informe icesp | semanal | ano x | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico...

12
Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017

Upload: hoangtram

Post on 07-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e ... ficou por conta

Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017

Page 2: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e ... ficou por conta

2

CAPA

VIII SEMANA JURÍDICA MOVIMENTAFACULDADE ICESP

De 16 a 18 de maio, o curso de Direito realizou a oitava Semana

Jurídica. O evento tratou de temas atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e júri simulado.

Primeiro diaNa terça-feira (16), a abertura

ficou por conta dos professores Márcio Eduardo e Juliana Felipe que falaram sobre a Reforma da Previdência: avanço ou retrocesso.

O professor Márcio Eduardo criticou a Reforma que entra em pauta ainda essa semana no Senado Federal. De acordo com ele, a Reforma não vai abranger os setores público e privado, como deveria. Ele explica que a oneração da reforma recairá apenas sobre o trabalhador. “A previdência é para desonerar o Estado, mas o servidor público, que é um dos maiores gastos, não entrará na Reforma”, explicou.

À noite, o tema foi sobre ‘Os precedentes judiciais no Novo Código Civil: impactos no sistema jurídico brasileiro’ com o Dr. Fabrício Castagna Lunardi, Juiz de Direito do TJDFT.

Segundo diaNa quarta-feira (17) pela manhã,

os acadêmicos participaram de workshops. Os temas discutidos foram: Peças Processuais Trabalhistas com os Professores Erivelton Costa e Leonardo Souza, Peças Processuais Penais com as professoras Kênia Nogueira e Raíssa Mendes, Preparatório para o exame da Ordem e Peças Processuais Cíveis com os professores Nayara Santana e Marcelo Batista.

A prática tem sido uma das mais importantes características do curso. À noite, os acadêmicos puderam participar e ver como funciona um Julgamento. Eles participaram do Júri Simulado em que tratavam de homicídio. A

Page 3: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e ... ficou por conta

3

Os egressos deram dicas para os futuros advogados e comentaram sobre as dificuldades que irão encontrar pela frente. Willamys Gama, ex-aluno comenta como é estar do outro lado. “Eu estou muito satisfeito em estar aqui por ter sido aluno e hoje por estar aqui falando com vocês como um advogado. Eu enfrentei várias dificuldades antes e depois da minha formação”, disse.

CAPA

prática contou com o apoio dos professores.

Ainda na mesma noite houve momento de emoção. O policial Heitor Theodoro da Silva, que salvou cerca de 20 pessoas de um incêndio em samambaia semana passada, foi homenageado pelos alunos e professores. O coordenador do curso, professor João Marcelo Dantas agradeceu e parabenizou o militar pelo ato de bravura.

Terceiro diaNa quinta-feira (18),

último dia, os estudantes tiveram pela manhã a palestra sobre a Mediação na Administração Pública. No encerramento, à noite, eles tiveram uma conversa com vários ex-alunos que estão hoje estão no mercado trabalho.

A conversa sobre os desafios do formado em direito ficou por conta das advogadas Ana Beatriz Saraiva, Patrícia Mª Furst, Jean Francisco Rosa e Willamys Gama.

ExpedienteGestora:Lindiane Reis

Assessoria de Comunicação:Wallinson Leandro e Vanusa Ferreira

Programação Visual:Kleber Oliveira e Paulo Cesar

Assistentes de Comunicação:Alisson Henrique, Fabiana Letícia e Walter Lobo

Estagiária:Elisangela Madeira

Page 4: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e ... ficou por conta

4

NO ICESP

FACULDADE ICESP ABREINSCRIÇÕES DE VESTIBULAR

Já estão abertas as inscrições do Vestibular Tradicional para o

segundo semestre de 2017. A prova está marcada para 11 de junho, de 14h as 17h, na Faculdade Icesp do Guará.

A prova será composta por 25 questões de conhecimentos gerais e redação. Para esse processo seletivo, serão disponibilizadas bolsas de 70% a 90% de acordo com o desempenho e questionário socioeconômico. O candidato também poderá usar a nota do Enem para concorrer às bolsas, desde que a nota seja igual ou superior a 550 pontos.

Faculdade disponibiliza nas terças, quartas e quintas-feiras, nas unidades do Guará, Recanto das Emas e Águas Claras, o Vestibular Agendado. Caso algum candidato não possa comparecer durante a semana, poderá fazer a prova aos sábados na unidade de Águas Claras.

A instituição está em comemoração pelo bom desempenho nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). A Faculdade Icesp é a primeira colocada como melhor em Marketing e Gestão Financeira de acordo com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2015 (Enade) e ainda conquistou a vice-liderança nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis.

As boas indicações não param por aí, também neste semestre, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária foram individualmente avaliados e tiveram bom reconhecimento pelo MEC. Hoje, o Icesp tem o Índice Geral de Cursos (IGC) nota 4.

Com todos esses desempenhos favoráveis, os novos cursos, como Educação Física, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, estão com pré-inscrições abertas.

Não perca tempo, venha realizar seu sonho! Inscreva-se!

Page 5: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e ... ficou por conta

5

NO ICESP

DIA DO ENFERMEIRO TEM COMEMORAÇÃO COM VÁRIAS PALESTRAS SOBRE SAÚDE MENTAL

Na sexta-feira (12), os estudantes e professores do curso de

Enfermagem comemoraram o Dia Mundial do Enfermeiro. O evento foi realizado pela coordenação do curso, que levou vários palestrantes para tratar sobre saúde mental. O encontro foi realizado na unidade de Águas Claras.

Com vários temas que envolvem a saúde mental, os estudantes ouviram o filósofo e psicólogo Mauro Trevisan; a professora e psicóloga Sônia Amoroso e a enfermeira e poetisa Onã Silva.

A professora Sônia Amoroso, coordenadora do Núcleo Psicopedagógico, falou sobre a síndrome de pânico, depressão e sintomas. “Essa sensação de perigo é criada pela própria pessoa. Isso é externo, é um medo interior que vem principalmente com os ataques de ansiedade”, disse.

Já o professor Mauro Trevisan falou sobre a prevenção do suicídio.

Para o filosofo, os trabalhadores da saúde também merecem atenção quando se trata desse tipo de tema. “Os profissionais de saúde também precisam ser vistos como pessoas que podem sofrer esses problemas”, comentou.

Para a acadêmica Amanda da Silva Alves, as palestras foram importantes para o dia a dia do enfermeiro, que de acordo com ela, muitas vezes tem dias exaustivos e não há tempo para si. “Muito importante esse encontro porque as áreas faladas precisam ser trabalhadas porque muitas vezes as pessoas chegam numa estafa do serviço, então ela precisa desse conhecimento. Essa proposta foi muito gratificante porque nos traz crescimento em nossa profissão”, disse

A poetisa e enfermeira Onã Silva, autora de diversos livros e espetáculos teatrais que promovem a ação do enfermeiro, falou sobre meios de usar a arte

Page 6: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e ... ficou por conta

6

NO ICESP

na profissão e assim se livrar das tensões do dia a dia e lembra que não foi fácil no início. “Me perguntavam e criticavam porque eu iria usar a arte, a poesia e o teatro na enfermagem”, contou.

A professor Judith Trevisan, coordenadora do curso de enfermagem agradeceu a presença dos participantes e alunos e disse que não se arrepende de ter ingressado na profissão de enfermeira. “Se eu tivesse que voltar atrás eu faria enfermagem de novo porque eu gosto do que faço e faço com amor”, disse.

O Dia do Enfermeiro ainda contou com empresas parceiras que sortearam brindes aos participantes.

SOLIDARIEDADE: CURSO DE AGRONOMIA REALIZA DOAÇÕES DE ALIMENTOS PRODUZIDOS NA HORTA ESCOLA

Nos dias 05 e 13 de maio, os estudantes do curso de

Agronomia realizaram doações de alimentos frescos cultivados na horta escola. Quem recebeu as doações foi o Asilo São Vicente de Paula em Taguatinga Sul.

A Irmã Maria José, diretora do asilo, agradeceu as doações. “A doação foi de grande ajuda, pois contribuiu para uma alimentação adequada às nossas residentes. Agradecemos pela generosidade de todos e fica aqui nossos agradecimentos pelo carinho e atenção com a nossa Instituição”, agradeceu.

Para Alexandre Oliveira é motivo

de satisfação. “Estamos de tarefa cumprida, apesar de ser um prazer fazer isso”, disse.

A horta produzida pelos estudantes do curso faz parte da Cepagro - Centro de Práticas Agrícolas, onde os alunos desenvolvem atividades do curso.

Page 7: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e ... ficou por conta

7

NO ICESP

FACULDADE ICESP E UNIDESC PARTICIPAM DO PASSEIO CICLÍSTICO MAIO AMARELO

Na sexta-feira (12), a Faculdade ICESP e o Centro Universitário

Unidesc participaram do 3o Pedal Noturno Maio Amarelo realizado pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), na Estrada Parque Taguatinga (Eptg). No local, foram oferecidos serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e ginástica laboral.

O passeio ciclístico faz parte da programação da campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema: A minha escolha faz a diferença no trânsito. “Este tema foi escolhido exatamente para mostrar para o condutor, o pedestre e o ciclista, que de fato é muito importante a atitude dele, que ele deve respeitar as regras não porquê elas vão penalizá-lo, mas porque elas vão trazer mais segurança para o ambiente de trânsito que vivemos”, comentou o Coordenador de Campanhas Educativas para o Trânsito do DER, Fábio Vargas. Para ele, o movimento Maio Amarelo é uma busca pela harmonia e pelo respeito mútuo

nas estradas. A ação deste ano contou com um

reforço especial. O Centro Universitário UNIDESC também abraçou a causa e trouxe para a concentração, juntamente com a Faculdade ICESP, diversos serviços de saúde.

Quem esteve no local pôde conferir como estava a pressão arterial, a taxa de glicose no sangue e o mais importante, saber o tipo sanguíneo, o que facilita o socorro médico em caso de acidentes. “A correria do dia a dia faz com que não tenhamos tempo para cuidar da saúde, foi pensando nisso que nós da UNIDESC, em parceria com a Faculdade ICESP, trouxemos os nossos alunos para dar atenção e cuidado à saúde destas pessoas”. Comentou a supervisora de Comunicação, Christiany Borba.

Já a Gestora de Comunicação da Faculdade ICESP, Lindiane Reis, falou da importância da parceria firmada com o DER, “Esta parceria com o DER e o UNIDESC enriqueceu muito os nossos trabalhos porque os alunos da faculdade

Por Guilherme Vicente – aluno de jornalismo

Page 8: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e ... ficou por conta

8

NO ICESP

estão sempre participando e eles fazem o atendimento com o acompanhamento dos professores. E o passeio ciclístico já faz parte do calendário do ICESP, reúne ciclistas do Distrito Federal inteiro, são pessoas que já estão habituadas com a gente e isso é muito proveitoso para todos os lados”

Os ciclistas que participaram do passeio cobraram mais campanhas de conscientização voltadas ao respeito à categoria. Só neste ano, sete óbitos foram registrados na cidade até o momento.

Entre as principais queixas está o desrespeito ao limite de segurança (1,5 metros), que os demais veículos devem manter das bicicletas ao fazer ultrapassagens. “Faltam campanhas de conscientização no DF. Você sente que os carros, os ônibus, principalmente os ônibus, e os caminhões não respeitam a gente”, comentou o atendente Felipe Nunes.

“A gente tem vontade de sair com a família, de poder fazer essa pedalada que vamos fazer hoje, mas no dia a dia não podemos por falta de segurança no trânsito. Com mais campanhas a gente teria uma pedalada bem mais consciente. Acho que é isso que está faltando. É uma divulgação, fazer campanhas como as que estão sendo feitas hoje, espero que isso venha a ser mais constante e que não fique apenas no mês de maio”, ressaltou a

comerciante Lindacy Medeiros. Já para a advogada Siliane

Evangelista, que participou pela primeira vez do pedal, o que falta na verdade é respeito, tanto do motorista, motociclista, pedestre e até mesmo do próprio ciclista. “Nós ciclistas, temos que ter a consciência que também temos regras a respeitar no trânsito, se tem um semáforo parado, a gente também tem que parar, não podemos achar que somos preferência no trânsito e que devemos passar”, pontuou.

O passeio saiu do DF Plaza às 20h30 sentido área central de Brasília e retornou à concentração na altura do Jokey Clube. Durante todo o trajeto frases de conscientização eram ditas no carro de som, que acompanhou os ciclistas no percurso. Na chegada, todos puderam se refrescar com uma Coca-Cola gelada e assistir a um show musical, enquanto recarregavam as baterias para voltar pedalando para casa.

Page 9: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e ... ficou por conta

9

NO ICESP

CURSO DE AVIAÇÃO CIVIL REALIZARÁPALESTRA SOBRE O VOO 1907

O ACONTECIMENTO ABALOU O MUNDO COM O ACIDENTE QUE MATOU 154 PASSAGEIROS,

A AERONAVE SE DESPEDAÇOU NO AR E CAIU EM UMA ÁREA DE MATA FECHADA

A coordenação do curso de Aviação Civil tem a satisfação de convidar

a todos os interessados em assistirem uma palestra de caráter ostensivo que será realizado no dia 23 de maio, às 20h30, no auditório da unidade Guará.

Com tema “Voo 1907”, que abrange todo ambiente universitário, o Major Brigadeiro do Ar Jorge Kersul Filho, coordenador geral da operação da busca que engajou a Aeronáutica e o Exército Brasileiro, o convidado especial vai trazer os ensinamentos colhidos por ocasião do acidente entre a aeronave brasileira de prefixo 1907 e o Legacy, de matrícula norte-americana, ocorrido em outubro de 2006, em território brasileiro.

O Voo 1907 foi uma rota comercial doméstica, utilizando um Boeing 737-8EH. Em 29 de setembro de 2006, a aeronave partiu do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. O avião tinha previsão de uma escala no Aeroporto Internacional

Juscelino Kubitschek, em Brasília. Enquanto sobrevoava o estado do Mato Grosso, colidiu no ar com um Embraer Legacy 600. Todos os 154 passageiros e tripulantes a bordo do Boeing 737 morreram após a aeronave se despedaçar no ar e cair em uma área de mata fechada. O Legacy, apesar de ter sofrido danos graves na sua asa e estabilizador horizontal esquerdo, pousou em segurança com os sete ocupantes não lesionados, na base Aérea do Cachimbó, na época comandada pelo Coronel Carmo, hoje Professor e Coordenador do Curso de Aviação Civil do ICESP.

Segundo o Professor Jorge Carmo, o evento tem como objetivo mostrar as mudanças que ocorreram após o acidente. “O Brigadeiro e professor Jorge Kersul, vai pontuar justamente as alterações em procedimentos realizados, tanto por parte dos pilotos, como dos controladores de voo que passaram a ser implementados, como uma decorrência desse acidente”, disse.

Por Elisangela Madeira

Page 10: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e ... ficou por conta

10

VIAÇÃO REAL EXPRESSO TAMBÉM RECEBE SERVIÇOS DE SAÚDE

GRATUITOS DO PROJETO CUIDAR

NO ICESP

FACULDADE ICESP LEVA SERVIÇOS DE SAÚDE À COMUNIDADE DO RECANTO DAS EMAS

Faculdade Icesp leva serviços de saúde à comunidade do Recanto

das EmasNo sábado (13), a Faculdade Icesp,

em parceria com várias empresas, levou serviços de saúde gratuitos à população do Recanto das Emas.

Foram oferecidos serviços de saúde como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, tipagem sanguínea, dicas de saúde e orientações de higiene bucal.

Foram realizados mais de 500 atendimentos. Enilde Barbosa, que passeava com os filhos pelo comercio da cidade, parou para dar aquela checada na saúde. “Gostei dessa ação porque nos incentiva a cuidar mais da saúde. Muitas vezes com tantos afazeres

Nos dias 17 e 18 de maio, a Viação Real Expresso recebeu vários

serviços de saúde gratuitos como

esquecemos de pensar na gente”, disse.Lilia de Souza, ex-aluna do Icesp, hoje

é administradora de uma das empresas parceiras. Ela comenta como a prática feita no curso de Administração a ajudou a realizar o evento. “Gosto do que faço. A parceria com a faculdade foi excelente com o atendimento de todos esses serviços. As experiencias que tenho vieram das jornadas acadêmicas, que me permitiram a aprender na prática a gestão, o marketing, tudo de um modo geral”, comentou.

O evento foi promovido em parceria com outras empresas locais que também ofereceram serviços laboratoriais, de estética, dental e visão. Teve pipoca, algodão doce e cama elástica para a criançada.

aferição de pressão arterial, teste de glicemia, tipagem sanguínea e eletrocardiograma.

Através do Projeto Cuidar, funcionários da empresa puderam dar uma pausa no trabalho e dar atenção especial à saúde.

Page 11: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e ... ficou por conta

11

FACULDADE ICESP PARTICIPA DAAGROBRASÍLIA 2017

Essa semana foi realizada a abertura oficial da AgroBrasília 2017 e contou

com a presença de autoridades do governo do Distrito federal, representantes de instituições, patrocinadores, empresários, parceiros e visitantes.

A solenidade marcou o início da décima edição da Feira Internacional dos Cerrados. Na oportunidade, os presentes puderam sentir a força da AgroBrasília e, com muitas expectativas, se mostraram prontos para mais uma grande edição.

A Feira internacional do cerrado será

de 17 a 20 de maio, com apresentação de serviços agrícolas, maquinário agrícola e invenções que auxiliarão na produção da agropecuária. A Faculdade Icesp, marcou presença com alunos, coordenadores e professores dos cursos de Agronomia e Medicina veterinária. A instituição montou uma Fazenda para exposição de animais e rodas de conversas num clima rural, com direito a música e violão.

A matéria completa sobre a Faculdade Icesp na Agrobrasília você confere na próxima edição do A Semana.

NO ICESP

ACADÊMICO DE JORNALISMO REALIZA PALESTRA EM ESCOLA PÚBLICA DO DF

Na quarta-feira (10), o acadêmico de jornalismo, Guilherme Vicente,

participou da 4° Semana de Educação para a Vida do Centro Educacional 02 do Guará.

O evento é realizado anualmente em todas as escolas públicas do país para estimular atividades e debates de temas transversais da educação.

Na ocasião, Guilherme que já foi aluno da escola, falou dos desafios da vida acadêmica. “O mundo universitário não é fácil. Ainda mais para quem se divide entre o trabalho e a faculdade como eu. Muitas vezes tenho que fazer as minhas atividades

acadêmicas à noite, depois de chegar da aula cansado”, conta.

Ele falou também da importância do estudo na vida das pessoas e encorajou os alunos da escola a acreditarem nos sonhos e buscar meios de os tornar reais. “Eu acredito na educação como meio de transformação da realidade das pessoas, então estudem, aproveitem ao máximo os seus professores, acreditem em vocês mesmos e ao concluir o ensino médio não se acomodem. Procurem se profissionalizar, procurem ser os profissionais de sucesso que vocês tanto sonham ser”, disse.

Page 12: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 126 | 192/05/2017 · atuais e relevantes do meio jurídico brasileiro. Nos três dias teve palestras, debates, workshops e ... ficou por conta

12

ESPORTES

MINAS ICESP SEGUEM VITORIOSAS EM COMPETIÇÕES LOCAIS

ICESP BRASÍLIA FUTSAL PASSA PARA ÚLTIMA RODADA PELA TAÇA BRASÍLIA DE FUTSAL

No sábado (13), as Minas Icesp entraram mais uma vez em quadra pela Taça

Brasília e saíram vitoriosas nas duas categorias sub-17 e adulto. Os jogos foram realizados nos Ginásios de Sobradinho e da AABB.

AdultoNa categoria adulta elas enfrentaram

a AABB no Ginásio do adversário, mas confiantes elas venceram por 4x0. Agora as atletas se preparam para enfrentar o Minas Sobradinho às 14h30 no Sesi Taguatinga no próximo sábado (20) a última rodada. A equipe segue em primeiro lugar com 4 Gols de diferença do segundo colocado que tem

O ICESP Brasília Futsal jogou no último sábado (13), no ginásio do SEST/

SENAT em Samambaia Sul, vencendo o time do Tigres Brasília pela Taça Brasília de Futsal. A vitória garantiu o time na segunda fase do torneio, somando sete pontos e assumindo a liderança do grupo B. O jogo foi apertado, com o placar de 3x2, com os gols de Matheus Praça, Pedrinho e João Pedro. O jogo terminou em empate de 3x3 contra a equipe do CRESSPOM, na última rodada da fase classificatória que começou na quarta-feira (17), o empate garantiu vaga

a mesma pontuação.Sub-17As atletas do sub-17 também levaram

vitória no jogo de enfrentamento contra o Minas Sobradinho, o time venceu por 4x3, numa acirrada competição no ginásio de Sobradinho. A equipe está na segunda colocação.

Jogos abertos de BrasíliaNo domingo (16), elas entram também

em quadra pelos Jogos Aberto de Brasília representando o Guará. O time enfrentou a equipe da UnB, representando o Sudoeste. As Minas eliminaram a UnB por 6x0 da competição. Cada jogo é eliminatório.

para as quartas de final.Com isso, o Icesp Brasília Futsal terminou a fase na segunda colocação do grupo.

A equipe retornará às quadras em junho. Agora, o time viaja para Vitória/ES disputando a segunda fase dos Jogos Universitários.