inclusao digital

9
Inclusão social e digital: Direito de todas as crianças e adolescentes Projeto “TODA CRIANÇA EM REDE ligada em seus direitos” www.criancaemrede.ning.com

Upload: projeto-crianca-em-rede

Post on 12-Jun-2015

512 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Inclusao Digital

Inclusão social e digital:Direito de todas as crianças e adolescentes

Projeto “TODA CRIANÇA EM REDE ligada em seus direitos”www.criancaemrede.ning.com

Page 2: Inclusao Digital

Direito de acesso a informação:“Toda criança tem o direito de ter informação importante para o seu bem estar dos diversos meios de comunicação. Os adultos devem cuidar para que a informação que ela recebe seja saudável e ajudá-la a achar e entender a informação que precisa.”Art.17 da Convenção dos Direitos Universais da Criança da ONU

COMO: Conectando as crianças, compartilhando informação e conhecimento, ouvindo sua voz, promovendo um senso de comunidade de valores nos alunos e nos educadores.

Page 3: Inclusao Digital

INCLUSÃO DIGITAL:“NENHUMA CRIANÇA DEVE SER TRATADA DESIGUAL” (art.2 da Convenção Universal dos Direitos da Criança –ONU “Ninguém ficou de fora.”(Daniele Patrícia Silva, 10 anos, indo para a lanhouse)

Às crianças pobres falta oportunidade, acesso àaprendizagem. Ao darmos computadores e acesso digital para cada criança, estaremos levando às crianças pobres as mesmas oportunidades de aprendizagem que as famílias ricas levam aos seus filhos.

Page 4: Inclusao Digital

Empoderando a criança pela potencialização de seu conhecimento. “Sou capaz de tudo”.Neviton, 10 anos

COMO: gerando conhecimento coletivo a partir de conexões multi-direcionais construídas pelo próprio aluno. É ele que deve estar no centro da ação. É ele que tem um papel de protagonista, constrói seus próprios conteúdos, define e se conecta a grupos e outros colegas e educadores e faz a informação e o conhecimento andar em múltiplas direções.

Page 5: Inclusao Digital

O computador pode liberar a aprendizagem do círculo vicioso do conhecimento baseado nos professores, família e comunidade, que limitam as possibilidades de conhecimento da próxima geração.

A partir dessa liberação, os professores da nova geração usam a sua maturidade pedagógica para orientar os alunos em um processo de aprendizagem viral

No passado, aceitava-se que os alunos fossem capazes de fazer o que lhes ensinavam. O Brasil do futuro precisa de alunos que façam o que não lhes ensinaram

Page 6: Inclusao Digital

Podemos obter melhorias oferecendo inclusão e conectividade às crianças. Podemos alcançar grandes melhorias ao repensar atividades, conteúdo e colaboração.

Podemos obter melhorias básicas dando a todas as crianças acesso ao conteúdo tradicional. Podemos obter imensas melhorias através da reestruturação dos processos educacionais e das disciplinas

Page 7: Inclusao Digital

Interagindo socialmente e globalmente. Um aspecto chave da comunidade on-line é a interação social. Se for implementada adequadamente, esse recurso permite que os alunos e os professores encontrem e trabalhem uns com os outros das formas mais variadas, interajam e colaborem.

Page 8: Inclusao Digital

Se acreditarmos que a tecnologia oferece um caminho potencial para aprendizagem e desenvolvimento, nas esferas individual e sistêmica, para atingir níveis jamais alcançados anteriormente, éextremamente importante criarmos, o mais breve possível, acesso igualitário à melhor qualidade de ensino nas escolas, na comunidade e no lar, assim como on-line.

Page 9: Inclusao Digital

Não podemos desperdiçar a grande oportunidade desta geração- o que certamente aconteceráse não houver uma ampla e profunda reforma na educação. A hora é agora!

Somos culpados de muitos erros e muitas falhas, mas nosso pior crime éabandonar as crianças, desprezando a fonte da vida.Muitas das coisas que precisamos podem esperar.A criança não pode.É agora que seus ossos estão se formando, seu sangue é produzido, e seus sentidos estão se desenvolvendo.Para ela não podemos responder "Amanhã. Seu nome é "Hoje".Poema de Gabriela Mistral.