palestra inclusao digital[1]

23
Inclusão Digital “A Educação sozinha não transforma a Sociedade, sem ela tampouco a Sociedade muda”. Paulo Freire

Upload: jamillerodrigues

Post on 17-Dec-2014

2.078 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Inclusão Digital

“A Educação sozinha não transforma a Sociedade, sem ela tampouco a Sociedade muda”.

Paulo Freire

Inclusão Digital

• Inclusão Digital é a democratização do acesso às tecnologias da Informação. A grande intenção dos projetos que visam à inclusão digital e à erradicação do analfabetismo digital é que haja a inserção de todos na sociedade da informação. Entretanto, apesar dessa ser uma iniciativa louvável, a mesma torna-se em vão quando não aliada ao atendimento das necessidades fundamentais do indivíduo, tais como acesso à alimentação, à moradia, à educação fundamental, entre outras.

POR QUE A INCLUSÃO DIGITAL É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DA EDUCAÇÃO? 

• A partir dessa questão podemos pensar que todo professor tem um papel fundamental com a inclusão digital, principalmente quando ele se atualiza, através de cursos, mesmos os a distância. Assim, terá habilidade de auxiliar os alunos, mostrando diversas atividades que podem ajudá-lo, dentro da sua disciplina. Essa prática o auxiliará na criação de projetos escolares no laboratório de Informática, fundamentais no ambiente escolar.

• Os professores com tal habilidade são pessoas fundamentais na escola, pois eles têm a facilidade de fazer a integração da disciplina com o computador fazendo com que sua aula seja mais atrativa e envolvente durante o ano escolar.

Inclusão Digital

• A escola deve incentivar estes estudantes a pesquisar, investigar, criar hábitos de usar os laboratórios de informática para estudo e assim terem oportunidades iguais na disputa de vaga de emprego no futuro.

Inclusão Digital

• Neste novo século, a exclusão digital equivale ao analfabetismo, porque segrega as pessoas despreparadas para atuar com os novos conhecimentos e os novos códigos. A escola deve estar informatizada e habilitada a preparar seu aluno para lidar com a evolução da informática. Deve, ainda, ensiná-lo a usar a tecnologia em favor de seu aperfeiçoamento e de um mundo melhor.

Inclusão Digital

• Portanto, a inclusão digital atualmente é

uma realidade, contribuindo para

melhorar a interação entre as pessoas, tendo

em vista o grande avanço tecnológico que

tem tomado conta de praticamente todos os setores do cotidiano

das pessoas.

Inclusão Digital

•      Os dados nos levam a concluir que a inclusão social

das pessoas excluídas socialmente pode ser

concretizada por meio da inclusão digital. Sem a

exclusão, elas poderão se beneficiar de todos os

recursos oferecidos pela sociedade informatizada, ter o

interesse quanto ao uso do computador despertado e, por

fim, construir

uma base para que possam continuar seu aprendizado.

3º Momento: Formação dos Docentes

• Mas para que os próprios alunos tenham tal acesso, é necessário uma profissionalização dos seus mais importantes transmissores

de conhecimento – os professores – devidamente

valorizados e atualizados com uma nova forma de interação entre crianças e jovens. Esse compromisso, cada vez mais,

traz para o universo escolar toda a cultura incipiente que a

tecnologia lhe permite – ou até onde lhe é possível usufruir dessas novas tecnologias.

Tecnologia da Informação e Comunicação

• O objetivo fundamental deste momento é apresentar a importância do aprendizado de conhecimento sobre as fontes de pesquisas digitais para a formação docente. Mais, particularmente, nos interessamos pelas bibliotecas digitais, bem como pelas transformações que as Tecnologias da Comunicação e Informação ( TIC) vêm acarretando na forma da pesquisa e da divulgação científica e a decorrente necessidade do futuro professor estar apto a compreender os novos desafios e mecanismos que as TIC trouxeram para o ensino.

Fontes de Pesquisa

Domínio Público

Específico por Disciplina

Links no Blog do LIED do Alvorada

Internet – espaço para produção de Conhecimentos

• Há pouco tempo , poucas pessoas produziam sites e a maioria dos usuários podia apenas entrar nas páginas para ler, ver ou jogar. Nos últimos anos, isso mudou e ficou fácil para qualquer um colocar seus textos num blog, fotos em redes sociais e vídeos num site como o YouTube. Assim, os usuários – como você - podem expressar suas opiniões através de comentários e colaborações.

Internet – espaço para produção de Conhecimentos

• Na nova era, a relação das pessoas com a internet é bem diferente do que no princípio. Com a facilidade de publicar o que se deseja e trocar com outros usuários, a rede se transformou em uma das ferramentas mais fortes para pesquisas escolares, organização da comunidade e outros trabalhos que envolvam a colaboração de muitas pessoas. Veja abaixo o que é essencial saber:

Blog

• Site pessoal onde se pode escrever sobre qualquer assunto. O que você coloca no site é organizado por data (mostrando primeiro o que há de mais novo) e os leitores podem escrever comentários.

Grupo de discussão

• Também conhecido como “newsgroups”, é um

serviço no qual alguém escreve perguntas sobre

qualquer assunto e espera que outras pessoas

respondam e ajudem. Mas não há prazo para receber respostas e nem a certeza

de que suas perguntas serão respondidas.

Redes Sociais • São as comunidades online

que permitem a comunicação de muitas pessoas com muitas pessoas ao mesmo tempo, como acontece no Orkut, MySpace, Twitter, Facebook e outros. As comunidades reúnem usuários com os mesmos interesses – futebol, música, jogos etc. Mas também existem pessoas que utilizam as redes sociais para prejudicar os outros .

Podcast• É uma forma de distribuição de arquivos

de áudio e vídeo pela internet através de RSS. As atualizações recebidas automaticamente pelo RSS permitem que o usuário ouça ou assista ao conteúdo onde e quando quiser. O termo “podcast” surgiu da combinação de “iPod”, o tocador de MP3 da Apple, e “broacasting”, que em inglês quer dizer transmitir programação linear por rádio ou TV. Para produzir seu próprio conteúdo em podcast, é preciso ter um kit multimídia completo, com placa de som, microfone e caixas de som (ou fones de ouvido). Além disso, é necessário ter um programa de gravação e edição de áudio no computador. Alguns kits multimídia já oferecem o programa. Outra forma é usar softwares gratuitos oferecidos na web que permitem capturar sons, editá-los e exportar em formato MP3.

CGM

• A sigla significa Consumer Generated Media (em inglês quer dizer conteúdo criado pelo consumidor) e indica tudo o que está na internet e foi criado e divulgado pelos próprios usuários em blogs, fotologs, comunidades, grupos de discussão, sites participativos como o YouTube e a Wikipédia.

Wiki

• São páginas na internet em que o conteúdo é criado por todos, de maneira colaborativa. Qualquer pessoa pode alterar, acrescentar ou corrigir. Um dos exemplos mais conhecidos é a enciclopédia online Wikipédia.

Bibliografia

• http://www.inclusaodigital.gov.br/noticias• http://midiasdigitaispaac.blogspot.com/2007/10/

incluso-digital-x-incluso-social.html• http://acessibilidadeeinclusao.spaceblog.com.br/• http://desenconcando.wordpress.com/

2010/09/18/pensando-a-inclusao-digital/• http://bibliotecadigitalepesquisa.blogspot.com/

2010/05/biblioteca-digital-e-pesquisa.html