apresentacao m1 estagio

31
O Estágio E O Estado Fique Por Dentro

Upload: luana

Post on 07-Apr-2016

229 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentacao m1 estagio

O E

stág

io E

O E

stad

o –

Fiq

ue

Po

r D

en

tro

Page 2: Apresentacao m1 estagio

O E

stá

gio

e

o

E

sta

do

- F

iq

ue

p

or d

en

tro

Governo do Estado do Paraná

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência

Escola de Governo

Page 3: Apresentacao m1 estagio
Page 4: Apresentacao m1 estagio

Você está iniciando o primeiro módulo do curso. Nesse módulo serão apresentados conceitos e definições, atribuições, informações sobre direitos e deveres do estagiário, tempo do estágio, legislação e rescisão do contrato.

Objetivos do módulo

Este módulo tem como objetivo fornecer aos estagiários informações e conhecimentos que lhes permitam:

compreender o conceito de estágio.

Page 5: Apresentacao m1 estagio

Olá!

Estamos começando o módulo “O Estagiário no Serviço Público”. Durante o curso, você deve observar o quanto é importante sua participação e seu envolvimento, uma vez que sua aprendizagem depende disso.

Assim, sugerimos que você organize seus horários, faça as leituras e as atividades propostas com calma, atenção e dedicação. Ao final, quem colherá os bons frutos dessa aprendizagem será você!

E lembre-se que nós, da Equipe EaD, estaremos com você durante todo o curso. Então, em caso de dúvidas, sobre acesso e/ou realização do curso, estaremos aqui para ajudá-lo(a).

Bom Curso!

Page 6: Apresentacao m1 estagio

Desenvolvendo um Conceito de Estágio

Para iniciar, vamos ver o que é o Estágio.

Segundo o artigo 1.º da Lei n.º 8654/10, da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, “Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho”.

No contexto atual, o mercado necessita, cada vez mais, de profissionais competentes, preparados para lidar com situações novas e para tomar decisões adequadas, baseadas em conhecimentos técnicos e em experiências.

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

Nesse sentido, o trabalho intelectual não se transforma em prática por si só, e a prática não substitui o conhecimento.

Page 7: Apresentacao m1 estagio

Desenvolvendo um Conceito de Estágio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

Esse é o principal aspecto a ser desenvolvido nos estágios oferecidos pelo setor público.

Nesse sentido, o Governo do Estado do Paraná procura oferecer oportunidades de estágio para estudantes de diferentes áreas de formação.

O conhecimento teórico e o conhecimento prático são complementares.

Por isso, o Estágio é tão importante, pois possibilita ao estudante compreender a realidade e os processos, identificar problemas e gerar soluções ao relacionar o conteúdo teórico com as atividades do dia a dia, seja nas atividades de trabalho, de relacionamento humano, ou simplesmente como cidadão.

Por meio do Decreto 8654, de 28/10/2010, definem-se os procedimentos operacionais a serem seguidos pelas Unidades de Recursos Humanos, no gerenciamento do Estágio dentro da Administração Pública Estadual.

Page 8: Apresentacao m1 estagio

Estágio obrigatório e estágio não obrigatório O

Est

agiá

rio

no

Se

rviç

o P

úb

lico

O Estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória e será sempre remunerado, preferencialmente por meio de bolsa-auxílio ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordado entre a unidade concedente e o estagiário, com a anuência da Central de Estágio.

Estágio obrigatório é aquele que está na matriz curricular e faz parte da carga horária do curso. Neste, não há nenhum tipo de remuneração e nenhuma relação trabalhista com a empresa ou instituição que concede o estágio.

As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio quando, no projeto pedagógico dos cursos da educação superior, for prevista a equiparação dessas atividades com o estágio.

Page 9: Apresentacao m1 estagio

Dessa forma, os órgãos públicos têm condições de oferecer estágio em diferentes áreas, seja pela atividade fim que desenvolve, como na Administração, por exemplo, ou pela peculiaridade do órgão, como na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Em função da abrangência de atividades, o setor público é um importante campo de formação profissional. No cumprimento de suas funções, o Estado desenvolve ações e programas destinados ao atendimento de demandas sociais, atuando nas áreas de educação, saúde, segurança, profissionalização, cultura, entre outras.

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

O Papel do Estagiário no Serviço Público

Basicamente, as atividades realizadas pela administração pública compreendem serviços prestados à população de forma direta ou indireta, como veremos mais adiante.

Page 10: Apresentacao m1 estagio

É importante ressaltar que o estágio é fundamental em qualquer tipo de organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor (ONG).

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

Trataremos aqui de estágios realizados na administração pública estadual no Paraná, que possibilita ao estagiário:

As atividades desenvolvidas pelos estagiários podem estar ligadas ao desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação, à preservação do meio ambiente, à assistência social, saúde, direito administrativo, administração, educação, agricultura, indicadores econômicos e sociais, etc.

Compreender como funciona a administração pública.

Envolver-se na prestação de serviços à comunidade.

Exercitar e promover a cidadania.

O Papel do Estagiário no Serviço Público

Page 11: Apresentacao m1 estagio

do ensino superior;

de educação profissional; de ensino médio; da educação especial; dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

Para firmar um convênio com a administração pública, as instituições de ensino devem estar vinculadas à estrutura do ensino público ou particular, devidamente reconhecidas.

O Decreto 8654/10 possibilita que os órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, inclusive as instituições estaduais de ensino superior que têm condições de proporcionar experiência prática na linha de formação, aceitem como estagiários alunos regularmente matriculados e com frequência:

O Papel do Estagiário no Serviço Público

Page 12: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

A Central de Estágio está vinculada à Escola de Governo do Paraná e estabelece um canal de relacionamento do Governo com a comunidade estudantil de Ensino Médio e Superior, bem como com instituições de ensino, por meio da realização de estágios nos órgãos da administração pública direta e indireta, proporcionando a experiência prática aos futuros profissionais de nosso Estado.

A atividade de estágio no âmbito da administração pública estadual do Paraná, tanto na administração direta e indireta, quanto nas instituições estaduais de ensino superior, será obrigatoriamente administrada pela Central de Estágio da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, ficando vedada outra forma de gerir as atividades de estágio.

A Central de Estágio

Page 13: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

A Central de Estágio possui como atribuições a coordenação e administração da atividade de estágio no âmbito da administração direta, indireta e das instituições de ensino superior do Poder Executivo Estadual.

Atribuições da Central de Estágio

• a divulgação, junto às instituições de ensino, das oportunidades de estágio;

• a viabilização do pagamento dos estagiários;

• o atendimento ao estagiário, instituições de ensino e órgãos da Administração Pública, para dirimir dúvidas, esclarecer procedimentos e receber sugestões;

• a celebração de convênio com instituições de ensino;

• a ambientação do estagiário;

• a edição de normas que regulamentam a gestão da atividade de estágio;

a coordenação do processo de avaliação do estágio e do estagiário;

• a análise do resultado da avaliação do estagiário e do estágio, disponibilizando-os para as respectivas instituições de ensino e unidades de recursos humanos dos órgãos e entidades;

Essas atribuições compreendem:

• o encaminhamento mensal à seguradora contratada dos dados referentes aos estagiários segurados.

Page 14: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

A Unidade Concedente do Estágio é o órgão onde o estagiário irá realizar o estágio têm como atribuições:

Atribuições da Unidade Concedente do Estágio

fazer a ambientação do novo estagiário no órgão e na unidade de trabalho;

indicar um supervisor para o estagiário;

acompanhar o desempenho dos estagiários;

conceder vale-transporte aos estagiários, nos termos da Lei;

aplicar a avaliação de estágio e de estagiário ao final de cada semestre letivo, por ocasião da rescisão do Termo de Compromisso ou a qualquer momento por solicitação da instituição de ensino;

comunicar diretamente às instituições de ensino sobre a interrupção do estágio, mediante Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio;

emitir Certificado de Estágio, após a realização da avaliação final de estágio e do estagiário e recebimento da Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio, devidamente assinada;

adotar as medidas necessárias para garantir a proteção relacionada à saúde e segurança durante a realização do estágio;

solicitar aos estagiários, semestralmente, a declaração de matrícula atualizada.

Page 15: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

O prazo máximo de duração do estágio em órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, inclusive nas instituições estaduais de ensino superior, não poderá exceder a 24 meses.

Além disso, 12 meses é o limite máximo de atividade na mesma área de aprendizagem ou experiência prática, salvo quando esse período for incompatível com a realização de estágio obrigatório, ou quando se tratar de estagiário portador de necessidades especiais.

Duração do Estágio

Page 16: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

A jornada de atividade de estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, o órgão onde ocorrerá o estágio e o estudante-estagiário ou seu representante legal. Essa informação deve constar no Termo de Compromisso de Estágio e ser compatível com as atividades escolares.

Jornada de Estágio

A carga horária mínima admitida para o estágio obrigatório será de cinco horas semanais, e para o estágio não obrigatório será de 10 horas semanais.

A carga horária máxima semanal admitida para o estágio nos órgãos da administração pública estadual será de 30 horas para os estagiários de ensino superior e ensino médio profissional, e para os demais estagiários será de 20 horas.

Page 17: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

O início ou término da atividade diária do estágio deverá ser, no mínimo, de uma hora antes do início ou uma hora após o término das aulas do estagiário, respeitada a carga horária diária de seis horas para os estagiários de ensino superior e ensino médio profissional, e de quatro horas para os demais estagiários.

Jornada de Estágio

Quando a jornada diária de estágio for superior a quatro horas, serão concedidos 15 minutos de intervalo dentro da jornada, ou ela poderá ser dividida em dois períodos, de acordo com as normas estabelecidas pelo órgão no qual o estágio está sendo realizado.

Page 18: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

Termo de Convênio é o instrumento legal que ampara o estágio entre a instituição de ensino e a administração pública estadual.

O Secretário de Estado da Administração e da Previdência celebra o Termo de Convênio com:

Termo de Convênio de Estágio

As instituições de ensino médio da rede estadual de ensino estão autorizadas a assinar o Termo de Compromisso de Estágio e seus aditivos emitidos por meio da Central de Estágio, sendo dispensadas da assinatura de Termo de Convênio com a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.

instituições de ensino, para a concretização do estágio no âmbito dos órgãos da administração pública estadual direta e indireta, inclusive das instituições estaduais de ensino superior;

órgãos e entidades da administração pública estadual que não fazem parte da administração estadual direta e autárquica, para se integrarem à central de estágio

Page 19: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

O Termo de Compromisso de Estágio é assinado entre o estudante, o órgão ou entidade e a instituição de ensino, no qual deverá constar:

VIII – a duração do estágio, observados o período e carga horária mínima e máxima, diária e semanal.

Termo de Compromisso de Estágio

I – a identificação do estagiário;

II – a identificação da instituição de ensino;

III – a identificação do órgão que está oferecendo a oportunidade de estágio,

IV – a identificação do curso, nível de ensino, ano e/ou período e as atividades a serem desenvolvidas;

V – a menção de que o estágio não acarretará qualquer vínculo empregatício;

VI – a previsão se o estágio será remunerado ou não;

VII – a carga horária semanal compatível com o horário escolar e nível de escolaridade;

Page 20: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

O estágio deverá, obrigatoriamente, ter acompanhamento efetivo por supervisor do órgão, comprovado por assinatura no Termo de Compromisso de Estágio e nos relatórios de atividades e de avaliação final.

A Supervisão do Estágio

O supervisor do estágio será o chefe da unidade de trabalho em que o estagiário estiver desenvolvendo suas atividades, ou alguém por ele indicado. Para cumprir a função de supervisor de estágio ele deve possuir formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário.

Essa experiência profissional deverá ser comprovada por meio de declaração emitida pelo responsável da unidade de recursos humanos do órgão onde o estágio está sendo realizado.

Page 21: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o O supervisor de estágio tem como

atribuições:

A Supervisão do Estágio

a orientação do estagiário no desenvolvimento das atividades de complementação do aprendizado;

a avaliação do estagiário;

o controle mensal de frequência e outras atividades relacionadas ao estágio.

Observação: Cada supervisor de estágio poderá orientar e supervisionar até 10 estagiários simultaneamente.

Page 22: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

São direitos concedidos aos estagiários:

Direitos dos Estagiários

bolsa-auxílio ao estudante que desenvolver estágio não obrigatório em órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, inclusive nas instituições estaduais de ensino superior;

vale-transporte ao estagiário nos termos da legislação vigente;

seguro de acidentes pessoais (em trabalho);

recesso: sempre que o estágio remunerado tiver duração igual ou superior a um ano, período de recesso remunerado de 30 dias (equivalente a 20 dias úteis);

redução da jornada de estágio pela metade, para garantir o bom desempenho acadêmico ou escolar, desde que a instituição de ensino adote verificações de aprendizagem periódicas ou finais, nos períodos de avaliação, condicionado ao atendimento do inciso VIII do artigo 14 do Decreto 8654/10, da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.

Page 23: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

São deveres dos estagiários:

Deveres dos Estagiários

I – assiduidade;

II – pontualidade;

III – urbanidade;

IV – discrição;

V – apresentar-se no local de estágio no horário estabelecido no Termo de Compromisso, registrando sua presença de acordo com as normas do local;

VI – observância das normas legais e regulamentares do órgão em que estiver desenvolvendo o estágio;

VII – obediência às chefias imediatas e a seus supervisores, exceto quando manifestamente ilegais;

VIII – zelar pela economia e conservação do material que lhe for confiado.

R

Page 24: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

São proibições aos estagiários:

I – retirar, modificar ou substituir, sem prévia autorização, qualquer documento do órgão em que esteja realizando estágio; II – receber propinas, comissões, presentes e vantagens de qualquer espécie enquanto estiver desenvolvendo atividades próprias do estágio; III – revelar fato ou informação de natureza sigilosa de que tenha conhecimento; IV – entreter-se nos locais e horas de estágio, em palestras, leituras ou outras atividades estranhas a este; V – deixar de comparecer ao estágio sem causa justificada;

VI – atender pessoas estranhas ao estágio para tratar de assuntos particulares; VII – retirar objetos ou empregar materiais e bens da unidade concedente, em serviço particular, sem prévia autorização superior; VIII – exercer o comércio entre os colegas de trabalho e de estágio; IX – dirigir veículos oficiais; X – receber valores correspondentes ao ressarcimento de despesas de deslocamento de viagem, alimentação e pousada; XI – Realizar serviços ou trabalhos particulares ou pessoais para funcionários do setor no qual estiver realizando estágio.

Proibições aos Estagiários

Page 25: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

Para o estágio, há o pagamento de bolsa-auxílio concedida mensalmente, com base no valor-hora referencial correspondente ao nível de escolaridade. Para efeito de cálculo do pagamento da bolsa-auxílio, além da carga horária estabelecida em Termo de Compromisso de Estágio, é considerada a frequência mensal efetivamente realizada pelo estagiário. O valor-hora da bolsa-auxílio pago ao estudante do estágio não obrigatório está fixado em:

R$ 4,11 (quatro reais e onze centavos) para estagiário de nível médio regular, médio profissionalizante, educação especial e nos anos finais do ensino fundamental;

Bolsa-Auxílio

Observação: A Remuneração é efetuada por hora trabalhada e não em dias corridos, como acontece na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

R$ 5,29 (cinco reais e vinte e nove centavos) para estagiário de nível superior.

Page 26: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

O recesso remunerado do estagiário deve ocorrer da seguinte forma:

III - o período que o estagiário usufruir de recesso remunerado deverá ser registrado no Sistema de Gerenciamento de Estágio do Estado – GEE, e o documento gerado deverá ser impresso, assinado e arquivado junto ao Termo de Compromisso de Estágio;

Recesso Remunerado

IV - o estagiário receberá o valor referente ao recesso remunerado, aplicando-se a regra de proporcionalidade, no pagamento da próxima bolsa-auxílio, desde que não tenha usufruído, quando a rescisão ocorrer antes do fim da vigência do Termo de Compromisso de Estágio, se a causa for:

I - para cada três meses (equivalente a 60 dias úteis) de estágio realizado, o estagiário usufruirá uma semana ou período (equivalente a cinco dias úteis) de recesso remunerado;

II - não pode ocorrer o acúmulo de mais de dois períodos de recesso remunerado;

a) a pedido do órgão; b) conclusão do curso; c) falecimento.

Page 27: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

Os órgãos e entidades da administração pública estadual que não fazem parte da Administração Estadual Direta e Autárquica, e que se integrarem à Central de Estágio por meio de convênio, devem restituir mensalmente à Seap os valores correspondentes ao seguro de acidentes pessoais dos seus estagiários.

Seguro de Acidentes Pessoais

Todo estagiário vinculado à Central de Estágio possui um seguro de acidentes pessoais (em trabalho) e cabe à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) a contratação da seguradora.

Page 28: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

I - automaticamente, ao término do estágio;

II - automaticamente, ao término do curso;

III - a qualquer tempo no interesse da administração;

IV - a pedido do estagiário;

Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio

O desligamento do estudante de seu estágio ocorrerá nas seguintes condições:

V - em decorrência do descumprimento de qualquer compromisso assumido na oportunidade da assinatura do Termo de Compromisso de Estágio;

VI - pelo trancamento da matrícula no curso ou pelo abandono do curso;

VII - pelo descumprimento dos deveres e normas previstas na seção VI do Decreto 8654/10 ;

Page 29: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio

VIII - pelo não comparecimento, sem motivo justificado, por mais de cinco dias, consecutivos ou não, no período de um mês, ou por trinta dias durante o período previsto para o Estágio;

IX - pela reprovação em três disciplinas ou mais, a critério da unidade concedente e mediante avaliação do estágio;

X - automaticamente, pela não renovação ou rescisão do Termo de Convênio entre a instituição de ensino e a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência;

XI - pela interrupção do curso na instituição de ensino a que pertença o estagiário.

Page 30: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio

VIII - pelo não comparecimento, sem motivo justificado, por mais de cinco dias, consecutivos ou não, no período de um mês, ou por trinta dias durante o período previsto para o Estágio;

IX - pela reprovação em três disciplinas ou mais, a critério da unidade concedente e mediante avaliação do estágio;

X - automaticamente, pela não renovação ou rescisão do Termo de Convênio entre a instituição de ensino e a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência;

XI - pela interrupção do curso na instituição de ensino a que pertença o estagiário.

Ao término do estágio, uma vez atendidas todas as condições específicas de realização e avaliação de desempenho do estágio e do estagiário, e após a entrega de toda a documentação relativa à rescisão devidamente assinada, será emitido em favor do estagiário, o Certificado de Conclusão de Estágio.

Page 31: Apresentacao m1 estagio

O E

stag

iári

o n

o S

erv

iço

blic

o

Chegamos ao final do conteúdo deste Módulo!

Agora, é importante que você realize as atividades propostas e verifique se não ficou nenhuma dúvida sobre o assunto. Caso necessário, retorne e reveja o conteúdo! A correta compreensão dos temas o ajudará na continuidade do Curso. Até o próximo Módulo!

Final do Módulo 1