história de um índio 6ª m1

9
História de Índio

Upload: sarah-fantin

Post on 04-Aug-2015

347 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

História de Índio

Havia uma índia que acabara de dar a luz na tribo katô. O pajé karu Bempô, olhou com amor aquela criança que acabara de nascer. Escolheu para ser sua sucessora, educaria na tradição de seu povo e na religião.

O menino seria o herdeiro e o guardião da cultura milenar. Seus pais ficaram muito contentes ao saber da notícia. Por meio de um sonho os espíritos disseram ao pajé como seria o nome daquele indiozinho, kaxi’’, assim seria o nome dele. Ele era uma criança feliz, brincava muito,pescava, nadava , fazia artesanato, mas nunca esquecia que era uma criança especial.

Kaxi participava das conversas no fim de tarde entre os homens da tribo. Desde criança ouvia com atenção a história do contato do homem branco e o índio. A ganância do homem para se apoderar das riquezas que havia no chão sagrado do povo Munduruku sempre resultava em desgraça para a tribo.

Ao longo que crescia o pajé dava a kaxi todas as instruções e aprendia sobre as tradições e rituais. Ele foi se tornando um espírito de sabedoria e um grande guerreiro.

Ao sair para caçar, resolveu ir sozinho porque fazia parte da tradição. Lembrou dos ensinamentos do pajé que disse: “ Para ser um bom pajé precisa saber sonhar! ”

Deitado na rede para descansar da longa caminhada o pequeno pajé dormiu. Como se karu Bempô estivesse ali e dissesse: “Este é seu momento!’’Naquele instante, encontrou seu padrinho mestre que foi guiando pelos caminhos do sonho. Kaxi viu o homem e as máquinas destruindo árvores, cavando o chão, tirando a beleza do solo, a poluição dos rios, viu na sociedade um lugar de morte e dor.

Kaxi acordou depois de algumas horas, o cansaço passou, mas a fome não. Tudo isso não representava nada para ele, pois sabia da sua missão a cumprir junto do seu povo. Kaxi ficou satisfeito por ter aprendido a sonhar e interpretar o que sonhara. Ao se alimentar e conseguir uma caça tinha que votar à tribo, e então a missão estava cumprida. Portanto, iniciava outra bem mais difícil a de conduzir seu povo rumo ao futuro e à sua sobrevivência.

Alunos:IsabellaAntoni LiviaJoquebedeRayane

6º m 0 1