informe icesp | semanal | ano x | nº 186 |...

7
Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 186 | 09/09/2019

Upload: others

Post on 26-Jun-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 186 | 09/09/2019icesp.br/wp-content/uploads/2019/09/ASemana186-09-09.pdf · Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia

Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 186 | 09/09/2019

Page 2: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 186 | 09/09/2019icesp.br/wp-content/uploads/2019/09/ASemana186-09-09.pdf · Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia

2

CAPA

CONCURSO DE DESENHOS SOBRE DIREITOS DA CRIANÇA MARCA OS 30 ANOS DA

CONVENÇÃOPor Rafael Lessa

Membros da União Europeia e da Embaixada da Polônia visitaram, na

última quinta-feira (05), o Colégio de Ensino Fundamental 10 (CEF10), em Taguatinga, para conhecer o projeto “Ler é legal - Começa com leitura e dela para a vida inteira”, uma iniciativa do Projeto Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), do Centro Universitário Icesp.

Neste ano, completam-se 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989. Trata-se do instrumento de direitos humanos mais aceito na história universal, ratificado por 196 países. E para celebrar, a delegação está organizando um concurso de desenho e pintura com três escolas públicas que promovam o conhecimento sobre esses direitos.

A iniciativa do Pibex foi uma das escolhidas para participar da premiação, por envolver alunos dos 6º e 7º anos do Ensino

Fundamental no conhecimento da legislação brasileira sobre a temática: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Constituição Federal. Semanalmente, a bolsista do curso de Direito, Claudiane Ferreira, vai à escola para ministrar aulas sobre as leis.

Para receber a delegação, a coordenadora do projeto, professora Edney Gomes Raminho, organizou uma pequena mostra do trabalho desenvolvido pelo projeto, com as obras de artes plásticas produzidas pelos jovens, a partir das interpretações feitas da leitura dos textos das leis.

De acordo com a representante da Embaixada da República da Polônia, Aleksandra Luszczynska, a delegação da União Europeia se dedica a promover a convenção e a embaixada a apresentar um personagem importante para a adoção da mesma: o pedagogo Janusz Korczak, precursor nas iniciativas em prol dos direitos

Page 3: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 186 | 09/09/2019icesp.br/wp-content/uploads/2019/09/ASemana186-09-09.pdf · Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia

3

participantes da iniciativa do Pibex. “Neste tempo (do projeto), nós estudamos (a legislação) e transformamos os artigos em arte. Fizemos desenhos e pelo menos um dia na semana tivemos oficina com a Claudiane, que veio aqui ensinar os nossos direitos. O meu trabalho foi sobre a educação, um direito que toda criança tem e precisa, e é

um dever da sociedade (nos) garantir”, resumiu.

João Lucas, 12 anos, também produziu fez uma representação do artigo 6º do ECA, que prevê o direito das crianças à educação. “Se você não tiver educação não vai ter

compreensão do mundo”, explicou o aluno, também do 7º ano.

ComprometimentoEmocionada, a professora Edney

Raminho comentou a escolha da escola para participar do concurso, por conta do projeto que coordena. “É gratificante o reconhecimento da delegação e a alegria dos alunos em ter essa oportunidade. É imprescindível que eles conheçam a legislação sobre seus direitos, para que cumpram bem seus deveres”, disse.

“Ed”, como é carinhosamente chamada por todos, é mestra em Educação, especialista em Língua Portuguesa e tem licenciatura em Letras. Professora da Educação Básica e Superior, é também membro do grupo de pesquisa “Comunidade escolar: Encontros e Diálogos Educativos. Mas, de os títulos, o principal: o de comprometimento com a educação cidadã e de qualidade para todas e todos.

da criança e do reconhecimento da total igualdade delas.

Concurso“Em cada escola, pedimos para

formar grupos de até 60 crianças, que vão confeccionar desenhos com material fornecido pela delegação da União Europeia. Dos 60 desenhos, a escola fará uma seleção prévia de 15, somando 45 dos três colégios”, explicou Jowita Mikolajczyk, membro da delegação. Os selecionados serão expostos para votação pública na internet e cada unidade escolar terá três trabalhos vencedores.

Para dar direcionamento à produção, foram destacados três direitos sobre os quais os alunos devem desenvolver seus trabalhos: o direito ao lazer, brincar e ter tempo livre; à educação, com a frequência mínima às escolas primárias e secundárias; e o direito das crianças deficientes terem vida plena.

Após a visita, os alunos terão de 30 a 40 dias para a confecção dos desenhos. A premiação está prevista para novembro, numa solenidade com a participação dos alunos, professores e, principalmente, familiares. Os prêmios estão sendo mantidos sob sigilo, mas Jowita garante: a tendência é evitar brinquedos eletrônicos, partindo para algo mais pedagógico ou que promova vida saudável, como bicicletas, por exemplo.

Pequenos artistasLucas de Aguiar, do 7º ano, é um dos

CAPA

Page 4: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 186 | 09/09/2019icesp.br/wp-content/uploads/2019/09/ASemana186-09-09.pdf · Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia

4

NO ICESP

ICESP PARTICIPA DA IV FEIRA DAS PROFISSÕES DE BRAZLÂNDIA

PELA QUARTA VEZ CONSECUTIVA, O CENTRO UNIVERSITÁRIO ICESP LEVA DIVERSOS

CURSOS E ATRAÇÕES PARA ESTE EVENTO TRADICIONAL NA CIDADEPor Camila Carvalho

Nesta quinta-feira (05), a cidade Brazlândia (DF) realizou mais uma

Feira das Profissões. O evento, que já está na quarta edição, é destinado aos alunos da rede pública de ensino e tem como objetivo ajudá-los na decisão de qual profissão seguir no futuro. Este ano, diversos estandes de órgãos públicos e instituições de ensino superior estavam expostos para que os alunos tirassem as dúvidas sobre as profissões que mais interessam a eles.

O Centro Universitário Icesp de Brasília todo ano surpreende ao público com suas atrações. Desta vez, os cursos de agronomia, biomedicina, enfermagem, fisioterapia e medicina veterinária levaram serviços totalmente gratuitos para quem passava pelo estande da faculdade.

O curso de fisioterapia levou testes de equilíbrio e flexibilidade. Além disso, sessões de ventosaterapia foram

realizados pela professora Rafaela Fiaes.O professor de agronomia Francisco

Célio de Souza e alunos do curso levaram caixas entomológicas, equipamentos de visão a longo alcance e também mudas de cravos, que foram doados ao final do evento.

Os cursos de biomedicina e enfermagem expuseram peças do período gestacional, a professora Talita Oliveira explicou sobre todas as fases do processo de evolução do feto até o nascimento.

Outro curso do Icesp que sempre rouba a cena na Feira Das Profissões é medicina veterinária. A professora Gizele Melo apresentou peças em conservação de animais que são estudados na faculdade e mais uma vez o curso também levou cavalos, que fizeram a alegria dos frequentadores.

A aluna do Centro de Ensino Médio

Page 5: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 186 | 09/09/2019icesp.br/wp-content/uploads/2019/09/ASemana186-09-09.pdf · Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia

5

NO ICESP

02, Talita Ferreira, disse que a feira permitiu que ela conhecesse um pouco mais sobre a profissão que quer seguir. “Eu quero fazer enfermagem ou pedagogia, aqui na Feira a gente tem a oportunidade de conhecer muitos cursos porque não é todo mundo que é familiarizado com cursos superiores e aqui pode saber o que gosta mais e decidir”, conta.

O administrador de Brazlândia, Josie Rosa, prestigiou o evento e falou da importância de ter o Icesp como parceiro da Feira das Profissões. “Quero parabenizar o Icesp por estar aqui pela quarta vez, a participação de todos os expositores é muito importante porque

traz para os alunos um pouco do que eles vão enfrentar no futuro, grande parte dos alunos que visitam a Feira estão concluindo os estudos e buscam conhecer as profissões. O Icesp tem contribuído muito, vários alunos já passaram por aqui para conhecer o que a instituição oferece”, finaliza.

ESPORTESPor Rafael Lessa

As equipes Sub 15, Sub 17 e Sub 20 do time Icesp de futsal, Brasília

Futsal/Belmont Sports, participaram do Campeonato Santão 2019, no último sábado (07), no Ginásio do Cruzeiro. As equipes adversárias foram do Lazio Futsal (GO), e o saldo final ficou equilibrado, com uma vitória, um empate e uma derrota.

Lembrando que está chegando a hora de o Brasília Futsal fazer sua estreia na Copa do Brasil de Futsal, no

próximo dia 16, no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. Vamos em frente!

ExpedienteCoordenadora:Lindiane Reis

Assessoria de Comunicação:Camila Carvalho e Rafael Lessa

Programação Visual:Kleber Oliveira e Paulo Cesar

Imagens:Marco Antônio

Page 6: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 186 | 09/09/2019icesp.br/wp-content/uploads/2019/09/ASemana186-09-09.pdf · Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia

6

NO ICESP

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DO PES ABREM NA PRÓXIMA SEGUNDA (16)

Por Camila Carvalho

O Núcleo de Educação à Distância do Icesp (NEAD), realizará,

na próxima semana, as Oficinas do Portal de Ensino Superior(PES): atividades obrigatórias para todos os ingressantes na instituição. As aulas serão realizadas 100% online, pelo o ambiente virtual de aprendizagem, por meio da plataforma moodle. O treinamento é direcionado aos calouros do Icesp, sejam eles da primeira ou segunda graduação, transferidos ou alunos do segundo semestre que reprovaram nas oficinas no semestre passado. Os veteranos que irão colar grau no final do ano também devem participar.

O NEAD encaminhará um e-mail aos participantes, com as informações de acesso, login in, senha e calendário. A novidade é que, neste semestre, todos vão utilizar o e-mail institucional como login no ambiente virtual de aprendizagem.

Page 7: Informe Icesp | Semanal | Ano X | nº 186 | 09/09/2019icesp.br/wp-content/uploads/2019/09/ASemana186-09-09.pdf · Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia

7

NO ICESP

DRAMA POLICIAL 21 GRAMAS É EXIBIDO NO CINE ICESP

Por Rafael Lessa

A quinta-feira (5) também foi dia de mais uma edição do Cine Icesp, iniciativa

da Pró-Reitoria de Extensão (Proext). Desta vez, alunos da Biomedicina e da Enfermagem formaram a plateia para conferir “21 gramas”, um drama policial dirigido por Alejandro González Iñárritu e escrito por Guillermo Arriaga.

As obras exibidas no projeto abordam temas como ética, compromisso, família, religiosidade, espiritualidade etc. A representante da Proext, professora Edney Gomes Raminho, explica que é um momento de articular a reflexão teórica com a prática. “É importante na formação acadêmica, porque proporciona o pensamento articulado com a prática profissional exibida no filme com a nossa realidade enquanto profissionais e pessoas”, pondera.

Após a exibição do filme, um debate, desta vez mediado pela professora da Enfermagem, Maribê Lébeis. “É uma oportunidade de descontração, sem fugir do propósito da condição educacional. É bastante enriquecedor, porque o aluno traz a resposta ou a vivência do filme e a compatibilidade com o trabalho deles. Hoje

houve um estreitamento de laços da plateia com outras áreas da saúde”, avalia Maribê.

SinopseJack Jordan (Benicio del Toro) é um

ex-condenado que está utilizando de sua recém-adquirida fé religiosa para recuperar-se da dependência química e do alcoolismo. Paul Rivers (Sean Penn) é um professor de matemática com uma condição cardíaca fatal, aguardando um novo coração de um doador. Cristina Peck (Naomi Watts) também é uma ex-viciada em recuperação. Suas vidas se cruzam na tarde em que Jack mata o marido e as filhas de Cristina em um atropelamento e foge sem prestar socorro. O coração de seu marido é doado a Paul, que inicia sua recuperação.