saude rural m1

37

Upload: pallmonn

Post on 29-Dec-2015

31 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

2

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Sumário

Boas vindas .................................................................................................................

Apresentação do Curso............................................................................................. Módulo 01 - Cuidados básicos em saúde ...............................................................

Módulo 02 - Prevenindo a intoxicação.......................................................................

Módulo 03 - Violência e medidas de prevenção.......................................................

Módulo 04 - Zoonoses e Prevenção Doenças Ocupacionais.................................

Finalização do Curso..................................................................................................

4 4

9

38

75

130

178

3

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Créditos

©2010. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Central Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei Nº 9.610). CNA Diretoria ExecutivaSenadora Kátia AbreuPresidente da CNA

Ágide Meneguette (PR)1º Vice-PresidentePio Guerra Júnior (PE)Vice-Presidente de SecretariaAdemar Silva Júnior (MS)Vice-Presidente de FinançasFábio de Salles Meirelles Filho (MG)Vice-Presidente ExecutivoAssuero Doca Veronez (AC)DiretorCarlos Rivaci Sperotto (RS)DiretorDep. Fed. Homero Alves Pereira (MT)DiretorJosé Ramos Torres de Melo Filho (CE)DiretorJúlio da Silva Rocha Júnior (ES)Diretor

Vice-PresidentesAlmir Morais Sá (RR)Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL)Ângelo Crema Marzola Júnior (TO)Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha (PI)Carlos Fernandes Xavier (PA)Eduardo Silveira Sobral (SE)Muni Lourenço Silva Júnior (AM)Fábio de Salles Meirelles (SP)Francisco Ferreira Cabral (RO)João Martins da Silva Júnior (BA)José Mário Schreiner (GO)José Hilton Coelho de Sousa (MA)José Zeferino Pedrozo (SC)José Álvares Vieira (RN)Luiz Iraçu Guimarães Colares (AP)Mário Antônio Pereira Borba (PB)Renato Simplício Lopes (DF)Roberto Simões (MG)Rodolfo Tavares (RJ)

SENARConselho Deliberativo do SENAR

Senadora Kátia AbreuPresidente

Titular: Júlio da Silva Rocha JúniorPresidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito SantoSuplente: Roberto SimõesPresidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas GeraisTitular: Carlos Rivaci SperottoPresidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do SulSuplente: Ágide MeneguettePresidente da Federação da Agricultura do Estado do ParanáTitular: Ângelo Crema Marzola JúniorPresidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do TocantinsSuplente: Francisco Ferreira CabralPresidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de RondôniaTitular: Renato Simplício LopesPresidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito FederalSuplente: José Mário SchreinerPresidente da Federação da Agricultura e Pecuária de GoiásTitular: Raimundo Coelho de SouzaVice-Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do MaranhãoSuplente: João Martins da Silva JúniorPresidente da Federação da Agricultura do Estado e Pecuária do Estado da Bahia

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)Ministério da Educação (MEC)Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA)Agroindústria (CNI)Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG)

Secretário Executivo do SENARDaniel Klüppel CarraraChefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENARAndréa Barbosa Alves

4

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Boas vindas

Olá! Boas vindas ao curso Saúde Rural do Programa Qualidade de Vida. Este Programa tem por objetivo contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas do meio rural. Dessa forma é ofertado o curso Saúde Rural, que apresentará informações para possibilitar a prevenção, redução e neutralização dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural, promovendo sua saúde.

Sinta-se em casa! Pois neste momento estamos iniciando o curso Saúde Rural, que foi elaborado pensando na sua necessidade.

Apresentação do curso

Estamos iniciando o Curso Saúde Rural onde você, produtor e trabalhador rural, poderá acessar via internet, informações e orientações sobre saúde, de forma clara e objetiva. Terá a oportunidade de avaliar seus conhecimentos por meio das atividades propostas no decorrer do curso.

Durante o curso você receberá informações referentes ao cuidado com o corpo; uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual); prevenção de doenças como o câncer, intoxicações e acidentes de trabalho e também terá a orientação de ginástica laboral. Enfim, serão muitas as informações que você terá acesso participando deste curso.

Algumas atividades do dia-a-dia do trabalho no campo poderão trazer problemas de saúde para os trabalhadores, pois eles estão expostos a muitos riscos e, na maioria das vezes, não sabem o que fazer, que atitude tomar e sem contar com a dificuldade de acesso aos órgãos de saúde que muitos enfrentam. Por esse motivo, desenvolvemos este curso, para que você tenha conhecimento e possa, dessa forma, promover a sua saúde e de sua família.

Objetivo

O objetivo deste curso é oferecer, ao trabalhador rural, informações que possibilitem a prevenção, redução e neutralização dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural, promovendo sua saúde.

Avance para conhecer a apresentação dos módulos.

Apresentação dos módulos

Este curso é dividido em quatro módulos, que são:

Módulo 01: Cuidados básicos de saúde Neste módulo você terá a oportunidade de compreender o conceito de saúde, verificar a importância dos cuidados com o corpo e identificar as causa de contaminação de alimentos. E também reconhecer quais alimentos são necessários para uma vida saudável.

5

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Módulo 02: Prevenindo a intoxicaçãoNo módulo 2 você irá identificar as medidas emergenciais em casos de intoxicações por produtos químicos e por plantas tóxicas. Compreenderá a importância dos cuidados de higiene após o uso de produtos químicos e reconhecerá a importância da utilização correta dos equipamentos de proteção coletiva e individual. Também saberá quais são as medidas preventivas e de emergência nos casos de acidentes com animais peçonhentos.

Módulo 03: Violência e medidas de prevençãoNeste módulo você entenderá o que é violência contra a mulher e a criança. Compreenderá o que é Bullying e saberá que atitudes devem ser tomadas na ocorrência de violência. Também identificará os riscos à saúde no uso de drogas lícitas e as formas de tratamento ao dependente de álcool e tabaco. Terá a oportunidade de entender o que é planejamento familiar e conhecerá os métodos contraceptivos. Conhecerá quais são as DST e como preveni-las e aprenderá as formas de transmissão e tratamento das DST. Compreenderá o que é HIV e a importância de prevenção e as formas de controlar a disseminação do vírus HIV. E, para finalizar, identificará os tipos de tratamentos e onde pedir ajuda em caso de contaminação com o vírus HIV. Reconhecerá, também, as doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinação.

Módulo 04: Zoonoses e prevenção de doenças ocupacionaisNeste último módulo você aprenderá as medidas de prevenção e quais doenças podem ser causadas por vermes e protozoários. Saberá como prevenir e tratar doenças causadas por vetores. Conhecerá as zoonoses que mais ocorrem e saberá como ocorre a transmissão e quais cuidados devem ser tomados para prevenir essas zoonoses. Também conhecerá a legislação sobre a saúde do trabalhador rural e aprenderá a importância de fazer exercícios da ginástica laboral. Para finalizar, conhecerá o que é e quais são os meios de prevenção do câncer de pele, mama, útero e próstata.

Então, aproveite a oportunidade de aprender mais sobre este assunto que é tão importante para você e sua família! Avance para conhecer o Plano de Estudos do curso.

Plano de estudos

Módulos Orientação das atividades Período Cronograma

Módulo 01: Cuidados básicos em saúde.

Durante o estudo do Módulo 01, o aluno deverá:

Realizar a leitura dos conteúdos. Realizar as atividades obrigatórias. Participar do fórum e chat.

7 dias Do 1º ao 7º dia

Módulo 02: Prevenindo a intoxicação.

Durante o estudo do Módulo 02, aluno deverá:

Realizar a leitura dos conteúdos. Realizar as atividades obrigatórias. Participar do fórum e chat.

7 dias Do 8º ao 14º dia

6

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Módulo 03: Violência e medidas de prevenção.

Durante o estudo do Módulo 03, aluno deverá:

Realizar a leitura dos conteúdos. Realizar as atividades obrigatórias. Participar do fórum e chat.

7 dias Do 15º ao 21º

Módulo 04: Zoonoses e prevenção de doenças ocupacionais.

Durante o estudo do Módulo 04, aluno deverá:

Realizar a leitura dos conteúdos. Realizar as atividades obrigatórias. Participar do fórum e chat.

8 dias Do 22º ao 29º

Fechamento do curso

Período para você finalizar as atividades pendentes e salvar em seu computador os materiais de seu interesse e o certificado.

1 dia 30º dia

Plano de estudosAo finalizar o curso, você terá direito a um certificado de 30 horas/aula que ficará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Durante o período do curso: você deverá clicar no link Certificado, localizado no lado esquerdo do Portal Pessoal.

Após o período de realização do curso: os certificados ficarão disponíveis em:

www.canaldoprodutor.com.br/eadsenar

Coloque seu login e senha e clique em: Matricule-se > Programas encerrados > Certificado

É preciso ter o programa Adobe Reader instalado no seu computador para abrir o certificado. Ao abrir é só clicar em “Arquivo” e depois em “Imprimir.

O conteúdo programático do curso deverá ser impresso no verso do certificado.

Para obter o certificado você deverá realizar todas as atividades obrigatórias de final de módulo e responder a pesquisa de satisfação no final do curso. Lembramos que você deve atualizar seus dados no menu Meu Espaço, ferramenta Meus Dados desse Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Vamos conhecer um pouco sobre o perfil de cada um dos personagens do curso Saúde Rural. Avance.

Apresentação dos personagens

Conheça agora um pouco sobre o perfil de cada personagem.

7

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

João: Oi. Eu sou o João, avô de Henrique e pai do Paulo. Tenho muita vontade de viver e contribuir com minhas experiências.

Paulo: Olá! Eu sou o Paulo, filho de João, marido de Dora e pai de Henrique. Sou empolgado com a vida e tenho várias metas a ser atingida com minha esposa. Estou preocupado em manter um bom poder aquisitivo e qualidade de vida ao chegar na 3ª idade. Não quero cometer o mesmo erro que meu pai de não ter uma previdência complementar.

Dora: Oi. Meu nome é Dora, sou esposa de Paulo e mãe de Henrique. Tomo decisões com seu marido, tenho várias metas com ele e também desejo ter um plano de previdência complementar.

Henrique: E eu, sou o Henrique, filho de Paulo e Dora. Sou um menino ativo, estudo e participo de todas as decisões da minha família.

Seu tutor

Como você deve ter lido na ambientação, neste curso você terá apoio e orientação permanente de um tutor, especialista no assunto deste curso. Ele enviará e-mails pela ferramenta Mensagens, responderá suas dúvidas pela ferramenta Tira-dúvidas, lhe convidará para discutir temas de seu interesse nas ferramentas Fóruns e Chat.

Olá,

Meu nome é Simara Inês Gazzoni Bittencourt, tenho 42 anos, sou casada e tenho dois filhos, um de 23 e outra de 9 anos. Nasci em Vargem Bonita - SC, que fica situada no meio-oeste de Santa Catarina, onde resido até hoje com minha família.

Gosto muito de viajar, dançar, reunir os amigos, provar comidas de outras regiões, conhecer pessoas e lugares diferentes. E sei que aqui terei a oportunidade de conhecer muita gente.

Sou graduada em Enfermagem, pela Universidade do Contestado – UnC, tenho três especializações, sendo: Enfermagem do Trabalho pela Universidade do Contestado, Metodologia do Ensino para a Profissionalização em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina e Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas do Sistema Único de Saúde, pela Escola de Saúde Pública.

Agora estou assumindo como Tutora o Curso Saúde Rural.

No meu dia-a-dia de trabalho, convivo com pessoas do meio rural e conheço suas dificuldades

8

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Chegamos ao final da apresentação do seu tutor. Avance para iniciar sua trajetória de aprendizagem!

quando se trata das questões de saúde.

Será um prazer interagir com vocês, tenho certeza que faremos uma grande troca de experiência e conhecimento. Quero poder ajudá-los durante este curso, no que for necessário, para que você tenha um bom desempenho. Coloco-me à sua disposição.

Abraços

Simara Inês Gazzoni Bittencourt

Tutora do Curso Saúde Rural

Módulo 01

Cuidados básicos em saúde

10Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Apresentação do módulo 01

Olá! Boas vindas ao módulo 01 do curso Saúde Rural.

Neste primeiro módulo você estudará e refletirá sobre o que é saúde e vai descobrir quais são seus direitos perante a lei que está na Constituição Brasileira.

Para termos saúde, são necessários alguns cuidados com nosso corpo: higiene pessoal, alimentação saudável e cuidados na preparação dos alimentos.

Então, sua curiosidade ficou aguçada? Quer saber quais são os objetivos deste módulo? Avance!

Objetivos

Ao final deste módulo, você será capaz de:

Compreender o conceito de saúde.

Verificar a importância dos cuidados com o corpo.

Identificar as causas de contaminação de alimentos.

Reconhecer quais são os alimentos necessários para uma vida saudável.

Aproveite todas as informações e dicas que serão compartilhadas aqui! Prossiga com atenção!

Desafio do módulo 01

Antes de iniciar o estudo de cada módulo, você terá a oportunidade de verificar o quanto já sabe sobre o assunto que será tratado. Então, participe agora do desafio do módulo.

Para este primeiro módulo, responda às perguntas a seguir:

Cite três formas para evitar a contaminação dos alimentos.

O que você entende por alimentação saudável?

Quais são os cuidados que devemos ter para prevenir o mau hálito?

Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem desse curso para realizar o desafio.

No próximo tópico você conhecerá o conceito de saúde.

Siga em frente!

11Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Conceito de saúde

Dora: Pessoal, a Dona Sandra não está nada bem de saúde...

Henrique: Mamãe, o que ela tem?

Dora: A Dona Sandra está com uma infecção séria no estômago, por conta de uma intoxicação com produtos agrotóxicos.

João: Estimo melhoras para ela, Dora! Neste curso chamado Saúde Rural, aprendemos que

saúde tem a ver com bem-estar e é um conceito difícil de definir, porque normalmente nós temos a ideia do que é saúde pelas experiências que já vivenciamos.

João: Leia a seguir o conceito de saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem estar físico, mental e social e não constituído somente da ausência de uma doença.

João: A saúde não se limita apenas ao corpo, inclui também a mente, as emoções e as relações sociais.

Paulo: Além disso, existe a necessidade do envolvimento de outros setores sociais e da própria economia para que as pessoas possam, de fato, ter saúde.

Dora: Para complementar o que estamos estudando, sugiro assistirmos a um vídeo sobre os seus direitos e deveres como usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e assista. Vamos lá!

João: Lembre-se que, a qualquer momento, você pode entrar em contato com o tutor pela ferramenta Tira-dúvidas. Para isso, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

João: No próximo tópico, aprenderemos sobre saúde física e mental. Aproveite para aprender dicas práticas de como conservar sua saúde! Avance!

Saúde física e mental

Como vimos no primeiro tópico de nosso curso, a saúde é um bem muito precioso que precisamos cuidar e preservar.

Para termos uma boa saúde física devemos nos exercitar, nos alimentar bem e cuidar do nosso corpo e da nossa mente.

A saúde mental também é de extrema importância para se ter uma saúde física em perfeito funcionamento. Com saúde mental, nos sentimos bem conosco mesmos e com as outras pessoas.

12Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Observe a seguir os hábitos que fortalecem a nossa mente.

Ter uma distração. Ter amigos.

Conversar sobre assuntos

agradáveis, evitando os

desagradáveis.

Sorrir. Estar alegre. Ler bons livros.

Assistir a bons programas.

Ter uma ocupação, um trabalho.

Orar e ter fé naquilo que você acredita, independente de qual seja a religião.

Fazer passeios.

Ter uma visão positiva da vida.

Então, quais desses hábitos que acabou de ver, você pratica? Quais devem ser praticados com mais frequência? No tópico a seguir, veremos quais são os hábitos saudáveis para o nosso corpo. Vamos seguir!

Hábitos para ter um corpo saudável

Além de hábitos saudáveis para a mente, é necessário que tenhamos ações benéficas também para o corpo. Acompanhe!

Ter uma alimentação saudável.

Fazer uma boa higiene corporal diariamente.

Praticar atividade física, como caminhada, natação e/ou andar de bicicleta.

Descansar.

Tomar bastante líquidos.

13Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Então, quais desses hábitos saudáveis que acabou de ver, você pratica? Quais devem ser praticados com mais frequência? No tópico a seguir, vamos verificar quais são os hábitos de Débora.

Os hábitos de Débora

Agora que você aprendeu sobre saúde física e mental realize a atividade a seguir e exercite seus conhecimentos!

Débora é uma moça de 28 anos, professora, que gosta de aproveitar cada segundo da vida. Tem energia para trabalhar, estudar, sair com os amigos e com a família, correr no parque e realizar várias atividades que lhe proporcionam bem-estar. A seguir, você vai conferir alguns hábitos de Débora.

Para conhecer os hábitos de Débora você deve:

Arrastar cada hábito para o lugar adequado. Os hábitos que dizem respeito à Saúde mental, arraste para a caixa “Saúde mental” e os que dizem respeito à Saúde Física, arraste para a caixa “Saúde física”.

Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e realize a atividade desse tópico.

Nosso curso apenas começou, e você já aprendeu uma série de novidades sobre saúde!

O próximo assunto que vamos tratar diz respeito à higiene pessoal. Avance para conferir!

14Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Higiene pessoal

João: Paulo, a Dora comentou que você precisou ir à cidade. Aconteceu alguma coisa?

Paulo: Fui comprar algumas coisas que estavam faltando, papai. É que o Lindolfo, nosso ajudante, precisou ir ao médico hoje à tarde.

João: Aconteceu algo grave, meu filho?

Paulo: Na verdade, não. Ele se descuidou e pegou sarna e nos locais mais irritados a coceira era contínua e irritante.

João: Não acredito, Paulo! Se fosse antigamente, eu não me assustaria. Mas hoje em dia, mesmo com tantas informações sobre higiene e cuidados com o corpo, o Lindolfo está com sarna?

Henrique: Um aluno na minha escola também teve sarna. Ele contou que não tinha cuidado com o uniforme escolar, deixava perto dos bichinhos de estimação, no chão, na varanda da fazenda...

Henrique: Ele disse que agora ficou mais cauteloso, porque a coceira era insuportável!

João: Exatamente, Henrique! Nossa saúde é conservada a partir de nossa higiene pessoal. Vamos ler mais sobre este assunto.

Para que seu corpo fique longe de bactérias e vírus, é importante fazer sua higiene pessoal. Além de proteger de doenças, esses cuidados aumentam a auto-estima.

Atitudes como tomar banho, lavar as mãos, escovar bem os dentes e usar roupas adequadas são importantes para que a saúde continue estável e o corpo limpo.

As roupas têm que se adequar aos diversos ambientes que frequentamos. Por exemplo, para trabalhar devemos usar roupas folgadas, confortáveis e que nos permita desenvolver nossas atividades do dia-a-dia. Ao escolhermos uma roupa também devemos levar em conta o clima e a temperatura do dia. Se o dia estiver muito quente, opte por roupas mais leves e de cores claras e se a temperatura for mais baixa ao longo do dia, se agasalhe corretamente, utilizando casacos e roupas quentes para manter a temperatura corporal. Escolha roupas de algodão, pois não retêm o suor, o que evita o aparecimento de mau cheiro. Evite roupas justas e de fibras sintéticas, principalmente as meias e roupas íntimas.

Paulo: Que interessante, papai! Estou pensando em reunir o pessoal aqui da nossa região e repassar estas dicas!

João: Ótima ideia, Paulo! Podemos levar o computador e mostrar a explicação detalhada que será apresentada no tópico, a seguir.

15Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

A importância do banho

O banho deve ser diário e dependendo da atividade realizada e do tipo de produto que se utiliza, deverá ocorrer logo após o término da atividade. Observe a seguir, clicando sobre as imagens.

A pele humana possui milhões de glândulas que produzem suor e substâncias parecidas com sebo.

Sem limpar a pele, vai surgir um acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores.

Nos cabelos acumulam-se poeiras e gorduras que precisam ser eliminadas. Os cabelos devem ser lavados, ao menos, duas vezes por semana. A falta de limpeza gera desconforto, caspas, piolho, mau cheiro, oleosidade e queda.

Após o banho é importante secar bem todas as partes do corpo, principalmente entre os dedos dos pés e axilas, evitando possíveis infecções.

É importante, ainda, lavar as mãos com água e sabonete sempre que entrar em contato com qualquer superfície ou com os olhos, nariz ou boca. As unhas também devem estar sempre limpas, pois os germes ali encontrados podem provocar doenças.

A falta do banho pode gerar:

• Assaduras.• Mau cheiro.• Micoses.• Corrimentos vaginais.• Sarna.• Piolho.• Infecções urinárias.

O banho faz bem para a saúde. É importante tomar banho diariamente, usando sabonete e uma esponja macia. Os sabonetes são muito indicados, pois além de ajudar a tirar a oleosidade da pele, faz uma limpeza nos poros, desobstruindo-os para que a pele possa “respirar”.

Pratique hábitos de higiene e preserve sua saúde! Os pés e as unhas também precisam de uma atenção higiênica especial. Este é o próximo tópico que vamos estudar. Avance para conhecer!

Cuidados com as unhas e os pés

Dora: O zelo com a saúde passa por ações de cuidado que devem ser realizadas em todo o nosso corpo.

Dora: A seguir leia alguns cuidados importantes que devemos ter com as unhas e os pés.

16Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Dora: Que tal colocar em prática o que você aprendeu neste tópico? Vamos seguir.

Os problemas mais comuns nas unhas são:

Manchas brancas.

Manchas de sangue.

Unhas encravadas.

Infecções bacterianas.

Infecções pós-fungos (micoses).

Tumores e verrugas (câncer).

Dicas para manter as unhas longe de fungos e bactérias:

Se possível, usar um produto que impeça o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Manter os sapatos sempre limpos.

Trocar as meias diariamente

Usar creme hidratante nas mãos, unhas e cutículas diariamente.

Preferir removedores oleosos para retirar esmaltes.

Evitar retirar a cutícula e o uso de objetos pontiagudos na manicure.

Lavar as unhas com escovinha de cerdas macias.

Utilizar material esterilizado ou de uso próprio, como espátula, alicates de cutícula, palitos e lixa para unhas.

Manter as unhas sempre limpas, curtas e, de preferência, com formato quadrado para evitar o encravamento.

Lavar e enxugar os pés cuidadosamente.Manter os pés sempre bem secos.

17Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Atividade

Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e realize a atividade desse tópico.

Dora: Assim como eu, você deve estar aprendendo muito com este curso, não é mesmo?

Dora: E com tantas ações de higiene, você vai ver como é recompensador cuidar da saúde, este bem tão precioso!

Dora: Para não perder o ritmo de aprendizagem, a seguir, entenda tudo sobre saúde bucal!

Higiene bucal

Dentes saudáveis contribuem para que você tenha uma boa aparência e auxiliam na mastigação correta dos alimentos.

Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, eficaz e menos dolorosa de cuidar da saúde bucal!

Devemos fazer uma boa escovação e usar corretamente o fio dental. Estes são cuidados básicos, fáceis e ajudam a prevenir as doenças.

Veja a ilustração que segue e aprenda técnicas corretas de escovação e o uso correto do fio dental.

18Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Como você percebeu, os cuidados com a higiene bucal ajudam a manter nossa saúde em dia! No próximo tópico, vamos aprender sobre os cuidados com os dentes das crianças. Avance!

Cuidados com os dentes até os 07 anos de idade

É muito importante que os pais assumam a responsabilidade de educar os filhos para terem higiene bucal.

Até os 7 anos as crianças ainda estão desenvolvendo sua coordenação motora. Então, mesmo que os filhos digam que já escovaram os dentes, é importante que os pais completem a escovação.

Paulo e Dora foram bastante atentos com a higiene de Henrique, desde o nascimento de seu primeiro dentinho. Já o Seu João conhece várias pessoas de sua época que enfrentaram problemas sérios e perda de dentes por descuido e falta de higiene.

A seguir, saiba tudo sobre a importância da alimentação para se ter dentes saudáveis.

E não se esqueça: Se surgir qualquer dúvida relativa ao curso, entre em contato com o tutor por meio da ferramenta Tira-dúvidas. Para isso, acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

A importância da alimentação para se ter dentes saudáveis

Dora: Henrique, seus dentinhos são saudáveis porque desde que você nasceu tivemos cuidados higiênicos com eles e sempre cuidamos bem de sua alimentação.

Dora: Agíamos na intuição, mas ao fazermos o curso sobre saúde rural, aprendemos sobre como nos alimentar corretamente para ajudar a manter os dentes saudáveis, sabia?

19Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Henrique: Sim, mamãe! Eu mesmo li que não basta apenas escovar os dentes.

Henrique: Tenho muitos coleguinhas que estão com os dentes fracos e cariados e a dentista da escola disse que eles, além de escovar bem os dentes e usar fio dental, precisam comer alimentos com cálcio.

Dora: Esta é uma ótima recomendação, meu filho! No próximo tópico, você vai conferir um assunto essencial para a nossa saúde: a higiene alimentar! Continue, com empenho, sua trajetória de aprendizagem!

Higiene alimentar

Paulo: Dora, o almoço estava delicioso! Obrigado por prepará-lo!

João: É verdade, Dora! Além de saborosa, eu sei que você preparou com higiene e muito cuidado!

Dora: Nisto você tem razão, Seu João! E higiene alimentar é muito mais do que objetos e ambientes limpos, sabiam?

Dora: Higiene alimentar é a proteção dos alimentos contra a contaminação.

João: Vou retomar o que aprendi no curso Saúde Rural sobre higiene alimentar. Sugiro que você leia também.

Microorganismos: A contaminação pode acontecer por bactérias como:

Clostridium Botulinum, causadora do botulismo, que ataca o sistema nervoso.

Salmonella SP, que provoca a salmonelose.

Os fungos (micotoxinas).

Mofo, presente nos cereais, como no amendoim, que podem levar ao câncer.

Vírus, que podem causar hepatite A e rotavírus (diarreia grave).

Agentes químicos:Como, por exemplo, os detergentes e desinfetantes utilizados na limpeza dos utensílios domésticos.

Metais pesados:Os mais conhecidos são aqueles que causam contaminação dos alimentos: chumbo, alumínio, arsênico, mercúrio, etc. Estes metais são utilizados nas indústrias e, muitas vezes, pelo uso indevido ou pelo excesso, causam contaminação da água e do solo, levando à contaminação dos alimentos.

20Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Dora: Henrique, estou te achando tão quieto, hoje no almoço você nem mexeu na comida... Aconteceu alguma coisa?

Henrique: A Ana, minha amiga da escola, foi embora mais cedo porque passou mal com dor de estômago, mamãe. Acho que o lanche que ela comeu estava estragado...

Dora: Pode ter sido uma intoxicação alimentar, sabia?

Henrique: O que é isso, mamãe?

Dora: A intoxicação alimentar é uma infecção causada por ingestão de alimentos contaminados por bactéria, fungo, vírus ou parasitas. A contaminação geralmente decorre do modo errado de manusear, preparar ou estocar comida.

João: Henrique, intoxicação alimentar também pode ser causada ao adicionar pesticidas ou medicamentos ao alimento, ou ao, acidentalmente, consumir substâncias naturalmente venenosas, como alguns cogumelos e peixes.

Paulo: Filho, qualquer pessoa, mesmo que seja saudável, pode contaminar os alimentos com microrganismos causadores de enfermidades. Muitos dos microrganismos vivem em diversas partes do nosso corpo, onde normalmente não causam doenças, mas quando presentes nos alimentos podem causar infecções ou intoxicações.

João: Henrique, intoxicação alimentar é um problema sério que merece atenção de todos nós com todos os alimentos que ingerimos. No próximo tópico, discutiremos sobre algumas formas de se evitar a contaminação dos alimentos!

Infestação parasitária: Pode ser causada por vermes, sendo as mais comuns a teníase (solitária) e a ascaridíase (lombrigas). Existem também as causadas por protozoários, como a giardíase e a amebíase.

Pesticidas: A contaminação alimentar pode ser causada por pesticidas, raticidas, inseticidas e agrotóxicos.

As principais causas de contaminação dos alimentos são:

Falta de asseio (cuidados com a higiene).

Exposição do alimento ao ar livre e aos insetos.

Instalações e objetos mal cuidados, utilizados no preparo do alimento.

21Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Formas de evitar contaminação de alimentos

Dora: Podemos ter alguns cuidados para evitar as bactérias e os problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo dos alimentos. A seguir, leia mais informações sobre higiene alimentar.

No momento que você espirrar ou tossir, os microorganismos presentes no corpo humano se espalham e podem contaminar os alimentos.

As mãos são um dos principais focos de contaminação quando pouco higienizadas. Por esse motivo, devemos sempre lavá-las muito bem antes de mexer com qualquer tipo de alimento.

A higiene pessoal também é essencial quando lidamos com os alimentos. Por isso, é importante:

Tomar banho diariamente.

Manter os cabelos limpos e não se esquecer de prendê-los e colocar touca durante o trabalho.

Higienizar bem o rosto com água corrente e sabão.

Fazer a barba diariamente.

Evitar o uso de maquiagem.

Manter as unhas bem limpas e cortadas.

Evitar o uso de brincos, pulseiras, anéis ou relógios durante a manipulação dos alimentos, pois, estes são fonte de contaminação.

João: Vamos conferir como estão seus conhecimentos sobre a higiene dos alimentos? Avance e realize, com atenção, a atividade que segue.

Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e realize a atividade desse tópico.

22Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

João: Percebeu quantas informações importantes para o nosso dia-a-dia aprendemos com este curso?

João: E o melhor é que, se surgir qualquer dúvida, você pode entrar em contato com o tutor pela ferramenta Tira-dúvidas.

João: Agora avance para o próximo tópico e aprenda a utilizar a água na higiene alimentar.

A utilização da água na higiene alimentar

Dora: A água é elemento vital para todo ser humano. Siga em frente para compreender como devemos usar a água na higiene dos alimentos.

23Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

A água utilizada na limpeza do ambiente deve ser corrente e tratada, proveniente do abastecimento público ou de sistema alternativo, como poços artesianos. Nesse caso, a água deve ser analisada de 6 em 6 meses.

Use somente água potável para o preparo dos alimentos.

A caixa d’água deve estar: conservada, tampada, sem rachaduras, sem vazamentos, sem infiltrações e sem descascamentos. Deve ser lavada e desinfetada (higienizada) no mínimo a cada 6 meses.

Paulo: A alimentação não é apenas uma maneira de nos mantermos de pé, mas sim um ato que está relacionado aos valores sociais, culturais, afetivos e sensoriais que aprendemos na vida.

João: No curso Saúde Rural aprendemos algumas dicas de como ter uma alimentação saudável. Leia a seguir na apostila do curso.

24Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Paulo: Parte da população habituou-se a comer alguns alimentos somente para saciar desejos e estar “na moda”, sem considerar que os excessos podem trazer problemas à saúde, como a obesidade, a pressão alta, o diabetes e as doenças do coração.

João: Você tem razão, meu filho! Alguns desses alimentos têm se tornado tão populares que passaram a ser cada vez mais desejados, como os salgadinhos, os refrigerantes, os sorvetes, os biscoitos e muitos outros.

Dora: A sabedoria popular diz que “você é o que come”. A comida que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar.

Dora: Uma boa alimentação fornece ao corpo nutrientes para produzir ou reparar tecidos, manter o sistema imunitário (de defesa) saudável, além de permitir ao corpo executar tarefas diárias com facilidade.

Henrique: No próximo tópico vamos falar sobre alimentação saudável. Permaneça com sua atenção voltada para o curso e faça como nossa família: utilize tudo o que você aprender aqui no seu dia-a-dia!

Alimentação saudável

Antigamente, as pessoas tinham conhecimentos sobre a terra e os alimentos, mas não havia uma grande preocupação com a alimentação saudável.

Isso porque já se alimentavam de alimentos naturais em suas refeições diárias.

Em nossa alimentação diária, é necessária a ingestão de açúcares, carnes, ovos, hortaliças ou verduras, frutas, cereais, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo, porque precisamos levar em conta a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo.

Os nutrientes dos alimentos possuem grande importância para o funcionamento do organismo. Eles são um tipo de combustível que faz o corpo funcionar. Mas onde encontramos estes nutrientes? Qual a função de cada um? Estas dicas devem ser, além de entendidas, praticadas em sua casa para que você e sua família tenham os benefícios de uma alimentação saudável.

Agora avance, pois trataremos, a seguir, de mais um assunto importante para sua aprendizagem! Vamos lá!

25Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

A pirâmide alimentar

João: Por meio da pirâmide alimentar, podemos aprender sobre os alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação.

João: O curso que fizemos trouxe este conteúdo bem explicadinho, observe.

Atenção

O alimento deve ser uma fonte de prazer e de saúde e não algo que possa comprometer o nosso bem-estar por causa de abusos ou do consumo inadequado.

Antes de comprar um alimento, é preciso olhar com muita atenção os rótulos dos produtos, o prazo de validade, a lista de ingredientes, a informação sobre os nutrientes, a aparência e verificar se a embalagem está íntegra. Não se deve comprar produtos que tenham as embalagens sujas, amassadas, estufadas, enferrujadas, furadas ou abertas.

João: Como você está percebendo, em nosso curso, nos alimentar bem é uma maneira de cuidar de nossa saúde!

João: No próximo tópico você vai conferir tudo sobre a alimentação infantil! Prossiga com atenção!

26Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Alimentação infantil

Henrique: Vovô, este curso sobre saúde rural é muito interessante! Vou contar para a professora o que aprendi.

João: Que bom que você gostou! Afinal, a alimentação na infância precisa ser tratada de forma especial, sabia?

João: A seguir leia mais informações sobre a alimentação infantil!

A alimentação da criança precisa ser bem planejada e deve ser estabelecida uma rotina. O melhor é começar com horários regulares.

O cardápio criado para as crianças, além de nutritivo, deve ser atraente e a refeição precisa ser um momento de prazer e de bom relacionamento para toda a família.

Lembre-se que o desenvolvimento físico e intelectual de uma criança depende, em grande parte, de uma alimentação saudável.

Veja no link algumas dicas sobre alimentação na infância: http://www.alessandracoelho.com.br/alimentacao-infancia.htm

Dora: Com a vida agitada que todos levam, a alimentação é lembrada apenas quando surge algum tipo de doença e a pessoa se vê obrigada a se alimentar de uma forma mais saudável.

Paulo: Pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes, que são necessários para o bom funcionamento do organismo.

Henrique: Agindo assim, podemos até ficar doentes, não é?!

Dora: Além de cuidar da higiene e entender o valor nutritivo dos alimentos, é importante saber prepará-los!

Dora: O calor utilizado no preparo dos alimentos pode diminuir suas substâncias nutritivas. Estas perdas podem ser evitadas com o conhecimento das condições adequadas de preparo.

Paulo: Estamos finalizando esse módulo. Não se esqueça de usar a ferramenta Tira-dúvidas para entrar em contato com o tutor, sempre que precisar. Agora lhe convido a verificar os principais pontos estudados nesse módulo.

Finalização do módulo

Chegamos ao final deste primeiro módulo. Aqui você teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o conceito de saúde e quais são nossos direitos segundo a Constituição Federal. Vimos a importância dos cuidados com nosso corpo, com a higiene pessoal e a saúde dos nossos dentes e, ainda, como ficar longe das bactérias. Aprendemos quais alimentos são necessários para termos

27Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

uma vida saudável, além da prevenção às intoxicações alimentares com pequenos cuidados durante o preparo da alimentação.

No próximo módulo você terá informações importantíssimas sobre as medidas de emergências nos acidentes com plantas tóxicas e com animais peçonhentos, intoxicações por agrotóxicos, importância do uso dos EPIs e muito mais.

Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e realize a atividade final do módulo 01.

Atividade final do módulo

1. Seu José, de 48 anos, produtor rural, proprietário de uma casa na área rural e de um carro, contribui com a previdência social há 23 anos. Na semana passada, Seu José não se sentiu bem durante o trabalho e procurou o posto de saúde de sua comunidade por volta das 15 horas. Chegando lá, a auxiliar de enfermagem informou-lhe que não havia médico naquele dia para fazer o atendimento. Portanto, ele deveria ir à cidade vizinha para se consultar, e como ele tinha condições financeiras, a consulta seria por sua conta.

Diante do que você leu sobre o que aconteceu com seu João e conhecendo nossa legislação, assinale a alternativa correta:

( ) Segundo a Organização Mundial de Saúde, pessoas que têm condições financeiras devem pagar para receber assistência integral.

( ) É dever do Estado garantir a saúde. Compete a ele a formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos, além do estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde.

( ) O SUS (Sistema Único de Saúde), diz que todos têm direito à assistência à saúde básica, mas não aos exames complementares.

( ) A Constituição Federal define saúde como um direito de todos, mas não é um dever do Estado.

( ) A Constituição Federal diz que só tem direito à saúde integral quem paga a Previdência Social.

2. A partir do que você estudou neste módulo, assinale a alternativa correta:

( ) Saúde é a ausência de doenças.

( ) Os cuidados com o corpo são importantes para evitar a obesidade e o sedentarismo.

( ) As principais causas de contaminação dos alimentos são: falta de asseio, exposição do alimento ao ar livre e aos insetos e instalações e objetos mal cuidados, utilizados no preparo do alimento.

( ) Os alimentos necessários para uma vida saudável são, principalmente, os ricos em gorduras e carboidratos.

( ) A quantidade necessária para a alimentação saudável é igual para todos os indivíduos.

28Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Saiba mais

Organizamos informações complementares aos assuntos discutidos nesse módulo para você acessar se for de seu interesse.

No anexo 1 você saberá mais o que a Constituição de 1988 entende por saúde.

Para saber mais informações sobre seus direitos, acesse:

http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2009/01_set_carta.pdf

Saiba mais sobre a Constituição:

www.presidencia.gov.br

(Clique em legislação)

Saiba mais sobre alimentação saudável:

www.alimentacaosaudavel.org

www.anvisa.gov.br

Saiba mais sobre intoxicação alimentar:

http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra.pdf

http://correiogourmand.com.br/info_glossario_alimentos_alimentacao_manipulacao_alimentos.htm

No anexo 2 você saberá mais sobre higiene bucal.

No anexo 3 você saberá mais sobre cuidados com os dentes até os 07 anos de idade.

No anexo 4 você saberá mais sobre a importância da alimentação para se ter dentes saudáveis.

No anexo 5 você saberá mais sobre alimentação saudável.

Para ter informações sobre algumas doenças causadas pela má alimentação, acesse:http://cyberdiet.terra.com.br/falta-nutriente-falta-saude-2-1-1-381.html http://vilamulher.terra.com.br/doencas-causadas-pela-ma-alimentacao-11-1-70-52.html

29Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Referências

ROCHA. Marcelo do Carmo. Orientações sobre segurança e higiene alimentar. Sebrae, Sindotel.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Institui o Sistema Único de Saúde. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 20 set. 1990.

BRASIL. Lei nº 8142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação comunitária da gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 29 dez. 1990.

BRASIL.Constituição (1988). Constituição da República Federativa, promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. CGPAN/SAS/ Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira: Promovendo a alimentação saudável, 2005.

ANVISA.Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Resolução-RDC nº 216/2004.3a Edição.Brasilia.

Imagens:Imagem 01: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_7puaEB5TK-s/TO_RMExrWrI/AAAAAAAAAog/JWqQOUd4JVo/s1600/foot_nail_toenail_1022779_l.jpg Acessado em: 12 Jan 2011

Imagem 02: Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_GxyeVpgQBP8/TI_d8mUt5uI/AAAAAAAAAFY/0-3QXSHJ2BM/s1600/unha+rncravada_002.jpg Acessado em: 12 Jan 2011

Imagem 03: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_Wvw_RWVxY88/TLYlY6XDcPI/AAAAAAAAAHk/byOj1giA3AE/s1600/unha+encravada2.jpg Acessado em: 12 Jan 2011

30Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Anexo 1

Em 1988, a Constituição Federal do Brasil passou a definir saúde como um direito de todos e um dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

Em outras palavrasIsso quer dizer que: todos nós, independente da situação econômica, social e/ou política, temos direito a assistência à saúde integral, isto é, desde um atendimento a um posto de saúde, medicamentos, exames complementares, cirurgias, entre outros.

Lei nº 8.080Segundo a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 no Art. 2º, “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.

O primeiro parágrafoE, ainda, o primeiro parágrafo diz: “O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”.

A portaria nº 1.820A portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009, dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde, assegurando ao cidadão o direito básico ao ingresso digno nos sistemas de saúde.

31Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Anexo 2

Mau Hálito ou HalitoseÉ o cheiro (mau hálito) proveniente da produção de gases, devido ao acúmulo de bactérias entre os dentes e a língua, causados pelos resíduos alimentares.

Como é previsível, quanto menor a higiene bucal, mais restos alimentares permanecem na cavidade bucal e mais intenso é o mau hálito. Da mesma forma que quanto mais ressecada é a boca, pior é o hálito.

Dicas podem resolver, ou, pelo menos, aliviar o problema:

Adequada higiene oral e uso de fio dental.

Gargarejos com anti-sépticos orais.

Escovação da língua.

Ingestão de água para evitar o ressecamento da boca.

Evitar álcool, café e cigarro.

Evitar longos períodos de jejum.

Alimentar-se bem no café da manhã.

Ir ao dentista regularmente.

Mastigar chicletes sem açúcar.

CárieÉ uma doença transmissível e infecciosa que acontece quando há a associação entre placa bacteriana, dieta inadequada e higiene bucal deficiente. Quando o açúcar entra em contato com a placa bacteriana, formam-se ácidos que serão responsáveis pela saída de minerais do dente.

Placa bacterianaÉ uma espécie de película composta de bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes.

TártaroTambém conhecido como “pedra”, forma-se quando os minerais se depositam na placa bacteriana se não for removida pela escovação e uso do fio dental regularmente. Este depósito só pode ser removido por um dentista.

Cárie de MamadeiraÉ uma cárie agressiva que acontece na dentição de leite do bebê, provocada pelo uso da mamadeira com bebidas adoçadas artificialmente (açúcares ou mel), introduzidas à noite e no meio da madrugada, em que não há higiene bucal posterior. A Cárie de Mamadeira está relacionada, também, com outros hábitos introduzidos pelas mães, como chupetas com mel, açúcares ou xaropes, e o uso da mamadeira por tempo prolongado.

32Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

O primeiro sinal da Cárie da Mamadeira são manchas esbranquiçadas, geradas pela desmineralização do esmalte, quase imperceptíveis para os pais.

Dicas de como evitar a Cárie de Mamadeira:

Nunca adoce a mamadeira, água, chá ou sucos, nem a chupeta. Mel e açúcar mascavo também provocam cárie.

Ao iniciar a alimentação sólida, acostume seu filho com sabores naturais, não adocicados.

Evite produtos industrializados, pois a maioria contém açúcar em sua composição.

Escove os dentes da criança logo após as refeições.

Evite o consumo exagerado de balas, doces e refrigerantes.

Visite ao dentista a cada 6 meses.

Para os recém-nascidos, é importante higienizar as gengivas com uma fralda umedecida em água filtrada após cada refeição.

33Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Anexo 3

Antes dos 2 anos

As crianças adquirem o hábito da escovação com mais facilidade antes dos 2 anos. Uma dica é escovar os dentes na frente da criança para despertar a curiosidade. Presenteie com uma escova, se possível deixando-a escolher, para ela poder imitá-lo. Ofereça ajuda para escovar os dentinhos e oriente a escovar corretamente para evitar cárie em seus dentes de leite.

Entre os 6 e 7 anos Aos 6 anos nascem os primeiros molares permanentes. Acompanhe seu aparecimento e atente para a escovação destes dentes que são (atualmente) os mais atingidos pela cárie devido à falta de cuidados.

É importante sempre incentivar e ensinar as crianças a escovar os dentes da seguinte maneira: manter os dentes cerrados e escová-los fazendo movimentos circulares no lado de fora.

Repetir o mesmo movimento no lado de dentro.

Escovar a parte de cima (mastigatória) dos dentes com movimento de “vai-vem”.

A criança pode também escovar a língua e deve usar o fio dental.

Obs: Os pais devem supervisionar a escovação e fazer orientações e, sob orientação do dentista, podem fazer revelação de placa na criança.

34Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Anexo 4

A importância da alimentação para se ter dentes saudáveis

A influência alimentar também contribui para manter os dentes saudáveis. O cálcio, por exemplo, é um elemento fundamental. Boas fontes de cálcio são leite, iogurte, queijos, peixes ósseos, repolho, legumes e brócolis.

Além do cálcio, o fósforo, o magnésio e o beta-caroteno são importantes para dentes saudáveis.

Encontramos o fósforo nas carnes, no frango, no peixe, nos ovos e no leite. Já o magnésio é encontrado nos legumes, nozes, alimentos de grãos integrais, frutos do mar e verduras. As fontes de beta-caroteno são a cenoura, a batata doce, o brócolis e o espinafre.

Devemos, ainda, evitar, ou comer com moderação, alimentos que grudam nos dentes como doces e salgadinhos.

35Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Anexo 5

ProteínasAs proteínas são conhecidas como alimentos construtores, responsáveis pelo crescimento do corpo. Elas formam os ossos, os músculos, a pele e o cérebro. As fontes de proteínas mais conhecidas são carnes, peixes, ovos, leite e queijo, estão presentes também nos derivados da soja, gérmen de trigo, aveia, arroz, feijão, cereais, leguminosas (feijões, soja, alfafa, lentilhas, pinhões e ervilhas) e castanhas.

Carboidratos Mais conhecidos como açúcares, os carboidratos são a principal fonte de energia da dieta humana. Encontramos os carboidratos nos farináceos (trigo, arroz, milho, aveia, centeio), leguminosas secas (feijões, lentilhas, ervilha, soja), frutas, leite, iogurte, pão, batatas, massas e arroz.

Gorduras ou lipídios Os lipídios ou gorduras fornecem energia e auxiliam no transporte de vitaminas. Estão presentes no abacate, gergelim, feijão, cereais, nozes, azeitonas, sementes de abóbora, azeite, óleo de canola, de oliva e linhaça.

Vitaminas As vitaminas exercem função auxiliar no bom funcionamento do organismo. Encontramos nas frutas, cereais, leguminosas (feijões, soja, alfafa, lentilhas, pinhões e ervilhas), ovos, queijo, grãos e folhas verdes.

Fibras As fibras contribuem com o bom funcionamento do intestino, controlam a glicose e o colesterol do sangue e ainda dão a sensação de saciedade. Estão presentes nos vegetais, frutas, leguminosas, cereais, etc.

36Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Água A água hidrata o organismo e auxilia no transporte dos nutrientes.

Sais minerais

O potássio promove o crescimento celular e é encontrado em vegetais, frutas, carnes, aves, peixes, leite e cereais.

O cálcio tem sua função na construção de ossos e dentes e é encontrado em vegetais de folhas escuras, peixes, laticínios, ovos, cereais, feijão e frutas.

O magnésio está envolvido na formação de ossos e dentes, no funcionamento do sistema nervoso e dos músculos e pode ser encontrado em vegetais folhosos, cereais, grãos, frutos do mar, sementes.

O sódio é essencial na distribuição orgânica de água e volume sanguíneo.

O ferro tem um papel importante no transporte respiratório do oxigênio e dióxido de carbono para as células. É encontrado em diversos alimentos: em frutas, como a banana e a cereja, carne magra, fígado, ostras, mariscos, aves, peixe, feijão, ovos.

O fósforo é um dos elementos mais essenciais para o corpo, pois é a principal corrente de energia. Integra a estrutura dos ossos e dentes, dando-lhes maior solidez, participa ativamente do metabolismo dos glicídios, atua na contração muscular, entre outras. Encontramos fósforo em leite, carne bovina, aves, peixes e ovos. Outros alimentos ricos em fósforo são: cereais, leguminosas, frutas, chás e café.

O zinco é necessário ao organismo em quantidades pequenas. Tem a função de manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis, e desenvolver os órgãos reprodutores. Encontramos zinco nas ostras, alimentos de origem animal, frutos secos, leguminosas, gérmen de trigo.

37Módulo 01: Cuidados básicos em saúde

Programa Qualidade de Vida Curso: Saúde Rural

Anotações