semanal icesp (22 de abril)

5
Semanal ICESP | 1 | 22 de abril | ano 5, edição 172 ICESP semanal www.icesp.org.br | [email protected] Aconteceu Cotidiano Cultivando o Progresso Projeto Jeito HC de Atender Convidado a participar do programa Cul- tivando o Progresso, o fundador da ONG Doutores da Alegria, Wellington Noguei- Uma nova etapa do Projeto Jeito HC de Atender teve início na última terça- feira (16), com treinamento direciona- do aos líderes e supervisores de aten- dimento do Complexo HC. O projeto tem o objetivo de padronizar o aten- dimento oferecido aos pacientes para criar um modelo de recepção que pra- tique o acolhimento humanizado. As equipes foram treinadas para fa- cilitar a compreensão de atitudes de recepção, na abordagem e no manejo do relacionamento e com- portamento com os pacientes. Entre os temas que foram discutidos na Divulgação ICESP ra, realizou palestra para os colaborado- res do ICESP, na última terça-feira (16). Nogueira, que é palhaço e ator, propôs reunião destacam-se: apresentação pessoal, regras de ouro para um bom atendimento, etiqueta profissional, comunicação e trabalho em equipe. à platéia algumas dinâmicas divertidas para descontrair, e brincando com as perguntas, estimulou os participantes a pensarem em temas como sustenta- bilidade, qualidade de vida, cidadania e consciência. “Tudo pode ser o que você quer que seja, para isso, precisa acreditar e se envolver”, disse. O palhaço compartilhou um vídeo sobre o trabalho dos Doutores da Alegria no dia a dia das pessoas, crianças e hospi- tais. Ele contou que a ONG está comple- tando 21 anos de existência e já visitou cerca de 900 mil crianças. Nogueira tam- bém apresentou um pouco da essência do que aprendeu como palhaço, na ati- vidade de buscar mais qualidade para a vida das pessoas. Divulgação ICESP CMTD Combate à dor O Programa de Educação Continu- ada em Fisiopatologia e Terapêuti- ca da Dor, do grupo CMTD, realizou palestra sobre síndrome dolorosa pós-mastectomia, ministrada pelo Dr. Rodrigo Guimarães de Andrade, na última sexta-feira (19). Segundo a Dra. Ângela Maria Sousa, do Grupo de Combate à Dor, a sín- drome dolorosa pós-mastectomia aferta cerca de 57% das pacientes e se caracteriza como dor crônica pós- operatória. As mulheres continuam sentindo desconforto mesmo após a cirurgia de retirada do tumor.

Upload: instituto-do-cancer

Post on 30-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Semanal ICESP (22 de abril)

TRANSCRIPT

Page 1: Semanal ICESP (22 de abril)

Semanal ICESP | 1 |

22 de abril | ano 5, edição 172

ICESPsemanal

www.icesp.org.br | [email protected]

Aconteceu

Cotidiano

Cultivando o Progresso

Projeto Jeito HC de Atender

Convidado a participar do programa Cul-tivando o Progresso, o fundador da ONG Doutores da Alegria, Wellington Noguei-

Uma nova etapa do Projeto Jeito HC de Atender teve início na última terça-feira (16), com treinamento direciona-do aos líderes e supervisores de aten-dimento do Complexo HC. O projeto tem o objetivo de padronizar o aten-dimento oferecido aos pacientes para criar um modelo de recepção que pra-tique o acolhimento humanizado.As equipes foram treinadas para fa-cilitar a compreensão de atitudes de recepção, na abordagem e no manejo do relacionamento e com-portamento com os pacientes. Entre os temas que foram discutidos na

Div

ulga

ção

ICES

P

ra, realizou palestra para os colaborado-res do ICESP, na última terça-feira (16).Nogueira, que é palhaço e ator, propôs

reunião destacam-se: apresentação pessoal, regras de ouro para um bom atendimento, etiqueta profissional, comunicação e trabalho em equipe.

à platéia algumas dinâmicas divertidas para descontrair, e brincando com as perguntas, estimulou os participantes a pensarem em temas como sustenta-bilidade, qualidade de vida, cidadania e consciência. “Tudo pode ser o que você quer que seja, para isso, precisa acreditar e se envolver”, disse. O palhaço compartilhou um vídeo sobre o trabalho dos Doutores da Alegria no dia a dia das pessoas, crianças e hospi-tais. Ele contou que a ONG está comple-tando 21 anos de existência e já visitou cerca de 900 mil crianças. Nogueira tam-bém apresentou um pouco da essência do que aprendeu como palhaço, na ati-vidade de buscar mais qualidade para a vida das pessoas.

Div

ulga

ção

ICES

P

CMTD Combate à dor

O Programa de Educação Continu-ada em Fisiopatologia e Terapêuti-ca da Dor, do grupo CMTD, realizou palestra sobre síndrome dolorosa pós-mastectomia, ministrada pelo Dr. Rodrigo Guimarães de Andrade, na última sexta-feira (19).Segundo a Dra. Ângela Maria Sousa, do Grupo de Combate à Dor, a sín-drome dolorosa pós-mastectomia aferta cerca de 57% das pacientes e se caracteriza como dor crônica pós- operatória. As mulheres continuam sentindo desconforto mesmo após a cirurgia de retirada do tumor.

Page 2: Semanal ICESP (22 de abril)

Semanal ICESP | 2 |

Cotidiano

Roda de Conversa com o Diretor

Na última sexta-feira (19), cola-boradores do ICESP participaram do projeto Roda de Conversa com a diretora administrativa Denise Keer. O encontro reuniu os profissionais da DIRADM para discutir sobre as suas necessida-des, além de sensibilizar os parti-cipantes quanto às diretrizes ins-titucionais e ampliar o canal de comunicação, entre os gestores e colaboradores, para melhoria do clima organizacional.

Agenda

ICESP em Destaque

O ICESP vai realizar mais uma edição do projeto Dia da Família. O even-to será no dia 27 de abril, das 9h às 12h30, no Espaço do Colaborador do 3º andar. Colaboradores do Instituto podem trazer as crianças e acompa-nhantes para participar de diversas atividades lúdicas. Faça a inscrição pelos comunicados que estão sendo enviados por e-mail.

Nesta quinta-feira (25), às 9 horas, os colaboradores do Instituto poderão participar da Roda de Conversa com a diretora geral de assistência, Wania Baia. Durante o encontro, que será rea-lizado no Espaço do Colaborador do 3º andar, os participantes terão a oportu-nidade de dar sugestões e sanar possí-veis dúvidas sobre o setor.

Dia da Família Roda de Conversa com o Diretor

Programe-se

Liderando o ser e o fazer

Integração dos colaboradores com a diretoria do ICESP

29

26

Div

ulga

ção

ICES

P

Dr. Loreno Brentano visita o ICESP

Cine interativo

Treinamento: Metodologia PDCA

Durante a manhã da última quarta-fei-ra (17), o ICESP recebeu visita do pro-fessor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ex-presidente do Hospital das Clínicas de Porto Ale-gre, Dr. Loreno Brentano. Acompanha-do do coordenador médico cirúrgico, Dr. Ulysses Ribeiro, o professor conhe-ceu os setores de Reabilitação, Radio-terapia, Consultório Ambulatorial, Qui-mioterapia e Leito de Internação.

Quinta- feira (18) foi dia de Cine Inte-rativo. Com direito a pipoca e refrigerante, os colaboradores e convidados do Institu-to puderam descontrair a semana com uma sessão divertida, a animação digi-tal Madagascar 3 – Os Procurados.Ao final do filme, os participantes tive-ram um bate-papo com a Dra. Daiane Oliveira e discutiram sobre liderança e relacionamento interpessoal no am-biente de trabalho.

O setor de Qualidade do ICESP vai realizar, nesta quinta-feira (25), um treinamento chamado Metodologia PDCA. Trata-se de uma estratégia que visa a melhoria continua dos processos do Instituto.

Workshop da Gincana Cidadão ICESP

Os gestores dos andares ambulato-riais (12º, 11º, 5º, 4º, 3º, 2º, 1º e 4ºss) participaram, na última segunda-feira (15), do workshop do Grupo 3, que fará parte da 3ª fase da Gincana Cidadão ICESP. Durante o programa, o regulamento da gincana foi apre-

sentado aos participantes da reu-nião. O projeto Cidadão ICESP tem o objetivo de dar oportunidade para os colaboradores participarem de ações de cidadania dentro do Instituto. A cerimônia de abertura da nova fase será realizada no dia 10 de maio.

A palestra será ministrada pela Gerente de Qualidade Marisa Aquino, no An-fiteatro I, das 16h até as 17h, aberta a todos os colaboradores. Não é neces-sário fazer inscrição.

Page 3: Semanal ICESP (22 de abril)

Semanal ICESP | 3 |

Gourmet

Você tem dúvidas sobre alimentação?

Encaminhe-as para nós, pelo e-mail

[email protected].

Linhaça

Empada com semente de linhaça

Colaboração: Liria Nubia Alvarenga, nutricionista do ICESP.

Os relatos mais antigos sobre a linha-ça são datados de 5000 anos antes de Cristo no Egito (foram encontraram desenhos destas sementes nas tumbas de faraós). É originária da Ásia, porém seu consumo é comum na América do Norte e em países europeus.Existem dois tipos de linhaça: marrom e dourada, sendo mais difícil encontrar a linhaça clara no Brasil, já que ela se adapta melhor aos climas frios.Estudos mostram que não há diferen-ça na composição nutricional das duas variedades. Assim, a linhaça contém

de sobremesa uma boa pedida. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 62 kcal.A semente moída proporciona maiores benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, di-fícil de digerir. Uma forma fácil de que-brar as sementes é passá-las em um processador ou liquidificador. Depois, guarde em refrigerador e deixe fora do alcance de luz. As sementes trituradas podem ser utilizadas em iogurtes, sala-das, sucos, vitaminas, misturada à cere-ais, massas de pães e bolos.

Modo de preparo

RecheioRefogue a cebola no azeite e junte o milho. Polvilhe a farinha de trigo e adi-cione o leite. Deixe engrossar e adicione o requeijão e a salsinha, retire do fogo e espere amornar. Reserve.

MassaTriture as sementes de linhaça. Dissolva o fermento no leite que foi aqueci-do com a margarina. Coloque o mel, o sal e a semente de linhaça. Vá adicio-nando a farinha de trigo até ficar uma massa firme. Forre as forminhas, em seguida recheie e depois feche com a massa. Deixe crescer mais 20 minutos. Pincele a gema e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos.

Ingredientes

Massa• 1/2 xícara (chá) de sementes de

linhaça• 1 tablete de fermento biológico

fresco• 1 xícara (chá) de leite desnatado• 1 colher (chá) de mel• 1 colher (sopa) de margarina • 1 colher (chá) de sal• 2 xícaras (chá) de farinha de

trigo• 1 gema de ovo

Recheio

• 1 cebola picada• 1 colher (sopa) die azeite • 1 lata de milho verde• 2 colheres (sopa) de farinha de

trigo• 1 xícara (chá) de leite desnatado• 1/2 xícara (chá) de requeijão light• quanto baste de sal• quanto baste de salsinha picada

proteínas, fibras e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), sendo esta a mais rica fonte de Ôme-ga 3 existente na natureza. Também é excelente fonte alimentar de lignanas, que são compostos fitoquímicos pare-cidos com o estrogênio e que teriam propriedades anticancerígenas. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e A e mi-nerais como ferro, zinco.Não existe uma indicação exata de quanto se deve consumir, o importan-te é consumir diariamente, pelo menos em uma refeição. Considera-se 1 colher

Reprodução

Page 4: Semanal ICESP (22 de abril)

Semanal ICESP | 4 |

Divirta-se

Cuide-seTreino melhora coordenação motora Sempre é tempo 

Colaboração: Walmir Cedotti, psicanalista e consultor de pessoas do ICESP.

Segundo diferentes correntes da ciência, seja ela das exa-tas, humanas ou biológicas, inferem que existem muitas evidências de que o universo como um todo foi especial-mente criado com um propósito. Neste sentido, a vida e a humanidade parecem figurar no centro desta criação. Um conjunto no qual, todas as facetas do que chamamos de realidade têm um sentido. Se olhamos para o que é infini-tamente grande, como observa a astro-física ou o infinita-mente pequeno como na genética, descobrimos que tudo parece ter o seu porque, a sua origem, seu fluir e seu desti-no. Assim, o ser humano também cria sentidos para a sua vida e os manifesta de inúmeras maneiras, mas só estará perto de achar respostas se perguntar o porque. Crianças pequenas iniciam a vida fazendo perguntas, como se pudessem desvendar todos os mistérios, e neste caminho avançam aprendendo rapidamente como as coisas básicas funcionam. Nós adultos, vamos deixando o entusiasmo de questionar para descobrir e cristalizamos os saberes em paradigmas que consideramos inquestionáveis.

Repr

oduç

ão

As aulas de dança são ótimas opções para queimar calorias. O ritmo zumba, por exemplo, pode queimar até mil calorias, dependendo da intensidade. Segundo o médico neurologis-ta Tarso Adoni, a falta de treino e aptidão pode fazer também com que a pessoa tenha dificuldades em movimentar partes do corpo isoladamente.

Dançar ajuda ...no aumento de capacidade cardíaca. Me-lhora a capacidade respiratória e melho-ra a interação social.

LembreteA dança não é uma atividade de fortale-cimento muscular. Por isso, para manter uma rotina de exercícios equilibrada e saudável, é importante combinar a dan-ça com a musculação.

Bem-estar

A Menina que Roubava Livros Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu viva das três ocasiões para que a pró-pria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história.

Diário de uma PaixãoNos anos 40, Allie Hamilton vai pas-sar o verão com a família e conhe-ce Noah Calhoun. Os dois se apaixo-nam, mas são separados pelos pais de Allie, que não aceitam o humil-de carpinteiro para a família. Breves e Inéditos

O Centro Cultural São Paulo e o Ci-nusp realizam, até 1º de maio, a mos-tra “Breves e Inéditos”. A mostra exi-biu filmes com destaque em festivais internacionais.

Reprodução

Repr

oduç

ão

Autor: Markus ZusakEditora: Intrinseca

Diretor: Nick CassavetesPaís/Ano: EUA/2004

Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) R. Vergueiro, 1.000 – Liberdade.Cinusp – Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 04 - Cidade Universitária,

Repr

oduç

ãoRe

prod

ução

Page 5: Semanal ICESP (22 de abril)

Semanal ICESP | 5 |

Giro

Um artigo de pesquisadores franceses e brasileiros traz novos dados à discus-são sobre a data da chegada do homem à América ao analisar três sítios arque-ológicos no Piauí e mostrar evidências

Quantos lugares estão disponíveis no refeitório de colaboradores do ICESP?

a) 110

b) 75

c) 88

Resposta do Quiz anterior:O setor de Hospitalidade é o respon-sável pela ação “Parabéns pelo seu dia”.

Curso Cirurgião: atualização em Cirur-gia Geral, Emergência e Trauma de 25 a 27 de abril. Saiba mais http://www.ci-rurgiaoatualizacao.com.br

HCFMUSP @hospitalHCFMUSP 17 abr.

Recebeu multa e não era você quem estava dirigindo? @DetranSP oferece endereços para indicar o real condu-tor http://scup.it/2dw4

Governo de S. Paulo @governosp 19 abr.

QuizTwittes

Piauí já tinha presença humana há 22 mil anos

O Semanal ICESP é uma publicação produzida pela Assessoria de Comunicação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira - OSSJornalista responsável: Thais Mirotti - MTb 46.507 | Reportagem: Fernanda Geppert, Raquel Tomacelli, Cauê Zuchi e Karla CorreiaProjeto Gráfico e Diagramação: Vivian Kuwajima e Victor Duro | Assessoria de Marketing: Felipe Godoy

de presença humana na região até 22 mil anos atrás. Segundo estudo os primeiros moradores do continente vieram a pé da Ásia duran-te a Era do Gelo há cerca de 13 mil anos.

Fonte: Folha

Reprodução

Cientistas criam rim de laboratórioUm rim feito em laboratório foi trans-plantado para animais e produziu uri-na, dizem cientistas.

Alex Vallauri Pioneiro do grafite e da arte pop no país, Alex Vallauri ganha mostra no MAM até 23 de junho.

Menos IodoAnvisa aprova redução do teor de io-do no sal. A regra vale 90 dias após sua publicação oficial.

Estréia Remake de “Evil Dead” poupa no hu-mor e traz mais terror.

Iron Maiden no BrasilIron Maiden confirma apresentações em São Paulo e Curitiba ao lado de Slayer e Ghost.

Homem-AranhaJamie Foxx e Dane DeHaan aparecem pela primeira vez em fotos oficiais de O Espetacular Homem-Aranha 2.

Shows no BrasilBlack Sabbath se apresentará nos dias 9, 11 e 13 de outubro no Brasil.

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

sábado

domingo

15

16

17

18

19

20

21

Publicado em: Folha de São Paulo.