gÊnero etnia/raÇa maturidade/idosos pessoa com … · desenvolvimento de uma ação pedagógica...

199
0 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI- Santa Catarina RELATÓRIO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO DR SANTA CATARINA REFERENTE AO PROGRAMA SENAI DE AÇÕES INCLUSIVAS 2016 Florianópolis Janeiro de 2017 GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Upload: danghuong

Post on 18-Jan-2019

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

0

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI - Santa Catarina

RELATÓRIO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO DR SANTA CAT ARINA REFERENTE AO PROGRAMA SENAI DE AÇÕES INCLUSIVAS 2016

Florianópolis

Janeiro de 2017

GÊNERO

ETNIA/RAÇA

MATURIDADE/IDOSOS

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Page 2: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

1

© 2017. SENAI – Departamento Regional de Santa Catarina

Qualquer parte desta obra poderá ser reproduzida, desde que citada a fonte.

SENAI/SC

DR – Departamento Regional

Coordenação

Gerência de Educação e Tecnologia – GEDUT

SENAI/SC - DR

Departamento Regional de Santa Catarina

Rodovia Admar Gonzaga. 2.765 Itacorubi

CEP 88034-001 – Florianópolis – SC

Fone: 48 3231 4645

Fax: 48 3231 5222

[email protected]

www.sc.senai.br

S474 SENAI. Departamento Regional de Santa Catarina

Relatório das ações desenvolvidas pelo DR Santa Catarina referente ao programa SENAI de ações inclusivas 2016/ SENAI. Departamento Regional de Santa Catarina. – Florianópolis: 2016.

200 p. : il., color ; 30 cm.

1. Ações inclusivas. 2. Ensino especial. I. Título.

CDU 376

Page 3: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

2

SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO DO PROGRAMA........................................................................................03

1.1 CARACTERIZAÇÃO...............................................................................................................03

2 OBJETIVOS..................................................................................................................................04

3 DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA...............................................................................05

3.1 GÊNERO.....................................................................................................................................05

3.2 ETNIA / RAÇA...........................................................................................................................24

3.3 MATURIDADE/IDOSOS...........................................................................................................32

3.4 PESSOA COM DEFICIÊNCIA...................................................................................................36

3.5 GRUPO DE APOIO LOCAL - GAL E GRUPO DE APOIO INTERNO - GAI....................... 82

3.6 CAPACITAÇÃO DE DOCENTES NOS CURSOS OFERECIDOS PELO PSAI E

OUTROS..........................................................................................................................................121

3.7 COMUNIDADE PRISIONAL..................................................................................................131

3.8 COMUNIDADE SOCIEDUCATIVO.......................................................................................135

3.9 CONSCIENTIZAÇÃO PARA COMUNIDADE ESCOLAR NO COMBATE AO USO DE

DROGAS E ALCOOL.....................................................................................................................136

3.10 PRÊMIOS E CONDECORAÇÕES.........................................................................................143

3.11 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL...............................................................144

3.12 OUTROS..................................................................................................................................185

4 EQUIPE TÉCNICA DO PSAI NO DR E UO..........................................................................194

Page 4: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

3

1 IDENTIFICAÇÃO DO PROGRAMA

1.1 CARACTERIZAÇÃO

Título: Programa SENAI de Ações Inclusivas

O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) é coordenado pelo Departamento Nacional e desenvolvido nos 27 Departamentos Regionais e CETIQT. Seu objetivo é incluir, nos cursos profissionalizantes, pessoas com necessidades educacionais especiais, expandir o atendimento aos negros, índios, oportunizar acesso das mulheres aos cursos estigmatizados para homens e vice-versa, bem como requalificar na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos, ampliando assim as suas possibilidades de inserção e permanência no mercado de trabalho.

Data da implantação: 2001

Público-alvo: Pessoas com deficiência, reabilitados, maturidade, gênero, etnia/raça.

Interlocução

Page 5: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

4

2 OBJETIVOS Objetivo do Programa é promover condições de equidade que respeitem a diversidade

inerente ao ser humano (gênero, raça/etnia, maturidade e deficiência) visando à inclusão e a formação profissional dessas pessoas nos cursos do SENAI, com base nos princípios do Decreto Executivo 6949/2009 (Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência) e Lei 13.146/2015.

a) Compreender a pluralidade de identidades que caracterizam os grupos específicos e suas demandas para o mundo e mercado de trabalho.

b) Aprofundar e ampliar a abordagem da inclusão, por meio da formação e desenvolvimento profissional continuado, de docentes, coordenadores de curso, equipe técnica e coordenadores pedagógicos.

c) Possibilitar aos docentes, coordenadores de curso e coordenadores pedagógicos conhecimentos básicos de temas de inclusão.

d) Contribuir no suporte pedagógico aos docentes em assuntos referentes à Educação Inclusiva por meio do Grupo de Apoio Local (GAL).

e) Oferecer acessibilidade metodológica, programática, comunicacional, arquitetônica e instrumental, por meio de cursos e livros didáticos adequados.

f) Promover mudanças e adequações das práticas educativas existentes por meio da produção e disseminação de glossários com termos técnicos.

g) Avaliar e certificar o estudante com necessidades específicas, reconhecendo suas peculiaridades e especificidades.

Page 6: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

5

3 DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA

Os cursos de Educação profissional são executados de acordo com as diretrizes de Inclusão da Metodologia PSAI como: Adequação de cursos, livros didáticos, situações de aprendizagem, avaliação e certificação.

3.1 GÊNERO

O diálogo sobre as relações de gênero, segundo CENSO, 2010 devem refletir as questões relacionadas com mulheres e homens na sociedade, levando-se em conta as áreas de interesse nas quais mulheres e homens, independentes de sua identidade de gênero, não desfrutam das mesmas oportunidades: a participação no mundo e mercado de trabalho ou naquelas onde as vidas de mulheres e homens são influenciadas e afetadas de formas diferentes.

No que se refere à educação e à profissionalização, objeto do Programa SENAI de Ações Inclusivas, nesta vertente, percebe-se que o acesso de jovens de 15 a 17 anos ampliou de 34,4% em 2000 para 47,3% em 2010. Contudo este acesso não beneficiou todos.

No Brasil foi institucionalizado as questões de gênero no âmbito federal, permitindo a implementação de ações, programas e políticas voltadas às questões de gênero, sejam no combate à discriminação, desigualdades e acesso, que vêm regulando as políticas governamentais e as ações das instituições públicas e privadas que discutem esta questão e que desenvolvem algum tipo de ação. Da mesma forma, as relações de gênero e os aspectos econômicos e de mercado influenciaram no acesso a rendimentos. Ainda tem-se um contingente populacional de 37,7% de mulheres sem rendimento, acentuando as desigualdades de gênero. Este percentual, segundo dados do CENSO 2010 estão concentrados na região norte do Brasil.

Neste sentido, a proposta de apoio e atendimento aos DR na vertente Gênero é promover ações de inclusão profissional para mulheres e homens, independente de sua identidade de gênero, em cursos profissionais com demanda de mercado e que possa alavancar a formação continuada e o acesso a bens e recursos.

Matrículas realizadas Gênero:

• Atendimento - 35.469 mulheres e 84.607 homens.

Abaixo segue cases, fotos e depoimentos separados por Regiões de SC:

Page 7: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

6

REGIÃO DO VALE ITAJAÍ MIRIM

BRUSQUE

Ação do Dia da Mulher

A ação teve como objetivo a valorização da mulher, através de atividades que envolveram saúde, beleza e entretenimento. O evento teve a participação de colaboradoras e estudantes mulheres.

Fonte: SENAI SC Ação Dia das Mães

O objetivo do evento foi de valorizar a figura materna, através de atividades ligadas à beleza, saúde e entretenimento. Com a participação de colaboradoras mães, esposas e mães das colaboradoras.

Fonte: SENAI SC

Page 8: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

7

REGIÃO CENTRO NORTE

CANOINHAS Ação Vertente Gênero Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes corretas de convivência harmoniosa nos diversos ambientes, respeitando a todos sem distinção. Participaram do evento, alunos da Aprendizagem Industrial.

Fonte: SENAI SC

Page 9: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

8

REGIÃO OESTE

CHAPECÓ

Ação Dia da Mulher

No dia 08/03, Dia da Mulher, a biblioteca promoveu uma homenagem às suas colaboradoras. Todas receberam uma rosa em EVA com um bombom no centro. Um mural com uma mensagem para as mulheres também foi exposto.

Fonte: SENAI SC Ação Baú das divas (entre março e abril de 2016) O objetivo foi arrecadar adornos, esmaltes, cremes e maquiagens. O evento teve a participação de alunos do CAPP (Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick em Chapecó/SC).

Fonte: SENAI SC

Ação Dia internacional de combate contra a homofobia

Celebrado em maio, foi escolhida para lembrar a exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990 e sendo, oficialmente, declarada em 1992.

Entre 1948 e 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a homossexualidade como um transtorno mental. Em 17 de maio de 1990, a sua assembleia geral aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, distúrbio e perversão”. A nova classificação entrou em vigor nos países-membros das Nações Unidas em 1993. Com isso, marcou-se o fim de um ciclo de 2000 anos em que a cultura judaico-cristã encarou a homossexualidade como pecado, em seguida crime e, por fim, doença. Mas afinal, o que é homofobia?

Homofobia caracteriza o medo e o resultante desprezo pelos homossexuais que alguns indivíduos sentem. Para muitas pessoas é fruto do medo delas próprias serem homossexuais ou de que os

Page 10: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

9

outros pensem que o são. O termo é usado para descrever uma repulsa pelas relações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais e todos os aspectos do preconceito (opressão que suprime os direitos de lésbicas, gays e bissexuais) e da discriminação anti-homossexual.

Fonte: SENAI SC

Ação Outubro Rosa

O objetivo foi conscientizar alunos e colaboradores sobre a data e teve a participação de alunos e colaboradores do SENAI. A campanha foi dirigida à sociedade e, principalmente, às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Fonte: SENAI SC

Ação Novembro Azul

A campanha teve como objetivo, conscientizar aos homens e à sociedade, sobre a necessidade de cuidar da saúde do homem. O evento teve a participação de alunos e colaboradores do SENAI.

Page 11: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

10

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro e é dirigida à sociedade, em especial, aos homens. Com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Fonte: SENAI SC

XANXERÊ

Ação palestra referente ao outubro rosa com a representante da liga feminina de Xanxerê

Fonte: SENAI SC

Page 12: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

11

REGIÃO ALTO URUGUAI CATARINESE

CONCÓRDIA

Ação Palestra sobre gênero e Dia Internacional da Mulher (01/03/16)

A palestra teve como objetivo, refletir sobre diversos assuntos – desde o início das lutas feministas em busca de igualdade de direitos na sociedade, o significado do marco instituído mundialmente como Dia Internacional da Mulher – até a situação atual. O evento abordou ainda aspectos das violências de gênero e cultura heteronormativa. Entre os participantes, alunos do Ensino Médio, Aprendizagem Industrial e Curso Técnico.

Durante o mês de março aconteceram várias palestras ministradas pela coordenadora pedagógica Claudia Cristine Moro sobre Gênero com o tema Dia da Mulher e com todas as turmas do Ensino Médio e Aprendizagem Industrial.

Fonte: SENAI SC

Ação Palestra sobre gênero, raça e diversidade (02/05/16) A conversa teve como assuntos norteadores as lutas feministas em busca de igualdade de direitos na sociedade, aspectos das violências de gênero, cultura heteronormativa, e também o preconceito étnico-racial. Conhecer para quem e como denunciar casos de violência e discriminação. Participaram do evento, os alunos da Aprendizagem Industrial da extensão Ipumirim (60 no total). A instituição através da coordenação pedagógica se colocou à disposição para auxiliá-los sempre que necessário, pois nestas turmas temos muitos alunos provenientes do Nordeste Brasileiro, e que estão passando por situações desconfortáveis de preconceito e discriminação, após terem se instalado na região, a procura de emprego e melhores condições de vida.

Fonte: SENAI SC

Page 13: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

12

Ação Palestra 10 Anos de Lei Maria da Penha No dia 7 de agosto de 2016, a Lei Maria da Penha (11.340) completou 10 anos, tornando mais rígidas as punições, em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como todas as formas de discriminação contra a mulher. No mural do PSAI da Unidade foram postadas informações sobre os números da violência, os seus tipos e os demais assuntos referentes, durante todo o mês de agosto. Houve ainda uma palestra para os alunos de Aprendizagem Industrial, Curso Técnico Articulado e Curso Técnico Concomitante, ministrada pela coordenadora pedagógica Claudia Moro, também referência nestas questões no município.

Fonte: SENAI SC

Ação Dia temático da “troca” – Ensino Médio Em 22 de novembro ocorreu o Dia Temático Exclusivo das turmas de 3º ano do Ensino Médio SENAI, com o tema Dia da Troca, proposto pelos próprios alunos. Nesse dia, eles vieram caracterizados: os meninos vestidos com roupas de meninas e meninas vestidas com roupas de meninos. Na ocasião, a interlocutora do PSAI Maiara, aproveitou para discutir sobre as diferenças de gênero, a diversidade e homofobia.

Fonte: SENAI SC

Page 14: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

13

REGIÃO FOZ DO ITAJAÍ

ITAJAÍ Ação Dia Internacional da Mulher (08/03/2016) Homenagem às mulheres colaboradora da unidade.

Fonte: SENAI SC

Ação Dia das Mães (05/05/2016)

Presentes confeccionados pelos estudantes.

Fonte: SENAI SC

Page 15: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

14

REGIÃO SERRA CATARINENSE

LAGES

Ação Dia Internacional da Mulher (08/03/2016)

O objetivo foi celebrar a data e o evento teve a participação de colaboradores.

Fonte: SENAI SC

Ação Campanha novembro azul. Texto de conscientização.

O objetivo foi conscientizar sobre a importância da saúde masculina relativo ao câncer de próstata. Participaram do evento, os colaboradores, no mês de novembro.

Fonte: SENAI SC

Page 16: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

15

REGIÃO LITORAL SUL

TUBARÃO, CAPIVARI DE BAIXO, BRAÇO DO NORTE

Ação Dia Internacional da Mulher

Foi realizado um ambiente de conscientização na biblioteca, nos murais e e-mail informativo aos colaboradores das unidades e uma conscientização sobre o Dia Internacional da Mulher com informações sobre: Mensagens sobre o direito da mulher, marcadores de páginas e dicas de Leitura. O informativo foi enviado também aos docentes e colaboradores, porém com informações mais completas por e-mail para ampliar a conscientização. No fim da manhã foi servido um café para as colaboradoras, a fim de proporcionar um ambiente de descontração e integração das mulheres da unidade.

Fonte: SENAI SC Ação Dia das Mães

Fonte: SENAI SC

Page 17: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

16

Ação dia dos Pais

Fonte: SENAI SC

Ação Outubro Rosa Outubro Rosa

Conscientização sobre a data, além de distribuição de preservativos femininos e folders informativos fornecidos pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Tubarão. E aos docentes e colaboradores por e-mail foi enviado mais informações para ampliar a conscientização. No final do mês foi organizada uma palestra informativa para colaboradores, docentes, discentes e visitantes.

Fonte: SENAI SC

Page 18: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

17

REGIÃO SUL

CRICIÚMA

Ação comemoração do dia das Mães

Fonte: SENAI SC

Page 19: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

18

REGIÃO EXTREMO OESTE

SÃO MIGUEL DO OESTE

Ação comemoração para o dia da mulher

A celebração, no dia 8 de março teve como objetivo, a valorização da mulher, reflexão sobre a importância e o significado deste dia para o publico feminino e a comunidade em geral. A palestra sobre Saúde da Mulher foi realizada pela Equipe do SESI e teve como público alvo as colaboradoras do SENAI.

Fonte: SENAI SC

Page 20: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

19

REGIÃO CENTRO NORTE

VIDEIRA

Ação Dia Internacional da Mulher

Fonte: SENAI SC

Page 21: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

20

REGIÃO PLANALTO NORTE

RIO NEGRINHO, SÃO BENTO DO SUL E MAFRA

Ação Direitos das Mulheres

A turma de Aprendizagem Industrial do Programa Produção de Móveis orientados pela Professora Claudine Iara Engler evidenciaram através de pesquisas, cartazes e apresentações os “Direitos das Mulheres” e elencaram a historia do movimento feminista ao longo do tempo e elencaram a história do movimento feminista, também ao longo do tempo. Os alunos refletiram sobre a importância/necessidade e a valorização dos direitos humanos. Embora muitas conquistas tenham sido alcançadas, hoje as mulheres ainda buscam avanços no que diz respeito aos direitos reprodutivos e proteção da mulher, uma briga já ganha em alguns países, mas que enfrenta rejeição de alas conservadoras em outros (Brasil, Índia, Afeganistão, Paquistão, entre outros), onde são cada vez mais comuns os casos de estupro, violência contra mulher e desigualdade no que diz respeito à educação e trabalho. Através dos temas abordados, os alunos refletiram sobre a importância/necessidade e a valorização dos direitos humanos.

Fonte: SENAI SC Ação Dia Internacional da Mulher

Uma homenagem com a leitura de um poema foi realizada pelas alunas da turma de Aprendizagem Industrial Processos da Qualidade. Foram agraciadas com momento maquiagem e brindes especiais.

Fonte: SENAI SC

Page 22: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

21

Ação palestra referente ao outubro rosa em parceria com o SESI.

Fonte: SENAI SC

Ação Núcleo das Mulheres empreendedoras

Um evento público ocorreu na semana das mulheres, na comunidade. Nele participação dos núcleos de negócios da ASCIBS, mulheres empreendedoras e foram discutidas ações, quanto às tendências de mercado, inovação e tecnologia.

Fonte: SENAI SC

Page 23: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

22

REGIÃO VALE DO ITAPOCU

JARAGUÁ DO SUL

Ação Outubro Rosa

Sensibilização da Equipe da Biblioteca que usaram vestimentas e laços cor de rosa para chamar a atenção ao tema.

Fonte: SENAI SC

Ação Novembro Azul Sensibilização da Equipe da Biblioteca que usaram vestimentas e laço de cor azul nos crachás.

Fonte: SENAI SC

Page 24: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

23

REGIÃO SUDESTE

DIREÇÃO REGIONAL

Ação Mulheres na Tecnologia

Desenvolvimento de uma cultura de empoderamento feminino, tecnológico e de empreendedorismo, baseado na sonoridade do sistema FIESC., Cultura: Engajamento Institucional, Rede de Conexão. Participação em Eventos Externos, Proposta de Endomarketing, Proposta de Ações Estratégicas e Ação Estratégica Piloto. Sistematização: Pesquisa de Produtos para público feminino e Modelagem de 2 produtos. Piloto 1 - Realizado na FIESC em parceria com o SENAI Florianópolis.

Fonte: SENAI SC

Sustentabilidade e Inovação: Rede de Conexão - Termo de Cooperação com Rede Mulher Empreendedora – 250.000 mulheres; Rede de Conexão – Termo de Cooperação com Rede Anitas – Empoderamento Tecnológico Feminino – mais de 3500 mulheres. Modelagem Produtos - Curso Segurança Digital para Mulheres (em desenvolvimento). Sinergia com áreas de Apoio – Participação regular COMAR, GEPES e GEMAC. Participação em Eventos Externos – WCTI 2016 com Mulheres na Tecnologia.

Page 25: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

24

3.2 ETNIA / RAÇA

Convivência do sujeito em suas comunidades de origem, com sustentabilidade, dignidade e valorização da sua cultura, especialmente aqueles que residem em comunidades quilombolas ou aldeias e que recebem capacitação em sua comunidade de origem.

Matrículas realizadas em Etnia/Raça:

• Atendimento - 2.757 matrículas de alunos negros e 90 matrículas de alunos indígenas.

Abaixo segue cases, fotos e depoimentos separados por Regiões de SC:

Page 26: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

25

REGIÃO DO VALE ITAJAÍ MIRIM

BRUSQUE

Mural Informativo “Indígena em SC” (abril de 2016)

A ação teve como objetivo, informar o corpo docente e discente sobre o tema. Participaram do evento, colaboradores e estudantes.

Fonte: SENAI SC

Page 27: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

26

REGIÃO ALTO VALE DO ITAJAÍ

RIO DO SUL

No curso de qualificação em Modelagem em Tecido Plano, a professora Isaura Badziak Murara teve o desafio da comunicação para ensinar a modelagem para quatro alunos haitianos. Dois deles possuíam dificuldades na utilização das réguas e na compreensão das operações básicas de matemática. Ela aproveitou a facilidade dos outros dois alunos (que compreendiam o português) para auxiliar na execução e desenvolvimento das atividades. Desta forma, com a interação entre eles, ela pode identificar a dificuldade e propor outras técnicas de ensino.

Fonte: SENAI SC

Page 28: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

27

REGIÃO EXTREMO OESTE

SÃO MIGUEL DO OESTE

Ação reflexão sobre religião e crença

A ação teve como objetivo proporcionar uma reflexão acerca do real significado do amor independente de religião ou crença. Participaram do evento alunos e colaboradores do SENAI.

Fonte: SENAI SC

Ação com teatro sobre as diferentes culturas

O evento, que foi realizado em setembro de 2016, teve a participação dos alunos do Ensino Médio. Comemoração da Semana farroupilha para divulgar e valorizar a cultura gaúcha.

Fonte: SENAI SC

Page 29: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

28

REGIÃO NORTE E NORDESTE

JOINVILLE NORTE

Ação exposição itinerante e palestra de conscientização sobre preconceito. A Faculdade de Tecnologia do SENAI/SC Joinville realizou em Novembro de 2016, duas ações relacionadas ao tema “Consciência Negra”. A 1ª foi uma exposição com vestimentas e utensílios usados pelos negros em seus rituais.

Fonte: SENAI SC

Já a 2ª, uma palestra com o Angolano Jorge que veio contar sua trajetória e o preconceito sofrido nos mais diversos países em que viveu.

Fonte: SENAI SC

Ação palestra Omunga O palestrante Roberto Pascoal Veio na unidade de Joinville fazer divulgação do projeto Social OMUNGA. A organização fica em Joinville e arrecada fundos, recursos materiais e capta voluntários para projetos educacionais. O objetivo foi alavancar recursos para construir bibliotecas e capacitar educadores para formação de leitores em regiões de carência extrema. Omunga é uma expressão do dialeto africano “umbundo” que significa união, unidade, conjunto. São dois os primeiros projetos em andamento: “Escolas do Sertão” (Piauí - Brasil), com duas bibliotecas que acabam de ser inauguradas em 2013, e “Livros para África” (Angola e Moçambique), previsto para inaugurar outras duas bibliotecas no segundo semestre de 2014.

Fonte: SENAI SC

Page 30: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

29

REGIÃO VALE DO ITAPOCU

JARAGUÁ DO SUL

Ação inserção de Haitianos

Convivência, comunicação e adaptações para o estudante Haitiano no Curso Técnico em Mecânica na Unidade do SENAI SC de Guaramirim.

Fonte: SENAI SC

Page 31: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

30

REGIÃO PLANALTO NORTE

MAFRA/RIO NEGRINHO/SÃO BENTO DO SUL

Ações de sensibilização

As turmas de Aprendizagem Industrial em Controle dos Processos da Qualidade representaram as regiões brasileiras, mostrando o histórico da região, Culinária, musica, dança e gastronomia típica. Momento este compartilhado com as demais turmas da Unidade.

Fonte: SENAI SC

Page 32: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

31

REGIÃO SERRA CATARINENSE

LAGES

Ação Consciência Negra

Foi realizada uma reflexão sobre o Tema, com uma imagem enviada por e-mail aos colaboradores e alunos, em 17 de novembro.

Fonte: SENAI SC

Page 33: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

32

3.3 MATURIDADE/IDOSOS

De acordo com dados das Nações Unidas (Fundo de Populações), uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. Estima-se um crescimento para 1 em cada 5 por volta de 2050. Isto significa que em 2050 teremos uma população idosa maior do que a população até 15 anos de idade (11,5% da população global). Em função do aumento da expectativa de vida, de aposentadoria e desaponsentadoria, faz-se necessário implementar ações que promovam a qualificação em uma nova função e ou requalificação na mesma função, para este grupo. Na vertente Maturidade/Idosos a oferta é de cursos da Educação Profissional para a Maturidade, atentos ao cenário de envelhecimento populacional do país. Neste contexto, promove-se a inclusão dos trabalhadores acima de 45 anos, por meio da Educação Profissional, em consonância com as recomedações Internacionais sobre envelhecimento, ao que estabelece o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), atendendo assim um público que saiu do mercado de trabalho precocemente e deseja retornar. Matrículas realizadas Maturidade/Idosos:

• Atendimento - 567 matrículas de pessoas acima de 60 anos.

Abaixo segue cases, fotos e depoimentos separados por Regiões de SC:

Page 34: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

33

REGIÃO OESTE

CHAPECÓ

Ação com grupo de idosos São Francisco de Assis no bairro Jardim Itália

Fonte: SENAI SC

Page 35: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

34

REGIÃO PLANALTO NORTE

Mafra/Rio Negrinho/São Bento do Sul

Ação Visita Lar dos Idosos

Em visita ao “Lar dos Idosos” de Mafra, os alunos da AI interagiram com os idosos em atividades diversificadas, proporcionando momentos de alegria e descontração. Produtos de higiene pessoal entregues aos moradores do lar.

Fonte: SENAI SC

Page 36: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

35

REGIÃO NORTE NORDESTE JOINVILLE NORTE Ação visita ao lar de idosos - Betânia (confraternização e socialização) A Faculdade de Tecnologia do SENAI/SC Joinville realizou em 2016, a ação IES Responsável, com visita ao Lar de Idosos (Betânia), administrado pelas Irmãs da Congregação do Sagrado Coração de Jesus e recebe ajuda financeira do Santuário Sagrado Coração de Jesus, da Prefeitura Municipal de Joinville bem como das mensalidades pagas pelos familiares ou pelos próprios idosos. A programação do evento teve como objetivo promover uma manhã de descontração, entretenimento e muita alegria para os idosos que moram no referido lar. O coordenador de curso, Vanderlei da Silva e sua banda emocionaram e animaram os idosos cantando clássicos da música nacional. Os acadêmicos e colaboradores interagiram com os idosos criando um momento significativo para todos. A ação IES Responsável, além de promover momentos de descontração e integração também realizou arrecadação de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza. O sucesso foi muito gratificante.

FONTE: SENAI SC

Page 37: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

36

3.4 PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Segundo o CENSO de 2010, homens e mulheres de 16 a 64 anos, principalmente os com deficiência intelectual participam menos do mercado de trabalho. A proposta de trabalho nesta vertente, tem como objetivo sensibilidar as equipes técnicas, pedagógicas e empresas do setor industrial quanto à compreensão do processo de qualificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho das pessoas com algum tipo de deficiência (pessoas em fase de habilitação e trabalhadores em fase de reabilitação). Para isso, propôe-se a oferecer uma escola inclusiva em contextos da Educação Profissional, promovendo a acessibilidade comunicacional, programática, metodológica, arquitetônica e atitutinal, visando o acesso, permanência e êxito no mundo e mercado de trabalho, tornando-as, pessoalmente, geradoras de funcionalidade profissional, desenvolvendo suas potencialidades e tornando-se economicamente independentes. Matrículas realizadas Maturidade/Idosos:

• Atendimento - 1.000 matriculas de pessoas com deficiência.

Modalidades Condutas Típicas

Auditiva Física Intelectual Visual Psicossocial Outros Total

Iniciação/ Aperfeiçoamento e Qualificação

219 82 49 121 14 25 1 511

Aprendizagem Industrial

65 34 21 104 11 5 4 244

Técnico 40 20 13 24 9 8 2 116

Ensino Médio 76 7 3 19 3 6 1 115

Superior de Tecnologia

5 3 2 1 1 2 0 14

Pós-graduação 0 0 0 0 0 0 0 0

Total 405 146 88 269 38 46 8 1.000

Fonte: SENAI SC

Abaixo segue cases, fotos e depoimentos separados por Regiões de SC:

Page 38: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

37

DIREÇÃO REGIONAL

O Senai SC participou do grupo de adequação de Situações de Aprendizagem para o Departamento Nacional com a participação e condução efetiva da colaboradora Myrthes Meinicke. No momento foram desenvolvidas Situações de Aprendizagem envolvendo professores das Unidades de Blumenau, Caçador e Joinville Sul. Em Blumenau foram desenvolvidas Situações de Aprendizagem de Cursos de Qualificações em Mecânica de Automóveis Leves, Eletricista de Automóveis e Assistente de Controle de Qualidade. Curso Técnico em Redes. Em Caçador foram desenvolvidas as Situações de Aprendizagem de Cursos de Qualificação Profissional em Auxiliar de Produção de Papel e Auxiliar em Produção de Celulose. Em Joinville Sul foram desenvolvidas as Situações de Aprendizagem de Cursos de Qualificação Profissional em Eletromecânica de Automóveis, Padeiro e Confeiteiro.

REGIÃO VALE DO ITAJAÍ

BLUMENAU

Ação reunião temática COMPED

Gisele Margot Chirolli iniciou explicando que a modalidade do Paradesporto é a atividade física destinada às pessoas com deficiências, desde bebês até portadores com 50 anos. O projeto existe desde 2013 e conta com empresas parceiras e a prefeitura municipal de Blumenau. Os atletas participam de competições de âmbito nacional e internacional.

Ação inclusão faz a diferença!

Em 08/04, a turma do Curso Desenhista Arquitetônico do 1º semestre matutino, presenciou uma apresentação que a aluna Renata Aparecida Nazário desmistificou a respeito de sua deficiência (Mielomeningocele). A professora Vanessa Raquel Cardoso, iniciou explicando a respeito da deficiência, conceito, características e causas. Na sequência, Renata verbalizou toda a sua trajetória relacionada à deficiência. A turma teve a oportunidade de tirar suas dúvidas a respeito. A apresentação contou também com a presença da coordenadora do Programa SENAI de Ações Inclusivas Tatiana Zoz Hadlich.

Fonte: SENAI SC

Page 39: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

38

Ação vivência: ser cadeirante ou estar cadeirante por alguns instantes?

Foi com este pensamento que a equipe da coordenação pedagógica refletiu a respeito e se colocou no lugar da pessoa cadeirante relatando as dificuldades que estas pessoas encontram no seu dia-a-dia.

Fonte: SENAI SC

Ação Exposição Biblioteca (julho a Agosto de 2016)

O PSAI (Programa SENAI de Ações Inclusivas) visa a integração de pessoas com deficiência ou outras características ligadas à vulnerabilidade social no mercado de trabalho, por meio dos cursos do SENAI.

A fim de divulgar mais o Programa, seus objetivos, público-alvo e os principais tipos de deficiências existentes, a biblioteca promoveu uma exposição rica em imagens e informações sobre o tema.

Fonte: SENAI SC

Page 40: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

39

Ação Semana da Dislexia

A psicopedagoga Vera Cristina Bauer realizou o evento relatando diversos casos sobre dislexia, o olhar diferenciado que se deve ter.

Fonte: SENAI SC

Treinamento adequação curricular (DR)

Rosana iniciou agradecendo a presença de todos. Introduziu uma breve apresentação a respeito dos direitos das pessoas com deficiência e conquistas acerca da legislação. À medida que o assunto foi comentado, foram surgindo perguntas e questionamentos acerca das adequações para cada deficiência e diversificadas modalidades de ensino. Foi explicado que a primeira página do formulário com as informações pessoais, será preenchida pela interlocutora do PSAI, onde consta nome completo do aluno, dados do curso, nomenclatura e categoria das deficiências e instituição de referência. Na parte do formulário onde consta o parecer final, é registrado cada acompanhamento pedagógico, conselhos de classe e ocorrências relacionadas aos alunos, sendo preenchida pela interlocutora do PSAI. Foi explicada com detalhes a segunda parte do formulário, que consiste no preenchimento de cada unidade curricular e carga horária a ser preenchida pelo interlocutor do PSAI. O professor deverá preencher se o aluno desenvolveu, não desenvolveu, desenvolveu com auxílio ou reprovou em cada habilidade e qual adequação foi feita para desenvolver estas habilidades.

Apresentação do novo formulário PSAI aos coordenadores de curso

Dia 11/03/2016 foi apresentado a orientação do formulário de adequação e teve como objetivo acompanhar todo o processo de ensino aprendizagem e mencionar as habilidades que o aluno atingiu. A folha de rosto será preenchida pela equipe do PSAI constando os dados pessoais e do curso que o aluno frequenta. A equipe do PSAI fica responsável em preencher as habilidades de cada unidade curricular. O professor deverá preencher as estratégias pedagógicas utilizadas para desenvolver cada habilidade. Cada habilidade é preciso completar: desenvolveu, desenvolveu com auxílio, não desenvolveu ou reprovou. Esta ultima também deverá ser preenchida pelo professor. O coordenador de curso ficará responsável por cobrar o professor referente ao preenchimento de cada unidade curricular. Foi apresentado o levantamento atualizado de alunos com laudo na unidade SENAI Blumenau por Modalidade.

Page 41: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

40

Ação – Participação evento SESI Apresentação da atuação do programa SENAI de ações inclusivas no estado de SC para a equipe de profissionais que atuam na área de educação do SESI (01/09/2016) com o objetivo de estabelecer parceria de trabalho entre o SESI e SENAI. Participaram do evento alunos e demais colaboradores que atuam na área da Educação (SESI/SENAI)

Page 42: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

41

REGIÃO DO VALE ITAJAÍ MIRIM

BRUSQUE

Ação reunião PSAI com docentes

Foi realizada uma orientação aos docentes dia 02/02/2015, com o objetivo de apresentar aos docentes os casos de estudantes com laudo de deficiência ou conduta típica, orientando-os para um processo de ensino e aprendizagem inclusivo e eficiente. Ação cinema Down (março de 2016)

Exibição do filme "Colegas" e debate sobre o tema "Síndrome de Down" com os estudantes.

Fonte: SENAI SC

Mural informativo "março roxo - conscientização sobre epilepsia"

Informar corpo docente e discente sobre o tema. Participaram do evento, colaboradores e estudantes (Março de 2016)

Fonte: SENAI SC

Page 43: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

42

REGIÃO CENTRO NORTE CAÇADOR

Fonte: SENAI SC

Page 44: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

43

REGIÃO SUL

CRICIÚMA

Ação curso de aprendizagem qualificou pessoas com deficiência na Empresa Alliance One

A aula inaugural que foi realizada no dia 14 de setembro contou com representantes da Alliance One, SENAI e APAE de Araranguá. As aulas foram realizadas na própria empresa. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Criciúma iniciou um projeto pioneiro com o programa de Aprendizagem Industrial: auxiliar a linha de produção. Desenvolvido integralmente para alunos portadores de deficiência intelectual, o projeto foi solicitado pela empresa Alliance One, de Araranguá e contou com a participação de 13 alunos na primeira turma.

Fonte: SENAI SC

Ação aula sobre Segurança no Trabalho

Fonte: SENAI SC

Page 45: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

44

Ação visitações de Alunos com Deficiência a Casa Guido

A importância de ações sociais, como parte essencial no processo de ensino a aprendizagem e para a vida.

Fonte: SENAI SC

Ação design e desenvolvimento de T-SHIRTS socioeducativas para crianças com síndrome de Down

Apresentação do TCC da acadêmica Érika Waterkemper com Professor Orientador: Elizânia Gomes Vitório. Realizado no dia 05/07/2016 tendo como o publico alvo os PCDS.

Fonte: SENAI SC

Mural informativo "Síndrome de Asperger" Informar corpo docente e discente sobre o tema. Público Alvo: Colaboradores em geral e estudantes (Fevereiro de 2016)

Page 46: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

45

REGIÃO SUDESTE

FLORIANÓPOLIS

Ação: Visita na ACIC O objetivo foi conhecer a realidade das pessoas com deficiência visual e teve como público alvo, alunos do Programa de Aprendizagem Industrial Assistente Administrativo Industrial (AI PAAI 2016/1 M1). O evento ocorreu entre março a junho de 2016 e contou com a participação de 50 pessoas.

Fonte: SENAI SC

SÃO JOSÉ/ PALHOÇA

Formatura do Ensino Médio (Alunos autistas do terceiro ano do Ensino Médio SENAI de São José - Daniel e Luiz Laureano com a professora Bruna Rachadel - 1/12/2016).

Fonte: SENAI SC

Formatura CT Eletrônica. O aluno autista Luiz Laureano está trabalhando na Orsegups e, também realiza trabalhos como DJ.

Page 47: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

46

Fonte: SENAI SC

Ação curso de Manutenção Automotiva O aluno deficiente visual Lucas Silva, 21 anos está cursando no SENAI de Palhoça (SC), o curso de Manutenção Automotiva. Iniciado em Agosto de 2016, a equipe tem adequado ferramentas que facilitem o aprendizado do aluno através da identificação em braile e utilização de leitores de tela para leitura dos materiais. Também foi realizado um reconhecimento dos ambientes, com o apoio do representante Igomar Zucchi, da Associação Catarinense para Integração de Lucas. O objetivo foi adequar a unidade e materiais ao Lucas para iniciar e realizar o curso de manutenção automotiva. Na primeira imagem, adequação das ferramentas para uso do aluno cego. Na segunda, Ambientação do aluno na unidade de Palhoça onde são as aulas do curso, com o apoio da ACIC

Fonte: SENAI SC

Page 48: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

47

Olimpíada do conhecimento - PCD Deficiência auditiva

Aluna Karolyne do curso técnico de informática participou da OC categoria PCD, área de informática.

Fonte: SENAI SC

Oficina de libras MUNDO SENAI

Fonte: SENAI SC

Aluno Leonardo do Ensino Médio (malformação arteriovenosa cerebral) na apresentação do MUNDO SENAI

Fonte: SENAI SC

Page 49: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

48

Oficina LIBRAS Aprendizagem Industrial Logística

Fonte: SENAI SC

Fádia juntamente com a aluna Camila (surda) do curso Segurança do Trabalho/ vespertino

Fonte: SENAI SC

Page 50: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

49

REGIÃO CENTRO NORTE

CANOINHAS

Ação Sensibilização sobre os deficientes visuais

O objetivo foi se colocar no lugar do outro através de uma brincadeira: Futebol Vendado. O evento (realizado em maio) teve como público alvo, alunos da Aprendizagem Industrial.

Fonte: SENAI SC

Ação: Palestra com a equipe pedagógica da APAE de Canoinhas.

O objetivo foi conhecer os processos de Empregabilidade das Pessoas com Deficiência. O evento (realizado em junho) teve como público alvo, alunos da Aprendizagem Industrial, cursos técnicos e colaboradores (270 no total).

Fonte: SENAI SC

Ação Exposição de arte APAE 40 anos

O objetivo foi expor obras de arte feitas pelos alunos da APAE em comemoração aos seus 40 anos. O evento (realizado em agosto) teve como público alvo, alunos da Aprendizagem Industrial, cursos técnicos e colaboradores (285 no total).

Fonte: SENAI SC

Page 51: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

50

REGIÃO ALTO URUGUAI CATARINESE

CONCÓRDIA

Ação visita a APAE de Concórdia – Aprendizagem industrial No dia 07 de junho, os alunos da turma do Programa de Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral, realizaram uma visita a APAE do município de Concórdia, acompanhados do professor Claudio Fantin, da Unidade curricular: Ferramentas de Gestão. Assim como esta turma, o professor proporcionou a visita à APAE para as turmas de Aprendizagem Industrial em Informática (matutino e vespertino). Na oportunidade, os alunos puderam conhecer as atividades/ações desenvolvidas pela instituição, promovendo a integração entre os alunos do SENAI e os alunos e profissionais da APAE. Os alunos ainda prepararam algumas atrações artísticas para apresentação aos outros estudantes da instituição visitada. O objetivo principal foi o de fazer com que os alunos do SENAI pudessem perceber a realidade da Pessoa com Deficiência, e os resultados obtidos, a partir dos relatos dos alunos.

Fonte: SENAI SC

Ação palestra de prevenção das deficiências No dia 19 de julho, recebemos uma equipe de profissionais da APAE de Concórdia (SC), para a realização de uma palestra de Prevenção das Deficiências, que faz parte de uma Campanha desenvolvida por aquela instituição. A campanha teve por objetivo, conscientizar a população de que é possível prevenir deficiências, realizar o diagnóstico precoce e desenvolver o indivíduo. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, o Brasil já conta com 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. O número corresponde a 23,91% da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos países em que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é elevado, este percentual chega a 1%. E cerca de 70% das deficiências poderiam ser prevenidas. Diante disso, a equipe formada por Fisioterapeuta, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional da APAE, explanou sobre os cuidados que devem ser tomados na descoberta de uma gravidez não planejada, e até mesmo para estruturar o planejamento familiar necessário, quando se pensa em gravidez. Participaram da palestra, as turmas de Aprendizagem Industrial vespertinas.

Page 52: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

51

Fonte: SENAI SC

Fonte: SENAI SC

Ação dia da inclusão

No dia 25 de agosto de 2016, aconteceu o Dia da Inclusão, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Concórdia (SC) e instituições parceiras. O evento, realizado na rua Coberta da cidade de Concórdia, alusivo à Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência, teve como tema: “Inclusão não é privilégio! É direito! ” e contou com apresentações culturais, exposições, desfile de moda inclusivo, entre outras atividades.

Fonte: SENAI SC

Page 53: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

52

Ação Desfile de Moda Inclusiva

Fonte: SENAI SC

Ação acompanhamento de alunos PCD Ainda, em meio às atribuições pedagógicas e premissas do PSAI, realizou-se o acompanhamento de alunos matriculados como PCDs, em todas as modalidades de ensino profissionalizante.

Fonte: SENAI SC

Page 54: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

53

REGIÃO EXTREMO OESTE

SÃO MIGUEL DO OESTE

Ação palestra com Marcos Alexandre Fritsch - ex- aluno formado no CT em Segurança do Trabalho.

Sensibilização, conscientização e conhecimento sobre a Pessoa com Deficiência no relato de vida do palestrante. Os alunos do CT em Segurança do Trabalho puderam observar a importância da inclusão e da qualidade de vida para as Pessoas com Deficiência. Participaram do evento em 29/04, alunos do CT em Segurança do Trabalho.

Fonte: SENAI SC

Ação Palestra com aluno surdo do CT Eletromecânica Arthur Asmann Anzolin

Sensibilização, conscientização e conhecimento sobre o mundo dos surdos. Os alunos do CT em Segurança do Trabalho puderam observar a importância da inclusão e da qualidade de vida para as Pessoas com Deficiência. Participaram alunos do CT em Segurança do Trabalho em 16/03/2016.

Fonte: SENAI SC

Page 55: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

54

Ação aula de LIBRAS no Curso Técnico em Informática (22/06/2016)

O objetivo foi ensinar LIBRAS para os alunos, promovendo a Inclusão do aluno surdo com os demais da turma do Curso Técnico em Informática 2016.

Fonte: SENAI SC

Ação de Dinâmica realizada no CT em Segurança do Trabalho

O objetivo foi sensibilizar os alunos sobre a importância da inclusão, da empatia e do trabalho em equipe. Teve como publico alvo, alunos do CT em Segurança do Trabalho em setembro de 2016.

Fonte: SENAI SC

Ação a abertura do Mundo SENAI com apresentação em LIBRAS

Sensibilização sobre a importância da Inclusão. Público alvo: Alunos do CT em Segurança do Trabalho (28/10/2016). Pessoas envolvidas: 500.

Fonte: SENAI SC

Page 56: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

55

REGIÃO NORTE E NORDESTE

JOINVILLE NORTE

Ações Palestra Eficiência Energética A Unidade Joinville Norte I participou do ciclo de palestras sobre eficiência energética. O Curso Técnico em Produção de Moda, turma vespertina PRONATEC, tem três estudantes com Deficiência Auditiva. Elas participaram e tiveram o apoio da professora intérprete, Gisele Maciel, para que houvesse total entendimento das estudantes sobre o referido tema.

Fonte: SENAI SC

Apresentação da SA secundária – Loja conceito

No dia 24/10/2016 aconteceu a apresentação da Situação de Aprendizagem, do Curso Técnico em Produção de Moda. No curso tem três estudantes com Deficiência Auditiva. A SA delas foi apresentada em LIBRAS e a professora intérprete, Gisele Maciel fez a “tradução” para os ouvintes. A SA foi uma pesquisa para uma loja conceito com roupas adequadas ao deficiente auditivo, mostrando que o DA pode ser autônomo nas escolhas de suas vestimentas (o vídeo será disponibilizado na pasta). Desfile Coleção Manny Jeans No dia 02/12/2016 aconteceu a apresentação da Situação de Aprendizagem principal, no Curso Técnico em Produção de Moda. No curso tem três estudantes com Deficiência Auditiva. A SA foi a produção de um desfile na qual as estudantes, além de ajudar na organização, também foram as modelos. A loja disponibilizou as roupas, na qual elas ajudaram a escolher o que iam usar no desfile.

Fonte: SENAI SC

TCC Molde para Confecção de Alfabeto e Números em BRAILLE

Page 57: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

56

Os estudantes do CT em Fabricação Mecânica, 4º semestre, confeccionaram um molde para injetar alfabetos e números em BRAILLE. Este estudo deu-se em função de uma visita a uma associação de cegos da cidade de Joinville (SC). A AJIDEVI – Associação Joinvillense de Integração a Deficientes Visuais tinha dificuldade em identificar as chaves dos ambientes. Mediante esta situação, os estudantes resolveram confeccionar um molde de injeção em plástico para facilitar as identificações dos ambientes (sala de aula, espaços de convivência, biblioteca, entre outros). Os estudantes tiveram como professores orientadores: Dinor Martins Junior professor técnico e Carmen Luft Bammesberger professora de metodologia. Este projeto teve repercução nas mídias da cidade.

Fonte: SENAI SC

Estudantes com o professor orientador Dinor, identificação na biblioteca, estudante Diogenes recortando as letras para montar a identificação na prateleira de livros.

Page 58: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

57

REGIÃO CENTRO NORTE

VIDEIRA

Ação Aulas práticas com alunos de inclusão

Fonte: SENAI SC

Page 59: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

58

REGIÃO VALE DO ITAPOCU

JARAGUÁ DO SUL

Ação Adaptações de Carteira Escolar para Estudante com Deficiência Física/Cadeirante nas unidades

Reutilização do Teclado adaptado no ano anterior para a Estudante com deficiência visual/baixa visão; - Adaptação de luminária para estudante com deficiência visual/baixa visão quando a sala precisar ser escurecida e ao mesmo tempo necessitar de interpretação em LIBRAS; - Providência de ponteira a laser para facilitar nas explicações em Power point. Estudante com deficiência visual/baixa visão aponta para os slides do professor para acompanhar as explicações.

Fonte: SENAI SC

Contratação de interprete de LIBRAS para Estudantes Surdos das Modalidades de Aprendizagem Industrial (período vespertino) e Faculdade (noturno).

Fonte: SENAI SC

Contratação de Auxiliar de Enfermagem para Estudante Deficiente Física (paralisia cerebral) da Modalidade Aprendizagem Industrial.

Page 60: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

59

Contratação de Professora Ledora para Estudante com Baixa Visão da Modalidade Ensino Médio Articulado à Educação Profissional – Técnico em Informática.

Fonte: SENAI SC

Ação mural PSAI

O objetivo foi divulgar datas alusivas ao PCD e PSAI no hall do bloco 5. Participaram alunos, colaboradores do SENAI, terceiros e visitantes, no mês de abril.

Fonte: SENAI SC

Ação Mural “Dia Mundial do Parkinsoniano” Objetivo foi informar e conscientizar sobre a doença de Parkinson. Participaram alunos e colaboradores do SENAI, em 04 de abril.

Fonte: SENAI SC

Page 61: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

60

REGIÃO LITORAL SUL

TUBARÃO

Ação Visita à ATIDEV

As colaboradoras Edivania e Sheila realizaram uma visita à ATIDEV, ambas com finalidades distintas, porém no mesmo âmbito (divulgar as ações inclusivas que abrangem FIESC/SENAI/SESI). A Associação Tubaronense para Integração do Deficiente Visual (Atidev), já existe há cerca de 10 anos e a única existente que auxilia os deficientes visuais e de baixa visão em toda a Amurel. São quatro professores que ministram 22 alunos cadastrados. Aulas de apoio pedagógico, escrita e leitura em braile, orientação e mobilidade, informática básica e atividades diárias de vida são oferecidas pela associação que conta com apoio da prefeitura de Tubarão, por meio de convênio assinado com a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social. A interlocutora do PSAI informou à direção da entidade (APAE) sobre o que é o Programa de Ações Inclusivas do SENAI que tem como objetivo promover condições de equidade que respeitem a diversidade inerente ao ser humano (gênero, raça/etnia, maturidade, deficiência, entre outras características ligadas à vulnerabilidade social. Como público alvo, a analista de Recrutamento, Diretora da APAE, Professores, Alunos da aprendizagem e interlocutora do PSAI.

Fonte: SENAI SC

Desafio de acessibilidade Palestra: Desafios da ACESSIBILIDADE_OLHAR de um cadeirante.

Fonte: SENAI SC

Page 62: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

61

REGIÃO FOZ DO RIO ITAJAÍ

ITAJAÍ

Evento APAE

Contratação de Intérprete de libras para acompanhamento do estudante Willian Rodrigo Leal, ensino médio.

Fonte: SENAI SC

Page 63: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

62

REGIÃO SERRA CATARINENSE

LAGES

Data comemorativa – Dia 02 Abril - Dia Internacional do Autismo

Fonte: SENAI SC

O Autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é considerado um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro (cerebelo, por exemplo). Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino.

Para o autista, o relacionamento com outras pessoas costuma não despertar interesse. O contato visual com o outro é ausente ou pouco frequente e a fala, usada com dificuldade. Algumas frases podem ser constantemente repetidas e a comunicação acaba se dando, principalmente, por gestos. Por isso, evita-se o contato físico no relacionamento com o autista - já que o mundo, para ele, parece ameaçador. Insistir neste tipo de contato ou promover mudanças bruscas na rotina dessas crianças pode desencadear crises de agressividade. Para minimizar essa dificuldade de convívio social, vale criar situações de interação. Respeite o limite da criança autista, seja claro nos enunciados, amplie o tempo para que ele realize as atividades propostas e sempre comunique mudanças na rotina antecipadamente. A paciência para lidar com essas crianças é fundamental, já que pelo menos 50% dos autistas apresentam graus variáveis de deficiência intelectual. Alguns, ao contrário, apresentam alto desempenho e desenvolvem habilidades específicas - como ter muita facilidade para memorizar números ou deter um conhecimento muito específico sobre informática, por exemplo. Descobrir e explorar as 'eficiências' do autista é um bom caminho para o seu desenvolvimento.

Page 64: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

63

Dia das doenças raras (28\02\16)

Para conscientizar e transmitir Informação aos colaboradores

Ação Divulgação PSAI na Serra

Fonte: SENAI SC

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência (21\09) O objetivo foi conscientizar colaboradores e alunos do SENAI a respeito da luta das pessoas com deficiência. Teve como público Alvo, colaboradores SENAI e alunos.

Fonte: SENAI SC

Dia Internacional da Síndrome de Asperger (28 de fevereiro) O objetivo foi conscientizar e informar os colaboradores sobre o problema

Dia Nacional do Sistema Braile (08 de abril)

O objetivo foi divulgar aos colaboradores a importância do Sistema Braille.

Fonte: SENAI SC

Ação Adaptação Curricular Aprendizagem Técnico (28 de abril) O objetivo foi esclarecer e orientar os professores quanto à adaptação curricular.

Page 65: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

64

Fonte: SENAI SC

Ação Projeto Situações de Aprendizagem

Os alunos de Aprendizagem Industrial realizaram o projeto “Preparando o aluno para o mercado de trabalho” e todas as etapas foram mostradas, incluindo as cotas para PCDs. (04 e 05 de agosto)

Fonte: SENAI SC

Ação Dia da deficiência Física

O objetivo foi esclarecer sobre o tema. Teve como público Alvo, colaboradores SENAI e alunos (11\09).

Fonte: SENAI SC

Ação acompanhamento e implantação dos planos adaptados

O objetivo foi os professores do EM efetivarem os planos adaptados, inclusive, no SGN (Sistema Gestão do Negócio).

Page 66: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

65

Ação acompanhamento e implantação dos planos adaptados

O objetivo foi os professores do EM efetivarem os planos adaptados, inclusive, no SGN (Sistema Gestão do Negócio).

Ação Texto Burnout

O objetivo foi esclarecer sobre o tema. Teve como público Alvo, colaboradores SENAI e alunos (12\10).

Fonte: SENAI SC

Page 67: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

66

REGIÃO CENTRO OESTE

LUZERNA

Ação palestra sobre Síndrome de Down com a turma (AISMR)

A escola tem uma função reguladora e formadora na vida dos alunos. Em muitos casos, inclusive, ultrapassa para o nível social. Mas acima de tudo, tem o dever de ensinar o aluno a trocar ideias e ideais, conviver com as diferenças, limitações, discutir e lidar com as emoções. Dessa forma, vemos a importância também de se estruturar os Sistemas de Ensino para atender de maneira adequada o aluno com Síndrome de Down, proporcionando o desenvolvimento de suas novas competências e habilidades. No dia 18 de Abril, recebemos em nossa Unidade a visita das colaboradoras da APAE de Joaçaba, cujo objetivo foi o de fornecer informações que enaltecessem a qualidade de vida dos portadores de Síndrome de Down. “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente” (ÉRICO VERÍSSIMO).

Fonte: SENAI SC

Ação adaptação de material de matemática para os alunos com necessidades especiais.

Para o professor entender as diferentes etapas de desenvolvimento do aluno com Necessidades Especiais, sua forma de pensar. Com isso, podem planejar sua intervenção. O objetivo foi encorajar o aluno no seu desenvolvimento de raciocínio, desenvolver a coordenação motora fina, viso-motor, percepção tátil e promover a socialização e Interdisciplinaridades possíveis. Com o material, o aluno copia em seu caderno o que desenvolveu na prática. Em seguida, ele procura fazer exercícios aplicando um modelo de solução apresentado pelo professor. A chamada transferência de informação. É necessário discutir as diferenças entre três termos: informação, conhecimento e saber. Segundo Micotti (1999, p. 154), “informação, conhecimento e saber são distintos, embora inter-relacionados”. Ao entender essas diferenças, compreenderemos melhor as diversas concepções de ensino e Aprendizagem. Isto ajudará na identificação de alguns problemas pedagógicos.

Fonte: SENAI SC

Page 68: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

67

Depoimentos de alguns colegas da Turma (AISMR) onde Rodrigo está inserido.

Pablo Henrique Ramos, 15 anos. “A palestra foi muito boa, as colaboradoras da APAE conseguiram explicar e deixar claro todas as minhas dúvidas sobre a Síndrome De Down. Em relação à convivência com nosso colega, considero boa. O Rodrigo se mostrou um rapaz carinhoso, alegre e com vontade de aprender. Não tenho problemas com ele”. Paula Santos, 14 anos. “Muitas pessoas pensam que se relacionar com quem tem Síndrome De Down é muito difícil ou complicado. Mas com as informações passadas, consegui entender que não. Mesmo com dificuldades conseguem se relacionar normalmente. São muito carinhosos e onde estão passam um ar de alegria. Com a palestra adquiri mais conhecimento”. Alexandre Darold, 15 anos. “Com a palestra adquiri mais conhecimento sobre a pequena diferença entre nós. A presença do colega em sala de aula é gratificante, pois com ele aprendi que todos são iguais e que todos nós temos o mesmo potencial. Nosso colega é carinhoso, amigo, gentil e muito educado. Temos um exemplo de garra em nossa turma e que faz com que a cada dia possamos aprender e valorizar as pessoas”. Alan Batista de Siqueira, 15 anos. “O que aprendemos ao observar e conviver com uma pessoa com Síndrome de Down?” Refletindo sobre as explicações repassadas pelas colaboradoras da APAE, relato que sanaram muitas dúvidas a respeito da SÍNDROME DE DOWN. O nosso colega é diferente sim, é mais carinhoso, atencioso e amigo de todos. Nos trabalhos em grupo muitas vezes tive a oportunidade de estar com ele. Percebi que ele se vira, se sai muito bem em relação ao conteúdo. No decorrer do curso, as turmas foram gratificadas com uma tarde esportiva, de acordo com seu desempenho e rendimento em sala de aula. Eles vieram para o SENAI como se viessem para um dia de aula normal, porém com roupas adequadas para a atividade. Os cursistas puderam escolher sua atividade como futebol, vôlei, basquete, entre outros. “Pensar sobre as possibilidades do corpo é refletir sobre o ser humano e sua condição de se comunicar por meio do movimento, expressão, gestos, fala olhar, toque”. É tratar de todas as posses que ele nos oferece. (GAIO e PORTO apud MARCO, 2006).

Fonte: SENAI SC

Page 69: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

68

REGIÃO ALTO VALE DO ITAJAÍ

RIO DO SUL

Ação Participação na Olimpiada do Conhecimento Aginaldo José Cardoso, de Rio do Sul, participou do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), cujas provas envolveram alunos dos cursos mais procurados no SENAI em todo o país. Ele conquistou medalha de bronze, na aprendizagem industrial em costura para pessoas com deficiência.

Fonte: SENAI SC

Ação: Divulgação do curso da área do vestuário para deficientes

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE - Rio do Sul), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Pais e alunos de escolas da cidade de Rio do Sul e o SENAI/Rio do Sul tiveram a oportunidade de Participar do evento MOSTRA “INCLUSÃO EM FOCO” idealizado pela UNIDAVI e oficializado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo foi sensibilizar a comunidade no que se refere ao atendimento aos estudantes com deficiência.

Fonte: SENAI SC

Ação Curso de Qualificação em Corte e Costura O aluno do curso de Qualificação em Corte e Costura para Tecido Plano, Aginaldo José Cardoso relatou sua experiência no curso e suas conquistas na instituição, juntamente com a intérprete de LIBRAS Nádia, a professora Isaura e a aluna deficiente auditiva Carla de Barros, uma das modelos do concurso. O SENAI/Rio do Sul teve a oportunidade de Participar do evento MOSTRA INCLUSÃO EM FOCO idealizado pela UNIDAVI e oficializado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa

Page 70: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

69

com Deficiência. O objetivo foi sensibilizar toda comunidade no que se refere ao atendimento aos estudantes com deficiência.

Depoimento da aluna Janaina Bridarolli Cizério matriculada no curso de Aprendizagem Industrial em Confeccionador de Moldes e Roupas: “Eu sempre ficava em casa sem ter muito que fazer, queria muito aprender a costurar, mas precisava de ajuda e compreensão, pois não são todas as operações de costura que domino. Encontrei meu lugar no curso de aprendizagem, onde as professoras Isaura e Edilene sempre tiveram paciência comigo. Estou muito feliz, pois terminei as peças de projeto integrador”.

Fonte: SENAI SC

No link abaixo incluímos o depoimento do aluno do curso de Qualificação em Corte e Costura para Tecido Plano e medalhista da Olimpíada do Conhecimento, Aginaldo José Cardoso. Ele relata sua experiência no curso e suas vicências na instituição : drive.google.com/drive/folders/0B2--0iWks62ea05XVDFCM2sxS1E

Fonte: SENAI SC

Ação participação no desfile do prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva

No ano de 2016, na sua 4ª Edição, o Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva, recebeu uma grande quantidade e variedade de propostas para inclusão e autonomia das pessoas com deficiência. No dia 25 de novembro aconteceu a mostra final das criações e produções feitas por vinte estudantes. Para o desfile foram selecionados 60 modelos, todos com deficiência, com o objetivo de promover um novo olhar sobre a indústria. Isto contribuiu para uma moda com compromisso ético, inclusivo e sustentável. Na unidade de Rio do Sul foram aprovados três projetos conforme descritos abaixo: Gabriel de Oliveira e Juliana Stell – Alunos do curso de aprendizagem industrial Confeccionadores de Moldes e Roupas. Tema: Barreiras da Linguagem. Por meio da megatendência “Fronteiras” , foi explorada a ramificação “Limites”. Essa ramificação traz a necessidade que as pessoas estão sentindo em se comunicar, expressar suas vontades e desejos de mudanças. Dentro desse contexto, foram desenvolvidos 3 looks e seus respectivos desenhos

Page 71: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

70

técnicos, pensados para adolescentes com uma diversidades de ideias, dificuldades de se expressar sem fazer uso de palavras faladas. Quando não há a comunicação, o convívio com os demais membros da turma torna-se limitado. Quando a interação se restringe somente com o intérprete, a inclusão não acontece. O objetivo da criação foi incluir nas escolas a língua brasileira de sinais (LIBRAS), a forma gestual de comunicação usada pela maioria dos surdos. A ideia foi fazer com que esta linguagem, aos poucos, se tornasse comum e natural entre pessoas.

Fonte: SENAI SC

Suiane Luz Gonçalves - Aluna do curso técnico em Modelagem do Vestuário. T tema: Jeanswear. Inspiração: jeanswear, nos seus tons e recortes. Presente no dia a dia há anos, a ideia foi inovar com o tempo, definindo muitos estilos e criando diversas personalidades.

Fonte: SENAI SC

Jessica Medeiros – Aluna do curso da Aprendizagem de Desenhista de Produto de Moda. Tema: Upciclyng. “Gosto muito de ajudar as pessoas, principalmente as que estão à beira da sociedade. Por isso quando soube do projeto Moda Inclusiva, pensei neste momento de alegria que poderia proporcionar a algumas dessas pessoas. Outra questão que me motiva muito é o uso de resíduos (Upciclyng) na criação das minhas roupas. Todos os meus 3 looks foram usados resíduos de malha, onde criei detalhes customizados para enriquecer meu trabalho e ajudar na sustentabilidade. Acredito que juntar a questão social e sustentável são os verdadeiros valores para um futuro mais humano e fraterno”.

Page 72: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

71

Fonte: SENAI SC

Julia Kohler – Aluna do curso da Aprendizagem de Desenhista de Produto de Moda. Tema: Trazer conforto e praticidade para as pessoas que possuem algum tipo de limitação. “Não é fácil encontrar roupas adequadas para pessoas com deficiência nas lojas. Procurei deixa-las mais bonitas e bem vestidas. Como consequência, elas vão ficar mais felizes e à vontade com seu corpo”.

Fonte: SENAI SC

Milaine Cristine Iatzack – Aluna do curso da Aprendizagem de Desenhista de Produto de Moda. Tema: A vontade de querer que as pessoas com deficiência se sintam bem, confortáveis e na moda serviu de inspiração para a criação destes looks. Assim como eu que tenho facilidade de locomoção e acesso, quero que todos tenham a mesma condição. O mundo será mais feliz quando entendermos a limitação das pessoas e não excluirmos ninguém.

Fonte: SENAI SC

Jainy Rodrigues de Matos Silva – Aluna do curso da Aprendizagem de Desenhista de Produto de Moda. Tema: Quando falamos em inclusão, para a maioria das pessoas, isto é simples. “Mas para pessoas com dificuldades, deficiências e limitações isto não é bem assim. Por isso a minha proposta

Page 73: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

72

de criação destes looks buscou ajudar nesta questão. Como tinta que reflete no escuro nos detalhes da roupa, ajudando na locomoção de pessoas com deficiência visual. Ou detalhes transparentes, destacando a perna mecânica colorida, para a nossa modelo de perna amputada. Também usei resíduo nos detalhes bordados, pensando na sustentabilidade. Todos os detalhes buscam ajudar na conscientização e percepção, pois o social e o sustentável precisam caminhar juntos para um mundo melhor”.

Fonte: SENAI SC

Page 74: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

73

REGIÃO OESTE

CHAPECÓ

Ação exposição de livros em Braille – Dia da Inclusão O objetivo foi informar e conscientizar sobre a inclusão. Teve como público alvo, alunos e colaboradores do SENAI (8 de abril).

Fonte: SENAI SC

Page 75: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

74

REGIÃO VALE DO ITAJAÍ

BLUMENAU

Ação inclusão de pessoas com deficiência: oportunidades e desafios

No dia 12 de abril, o Programa de Inclusão do SESI realizou o evento “Inclusão de Pessoas com Deficiência: Oportunidades e Desafios”. Na ocasião, o evento contou com a presença da Carolina Ignarra, autora d o livro “Inclusão - Conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência”. Ela falou a respeito da inclusão no mercado de trabalho. Além disso, ocorreram diferentes oficinas p a r a que o s convidados pudessem v i v e n c i a r alguns momentos relacionados ao tema. O Paradesporto realizou o basquete sobre rodas, o Centro Braille proporcionou uma oficina de sensações, o fotógrafo Eduardo Guilhon realizou uma exposição fotográfica e os Recursos de Acessibilidade para p e s s o a s com diferentes def ic iências foram expostos.

Fonte: SENAI SC

Page 76: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

75

REGIÃO PLANALTO NORTE

SÃO BENTO DO SUL/MAFRA A inclusão faz a diferença... Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo, trabalhando com as diferenças. Acompanhamento da Professora de Libras.

Fonte: SENAI SC

Aula Pratica de Inclusão

Fonte: SENAI SC

Ação Evento Segurança do Trabalho

Os alunos da Aprendizagem Industrial refletiram sobre a importância da inclusão e da qualidade de vida para as Pessoas com Deficiência. Evidenciaram também a conscientização pelo uso de EPIs.

Fonte: SENAI SC

Page 77: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

76

Integração dos alunos Momentos ricos que proporcionaram a interação entre os colegas de sala, compreendendo e respeito as limitações de cada um.

Fonte: SENAI SC

Page 78: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

77

REGIÃO VALE DO ITAPOCU

JARAGUÁ DO SUL

Envolvimento da Estudante Deficiente Física/Cadeirante nas Ações da Semana do Livro e da Biblioteca: Atividade Ilusão de Ótica com capas de livros.

Fonte: SENAI SC

Ação: inclusão de aluno cadeirante

Objetivo: Inclusão na prática: Aluno cadeirante - Luis Henrique Guarienti, em atividade normal na biblioteca com os demais alunos de Aprendizagem em desenho mecânico. Público Alvo: Alunos do SENAI (11 de abril).

Fonte: SENAI SC

Ação: visita de alunos do SENAI a crianças doentes no hospital materno infantil

O objetivo foi visitar e alegrar crianças - de uma forma lúdica (26 de julho)

Page 79: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

78

REGIÃO VALE DO ITAJAÍ

BLUMENAU

Ação gincana da turma da Aprendizagem

Fonte: SENAI SC

Page 80: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

79

REGIAO OESTE

CHAPECÓ

Ação conscientização a semana estadual da pessoa com deficiência (Lei Estadual 13.320/2009)

O objetivo foi alertar sobre a determinação legal. A biblioteca SENAI Chapecó decorou o mural com o tema da campanha 2016 “o futuro se faz com a conscientização das diferenças”. Teve como público alvo, alunos e colaboradores do SENAI (21 a 28 de agosto).

Fonte: SENAI SC

Ação curso de informática para pessoas com deficiência visual

O objetivo foi conhecer a informática voltada para o ensino a pessoas com deficiência visual. Teve como público alvo, colaboradores do SENAI (agosto). Três pessoas participaram e concluíram o Curso Informática para deficientes visuais (Neiva Vieira, Paula Reis e Marcia Prante).

Fonte: SENAI SC

Page 81: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

80

Teatro da APAE

Fonte: SENAI SC

Desfile PCE´s

Fonte: SENAI SC

Page 82: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

81

REGIÃO EXTREMO OESTE

SÃO MIGUEL DO OESTE

Ação aula de LIBRAS semanal para os alunos do CT em Segurança do Trabalho/2016

Conhecimento da linguagem de sinais visando aprimorar a comunicação entre a turma. Público alvo: Alunos do CT em Segurança do Trabalho. 01/03 a 16/12/2016. Pessoas envolvidas: 40

Fonte: SENAI SC

Page 83: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

82

3.5 GRUPO DE APOIO LOCAL - GAL E GRUPO DE APOIO INTERNO - GAI

O Grupo de Apoio Local – GAL constitui-se como um grupo de caráter consultivo e multidisciplinar que, por meio da parceria entre os Departamentos Regionais/Unidades Operacionais e entidades, visa sensibilizar e mobilizar a sociedade civil organizada na promoção da inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência nos cursos oferecidos pelo SENAI, por meio: � Da orientação para adoção de práticas que promovam a inclusão de todo estudante que

procurar os cursos oferecidos pelo SENAI. � Apoio à inclusão na indústria/empresas. � Fomentar o trabalho articulado e intersetorial. � Promoção da equidade de oportunidades entre todas as pessoas no processo de

desenvolvimento laboral. � Flexibilização do atendimento às demandas e necessidades individuais, em consonância com

a legislação vigente. � Adequação de cursos do itinerário nacional exigidas nos perfis profissionais em consonância

com a MSEP e o mundo do trabalho. � Na busca de excelência e escala nos processos educacionais inclusivos, sob a ótica da

demanda. � Aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver. � Expansão dos padrões de valorização da diversidade no mercado de trabalho. � Valorização da ação coletiva e compartilhada.

O Grupo de apoio Interno – GAI é um Grupo composto por colaboradores da Unidade Operacional com o objetivo de definir e promover ação nas vertentes do Programa SENAI Ações Inclusivas para a escola atingindo o público interno e externo.

Page 84: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

83

REGIÃO VALE DO ITAJAÍ

BLUMENAU

Ação - Reunião do Grupo de Apoio Interno e Grupo de Apoio Local.

Reunião ministrada pela coordenadora de Modalidade Luciane Amélia Henning Nunes. Apresentação dos Integrantes GAI e GAL. O que é o PSAI? Mielomeningocele o que é? Causas e tratamentos (Professora Vanessa Raquel Cardoso). AAPPM (Associação de amigos e mais portadores de Mielomeningocele) Apresentação da deficiência pelas voluntárias da Associação Carla Verwiebe e Nadir Ropelato. Depoimento da aluna PCD Renata Aparecida Nazário. Depoimentos dos colaboradores PCDs Débora e Filipe. Demonstrativo de alunos PCDs atendidos pela unidade. Vídeo de encerramento. Primeira Reunião do GAI e GAL Iniciou-se a reunião do Grupo de Apoio Interno, explicando o que é o Programa SENAI de Ações Inclusivas. Inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais (deficientes/condutas típicas e altas habilidades) em cursos de educação profissional do SENAI; Expandir o atendimento a negros e índios; Oportunizar a participação de mulheres em cursos estigmatizados para homens e vice-versa; Requalificar profissionalmente pessoas acima de 45 anos e idosos. Nossa coordenadora de cursos Daiane da Silva comentou a respeito do projeto na área de alimentos, que está sendo estruturado para atender a empresa Naturas que tem como objetivo qualificar os PcDs para inserção no mercado de Trabalho. As aulas práticas aconteceram no espaço cedido pela APAE e a princípio as demais aulas no SENAI. A APAE providenciou alguns documentos faltantes. No dia 12 de setembro o curso de qualificação profissional em Modelista de Roupas do SENAI Blumenau, realizou a doação das roupas confeccionadas no curso, para a ABAM (Associação Blumenauense de Amparo ao Menor).

Demonstrativo de alunos PCDs atendidos pela unidade. Vídeo de encerramento O objetivo de nossa última reunião deste ano foi socializar as Ações que foram realizadas por setor na unidade conforme alinhamento na reunião anterior. A equipe da coordenação pedagógica realizou uma ação se colocando na condição de cadeirante. Foi fotografada de forma individual cada pessoa sentada na cadeira de rodas, de modo que cada pessoa se colocasse na condição de cadeirante e registrasse o que sentiu naquele momento. A secretaria elaborou cartazes contendo informações do Programa SENAI de Ações Inclusivas, que foram fixados em diferentes espaços da unidade. Também divulgou no espaço do estudante, informações a respeito do Programa. Com a Modalidade do Ensino Médio, foi realizada uma ação em forma de conversa (por turma), de modo que os estudantes obtiveram conhecimento a respeito da existência do Programa e suas vertentes. O Curso Superior realizou uma Ação com os estudantes do curso de Design de Moda, que possibilitou contemplar a Casa da Esperança (que atende jovens no contra turno que se encontra em situação de vulnerabilidade social), através da Confecção de Roupas pelos alunos. A entidade recebeu mais de 400 peças e alimentos não perecíveis. O RH divulgou as ações que foram realizadas no programa Incluir para Crescer. Informou-nos que até 2017, será necessário realizar a contratação de mais algumas pessoas para serem enquadradas na cota de PCD. Recentemente foram contratados 2 alunos. A Biblioteca realizou uma ação da Multa Solidária, onde cada pessoa que necessita pagar a multa de atraso, pagou através de fraldas ou produtos de higiene distribuídos para beneficiar as pessoas

Page 85: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

84

com deficiência atendidas pela Associação de Amigos e Pais Portadores de Mielomeningocele. (AAPPM). Anteriormente a biblioteca promoveu uma exposição com livros relacionados ao tema de pessoa com deficiência e uma árvore contendo informações a respeito das diferentes categorias que englobam as deficiências.

Fonte: SENAI SC

Reunião mensal COMPED conselho municipal de pessoas com deficiência (09/03)

Foi solicitado o pedido de aprovação da fala da Nívea na reunião anterior que diz o seguinte: Informou que a codepa mandou confeccionar um outdoor alusivo ao dia da pessoa com deficiência em 03/12/ que foi instalado na rua 2 de setembro. A FURB enviou um pedido de solicitação de capacitação aos docentes para a universidade. Ficou decidido pelo conselho que quando for entidade será gratuito. Entrou em discussão o assunto da necessidade de ter uma intérprete para atender as pessoas surdas nas consultas médicas. O conselho sugeriu uma central de intérpretes junto à prefeitura de Blumenau para atender todas as secretarias. Outro ponto: a participante Iara teve negada uma corrida de táxi pelo fato de ter o cão guia. O taxista foi grosseiro e disse possuir alergia ao pelo do cão. Iara falou que entrará judicialmente para conquistar seus direitos. Outro assunto: a questão judicial de que as escolas particulares de Santa Catarina poderão cobrar valor maior na mensalidade dos alunos atendidos por professora de apoio. O Estatuto de Pessoa com Deficiência que ampara e defende estes direitos afirmou que o aluno tem direito ao professor de apoio sem cobrança extra.

Ação reunião mensal COMPED

Foi pedido que os participantes do conselho por meio de audiência pública dessem suas sugestões em prol da pessoa com deficiência para a licitação da empresa que vai assumir o transporte coletivo. Foi lida a correspondência da Tatiana que relata uma situação que ocorreu relacionada a um usuário do transporte coletivo cadeirante. Ela relatou que o equipamento do transporte não estava funcionando. A Equipe do Acessuas marcou presença na reunião com o objetivo de apresentar o programa que promove o acesso das famílias atendidas pela assistência social ao mundo do trabalho, proporcionando maiores oportunidades de ocupação e renda. As famílias interessadas devem fazer o cadastro com o CRAS de cada região do município de Blumenau. Voluntários do curso de Publicidade e Propaganda da FURB, vieram apresentar as 2 sugestões de logo. Uma tem 1 figura de um cadeirante juntamente com um outro boneco. A outra foram 5 bonecos de cores diferentes um ao lado de outro, onde cada cor representa uma deficiência. Os conselheiros escolheram a figura do cadeirante. Os participantes cegos sugeriram algo em alto relevo para que possam ter uma noção do desenho.

Page 86: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

85

REGIÃO VALE DO ITAJAÍ

INDAIAL

Ação campanha Pais pela Educação, Homenagem ao dia do professor e OLIMPÍADAS

Fonte: SENAI SC

POMERODE

Ação Campanha Pais pela Educação

Fonte: SENAI SC

Page 87: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

86

REGIÃO DO VALE ITAJAÍ MIRIM

BRUSQUE

Reunião PSAI com docentes (fevereiro de 2016)

O objetivo foi apresentar os casos de estudantes com laudo de deficiência ou conduta típica, orientando-os para um processo de ensino e aprendizagem inclusivo e eficiente.

Reunião GAI

O objetivo foi definir e planejar ações para 2017 (01/12/2016)

Page 88: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

87

REGIÃO LITORAL SUL

TUBARÃO

Reunião do GAL - Grupo de Apoio Local - Café no escuro

Apresentação do Programa de Ações Inclusivas do SENAI, Relatório Anual Ações realizadas em 2015 e 2016 nas vertentes do PSAI CB/TB, inclusão de PcD na FIESC, processo seletivo exclusivo para PcD's, Integração dos colaboradores neste processo seletivo, a recrutadora do Núcleo de Apoio Local abordou o TAC. Ao final foi realizado um café no escuro onde os participantes vivenciaram as dificuldades num simples ato de servir e tomar café. Público alvo: Diretor, AGO, Colaboradores, Coordenadores de Modalidade e Cursos Técnicos.

Ação Informativa sobre Dia do trabalho / Dia das Mães / Dia do Assistente Social / Dia Internacional Contra Homofobia / Dia da Luta Contra a Obesidade / Dia Mundial sem tabaco

O objetivo foi conscientizar sobre datas importantes, com destaque em duas: Dia das Mães e Dia Internacional Contra Homofobia com um breve parecer e dicas de leitura. E foram enviados e-mails aos docentes e colaboradores com informações mais completas..

Fonte: SENAI SC

Ação Programas de Bolsas do UNIEDU Em 17 de novembro foi realizada uma socialização do Programa de Bolsas do UNIEDU na qual a Faculdade do SENAI teve participação. O objetivo foi a inclusão de jovens no ensino superior que tenham ou apresentem algum tipo de dificuldade financeira para realizar seus estudos. Nesse ano tivemos um estudante do CST em Automação Industrial beneficiado pelo programa. Durante o ano, ele desenvolveu o projeto “CONTROLE DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL: APLICATIVO PARA CELULARES”. O objetivo foi desenvolver um protótipo para automatizar o controle da iluminação de uma residência, facilitando o acesso a todas as pessoas (deficientes ou não). O Programa de Bolsas possibilita a inclusão do estudante no ensino superior, promove sua participação em programas e projetos sociais com visão educativa proposta pela Faculdade em seus projetos de extensão.

Fonte: SENAI SC

Page 89: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

88

REGIÃO OESTE

CHAPECÓ

Ação: reunião do COMDE

Participação reuniões mensais COMDE

Ação dia da conscientização contra a obesidade mórbida infantil

O objetivo foi divulgar a ação pedagógica SENAI “Diga sim para vida saudável”, que vem sendo trabalhada com palestras, murais e trabalhos nas unidades. Teve como público alvo, alunos e colaboradores do SENAI (03 de junho).

Fonte: SENAI SC

Ação palestra sobre as mudanças na lei de inclusão

O objetivo foi deixar a comunidade a par da lei n. 13.146/2015, somar atividades, contribuir enquanto conselheiros, contribuir na vida das pessoas com deficiência e a todos os cidadãos presentes (05 de julho)

Fonte: SENAI SC

Page 90: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

89

Ação controle de qualidade da agua utilizada pela APAE

O objetivo foi efetuar análises - o lanal Chapecó efetua trimestralmente as análises para controle de qualidade da água utilizada pela APAE, sem custos. Teve como público alvo, a equipe APAE. Ensaios microbiológicos realizados: - Contagem de Coliformes Totais, - Contagem de E. coli, - Contagem de Mesófilos, Também realizados os ensaios Físico-Químicos abaixo: - Cloro residual livre, - Dureza Total, - Nitrato, - Nitrito, - Ferro Total, - Alumínio

Fonte: SENAI SC

Ação workshop viva as diferenças

O objetivo foi trocar informações entre profissionais da área. Teve como público alvo, colaboradores da FIESC e comunidade (18 de agosto). O projeto “Viva as Diferenças” faz parte do programa “Atitude Agora” da Fundação Aury Luiz Bodanese visa sensibilizar a sociedade para uma mudança de comportamento com relação às pessoas com deficiência, reduzindo assim, o preconceito e proporcionando o exercício da cidadania para todas as pessoas.

Fonte: SENAI SC

Ação alunos com laudo

Objetivo: parecer de estudante portador de deficiência. Público alvo: alunos e colaboradores do SENAI. Data: agosto.

Fonte: SENAI SC

Page 91: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

90

REGIÃO SUDESTE

TIJUCAS

Ação Situação de Aprendizagem TEMA da Situação de Aprendizagem: Projeto de Conscientização envolvendo temas de saúde e segurança do trabalho. Na verdade, a ação direcionada ao tema teve como alavanca o problema de saúde (câncer) de uma das alunas da turma. Nesse sentido, todo o encaminhamento foi de prevenção e segurança para sensibilizar as pessoas para tais atitudes, principalmente, em relação a assuntos tão discutidos na mídia e até mesmo nas relações pessoais como o câncer. Este tema acabou direcionando as ações da situação de aprendizagem e, por conseguinte, ao grupo de trabalho em sala de aula. Isto permitiu a criação da ONG "Juntos somos mais fortes". Toda a instituição ficou imensamente feliz pelo fato de uma situação de aprendizagem em sala de aula ter uma repercussão tão grande em nossa comunidade e em comunidades vizinhas.

Fonte: SENAI SC

Page 92: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

91

REGIÃO FOZ DO RIO ITAJAÍ ITAJAÍ Ação Reunião com APAE

Foi realizada reunião com Coordenação Pedagógica da APAE, professores da aprendizagem de Itajaí e Balneário Camboriú, Daniele, psicóloga e coordenadora do Programa CAPACIT /APAE- Carlize; Professora Aline; Coordenação Pedagógica da aprendizagem de Balneário Camboriú e Itajaí. Conversa sobre inclusão e estudantes com necessidades especiais que frequentam os cursos de aprendizagem.

Fonte: SENAI SC

Mural Inclusão

Família na Escola

16 de abril

Fonte: SENAI SC

Ação conversa com os estudantes das turmas de aprendizagem sobre o programa PSAI, inclusão dos colegas em sala/escola (17/02/16)

Público alvo: Coordenação pedagógica, estudantes das turmas de aprendizagem, professor responsável pela turma.

Ação conversa com os estudantes da turma de Logística sobre o programa PSAI, inclusão do colega Isaac (04/02/16)

Público alvo: Estudantes do curso de Logística e coordenação pedagógica.

Ação Reunião Pedagógica, conversa com os professores para observarem estudantes com necessidades especiais (05/02/16)

Page 93: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

92

Público alvo: Coordenação pedagógica e professores da aprendizagem.

Ação apresentação do PSAI na Semana Pedagógica (26/01)

Público alvo: Coordenação pedagógica e colaboradores do SENAI/Itajaí.

Ação acompanhamento dos estudantes na matrícula (Conversa com pais e estudantes com necessidades especiais)

Pessoas envolvidas: Karina/Maiara/Jaqueline Menon

Page 94: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

93

REGIÃO ALTO URUGUAI CATARINENSE

CONCÓRDIA/SEARA

Ação Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Concórdia, no qual o SENAI possui uma vaga titular.

Fonte: SENAI SC

A unidade do SENAI de Concórdia, através da sua vaga no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem participado mensalmente das reuniões ordinárias e extraordinárias, bem como dos eventos propostos e organizados pela entidade, a fim de dar visibilidade à pessoa com deficiências e lutar em prol dos seus direitos.

Page 95: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

94

REGIÃO CENTRO NORTE

CANOINHAS

Ação “Murais sobre as vertentes do PSAI” (período letivo)

O objetivo foi compartilhar informações sobre as vertentes do PSAI e teve como público alvo, os alunos dos cursos de aprendizagem industrial e cursos técnicos, coordenação pedagógica e assistente de biblioteca.

Fonte: SENAI SC

Ação: desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos da importância das atitudes corretas para a convivência harmoniosa nos diversos ambientes; respeitando a todos sem distinção de gênero, raça, idade, religião.

O evento, realizado em março de 2016, teve como público alvo, alunos dos cursos de aprendizagem industrial, coordenação pedagógicas e docentes.

Fonte: SENAI SC

Ação Integração de Alunos

Receber os novos alunos e proporcionar um ambiente receptivo e acolhedor. Público alvo: Alunos egressos e novos alunos (01/02/2016).

Page 96: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

95

Ação Acompanhamento de alunas (01/02)

Verificar e acompanhar as alunas inseridas em Cursos essencialmente masculinos visando Inclusão e bem estar. Público alvo: Alunas nos Cursos de AI Eletricista, AI Mecânico, Qualificação em Industriais.

Fonte: SENAI SC

Ação Atividade de Integração (agosto de 2016)

Trabalha as diversidades de uma maneira lúdica através de música. Público alvo: Alunos do CT em Segurança do Trabalho.

Fonte: SENAI SC

Page 97: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

96

REGIÃO PLANATO NORTE

RIO NEGRINHO/ SÃO BENTO DO SUL/MAFRA Registro de Reunião do GAI As coordenadoras pedagógicas da Unidade de SBS e Mafra, Katia e Rosicler deram as boas vindas e agradeceram a participação de todos na primeira reunião do GAI em 2016. Enquanto interlocutoras do PSAI, foi elencado a importância desse momento de reflexão e planejamento, onde discutimos ações que serão realizadas em cada vertente do PSAI, bem como a importância de preenchimento dos formulários de acompanhamento dos alunos inclusos. Leram todas as ações e abriu-se um espaço para análise e coleta de sugestões para cada ação. Após conversação e reflexão das possibilidades das ações, de acordo com a realidade, ficou definido as atividades de acordo com cada vertente. O grupo está engajado e parceiro para a realização das ações propostas.

Fonte: SENAI SC

SÃO BENTO DO SUL

Participação em Conselhos, fóruns e Comitês nas vertentes Participamos da 6ª Conferencia Municipal da Cidade de São Bento do Sul, A função Social da Cidade e da Propriedade, palestras e discussões com o lema “Cidades Inclusivas, participativas e Socialmente Justa”. A SEMANA DO TRANSITO , comemorada entre os dias 18 a 25 de setembro. Houve palestras para os alunos da AI, com o objetivo de conscientizá-los quanto à valorização da vida, elencando valores, postura e atitudes, garantindo desta maneira o direito de ir e vir dos cidadãos com responsabilidades.

Fonte: SENAI SC

Page 98: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

97

Tema: 6ª Conferência Nacional das Cidades -2016

A 6º Conferencia Nacional das Cidades 2016, aconteceu no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zchoerper no dia 02 de junho, cujo lema “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justa” que traz o sentido da cidade como um bem comum de toda a população, uma cidade mais equânime, democrática, com menos desigualdade de acesso aos bens e serviços públicos, com menos descriminação, com mais qualidade de vida para todos. Pensar no bem comum, no contexto urbano significa dar às pessoas sem exceção, a possibilidade de exercer sua forma plena o direito à cidadania. Neste ciclo de Conferências das Cidades, cada cidade, cada cidadão deve refletir sobre suas características, sobre seus conflitos e identidades, sobre seus desafios e potencialidades para desenhar seus caminhos para o desenvolvimento do ambiente incluso e socialmente justo.

Fonte: SENAI SC

MEMORIAL DE REUNIÃO

Acompanhamento dos alunos com deficiência (1º semestre de 2016) Apontador: Denise Katia Mallon. O Programa PSAI (Programa de Ações Inclusivas), com o objetivo de estabelecer a sistematização, consiste em promover condições de equidade e que respeitem a diversidade inerente ao ser humano (gênero, raça/etnia, maturidade, deficiência), entre outras características ligadas à vulnerabilidade social. Esses alunos recebem atendimento diferenciado, de acordo com suas necessidades, sendo realizado através de formulários fornecidos pelo DR/PSAI, onde os professores fazem a adequação das atividades a serem desenvolvidas, seguido de avaliação e conforme a limitação de cada aluno, registrando na planilha. Em reunião com os professores, no conselho de classe Primeiro Bimestre foi elencado o contexto escolar de cada aluno. *Jonas Ariel Marques dos Santos, deficiente auditivo, do curso Mecânica de Manutenção Mat. Aluno com limitações na audição recebeu auxilio nas avaliações de um estagiário, assim como nas aulas práticas no laboratório devido à dificuldade de entender as orientações do professor. O aluno vem conseguindo superar suas limitações e tem demonstrado dedicado e comprometido. Em Informática não obteve alterações na grade, conseguiu realizar as atividades propostas com êxito. Em Metrologia avaliações diferenciadas em numero de questões, sendo feito a leitura de questão por questão pelo estagiário. Seu rendimento foi considerado bom, tanto nas aulas praticas como no laboratório. *Willian Fernando Huettl, deficiente auditivo, do curso Prototipista. Aluno que se sobressaiu nas aulas práticas. Tem demonstrado dinâmico, efetuado as atividades com agilidade, sendo mais

Page 99: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

98

rápido que os colegas. Em metrologia, conseguiu fazer a leitura de paquímetro com facilidade. Necessita ser orientado quanto ao uso de EPIs adequados. Luciana estará orientando-o. Não houve necessidade de adequação quanto à grade curricular. A professora Andreia comentou as adequações das dinâmicas de sala de aula junto à interprete. Conseguiu realizar as mesmas tarefas como os demais colegas. Recebeu orientação individualizada quando necessitou de auxilio. *Joao Igor Munhoz, deficiente com déficit de atenção, do curso Mecânica de Manutenção Vesp. Quanto à grade curricular adequação/PSAI, até o presente momento não houve necessidade de adaptação, pois João é um aluno comprometido e dedicado. Quando apresenta duvidas questiona e solicita auxilio junto aos professores, superando suas limitações. Necessita ser orientado quanto a sua dispersão junto aos colegas nas atividades de laboratório, mas aceita com tranquilidade, realizando o que lhe é solicitado. *Fabiola Martins, deficiente auditiva, do curso Processos do Controle da Qualidade Vesp. Demonstrou maior interação com colegas, esboçando sorrisos com maior frequência. Aprecia quando os professores dão devolutiva em suas produções, sentindo-se mais autoconfiante em suas produções. Em leitura e interpretação conseguiu representar fielmente os desenhos solicitados pela professora. Mesmo tendo dificuldade de comunicar com a aluna percebe-se o raciocínio logico rápido, assimilando com facilidade o que lhe foi proposto. A turma vem interagindo com aluna. Em metrologia seu rendimento ficou abaixo do esperado devido à exigência de concentração, encontrando-se com limitação, mas se esforça para a compreensão, sendo persistente. *Fernanda Alves da Silva deficiente com síndrome de Charge, do curso Processos do Controle da Qualidade Vesp. Dificuldade quanto à visualização das atividades registradas no quadro, como também à utilização do paquímetro, devido aos números pequenos. Nas aulas de informática realizou as atividades, conforme as orientações do professor, porém se frustra quando não consegue realizá-las. Demonstra-se com temperamento forte, quando não concorda com alguma situação. Esforçada, dedicada, questiona as atividades, buscando auxilio dos professores. Percebe-se autonomia da aluna em seus afazeres. *Flávia Renata Carneiro, deficiente auditiva, do curso Processos do Controle da Qualidade Vesp. Necessita de maior autonomia em suas atividades, se torna muito dependente da Interprete. Demonstra insegurança e necessita da interprete constantemente. Realiza as suas atividades, de acordo com suas limitações, havendo a necessidade de adaptação curricular nas Unidades Curriculares trabalhadas. Demonstra-se inquieta e agitada, dificuldade de concentração em longo prazo. A mãe compareceu na Unidade para comunicar que a aluna encontra-se em acompanhamento médico devido aos ajustes de seu aparelho auditivo. Adaptação Curricular. *Marcelo de Lima deficiente, tetraplégico, do curso Processos do Controle da Qualidade Vesp. Aluno que obteve progressos em seu rendimento. Necessitou de adequação curricular devido à sua limitação nos dedos das mãos. Realiza as atividades propostas, de acordo com suas limitações, mas se superando a cada atividade realizada. Necessidade de adequação curricular devido às suas limitações, Porém, em Informática, conseguiu manipular o mouse com facilidade, assim como a representação dos desenhos técnicos. Utiliza sua deficiência como uma fuga para suas responsabilidades, sendo orientadas inúmeras vezes pela coordenação pedagógica. Chega atrasado e alega problemas de deslocamento. Em dias de chuva não pode frequentar as aulas, devido à locomoção com a cadeira de rodas. Sua limitação quanto ao manuseio dos instrumentos de medição, os colegas o auxiliam quanto às atividades. Já com a com a régua apresenta sucesso. *Agatha Carvalho Almeida, deficiente física, do curso OMU. Aluna com responsabilidades demonstra-se dedicada e comprometida, solicita auxilio dos professores em suas dúvidas. Quanto à necessidade de adequação curricular, até o presente momento não foi necessário, pois a aluna vem superando as expectativas, até mesmo na limagem das peças e sua limitação não interfere,

Page 100: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

99

Apresenta um bom desempenho. Com base nos acompanhamentos e registros, vamos continuar auxiliando e monitorando os alunos para garantir a superação de suas limitações.

Fonte: SENAI SC Ação reunião de pais aprendizagem industrial (2016/1)

Augusto Cury escreve: “Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir!” O SENAI, com o intuito de contribuir e fazer parte desses sonhos através de um contato mais aproximado com a família realizou nos dias 09, 10, 11 e 14 de março de 2016 nas Unidades de São Bento do Sul, São Bento do SUL II, Rio Negrinho e Mafra a Reunião de Pais da Modalidade Aprendizagem Industrial, tendo como proposito somar as energias, vivenciar a solidariedade, o dialogo, a humildade, a confiança, semeando a esperança e construindo competências intelectuais, humanas e profissionais, convivendo com as diferenças e superando os obstáculos no aprender a aprender a cada dia. Na busca para atingir esses objetivos e para que a educação tenha um significado pessoal e social para com os sujeitos nela envolvidos, foi imprescindível este momento, pois escola (SENAI), Indústria e família caminham juntos nessa jornada, num trabalho integrado. Pais dos alunos da Aprendizagem Industrial SBS/ RN/ Mafra

Fonte: SENAI SC

Ação Cuidados necessários para uma vida saudável Visando a melhoria continua do aprendizado dos nossos alunos, realizamos em parceria com o SESI, na Unidade Curricular Saúde Segurança no Trabalho, uma palestra sobre Doenças

Page 101: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

100

sexualmente Transmissíveis e Higiene Pessoal com a turma da Aprendizagem Industrial Operador de Máquinas de Usinagem. A Profissional que realizou a palestra, Luciana, abordou com clareza o tema proposto, possibilitando a participação efetiva dos alunos, através de debates e questionamentos sobre a dinâmica que possibilitou a reflexão acerca da saúde do trabalhador.

Fonte: SENAI SC

Dinâmica do Dado

Professor Claiton – AI Processos do Controle da Qualidade RN

O objetivo desta dinâmica foi que o grupo se organizasse em torno de um objetivo comum. A construção de um dado de papel composto obrigatoriamente por 6 peças iguais. Para o desenvolvimento desta atividade foi concedido a cada equipe seis folhas de papel de cores diferentes, tesoura, cola, régua e fita adesiva. Cada equipe teve seis integrantes (quando possível). Atividade: A equipe confeccionou 6 peças idênticas (de igual tamanho) que juntas formaram um dado; Cada integrante foi responsável pela confecção de uma das peças; O Dado resistiu a seis arremessos sem se desmanchar. Critérios: foi levado em consideração: avaliação: acabamento, estética e resistência do dado. Conceitos Trabalhados: - Trabalho em Equipe, Planejamento da atividade, Criatividade, Qualidade do produto, Comunicação, Organização, Distribuição de tarefas, Experimentação, Análise, Foco em uma tarefa.

Fonte: SENAI SC

Page 102: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

101

Ação dinâmica; Morto/vivo - PSAI

Professora Responsável Jossiane e Luciane

Com o objetivo de desenvolver a integração entre os alunos da Turma da Aprendizagem Industrial Processos do Controle de Qualidade, as professores desenvolveram através da datilografia (arte de conversar por meio de sinais realizados com os dedos), as brincadeiras morto vivo. A participação dos alunos PNEs, auxiliaram os demais colegas na assimilação dos sinais, assim como na observação do cumprimento das regras das brincadeiras. Momentos significativos, favorecendo a inclusão social.

Fonte: SENAI SC

Programa 5 S Os alunos do curso de Aprendizagem Industrial em Controle dos Processos da Qualidade (turma período matutino e vespertino), juntamente com a professora Jossiane Américo Araújo compartilharam informações sobre a prática do 5S, com a turma da Aprendizagem Industrial. Alunos e colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer a melhoria na qualidade de vida pessoal e profissional, em meio a tantos recursos disponíveis para com a organização e a utilização destes em nossas atividades diárias, possibilitando a melhoria do clima organizacional, na produtividade e consequente na motivação, despertando o senso de responsabilidade. Cabe mencionar que a turma do período vespertino possui quatro alunos PNE que participaram das auditorias bem como das apresentações, surpreendendo nas apresentações com suas dinâmicas de interação, reforçando que suas limitações não impedem que se desenvolvam, permitindo que sejam indivíduos formadores e disseminadores de conhecimento. Com o desenvolvimento desta atividade, os alunos da instituição SENAI também aderiram à campanha “Conviver com responsabilidade”, sendo que cada turma de AI é responsável na semana pela organização e limpeza do espaço que utilizam. Parabéns a todos!!!!

Fonte: SENAI SC

Page 103: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

102

MAFRA Ação campanha pais pela educação

Fonte: SENAI SC

Ação registro de reunião do GAI (grupo de apoio interno)

A coordenadora pedagógica da Unidade de Mafra, professora Rosicler deu as boas vindas à equipe e agradeceu a participação De todos na primeira reunião do GAI em 2016. Contamos com a presença da Interlocutora do PSAI no Planalto Norte, Denise Katia Mallon, que falou sobre a importância do momento de reflexão e planejamento, onde foram discutidas ações realizadas em cada vertente do PSAI e a importância do preenchimento dos formulários de acompanhamento dos alunos inclusos. Leu todas as ações e abriu-se um espaço para análise e coleta de sugestões para cada ação. Após conversação e reflexão das possibilidades das ações de acordo com a realidade ficaram definidas as atividades conforme cada vertente. Ação acompanhamento dos alunos com deficiência

O acompanhamento dos alunos inclusos é realizado através de formulários onde são feito os registros dos docentes, em sua Unidade Curricular. O acompanhamento pedagógico é realizado em sala de aula, assim como nos planejamentos dos docentes. A Interlocutora do PSAI no Planalto Norte, Katia Denise Mallon fez o acompanhamento na Unidade e o repasse de orientações necessárias para preenchimento e registro das atividades desenvolvidas. *O aluno Lucas dos Anjos (deficiente auditivo) da turma de AI ADM, está sendo acompanhado pela professora Rogéria Pilz, interprete de libras. Em parceria com os demais docentes das Unidades Curriculares, ela prepara suas aulas de acordo com o que os docentes irão trabalhar. Seu planejamento é realizado com antecedência. Como o aluno tem dificuldades em interpretação de libras, ela trabalha com materiais visuais, facilitando o seu aprendizado. Todas as atividades são registradas em um portfólio. Os pais são chamados frequentemente para um feedback a respeito da aprendizagem de Lucas. *O aluno Diógenes (Dificuldade de Aprendizagem – conforme laudo) cursa AI ADM e precisa, em alguns momentos, adequação nas atividades propostas. Os docentes não estão tendo dificuldades de trabalhar com o referido aluno e realizam o preenchimento das atividades adequadas. *O aluno Luiz Henrique (com dificuldade de aprendizagem – conforme laudo) cursa AI Mecânica de Máquinas em Geral e, segundo os docentes, consegue acompanhar a maior parte das atividades propostas aos demais alunos. Realizam o preenchimento das atividades adequadas

Page 104: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

103

Ação mundo SENAI

O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) participou do MUNDO SENAI de forma ativa e significativa, fazendo com que seus visitantes sentissem na pele questões voltadas a acessibilidade. Com vendas no rosto, os visitantes circularam por uma tenda, repleta de empecilhos que dificultavam sua passagem, manipulando objetos, vivendo intensamente o dia a dia de uma pessoa sem a visão. Os depoimentos foram registrados no painel. Momentos sublimes, pois se percebeu a sensibilização dos visitantes.

Ação PSAI cidadania

Os alunos do Programa “Auxiliar Administrativo e AI em Controle dos Processos da Qualidade” refletiram sobre o conceito de cidadania no sentido de promover a democracia e a justiça social, na busca incessante da convivência com as diferenças e à igualdade de oportunidades para todos através de uma dinâmica de ações com ideários que possibilitaram a reflexão acerca de suas responsabilidades.

Ação registro da reunião com a comunidade escolar

As coordenadoras pedagógicas da Unidade de SBS, Katia e Rosicler deram as boas vindas e agradeceram a participação dos todos na primeira reunião com a comunidade escolar em 2016. O PSAI reforçou a importância do momento de reflexão para compartilhar e conhecer os alunos que apresentam deficiência, assim como a necessidade de ampará-los e acolhê-los durante a integração. Os alunos foram apresentados com suas respectivas deficiências e orientações necessárias para melhor atende-los. SÃO BENTO DO SUL/MAFRA Adequação Curricular/ alunos PCDs Capacitação de professores sobre a Adequação Curricular/orientações quanto, ao processo de registro dos alunos PCDs. Nesta mesma reunião foi realizada uma orientação aos docentes com o objetivo de apresentar os casos de estudantes com laudo de deficiência ou conduta típica.

Fonte: SENAI SC

Page 105: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

104

REGIÃO SUL

CRICIÚMA

Dia da família na Escola

Abertura com Palestra com Professor Robson Checinel, Integração do Projeto Eu Voluntário, Deixando seu legado com o Professor e Jovem Embaixador da Educação Paulo da Silva Costa. IEL com cadastramento dos alunos para o Programas de Estágio – Elton Goulart Fernandes. Segurança Doméstica e Influenza H1N1 com o Professor Cássio Raul Cruz, visita aos Ambientes Educacionais e Apresentações da Gincana 2016 e atividades com o Professor Robson Cechinel.

Fonte: SENAI SC

Reunião de Pais / CRICIUMA

Fonte: SENAI SC

Page 106: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

105

REGIÃO NORTE NORDESTE

JOINVILLE NORTE

A Interlocutora do PSAI, Márcia Maria de Borba (região Norte/Nordeste) participou do Seminário de Inclusão, realizado no dia 19/08/2016, na Câmara de Vereadores de Joinville, com o palestrante Promotor do Estado do Pará, Sr. Waldir Macieira da Costa Filho. Na ocasião ele apresentou e comentou a nova Lei de Inclusão Nº 13.146/2015. Márcia Borba também participou do Processo Seletivo juntamente com os colegas de gestão de pessoas no Projeto Crescer para Incluir (iniciativa da Direção Regional).

Fonte: SENAI SC

Ação Café Literário

Fonte: SENAI SC

Page 107: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

106

REGIÃO SERRA CATARINENSE

LAGES Ação entrevista com alunos e pais (PSAI - 01\03 a 01\05). O objetivo foi conhecer a realidade dos alunos envolvidos no programa.

Fonte: SENAI SC

Ação capacitação AmBev (14/11) O objetivo foi orientar servidores da empresa em relação aos aprendizes PCDs.

Ação Reunião Turma Ambev (Professores – 7/11)

O Pré Conselho PSAI avaliou as adaptações necessárias para cada aluno PCD. A reunião teve como público Alvo os professores. Foi feito registro escrito nas fichas individuais e esclarecimentos de duvidas. Ação capacitação julho Foi realizada a Palestra "Superando Limites Através das Possibilidades" para professores e colaboradores. (12\07\2016)

Fonte: SENAI SC

Page 108: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

107

Ação exposição de livros com temas do PSAI (sala professores)

O objetivo foi incentivar e divulgar os livros com temas pertinentes ao programa PSAI para professores e colaboradores. (Fevereiro de 2016)

Fonte: SENAI SC

Ação semana pedagógica (27\01\2016)

O objetivo foi orientar professores sobre alunos PCDs do primeiro semestre e traçar um Plano de Ensino.

Ação atendimento individual professores e colaboradores e alunos (fev a julho)

O objetivo foi atender e orientar colaboradores, alunos e professores sobre o programa PSAI.

Ação pasta drive professores em AI (março a dez)

Trata-se de um material de apoio aos professores do Ensino Médio

Ação reunião GAI (27\06\2016) Os integrantes discutiram os Trabalhos do 1º e 2º semestres Ação reunião GAL (28/08) Os integrantes do GAL discutiram sobre a devolução de trabalhos 2015 e 2016. Reunião de pais

O objetivo foi explicar o programa PSAI.

Page 109: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

108

Ação Entrevista alunos\ Pais 2º semestre (10/08 a 10/11)

O objetivo foi conhecer e orientar integrantes e pais dos alunos inseridos do programa PSAI. Teve como público Alvo, pais e alunos. Foi feito Registro na ficha Individual e SGN.

Ação Reunião GAI (27/06)

O objetivo foi discutir trabalhos do1º e 2º semestres. Teve como público alvo, integrantes GAI.

Fonte: SENAI SC

Ação Reunião GAL

O objetivo foi devolver trabalhos 2015 e discutir os de 2016. Teve como público alvo, integrantes do GAI e GAL

Fonte: SENAI SC

Page 110: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

109

Ação Mundo SENAI

Houve visita a Instituições Parceiras. Teve como público alvo, os alunos das instituições.

Fonte: SENAI SC

Ação Acompanhamento conselhos de classe, registros e SGN (agosto e setembro)

Teve como objetivo, acompanhar alunos PCDs. O público Alvo foi alunos PCDs. Foi feito acompanhamento em todos os conselhos de todas as modalidades em um registro escrito. Ação Conselho de Classe Ensino Médio

Teve como objetivo, acompanhar pedagogicamente alunos PCDs. O público Alvo foi alunos PCDs. Não teve registro fotográfico, e sim, registro escrito e no SGN.

Ação Conselho de classe Técnico (16/11)

Teve como objetivo, acompanhar pedagogicamente alunos PCDs. O público Alvo foi alunos PCDs. Não teve registro fotográfico, e sim, registro escrito e no SGN. Não houve registro fotográfico e sim, registro escrito e no SGN. Ação Conselho de classe Aprendizagem (12/11)

Teve como objetivo, acompanhar pedagogicamente alunos PCDs. O público Alvo foi alunos PCDs. Não teve registro fotográfico, e sim, registro escrito e no SGN. Não houve registro fotográfico e sim, registro escrito e no SGN.

Ação Finalização Históricos+ sgn2 (22/11)

Teve como objetivo, Finalizar e formalizar a vida escolar do aluno PCD. O público Alvo foi alunos PCDs. Não teve registro fotográfico, e sim, Históricos Finalizados e Registrados no Sgn.

Page 111: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

110

REGIÃO ALTO VALE DO ITAJAÍ

RIO DO SUL

Ação dia da família na escola

Fonte: SENAI SC

Ação semana pedagógica (1º e 2º semestres) Durante a semana de planejamento foi proporcionado um momento para socialização de boas práticas envolvendo atividades para incluir e permitir aos alunos com deficiência promovendo um maior envolvimento e interação com a turma. A intérprete de LIBRAS, Nádia Regina Onório, apresentou os estudantes e suas respectivas deficiências, sensibilizando os docentes para desenvolverem o planejamento das aulas adaptados as necessidades de cada um.

Fonte: SENAI SC

Ação homenagem ao professor

Homenagem feita pelos alunos deficientes auditivos no dia dos professores para a intérprete de LBRAS.

Fonte: SENAI SC

Page 112: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

111

Ação - Desenvolvendo a capacidade Visual

Os alunos do curso de aprendizagem industrial em Informática desenvolveram um vídeo onde apresentaram o curso e a instituição de forma bilíngue, utilizando Língua portuguesa e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Com esta ação os alunos conseguiram compreender a importância de conhecer outras formas de comunicação.

Fonte: SENAI SC

Ação reunião de pais (1º e 2º semestres)

Durante a reunião de pais foi apresentado o PSAI (Programa SENAI de ações Inclusivas) e sensibilizado os pais sobre a importância de acompanharem e disseminarem o programa, com o objetivo de orienta-los a buscarem auxilio nos casos de identificarem problemas de aprendizados. Os laudos com diagnóstico permitem um acompanhamento eficiente por parte da instituição.

Fonte: SENAI SC

Ação novos caminhos com visita nas empresas Rovitex e Royal Ciclo O objetivo foi proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer duas empresas da região. Os adolescentes conheceram a linha de produtos oferecidos no mercado, os clientes, os principais diferenciais competitivos e o programa de benefícios aos trabalhadores. Depois da apresentação, os jovens visitaram cada setor da produção.

Fonte: SENAI SC

Page 113: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

112

Olimpíada do Conhecimento

Na etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento, a aluna Alessandra Jochem competiu na Ocupação Mecânica Industrial, conquistando o 3º lugar na modalidade.

Fonte: SENAI SC

Ação semana da indústria

Fonte: SENAI SC

Ação Escolas Parceiras

Fonte: SENAI SC

Page 114: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

113

REGIÃO VALE DO ITAPOCU

SCHROEDER

Ação plano de ação para permanência dos estudantes Pronatec Schroeder

O objetivo foi atuar na Integração das novas turmas, a fim de garantir um “encantamento” pelo curso; pontuar o perfil profissional e a viabilidade no mercado de trabalho; passar uma mensagem positiva e motivadora para a realização do curso e a importância deste na vida de cada estudante.

Ação visita dos alunos da APAE no SENAI

Fonte: SENAI SC

Ação na semana de pessoas com deficiência. Alunos de aprendizagem (assistente administrativos) realizaram uma apresentação de dança.

Fonte: SENAI SC

Ação realização da peça teatral “conscientização sobre evitar os acidentes no trabalho”

Fonte: SENAI SC

Page 115: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

114

Ação evento “família na escola” - apresentação de uma aluna com deficiência

Fonte: SENAI SC

Page 116: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

115

REGIÃO SUDESTE

FLORIANOPOLIS

Ação: Dia da Família na escola Objetivo foi promover a integração da comunidade com as unidades do SENAI; Público alvo: comunidade em geral (abril 2016); Número de pessoas envolvidas: 300

Fonte: SENAI SC

Ação Cultural dia do estudante (agosto de 2016)

O objetivo foi a integração dos estudantes com a biblioteca. Teve como público alvo, estudantes de Aprendizagem.

Fonte: SENAI SC

Page 117: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

116

TIJUCAS

EVENTO SOBRE ERGONOMIA

Fonte: SENAI SC

Page 118: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

117

REGIÃO LITORAL SUL

TUBARÃO

Reunião pedagógica Reunião Pedagógica PSAI

Fonte: SENAI SC

Pais pela educação CB

Fonte: SENAI SC

Ação comunidade - desfile cívico CB

Fonte: SENAI SC

Page 119: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

118

REGIÃO CENTRO OESTE

LUZERNA

Ação Saúde e Segurança no Trabalho

Fonte: SENAI SC

Page 120: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

119

REGIÃO SUDESTE

FLORIANÓPOLIS

Ação: conscientização sobre diabetes

O objetivo foi informar os estudantes e colaboradores sobre os riscos da diabetes e formas de prevenção. Teve como público alvo, alunos e colaboradores do SENAI (outubro).

Fonte: SENAI SC

Page 121: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

120

REGIÃO OESTE

CHAPECÓ

Ação palestra sobre TDAH (10 de maio)

O objetivo foi conscientizar alunos do colégio Cyro Sosnosky ministrado pela professora do SENAI Paula Reis tendo como temática: "O TDAH na Escola". Foram abordados assuntos atuais que envolvem a realidade de professores e alunos. Teve como público Alvo, alunos e professores

Fonte: SENAI SC

Page 122: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

121

3.6 CAPACITAÇÃO DE DOCENTES NOS CURSOS OFERECIDOS PELO PSAI E OUTROS

Nº Curso oferecido Docentes capacitados

Audiodescrição 05 Capacitação Básica em Português e Matemática Braille 34

Libras 32 Tecnologia Assistiva 17 Inclusão da Pessoa com deficiência 26 Transtornos do Espectro Autista 17 Informática voltado a ensinar Docentes nas ferramentas

para alunos com deficiência visual 38

Videoconferência Adequação Curricular 126

REGIÃO VALE DO ITAPOCU

JARAGUÁ DO SUL

Foi realizado o curso de LIBRAS EAD aos Docentes e Apoio das Unidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder e participação no 1º Seminário da Pessoa com Deficiência

Fonte: SENAI SC Destaque do alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na Sala do Café juntamente com frases contendo sinais básicos que podem ser aprendidos. Fonte: SENAI SC

Page 123: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

122

REGIÃO EXTREMO OESTE

SÃO MIGUEL DO OESTE

Capacitação de LIBRAS para professores dos Cursos Técnicos - Semana Pedagógica 2016/2

O objetivo foi conhecer um pouco da Cultura Surda; Aproximar todos os professores desta realidade; Refletir sobre o significado da Inclusão da Pessoa com Deficiência. Teve como público alvo, técnicos e Aprendizagem Industrial

Fonte: SENAI SC

Page 124: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

123

REGIÃO OESTE

CHAPECÓ

Ação capacitação em braile (11 de abril)

Abertura do curso de braile para membros do PSAI, para adquirir conhecimentos em elaboração de textos na modalidade, com objetivo de melhor integração com portadores de deficiência visual.

Fonte: SENAI SC

Page 125: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

124

REGIÃO ALTO VALE DO ITAJAÍ

RIO DO SUL A Unidade realizou o curso de digitação para deficientes visuais com o software DIGITAVOX e atualização dos softwares Virtual Vision, NVDA, JAWS e DOSVOX para docentes, técnicos e instrutores do SENAI.

Fonte: SENAI SC

Integração dos encarregados pelo Programa na unidade de Criciúma

Fonte: SENAI SC

Page 126: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

125

REGIÃO CENTRO NORTE

CANOINHAS

Ação: Participação no 1º Seminário Regional sobre Altas Habilidades/Superdotação.

Teve como público alvo, a Coordenação Pedagógica do SENAI Canoinhas (março de 2016)

Fonte: SENAI SC

Ação Capacitação Pedagógica

O objetivo foi sensibilizar sobre o PSAI. Teve como público alvo, os colaboradores do SENAI Canoinhas (janeiro de 2016).

Fonte: SENAI SC

Page 127: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

126

REGIÃO ALTO URUGUAI CATARINESE

CONCÓRDIA

- Capacitação para professores na Semana Pedagógica. No dia 28/01/2016, durante as capacitações, na primeira Semana Pedagógica de 2016, aconteceu uma fala da interlocutora do PSAI Maiara Schwanke e a Técnica Pedagógica Francieli Schuch formada em Direito, rememorando os objetivos e vertentes do programa, suas implicações na prática cotidiana e o papel do professor neste contexto. A conversa envolveu cerca de 20 pessoas, entre direção, coordenação pedagógica e professores dos cursos técnicos e de aprendizagem industrial.

Fonte: SENAI SC

Page 128: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

127

REGIÃO EXTREMO OESTE

SÃO MIGUEL DO OESTE

Participação no 1º Encontro Municipal de Adoção na perspectiva jurídica, psicológica e social. Conhecimento do tema, apoio à causa, visto que temos diversos adolescentes inseridos no Programa Novos Caminhos que compreendem esse tema. Publico alvo: Francieli Regina de Andrade Bervian - Técnica Pedagógica e Interlocutora do PSAI/Novos Caminhos (08/06/2016). Pessoas envolvidas: 40

Fonte: SENAI SC

Page 129: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

128

REGIÃO VALE DO ITAPOCU

JARAGUÁ DO SUL (LIBRAS)

Curso de LIBRAS EAD aos Docentes e Apoio das Unidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder; - Curso de Inclusão da Pessoa com Deficiência aos Docentes e Apoio das Unidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder; Curso de Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo à Coordenação Pedagógica e Docentes das Unidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder; - Capacitação na Escrita do Sistema Braile em Português e Matemática para Docentes do SENAI; - Participação do Professor Edson Venicius Jung na Elaboração de Situações de Aprendizagem na perspectiva da Inclusão da Pessoa com Deficiência na Direção Nacional – DN.

Page 130: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

129

REGIÃO LITORAL SUL

TUBARÃO

Capacitação PSAI: Ensino Médio – Tubarão

Capacitação Pedagógica/ PSAI/ Programa SENAI de ações inclusivas. Foram promovidas duas capacitações para os professores no decorrer do ano de 2016.

Capacitação PSAI: Curso Técnico em Redes de Computadores/Articulado e PRONATEC – Tubarão

Capacitação Pedagógica/ PSAI/ Programa SENAI de ações inclusivas. Foram promovidas duas capacitações para os professores no decorrer do ano de 2016.

Capacitação Docente: Registro no SGN2 para alunos PCD

Registro no SGN2 - registro PCD's. Publico alvo: Técnica Pedagógica e Docentes.

Page 131: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

130

REGIÃO OESTE

CHAPECÓ

Ação reunião pedagógica

Objetivo foi efetuar reunião pedagógica tratando de temas relacionados ao PCD. Teve como público alvo, os professores (24 de março).

Fonte: SENAI SC Reunião Pedagógica e apresentação de dança dos alunos do CAPP na abertura.

Fonte: SENAI SC

Flor do PSAI com mensagem para os presentes na reunião.

Fonte: SENAI SC

Page 132: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

131

3.7 COMUNIDADE PRISIONAL

REGIÃO SUL

CRICIÚMA

Ressocialização de 12 detentos no Curso de Agente de Inspeção de Qualidade

Fonte: SENAI SC

Page 133: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

132

REGIÃO SUDESTE

SÃO JOSÉ

Qualificação / Operador de computador (penitenciária Florianópolis). Professor Charles Pereira.

Fonte: SENAI SC

Ação Qualificação Costureiro de máquina reta e overloque - professora Fabiana Dallmann e coordenadora de modalidade Alcione (Penitenciária Agronômica Florianópolis).

Fonte: SENAI SC

Ação Qualificação Costureiro industrial do vestuário - professora Fabiana Dallmann e coordenadora de modalidade Alcione (Penitenciária Agronômica Florianópolis).

Fonte: SENAI SC

Page 134: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

133

Qualificação pintor de obras imobiliárias - penitenciária Agronômica, professor José Júnior.

TIJUCAS

Ação Curso Costureiro Industrial do Vestuário (Presídio Regional de Tijucas).

Fonte: SENAI SC

Page 135: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

134

REGIÃO ALTO URUGUAI

CONCÓRDIA

Ação Participação na construção do CASEP em São Miguel do Oeste

Viabilização e construção do CASEP, a partir de aulas do curso de Pedreiro, Eletricista e Instalador Hidráulico, envolvendo militares e detentos do sistema prisional. Participaram militares do 14° RCMEC, FIESC / SENAI, SINDUSCON (16/05/2016).

Fonte: SENAI SC

Page 136: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

135

3.8 COMUNIDADE SOCIEDUCATIVO

Participação no I Seminário Municipal de Medidas Socioeducativas (SMO).

O objetivo foi conhecer a realidade do município sobre a execução das medidas socioeducativas e conhecer a funcionalidade entre a rede de atendimento aos adolescentes, Em cumprimento de medidas socioeducativas. Teve como publico alvo, Tatiane Paula Casagrande Bataglin (Coordenadora Pedagógica, membro do GAI). O evento ocorreu em 18/03/2016.

Fonte: SENAI SC

Page 137: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

136

3.9 CONSCIENTIZAÇÃO PARA COMUNIDADE ESCOLAR NO COMBATE AO USO DE DROGAS E ALCOOL

REGIÃO CENTRO NORTE

CANOINHAS

Ação: palestra prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

O objetivo foi conscientizar alunos e equipe de colaboradores dos problemas que as drogas causam nas famílias e sociedade. Teve como público alvo, alunos dos Cursos de Aprendizagem Industrial, Cursos Técnicos e colaboradores. Ação parceria SESI Videira Número de pessoas envolvidas: 280

Fonte: SENAI SC

Page 138: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

137

REGIÃO EXTREMO OESTE

SÃO MIGUEL DO OESTE

Palestra sobre Drogas

Conscientização dos alunos sobre os riscos, causas e consequências do uso de entorpecentes. Teve como público alvo, alunos de AI Industrial (24/10/2016).

Fonte: SENAI SC

Page 139: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

138

REGIÃO LITORAL SUL

TUBARÃO

Informativo Mensal Junho: Dia Mundial do Meio Ambiente / Dia dos Namorados / Dia de Erradicação do Trabalho Infantil / Dia do Orgulho Autista / Dia Internacional de Combate as Drogas

O objetivo foi conscientizar sobre datas importantes, com destaque para duas delas: Dia dos Namorados e de Combate às Drogas. Foi utilizado um breve parecer sobre a conscientização. Os informativos no mês de Maio foram concentrados em um sobre datas de destaque no calendário. E aos docentes e colaboradores por e-mail foi enviado informações mais completas para ampliar a conscientização. Teve como publico alvo, colaboradores, docentes, discentes e visitantes (01/06/2016).

Fonte: SENAI SC

Ação palestra de Valores – Drogas (com Sargento do PROERD Maxuel) - Capivari de Baixo

Entre os assuntos abordados, a valorização da família, valorização dos amigos, aspectos negativos que a droga pode causar ao ser humano e consequências legais para os usuários de drogas. Teve como público alvo, colaboradores, alunos da aprendizagem e interlocutora do PSAI.

Fonte: SENAI SC

Page 140: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

139

Ação palestra sobre drogas em São Lourenço do Oeste (todo mês de maio)

O objetivo foi divulgar a ação pedagógica do SENAI “DIGA SIM PARA VIDA SAUDAVEL”, através de palestras, murais e trabalhos nas unidades. Teve como público alvo, alunos e colaboradores SENAI.

Fonte: SENAI SC

Page 141: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

140

REGIÃO PLANALTO NORTE

SÃO BENTO DO SUL

Ação Responsabilidade sobre drogas

Os alunos de AI Produção de Moveis, juntamente com a turma de Técnico em Eletromecânica, partilharam do evento através de uma palestra sobre as consequências do uso das drogas. Após a palestra, os alunos elaboraram uma representação gráfica, elencando as consequências do uso das drogas. Esses desenhos foram selecionados, os ganhadores foram premiados e homenageados em um singelo momento juntamente com seus familiares nas dependências do SENAI.

Fonte: SENAI SC

MAFRA Ação Dia Mundial de Combate às Drogas (junho 2016) Palestras com profissionais da área, para os alunos do Programa da AI Produção de Móveis, Técnico em Automação no período vespertino. Produção de Móveis - apresentação de trabalhos referente ao assunto abordado (Professora Claudine Iara). Confecção de cartazes individual com mensagem (desenho/frase) alertando sobre o “perigo” do uso das drogas com as turmas de AI e CT Automação PRONATEC. Responsáveis: Professor referência de cada turma. Em seguida, foi realizada uma exposição na Unidade de São Bento para a votação realizada pela equipe de professores e colaboradores, quanto ao desenho mais criativo. O vencedor recebeu um vale livro.

Page 142: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

141

REGIÃO VALE DO ITAJAÍ

BLUMENAU

Ação palestra sobre drogas para os alunos da aprendizagem industrial com a cruz azul

O Objetivo foi conscientizar alunos da aprendizagem a prevenção do uso de drogas. Como público alvo, alunos e professores da aprendizagem (31 de maio). Teve a participação do cabo Emerson Osvaldino Domingos e do Soldado Tiago Saldanha Steffen, do 10º Batalhão de Policia Militar de Blumenau, que apresentaram uma palestra educativa para os alunos. Também contou com a demonstração do trabalho da polícia militar com cães. O nosso agradecimento aos Policiais Militares, que dividiram seus conhecimentos com os alunos, lutando conosco por um mundo melhor!

Fonte: SENAI SC

Page 143: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

142

REGIÃO ALTO VALE DO ITAJAÍ

RIO DO SUL

Ação campanha de combate à violência e às drogas

Conscientização para comunidade escolar e alunos sobre o combate às drogas. Realização de uma palestra com o coordenado do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório, Patrick Münzfeld.

Fonte: SENAI SC

Page 144: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

143

3.10 PRÊMIOS E CONDECORAÇÕES

REGIÃO DO VALE ITAJAÍ MIRIM

BRUSQUE

Como resultado da 4ª Edição do Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva, o SENAI Brusque ficou em segundo lugar com a aluna Jessica Medeiros do curso da Aprendizagem de Desenhista de Produto de Moda. O tema foi "Upciclyng". Nos três looks foram usados resíduos de malha com detalhes customizados para enriquecer ajudar na sustentabilidade.

Fonte: SENAI SC

REGIÃO VALE DO ITAPOCU JARAGUÁ DO SUL

1º Lugar no SENAI Challenge (Soluções Digitais) - Equipe do Estudante do Ensino Médio. Articulado ao Técnico em Redes com Deficiência Visual/Baixa Visão (Projeto Economia de Energia – Desenvolvimento de Software). REGIÃO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL

Aginaldo José Cardoso - Medalhista de Bronze na Olimpíada do Conhecimento/2016 - Ocupação Costura para Surdos.

Fonte: SENAI SC

Page 145: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

144

3.11 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

REGIÃO SUL

CRICIÚMA

Ação Doação de roupas em shopping

Lojas do shopping fizeram doação de roupas e as turmas do Superior em Design de Moda adaptaram para cadeirantes

Fonte: SENAI SC

Page 146: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

145

REGIÃO SUDESTE

FLORIANÓPOLIS

Ação: Palestra para os estudantes – AEDES AEGYPTI O objetivo foi conscientizar sobre a epidemia de Dengue no Brasil. Teve como público alvo, alunos do Programa de Aprendizagem Industrial, Técnico e Superior (março de 2016).

Fonte: SENAI SC

Ação campanha de Páscoa

O objetivo foi realizar uma campanha com os colaboradores da unidade Florianópolis para a arrecadação de balas e pirulitos para crianças da creche COSMSG (Centro Comunitário do Saco Grande). Teve como público alvo, crianças da COSMSG (março de 2016).

Fonte: SENAI SC

Page 147: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

146

Ação: campanha de doação de alimentos O objetivo foi arrecadar alimentos para creche da COSMSG. Teve como público alvo, alunos e colaboradores do SENAI (setembro e outubro).

Fonte: SENAI SC

Ação com HEMOSC - conscientização sobre doação de sangue O objetivo foi arrecadar alimentos para creche da COSMSG. Teve como público alvo, alunos e colaboradores do SENAI (setembro e outubro).

Fonte: SENAI SC

Ação: campanha de doação de lenços para o CEPON (outubro de 2016) O objetivo foi arrecadar lenços para mulheres em tratamento de câncer. Teve como público alvo, alunos e colaboradores do SENAI.

Fonte: SENAI SC

Page 148: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

147

REGIÃO CENTRO NORTE

CANOINHAS

Ação: participação no evento “cidadão do bem”

Participação no evento cidadão do bem promovido pelo SESC LER, onde tiveram várias atividades para a comunidade: teste de acuidade visual, orientação de cursos oferecidos pelas instituições, oficina de confecção de sabão com óleo de cozinha e oficina de horta, distribuição de mudas de ervas e condimentos. Teve como público alvo, alunos e colaboradores.

Fonte: SENAI SC

Ação: participação no evento “mutirão da saúde na associação dos diabéticos de canoinhas”

Participação do evento mutirão da saúde na associação dos diabéticos de canoinhas, onde foram oferecidos exames gratuitos de glicose, pressão, acuidade visual e palestras sobre os riscos da diabetes para a população. Teve como público alvo, alunos e colaboradores.

Fonte: SENAI SC

Ação: campanha de arrecadação de lacre de latinhas O objetivo foi arrecadar lacres de latinha para serem entregues à APAE de Canoinhas e três barras para aquisição/troca por cadeiras de rodas. Público alvo: alunos da aprendizagem industrial, cursos técnicos e colaboradores (agosto de 2016).

Fonte: SENAI SC

Page 149: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

148

Ação: campanha do agasalho

Campanha do agasalho para doação para famílias carentes da região cadastradas nos CRÁS. Teve como público alvo, alunos da aprendizagem industrial, cursos técnicos e colaboradores (julho de 2016).

Fonte: SENAI SC

Page 150: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

149

REGIÃO ALTO URUGUAI CATARINENSE

CONCÓRDIA

Campanha do agasalho 2016 – gincana do conhecimento (EM e AI) da unidade Durante os meses de maio e junho de 2016, a unidade de Concórdia promoveu a campanha do agasalho. Essa campanha integrou uma etapa da gincana do conhecimento que foi realizada na escola durante o ano todo com os alunos do ensino médio e Aprendizagem Industrial para pontuar na gincana (cada turma deveria entregar 50 peças de roupas em boas condições de uso), Se cada turma trouxesse uma peça extra para criança de até 1 ano de idade, acrescentaria mais 0,6 ponto na pontuação total. Após a arrecadação, os alunos manifestaram a coordenação, o desejo de organizar uma entrega dos itens arrecadados, com a participação dos alunos/turmas, em alguma comunidade em situação de vulnerabilidade. Assim surgiu a proposta de ir até um dos bairros mais carentes do município, localizado próximo à unidade do SENAI, bairro de residência da maioria dos alunos que frequentam a escola estadual parceira da unidade nos projetos do movimento Santa Catarina pela educação e jovens embaixadores. coordenação pedagógica fez contato com pessoas que atuam com ações sociais no bairro explicitando o desejo dos alunos, que foi bem recebido. Diante disso, no dia 17/06/2016, todos os itens arrecadados foram levados ao centro comunitário do bairro, onde foi preparado pelos alunos do SENAI, uma espécie de “lojinha”, com a intenção de organizar de forma que cada pessoa escolhia uma quantidade máxima de 10 peças, e os alunos/atendentes desta lojinha prestavam suporte e atenção no processo de escolha das peças, finalizando com a embalagem dos itens escolhidos, para o “cliente”. Ainda neste dia, alunos passaram nas casas do bairro entregando o convite para as famílias participarem desta ação, que aconteceria no dia 18/06/2016. O saldo foi positivo. Todas as peças arrecadadas (um montante de mais de mil peças) foram entregues às famílias e a participação dos alunos neste processo e eles puderam evidenciar através das conversas e o que presenciaram, foi de fundamental importância para o seu crescimento enquanto sujeito numa sociedade excludente.

Fonte: SENAI SC

Ação de Dia das Crianças com a Escola Parceira Com o intuito de propiciar uma experiência inesquecível aos estudantes do curso de Aprendizagem Industrial de Pedreiro de Edificações, criou-se o projeto de cunho social na Escola Mansueto Boff, na cidade de Concórdia/SC. Foram aplicadas diversas atividades lúdicas com as crianças. De acordo com a pedagoga Rossini, com a sua vasta experiência na educação, “aprender pode ser gostoso”. Diante dessa visão, as atividades reforçaram e contribuíram de maneira significativa para lapidar o espírito de solidariedade e afetividade dos nossos alunos. Segundo a autora, para educarmos um ser humano, convém saber o que queremos que ele se torne. A resposta é simples: queremos que nossos alunos sejam pessoas melhores e mais sensíveis às necessidades humanas, dotados de emoções e iniciativas para mudar a vida do próximo. O interesse proporciona o prazer de aprender. E o que provoca interesse em crianças nessa faixa etária são atividades como o teatro,

Page 151: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

150

música, desenhos para colorir e muitas brincadeiras. Os alunos do SENAI apresentaram às crianças da Escola Mansueto Boff um teatro da turma do Chaves, com caracterização dos personagens e participação das crianças na dramatização. As horas dedicadas a esse público foram de muita descontração e alegria. Cantaram, brincaram, pintaram e ganharam o lanchinho da tarde. Envolvimento em causas dessa grandeza, desperta em nossos alunos, a verdadeira essência do trabalho voluntário, aquela deliciosa sensação de fazer alguém feliz, provocar o sorriso de uma criança e absorver aquele olhar feliz e iluminado de “gratidão”, não tem preço. Aquela voz suave e doce repetindo: “Voltem” trouxe a todos uma deliciosa sensação de importância no mundo. As atividades foram conduzidas pelos professores Fábio Pedroso e Tanna Zilio (texto escrito pela professora Tanna)

Fonte: SENAI SC

Reflexão sobre a Páscoa Proporcionar um momento de reflexão acerca do real significado da Pascoa, bem como sobre a importância da fé da esperança, do amor independente de religião ou crença. Teve como público alvo, alunos e colaboradores do SENAI (24/03/2016).

Fonte: SENAI SC

Dia do Voluntário

Ação envolvendo colaboradores visando promover o trabalho em equipe, a iniciativa voluntária de ajudar ao próximo. Publico alvo: Colaboradores do SENAI (Abril de 2016).volvidas: 15

Fonte: SENAI SC

Page 152: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

151

REGIÃO EXTREMO OESTE

SÃO MIGUEL DO OESTE

Comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05 de Maio) - Caminhada Ecológica na BR 282- parceria com AURORA, Prefeitura Municipal e PM.

Recolha de lixo nas margens da rodovia, conscientização da população e participantes quanto à importância de preservar o meio ambiente. Teve como publico alvo, alunos dos Cursos Técnicos e Aprendizagem Industrial (18/06/2016).

Fonte: SENAI SC

Doação de livro infantil para a Escola Municipal Amalia Daltoé Agostini

Projeto Coordenado pela Professora Paula Cristina Schons em parceria com a Biblioteca SENAI cujo objetivo é incentivar a leitura. Publico alvo: Alunos e colaboradores do SENAI (Agosto à Outubro).

Fonte: SENAI SC

Page 153: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

152

REGIÃO NORTE NORDESTE

JOINVILLE NORTE

Ação referente ao Meio Ambiente

Fonte: SENAI SC

Page 154: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

153

REGIÃO CENTRO NORTE

VIDEIRA

Ação páscoa solidária

Fonte: SENAI SC

Campanha do agasalho

Fonte: SENAI SC

Ação Solidária Asilo Lar o Bom Samaritano

Fonte: SENAI SC

Page 155: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

154

REGIÃO VALE DO ITAPOCU

JARAGUÁ DO SUL

Ação parcerias firmadas

Abrigos de Proteção à Criança e Adolescente através do Programa Novos Caminhos; - Associação dos Magistrados Catarinenses através do Programa Novos Caminhos; - Peluno Contabilidade - Empresa Cadastrada no Projeto Eu Voluntário FIESC com Palestra Mrs Money Uso consciente do Dinheiro. - SESI Escola na promoção de Curso de Administração do Tempo; - ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) e GERED – Gerência de Educação Regional; - Movimento Santa Catarina pela Educação; - ONG SOL Casa de Apoio – Grupo de Solidariedade; - Casa de Acolhimento de Idosos “Lar das Flores”; - Junior Achievement nos Cursos Meu Dinheiro, Meu Negócio na Modalidade de Aprendizagem Industrial de Guaramirim e Schroeder, Conectado com o amanhã nas 3ªs série do Ensino Médio e Habilidades para o Sucesso nas 1as Séries; - CRAS Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder; - PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); - Rotarac Jaraguá do Sul; - Rotary Jaraguá do Sul; - Meias Puket – Meias usadas transformam-se em cobertores; - Ação Social realizada para 12ª edição da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, organizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A Ação foi destinada à vertente Maturidade, à Acessibilidade e Bem Estar Social nas doações de fraldas Geriátricas, Leite, Arroz, Feijão, Lacres e Meias usadas. Depois de evidenciada as ações realizadas, recebemos o selo de uma "instituição socialmente responsável". Doações feitas ao Lar das Flores e Instituição Verde S

Fonte: SENAI SC

Ação semana de Meio Ambiente Assunto explorado através de Murais, Bloco F sustentável com reaproveitamentos/reuso e discussões sobre o assunto em Sala de Aula.

Fonte: SENAI SC

Page 156: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

155

Projeto “Eu entendo eu escolho” Apresentado na Bienal Internacional de Design e na Mostra Inova SENAI Etapa Estadual – Categoria Educação Inclusiva 2015, Foi apresentado como Projeto de Inovação na Olimpíada do Conhecimento Etapa Nacional 2016. Gincana Ensino Médio 2016 – Arrecadação de Alimentos, Ração para Pets e Lacres para Troca por Cadeira de Rodas.

Fonte: SENAI SC

Curso de Aprendizagem Industrial de Química de Fabricação e Conservação de Alimentos explorando o dia da Alimentação: Higienização dos alimentos e forma a estimular as crianças ao consumo de frutas através de pratos criativos.

Fonte: SENAI SC

Ação Curso de Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção de Microcomputadores e Redes Locais Movidos pela solidariedade e a cidadania e impulsionados por motivações pessoais e sociais, o SENAI Jaraguá do Sul e a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul) firmaram a parceria para o Projeto Inclusão Digital que tem como objetivo possibilitar que estudantes que tenham bom rendimento escolar no Ensino Regular e que não estão com a condição de adquirir um microcomputador, o recebam gratuitamente e possam se inserir no mundo virtual. Através de doações de computadores danificados ou em desuso por pessoas física ou jurídica, os alunos do Curso de Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção de Microcomputadores e Redes Locais do SENAI Jaraguá do Sul efetuam a manutenção e reparo das máquinas deixando-as em condições de funcionamento e assim, possibilitando essa doação. Em 2016 esse projeto foi estendido há 12 estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos do SESI) em parceria com a WEG e atendendo os mesmos requisitos de melhor rendimento e impossibilidade de adquirir um computador.

Page 157: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

156

Fonte: SENAI SC

Participação 1ª Semana do Voluntariado do Hospital São José

Fonte: SENAI SC

Confecção de Cadeira de Rodas através de S.A. (Situação de Aprendizagem) no Curso Técnico em Mecânica SENAI SC Guaramirim

Fonte: SENAI SC

Page 158: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

157

Doações de Roupas Confeccionadas pelo Curso de Aprendizagem Industrial em Confeccionador de Roupas Industriais da Unidade do SENAI SC Guaramirim para CRAS Guaramirim.

Fonte: SENAI SC

SCHROEDER

Alunos de aprendizagem realizaram a entrega de lacres à APAE e visita às oficinas

Fonte: SENAI SC

Ação realizada com os alunos de aprendizagem e parceria do poder municipal contra o mosquito transmissor da dengue

Fonte: SENAI SC

Page 159: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

158

Ação doação de alimentos ao lar dos idosos

Fonte: SENAI SC

Page 160: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

159

REGIÃO LITORAL SUL

TUBARÃO

Campanha do Agasalho - Unidade Tubarão / Capivari de Baixo / Braço do Norte

Publico alvo: Colaboradores, docentes, discentes e visitantes (05/07/2016)

Fonte: SENAI SC

Gincana Caipira / Ação Solidária - Doação de Alimentos - Capivari de Baixo Foi realizada a ação de doação de alimentos que partiu de uma das atividades da Gincana Cipira 2016 na unidade de Capivari de Baixo. Para pontuar na atividade, os alunos tiveram que arrecadar alimentos, que foram distribuídos entre instituições de acolhimento a menor em vulnerabilidade social dos municípios de Capivari de Baixo e Tubarão. OBS.: Não há fotos das entregas, pois estas instituições não permitem registro por se tratar de crianças e adolescentes acolhidos. Publico alvo: Colaboradores, docentes, discentes e visitantes (01/06/2016) Ação Solidária: Abrigo dos Velhinhos As interlocutoras do PSAI Sheila, em parceria com a Coordenadora do Ensino Médio Karolina, realizaram uma campanha solidária para arrecadar alimentos e produtos de higiene pessoal. Foram mobilizados alunos do ensino médio e os colaboradores da unidade de Tubarão com recados nas salas de aulas e informativos por e-mail. A entrega foi realizada pelos alunos do segundo ano do ensino médio. Desta experiência foi elaborado um vídeo para a disciplina de comunicação e expressão das professoras Lucilene e Andrea. Participaram do evento 36 pessoas, entre docentes e discentes.

Fonte: SENAI SC

Page 161: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

160

Ação solidaria Ação: Doação de Alimentos – Arrecadação

Fonte: SENAI SC Ação solidaria Ação Comunidade CB Formatura Bombeiro Voluntário

Fonte: SENAI SC

Ação Comunidade - Doação de alimentos CB SANC

Fonte: SENAI SC

Page 162: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

161

REGIÃO OESTE

CHAPECÓ

Ação arrecadação de livros para os apenados de Chapecó

O objetivo foi arrecadar livros de poesia com a colaboração dos alunos da aprendizagem industrial e técnico. Os livros foram entregues à penitenciária (01 de abril a 17 de maio).

Fonte: SENAI SC

Ação: horta saudável

O objetivo foi conscientizar sobre o meio ambiente - ação pedagógica do curso técnico em edificações 1º semestre. Teve como público alvo, alunos e colaboradores do SENAI (10 de junho).

Fonte: SENAI SC

Ação: casinha solidaria / House Dog (mês de junho)

O objetivo foi construir casinhas para os animais (cachorros) abandonados e recolhidos pela ONG Amparo Animal de Chapecó (Projeto House Dogs promovidos por estudantes do técnico em edificações 2° e 3° semestres junto à docente Juliana Fávero), pois com a chegada do inverno rigoroso muitos adotados não têm aonde dormir. O projeto consiste na utilização de materiais que vão para descarte do laboratório da construção civil (porta-pallet, madeiras descartadas, resto de tintas, pregos que já foram reutilizados).

Page 163: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

162

Fonte: SENAI SC Ação parceria na campanha eu ajudo na lata – lacres O objetivo foi divulgar e arrecadar lacres de lata para conversão em cadeira de rodas para instituição de caridade. Ação iniciada em julho em parceria com a UNIMED e finalizada com a entrega de 16 garrafas pet em novembro de 2016. Público alvo: cadeirantes (01 de julho a 07 de novembro). Garrafas pet de 2 litros foram distribuídas em alguns pontos do SENAI e os alunos do ensino médio fizeram tarefas na gincana com intuito de coletar os lacres.

Fonte: SENAI SC

Ação arrecadação de ração para animais da ONG amparo animal Objetivo foi arrecadar ração para a ONG amparo animal. Público alvo: ONG amparo animal (05 de julho). Com o projeto House Dog foram arrecadadas entre os alunos do ensino médio SENAI 215,50 kg de rações para a ONG Amparo Animal.

Page 164: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

163

Fonte: SENAI SC

Ação dia de obra

Objetivo foi revitalizar o espaço para abastecimento de agua potável para a comunidade. Público alvo: alunos, colaboradores do SENAI e comunidade em geral (05 de julho). Realizada por alunos do curso de técnico em edificações SENAI para a comunidade.

Fonte: SENAI SC

Ação: visita a casa Renascer Objetivo foi arrecadar livros, jogos, bolas de futebol e destiná-las aos internos da Casa Renascer. Público alvo: internos da Casa Renascer (22 de julho). O grupo arrecadou 5 jogos de tabuleiro, 12 livros de literatura, uma enciclopédia e 3 bolas de futebol que foram entregues à casa. Foi realizada também uma dinâmica com os internos (Dinâmica da Teia) e ao final foi realizada uma oração.

Page 165: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

164

Fonte: SENAI SC

Ação social dos alunos e professores da Faculdade de Tecnologia SENAI Chapeco Objetivo foi realizar festa julina para as crianças de um dos abrigos municipais que hoje ampara 12 crianças de 0 e 12 anos. Público alvo: crianças em situação de abandono (23 de julho). Foram realizadas brincadeiras, além de comidas típicas, música, brindes e muita diversão para todas as crianças. Além da festa julina, os alunos e professores programaram outro evento para o mês de outubro em comemoração ao dia das crianças. Para este evento foram convidadas as crianças dos três abrigos alocados na cidade de Chapecó, totalizando 70 crianças.

Fonte: SENAI SC

Ação arrecadação de alimentos

Objetivo foi arrecadar, através de gincana do ensino médio, alimentos não perecíveis para instituição de caridade. Público alvo: Abrigo Municipal de Chapecó (mês de setembro).

Fonte: SENAI SC

Page 166: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

165

Ação Dia da Árvore e Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Objetivo foi conscientizar alunos e colaboradores para as datas apresentadas. Público alvo: alunos e colaboradores do SENAI (21 de setembro). A biblioteca SENAI Chapecó e a FIESC se lembraram dessa data com decorações no mural e mensagens aos colaboradores na intranet neste dia.

Fonte: SENAI SC

Ação campanha de responsabilidade social - idoso O objetivo foi arrecadar materiais: higiene pessoal, cama e banho, para doação ao centro de convivência do idoso de Chapecó entre 11 de abril a 28 de junho.

Fonte: SENAI SC

Ação social terceira idade Durante o mês de abril, a Coordenação de aprendizagem, alunos e equipe da Biblioteca, realizaram uma campanha para arrecadar produtos de higiene para o Centro de Convivência do Idoso. A entrega das doações foi realizada no dia 28 de junho.

Fonte: SENAI SC

Page 167: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

166

REGIÃO ALTO URUGUAI CATARINENSE

CONCÓRDIA

Ação de combate à dengue

Nos meses de fevereiro e março de 2016, os alunos do curso de Aprendizagem Industrial em Informática (matutino e vespertino) desenvolveram uma ação/campanha de combate à dengue, coordenada pelo professor Claudio Fantin, a partir da unidade curricular de Ética, Cidadania e Meio Ambiente. O objetivo do professor foi de conscientizar os alunos para o desenvolvimento de ações de cidadania e conscientização junto à população. Dentre as atividades que englobaram tais ações, foi contemplada uma palestra sobre a dengue aos alunos, ministrada pela Secretaria Municipal de Saúde e após houve atividade a campo, onde os alunos realizaram vistorias no bairro, ao redor da instituição, contemplando empresas, cemitérios e outros espaços públicos do bairro e nas imediações do próprio SENAI.

Page 168: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

167

REGIÃO FOZ DO RIO ITAJAÍ

ITAJAÍ

Ação campanha Páscoa Solidária

Arrecadação de chocolates para entrega às crianças (Mês de março). Público alvo: Estudantes de todos os cursos do SENAI/Itajaí e colaboradores. Doação para estudantes de 1ª a 5ª série da Escola Arnaldo Brandão, período vespertino e matutino.

Fonte: SENAI SC

Campanha do Agasalho

Mês de Maio

Fonte: SENAI SC

Page 169: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

168

REGIÃO PLANALTO NORTE

MAFRA/RIO NEGRINHO/SÃO BENTO DO SUL

Ação Doações de kits de higiene pessoal para o hospital de Rio Negrinho – Ala Geriátrica.

Fonte: SENAI SC

SÃO BENTO DO SUL

Projeto Lacre Solidário

Com o envolvimento da comunidade, hoje a campanha Lacre Solidário é realizado pela Fundação Casa Vida em Parceria com Rotary, Interact e a Instituição SENAI Planalto Norte. Neste sentido os alunos da turma AI Mecânico de Usinagem Vespertino assumiram este projeto de forma efetiva, organizando reuniões com grupos de alunos, com intuito da mobilização. No dia 20 de Julho ocorreu à entrega de uma cadeira de rodas para a Casa da Amizade. A doação foi possível devido à campanha Lacre Solidário que ocorreu entre as entidades do SENAI Planalto Norte, Interact e Casa da Amizade.

Fonte: SENAI SC

Ação Direitos à Cidadania

Os alunos do Programa Auxiliar Administrativo e AI em Controle dos Processos da Qualidade, refletiram sobre o conceito de cidadania no sentido de promover a democracia e a justiça social, na busca incessante na convivência com as diferenças e à igualdade de oportunidades para todas as pessoas através de uma dinâmica de ações com ideários que possibilitaram a reflexão acerca de suas responsabilidades. Nesse sentido, o trabalho

Page 170: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

169

proporcionado pela professora Claudine Iara e o professor Tiago exploraram as diversas formas de deficiências e com as exclusões geradas pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, raciais, de gênero e ideológicas. Os alunos buscaram estratégias que se viabilizassem melhores condições de vida, na igualdade de oportunidades para todos os seres humanos e na construção de valores éticos, socialmente desejáveis por parte de toda a comunidade sendo exemplo de democracia e cidadania. Finalizaram a atividade, confeccionando um mural, representando as diferenças.

Fonte: SENAI SC

Cabide solidário

SESC em parceria com o SENAI realizaram no sábado do dia 18/06 “Cabide Solidário” arrecadando roupas no CRAS do Bairro Serra Alta. Neste evento, a Professora Andreia juntamente com as alunas da AI em Confeccionador de Moldes e Roupas realizaram atividades de customização de roupas para a comunidade local.

Fonte: SENAI SC

Projeto Atuação

Objetivo foi propiciar formação inicial profissional para jovens/ adolescentes em cumprimento às medidas socioeducativas, alinhada ao desenvolvimento da cidadania, do senso crítico e do espírito de solidariedade que proporcionem as condições propícias enquanto ser integral, capacitando-os como agentes transformadores da sua própria vida e consequentemente a vida em sociedade. Capacitando-os para desenvolver atividades relacionadas às áreas de costura industrial, manutenção automotiva, marcenaria, mecânica industrial, eletricista predial e informática, através de procedimentos e técnicas que visem garantir a qualidade e produtividade. A preparação profissional do jovem/adolescente foi realizada por meio de oficinas tendo como princípio básico a associação da teoria à prática. No desenvolvimento das oficinas, as atividades práticas estão relacionadas à prestação de serviços a comunidade. Parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal de SBS e a Policia Militar.

Page 171: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

170

Fonte: SENAI SC

Campanha de inverno O SENAI Planalto Norte na cidade de São Bento do Sul realizou no inicio do mês de Agosto a Campanha de Inverno que contou com a participação integral dos alunos da modalidade de Aprendizagem Industrial. Esta ação social foi realizada em uma das etapas que aconteceu na Gincana Educacional 2016. Nesta ação foi disponibilizado aos estudantes o período de uma semana para arrecadação das peças. Durante o período de coleta os alunos demonstraram comprometimento e engajamento na proposta feita a eles quanto à possibilidade de estar ajudando o público carente das comunidades próximas. A Campanha de Inverno arrecadou aproximadamente 700 peças de roupas que foram destinadas diretamente ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) no bairro Serra Alta. Outra ação realizada juntamente com o grupo de estudantes foi a Arrecadação de Produtos de Higiene Pessoal, destinados à Fundação Hospitalar em Rio Negrinho. Nesta ação foi possível arrecadar produtos para montagem de 40 kilts com shampoo, sabonetes, pasta de dente, escova de dente e fralda geriátrica.

Fonte: SENAI SC

Ação Voluntaria – Mosquito da Dengue Ações de conscientização da importância da prevenção e controle da Proliferação do Mosquito Aedes aegypti fazem parte da rotina do nosso País, com o intuito de alertar a sociedade no combate à Dengue e demais doenças relacionadas. Neste sentido, com o objetivo de intensificarmos nossa Ação voluntária “Combate ao Mosquito Aedes aegypti” causador da dengue, Zika e Chikungunya, os estudantes SENAI da Aprendizagem Industrial participaram dessa ação.

Page 172: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

171

Fonte: SENAI SC

MAFRA Ação combate Dengue

Com o intuito de conscientizar os alunos a diminuir a proliferação do mosquito da DENGUE, os docentes confeccionaram cartazes, mostrando que com pequenos gestos e assumindo nossas responsabilidades como cidadão, podemos evitar grandes problemas. Na Unidade contamos com três turmas de Aprendizagem: Mecânica de Máquinas/Assistente Administrativo/Produção da Qualidade. Juntamos as turmas e explicamos a dinâmica da atividade. Esse também foi um momento de integração. Formamos grupos separados por empresas (menor aprendiz) e os demais grupos de alunos que ainda não foram contratados. Distribuímos os materiais utilizados e deixamos que usassem a imaginação. À medida que as equipes iam terminando o cartaz, iam se encaminhando até o laboratório de Informática para pesquisarem mais sobre o mosquito da DENGUE. No término da atividade, fizemos um fechamento com a fala dos alunos que realizaram a pesquisa e reafirmamos a importância da atividade. O Coordenador da Modalidade levou um representante de cada Empresa para que os mesmos colocassem os cartazes em lugares estratégicos. Os demais foram colocados nos murais da Instituição.

Fonte: SENAI SC

Natal solidário Com o intuito de proporcionar um natal feliz para 40 crianças carentes criadas por famílias de apoio bairro Lençol da cidade, o SENAI realizou no dia 12 de dezembro a ação “Natal Solidário”.

Page 173: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

172

REGIÃO VALE DO ITAJAÍ MIRIM

BRUSQUE

Ação campanha do agasalho

Objetivo foi arrecadar roupas de inverno e cobertores para doação à entidades e pessoas carentes realizadas por estudantes.

Fonte: SENAI SC

Page 174: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

173

REGIÃO SERRA CATARINENSE

LAGES

Ação do SESI \ SENAI - dia da criança

Foi realizada a entrega de brinquedos às crianças carentes dos bairros Gethal e Várzea e brinquedos foram distribuídos no Centro de Educação Infantil Emília Furtado Ramos e Centro Social Anjo da Guarda. (setembro e outubro).

Fonte: SENAI SC

Ação arrecadação de brinquedos em conjunto com o grêmio estudantil da unidade O objetivo foi arrecadar brinquedos para escola parceira da cidade de Capão Alto. No local foi montada uma brinquedoteca.

Fonte: SENAI SC

Ação arrecadação de inverno – maio e junho de 2016

O objetivo foi arrecadar cobertores para moradores de rua.

Fonte: SENAI SC

Page 175: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

174

Ação “Adote um vovô ou uma vovó”

A ação foi realizada pelos colaboradores do SENAI durante todo o mês de agosto no Asilo Lar menino Deus.

Fonte: SENAI SC

Page 176: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

175

REGIÃO CENTRO OESTE LUZERNA/ CAMPOS NOVOS/ JOAÇABA/ CAPINZAL

Ação desafio páscoa

Campanhas de alimentos Campos Novos, Joaçaba, Capinzal e Luzerna.

Fonte: SENAI SC

Ação cidadania e meio ambiente Organização e conservação do ambiente de trabalho e familiar; Pró-atividade; capacidade de entender os conceitos de Ética e Cidadania; Comportamento ético; Trabalho em equipe e Consciência ambiental. A turma (AISMR) e as demais tiveram a oportunidade de desempenhar o PROJETO VOLUNTÁRIO EM AÇÃO SOCIAL com a finalidade de preservar, defender, conservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. Os alunos de AI’s (Aprendizagens Industrial) da Unidade do SENAI de Luzerna desenvolveram as seguintes ações: Confecção de “casinhas’’, de bebedouros e comedouros, cobertas para aquecer com reaproveitamento de retalhos de tecidos arrecadados numa determinada malharia produzindo estopas e costurados pelos alunos e na montagem para finalizar cobertas. Além de informar, esclarecer e educar para uma cultura de respeito, caridade, justiça e cuidado com os animais. Este projeto visa à valorização do meio ambiente, com a reciclagem de garrafas PET, de madeiras que restaram na Unidade onde estavam sendo guardadas num repartimento sem utilização, além de realização de campanhas junto à Unidade sobre a importância da preservação ambiental e amor aos nossos animais, obtendo ajuda periódica de voluntários, motivando a participação, mantendo e atraindo novos voluntários.

Fonte: SENAI SC

Page 177: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

176

Ação gincana 2016 Capinzal O evento consistiu na Doação de agasalhos (em condições de uso) e calcados de inverno. Eles foram pesados e pontuados por ordem de maior peso.

Ação gincana 2016 Joaçaba

Uma sessão de cinema foi realizada e o filme (adaptação de um livro para as telas) foi escolhido pela turma. Em seguida, os estudantes participaram do jogo de perguntas e respostas “Torta na cara” baseadas no filme. Como ingresso, os estudantes levaram 1kg ou mais de alimento para a realização da Campanha do Alimento em prol das Escolas carentes dos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Lar das Crianças

Page 178: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

177

REGIÃO CENTRO NORTE

CANOINHAS

Ação solidária (novembro de 2016)

O objetivo foi à arrecadação de produtos de higiene pessoal e leite para doação ao Lar dos Idosos. O público alvo era de Alunos da Aprendizagem Industrial.

Fonte: SENAI SC

Page 179: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

178

REGIÃO VALE DO ITAJAÍ

BLUMENAU

Ação reforma cadeira de rodas para idosos

Em 22/08/2016, o SENAI realizou a entrega de cadeiras de rodas reformadas pelos alunos do curso de Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem, pertencente ao Lar de Idosos Recantos do Sossego, localizado no município de Braço do Trombudo. Com essa ação foram beneficiados diversos idosos que diariamente necessitaram fazer o uso de cadeira de rodas.

Fonte: SENAI SC

Ação campanha do lacre solidário 2016

Este ano, a campanha do lacre solidário mobilizou os alunos da aprendizagem industrial do SENAI Blumenau, os participantes da gincana. A prova que consiste em recolher os lacres de latinhas, em apenas três semanas com objetivo de ajudar ao próximo, foi uma corrida contra o tempo. Mais uma vez, os alunos surpreenderam e arrecadaram 101 garrafas cheias de lacres, que foram entregues ao Rotary Blumenau. A Campanha socioambiental tem como objetivo transformar lacre em cadeira de roda e assim beneficiar os portadores de deficiência.

Fonte: SENAI SC

Page 180: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

179

Ação doação de roupas

No dia 12 de setembro o curso de qualificação profissional em Modelista de Roupas do SENAI Blumenau, realizou a doação das roupas confeccionadas no curso, para a ABAM (Associação Blumenauense de Amparo ao Menor).

Fonte: SENAI SC

Ação Projeto Multa Solidária (biblioteca) - 11/08/2016 à 28/10/2016

O objetivo foi contemplar pessoas com deficiências atendidas pela Associação de Amigos e Pais Portadores de Mielomeningocele. Participaram do evento, alunos do SENAI, colaboradores e pessoas com deficiência.

Fonte: SENAI SC

Projeto Casa da Esperança

A turma do 3º semestre do curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau, sob a responsabilidade e orientação do professor Marcelo Francisco Ouriques, confeccionou durante as aulas de Tecnologia da Confecção II e Modelagem do Vestuário II em média 450 peças de roupas, que foram entregues às Crianças da Casa da Esperança, entidade sem fins lucrativa e reconhecida por sua utilidade pública. Atua com o objetivo de garantir a verdadeira educação, atendendo aos requisitos de formação espiritual, intelectual, moral e cultural das meninas e meninos blumenauenses. A casa acolhe crianças e adolescentes do sexo feminino e masculino entre seis e dezesseis anos, que muitas vezes se encontram em situação de risco pessoal e vulnerabilidade de suas famílias. Através de um levantamento feito pelos alunos da turma de Design de Moda, das necessidades das crianças, deu-se início ao Projeto de Responsabilidade Social da Casa da Esperança. Este projeto abrange também a campanha da coleta de caixas de leite,

Page 181: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

180

onde alunos e professores de toda a Faculdade se engajaram nesta ação doando caixas de leite que foram entregues juntamente com as roupas, no dia 24/06/2016. A entrega foi realizada com a representação de algumas alunas, o professor Marcelo, a professora Luciana, a coordenadora do curso Silvana Stefanel de Quadros e a Coordenadora Pedagógica Débora G. Carvalho. Esta ação contou com a parceria de empresas têxteis da região, doando os tecidos e aviamentos. A coordenadora da Faculdade Maria Aparecida de Souza apoia esta iniciativa e agradeceu a todos os envolvidos, em especial os alunos do Curso Superior em Design de Moda. As doações foram entregues no dia 24/06/2016.

Page 182: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

181

REGIÃO ALTO VALE DO ITAJAÍ

RIO DO SUL

Ação arrecadação de Roupas, material escolar e produto de higiene pessoal.

Alunos do curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo mobilizaram a arrecadação de roupas e produtos de higiene pessoal que foram doados para o grupo de idoso e mateiras escolares para o Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli.

Fonte: SENAI SC

Page 183: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

182

REGIÃO VALE DO ITAJAÍ

INDAIAL

Alunos transformam bicicletas em cadeira de rodas

As cadeiras de rodas foram doadas para moradores de Pomerode e Indaial. O projeto inédito foi feito em parceria com a Têxtil Farbe, que transforma bicicletas em cadeiras de rodas. Foram entregues duas cadeiras de rodas a um morador de Pomerode e outro de Indaial, na Têxtil Farbe, em Indaial. A ideia inicial partiu da Farbe, que desejava doar uma cadeira de rodas a uma pessoa deficiente. Para isso, os funcionários arrecadaram duas bicicletas. A empresa entrou em contato com o SENAI, com quem já possui uma parceria. A partir daí o trabalho ficou por conta de professores e alunos do SENAI de Indaial e Pomerode. A professora Alice D’Oliveira transferiu para o papel a ideia, criando o desenho e o projeto possibilitando a transformação das bicicletas em cadeiras. Em seguida, os estudantes do curso de Soldador MIG MAG, coordenados pelo professor Rodrigo Pivetta Varella tiraram o projeto do papel. Os alunos gostaram tanto do resultado que arrecadaram mais duas bicicletas e produziram mais uma cadeira. Os alunos do SENAI doaram a cadeira ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pomerode e a Farbe a entregou a um colaborador, que indicou uma vizinha com deficiência para receber o equipamento. Para o diretor do SENAI de Pomerode, Indaial e Timbó, Fernando Pitt, nessa atividade, além de trabalhar os conteúdos relativos ao curso, os alunos tiveram a oportunidade de praticar em algo real e com enorme significado social. “O SENAI preza pela qualidade de ensino dos alunos e também as ações junto à sociedade”, afirma Pitt.

Fonte: SENAI SC

Page 184: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

183

Ação Social realizada no Hospital Materno Infantil pelo grupo

Fonte: SENAI SC

Page 185: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

184

REGIAO OESTE

XANXERÊ

Ação arrecadação de brinquedos

Fonte: SENAI SC

CHAPECÓ

Ação evento do programa “eu, voluntário”.

O objetivo foi confraternizar e trocar conteúdos referentes ao programa que orienta e motiva funcionários do SENAI a participarem de voluntariados. Teve como público alvo, colaboradores do SENAI (27 de agosto). Teve apresentação do Coral SENAI Chapecó na abertura do evento, com as canções “A paz” e “Fica sempre”.

Fonte: SENAI SC

Page 186: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

185

3.12 OUTROS

PROGRAMA NOVOS CAMINHOS

VP FIESC Modalidade Matrículas

Alto Uruguai Catarinense Qualificação Profissional 1

Técnico 1

Alto Uruguai Catarinense - Total 2

Alto Vale do Itajaí

Aprendizagem Industrial 3

Iniciação profissional - Competências Transversais

8

Alto Vale do Itajaí - Total 11

Centro-Norte

Aprendizagem Industrial 9

Iniciação Profissional - Competências Transversais

49

Qualificação Profissional 1

Centro-Norte - Total 59

Extremo Oeste

Aprendizagem Industrial 3

Iniciação Profissional - Competências Transversais

186

Qualificação Profissional 6

Extremo Oeste - Total 195

Foz do Rio Itajaí Aprendizagem Industrial 3

Iniciação Profissional - Competências Transversais

29

Foz do Rio Itajaí - Total 32

Litoral Sul

Aprendizagem Industrial 2

Iniciação Profissional - Competências Transversais

118

Qualificação Profissional 4

Litoral Sul - Total 124

Page 187: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

186

Norte-Nordeste

Aprendizagem Industrial 2

Iniciação Profissional - Competências Transversais

43

Qualificação Profissional 7

Técnico 1

Norte-Nordeste - Total 53

Oeste

Aprendizagem Industrial 11

Iniciação Profissional - Competências Transversais

184

Qualificação Profissional 13

Oeste - Total 208

Planalto Norte

Aprendizagem Industrial 1

Iniciação Profissional - Competências Transversais

8

Qualificação Profissional 1 Planalto Norte - Total 10

Serra Catarinense

Aprendizagem Industrial 5

Iniciação Profissional - Competências Transversais

110

Serra Catarinense - Total 115

Sudeste

Aprendizagem Industrial 7

Curso Técnico 3

Iniciação Profissional - Competências Transversais

45

Qualificação Profissional 3

Sudeste - Total 58

Vale do Itajaí

Aprendizagem Industrial 11

Iniciação Profissional - Competências Transversais

148

Qualificação Profissional 6

Vale do Itajaí - Total 165

Vale do Itajaí Mirim

Iniciação profissional - Competências Transversais

6

Qualificação Profissional 1

Técnico 1

Vale do Itajaí Mirim - Total 3 Vale do Itapocu Aprendizagem Industrial 12

Page 188: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

187

Iniciação Profissional - Competências Transversais

120

Técnico 1

Vale do Itapocu - Total 133

Total de Matrículas 1168 Fonte: SENAI SC

REGIÃO VALE DO ITAPOCU

JARAGUÁ DO SUL

Capacitação Novos Caminhos

Foi feita com 8 jovens do Projeto, que visa qualificar jovens que vivem em abrigos municipais.

Fonte: SENAI SC

Page 189: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

188

DELEGAÇÃO OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO - PESSOAS COM D EFICIÊNCIA DO SENAI SANTA CATARINA

REGIÃO ALTO VALE DO ITAJAÍ

KETRIN ALANA BATISTA Competidora: PCD01 - COSTUREIRO INDUSTRIAL. É deficiente auditiva e cursa Aprendizagem Industrial em Costura. Possui ensino médio completo.

Fonte: SENAI SC

AGINALDO JOSÉ CARDOSO Competidor PCD01 - COSTUREIRO INDUSTRIAL. É deficiente auditiva e cursa Qualificação em Costura. Está cursando Ensino Médio

Fonte: SENAI SC

Page 190: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

189

REGIÃO SUDESTE

KAROLYNE QUARTI Competidora: PCD02 - OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR. É deficiente auditiva e faz curso de Técnico em Informática. Ensino Médio Completo.

Fonte: SENAI SC

BEATRIZ SCHUSSLER Competidora: Escola do Futuro. É cadeirante e possui Ensino Médio Completo

Fonte: SENAI SC

REGIÃO EXTREMO OESTE

ANDREW TREBIEN Competidor: PCD02 - OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR. É disléxico e faz Curso Técnico em Informática. Faz o Ensino Médio.

Fonte: SENAI SC

Page 191: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

190

REGIÃO FOZ DO RIO ITAJAÍ

ISAAC GOMES DA ROCHA Competidor: PCD02 - OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR; Deficiência: Paralisia Cerebral Cursa Qualificação em Informática e tem o Ensino Médio completo.

Fonte: SENAI SC

REGIÃO OESTE

LUIS HENRIQUE GUARIENT Apresentador da casa Lego. É cadeirante. Cursa aprendizagem (Desenho Industrial) e cursa Ensino Médio.

Fonte: SENAI SC

Page 192: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

191

Fonte: SENAI SC

A FIESC por meio do Projeto Incluir por meio do Programa Incluir para Crescer contratou no SENAI 61 colaboradores com deficiência.

Fonte: SENAI SC

Page 193: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

192

REGIÃO PLANALTO NORTE

SÃO BENTO DO SUL / MAFRA Ação Incluir para crescer

O evento aconteceu na cidade de São Bento do Sul no dia 04 de outubro. Neive e Sleila apresentaram a proposta do evento, incluir para fazer a diferença assim como identificaremos formas de participação conjunta quanto ações envolvendo o tema.

Fonte: SENAI SC

Page 194: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

193

REGIÃO CENTRO NORTE

CAÇADOR

Fonte: SENAI SC

REGIÃO PLANALTO NORTE

SÃO BENTO DO SUL

Mundo SENAI

O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) participou do MUNDO SENAI de forma ativa e significativa, fazendo seus visitantes sentirem na pele questões voltadas à acessibilidade. Com vendas no rosto, eles circularam por uma tenda, repleta de empecilhos que dificultavam sua passagem manipulando objetos, vivendo intensamente como é o dia a dia de uma pessoa sem o sentido da visão. Os depoimentos foram registrados no painel, momentos sublimes, pois percebeu-se a sensibilização dos visitantes. Incluir para crescer.

Fonte: SENAI SC

Page 195: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

194

4 EQUIPE TÉCNICA DO PSAI NO DR E UO

INTERLOCUÇÃO DO PROGRAMA SENAI AÇÕES INCLUSIVAS EM SANTA CATARIANA

DIREÇÃO REGIONAL – FLORIANÓPOLIS

Interlocutora Rosana Baron Zimmer Mendes Fone: (48) 3231-4224 E-mail: [email protected] Letícia Funcia Mattar Fone: (48) 3332-3122 E-mail: [email protected] Magali Crispim Fone: (48) 3332-3122 E-mail: [email protected]

REGIÃO ALTO URUGUAI CATARINENSE

CONCÓRDIA/ SEARA Interlocutora: Maiara Schwanke Fone: (49) 3441-4415 E-mail: [email protected] REGIÃO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL/ ITUPORANGA/ TAIÓ Interlocutora: Marister Patricia Goncalves Fone: (47) 3531-2426 E-mail: [email protected] REGIÃO CENTRO NORTE CAÇADOR/ PORTO UNIÃO/ CURITIBANOS Interlocutora: Fabiana Kremer Pereira Fone: (49) 3561-1300 E-mail: [email protected] CANOINHAS Interlocutora: Adinéia Albigaus Fone: (47) 3622-8221 E-mail: [email protected]

Page 196: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

195

VIDEIRA/ FRAIBURGO/ PINHEIRO PRETO Interlocutora: Gisiane Cristina Mozzer Baum Fone: (49) 3531-3516 E-mail: [email protected] FRAIBURGO/ PINHEIRO PRETO Interlocutora: Alessandra Matte da Silva Farias Fone: (49) 3531-3500 E-mail: [email protected] REGIÃO CENTRO OESTE LUZERNA/ JOAÇABA/ CAPINZAL/ CAMPOS NOVOS Interlocutora: Marcia Regina Dociatti Cendron Fone: (49) 3551-4805; E-mail: [email protected] REGIÃO EXTREMO OESTE

SÃO MIGUEL DO OESTE/ ITAPIRANGA Interlocutora: Francieli Regina de Andrade Bervian Fone: (49) 3631-1930; E-mail: [email protected] REGIÃO FOZ DO RIO ITAJAÍ ITAJAÍ/ BALNEÁRIO CAMBORIÚ Interlocutora: Marcia Rodrigues Costa Fone: (47) 3341-2920 E-mail: [email protected] Marcia Rodrigues Costa Fone: (47)33412920 E-mail: [email protected] REGIÃO LITORAL SUL TUBARÃO/ BRAÇO DO NORTE/ CAPIVARI DE BAIXO Interlocutora: Sheila Regina Anacleto Junior Fone: (48) 3621-5676; E-mail: [email protected]

Page 197: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

196

REGIÃO NORTE NORDESTE JOINVILLE SUL/SÃO FRANCISCO DO SUL/ ARAQUARI Interlocutora: Mariléia Cani; Fone: (47) 3441-7609 E-mail: [email protected] JOINVILLE NORTE Interlocutora: Marcia Maria de Borba Fone: (47) 3441-7733 E-mail: [email protected] JOINVILLE NORTE II Interlocutora: Viviane Patricia Fernandes Schramm Fone: (47) 3441-7903 E-mail: [email protected] REGIÃO OESTE CHAPECÓ/ SÃO LOURENÇO DO OESTE/ MARAVILHA Interlocutora: Neiva Vieira dos Santos Fone: (49) 3321-7340 E-mail: [email protected] XANXERÊ/ XAXIM/ ABELARDO LUZ Interlocutora: Claudia Aparecida Zanela Tissoti Fone: (49) 3441-8116 E-mail: [email protected] REGIÃO PLANALTO NORTE SÃO BENTO DO SUL/MAFRA/ RIO NEGRINHO Interlocutora: Denise Katia Mallon Fone: (47) 3631-1633 E-mail: [email protected] REGIÃO SERRA CATARINENSE LAGES/ OTACÍLIO COSTA Interlocutora: Rosana Angelita de Lima Fone: (49) 3221-3813 E-mail: [email protected]

Page 198: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

197

REGIÃO SUDESTE FLORIANÓPOLIS Interlocutora: Ana Cristina Cravo Fone: (48) 3239-5825 E-mail: [email protected] SÃO JOSÉ/PALHOÇA/ TIJUCAS/SÃO JOÃO BATISTA Interlocutora: Aline Coelho Ferreira Fone: (48) 3381-9230 E-mail: [email protected] REGIÃO SUL CRICIÚMA Interlocutora: Izamara Tiburcio Fabre Custodio Fone: (48) 3431-7158 E-mail: [email protected] REGIÃO VALE DO ITAJAÍ BLUMENAU Interlocutora: Tatiana Zoz Hadlich Fone: (47) 3321-9669; ramal: 49669 E-mail: [email protected] INDAIAL Interlocutora: Renata Lorenz Fone: (47) 3281-6407 E-mail: [email protected] POMERODE Interlocutora: Juliane Hedrich Jensen Fone: (47) 3395-6006 E-mail: [email protected] TIMBÓ Interlocutora: Scheila Andreia Klug Fone: (47) 32816451 E-mail: [email protected] REGIÃO VALE DO ITAJAÍ MIRIM BRUSQUE Interlocutora: Liane Demarche Fone: (47) 3251-8931 E-mail: [email protected]

Page 199: GÊNERO ETNIA/RAÇA MATURIDADE/IDOSOS PESSOA COM … · Desenvolvimento de uma ação pedagógica para orientar aos alunos sobre a importância das atitudes ... distúrbio e perversão”

198

REGIÃO VALE DO ITAPOCU JARAGUÁ DO SUL/ SCHROEDER/ GUARAMIRIM Interlocutora: Fernanda Vitkoski Fone: (47) 3372-9533 E-mail: [email protected]