informativo o lojista n° 68 - ago/2014

12
Nº 68 - AGOSTO/2014 vejamais Barreiras www.cdlbarreiras.com.br OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA TECNOLOGIA Prepara Cursos forma seus primeiros alunos [pág. 6] Pesquisa do Nupec define o perfil do consumidor inadimplente de Barreiras. [pág. 7] O lado social do Programa de Estágios EIB. [pág. 11] CDL realizou o Primeiro Encontro Regional de Líderes em Barreiras. [pág. 3] O Lojista entrevistou a especialista mundial em tecnologia, Regiane Relva Romano. [pág. 8]

Upload: cdl-barreiras-bahia

Post on 02-Apr-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo produzido pela CDL de Barreiras (BA), com circulação regional.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo O Lojista N° 68 - ago/2014

Nº 68 - AGOSTO/2014

vejamais

Barreiras www.cdlbarreiras.com.br

OPORTUNIDADESE DESAFIOS DATECNOLOGIA

Prepara Cursos forma seus primeiros alunos [pág. 6]

Pesquisa do Nupec define o perfil do consumidor inadimplente de Barreiras. [pág. 7]

O lado social do Programa de Estágios EIB. [pág. 11]

CDL realizou o Primeiro Encontro Regional de Líderes em Barreiras. [pág. 3]

O Lojista entrevistou a especialista mundial em tecnologia, Regiane Relva Romano. [pág. 8]

Page 2: Informativo O Lojista N° 68 - ago/2014

2 - AGO/2014

Este informativo é produzido pela CDL de Barreiras (BA). Sua circulação é regional e seu conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte.

A publicação O Lojista abre espaço para você, leitor. Dê a sua opinião, crítica e sugestão sobre as nossas matérias. O que te agradou? O que poderíamos melhorar? Qual a sua dúvida? Queremos saber o que você tem a dizer para que o conteúdo do Informativo O Lojista esteja sempre alinhado com o que você quer ler. Existem diversos canais pelos quais podemos manter esse contato:

Antigos já afirmavam há cerca de 3 mil anos que a mudança era plena e que o futuro estava prestes a começar. Aqueles

pensadores não estavam prevendo o futuro, mui-to menos fazendo análises filosóficas extraordi-nárias, estavam somente olhando à frente de sua época.

Essa afirmação nos revela que estamos viven-do o futuro há muito tempo. E o que isso reflete para os nossos dias? Que futuro é esse que cor-re diante de nossos olhos e não o percebemos? Estamos falando de tecnologia, uma ferramen-ta que nos acompanha desde os tempos remotos da existência humana. Hoje com uma roupagem mais intrínseca.

O primeiro boom tecnológico ocorrido em me-ados do século XIX contribuiu para o constante desenvolvimento de tecnologias na área de pro-dutos e informações. Esse acontecimento fortale-ceu o comércio, pois foi possível ligar essa ferra-menta as necessidades vitais do consumidor. De lá pra cá, se passou mais um século e ela vem se transformando com uma velocidade colossal.

Essa evolução favoreceu tanto os empreendi-mentos que se constituíram no passado quanto aos formados em nossos dias. Empresas tiveram que se reinventar para acompanhar a exigência demandada por essa ferramenta. Esse tema deba-tido em todo o mundo foi um dos assuntos mais abordados durante o mês de agosto pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras. Neste infor-mativo o leitor terá a oportunidade de acompa-nhar o que preparamos a respeito das inovações tecnológicas em uma entrevista exclusiva na pá-gina 08, com Regiane Relva Romano, especialista mundial em tecnologia do varejo.

Boa Leitura!

O DESAFIO DE CONSTRUIR O FUTURO

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BARREIRAS - Diretoria Biênio 2014-2015 Presidente Rider Mendonça e Castro 1º Vice Presidente Carlos Henrique Souza Filho 2º Vice Presidente Humberto Carlos Fagundes R. Júnior 1º Secretário Fabio Petronilio Nogueira 2º Secretário Frederico Maximiniano Nobrega 1º Tesoureiro Ricardo Barbosa Campos 2º Tesoureiro Anny Souza Gomes Diretora Executiva Irineide Ribeiro Silva Figueiredo Diretor de Eventos Caroline Quele de Souza Santos Diretor de Produtos e Serviços Leandro Roberto Eckert Conselheiros Fiscais Célia Kumagai, Gil Arêas e Pedro Dourado M Junior Diretor Distrital FCDL Gill Arêas Machado

O LOJISTA - Coordenação Geral Irineide Ribeiro Edição de Arte Évelyn Knebel Jornalista Rosane Ferreira Revisão Ricardo Campos Publicidade [email protected] Tiragem 750 exemplares / DÚVIDAS, OPINIÕES E SUGESTÕES: Avenida Antônio Carlos Magalhães, 898 - Centro - Barreiras - BA CEP 47.800-000 --- www.cdlbarreiras.com.br --- DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA | VENDA PROIBIDA

JUCEB

SOS Cidadão

Assessoria Jurídica

Consulta ao SPC

Núcleo de Pesquisas do Comércio

Certificação Digital

Estágios Integrados do Brasil

(77) 3611-5395

[email protected]

twitter.com/cdlbarreiras facebook.com/cdlbarreiras

Barreiras

Page 3: Informativo O Lojista N° 68 - ago/2014

AGO/2014 - 3

REPRESENTATIVIDADE

O tema de abertura “Tecnologia e inovação” deixou muita gente com sede de encarar novos desafios

Primeiro Encontro Regional de Líderes é realizado com sucesso

“A primeira edição do En-contro Regional de Lí-deres foi um sucesso!”,

afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, Ri-der Castro após obter um bom re-sultado do evento realizado no úl-timo dia 14 de agosto no Teatro do Sesc em Barreiras. Nessa primeira edição o tema abordado foi “Tecno-logia e inovação no varejo”, apre-sentado pela especialista em tec-nologia do Varejo Regiane Relva Romano.

Em sua administração Rider Cas-tro teve a ideia de incentivar re-presentantes do comércio local e regional para participarem de um encontro que oportunizasse a troca de experiências e o repasse de co-nhecimento acerca do tema aborda-do. “A CDL Barreiras teve a iniciativa de chamar a atenção do lojista para as novidades tecnológicas que estão impactando a vida do consumidor. Acredito que esse encontro veio a somar experiências e inovou a ideia de muita gente”, relata Rider.

Nos últimos anos o mundo foi sur-preendido com uma vasta exigência implantada pela tecnologia, por um lado ela proporcionou grandes con-quistas em todos os segmentos, mas por outro, a classe empresarial teve que se reinventar para acompanhar esse processo evolutivo.

De acordo com o presidente, hoje quem almeja se destacar no merca-do tem que aprender a usar as pla-taformas disponíveis para garantir o sucesso nos empreendimentos. “Saber liderar e inovar em meio a tanta tecnologia é o diferencial que pode deixar a empresa à frente das concorrentes. Com o objetivo de trazer o empreendedor para essa realidade é que realizamos esse en-contro”, disse.

Quem esteve presente no even-to teve a oportunidade de acompa-nhar a doutora em tecnologia, Re-giane Relva Romano apresentando as novidades que estão impactando a vida dos consumidores, a exem-plo de gondolas inteligentes que incluem além do preço, informa-

ções e peças publicitárias dos pro-dutos, máquinas que preparam café de acordo com o gosto do cliente e software que analisa cor e formato do rosto para sugerir o tipo ideal de maquiagem.

A palestrante abordou ainda, as tecnologias e inovações demons-tradas nas ultimas feiras interna-cionais e os desafios de mostrar ao mundo o seu projeto de Loja Inte-

“Saber liderar e ino-var em meio a tanta

tecnologia é o diferen-cial que pode deixar a empresa à frente das

concorrentes. Com o objetivo de trazer o

empreendedor para essa realidade é que realizamos esse en-

contro.”Rider Castro - Presidente CDL

Page 4: Informativo O Lojista N° 68 - ago/2014

4 - AGO/2014

ligente, primeiro no mundo e premiado em vários fóruns mun-diais. O projeto integra tecnolo-gias, organizando e controlando do estoque à venda, promovendo interatividade com o consumido-res.

De acordo com Regiane, para garantir sucesso no uso da tecno-logia, é necessário dispor de um sistema altamente eficiente que avalie quais produtos estão à ven-da, os que mais vendem, os que não vendem, quem são os clien-tes e os que não são.

“A forma de fazer varejo hoje mudou, a loja se tornou um pon-to de encontro, e o empresário que quer continuar no mercado precisa saber disso, tem que ofe-recer interatividade, entreteni-mento, quiosques, Wi-Fi dentre outras distrações que atraiam o cliente, caso não atendam a essa dinâmica, estarão fadado ao fra-casso”, relata em discurso.

Para Regiane o empresário pode começar revendo sua es-trutura de negócio. Ele precisa entender o seu negócio, padro-nizar processos, rever toda a in-fraestrutura tecnológica, conhe-cer seus funcionários, não ter medo de usar as redes sociais, e principalmente criar um web site para que todos tenham aces-so a sua empresa onde quer que estejam.

O evento trouxe novas expec-tativas para o presidente Rider Castro, que ressaltou que o Pri-meiro Encontro Regional de Lí-deres marcou o início de uma aproximação maior entre líderes de Barreiras e demais regiões. “É necessário que haja esse envolvi-mento entre lideranças, buscan-do forças, trocando experiências, se preparando efetivamente para encarar esse novo momento”, disse.

Após a palestra foi realizado um fórum de debate que contou com a participação do Diretor--Presidente do Instituto Avança-do de Ensino Superior de Barrei-ras – IAESB, Sr. Tadeu Bergamo, o Superintendente da Caixa Eco-nômica Federal, Sr. Valter Siquei-ra, além do Presidente da CDL, Sr. Rider Castro.

Page 5: Informativo O Lojista N° 68 - ago/2014

AGO/2014 - 5

O encontro se estendeu

até a manhã do dia 15 de

agosto com um café da ma-

nhã realizado no auditório

da entidade, dessa vez, com

um público menor de pesso-

as. Dentre eles, se encontra-

vam representantes da CDL

Barreiras, Correntina, Santa-

na, Guanambi e Pedro Luiz

Failla, o vice-presidente da

Federação das Câmaras de

Dirigentes Lojistas da Bahia

(FCDL), além de ter a pre-

sença da Dra. Regiane Rel-

va Romano, que dedicou um

pouco do seu tempo para

apresentar propostas de co-

mandos eficientes ligados a

tecnologia.

Regiane também levou

para o café da manhã al-

gumas ideias para facilitar

a comunicação entre os

varejistas e melhorar suas

práticas de liderança. Após

a apresentação de Regiane,

o presidente da CDL Barrei-

ras Rider Castro abriu es-

paço para que os presentes

fizessem uma mesa de dis-

cussão para trocar conhe-

cimento acerca das ações

de cada entidade.

O vice-presidente da

FCDL, Pedro Luiz Failla,

também fez uma breve

apresentação de alguns

projetos desenvolvidos pela

Federação das Câmaras de

Dirigentes Lojistas da Bahia

e ressaltou a importância

do encontro entre lideran-

ças tanto da noite anterior

quanto do café da manhã.

“Esse café da manhã trouxe

muitas informações, foi gra-

tificante, tanto que vou levar

muitas experiências para

a FCDL e espero empregá-

-las o mais rápido possível”,

disse.

Ao termino do café da

manhã Rider Castro con-

vocou todos os presentes

para uma reunião para

discutir acerca dos resulta-

dos da Campanha Líquida

Bahia.

Encontro contemplou café da manhã entre CDLs da Região

Page 6: Informativo O Lojista N° 68 - ago/2014

6 - AGO/2014

CAPACITAÇÃO

Com menos de cinco meses de funcionamento a escola já começa a colocar profissionais a disposição do mercado.

Prepara Cursos Profissionalizantes forma seus primeiros alunos

No início do mês de abril des-te ano a Câmara de Dirigen-tes Lojistas de Barreiras trou-

xe para a cidade a escola de cursos, premiada como uma das melhores escolas no setor de ensino profissio-nalizante do Brasil, a Prepara Cursos. Com menos de cinco meses de fun-cionamento a Prepara já começa a colocar à disposição do mercado pro-fissionais capacitados nas áreas de Turismo e Hotelaria e Montagem e manutenção de computadores.

Com os certificados nas mãos, Gus-tavo Souza Nascimento, 16, egresso do curso preparatório de Montagem e Manutenção de computadores e Jessica Aline dos Santos, 17, do cur-so de Turismo e Hotelaria, vêem que mais uma etapa em suas vidas já foi concluída. O sentimento de dever cumprido passa agora a ser um com-promisso de responsabilidade profis-sional. O próximo passo, conseguir um emprego, não está mais tão dis-tante, pois a profissionalização os co-loca próximos de seus objetivos.

“O método de ensino empregado pela Prepara é muito interessante, prende a nossa atenção e nos im-

pulsiona a aprender ainda mais. Agora me sinto mais seguro para encarar o mercado de trabalho. Já atuo na área como estagiário, mas pretendo crescer como profissio-nal”, disse Gustavo.

O rapaz de apenas 16 anos já se vê com uma responsabilidade grande pela frente, conseguiu uma vaga de estagiário lá mesmo na Prepara, e vê esse estágio como uma oportunida-de para se especializar ainda mais.

Já para Jéssica, que acaba de se formar e também está satisfeita com o resultado do curso que aca-bou de concluir, mas ainda não está trabalhando na área, a cidade de Barreiras não atende as suas expec-tativas de mercado. Assim, deverão pensar em ir para outro lugar exer-cer a profissão. Ela conta que a pou-ca oferta de vagas disponíveis para a sua área não a desanimou, pois sempre quis exercer essa função, seja em sua cidade ou fora dela.

“Eu sempre desejei fazer o curso de Turismo e Hotelaria, mas nun-ca havia opções de profissionaliza-ção da área na cidade, foi então que esse ano meu sonho começou a se

realizar com a chegada da Prepa-ra cursos, que conseguiu abrir um caminho para a minha realização”, conta com expectativa.

De acordo com Jorge Dias, instru-tor de cursos do Prepara, a área de informática está ganhando um es-paço relevante no mercado profis-sional de Barreiras. A procura por cursos nesse campo tem aumentado muito nos últimos anos, mas infeliz-mente a área voltada para o turismo ainda é insuficiente. O instrutor res-

“Eu sempre desejei fazer o curso de Tu-

rismo e Hotelaria, mas nunca havia op-

ções de profissiona-lização da área na

cidade, foi então que esse ano meu sonho começou a se reali-zar com a chegada da Prepara cursos,

que conseguiu abrir um caminho para a minha realização.”

Jessica Aline - Formanda

A escola de ensino profissionalizante Prepara

cursos, iniciou suas atividades com apenas 53

alunos, hoje tem mais de 250 alunos que irão

compor o mercado profissional de Barreiras e

de outras regiões. A escola dispõe dos cursos

de Informática Avançada com áreas em: Desig-

ner; Programador; Excel Avançado; Web Desig-

ner; Personal CAD e Montagem e Manutenção

de Computadores. Informática Operacional com

áreas em: Operador de Computador; Informá-

tica Melhor Idade; Informática Kids; Google e

Redes Sociais. Área da saúde: Profissional da

Page 7: Informativo O Lojista N° 68 - ago/2014

AGO/2014 - 7

Prepara Cursos Profissionalizantes forma seus primeiros alunosNUPEC

Estudo aponta que o empréstimo do CPF e a falta de organização nas contas mensais são principais fatores que levam a inadimplência.

Perfil do consumidor inadimplente de Barreiras é revelado pelo Nupec

O Núcleo de Pesquisas Eco-nômicas da CDL de Barrei-ras - NUPEC, avaliou entre

os meses de março e abril deste ano o perfil do consumidor inadimplen-te de Barreiras. Dentre muitos fa-tores que levam a inadimplência, embora o dado não seja ainda mui-to alarmante, o empréstimo do CPF começa a ser motivo de preocupa-ção para consumidores.

O estudo foi feito com homens (45,16%) e mulheres (54,84%) com idade entre 20 e 35 anos, sen-do a maioria casados e com o se-gundo grau completo. A pesquisa chama a atenção para a prática de empréstimo do CPF. 20,7% dos pesquisados confirmam que estão inadimplentes por emprestarem o CPF para a realização de algu-ma compra. Em consulta ao servi-ço do SPC da CDL Barreiras, um consumidor relatou sua experiên-cia ao ter seu nome restrito após “emprestar” o CPF para um amigo. Segundo ele – o consumidor não quis se identificar –, o amigo ha-via feito a compra de uma geladei-ra em seu nome e, antes de quitar as parcelas, veio a óbito.

“Eu sei que o meu caso não é co-mum, mas geralmente o emprésti-mo do CPF não dá bons resultados,

pois a pessoa que realiza a compra em nome de outra pode não se res-ponsabilizar pelo pagamento da dí-vida por não ter medo da restrição. Isso implica em ter ou não consci-ência”, disse ele.

As dívidas não chegam a surpreen-der. A maioria dos entrevistados tive-ram seus CPFs negativados com va-lores muito baixos. O estudo revelou que 33,3% devem somente o igual ou inferior a R$ 500 reais, 20% de R$ 500 a mil reais e apenas 1,7% deles chegam a dever até 3.200 reais.

Dos produtos adquiridos e servi-ços contratados, a compra de mate-riais de construção, contas telefôni-cas e compras de veículos lideram a faixa de inadimplência, 51,6% das pessoas que adquiriram esses produtos e serviços procuraram a empresa para negociar a dívida, já 48,4% não chegaram a procu-rar a empresa. Dos consumidores que procuram negociar sua dívida 44,4% obtiveram êxito e 55,6% não conseguem negociação.

A pesquisa ainda revelou o novo perfil do trabalhador barreirense. De acordo com o estudo, 51,67% dos entrevistados declaram estar empregados com registro em cartei-ra e 33,33% estão desempregados. A maioria (43%) com renda de até dois salários mínimo. Desde 2010 a composição familiar ainda é entre 4 a 5 pessoas residindo na mesma casa.

“O método de ensi-no empregado pela Prepara é muito in-teressante, prende a nossa atenção e nos impulsiona a apren-der ainda mais. Agora me sinto mais seguro para enca-rar o mercado de trabalho.”Gustavo Souza Nascimento - Formando

salta que, o objetivo da escola é profissionalizar os alunos, e acre-dita que essa profissionalização será positiva para impulsionar o segmento na cidade e região.

“É importante que os alunos se preparem para encarar não só o mercado regional, como também o mercado nacional que carece de profissionais em diferentes áreas, para isso, nós temos uma grande oferta de cursos disponí-veis in loco”, finaliza Jorge.

Saúde. Comércio e Serviços com áreas em:

Rotinas Administrativas; Operador de Caixa;

Atendimento e Vendas Gestão Financeira e

Turismo e Hotelaria.

Interessados em se inscrever em um cur-

sos da Prepara, dirijam-se à escola localiza-

da à Rua Planalto, Bairro Sandra Regina S/N,

ou ligar para (77) 3613 – 1578. O horário de

funcionamento é das 8h às 21h, somente as

quintas e sextas o funcionamento se esten-

de as 22h, aos sábados das 8h às 14h.

Page 8: Informativo O Lojista N° 68 - ago/2014

8 - AGO/2014

Hoje em dia a tecnologia está em todo o lugar. Quem não se adapta a essa nova rea-lidade acaba ficando para

trás, e no mercado não é diferente. Para debater essa nova vertente nos negó-cios, aconteceu no dia 14 de agosto no Teatro do Sesc Barreiras o 1º Encontro Regional de Líderes. O evento reuniu empresários, autoridades e acadêmicos que tiveram a oportunidade de acompa-nhar uma palestra da doutora em tecno-logia do varejo, Regiane Relva Romano.

Aos 45 anos, Romano é um raro exem-plo de profissional persistente e deter-minado. Autora do livro “Varejo e Tecno-logia” e também fundadora da primeira loja inteligente, passou por vários desa-fios para alcançar um objetivo notada-mente inalcançável para muitos, porém para ela, era apenas questão de tempo para que seu trabalho fosse reconhecido e explorado.

Atualmente Regiane Romano é um dos ícones mais transcendentes da tec-nologia, apresentou ao mundo um jeito mais simples de fazer o varejo, de ven-dê-lo e propagá-lo. Em sua palestra cha-mou a atenção do empresário e demais lideranças para as transformações que o mercado vem sofrendo nos últimos anos, usou com propriedade suas expe-riências para falar acerca da tecnologia e como ela está impactando a vida de em-presários e consumidores.

Durante o evento, Regiane alertou que para quem deseja continuar se per-petuando no mercado, é preciso enten-der esse novo momento e se adaptar as novas plataformas tecnológicas dis-poníveis e para garantir o sucesso nos negócios.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e ajudar a melhorar o funcionamento da sua empresa, a pesquisadora da maior associação de varejistas do mundo, Na-tional Retail Federation - NRF, concedeu essa entrevista para o informativo men-sal, O Lojista, desenvolvido pela Câmara de Dirigentes de Barreiras.

ENTREVISTA

A especialista mundial em tecnologia do varejo apresenta a chave para o sucesso no mundo dos negócios

O Lojista entrevistou a especialista mundial em tecnologia Regiane Relva Romano

“O mundo virtual tem muitas oportunidades, mas vem re-

cheadas de desafios que pre-cisarão ser superados, porque

essa é a nova realidade.”Regiane Romano

Page 9: Informativo O Lojista N° 68 - ago/2014

AGO/2014 - 9

O Lojista: Em um cenário de cons-tantes transformações tecnológicas o que os varejistas devem fazer para acompanhar essas mudanças?

Regiane Romano - A primeira coi-sa que você empreendedor preci-sa fazer é olhar os processos que está desenvolvendo, tem que veri-ficar se conseguem entender quais são os produtos que mais vendem, quais são os produtos que não ven-dem, quem são os principais clien-tes, quem são os concorrentes, quais os diferenciais competitivos desse concorrente, ou quem são os clientes mais rentáveis, quais são os clientes que não saem da loja mas só compram as promoções, portan-to aqueles clientes não são seus me-lhores clientes. Você vai precisar to-mar posse do seu negócio, vai ter que fazer a gestão eficiente do ne-gócio, saber comprar bem, saber vender bem. Mas apenas isso não é o suficiente, você terá que estar presente em vários pontos de con-tatos com este consumidor, não so-mente ter uma presença física que é a loja, mas também entrar no mundo virtual. Um web site hoje é questão “sine qua non”, indispensá-vel! as pessoas vão procurar a sua empresa pela internet, mesmo que não tenha um site extremamente sofisticado ou que venda pelo site, é necessário que mantenha um con-tato virtual que pelo menos diga quem você é, onde você está, o ho-rário de funcionamento, quais são os produtos que vende, contar um pouquinho das novidades que estão acontecendo. Só isso resolve? Não, mas vai dar maior visibilidade ao seu negócio.

O Lojista: Sabemos que ao colocar a loja no mundo virtual o empresário corre grandes riscos de perder parte da credibilidade dos serviços presta-dos ao longo dos anos. O que ele pode fazer para se manter imune ou reba-ter eventuais críticas proferidas pelo consumidor?

R.R. - Está todo mundo indo para as redes sociais e o seu negócio tem que ir também, mas só que tem que tomar cuidado! Uma vez que você está na rede social esta-rá disponível para ouvir críticas, sugestões, constrangimentos e ameaças, o internauta se sentirá

mais à vontade para falar o que bem entender, as pessoas falam o que elas querem quando que-rem e como querem e não há um bloqueio, então é aí onde mora o perigo. Você precisa ter a dis-posição um profissional que sai-ba se comunicar e que responda bem a todas as críticas levanta-das, porquê geralmente os clien-tes só vão ali em sua maioria para criticar. Não adianta colocar a sujeira debaixo do tapete, quan-do você está na rede social não está sozinho com o cliente, está em público, totalmente exposto e não tem ideia de quantas pessoas tiveram acesso aquela critica. Há uma pesquisa que revela que as pessoas tem muito mais medo do

Twitter do que do Procon porquê é oito mil vezes mais efetivo do que o Órgão de Proteção ao Con-sumidor. Então quando o cliente ameaça que vai colocar uma de-núncia nas redes sociais referen-te a alguma marca, infelizmente a empresa precisa se preocupar porquê será um bombardeio de várias partes. Uma coisa é quan-do o cliente fica descontente, vai na sua loja e reclama, briga, tudo fica dentro de casa. Outra coisa é esse cliente incontento fazer um filme, tirar uma foto e publicar na rede. Não é fácil mas as empresas precisam se abrir para essa fase, não tem jeito! O mundo virtual tem muitas oportunidades, mas

vem recheado de desafios que precisarão ser superados, porquê essa é a nova realidade.

O Lojista: Como os novos consumi-

dores estão se comportando no ato da compra?

R.R. - Os consumidores mudaram. Hoje, estão bem mais informados. Eles têm acesso à internet e a um clique de distância conseguem des-cobrir informações sobre produ-tos, preços e com isso, conseguem comparar esses serviços. A inter-net é um dos fatores que assume uma importância na ação da com-pra significativamente necessária, seu potencial de navegabilidade im-pacta o mundo dos negócios e for-çosamente obriga empresas a ade-rirem a novas práticas para atender o consumidor. Isso acontece por um simples fato, o seu concorrente não está mais no mesmo bairro na mesma cidade no mesmo estado ou pais, ele está a um clique de distân-cia, e muitas vezes o frete ainda é grátis, ou você consegue entender isso ou estará ao fracasso.

O Lojista: Você falou em sua pales-

tra de novas tecnologias no varejo e sobre a necessidade de o empreende-dor inovar e para que isso aconteça é necessário que dê o primeiro passo começando por ter boas ideias. Além disso, o que mais é preciso para conse-guir se destacar no mercado?

R.R. - Na verdade não é só a ideia, logico que ela é fundamental, mas é indispensável que o empreendedor tenha um bom plano de negócios se pergunte sobre o seu segmento e qual o objetivo que almeja, como irá capitalizar seu investimento quem é seu público, etc. Ter apenas uma boa ideia é montar uma startup, ter uma empresa com um histórico operacional limitado, um embrião, por assim dizer que está em fase de constituição, contando apenas com projetos promissores, ligados à pes-quisa, investigação e desenvolvi-mento de ideias inovadoras. Essas empresas, geralmente recém-cria-das, estão em fase de desenvolvi-mento e pesquisa de mercado, se não houver capital certamente sua ideia morrerá. Nós temos um dia-grama chamado curva de adoção, geralmente os inovadores estão no

“Tudo que não é mensurado você não consegue me-dir se está indo bem ou se está indo mal então você tem que siste-matizar o processo de crescimento, ter foco no negócio e a partir daí usar as ferramentas.”Regiane Romano

Page 10: Informativo O Lojista N° 68 - ago/2014

10 - AGO/2014

começo dessa curva. Nesse início se gasta muito dinheiro para colocar a ideia no ar. Depois tem os que ado-tam primeiro que são os Early-adop-ters, eles começam a usar e testar novas tecnologias com rapidez. Em geral, ensinam amigos e cole-gas como usar uma nova tecnolo-gia. Exemplo: Pessoas que já usam o Twitter no dia-a-dia. Nesse meio tempo de sair do começo para avan-çar com o negócio existe um buraco no meio. Para conseguir ultrapas-sar esse buraco você precisa ter um planejamento eficiente, senão to-dos os recursos investidos irão por agua a baixo. Portanto, não é só ter a ideia é começar a questionar se essa ideia dará certo. Por quê? e se acontecer isso? E se acontecer aqui-lo? Você precisa ser o “advogado do diabo” contra si mesmo, até exaurir um tema e perceber que sua ideia de fato vai ser um sucesso. É neces-sário cercar o máximo possível dos problemas que poderão acontecer com seu empreendimento ao longo do caminho. Tem um problema em ter boas ideias, quando você cria e coloca ela no mercado sem plane-jamento você corre o risco de ser

usurpado, ou pode acontecer de re-planejarem seu projeto, mas pode acontecer de você conseguir de vol-ta seu projeto, pois a falta de conhe-cimento acerca dos procedimentos pode afetar a execução desse traba-lho. Essa é sua vantagem competi-tiva que é o no-hall, o que já deu errado, o que já aconteceu, o que você aprendeu, eles não terão isso. É importante que você fique atento a esses detalhes, o processo de de-senvolvimento e inovação, tem que ser contínuo, ele não pode parar nunca, porquê o mundo não para, então as pessoas precisam inovar constantemente.

O Lojista: O empresário tem a ne-cessidade de acelerar os procedimen-tos de sua empresa, pois para eles tempo é dinheiro, então com base nes-sa afirmação, qual o caminho que ele deve tomar para automatizar proces-sos modernizar equipamentos em ou-tras palavras implantar efetivamente a tecnologia em seu negócio?

R.R. - Ele precisa entender o ne-gócio dele, é aí onde mora o proble-ma, as vezes ele fica se comparan-do com outros empreendimentos

altíssimos. Por exemplo, eu tenho uma loja de roupas e fico olhan-do um magazine e me lamentan-do que nunca serei de tal tamanho. Pois eu digo que há espaço para todos, o que você tem que saber é o que você quer, você precisa ter foco, essa é a palavra: foco! O que eu quero ser, qual mercado quero atingir, como irei atingir, que tec-nologia e recursos irei usar e como irei medir. Tudo que não é mensu-rado você não consegue medir se está indo bem ou se está indo mal então você tem que sistematizar o processo de crescimento, ter foco no negócio e a partir daí usar as ferramentas. Inclusive a CDL dis-põe de cursos de capacitação inte-ressantes. Não há necessidade de ir para longe se especializar, em sua cidade você pode ter a disposição cursos preparatórios. Os empresá-rios precisam parar de pensar que podem lidar com diversas situações que podem surgir no dia a dia sem o auxílio de um treinamento, por-que não é bem assim, especializa-ção, conhecimento e inovação es-tão sendo a chave para conseguir se manter no mercado.

“O seu concorrente não está mais no mesmo bairro na mesma cidade no mesmo estado ou pais, ele está a um clique de distância, e muitas vezes o fre-te ainda é grátis, ou você consegue entender isso ou estará ao fracasso.” Regiane Romano

Page 11: Informativo O Lojista N° 68 - ago/2014

AGO/2014 - 11

NUPEC

Após 1 ano de existência, O Lojista relembra histórias em que o programa de estágios do EIB mudou a vida de estudantes de Barreiras

EIB transforma vida de estudante através do programa de estágio

Preocupada em promover integração entre a edu-cação e trabalho a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras através da Associação Comercial e

Empresarial de Barreiras – ACEB, trouxe para a cidade o programa de Estágios Integrados do Brasil – EIB que no mês de agosto completou um ano de funcionamento e relembra histórias de estagiários que através do progra-ma conseguiram melhorar suas vidas.

Em seu primeiro ano, o EIB trabalhou orientando es-tudantes e lojistas, e acompanhou histórias de estagiá-rios que conseguiram se perpetuar no mercado contri-buindo com a inserção de alguns estudantes no meio social. Dentre eles, jovens que já estavam no mundo das drogas e foram resgatados pelo EIB. Esse é o exemplo de Radamês da Silva Leal, 16, que antes de ingressar no programa de estágio, estava envolvido com jovens des-compromissados que o levou a fazer uso de substancias psicoativas, mas com a ajuda do programa conseguiu mudar essa história.

“Confesso que não tinha ideia para aonde estava indo, não havia traçado nenhum objetivo para a minha vida, mas quando comecei a trabalhar percebi que era aquilo que eu queria para a minha vida, ser responsável. Além disso, tive muita orientação da coordenadora do EIB, que sempre nos acompanha e vê nosso desempenho”. Disse Radamês.

O Rapaz conta que há dez meses ficou sabendo do Pro-grama de Estágio Integrado da CDL, e que tomou a ini-ciativa de se inscrever, logo foi chamado para atuar como empacotador em um supermercado e de lá pra cá, sua vida tem melhorado muito. Hoje consegue comprar com o salário do estágio, roupas, calçados e suprir suas neces-sidades básicas. Radamês fala que seus pais não pedem ajuda nas despesas de casa, mas que ele insiste em con-tribuir.

De acordo com Maria do Socorro Portela, coordenadora do EIB, em apenas um ano de funcionamento o programa já inseriu mais de 200 estudantes no mercado de traba-lho. Dentre eles, o EIB encontrou casos como o de Rada-mês que exigiu mais atenção. Entretanto, a coordenadora afirma que o programa não pode desistir desses jovens.

“Nós acompanhamos semanalmente todos os ingres-sos do estágio, tanto no local de trabalho, quanto na es-cola e por sua vez, como anda o comportamento fami-liar. Temos um compromisso sério, que é o de trazer esses jovens para a realidade do mercado, incentivando--os a ter mais compromisso com a vida”, relata Socorro.

Essas e outras histórias transcendem o lado social que o EIB desenvolve. Além de Radamês, outros jovens con-seguiram se reabilitar através do programa.

“Temos um compro-misso sério, que é o

de trazer esses jovens para a realidade do

mercado, incentivan-do-os a ter mais com-promisso com a vida.”

Socorro Portela - Coordenadora do EIB

Page 12: Informativo O Lojista N° 68 - ago/2014

12 - AGO/2014

Após 1 ano de existência, O Lojista relembra histórias em que o programa de estágios do EIB mudou a vida de estudantes de Barreiras