ge 01 000 99 01268 01 termo de referencia-25-02-13 - cap

48
EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA 01 CONFORME QUESTIONAMENTOS DO DESPACHO Nº 1493/ADCE-3/2012 DEZ / 2012 TIAGO 00 EMISSÃO INICIAL OUT / 2012 TIAGO Rev. Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo Especialidades: Autores do Documento: CREA/UF Aprovo Geral Tiago Cardoso Botelho 48.541/BA Sítio GERAL Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária Área do sítio GERAL Escala _ Data OUTUBRO/2012 Desenhista Especialidade / Subespecialidade FISCALIZAÇÃO DE OBRAS DA SRCE Autor de Projeto CREA UF CONFORME LISTA ACIMA Tipo / Especificação do documento TERMO DE REFERÊNCIA PARA APOIO TÉCNICO À FISCALIZAÇÃO Coordenador de Projeto Rubrica ANDREA LEAL COSTA SANTOS Tipo de obra GERAL Classe Geral de Projeto FISCALIZAÇÃO Gerente de Engenharia Rubrica REGINA MARIA CORREA EVANGELISTA Substitui a Substituída por Rubrica do Autor Reg. Do Arquivo Codificação GE.01/000.99/01268/01

Upload: others

Post on 28-Oct-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

01 CONFORME QUESTIONAMENTOS DO DESPACHO Nº 1493/ADCE-3/2012 DEZ / 2012 TIAGO

00 EMISSÃO INICIAL OUT / 2012 TIAGO

Rev. Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo

Especialidades: Autores do Documento: CREA/UF Aprovo

Geral Tiago Cardoso Botelho 48.541/BA

Sítio

GERAL Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária

Área do sítio

GERAL

Escala _

Data OUTUBRO/2012

Desenhista

Especialidade / Subespecialidade

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS DA SRCE

Autor de Projeto CREA UF CONFORME LISTA ACIMA

Tipo / Especificação do documento

TERMO DE REFERÊNCIA PARA APOIO TÉCNICO À FISCALIZAÇÃO

Coordenador de Projeto Rubrica ANDREA LEAL COSTA SANTOS

Tipo de obra GERAL

Classe Geral de Projeto FISCALIZAÇÃO

Gerente de Engenharia Rubrica REGINA MARIA CORREA EVANGELISTA

Substitui a

Substituída por

Rubrica do Autor

Reg. Do Arquivo

Codificação

GE.01/000.99/01268/01

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 Fl. 2/48

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 3

2. OBJETO ..................................................................................................................... 4

3. TEMINOLOGIA ........................................................................................................... 4

4. PRAZOS CONTRATUAIS .......................................................................................... 4

5. CIDADE SEDE DA FISCALIZAÇÃO E LOCAL DA OBRA ....................................... 4

6. ESCOPO DOS SERVIÇOS......................................................................................... 5

7 ORDEM DE SERVIÇO INICIAL ................................................................................... 26

8 INSTALAÇÕES DA CONTRATADA ........................................................................... 37

9 MEDIÇÃO DOS SERVIÇOS ........................................................................................ 39

10. ÍNDICE DE REAJUSTE ............................................................................................. 47

11 PROCEDIMENTO DE PAGAMENTO ........................................................................ 47

12 DISPOSIÇÕES FINAIS .............................................................................................. 48

13 APÊNDICES ............................................................................................................... 48

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 3/48

1. INTRODUÇÃO

O presente Termo de Referência visa à contratação de empresa para prestação de serviços técnicos em assessoramento e apoio técnico à equipe de Fiscalização dos serviços, conforme descrito no item 6 deste documento.

Os referidos serviços exigirão a contratação, por parte da licitante, de profissionais detentores dos perfis expressos neste Termo de Referência, que ficarão nos locais das obras, onde serão realizadas as atividades e serviços inerentes ao objeto contratual.

É importante ressaltar que, de acordo com a verdadeira filosofia de terceirização, busca-se a contratação de serviços e não locação de mão-de-obra.

A INFRAERO espera que a CONTRATADA seja uma empresa especializada em fiscalização de obras e gerenciamento de projetos e que tenha como premissa básica o trinômio: Tecnologia, Economia e Qualidade.

Assim, em razão dos aspectos conceituais expostos, a ideia básica é contratar serviços de assessoramento e apoio técnico para a Fiscalização da INFRAERO e gerenciamento de obras, prezando pela qualidade dos serviços, ética e metas perseguidas.

Este Contrato tem como fundamento:

Realizar, eficientemente, todo o trabalho necessário para manter a qualidade técnica, prazos assumidos, ética, controle operacional e financeiro da obra;

Propiciar total confiabilidade nos relatórios técnicos apresentados e questões no âmbito da obra surgidas onde serão baseadas as decisões para gerar o melhor resultado à INFRAERO.

Assegurar o contínuo aprimoramento dos procedimentos para eficaz execução dos serviços.

Aperfeiçoar continuamente o rendimento dos procedimentos adotados, buscando assegurar a eficiência e eficácia das atividades.

Oferecer indicações e sugestões que possam aumentar a eficiência do controle dos serviços e dos procedimentos vigentes, visando o máximo de produtividade e qualidade.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 4/48

Buscar novas técnicas e informações sobre equipamentos, a fim de possibilitar tanto a melhoria dos sistemas como a sua atualização tecnológica, observando o custo/benefício da mesma.

2. OBJETO

Contratação de empresa para prestação de serviços técnicos no Assessoramento e Apoio Técnico à Comissão de Fiscalização dos serviços de Engenharia nos Aeroportos das dependências da Superintendência Regional do Centro Leste, conforme especificações do Termo de Referência.

3. TEMINOLOGIA

Com o objetivo de identificar e padronizar os termos que serão utilizados no relacionamento entre CONTRATANTE e CONTRATADA, visando também à organização, à coordenação e ao controle dos serviços contratados, são apresentados os conceitos e definições, conforme APÊNDICE I.

4. PRAZOS CONTRATUAIS

O prazo de vigência do contrato é de 380 (trezentos e oitenta) dias consecutivos, contados a partir da data expressa na Ordem de Serviços a ser emitida pela Fiscalização da INFRAERO.

Considera-se o prazo de 290 (duzentos e noventa) dias consecutivos para a execução, sendo 230 (duzentos e trinta) dias consecutivos para a execução do serviço de apoio à Fiscalização e 60 (sessenta) dias para organização e arquivamento da documentação técnica, além, de mais 90 (noventa) dias consecutivos, após a execução dos serviços, para a expedição do Termo de Recebimento Definitivo.

5. CIDADE SEDE DA FISCALIZAÇÃO E LOCAL DA OBRA

A cidade sede da FISCALIZAÇÃO e da CONTRATADA será localizada na cidade de Salvador/BA, no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Os serviços a serem fiscalizados serão realizados nas cidades onde estão alocados os aeroportos pertencentes à Superintendência Regional Centro-Leste (SRCE) e a CONTRATADA deverá manter um escritório no local da execução dos serviços quando mobilizados para o apoio à Fiscalização das Obras.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 5/48

6. ESCOPO DOS SERVIÇOS

A CONTRATADA deverá executar os serviços técnicos objeto deste Termo de Referência para assessoramento e apoio técnico à equipe da INFRAERO, no gerenciamento e fiscalização das Obras e Serviços de engenharia, cujo escopo abrange os empreendimentos, conforme resumo dos objetos descritos abaixo:

SBSV :

Reconstrução de trecho de pavimento flexível, localizado na Pista de Taxi (TWY “A”) no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães em Salvador/BA;

Determinação do Respectivo “Pavement Classification Number – PCN”, no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães em Salvador/BA;

Execução da Obra de Construção da Área de Treinamento de Bombeiros, Localizado no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães em Salvador/BA;

Instalação da Cobertura e Rede de Drenagem de Águas Pluviais do Teca Nacional Localizado no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães em Salvador/BA;

Execução da Obra de Reforma do Centro de Apoio a Desenvolvimento Tecnológico (CDT) – UNB (Universidade de Brasília), localizado no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães em Salvador/BA.

SBAR:

Reforma do Telhado do Terminal de Passageiros I, II e III do Aeroporto Santa Maria em Aracaju/SE;

Construção da Área de Treinamento de Bombeiros do Aeroporto de Aracaju/SE;

Determinação do Respectivo “Pavement Classification Number – PCN”, no Aeroporto de Aracaju “Santa Maria”, em Aracaju/SE.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 6/48

SBIL:

Implantação e Instalação do Módulo Operacional (MOP) para o Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus/BA,

Reforma e adequação da subestação (KF) no Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus/BA;

Aquisição de 01 (um) Carrossel de restituição de bagagem, incluindo o fornecimento, montagem, instalação, a ser instalado em um Módulo Operacional Provisório (MOP), localizado no desembarque do terminal de passageiros (TPS) do Aeroporto Jorge Amado/Ilhéus - BA;

Execução de obra de Infraestrutura para Instalação do MOP e demais obras complementares, do Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus/BA;

Determinação do Respectivo “Pavement Classification Number – PCN”, no Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus/BA.

SBMO:

Instalação e fornecimento complementar de equipamentos de detecção e combate a incêndio, iluminação de emergência, medidores de gás e a substituição total da sinalização de emergência do terminal de passageiros do Aeroporto Zumbi dos Palmares, localizado em Rio Largo/ AL.

Determinação do Respectivo “Pavement Classification Number – PCN”, no Aeroporto Zumbi dos Palmares, localizado em Rio Largo/ AL.

Fornecimento e Instalação de Concertina e pintura do Muro Patrimonial no Aeroporto Zumbi dos Palmares, localizado em Rio Largo/ AL;

Construção da Central de Resíduos Sólidos no Aeroporto Zumbi dos Palmares, localizado em Rio Largo/ AL;

Construção da Área de Treinamento de Bombeiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, localizado em Rio Largo/ AL;

A CONTRATADA deverá executar os serviços de apoio e assessoramento à CONTRATANTE, contemplando todo o escopo do objeto da especificação, adotando as melhores práticas de gestão de projetos bem como as rotinas estabelecidas neste documento, de acordo com a periodicidade prevista e obedecendo aos prazos, horários e regulamentação da INFRAERO.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 7/48

A CONTRATADA deverá adotar as melhores práticas de fiscalização e gestão de obras, bem como as rotinas estabelecidas neste documento, de acordo com a periodicidade prevista e obedecendo aos prazos, horários e regulamentação da INFRAERO.

A CONTRATADA prestará os serviços de engenharia contemplando o apoio e assessoramento técnico ao gerenciamento e a fiscalização das obras do objeto deste Termo de Referência, com ênfase nas tarefas de planejamento de atividades, controle de qualidade, controle tecnológico, levantamento de quantitativos, medições e análise das documentações técnicas produzidas pelas empresas responsáveis pela execução dos serviços.

Os serviços de levantamento de quantitativos consistirão da:

a) Quantificação periódica dos serviços executados para fins controle de medição e pagamentos à empreiteira.

b) Quantificação de serviços para o desenvolvimento de propostas de otimização dos trabalhos, buscando a redução de custos e a manutenção da qualidade do empreendimento, trazendo benefícios à administração.

Caberá à CONTRATADA prestar assessoramento e apoio à INFRAERO nas discussões técnicas relativas ao planejamento, aspectos ambientais, controle de qualidade e tecnológico, bem como ao gerenciamento e a fiscalização das interfaces entre os projetos e obras inerentes às diversas fases do empreendimento, visando a sua perfeita continuidade e a total ausência de interferências.

A composição e a qualificação mínima para construção da equipe técnica são apresentadas no APÊNDICE III.

A CONTRATADA deverá executar os serviços de apoio e assessoramento à Fiscalização até o recebimento final de todos os SISTEMAS e SUBSISTEMAS englobados no escopo da obra.

Na execução do objeto contratual, deverão ser consideradas as definições e conceitos estabelecidos no APÊNDICE I – Terminologia e APÊNDICE II – Metodologia, Critérios e Responsabilidades da CONTRATADA.

A CONTRATADA será corresponsável, tanto técnica quanto judicialmente, durante a obra e após o recebimento final, até que os prazos e garantias legais estejam esgotados, pela eficácia dos equipamentos, serviços realizados e quantitativos aplicados, conforme projeto, tendo como meta a total

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 8/48

operacionalidade e eficiência do conjunto instalado, conforme os projetos e as normas vigentes.

Caberá à CONTRATANTE, dentre outras atribuições, as seguintes:

Esclarecer ou solucionar incoerências, falhas e omissões eventualmente constatadas, bem como nas demais informações e instruções complementares, necessárias ao desenvolvimento dos trabalhos;

Analisar e aprovar a indicação pela CONTRATADA do Coordenador responsável pela condução dos trabalhos;

Exercer rigoroso controle sobre o cronograma de execução dos serviços, analisando e aprovando os eventuais ajustes que ocorrerem durante o desenvolvimento dos trabalhos;

Verificar e aprovar eventuais acréscimos ou supressões de serviços ou materiais necessários ao perfeito cumprimento do objeto do contrato.

Analisar e aprovar materiais similares propostos, avaliando o atendimento à composição, qualidade, garantia e desempenho requeridos pelas especificações técnicas;

Analisar e aprovar o projeto das instalações provisórias e canteiro de serviço apresentados pela CONTRATADA no início dos trabalhos;

Verificar e atestar as medições dos serviços, bem como conferir, visitar e encaminhar para pagamento as faturas emitidas pela CONTRATADA;

Solicitar a substituição de qualquer funcionário da CONTRATADA que embarace a ação da Fiscalização;

Avaliar qualitativa e quantitativamente o desempenho dos trabalhos da CONTRATADA, no tocante aos padrões de qualidade de serviço, prazos, eficiência e eficácia.

Acompanhar a elaboração do “como construído” (“as built”) da obra, ao longo da execução dos serviços.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 9/48

6.1 RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES DA CONTRATADA

Deverão ser encaminhados previamente à fiscalização da INFRAERO, para análise e aprovação, todos os serviços que envolverem os assuntos abaixo relacionados:

Abertura de frentes de serviços;

Alterações de cronograma;

Alterações de especificações;

Alterações de custos;

Modificações de serviços;

Alocação de recursos humanos.

Caso seja constatada qualquer modificação dos itens acima relacionados sem a aprovação prévia da fiscalização da INFRAERO, a CONTRATADA será prontamente responsabilizada. Todos os assuntos tratados no âmbito da CONTRATADA que exijam avaliação e aprovação prévias por parte da INFRAERO e que possuam prazos a serem cumpridos, deverão ser encaminhados com antecedência mínima de 10 (dez) dias consecutivos à equipe competente da INFRAERO.

Quaisquer questões, fatos, atos e assuntos relevantes, que não possam ser adiados e/ou que impactem no andamento do escopo, dos prazos, da qualidade, dos custos, da segurança, do meio-ambiente, etc, devem ser imediatamente comunicados à FISCALIZAÇÃO da INFRAERO.

A equipe da CONTRATADA não está autorizada a tomar qualquer decisão que altere as condições originais do empreendimento sem a aprovação prévia da fiscalização da INFRAERO, tampouco contatar oficialmente outras CONTRATADAS e Órgãos Governamentais.

A CONTRATADA será responsabilizada pelos serviços que não forem executados dentro das melhores práticas e Normas Técnicas vigentes, bem como por aqueles que não atenderem às especificações técnicas elaboradas e aprovadas pela INFRAERO, quando for comprovado que as divergências decorreram de erro ou falha nos serviços executados pela CONTRATADA.

A CONTRATADA será responsável pela exatidão dos dados e informações por ela prestadas, bem como pela sua retificação, caso haja necessidade. Será

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 10/48

responsável, também, pelas informações relativas aos levantamentos de quantitativos aplicados na obra e a comparação com os dimensionados em projeto bem como o reporte dos serviços executados que venham a ser solicitados pela Auditoria Interna da INFRAERO, Órgãos de Controle Externo, Órgãos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, ou para quaisquer outras finalidades.

FAZEM PARTE DOS DEVERES DA CONTRATADA:

1. Detalhar, em forma de cronograma, para cada um dos contratos, a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) dos empreendimentos.

2. Detalhar o cronograma financeiro dos contratos (com base no cronograma físico e ponderações deste termo de referência e da PSQ) e elaborar a curvas de execução financeira correspondentes, a cada um dos contratos, de modo a estabelecer as previsões mensais de faturamento de acordo com o valor e a forma de pagamento estabelecida nos contratos.

3. Realizar o controle dos serviços, para cada um dos contratos, de forma a possibilitar a reavaliação do planejamento. Este controle deverá também auxiliar na elaboração de relatórios e possibilitar a medição mensal dos serviços, cabendo à CONTRATADA:

Verificar a realização dos serviços no período, comparando com a programação do período anterior;

Definir as medidas necessárias para corrigir eventuais distorções entre o previsto e o realizado;

Analisar a programação dos serviços para os períodos subseqüentes, incluindo as medidas corretivas;

Identificar pendências de responsabilidade da INFRAERO e de terceiros;

Analisar as tendências (projeções) em termos físicos e financeiros do contrato;

Definir quanto à conveniência de emitir revisões atualizadas dos documentos de planejamento e controle do contrato.

4. A CONTRATADA deverá desenvolver planos de ação, sempre que solicitada pela fiscalização da INFRAERO, em função da não consecução das metas estabelecidas.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 11/48

A CONTRATADA elaborará o Plano de Trabalho e executará controles para avaliação do Planejamento da Obra com parâmetros estatísticos e índices de desempenho, conforme descrito no APÊNDICE II.

A CONTRATADA deverá facilitar, por todos os meios a seu alcance, a ampla ação da Fiscalização, permitindo o acesso aos serviços em execução, bem como atendendo prontamente às solicitações que lhe forem efetuadas.

DENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES CABERÁ, AINDA, À CONTRATADA:

Todos os itens relacionados abaixo se referem a cada um dos contratos.

Coordenação geral das suas atividades;

Coordenação geral e controle físico-financeiro dos serviços executados e das atividades desenvolvidas mediante supervisão, conferência e atestação da CONTRATANTE;

Coordenação permanente das atividades de fiscalização das obras, centralizando decisões, distribuindo atividades, definindo prioridades, avaliando os resultados e responsabilizando-se, de forma a assegurar o cumprimento do que estabelecem os contratos, demais documentos que os integram, desenhos e especificações;

Análise e levantamentos de quantitativos e preços novos, quando necessários;

Apoio à Fiscalização e assessoria no planejamento e controle da execução das obras;

Apoio à Fiscalização, acompanhando, analisando, emitindo pareceres técnicos e aprovando a execução dos serviços;

Apoio e assessoria na definição e decisão de todas as alterações contratuais que envolvam o empreendimento, após emissão de parecer das contratadas responsáveis pela sua execução.

Apoio e assessoria na elaboração de orçamentos, controle de custos e controle físico-financeiro da obra em andamento, objeto do contrato sob fiscalização;

Apoio e assessoria na elaboração, verificação, conferência e aprovação das medições físicas e financeiras dos contratos e de todos os

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 12/48

documentos técnicos que as integram, tais como boletins de medição, memórias de cálculo, relatórios fotográficos e outros, diários de obras etc;

Apoio e assessoria na execução dos serviços administrativos;

Apoio e assessoria no controle dos prazos;

Apoio na elaboração dos procedimentos;

Assessoria na obtenção de consultoria técnica;

Atuação e decisão quanto à rejeição de serviços, devendo ser refeito, substituído ou reparado o que for rejeitado;

Avaliação do desempenho da empreiteira quanto aos serviços executados;

Avaliação dos pleitos das empreiteiras, em primeira instância, acerca dos serviços em execução e das medições;

Cobrança, em primeira instância, do andamento dos serviços, diante do cronograma estabelecido;

Controle da movimentação de todos os documentos referentes aos serviços realizados;

Controle e arquivamento de todos os documentos;

Controle Físico-Financeiro das obras e serviços de engenharia em andamento, sob fiscalização;

Controle físico-financeiro dos serviços por ela executados, mediante supervisão, conferência e atestação da CONTRATANTE;

Controle visando apresentação pelas EMPREITEIRAS, durante e ao final das obras, de catálogos ou amostras de materiais, certificados de garantia, manuais de operação/manutenção dos equipamentos e serviços e demais documentos exigidos no contrato;

Direção administrativa do pessoal da CONTRATADA;

Elaboração de controles, relatórios de não conformidade e "check-lists" de verificação dos projetos;

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 13/48

Esclarecimento das dúvidas, sob a supervisão da INFRAERO, nos assuntos inerentes às medições e aos contratos sob fiscalização e com relação às questões de execução da obra;

Identificação e execução dos procedimentos necessários à execução do objeto contratual;

Liberação, para medição, dos serviços realizados, se bem executados de acordo com os projetos e normas;

Obtenção de cotações de itens novos, quando necessários;

Verificação da execução dos procedimentos estabelecidos;

Verificação de todos os serviços realizados quanto à qualidade, especificações gerais, métodos e processos construtivos;

Auxiliar na análise da aprovação do Plano de Execução dos Serviços a ser apresentada pela EMPREITEIRA no início dos trabalhos, que conterá, entre outros elementos, os dados básicos e critérios de projeto, a relação e quantidade de documentos a serem produzidos, o fluxograma de desenvolvimento e cronograma de execução dos trabalhos e organograma da equipe responsável pela elaboração dos trabalhos;

Participar de reuniões periódicas com a EMPREITEIRA e com a CONTRATANTE para análise e discussão sobre o andamento dos trabalhos, esclarecimentos e providências necessárias ao cumprimento do contrato. As reuniões realizadas no local de execução dos trabalhos serão documentadas por Atas de Reunião, elaboradas pela CONTRATADA e que conterão, no mínimo, os seguintes elementos: data, nome e assinatura dos participantes, assuntos tratados, decisões e responsáveis pelas providências a serem tomadas;

Assessorar a análise e aprovação das soluções propostas nos projetos quanto a sua adequação técnica e econômica de modo a atender às necessidades do CONTRATANTE;

Assessorar a CONTRATANTE na análise e aprovação de eventuais acréscimos de serviços necessários ao perfeito atendimento do objeto do contrato fiscalizado;

Encaminhar a EMPREITEIRA os comentários efetuados para que sejam providenciados os respectivos atendimentos;

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 14/48

Receber a documentação final do projeto, verificando o atendimento aos comentários efetuados e a apresentação de todos os documentos previstos, como desenhos, especificações, memoriais de cálculo, descritivos e justificativos, em conformidade com o plano de elaboração do projeto;

Solicitar à INFRAERO a presença dos autores dos projetos no canteiro de serviço, sempre que for necessária a verificação da exata correspondência entre as condições reais de execução e os parâmetros, definições e conceitos de projeto.

6.2 SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS

A CONTRATADA deverá executar os serviços de assessoramento técnico especializados, caso sejam necessários e solicitados pela INFRAERO. Serão autorizados via Folhas de Solicitação de Serviços específicas, emitidas pela Fiscalização nas quais indicarão:

a) O escopo dos serviços a serem prestados;

b) Justificativa para contratação dos serviços;

c) Justificativa do preço e prazo para execução dos serviços.

Estes serviços têm como finalidade assegurar as tomadas de decisões durante as obras e embasar os laudos e análises técnicas pertinentes ao escopo geral da obra, englobando todas as especialidades técnicas envolvidas (Civil, Mecânica, Elétrica e Eletrônica), tendo como exemplo:

Laudos e Pareceres;

Análises Estruturais, Laboratoriais;

Memoriais de Cálculo;

Cadastramentos e Levantamentos;

Ensaios, Testes e Controle Tecnológico;

Material Gráfico, Painéis, Fotografias, apresentações e material expositivo;

Outros.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 15/48

As despesas com os serviços deverão ser assumidas pela CONTRATADA e a ela reembolsadas pela INFRAERO, de acordo com as condições a seguir:

1. Emissão de SS´s (Solicitações de Serviços) específicas, emitidas pela Fiscalização da INFRAERO.

2. As despesas com os serviços serão pagas pela INFRAERO, mensalmente mediante apresentação, pela CONTRATADA, de documento fiscal específico, detalhando os serviços prestados. A INFRAERO se exime de qualquer responsabilidade fiscal ou tributária sobre os serviços prestados, tendo esse documento fiscal um caráter comprobatório e documental.

3. É de total responsabilidade da CONTRATADA toda iniciativa e qualquer providência legal e administrativa, necessária a formalização e viabilização da contratação dos serviços técnicos complementares que se fizerem necessários.

4. A sua execução deverá obedecer aos prazos e horários acertados com a CONTRATANTE.

6.2.1 CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA

O emprego de consultorias externas dependerá de demanda da própria INFRAERO, todavia tanto a análise dos valores e do escopo das propostas para o fim de contratação quanto à emissão de parecer técnico sobre os produtos e relatórios emitidos pela consultoria caberá à CONTRATADA.

Esta consultoria deverá ser detentora de notória credibilidade de mercado e possuir profissionais com reputação técnica reconhecida no segmento que atua.

Este instrumento será empregado para atender a serviços específicos, como, por exemplo, análises físicas e químicas de materiais de acabamento, diligenciamentos das fabricações de equipamentos no caso de recebimento de novos equipamentos e análises das estruturas de fundações, bem como para o atendimento de problemas de execução dos serviços na medida em que forem identificados.

A empresa de consultoria ou profissionais consultores, que serão disponibilizados pela CONTRATADA, devem ser submetidos à aprovação prévia da fiscalização INFRAERO.

Após a consultoria ter sido autorizada por parte da INFRAERO, a CONTRATADA deverá providenciar o credenciamento (curso, treinamentos e

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 16/48

entrega de documentação) dos consultores para que estes tenham acesso ao local das obras.

Os serviços de ‘Consultoria Técnica Especializada’, caso sejam solicitados pela INFRAERO, serão baseados em horas e autorizados via Folhas de solicitação de Serviços específicas, emitidas pela fiscalização da INFRAERO nas quais indicarão:

a) O escopo dos serviços a serem prestados;

b) Os produtos / relatórios a serem gerados e entregues;

c) O nome do profissional que prestará o serviço;

d) Justificativa para contratação dos serviços;

e) A quantidade de dias / horas necessárias para a prestação do serviço;

f) Custo total do Serviço Contratado;

g) Justificativa do preço e prazo para execução dos serviços.

Para composição dos preços dos serviços de consultoria o quantitativo de horas é apresentado no APÊNDICE VI.

A sua execução deverá obedecer aos prazos e horários acertados com a CONTRATANTE.

Toda a comunicação formal interna e externa deverá ser registrada oficialmente por carta em papel timbrado e assinada pelo responsável.

Os laudos apresentados devem necessariamente acompanhar a respectiva ART, registrada no CREA local.

6.3 PLANEJAMENTO DAS ETAPAS DE OBRAS E LOGÍSTICA OPERACIONAL VISANDO MENOR IMPACTO NA OPERACIONALIDADE DO AEROPORTO

A CONTRATADA deverá acompanhar, avaliar e notificar, caso seja necessário, o correto dimensionamento das frentes de trabalho e o planejamento da logística na execução das atividades, objetivando causar o menor impacto na operacionalidade do aeroporto, minimizando o desconforto ao usuário final (passageiro), bem como a população aeroportuária, salvo situações inevitáveis devidamente acordadas entre as partes e aprovadas pela Fiscalização,

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 17/48

mantendo e preservando sempre a imagem da INFRAERO perante sua clientela e opinião pública.

A CONTRATADA deverá considerar e seguir todas as instruções fornecidas no Plano Operacional de Obras e Serviços (POOS) para elaborar seu Plano de Trabalho.

Caso ocorra alguma alteração na programação nos serviços agendados pela EMPREITEIRA, já previstos no POOS, a CONTRATADA deverá dar apoio à fiscalização da INFRAERO para providenciar junto à área competente do aeroporto a melhor solução. No entanto, é importante ressaltar que os prazos e procedimentos demandados pela INFRAERO deverão ser rigorosamente seguidos para assim evitar maiores riscos de problemas operacionais e de segurança.

6.4 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA GERENCIAL DE INFORMAÇÕES E DADOS

A CONTRATADA deverá implantar um sistema de gerenciamento e armazenamento de informações administrativas e técnicas englobando todas as atividades documentais do empreendimento, proporcionando rastreabilidade, segurança da informação, confidencialidade de dados e das informações, níveis de acesso a documentos, organização e fácil acesso quando necessário e autorizado pela INFRAERO.

6.4.1 DOCUMENTOS

A CONTRATADA deverá manter um arquivo completo e atualizado de toda a documentação pertinente aos trabalhos de propriedade da INFRAERO, incluindo o contrato, Caderno de Encargos, orçamentos, notas fiscais, cronogramas, correspondência, diários de obra, certificados de ensaios e testes de materiais e serviços, catálogos de materiais e equipamentos aplicados nos serviços e obras.

6.4.1.1 GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS - GED

O Gerenciador Eletrônico de Documentos e de Procedimentos, a ser mobilizado, obrigatoriamente em Português, deverá ser aprovado pela CONTRATANTE.

Deverá, ainda, ser possível a sua parametrização para as funcionalidades exigidas, entre as quais:

a) Quanto à organização de acervo:

• Fichas personalizadas pela empresa para registro dos dados sobre os documentos seguindo padrão INFRAERO:

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 18/48

• Classificação hierárquica de documentos e associação entre documentos;

• Pesquisa e localização de documentos a partir de dados conhecidos, como números, palavra, assunto, etc;

• Geração de listas de documentos a partir de critérios de seleção e classificação;

• Controle de atas de reunião e gerenciamento de cumprimento de prazos;

• Acompanhamento de revisões de documentos, projetos e pendências.

b) Quanto à compatibilidade e controle de alterações:

• Integração direta entre o gerenciador de documentos e os seus aplicativos de origem dos documentos, como Microsoft Office, AutoCAD e MS Project;

• Histórico de todas as revisões ocorridas sobre os documentos com registro de alterações, participantes, justificativa e datas;

• O controle de projetos e documentos técnicos inclui o cadastro de projetos, revisões e demais documentos técnicos com a respectiva rastreabilidade do status de elaboração, aprovação e revisão.

A CONTRATADA deverá instalar as licenças do GED e todos os softwares e hardwares necessários, que permitam à CONTRATANTE e a todas as suas equipes e das construtoras, instaladoras, empreiteiras e projetistas envolvidas nas atividades e na execução das obras, serviços e elaboração dos projetos acessarem os documentos em todo seu fluxo.

6.4.1.2 PADRÕES DE ARQUIVOS DIGITAIS

Os arquivos eletrônicos fornecidos pela CONTRATADA deverão possuir como requisitos mínimos, compatibilidade com os softwares e versões abaixo:

Documentos: Microsoft Office 2003, Microsoft Project 2003 e Adobe Reader;

Arquivos CAD: Autodesk AutoCAD 2009;

Compactação: ZIP;

Imagens: BMP, JPG e TIFF.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 19/48

A CONTRATADA deve consultar a INFRAERO acerca de outros padrões não listados neste documento.

6.4.1.3 DESENHOS (As-Built)

A CONTRATADA analisará todos os projetos que forem gerados como “as built”, garantindo assim que todos os desenhos sigam as normas de desenho da ABNT e que a nomenclatura dos arquivos e layers sigam o adotado pela INFRAERO.

Em todos os documentos técnicos, no que couber, deverá ser empregado o sistema de unidade oficial do Brasil, de acordo com o Decreto nº 81.611 de 03/05/1978.

Deverá a CONTRATADA manter um arquivo de mapeamento de projetos que forem gerados como “as built” ou Atualizações das Revisões dos projetos, em meio físico e digital.

A CONTRATADA manterá, em arquivo vivo, uma cópia assinada pelo Responsável Técnico em caixa e em local seguro. Na etiqueta da caixa deverão constar todas as informações referentes aos arquivos para que possam ser facilmente localizados. Este arquivo deverá, ainda, conter TAGs para catalogação e fácil localização em catálogo digital.

6.5 CONTROLE TECNOLÓGICO

Caberá à CONTRATADA analisar todos os dados e relatórios gerados pelo controle tecnológico da obra, bem como gerar toda a documentação técnica de acompanhamento da obra, necessária à comprovação da adequação do produto final acabado, às exigências de projeto.

A CONTRATADA deverá acompanhar todo o controle tecnológico realizado no canteiro de obras e fora dele. Deverá ainda, ser capaz tecnicamente, de julgar toda a documentação técnica fornecida pelos empreiteiros e em caso de necessidade deverá produzir Contra-Prova.

A Contra-Prova deverá ser acompanhada de funcionário responsável da EMPREITEIRA e se necessário poderá ser acompanhada de funcionário competente da INFRAERO.

A realização dos ensaios de Contra-Prova deverá ocorrer sob as mesmas condições técnicas e ambientais que as Provas, seguindo sempre a normatização vigente ou melhores práticas desde que aprovadas pela CONTRATANTE.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 20/48

A CONTRATADA deve gerar relatórios sempre que forem utilizados procedimentos em desacordo com as normas técnicas e estes devem ser aprovados pela CONTRATANTE.

Quando houver discrepância entre os resultados da Prova e da Contra-Prova poderá ser realizado um novo teste, porém utilizando um dos Serviços Técnicos previstos neste termo e segundo as normas descritas.

Controle Tecnológico NÃO PROGRAMADO deverá ser executado por amostragem ao longo da execução da obra, os dados adquiridos serão confrontados com o fornecido pela EMPREITEIRA.

6.6 REJEIÇÃO DE SERVIÇOS, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

A CONTRATADA deverá comunicar à fiscalização da INFRAERO, por meio de documento oficial sempre que perceber a necessidade de rejeitar serviços, materiais ou equipamentos em desacordo com o projeto ou que não apresentem o nível de qualidade exigido, que devam ser refeitos, substituídos ou reparados.

6.7 PESSOAL

A CONTRATADA deverá fazer controle de freqüência de sua equipe, através de ponto eletrônico ou biométrico, com equipamento e sistema instalado por sua conta e capaz de gerar relatórios gerenciais e, caso a INFRAERO solicite relatórios, estes deverão ser disponibilizados imediatamente.

O equipamento deve atender à portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 1.510, de 21 de agosto de 2009 que regulamenta o art.74 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

O sistema de controle de freqüência deverá obrigatoriamente distinguir as horas trabalhadas em período comercial das horas suplementares (segunda a sábado e domingos e feriados) e horas noturnas. Este sistema será utilizado para apropriação na medição dos serviços prestados.

Fora do horário COMERCIAL, quando eventualmente ocorrerem problemas de maior gravidade que coloque em risco a operacionalidade da obra, será acionada a CONTRATADA.

A CONTRATADA deverá elaborar e manter atualizado um plano de acionamento e mobilização das suas equipes durante os horários noturnos, finais de semana e feriados para eventuais acionamentos pela Fiscalização.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 21/48

A CONTRATADA deverá manter pelo menos 1 (um) celular e 1 (uma) conta de correio eletrônico (e-mail) que atenda as necessidades de contato da INFRAERO com a equipe de plantão no horário da execução dos serviços para eventuais acionamentos externos e fornecimento de informações aos gestores da CONTRATADA e INFRAERO que não estiverem nas obras.

A CONTRATADA deverá submeter à Fiscalização, para aprovação, notificação formal de necessidade de alocação de recurso humano e/ou equipamento, sempre que houver necessidade de mobilização ou desmobilização. A mobilização/desmobilização de recurso humano e/ou equipamentos só deverá ser feita após aprovação da Fiscalização.

6.8 VIAGENS A SERVIÇO

As viagens a serviço, considerando o percurso de ida e volta, dos profissionais indicados pela CONTRATADA, serão por via aérea, na classe econômica. Sua realização ocorrerá, quando julgado necessário pela INFRAERO, que as autorizará por meio da expedição de Solicitação de Autorização de Viagens a Serviço - SAVS, que indicarão:

Os profissionais que viajarão.

As datas de início e término da viagem.

Os vôos que serão empregados e respectivos locais de origem e destino, anexado de orçamento atestando a escolha da via aérea mais econômica.

A quantidade de diárias de viagem correspondentes à missão.

Os profissionais da CONTRATADA, mobilizados para a prestação dos serviços descritos no presente Termo de Referência, deverão ter disponibilidade para viagens a serviço.

As despesas de viagens (diárias e passagens aéreas) realizadas pelos profissionais da CONTRATADA serão custeadas pela CONTRATADA e reembolsadas pela CONTRATANTE, de acordo com as seguintes condições:

Emissão pela CONTRATADA de Solicitação de Autorização de Viagem a Serviço – SAVS, que deverá ser aprovada pela INFRAERO.

As despesas de viagens (passagens aéreas e diárias) serão reembolsadas mensalmente pela INFRAERO, mediante a apresentação do documento fiscal, acompanhado do bilhete ou “ticket” da passagem aérea utilizado, cópia da Solicitação de Autorização de Viagem a Serviço

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 22/48

– SAVS e documento descritivo da viagem (relatório de viagem), especificando a sua duração. A INFRAERO se exime de qualquer responsabilidade legal e fiscal pelas viagens realizadas.

Serão de responsabilidade da CONTRATADA todas as providências legais e administrativas necessárias à realização das viagens a serviço.

Sobre os valores das despesas de viagens (passagens aéreas e diárias) incidirá a “Taxa de Ressarcimento de Despesas e Encargos – TRDE” da CONTRATADA.

O(s) bilhete(s) de passagem (ens) deverá (ão) ser disponibilizado (s) pela CONTRATADA, em até 24 (vinte e quatro) horas após a aprovação da respectiva Solicitação de Autorização de Viagem a Serviço – SAVS, pela INFRAERO.

O valor das diárias de viagens deverá ser disponibilizado pela CONTRATADA em até 48 (quarenta e oito) horas após a aprovação da respectiva Solicitação de Autorização de Viagem a Serviço – SAVS, pela INFRAERO.

Serão de responsabilidade da CONTRATADA, todas as providências legais e administrativas, necessárias à realização das viagens a serviço.

Os trechos considerados para fins de orçamento foram:

De Salvador/Ba a Aracaju/SE.

De Salvador/Ba a Ilhéus/BA.

De Salvador/BA a Maceió/AL.

Justifica-se esta consideração por se localizar em Salvador, a cidade SEDE da Regional Centro Leste. Caso haja a necessidade de deslocamento para outro destino, será devidamente justificado pela CONTRATANTE, sendo o valor limite considerado o estabelecido na PSP.

O valor adotado da diária será baseado no pago ao empregado da INFRAERO com cargo de Analista Superior – IV, recém-contratado, padrão 57/B e o cálculo do quantitativo de diárias pagas será baseado na metodologia da INFRAERO.

O deslocamento a ser considerado na PSP deverá abranger os trajetos de ida e volta.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 23/48

6.9 RELATÓRIOS

Com base nos relatórios periódicos apresentados pela CONTRATADA e outros que porventura venham a ser solicitados pela CONTRATANTE, serão aplicados todos os parâmetros de medição aos serviços prestados e aplicado os I.Q.S. - Índices de Qualidade de Serviço, ao qual será julgada a eficiência dos serviços prestados.

Todos os RELATÓRIOS relacionados abaixo se referem a cada um dos serviços relacionados anteriormente.

6.9.1 RELATÓRIO TÉCNICO MENSAL

A CONTRATADA deverá apresentar relatórios técnicos à INFRAERO contemplando todos os aspectos técnicos e de engenharia e físico-financeiros da obra, bem como o registro das ocorrências impactantes no escopo, como descrito detalhadamente no APÊNDICE VI.

A CONTRATADA deverá apresentar no dia 20 de cada mês ou, no dia útil subseqüente, um relatório final de suas principais atividades do período de referência, devidamente protocolado junto a INFRAERO.

A Fiscalização poderá solicitar à CONTRATADA relatórios complementares ou não programados sempre que julgar necessário, e estes deverão ser entregues no prazo acordado com a CONTRATANTE.

6.9.2 RELATÓRIOS COM IMPLICAÇÃO CONTRATUAL

O Relatório deve possuir páginas numeradas em 2 (duas) vias, será destinada ao registro de fatos e comunicações que tenham implicação contratual como:

Modificações de dados básicos de projeto;

Conclusão e aprovação de etapas de projeto;

Autorização para execução de trabalho adicional;

Autorização para substituições e modificações na equipe técnica responsável pela execução dos trabalhos;

Ajustes no cronograma e plano de elaboração dos projetos;

Irregularidades e providências a serem tomadas pela CONTRATADA e Fiscalização.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 24/48

6.9.3 RELATÓRIOS RELATIVOS À SERVIÇOS

Relatórios mensais de atividades, contendo, entre outros dados, a quantificação dos serviços realizados, aprovados e rejeitados pela INFRAERO.

Relatórios mensais de interesse da INFRAERO, contendo informações gerais;

a) Principais ocorrências no período; informação sobre a produção no período, através de modelos, gráficos etc.;

b) Análise da qualidade dos serviços, através de quadro controle de nível de qualidade;

c) Relatórios fotográficos, que permitam avaliar o andamento e a qualidade dos serviços;

d) Cronogramas com percentuais dos serviços no período e percentuais acumulados dos serviços;

e) Curvas de progresso físico;

f) Rede PERT com caminho crítico atualizado;

g) Planilha de custos atualizada dos contratos sob fiscalização;

h) Relação e síntese dos ensaios / testes de materiais e serviços, quando efetuados no período;

i) Relação quantificada da mão-de-obra alocada, no período, nos contratos pertencentes ao seu escopo de fiscalização.

6.9.4 RELATÓRIOS TÉCNICOS

Serviços em andamento, corretivos executados e serviços a executar;

Cópia das ordens de serviços executadas;

Estudos e levantamentos realizados;

Avaliações dos equipamentos e sistemas;

Relatórios de alerta;

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 25/48

Fichas de inspeção;

Relatório de vistoria mensal;

Relatório de indisponibilidade de equipamentos;

Planilha de controle de retrabalho;

Alterações efetuadas nos Planos de Trabalho e Instruções de Segurança;

Intervenções corretivas programadas subseqüentes;

Melhorias necessárias à eficiência do consumo de insumos e resultados alcançados;

Relação de material de consumo e em estoque;

Relatórios de índice de utilização de mão de obra;

Relatórios de custos dos serviços;

Relatórios de não conformidades;

6.9.5 RELATÓRIOS RELATIVOS À PARTE ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

Relação dos empregados e suas funções;

Alterações ocorridas no mês, nas equipes de trabalho;

Escalas de plantão;

Acidentes do trabalho ocorridos;

Registro de frequência do pessoal.

Boletim de medição de utilização de pessoal;

Boletim de medição de utilização dos equipamentos;

Boletim de medição da aquisição de materiais;

Cópia Guias INSS / FGTS / ISS; (Por tomador de Serviço)

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 26/48

Cópia Folha de Pagamento com contracheques assinados pelos funcionários;

Cópia mapa de distribuição do Vale Transporte;

Cópia mapa de distribuição do Vale Refeição / Cesta Básica;

Cópia Fatura e/ou Nota Fiscal.

6.9.6 RELATÓRIO FINAL

Ao final dos serviços, a CONTRATADA deverá emitir à INFRAERO um relatório completo das atividades contendo, no mínimo, as seguintes informações:

1. Histórico do andamento dos serviços;

2. Registro de eventos importantes e outros fatos que impactaram ou afetaram o andamento das diversas atividades;

3. Análise critica e comentários a respeito dos prazos, custos, alocação de recursos humanos, alterações de especificações e atividades extracontratuais e previsão de aditivos quando necessário;

4. Organograma geral;

5. Histograma mensal de mão-de-obra direta e indireta prevista x realizada, por qualificação profissional, destacando as horas suplementares realizadas;

6. Curvas de execução física dos serviços (previsto x realizado);

7. Curvas de execução financeira (previsto x realizado), para custo e desembolso;

8. Caminho Crítico identificado no planejamento e na execução;

9. Principais problemas, avaliações, sugestões e parecer final do gestor da CONTRATADA.

7 ORDEM DE SERVIÇO INICIAL

O início dos serviços ficará condicionado à comprovação, pela CONTRATADA, de dispor dos recursos necessários ao atendimento dos itens abaixo relacionados:

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 27/48

1. Plano de Trabalho preliminar;

2. Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao CREA;

3. Equipe Técnica compatível com as demandas dos serviços contratados;

4. Ferramental e Instrumental adequado às funções;

5. Aparelhos de Rádios para Apoio, caso exigido;

6. Material Técnico;

7. Medidas de Segurança;

8. Apresentação da documentação para emissão de credenciais e participação nos cursos direção defensiva e de segurança operacional.

A INFRAERO e a CONTRATADA farão em conjunto o controle da implantação dos serviços, estando à equipe técnica disponibilizada.

Será adotado um plano provisório, montado a partir das informações deste Termo de Referência, até a conclusão do cadastramento e a complementação da elaboração das rotinas da CONTRATADA.

7.1 Plano de Trabalho

A CONTRATADA deverá apresentar um Plano de Trabalho contendo a descrição detalhada, precisa e completa da metodologia que será adotada na execução dos serviços objeto deste termo de referência, descrevendo suficientemente, de forma quantitativa e qualitativa, o objeto proposto, suas metas, etapas e/ou fases.

O Plano de Trabalho será analisado quanto à sua viabilidade e à adequação aos objetivos deste Termo de Referência.

O Plano de Trabalho definitivo e consolidado deverá ser apresentado num prazo máximo de 10 dias úteis após a assinatura da Ordem de Serviço.

A proposta do Plano de Trabalho deverá conter, no mínimo:

a) Descrição completa do objeto a ser executado;

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 28/48

b) Descrição das metas a serem atingidas, qualitativa e quantitativamente, com definição das etapas ou fases da execução. Entende-se por meta a parcela quantificável do objeto e por etapa ou fase a divisão existente na execução de uma meta;

c) Previsão de prazo para a execução consubstanciada em um cronograma de execução do objeto, no respectivo cronograma de desembolso e no plano de aplicação dos recursos a serem desembolsados pela INFRAERO;

d) O repasse a ser realizado pela INFRAERO especificando o valor de cada parcela e do montante de todos os recursos;

e) Informações relativas à capacidade técnica e gerencial dos funcionários da CONTRATADA suficientes para a execução do objeto;

f) Currículos de toda a equipe;

g) Estrutura organizacional: equipe e a divisão de trabalho bem como a Matriz de Responsabilidades;

h) Apresentar a documentação necessária ao credenciamento, cursos de direção defensiva e curso de segurança operacional conforme as Normas Internas da INFRAERO;

i) Realizar previsão factível das fases do projeto e do prazo necessário para sua conclusão;

j) Cronograma de implantação dos escritórios para execução do objeto contratual, incluindo mobilização dos profissionais de planejamento e controle específicos para o atendimento;

k) Cronograma de entrega de documentos de planejamento, cujos prazos não podem superar 10 (dez) dias para a entrega prévia e 20 (vinte) dias para a entrega definitiva, corridos a partir da emissão da Ordem de Serviços, com calendário base definido, contemplando obrigatoriamente todos os documentos do sistema de planejamento e controle, conforme abaixo:

Organograma da equipe da CONTRATADA, por Especialidades ou Atividades;

Cronograma e Curva de execução financeira;

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 29/48

Histograma de mão-de-obra (direta e indireta);

Matriz de atribuições e responsabilidades.

Este plano deverá contemplar todas as ações previstas neste Termo de Referência.

O Plano de Trabalho poderá ser alterado a qualquer momento, no todo ou em parte, desde que justificada a necessidade, pela CONTRATADA ou pela CONTRATANTE, sendo imprescindível o entendimento entre as partes, considerando-se sempre a melhoria contínua dos serviços para aumento da confiabilidade e da otimização dos Serviços.

Este Plano de Trabalho preliminar será usado como lista de verificação para a constatação de que a CONTRATADA está pronta para iniciar a execução dos serviços.

7.2 Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao CREA ou CAU

O Responsável Técnico, junto ao CREA ou CAU local, pela execução dos serviços objeto deste Termo de Referência, será obrigatoriamente Coordenador Geral da empresa CONTRATADA.

Todas as vezes que a CONTRATADA substituir o Responsável Técnico, deverá ser providenciada uma nova anotação de responsabilidade técnica - ART, respeitando os critérios estabelecidos no Edital da Licitação.

7.3 Atestado de Capacidade Técnica

O Atestado de Capacidade Técnica será emitido em nome do engenheiro residente.

7.4 Equipe Técnica

A CONTRATADA deverá manter, no sítio aeroportuário, uma equipe para executar eficientemente as atividades e serviços inerentes ao objeto contratual de acordo com o quantitativo dimensionado pela CONTRATANTE cumprindo, no mínimo, a formação exigida neste Termo para cada profissional.

Caberá à CONTRATADA, mediante anuência da Fiscalização da INFRAERO, distribuir a equipe para executar com excelência os serviços técnicos especializados necessários para garantir que o objeto contratual seja executado no prazo e na qualidade prevista.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 30/48

A CONTRATADA terá um Coordenador Geral, fazendo o acompanhamento das atividades e respondendo em nome da CONTRATADA pelas questões técnicas, administrativas e contratuais. Este Coordenador Geral da CONTRATADA também deverá dedicar-se a atividades de controle, gerenciamento e planejamento das atividades.

A CONTRATADA deverá apresentar o Coordenador Geral através de uma correspondência formal encaminhada à INFRAERO.

Caso julgue necessário, será aplicada, pela CONTRATANTE, norma da INFRAERO referente a “Procedimentos Gerais Aplicáveis à Área de Movimento dos Aeroportos”, acrescida das Instruções de Aviação Civil - IAC 107-1006 e IAC 163-1001A.

A INFRAERO poderá, a seu critério, sem assumir ônus por sua indenização de qualquer espécie perante a CONTRATADA, exigir a imediata substituição de qualquer de seus empregados que atuam nas atividades e serviços inerentes ao objeto contratual.

Quanto aos empregados da CONTRATADA, estes não poderão ser parentes de funcionários orgânicos da INFRAERO até o 4º grau.

A CONTRATADA terá uma equipe fixa sediada no Aeroporto Internacional de Salvador (SBSV), onde se localiza a sede da Superintendência Regional Centro-Leste (SRCE) e apoiará a Fiscalização da INFRAERO no acompanhamento das atividades relacionadas às questões técnicas, operacionais, administrativas e contratuais; e também dedicar-se às atividades de controle, gerenciamento e planejamento dos Contratos referente aos objetos relacionados, conforme as obras em execução listadas para cada Aeroporto, durante o período de execução deste contrato. Esta equipe será composta por: AEROPORTO DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES (SBSV) – SALVADOR/BA:

1 Coordenador Geral.

1 Assistente Administrativo.

2 Auxiliar Administrativo.

A CONTRATADA deverá disponibilizar uma equipe técnica mínima, mediante mobilização e desmobilização, em cada um dos Aeroportos pertencentes à Superintendência Regional Centro-Leste (SRCE), com o objetivo de Fiscalizar as Obras e Serviços relativos aos contratos do respectivo aeroporto das obras listadas no escopo, fazendo o acompanhamento das atividades e respondendo em nome da CONTRATADA pelas questões técnicas, administrativas e

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 31/48

contratuais, com a anuência da Fiscalização da INFRAERO, durante o período de execução, a partir da emissão das Ordens de Serviços.

Esta equipe técnica será dimensionada da seguinte forma:

AEROPORTO DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES (SBSV) – SALVADOR/BA:

Engenheiro Civil;

Engenheiro Eletricista;

Técnico em Edificações;

Técnico em Eletrotécnica.

AEROPORTO SANTA MARIA (SBAR) – ARACAJU/SE:

Engenheiro Civil;

Engenheiro Mecânico;

Técnico em Edificações.

AEROPORTO JORGE AMADO (SBIL) – ILHÉUS/BA:

Engenheiro Civil;

Engenheiro Eletrônico;

Técnico em Edificações.

AEROPORTO ZUMBI DOS PALMARES (SBMO) – RIO LARGO/AL:

Engenheiro Civil;

Engenheiro Eletricista;

Técnico em Edificações.

A CONTRATADA deverá apresentar a equipe técnica através de uma correspondência formal encaminhada à INFRAERO.

A CONTRATADA deverá mobilizar e desmobilizar os componentes das suas equipes para os Aeroportos pertencentes à Superintendência Regional Centro-Leste (SRCE) quando convocados e pelo tempo determinado pela Fiscalização.

Os profissionais da CONTRATADA serão credenciados (cursos, treinamentos e entrega de documentos), por parte da CONTRATANTE, a fim de que possam ser

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 32/48

identificados e ter o acesso autorizado às áreas restritas de segurança e outras áreas controladas do aeroporto.

A equipe prevista neste Termo de Referência e dimensionada pela INFRAERO e se encontra detalhada no APÊNDICE III.

7.4.1 Responsabilidade Trabalhista

Para todos e quaisquer efeitos de direito, a INFRAERO, como CONTRATANTE, não responderá em hipótese alguma por ações trabalhistas eventualmente ajuizadas contra a CONTRATADA, não se aplicando a solidariedade prevista no artigo 455 da CLT, em caso de inadimplemento das obrigações derivadas do Contrato de Trabalho da CONTRATADA com seus empregados.

7.4.2 Responsabilidade Técnica Operacional

Em caso de ocorrência de danos aos equipamentos ou sistemas, cuja causa tenha sido comprovada pela comissão de fiscalização que houve imperícia, imprudência ou negligência por parte da equipe técnica da CONTRATADA, todos os custos inerentes a substituição de equipamentos danificados ou reparo dos mesmos serão arcados pela empresa contratada sem ônus à INFRAERO.

7.5 Instrumentos de Medição

Todos os instrumentos de medição, necessários a realização dos serviços, deverão ser aferidos periodicamente, ou quando solicitado pela FISCALIZAÇÃO e calibrado anualmente conforme procedimento de certificação da norma ISO 9001.

A calibração deverá ser executada pelo fabricante / representante em laboratório competente cadastrado na rede nacional de calibração do INMETRO com a apresentação de Certificado de Acreditação à INFRAERO, a expensas da CONTRATADA e a sua rastreabilidade compatível com a norma ISO 9001.

7.6 Equipamento de Rádio (Transceptor) para Apoio

A CONTRATADA deverá prever no preço do contrato, o fornecimento de equipamentos de Rádio Comunicações em número suficiente para comunicação de seus líderes, FISCALIZAÇÃO INFRAERO e suas equipes de campo.

As faixas de frequências de operação (TX e RX) serão informadas pela INFRAERO à empresa CONTRATADA.

Todo o processo de programação e licenciamento das freqüências, junto aos órgãos competentes, será de inteira responsabilidade da CONTRATADA.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 33/48

Observações:

Os transceptores deverão ser compatíveis com o sistema adotado pelo Aeroporto de Salvador e deverão estar disponíveis, impreterivelmente, na data de início dos trabalhos.

Na elaboração do orçamento foi considerado o valor do aluguel dos aparelhos com manutenção e reposição de peças sob responsabilidade da CONTRATADA, conforme item previsto na planilha de formação de preços (PSP).

Especificação mínima dos equipamentos: Rádios transceptores portáteis, alimentados por bateria recarregável de alta capacidade de Litio/Ion, cada Kit é composto por duas baterias e carregador, estojo de proteção em couro, com fixador para cinto dos operadores, antena tipo heliflex. Potência de saída RF programável via software na faixa de 1 a 4 watts, compressor de voz que permite canais de 12,5 KHz com qualidade de áudio nítida como os canais de 25 KHz, capacidade de operar no sistema de alocação dinâmica de canais, sob protocolo MPT 1327 e convencional com sinalização DMTF.DCS e/ou CTCSS, faixa de operação 450 a 470 MHz, modo de operações semi duplex. Número de canais convencionais 16(dezesseis) reprogramáveis via software e cabos para sincronismo a serem fornecidos com os equipamentos.

No caso de defeito ou quebra de qualquer aparelho de rádio, fica a CONTRATADA obrigada a providenciar a troca num período máximo de 24 horas após a detecção da pane.

A CONTRATADA responderá administrativamente e legalmente por interferências ou dano(s) causado(s) pelo uso incorreto ou uso de rádios não autorizados pela CONTRATANTE.

7.6 Medidas de segurança

A CONTRATADA deverá manter o seu pessoal engajado na execução dos serviços, com adequado uniforme ou vestimenta bem como equipamento de proteção individual de segurança (capacete, protetores auriculares, luvas, óculos, cintos, calçados, etc.), julgados necessários pelas Normas legais de Segurança e Medicina e Higiene do Trabalho, vigentes, para cada categoria profissional.

Portanto, antes do inicio dos serviços a CONTRATADA deverá desenvolver, junto com seu pessoal do SST, um plano de segurança e medicina do trabalho,

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 34/48

no qual deverão constar todas as medidas que serão adotadas para o desenvolvimento seguro de todas as tarefas.

Todos os documentos e planos de segurança e medicina do trabalho deverão ser submetidos ao setor de SST da INFRAERO para aprovação.

Os itens relacionados à segurança do trabalho serão considerados na avaliação para cálculo do Índice de Qualidade de Serviços – IQS. A omissão ou falta de qualquer item, será considerada falta grave.

7.7 Apresentação da documentação para emissão de credenciais e participação no curso de segurança operacional

Após julgamento da aplicabilidade pela CONTRATANTE, os funcionários deverão ser Credenciados pela INFRAERO e receber, previamente ao início dos trabalhos, treinamento de Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), Segurança e Saúde do Trabalho (SST), cursos fornecidos pela INFRAERO.

A empresa CONTRATADA deve, imediatamente após a emissão da OS, se informar, observar os prazos e ter apresentado toda documentação necessária ao credenciamento e treinamento de todos os seus funcionários junto ao aeroporto onde se localiza a obra relativa ao escopo deste Termo de Referência.

O Credenciamento junto à INFRAERO de todos os Funcionários da CONTRATADA deve seguir todas as exigências das normas internas de segurança da INFRAERO. O tempo necessário para o procedimento para a emissão das credenciais não será aceito como motivo para justificativa de atraso dos serviços.

Não são permitidas exceções quanto à documentação de segurança para obras no sítio dos aeroportos, qualquer violação às regras de segurança colocará a CONTRATADA como responsável direta por qualquer ocorrência advinda desta violação.

7.7.1 Emissão de Credenciais Definitivas (acima de 90 dias)

É obrigatória a apresentação dos seguintes documentos, original e cópia:

Documento legal de identidade;

Carteira de Trabalho, com o respectivo registro, e/ou outro documento comprovante de vínculo empregatício (Livro de Registro e/ou Ficha de Registro de Empregado – conforme modelos aprovados pelo Ministério do

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 35/48

Trabalho). No caso de estagiários, deve ser apresentada a Carteira de Trabalho contendo registro da atividade no campo de anotações gerais e/ou documento que comprove a situação de estágio;

Cadastro de Pessoa Física;

Comprovante de experiência funcional no cargo que irá exercer apresentado pelo empregador, atestando que o empregado foi treinado, examinado, julgado apto e habilitado a exercer as atividades;

Carteira Nacional de Estrangeiro, se estrangeiro, dentro da validade, expedida pelo Departamento de Polícia Federal ou passaporte com visto temporário autorizado pela Polícia Federal;

Apresentação do certificado de conclusão do Curso de Familiarização AVSEC, ou outro curso AVSEC específico que o exima do mesmo, de acordo com o Programa Nacional de Instrução em Segurança da Aviação Civil (PNIAVSEC), para os empregados com acesso às Áreas Restritas de Segurança;

Apresentação do certificado de conclusão do Curso de SGSO;

Apresentação das seguintes Certidões de Antecedentes:

Certidão Negativa da Justiça Federal emitida pelo site da Justiça Federal (www.justicafederal.gov.br);

Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br);

Atestado de Antecedentes Criminais emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (www.ssp.ba.gov.br);

As certidões deverão ser emitidas na localidade de domicílio do solicitante. Caso o local de trabalho seja em Estado diferente do domicílio, deverão ser solicitadas também as certidões do local de trabalho;

OBS.: Será emitida Credencial Temporária, com validade de até 90 dias, para os empregados recém-admitidos, caso o solicitante não possua comprovação de vínculo empregatício superior a 03 (três) meses, assim como para aqueles empregados que não tenham realizado o Curso de Familiarização AVSEC ou atualizações dos cursos AVSEC, desde que apresentado pelo empregador o termo de compromisso de realização do curso no prazo acima estipulado (Modelo no SVSE).

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 36/48

Apresentar solicitação formal por escrito, pelo empregador cadastrado no setor específico de credenciamento do aeroporto (Modelo no SERCI);

Ficha de Solicitação de Credencial Aeroportuária, devidamente preenchida e assinada (Modelo no SVSE);

Foto a ser tirada no SVSE.

7.7.2 EMISSÃO DE CREDENCIAIS TEMPORÁRIAS NÃO RENOVÁVEIS (DE 08 A 90 DIAS)

É Obrigatória a apresentação dos seguintes documentos, original e cópia:

a) Documento legal de identidade;

b) Cadastro de Pessoa Física;

c) Carteira Nacional de Estrangeiro, se estrangeiro, dentro da validade, expedida pelo Departamento de Polícia Federal ou passaporte com visto temporário autorizado pela Polícia Federal;

d) Certidões de Antecedentes:

Certidão Negativa da Justiça Federal emitida pelo site da Justiça Federal (www.justicafederal.gov.br);

Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br);

Atestado de Antecedentes Criminais emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (www.ssp.ba.gov.br);

Observações: i) As certidões deverão ser emitidas na localidade de domicílio do solicitante; e ii) As certidões positivas deverão ser apreciadas pela Polícia Federal;

e) Solicitação formal por escrito, pelo empregador cadastrado no setor específico de credenciamento do aeroporto;

f) Ficha de Solicitação de Credencial Aeroportuária, devidamente preenchida e assinada.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 37/48

Os representantes das empresas deverão comparecer no setor de credenciamento, para providenciar o cadastramento da empresa e de até três funcionários, para representarem-na no referido setor.

O Credenciamento junto à INFRAERO de todos os Funcionários da CONTRATADA deve seguir todas as exigências das normas internas de segurança da INFRAERO.

Não são permitidas exceções quanto à documentação de segurança para obras no sítio dos aeroportos, qualquer violação às regras de segurança colocará a CONTRATADA como responsável direta por qualquer ocorrência advinda desta violação.

8 INSTALAÇÕES DA CONTRATADA

A CONTRATADA instalar-se-á, com sua equipe fixa, em área da Engenharia da Regional Centro Leste, em Salvador/BA. As equipes a serem mobilizadas para os demais Aeroportos da Regional Centro-Leste (SRCE) instalar-se-ão no canteiro de obras, conforme cronograma dos empreendimentos deste objeto contratual, quando houver serviços em execução mediante convocações.

O item Administração abrange as despesas com estação de trabalho, impressora, software e telefonia.

Esses recursos, quando cabível (no caso de equipamentos, computadores, licenças para uso de softwares e congêneres) serão disponibilizados por meio de locação durante o período de execução do contrato.

A CONTRATADA será responsável direta pela conservação, limpeza e segurança das áreas e edificações que ocupar, devendo atender, no prazo estabelecido, as determinações pela CONTRATANTE em termos conservação, limpeza e segurança dos imóveis ocupados.

A CONTRATADA será responsável por adequações das instalações e fornecimento de mobiliário novo e adequado objetivando o conforto dos profissionais que laboram na planta e a conformidade com as normas de ergonomia, saúde e segurança do trabalho praticadas pela INFRAERO, sendo que a aferição destes itens será executada pela fiscalização da INFRAERO, sob pena de multa e impacto nos Índices de Qualidade.

A CONTRATADA arcará com as despesas de infraestrutura, cabos, mão-de-obra e equipamentos necessários à sua interligação com a rede INFRAERO, devendo ser observados os preceitos relativos à segurança da rede e dos dados, estabelecidos pela área de tecnologia da informação da INFRAERO.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 38/48

Tendo a CONTRATADA, não atendido no prazo estabelecido pela Fiscalização, a CONTRATANTE poderá executar por conta própria, os serviços corretivos solicitados e descontará as despesas daí decorrentes, da próxima fatura dos serviços a serem pagos à CONTRATADA.

As edificações e instalações de sua necessidade, em complementação às fornecidas, serão executadas por sua conta e responsabilidade, devendo haver prévia autorização da CONTRATANTE.

A CONTRATANTE nada pagará à CONTRATADA pelas construções e instalações complementares que porventura tenham sido executadas.

A CONTRATADA deverá encaminhar à CONTRATANTE, para aprovação, projetos de suas instalações técnicas.

8.1 Equipamentos de informática

Caberá à CONTRATADA o fornecimento de todos os recursos (equipamentos, materiais técnicos, materiais de consumo e de expediente), inclusive de informática (softwares, computadores, impressoras, cartuchos de tinta, tonner), necessários à execução dos serviços.

Esses recursos, quando cabíveis (no caso de equipamentos, computadores, licenças para uso de “softwares” e congêneres) poderão ser disponibilizados por meio de locação durante o período de execução do contrato.

Os equipamentos deverão ser fornecidos em quantidades previstas em planilha PSQ e compatíveis com a natureza dos serviços a serem realizados e com o número de empregados a serem mobilizados. Estes, porém não constituem um limite máximo, uma vez que a quantificação adequada é de responsabilidade da CONTRATADA e pelo fato de ser esperado um desempenho ótimo no apoio à fiscalização na gestão das obras e serviços sob sua responsabilidade.

Os computadores fornecidos pela CONTRATADA deverão possuir a configuração compatível com os serviços a serem realizados e conter todos os softwares necessários para gerenciamento eletrônico de documentos, digitalização de documentos (até formato A3), edição de texto, edição de planilhas, montagem e realização de apresentações, edição e visualização de arquivos de fotografia digital, de projetos encaminhados pelos projetistas e edição de arquivos com extensão pdf, doc, xls, ppt, pps, dwg, jpg, tif, cdr, rvt e outros necessários a execução do escopo do objeto contratado.

A CONTRATADA deverá utilizar softwares originais devendo esta manter em seu arquivo a comprovação da originalidade.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 39/48

8.1.1 Configuração mínima dos equipamentos de informática:

DESKTOP com tela LCD de 19”, DVD-RW, com capacidade de processamento e de armazenagem de informações compatíveis com os softwares a serem instalados. Os computadores devem possuir no mínimo 2 Gigabyte de memória RAM, 320 Gigabyte de HD, e processador com velocidade de 2 Gigahertz.

Impressoras multifuncionais laser A4, mínimo 40 ppm, com suporte a rede. Dimensionamento: 1 (uma) impressora para grupo de até 15 (Quinze) microcomputadores;

Scanner Colorido Duplex A3 (297mm x 420mm), resolução de saída 50-600 dpi, a ser utilizado no arquivamento eletrônico de todos os documentos pertinentes ao contrato.

8.2 Materiais de Consumo

Deverá ser previsto pela CONTRATADA um estoque mínimo de material de consumo, que supra as quantidades de uso diário ou cotidiano.

Para o exercício das atividades, são considerados os seguintes itens para utilização em escritório: apontador, borracha, caneta, clips para papel, cola, corretor, elástico, extrator de grampo, grampeador e grampos, lápis preto, papel A4 e A3, perfurador de papéis e régua.

Também são considerados materiais de expediente os itens referentes a telefonia (fixa e móvel) e internet.

9 MEDIÇÃO DOS SERVIÇOS

9.1 Rotina de medição dos serviços

O período de medição dos serviços será o que compreende o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de competência da medição, podendo na medição inicial e final ajustar-se a este período ocorrendo com menos de 30 (trinta) dias.

O Boletim de Medição deverá ser apresentado à FISCALIZAÇÃO, para verificação e aceitação preliminar, no primeiro dia útil depois de encerrado o período de medição.

A FISCALIZAÇÃO, no prazo de cinco dias úteis, a partir da data de apresentação do Boletim de Medição, verificará e informará à CONTRATADA:

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 40/48

A aceitação preliminar da medição; ou

As correções que deverão ser realizadas no Boletim de Medição, com as correspondentes justificativas.

A CONTRATADA, após proceder às correções no Boletim de Medição porventura indicadas pelo Fiscal durante a verificação preliminar, deverá, juntamente com os demais documentos de cobrança de sua responsabilidade, reapresentá-lo ao Fiscal, que fará nova conferência a fim de certificá-lo e atestar que os serviços/itens apresentados foram devidamente executados.

A periodicidade para efeito de medição poderá ser inferior a um mês calendário na primeira e na última medição, quando o início e o término das parcelas ou etapas ocorrem no curso do mês.

Caso o Boletim de Medição não esteja de acordo com os serviços previstos e não realizados, a CONTRATADA deverá apresentar um memorial descritivo que relate, claramente, os fatos que justificam o não cumprimento dos serviços, juntamente com os demais documentos do processo de medição.

O Fiscal do Contrato emitirá parecer a respeito das justificativas apresentadas pela CONTRATADA e anexara todos os documentos ao processo, tendo em vista o preconizado na Lei nº 8.666/93.

Nos casos em que o parecer for favorável às justificativas da CONTRATADA, o Fiscal do Contrato deverá elaborar e anexar ao Processo de Pagamento o Relatório de Abono, que deverá expor, em detalhes, toda a motivação do Fiscal do Contrato para tal concessão. O Relatório de Abono deverá ser claro quanto aos serviços e ao(s) item (ns) abonados.

Nos casos em que o parecer for desfavorável às justificativas da CONTRATADA, o Fiscal do Contrato deverá proceder Cálculo de Multa, de acordo com a fórmula estipulada em contrato.

O descumprimento, por parte da CONTRATADA, dos trabalhos acima elencados, ensejará de imediato, na apresentação de justificativas para tal, tendo em vista o preconizado na lei n.º 8.666/93.

Nos casos em que as justificativas apresentadas pela CONTRATADA, para o não cumprimento dos trabalhos, não forem aceitos pelo Fiscal do Contrato, este deverá emitir parecer, justificando a sua não concordância, e relacionar o(s) item (ns). O Gestor do Contrato deverá então, notificar a CONTRATADA por escrito, sobre a penalidade de multa de que estará sendo suscetível.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 41/48

A INFRAERO não procederá ao ressarcimento de valores referentes aos serviços incluídos indevidamente na medição pela CONTRATADA, nem aqueles correspondentes aos serviços que não forem refeitos e acatados pela Fiscalização, assim como não ressarcirá os impostos recolhidos sobre estes valores.

A FISCALIZAÇÃO realizará, ao longo do período subsequente, a verificação definitiva do Boletim de Medição.

Apenas os serviços aprovados pela FISCALIZAÇÃO poderão ser incluídos na medição. Se a FISCALIZAÇÃO recusar algum serviço, a CONTRATADA deverá refazê-lo às suas expensas.

Não haverá medição para qualquer tarefa oriunda ou necessária para a execução das medições.

Somente serão pagos os serviços efetivamente executados.

Ao valor final aferido na medição será aplicado o Índice de Qualidade de Serviços – IQS.

9.2 Critério de quantificação da medição

Para os profissionais da CONTRATADA, no horário normal, a medição será feita considerando-se o valor unitário ou fração do valor do salário base mensal para cada profissional.

Os critérios de quantificação da medição dos serviços nas horas suplementares e horário noturno serão os seguintes:

a) Os serviços serão quantificados por Hora Técnica (HT) de cada profissional, de acordo com os quantitativos e preços previstos na PSQ e validados pelo sistema eletrônico de registro de frequência de funcionários da CONTRATADA.

b) Para os serviços dos profissionais da CONTRATADA em horas suplementares, o número de homens-hora (hh) será quantificado em valores inteiros, pela diferença entre os horários efetivos de entrada e de saída de serviço do profissional, desprezadas as frações de hora;

c) Para os serviços dos profissionais da CONTRATADA, no horário noturno, isto é, das 22h00 de um dia às 05h00 do dia seguinte, o número de homens-hora (hh) será quantificado em valores inteiros, pela diferença entre o horário efetivo de entrada e de saída de serviço do profissional, desprezadas as frações de hora, com a particularidade de que cada

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 42/48

52min 30s corresponderão a 01h00, conforme dispõe a legislação trabalhista.

d) Para as viagens a serviço, será considerado o preço médio orçado para o transporte aéreo do local onde esta sendo executada a obra até Sede da Regional Centro Leste. Para cada deslocamento de ida e volta será considerado dois trechos.

Para serviços técnicos, a medição será realizada considerando as O.S.´s emitidas conforme descritos no item 6.2 deste Termo de Referência.

9.2.1 Padrão do boletim de medição

O Boletim de Medição Mensal deverá ser elaborado segundo o modelo constante do APÊNDICE VI deste Termo de Referência.

9.3 Pagamento dos Serviços

Os pagamentos serão efetuados no 12° (décimo segundo) dia útil do mês subsequente ao da medição, após a data do protocolo da documentação de cobrança na secretaria do Aeroporto Internacional de Salvador e aprovada pela FISCALIZAÇÃO. As Notas Fiscais deverão ser emitidas até o último dia útil do mês de competência da respectiva medição.

Não serão processados pagamentos nas terças e quintas-feiras. Na eventualidade do 12° dia útil recair nestes dias da semana, o pagamento será processado no dia útil imediatamente subsequente.

Não haverá antecipação de pagamento em razão do disposto na cláusula anterior.

Em caso de atraso na execução dos serviços, atribuível à CONTRATADA, os preços contratuais serão reajustados pela fórmula estabelecida, obedecendo-se aos seguintes critérios:

Se os índices aumentarem, prevalecerão os vigentes nas datas em que as etapas dos serviços seriam realizadas, em conformidade com o programado no Cronograma Físico-financeiro;

Se os índices diminuírem, prevalecerão os vigentes nas datas em que as etapas dos serviços forem executadas.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 43/48

A CONTRATANTE poderá sustar o pagamento de qualquer fatura apresentada pela CONTRATADA, no todo ou em parte, nos seguintes casos:

a) Descumprimento de obrigação relacionada com os serviços contratados;

b) Débito da CONTRATADA para com a CONTRATANTE, quer proveniente da execução do Contrato decorrente desta licitação, quer de obrigações de outros contratos;

c) Não cumprimento de obrigação contratual, hipótese em que o pagamento ficará retido até que a CONTRATADA atenda à cláusula infringida;

d) Obrigações da CONTRATADA com terceiros que, eventualmente, possam prejudicar a CONTRATANTE;

e) Paralisação dos serviços contratados por culpa da CONTRATADA.

Caso seja detectada situação irregular da CONTRATADA perante o SICAF, ou se a documentação de Regularidade Fiscal encontrar-se vencida, a FISCALIZAÇÃO deverá adotar os seguintes procedimentos:

Notificar a CONTRATADA, sobre a ocorrência em questão, passível de rescisão contratual, dando-lhe 5 (cinco) dia úteis de prazo para apresentar defesa escrita;

Em caso de acolhimento das justificativas de defesa, a CONTRATANTE deverá colher declaração da CONTRATADA de que, no prazo de 60 (sessenta) dias corridos, a contar da ciência à CONTRATADA do acolhimento dessas justificativas, deverá regularizar a sua situação, comunicando imediatamente por escrito à CONTRATANTE, sob pena de rescisão deste Contrato;

Em caso de não acolhimento das justificativas de defesa, a CONTRATANTE tomará as providências atinentes à rescisão deste Contrato, de pleno direito, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias corridos, a contar da ciência à CONTRATADA do não acolhimento dessas justificativas, não podendo haver, durante este período, descontinuidade dos serviços pela CONTRATADA, sob pena de serem-lhe aplicadas as penalidades administrativas cabíveis.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 44/48

Os documentos de cobrança não aceitos pela CONTRATANTE serão devolvidos à CONTRATADA para as devidas correções, com as informações que motivaram sua rejeição, contando-se o prazo de 12 (doze) dias úteis para pagamento a partir de sua reapresentação e assim sucessivamente.

A devolução dos documentos de cobrança não aprovados pela CONTRATANTE não servirá de motivo para que a CONTRATADA suspenda a execução dos serviços ou deixe de efetuar o pagamento devido a seus empregados.

9.4 Procedimentos Necessários para Medição

A seguir são listados os documentos necessários que deverão ser entregues juntamente com a Planilha de Medição, da 1ª medição à última, bem como os procedimentos que deverão ser seguidos para o processo de pagamento:

9.4.1 Documentação de cobrança a ser apresentada, obrigatoriamente, em todas as medições:

a) Carta de Apresentação de Cobrança;

b) Documento Fiscal Hábil. A Declaração de Escrituração Contábil, deverá ser assinada pelo Representante Legal e pelo Contador da CONTRATADA, em papel timbrado, e conter as seguintes inscrições: Declaramos, sob as penas da Lei, que a empresa............, inscrita no CNPJ sob o n.º............,possui escrituração contábil regular e que os valores informados na medição n.º............do Termo de Contrato n.º............encontram-se devidamente contabilizados. O processo de pagamento tem início com a entrega, pela CONTRATADA, no Protocolo da INFRAERO, da documentação de cobrança, no prazo de até 5 dias úteis após a emissão do respectivo Documento Fiscal Hábil. De conformidade com o que determina a Circular nº 3030, de 12/04/2001 do Banco Central do Brasil, a CONTRATADA deverá informar, no documento hábil de cobrança, o nome completo da pessoa jurídica, o CNPJ, nome e número do banco, número da agência e número da conta para depósito, pela CONTRATANTE, do crédito a que a CONTRATADA tem direito. Os dados retro mencionados, obrigatoriamente, deverão ser da mesma pessoa jurídica CONTRATADA;

c) Apresentar Nota Fiscal, observando os seguintes itens: CNPJ e endereços da CONTRATADA e CONTRATANTE deverão ser os mesmos constantes no contrato, o preenchimento correto do cabeçalho (inclusive a atividade de prestação de serviço e código de atividade), a descrição do objeto, a medição a que se refere, a informação do número do Termo de

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 45/48

Contrato, descriminar o ISS com alíquota do local em que os serviços estejam sendo prestados, percentual de impostos e contribuições federais e os dados bancários.

d) Memorial de Cálculo de Reajustamento, quando aplicável;

e) Boletim de medição (conforme modelo do APÊNDICE VI – BOLETIM DE MEDIÇÃO) assinado em papel timbrado e meio eletrônico (inclusive arquivo editável);

f) Justificativas para o não cumprimento do Cronograma Físico–Financeiro, quando aplicável;

g) Relatório dos serviços prestados.

9.4.2 Documentos Complementares da 1ª. Medição:

a) Cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do contrato, registrada no CREA do Estado onde os serviços estão sendo prestados;

b) Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT, quando se tratar de empresa construtora e for aplicável;

c) Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, quando aplicável;

d) Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT, quando aplicável;

e) Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, quando aplicável.

9.4.3 Documentos Complementares a partir da 2ª. Medição:

a) Comprovante de recolhimento das contribuições previdenciárias – GPS, identificado no CNPJ da CONTRATADA;

b) Folha de Pagamento com declaração. A Folha de Pagamento deverá ser numerada e assinada pelo Representante Legal e pelo Fiscal do Contrato em todas as suas vias, na qual deverá estar firmada, no verso, a seguinte declaração, que deverá ser assinada pelo representante legal da CONTRATADA ou seu mandatário e também por seu contador: Declaramos, sob as penas da Lei, que esta Folha de Pagamento, pertinente ao mês de............, ano............, contempla os nomes de todos os funcionários e demais trabalhadores utilizados direta e indiretamente, na execução das obras/serviços ajustados no Termo de Contrato

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 46/48

n.º............. A folha de pagamento deverá ser numerada, rubricada em todas as suas páginas e assinada pelo representante legal da CONTRATADA;

c) Declaração em papel timbrado da CONTRATADA firmado por seu representante legal ou seu mandatário e também pelo seu contador, de que os valores apresentados estão devidamente contabilizados ou que os recolhimentos previdenciários não foram inferiores aos percentuais estabelecidos na Instrução Normativa RFB nº 971 de 13 de novembro de 2009 e alterações;

d) Comprovante de recolhimento de ISS no município em que os serviços estejam sendo prestados, quando aplicável;

e) Comprovante bancário de pagamento dos trabalhadores diretos e indiretos, mediante autenticação bancária ou assinatura dos próprios trabalhadores;

f) Documentos relacionados de “a” à “e”, das subcontratadas, elaboradas especificamente para o ajuste existente entre essa e a CONTRATADA, quando for admitida a subcontratação;

g) Comprovante de retenção e recolhimento à Previdência Social de 11%, nos pagamentos feitos às subcontratadas, quando for admitida a subcontratação;

h) Cópia da Nota Fiscal, Fatura ou Recibo de prestação de serviços das subcontratadas, quando for admitida a subcontratação;

i) Apresentar a folha de ponto de todos os trabalhadores, diretos e indiretos, utilizado na execução dos serviços contratados.

9.4.4 Última Medição:

a) Cópia do Termo de Recebimento Definitivo emitido pela INFRAERO;

b) Todos os documentos já relacionados da 1ª medição à última, referentes tanto ao mês anterior ao da prestação dos serviços, quanto ao mês da execução dos serviços.

Para efeitos da Instrução Normativa nº 971/2009 e alterações da Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB que trata da Atividade de Construção Civil e da Responsabilidade de Pessoa Jurídica, a CONTRATADA deverá observar os procedimentos definidos pelo INSS, no seguinte endereço: www.receita.fazenda.gov.br.

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 47/48

O pagamento relativo à última etapa só será efetuado após a expedição do Termo de Recebimento Definitivo dos Serviços, podendo a CONTRATADA realiza-lo até o 12º dia útil, contado da data de entrada no protocolo da CONTRATANTE da documentação de cobrança, desde que os documentos estejam corretos.

Considerar-se-á como "data de conclusão dos serviços", para contagem de prazo, a da emissão pela INFRAERO do respectivo "Termo de Entrega e Recebimento Definitivo dos Serviços”.

A INFRAERO fará a retenção, com repasse ao órgão arrecadador, de qualquer tributo ou contribuição determinada por legislação específica, inclusive os estabelecidos na lei n.º 10.833/03, sendo que a INFRAERO se reserva o direito de efetuar a retenção ou não nos casos em que for facultativo.

10 ÍNDICE DE REAJUSTE

O Índice de Reajuste a ser utilizado neste contrato para Fiscalização de Projetos e Obras (Equipe Técnica, Assessoramento Técnico Especializado e Mão de Obra com Encargos Sociais) será o da Fundação Getúlio Vargas – FGV, Série 157980, Coluna 39 da Revista Conjuntura Econômica. Os demais itens de planilha deverão ser reajustados pelo Índice Nacional de Custo da Construção - INCC – Projetos, Coluna 78, Série 205438 da FGV.

11 PROCEDIMENTO DE PAGAMENTO

O valor mensal a ser pago pela INFRAERO até o 12º dia útil do mês subsequente ao da medição, decorrente da medição mensal dos serviços profissionais executados, deverá ser submetido à avaliação em função do desempenho e qualidade dos serviços prestados.

A CONTRATADA fará a medição juntamente com a INFRAERO em boletim padronizado e apresentará o Relatório Final Mensal para avaliação. Após analisado e submetido aos critérios de avaliação, será aplicado o Índice de Qualidade de Serviços – IQS.

O modelo para o IQS se encontra no Apêndice V juntamente com o formulário de justificativa e a metodologia de cálculo se encontra no Apêndice V.

Na planilha de medição padrão encontra-se um formulário automatizado para o cálculo do IQS e o modelo de Planilha de Medição com aplicação do IQS.

O formulário do IQS será preenchido juntamente com o Formulário de Justificativas. Anexo a estes documentos deverão constar todos os documentos

EGCE-2 FOLHA Nº EGCE-2 FOLHA

INFRAERO GE.01/000.99/01268/01 48/48

comprobatórios citados no Formulário de Justificativas, compondo assim todo o processo de medição.

Mesmo que não haja nenhuma penalidade, o IQS com nota máxima deve ser anexado ao boletim de medição e o Formulário de Justificativas deverá estar assinado e nos campos a que se destinam as justificativas deverá ser informado que não houve ocorrências.

A INFRAERO enviará através de Carta Formal o valor a ser faturado pela empresa CONTRATADA após a aplicação do IQS.

No APÊNDICE V é apresentada com detalhes a metodologia a ser utilizada para o cálculo do Índice de Qualidade e Serviços.

12 DISPOSIÇÕES FINAIS

Os serviços de apoio e assessoramento, a cargo da CONTRATADA, deverão ser realizados de acordo com as condições estabelecidas anteriormente nesta especificação, às normas e procedimentos internos da INFRAERO e os itens apontados no APÊNDICE VII.

13 APÊNDICES

APÊNDICE I - Terminologia

APÊNDICE II - Metodologia, critérios e responsabilidades da contratada

APÊNDICE III - Composição e Qualificação das Equipes

APÊNDICE IV - Matriz de responsabilidades da equipe

APÊNDICE V - Metodologia de cálculo do Índice de Qualidade dos Serviços (IQS)

APÊNDICE VI - Modelos de Relatórios e Formulários padronizados

APÊNDICE VII - Disposições finais