guia outubro 2010

40

Upload: sesc-rio-preto

Post on 22-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Guia de programação do SESC Rio Preto no mês de Outubro de 2010.

TRANSCRIPT

Legendas:l Trabalhador no comércio de bens e serviços matriculado e dependentes n Usuário inscrito e dependentes, estudantes, menores de 18 anos, professores da rede pública municipal, estadual e federal, maiores de 60 anosu Inteira

site:www.sescsp.org.br

críticas e sugestões:[email protected]

guia de programação on-line:www.issuu.com/sesc_rp

twitter:www.twitter.com/sescriopreto

Serviço Social do Comércio é uma instituição de caráter privado, de âmbito nacional, criada em 1946 por iniciativa do empresariado do comércio de bens e serviços, que a mantém e administra. Sua finalidade é a promoção do bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural de seu público prioritário e da comunidade em geral. Constitui o público prioritário do SESC: o trabalhador nas áreas do comércio de bens e serviços e seus dependentes, os trabalhadores aposentados nesses setores, ou ainda aqueles que se encontram desempregados, mas exerceram, há menos de 12 meses, atividades em empresas comerciais de bens ou de serviços.

CIRCUITO SESC DE ARTESESPECIAL SORRISO É COISA SÉRIA

MÚSICA

DANÇA

LITERATURA

TEATRO

CRIANÇA

SERVIÇOS

INTERNET E MULTIMÍDIA

4

6

7

11

13

12

15

34

21

CINEMA

TURISMO

14

33

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS 25

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO 22

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS 26

ATIVIDADES FÍSICO-ESPORTIVAS 28

NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO AOS SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS: 9h às 19h.

GUIA DIA-A-DIA 36

4

circuito sescde artes

/ / / /

De 19 de outubro a 7 de novembro, o Circuito SESC de Artes 2010 percorre 88 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, levando mais de 200 artistas e outros 200 profissionais em 16 dias de programação. A diversidade das linguagens artísticas será contemplada com atividades nas áreas de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música, e teatro. O imaginário da praça como ponto de encontro e de trocas simbólicas é o eixo da programação, que traz uma série de atividades intervindo no espaço público e propondo uma suspensão no cotidiano das cidades.Acompanhe também o site do Circuito www.sescsp.org.br/circuito, onde 6 cronistas farão relatos diários sobre as cidades visitadas.

ARTEMíDIA / / /

LISE + L_AR -REAÇÕES VISUAISLeandro Araújo e Daniel Nunes (MG)Registros sonoros captados por Leandro Araújo e Daniel Nunes, são convertidos em música eletrônica e servem de matéria-prima para os improvisos audiovisuais realizados no palco.

ARTES VISUAIS / / /

6EMEIAAnderson Augusto e Leonardo Delafuente (SP)Em uma cidade tensa e mergulhada em cores cinzentas, o duo 6emeia destoa da paisagem com sua paleta de cores e bom humor ao levar a pintura para bueiros, postes e tampas de esgoto.

JOGO ACERVO SESC DE ARTE BRASILEIRAUma brincadeira de cartas com imagens impressas de algumas obras do acervo do SESC propõe indagações e reflexões educativas relacionadas com os trabalhos artísticos apresentados.

CIRCO / / /

UM DIA COM A FAMÍLIA BURGFamília Burg (SP)No espetáculo, números clássicos de palhaço, acrobacias realizadas em trios e a participação da simpática burrinha Filomena, um boneco em tamanho natural, manipulado por dois atores. A Família Burg é formada pelos irmãos Hugo e Ivens Burg Cacilhas, e pela atriz Joana de Toledo Piza.

A partir das 16h.

19, terça: Mirassol Praça Doutor Anísio José Moreira

20, quarta: Votuporanga Concha Acústica

21, quinta, Fernandópolis Praça Teatro Municipal

22, sexta: Santa Fé do Sul Praça Salles Filho

23, sábado: JalesPraça da Catedral

24, domingo: Rio Preto Anfiteatro Nelson Castro(Av. Duque de Caxias, s/n)

imagens: Reações Visuais, Um Dia com a Família Burg, 6emeiaespecialespecial

5

/ / / /

circuito sescde artes

CRÔNICA PAULISTAIndigoÍndigo escreve diariamente na internet há quatorze anos. Hoje tem 23 livros publicados para crianças e adolescentes. Atualmente mantém o blog www.diariodaodalisca.zip.net.

MÚSICA / / /

HYLDON (BA)O cantor e compositor Hyldon, ao lado de Tim Maia e Cassiano, é um dos grandes nomes da soul music brasileira. São sucessos de sua autoria, ainda na década de 70, “As Dores do Mundo” e “Na rua, na casa, na fazenda”, esta última regravada pelo Kid Abelha em 1996.O show integra o lançamento do seu novo disco, “Soul Brasileiro”, o primeiro com canções inéditas desde 1989 e que mantém intactas as qualidades de melodia e balanço que sempre marcaram sua carreira, numa bem resolvida mistura de soul, black music e samba.

TEATRO / / /

ACONTECEU NO BRASIL, ENQUANTO O ÔNIBUS NÃO VEMGrupo Arte da Comédia (PR)O espetáculo é construído coletivamente a partir de improvisações do grupo até que os primeiros diálogos comecem a se delinear. O enredo aborda as relações entre personagens convencionais da cultura brasileira, como malandros, coronéis, mulatas, mães e empregados e estabelece críticas à hierarquia social, política e econômica.

QUIPROCÓ Grupo Teatral Moitará.Contempla o espírito festivo dos brincantes, a inventividade dos contadores de causos e a criatividade de sobrevivência do povo brasileiro. Num encontro oportunista, três “personagens-tipos” tentam saciar seus desejos, utilizando artimanhas de sobrevivência. Num jogo divertido de qüiproquós, são deflagrados conflitos dos sentimentos humanos.

DANÇA / / /

CORPOS DE PASSAGEMGrua Gentlemen de rua (SP)A intervenção busca o tênue limite entre a rotina sufocante do caos urbano, das cifras e dos números, e o universo poético, sensível e humano, trazendo à tona questões pertinentes ao homem contemporâneo.

LITERATURA / / /

REPÓRTER ABELHAUm vídeo-repórter faz rápidas entrevistas sobre o que as pessoas estão lendo no momento, quais são seus poetas e escritores preferidos. Ao final do dia, esse material é editado e apresentado no telão do palco promovendo um encontro das respostas registradas com o público.

MALOCÁLIAPoesia Maloquerista (SP)Malocália é a interação da poesia com outras linguagens artísticas como a música, a expressão corporal, as artes visuais e a performance.

imagens: Corpos de Passagem, Reações Visuais, Hyldonespecialespecial

6

especial

/ / / /

imagem: Instalação Interativa - arquivo SESCespecial

instalação interativaEm forma de um corpo humano gigante, a ins-talação abriga diversas atividades lúdicas que trans-mitem informações sobre saúde geral e funciona-mento do nosso corpo, tomando como referência os sistemas digestivo, nervoso, respiratório e circulatório: a boca, o cérebro, o coração, veias e artérias, além do estômago e intestino.

visitação pública: Até 15/11, de terça a sexta, 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h às 19h.Na Área de Convivência.

grupos agendados: Terça a sexta, 8h às 11h e 13h30 às 16h30.Agendamento de grupos escolares de 6 a 10 anos para visitas monitoradas pelo telefone (17) 3216-9300.

Reflexões sobre o conceito de saúde, considerando vários as-pectos para a qualidade de vida, inclusive a relação com um meio ambiente saudável por meio de atitudes conscientes de cidadania. A proposta desenvolve-se com base em atividades que conduzem o público à “brincar” dentro de um corpo humano gigante: um passeio que possibilita, de forma lúdica e intrigante, o contato com informações sobre o funciona-mento dos órgãos vitais e sobre a importância de adotar hábitos saudáveis na busca de qualidade de vida.

especial

7

/ / / /

música

ouçamúsicaimagens: divulgação

VOZES FEMININASApresentação de cantoras de diferentes gêneros musicais.Sextas, às 21h. Na Lanchonete.Grátis.

FABIANA COZZA Reconhecida como uma das principais intérpretes da nova geração, Fabiana Cozza têm dois CDs lançados: O Samba é Meu Dom (2004) e Quando o Céu Clarear (2007), com os quais já colecionou vários prêmios e inúmeros elogios. Neste show, o samba é cultuado pela cantora paulistana, através de músicas gravadas em seus dois álbuns e de composições que irão figurar em seu próximo trabalho. Indicada ao prêmio TIM 2008 nas categorias Melhor Cantora de Samba e Melhor Cantora Popular.Dia 8.

CONSUELO DE PAULAA cantora e compositora mineira, radicada há muitos anos em São Paulo, apresenta canções de seus discos: Samba, Seresta e Baião, Tambor e Flor, Dança das Rosas e Patchwork, além de músicas inéditas. Considerada pela crítica como uma das estrelas da música brasileira contemporânea, Consuelo leva ao palco com extrema consciência e delicadeza um pouco da cultura popular do país, acompanhada de acompanhada por Cássia Maria na percussão e vocais e pelo clarinetista Alexandre Ribeiro.Dia 22.

8

música

/ / / /

ouçaimagens: viola caipira - ilustrativa, Mariângela Zan - divulgaçãomúsica

CABOCLOS DA TERRAVioleiros e cantadores são convidados para uma “Roda de Viola”.Sábados, às 16h. Na Lanchonete.Grátis.

XXIII ENCONTRO DE CORAIS DA UNESPHomenagem a dois grandes compositores nacionais, Adoniran Barbosa e Noel Rosa, representantes do que há de melhor no samba paulista e carioca, que completariam 100 anos de nascimento em 2010. 16, sábado, às 19h30. No Ginásio de Esportes.Grátis.

ESTRADEIRO Dupla formada em 1999, o Duo Canta Viola, integrado por Laura Campanér (voz, viola caipira e violão) e Zé Terra (voz, viola caipira e violão), apresenta o show Estradeiro com um repertório que reúne canções regionais de autores como Almir Sater, Zé Renato, Raul Seixas, Zé Ramalho, Rui Maurity e Sá & Guarabira.Dia 16.

MARIÂNGELA ZANFilha do saudoso acordeonista e compositor Mário Zan, Mariângela sempre sentiu interesse pela música regional do país, já que cresceu no meio de músicos e compositores dedicados ao gênero. No show Viagem pela Música Raiz, Mariângela toca sucessos inesquecíveis do cancioneiro popular brasileiro, como Saudades da Minha Terra, Boiadeiro Errante, Chalana, A Majestade o Sábia e Moreninha Linda.Dia 30.

9

/ / / /

música

ouçamúsicaimagens: divulgação

SONORA Apresentações musicais de estilos variados.Quartas, 21h30. Na Lanchonete. Grátis.

TRIO SINHÁ FLOR • forróO grupo difunde o forró pé-de-serra, que foi cantado e vivido por grandes compositores da música popular brasileira. Em 2008, conquistou o 1° lugar no VIII Festival Nacional de Forró de Itaúnas-MG, com a música “Forró Floreado”.Dia 6.

PURA GAFI • gafieiraCom o show ‘A volta da gafieira’, a banda resgata os bailes do Rio de Janeiro e incrementa o repertório com cha-cha-chas, boleros e fox trots. Dia 13.

SACO DE RATOS • rock/bluesFormada por Mário Bortolotto (vocal), Fabio Brum (guitarra), Marcelo Watanabe (guitarra), Fábio Pagotto (baixo) e Rick Vecchione (bateria), a banda apresenta composições de seu primeiro CD, além de músicas inéditas. Dia 20.

EDVALDO SANTANA • mpbO cantor, compositor e violonista paulistano apresenta músicas de seu último CD, lançado em 2009, e marcado por influências de ritmos que vão do samba ao blues. Dia 27.

10

música

/ / / /

ouçaimagem ilustrativamúsica

TARDES MUSICAISIntervenções de diferentes gêneros musicais.Domingos e feriados, às 17h. Na Lanchonete.Grátis.

CONVERSA DE BOTEQUIM O grupo faz homenagem a grandes compositores do samba paulista, entre eles, Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Eduardo Gudin, Osvaldinho da Cuíca, Geraldo Filme e Germano Matias.Dia 17.

WINSTON FOLK A banda resgata sucessos de grandes nomes do Folk norte-americano das décadas de 1960 e 70. Destaque para a interpretação de músicas de Bob Dylan, The Byrds, Simon and Garfunkel, Johnny Cash, entre outros. Dia 24.

WILSON MOREIRA Compositor carioca vindo de uma família tradicional de tocadores e dançadores de jongo e caxambu foi integrante das alas de compositores da Mocidade Independente de Padre Miguel e da Portela. Teve suas músicas gravadas por Leny Andrade, Beth Carvalho, Alcione, Dudu Nobre, entre outros sambistas famosos. Dia 31.

ANDERSON VIANNA Com 15 anos de estrada, Anderson Vianna apresenta suas principais influências musicais: Cartola, Wilson das Neves, João Nogueira, Moacyr Luz, Zeca Pagodinho, com destaque para Djavan.Dia 3.

ZECA BARRETOO cantor rio-pretense Zeca Barreto traz ao público infantil o show Música Popular Brasileira para Crianças, com canções de Toquinho, Chico Buarque (Os Saltimbancos), Adriana Calcanhoto (Partimpim) e Palavra Cantada.Dia 10.

11

OLHAR A DANÇAPrograma que discute e incentiva a dança tendo por base a criação de um corpo autônomo, na busca do prazer pelo movimento. Além de incluir novas referências e linguagens coreográficas, as atividades valorizam o intercâmbio artístico e investigam conceitos sobre as suas infinitas possibilidades de expressão.

/ / / /

dança

vejadança

ESPETÁCULO / / / PRETO NO BRANCOCom a Cia. de Dança Artefolia. Duração: 40 min.O espetáculo procura aproximar o público do universo do frevo, ritmo centenário e reconhe-cido como patrimônio imaterial. A proposta da Cia é despir o frevo dos formatos convencio-nais para mostrá-lo em suas múltiplas formas, em constante transformação, colocando o “preto no branco” na história da construção deste dançar.29, sexta, às 20h. No Ginásio de Esportes.Grátis. Retire seu ingresso na Central de Aten-dimento a partir das 19h.

imagem: divulgação

Este mês:

CIA. DE DANÇA ARTEFOLIAFundada no Recife há 15 anos, a Cia. de Dança ArteFolia investe em ações contínuas de cruzamento de lin-guagens, desenvolvendo uma pesquisa que dialoga com a dança contemporânea, o teatro e o vídeo. Através de um vocabulário próprio, busca recriar e vivenciar expressões populares nordestinas, em especial as de Pernambuco. Entre as muitas premiações já recebidas pela Cia., estão o prêmio Klauss Vianna de 2007 e 2008.

WORKSHOP / / / PROCESSO DE CRIAÇÃODirigido a professores, alunos de dança e público em geral. Utilize roupas confortáveis.Conheça mais a respeito da pesquisa e dos processos de criação dessa Cia que construiu um vocabulário próprio, aproveitando elemen-tos das expressões populares, mas optando por uma cenificação contemporânea da dança popular.28 e 29, quinta e sexta, das 14h às 17h.Na Sala de Uso Múltiplo.Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.

12

RIO PRETO EM CENAEspaço reservado à apresentação e ao diálogo das artes cênicas produzidas em São José do Rio Preto e região. O objetivo é promover a troca de experiências e conhecimento entre artistas, técnicos e produtores locais, provocando a investigação de linguagens no âmbito do fazer teatral. Apoio: Associart - Associação de Artistas, Técnicos, Produtores e Gestores de Cultura de São José do Rio Preto e região.

teatro

/ / / /

vejateatroimagens: COM-TATO (topo), divulgação e O Girassol, Cléber Fontoura

ESPETÁCULO / / /

COM-TATOSOBRE FRAGMENTOS DE REALIDADECom Carol Campos e Vinicius Francês.Dança contemporânea que abor-da as diferenças entre homens e mulheres na sociedade.2, sábado, às 21h.No Teatro.lR$2,50 nR$5,00 uR$10,00

WORKSHOP / / /

DANÇA CONTEMPORÂNEACom Com Carol Campos e Vinicius Francês. Acima de 14 anos. Inscrições na Cen-tral de Atendimento. Vagas limitadas. Utilize roupas confortáveis.2, sábado, às 10h30.No Teatro.Grátis.

ESPETÁCULO / / /

O GIRASSOLCom Cia da Boca.Brás, um menino do interior que sempre sonhou com uma vida diferente. Quando adulto vai atrás de seu sonho, mas perce-be que o mundo que sonhou só existia na sua imaginação. 23, sábado, às 21h.No Teatro.lR$2,50 nR$5,00 uR$10,00

WORKSHOP / / /

MÁSCARA MORTUÁRIACom Perpétuo Peralta, da Cia da Boca. Acima de 14 anos. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Técnica de confecção de másca-ra para teatro.23, sábado, às 13h30. No Sala de Expressão 1.Grátis.

13

/ / / /

literatura

fotos: divulgaçãoimagens: divulgação

SERVIÇO / / /

ESPAÇO DE LEITURA Cadastro gratuito mediante apresentação da carteirinha SESC. Empréstimo de 1 livro por um período de 15 dias. Renovação de até 3 vezes do mesmo título. O espaço possui um acervo de mais de 500 livros, entre obras literárias clássicas e estrangeiras, nas áreas de teatro, dança, artes visuais, infanto-juvenis e Edições SESCSP.Terças a sextas, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h15 às 18h30.Na Sala de Internet Livre.Grátis.

BEM LIDO!Análise e interpretação das obras selecionadas para os vestibulares de universidades públicas. Grátis. Retirar os ingressos na Central de Atendimento.

Este mês:

CAPITÃES DE AREIADe Jorge Amado.Com Prof. Sérgio Vicente Motta, doutor em Letras, área Literatura Brasileira, pela UNESP. 6, quarta, às 19h30.No Teatro.

ANTOLOGIA POÉTICADe Vinícius de Moraes.Com Prof. Aguinaldo Gonçalves, doutor em Letras, área de Teoria Literária e Literatura Comparada, pela USP. 20, quarta, às 19h30.No Teatro.

SIDARTAHerman HesseFruto de uma viagem do autor à Índia em 1911, retrata o personagem título, Sidarta, como um espí-rito rebelde, que seguiu os ensinamentos de Buda, mantendo-se fiel à sua própria alma.

QUANDO EU ERA PEQUENAAdélia PradoO livro leva o leitor numa viagem pelas recordações de infância. A beleza das ilustrações em harmonia com um texto primoroso despertam sensações que são capazes de remeter os adultos às memórias do passado e as crianças a um mundo de descobertas surpreendente.

>>> VENHA CONHECER AS NOVAS AQUISIÇÕES:

leialiteratura

14

SALASESC DE CINEMA Panorama da produção cinematográfica nacional e estrangeira. Filmes alternativos, documentários, clássicos e novas produções que estão à margem do circuito comercial.Quintas, às 20h. No Teatro.Grátis.

A CULPA É DO FIDEL De Julie Gavras. França, 2006, 99 min.Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila. O ano é 1970, e a prisão e morte de seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo.Dia 14.

O ESTUDANTEDe Roberto Girault. México, 2009. 100 min.Um grupo de jovens conhece Chano (Jorge Lavat), um homem de 70 anos que acaba de entrar na universidade para estudar Literatura. Com atitude quixotesca, ele rompe as barreiras entre as gera-ções, fazendo novos amigos e se tornando uma espécie de mentor que ajuda a resolver problemas juvenis. Dia 7.

A FLOR DO DESERTODe Sherry Hormann. Áustria, Alemanha, Reino Unido, 2009. 124 min.Nascida na Somália, Waris Dirie se tornou uma das mais desejadas top model do mundo. Mas apesar da vida de sucesso e glamour, Waris ainda sofre com as violentas lembranças de um segredo de infância. Dia 21.

O LIMOEIRODe Eran Riklis. Israel, 2008, 106 min. Salma, uma viúva palestina, vê sua plantação de limoeiros ser ameaçada quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel, se muda para a casa ao lado. Dia 28.

cinema

/ / / /

vejaimagens: A Culpa é do Fidel (topo), O Estudante e A Flor do Deserto - divulgaçãocinema

FILMES / / /

15 divirta-se imagem: Os Três Porquinhos - divulgaçãocriança

TEATRO PARA CRIANÇASEsta atividade será melhor aproveitada por crianças a partir de 4 anos. Incentivar o contato do público infantil com a linguagem cênica, de forma lúdica e prazerosa, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças. Todos os domingos, diferentes companhias levam ao palco seu repertório. Este mês, quem apresenta parte de seu trabalho é o Circo Teatro Musical Furunfunfum, com os atores Marcelo e Paula Zurawski.Utilizando as mais variadas técnicas e estilos teatrais – música, canto, manipulação de bonecos, commedia dell’arte, o Circo Teatro Musical Furunfunfum procura seguir em suas montagens a tradição dos atores ambulantes da Idade Média. Em 12 anos de trabalho, a trupe já recebeu vários prêmios, entre eles o APCA de 2004, na categoria melhor autor.Domingos, às 16h. No Teatro.Grátis. Ingressos limitados. Retirada a partir das 13h30.

/ / / /

criança

O MACACO SIMÃO E OUTRAS HISTÓRIAS E OUTRAS CANÇÕESEspetáculo dividido em duas partes: musical infantil e adaptação para teatro de bonecos da história O Macaco e a Velha. Esta montagem foi escolhida pelo júri infantil como um dos três melhores espetáculos do Festival Inter-nacional de Títeres de Tolosa (Espanha).Dia 3.

O DOMADOR DE FÉRIASRepleta de elementos circen-ses, o espetáculo conta um pouco da história da cadela Laika, que foi o primeiro ser vivo a ser enviado ao espaço, em 1957.Dia 10.

RAPUNZELUma dupla de músicos-atores conta, com muita irreverên-cia e bom humor, a clássica história da donzela de longos cabelos que vive aprisionada em sua torre. Dia 17.

O FLAUTISTA DE HAMELINUm estranho Flautista, que promete livrar a cidade de Hamelin de uma terrível infes-tação de ratos. Dia 24.

OS TRÊS PORQUINHOSEncenação com bonecos da história Os três porquinhos. A montagem mantém-se fiel ao conhecido enredo dessa história e convida a plateia a interagir com os personagens.Dia 31.

16

criança

/ / / /

SEMANA DAS CRIANÇASVivências culturais, físico-esportivas e recreativas que convidam ao brincar de forma lúdica e descontraída.9, sábado, 10, domingo e 12, terça, 9h às 19h. Em vários espaços do SESC.Grátis.

JOGOS DE SALÃORetire os jogos na catraca do Parque Aquático.Futebol de botão, pimbolim, tênis de mesa entre outros jogos para divertir a família. 9h às 18h30. Na Sala de Jogos.

CIRCUITO DE BRINCADEIRASPara crianças 7 a 12 anos.Pega-pega, corrida pô, bola quei-mada e outras brincadeiras. 10h às 14h. No Ginásio de Esportes 1.

SUCO E SALADA DE FRUTASInscrições no Local. Vagas limitadas. Para crianças 7 a 12 anos. Preparo de sucos refrescantes e uma diferente salada de frutas.10h30 às 11h30. Na Sala de Expressão 1.

AIR TRACKPara crianças 7 a 12 anospista inflável para acrobacias e saltos. Vivência para iniciantes e público em geral.11h às 13h • 14h às 16h. No Ginásio de Esportes 2.

RECREAÇÃO Atividades esportivas de várias modalidades, autogeridas pelo público participante. 14h às 18h30.No Ginásio de Esportes 1.

DIA 9

imagens: arquivo SESC divirta-secriança

17

/ / / /

criança

JOGOS DE SALÃOLeia a sinopse ao lado.9h às 18h30. Na Sala de Jogos.

AIR TRACKLeia a sinopse ao lado.11h às 13h • 14h às 16h. No Ginásio de Esportes 2.

RECREAÇÃO Leia a sinopse ao lado.14h às 18h30. No Ginásio de Esportes 1.

CIRCUITO DE BRINCADEIRASLeia a sinopse ao lado.14h30 às 16h. No Ginásio de Esportes 1.

TEATRO PARA CRIANÇAS / / /

O DOMADOR DE FÉRIASCom o Circo Teatro Musical Furunfunfum.Leia a sinopse na página 11.16h às 17h. No Teatro.

SHOW / / /

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA CRIANÇASCom Zeca barreto.O cantor rio-pretense apresenta canções de Toquinho, Chico Buarque (Os Saltimbancos), Adriana Calcanhoto (Partimpim) e Palavra Cantada.17h às 18h30. Na Lanchonete.

DIA 10

imagens: Como Tudo Começou (topo), O Domador de Férias - divulgaçãodivirta-secriança

(dia 9, continuação)

GINCANA AQUÁTICA Para crianças 7 a 12 anos. Várias brincadeiras e manobra com pára-quedas15h às 17h. No Parque Aquático.

MUSICAL INFANTIL / / /

COMO TUDO COMEÇOUCom a Cia. Cabelo de Maria.Espetá-culo musical inspirado no livro de poesias do escritor Ricardo Azevedo. Um trabalho para todas as idades: dos bebês homenage-ados nos poemas aos avós dos mesmos. 16h às 17h. Na Lanchonete.

18

criança

/ / / /

SEMANA DAS CRIANÇAS

JOGOS DE SALÃOLeia a sinopse na página 14.9h às 18h30. Na Sala de Jogos.

CIRCUITO DE BRINCADEIRASLeia a sinopse ao lado.10h30 às 13h. No Ginásio de Esportes 1.

OFICINA DE IOIÔAtividades lúdicas, saudáveis e divertidas, destinada a jovens e adultos com ou sem experiên-cia para participantes de todas as idades, apresentação de Freestyle. 12h às 14h, na Lanchonete15h às 17h, no Ginásio de Esportes. RECREAÇÃO Leia a sinopse na página 14.14h às 18h30. No Ginásio de Esportes 1.

FILME / / /

O PEQUENO NICOLAUDe Laurent Tirard, França, 2008. Após ouvir uma conversa de seus pais, Nicolau passa a acreditar que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico, com medo de ser abandonado na floresta, assim como ocorreu nas histórias do pequeno Poucet, de Perrault.14h às 15h30. No Teatro.

PÁRA-QUEDAS Para crianças 7 a 12 anos. Vagas limitadas. Inscrições no Local.Manobra com tecido em forma de pára-quedas. 14h30 às 15h30. No Ginásio de Esportes 2.

NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS / / /

EU CONTO HISTÓRIAS ATÉ DEBAIXO D´ÁGUACom Cia. Forróbodó de Teatro e Cultura Popular.Histórias divertidas sobre alimen-tação saudável, cuidados com o sol e os banhos de piscina. 15h às 16h. No Parque Aquático.

MUSICAL INFANTIL / / /

CURUMINZADACom Márcio Coelho e Ana Favaretto.Com letras inteligentes aplicadas aos vários gêneros musicais como samba, xote, baião, reggae, rock e blues, o espetáculo é interativo, divertido e faz uso de bonecos e adereços. 16h às 17h. Na Lanchonete.

DIA 12

imagens: Curuminzada, O Pequeno Nicolau - divulgação divirta-secriança

19

ESPECIAL / / /

CIÊNCIA VIVACom monitores do CICC.O CICC - Centro Integrado de Ciência e Cultura – faz uma mostra de seu acervo de ciên-cia: equipamentos e objetos, como o Gerador eletrostático Van der Graaf, microscópios, insetários, jogos matemáticos e entre outros. Esta atividade faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do II Encontro sobre Ciência, que tem como principal objetivo a alfabetização científica da população. Realização: CICC, UNESP, FAPERP e Prefeitura Municipal de Rio Preto.16, sábado e 17, domingo.14h às 18h.Na Externa 2.Grátis.

/ / / /

criança

divirta-secriança

MANCALAJogo popular africano, disputado com um tabuleiro próprio, cujo objetivo é capturar o maior núme-ro de pedras. A construção do jogo é realizada com materiais alternativos como caixas de ovos e pedras coloridas.Dias 2 e 3.Na Sala de Expressão 1

PORTA-LÁPISDecoração de porta-lápis de madeira utilizando tintas coloridas e estopa. Dia 17.Na Sala de Expressão 1.

FESTIVAL PEGA-PEGAVariações da tradicional brinca-deira de pega-pega. Dia 24.No Ginásio de Esportes 1.

TANGRANQuebra cabeça chinês com 7 peças que permite criar dife-rentes figuras. Dia 31.No Ginásio de Esportes 1.

OFICINAS / / /A partir de 7 anos. Inscrições o local. Vagas limitadas.Sábados e domingos, às 14h30.Grátis.

imagem: arquivo SESC

20

criança

/ / / /

RÁDIOOficina de elaboração e execu-ção de um programa de rádio. Quintas e sextas, às 15h30.Na Sala de Expressão 1.

JORNALCriação de jornal com repor-tagens, entrevistas, ilustração e outras matérias elaborados pelas crianças. 7, quinta e 8, sexta, às 15h30.Na Sala de Expressão 1.

PROGRAMA CURUMIM Informações na Central de Atendimento. Vagas Limitadas. Inscrições abertas.Programa de educação não formal que atende crianças de 7 a 12 anos, com o objetivo proporcionar a experimentação das diferentes linguagens artísticas, das atividades esportivas e recreativas e das ativida-des que trabalham com as temáticas: meio ambiente, saúde e alimentação, cidadania e inclusão digital. Turmas: Terça e quinta, 14h às 17h30. Quarta e sexta, 14h às 17h30.Grátis.

idéias.com Você vê e escuta muita coisa? Mas já pensou como tudo isso chega até você? Pensando nessas perguntas, o programa deste semestre apresenta atividades que explicam os processos de comunicação e como tantas informações podem te deixar mais atento!

Este mês:

opinião OFICINAS / / /

TEM CURUMIM NA REDE!Atividades lúdicas e de integração com o objetivo de aproximar as crianças das utilidades e novida-des do universo digital, por meio do uso de computadores. 26 e 27, às 16h15, 28 e 29, às 15h15. Na Sala de Internet Livre.

PIZZA DE QUEIJOMontagem de pizzas com pães amanhecidos, para demonstrar como os alimentos podem ser reaproveitados. 28, quinta e 29, sexta, às 14h15. Na Sala de Expressão 1.

divirta-secriançaimagem: arquivo SESC

21

EXPOSIÇÃO VIRTUAL / / /

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: CLÁSSICOS DOS GAMES Clássicos dos games como Game Boy, Super Nintendo, Mega Drive dentro outros, estarão disponíveis para experimentação nos computadores. Sábados e domingos, às 16h15.Na Sala de Internet Livre.Grátis.

TEM CURUMIM NA REDE!Leia a sinopse ao lado.26 e 27, às 16h15, 28 e 29, às 15h15. Na Sala de Internet Livre.Grátis. Para inscritos no Programa Curumim.

AULA ABERTA / / /

3ª NA WEBOrientações básicas sobre o uso do computador, com navegação livre pela internet.5,19 e 26, terças, às 15h15 Na Sala da Internet Livre.Grátis.

RECREAÇÃO / / /

GINCANA VIRTUAL Venham participar desta divertida gincana em que as atividades serão todas feitas por meio dos computadores.9, sábado, 10, domingo e 12, terça, às 15h15.Na Sala de Internet Livre.Grátis.

RECRIE-SE Experimente novos visuais com acessórios virtuais e recrie sua imagem.Sábados e domingos, às 15h15.Na Sala de Internet Livre.Grátis.

SALA DE INTERNET LIVREEspaço aberto ao público de todas as idades, com 22 computadores ligados à rede mundial, e que oferece oficinas, cursos e intervenções desenvolvidas por instrutores com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre o universo digital.Agendamento:Mediante apresentação do cartão de matrícula do SESC é possível realizar até 3 agendamentos de 30 min. Aos não matriculados é permitido até 2 agendamentos de 30 min. Há também um computador exclusivo para uso rápido de 15 min.Terça a sexta, das 13h15 às 21h45, sábados, domingos e feriados, das 10h15 às 18h45.

imagem: arquivo Sesc conecte-seinternet e multimídia

/ / / /

internet emultimídia

22

ESPECIAL / / /

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO O Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, será lembrado por meio de diversas atividades socioeducativas, propostas com a finalidade de promover uma reflexão em torno do binômio alimentação e saúde. O tema definido pela FAO para o ano de 2010 é Unidos Contra a Fome.

Confira a programação:

BATE-PAPO / / /

APROVEITANDO OS ALIMENTOS COM INTELIGÊNCIAVagas Limitadas.Os princípios nutritivos do alimento e o seu reaproveitamento para uma alimentação saudável, contra o desperdício de alimentos e sem prejudicar o meio ambiente. Ao final, os participantes degustarão um delicioso prato feito a partir do reaproveitamento integral dos alimentos. 21, quinta, às 19h30.Na Sala Uso Múltiplo.Grátis.

INTERVENÇÃO / / /

AS XIFÓPAGASCom Laboratório Garapa.As Xifópagas são duas irmãs siamesas que, apesar de nascerem grudadas, têm hábitos completamente diferentes. Enquanto uma tem a alimentação saudável, a outra não. Uma adora se expor ao sol, a outra não. Elas tentam convencer uma a outra de suas ideias, pois não conseguem se separar, mas as consequências acabam mostrando o melhor. 23, sábado, às 12h, 14h e 16h.Em vários espaços da unidade.Grátis.

OFICINA / / /

BRINCANDO NA COZINHA COM OS ALIMENTOSPara crianças inscritas no Programa Curumim.As crianças do Programa Curumim têm a oportunidade de conhecer mais sobre os alimentos e saber prepará-los de forma integral, ajudando assim, no combate ao desperdício de alimentos e ao meio ambiente por meio do preparo de receitas deliciosas com aproveitamento integral dos alimentos. 14, quinta, 15, sexta, às 14h30, 15h15 e 16hNa Sala de Expressão I.Grátis.

saúde e alimentação

/ / / /

saúdesaúdeimagem ilustrativa

23

/ / / /

saúde e alimentação

FILMES/ / /

ESTÔMAGODe Marcos Jorge. Brasil, 2007. 112 min.Raimundo Nonato acaba de chegar a São Paulo vindo do Nordeste. Ele não tem dinheiro algum, nem lugar para ficar. Quando consegue um trabalho informal num boteco, começa a mostrar sua verdadeira aptidão: a culinária. 15, sexta, às 20h. No Teatro. Grátis.

RATATOUILLEDireção: Brad Bird. EUA, 2007. 110 min. Remy é um ratinho francês que muda-se com a família para Paris para realizar o sonho de se tornar um grande Chef.16, sábado, às 16h.No Teatro. Grátis.

OFICINA / / /

MISTURANDO E APROVEITANDO OS ALIMENTOS 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Com Maria José De Biase Bombini, nutricionista e professora do Senac Rio Preto.Preparo de receitas salgadas, doces e sucos para o seu dia-a-dia. 16, 23 e 30, sábados às 10h30.Na Sala de Expressão I.l1,00 nR$2,00 uR$4,00

OFICINA / / /

JARDINEIRA20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Com Lucas Gonçalves dos Santos. Cultivo de mudas comestíveis como frutas, temperos, chás e legumes, em pequenas jardineiras. Incentivando o cultivo da horta caseira9, 16, 23 e 30, sábados, às 14h30.Na Área Externa 2.Grátis.

ESPECIAL / / /

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃOINTERVENÇÃO / / /

ERA UMA VEZ... UM MUNDO SUSTENTÁVEL! Inscrições na Central de Atendimento. De forma lúdica dois clowns e o chef de cozinha Paulo Machado traçam um paralelo entre o mundo real em que vivemos e o mundo imaginário da Palhaçolândia. 17, domingo, às 10h30.Na Sala de Expressão 1.Grátis.

SHOW / / /

CONVERSA DE BOTEQUIMVeja a sinopse na página 6.17, domingo, às 17h.Na Lanchonete.Grátis.

saúdesaúdeimagem ilustrativa

Não recomendado para menores de 14 anos

Livre para todos os públicos

Não recomendado para menores de 16 anos

Não recomendado para menores de 12 anos.

Não recomendado para menores de 10 anos.

Não recomendado para menores de 18 anos.

24

MESA BRASIL SESC Em São José do Rio Preto o Programa Mesa Brasil iniciou suas atividades em abril de 2004 e através de parcerias que envolvem desde pequenos produtores rurais até grandes supermercados, tem arrecadado em média 16.142,56 quilos de alimentos (mês), que são distribuídos a 39 instituições sociais, totalizando um atendimento a 7685 pessoas.

OFICINA / / /

APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS E TÉCNICAS DE CONGELAMENTO Com Calline Nogueira Inácio, professora da UNIRP, nutricionista graduada e especialista em Terapia Nutricional Clínico-Hospitalar pela UNIRP. Para as Instituições atendidas pelo Programa Mesa Brasil SESC Rio Preto.Preparação e aproveitamento integral dos alimentos e técnicas de congelamento com o objetivo de diminuir o desperdício. Parceria com a UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto).20, 21 e 22, quarta a sexta, às 15h30. No Laboratório de Técnicas Dietéticas da UNIRP.

SIMPLESMENTE MARTHA De Sandra Nettelbeck. Alemanha, 2001. 105 min.Uma chef de cozinha perfeccionista tem sua vida subitamente transformada quando se torna a tutora da jovem sobrinha Lina e vê a sua carreira ameaçada com o novo chef contratado pelo restaurante no qual trabalha. 17, domingo, às 10h30.No Teatro. Grátis.

NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS / / /

EU CONTO HISTÓRIAS ATÉ DEBAIXO D´ÁGUAHistórias divertidas sobre alimentação saudável, cuidados com o sol e os banhos de piscina. Com Cia Forróbodó de Teatro e Cultura Popular16 e 30, sábados e 17 e 31, domingos, às 15h. No Parque Aquático.Grátis.

saúde e alimentação

/ / / /

ESPECIAL / / /

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

saúdesaúdeimagem ilustrativa

25

OFICINA / / /

ARTÍFICESOficinas de produção artesanal como estímulo ao conhecimento e a prática de diversas técnicas. Este mês:

PINTURA EM TELAMaterial Incluído. Vagas limitadas. Inscrição na Central de Atendimento. Aplicação de técnicas de pintura em telas. Com Sandra de Souza, artista plástica. 16 e 23, sábados, às 16h3021 e 28, quintas, às 19h30.Na Sala de Expressão 1.l2,50 nR$5,00 uR$10,00

RECREAÇÃO / / /

ATELIÊ ABERTOEspaço para expressão e troca de idéias, a partir das linguagens plásticas e visuais, independente da idade e conhecimentos anteriores. 3 e 17, domingos, 17h.Na Sala de Expressão 1Grátis.

OFICINA / / /

COLORINDO CAMISETASCom Sandra de Souza, artista plástica. Vagas limitadas. Inscrição na Central de Atendimento. Aplicação de técnicas de pintura em camisetas. Traga uma camiseta de qual-quer cor e tecido.30, sábado, às 14h30.Na Sala de Expressão 1. l1,00 nR$2,00 uR$4,00

CURSO / / /

EXERCÍCIO DO OLHARAtividades de ampliação de conhecimento sobre as Artes Plásticas e Visuais e sensibiliza-ção dos participantes. Este mês:

DESENHO Com Dorotéia Marra, artista plástica. A partir de 18 anos. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Iniciação à linguagem do Dese-nho de Observação e Criativo. 5, 19 e 26, terças, às 19h30.Na Sala de Expressão 1.Grátis.

artes plásticase visuais

/ / / /

MINICURSO / / /

ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRAParceria com MAC Niterói. Com Guy Amado, crítico e curador de São Paulo, foi um dos editores da revista Número e trabalhou na equipe Rumos Itaú Cultural em 2009. Dirigido a artistas plásticos e visuais, professores, educadores e público em geral. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Análise do acervo existente no MAC Niterói - Museu de Arte Con-temporânea - que reúne importantes obras de artistas brasileiros como Lygia Clark, Nelson Leirner, Leda Catunda, Cildo Meireles, Lygia Clarck, Antonio Dias, entre outros.27 a 29, quarta a sexta, 19h às 22h. Na Sala de Múltiplo Uso.Grátis.

imagem: obra Figurativismo Abstrato’ de Nelson Leirner (2004)façaartes plásticas

26

trabalho social com idosos

/ / / /

ESPECIAL / / /

DIA INTERNACIONAL DO IDOSOEm 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso, como parte do Calendário de Celebrações da ONU e, no Brasil, a Lei 11.433, de 28 de dezembro de 2006, instituiu a comemoração do Dia Nacional do Idoso na mesma data. Nesta programação o SESC SP propõe uma variedade de ações voltadas ao público idoso com os objetivos de promover e estimular a educação permanente, a sociabilização, a reflexão sobre o envelhecimento, além de registrar a data como uma forma de reconhecer as positivas transformações que ocorreram em nosso meio social, em relação às conquistas dos idosos. 1 a 10 de outubro.Grátis.

BATE-PAPO / / /

VIVER NA CIDADE: A CONQUISTA DA DIGNIDADE HUMANACom Representantes do Ministério Público e da Prefeitura de Rio Preto. O atual atendimento à pessoa idosa na cidade de Rio Preto: cumprimento do Estatuto do Idoso, políticas públicas municipais, acompanhamento e atenção a idosos e república para idosos. Às 16h30.Na Lanchonete.

SHOW / / /

SAMBA SERESTAFormado por estudantes do Conservatório de Tatuí, o grupo apresenta no repertório deste show importantes nomes da música popular brasileira, como Noel Rosa, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Pixinguinha, Cartola, Luiz Gonzaga, Paulinho da Viola, Clara Nunes, Beth Carvalho, Alcione e D.Ivone Lara.Às 17h30.Na Lanchonete.

VIVÊNCIA / / /

CIRANDA DA VIDACom Luísa Sant’Anna, professora.Participação das crianças inscritas no Programa Curumim. Vivência de danças circulares como prática de socialização, desenvolvimento do senso de organização e incentivo à interação entre grupos. Às 14h30.No Ginásio de Esportes 1.

AULA ABERTA / / /

ESPORTES PARA TODAS AS IDADESParticipação das crianças inscritas no Programa Curumim. Prática de modalidades esportivas.Às 15h30. No Ginásio de Esportes 1.

vivaterceira idadeimagem: arquivo SESC

27

trabalho social com idosos

/ / / /

CURSOS / / /

CORES DA VIDA O fazer artístico como processo da expressão individual e coletiva a partir de práticas e reflexões. Este mês:

PINTURASCom Sandra de Souza, artista plástica. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Material Incluso.A linguagem da pintura por meio de criações visuais em diferentes suportes.6, 13, 20 e 27, quartas,16h30 às 18h30.Na Sala de Expressão 1.

PASSOS E COMPASSOS Atividades voltadas à expressão corporal por meio da linguagem da dança. Este mês:

DANÇA DE SALÃOCom Julio César Ribeiro Alves, professor. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Atividade física que estimula o convívio social. 5, 19 e 26, terças,14h às 15h30.Na Sala de Expressão 2.

DANÇAS CIRCULARES Com Luísa Sant’Anna, professora. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Coreografias de danças de diversos povos e culturas do mundo que desenvolvem o senso de organização coletiva e o senso rítmico.7, 14, 21 e 28 quintas, 14h às 15h30.Na Sala de Expressão 2.

INICIAÇÃO AO CANTO CORALCom Daniel de Souza Silva, regente. Inscrições na Central de Atendimento.A prática proporciona a convivência e promove benefícios para a saúde por meio de exercícios vocais, respiração e relaxamento.2, 9, 16, 23 e 30, sábados, às 10h.No Teatro.

ENCONTRO MENSAL29, sexta, às 16h.Na Sala de Múltiplo Uso.

BATE PAPO / / /

SAÚDE DOS PÉS NA MATURIDADECom Célia Pozzi, podóloga. Vagas llimitadas. Inscrições na Central de Atendimento.Neste encontro, serão apresentados tipos de corte de unhas, cuidado com pés de pessoas diabéticas e tipos de calçados. 6, quarta, às 14h.Na Sala de Uso Múltiplo.

AULA ABERTA / / /

3ª NA WEBOrientações básicas sobre o uso do computador, com navegação livre pela internet.5,19 e 26, terças, às 15h15 Na Sala da Internet Livre.

ABC DA WEBMÓDULO IOrientações voltadas ao público iniciante. 6, 13, 20 e 27, quartas, às 15h15.Na Sala da Internet Livre.

vivaterceira idade imagem: arquivo SESC

28

/ / / /cursosfísico-esportivos

mova-seimagem: arquivo SESCesporte

Inscrições na Central de Atendimento. Para matricular-se é necessário apresentar atestado médico específico para este fim.

JOVENS E ADULTOSGINÁSTICA MULTIFUNCIONAL Prescrição individualizada de exercícios aeróbios, realizados com o apoio de esteiras, bicicletas e elípticos e de exercícios integrados de força, equilí-brio e agilidade, a partir de acessórios como bolas, pranchas de equilíbrio, halteres e faixas elásticas. Terças e quintas ou quartas e sextas: 7h às 9h9h às 12h16h às 17h3017h30 às 19h3019h30 às 21h30Sábados, domingos e feriados, 10h às 15h.lR$15,00 nR$30,00

GINÁSTICA COM ACESSÓRIOSAula realizada com acessórios como halteres, mini cama elástica, bolas, entre outros, para aprimorar a resistência e a força, além de definir a musculatura.Terças e quintas, às 19h.lR$5,00 nR$10,00

TÉCNICAS DE ALONGAMENTO E RELAXAMENTO Auxiliam na reorganização e manutenção da postura e na redução de tensões musculares.Quartas e sextas, às 16h30.lR$5,00 nR$10,00

YOGA Enfatiza a boa postura corporal, a posição correta da coluna vertebral, o controle da respiração, além de exercícios de concentração e relaxamento.Terças e quintas, às 15h30.Quartas e sextas, às 18h30 e 19h30.lR$5,00 nR$10,00

HIDROGINÁSTICA Exercícios na água que melhoram a capacidade aeróbica, a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.Terças e quintas, às 16h30.lR$22,00 nR$44,00

DANÇA DE SALÃOLeia a sinopse na página 14.Terças ou quintas, às 20h.lR$5,00 nR$10,00

BASQUETETerças e quintas, às 19hGrátis.

VÔLEITerças e quintas, às 20h.Grátis.

TÊNIS Terças e quintas, às 20hQuartas e sextas, às 20hGrátis.

FUTSALQuartas e sextas, às 18h30.Grátis.

BADMINTON Quartas e sextas, às 20hGrátis.

29

/ / / / cursosfísico-esportivos

mova-se imagem: arquivo SESCesporte

BASQUETE A partir de 13 anos.Terças e quintas, às 19hGrátis.

VÔLEI A partir de 13 anos.Terças e quintas, às 20hGrátis.

FUTSAL A partir de 13 anos.Quartas e sextas, às 18h30.Grátis.

BADMINTON A partir de 13 anos.Quartas e sextas, às 20h.Grátis.

CRIANÇAS E ADOLESCENTESNATAÇÃO 7 a 12 anos.Terças e quintas, às 16hGrátis.

FUTEBOL SOCIETY 7 a 9 anos.Terças e quintas, às 17hGrátis.

TÊNIS DE QUADRA 10 a 12 anos.Quartas e sextas, às 17hGrátis.

TÊNIS MISTOA partir de 13 anos.Terças e quintas, às 20h. Quartas e sextas, às 20h. Grátis.

TERCEIRA IDADEGINÁSTICA MULTIFUNCIONALTerças e quintas ou quartas e sextas, às 7h, 9h, 16h, 17h30, 19h30.Sábados, domingos e feriados, às 10h.R$10,00

YOGATerças e quintas, às 15h30.R$5,00

GINÁSTICA COM ACESSÓRIOSTerças e quintas, às 19hR$5,00

HIDROGINÁSTICA Terças e quintas, as 16h30R$11,00

ESPORTES PARA IDOSOSVÔLEI, BASQUETE, HANDEBOLQuartas e sextas, às 15h30Grátis.

30imagens: arquivo SESC

TORNEIO DE FUTSAL MASCULINOPara trabalhadores das empresas do comércio e serviços de Rio Preto e região. Início dos jogos dia 08/10, terças, quintas e sextas às 19h30. TORNEIO FUTEBOL SOCIETYPara trabalhadores das empresas do comércio e serviços de Rio Preto e região. Início dos jogos dia 28/10.Terças, quintas e sextas às 19h30.

ENCONTRO ESPORTIVO DE TÊNISFestival esportivo com a parti-cipação dos trabalhadores do comércio e serviços do SESC Rio Preto e Araraquara. 30, sábado, às 10h30.

COPA SESC DO COMÉRCIO E SERVIÇOS - EXTENSÃO REGIONALAtividade na modalidade espor-tiva de futsal masculino, que será realizada nas período de outubro a novembro. Cidades participantes: Mirassol, Votu-poranga, Fernandópolis e Santa Fé do Sul. Apoio: Sincomércio e Prefei-turas.Outubro a novembro.

/ / / /

atividadesfísico-esportivas

COPA SESC DO COMÉRCIO E SERVIÇOSAcima de 16 anos.A Copa SESC do Comércio e Serviços tem por objetivo o atendimento ao comerciário, proporcionando a integração entre os funcionários das empresas do comércio de bens e serviços, é realizada de outubro a dezembro em todas as unidades do SESC da capital, interior e litoral. Grátis.

mova-seesporte

31

CORPO ESPORTEPrograma que alia a ação educacional à cidadania e ao esporte, utilizando o movimento e as práticas esportivas para o aprendizado, o desenvolvimento motor e o condicionamento físico em geral.

CORPO INTEGRADOCultura esportiva que alia a ação educacional à cidadania e ao esporte, utilizando o movimento e as práticas esportivas para o aprendizado, o desenvolvimento motor e o condicionamento físico em geral.

AULAS ABERTAS / / /

PILATES DE SOLOVagas limitadas.Método criado por Joseph H. Pilates que visa tonificar e alongar a musculatura corporal e fazer um realinhamento postural, integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram um corpo forte, harmonioso e saudável. Sábados, às 17h.Domingos, às 10h30.Na Sala de Expressão 2.Grátis.

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA ADULTOSAula para adultos abordando brincadeiras de rua e jogos culturais. 14, quinta, às 19h.Na Sala de Expressão 2.Grátis.

CLUBE DO PEDALAcima de 16 anos. Vagas limitadas. Informações e Inscrições na Central de Atendimento.

PASSEIO CICLÍSTICO RIO PRETO A TALHADOAcima de 16 anos. Vagas limitadas. Obrigatório o uso de capacete. Percurso de aproximadamen-te 35 km. Atividade de média/alta intensidade.31, domingo, às 8h.Saída em frente ao SESC.Grátis.

CIRCUITO SESC DE CORRIDASANTOSAcima de 16 anos. Corrida pedestre de 10 km, nas categorias masculino e fe-minino, com percurso aferido pela Confederação Brasileira de Atletismo. 17, domingo.Saída em frente ao SESC no dia 16, às 22hlR$10,00 nR$15,00 uR$30,00

/ / / /

atividadesfísico-esportivas

mova-seesporteimagem: arquivo SESC

WORLD WALKING DAY 2010Menores de 16 anos: obrigatório a presença do responsável. Participe do Dia Mundial da Caminhada, uma atividade física prazerosa. Percurso de 5 km pelos bairros da cidade. 2, sábado, às 8h.Saída em frente ao SESC.Grátis.

32

BADMINTONGinásio de Esportes 1:Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 12h30.

BASQUETEQuadra Externa 1:Terças e quintas, 13h15 às 16hQuartas, 18h30 às 21h30 Sextas, 16h às 18h30 Sábados e domingos, 10h15 às 14h30

Ginásio de Esportes 2: Sábados, 12h30 às 18h30Domingos e feriados, 14h30 às 18h30

FUTSALQuadra Externa 1:Terças, 18h30 às 21h30Quartas e sextas, 13h15 às 16h

Ginásio de Esportes 1:Sábados, domingos e feriados, 14h30 às 18h30

TÊNIS Quadra Externa 2:Terça a sexta, 13h15 às 20h.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.

TÊNIS DE MESASala de JogosTerça a sexta, 13h15 às 21h30.Sábados, 10h15 às 18h30.Domingos e feriados, 10h15 às 18h30.

VÔLEIQuadra Externa 1:Terça a quinta, 16h às 18h30.Sextas, 18h30 às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 14h30 às 18h30.

Ginásio de Esportes 2:Sábados, 12h30 às 18h30.Domingos e feriados, 14h30 às 18h30.

FUTSAL INFANTILGinásio de Esportes 2:Terça a sexta, 13h15 às 15h.

RECREAÇÃOPara participar é preciso estar matriculado no SESC e com o cartão de matrícula atualizado.Grátis.

RECREAÇÃOAQUÁTICAJOGOS AQUÁTICOSAcima de 12 anos.Crianças e adultos se divertirem com jogos e brincadeiras na piscina.Sábados, às 15h30.Grátis.

RECREAÇÃO AQUÁTICA INFANTILAtividade aquática com jogos e brincadeiras.Domingos, às 15h.Na Piscina Infantil: 4 a 7 anos Na Piscina Redonda: 7 a 12 anosGrátis.

HIDROANIMAÇÃOAula aberta de hidroginástica com componentes lúdicos e recreativosDomingos, às 15h30.Na Piscina.Grátis.

/ / / /

atividadesfísico-esportivas

mova-seesporteNo dia 12, feriado, o Ginásio de Esportes 2 será utilizado para a realização da programação especial da Semana da Criança.

33

/ / / /

turismo social

viaje imagens: divulgaçãoturismo

VIAJE COM O SESC! A rede SESC oferece aos seus matriculados a possibilidade de provar novas e inesquecíveis experiências. Todas as viagens incluem acompanhamento de guia credenciado pelo Ministério do Turismo, transporte em ônibus padrão turismo, seguro viagem e passeios conforme o roteiro. Informe-se sobre nossas excursões e programe com qualidade e segurança suas férias.Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Na Central de Atendimento.

FAZENDA DO CAFÉ E MUSEU DA AVIAÇÃO TAM(São Carlos - SP)Passeio de 1 dia. 24/10.Passeio à fazenda Santa Maria Monjolinho e visita ao Museu da Aviação TAM.

BARCO ODISSÉIA(Buritama - SP)Passeio de 1 dia. 21/11. Café da manhã e almoço (inclusos).Passeio pelo Rio Tietê na embarcação “Odisséia”, com eclusagem na barragem de Nova Avanhandava com um desnível de 34 metros do lago para o Rio.

BERTIOGA (SP)08/12 a 14/12/2010. Hospedagem no Centro de Lazer e Férias SESC Bertioga, com pensão completa.Bertioga está localizada entre o Oceano Atlântico e a Mata Atlântica, e é neste cenário que o SESC possui um dos maiores centros de férias do país.

RIO DE JANEIRO DE NOEL ROSA (RJ)16 a 21/11. Hospedagem no SESC Copacabana.Visita aos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro e à comunidade de Vila Isabel, onde nasceu o compositor Noel Rosa.

34

ASSESSORIA TÉCNICA PARA EVENTOS ESPORTIVOSPara empresas do comércio de bens e serviços. Informações no Setor de Programação.Terça a sexta, 13h30 às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.

CENTRAL DE ATENDIMENTOInformações, emissão de car-tão de matrícula, inscrições para cursos, venda de excur-sões e passeios do programa de Turismo Social e venda de ingressos para shows e espetáculos.Terça a sexta, 13h15 às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.

LANCHONETE Oferece produtos variados com o objetivo de contribuir para uma alimentação saudável. Opções de lanches quentes e naturais, saladas e pratos.Terça a sexta, 13h15 às 21h45.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h45.

LOCAÇÃO DE GINÁSIO E CAMPO SOCIETYPara práticas de futebol society, futsal, vôlei, basquete, badminton e handebol. Informações na Secretaria da Programação.Terça a sexta, 13h15 às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.

PARQUE AQUÁTICOTrajes permitidos: somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transpa-rentes. Uso exclusivo para matriculados no SESC. Exame dermatológico obrigatório. É necessário um cadeado para a guarda dos pertences nos armários dos vestiários. A entrada de meninos no ves-tiário feminino e de meninas no vestiário masculino só é permitida para menores de 5 anos, acompanhados dos pais ou responsável maior de 18 anos. UE AQUÁTICO ESTARÁ FECHADO PARA MANUTEN-ÇÃO.

EXAME DERMATOLÓGICOExame de pele realizado por um médico, que tem como objetivo manter as condições de higiene e saúde, evitando riscos de contaminações cutâneas aos frequentadores do Parque Aquático. É obrigatório e deve ser renovado a cada 3 meses. Matriculados até 12 anos incompletos estão isentos da taxa de exame dermatológico. Adquira seu ticket nos caixas da Lanchonete ou Central de Atendimento. Dirija-se à Sala Médica trajando somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparen-tes. Apresente o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável.Terça a sexta,18h30 às 20h15. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 12h e das13h30 às 16h30.R$ 10,00 (usuário matricula-do no SESC e dependentes)R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matricu-lado no SESC e dependentes, maiores de 60 anos)Matriculados até 12 anos incompletos estão isentos da taxa de Exame Dermatológico.

NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO SESC AOS SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS: 9h às 19h.

35

serviços

/ / / /

EXAME CLÍNICOExame realizado por um médico com a finalidade de averiguar se uma pessoa está apta ou não à prática de exercícios físicos.Adquira seu tíquete na Central de Atendimento e agende seu horário de exame. Leve o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico respon-sável.Terça a sexta, das 14h às 18h20h30 e 21h. Sábados,17h às 18h30.R$ 15,00 (trabalhador no co-mércio e serviços matricula-dos no SESC e dependentes)R$ 30,00 (usuário matricula-do no SESC e dependentes)

ESPAÇO DE LEITURAOs matriculados no SESC agora têm a sua disposição um acervo de livros para consultar e levar para casa por até 1 semana. Terça a sexta, 13h15 às 21h45, sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h45.Na Sala de Internet Livre.

SALA DE INTERNET LIVREEspaço aberto ao público de todas idades, com 22 computadores ligados à rede mundial, e que oferece oficinas, cursos e intervenções desenvolvidas por instrutores com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre o universo digital.Agendamento:Mediante apresentação do cartão de matrícula do SESC é possível realizar até 3 agendamentos de 30 min. Aos não matriculados é permitido até 2 agendamentos de 30 min. Há também um computador exclusivo para uso rápido de 15 min.Terça a sexta, 13h15 às 21h45, sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h45.

EMPRÉSTIMO DE MATERIALEmpréstimo de jogos, raquetes, bolas, etc.Mediante apresentação do cartão de matrícula.Terça a sexta, 13h15 às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.Na Catraca da Piscina.

ODONTOLOGIAClínica Odontológica equipada com 4 consultórios e aparelho de Raio-X Panorâmico. Serviços de clínica geral com enfoque para prevenção das doenças bucais, tratamento restaurador, tratamento de canal, extrações simples e alguns tipos de prótese. Todos os procedimentos são executados por profissionais qualificados, seguindo os padrões de higienização e biossegurança.Atendimento exclusivo a comerciários matriculados e seus dependentes, maiores de 6 anos.Terça a sexta:13h às 17h e 17h30 às 21h30. Sábado:9h às 13h e 13h30 às 17h30.

MESA BRASIL SESC RIO PRETOCriado em 1994, o Programa Mesa Brasil SESC São Paulo é exemplo de uma ação social revestida fortemente pelo compromisso educativo. Seu principal objetivo é minimizar simultaneamente o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional, prin-cipalmente por meio da ação educativa. Segunda a sexta, 8h às 17h.

36

1 • SEXTA- Terceira Idade: Ciranda da Vida, 14h30- Terceira Idade: Esportes para todas as Idades, 15h30- Terceira Idade: Viver na Cidade, 16h30- Terceira Idade: Samba Seresta, 17h30

2 • SÁBADO- World Walking Day, 8h- Terceira Idade: Iniciação ao Canto Coral, 10h- Workshop Dança Contemporânea, 10h30- Oficina para Crianças: Mancala, 14h30- Recreação: Recrie-se, 15h15- Exposição Virtual: Clássicos dos Games, 16h15- Aula Aberta: Pilates de Solo, 17h- Espetáculo: COM-TATO, 21h

3 • DOMINGO- Aula Aberta: Pilates de Solo, 10h30- Oficina para Crianças: Mancala, 14h30- Recreação: Recrie-se, 15h15- Teatro para crianças: O Macaco Simão e Outras Histórias e Outras Canções, 16h- Exposição Virtual: Clássicos dos Games, 16h15- Ateliê Aberto, 17h- Show: Anderson Vianna, 17h

4 • SEGUNDA - FECHADO

5 • TERÇA- Terceira Idade: Dança de Salão, 14h- Terceira Idade: 3ª na Web, 15h15- Curso: Desenho, 19h30

6 • QUARTA- Terceira Idade: Saúde dos Pés na Maturidade, 14h- Terceira Idade: ABC da Web - Módulo I, 15h15- Terceira Idade: Pinturas, 16h30- Bem Lido! Capitães de Areia, de Jorge Amado, 19h30- Show: Trio Sinhá Flor, 21h30

7 • QUINTA- Terceira Idade: Danças Circulares, 14h- Oficina Curumim: Rádio e Jornal, 15h30- Filme: O Estudante, 20h

8 • SEXTA- Oficina Curumim: Rádio e Jornal, 15h30- Show: Fabiana Cozza, 21h

9 • SÁBADO- Jogos de Salão, 9h- Terceira Idade:Iniciação ao Canto Coral, 10h- Circuito de Brincadeiras, 10h- Oficina: Suco e Salada de Frutas, 10h30- Air Track, 11h e 14h- Oficina: Jardineira, 14h30- Gincana Aquática, 15h- Gincana Virtual, 15h15- Recreação: Recrie-se, 15h15- Musical Infantil: Como Tudo Começou, 16h- Exposição Virtual: Clássicos dos Games, 16h15- Aula Aberta: Pilates de Solo, 17h

10 • DOMINGO- Jogos de Salão, 9h- Aula Aberta: Pilates de Solo, 10h30- Air Track, 11h e 14h- Circuito de Brincadeiras, 14h30- Recreação Esportiva - Futsal, 14h- Gincana Virtual, 15h15- Recreação: Recrie-se, 15h15- Teatro para crianças: O Domador de Férias, 16h- Exposição Virtual: Clássicos dos Games, 16h15- Show: Zeca Barreto - Música Popular para Crianças, 17h

11 • SEGUNDA - FECHADO

12 • TERÇA - FERIADO- Jogos de Salão, 9h- Circuito de Brincadeiras, 10h30- Oficina de Iô-iô, 12h e 15h- Filme: O Pequeno Nicolau, 14h- Pára-Quedas, 14h30- Narração de Histórias: Eu Conto

Histórias até Debaixo D’água, 15h- Gincana Virtual, 15h15- Curuminzada, 16h

13 • QUARTA- Terceira Idade: ABC da Web, 15h15- Terceira Idade: Pinturas, 16h30- Show: Pura Gafi, 21h30

14 • QUINTA- Terceira Idade: Danças Circulares, 14h- Oficina: Brincando na Cozinha com os Alimentos, 14h30, 15h15 e 16h- Oficina Curumim: Rádio, 15h30- Jogos e Brincadeiras para Adultos, 19h.- Filme: A Culpa é do Fidel, 20h

15 • SEXTA- Oficina: Brincando na Cozinha com os Alimentos, 14h30, 15h15 e 16h- Oficina Curumim: Rádio, 15h30- Filme: Estômago, 20h

16 • SÁBADO- Terceira Idade: Iniciação ao Canto Coral, 10h- Oficina: Misturando e Aproveitando os Alimentos, 10h30- Ciência Viva, 14h- Oficina: Jardineira, 14h30- Narração de Histórias: Conto Histórias até Debaixo D’água, 15h- Recreação: Recrie-se, 15h15- Filme: Ratatouille, 16h- Show: Duo Canta Viola, 16h- Exposição Virtual: Clássicos dos Games, 16h15- Oficina: Pintura em Tela, 16h30- Aula Aberta: Pilates de Solo, 17h- XXIII Encontro de Corais da UNESP, 19h30- Circuito SESC de Corrida, 22h

17 • DOMINGO- Aula Aberta: Pilates de Solo, 10h30- Filme: Simplesmente Martha, 10h30- Intervenção: Era uma vez... um Mundo Sustentável, 10h30- Ciência Viva, 14h- Oficina para Crianças: Porta-Lápis, 14h30

37

guiadia-a-dia/ / / /

- Narração de Histórias: Conto Histórias até Debaixo D’água, 15h- Recreação: Recrie-se, 15h15- Teatro para crianças: Rapunzel, 16h- Exposição Virtual: Clássicos dos Games, 16h15- Ateliê Aberto, 17h- Show: Conversa de Botequim, 17h

18 • SEGUNDA - FECHADO

19 • TERÇA- Terceira Idade: Dança de Salão, 14h- Terceira Idade: 3ª na Web, 15h15- Curso: Desenho, 19h30

20 • QUARTA- Terceira Idade: ABC da Web, 15h15- Oficina Mesa Brasil: Aproveitamento Integral dos Alimentos e técnicas de Congelamento, 15h30- Terceira Idade: Pinturas, 16h30- Bem Lido! Antologia Poética, de Vinícius de Moraes, 19h30- Show: Saco de Ratos, 21h30

21 • QUINTA- Terceira Idade: Danças Circulares, 14h- Oficina Curumim: Rádio, 15h30- Oficina Mesa Brasil: Aproveitamento Integral dos Alimentos e técnicas de Congelamento, 15h30- Bate-papo: Aproveitando os Alimentos com Inteligência, 19h30- Oficina: Pintura em Tela, 19h30- Filme: A Flor do Deserto, 20h

22 • SEXTA- Oficina Curumim: Rádio, 15h30- Oficina Mesa Brasil: Aproveitamento Integral dos Alimentos e técnicas de Congelamento, 15h30- Show: Consuelo de Paula, 21h

23 • SÁBADO- Terceira Idade: Iniciação ao Canto Coral, 10h- Oficina: Misturando e Aproveitando os Alimentos, 10h30

- Intervenção: As Xifópagas, 12h, 14h e 16h- Workshop: Máscara Mortuária, 13h30- Oficina: Jardineira, 14h30- Recrie-se, 15h15- Exposição Virtual: Clássicos dos Games, 16h15- Oficina: Pintura em Tela, 16h30- Aula Aberta: Pilates de Solo, 17h- Espetáculo: O Girassol, 21h

24 • DOMINGO- Aula Aberta: Pilates de Solo, 10h30- Festival Pega-Pega, 14h30- Recreação: Recrie-se, 15h15- Teatro para crianças: O Flautista de Hamelin, 16h- Circuito SESC de Artes, a partir das 16h- Exposição Virtual: Clássicos dos Games, 16h15- Show: Winston Folk, 17h

25 • SEGUNDA - FECHADO

26 • TERÇA- Terceira Idade: Dança de Salão, 14h- Terceira Idade: 3ª na Web, 15h15- Tem Curumim na Rede, 16h15- Curso: Desenho, 19h30

27 • QUARTA- Terceira Idade: ABC da Web, 15h15- Tem Curumim na Rede, 16h15- Terceira Idade: Pinturas, 16h30- Curso: Arte Contemporânea Brasileira, 19h- Show: Edvaldo Santana, 21h30

28 • QUINTA- Terceira Idade: Danças Circulares, 14h- Workshop: Processo de Criação, 14h- Oficina Curumim: Culinária - Pizza de Queijo, 14h15- Tem Curumim na Rede, 15h15- Oficina Curumim: Rádio, 15h30- Curso: Arte Contemporânea Brasileira, 19h- Oficina: Pintura em Tela, 19h30- Filme: O Limoeiro, 20h

29 • SEXTA- Workshop: Processo de Criação, 14h- Oficina Curumim: Culinária - Pizza de Queijo, 14h15- Tem Curumim na Rede, 15h15- Oficina Curumim: Rádio, 15h30- Terceira Idade: Encontro Mensal, 16h- Curso: Arte Contemporânea Brasileira, 19h- Espetáculo: Preto no Branco, 20h

30 • SÁBADO- Terceira Idade: Iniciação ao Canto Coral, 10h- Oficina: Misturando e Aproveitando os Alimentos, 10h30- Oficina: Jardineira, 14h30- Oficina: Colorindo Camisetas, 14h30- Narração de Histórias: Conto Histórias até Debaixo D’água, 15h- Recreação: Recrie-se, 15h15- Show: Mariângela Zan, 16h- Exposição Virtual: Clássicos dos Games, 16h15- Aula Aberta: Pilates de Solo, 17h

31 • DOMINGO- Passeio Ciclístico de Rio Preto a Talhados, 8h- Aula Aberta: Pilates de Solo, 10h30- Oficina para Crianças: Tangran, 14h30- Narração de Histórias: Conto Histórias até Debaixo D’água, 15h- Recreação: Recrie-se, 15h15- Teatro para crianças: Os Três Porquinhos, 16h- Exposição Virtual: Clássicos dos Games, 16h15- Show: Wilson Moreira, 17h

38

1 9 �DE�O U T U B R O �A�

7 �D E �N O V E M B R O

6�ROTE I ROS�-�88�C I DADES�

A�A R T E �EM�T O D A S�

AS�S UA S �M A N I F E S T A Ç Õ E S .�E M � T O D O S � O S � S E U S�

E N C O N T R O S .�P A R A � T O D A S � A S�

P E S S OA S

ACOMPAN H E � O � S I T E

WWW .SESCSP . ORG . BR/C I RCU I TOPROG RAMA ÇÃ O � C OM P L E T A � E � B L O G � C OM� C R Ô N I C A S � D I Á R I A S

100924_anuncio_interior.indd 1 9/24/10 2:08 PM