folha da praia - edicao 143

80
Folha da Praia 1 1

Upload: celinha-serafim

Post on 07-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

A Folha da Praia é uma revista de Ilhéus na Bahia. Há mais de 20 anos de publicações na cidade é a referência em matérias de turismo, saude, sociedade etc da comunidade ilheense.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 11111

Page 2: Folha da Praia - Edicao 143

22222 Folha da Praia

Page 3: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 33333

Page 4: Folha da Praia - Edicao 143

44444 Folha da Praia

Saúde bucal em pacientesreabilitados com implantes

A promoção de Saúde Bucal, em um estágiomais avançado, agrega áreas afins da Odontologiacomo a Periodontia – Ciência que previne, diagnos-tica e trata as diversas doenças gengivais e perio-dontais (doenças que envolvem os tecidos que su-por tam os dentes) e a Implantodontia – Especialida-de que objetiva a substituição dos dentes, quandosua perda for inevitável ou já tenha ocorrido.

O foco principal desta integração é o benefícioao paciente. Reabilitações com próteses fixas e/ouremovíveis que poderiam em alguns casos, compro-meter a integridade de dentes saudáveis, podematravés de implantes, manterem os dentes rema-nescentes, distribuindo assim, de maneira mais equi-librada, as forças mastigatórias.

Diagnóstico do PacienteUm bom Plano de Tratamento inicia-se com a

captura dos sinais e sintomas do paciente atravésde uma entrevista criteriosa, aliada à solicitação deexames laboratoriais e de imagem. A avaliação in-tra e extra-bucal analisa os princípios estéticoscomo a posição, forma e tamanho dos lábios esorriso, bem como simetria facial. A aber tura daboca é uma impor tante variável, podendo se trans-formar em uma contra indicação para terapia comimplantes. Identificação de edema (inchaço), ver-melhidão e sangramento espontâneo na gengiva,assim como feridas, caroços e dores locais semcausa aparente, inviabilizam a instalação imediatade implantes. Doenças Gengivais e Periodontais

deverão ser tratadas previamente à realizaçãode cirurgias intra-orais eletivas.

Um grande número de trabalhos científicosapresenta uma correlação entre inflamaçãodos tecidos que envolvem os implantes e apresença de inflamação prévia na gengiva dospacientes quando estes, ainda possuíam den-tes naturais. Um impor tante aspecto a serconsiderado é que a definição do prognósticode um dente com comprometimento dos teci-dos que o supor tam, ou seja, a decisão deextrair ou não, só será conclusiva após o tra-tamento periodontal. Tratamento este que en-volve a conscientização do paciente sobre seuestado de saúde, terapia básica de orienta-ção de higiene bucal e remoção de acúmulode Placa Bacteriana e Cálculo Dentário (Tár-taro), raspagem e alisamento das raízes dosdentes e, em alguns casos, Cirurgias.

Manutenção de Saúde BucalOs tecidos perimplantares (osso e mucosa)

requerem uma atenção especial no que se referea higienização bucal. A manutenção ao redor dosimplantes deve ser efetiva tanto pelo pacientecomo pelo Profissional, assegurando assim, apreservação da saúde dos tecidos que envolveme sustentam os implantes. Após a instalação daprótese final sobre os implantes, é recomendadauma visita trimestral no primeiro ano para con-sultas de manutenção. Nos anos seguintes, po-derá ser espaçado este tempo para retorno, de-pendendo da saúde perimplantar do paciente iden-tificada na última sessão.

Dr. Ledson Nogueira e equipe.Dr. Ledson Sampaio Nogueira

especialista em periodontia (ABO-BA)Especialista em implantodontia (UFBA)

Universidade Federal da Bahia.Pç. José Marcelino, 14, Edf. Cidade Ilhéus

Sala 408, Centro 073.3231.0154

Page 5: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 55555

Page 6: Folha da Praia - Edicao 143

66666 Folha da Praia

No dia 27 de julho deste ano, o simpático casalVICENTE e TOINHA, muito querido por todos que o co-nhecem, celebraram em alto estilo seus 50 anos de felizunião conjugal. A festa foi realizada nos salões brilhante-mente decorados e iluminados da AABB-Ilhéus.

Estiveram presentes ao convite mais disputado dacidade, mais de duas centenas de amigos e parentes docasal, para comemorar e lhes apresentar felicitaçõespela inesquecível data. O competente Buffet responsá-vel pela organização do evento e decoração dos salõesficou por conta de ELIANA GIL – CRAVO E CANELABUFFET & EVENTOS, desta cidade de Ilhéus. Muito elo-giado por todos que compareceram naquela noite me-morável. Foram servidos petiscos e canapés finos damelhor qualidade, bebidas para todos os gostos, doci-nhos deliciosos e um jantar de gala a nível internacional.

Também esteve presente à festa, a turma daDRAGON DRINKS, apresentando um variado cardápiode drinks de frutas. NIDO CARVALHO foi o responsá-vel pela cober tura fotográfica e a DIGITAL FILM pelasfilmagens e apresentação de clips do casal anfitrião.A música de excelente bom gosto ficou a cargo daBANDA CIRCUITO FECHADO, do nosso amigo KEKETA,

As Bodas de Ouro do ano emIlhéus: Vicente e Toinha Leal

Comemoração

que apresentou melodias lindíssimas abrindo a festacom a famosa valsa Danúbio Azul, executada pelocasal aniversariante. Depois o salão foi literalmenteinvadido por casais e jovens que se juntaram a Vicen-te e Toinha, cur tindo com entusiasmo as músicas

interpretadas por Keketa e sua Par tner. A festa trans-correu num ambiente de muita paz, alegria, amor efelicidade que irradiava a todos os presentes peloilustre casal, sempre sorridentes e felizes todo o tem-po. Vejam detalhes emocionantes nas fotos:

Page 7: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 77777

Page 8: Folha da Praia - Edicao 143

88888 Folha da Praia

Novo comodoro doIate Clube de Ilhéusresgata credibilidadeda entidade

por Everaldo Benedito*

Ao fazer um breve balanço das atividades de-senvolvidas nos últimos meses no Iate Clube deIlhéus, o novo comodoro Marcelo Mendonça(FOTO) citou a sua revitalização. De imediato colo-cou em funcionamento tudo que se encontravaparalisado. A primeira ação foi quitar os salários, o13º salário e as férias dos funcionários que estavamem atraso e promoveu a recuperação das instala-ções elétricas e hidráulicas, da oficina náutica eregularizou toda sua parte funcional.

Marcelo Mendonça disse que, além disso, criouo projeto que ampliou o número de novos associ-ados, por meio de indicação de antigos sócios.“Realmente, eles estavam desmotivados com aentidade e por isso decidiram não frequentar mais oclube. Durante as nossas reuniões ordinárias mos-tramos toda a atual situação e agora, com a novagestão, houve uma evolução do ponto de vistacredibilidade”, afirmou.

Contente com algumas mudanças implemen-tadas, o novo comodoro ressaltou que o Iate Clubetem uma frequência de público acima da expecta-tiva. “O maior desafio foi recuperar grande partedos sócios inadimplentes e outros que não acredi-tavam mais no clube. Mantivemos contato comcada um deles e mostramos a importância destesassociados para a entidade”, informou.

Ampliar o parque náutico – Com três anosà frente da entidade, Marcelo Mendonça contouque tem outros projetos em pauta. Um é a ampli-ação do parque náutico e a construção de umaquadra de squash (espor te praticado com ra-quetes e pequena bola oca preta de borracha por

dois jogadores ou quatro, para disputa de duplasem quadra ou em campo).

De modo enfático, o novo comodoro contou:“Evidentemente, dentro das nossas limitações finan-ceiras que são grandes, observando como parâme-tro o sul da Bahia que passa por um período muitocrítico do ponto de vista da escassez de recursos,assim, mantemos um preço dentro da realidade

regional para implantar melhorias significativas.Vale ressaltar que no nosso calendário fixo de even-tos, realizamos ao longo do ano várias festas temáti-cas, a exemplo da Country, Marinheiro e o do Revei-llon, considerado um dos melhores de Ilhéus”.

Everaldo Benedito é repórter/free-lancerda Revista Folha da Praia.

Page 9: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 99999

Page 10: Folha da Praia - Edicao 143

1010101010 Folha da Praia

Arquiteturapor Maria Elisa Veloso

Por que contratar um arquiteto?Arquiteto, segundo a excelente

definição da U.I.A. - União Internacio-nal dos Arquitetos – “é aquele que,sendo mestre na ar te de construir,ordena o espaço, cria e anima os lu-gares destinados ao homem, a fim deassegurar-lhe melhores condições devida. Ele possui a ar te da composi-ção, o conhecimento dos materiais esuas técnicas e a experiência na exe-cução das obras”.

O principal foco que nós arquite-tos temos ao projetar é o ser huma-no. A arquitetura existe para satisfa-zer uma das suas necessidades pri-mordiais: a habitação. É uma ferra-menta que possibilita a harmoniza-ção do homem com a natureza; suadelimitação no espaço, com bonsaproveitamento e uso; sua inserçãona sociedade; e por fim, o seu bemviver. E também é uma ar te, con-quanto a plástica e a estética sejamelementos muito impor tantes na cri-ação arquitetônica.

Mas ainda não é tudo. Há a funcio-nalidade, que é essencial. Pois a arqui-tetura também necessita ser funcionale prestar ao que se destina. Assimcomo receber um presente num beloembrulho e ao abri-lo se deparar comuma caixa vazia (antes não dar o pre-sente, pois não atende a sua função), aarquitetura também deve ser pensadacomo a solução de todos os problemasrelacionados ao bem estar do homem.

Contratar um arquiteto não é luxo,tampouco supérfluo. É ter a noção deque não basta bom gosto (o belo é ape-nas um dos aspectos a ser considera-do na concepção), já que não é sufici-ente para fazer de qualquer pessoa um“arquiteto nato”. É saber que o profissi-onal irá ouvir o seu cliente e captar nosseus anseios e desejos, as idéias quesatisfazem todos os pré-requisitos aci-ma listados, ainda que o cliente nãotenha inteira consciência dessas neces-sidades – pois são básicas; e por fimrealizar o seu sonho do bem viver.

Ter um arquiteto é confiar queeste tem a competência para trazerdo mundo subjetivo a idéia que serámanifestada e materializada no pla-no objetivo. Este profissional é umsolucionador de problemas creden-ciado, tarimbado nas mais exigen-tes regras - e por isso mesmo não ésomente uma ar te - para que todosos parâmetros físicos, psicológicos,emocionais, materiais, financeiros,etc, sejam apl icados com primor,

Maria Elisa de MagalhãesVeloso é arquiteta

e Urbanista, formadapela UniversidadeFederal da Bahia

diga-se de passagem.Nos meus seis anos de vida profis-

sional eu pude comprovar que somosprofissionais respeitados, porém temi-dos com relação a custos. No entanto,o valor de um projeto arquitetônico éuma média de 5% a 12% do valor daobra, mas a sua ausência acarreta emo dobro do tempo na execução e algoem torno de 30% mais caro. Esta pro-fissão é tão essencial quanto à de mé-dico, ou professor, pois preza pela vidae zela para que o ambiente individualseja um refúgio seguro, salubre, con-for tável e ao mesmo tempo completa-mente inserido no seu meio, seja cida-de, comunidade, família.

Assim também, para executar umaobra todos os profissionais da áreasão necessários e essenciais. Não sepode desvalorizar um em privilégio dooutro. O arquiteto precisa de todaequipe para que a obra saia a conten-to, bem como a equipe precisa do ar-quiteto para dar o nor te.

Eu me preocupo, além de todas asregras exigidas, em mais alguns parâ-metros para que minha arquitetura sejauma fonte de satisfação na vida de meusclientes. São eles, privacidade, susten-tabilidade, e reflita valores que conside-ro for tes e atemporais, como respeitoao gosto e a personalidade de quem mecontrata. Quem é meu cliente já deveter-me ouvido falar: “Quem irá morar nacasa é o cliente, não eu”. Eu digo isso,porque farei o melhor possível para rea-lizar o sonho de cada um, mesmo que, eé o mais comum, o gosto do cliente nãoseja o mesmo que o meu. Mas ficará omais belo e funcional, dentro dos pa-drões da boa arquitetura.

A experiência vem com o tempo,assim é com a vida. Em arquiteturase dá o mesmo. Não é obrigatórioque o arquiteto acer te tudo de pri-meira. O que impor ta é que juntos,cliente e profissional, se esforcemem buscar um entendimento. Na ver-dade, é uma questão de relaciona-mento; bom relacionamento, melhordizendo. Cada cliente é um potencialamigo. Por tanto, a questão não de-veria ser “Por que contratar um ar-quiteto?” e sim: “Por que não ter umarelação de parceria e amizade com oseu arquiteto?”. Assim, você poderámostrar sua essência e seus gostoscom mais leveza e naturalidade, eisso potencializará sua satisfação econseqüentemente a nossa: Clientefeliz, arquiteto realizado!

Page 11: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 1111111111

Page 12: Folha da Praia - Edicao 143

1212121212 Folha da Praia

CDL de Ilhéus homenageia CDL deItabuna pelos 50 anos durante 33ºCongresso do Comércio Lojista da Bahia

A solenidade de aber tura do 33ºCongresso Estadual do Comércio Lo-jista da Bahia foi realizada na noitede 05/09, na AABB de Itabuna, e reu-niu representantes de cerca de 100Câmaras de Dirigentes Lojistas do es-tado, empresários, imprensa, além deautoridades políticas. Além das ho-menagens pelos 50 anos da CDL deItabuna, foi anunciado durante o co-quetel que o Congresso Nacional doComércio Lojista 2014 será realizadona Costa do Sauípe, em Salvador.

O evento foi realizado pela Fe-deração das Câmaras de Dirigen-tes Lojistas da Bahia em parceriacom as CDL’s de Ilhéus e Itabuna.“Foi sem dúvida uma conquistamuito legal termos trazido esseCongresso para nossa região emum momento muito impor tante,quando a CDL de Itabuna comemo-ra o Cinquentenário e une forçascom a CDL de I lhéus, para quepossamos pensar num comérciomaior e mais for te, o comércio daregião sul”, afirmou Paulo Ganem,presidente da CDL de Ilhéus.

A parte técnica do Congresso foirealizada na sexta-feira (06.09) no audi-tório Paulo Souto, da Universidade Esta-dual de Santa Cruz, em Ilhéus. Os traba-lhos foram abertos pelo presidente daCDL de Ilhéus, Paulo Ganem, que deu asboas vindas aos congressistas e desta-cou a importância deste evento para oaprendizado e atualização do trade. “Esteano vocês foram privilegiados, pois alémde aprenderem mais, vão poder aprovei-tar o feriado de sete de setembro, co-nhecendo as belezas naturais e o patri-mônio histórico e cultural da nossa cida-de”, convidou Ganem. Foram discuti-dos temas como: “A Conjuntura Econô-mica Nacional e as Perspectivas daEconomia Baiana para o varejo”; “Cer-tificação Digital”; “Política Estadual deComércio e Serviços” e “O Brasil Atual:Conquistas e Desafios”. Entre os pa-lestrantes, o jornalista e economista Ar-mando Avena; e por fim o jornalista da

Rede Globo, Caco Barcellos.À noite, uma confraternização no

Canabrava Resor t, marcou o encer-ramento do evento. Na opor tunidade,Paulo Ganem entregou uma placa deHonra ao Mérito, pela passagem dos50 anos da CDL de Itabuna. “A CDL deItabuna é nossa parceira, eu costumochamar de “co-irmã”, e entendemosque precisamos for talecer cada vezmais as entidades da nossa regiãopara promovermos ações que possi-bilitem sempre o crescimento do nos-so comércio, o que, consequente-mente, gerará mais empregos, rendae desenvolvimento para nossas ci-dades. Não poderíamos deixar deprestar essa homenagem”, finalizouGanem. Os congressistas entraramo feriado de 7 de setembro, ao somcontagiante da banda Lordão.

Caco Barcellos

Congressistas durante aspalestras na UESC

Paulo Ganem (CDL Ilhéus), Jorge Braga (CDL Itabuna), Wenceslau Júnior(vice-pref. Itabuna), Roque Pelizzaro (CNDL) e Antonie Tawil (FCDL)

Paulo Ganem abre os trabalhos técnicosno 33º Congresso Lojistas da Bahia

Page 13: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 1313131313

Page 14: Folha da Praia - Edicao 143

1414141414 Folha da Praia

Formatura de Direito

Valério escrevepor Valério de Magalhães

Mais de uma centena de no-vos bacharéis em Direito chega-ram ao mercado sul baiano so-mente neste semestre. A Facul-dade de Ilhéus graduou a terceiraturma do curso de Direito, no dia 8de agosto, durante cerimônia rea-lizada no Centro de ConvençõesLuiz Eduardo, sob a presidência dodiretor Almir Milanesi, com parti-cipação de 39 formandos.

Já no dia 23 de agosto, tam-bém no Centro de Convenções deIlhéus, a FTC (Faculdade de Ciênciae Tecnologia) de Itabuna colou graude mais 29 bacharéis em Direito,em solenidade presidida pelo novodiretor da instituição, o ilheense Lin-domar Coutinho. Isso sem falar noquantitativo de novos bacharéis daFacsul; Unime e da UniversidadeEstadual de Santa Cruz (UESC).

Novos NutricionistasNo ritmo da profissionalização, a Faculdade de Ilhéus também graduou a tercei-

ra turma do curso de Nutrição, o único da cidade. A cerimônia ocorreu no dia 10 deagosto, no auditório Professora Adélia Melo, da própria instituição, com a participa-ção de 15 novos bacharéis e produção da Terceira Via Formaturas. A coordenadorado curso é a professora Juliana Argolo da Silva, jovem muito dedicada.

O policial civil PauloSérgio da França Barbosa

graduou em Direito pelaFaculdade de Ilhéus.

O empresário do setor imobiliárioGeraldo Carvalho na formatura dafilha Geandra, com a esposa Sandrae o neto Ramon Padilha.

O advogado IrumanContreiras, a filhaMariana ao lado damães a professoraAnatércia Lopes, naformatura da FTC.

Os novos bacharéis Caikede Oliveira Gama Machadoe Gabriel Santana Pereira,da FTC Itabuna.

Fotos by Valerio

Foto

by V

ale

rio

Robertinho Santanae seu pai, o

jornalista RobertoSantana (Folha da

Praia), na formaturade Nutrição da

Faculdade de Ilhéus.

A nutricionistaRosângela FigueiredoAlmeida, ao lado dos

filhos Kalil e Ayâmona.

A Coleção InvisívelA atriz grapiúna Alba Cristina, atu-

almente residente no Banco da Vitória,contracena com o ator Vladimir Brichtano filme A Coleção Invisível, de BernardAttal, último trabalho do consagrado atorWalmor Chagas, que arrebatou o públi-co no Festival de Gramado deste ano.O filme foi gravado em Itajuipe e temcomo produtor de elenco o ilheense El-son Rosário. Vale a pena conferir.

Aniversário de Zecarlinhos SilvaO colunista social Zecarlinhos

Silva foi mais uma vez homena-geado por senhoras da sociedadede Ilhéus, em vir tude de seu ani-versário. O evento aconteceu nodia 4 de agosto, data natalícia, naresidência da arquiteta SimoneFlores, no Sítio São Paulo, zonasul, que produziu a festa ao ladode Verinha Gomes da Costa.

A recepção para Zecarlinhosfoi decorada com velas, florestropicais e acessórios da NinaFlor, com serviço da The BestCreperia & Buffet, cuja equipeveio de Salvador. Os doces vie-ram da Tor tarelli, também da ca-pital baiana. E a música foi em-balada pela voz e o violão de Ri-cardo, da Jazz & Bossa.

O festejado Zecarlinhos Silva com TerezinhaPolycarpo e Vera Gomes da Costa.

Foto

by V

ale

rio

Foto

by V

ale

rio

Foto

by A

na L

ee

Patrícia Orrico, Aninha Barreto e Lola Passos.

Foto

by V

ale

rio

Mila Amorim, Tatiana Andrade, Loli Lins, Larissa Oliveira, Simone Flores e AdryanaPaternostro no aniversário de Zé.

Foto

by V

ale

rio

Page 15: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 1515151515

Inauguração da Carmen Steffens IlhéusA cidade histórica de Gabriela e Jorge

Amado agora tem um endereço exclusivo dagrife Carmen Steffens que foi inaugurado dia01 de agosto, em grande estilo. Dezenas declientes vips, formadores de opinião e im-prensa regional par ticiparam do grande co-quetel preparado pelo Buffet Marlene Mari-nho, que movimentou a rua Jorge Amado.

A arquitetura do espaço, moderna e char-mosa, chamou a atenção dos convidados, queainda puderam conferir os sapatos, roupas,acessórios e bolsas da coleção Primavera/Verão – repleta de peças objetos-de-desejo,para todos os públicos, teens, masculino efeminino, além da coleção masculina da Ra-phael Steffens. Foi um evento que bombou eque coloca mais uma estrelinha na enormeconstelação da Carmen Steffens no mundo.

Jamara, Liane e Gerlane

Sueli, Fátima, Ana Dulce e Amália

Denise, Roberta, Graça e Dilma

Fernanda (gerente da CS), Deputaga Ângela e Liane

Jacqueline, Liane,Giordana e Gil

Jussara,Lúcia e Rízia

Selma, Irene, Liane, Ana Luíza

Liane e Luciana

Cris, Liane e Lidney

Dra Lorena e Liane

Liane e Zezé

Page 16: Folha da Praia - Edicao 143

1616161616 Folha da Praia

Congresso Lojista

Direto de Itabunapor Ramiro Aquino

Ramiro Aquino Jornalista,Cerimonialista e Membro

da AGRAL - AcademiaGrapiúna de Letras

Centenas de lojistas baianosestiveram presentes ao 33º Con-gresso Estadual do Comércio Lo-jista, que aconteceu em Itabuna eIlhéus nos dias 5 e 6 de setembro.Os congressistas participaram tam-bém das comemorações dos 50anos da CDL de Itabuna. O eventoteve noite solene de aber tura naAABB Itabuna com discursos dopresidente da CDL de Itabuna, Jor-ge Braga, da FCDL, Antoine Tawil,da CNDL, Roque Pelizzaro, do Pre-feito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, doVice-Prefeito de Itabuna, Wences-lau Júnior, da representante da Pre-

FeiraA 1ª. Feira Universitária do Livro da UESC será realizada de

21 a 24 de outubro de 2013. A aber tura oficial do evento no dia21, contará com a palestra "Novas Leituras, Novos Leitores" e olançamento coletivo de livros da Editus, com o contorno de umChocolate Literário.

feitura de Salvador, Rossema Malufe dos Secretários de Estado, Rob-son Almeida e James Correia, esterepresentando o Governador Wag-ner. No dia seguinte, na UESC,aconteceu a par te técnica do con-gresso com palestras do jornalistae economista Armando Avena, deLauro Ramos (Sebrae), Davidson Ma-galhães (Bahiagás), Marcelo Costa(CAIXA), Gisele Cavalheiro (Rede-card), Marcos Costa (SICM) e do jor-nalista Caco Barcellos. O congressofoi encerrado à noite com uma con-fraternização no Canabrava Resort,animada pela Banda Lordão.

Fo

to N

a Z

oe

ra

Roque Pelizzaro (CNDL) e Antoine Tawil(FCDL) homenageando Jorge Braga (CDL

Itabuna) pelos 50 anos da entidade

TodeschinniCom uma nova cara e muito

mais bonita, a Todeschinni em Ita-buna foi inaugurada em alto estilono final de agosto. Paulo e KatianaGanem receberam a sociedade deItabuna e Ilhéus numa noite sofis-ticada no novo endereço da Av.Félix Mendonça no Góes Calmon.

Paulo e Katiana Ganem fizeramas honras da nova Todeschinni

Fo

to N

a Z

oe

ra CertificadoO LIDI Laboratório é, desde julho passado, o único laboratório do sul da

Bahia a conquistar o ISO-9001, cer tificação internacional que atesta a quali-dade daquela unidade. Depois de um ano sendo avaliado por uma equipe deconsultores do Bureau Veritas, o LIDI recebeu o Certificado que o colocadentre os mais qualificados empreendimentos baianos na área.

O Diretor José Dantas Neto e a bioquímica Renata atribuem a certificaçãoà qualidade da equipe e às modernas instalações do laboratório

MutirãoRecebendo novos apoios a cada

momento o Mutirão do Diabético deItabuna, o maior evento do gênerono país, vai acontecer este ano nodia 9 de novembro numa realizaçãodo Hospital de Olhos Beira Rio e daAssociação dos Diabéticos de Ita-

buna. Informa o oftalmologista Rafa-el Andrade, coordenador do evento,que a atividade deste ano deverá ba-ter todos os recordes com atendi-mento a mais de 15 mil pessoas. OMutirão tem transmissão ao vivo daTV Record-Bahia/Cabrália.

Centenas de voluntários fazem o Mutirão do Diabético

Foto

Pedro

Augusto

Page 17: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 1717171717

Page 18: Folha da Praia - Edicao 143

1818181818 Folha da Praia

Sala VIPpor Roberto Santana

Com 13 anos exclusivamente dedi-cados a ciência da Ortodontia, Dra. MariaHelena Ocke, continua com a mesmapaixão em tratar crianças (principalmen-te agora que é mamãe!!!) e adultos.Além da sua formação (especialistapela USP e mestre em Ortodontia), aDra Helena é a única da região creden-ciada pelo sistema Invisalign, baseadonos alinhadores transparentes e mó-veis, sem brackets e sem desconforto.

A novidade é que muito em breveMaria Helena estará atendendo no Cen-tro Odontomédico Jardins, a mais novaclínica de Ilhéus, localizada na Rua Co-ronel Paiva, centro da cidade, com ins-talações novíssimas e ambiente quepromete agradar. Vamos aguardar!!!

Meus queridos amigosque moram em Londres enos recebem em seu apar-tamento, Lord Malcolm esua simpática esposaLourdinha Walton (ela éilheense da gema), quan-do estavam curtindo féri-as na linda Dubai (é umacidade-Emirado localizadanos Emirados Árabes Uni-dos) e se arriscavam fa-zendo malabarismo no altode um arranha céu. É umlugar fantástico!

C o m p e t e n t emédica Dra. Moe-ma Carvalho, sóciada Clínica Carvalho& Albuquerque, emIlhéus, é uma mé-dica apaixonadapor estética. Estásempre procurandose atualizar nosmelhores congres-sos nacionais e in-ternacionais, tra-zendo mais conhe-cimentos e os equi-pamentos maismodernos em usono mundo para suavasta clientela.

Roberto Santana é jornalista formadopela FACHA (RJ) e administrador deempresas pela FESPI/UESC. e-mail:

[email protected]

Dia 12/09 foi a noite da badaladainauguração da casa SAVASTANO, es-pecializada em roupas de Noivas, emparceria com a famosa griffe internaci-onal Pronoivas Fashion Group, de Bar-celona (Espanha). Coisa de primeira

qualidade. É da minha amigaempresária Maria das GraçasSavastano, dona também dasconhecidas lojas MARIA &MARIA roupas de aluguel paraeventos, em Ilhéus e Itabuna.

Na foto, Graça ao lado deClaudia, sua gerente na Sa-vastano e Ana, supervisoradas lojas Maria & Maria. Umaequipe competente. O coque-tel estava delicioso e muito

concorrido, com as presenças degente elegante das duas cidades. Umsolo de Sax, fazia o fundo musical. Acasa ficou linda, vale uma visita logo.Fica na Rua Sóstenes Miranda,nº333, Centro, 1º andar.

Meu amigo de infân-cia, o ator e empresárioBruno (Brunek) Susma-ga, dono do famoso bare restaurante Barrakítika,em Ilhéus, tem se reve-lado um excelente apre-sentador de eventos. Foiele quem deu um showna apresentação de en-trega do conceituadoPrêmio Qualidade Profis-sional 2013, a convite doseu primo Rodrigo San-tana. O público aplaudiuBruno de pé.

Sempre muitocompetente e dedica-da esta jovem cirurgiãdentista, Drª LucianaMadureira é filha deIlhéus com muito orgu-lho e acredita que o se-gredo para o sucessoé determinação, cora-gem e amor por aquiloque faz. Com este sor-riso bonito, franco esincero, ela conquistaa sua fiel clientela e to-dos os seus amigos.Drª Luciana tem seumoderno consultório,bem equipado, no ed.Cidade de Ilhéus, 9ºandar, sala 913, cen-tro, fone: 3634-1748.

Eu e meu filho agoraNutricionista, Dr. RobertoSantana de Almeida Lima,na festa de sua formaturapela Faculdade de Ilhéus,uma das mais conceitua-das e bem equipadas detoda a Bahia. Fiquei muitoemocionado com a músi-ca que Beto cantou paraos pais na solenidade.Seja muito feliz meu filhoe que Deus lhe protejasempre. Parabéns poressa conquista!

Jovem, discreto, honesto, excelente advogado, Dr. Ricardo Machado, filho dos nos-sos amigos Paulo e Vera Machado, agora é o Secretário de Administração da Prefeitura deIlhéus, muito bem indicado pelo prefeito Jabes Ribeiro.

Page 19: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 1919191919

Page 20: Folha da Praia - Edicao 143

2020202020 Folha da Praia

A convidativa gastronomia do Transamérica Co-mandatuba, comandada pelo Chef Igor Balderas Gal-van, oferece desde a cozinha típica baiana a exem-plares da culinária internacional em dias temáticos.Uma das especialidades do chef é o famoso Bobó deCAMARÕES. O prato, um dos mais apreciados peloshóspedes do resor t, agora pode ser preparado emcasa. Confira a seguir a receita para duas pessoas:

Ingredientes:500 gramas camarão filé rosa grande, bem limpo.150 gramas de mandioca (amassada como purê)

Receita exclusiva do TransaméricaComandatuba pelo Chef Igor Galvan

Gastronomia

30 gramas de cebola5 gramas de alho5 gramas de gengibre150 ml de leite de coco150 ml azeite dendê100 ml de caldo de legumes1/2 colher de (chá) de Pimenta“Dedo de Moça ou Pimenta Vermelha”2 colheres de salsa picada1 pimenta de cheiro baiano (decoração)10 folhas de coentro (decoração)Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:Em uma frigideira bem quente saltear os ca-

marões junto com o azeite de dendê até dourar.Colocar alho cebola e gengibre e mexer por 2minutos para depois acrescentar o purê de man-dioca junto com o leite de coco. Deixe ferver por2 minutos junto com caldo de legumes e por últi-mo acrescentar a salsa picada. Ao momento deservir colocar a pimenta de cheiro baiana em ro-delas junto com as folhas de coentro.

Este prato vai muito bem acompanhado de arrozbranco e farofa de dendê.

O Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba é oprimeiro e mais luxuoso resort do Brasil. Localizado nomunicípio de Una (BA), no litoral sul da Bahia, eleoferece uma infraestrutura de grandes dimensões. Con-forto, requinte e privacidade se reúnem em uma paisa-gem preservada da Mata Atlântica. São 363 unidadesentre apartamentos, suítes e bangalôs. Um diferencialé o aeroporto a 10 minutos do hotel, com capacidadepara receber aviões de grande porte e com estruturade apoio para voos privados e comerciais.

Lazer:O projeto de paisagismo e arquitetura do Hotel

Transamérica Ilha de Comandatuba integra-se à paisa-gem natural com uma piscina que serpenteia os jardinsdo hotel com cascatas e profundidades diferenciadas.As crianças contam com espaços e monitores especi-almente treinados para guiar atividades de diversão apar tir dos quatro anos de idade, além de serviço debaby-sitter (que pode ser solicitado à recepção) e aten-dimento médico 24 horas (não incluso na diária). Asopções de lazer e espor te variam de arco e flecha atênis e pesca. Também é possível locar equipamentose marcar aulas para a prática de esportes náuticos.

Academia de ginástica, salão de beleza, lojas de pre-sentes e conveniência são outros serviços oferecidos pelomaior resort brasileiro. Para relaxar e revigorar corpo emente, o Spa Comandatuba by Clarins disponibiliza massa-gens, banhos e rituais energizantes em pacotes variadosde tratamentos para os hóspedes. A área de gastronomia

Sobre o Hotel Transamérica Comandatubaapresenta cinco bares e quatro restaurantes que ofere-cem desde a cozinha típica baiana a exemplares daculinária internacional em dias temáticos.

Centro de Eventos Comandatuba:Considerado o maior da América Latina, o Cen-

tro de Eventos Comandatuba com 6.548,26 m² deinstalações, é dividido em 26 salas com quatrosalões grandes moduláveis de 440m2 cada, idealpara qualquer tipo de evento, sejam palestras, ex-posições e shows.

Com grande flexibilidade para receber diversos tiposde eventos para até 1.200 pessoas, o Centro de EventosComandatuba está próximo da recepção do hotel. Comarquitetura projetada com pé direito máximo de 8 me-tros, a área principal, com 1.760 m² que permite a rea-lização simultânea de vários eventos. O staff é altamen-te qualificado e atende de forma ágil os clientes.

Golfe:Com área total ocupada de 780 mil m2, dos quais 222

mil são de grama, o campo de golfe passou a agregaroTransamérica Comandatuba a partir de 2000. Batizadode Comandatuba Ocean Course, o campo conta com 18buracos, com 6.928 vds. Eleito pela revista Golf Digestcomo um dos melhores campos de golfe do Brasil. Todosos anos o resort é procurado por organizações de golfepara parcerias com campeonatos. Entre os eventos degolfe que já foram sediados no resort estão Circuito Co-nheça o Brasil Jogando Golfe, Caras One Day Golfe, Copa

Rei da Espanha, Open de Golfe e Golfe Senior.O projeto do campo de golfe é assinado pelo ar-

quiteto americano Dan Blankenship. O campo estátotalmente integrado a paisagem natural da ilha, entreo mar e o mangue, em um ambiente dominado porcoqueiros centenários, dunas de areia, lindos lagos evegetação nativa. Apresenta ondulações e desníveissuaves que, associados aos ventos oceânicos e aosbancos de areia, intensificam o prazer de jogar noresor t e desafiam as habilidades dos jogadores. OComandatuba Ocean Course está credenciado parareceber disputas do circuito internacional. O The Oce-an View Bar integra o complexo que conta ainda comuma loja especializada em acessórios.

Reservas:São Paulo e Grande São Paulo: (11) 5693-4050Outras localidades: 0800 012 6060www.transamerica.com.br

Page 21: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 2121212121

Page 22: Folha da Praia - Edicao 143

2222222222 Folha da Praia

Cultura em Movimentopor Maurício Corso

Vê, estão voltando as floresVê, nessa manhã tão linda...

Nesta edição homenageamos a estação das flores e de todas ascores. A esperança está no ar através da marcha-rancho “Estão Voltan-do as Flores”, um dos maiores sucessos do ator, compositor e empre-sário, Paulo Soledade. Esta música foi gravada pelo saudoso EmílioSantiago e grandes nomes da Música Popular Brasileira.

Primavera Cultural – Este proje-to foi criado com o objetivo de aproxi-mar cada vez mais a Academia de

Letras de Ilhéus da comu-nidade e da classe estu-dantil. A Primavera dasLetras reuniu escritoresconsagrados, tais como:Cyro de Mattos, AleiltonFonseca, Ruy Póvoas e oprofessor Dorival de Frei-tas, dentre outros. Foramautografados novos livros

e realizadas palestras com os brilhan-tes oradores. Eles prepararam o soloe lançaram boas sementes!

Vê, como é bonita a vida...Vê, há esperança ainda...

Escrita Criativa e Contação de His-tórias – A Caravana Canto das Letras,projeto do coletivo Criaturas Alaranja-das Cia de Teatro, do Distrito Federal,realizou em Ilhéus um trabalho supercriativo e talentoso. Reunindo agentesculturais, professores e estudantes uni-

Aniversário de umaflor do nosso jardim – Amais nova primavera deÍris Steiner Corso é co-memorada em 29 de se-tembro. Parabéns e feli-cidades para esta lindaestudante de Direito daUesc, uma filha dedica-da e muito amada. Apro-veito para desejar saú-de, harmonia e prosperi-dade para todos os ani-versariantes do período.Aos nossos leitores de-sejamos que continuema plantar e colher belasflores ao longo da cami-nhada cultural.

Vê, o sol iluminando...

III Feira Itabuna Verde & Flor – Abeleza e o perfume das flores de Holam-bra estarão presentes no período de 31de outubro a 10 de novembro de 2013,com entrada gratuita, na Praça Rio Ca-choeira, na Av. Aziz Maron, no Centro deItabuna. Com mais de cem mil unidades

Vê, um novo céu se abrindo...

IV Encontro de Corais da UESC –A Universidade Estadual de Santa Cruz,em parceria com o Ministério da Cultu-ra, realizou este evento na noite de 06de setembro, no Auditório Paulo Souto.O Núcleo de Artes da Uesc e o Ponto deCultura foram felizes na iniciativa de

Maurício Corso éGestor Culturale Presidente da

MAC – Marketing & CulturaContato: [email protected]

versitários, o diretor Sérgio Maggio emconjunto com a arte-educadora RoseCosta e o diretor Jonas Abreu, desen-volveram as oficinas e apresentaramum sarau no Espaço Casa Aber ta. Aeducadora Ana Lúcia Mendonça Fra-gassi par ticipou e aprovou o projeto.

apoiar e divulgar a prática do canto co-ral. Além dos corais da região, tambémse apresentaram o Grupo de Dança deSalão da Uesc, o Grupo de Teatro Labo-ratório Criativo e as crianças da Acade-mia de Música Santa Cecília. O públicovibrou com os talentos regionais.

Por onde nós vamos indo...

de flores e plantas em exposição, o even-to tem objetivos beneficentes e aindavem contribuindo com as áreas do Co-mércio, Turismo, Meio Ambiente, Edu-cação e Cultura. É imprescindível regara flor do bem e da fraternidade, hoje esempre! Sejam felizes!

Vê, as nuvens vão passando...

Qualificação e Concurso Cultural2014 – A equipe da Representação Re-gional Bahia e Sergipe, do Ministério da

Cultura, entrou emcampo para realizarem Ilhéus, no dia13.09, oficinas dequalificação. O ob-jetivo foi auxiliar oprocesso de inscri-ção de ar tistas,produtores, coleti-vos, grupos formaise informais, comatuação na área cul-tural baiana. Os se-lecionados farãoparte da programa-ção criativa das ci-

dades-sede durante a Copa do Mundoda FIFA Brasil no ano que vem. Maioresinformações no site: www.cultura.gov.br

Page 23: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 2323232323

Page 24: Folha da Praia - Edicao 143

2424242424 Folha da Praia

Todeschini inaugura lojaespecial no Sul da Bahia

A Todeschini conta agora com uma loja deconceito no Sul da Bahia. A inauguração acon-teceu em Itabuna, no dia 28 de agosto, comuma grande festa, que reuniu arquitetos, autori-dades, profissionais de imprensa, empresários,artistas e muitos outros convidados. O eventofoi realizado na antiga e moderna - ao mesmotempo - mansão da Avenida Félix Mendonça,755, no bairro Góes Calmon, que foi transforma-da, pelos empresários Paulo e Katiana Ganem,em um espaço especial para quem se interessapor projetos exclusivos de móveis modulados.

O empresário Paulo Ganem trabalha coma marca de móveis Todeschini desde 1985,em Itabuna. Na época, já oferecia os modula-dos Todeschini na Eletromóveis São Jorge, queficava situada na Rua Duque de Caxias. Sem-pre fiel aos produtos da marca, Ganem deci-diu, em 1990, lançar uma loja exclusiva naregião. Nos últimos anos, a loja Todeschini fun-cionou na Avenida do Cinquentenário.

A abertura da nova loja em Itabuna foi umdos mais prestigiados eventos do comércio,este ano. Vinte e cinco arquitetos da regiãoforam ao coquetel, que contou também comas presenças dos representantes da Todes-chini na Região Nordeste e na Bahia, PauloGurgel e Bruno Guimarães, dos vices-prefei-tos dos municípios de Itabuna e Ilhéus, Wen-ceslau Júnior e Carlos Machado (Cacá) – tam-bém secretário de Indústria e Comércio, daprefeita de Barro Preto, Jaqueline Mota, daprimeira dama ilheense, Adryana Ribeiro, edos presidentes da Associação Comercial eEmpresarial de Itabuna, Luiz Ribeiro, do Sindi-com, José Adalto Vieira, e da OAB (Ordemdos Advogados do Brasil) Sub-seções de Ita-buna e Ilhéus, respectivamente, Andirlei Nas-

cimento e Marcos Flávio Rhem da Silva.Representando a CDL (Câmara de Diri-

gentes Lojistas) de Itabuna, estava o diretorCarlos Leahy, e o diretor da ABIH (AssociaçãoBaiana da Indústria de Hotéis) – Itabuna, Eduar-do Fontes. Também foram à inauguração daTodeschini os diretores dos conselhos regio-nais de corretores de imóveis de Itabuna eIlhéus, Nilton Borges e Geraldo Carvalho, e opresidente da Associação Baiana de Impren-sa – Seccional Sul, jornalista Ramiro Aquino.

Antes do ato de inauguração, o monse-nhor Moisés realizou a benção do novo em-preendimento comercial da cidade e pediu atodos, em oração, que rezassem pelo suces-so dos investidores e pelas oportunidades deemprego geradas com essa iniciativa. A festafoi embalada pela música elegante da duplaLaís Marques e Brena Gonçalves, com somde Missinho, serviço de buffet de MarleneMarinho e acarajés da Judite, de Ilhéus.

A ideia“Decidimos investir em um novo espa-

ço, em uma loja especial, para prestar me-lhor atendimento aos clientes da Todeschinide Itabuna, Ilhéus e toda a região, além deproporcionarmos uma exposição mais ade-quada dos nossos produtos que garanta aosconsumidores uma escolha mais apropriada,de acordo com seu gosto e interesse”, afir-ma Katiana Ganem, empresária e artistaplástica formada pela Universidade Católi-ca de Salvador (UCSal).

Ela contou que representava um sonhoinstalar a loja Todeschini exatamente naque-le endereço, a pioneira mansão com piscinado bairro Góes Calmon, pelo que ela repre-

Page 25: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 2525252525

senta de tradição e de modernidade. Após conseguir ouso do imóvel, veio logo a idéia de apresentar a novacoleção Todeschini no local, adaptando os espaçosexistentes às necessidades da loja.

Para o projeto, Katiana disse que contou com acolaboração fundamental do arquiteto Ademar Sá e daequipe de projetistas e montadores da Todeschini emItabuna. “Trabalhar com a Coleção Identidade foi aomesmo tempo um desafio e um grande prazer, já quetemos uma coleção de móveis modulados inspiradanas raízes brasileiras, histórias, cores e formas de umpaís que tem em seu DNA a diversidade”, ressaltou.

O resultado foi o sucesso. De modo geral, quem vaià loja fica impressionado com a criatividade na transfor-mação da residência em um local de exposição dos mó-veis, de acordo com cada ambiente, seja a sala de estar,a cozinha, quartos de casal e de solteiro, cozinha, copa,home Office, sala de jantar, entre outros. A primeira damado município de Ilhéus, Adryana Ribeiro, formada em De-sign e Decoração, declarou que a nova loja Todeschini emItabuna pode ser considerada uma “casa cor’, em referên-cia ao evento de alcance nacional que anualmente apre-senta novidades nos setores de arquitetura e decoração.

Coleção IdentidadeA nova coleção da Todeschini nasceu sob inspiração

da obra “O Povo Brasileiro”, do antropólogo Darci Ribeiro,lançada em 1995, que evidencia as características multi-culturais de formação da nossa gente. A Coleção Identi-dade, que retrata o DNA da construção étnica do Brasil(índios, negros e portugueses), apresenta a miscigena-ção de raças, culturas e cores originárias do nosso país.

O povo brasileiro é reconhecido mundialmente pelocalor humano, pela sensibilidade e pela forma acolhe-

dora como estabelece e cultiva suas relações. E essacaracterística única está presente na Coleção Identida-de. Os novos padrões são todos texturizados e sensí-veis ao toque, provocando uma experiência sensorialagradável que vai além de um conceito estético.

Ao fazer referências às nossas origens, a novaColeção da Todeschini homenageia todas as regiões dopaís, nomeando seus padrões de uma maneira tipica-mente brasileira: Ouro Preto, Cerrado, Abadá, Pinhão eJangada apresentam diferentes possibilidades de utili-zação em cozinhas, dormitórios, homes, painéis deacabamento e flexíveis. O padrão Tessile, remanes-cente da Coleção Vida, ganha o nome de Tessile Touch- agregando textura, e também compõe a Coleção Iden-tidade podendo ser utilizado nas mesmas aplicaçõesdos demais. Os padrões Tessile Touch e Jangada aindapodem ser utilizados em armações de móveis.

Cores - As pinturas também ganham nomes bembrasileiros e acabamento em alto brilho – com técnicautilizada pela Todeschini – pioneiro no país. A cartelade cores viaja pelos tons de bege - Duna, Areia e Sisal,em alto brilho, e Palha em acetinado. Os tons maisescuros e oriundos da cultura brasileira são o Cacau,Mar, Petróleo, Amazônia e Cajá. O Matone e o Tomatepermanecem com o acabamento acetinado presentena última Coleção, porém na Identidade também rece-bem o acabamento em alto brilho – a grande aposta damarca para os próximos dois anos.

Pensando no meio ambiente e apostando na inova-ção, a Coleção Identidade apresenta ainda as frentesLinha DNA. Grande aposta da marca para essa coleçãopodem ser utilizadas em portas e gavetas – somentedos flexíveis. As peças fazem referência a um aglomera-do de madeira denominado “OSB”, até então sem apro-

veitamento pela indústria, que recebem acabamentoacetinado nas cores turquesa, fendi, tomate e ônix.

Puxadores - Englobando todos os detalhes, a Co-leção Identidade traz também novas opções de puxa-dores. Produzidos em materiais alternativos com aca-bamento em couro, nas cores marrom, preto e branco,e também em lona, os novos puxadores apresentamainda modelos que ganham um toque especial, comodetalhes em cristal Swarovski.

Page 26: Folha da Praia - Edicao 143

2626262626 Folha da Praia

Page 27: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 2727272727

Page 28: Folha da Praia - Edicao 143

2828282828 Folha da Praia

Sua Saúdepor Dr. Leonardo Albuquerque

Dr. Leonardo Albuquerque éformado pela USP e especialista e Membro da

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.CRM/BA: 23.068. email:

[email protected]

Gravidez e cirurgia plásticaSaudações novamente! Retomando

nossa conversa sobre Cirurgia Plástica,gostaria de agradecer a todos pelos inú-meros comentários sobre nossos ar ti-gos publicados aqui na Folha da Praia.

Esse mês, falaremos sobre o tema:Gravidez e Cirurgia Plástica, baseadonas perguntas mais frequentes feitas porpacientes no consultório e na internet.Quanto tempo depois da gravidez possofazer minha cirurgia do abdômen? Mu-lheres que colocaram próteses de sili-cone podem amamentar? Levantar asmamas, antes ou depois da gravidez?

Paciente: Sempre tive uma barrigaflácida e agora que estou grávida, preten-do aproveitar para fazer uma plástica.Quanto tempo devo esperar depois da ce-sárea para fazer a abdominoplastia?

Dr. Leonardo: Sua dúvida é compar-tilhada também por muitas pacientesque nos procuram no consultório. A gra-videz traz, além de muitas alegrias pelachegada de uma nova vida, uma sériede alterações internas e externas no cor-po de uma mulher. As principais mudan-ças externas ocorrem nas regiões dasmamas e do abdome. Flacidez, excessode pele, estrias, gordura localizada eperda de forma, são os problemas que amaioria das novas mamães irão enfren-tar nesse período. Antes de qualquerprocedimento cirúrgico, que devem serrealizados no mínimo depois de 6 me-ses do término da amamentação, o re-torno às atividades físicas regulares, aatenção com a dieta balanceada, aju-dam a minimizar estas alterações de-sagradáveis e a cur tir com saúde esseperíodo tão impor tante!

Paciente: Estou pensando em colocarsilicone na mama, mas escutei que a mu-lher que tem prótese não pode amamen-tar. É verdade isso?

Dr. Leonardo: Vamos desmistificar essasua dúvida. Prótese de silicone na mama NÃOinfluencia na amamentação. A colocação daspróteses é sempre feita atrás da glândula oudo músculo peitoral, dessa forma não há ma-nipulação das células que produzem o leite,

sendo uma cirurgia segura para quem aindadeseja amamentar. As cirurgias de reduçãode mamas muito grandes, estas sim podeminfluenciar e prejudicar futura amamentação,em alguns casos.

Paciente: Tenho as mamas grandes eevidentemente um pouco caídas. Queriafazer um levantamento, mas como aindanão tive filho não sei se devo esperar. Des-de já agradeço a ajuda.

Dr. Leonardo: Esta decisão deve ser sem-

pre tomada após a orientação do CirurgiãoPlástico em uma consulta, onde serão ponde-rados com você os benefícios e as possíveisconsequências indesejadas deste tipo de pro-cedimento. Aspectos como futura amamenta-ção, dores nas costas, aspectos estéticos,tempo que planeja esperar para engravidar,serão nor teadores da tomada de decisão domomento opor tuno para operar.

Observação importante: Nada substitui aconsulta médica presencial!

Page 29: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 2929292929

Page 30: Folha da Praia - Edicao 143

3030303030 Folha da Praia

Surpreendendo a todo o trade cinemato-gráfico, Carolina Brasil recebeu convite paraparticipar de um projeto em Hollywood, comoatriz, junto com o consagrado ator e diretorHector Echavarria. Ela já gravou cinco episó-dios da produção americana em Los Angeles.

O nome Carolina Brasil já é bem conhe-cido por nos quando o assunto é moda e,principalmente, estilo praia e balneário chic.Ela criou sua marca própria no tempo emque viveu e estudou em Miami, no estadoamericano da Flórida.

A versatilidade dessa baiana nascida noRio de Janeiro, filha de pais e de família ilhe-enses, também já foi vista nos palcos dadança dentro e fora do Brasil, pois semprefoi uma bailarina clássica de destaque. Mashoje o assunto é como Carol vem encontran-

Filha de ilheenses vira atriz nos EUA

Celebridades

do espaço para se integrar ao mundo da TV edo cinema, em especial no exigente meioprofissional dos Estados Unidos.

No seu primeiro teste, ano passado, Ca-rolina Brasil foi escolhida para fazer par te doelenco de apoio da minissérie “O canto daSereia" exibido na Rede Globo sob direçãode Jose Luis Villamarim. Ela viveu a perso-nagem de uma jornalista que investigava oassassinato da protagonista, Isis Valverde.

Em sua primeira entrevista exclusivapara a revista Folha da Praia, Carol confes-sa que a “ficha ainda não caiu", pois tudovem acontecendo sem ela menos esperar.Mas essa libriana, de muito talento e per-sonalidade for te, afirma que muitas novida-des ainda virão pela frente em sua promis-sora carreira. Vamos aguardar e, principal-mente, vamos noticiar.

Page 31: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 3131313131

Page 32: Folha da Praia - Edicao 143

3232323232 Folha da Praia

Foi um grande sucesso o evento corporativo mais esperadoda região, a solenidade de entrega do II Prêmio Qualidade Profis-sional 2013. Com um show de mágicas inédito do famoso Kron-nus, mágico ilusionista do “Fantástico” da Rede Globo, teve ini-cio a grande noite de gala, no luxuoso salão de convenções doHotel Cana Brava Resor t, dia 31/08, a par tir das 20 horas.

Naquela noite inesquecível para os homenageados e seletos convida-dos, foram entregues pelo empresário Rodrigo Santana, proprietário daagência Faze Produtora, responsável pela organização, e o próprio mági-co Kronnus, lindos troféus exclusivos e personalizados, para pessoas emarcas que mais se destacaram na região por priorizarem a qualidadeem seus serviços. O diferencial deste ano foi o globo do troféu banhado aouro, além do sorteio de uma linda joia de ouro 18k e um moderno relógioTechnos entre os participantes, em parceria com a Destack Jóias.

Um delicioso jantar com Buffet internacional foi oferecido a todos, com

música ao vivo da elogiada Banda Via de Acesso do vocalista EddyOliveira em formato acústico, de Ilhéus. O serviço impecável do hotelCana Brava fazia reposição dos alimentos e servia bebidas o tempo todo.

Idealizado pelo empresário Rodrigo Santana, proprietário daFaze Produtora, o evento já entrou para a história da cidade comoum dos melhores em credibilidade e qualidade, já que se uniu aum impor tante veículo como a Revista Folha da Praia, que tem 22anos de Credibilidade.

Os troféus foram produzidos e criados pela indústria Símbolo Arte,de São Paulo, uma das maiores do país, o cerimonial teve abertura dojornalista Roberto Santana com apresentação feita pelo ator e empre-sário Bruno Susmaga. A sonorização e iluminação foram de André HSom e Luz, com decoração de Renusa Zanon Buffet. Fotografias deNido Carvalho e Gidelzo Silva. Importante lembrar que alguns homena-geados não puderam estar presentes como o Kiaroa Eco Resort Luxury.

Page 33: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 3333333333

Page 34: Folha da Praia - Edicao 143

3434343434 Folha da Praia

Page 35: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 3535353535

Page 36: Folha da Praia - Edicao 143

3636363636 Folha da Praia

Page 37: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 3737373737

Page 38: Folha da Praia - Edicao 143

3838383838 Folha da Praia

Page 39: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 3939393939

Page 40: Folha da Praia - Edicao 143

4040404040 Folha da Praia

Page 41: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 4141414141

Page 42: Folha da Praia - Edicao 143

4242424242 Folha da Praia

Colégio Vitória

Biblioteca Itinerantedemocratiza acesso à leitura

Incentivar a leitura e democrati-zar o acesso ao conhecimento, le-vando a boa literatura para fora doambiente escolar, em visitas a cre-ches, abrigos, hospitais, praias, pra-ças públicas e até outras escolas quenão têm biblioteca. Este é o objetivodo projeto Biblioteca Itinerante, doColégio Vitória, em Ilhéus, que já estámobilizando toda a comunidade es-colar através de ações como doaçãode livros e contação de estórias.

O livro que desper tar a atençãodo novo leitor poderá ainda ser le-vado para casa e devolvido diasdepois. “É um projeto onde com-par tilhamos leitura, conhecimentoe amor pelo livro”, afirma a profes-sora Ângela Márcia Damasceno,mestre em Literatura e coordena-dora do projeto.

A ideia está sendo colocada emprática durante todo este ano e fazpar te da ver tente social de outroprojeto maior, “A vida é a ar te doencontro”, iniciado desde a primei-ra semana de aulas para marcar o

centenário de nascimento de Viní-cius de Moraes. Além de estimulara leitura da extensa obra do diplo-mata, dramaturgo, jornalista, poetae compositor, a proposta do proje-to é trabalhar a formação do jovemrelembrando um dos maiores íco-nes da Literatura Brasileira.

Como destaca a professoraMaria da Glória Azevedo Moreno deSouza, vice-diretora da instituição,cerca de 800 alunos dos cursosInfantil, Fundamental I e II e Médioestão envolvidos com o projeto,trabalhando com elementos quelembrem a vida e a obra do poeta.

Em uma das recentes ações iti-nerantes, no dia 16 de setembro,alunos e professores do Vitória fo-ram até a praça da Conquista, pró-ximo à Igreja Santa Rita de Cássia,para socializar o acervo da bibliote-ca com os estudantes e professo-res da Escola Municipal PequenoPríncipe. Além de disponibilizar oslivros, estórias foram contadas paracrianças e adultos da comunidade.

Alegria e partilha em momentos de convivência.

Alunos aprendem a importante lição da cidadania.

Traduzir em textos e imagens o universo alcançado pela leitura.

Estudantes e professores dos Colégios Vitória e Pequeno Príncipe, na Conquista.

A boa leitura alimenta a imaginação em praça pública.

Gerações integradas pela leitura.

Page 43: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 4343434343

Page 44: Folha da Praia - Edicao 143

4444444444 Folha da Praia

Page 45: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 4545454545

Page 46: Folha da Praia - Edicao 143

4646464646 Folha da Praia

Page 47: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 4747474747

Page 48: Folha da Praia - Edicao 143

Guia dos Melhores

Page 49: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 4949494949

Guia dos Melhores

Page 50: Folha da Praia - Edicao 143

5050505050 Folha da Praia

O Que Acontece

Dra. Lyane Nassri Patrocínio, jo-vem médica, recém formada pelaUniversidade do Grande Rio (UNI-GRANRIO), da cidade do Rio de Ja-neiro, Turma de 2012.2.

Ilheense, ex-aluna do ColégioNossa Senhora da Piedade, esta belamédica é filha de Arivaldo da SilvaPatrocínio e Maria José Nassri Pa-trocínio, ambos economistas/ex-funcionários da Embasa.

O talento, a força de vontade e apersistência trouxeram você até aqui.A família a recebe com muita alegriae se sente honrada em recebê-la devolta em seu seio!!! Parabéns à DraLyane Nassri Patrocínio pela vitória al-cançada! E que esta vitória seja o iní-cio de muitas outras conquistas. Sejabem vinda a nossa cidade.

Dra. Lorena Britto Prisco Teixeira participou doúltimo congresso da AAO (Associação America-na de Ortodontia), realizado de 03 a 07 de maiodeste ano, na Philadelphia, PA, nos EstadosUnidos. Nesse congresso, o mais importante desua área, Dra. Lorena pôde fazer diversos cursos,ministrados pelos maiores nomes da ortodontiamundial. Como resultado, trouxe para nossa re-gião novidades em técnicas e aparelhos com mai-or apelo estético, buscando assim oferecer aosseus pacientes mais conforto e rapidez no trata-mento ortodôntico.

Atendimentos: Clínica de Ortodontia Espe-cializada (CORE) / Edf. Cidade de Ilhéus, sala905, Centro, Ilhéus/BA- Tel. (73) 3634-2334.

Clínica Odontosul / Av. Lótus, n° 23, 1° andar,Nelson Costa, Ilhéus/BA- Tel. (73) 3632-2537

Congresso Americano de Ortodontia

Chegou nova médica em Ilhéus

Foi no dia 29 de junho às 19 ho-ras que os apaixonados Gabriel BarrosG. de Souza e Lorena Patrocínio Abreusubiram ao altar em uma belíssima eromântica cerimônia na Capela deNossa Senhora da Piedade, em Ilhéus.A entrada da noiva Lorena foi emocio-nante, seu noivo Gabriel cantando amúsica Pétala, de Djavan. A linda sur-presa do noivo comoveu familiares eamigos, que prestigiaram este mo-mento tão especial, e fascinou a noi-va, que entrou ao lado de seu pai,João Abreu Filho, todo orgulhoso.

No altar, a mãe da noiva assistiua tudo emocionada, cheia de alegriae orgulho. O musical de Carlos Bar-ros e Vércia Gonçalves, acompanha-dos por Zé Livera, músicos e ami-gos de Salvador, encantaram a to-dos os convidados no cerimonial.

Após a celebração religiosa, osconvidados seguiram para uma ele-gante recepção oferecida no espa-ço Júbilo Eventos e Decorações,localizado no bairro Jardim Atlânti-co. Ao som de Tinho Gomes e ban-

Casamento de Gabriele Lorena em Ilhéus

da, os convidados foram servidospor um delicioso Buffet, preparadocom muito carinho pela equipe deElaine e Antony. O noivo em umaparticipação mais que especial nãodeixou ninguém parado, e logoapós, o DJ Delmário abriu a pistacom a dança dos noivos ao somda música Nosso Xote, da bandaBicho de Pé. A inesquecível noitede São Pedro foi estrelada, e serviude palco para embelezar ainda maisas bodas de Loly e Gabriel, paraalegria de todos. Uma festa elegan-te, romântica e emocionante! Foto:Kallyne Cristina Bessa (profissional).

Portadores de necessidades especiais já são mais de 15% em todo o Brasile a acessibilidade básica é algo imprescindível para o setor hoteleiro

Hotéis de Ilhéusapostam na acessibilidade

O investimento em acessibilida-de para pessoas com necessidadesespeciais deixou de ser uma práticaesporádica para se tornar algo in-dispensável no setor hoteleiro dopaís. E é pensando nisso que doisdos maiores hotéis de Ilhéus já es-tão com todos os locais acessíveispara todos os hóspedes, indepen-dente da necessidade.

Para Carlos Mendonça, proprie-

tário dos hotéis Praia do Sol e Al-deia da Praia, a adaptação dosapartamentos com sanitários confor-táveis e rampas que facilitem a loco-moção são demonstrações de respei-to ao próximo e ao cidadão. “A defici-ência de um cidadão não veio porvontade própria, foram circunstânci-as da vida e merece respeito para ame-nizar o sofrimento. Devemos oferecerum tratamento igual a todos”, finaliza.

Recepção surpresa muito animada e organizada pelos familiares e amigasdas duas belas aniversariantes, Celinha Serafim e Nayara, no salão de festas doEdf. Renoir, em Ilhéus.

Na foto, a mãe de Celinha, Ângela, o noivo Roney, a prima e tambémaniversariante Nayara com os pais, Josa e Ubiratan Bezerra, durante as comemo-rações. PARABÉNS foi uma linda festa.

Page 51: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 5151515151

Page 52: Folha da Praia - Edicao 143

5252525252 Folha da Praia

O Que Acontece

Anualmente o LionsClube Ilhéus Centro reali-za a Campanha do Aga-salho em prol de comuni-dades carentes. Este anonão foi diferente, mais de2.049 peças de roupas,toalhas, lençóis, calçadosetc foram doadas às enti-dades Centro Espírita Por-to da Esperança, Casa daCriança – Renascer, Es-cola Emília de Brito (Teotônio Vilela),Creche Vila Nazaré, Casas de Recu-peração de Dependentes Químicosem Olivença, Banco da Vitória eRodovia Ilhéus Uruçuca (São José),além de 15 famílias na Barra do Ita-

Campanha do Agasalho beneficioudiversas famílias da região

ípe e Alto Nerival. Belíssimo trabalhode assistência social. Nos dias 17 e18 de agosto os membros do clubese reuniram no Hotel Real em Co-mandatuba e realizaram uma festivacomemoração ao dia dos Pais.

A ar tista plástica ilheense JosaCarvalho é um grande talento danossa região, desde 2005 assinaverdadeiras obras de arte que deco-ram lares não só no Brasil como tam-bém no exterior. Sua técnica de pin-tura aplicada em molduras diferen-ciadas cria uma bela harmonia como ambiente deixando-o com um arsofisticado e elegante.

Surge uma nova artista plástica

O empresário Enéas, dono dabem equipada oficina RENOVACAR,em Ilhéus, foi eleito recentemente,

Adhonep com sangue novopor unanimidade, como novo pre-sidente da ADHONEP (Associaçãode Homens de Negócios do Evan-gelho Pleno), nesta cidade.

Sua administração tem a principalmissão de ampliar o quadro de associ-ados e dinamizar a entidade, realizan-do novos jantares e palestras comempresários e pessoas bem sucedidas,dando seus testemunhos de vida. Éuma entidade nobre, com fins de gran-de importância para essa comunida-de. Parabéns e muito sucesso!

Mimma's Pizza já chegou em IlhéusA mais nova Pizzaria da cida-

de já começou fazendo muito su-cesso. É a conhecida franquia daMIMMA’S PIZZA que vende pizzascom deliciosas massas 100% ar-tesanais e mais de ½ quilo de re-cheio, além do preço único, emmais de 60 sabores, exclusiva-mente para serem assadas em suacasa ou qualquer outro lugar.

Funciona na movimentadaAvenida Soares Lopes, nº514,Centro. FONE: 3633-6994. Expe-rimente você vai gostar muito!

Bastante concorrido o elegante jan-tar acontecido no restaurante Panorâmi-co do Catussaba Resort Hotel, em Salva-dor, oportunidade em que a presidentedo Grupo DEHIL, empresária Mariah deMeirelles Fonseca foi laureada com o Tro-féu Amigos da Abrajet de Tocantins con-ferido durante o 30º Congresso Nacionalda Abrajet, realizado em Palmas, Tocan-tins. Estiveram presentes vários jornalis-tas especializados em turismo, das maisdiversas cidades brasileiras como, José

Troféu Amigos da Abrajet

Carlos Araújo (Fortaleza/CE), RobertoSantana (Ilhéus/Folha da Praia), An-tônio José Larangeiras (Feira de Santa-na), Luiz Felipe Moura (Recife/PE), An-tonio José de Oliveira (Fortaleza/CE), Hél-cio Estrella (presidente nacional da Abra-jet, vindo de São Paulo), Roney Santa-na (Folha da Praia), além de jornalis-tas de Salvador como Carlos Casaes,Hermes Carvalho, Edmundo Lemos,Duda Tawil e filhos, noras, sobrinhos enetos da homenageada.

O renomado chef de cozinha doCatussaba Resort Hotel, em Salva-dor, Clodomiro Tavares, que já estáa muitos anos naquele cinco estre-las, é sempre elogiado pela comidadeliciosa que prepara com sua equi-pe, além de servirem um dos me-lhores Petit Gateau, do Brasil. Nafoto, com o jornalista Rober to San-tana, presidente da revista Folha daPraia, cliente do hotel

Um chef de respeito

Em Ilhéus tem várias em-presas boas que trabalhamcom mármores e granitos damelhor qualidade, porém,uma das mais conhecidas é aITAGRANITOS pelo seu traba-lho com pedras nacionais eimportadas, produzindo coi-sas inéditas com ótimo acabamento.

Fica na rua de acesso ao bairroBarreira, nº170, Ceplus, Zona Sul,

ITAGRANITOS é bem procurada

Ilhéus. Fones: (73) 3632-2416 /3084-0375 ou 8207-2468. Email:[email protected]

Foi realizado com grande suces-so durante o aniversário do Clube So-

10º Social Cup de Tênis 2013cial de Ilhéus, um cam-peonato de Tênis muitobem organizado e pro-movido pela AcademiaET Tênis do competen-te prof. Erick Thaens,com 87 atletas inscritosem todas as categorias.O apoio principal foi dopresidente daquele clu-

be, Alberto Pessoa. Parabéns pelo ní-vel do evento, muito elogiado.

Page 53: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 5353535353

Page 54: Folha da Praia - Edicao 143

5454545454 Folha da Praia

Os 9 anos de Ricardinho

Em Alta

A Fun House Pizzaria foi carinhosamente preparada pelos profissionais daDany Festas que deixaram o ambiente muito bonito e receptivo para o aniver-sariante Ricardinho e seus coleguinhas, do Colégio Vitória. Os convidadosmirins se diver tiram com todos os brinquedos e games do parque, sem falarna magia do ambiente que estava contagiante. Confiram as fotos da festa queteve como tema: Os Minions.

por Ana Paula Lima

O casal Ana Paula e Roberto Santana, aolado do filho Ricardinho.

Ricardinho e Isabela, sua professora quefaz parte da competente equipe doColégio Vitória.

Recebendo os parabéns.Ricardinho e os convidados amaram o criativo e delicioso bolo preparado porLuciene Bolos, uma das melhores de Ilhéus.

Recebendo os parabéns. Recebendo o carinho da mamãe. Ricardinho ao lado dos amigos.

Page 55: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 5555555555

Page 56: Folha da Praia - Edicao 143

5656565656 Folha da Praia

Fatos & Gentepor Jane Hilda Badaró

Jane Hilda Badaró é Mestre emDireito, Advogada, professora do

DCIJUR/UESC, Jornalista e ArtistaPlástica. e-mail para contato:

[email protected]

O LIONS CLUBE ILHÉUS NORTE é oterceiro - por ordem de fundação – den-tre os Clube Lions existentes em Ilhéus. Acidade possui também o LIONS CENTROe o LIONS PONTAL. Juntos, integram aestrutura do LIONS CLUBE INTERNATIO-NAL, que é uma das maiores organiza-ções internacionais de clubes de serviçodo mundo, voltada para serviços humani-tários. Seus membros, denominadoscomo "Companheiro Leão" ou "Compa-nheira Leão" são associados aos clubesespalhados por 260 países. São aproxi-madamente 1,4 milhão de homens e mu-lheres, pessoas bem intencionadas quese propõem a servir a suas comunidadessem benefício financeiro, estimulando aeficiência e promovendo elevados pa-drões éticos no comércio, na indústria,nas profissões, nos serviços públicos enos empreendimentos particulares.

Fundado em 23 de abril de 1997, oLIONS CLUBE ILHÉUS NORTE, tem apeculiaridade de possuir em seu quadro

“Só quem já disciplinou sua mente e harmonizou seu mundo interior temcondições de fazer alguma coisa pelos outros”.

(Zíbia Gasparetto - Escritora brasileira)

Lions Clube Ilhéus Norte: 16 anos servindo a comunidadesomente membrosmulheres, “compa-nheiras Leão”. A idéiade criar um clube so-mente com mulheresfoi cunhada pelas“companheiras Leão”Salma Leite, CelesteChalhoub e SolangeNavarro, quando daPresidência de Sr.Navarro no LionsCentro, pelos idos de1996. Vinte e quatromulheres ilheenses –das mais diversasprofissões - foramconvidadas, e aceitaram, o desafio decompor o quadro inicial de fundadorasdo novo clube, iniciando ali um trabalhode engajamento aos objetivos do LionsClube Internacional, que seja, prioritaria-mente, a beneficência. A primeira Pre-sidente eleita foi Daisy Burkly, e esta

colunista teve a honra deser a primeira Secretária.

Ao longo de dezes-seis (16) anos o LIONSCLUBE ILHÉUS NORTEvem empreendendo todoo esforço no sentido deefetivar as ações benefi-centes a que se propõe,de modo a auxiliar algu-mas instituições e pes-soas carentes da comu-nidade. Realiza eventossociais e promoções di-versas de modo a arre-

cadar recursos , assim como tambémfaz campanhas para obter doações deroupas e agasalhos, alimentos, brin-quedos, materiais de higiene e outros.Auxilia na Creche Novo Céu, na CrecheCECAM - Centro Educacional e Comu-nitário Angela Merici e na Casa do Cân-cer. Tradicionalmente oferece no mêsde maio, comemorando o dia dasmães, um café da manhã para as garisque trabalham no centro da cidade; emagosto distribui quentinhas para frane-linhas em comemoração ao dia dospais; distribui brinquedos nos hospi-tais durante comemorações do dia dascrianças; e habitualmente colaboracom a Associação de Pré-idosas queconta com a direção da CompanheiraLeão Zezé, dentre várias outras ações.

A sede do LIONS CLUBE ILHÉUSNORTE está localizada na Avenida 2 dejulho, centro de Ilhéus, onde são realizadas

duas reuniões mensais. Atualmente pos-sui 29 sócias, e na atual diretoria está MariaAlice Albagli na Presidência, Marileide deOliveira Santos na Vice-Presidencia, Su-zana Patury-Secretária, Maria ValdeliceSantos Oliveira na tesouraria e DaysyBurkly é Diretora de Sócios. E, numa cam-panha contínua – porque são contínuas asnecessidades das instituições e pessoascarentes por ele auxiliadas - o Clube con-clama os lojistas de Ilhéus para que pos-sam colaborar doando roupas, remédi-os, fraldas descartáveis para idosos ecrianças, agasalhos, alimentos, materi-ais de higiene pessoal, brinquedos, den-tre outros. Os contatos para estas doa-ções podem ser feitas pelos e-mails:mar iaa l ice .a lbag l i@gmai l .com,d a i s y c l a r e t @ u o l . c o m . b r ,[email protected]. Seja solidá-rio! Colabore! O pouco para você podeser muito para alguém!

Com alegria, por mais vezes ve-nho levando minha ar te para alémdas fronteiras regionais, a assim,sinto como se tivesse levando tam-bém o nome da nossa terra e a for-ça da cultura grapiúna, e é muitobom vivenciar isso. Foi bastanteespecial poder participar, em agos-to p.p, da IX Exposição Nacional deArtes Plásticas no For te de Copa-cabana, no Rio de Janeiro, em even-to promovido pela Academia Latino-Americana de Ar te, sob curadoriade Fábio Porchat. O Forte de Copa-cabana é um dos pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. Um lugar com uma belavista de Copacabana, e que abriga o Museu Histórico do Exército brasileiro. A Mostrafoi bastante visitada por cariocas e turistas. Com a mesma satisfação, em setembroúltimo, participei da exposição coletiva “Encontros”, sob curadoria de Maria dos AnjosOliveira (Anjos Art Gallery), no Espaço Paulista de Arte, galeria localizada no bairroPinheiros em São Paulo. E no mesmo mês trabalhos meus par ticiparam também -juntamente com cerca de quarenta (40) outros ar tistas brasileiros- da exposiçãocoletiva "Connexion Art Brésil-France, pour la lutte contre le cancer", em Paris, noCarrousel Du Louvre, sob a curadoria de Heloíza de Aquino Azevedo. O evento interna-cional teve caráter beneficente e a renda foi rever tida para o Hospital do CâncerAristides Maltês em Salvador-Bahia. Esta é a terceira vez que tenho trabalhos expos-tos na capital francesa, desde outubro de 2012. Muito a agradecer! E viva a arte!

Page 57: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 5757575757

Page 58: Folha da Praia - Edicao 143

5858585858 Folha da Praia

Artes & Espetáculos

Pela primeira vez na Bahia, Fábio Porchatapresenta seu sucesso “Fora do Normal”

A propaganda é de melhor espetáculo de standup comedy do País, pelo destaque na TV e na publici-dade que rendeu a Fábio Porchat a fama de um dosmaiores comediantes brasileiros da nova geração.

O ator global e roteirista estará pela primeira vezna Bahia na cidade de Ilhéus com “Fora do Nor-mal”, uma releitura bem humorada do cotidiano doPaís da piada pronta, como o atendimento de tele-marketing. No palco, ele não tem a ajuda de cená-rio, nem figurino. “É o humor puro”, diz.

O espetáculo será no dia 17 de novem-bro, às 19:30h, no Centro de Convenções deIlhéus e a venda de ingressos já começou noBicho Festeiro, no Shopping Jequitibá em Ita-buna e no Stand do Karioka, em Ilhéus.

Conta com o patrocínio master do Empre-endimento Praia da Pérola, Revista Folha daPraia e Empório Bahia Vinhos e Restaurante.

PreçoO primeiro lote iniciará a preço de R$50,00 (in-

teira), R$25,00 (meia – carteira estudantil). ClientesItaúcard tem o benefício de 50% de desconto nacompra pelo site www.compreingressos.com - (ci-

Ilhéus será palco do mais importante nome da comédia brasileira.Humorista está no elenco de “A Grande Família”.

dade: ilheus).Os ingressos são super limitados.

Sobre o artistaSeu primeiro trabalho foi ‘Infraturas’, peça

composta por esquetes em que atuou com Pau-lo Gustavo, dirigida por Malu Valle. Seu trabalhona televisão inclui ‘Zorra Total’ (redator e ator),‘Junto & Misturado’ (redator e ator), ‘Os Carasde Pau’ (redator), ‘Esquenta’ (roteirista e par ti-cipante) e, atualmente, faz o personagem Ju-nior, no seriado ‘A Grande Família’, todos naRede Globo. Foi apresentador do programa ‘DePer to Ninguém é Normal’, na GNT.

É um dos criadores do programa de humormais bem sucedidos da história do YouTube, o"Porta dos Fundos". Em 1 anos de existência, oprograma bateu recordes e se consolidou comopreferência nacional. Hoje, cada vídeo tem cercade 3,5 milhões de visualizações diárias.

Em março de 2013 estreia a comédia ‘Vai QueDá Cer to’, dirigida por Maurício Farias, em que,além de ter sido responsável pelos diálogos e pelaredação final juntamente com o diretor, atuou aolado de Bruno Mazzeo, Danton Mello, Felipe Abib,Gregório Duvivier, Lúcio Mauro Filho e Natália Lage.Foram quase 3 milhões de espectadores, uma dasmaiores bilheterias do cinema nacional.

Outras informações podem ser obtidas pelotelefone 9122-3704. Realização: Faze Produtora.

Page 59: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 5959595959

Page 60: Folha da Praia - Edicao 143

6060606060 Folha da Praia

In & Out

*** "Nutrios Suplemen-tos Nutricionais é uma lojacompleta e especializada desuplementos nutricionais queabriu em Ilhéus para você cuidardo seu corpo e da sua saú-de. Com o verão chegandoé preciso acelerar as energi-as e usando suplemento ficamais fácil chegar ao seu ob-jetivo. Lá tem produtos na-cionais e importados para todosos públicos (ganhar, perder,definir...), com atendimen-to de qualidade, ambiente cli-

matizado e a chefia de Ana Cristina com seu marido CaioAguiar. Fica na Rua Jorge Amado, 126, lj.7, centro. Fone:3086-2333.Vale a pena conferir!"

*** EMPREENDIMENTO RESERVA SAPETINGA é umaobra fantástica que vai deixar a Sapetinga, no bairro Pontal, emIlhéus, ainda mais bonita. São dois prédios modernos, que estãosendo construídos com todo o conforto que sua família mere-ce. Faça uma visita e reserve logo o seu.

*** O MEDINLAB (Medicina Laboratorial) em Ilhéusestá comemorando aniversário. Ele deseja ser admirado como umcentro de excelência e iniciaram com a Campanha de Prevenção deDoenças Cardíacas. Um cupom dá direito a indicar uma pessoapara realização de Avaliação de Risco Coronariano, incluindo exa-mes de sangue (glicemia e colesterol). Participe você também.

*** ZEQUINHA E NALVINHA BADARÓ um amor tão forteque nunca acaba. Eles vão comemorar com uma linda missa e festasuas Bodas de Ouro, no próximo dia 04/12/13, às 19 horas, na IgrejaN.Sra. da Piedade (onde se casaram) e depois no Iate Clube de Ilhéuspara poucos amigos, parentes e convidados especiais. A Folha daPraia vai registrar e divulgar tudo depois. PARABÉNS!

*** A CLÍNICA MÉDICO CENTER já está realizando comsucesso o exame de corpo total para Avaliação da ComposiçãoCorporal por densitometria óssea que permite analisar com pre-cisão o percentual de massa de gordura e de massa magra doseu organismo, além de obter a densidade mineral óssea totaldo esqueleto. É O ÚNICO APARELHO NA REGIÃO SUL DA BAHIA.Marque seu exame logo pelo fone: (73) 3234-6848.

*** RESTAURANTE MANDARIM é um lugar que ser-ve bem e gostoso. Com pratos da cozinha oriental, chinesae japonesa, NO QUILO. Abre todos os dias, inclusive aos Do-mingos e Feriados, das 11:30 às 15:30h. Peça também peloDisk Mandarim 3231-0899 e economize. É muito bom!

*** CICLONE LAVA JATO É EXCELENTE! Podemosrecomendar, pois é o melhor serviço que já conhecemos naBahia. Limpeza do seu carro em geral, com ou sem polimento,tudo no maior confor to, com produtos de qualidade. É coisade primeiro mundo! NOTA MIL. Fica na Av. Lindolfo Collor,716, Malhado, Ilhéus. Ligue para marcar horário: (73) 3633-5067 ou 8815-8979 e fale com Sérgio.

*** A LEVE PIZZA pré-assada funciona muito bem noPontal. São pizzas de excelente qualidade, muito saborosas comtotal higiene e preço único: R$14,99 cada. Funciona de terça adomingo, das 17 às 23hs. Peça pelo Disk entrega: 3633-7320.

*** DE SABOR A GENTE ENTENDE: Jardins Res-taurante e Pizzaria é também um dos melhores do sul daBahia. Seu cardápio traz uma enorme variedade de pratos dacozinha nacional e internacional. Funciona no lindo HotelJardim Atlântico, zona sul, km 02, rodovia Ilhéus/Olivença.Fones: 3222-4360 ou 3632-4711, aber to ao público e alu-ga para eventos em geral.

*** FORNECIMENTO DE MARMITAS E QUENTINHASde excelente sabor em Ilhéus. Comida Caseira com Quali-dade e Variedade. Entrega em domicílio, cardápio especial. Fones:3633-6768 / 8878-6395 / 9962-7388 / 9151-2810 e falecom a chef Telma Moura. Vale à pena, e o preço é muito justo!

*** Nova empresa inédita em Ilhéus: Equipe Clean,sob a direção de Luciana e Laelson, traz novidades, oferecen-do o serviço de uma equipe diaristas para sua faxina, com pro-dutos de limpeza e aspirador inclusos, a custos promocionaisde inauguração. Fone: 3084-3075.

### DEUS, SALVE ILHÉUS! Foi o título de um dosmelhores Editoriais já publicados recentemente no jornalDIÁRIO DE ILHÉUS, falando sobre a miséria e os problemasque esta linda cidade está enfrentando ultimamente.

### ALGUNS TRECHOS DIZEM assim: Pelo quecontinuamos assistindo diariamente, minuto a minuto, se-gundo a segundo, dá a impressão de que todos deixaram degostar ou de amar Ilhéus.

### CONTINUA: “Por mais que não se tenha culpa,não podemos deixar de ter este sentimento, porque não seenxerga uma saída para esse caos instalado, que não só vemdestruindo a cidade como também os nossos sonhos e pla-nos, os quais devem ter caído numa dessas centenas decrateras nas nossas vias públicas ou então foram joga-dos num saco em um dos milhares de amontoados de lixoespalhados por toda a cidade”.

### FINALIZA ASSIM: “Deus permita que consiga-mos vencer mais esta intempérie, e que consigamos dar se-quência às nossas vidas, nesta terra que amamos, reverenci-amos, e, acima de tudo, é maior do que todos nós. Amém!”

### QUE TAL GENTE? GOSTARAM? É assim queestamos tentando viver em Ilhéus, esperando uma graça eum milagre dos Céus! Aleluia!

### PREFEITURA MUNICIPAL simplesmente nãofunciona, não faz nada, não realiza nada, não paga aninguém. Pior do que está? Ainda é possível... Acredite sequiser, mas é! Deus salve a nossa ILHÉUS!

### A CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUSTAMBÉM É CULPADA! Muito culpada, pois a maioria dosseus “vereadores” é da situação e não querem romper como Alcaide mor. O presidente da Câmara? Coitado, é um pesomor to! Eles preferem ficar contra o povo, contra a cidade,contra seus eleitores. Com exceção de poucos, muitos pou-cos, a exemplo do Vereador Cosme Araújo, praticamentesozinho nesta luta. Um abnegado, um Macho!

IN OUT

Novo Velório SAF, um alentopara os olhos do ilheense

Que a cidade de Ilhéus mereceum cuidado muito maior do que oque conseguimos ofer tá-la, todossabem. Um lugar premiado pelotoque divino, com relevo de fazerinveja a muitas grandes capitais ecom encantos que vão desde aformação peculiar do seu povo, atéo brilho e a leveza das figuras ilus-tres que ergueram o nome destacidade perante o Brasil e o mundo.

Mediante inúmeras adversidades,eis que surge das mãos da iniciativaprivada um sinal de evolução e senti-mento: o projeto de construção dovelório para o Alto da Conquista. Sim,é um empreendimento que, sem dú-vidas, trará aos seus idealizadores umretorno compensador. Mas, acima detudo, é uma obra que beneficiará omorador da cidade de Ilhéus e trará,com sua beleza e modernidade, umsingelo toque de conforto no mo-mento da perda de um ente querido.

E, principalmente, o povo deIlhéus estava precisando de umempreendimento desse nível, hámuitos anos. Uma iniciativa mui-to impor tante e opor tuna.

Page 61: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 6161616161

Page 62: Folha da Praia - Edicao 143

6262626262 Folha da Praia

Meu filho quer uma moto: que trauma!“Filho criado, trabalho

dobrado”. Adágio mais doque corriqueiro e angusti-ante. E eu não estou falan-do de filho-problema, masde uma série de problemasem que ele pode envolver-se, principalmente, após amaioridade, convicto deque está querendo ou fa-zendo a coisa cer ta.

A maioria dos filhosdeseja conquistar a tãosonhada habilitação paracondução de carro e demotocicleta. É, então, quecomeça o trauma de mui-tos pais, afinal, o jovem,convencido de que esseúltimo é o melhor e maisdinâmico meio de trans-por te, não se dá conta do perigo escondido nocrescimento do número de ocorrências, na mes-ma proporção do seu uso.

Muitas vezes, é inútil empreender todos osesforços para explicar sobre os riscos que en-volvem esta avidez sobre duas rodas que na rea-lidade desper ta uma sensação de liberdade eaventura. Não deixa de ser prazeroso deslizarpelas vias e rodovias, desconsiderando os peri-

Dicas de Segurançapor Cap. BM Ana Isabel

Cap. BM Ana IsabelAraújo de Santana é

Comunicóloga eEspecialista em

Relações Públicas.

gos, contornando os congestionamentos e oti-mizando o tempo, mas não se pode esquecerque os motociclistas estão expostos e vulnerá-veis a uma linha tênue entre a vida e a mor te.

Os traumas decorrentes da utilização de mo-tos vão desde o pavor e a angústia de que algopoderá acontecer até o acidente propriamentedito. Uma queda ou mesmo uma colisão, podeprovocar simples escoriações, como também

uma série de lesões que po-dem evoluir para múltiplasfraturas que danificam teci-dos moles e, principalmen-te, atingir vér tebras, ocasio-nando paralisia ou tetraple-gia que geram incapacidadefísica e aumentam as estatís-ticas de danos irreversíveis eóbitos, destruindo sonhosde uma vida inteira.

Muitos motociclistas pru-dentes são envolvidos, involun-tariamente, em acidentes pro-vocados por motoristas irres-ponsáveis e negligentes, poróleo ou areia espalhados napista de rolamento, por animaisque surgem inesperadamente,bem como outros fatores. É in-teressante que todos estejam

cientes de que uma intervenção inadequada a ummotociclista que sofreu um acidente, pode gerar umsegundo trauma ou lesões mais significativas.

Agora imagine você que se preocupa com to-dos esses riscos, depois de explicar tudo ao seufilho recém-habilitado, ouvi-lo retrucar: “Você pode,pelo menos, pagar a entrada do financiamento deuma moto?” Para muitos, isso pode não ser umproblema, mas para mim, é um trauma!

Page 63: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 6363636363

Indicador MédicoIndicador Médico

Page 64: Folha da Praia - Edicao 143

6464646464 Folha da Praia

12ª edição do Feijão da CDL de Ilhéus premia16 profissionais e a Revista Folha da Praia

Homenagens

O tradicional evento da Câmara deDirigentes Lojistas de Ilhéus foi reali-zado no sábado (31/08) na Apcef –Associação do Pessoal da Caixa Eco-nômica Federal e reuniu cerca de qua-trocentas pessoas, entre empresári-os, autoridades políticas e militares,além dos profissionais da imprensa,homenageados na ocasião.

Numa tarde de confraternização,dezesseis profissionais e alguns veí-culos de comunicação receberam oTroféu Octávio Moura 2013. “Essa éuma homenagem que prestamos aosveículos e profissionais de imprensada região pelo trabalho de divulgaçãodas ações e eventos da Cdl que rea-lizam ao longo do ano. O papel deles éde fundamental importância para queas ações sejam um sucesso e, con-sequentemente, haja o crescimentodo nosso comércio”, explicou PauloGanem, presidente da entidade.

A presidente da Associação So-nho Meu, Isabel Tavares, esteve comuma equipe da associação, além de

uma mãe e um aluno que recebe aten-dimento especializado gratuitamente,e agradeceu a colaboração dos convi-dados que doaram os alimentos queserão repassados pela Cdl à Associa-ção. “Queremos agradecer a todos,mas também aproveitar a opor tuni-dade para que vocês da imprensa nãodeixem um trabalho tão impor tantecomo o da Associação Sonho Meu,acabar nunca. Atendemos 70 adoles-centes e adultos especiais e estamoscom sérias dificuldades desde que oconvênio com a prefeitura não foi re-novado”, apelou Isabel.

Enquanto os convidados comiamfeijoada, acarajé e participavam do sor-teio de brindes, a animação ficou porconta da banda Frisson. O evento con-tou ainda com a participação do prefei-to de Ilhéus, Jabes Ribeiro, do vice-prefeito e secretário de Indústria e Co-mércio, Carlos Machado (Cacá), com opresidente da Cdl de Itabuna, Jorge Bra-ga, além de diretores da ACI e do Sindi-cato do Comércio de Itabuna.

Relação de veículos e profissionais deComunicação homenageados no FeijãoCompanheiro 2013 da CDL de Ilhéus

Veículo de TV: TV Santa CruzRádio FM: Bahia FM SulRádio AM: Bahiana AMJornal impresso: Diário de IlhéusRevista: Folha da PraiaSite de informação: R2CPressBlog: SarrafoJornalistas: Rober to Rabat e Juliana de MouraRadialistas: Ariel Figueiroa, Ciro Zatele, Vila Nova e Gil GomesPrograma de rádio: Tropa de Elite (Marinho Santos e Robertinho Scarpita)Agência de Publicidade: Maxmídia (Rildo Mota)Fotógrafo: Clodoaldo Ribeiro.

Page 65: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 6565656565

Page 66: Folha da Praia - Edicao 143

6666666666 Folha da Praia

Faculdade de Ilhéus graduounova turma de Nutricionistas

A Faculdade de Ilhéus realizousessão solene, no dia 10/08, para acolação de grau de quinze novosbacharéis em Nutrição. A cerimô-nia foi presidida pelo diretor geralda instituição, professor Almir Mi-lanesi, no auditório ProfessoraAdélia Melo, no campus da Facul-dade, zona sul de Ilhéus.

A mesa oficial da formaturacontou com as presenças de Fá-t ima Fr isso, representante damantenedora Cesupi, da diretoraAcadêmica, Sandra Milanesi, aprofessora Juliana Argolo da Sil-va, o paraninfo, professor Rodri-go Alves Bezerra, além da patro-nesse Balbina Brito Novais, repre-

sentando os pais dos formandos,e o secretário acadêmico da Fa-culdade, Paulo Castro.

Nutricionistas – Colaram grauem Nutrição: Claudia Simões dosSantos França, Thaiane AlmeidaMoreira, Denise Silva Souza, ÉricaCaroline Gomes Matos, GrasielaGreise dos Santos Souza, JéssicaOliveira de Souza Nascimento, Ju-liana Bonfim Santos, Laís de Je-sus Nascimento, Mariane Sodré deJesus, Michelle Oliveira do Espíri-to Santo, Mileide de Jesus NovaisOliveira, Roberto Santana de Al-meida Lima, Rosângela Figueire-do Almeida, Thaianne Brito Novaise Wendel Assis Mathias.

Os pais de Robertinho,Sandra e Roberto Santana

RobertoSantana

Lima

Novos bacharéis em Nutriçãopela Faculdade de Ilhéus

Page 67: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 6767676767

Page 68: Folha da Praia - Edicao 143

6868686868 Folha da Praia

Na Forma da Leipor Roney Santana

Roney Santana é Bacharelem Comunicação e

Bacharelando em Direito.email para contato:

[email protected]

Exagerei no prato, tenhoque pagar taxa de desperdício?

Alguns restaurantesem Ilhéus adotam a cha-mada “taxa de desperdí-cio” como punição aosclientes que não conso-mem tudo que colocamno prato, prática muitocomum em rodízio depizzas, sushi, carnes,“coma à vontade” etc. Aprincípio parece uma es-tratégia interessante emuito atrativa oferecer aocliente a possibilidade decomer o quanto agüen-tar por um preço único,se ele exagerar e não con-seguir comer tudo pagaum valor adicional pelafalta de controle. No en-tanto será mesmo permi-tido ao estabelecimentocobrar esta tal taxa doconsumidor que nãoconsegue comer tudo oque coloca no prato?

A princípio esta taxafoi criada por alguns es-tabelecimentos paraevitar que os clientesexagerem na hora de fa-zer o prato e se sirvamcom uma quantidade decomida maior do queconseguem consumir,deixando muitas sobras nos pra-tos. Porém em alguns casos o cli-ente simplesmente não se agradado sabor ou então simplesmentefica satisfeito com muito menosdo que imaginaria ser suficiente enão consegue comer mais nada,ainda que queira. Como se posici-ona então o ordenamento jurídicopátrio diante deste impasse?

O Instituto Brasileiro de Defesado Consumidor, IBEC, orienta quesegundo o Código de Defesa doConsumidor a cobrança da “taxade desperdício” fere o ar tigo 39,V, pois cobrar qualquer valor de

quem não come tudo o que colo-cou no prato é abusivo, configuravantagem manifestamente exces-siva ao consumidor. É claro quenão é porque a cobrança de taltaxa é abusiva que se deve des-perdiçar comida de forma irres-ponsável, o bom senso sempredeve prevalecer.

Os empresários do ramo têm aobrigação de calcular os preçosregulares já considerando o des-perdício médio, se o consumidorpagar o valor da multa afixada nolocal estaria pagando duas vezespela refeição, o que é ilegal.

O que fazer então se lhe cobrarem a taxa de desperdício?A primeira e melhor opção é:1 – procure o gerente do restaurante e explique que não existe previsão

legal alguma que permita penalizar o cliente por ter deixado comida no prato.Se a conversa de forma amigável não funcionar tente a segunda opção:

2 - solicite a nota fiscal do serviço e exija que a cobrança da “taxade desperdício” seja discriminada nela. Com a nota fiscal em mãos sedirija aos órgãos de defesa do consumidor, que o ajudará a receber odinheiro de volta em dobro, conforme prevê o ar tigo 42 do CDC.

3 - a terceira opção é recorrer diretamente ao Juizado EspecialCível, no fórum ou mesmo no SAC. Com a nota fiscal em mãossolicite da mesma forma a devolução em dobro da quantia paga. Apresença de um advogado pode ser inclusive dispensada.

Leitor informado não fica lesado.

Page 69: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 6969696969

Page 70: Folha da Praia - Edicao 143

7070707070 Folha da Praia

Nutrição & Esportespor Roberto Santana de Almeida Lima

Roberto Santanade Almeida Lima

é Nutricionista.

O verão vem chegando, as praiascomeçam a ficar mais frequentadas e oque mais se encontra nesse momentosão homens e mulheres nas academiasquerendo conseguir de forma “mágica”o tão sonhado corpo definido, em tem-po recorde. Para tanto, muitas pessoasmudam radicalmente o seu modo devida e seu estilo de treinos, com objeti-vo de queimar as gordurinhas e ficaremprontos para a praia.

Infelizmente, quase todos falhamneste objetivo e acabam perdendomassa muscular e pouca gordura emrelação à quando começaram. Issotudo por erros quase sempre frequen-tes e mais comuns na fase de cutting(fase do treino e dieta, onde ocorre adefinição muscular e perda de gordu-ra), analise-os e veja como corrigi-los:

Usar dieta prontaou “a nova moda”Não existe uma formula mágica ou

exata, nem sempre o que funciona paraum funciona para outra pessoa, orga-nismos são diferentes assim como aabsorção dos nutrientes e as varia-ções de metabolismo também. Nãoadianta seguir a dieta daquele seuamigo forte da academia ou uma dietamodista, que aquela revista publicouem sua nova edição. Todos os indiví-duos têm necessidades calóricas dife-rentes e a resposta de combinação demacronutrientes também será variada.Logo, no lugar de procurar soluçõesimediatas para o verão, procure focarno básico (ingerir menos calorias doque gasta), procure um Nutricionistaespecialista para realizar uma dietapersonalizada e verá como o corpo vai

O corpo de Verão: evite algunserros e tenha resultados melhores!

responder melhor e só então partir paramétodos mais específicos.

Realizar modificaçõeserradas no treinoManter seu treino de forma eleva-

da é uma das coisas de grande impor-tância para que seus ganhos da mas-sa muscular sejam constantes, porémé nessa parte onde a maioria das pes-soas erra e transforma a rotina em umaserie de exercícios aeróbicos:

Se existe uma parte do seu treina-mento onde você não quer “queimar” calo-rias, esse momento é seu treino com pe-sos. Práticas como aumentar as séries,número de repetições e diminuir o tempode descanso com intuito de limar calorias,não é uma ideia tão boa assim na fase decutting. Além de não ser uma boa estraté-gia hormonal (treinos pesados com menosrepetições são mais anabólicos), isto iráfazer seu corpo se adaptar a um tipo detreino que não tem como objetivo principala hipertrofia. Pode acreditar, durante o cut-ting seu corpo não medirá esforços paramanter a massa muscular e qualquer vari-ação (para pior), isto fará uma grande dife-rença nos seus resultados.

Começar com sua dieta deforma exagerada e restrita demaisDietas com grandes restrições

calóricas, não é fácil de ser suportadapor quase todos. Você não vai gostarde seguir e menos ainda o seu corpo.Não adianta querer começar uma dietasuper-rígida na segunda feira, quandono fim de semana e antes disso, seucorpo foi acostumado a comer de tudoe em grande quantidade. Dietas restri-tas são difíceis de ser seguidas e de-

sistir ou ter “recaídas” são muito maiscomuns do que se imagina.

Muitos quando querem a tal sonhadadefinição muscular, resolvem entrar decabeça no cutting e começam a semanacom uma dieta extremamente restrita. Emmuitos casos, o único resultado será frus-tração e desistência, isso devido a mu-dança drástica de hábitos alimentares,além dos “efeitos colaterais” que essetipo de mudança pode fazer, como mauhumor, falta de energia, etc. Se você nãotem experiência e nunca realizou um cut-ting na vida, a regra básica para iniciar étentar aos poucos ir mudando os hábitosalimentares e reduzir o consumo de calo-rias para ir se acostumando. Exemplo se-ria reduzir perto de 500 calorias do que segeralmente consumia antes diariamente.Outro aliado para medir seus resultadossão o espelho e a fita métrica para ir ob-servando sua evolução.

Dúvidas procure um Nutricionista Especi-alista. email: [email protected]

O casal Aroldo Orrico eAndressa Braz, ambos for-mados em educação físicae personal trainners, irão secasar no próximo dia 12 deOutubro. São excelentesprofissionais da área e poristo muito recomendado portodos os alunos com plenasatisfação! Nossa equipeda Folha da Praia deseja aosimpático casal muitas fe-licidades. Parabéns!

Page 71: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 7171717171

Page 72: Folha da Praia - Edicao 143

7272727272 Folha da Praia

Literaturapor Alderacy Junior

Vale a pena

A primeira vez que usei o termo“cúmplice” ele entrou na minha fala emuma sala de aula, ao perceber e des-tacar que a relação professor e estu-dante não deve ser marcada pela dis-puta de poder, conflito, porém pela so-lidariedade, ambos completam umacena, um momento tão especial que éeste do ensinar e aprender.

Anteriormente, discursei para colegas eamigos de Itacaré na Conferência Municipalde Educação. Nessa ocasião, me lembrei (ebastante dos intermináveis diálogos trava-dos com a educadora Edla Soares) sobre“nutrição estética”. Assim, minha fala girou apartir deste olhar “Direcionar o ângulo e odesenvolvimento das inteligências”, e base-ando-me na rotina escolar como arte-edu-cador e as aulas de Arte ministradas por mimnessa cidade. Destaquei que o sujeito apren-diz deve ser instigado a olhar, ver e apreciar,e que essa dinâmica resulta em uma forma-ção mais sólida em favor do desenvolvimen-to das inteligências, especialmente a inteli-gência sensível. Acredito, e disse ainda, queum sujeito sensível é um sujeito crítico eparticipativo. Ele deve acomodar dentro de sia beleza do mundo que é insuportável paraapreciar sozinho, vai desejar pôr em evidên-cia as belezas em sua vida. As pessoaspodem não ter todas elas essa percepção,mas um professor apaixonado pelo que fazvai encontrar uma maneira de provocar essasituação, porque - inevitável, involuntariamen-te - ele transfere o amor que tem.

Não gosto dos clichês: “o alunonão gosta de estudar”, “o aluno nãopar ticipa das aulas, ele bagunça, eleconversa”. Aí eu pergunto: você con-versa com seus alunos para identificare conhecer o que eles já sabem e comoeles estudam e aprendem???? Poisentão, essas perguntas podem nor te-ar e enriquecerão sua prática profissi-onal. Se o aluno não aprende ou co-mete erro(s), devemos nos perguntartodos os motivos, inclusive se eu comoeducador não estou motivando-o paratal tarefa. Agora, se uma turma temfracasso nas notas, preciso rever ur-

Alderacy Pereira da Silva Júnior é Jornalista(Ouro Preto, MG, 510600 / 0030) , curador

de exposições, agente literário, arte-educador,articulista, escritor, revisor de texto e professor.

Contato: [email protected]

gentemente meus conceitos e práti-cas, porque se alguém se dispõe aensinar, o mínimo que se espera é queo outro (aprendiz) aprenda.

Minha grande paixão na área do en-sino reside nas comunicações escrita eoral. Já percorri mais de 18 anos compesquisa e leciono língua por tuguesa,embora já tenha “dado aula” de quasetodas as disciplinas. Voltando para re-dação, comecei timidamente oferecen-do oficinas em universidades, SEBRAE eoutros espaços. Para ser exato, o pri-meiro curso de redação foi ministrado naCasa de Tiradentes, sede da Associa-ção Comercial de Ouro Preto, na RuaSão José. A segunda foi oferecida paracrianças e adultos na Universidade Fe-deral de Viçosa, através da Divisão deAssuntos Culturais. Em Ilhéus, em par-ceria, ofereci esse serviço na Casa deCultura Jorge Amado e Proler – UESC.

Recebi convite para redigir um livrode redação, o qual foi negado. Acreditoque a aula deve ser ao vivo e a cores.Não tenho a menor simpatia por livrosdidáticos. Quando lecionei para Rede Pi-tágoras, afirmei para meus alunos que olivro deve ser bom, mas o professor deveser excelente. O livro não substitui o pro-fessor e nem traz todo o conhecimentoda área. Nas minhas aulas, uso (e abu-so) de várias fontes do conhecimento.

Recentemente propus para algumasturmas a produção de curtas e consta-tamos que só foi possível tal empreendi-mento porque trabalho com método esensibilidade. Então, eles fizeram bela-mente e vamos em breve fazer uma pre-miação. Trata-se neste caso do ProjetoChocolate com Letras promovido no Co-légio da Polícia Militar de Ilhéus, em par-ceria com a Editus, Editora da UESC.

Os meus alunos são capazes deaprender o que me proponho a ensiná-los porque meu método é eficaz e efici-ente. Em Mariana, uma ex-aluna apósser aprovada no vestibular da UFOP meconvidou para ensiná-la Sociologia. De-talhe: eu tinha sido professor de reda-ção. Um aluno alemão me disse queensino de maneira fantástica, porqueuso, segundo ele, várias linguagens esou alegre. Uma mãe de aluno me ligoudo Rio Grande do Sul porque viu meucartaz em Ouro Preto e fez o filho passarum tempo na antiga Vila Rica para estu-

dar redação comigo. Após ti-rar a dúvida do filho do diretorde uma escola de chinês, o paidesse aluno (chinês) me con-tratou para ensinar todas asmatérias para o filho e me apre-sentou para outros alunos,exaltando meu trabalho peda-gógico. Uma vez em Ilhéus umpai de aluno me pediu para ori-entá-lo, parei alguns minutos econversamos. Muito tempodepois perguntei como estãoos resultados desse garoto, eo pai me respondeu, com ale-gria: "Meu filho é o melhor daturma. Nunca me esqueci denossa conversa". Agora o fatomais surpreendente foi ao en-

contrar uma pessoa que nunca foi meualuno ter me agradecido pelo êxito nasprovas de concurso. Fiquei curioso e per-guntei, mas como isso poderia ter sidopossível, já que você nunca foi meu alu-no. Mais que depressa ele, diretor de umaescola, me afirmou: prestei bastanteatenção em sua entrevista na Tv Top Cul-tura (Ouro Preto) e me lembrei de tudoque explicava sobre estudar e aprender.

O Método Alderacy Júnior é frutoda minha preocupação com a educaçãobrasileira e o direito de aprender de mi-lhares de estudantes. Após vários anosdedicados a sala de aula em diversosestados brasileiros, finalmente, siste-matizei a metodologia que concebi nes-ta trajetória e criei um espaço para fa-cilitar a aprendizagem de estudantes detodas as idades e nas mais diversasáreas do conhecimento. Assim, apos-

tando, como sempre, na capacidade detodos e na impor tância de aprender aestudar para o avanço na trajetória pes-soal e profissional, os alunos ilheensesterão um serviço diferenciado que vairesultar em extraordinários resultados.

Academia de Letras de Ilhéus(ALI)sedia Curso de Redação 2013, ministradopelo professor Alderacy Júnior. Início ime-diato das turmas, com no máximo 5 parti-cipantes. Horários disponíveis nas quar-tas e quintas, até a semana que antecedeas provas do ENEM. Taxa de inscrição R$60,00 (incluso 4 horas de aulas). Maisinformações na recepção da ALI, rua An-tônio Lavigne de Lemos, 39 Centro de Ilhé-us ou pelo celular 8851-1485 (OI),81307256 (Claro), 99286913 (Vivo).

Na primaz de Minas, grande encontro entre AlderacyJúnior, Fanny Abramovich (crítica literária e escritorainfantil e juvenil) e Dona Chiquinha (Francisca Alvesda Silva, a contadora de estórias de Viçosa, MG)

Fo

to N

eir

inh

a C

arn

eir

o

Olhar e descobrir a cidadede Itacaré. Caminhando comos estudantes pelo centro da

cidade turística.

Alderacy inicia o Projeto Chocolate comLetras juntamente com a Editus, Editora da

UESC, no Colégio da Polícia Militar de Ilhéus.

Fo

to A

rqu

ivo

Pe

sso

al

Fo

to A

rqu

ivo

Pe

sso

al

Durante o Projeto Agosto de Jorge Amado, 2006, na gestão da diretoraEugênia Célia Siqueira, da Casa de Cultura Jorge Amado, Alderacy entregacertificados de conclusão das oficinas

Fo

to A

rqu

ivo

Pe

sso

al

"Porque eu sou do tamanho do que vejoE não, do tamanho da minha altura..."

Fernando Pessoa,poeta português

Page 73: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 7373737373

Page 74: Folha da Praia - Edicao 143

7474747474 Folha da Praia

Alberto Barreto comenta

Personalidades homenageadas

Alberto Barreto é Advogado,jornalista, membro da Associa-

ção Bahiana de Imprensa, daOAB/BA e da Academia de

Letras Jurídicas do Sul da Bahia.

Política ilheense/turbulênciaA situação política vivenciada em

Ilhéus nos últimos dias é nada agradá-vel com a paralisação dos servidoresmunicipais por quase dois meses. Acidade vive uma turbulência, imagemdesgastada, e precisa reversão nessa

Samba de gafieira e salsaAos amantes da arte de dançar

uma boa notícia, é que o Núcleo daDança, dirigido pela bailarina IsabellaKruschewsky, promoverá em suasede no mês vindouro, o Curso deSamba de Gafieira e Salsa, período 18a 20 de outubro, com o professorSandro Guedes, de Salvador, confor-me informou a coreógrafa Bianca La-vigne, uma das melhores da Bahia.

Nesse curso, o professor San-

dro Guedes ministrará técnicas decondução para o homem, funda-mentos da dança a dois, condu-ção gestual, expressões corpo-rais para ritmos variados, condu-ção de toque, musicalidade bási-ca, sendo que os par ticipantesreceberão cer tificados. Na ima-gem, aparecem Isabel la Krus-chewsky, Sandro Guedes, BiancaLavigne e Djalma Fernandes.

Na noite de 31 de agosto em sole-nidade ocorrida no centro de conven-ções do Cana Brava Resort Hotel, acon-teceu a premiação do troféu “QualidadeProfissional’’, numa promoção das em-presas Revista Folha da Praia e a FazeProdutora, cujos dirigentes são os em-presários Rodrigo Santana e o jornalistaRoberto Santana, que deu as boas vin-das aos amigos e convidados, ressal-tando a importância da efeméride.

Foi uma grande noite, show mu-sical de Eddy Black e Banda Via deAcesso e também ilusionismo com o

dicotomia: de um lado, os servidorespleiteiam reajuste salarial, de outro, omunicípio alega não poder atender àreivindicação, e, nessa queda de bra-ço, quem sai perdendo é o cidadãoque paga pesado ônus. É o cúmulo!

Política/Ângela SousaEnquanto a situação políti-

ca ilheense é crítica, a deputa-da estadual Ângela Sousa(PSD), apresenta trabalhos emdiversas cidades onde tem re-duto eleitoral. E não é para me-nos. A deputada Ângela estáno seu segundo mandato, e,como o ano vindouro é emi-nentemente político com elei-ções para deputados estadu-ais, federais, senadores, gover-nadores e presidente da Repú-blica, ela mostra a cara poronde anda. É o jogo político.

Paulo Sergio BomfimA ALJUSBA – Academia de Letras

Jurídicas do Sul da Bahia, situada emItabuna, elegeu sua nova diretoria, a qualtem o acadêmico Paulo Sérgio Bomfimcomo presidente para os próximosanos. O Dr. Paulo Bomfim é advogadodo quadro do Banco do Brasil, profes-sor universitário, tem militância jurídica edocência, e, agora, substitui o confradeLeandro Coelho na presidência da Al-jusba, a quem desejamos profícua ges-tão. Deixo outro importante registro in-formando que o colega Dr. Vercil Rodri-gues foi reeleito Vice-presidente da AL-JUSBA merecidamente pois ele foi o ide-alizador e um dos seus principais fun-dadores. Parabéns colegas!

Foto

Nid

o C

arv

alh

o

famoso mágico Kronnus. Na soleni-dade houve muita expectativa na me-dida em que se anunciavam os no-mes dos homenageados que recebe-ram troféus personalizados. No final,todos se serviram do Buffet internaci-onal preparado pela equipe do hotel.

A consagrada festa foi prestigiadapela deputada Ângela Sousa. Assim,estão todos de parabéns especialmentea jovem equipe da revista que já tem 23anos de circulação e uma grande credi-bilidade no mercado baiano, atingindoquase 100 mil leitores por edição.

Foto

Nid

o C

arv

alh

o

Page 75: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 7575757575

Page 76: Folha da Praia - Edicao 143

7676767676 Folha da Praia

O Dia das Crianças vem aí. Sua marca vai sair bem na foto?

Ilhéus é Gentepor Carlos Malluta

12 de Outubro é revelador.É um dia capaz de mostrarcomo uma marca aproveita ounão o Dia das Crianças paraassociar sua imagem à de umacriança. Porque chama a aten-ção de todos – adolescentes,jovens, adultos e até das pró-prias crianças – uma criançaque aparece bem na foto, novídeo. Por isso essa associaçãose torna marcante, agregandovalor e criando diferencial parao produto, serviço, para o em-preendimento enfim.

E, segundo os especialistasem marketing, não são apenaslojas de crianças, fabricantes debrinquedos, centros de diver-sões, festas infantis e outros que,por razões óbvias, precisamanunciar tendo crianças comomodelo. Empresas de gentegrande também podem surpre-ender associando sua marca à deuma criança. Porque ela repre-senta uma visão de futuro, mo-delo e referência de dias melho-res que todos nós desejamos terpela frente. No Dia da Criança, noNatal, no Ano Novo e sempre.

Alexandre Silva Malluta,Alexandre Silva Malluta,Alexandre Silva Malluta,Alexandre Silva Malluta,Alexandre Silva Malluta,revelação infantil.revelação infantil.revelação infantil.revelação infantil.revelação infantil.

Com sua prima YCom sua prima YCom sua prima YCom sua prima YCom sua prima Yasmin:asmin:asmin:asmin:asmin:modelos do futuro.modelos do futuro.modelos do futuro.modelos do futuro.modelos do futuro.

Com os primos DanielCom os primos DanielCom os primos DanielCom os primos DanielCom os primos Daniel(1º plano) e Y(1º plano) e Y(1º plano) e Y(1º plano) e Y(1º plano) e Yago (em pé).ago (em pé).ago (em pé).ago (em pé).ago (em pé).

Carlos Malluta éjornalista e diretor da

agência Olho de Lince.

Page 77: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 7777777777

Page 78: Folha da Praia - Edicao 143

7878787878 Folha da Praia

Top Model

Aos 21 anos, Aline Castilho dizque vive uma de suas melhores fa-ses. De bem com a vida, ela chamaatenção por onde passa. Determina-da, faz o curso de Direito e trabalhabastante em busca de seus ideais.

As fotos foram feitas por NIDO CAR-VALHO, nas belas praias de Ilhéus. Elagosta dos biquínis Will Beach, a vendanas lojas: Ceo Modas e Chiquita Bacana(em Ilhéus), Sthillu's Fashion (em Itabu-na), Rio Mar (em Valença), Marimar (emVilas do Atlântico) e Roupa Nova (emSanto Antonio de Jesus/BA).

Page 79: Folha da Praia - Edicao 143

Folha da Praia 7979797979

Page 80: Folha da Praia - Edicao 143

8080808080 Folha da Praia