanguínea, aferição de pressão, eletrocardiograma.

Cris Amorim, auxiliar de coordenação falou sobre o atendimento do projeto cuidar e da importância de cuidar de si. “Eu achei muito importante, por que as vezes a gente trabalha tanto no dia a dia e não tem a oportunidade de estar fazendo certas coisas como cuidar da saúde, cuidar da beleza eu aproveitei e fiz o eletrocardiograma um exame que para mim é um pouco complicado de ir atrás para fazer, demanda tempo, e às as vezes a gente não se cuida, hoje eu tive a oportunidade de fazer aqui”, disse.

Jaqueline Freire, consultora do Guará aproveitou para se divertir e

se cuidar também. “Fiz o teste de glicemia, aferi a pressão, dancei, achei tudo muito bom”,

Para encerrar os parceiros da Faculdade Icesp sortearam brindes como bolsas do curso de inglês da SKILL e CNA, Mary Kay e RACCO sortearam kits, e a Academia Quattor sorteou vouchers de acesso gratuito para utilização dos serviços por uma semana para os colaboradores.

NO ICESP

Page 6: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

6

NO ICESP

ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZAM FEIRA DOS 10 MINUTOS

Na segunda-feira (08), os estudantes do curso de

administração realizaram mais uma atividade prática do curso, a Feira dos 10 minutos.

A atividade consiste na venda de 20 itens de seus produtos em até dez minutos.

De acordo com o professor Rafael Koch a atividade é fazer com que o aluno veja na prática as diversas situações que um gestor pode

enfrentar. “Eles têm que vender esse produto no tempo estipulado e quando não conseguem a gente volta para a sala e analisamos tudo o que não deu certo e consequentemente interferiu na venda”, explicou.

A Feira dos 10 minutos não é divulgada com muita antecedência para não ter um público cativo à espera das vendas, uma forma de estimular o futuro gestor a praticar o que é ensinado nas aulas.

Page 7: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

7

NO ICESP

PROJETO CUIDAR E MAIO AMARELOFaculdade Icesp em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens leva

serviços de saúde para a Eptg

Na terça-feira (09), a Faculdade Icesp e o Departamento de Estradas e

Rodagens (DER), levaram o Projeto Cuidar e o Maio Amarelo para quem trafega pela Estrada Parque Taguatinga (Eptg) com vários serviços de saúde gratuitos e conscientização para a segurança no trânsito.

Foram oferecidos serviços como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, tipagem sanguínea e dicas de saúde. Os agentes de trânsito distribuíram cartilhas educativas sobre conscientização.

Fábio Vargas, diretor de educação para o trânsito, explica que o objetivo é chamar atenção pela vida. “Aqui em Brasília estamos trabalhando com todos os tipos de usuário do trânsito, é o ciclista, o pedestre, o condutor de carros, motocicletas e até caminhões, todos estão envolvidos em um contexto de transporte e, que em algum momento se alguém errar, poderá causar um acidente e gerar todas as consequências que sabemos que tem”, explica.

Fábio ainda comenta que além do prejuízo quanto à saúde da pessoa e do risco de morte, há vários transtornos no trânsito das cidades. “O que queremos levar é que haja respeito e isto seja mutuo no trânsito. Com isso a gente vai conseguir reduzir o número de acidente e realmente os que acontecerem serão “acidentes” porque o que acontece hoje é um desrespeito à legislação e uma falta de respeito ao outro condutor, ao outro usuário”, diz.

O diretor defende que o assunto sobre o trânsito precisa ser tratado com mais naturalidade no dia a dia do brasileiro e explica o propósito da blitz nas rodovias do DF. “Quando tiramos o condutor do veículo por 5 min é fazer com que ele reflita um pouco sobre os cuidados básicos do trânsito, que tenha a oportunidade de saber como está a saúde e, também, ter acesso a uma área de educação do órgão e entender que não estamos só para penalizar, mas para educar. O que passamos para eles é que discutam esse assunto em casa, no

Page 8: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

8

NO ICESP

trabalho, com os amigos, para que o tema “trânsito” seja de fato evidenciado e trabalhado naturalmente pela sociedade”, disse.

As irmãs Teresa Cristina e Beatriz Maria foram paradas na blitz e elogiaram a ação. “ Eu amei, achei excelente o atendimento do pessoal, foi muito bom. Para mim deveria ter sempre”, disse Teresa Cristina.

Flávio Antares não hesitou em parar para ver como estava a saúde e disse ter gostado dos serviços oferecidos. “Eu aferi a pressão e fiz teste de glicemia para saber se eu tinha diabetes, mas está tudo bem. Gostei do atendimento, é muito bem feito. Esse sistema de prevenção achei muito legal. É importante ter essa conscientização no trânsito”, apoiou.

E para quem não conhecia o Maio Amarelo foi uma boa oportunidade de saber mais sobre o projeto. Victor Ribeiro conta que só conhecia pelas estruturas de LED que são colocadas na rodovia. “É importante essa campanha porque a gente para e conhece sobre o maio amarelo. Eu mesmo não conhecia, achei bem válido, gostei muito”, disse.

O que é o Maio Amarelo

De acordo com o DER, o Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

ExpedienteGestora:Lindiane Reis

Assessoria de Comunicação:Wallinson Leandro e Vanusa Ferreira

Programação Visual:Kleber Oliveira e Paulo Cesar

Assistentes de Comunicação:Alisson Henrique, Fabiana Letícia e Walter Lobo

Estagiária:Elisangela Madeira

Page 9: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

9

NO ICESP

PROJETO MOVIMENTO PERIPATÉTICO LEVA ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO AO SITIO

GIRASSOL PARA RODA DE CONVERSAS FILOSÓFICAS

No sábado (05), os acadêmicos do curso de Administração tiveram

uma aula especial, ao ar livre. O passeio foi promovido pelo Projeto Movimento Peripatético, em que os estudantes e o professor conversam sobre diversos assuntos. A visita foi guiada pelo professor Alessandro Piantino e a coordenadora do curso, Eline do Anjos. Os estudantes conheceram o Sitio Girassol em Luziânia – GO.

O Projeto Movimento Peripatético foi criado pelo professor Alessandro Piantino. Ele explica que o objetivo “é desenvolver um pensamento reflexivo acerca dos propósitos existenciais do ser profissional, afim de melhor compreender as constantes mudança de cenário do mundo corporativo e poder agir de modo significativo”, explica.

O professor ainda explica que diante do cenário econômico e da grande concorrência nos diversos setores da administração de empresas, a filosofia, enquanto elemento de ligação e

aglutinação entre os diversos campos de conhecimento, “torna-se relevante para o futuro administrador que detém papeis interpessoais, informacionais e decisivos. Nesse feito, a filosofia será elemento subjunsor do futuro administrador como um indivíduo capaz de aprender as mudanças de cenário do mundo corporativo a partir de questionamentos direcionados aos propostos existenciais do ser profissional”, conta.

A metodologia usada pelo professor é a partir da maiêutica de Sócrates, método pelo qual não se propõem a ensinar, mas a aprender por meio de perguntas e adequação do pensamento peripatético de Aristóteles, enquanto somente movimento de andança pelo campo como estratégias metodológicas para alcance do objetivo proposto.

Os alunos que foram ao sitio tiveram como atividade dentro dessa proposta, pensar sobre o “selfie do eu”, ou seja, quais sãos as representações que ele tem na rede social enquanto pessoa,

Page 10: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

10

NO ICESP

enquanto eu, enquanto profissional. “O método leva as possibilidades de se pensar como ele se projeto ou deveria se projetar. Para isso, utilizei como fundamento questões freudianas para poder então se dar a questão da selfie, que é freudiana”, completou.

Igor Azevedo, do oitavo semestre, conta que o passeio permitiu diversas reflexões. “A atividade do professor Piantino foi muito boa porque nos conduziu, em um ambiente de natureza e ar fresco, reflexões relevantes com indagações voltadas para o nosso cotidiano e atreladas à profissão”, disse.

Igor ainda comenta sobre a atividade do selfie e o que aprendeu. “Houve um momento em que tiramos uma selfie e fomos discutir sobre as coisas que a gente faz nas redes sociais, se reflete quem nós somos ou se vivemos a partir do outro. Eu acho isso muito interessante porque na minha opinião a gente se explica a partir

do outo sim. A razão da nossa existência só tem sentindo a partir do outro. Porque vamos pensar o seguinte: se a gente pudesse se congelar por anos, que nem aqueles filmes científicos, e depois voltar a pessoa se sentiria muito importante, mas no final ela iria se questionar, aquilo é para quem? Por quê? Fica sem nexo, fica sem sentindo. A maioria das pessoas criam uma identidade a partir do outro, a partir da família, de amigos. Então não tem sentindo de você ser ou ter alguma coisa importante se não for para compartilhar com o outro”, explica.

Os acadêmicos tiveram um café da manhã e puderam conhecer o Sitio Girassol que é um local propício para desenvolvimento de atividades educacionais multidisciplinar com infraestrutura adequada e ambiente agradável e aconchegante. Interessados podem entrar em contato com a professora Eline dos Anjos.

SOLIDARIEDADE: CURSO DE AGRONOMIA REALIZA DOAÇÕES DE ALIMENTOS PRODUZIDOS NA HORTA ESCOLA

No sábado (05), os estudantes do curso

de Agronomia realizaram doações de alimentos frescos cultivados na horta escola. Quem recebeu as doações foi o Asilo São Vicente de Paula em Taguatinga Sul.

A Irmã Maria José, diretora do asilo, agradeceu as doações. “A doação foi de grande ajuda, pois contribuiu para uma alimentação adequada às nossas residentes. Agradecemos pela generosidade de todos e fica aqui nossos agradecimentos pelo carinho e atenção com a nossa

Instituição”, agradeceu.A horta produzida pelos estudantes

do curso faz parte da Cepagro - Centro de Práticas Agrícolas, onde os alunos desenvolvem atividades do curso.

Page 11: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

11

VEM AÍ A VIII SEMANA DO CURSO DE DIREITO

O Curso de Direito da Faculdade ICESP realiza, no auditório da

unidade do Guará, entre os dias 16 e 18 de maio, a sua VIII Semana Jurídica. O evento contará, conforme programação anexa, com a presença do Dr. Fabrício Castagnard, Juiz de Direito, que irá abordar algumas das inovações do CPC/2015.

A Semana Jurídica também irá promover um debate sobre a Reforma da

Previdência e um Júri Simulado, além de workshops de prática jurídica, atividades que serão desenvolvidas por docentes do Curso, com a participação ativa dos alunos.

No encerramento do evento, o tema a ser abordado são os desafios ao novo Bacharel em Direito, que ensejará um a debate entre egressos e a Drª Marcela Mª Furst Signori Prado, da Associação Brasileira de Advogados.

Caminhando nas superquadras de Brasília

Toda cidade carrega uma ou múltiplas identidades nas quais é possível

identificar aspectos característicos de sua cultura. Aquele gosto local que distingue cada lugar de todos os demais. A identidade não é uma essência, e nem mesmo é una e eterna. Mas é aquele ar local, aquele jeito de ser que a diferencia e que empresta a cada nova cidade conhecida o ar do desconhecido a ser desbravado. Provar uma comida, conhecer os artistas e simplesmente andar e se perder constituem experiências únicas.

Morar em uma cidade é se embrenhar nesses aspectos plurais num processo sem fim. Muito tem se especulado sobre a identidade de Brasília e de todas as cidades do DF. Pergunta difícil e com respostas divergentes. Para alguns a cidade é vazia e fria, para outros livre e criativa, como achar um denominador comum?

Sem dúvida a resposta é pessoal e subjetiva mas pode levar a uma possível

identidade de Brasília. Penso tudo isso enquanto sigo andando pela Asa Norte nas quadras 400. Estou agora passando por uma quadra com uma série em três filas de Mognos que começam a superar em muito o tamanho dos pequenos e aconchegantes prédios de três pavimentos.

Antes passava por um Guapuruvu imenso que deixava cair suas sementes por todo o gramado em volta. Ali na frente as Barrigudas, quase pré históricas, verde intenso me esperavam. É, talvez a identidade de Brasilia esteja um pouco nessa convivência intensa entre árvores e seres humanos. Um Abacateiro e um Ipê, lado a lado, enquanto um gavião carcará pousa no meio da grama e observa curioso os humanos fazendo exercício físico. A nossa identidade surge dessa simbiose e desse contato.

Luiz ReisDoutor em Literatura pela UnB. Professor dos

cursos de Jornalismo e Direito do Icesp

PLAY NA PAUTA

VIII JURÍDICASEMANA

Page 12: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

12

SEU DIREITO

É INCONSTITUCIONAL DIFERENCIAÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL E CASAMENTO PARA FINS DE

SUCESSÃO, DEFINE STF

O plenário do STF definiu nesta quarta-feira, 10, que é inconstitucional o artigo

1.790 doCódigo Civil, o qual estabelece diferenciação dos direitos de cônjuges e companheiros para fins sucessórios. Acerca do tema, foi fixada a seguinte tese, de autoria do ministro Luís Roberto Barroso:

“No sistema constitucional vigente, é inconstitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros, devendo ser aplicado em ambos os casos o regime estabelecido no artigo 1.829 do CC/02”.

Dois recursosNa sessão plenária foram analisados dois

recursos sobre o mesmo tema, ambos com repercussão geral reconhecida: RE 646.721 e RE 878.694.

O primeiro a ser julgado foi o RE 646.721, de relatoria do ministro Marco Aurélio, sobre um caso de união estável homoafetiva, em que se discutia a partilha de bens entre a mãe e o companheiro de um homem falecido em 2005.

No caso, o TJ/RS concedeu ao companheiro apenas 1/3 da herança, e

ele pleiteou que a partilha fosse calculada conforme o artigo 1.837 do CC, que estabelece 50% para o cônjuge/herdeiro.

O companheiro alegou que a CF trata igualitariamente a união estável e o casamento e que, no entanto, o CC faz a diferenciação no que concerne à sucessão, o que violaria os princípios da dignidade da pessoa humana e da isonomia.

Voto do relatorO ministro relator, Marco Aurélio, votou

no sentido de desprover o recurso. Para o magistrado, não se pode equiparar a união estável ao casamento se a Constituição não o fez.

“É temerário igualizar os regimes familiares a repercutir nas relações sociais desconsiderando por completo o ato de vontade direcionado à constituição de especifica entidade familiar que a Carta da República prevê distinta, inconfundível com o casamento, e, portanto, a própria autonomia dos indivíduos de como melhor conduzir a vida a dois.”

Para o ministro, a fortalecer a autonomia na manifestação da vontade tem-se o

Page 13: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 125 | 12/05/2017 · gritam “É campeão! ” e a comemoração pelo segundo título do Campeonato se espalha no time. Camila Pini, ... Vitoriosas,

13

SEU DIREITO

instituto do testamento. “Em síntese, nada impede venham os companheiros a prover benefícios maiores que os assegurados em lei para o caso de falecimento.”

Destacou, no entanto, ser impróprio converter a unidade familiar em outra diversa com o falecimento de um dos companheiros, quando, em vida, adotaram determinado regime jurídico, inclusive no tocante aos direitos patrimoniais.

Assim, propôs tese segundo a qual é constitucional o regime jurídico previsto no artigo 1.790 do CC, a reger união estável, independentemente da orientação sexual dos companheiros.

DivergênciaAbrindo a divergência, votou o ministro

Luís Roberto Barroso. Ele apontou conexão com caso sob sua relatoria, que seria posteriormente julgado, e reafirmou seu voto no sentido de pronunciar a inconstitucionalidade do art. 1.790 do CC.

A única singularidade do caso concreto seria o fato de tratar-se de união homoafetiva, porem destacou que o Supremo já equiparou juridicamente, em 2011, as uniões homoafetivas às uniões estáveis convencionais. Algum tempo depois o CNJ regulamentou, por resolução, a possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Sobre o caso em discussão, o ministro lembrou que o homem viveu em união estável com seu companheiro por 40 anos. Se fosse aplicado o mesmo regime jurídico do casamento, este companheiro teria direito a metade da herança. No caso deste casal, destacou que, à época, sequer havia a possibilidade de casamento, de modo que não foi, em rigor, uma opção - o que tornaria ainda mais injusta a desequiparação.

Assim, em divergência do ministro Marco Aurélio, votou por dar provimento

ao RE e pronunciou incidentalmente a inconstitucionalidade do artigo 1.790 do CC.

A divergência foi acompanhada pelos ministros Luiz Fux; ministro Alexandre de Moraes, que destacou que os instrumentos de proteção à família devem ser aplicados da mesma forma independentemente da constituição da família; ministro Edson Fachin, ao apontar que a diferenciação não pode constituir em discriminação e em hierarquização das famílias; a ministra Rosa, apesar de tecer elogios ao voto do ministro relator; e a ministra Cármen Lúcia.

Na oportunidade, votou com o relator apenas o ministro Lewandowski.

Julgamento retomadoO outro recurso em discussão, RE 878.694,

de relatoria do ministro Barroso, já havia sido discutido em julgamento, mas que foi interrompido em março após pedido de vista do ministro marco Aurélio, e discutia também

a constitucionalidade da diferenciação entre cônjuge e companheiro em sucessão.

No julgamento deste recurso, o relator, ministro Roberto Barroso, votou pelo provimento do RE e foi acompanhado

pelos ministros Edson Fachin, Teori Zavascki (falecido), Rosa Weber, Luiz Fux, Celso de Mello e Cármen Lúcia.

O ministro Dias Toffoli divergiu para desprover o recurso, quando o julgamento foi interrompido pelo pedido de vista do ministro Marco Aurélio, que votou no julgamento desta quarta no mesmo sentido do voto proferido anteriormente, tendo acompanhado o ministro Dias Toffoli na divergência.

Por fim, o recurso foi provido nos termos do voto do relator, vencidos os ministros Dias Toffolli, Marco Aurélio e Ricado Lewandowski.

A tese fixada foi a mesma para ambos os casos.

Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI258630,71043-E+inconstitucional+diferenciacao+de+uniao+estavel+e+casamento+para

Acesso em : 11/05/2017